Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 29 de Agosto de 2006 - Nº 1595 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
UNITAU realiza 27ª Semana de Psicologia
UNITAU promove Semana de Ciências Sociais e Letras
Reitora da UNITAU apresenta propostas a prefeitos do Codivap
Atletas UNIMÓDULO recebem prêmio de Destaque Esportivo 2006
UNIMÓDULO debate acessibilidade na 6ª Semana de Prevenção às Deficiências

Caraguatatuba
Ciclista de Caraguá sagra-se campeão da 4ª etapa Ciclística de Barueri
Bairro Pegorelli tem 3ª rodada do Torneio de Beach Soccer
Campanha entra na última semana com 19.643 animais vacinados contra a raiva
Festival das APAES encerra ao som de muitos aplausos
Caraguá prorroga vacina contra a pólio
Seicho-No-Ie realiza cerimônia em memória das vítimas da Catástrofe de 1967
Atletismo Feminino é Vice na 2ª edição da prova “8KM AT Revista Guarujá”
Bairro Pegorelli tem 3ª rodada do Torneio de Beach Soccer
Câmara discute e aprova 9 Projetos
Câmara vota SABs, Planta Popular e Patrimônio Histórico

Ilhabela
Thiago Nicolin supera seu record e segue em segundo na Copa Oeste de Tambor
Vereador cobra verbas para programa de Saneamento Urbano em encontro com Ministro
Reunião extraordinária

São Sebastião
Empresário denuncia 'caixinha' em São Sebastião
Câmara vota projeto que vincula licença municipal a Cetesb
Extensa programação encerrou as festividades do mês do folclore do Projeto Garoçá


Ubatuba
Equipe de São Sebastião vence torneio de futebol society feminino em Ubatuba
Fundart abre inscrições para IV Salão de Belas Artes de Ubatuba
Regional Norte realiza melhorias em estrada

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

UNITAU realiza 27ª Semana de Psicologia

Litoral Norte - A Universidade de Taubaté (UNITAU) realiza, de 28 de agosto a 1ª de setembro, a 27ª Semana de Psicologia, que contará com palestras, workshops, mini-cursos e apresentações culturais.
Com o objetivo de aproximar os alunos das várias faces da Psicologia, serão abordados assuntos relacionados à Internet e Orkut, possibilidades de estágios e uma mesa redonda que discutirá a relação entre a Psicologia e as Políticas Públicas.
Os workshops e mini-cursos serão ministrados por profissionais que atuam em diversas áreas da Psicologia, reconhecidos regional e nacionalmente.
As apresentações culturais fazem parte do Projeto Cultural “E Ferver Essências”, na qual serão exibidos filmes nacionais e estrangeiros, danças folclóricas, exposições, além de um sarau, que fechará a Semana.
A 27ª Semana de Psicologia será realizada no Departamento de Psicologia, na Praça Marcelino Monteiro, 63, no Campus do Bom Conselho. (Fonte: UNITAU)

UNITAU promove Semana de Ciências Sociais e Letras

Litoral Norte - O Departamento de Ciências Sociais e Letras da Universidade de Taubaté (UNITAU) realiza, de 30 de agosto a 2 de setembro, a Semana de Ciências Sociais e Letras.
O evento pedagógico tem como tema central a promoção e a discussão da cultura. “O nosso objetivo é proporcionar reflexões sobre assuntos de interesses acadêmicos dos cursos oferecidos no Departamento e promover o intercâmbio interinstitucional com palestrantes das outras instituições de ensino”, afirma o chefe do Departamento, prof. Ms. Joel Abdala.
Serão realizadas palestras, mesas-redondas, exposições e oficinas. A Semana também servirá para apresentar os trabalhos realizados pelos alunos e professores do Departamento. Pela manhã, às 9h, a profa. Elisabeth Ramos da Silva ministrará palestra sobre as reflexões necessárias para a escolha do método de alfabetização.
A abertura oficial ocorre às 19h e contará com a apresentação do Clube do Choro Waldir Azevedo, de Taubaté. Às 20h, o prof. Ms. Henrique Alckmin Prudente, docente da Universidade Salesiana (UNISAL), ministrará palestra sobre o potencial turístico da cidade de Cunha.
Às 21h, o vice-presidente da Apeoesp (Associação dos professores do ensino oficial do Estado de São Paulo), Edgar Neto, abordará como tema de sua palestra o histórico da instituição.
Ainda no dia 30, serão realizadas, também, palestras com os professores Ms. Rachel Duarte Abdala, Dra. Vera Batalha de Siqueira Renda e Dr. Maurílio José de Oliveira Camello, todos da UNITAU.
Na quinta-feira, dia 31 de agosto, os grandes destaques são as palestras das professoras Dra. Maria Tereza Duarte Paes Luchiari e Dra. Olga Von Simsom, ambas da Universidade de Campinas (UNICAMP).
A professora Maria Tereza vai abordar a geografia e o patrimônio cultural. Já a professora Olga, ministrará palestra cujo tema é “A memória, a cultura e o poder na sociedade do esquecimento: o exemplo do Centro de Memória da UNICAMP”.
No dia 1° de setembro, às 9h, ocorrem as oficinas do GELP (Grupos de Estudos em Língua Portuguesa) do Departamento e de Oficina de Voz, com a professora de canto Maria Aparecida Bronzato da Escola Municipal de Música, Artes Plásticas e Cênicas Maestro Fêgo Camargo. São oferecidas 25 vagas e as inscrições devem ser feitas previamente.
À noite tem seguimento as palestras e as mesas-redondas, com destaque para a mesa-redonda sobre o genocídio e a miséria de Ruanda, ministrada, às 19h, pelos professores Ms. Eduardo Carlos Pinto, Ms. Régis de Toledo Souza e Ms. Sílvio Luiz da Costa, todos da UNITAU.
Ainda à noite será lançado o livro: “Indústria Têxteis na periferia. Origens e desenvolvimento: o caso do Vale do Paraíba”, do prof. Dr. Fábio Ricci da UNITAU.
No último dia, às 9h, o professor Dr. Alexsander Gebara da UNITAU ministrará palestra cujo tema é a África Ocidental no discurso de Richard Burton e, às 11h, a profa. Dra. Susana Echeverria abordará o Diário de Navegação de Lozê Alves de Lima.
A Semana ainda terá a exposição das peças artesanais das figureiras de Taubaté e a apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos dos cursos de História, Geografia, Filosofia e Letras. Também apresentará os projetos realizados pelo Instituto de Humanidades e pelo GELP, além da oficina sobre Língua Espanhola na Universidade, realizada pela profa. Dra. Suzana Echeverria.
O Departamento de Ciências Sócias e Letras está localizado na rua Visconde do Rio Branco, 22, Taubaté. Mais informações pelo telefone (12) 3625-4242. (Fonte: UNITAU)

Reitora da UNITAU apresenta propostas a prefeitos do Codivap
Bolsas de estudos para servidores municipais e cursos de capacitação fora de Taubaté estão entre os projetos de parcerias

Litoral Norte - Pela primeira vez, em 36 anos, um Reitor da Universidade de Taubaté (UNITAU) participa de uma reunião do Conselho de Prefeitos do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte). E, ao que tudo indica, essa ação deve render bons resultados para os municípios da região. Durante palestra sobre as múltiplas ações da UNITAU, a Reitora Profa. Dra. Maria Lucila Junqueira Barbosa apresentou propostas de parcerias para as 44 prefeituras representadas na 8ª reunião ordinária do Codivap, realizada na última sexta-feira, 25 de agosto, na cidade de Roseira.
Entre os assuntos abordados pela Reitora, estão a concessão de bolsas de estudos de 25% e a oferta de cursos de capacitação de quadro técnico (cursos de extensão, fora de sede e mesmo de pós-graduação) para servidores públicos das prefeituras dos municípios do Vale do Paraíba, da Serra da Mantiqueira e do Litoral Norte. Os benefícios seriam uma parceria entre a UNITAU e as prefeituras, que, em troca, descontaria os valores das mensalidades diretamente da folha de pagamento de seus servidores.
Os prefeitos foram receptivos às propostas apresentadas pela Reitora. O prefeito de Jacareí, Marco Aurélio de Souza (PT), aprovou a participação da profa. Lucila na reunião e acenou com grande interesse para um possível convênio entre a UNITAU e a prefeitura de Jacareí. “A UNITAU tem um aparato técnico e científico que todas as cidades gostariam de ter à sua disposição, por isso é bem-vindo esse tipo de parceria”, disse.
Já o prefeito de Aparecida, José Luiz Rodrigues (PFL), elogiou as ações da Reitora, em menos de dois meses de mandato, e enfatizou a importância que a Universidade de Taubaté desempenha para as cidades do Vale. “Os prefeitos do Codivap agradecem a participação da Reitora nesta reunião e a parabeniza pelas boas propostas, que só têm a contribuir com o desenvolvimento da nossa região”, afirmou Rodrigues.
Também presente na reunião, o prefeito de Taubaté, Roberto Peixoto (PSDB), salientou que Lucila, há menos de dois meses no cargo de Reitora da maior instituição de ensino superior do Vale do Paraíba, tem feito um trabalho eficiente e de parceria com a prefeitura da cidade. Peixoto contou aos presentes os resultados do mais recente projeto realizado em parceria com a UNITAU, a Carreta da Saúde. “Essa iniciativa é um avanço na área da saúde, que somente se tornou possível graças à parceria com a UNITAU. A carreta oferece exames de prevenção ao câncer ginecológico e realiza pequenas cirurgias”, afirmou. Peixoto propôs, ainda, levar a Carreta da Saúde na próxima reunião do Conselho, na cidade de Caçapava, para que os demais prefeitos conheçam o projeto.
Já o prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury (PSDB), lembrou a expressiva votação da nova administração da UNITAU na última eleição para Reitor e Vice-reitor. “O fato de terem sido eleitos (a reitora Maria Lucila Junqueira Barbosa e o vice-reitor José Rui Camargo) com mais de 80% dos votos é algo realmente considerável e desejado por todo político. Isso mostra que a Reitora tem o total apoio da sua comunidade acadêmica”, disse.
Outras parcerias - Lucila acenou também com um oferecimento de consultoria e assessoria nas áreas do conhecimento em que a UNITAU atua nos seus 42 cursos de graduação, o que despertou interesse dos prefeitos. Marco Aurélio de Souza solicitou da Reitora mais informações sobre o projeto Odontocomunidade, desenvolvido pelo Departamento de Odontologia, um dos tópicos abordados em sua palestra. O Odontocomunidade é um projeto de extensão, que oferece tratamento odontológico gratuito nas clínicas de Odontologia da UNITAU, além de contar com um furgão móvel, que visita bairros carentes de Taubaté para prestar atendimento e orientações sobre a saúde bucal. “Se pudéssemos receber também esse trabalho, com todo o equipamento, profissionais, enfim, o serviço completo, seria uma contribuição valiosíssima para nossa cidade”, disse Marco Aurélio. Nas próximas semanas, o prefeito visitará a UNITAU para debater o assunto. “A Universidade de Taubaté está ciente de sua responsabilidade social, como formadora e multiplicadora de conhecimento, e nós faremos de tudo para cumprir esse papel”, afirmou a Reitora.
Hospital Universitário - Um dos assuntos da palestra ministrada pela Reitora da UNITAU foi a atual situação do Hospital Universitário de Taubaté (HUT), que pertence à instituição e atende a 27 cidades de todo o Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. Na ocasião, Lucila reforçou sua promessa de construir um novo complexo hospitalar de excelência em saúde.
O prefeito de Campos do Jordão e presidente do Codivap, João Paulo Ismael (PMDB), enfatizou a importância do HUT para as demais cidades do Vale e sugeriu uma parceria entre as prefeituras e a UNITAU para a construção do novo hospital. A proposta de Ismael é de que os municípios interessados em vagas no novo hospital comecem, desde agora, a investir na construção do novo complexo. “Seria uma espécie de consórcio. As prefeituras ajudariam a construí-lo em troca de, no futuro, terem leitos de reserva para seus munícipes, quando for preciso transferi-los para atendimentos mais complexos”, sugeriu Ismael.
A Reitora se comprometeu a avaliar a proposta e se colocou à disposição para debater projetos com cada prefeito. “Nós estamos satisfeitos com essa primeira participação e abrimos as portas do Codivap para a Reitora da UNITAU, sempre que desejar, comparecer às reuniões. É gratificante observar que a UNITAU está aberta ao diálogo e disposta a contribuir com o desenvolvimento da região”, afirmou. “Eu sugiro que cada prefeito aqui presente agende uma reunião com a administração da Universidade, para tratar rapidamente dos assuntos mencionados nesta reunião, para que as propostas possam ser efetivadas e já entrem em vigor no ano que vem”, finalizou Ismael. (Fonte: UNITAU)

Atletas UNIMÓDULO recebem prêmio de Destaque Esportivo 2006

Litoral Norte - O aluno do Colégio Anglo Módulo, integrante do Programa Bolsa-Esporte, Matheus Prazeres, recebeu o prêmio de Destaque Esportivo 2006 na região do Litoral Norte de São Paulo, na modalidade BMX Olímpico, entre outros atletas do Litoral.
A homenagem foi oferecida pela Cooperativa de Trabalho dos Profissionais do Esporte, que até 2005 homenageava apenas os esportistas da Grande São Paulo, e pela primeira vez a nossa região foi incluída.
Matheus Prazeres recebeu a homenagem devido ao fato de ser o piloto nº 8 do mundo na categoria 8 anos, classificação obtida no Campeonato Mundial de Bicicross, disputado no final de julho este ano em São Paulo, prova disputada com 40 pilotos de 16 países, alem de Matheus ter sido o melhor Brasileiro classificado.
Outro atleta UNIMÓDULO recebeu o prêmio Destaque Esportivo 2006: Trajano Medrado, da modalidade Jiu Jitsu também foi homenageado pela Cooperativa de Trabalho dos Profissionais do Esporte. Medrado está entre os cinco melhores faixas preta do Brasil, este ano foi campeão no absoluto faixa preta na eliminatória Grand Prix de Jiu Jits, vice-campeão Paulista de Jiu Jitsu, melhor da categoria máster no ranking FESP “Melhores do Brasil” e pela terceira vez o campeão e 4º no absoluto Copa Verão Jiu Jitsu.
Diversos atletas da região foram homenageados em outras modalidades. Este prêmio visa condecorar os atletas que deixaram sua marca na história esportiva e também aqueles que têm o potencial e vêm se destacando.
A festa e entrega do prêmio aconteceu no ultimo dia 19 de agosto de 2006 no restaurante Gula-Gula. O atleta Matheus Prazeres também conta com o apoio da J.BIKE e Big Box. (Fonte: Módulo)

UNIMÓDULO debate acessibilidade na 6ª Semana de Prevenção às Deficiências

Litoral Norte - Promovida pelos cursos de Pedagogia e Normal Superior do Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO, a 6ª Semana de Prevenção às Deficiências debateu a Acessibilidade e contou com a participação de autoridades como o prefeito de São Sebastião, Juan Ponz Garcia e o secretário de Urbanismo, Habitação e Trânsito de Caraguá, Leandro Borella Barbosa, presentes à abertura e mesa redonda, na sexta-feira, 25 de agosto.
Sob o tema “Acessibilidade: um caminho para a inclusão”, o evento teve como objetivo informar e sensibilizar os profissionais da educação sobre as condições da acessibilidade dos portadores de deficiências, visando a edificação da política nacional dos direitos dos portadores de deficiências.
De acordo com a professora Enaida R. Gomes, coordenadora do evento, importantes questões sociais já foram proporcionadas pelo evento, que vem crescendo a cada ano graças à contribuição de professores, educadores, profissionais diversos e de órgãos públicos, entre secretários municipais e prefeitos do Litoral.
Na sesta-feira, o prefeito Juan e o secretário Leandro Borella Barbosa discutiram o tema “Acessibilidade: responsabilidade do município”. Barbosa parabenizou a iniciativa do UNIMÓDULO e disse que por se tratarem de cidades turísticas, a preocupação com a acessibilidade na região deve ser ainda maior. De acordo com o secretário, a Prefeitura iniciou os projetos da Acessibilidade há cinco anos com a adaptação dos prédios públicos e há dois, os prédios comerciais. Ele contou que todas as construções atuais precisam apresentar projetos de acordo com a Acessibilidade para serem liberadas. “Estamos adaptando os prédios antigos, inclusive públicos que ainda não estão de acordo com a Acessibilidade, temos que dar o exemplo”.
O secretário apresentou a especialista contratada pela Prefeitura para trabalhar nos projetos da acessibilidade: Adriana Broun, que é cadeirante e pioneira em projetos de acessibilidade para portadores de deficiência, tendo desenvolvido projetos eco turísticos e de esportes de aventura em cidades turísticas brasileiras. Adriana visita e prepara relatórios dos prédios da cidade, analisando não só a situação de calçadas, guias e banheiros, mas tudo o que poderia ser feito para melhorar o acesso a todo e qualquer portador de deficiência. Ela disse aos alunos que também há a preocupação com a educação, uma delas é quanto à inclusão de material em braile nas escolas. E acordo com ela comércios e todo local visitado por mais de cem pessoas devem oferecer esta facilitação aos cegos. Segundo Adriana, a Prefeitura de Caraguá, vem oferecendo consultorias sobre a acessibilidade para quem está construindo ou precisando adaptar prédios antigos e locais públicos. Para facilitar a Prefeitura irá distribuir em breve a cartilha da acessibilidade em toda a cidade.
O prefeito de São Sebastião trouxe a comissão que foi formada para atender a Lei da Acessibilidade no município e contou que funcionários foram capacitados para trabalhar com a acessibilidade. “No início não havia qualquer prédio público adaptado, aí começamos os trabalhos em prédio, transportes públicos e hoje já pensamos até em prestar serviços de Saúde com agendamento para o transporte do portador de deficiência. Também pensamos em adquirir ônibus para transportar os estudantes da APAE”. De acordo com o prefeito, em São Sebastião os alvarás são liberados apenas mediante projetos de acordo com a acessibilidade. Em São Sebastião foram oferecidas palestras e distribuídos folders para comerciantes e interessados.
Como mediador e professor do curso de Arquitetura, o pró-reitor acadêmico, Maurício Ribeiro da Silva, levou os alunos à reflexão, lembrando que é mais fácil mudar as coisas do que mudar as pessoas. “Se os espaços podem ser adaptados devem ser adaptados, mas acho importantíssimo trazer esta discussão para a escola porque a sociedade cobra do governo e se esquece do seu papel. Nós educadores precisamos entender que é preciso educar hoje para não precisar adaptar amanhã, precisamos eliminar as barreiras, não da guia e do degrau, mas da distância, se educarmos hoje, não precisaremos discutir nem adaptar no futuro”, enfatizou.
O evento teve continuidade no sábado, 25, com a palestra “Plasticidade cerebral e a inclusão escolar”, do professor Ms. Nelson Serrão; apresentação do projeto “Somos todos iguais - inclusão digital”, do prof. Jaime Roberto Costa; do projeto “Rota Acessível”, do veternário Walter Tavares da Silva; a palestra “Acessibilidade escolar”, com a prof. Ms. Marlene Fontana; e ainda do tema “Inclusão na Educação Física e Lazer”, com a Profa. Tatiane Calve. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Ciclista de Caraguá sagra-se campeão da 4ª etapa Ciclística de Barueri
Com 6 atletas participantes, apenas dois competidores não conseguiram ficar entre os dez primeiros colocados

Caraguatatuba - O biker caraguatatubense Jéfferson Bonifácio sagrou-se campeão da 4ª etapa Ciclística de Barueri, na categoria Speedy e o 3º lugar na Mountain Bike trazendo para casa troféu e medalha. A competição aconteceu no domingo, 27, em Barueri e contou com a participação de cerca de 250 atletas de todo o Estado, e Caraguá foi representada com 6 competidores.
Os atletas Alexandre Lima, José Joaquim e Alexandre Magno ficaram em 8° lugar; os outros dois competidores não conseguiram ficar entre os dez primeiros colocados.
O circuito tinha cerca de 1.400 metros com 2 curvas e uma leve subida. “Devido às provas serem de no máximo 12Km os ciclistas estavam em alta velocidade o que fez com que as disputas fossem intensas”, disse Sérgio Minato, atleta da equipe de Caraguá.
A equipe de Caraguá, que tem o apoio da J. Bike, Madeireira Botorussu, Studio Personal Academia, Linha Verde Informática, Radio Caraguá FM, Rede Legal e SECER – Secretaria de Esportes e Recreação tem conquistado bons resultados em todas as competições que participam. (Fonte: PMC)

Bairro Pegorelli tem 3ª rodada do Torneio de Beach Soccer
Na 1ª edição do evento no bairro, os competidores estão dando show de gols em todas as partidas. No próximo domingo mais seis disputas acontecem, valendo ainda pela primeira fase

Caraguatatuba - Nesta primeira edição do Torneio de Beach Soccer do bairro Pegorelli, região sul do município, organizada pela AMBAP – Associação dos Moradores do Bairro Pegorelli, que presta uma homenagem ao prefeito José Pereira de Aguilar, tem ocorrido muitos gols. As equipes estão fazendo disputas acirradas para buscar o título.
No domingo, 27, aconteceram mais seis jogos, onde cada equipe lutou para conquistar uma vaga na próxima fase da competição. Com apoio da SECER-Secretaria de Esportes e Recreação, o evento acontece todos os domingos no campo das Casas Populares do bairro, com entrada gratuita.
A equipe Desportivo F.C enfrentou o Tornado F. C e perdeu de 4 a 13; A Estrela Azul goleou o Unidos do Pegorelli, 10 a 3; o time E. C. Perequê-Mirim perdeu para os atletas do Pegorelli de 3 a 8 e as equipes Esporte Cristal e Sportinga empataram de 2 a 2. A equipe Cruz de Malta venceu o Olimpikus de 8 a 2 e o Juventus Instr. de Cristo foi goleado pelo Estrela do Mar de 2 a 15.
No dia 3 de setembro, domingo, pelo grupo H, se enfrentam Vira Copos e Rio Santos e Mercado São Pedro e Britânia; pelo grupo G, jogam ainda os times Porto Ferreira e E. C. Coloniano. Pelo grupo D enfrentam os times Expressinho e Imobiliária e pelo grupo A os atletas do Esporte Mirim enfrentam os competidores do Soccer Boys e o Unidos do Vale Verde entra em campo com o Pé de Serra.
Todas as competições têm entrada gratuita. Prestigie as competições esportivas do seu bairro. (Fonte: PMC)

Campanha entra na última semana com 19.643 animais vacinados contra a raiva em Caraguá
A Zoonoses atenderá no CCZ e em sistema de volante até o dia 1º de setembro; quem ainda não vacinou seu animal pode ir até o CCZ ou ligar, solicitando a visita da equipe.

Caraguatatuba - O Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Caraguá, entrou na última semana, da Campanha de Vacinação Anti-Rábica, com 19.643 animais vacinados. No total dos animais vacinados 17.640 são cães e 2.003, gatos.
Na última semana da campanha, a Zoonoses estará atendendo no CCZ-Centro de Controle de Zoonoses, até o dia 1º de setembro, em sistema de plantão, das 9 às 11 horas e das 13 às 16h30. O CCZ fica na Avenida Dilson Funaro, 115, Jd. Britânia.
O veterinário Edson Cavalca disse que os moradores que ainda não vacinaram seus animais podem telefonar para a Zoonoses, solicitando a visita da equipe que estará atendendo em sistema de volante em toda a cidade, durante esta semana. “Faremos uma varredura de endereços porque não queremos nenhum animal sem vacina. Até agora a campanha demonstrou que as metas serão atingidas até o final da vacinação. Esperamos vacinar 19 mil cães e 3 mil gatos”, disse.
Para solicitar a visita da Zoonose basta ligar para 3887-6888 e 3887-6085. (Fonte: PMC)

Festival das APAES encerra ao som de muitos aplausos
A expectativa dos organizadores é que em 2007 mais municípios possam participar do evento.

Caraguatatuba - O 4º Festival Esportivo Especial das APAES do Vale do Paraíba e Litoral Norte foi encerrado ao som de muitos aplausos na sexta-feira, 25, no CIASE - Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas. As onze instituições participantes do evento se apresentaram na cerimônia e foram premiadas.
Na ocasião, estiveram presentes o secretário de Esportes e Recreação, Nivaldo Alves, a presidente da APAE de Caraguá, Madalena Maria Fachini, a diretora da APAE de Caraguá, Rosana Maria Damásio Fachini, a diretora Executiva da APAE de São Sebastião, Rita de Cássia, Maria Elizabete dos Santos, representando o coordenador de Esportes de São Sebastião, Roberto Vicente do Nascimento, o diretor Administrativo da APAE de São Sebastião, Douglas Martins de Souza, o diretor de Esportes de Caraguá, Luiz Cláudio Passos, a diretora da APAE de Ubatuba, Rute Alcântara, a representante da APAE de Caçapava, Cleuza Maria Esmeraldo, a diretora do CIASE, Tânia Mara de Oliveira e Edivaldo, representando a Secretaria da Educação de Caraguá.
A cerimônia iniciou com a entrada dos atletas e das medalhas de participação. Em seguida houve a premiação com troféus para todas as APAES, que foram homenageadas pelo CIASE, que acolheu os atletas durante os três dias de competição.
De acordo com o secretário de Esportes e Recreação, Nivaldo Alves, representando o prefeito, José Pereira de Aguilar, foi muito gratificante receber, pelo 4º ano consecutivo, o festival. "Agradeço a todas as APAES e atletas pela participação no evento. A parceria com a Secretaria de Educação é muito importante, o esporte e a educação caminham juntos. No próximo ano esperamos realizar um vento muito maior e com mais municípios participando", disse o secretário. O evento foi encerrado com a premiação dos três primeiros colocados de cada categoria. (Fonte: PMC)

Caraguá prorroga vacina contra a pólio
Os pais que não levaram seus filhos para tomarem a dose no dia da campanha têm até sexta-feira, dia 1º de setembro, em diversas unidades de saúde

Caraguatatuba - A Secretaria de Saúde de Caraguá, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, prorrogou até sexta-feira, dia 1º de setembro a campanha Nacional de Multivacinação contra a Poliomielite.
De acordo com a responsável pelo setor, Cláudia Cristina Garcia Rocha Pires, foram vacinadas 7.041 crianças, o correspondente a 89,69% das crianças do município. “Nossa meta é atingir 95% das crianças, ou seja, 7.457 crianças de 0 a 5 anos, como essa meta não foi atingida estaremos em todas as UBS – Unidades Básicas de Saúde do município com a campanha,” disse.
Cláudia acrescentou que “além da vacina contra a pólio, outras vacinas em atraso foram oferecidas. “Gostaríamos que todos os pais levassem seus filhos para tomarem a dose, a vacina contra pólio não tem contra indicação, mesmo que a criança esteja gripada, febre entre outros, ela pode receber a dose, que é muito importante para a criança”.
A vacina contra a pólio está disponível nas UBSs do Perequê-Mirim, Porto Novo, Morro do Algodão, Centro da cidade, Jaraguazinho. Nos PSFs do Tinga, Massaguaçu e USF do Olaria. Os moradores dos bairros Jetuba e Tabatinga têm que procurar a unidade mais próxima de suas casas, pois a vacina não estará disponível nesses dois bairros.
De acordo com a enfermeira, no dia da campanha (sábado 26), além dos postos de vacinação, uma equipe da Secretaria de Saúde visitou a Santa Casa Stella Maris e vacinou todas as crianças com idade entre 0 e 5 anos que estavam internadas e também as recém-nascidas.
 (Fonte: PMC)

Seicho-No-Ie de Caraguá realiza cerimônia em memória das vítimas da Catástrofe de 1967
A Seicho-No-Ie de Caraguá, realizará no dia 9 de setembro uma cerimônia religiosa, que homenageará as vítimas da Catástrofe de 1967 – um episódio que deixou a cidade em estado de emergência e centenas de mortos, após o deslizamento do morro da serra do mar, enchentes, além da destruição das últimas construções históricas existentes no município

Caraguatatuba - A Seicho-No-Ie de Caraguatatuba prestará uma homenagem a todas as vítimas da Catástrofe de 1967 – um episódio que deixou Caraguatatuba destruída pelas constantes chuvas que acabaram fazendo com que o morro da serra do mar deslizasse, soterrando muitas casas, destruindo pontes e os últimos prédios antigos que contariam a história dos antepassados.
A cerimônia religiosa acontecerá no dia 9 de setembro (sábado), às 9h, na Praça Cândido Motta, e será a aberta a todos que queiram participar e prestar essa homenagem a familiares de pessoas que morreram nesse episódio, que marcou para sempre a vida dos moradores da cidade que sobreviveram ao dilúvio.
Oque foi a Catástrofe de 1967 em Caraguatatuba? - A Catástrofe de 67, como ficou popularmente conhecido o fenômeno HECATOMBE, que atingiu Caraguatatuba em 18 de março do referido ano, foi uma espécie de dilúvio dos morros, após vários dias de chuvas constantes, que acabaram enfraquecendo o solo e provocando o deslizamento de terras. Centenas de casas foram soterradas e os rios ganharam fortes correntezas arrastando não somente casas, mas árvores, pontes, entre outros. Não se sabe ao certo quantas foram as vítimas desse episódio, que destruiu a cidade, fazendo-a a partir daí renascer, por meio daqueles que sobreviveram e acreditaram no recomeço. Na ocasião, o governador do Estado decretou alerta máximo, uma vez que a cidade ficou ilhada, e o Exército teve de prestar auxílio para os sobreviventes, que até hoje relembram “o dia em que a serra caiu” como se tivesse acontecido ontem. Este é um dos motivos pelos quais a cidade se diferencia das demais, no Litoral Norte, por ter sido reconstruída, com a ajuda dos moradores e grandes colaboradores que jamais serão esquecidos como o então prefeito Geraldo Nogueira da Silva (Boneca), o sr. Arino Sant’Anna de Barros (in memoriam), que durante anos guardou recortes da história da cidade, e o sr. Leopoldo Louzada – o último integrante da Congada de São Benedito – morador do Rio do Ouro, que faleceu aos 100 anos, em 2005, mas ao longo dos últimos anos, apesar de cego, colaborou com a reconstituição da história da cidade. Entre as inúmeras autoridades que jamais poderiam deixar de serem citadas temos ainda o prefeito do Centenário de Caraguá, Altamir Tibiriçá Pimenta (também falecido), e tantos outros que fizeram Caraguatatuba renascer após este trágico episódio. (Fonte: PMC)

Atletismo Feminino é Vice na 2ª edição da prova “8KM AT Revista Guarujá”
Mais uma vez Roselaine voltou para casa e trouxe um troféu para Caraguatatuba. Desta vez, a atleta foi vice-campeã na 2ª edição da prova “8KM A Tribuna Revista Guarujá”, realizada neste final de semana

Caraguatatuba - A atleta Roselaine de Souza Silva conquistou mais um troféu neste fim-de-semana, durante a 2ª edição da prova “8KM A Tribuna Revista Guarujá”, prova da qual participaram também as atletas Damiana Coimbra Regis e Natasha Bento Fortunato, representantes da equipe de Atletismo da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Caraguá.
Segundo Roselaine, que também participou da 1ª edição do evento, no ano passado, seu técnico Adão Dias Durval ficou bastante surpreso com seu desempenho, uma vez que ela superou sua própria marca em relação a 2005. “No ano passado eu fiz a prova num tempo marcado pelo meu técnico. Desta vez, ele esperava que meu desempenho fosse uma média de 3 minutos e 40 segundos para o percuso de 1 km, mas consegui fazer essa distância com um minuto a menos do esperado. Com isso, acredito que tenho melhorado minhas marcas, e embora não tenha saído no pelotão de Elite, corri junto às grandes atletas o tempo todo”, explicou.
Rose disse ainda que a campeã da prova foi a colombiana Bertha Sanches, que já era cotada para a vitória e saiu no pelotão de Elite. “A atleta Sirlene Pinho, que ganhou a São Silvestre ficou em 5º lugar, sendo que ela também saiu no pelotão principal. Portanto, na minha categoria, de 25/29 anos, garantir o 2º lugar foi motivo de muito orgulho",”completou a atleta de Caraguá, que no ranking geral garantiu a 15ª colocação (os 10 primeiros lugares são de competidoras da categoria Elite). É importante destacar que em 2005, nesta mesma corrida, Roselaine tinha ficado em 37º no ranking geral.
Participaram também da prova Natasha Bento Fortunato (15 anos), e apesar de ter chegado em 5º lugar, não pôde ser premiada por ter idade abaixo da categoria em que competiu – 16 anos - e ainda Damiana Coimbra Regis, que garantiu a 6ª colocação na categoria 18/19 anos.
A equipe de Atletismo “Filhos do Vento” da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, tem como técnico o professor Adão Dias Durval, e tem se destacado em várias provas das quais participa ao longo do ano.
A atleta Roselaine conta com o apoio da Madeireira Getuba, Fran Games e Presentes e Academia Stúdio Personal, participará, em setembro, da maratona Pão-de-Açúcar de Revezamento representando uma equipe paulista. (Fonte: PMC)

Bairro Pegorelli tem 3ª rodada do Torneio de Beach Soccer
Na 1ª edição do evento no bairro, os competidores estão dando show de gols em todas as partidas. No próximo domingo mais seis disputas acontecem, valendo ainda pela primeira fase

Caraguatatuba - Nesta primeira edição do Torneio de Beach Soccer do bairro Pegorelli, região sul do município, organizada pela AMBAP – Associação dos Moradores do Bairro Pegorelli, que presta uma homenagem ao prefeito José Pereira de Aguilar, tem ocorrido muitos gols. As equipes estão fazendo disputas acirradas para buscar o título.
No domingo, 27, aconteceram mais seis jogos, onde cada equipe lutou para conquistar uma vaga na próxima fase da competição. Com apoio da SECER-Secretaria de Esportes e Recreação, o evento acontece todos os domingos no campo das Casas Populares do bairro, com entrada gratuita.
A equipe Desportivo F.C enfrentou o Tornado F. C e perdeu de 4 a 13; A Estrela Azul goleou o Unidos do Pegorelli, 10 a 3; o time E. C. Perequê-Mirim perdeu para os atletas do Pegorelli de 3 a 8 e as equipes Esporte Cristal e Sportinga empataram de 2 a 2. A equipe Cruz de Malta venceu o Olimpikus de 8 a 2 e o Juventus Instr. de Cristo foi goleado pelo Estrela do Mar de 2 a 15.
No dia 3 de setembro, domingo, pelo grupo H, se enfrentam Vira Copos e Rio Santos e Mercado São Pedro e Britânia; pelo grupo G, jogam ainda os times Porto Ferreira e E. C. Coloniano. Pelo grupo D enfrentam os times Expressinho e Imobiliária e pelo grupo A os atletas do Esporte Mirim enfrentam os competidores do Soccer Boys e o Unidos do Vale Verde entra em campo com o Pé de Serra.
Todas as competições têm entrada gratuita. Prestigie as competições esportivas do seu bairro. (Fonte: PMC)

Câmara discute e aprova 9 Projetos
Foram votados e aprovados 28 Requerimentos e 6 Moções

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba reuniu-se de forma extraordinária pela quinta vez este ano, para discutir, analisar e votar diversas proposituras. A Sessão Extraordinária aconteceu nesta segunda-feira - 28 de agosto, das 15 às 17 horas, no plenário do Parlamento Municipal.
Ao todo foram votados 9 Projetos de Lei, incluindo 1 Veto Total do Executivo e outros 5 projetos por parte da Prefeitura, além de 6 Moções e 28 Requerimentos.
Dentre as proposituras aprovadas está o Veto Total ao projeto do Vereador Juarez Pereira Pardim (PPS), sobre a expedição de carnês ou aviso de cobrança por "AR" ou "Sedex" e a disposição, de sua autoria, da contratação de auxiliar de necropsia pelas empresas funerárias da cidade.
Foi aprovado também o projeto do Vereador Omar Kazon (PL), que institui o "Dia Municipal dos Esportistas de Caraguatatuba" e do Vereador Germino de Souza (PPS), projeto que proíbe o corte de água e luz no município sem a presença do responsável pelo imóvel.
Dentre os projetos de autoria do Executivo, destaca-se a cessão do imóvel onde está localizado o Ceprolin (Centro Profissionalizante do Litoral Norte) para o Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo - CEFET/SP.
Além dos projetos, os Vereadores aprovaram 6 Moções e 28 Requerimentos. Esta foi a quinta Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Caraguatatuba, com duração aproximada de 2 horas, com a única falta anotada para o Vereador Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (PSC). (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara vota SABs, Planta Popular e Patrimônio Histórico
Projetos são de autoria dos Vereadores

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba vota nesta terça-feira - 29 de agosto, a partir das 19h30, durante a sua 26ª Sessão Ordinária semanal, apenas projetos de autoria dos Vereadores. As proposituras tem temas variados e foram elaborados com base no interesse público e comunitário.
A Ordem do Dia da Câmara Municipal de Caraguatatuba é composta apenas de 3 (três) proposituras e de autoria única dos Vereadores locais. Todos os projetos necessitam de aprovação por maioria simples.
O Vereador Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (PSC), elaborou Projeto de Lei que institui no município o "Dia das Sociedades Amigos de Bairro". A homenagem se faz pela entidade ser a única representante dos interesses das comunidades locais.
Já o Vereador Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PL), elaborou propositura que autoriza o Poder Executivo a isentar de pagamento de taxas todo aquele que retirar planta popular. O projeto segue a doutrina política do finado Vereador João Rodrigues de Godoy Filho - Baduca, o qual Cristian é filho.
Finalizando a Ordem do Dia, o Parlamentar Wilson Agnaldo Gobetti (PPS) cria, através de Projeto de Lei, o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural em Caraguatatuba. A medida visa manter viva na memória da cidade construções, objetos de arte, danças, o folclore e tradições.
A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Caraguatatuba é transmitida ao vivo, toda terça-feira, a partir das 19h30 pela rádio Caraguá FM - 89,5 Mhz ou pelo site da emissora na Internet, bem como pela NET - TV a Cabo, no seu canal 8. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Thiago Nicolin supera seu record e segue em segundo na Copa Oeste de Tambor

Ilhabela - O atleta Tiago Nicolin conseguiu recuperar a segunda posição no ranking geral da competição no último sábado em Araçoiaba da Serra e segue firme na disputa pelo título da Copa Oeste de Tambor. O evento aconteceu no Haras Estância da Primavera e Tiago bateu seu record, com o tempo de 18’362.
Faltando apenas duas etapas para o final da Copa, o cavaleiro e sua égua precisam de apenas dois quintos lugares para garantir o vice-campeonato. Confiante, Tiago promete “dar tudo de si e brigar pelo primeiro lugar no pódio”.
Novas participações - O desempenho de Tiago vem inspirando novos atletas ilhabelenses no esporte que durante muitos anos foi uma verdadeira “febre” no arquipélago. O caiçara Igor Andrade, 14(CTM Motores), ficou em 25º na classificação geral da categoria Jovem B do Congresso Nacional da ABQM(Associação Brasileira de Quarto de Milha), principal prova da categoria, correndo com seu cavalo Ronald Bill.
No início de agosto, o Rancho Vaca Louca de Mogi das Cruzes promoveu o Iº Torneio de Tambor e Baliza, e Percos Viana,22, há quatro anos sem montar, ficou em 16º na categoria geral, correndo também com Ronald Bill. Tiago Nicolin e sua égua Homayra O’Lena conquistaram a 3ª posição. O atleta corre com o apoio do Supermercado Ilha da Princesa, Ilhabela Shopping da Construção, Imobiliária Castro e Neves, Restaurante Nova York’i’, Luiz Lobo e Select Games Ilhabela.
E para quem gosta de equitação, a partir de outubro poderá praticar esta modalidade, com o treinador Tiago Nicolin, que dará aulas na Cocheira Ferradura de Ouro, no bairro do Reino. Maiores informações, podem ser obtidas pelo tel. (12) 91222936. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereador cobra verbas para programa de Saneamento Urbano em encontro com Ministro

Ilhabela - O presidente da Câmara de Ilhabela, vereador Luiz Lobo(PL) esteve em São Paulo, no fim da semana passada para um encontro com o ministro das Cidades, Márcio Fortes. Na ocasião, o parlamentar reapresentou ao Ministro, a solicitação de verba para a implantação do programa de Saneamento Urbano, que atenderá os bairros da Praia Grande, Portinho, Feiticeira, Curral, Armação, Camarão, Água Branca e Reino.
Em janeiro de 2005, quando participou do Encontro Nacional de Vereadores em Brasília, Lobo entregou ofício na sede do Ministério das Cidades com o mesmo propósito e agora, teve a oportunidade de cobrar a verba, diretamente ao responsável pela pasta.
O presidente também falou sobre o Plano Diretor, que se encontra na Câmara para análise das Comissões Permanentes da Casa e deve receber emendas até 06 de setembro. O ministro Márcio Fortes ressaltou a importância de se sancionar os Planos Diretores até 10 de outubro do corrente ano, pois do contrário, os prefeitos poderão responder por improbidade administrativa. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Reunião extraordinária

Ilhabela - No dia 22 de agosto, o Conselho Municipal de Saúde de Ilhabela (COMUS) esteve no Paço Municipal para uma reunião extraordinária.
No encontro, que contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Dr. Arquimedes Hyppolito, da funcionária da Secretaria Municipal da Saúde, Regina Celli de Souza Galvão, e demais conselheiros, foram analisados relatórios dos recursos recebidos e aplicados pela Secretaria Municipal de Saúde.
Também foram discutidos os serviços prestados na rede assistencial, referentes ao primeiro trimestre de 2006, sendo, de acordo com a funcionária Regina Galvão, aprovadas as contas deste período.
Na ocasião, foram assinadas pelos componentes do COMUS as seguintes resoluções:
Nº 07 (Caderno diagnostico da Saúde); Nº 08 (Aplicação de recurso convênio 056/2001); Nº 09 (PPI – Programa Pactuada Integrada 2006); Nº 10 (Quadro de metas 2006); Nº 11 (Relação de funcionários da rede básica em saúde); Nº 12 (Relatório de Despesas em água, luz e telefone); Nº 13 (Folha de pagamento dos funcionários lotados na rede municipal de saúde); Nº 14 (Demonstrativo de receita e despesas da Saúde). (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Empresário denuncia 'caixinha' em São Sebastião
Empreiteiro encaminha representação à Procuradoria do Estado sobre suposta fraude em contratação de obras e serviços

São Sebastião - A Procuradoria Geral do Estado analisa denúncia apresentada pelo empresário Antônio Aparecido Ferreira de Morais, de São Sebastião, de supostos atos de corrupção envolvendo a Prefeitura e a Câmara do município.
Na representação, o empresário afirma que haveria entre o Executivo e o Legislativo um 'sistema de troca de favorecimento'.
Segundo Antônio Morais, o vereador Carlos Augusto Senatore (sem partido) indicava empresas que seriam beneficidas com contratos de obras e serviços para a prefeitura, até o valor de R$ 15 mil, sem licitação. Em troca, o político apoiaria a administração municipal no Legislativo.
Segundo o advogado Luiz Fernando Fernandes Figueira, o 'esquema'estaria em funcionamento desde o ano passado e a 'comissão variaria de 10% a 15% do valor da obra ou serviço'. "O meu cliente (Morais) não aguentava mais a pressão da família e resolveu levar o caso à Justiça", afirmou o advogado.
A assessoria da Procuradoria Geral informou ontem que o assunto está em fase de análise, com a coleta de depoimentos.
OUTRO LADO - O vereador Carlos Augusto negou a existência do suposto 'esquema'. "Estão querendo manchar o meu nome e o de minha família. Estou tranqüilo e vou provar que tudo isso é mentira", declarou o político.
Em nota oficial, o prefeito Juan Pons Garcia informou que a prefeitura tem o 'máximo interesse em que a denúncia seja apurada'. Segundo Garcia, 'em nenhum momento ressalta-se ilegalidade em atos praticados pela administração municipal, todavia, a apuração faz-se necessária para que prevaleça a verdade'. (Fonte: ValeParaibano)

Câmara vota projeto que vincula licença municipal a Cetesb

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião deve votar amanhã, 29, durante sessão ordinária, o projeto de lei 025/06, de autoria do Executivo, que vincula as licenças e autorizações municipais dos empreendimentos sujeitos a sistemática de licenciamento ambiental ao parecer da CETESB (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental).
Uma emenda, de autoria do vereador Luiz Antônio de Santana Barroso, o ‘Coringa, caso seja aprovada, deverá modificar a redação do artigo 2º da matéria estabelecendo que a lei entra em vigor na data de sua publicação.
Pelo texto original, a lei municipal 46/1965, que dispõe sobre o Código de Obras, fica revogado, o que não poderia ocorrer porque, segundo a comissão de justiça do Legislativo, são assuntos diferentes.
Os vereadores também votam, em primeira discussão, o projeto de Emenda a Lei Orgânica 003/06, de autoria do Executivo, que dispõe o uso de bem municipal por terceiros.
De acordo com a proposta, a autorização administrativa será concedida sempre a título precário, não estabelecendo prazo para o uso do imóvel, podendo ser revogada a qualquer tempo a critério do Executivo e também quando verificado o descumprimento das condições estabelecidas pelo Poder Público ao autorizado.
A legislação em vigor estabelece prazo máximo de 90 dias, salvo no caso de formação de canteiro de obras públicas, quando então a autorização, permissão ou concessão corresponderá ao de sua duração.
Os parlamentares votam, ainda, pareceres a dois projetos que concedem título de cidadão sebastianense e cerca de 15 requerimentos.
A pauta, entretanto, pode sofrer alterações até o início da sessão. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Extensa programação encerrou as festividades do mês do folclore do Projeto Garoçá

São Sebastião - Encerrando as festividades em comemoração ao mês do folclore, o projeto Arteiro e Garoçá realizaram uma grande festa para alunos funcionários e comunidade no último sábado, 26 de agosto, na própria sede do projeto, localizada no bairro do Jaraguá, Costa Norte de São Sebastião.
O intuito da festa era resgatar a cultura popular com danças, histórias, música e teatro que foram trabalhados com os alunos ao longo do mês.
Logo na abertura, as crianças apresentaram um teatro do bumba-meu-boi com personagens folclóricos, índios e muita dança.
Em seguida, os convidados puderam apreciar uma roda de capoeira, o tradicional maculelê e uma puxada de rede, típicos da cultura caiçara.
Enquanto foram servidos vários pratos da comida típica como bolo de mandioca, tapioca e chás, as crianças se divertiram com muita brincadeira de ciranda, bola de gude, corre cotia, entre outros.
As alunas que praticam aula de dança no projeto homenagearam a região Nordeste com uma coreografia de frevo.
De acordo com a coordenadora do projeto Garoçá e Arteiro, Maria Inez Zanardi, o principal objetivo da festa era trazer a cultura para mais perto, integrando alunos e comunidade. “O resultado final ficou lindo, isso mostra que os alunos entenderam o objetivo e a importância do resgate das nossas raízes”.
O único momento de silêncio da festa foi quando o caiçara Juscelino Leite de Souza, contou diversos “causos” e histórias curiosas da nossa região. Além de relatar a dificuldade vivida pelos pescadores em manter a cultura caiçara.
No final da festa foi servido um almoço para todos os presentes que puderam degustar o tradicional prato nordestino “vaca atolada”. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Equipe de São Sebastião vence torneio de futebol society feminino em Ubatuba

Ubatuba - A equipe de São Sebastião foi a campeã da “2ª Copa Tortilhão de Futebol Society Feminino”, disputada nos dias 26 e 27, na quadra da piscina municipal de Ubatuba.
O título foi decidido nos pênaltis, após São Sebastião e Poiares (Caraguatatuba), empatarem em 3 a 3 no tempo normal; Danielly (2) e Luciana marcaram para São Sebastião enquanto Franciele (2) e Deborah anotaram os gols do Poiares.
Na decisão por pênaltis, Hevelin e Juliana garantiram a vitória de São Sebastião por 2 a 1 (Taimê marcou o gol da equipe de Caraguá). São Sebastião levou o título jogando com Juliana, Ângela, Cristiane, Luciana, Michelle, Janaina, Danielly, Hevelin, Luana e Joyce.
A equipe do Idalina, de Ubatuba, ficou na terceira posição do torneio. A jogadora Meire recebeu o prêmio pela artilharia da competição, com 7 gols marcados.
A “2ª Copa Tortilhão de Futebol Society Feminino” foi uma realização da Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da secretaria de Esportes e Lazer, com o patrocínio do Restaurante Tortilhão. (Fonte: PMU)

Fundart abre inscrições para IV Salão de Belas Artes de Ubatuba

Ubatuba - A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) abrirá, a partir do dia 1º de setembro as inscrições para o IV Salão de Belas Artes de Ubatuba. Os interessados têm até o próximo dia 22 para se inscrever. A premiação em dinheiro chegará a R$ 5 mil, referentes a dois prêmios aquisitivos: um de R$ 2 mil para um artista local e um de R$ 3 mil para qualquer participante, além das medalhas de ouro, prata e bronze.
O último Salão de Belas Artes, ocorrido em outubro do ano passado, contou com a participação de treze cidades do estado de São Paulo, num total de 116 artistas e 275 obras inscritas. Para este ano, o Grupo Setorial de Artes Plásticas da Fundart promoverá o concurso em nível nacional e espera a participação de artistas de diversas regiões do país.
Os artistas interessados devem se inscrever na sede da Fundart (Pça. Anchieta, 38 – Centro – Ubatuba – SP), nas seguintes categorias: pintura acadêmica, contemporânea, desenho e escultura. Mais informações pelo telefone (12) 3833-7000 ou pelo e-mail gruposetorialdeartesplasticas@fundart.com.br, com Paulo Alves. A ficha de inscrição e o regulamento estarão disponíveis no site da Fundart ( www.fundart.com.br ) (Fonte: PMU)

Regional Norte realiza melhorias em estrada

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Administração da Regional Norte, realizou serviços de melhorias no caminho de servidão que liga o bairro do Cambucá à praia do Ubatumirim. Foram colocadas três linhas de tubo e realizado patrolamento nesta estrada que há décadas não recebia nenhum tipo de manutenção e que é a verdadeira rua de acesso à praia, já que o outro acesso é a estrada que pertence ao loteamento que lá existe. O prefeito Eduardo Cesar lembrou que a região norte é de extrema importância para o município e que a prefeitura está preocupada em realizar todo o tipo de melhorias naquela região. “Estamos atenciosos com a região norte e com a inauguração da Administração da Regional Norte, no início deste ano, temos conseguido atender melhor às reivindicações dos moradores de locais mais afastados do centro. Temos uma equipe preparada e empenhada em conseguir melhorias especificamente para os bairros daquela região”, disse o prefeito. (Fonte: PMU)





Semana de 2508 à 31/08

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Tristão e Isolda"
Ás 15:00 hs - 19:10 hs .

"Protegida Por Um Anjo"
Ás 17:20 hs - 21:30 hs.



CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Sentinela"
Às 15:00 hs - 19:10 hs .
 

"O Libertino"
Ás 17:00 hs - 21:10 hs.
 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Caiu cação no mundéu

José do Céu
De morada em Picinguaba
Visitou seu mundéu
No carreiro das pacas
E encontrou um cação
Preso na armadilha
Esconjurou
Se benzeu
Fugiu morro abaixo
Enquanto isso
A caça assava no fogão
Do arteiro Pedro João.
 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

“INVASÃO CULTURAL”
Neste último domingo, a partir das 9 horas, o Terminal Turístico do Perequê-Açu foi “invadido” por jovens do Projeto Ritmologia de Rua, coordenado pelo Bob, aproveitando aquele espaço para a prática do skate, de danças de rua, para apresentação de grupos de RAP e para a grafitagem das paredes do local.
O movimento dos jovens contou com o apoio de comerciantes da região que doaram tintas e materiais necessários para a grafitagem. Uma família ofereceu sanduíches e refrigerantes aos artistas.
Também contou com o apoio da Associação Pólo Produtivo de Ubatuba, da Associação Comunitária do Perequê-Açu e da Ong Cidade Cidadão. Essa iniciativa tem como objetivo recuperar o espaço ocioso do Terminal como um espaço cultural e de lazer.
O Show atraiu mais de cem jovens, inclusive banhistas que estavam na praia em frente. Um senhor, morador nos Jardins, na Capital, elogiou bastante dizendo que é interessante essa prática e que deve ter continuidade.
O Projeto Ritmologia de Rua, que começou há uns dois anos no Programa Escola da Família, articulando jovens da região do Horto e do Ipiranguinha, com o objetivo de difundir o movimento hip hop e incentivar o protagonismo juvenil na luta contra as drogas e pela cidadania plena.
No próximo dia 03/09, a partir das 9 horas, na praça 13 de Maio, no centro de Ubatuba, estarão participando do Projeto Grafitando pela Vida, em parceria com a Agenda 21 do Litoral Norte, Prefeitura Municipal de Ubatuba e Programa Escola da Família – Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba.

Rui Alves Grilo
Professor da EE Deolindo de Oliveira Santos

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Barra do Rio - Maxaranguape-RN ©Vanessa Santos

Barra do Rio - Maxaranguape-RN
 ©Vanessa Santos

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor