Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006 - Nº 1596 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
UNIMÓDULO inicia amanhã curso de Gastronomia
Ecologia da Mente é tema do "Manhãs Filosóficas" no UNIMÓDULO
Estudantes do UNIMÓDULO recebem "Homenagem destaque esportivo 2006"
Semana Elpídio dos Santos

Caraguatatuba
Caraguá aumenta estrutura para receber o público no desfile de 7 de setembro
Prefeitura entrega obra e veículos ao município
Cerca de 100 atletas participaram da 2ª etapa do Paulista de Down Hill em Caraguá
Luciano Bruller, de Caraguá, fica em 5º lugar na semi-final do Campeonato Paulista
Teatro Mario Covas apresenta Terça Insana - Ventilador de Alegria
Fundo Social reuniu mais de mil pessoas na Tarde Festiva do Casa Branca/Olaria
Comunicado

Ilhabela
Prefeitura de Ilhabela capacita profissionais da Saúde

São Sebastião
Rapaz é preso em assalto a ônibus
Projeto de ZEIS


Ubatuba
Cartilha vai orientar pescadores
Palestra gratuita na ACIU - Autônomos e contrato de prestação de serviços
ACIU oferece oficina de bijuterias
Prefeitura viabiliza contato entre pescadores e Ibama
Prefeitura abre inscrições para curso de hortas suspensas

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

UNIMÓDULO inicia amanhã curso de Gastronomia
O Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO inicia amanhã, dia 30 de agosto, o curso de gastronomia - cocção básica. As aulas serão realizadas no Ceprolin e têm como objetivo transmitir conhecimentos sobre as técnicas e procedimentos básicos da cozinha.

Litoral Norte - A partir de amanhã, dia 30 de agosto, as pessoas interessadas em obter mais conhecimentos sobre gastronomia terão uma boa opção no Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO. É que será aberta uma turma do curso de extensão "Gastronomia, cocção básica", que terá duração de 40 horas e tem como objetivo transmitir aos participantes os conhecimentos básicos sobre essa área.
Esse curso já foi promovido aos estudantes de Turismo da instituição e agora, pela primeira vez, é aberto ao público externo. Este treinamento possibilitará a obtenção de conhecimentos referentes às técnicas e procedimentos básicos da cozinha, abordando a gastronomia através das suas condutas de boas práticas de higiene, insumos para uma cozinha comercial, considerando conhecimento de vegetais e carnes, tipos de cocção, tipos de corte e preparo de molhos básicos, além de elaboração e organização de pratos.
Para participar não é necessário ter habilidades nessa área. Basta estar interessado em obter conhecimentos sobre o assunto, ou ser um apreciador da arte gastronômica. O participante deverá fazer aquisição de uniforme específico para as aulas, composto por uma dôuma, um avental e uma touca. A carga horária a ser cumprida é de 4 horas por aula, em encontros quinzenais realizados no Ceprolin (Centro Profissionalizante do Litoral Norte), das 19 às 23h.
O curso será ministrado por Leonardo José da Fonseca Ribeiro (Profº. Léo Fonseca) e Mirna Mariane Harue Noda. Léo é formado em comunicação social pela Universidade Federal de Goiás, especialista MBA em Hotelaria e Turismo pela Universidade Cambury, especialista em Administração Hoteleira pelo Senac e cozinheiro chef internacional pelo Senac.
Mirna Mariane Harue Noda tem formação em Relações Internacionais pela FASM (Faculdade Santa Marcelina), é cozinheira chef internacional pelo Senac, realizou o curso de sushi e sashimi pelo restaurante Miyake de São Paulo, além de ter experiência no setor hoteleiro.
Durante o curso, serão abordarão alguns assuntos, tais como: a identificação das normas de boas práticas de higiene no controle e manipulação de alimentos; identificação dos materiais (equipamentos e utensílios) utilizados nas preparações de alimentos; os principais gêneros alimentícios utilizados nas produções culinárias; os procedimentos para execução das preparações básicas em alimentos, cocção básica, preparação e organização de pratos.
O material de aprendizado será fornecido por meio digital e as aulas teóricas e práticas serão realizadas em laboratório prático gastronômico. As pessoas que tiverem interesse, mas ainda não estão inscritas, poderão iniciar o curso a partir da segunda aula. O término previsto das aulas é o dia seis de dezembro. Todos os participantes receberão certificado de conclusão.
Informações sobre vagas, valor e a forma de pagamento do curso podem ser obtidas pelo telefone (12) 3897-2044 ou 3897-2000. (Fonte: Módulo)

Ecologia da Mente é tema do "Manhãs Filosóficas" no UNIMÓDULO
Os professores, alunos e a comunidade poderão debater o tema "Ecologia da Mente: uma concepção quântica do ser", no próximo dia 25 de agosto. O encontro integra o programa "Manhãs Filosóficas", que é realizada mensalmente no UNIMÓDULO.

Litoral Norte - O Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO realiza no próximo dia 25 de agosto, no Auditório Angelo Fonseca Nogueira, mais uma edição do "Manhãs Filosóficas". Como o próprio nome diz, o evento tem como objetivo reunir alunos, professores e a comunidade para a discussão e filosofia sobre assuntos diversos.
Idealizado pelo curso de Educação Física, o projeto abordará dessa vez o tema "Ecologia da Mente: uma concepção quântica do ser". O palestrante responsável por esse assunto no encontro será o professor Luiz Fabiano Seabra.
Conforme explicou Seabra, a palestra apresentará uma abordagem holística do ser, integrando as dicotomias (aspectos emocionais e racionais, quantitativos e qualitativos) instauradas pela ciência moderna, ressaltando a complexidade e as inter-relações entre as diversas dimensões que compõem o ser humano.
O programa "Manhãs Fiolosóficas" foi iniciado no UNIMÓDULO em abril de 2006, como uma atividade acadêmica mensal do curso de Educação Física, destinada a reflexões de assuntos variados. Os encontros acontecem sempre às sextas-feiras, das 11 às 12h.
O evento é aberto aos alunos de todos os cursos, além do público externo que tiver interesses nos temas abordados. O "Manhãs Filosóficas" já teve a participação do professor Sérgio Burihan, cujo tema trabalhado foi "Frans Boas e a antropologia cultural", promovendo discussões relevantes sobre o conhecimento de nossa região e do mundo; do coordenador do curso de Letras, Prof. Ms. Wellington de Oliveira, que dirigiu as discussões sobre Hannah Arendt e Paulo Freire, com diálogos para uma epistemologia humanizadora.
Os alunos interessados em participar das palestras podem se inscrever no CAM (Centro Acadêmico Módulo). A comunidade, também convidada a participar, basta comparecer no local indicado, na data do encontro. (Fonte: Módulo)

Estudantes do UNIMÓDULO recebem "Homenagem destaque esportivo 2006"
Vários alunos, ex-alunos e professores do UNIMÓDULO foram homenageados na semana passada como "Destaque Esportivo 2006". A dedicação de cada um em diversas modalidades resultou na premiação, que aconteceu pela primeira vez no Litoral Norte.

Litoral Norte - Além dos títulos que vêm recebendo em campeonatos de vários níveis, como regional, estadual e nacional, os alunos do UNIMÓDULO que atuam em diversas modalidades esportivas acabam de se destacar mais uma vez. O desempenho e dedicação com o esporte foram reconhecidos com a "Homenagem Destaque Esportivo 2006", que pela primeira vez premiou atletas do Litoral Norte de São Paulo.
Entre os 86 atletas de Caraguatatuba que foram lembrados com esse prêmio estavam vários alunos, ex-alunos e professores do Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO. Apesar de já ocorrer há seis anos em nível nacional, os atletas da região ainda não estavam entre os homenageados anuais. Trazer a premiação para o litoral foi iniciativa do mestre de Hapkidô, Luiz César Grotti dos Santos, mais conhecido como Luizão.
O evento é promovido pela Cooperspor (Cooperativa de trabalho dos profissionais de esporte), do qual Luizão é o responsável regional. Para a realização em Caraguatatuba, a cooperativa contou com o apoio da Ufeesp (União das federações esportivas do estado de São Paulo).
Entre os alunos homenageados estavam Leonardo (hapkidô), Eloísa Mota (hapkidô), Fabiana (tae-ken-dô), Henrique (Kick Boxer), os atletas Bolsa Esporte Alexandre Abranches (hapkidô), Matheus Prazeres (bicicross), Rafael Brasil (tae-ken-dô), Edmar (canoagem), B.A. Oliveira (supino) e Trajano Medrado Santos (jiu-jitsu). Também foram premiados os ex-alunos Leo e Neto da musculação, Vilomar (kung-fu), Joelma do hapkidô, assim como o professor do curso de educação física Sergio Burihan, que foi reconhecido pela atuação na capoeira e o professor Rodrigo, pelo hapkidô.
Conforme explicou Luizão, a proposta de homenagear os atletas do Litoral Norte foi um meio de dar um incentivo a esses profissionais. Além disso, alguns ex-atletas que foram responsáveis direta ou indiretamente para a fomentação do esporte na região também foram homenageados. "Eles tiveram sua importância e muitas vezes são esquecidos. Queríamos proporcionar esse reconhecimento e até dar estimulo para que os anfitriões do esporte no litoral continuem atuando", destacou.
Basquete, natação, tênis de mesa, musculação, dança, capoeira, yoga e artes marciais no geral estavam entre as modalidades cujos participantes foram homenageados. A iniciativa da homenagem é de Yeo Jim Kim, presidente da Liga Nacional de Tae-ken-dô.
Para Luizão, o resultado dessa primeira etapa foi positivo e por isso, ele já planeja realizar outras edições. O mestre em hapkidô ressaltou a importância do incentivo oferecido pelo UNIMÓDULO nos eventos esportivos. "Queremos que essa homenagem premie anualmente os destaques do esporte do Litoral Norte, pois além do estimulo, proporciona a troca de experiência entre os atletas de várias modalidades. Reunir várias categorias num mesmo local é um momento único, algo importante para o crescimento do esporte em geral na região", finalizou.
Alguns destaques Bolsa Esporte - O aluno do Colégio Anglo Módulo, Matheus Prazeres, recebeu o prêmio na modalidade BMX Olímpico, entre outros atletas do Litoral. Prazeres é o piloto nº 8 do mundo na categoria 8 anos, classificação obtida no Campeonato Mundial de Bicicross, disputado no final de julho este ano em São Paulo, com 40 pilotos de 16 países. Além da classificação mundial, Matheus foi o melhor Brasileiro classificado.
Outro atleta UNIMÓDULO que recebeu o prêmio Destaque Esportivo 2006 foi Trajano Medrado, da modalidade Jiu Jitsu, que está entre os cinco melhores faixas preta do Brasil. Este ano ele foi campeão no absoluto faixa preta na eliminatória Grand Prix de Jiu Jitsu, vice-campeão Paulista de Jiu Jitsu, melhor da categoria máster no ranking FESP "Melhores do Brasil" e pela terceira vez o campeão e 4º no absoluto Copa Verão Jiu Jitsu.
O atleta de braço de ferro e supino B. A. Oliveira considerou importante esse reconhecimento. Ele agradeceu à Super Forma, que tem contribuído muito com seu desempenho. (Fonte: Módulo)

Semana Elpídio dos Santos

Litoral Norte - IES - Instituto Elpídio dos Santos

Quem somos?

O IES - Instituto Elpídio dos Santos é uma ONG, sem fins lucrativos, instituída nos termos da legislação vigente, sediada em São Luiz do Paraitinga, Estado de São Paulo.

Qual a nossa missão?

- Trabalhar na divulgação da obra do compositor Elpídio dos Santos;
- Pesquisar obras musicais do Vale do Paraíba;
- Organizar cursos e oficinas com vistas à formação de público que valorize a cultura musical de São Luiz do Paraitinga e da região.

O que nos distingue?

A cidade de São Luiz do Paraitinga, sede da entidade tem se revelado um destino privilegiado para os que apreciam as festas populares, como a Festa do Divino, o carnaval e outras manifestações ligadas a nossa tradição. A cidade conta, ainda, com um belo patrimônio arquitetônico e com uma paixão pela música que se manifesta através de sua Banda, Fanfarras premiadas, grupos de violeiros, grupo de seresta.
A obra musical de Elpídio dos Santos foi amplamente divulgada por todo o país pelo cineasta Amacio Mazzaropi em 22 de seus filmes e gravada por artistas de renome como Cascatinha Inhana, Pena Branca e Savantinho, Demônios da Garoa, Renato Teixeira, Sérgio Reis, Almir Satter, Fafá de Belém, Suzana Salles entre outros e conta com mais de mil músicas, cerca de cem gravadas e as demais inéditas.

O que estamos solicitando?

Divulgação da Programação da Semana Elpídio dos Santos 2006, evento cujo objetivo é compartilhar com amigos, músicos e população da região a obra do compositor luizense Elpídio dos Santos.

02/Setembro
21:00h - Show do Grupo Paranga
Local: Coreto da Praça Osvaldo Cruz
Show ao ar livre e gratuito.

03/Setembro
11:00h - Inauguração do Coreto com o nome de Elpídio dos Santos e retreta com a Corporação Musical São Luiz de Tolosa.
Por iniciativa da Câmara Municipal e Prefeitura Municipal de São Luiz do Paraitinga o coreto da Praça da Matriz foi denominado Elpídio dos Santos. Será descerrada a placa indicativa da homenagem com a presença de autoridades locais.

Nossos agradecimentos e um convite especial a todos vocês.

Maria Regina dos Santos
Presidente
E-mail: reginavig@gmail.com

Parê Santos
Diretora Executiva
E-mail: pare.santos@gmail.com
Tel: (12) 3832-1250 ou 97147888

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguá aumenta estrutura para receber o público no desfile de 7 de setembro
O prefeito também quer comemorar junto à população a inauguração de mais uma quadra de tênis e a entrega de novos veículos e equipamentos à Secretaria de Serviços Públicos.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba aumentou a estrutura para o desfile cívico de 7 de Setembro pois espera um público maior este ano, inclusive de turistas, devido ao feriado prolongado, de quinta, 7, a domingo, 10.
De acordo com a Secretaria de Educação, o desfile de tema "Brasil, és belo, és forte e o teu futuro espelha esta grandeza" terá este ano em torno de 7.300 mil participantes, entre escolas municipais, estaduais, particulares, associações, pastorais, igrejas, secretarias municipais. Este ano participará a Banda Municipal de Ilhabela, que foi convidada pela Prefeitura.
O desfile começa às 9 horas na Avenida da Praia do Centro, logo após o hasteamento da bandeira, às 8h, no prédio da Setur-Secretaria Municipal de Turismo, na Praça Diógenes Ribeiro de Lima. A Prefeitura prepara uma grande estrutura para receber o público, com 160 metros de arquibancadas, o dobro do ano anterior.
A Secretaria de Educação confirmou a presença de diversas empresas privadas. Irão desfilar os Escoteiros, a Cavalaria, a Sabesp, a Praiamar, a Samesp, a Pioneira e escolas particulares. A maioria já iniciou os ensaios para o desfile cívico, que deverá ter grande ênfase na história, no presente e no futuro do país. O Colégio Lippi, por exemplo, já está confeccionando as fantasias para o desfile que envolverá 300 alunos para apresentar ao público e às autoridades o tema "História do Brasil". (Fonte: PMC)

Prefeitura entrega obra e veículos ao município

Caraguatatuba - O prefeito José Pereira de Aguilar quer aumentar as comemorações junto à população com a entrega de uma quadra de tênis no centro da cidade, e ainda veículos e equipamentos à Secretaria de Serviços Públicos, na quinta-feira, dia 6, na Praça Ton Ferreira, onde foi construída a quadra de tênis.
A quadra será entregue à população após quatro meses, conforme prometida. O custo foi de R$ 48.482,00 e será aberta a toda a população. À Secretaria de Serviços Públicos serão entregues no mesmo local, um trator agrícola, um caminhão de hidrojateamento e um triturador de galhos.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Roberti Costa, os equipamentos serão de grande utilidade nos diversos serviços prestados à população em todos os bairros.
O caminhão de hidrojateamento a vácuo e a pressão executará serviços de infra-estrutura e saneamento, na desobstrução de rede coletora de esgotos, desassoreamento de galerias de águas pluviais e limpeza geral das fossas sépticas. Sua capacidade de armazenamento é de 6.500l de material orgânicao e 3.500l de água potável. Nas operações à vácuo, tem uma pressão média de 2.500lb e nos serviçso de pressão, atinge a 2.000lb. Já com a trituradora de galhos de árvores, a Prefeitura irá utilizar todo o material triturado como adubo de plantas e áreas verdes. O trator agrícola é um equipamento que operará no trabalho de patrulha rural a ser implantado nas estradas vicinais e zona rural do município, como apoio a produtores hortifrutigranjeiros. (Fonte: PMC)

Cerca de 100 atletas participaram da 2ª etapa do Paulista de Down Hill em Caraguá
O evento foi uma das atrações do fim-de-semana na cidade e reuniu atletas de todo o estado em busca da melhor colocação para a 3ª etapa do campeonato, que acontece nos dias 16 e 17 de setembro em Maresias, São Sebastião

Caraguatatuba - O Morro Santo Antônio em Caraguatatuba foi palco de um dos encontros mais radicais do ciclismo nos dias 26 e 27, quando a cidade sediou a 2ª etapa do campeonato Paulista de Down Hill e reuniu cerca de 100 competidores de todo o estado, Vale do Paraíba e Litoral Norte e atraiu diversas pessoas amantes do esporte para o local do evento.
Caraguá teve a participação de 12 bikers que não se intimidaram com os adversários e conquistaram um lugar ao pódio. Na categoria Rígida Júnior, Leonildo dos Santos conquistou o 1º lugar, Alfredo Gans Júnior, o 2º e Alien Crispin o 3º lugar; na Júnior, Felipe Cambusano de Caria ficou com o 2º lugar e Lucas Takahashi o 4º. Na Máster A, Pérsio Luiz de Almeida ficou em 3º lugar, Ricardo Teixeira em 7º e Jefferson Luiz Silva em 12º; na Master B, Pascoal Martinez conquistou o 1º lugar seguido por Rafael de Caria em 2º. Na categoria Rígida Sênior, Leandro Estato ficou em 4º lugar e Rodolfo Monteiro em 8º. Somente três competidores de Caraguá não conseguiram subir ao pódio. Foram premiados com medalhas do 1º ao 5º colocado de cada categoria.
De acordo com o atleta Caraguatatubense, Pascoal Martinez, todos dos bikers de Caraguá deverão participar da 3º etapa, no mês de setembro, em Maresias, São Sebastião. "Fizemos o ranking dos atletas de Caraguá. Em 1º lugar ficou o Felipe (3,06,71) em 2º Leonildo (3,12,08), em 3º ficou o Pérsio (3,13,07) eu fiquei em 4º lugar (3,22,52). Belloco ficou em 5º (3,22,60), Ricardo em 6º (3,22,96), Alfredo em 7º (3,24,71), Lucas em 8º (3,27,67) Alien em 9º (3,29,99), Jefferson em 10º (3,33,85), Rodolfo em 11º (3,34,14) e em 12º Rafael (3,52,55). Esse é o nosso ranking, ainda não temos o resultado do ranking geral com todos os competidores da federação", disse Martinez.
A 1ª etapa foi realizada na cidade de São Roque no Ski Montain Park, com 209 atletas inscritos, porém apenas 196 completaram a prova. A 3ª etapa será nos dias 16 e 17 de setembro em São Sebastião (Maresias); a 4ª será nos dias 21 e 22 de outubro em Socorro (Morro do Cruzeiro) e a final nos dias 11 e 12 de novembro em Guaratinguetá (Gomeral).
 (Fonte: PMC)

Luciano Bruller, de Caraguá, fica em 5º lugar na semi-final do Campeonato Paulista
Com este resultado, Bruller ocupa agora a 13ª posição no ranking geral e foi convidado para participar da 4ª etapa do Campeonato Brasileiro Amador, em Matinhos, no Paraná.

Caraguatatuba - O surfista de Caraguá, Luciano Bruller, 17, conquistou no fim de semana, o 5º lugar na semi-final da 3ª etapa do Campeonato Paulista, realizado na Praia do Sonho, no Guarujá, no último fim de semana. O atleta contou com o apoio da Prefeitura de Caraguá por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação.
Segundo Bruller, foi uma disputa acirrada com 64 surfistas renomados de todo o estado, na categoria sub 16, entre eles Wigori Dantas, atual líder no ranking paulista. Com este resultado, Bruller ocupa agora a 13ª posição no ranking geral e foi convidado para participar da 4ª etapa do Campeonato Brasileiro Amador, em Matinhos, no Paraná.
Bruller está otimista com o resultado e intensificou os treinos visando obter um bom desempenho no campeonato, mas procura um patrocinador para continuar investindo no surf profissional. Bruller agradece ao apoio da Gestão 21, Pranchas Brider, Academia Linha D´Água, Memura Estacionamento e Prefeitura.
O atleta caraguatatubense é campeão municipal nas categorias jr, open e outras e vem se destacando nos campeonatos paulista e brasileiro. (Fonte: PMC)

Teatro Mario Covas apresenta Terça Insana - Ventilador de Alegria
Um dos espetáculos mais comentados pelo público e crítica, chega a Caraguá. Com um humor inteligente, surpreendente e contemporâneo sem deixar de ser popular, Terça Insana acontece nos dias 8 e 9 de setembro.

Caraguatatuba - O Teatro Mario Covas apresenta nos dias 8 e 9 de setembro, às 21 horas, o espetáculo de humor Terça Insana - Ventilador de Alegria. Os ingressos custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada).
Com esse espetáculo o grupo está numa nova turnê nacional. Eleito pelos assinantes da UOL, como um dos cinco melhores espetáculos de 2002, indicado pela VEJA, ISTO É, GUIA DA FOLHA, CARTA CAPITAL, VOGUE, a TERÇA INSANA tem sido saudado pela crítica especializada como o novo Teatro de Revista.
Ventilador de Alegria é uma coletânea das melhores criações exibidas no palco de São Paulo, desde o final de 2004 até o inicio de 2006, reuniram novas cenas e personagens criados por atores que participam do elenco fixo desde a sua criação, Grace Gianoukas e Roberto Camargo, além de dois novos talentos revelados no palco da Terça Insana: Agnes Zuliani e Marco Luque
Tudo com a com a mesma qualidade que sempre consagrou o projeto: humor inteligente, surpreendente e contemporâneo, sem deixar de ser popular.
A Terça Insana, começou num pequeno cabaré no centro da cidade, despretensiosamente, com o único propósito de trocar idéias criativas entre a classe artística e, acabou virando uma febre em São Paulo, mudou-se para um local maior e, desde a estréia, lota os quase 600 lugares do Avenida Club... Por que?
A idéia de assistir um espetáculo novo a cada semana criou um público fiel, que avisa os amigos, que avisa os amigos e que trás mais amigos....pois o ambiente é informal, uma casa de shows com serviço de bar e depois ainda se pode dançar e conversar. Mas apenas isto não seria suficiente para trazer este público que não para de aumentar. Qual é o segredo da Terça Insana?
É o humor crítico, por vezes hard core, outras vezes tão simples que ainda ninguém tinha ousado, mas sempre um humor repleto de inteligência, que faz gargalhar os tipos mais ecléticos de público: de casais de classe média à alta, de modernos cheios de piercing a senhoras que fretam vans, passando por artistas, jornalistas e publicitários.
Porém esta proposta jamais seria tão bem sucedida, se não contasse com o time de atores-autores que compõem o elenco fixo do show. Do tipo: criadores e bem-humorados compulsivos, sua capacidade de observação, síntese e reprodução do patético cotidiano em que estamos instalados tem garantido o êxtase do público. (Fonte: PMC)

Fundo Social reuniu mais de mil pessoas na Tarde Festiva do Casa Branca/Olaria
O Bazar Itinerante do Fundo Social de Solidariedade, da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba foi uma das atrações da Tarde Festiva realizada para a população do Casa Branca e Olaria, no último sábado 26

Caraguatatuba - As comunidades dos bairros Casa Branca e Olaria participaram no último sábado 26 do projeto "Tarde Festiva", realizado pelo Fundo Social de Solidariedade, da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.
Segundo a coordenadora do evento, Cilce Fabrette, foram distribuídas mais de mil peças de roupa por meio do bazar itinerante. Além da doação de roupas, as crianças puderam participar de atividades como Pintura facial, com o monitor Gustavo Aimar Fenich, e assistir apresentações de dança do projeto De Bem com a Vida, coordenado pela Assistente Social Maria Vicentina Corrêa, com aulas da monitora Beatriz de Souza Ribeiro.
A Tarde Festiva contou com diversas atrações, inclusive distribuição de algodão doce e pipoca à vontade, graças ao apoio do sr. Nilson Bonome. Mais de mil crianças participaram do evento, que começou às 14h e foi até o final da tarde, com a presença do prefeito José Pereira de Aguilar, que aproveitou a ocasião para distribuir balas e doces para todos os presentes. A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar e outras autoridades também marcaram presença neste projeto, que foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e aconteceu nas dependências do CIEFI "Oswaldo Ferreira", no Casa Branca.
Para Cilce Fabrette, "o evento foi um grande sucesso, porque agradou a comunidade e mostrou o trabalho do Fundo Social. A população foi bastante receptiva e aproveitou bastante o evento, que contou ainda com apresentações de dança e animações de palhaço e pernas-de-pau da FUNDACC(Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), além de cortes de cabelos gratuitos, com as participantes do curso de corte de cabelo ministrado pela profissional Marlene Rosa Sabino de Souza, no Núcleo Social do Travessão, e apresentação do grupo Timbalata, da EMEF Alaor Xabier Junqueira, do bairro Travessão, que animou a Tarde Festiva mostrando muito talento por meio de instrumentos feitos de lata. (Fonte: PMC)

Comunicado

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba informa que não tem nenhuma participação na realização do show da dupla Teodoro e Sampaio anunciado para o dia 3 de setembro. Informa ainda que não expediu nenhum alvará para a realização de tal evento.
Mais informações 3882-5441 na Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Prefeitura de Ilhabela capacita profissionais da Saúde

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal de Saúde estará realizando o curso de Capacitação Técnica para os profissionais de nível médio, incluindo Recepcionistas, Auxiliares e Técnicos de enfermagem, Auxiliares de consultórios dentários, Agentes de Saúde bucal e Auxiliares administrativo.
O curso terá duração de 09 horas e será ministrado no auditório do Paço Municipal nos dias 30 e 31 de agosto e 1º. de setembro, tendo como objetivo: relacionamento, políticas de saúde, comunicação, diferenças interpessoais e a importância do trabalho.
Segundo a coordenadora municipal do PACS/PSF, Arlene Balangue Trallero de Oliveira, em uma 2ª. fase, esta Capacitação se voltará para cada categoria profissional, que será realizada provavelmente no mês de outubro, enfocando temas como: Saúde Bucal (no continente e nas Ilhas); Aleitamento Materno; SUS/PSF; Técnicas de Enfermagem (Imunização/Aplicação de Vacina/Preventivos/Curativos/Exames do Pezinho, etc.); Saúde da Mulher (Prevenção CA/PN/Planejamento Familiar); Assistência Social (marcação de exames – Vagas/serviço/fluxo migratório); Hospital (internação/fluxo/acesso/relacionamento); Técnicas de relaxamento; Saúde da criança e do adolescente; Saúde do Idoso; Primeiros Socorros; Vigilância Epidemiológica DST/imunização/doenças de notificação compulsória); Segurança no Trabalho (uso de equipamentos e uniformes) e Saúde Mental. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Rapaz é preso em assalto a ônibus

São Sebastião - Um homem foi preso em flagrante e outro conseguiu fugir durante um assalto ao ônibus da empresa Coletivo Auto Viação, na noite de segunda-feira. Segundo a Polícia Civil, os assaltantes entraram no veículo da linha Costa-Centro, no bairro do Varadouro, e anunciaram o assalto. Enquanto, um deles ameaçava o motorista, outro obrigava o cobrador a entregar o dinheiro. Ao ver a ação, um policial que estava à paisana tentou impedir e imobilizou um dos rapazes, que foi preso. O outro conseguiu fugir e até ontem não havia sido identificado. O acusado preso G.O.S., 18 anos, foi levado para a Cadeia Pública de São Sebastião.
 (Fonte: ValeParaibano)

Projeto de ZEIS

São Sebastião - O presidente da Câmara de São Sebastião, Wagner Teixeira (PV), decidiu não colocar o projeto da ZEIS, de autoria do Executivo, para aprovação na pauta da sessão que será realizada às 17 horas de hoje.
De acordo com Teixeira o projeto tem o prazo até o dia 12 de setembro para ser votado. Desta forma ele considera que o projeto, que vem causando uma grande polêmica, principalmente com as discussões paralelas do Plano Diretor e Lei de Uso e Ocupação do Solo junto à comunidade, deva seguir seus tramites normais até que todas as sugestões e propostas sejam efetivamente definidas.
No entanto, o presidente não descarta a possibilidade do projeto entrar na pauta da próxima sessão dia 5/09. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Cartilha vai orientar pescadores

Ubatuba - Pescadores de Ubatuba vão se reunir amanhã com representantes do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), da Polícia Ambiental e da prefeitura para tratar dos problemas da classe.
O encontro é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento do município. Nas últimas semanas, em razão de desconhecimento da legislação pesqueira, pescadores foram autuados por falta de cumprimento das normas em vigor.
Uma das metas é elaborar uma cartilha para orientar os profissionais sobre a legislação vigente para o setor.
A secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Ubatuba, Valéria Gelli, disse ontem que os pescadores vão entregar ao Ibama um documento expondo os problemas da classe.
ORIENTAÇÃO - Na pauta de reivindicações consta também o direito de participar das discussões para elaboração de normas para a pesca.
Segundo informou a secretária, os pescadores também vão receber orientações sobre as regras da pesca. Será elaborada uma cartilha explicativa sobre as normas pesqueiras vigentes, em conjunto com a ONG (Organização-Não Governamental) 'Mar Vivo' e a Polícia Ambiental.
Pelo menos 2.000 pescadores vivem ao longo da costa de Ubatuba, que é considerado o terceiro maior município pesqueiro do Estado de São Paulo, com uma produção anual que chega a cerca de R$ 9,2 milhões. (Fonte: ValeParaibano)

Palestra gratuita na ACIU - Autônomos e contrato de prestação de serviços

Ubatuba - Descritivo: O que é ser autônomo estabelecido e não estabelecido; qual a diferença em relação ao empregado registrado; o que caracteriza o vínculo empregatício. Contrato de prestação de serviços, como ter absoluta validade.
Quais as diferenças entre autônomos e empregados; qual o perfil do profissional autônomo; como elaborar o contrato do profissional autônomo.

Dia: 20 de setembro
Horário: 19h00
Duração: 2 horas (aproximadamente)
Local: Associação Comercial de Ubatuba
Gratuita
Vagas limitadas
(Fonte: ACIU)

ACIU oferece oficina de bijuterias

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba, em parceria com o Senac e o Sebrae, está realizando durante toda esta semana, a oficina de bijuterias.
A oficina está sendo ministrada pela consultora do Senac, Silvia Tunin. O evento termina nesta quinta-feira e terá a duração de 16 horas/aula. Os participantes serão capacitados para confeccionar brincos, colares, chaveiros e pulseiras.
Segundo a consultora do Senac, tudo o que os alunos aprenderão serve para prestar serviços que os permitam obter uma futura geração de renda ou mesmo para apenas para se enfeitar ou presentear alguém. “A oficina é ministrada em um curto espaço de tempo mas faremos com que os participantes tenham um aproveitamento total. Em apenas duas aulas, eles já têm condições de fazer suas bijuterias sozinhos”, disse Silvia.
“Claro que este curso é apenas o pontapé inicial, mas tudo é uma questão de prática. Praticando a pessoa vai deixando com que suas peças fique da maneira desejada”, explicou.
A aposentada Terezinha Varvello, de 70 anos, que está participando da oficina, destacou a oportunidade de adquirir conhecimentos “e até de fazer novas amizades. Eu como aposentada acho fazer bijuterias uma ótima terapia. Eu adoro participar dos cursos da ACIU. Estou em todos”, disse.
O presidente da ACIU, Ahmad Khalil Barakat disse que há a possibilidade de trazer para o mês de outubro, a oficina de Guirlanda e enfeites de natal.
“A nossa intenção é de cada vez mais trazer mais eventos que resultem na capacitação de mão de obra para a cidade, para que assim, possam obter mais uma opção de emprego e uma maior geração de renda no município”, concluiu. (Fonte: ACIU)

Prefeitura viabiliza contato entre pescadores e Ibama
A intenção é readequar a legislação que rege o setor pesqueiro às necessidades e ao contexto ambiental de Ubatuba

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, viabilizou um encontro entre os pescadores do município e o Ibama, órgão federal responsável pela legislação que rege o setor. O objetivo da reunião, que acontece nesta quinta-feira, dia 31, é a entrega de um documento ao Ibama que exponha os problemas dos pescadores de Ubatuba no que se refere à legislação específica do setor. O documento foi elaborado através de um estudo com base nas reivindicações dos pescadores.
“A lei que rege as normas para pesca no litoral do Estado de São Paulo, em alguns aspectos é muito rígida e não aplicável em Ubatuba. É necessária a união para que seja possível reivindicar mudanças na lei e assim, os pescadores possam voltar a trabalhar com tranqüilidade”, explica a secretária de Agricultura e Pesca, Valéria Gelli.
Autuações - Devido à falta de conhecimento dos pescadores em relação à legislação, nas últimas semanas, vários deles foram autuados e até detidos por não estarem cumprindo as normas previstas na lei, mesmo sem saber que estavam agindo erroneamente. “O que vem acontecendo é que os pescadores, por não conhecerem a legislação, que muitas vezes é bastante rigorosa, vêm sendo autuados pela Polícia Ambiental, o que tem criado uma série de problemas para a classe”, explica Valéria. “A lei deveria ser mudada e adequada à nossa realidade”.
A Secretaria de Agricultura e Pesca pretende colaborar com a conscientização da legislação através de projetos em parceria com a ONG “Mar Vivo”, Polícia Ambiental e demais participantes, com palestras e elaboração de uma cartilha contendo explicações básicas sobre a legislação, em linguagem popular, direcionada para o pescador que quer conhecer a lei para não voltar a ser autuado por falta de esclarecimento. Outra reivindicação dos pescadores que a Secretaria atendeu foi organizar um banco de dados que contenha as leis que versam sobre o setor pesqueiro e que fique a disposição para quem quiser consultar.
Esforço continuado - De acordo com o prefeito Eduardo Cesar, os pescadores estão muito bem amparados por estarem sendo representados por uma pessoa com o gabarito da secretária Valéria Gelli. Formada em Oceanografia Geológica pela Universidade Federal do Rio Grande, e também em Oceanografia Biológica, pela mesma Universidade, Valéria fez especialização em Tecnologia de Produtos Pesqueiros na Universidade Federal do Ceará, na área de aproveitamento do mexilhão “perna-perna” e especialização em cultivo de moluscos marinhos na Universidad Catolica Del Norte, no Chile.
Valéria também participa de vários grupos de estudo, pesquisa e trabalho nas áreas relacionadas a atividades de produção e pesquisa pesqueira, em nível federal e estadual. “Não poderíamos ter alguém melhor qualificado na pasta do que a Valéria, que além de possuir muito conhecimento e experiência, ama Ubatuba e conhece muito bem as necessidades do setor pesqueiro. Por isso temos visto sua luta incansável pelas melhorias para os pescadores do município”, disse o prefeito. (Fonte: PMU)

Prefeitura abre inscrições para curso de hortas suspensas

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento abriu inscrições para um curso de hortas suspensas que acontecerá no dia 4 de outubro, na Escola Anchieta, gratuitamente. O curso é aberto a qualquer pessoa que tenha interesse e acontecerá em dois turnos: de manhã, das 8:30 às 11:30 e de tarde, das 14:30 às 17:30. As vagas são limitadas para vinte pessoas em cada turno.
O curso de hortas suspensas traz como conteúdo, técnicas de adubação, irrigação, compostagem orgânica, além de aulas sobre sementes, produção de mudas e a prática. O principal objetivo do evento, segundo o engenheiro agrônomo da Smapa, Christian Bacci, é incentivar a alimentação saudável. "Além da certeza de estar consumindo um produto natural, a pessoa que opta pela horta suspensa economiza, faz uma terapia ocupacional e ainda ajuda a natureza, uma vez que a horta suspensa é feita com materiais reciclados".
Dentro de recipientes como a garrafa pet, é possível cultivar as mais diversas ervas aromáticas e medicinais, além de hortaliças, como alface, rúcula, tomate, pimentão, almeirão, espinafre, chicória, pepino e outros. Para isso, é preciso apenas uma pequena área onde bata sol em algum período do dia e um pouco de disposição para cuidar das plantas. Para o dia do curso, o participante deverá levar duas garrafas pet, uma tesoura ou estilete e um rolo de barbante.
 (Fonte: PMU)
 





Semana de 2508 à 31/08

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Tristão e Isolda"
Ás 15:00 hs - 19:10 hs .

"Protegida Por Um Anjo"
Ás 17:20 hs - 21:30 hs.



CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Sentinela"
Às 15:00 hs - 19:10 hs .
 

"O Libertino"
Ás 17:00 hs - 21:10 hs.
 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Caiu cação no mundéu

José do Céu
De morada em Picinguaba
Visitou seu mundéu
No carreiro das pacas
E encontrou um cação
Preso na armadilha
Esconjurou
Se benzeu
Fugiu morro abaixo
Enquanto isso
A caça assava no fogão
Do arteiro Pedro João.
 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

De olho em Ubatuba - 29/08/06
Luiz Moura

Lendo ontem no Litoral Virtual a indignação manifestada por Ahmad K. Barakat (transcrita abaixo), presidente da Associação Comercial de Ubatuba, relativa a uma suposta perseguição imposta pela administração do “desgaste” ao editor daquele site e vendo a utilização da Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura para difamar pessoas (através de releases) com afirmativas de improbidade administrativa, em processos movidos pela Prefeitura, fui a campo para informar-me do caso da “Escola Desativada da Casanga”. Os dados apurados estão mais para perseguição política e descontrole das ações da administração “do nunca antes (e de novo jamais)” que para improbidade administrativa dos cidadãos denunciados.

Na pesquisa apurei que, a pedido do então prefeito, Paulo Ramos de Oliveira, o ex-secretário de Educação, Corsino Aliste Mezquita, concedeu o uso da escola, a título precário, para que Lídia de Souza, funcionária efetiva da Secretaria Municipal de Educação, morando, na escola, cuidasse do patrimônio, sem ônus para a Prefeitura. A concessão foi realizada em 31/03/2004 e comunicada à nova (atual) administração, na pessoa de Isabel Roseli de Souza Leite aos 23/12/2004. Lídia permaneceu, na escola, até 27/04/2006, quando, mesmo sendo funcionária estatutária, foi despejada com ação de reintegração de posse, com liminar concedida pelo Judiciário local. (Não bastava, simplesmente, requisitar sua saída?) A justificativa foi que a escola seria entregue para o serviço da comunidade, representada pela Sociedade Amigos da Casanga (SAMOCA). Esse uso até hoje não aconteceu. Estaria Eduardo César (PL + PT), mais uma vez, faltando com a verdade?

Após o despejo de Lídia de Souza, o ex-secretário (professor Corsino), foi processado por suposta “improbidade administrativa” e o processo está correndo (em fase de citação para procedimento da defesa). Segundo a Prefeitura ele (o ex-secretário) não teria autoridade para autorizar o uso da escola pela funcionária.

A escola (foto acima) foi abandonada (desde o despejo) pela Prefeitura e hoje se encontra depredada. A escola está aberta. Queimaram parcialmente a porta de entrada e, esta, se encontra sem fechadura e sem tranca. O telefone comunitário que existia, na parede da escola, foi retirado (?). Vidros foram quebrados. O abandono é total. Esses estragos não aconteceram enquanto a escola esteve cuidada.

De quem é a responsabilidade pelo abandono? Algum cidadão pode ser processado por ter zelo com o bem público e, como previsto na LOMU – Lei Orgânica do Município de Ubatuba, artigo 64, IV, “praticar os atos pertinentes às atribuições que lhe forem outorgadas ou delegadas pelo Prefeito”?

Luiz Moura
Editor do Ubaweb

Segue carta publicada no dia 28/08

Liberdade de Expressão

Emilio, escutei um dias desses na rádio o ouvidor da Prefeitura dizendo que críticas não seriam respondidas com perseguições. Se esta denúncia que fizeram contra você não for perseguição, coitado daquele que for perseguido. Esta denúncia é de uma baixeza indescritível, eles estão querendo o que? Acabar com a liberdade de expressão? Parar com o jornalismo verdadeiro? Calar a boca das pessoas?

Ainda cita que você usa o vídeo para manobras políticas!?

Procurar sensibilizar a sociedade para olhar a realidade, querer um desenvolvimento para a cidade sempre respeitando as pessoas e o meio ambiente faz disso uma manobra política?

A jornalista Cristiane Zarpelão sempre imparcial (ainda bem que ainda temos uma) nas suas reportagens, cita em sua reportagem no jornal Imprensa Livre:

"Inconformada com a situação, Clorinda contratou o cinegrafista Emilio Campi, que é também editor do site Litoral Virtual, para filmar o resultado da demolição.

Depois de filmado, o editor convidou a imprensa da cidade para assistir ao vídeo no cinema local. “De fato, o que houve ali, foi um ato no mínimo desumano”, afirmou Emilio.

Emilio ressaltou que convidou a imprensa apenas para causar uma sensibilização e mostrar a realidade daquelas pessoas do Camburi. “Minha iniciativa, não teve nenhuma intenção de característica política, fiz isso porque achei de uma crueldade tremenda, destruir o alimento dessas crianças que já são carentes”, apontou o editor."

Estas atitudes nos fazem supor que estão induzindo o Ministério Público ao erro, no mínimo estão tentando usar o Ministério Público não só para manobras, mas para intimidar as pessoas de bem. Pessoas que apóiam as atitudes corretas mas que também criticam as incorretas, pois vivemos em um país democrático. Você na sua função não só tem o direito de mostrar a realidade, mas como tem o dever de mostrá-la.

Quem te conhece sabe da sua integridade moral e do seu desapego a conchavos políticos.

Ahmad K. Barakat
Presidente da Associação Comercial de Ubatuba

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Barra do Rio - Maxaranguape-RN ©Vanessa Santos

Barra do Rio - Maxaranguape-RN
 ©Vanessa Santos

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor