Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 25 de Agosto de 2006 - Nº 1593 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Jornalismo Científico e Estratégias de Marketing são destaques na SECOM

Caraguatatuba
Aluno de Ciências Sociais analisa Câmara de Caraguá
Vacinação anti-rábica alcança meta
Pavimentação de ruas
Campanha coleta 130 bolsas de sangue
Prefeitura treina profissionais da saúde
Alterações no trânsito
Agenda 21 quer multiplicadores de qualidade de vida
Dignidade para os usuários do INSS
Reflexão e diversão na Semana do Idoso em Caraguá
Prefeito Aguilar atende pedidos do Vereador Juarez Pardim para o bairro Perequê Mirim
Exames supletivos estão com inscrições abertas em Caraguá
Caraguá sedia 2ª etapa do Campeonato Paulista de Down Hill
Rede Ponto Frio investe 1 milhão nas obras da loja que será instalada em Caraguá
Saúde de Caraguá ministra cursos para profissionais visando aumentar a atenção a Saúde
Cerca de 900 pessoas participam de abertura do 1º Congresso de Educação de Caraguatatuba

Ilhabela
-

São Sebastião
Secretário é convocado por vereadores no litoral
Prefeitura gastou cerca de R$1,4mi com passe escolar
Calçadas serão padronizadas por meio de decreto municipal


Ubatuba
Vereador retira o projeto sobre o Passe Livre em dias de eleições
ACIU ofereceu o curso “Fluxo de Caixa- Como Administrar”
Em Ubatuba, esportista pratica surfe na corrente

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Jornalismo Científico e Estratégias de Marketing são destaques na SECOM

Litoral Norte - Palestras sobre a Sedução pela palavra, Jornalismo Cientifico no Brasil e uma oficina de programação em web foram as atividades da noite do terceiro dia da SECOM -Semana da Comunicação - do Departamento de Comunicação Social da UNITAU.
O professor Celso Figueiredo - Consultor em Comunicação, fez uma palestra dinâmica e divertida. Apresentou slides com propagandas veiculadas na mídia que despertam emoção, alegria, horror e muitos outros sentimentos nas pessoas. Figueiredo mostrou como um publicitário deve seduzir seu cliente e relançou seu livro “Redação Publicitária-sedução pela palavra”, publicado pela editora Thomson Learning.
Robson Monteiro Junior desenvolveu, com os alunos de Web Design, uma oficina de técnicas de programação. Já o professor Ulisses Capozolli chamou a atenção da platéia ao falar sobre o jornalismo cientifico no Brasil e as possibilidades de atuação profissional. “O jornalismo cientifico no Brasil ainda é mais ou menos restrito, mas já foi pior. É uma área muito grande em que as pessoas podem trabalhar em assessorias de imprensa em órgãos de pesquisa, como por exemplo, o INPE -Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais”, afirma Capozolli.
Para Capozolli, o jovem deve ser incentivado para a área da ciência, pois ele terá uma visão lúdica, menos dura do mundo e as universidades devem ter este papel. “As universidades devem abrir os olhos para a potencialidade do jornalismo cientifico, inclusive de levar para a sociedade, porque a produção ficar dentro da universidade não faz nenhum sentido”, conclui.
A noite do evento também contou com a apresentação do músico Davi de Trinta, aluno do 2º ano do curso de Jornalismo, que tocou um diversificado repertório na tenda da rádio FM Unitau 107,7 montada no pátio do Departamento de Comunicação Social.
A SECOM termina no próximo sábado (26/08), coma realização do 10º Seminário de Comunicação Empresarial e Empreendedorismo. O evento está previsto para começar às 8h e é aberto ao público. O Departamento de Comunicação Social da UNITAU – Universidade de Taubaté - está localizado na rua do Colégio, 334, centro, Taubaté. Mais informações pelos telefones (12) 36254291/ (12) 36314233/ (12) 97282897/ (12) 81242476. (Fonte: UNITAU)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Aluno de Ciências Sociais analisa Câmara de Caraguá
Samuel Cândido fará Monografia com base em dados dos Parlamentares

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba está sendo analisada para uma Monografia de conclusão de Curso Superior em Ciências Sociais. Esta é a tarefa do aluno Samuel Cândido de Souza - 4º ano de Ciências Sociais da Unesp (Universidade Estadual Paulista), em Araraquara, que estará nos dias 24 e 25 analisando o fichário com dados dos Vereadores.
A Monografia de Samuel Cândido tem como título "Elites Políticas de Caraguatatuba" e está baseado nos estudos feitos por sua professora de Ciências Políticas, a Doutora Maria Tereza Miceli Kerbauy.
Através da pesquisa, Samuel Cândido quer saber a origem de trabalho dos Vereadores, ou seja, se as suas ocupações antes da eleição eram o funcionalismo público municipal ou estadual, autônomos, profissionais liberais ou comerciantes, prestadores de serviço.
Preliminarmente a sua pesquisa aponta que boa parte dos Vereadores eleita durante o período pesquisado é oriundos do Serviço Público Municipal e Estadual.
O universitário quer analisar a dinâmica política de Caraguatatuba, de 1970 a 2000, com base na situação financeira da cidade antes e depois da catástrofe de março de 1967 até a eleição de 2000, quando a Ditadura imperava fortemente no país e os Deputados, principalmente os ligados ao Governo Federal - vide ARENA (Aliança Renovadora Nacional), montavam máquinas políticas em seus rincões de ação, com pessoas ligadas ao Serviço Público, pois assim eram mais ligados aos políticos e tinham compromisso de fidelidade pessoal como política e por causa disso, chegando até a indicá-los para cargos regionais.
O universitário prometeu entregar uma cópia da sua Monografia para a Biblioteca da Câmara Municipal, assim que for concluída. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vacinação anti-rábica alcança meta

Caraguatatuba - A Secretaria de Saúde de Caraguá alcançou a meta de animais vacinados contra a raiva, na Campanha, que terminou em setembro.
A meta da campanha era de vacinar 19 mil cães e 3 mil gatos. O veterinário Edson Cavalca lembra que o resultado foi excelente e que a vacina anti-rábica continua sendo oferecida para cães e gatos, o ano inteiro pelo Centro de Controle de Zoonoses (CZZ). O endereço é Avenida Ministro Dilson Funaro, 115, Jd. Britânia. Informações pelo telefone 3887-6888. (Fonte: PMC)

Pavimentação de ruas

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá está com diversas obras de pavimentação em processo adiantado de licitação, para iniciar ainda este ano as obras. Há diversos bairros na lista de prioridades.
Bairros como Perequê-Mirim, Morro do Algodão, Ponte Seca, Jd. Forest (Sumaré), Jd. Brasil, Jd. Jaqueira e Martin de Sá estão na lista de prioridades.
A pavimentação de ruas pelo PCM-Plano Comunitário de Melhorias na Martin de Sá também está sendo providenciada. Empresas interessadas farão visita técnica no dia 14 de setembro às ruas Dom Antonio Barreiro, Niterói, Mato Grosso do Sul, Luis Lyria Martinez, Luiz Lyria Lopes, avenidas Álvaro de Azevedo, Ipiranga e do Canal e também do trecho da rua Cachetal. (Fonte: PMC)

Campanha coleta 130 bolsas de sangue

Caraguatatuba - A campanha voluntária “Meu sangue é do tipo que salva vidas”, realizada dia 17 pela Secretaria de Saúde, Hemonúcleo de Taubaté e UNIMÓDULO, foi um sucesso, com 250 doadores cadastrados e 130 bolsas de 500ml de sangue coletadas.
O secretário de Saúde, Olegário Alves dos Santos, disse que o resultado superou as expectativas. O sangue coletado será processado e testado pelo Hemonúcleo de Taubaté, onde será estocado para ser usado por 30 cidades do Vale e Litoral. De acordo com a idealizadora e coordenadora da campanha, Diná F. Souza, um novo cadastro foi realizado com o objetivo de manter contato com os doadores em potencial nas próximas campanhas. (Fonte: PMC)

Prefeitura treina profissionais da saúde

Caraguatatuba - Os 176 agentes comunitários contratados para o Programa de Saúde da Família têm participado de diversos cursos básicos da Vigilância Sanitária. No bairro Porto Novo, 33 agentes aprenderam a combate à dengue e, nas Unidades do Porto Novo e Perequê Mirim está em implantação o programa de prevenção, que visa impedir a chegada da dengue hemorrágica ao município.
Um grupo de 84 agentes de saúde participou da 2ª etapa do curso “Noções básicas em Vigilância Sanitária para a melhoria da qualidade de vida”, aprendendo como reduzir e evitar riscos à saúde da população.
Médicos e enfermeiros da rede também participam de capacitações que integram e sensibilizam os profissionais para um conjunto de ações de saúde que englobam prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação da comunidade na defesa da melhor qualidade de vida. (Fonte: PMC)

Alterações no trânsito

Caraguatatuba - A Ditran implantou diversas alterações no trânsito da região central, que foram sugestões por comerciantes, moradores e taxistas, com o objetivo de melhorar as condições de circulação e de estacionamento na área central.
A Rua Paul Harris teve alteração em sua mão de direção voltando a ter o fluxo da Avenida Arthur Costa Filho em direção à Praça Cândido Mota. A Rua Sebastião Mariano Nepomuceno teve sua mão de direção dividida, descendo entre a Praça Cândido Mota e a Av. Arthur Costa Filho, e subindo até a Rua Teotino Tibiriçá Pimenta. A Rua Sebastião Mariano Nepomuceno teve alteração no estacionamento. Também será realizado o recuo das faixas de pedestres nas Ruas Paul Harris e Rua Sebastião Mariano Nepomuceno. Outra mudança é a unificação dos pontos de táxi, com relocação para a Praça Cândido Mota. (Fonte: PMC)

Agenda 21 quer multiplicadores de qualidade de vida

Caraguatatuba - Devido ao crescimento do trabalho dos multiplicadores da Agenda 21, com palestras, reuniões e visitas de conscientização já realizadas junto à comunidade, a Secretaria de Meio Ambiente de Caraguá criou uma sala para tratar dos projetos da Agenda e atender o público.
Uma parceria com o UNIMÓDULO proporcionou a atuação das estagiárias Priscila da Silva Souza, do curso de Educação Física, e Talita de Jesus Formitano, de Biologia, em diversos serviços, inclusive atendimento ao público.
A nova sala fica na Secretaria de Meio Ambiente e funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 16h, na Avenida Frei Pacífico Wagner, 945, Centro, telefones 3882-5195 / 3883-7590.
De acordo com o coordenador da Agenda 21 em Caraguá, Wilson Cardoso, os interessados em fazer sugestões sobre o que deve melhorar na nossa cidade, ou até mesmo entender a Agenda 21, devem comparecer ao local. (Fonte: PMC)

Dignidade para os usuários do INSS

Caraguatatuba - O vereador Germino de Souza, de Caraguá, elaborou requerimento e enviou ao INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), em Caraguá e a sede em Brasília, pedindo informações sobre o porque de tantas perícias dos usuários. No requerimento ele diz que são vários os casos de doentes que levam relatórios elaborados pelos médicos da rede pública com diagnósticos comprovando os problemas de saúde, e que obtêm resposta negativa. “Porque negar os relatórios médicos se foram feitos por profissionais tão competentes quanto eles do INSS? Para mim isso é um desrespeito, tanto para o usuário quanto para o colega médico”, diz. (Fonte: PMC)

Reflexão e diversão na Semana do Idoso em Caraguá
De 22 a 30 de setembro

Caraguatatuba - A Melhor Idade de Caraguá terá momentos de lazer e reflexão este mês quando comemora-se o Dia Nacional do Idoso (dia 27). O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba com a parceria do Conselho Municipal do Idoso promoverá uma semana de atividades esportivas, sociais e culturais, de 22 a 30 deste mês, mas as atenções estarão voltadas ao idoso já no dia 19 com a realização do Encontro Regional do Idoso.
O evento será preparatório para o 2º Congresso Estadual do Idoso e reunirá representantes de todo o Vale do Paraíba e Litoral. De acordo com o presidente do Conselho Municipal do Idoso de Caraguatatuba, e membro do Conselho Estadual do Idoso, Dagoberto Oliveira Azevedo, o Encontro será uma oportunidade de debater e preparar propostas para as áreas de Saúde, Habitação e Moradia; Assistência Social e Lazer; e, Justiça.
Outro objetivo do Encontro é incentivar a criação de Conselhos Municipais na região. No evento será entregue uma pasta com o manual de formação de Conselho e o Estatuto do Idoso, para cada município participante Segundo Dagoberto, das 39 cidades da região participante, apenas 12 têm Conselhos formados. “É importante realizar conferências como esta para ver o que eles almejam, o que querem mudar e melhorar”, disse.
Os temas a serem propostos deverão enfocar as dificuldades que os idosos enfrentam para viver sua cidadania, os serviços e ações que garantam este direitos, inclusive as maneiras que os idosos devem estar organizados para viabilizar estes serviços. No final haverá uma plenária para definir as propostas que serão levadas para o Encontro Estadual.
O Fundo Social prepara mais um evento comemorativo na semana de 22 a 30, com jogos, almoço, recreação, lançamento do livro “Doces Lembranças”, dos alunos da Educação Continuada, no qual cada um contou um caso e uma receita, e muitas outras atividades.
Outro evento preparado pela Prefeitura é o JOREMI-Jogos Recreativos e Esportivos Municipais do Idoso, de 28 a 30, com disputas nas modalidades bocha, malha, vôlei adaptado, truco, dança de salão, natação e outras. As incrições devem ser feitas no Centro Esportivo Municipal. Informações pelo telefone 3888-4110. (Fonte: PMC)

Prefeito Aguilar atende pedidos do Vereador Juarez Pardim para o bairro Perequê Mirim

Caraguatatuba - O Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Vereador Juarez Pardim (PPS) comemora as várias obras que estão sendo realizadas no bairro Perequê Mirim, zona sul da cidade. Muitos Requerimentos e Indicações são enviados à Prefeitura Municipal através do seu Gabinete e muitos deles são pedidos de obras para atender e melhorar a qualidade de vida da comunidade do Perequê Mirim.
Recentemente o Vereador Pardim conseguiu que alguns de seus vários pedidos fossem atendidos pelo Prefeito Aguilar, a começar pela iluminação de ruas, que Pardim acredita ser de suma importância pois uma rua iluminada traz mais segurança para os moradores. As ruas que foram iluminadas são Rua Guarujá, Rua Itapema e a Travessa Santos, todas localizadas naquele bairro. Com a iluminação destas ruas pronta o Vereador Pardim aproveita para reforçar mais uma vez o pedido de pavimentação destas mesmas ruas.
Outro pedido do Vereador Pardim atendido pelo Prefeito Aguilar foi o recapiamento e a implantação de redutores na Rua Januário Paulino Ferreira, também localizada no Perequê Mirim.
O Presidente da Câmara Juarez Pardim só tem a agradecer ao Prefeito Aguilar pela parceria feita entre o executivo e Legislativo, “É na união dos poderes e na soma das forças que conseguimos obter mais resultados, os moradores nos procuram e fazem inúmeros pedidos de obras e nós encaminhamos para a Prefeitura através de Requerimentos e Indicações e dentro do possível o Prefeito Aguilar tem atendido. Eu só tenho a agradecer a confiança da população, que acredita no meu trabalho, e ao Prefeito por ser um homem sensato e que só quer o bem para nossa cidade”, comenta Pardim. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Exames supletivos estão com inscrições abertas em Caraguá
As datas da realização das provas e confirmação dos locais das provas estarão disponíveis no site da SEE no mês de novembro. O Infocentro é outra opção de inscrição para quem não possui internet

Caraguatatuba - Desde o dia 22 de agosto e vai até o dia 4 de setembro as inscrições para os Exames Supletivos 2006, conforme Portaria DRHU nº 10, de 18, publicada no dia 19-08-2006. Os candidatos poderão efetuar suas inscrições via internet pelo site da SEE www.educacao.sp.gov.br no link Exames Supletivos/ 2006 ou na Diretoria Regional de Ensino do município.
Para o Ensino Fundamental poderão se inscrever os candidatos com idade mínima de 15 anos completos; no Ensino Médio a idade mínima é de 18 anos completos. Ao preencher o formulário, o candidato deverá seguir todas as instruções e conferir atentamente todos os dados digitados, principalmente o número do RG (Registro Geral) antes de efetivar a inscrição, pois os dados continuarão errados até o dia da prova caso não seja feita a averiguação. Após a efetivação da inscrição, não haverá troca de município/distrito e local da realização da prova.
A novidade deste ano é que o candidato saberá o local em que irá fazer a prova no momento da inscrição, de acordo com a demanda dos inscritos, obedecendo a ordem de preferência por ensino, indicada pelas Diretorias de Ensino. Não poderá haver alteração das Escolas indicadas, após o início das inscrições, em virtude da distribuição imediata dos inscritos.  
Para realizar a inscrição na Diretoria de Ensino, o candidato deverá levar até o local uma cópia do RG e o original.  A Diretoria fica na Av. Alagoas, 539 – Indaiá Caraguatatuba – Fone (012) 3882.4488 – até às 10h do dia 4 de setembro. O candidato poderá, também efetuar sua inscrição, dentre outros, nos Infocentros do Programa Acessa São Paulo (locais públicos para acesso à internet). A confirmação das datas das provas e das escolas estarão disponíveis a partir de novembro no site da Secretaria Estadual da Educação. (Fonte: PMC)

Caraguá sedia 2ª etapa do Campeonato Paulista de Down Hill
Caraguá conta com dez atletas da categoria, que decidirá o vencedor do campeonato no dia 12 de novembro em Guaratinguetá, quando acontece a 5ª e última etapa

Caraguatatuba - O Morro Santo Antônio, em Caraguatatuba, será palco de um dos encontros mais radicais do ciclismo. No sábado e domingo, 26 e 27 bikers de várias cidades do estado participarão da 2ª etapa do Campeonato Paulista de Down Hill.
O evento, que promete agitar o fim-de-semana dos amantes do esporte e muita adrenalina para os competidores, tem o apoio da Secretaria de Esportes e Recreação e da Federação Paulista de Ciclismo, e é organizado pelo departamento de Down Hill.
Para participar da competição, os atletas terão até sábado(26) das 9h às 15h para realizar a inscrição. Das 9h às 17h haverá treino livre. No domingo, dia da disputa, não haverá inscrição.
O evento está dividido nas categorias Aro 20 BMX, Juvenil, Máster C, Rígida JR, Máster B, Máster A, Rígida SR, Júnior, Sub- 30, Elite Feminino, Elite Masculino.
A 1ª etapa foi realizada na cidade de São Roque no Ski Montain Park, com 209 atletas inscritos, porém apenas 196 completaram a prova. A 3ª etapa será nos dias 16 e 17 de setembro em São Sebastião (Maresias); a 4ª será nos dias 21 e 22 de outubro em Socorro (Morro do Cruzeiro) e a final nos dias 11 e 12 de novembro em Guaratinguetá (Gomeral). Caraguá conta com 10 competidores na categoria.
Serão premiados com medalhas do 1º ao 5º colocado e premiação para a categoria elite e demais categorias com mais de 15 inscritos.
Confira a programação do dia da prova:

Domingo: 27/08/06:
Treino livre - das 9h às 10h30
Pista fechada - 10h30
Inicio das competições - 11h
Ordem de largada:
1ª Aro 20 BMX; 2ª Juvenil; 3ª Máster C; 4ª Rígida JR; 5ª Máster B; 6ª Máster A; 7ª Rígida SR; 8ª Júnior; 9ª Sub 30; 10ª Elite Feminino, 11ª Elite Masculino.
Mais informações nos telefones (11) 9912-1349 e 6916-3971 com João Diogo responsável pela organização do evento. (Fonte: PMC)

Rede Ponto Frio investe 1 milhão nas obras da loja que será instalada em Caraguá
A Rede Ponto Frio iniciou as obras para a instalação de uma loja em Caraguá. Segundo a empresa, a mão-de-obra local será de 50 empregos, sendo que 30 operários já foram contratados e trabalham na construção, e mais 20 atuarão na área de vendas e administrativo, após a inauguração, em outubro

Caraguatatuba - A Rede Ponto Frio está chegando a Caraguatatuba em outubro. Para a cidade, a instalação de uma loja como esta é motivo de comemoração, uma vez que este investimento mostra que a cidade está crescendo e sendo vista com bons olhos pelas grandes multinacionais.
As obras já tiveram início, e de acordo com a gerente de mercado, Paula Filipine, 30 operários (moradores de Caraguá) já estão trabalhando na unidade, que será a mais moderna do Estado de São Paulo, e 20 funcionários serão contratados para as áreas de vendas e administrativo, após a inauguração, prevista para o início de outubro.
Para a gerente, é importante evidenciar que a rede prioriza utilizar a mão-de-obra local na finalização da obra e na área de atuação da rede, que tem a previsão de faturamento de R$ 900 mil por mês, em Caraguá, e promete ser uma grande referência na área de Tecnologia. Outra novidade, segundo Paula Filipine, é que Caraguá ganhará a primeira Loja Ponto Frio, com design completamente moderno e arrojado, em relação às outras já instaladas no Estado de São Paulo. “Será duas vezes referência”.
Para a instalação do Ponto Frio em Caraguá, cuja loja será na Avenida Dr. Arthur Costa Filho(Avenida da Praia), a Rede está investindo em torno de R$ 1 milhão. A inauguração deve acontecer em outubro. (Fonte: PMC)

Saúde de Caraguá ministra cursos para profissionais visando aumentar a atenção a Saúde
As capacitações tem como objetivo sensibilizar todos os membros das equipes, afim de que elas cumpram as diretrizes de atenção à saúde, além de assegurar a integração entre os profissionais.

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Saúde de Caraguatatuba, junto com a coordenação do PSF – Programa de Saúde da Família e o PACS - Programa de Agentes Comunitários de Saúde, em parceria com a UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo está promovendo, em Caraguatatuba, vários cursos de capacitação para os profissionais do PSF-Programa Saúde da Família, PACS-Programa de Agentes Comunitários de Saúde e Rede Municipal de Saúde.
Os cursos têm como objetivo capacitar e sensibilizar todos os membros das equipes, afim de que elas cumpram as diretrizes de atenção à saúde, além de incentivar a integração entre os profissionais para facilitar as ações de saúde como a promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação da comunidade na defesa de uma qualidade de vida melhor.
Um dos cursos aconteceu dia 21, no CEPROLIN (Centro de Educação Profissional do Litoral Norte), com a capacitação de médicos e enfermeiros do PSF e Rede Municipal para o tratamento de diabetes, como diagnóstico, tratamento e dosagem de insulina.
Os próximos cursos estão previstos para o dia 30 de agosto, o de Capacitação em Curativos e Feridas, que tem como público alvo enfermeiros e auxiliares de enfermagem do PSF e Rede Municipal de Saúde; e nos dias 11 e 12 de setembro o curso de Capacitação do Atendimento ao cliente, que visa atrair os Agentes Administrativos do PSF e Rede, ambos os cursos acontecerão no CEPROLIN.
As capacitações são realizadas pelo núcleo de educação continuada da UNIFESP e todos os docentes são renomados com grande conhecimento e experiência em sua área de atuação.
 (Fonte: PMC)

Cerca de 900 pessoas participam de abertura do 1º Congresso de Educação de Caraguatatuba
O Teatro Mário Covas ficou completamente lotado durante a abertura do 1º Congresso de Educação de Caraguatatuba. Com o tema “Tecnologia e Comunicação – um novo fazer pedagógico”, o evento segue até sexta-feira, com a participação de palestrantes renomados e pessoas de várias regiões do país.

Caraguatatuba - A abertura do 1º Congresso de Educação de Caraguatatuba reuniu cerca de 900 pessoas, entre educadores e pessoas interessadas em temas ligados à educação, tecnologia e comunicação. Além da presença do público regional, o congresso também contou com a participação de outras regiões e até estados. Rio Claro, Itapuã e Amazonas.
O evento é promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Educação e segue até amanhã, dia 25 de agosto, no Teatro Mário Covas. A expectativa durante o encontro é que pelo menos 1500 pessoas passem pelo local em três dias.
Devido a grande procura do público, foi montada uma estrutura no teatro para poder transmitir simultaneamente a palestra e fazer com que todos os inscritos tivessem acesso em tempo real às informações.
O prefeito de Caraguatatuba José Pereira de Aguilar considera o evento como um marco para a cidade. Ele ressalta que a educação é responsável direta ou indiretamente por todos os setores da sociedade e neste caso, fazer um evento como esse é um meio de valorizar a educação e buscar informações para aumentar cada vez mais a qualidade nessa área.
Para a secretária da educação, Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, foi de extrema importância a realização desse congresso e os resultados do primeiro dia mostra que o público também está dando a devida importância para as discussões atuais sobre educação. “Vejo esse congresso como a realização de um sonho. É bom ver educadores envolvidos com os temas tecnologia e educação e poder proporcionar momentos como este aqui em Caraguá”, destacou.
O retorno do publico e a participação nas palestras, mesas redondas e debates ressaltaram a necessidade que a região tinha de fazer tais abordagens. O intuito da programação é que os participantes possam adquirir esse ‘novo fazer pedagógico’, e apliquem no dia-a-dia, principalmente com os alunos. A palestra de abertura foi ministrada por Eduardo Chaves, que também participou de uma mesa redonda hoje pela manhã, com o professor José Armando Valente.
O congresso integra o Programa de Educação Continuada, que desde o inicio do ano já trouxe outros profissionais, também com vasta experiência no setor, para transmitirem o que há de mais atual aos professores da Rede.
Não houve nenhum custo para os participantes e os temas comunicação e tecnologia foram escolhidos por se tratarem de assuntos atuais, que estão inseridos na realidade do município. Conforme explicou a secretária da educação, o objetivo é melhorar a educação da cidade, trazendo novos conceitos aos professores, para que elevem a qualidade do trabalho realizado com os alunos. Ela conta que a Seduc buscou os profissionais de cada área que melhor pudessem abordar tais assuntos.
Eduardo Chaves, que atualmente é coordenador da cátedra da Unesco de educação e desenvolvimento humano, além de consultor da Microsoft na área de tecnologia e educação, ficou surpreso com as proporções do evento. “Não imaginava que esse congresso teria tais proporções. É muito bom ver isso de perto abrir esse encontro, que deve ser o primeiro de uma série”, completou.
Valente, que é chefe do departamento de multimeios, mídia e comunicação da Unicamp, concordou com essa afirmação. Ele disse que gostou muito de ver o interesse que os educadores apresentaram nesse congresso por novas práticas, novos conceitos. “Fiquei impressionado com esse evento e o interesse das pessoas. Acho que esse movimento integra vetores que são fundamentais para que as mudanças desejadas na educação aconteçam”, finalizou.
Concurso Visual Class - Alunos das 4ª séries de escolas públicas municipais de todo o Brasil participam amanhã do III Concurso Internacional de Criação Multimídia Visual Class, a partir das 13h.
Na ocasião, haverá a apresentação dos alunos campeões de 2004 e 2005, que disputam um troféu de dois metros que é entregue ao vencedor de três anos consecutivos.
Os projetos que serão apresentados foram selecionados entre mais de 70 projetos em todo o Brasil, indicados para esta etapa. Durante o evento, haverá algumas participações especiais, como a demonstração do projeto vencedor do “I Concurso Multimídia Kid Class do Brasil”, do “I Concurso Multimídia Visual Class de Tecnologia do Brasil” e de Projetos desenvolvidos por alunos de Luanda - Angola. Para o III Concurso foi instituída a "Taça Multimídia". O campeão de cada ano leva a Taça para casa. Para ficar com ela em definitivo é necessário ganhar o 1º lugar três vezes.
O município de Caraguatatuba tem representantes para essa disputa. São os estudantes da EMEF Prof. Oswaldo Ferreira, do bairro Casa Branca, apresentará o projeto “Nós Fazemos a diferença”, no qual os estudantes contam a história do bairro. Ele foi o vencedor do concurso Caraguá Digital, fase eliminatória que indicou o participante para a etapa internacional. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Secretário é convocado por vereadores no litoral

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião aprovou terça-feira pedido de convocação do secretário de Obras, Thales Carlini, para prestar esclarecimentos sobre denúncia de suspostos atos de corrupção em sua pasta. O pedido foi feito pelo vereador Marcos Leopoldino (PSDB), após a veiculação na internet de um manifesto anônimo contra Carlini. "As reclamações são de que há muita demora na liberação de habite-se, por exemplo", disse Leopoldino. A prefeitura distribuiu nota na qual afirma que cópia do manifesto foi enviada ao Ministério Público e à Polícia Federal para investigar a autoria do documento. Carlini não se manifestou.
 (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura gastou cerca de R$1,4mi com passe escolar

São Sebastião - Em ofício enviado ao presidente da Câmara de São Sebastião, Wagner Teixeira, o prefeito Juan Garcia informa que a Prefeitura gastou entre os meses de fevereiro e julho de 2.006 o valor de R$1.391.294,25 com passe escolar.
Segundo Garcia, a importância varia conforme o total de alunos cadastrados e dias letivos do mês.
A informação foi repassada em resposta a um requerimento do presidente Wagner Teixeira, que indagava outras questões referentes ao transporte escolar.
A apresentação dos questionamentos se deu em função de inúmeras reclamações por parte dos pais dos estudantes. “Alunos do ensino médio estão deixando de ir à escola por não terem condições financeiras de pagar a passagem”, alegou Teixeira na ocasião.
Teixeira perguntou ao Executivo qual o critério na distribuição do passe; qual o motivo dos alunos não receberem o benefício; quais séries o transporte escolar atende; se há monitores nos ônibus; e quem é o responsável pela condução da classe estudantil.
De acordo com o prefeito, todos os alunos de educação infantil, que moram distantes da unidade escolar, têm direito ao auxílio.
Ele explica que a concessão do passe a estudantes do ensino médio é realizada conforme a lei municipal 1.494/01, cuja carência seja comprovada mediante avaliação da situação sócio-econômica do aluno e a renda per capita familiar não ultrapasse o valor de R$100,00 por mês.
Garcia esclarece, ainda, que o transporte escolar atende desde a educação infantil até a 8ª série, desde que morem distante.
Sobre a existência de monitores, o prefeito relata que há um projeto piloto funcionando na E.M Henrique Botelho, denominado ‘Educação em Movimento’, onde estagiários acompanham a categoria nos ônibus escolares.
Quanto a responsabilidade do transporte, Garcia explica que municipalidade tem um contrato com a empresa concessionária para o fornecimento de passe escolar, pelo qual os serviços são executados conforme cláusulas contratuais. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Calçadas serão padronizadas por meio de decreto municipal

São Sebastião - A padronização das calçadas de São Sebastião será regulamentada por meio de decreto municipal, com base no decreto federal que trata da acessibilidade.
A afirmação é do prefeito Juan Garcia em reposta a um requerimento apresentado pelo presidente da Câmara, Wagner Teixeira, que indagava ao Executivo se há uma lei que estabelece regras para a construção e/ou padronização do passeio público.
“A situação das calçadas está lamentável, com buracos imensos que podem vir a causar sérios acidentes”, criticou Teixeira, na época do questionamento.
De acordo com Garcia, a lei municipal 1.644/03, que dispõe sobre infrações decorrentes de inadequada conservação de imóveis, está na iminência de ser regulamentada por decreto. Entretanto, responde o prefeito, a norma municipal vem sendo aplicada.
Wagner Teixeira também perguntou se há fiscalização; se a construção das calçadas é obrigatória em toda residência; quem tem o dever de construí-las; e quais providências serão tomadas no sentido de recuperá-las.
Segundo o prefeito, existe fiscalização por parte da municipalidade. Ele explica que a construção das calçadas só é devida onde existir guia.
Quanto a obrigatoriedade, Garcia escreve que a lei municipal determina que o proprietário, possuidor ou titular do domínio útil, de imóvel situado na zona urbana, tem o dever de conservá-lo murado e com calçada. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Vereador retira o projeto sobre o Passe Livre em dias de eleições

Ubatuba - A Câmara Municipal de Ubatuba retirou o projeto de lei do vereador Jairo do Santos que institui o “Passe livre em dias de eleições” no município.
O adiamento foi solicitado pelo próprio autor do projeto. Jairo dos Santos justificou que pretende analisar e aprimorar o trabalho e que existem posicionamentos de ordem jurídica que também precisam ser melhor estudados. “Pedi o adiamento semana passada e agora retirei, porque pretendo elaborar uma lei totalmente adequada para beneficiar também as comunidades rurais, e adequá-lo em muitos outros aspectos”, explicou.
De acordo com o projeto de lei, ficaria instituído no município o passe livre no transporte coletivo de passageiros nos dias em que houver eleições ou plebiscitos previstos em lei. O passe livre iria vigorar das 5h00 às 20h00 do dia da eleição ou plebiscito.
Segundo o vereador Jairo dos Santos, “todos nós sabemos de como é importante um sistema eficiente de transporte coletivo para a nossa população, seja no dia-a-dia, no trabalho cotidiano, ou em datas especiais, em que o cidadão necessita se deslocar de sua residência até um determinado local. Um exemplo disto são os dias que há eleições, quando um contingente considerável de pessoas, utiliza o ônibus para ir as seções eleitorais, para exercer seu direito de voto”, apontou o vereador.
Jairo disse ainda que “atendendo às necessidades do cidadão, já tão penalizado pelo alto custo de vida e pelo baixo poder aquisitivo, o projeto de lei tem por finalidade fornecer o transporte gratuito, uma vez que a nossa Legislação prevê a obrigatoriedade do voto ou sua justificativa”, concluiu. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

ACIU ofereceu o curso “Fluxo de Caixa- Como Administrar”
O curso já foi realizado ano passado e devido à grande procura, a ACIU trouxe novamente

Ubatuba - Durante toda esta semana foi realizado na Associação Comercial de Ubatuba, o curso “Fluxo de Caixa- Como Administrar”.
O curso se deveu à uma parceria entre a ACIU e o Sebrae e foi ministrado na sede da entidade.
O curso termina hoje e contou 33 participantes, a maioria empresários.
Participaram também do evento, quatro empresários de outras cidades. Três de São Sebastião e um de Caraguatatuba.
“Ficamos muito satisfeitos em saber que o nosso trabalho é reconhecido também em outras cidades”, disse o presidente da ACIU, Ahmad Khalil Barakat.
Segundo o consultor do Sebrae, Kazuma Yamauti, organizar os documentos para controle do caixa, apurar os saldos de caixa, controlar o "contas a receber" e o "contas a pagar", projetar o fluxo de caixa e planejar a utilização do dinheiro da empresa, foram alguns dos temas abordados no curso.
Para Cristiane Tonelli, uma das administradoras do laboratório Medlabor, o curso foi bastante direto e dinâmico. “Os consultores do Sebrae sempre são bem experientes, acrescentando itens importantes no nosso dia a dia profissional. Gostei muito do curso”, contou.
Puderam participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto.
A ACIU ressalta que o próximo evento da entidade será a Oficina de Bijuterias, que será realizada dos dias 28 à 31 de agosto.
Os interessados devem entrar em contato com a ACIU através do telefone 3832 1449.
 (Fonte: ACIU)

Em Ubatuba, esportista pratica surfe na corrente

Ubatuba - José Soares, alagoano, 42 anos, morador de Ubatuba há 19 anos, encontrou uma forma diferente de praticar o surfe: manobras numa corrente. O surfe na corrente é uma forma de acrobacia, similar à corda bamba. A diferença se dá por causa da resistência dos elos de ferro.
“Comecei a praticar escondido, no condomínio em que trabalhava, há dois anos e meio. Quando os amigos descobriram, eles me incentivaram a levar o negócio a sério”, conta Soares, que já se apresentou em diversos locais de Ubatuba, entre eles a pista de skate. “O pessoal do skate gostou das manobras”.
A TV por assinatura de Ubatuba já fez matéria sobre sua atividade e agora José Soares espera receber convites para se apresentar em outras cidades e o telefone para contato é (12) 3842-2238. (Fonte: PMU)




Semana de 2508 à 31/08

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Tristão e Isolda"
Ás 15:00 hs - 19:10 hs .

"Protegida Por Um Anjo"
Ás 17:20 hs - 21:30 hs.



CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Sentinela"
Às 15:00 hs - 19:10 hs .
 

"O Libertino"
Ás 17:00 hs - 21:10 hs.
 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Canção

Quem brinca com o fogo
Acaba sapecado

Fui beijar moça faceira
Debaixo do ingá
E recebi de imediato
Um pedido pra casar

Pra mim, solteiro inveterado,
Pescador no mar batizado
Ainda não fizeram as cadeias
Que me deixarão aprisionado.

Sempre há nesse mundo
Quem queira estragar
A alegria da gente
Mal começa a brincar.
 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

PERCEPÇÃO
Em momentos de crise é a boa vontade o fator principal de união de todos para uma resposta que supere a crise, é o único bem que é somente bom e ao qual não cabe nenhuma restrição (Kant)

É necessário planejamento. Boa vontade não é suficiente para resolver problemas de tantos anos de descaso. Sentir-se injustiçado por reivindicações que visam a melhoria do município e o bem estar comum é no mínimo infantil.

A incapacidade para definir prioridades e não distinguir o importante do acessório gera perda de tempo e recursos. Para a sociedade uma lista de prioridades é importante porque estabelece uma previsibilidade que permite organizar ações, isso denota no mínimo falta de percepção.

Copiar e implantar modelos que não tem nada a ver com a realidade local é renegar a própria identidade. Nada justifica não valorizar os pontos fortes e maquiar os fracos, isso demonstra no mínimo falta de inteligência.

Isso tudo nada mais é que xerox de estória muito antiga. Quando se ignora o necessário suspeita-se no mínimo que ninguém se importa com o que acontece e as pessoas não contam, ou em uma brutal falta de capacidade.
Na realidade dependemos de nós mesmos.

Ezio Pastore Jr.
Ubatuba, SP

Pronto atendimento da UNIMODULO
Será de muito bom tom tornar a publico que as reclamações que fiz sobre o atendimento da tesouraria da Unimodulo de Caraguatatuba surtiram efeitos e foram solucionadas.
No dia seguinte a publicação da reclamação os telefones começaram a ser atendidos, e no dia que consegui a matricula fora informado que para o proximo semestre o processo de re-matricula seria desburocratizado e que ja haviam 3 linhas telefonicas para o atendimento das duvidas.
Aproveito a oportunidade de lembrar que todos nós devemos buscar nossos direitos, e parabenizo o site LITORAL VIRTUAL e UBATUBA VIBORA pelos resultados obtidos, pois não foi apenas uma vaidade de minha parte, foram inumeros colegas que foram prejudicados e que agora serão beneficiados pois utilizando de um meio de comunicação rapido tivemos nossas reivindicações corrigidas com muita presteza e seriedade
Agradeço mais uma vez a UNIMODULO pelo seu empenho e pelo nivel de ensino que ministra, pois como discorri da primeira vez, é com meus professores que tenho me tornado um cidadão consciente que deve gozar de seus direitos e adimplir com suas obrigações.

Cesar Prates
Academico de Direito

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Vista da Serra © Romeu Guatura

Vista da Serra
©Romeu Guatura

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor