Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 31 de Agosto de 2006 - Nº 1597 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
"Manhãs Filosóficas" do UNIMÓDULO atrai publico diversificado

Caraguatatuba
Grupo de Hipertensos e Diabéticos de Caraguá comemora dois anos, com festa
Abertas as inscrições para a Prova Pedestre da Independência em Caraguá
Caraguá organiza 1º Encontro Regional do Idoso e Semana do Idoso
Equipe de Kung Fu realiza festa dos anos 60 e 70 nesta sexta-feira 1º de setembro

Ilhabela
-

São Sebastião
Cem garis da Enob perdem emprego para Frente de Trabalho da Prefeitura
Semana da Independência tem vasta programação em São Sebastião
Vereador questiona obra de grande porte no Guaecá
Praia de Maresias irá receber a 3ª etapa do Paulista de Down Hill


Ubatuba
Pescadores protestam em Ubatuba
Festa popular, música e futebol na programação da Fundart
E.M Tancredo Neves ganha competição de natação dos Jogos Escolares de Ubatuba
Prefeitura investe em novas obras na área da Educação
Começam as emoções dos Jogos Escolares de Ubatuba
Prefeitura abre inscrições para III Seminário de Alternativas para a Pequena Propriedade Orgânica

Seções
Poesia
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

"Manhãs Filosóficas" do UNIMÓDULO atrai publico diversificado
Em sua quarta edição, o programa "Manhãs Filosóficas" atraiu um publico bem diversificado no Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO. A proposta de reunir pessoas para a discussão de temas específicos vem se consolidando e continuará mensalmente.

Litoral Norte - Na última semana foi realizada no Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO, a 4º edição do programa "Manhãs Filosóficas". O encontro, que tem como proposta reunir pessoas para a discussão de assuntos variados, está se consolidando e reunindo cada vez mais um público diversificado, com estudantes, professores, funcionários e a comunidade.
Conforme explicou o coordenador do curso de educação física, Alcides José Scaglia, apesar de ter surgido a partir de um anseio dos professores de educação física e ser organizado por ele, o "Manhãs Filosóficas" é uma realização da instituição e voltada para alunos de todos os cursos, assim como os representantes da comunidade. Nesse caso, basta estar interessado na discussão da vez e participar.
"O Manhãs Filosóficas está aberto a todas as pessoas, pois tratamos de vários assuntos. Estamos criando um publico interessado, que envolve não só os alunos, mas também professores e funcionários. Acho que a idéia de ser um ponto de encontro para debater um tema está ficando mais clara e por isso a participação está aumentando", destacou Scaglia.
O coordenador comenta que houve até casos em que professores e alunos de outros períodos vieram ao Centro Universitário apenas para assistir ao encontro, que nessa última edição teve como tema "Ecologia da Mente: uma concepção quântica do ser". O palestrante foi o professor Luiz Fabiano Seabra, que fez uma abordagem holística do ser, integrando as dicotomias (aspectos emocionais e racionais, quantitativos e qualitativos) instauradas pela ciência moderna, ressaltando a complexidade e as inter-relações entre as diversas dimensões que compõem o ser humano.
O programa "Manhãs Fiolosóficas" foi iniciado no UNIMÓDULO em abril de 2006 e pode ser contado como hora acadêmica para estudantes de qualquer um dos cursos da instituição. Os encontros acontecem sempre às sextas-feiras, das 11 às 12h. O próximo acontecerá no final do mês de setembro e terá como palestrante o professor de filosofia Rodolfo José Rocha Rachid, que irá definir o assunto a ser abordado. Os alunos interessados em participar dos encontros podem se inscrever no CAM (Centro Acadêmico Módulo). A comunidade, também convidada a participar, basta comparecer na data da palestra, no Auditório Angelo Fonseca Nogueira. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Grupo de Hipertensos e Diabéticos de Caraguá comemora dois anos, com festa
Pacientes comemoraram com parceiros e colaboradores as conquistas e os resultados proporcionados pelas aulas de ginástica, caminhadas, massagens e muitas outras atividades. O grupo ganhou até uma música.

Caraguatatuba - O grupo de Hipertensos e Diabéticos "Ação e Saúde" do PSF(Programa de Saúde da Família), no bairro Tinga, em Caraguá, comemorou dois anos no último dia 24 com uma festa no Ginásio de Esportes Luiz Claudio do Prado, com a presença dos integrantes e parceiros.
Os dois anos de trabalho foram comemorados com muitas homenagens, já que o trabalho no bairro está fortalecido graças à parceria com a comunidade, com as escolas e voluntários. Grande parte dos colaboradores esteve presente, como a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, o Secretário de Saúde, Olegário Alves dos Santos, representantes da UNIFESP, o diretor da DITRAN, Cel. Celso Rapacci, a Dra. Andréa Guedes, enfermeiros, auxiliares e colaboradores do CIEFI Lúcio Jacinto e do Ginásio de Esportes do Tinga, da Creche MeiMei, entre outros.
A festa foi animada com a apresentação da música Hipertenso/Diabético, além de apresentação de Tai Chi Chuan, da Academia Long The, dança e homenagens ao professor voluntário Ditinho e a todos os integrantes do grupo.
O projeto "Ação e Saúde" foi idealizado pelo enfermeiro do PSF, Lázaro Nunes Siqueira, e é formado pela médica Andréa Guedes, as auxiliares de enfermagem Júlia e Zilda, a auxiliar administrativa Luciana e as agentes comunitárias de Saúde, Adriana, Claudete, Elaine, Cristina, Roberta, Gislaine e Simone, além de muitos parceiros como as diretoras Vera, da EMEF Lúcio Jacinto e Célia, da MeiMei; e patrocinadores como a Keda D´Água.
Coordenado pelo enfermeiro Lázaro Nunes Siqueira, o grupo foi fundado em 2004 "época em que as reuniões ainda eram uma tarefa difícil e desanimadora", conta o enfermeiro. Mas as caminhadas e as sessões de relaxamento começaram a atrair os pacientes hipertensos e diabéticos do Tinga e até de outros bairros, assim o grupo foi crescendo e ficando cada vez mais forte e unido."
"Nosso grupo aos poucos conquistou seu espaço, ficou tão forte e conhecido que ganhou parceiros, admiradores, amigos e até padrinhos, por tudo isso decidimos comemorar estes dois anos de trabalho", conta Lázaro.
Atualmente o grupo "Ação e Saúde" do PSF é constituído por 60 integrantes, todos apresentando resultados positivos proporcionados pelos exercícios físicos sem impacto e também pelas palestras e reuniões que visam aumentar a auto-estima e combater a depressão. "A maior parte dos pacientes está com a doença controlada, tínhamos pacientes com pressão altíssima que hoje está controlada, graças às aulas de ginástica, alongamento, relaxamento, massagem e caminhadas", conta o enfermeiro.
O grupo tem até uma música composta pelo agente de trânsito da Ditran Renato Ferreira, que orienta e conscientiza a população sobre as doenças; "...você sabe o que é diabetes/nunca vi nem conheço/eu só ouço falar/diabetes é doença do pâncreas/faz a gente perder a visão/a boca vai ficando seca/e dá sede de montão/e o pior vou te contar/se a gente machuca o pé/o corte demora a cicatrizar/você sabe o que é hipertensão?/nunca vi nem ouço falar/ tome cuidado com a pressão/pois você pode ser hipertenso/e sofrer um infarto do coração/dor na nuca é sinal/prá você se cuidar/e se sentir uma dor estranha no corpo/vá ao médico sem pestanejar.../hipertenso ou diabético/veja as dicas que eu vou te dar/dieta balanceada/o doutor vai receitar/exercício físico é bom/este não pode faltar/e se for receitado remédio/na hora certa você tem que tomar/prevenção é o melhor remédio/prá doença não se complicar/vá ao posto de saúde/é seu direito pode confiar/procure um médico/que ele vai te ajudar/pois na luta pela vida/com o PSF você pode contar". (Fonte: PMC)

Abertas as inscrições para a Prova Pedestre da Independência em Caraguá
As inscrições já estão disponíveis no site da prefeitura e na SECER e podem ser feitas até o dia 15 de setembro, sexta-feira. A prova acontece dia 16, sábado

Caraguatatuba - O mês de setembro vai ser repleto de atividades esportivas para munícipes e visitantes em Caraguá. No dia 16, sábado, na Praça de Eventos acontece a Prova Pedestre da Independência troféu "Agostinho Moreira Chaves." As inscrições já estão abertas para todos os maratonistas da cidade e região.
Para se inscrever, o atleta deverá preencher o formulário fornecido pela SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, organizadora do evento, ou retirar no site oficial da prefeitura www.caraguatatuba.sp.gov.br, preencher e devolver à Secretaria de Esportes ou pelo fax 3887-1165, assinada pelo atleta e responsável até o dia 15 de setembro, sexta-feira.
A prova será dividida nas categorias Ligeirinho (9 a 10 anos, ano base 1996 a 1997); Papa-léguas (11 a 13 anos, ano base 1995 a 1993); Pernalonga (14 a 15 anos, ano base 1992 a 1991); Juvenil (16 a 19 anos ano base 1990 a 1987); Adulto (20 a 30 anos ano base 1986 a 1976); Pré-Veterano (31 a 40 anos, ano base 1975 a 1966); Veterano (41 a 50 anos, (ano base 1965 a 1956); Veteraníssimo (acima de 51 anos, ano base 1955), masculino e feminino e Deficientes Físicos Livre e Cadeirantes Livre.
Para a categoria Ligeirinho o percurso será de 500 metros. Na Categoria Papa-léguas o trajeto é de 1 quilômetro, na Pernalonga o percurso será de 2 Km; as demais Categorias correrão 8 Km, a concentração será na Praça de Eventos, onde os atletas receberão instruções das largadas.
Serão premiados com medalhas os 200 primeiros atletas que concluir a prova, e troféus para os campeões, vice-campeões e 3º colocados de todas as categorias. Não haverá premiação geral. (Fonte: PMC)

Caraguá organiza 1º Encontro Regional do Idoso e Semana do Idoso
O Encontro irá enfocar as dificuldades que os idosos enfrentam para viver sua cidadania, os serviços e ações que garantem esses direitos e como os idosos estão se organizando. Semana do Idoso e o Joremi promovem lazer no mês de setembro.

Caraguatatuba - O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba com a parceria do Conselho Estadual e Conselho Municipal do Idoso dedica-se à Melhor Idade em setembro, promovendo momentos de lazer e reflexão em homenagem ao Dia Nacional do Idoso, que é comemorado no dia 27.
A Melhor Idade de Caraguá terá uma semana de atividades esportivas, sociais e culturais, de 22 a 30 deste mês, mas as atenções estarão voltadas ao idoso já no dia 19, com a realização do 1º Encontro Regional do Idoso, que terá a participação de conselhos e representantes de toda a região do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
O evento será preparatório para o 2º Congresso Estadual do Idoso e reunirá representantes de todo o Vale do Paraíba e Litoral. De acordo com o presidente do Conselho Municipal do Idoso de Caraguatatuba e membro do Conselho Estadual do Idoso, Dagoberto Oliveira Azevedo, o Encontro será uma oportunidade de debater e preparar propostas para as áreas de Saúde, Habitação e Moradia; Assistência Social e Lazer; e, Justiça.
Outro objetivo do Encontro é incentivar a criação de Conselhos Municipais na região. No evento será entregue para cada município participante uma pasta com o manual de formação de Conselhos e o Estatuto do Idoso, Segundo Dagoberto, das 39 cidades da região participantes, apenas 12 têm Conselhos formados. "É importante realizar conferências como esta para saber o que eles os idosos estão almejando, o que querem mudar e melhorar", disse.
Os temas a serem discutidos e propostos deverão enfocar as dificuldades que os idosos enfrentam para viver sua cidadania, os serviços e ações que garantam este direitos, inclusive as maneiras que os idosos devem estar organizados para viabilizar estes serviços. No final haverá uma plenária para definir as propostas que serão levadas para o Encontro Estadual.
O Fundo Social está preparando uma série de atividades comemorativas ao Dia Nacional do Idoso, na semana de 22 a 30 de setembro, com jogos, recreação, almoço e outras. Uma delas será o lançamento do livro "Doces Lembranças", dos alunos da Educação Continuada, no qual cada um contou um caso e uma receita.
Outro evento preparado pela Prefeitura é o JOREMI-Jogos Recreativos e Esportivos Municipais do Idoso, de 28 a 30, com disputas nas modalidades bocha, malha, vôlei adaptado, truco, dança de salão, natação e outras. As incrições devem ser feitas no Centro Esportivo Municipal. Informações pelo telefone 3888-4110. (Fonte: PMC)

Equipe de Kung Fu realiza festa dos anos 60 e 70 nesta sexta-feira 1º de setembro
Todo o dinheiro arrecadado na festa será destinado ao custeio da equipe Kung Fu/Tai Chi Chuan no Campeonato Brasileiro da modalidade, na capital mineira, onde representarão Caraguá

Caraguatatuba - Atletas de Kung Fu e Tai Chi Chuan de Caraguá estão promovendo, no dia 1º de setembro, sexta-feira, o Baile dos anos 60 e 70 com o objetivo de arrecadar fundos para participarem do Campeonato Brasileiro, que acontece de 6 a 10 de setembro, em Belo Horizonte.
O baile será no Boys Sport Bar. Os ingressos custam R$ 10,00 (dez reais) para mulheres e R$ 15, 00 (quinze reais) para os homens e já podem ser adquiridos na academia Long Teh ou no dia do evento.
De acordo com o professor Benedito Fernandes, mais conhecido como Ditinho, as competições fora do estado ficam muito caras devido às despesas de hospedagem e alimentação. "Oito atletas da cidade foram classificados para o Brasileiro no Campeonato Paulista da modalidade, quando garantiram o primeiro lugar da competição", disse.
Os atletas caraguatatubenses de Kung Fu eTai Chi Chuan vem garantindo bons resultados nas competições em que participam. Em 2005, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, aconteceu o Campeonato Brasileiro e Caraguá teve duas medalhas, sendo uma de campeão e a outra de 3º colocado. No mês de junho deste ano, em Taubaté, oito atletas da cidade sagraram-se campeões paulistas. Atualmente a modalidade é disputada nos Jogos Regionais como Extra. A equipe de Caraguá ficou em 3º lugar na classificação geral da 50ª edição dos Regionais.
A festa acontece no dia 1º de setembro, no Boys Sport Bar, que fica na Rua Bonifácio de Freitas, 145 A, em cima da padaria Doce Mar. Para adquirir os ingressos antecipados, a Academia Long Teh fica na Avenida Amazonas, 831 Indaiá. Mais informações pelo telefone 3881-2079, com Ditinho. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Cem garis da Enob perdem emprego para Frente de Trabalho da Prefeitura

São Sebastião - São Sebastião terá mais 100 desempregados a partir de hoje. Todos são funcionários da Enob Ambiental, empresa contratada pela Prefeitura de São Sebastião para a coleta de lixo na cidade. Todos os trabalhadores demitidos são do setor de varrição de ruas. Eles estariam sendo dispensados porque o trabalho que executam de limpeza das ruas e praias seria assumido pela Prefeitura. As vagas, ainda de acordo com informação que receberam da Enob, deverão ser preenchidas pelas pessoas que estão cadastradas na lista da Frente de Trabalho elaborada pela Administração Municipal.
Uma comissão com cerca de 20 trabalhadores que serão dispensados reuniu-se, na tarde de ontem, com o secretário das Sub-Prefeituras, José Carlos Moreno, para tentar a permanência no emprego. Saíram do encontro desanimados, pois foram informados que vagas irão mesmo para a Frente de Trabalho e a lista já teria cerca de 1.800 pessoas.
A desesperança dos trabalhadores ocorre não somente porque a lista da Frente de Trabalho está sobrecarregada, mas também porque eles não se encaixam no perfil daquelas pessoas que serão contratadas pela Prefeitura. “Para fazer parte da Frente de Trabalho é preciso que a família não tenha renda nenhuma. Ou seja, se o marido estiver trabalhando ou a gente receber o bolsa-família, não pode entrar na lista”, contou Maria Aparecida Mendes.
Os trabalhadores somente foram avisados que ficariam sem o emprego em uma reunião na Enob, na quinta-feira passada. “Naquele encontro, o fiscal ‘Chiquinho’, que trabalha na Prefeitura, nos prometeu que pelo menos 40% dos varredores seriam reaproveitados. O nosso chefe na Enob disse que não podia fazer nada porque a demissão era política da Prefeitura”, lembrou a varredora Severina Ana.
No encontro com o secretário José Carlos Moreno, ele teria dito aos trabalhadores que nada poderia fazer no caso, a não ser indicar para que cada um procurasse o serviço de Assistência Social da Prefeitura e providenciasse a inscrição na Frente de Trabalho. “Ele disse que não podia prometer nada em relação a vaga futura e ainda afirmou que uma fiscalização visitaria a família de cada pessoa inscrita para conferir se o interessado se encaixa no perfil (sócio-econômico) da Frente”, contaram.
Ainda na reunião, segundo afirmaram, todos estranharam uma indagação do secretário das Sub-Prefeituras, com relação ao seguro-desemprego a que têm direito. “Ele perguntou a todos nós quem estava disposto a abrir mão do seguro desemprego, dando a entender que nesse caso poderia fazer parte da lista da Frente de Trabalho, mas sem garantia nenhuma vaga”, afirmaram Aparecida e Severina, informação confirmada ainda pelos varredores Sidélia Batista, Iracema Coelho, Antonio Sales e Miguel Alves da Silva.
Os trabalhadores desconfiam que por trás de suas demissões pode estar uma política de contenção de despesas por parte da Prefeitura Municipal de São Sebastião. Muito embora não sejam servidores públicos, trabalham em empresa contratada pela Administração.
A desconfiança ocorre em função do salário que é pago pela Enob e o que será pago aos integrantes da Frente de Trabalho para a realização do mesmo serviço. Entre remuneração e benefícios, incluindo eventuais horas extras, a Enob paga para os varredores de rua uma quantia que pode chegar a cerca de R$ 800,00 mensais. Já o salário da Frente de Trabalho, segundo disseram os trabalhadores, deve ser de R$ 350,00 com direito somente a mais uma cesta básica de alimentos no valor de R$ 50,00.
Os varredores disseram que nos próximos dias o lixo pode ficar acumulado nas avenidas, ruas, praças e praias de São Sebastião. Eles não descartaram a possibilidade de cruzar os braços hoje como protesto pela perda do emprego. Além disso, souberam que a Prefeitura somente vai formar as equipes para as varrições na próxima segunda-feira.
Nesse caso, a cidade ficaria sem varrição pelo menos quatro dias. Os varredores informaram também que talvez a Prefeitura não tenha equipamentos para a realização do trabalho e que, segundo ouviram do chefe da Enob, a empresa não está disposta a emprestar seus equipamentos para a Prefeitura realizar o serviço.
Os trabalhadores que ficarão desempregados a partir de hoje estão preocupados, também, com o recebimento dos seus direitos trabalhistas. “Queremos saber quando receberemos. Fomos pegos de surpresa com a dispensa e temos dívidas a pagar”, contaram. Alguns trabalhadores já estavam na Enob há quase cinco anos e não têm outra fonte de renda.
Outro lado - Nenhum integrante da gerência ou direção da Enob Ambiental foi encontrado pouco antes das 18h00 de ontem para comentar a demissão dos empregados. No escritório da empresa o vigia informou que não tinha telefone dos responsáveis e, pelo radio-comunicador, não conseguiu contato com seu superior imediato para pedir que o mesmo entrasse em contato com o jornal.
Já a Prefeitura Municipal de São Sebastião, através da sua assessoria de Imprensa, informou apenas que “o contrato com a empresa está sendo revisto, mas a política de contratações ou demissões cabe a direção da empresa explicar”. No comunicado a Prefeitura não faz qualquer menção sobre como serão preenchidas as vagas dos varredores de rua que estão sendo demitidos da Enob pelos integrantes da lista da frente de Trabalho formada pela Administração Municipal. (Fonte: Imprensa Livre)

Semana da Independência tem vasta programação em São Sebastião

São Sebastião - Comemorando a independência do Brasil, proclamada no dia 7 de setembro de 1822, a Prefeitura de São Sebastião realiza o tradicional hasteamento das bandeiras seguido pelo desfile Cívico-Militar de escolas e entidades em Boiçucanga e na Rua da Praia.
Na Costa Sul, o hasteamento das bandeiras com execução do hino nacional será na praça Elpídio Teixeira, a partir das 8h00, com a presença de várias autoridades do município, entre elas, o prefeito de São Sebastião, Juan Garcia e secretários municipais. O desfile cívico está agendado para iniciar a partir das 9h00 do dia 6 de setembro.
Participarão do desfile em Boiçucanga cerca de 22 escolas representadas por 2.508 alunos das redes municipal, estadual e particular. Além das Unidades Escolares, o desfile contará com a presença da Banda Municipal, Polícias Militar, Rodoviária, Ambiental; Corpo de Bombeiros (17° Salvamar Paulista), Projeto Atividade, Projetos Sociais da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), oficinas culturais e escolinhas esportivas.
A região central realizará o hasteamento de bandeiras também às 8h00 do dia 7 de setembro, na Praça das Bandeiras, e a partir das 9h00 terá início seu desfile cívico-militar, com novidades. Esse ano haverá a presença do 6° Batalhão de Infantaria Leve (BIL) do Exército Brasileiro, que tem sede em Caçapava.
Além do Exército, a região central terá a participação de 49 escolas entre municipais, estaduais e particulares, representadas por mais de 2.800 alunos, Marinha do Brasil, Banda Municipal, Polícia Militar, Civil, Ambiental, Bombeiros, Projeto Atividade, Projetos Sociais da Setradh, Centro de Convivência Terceira Idade Polvo e, para finalizar, uma apresentação especial da Banda Marcial Municipal de São Sebastião (BAMMUSS).
Desfile de barcos - A Secretaria Municipal de Esportes (Seesp) de São Sebastião e a Federação de Vela do Estado de São Paulo (Fevesp) darão inicio a um desfile de maestria e técnica nas águas do melhor canal marítimo para a prática de esportes náuticos. No dia 7 de setembro, a partir das 13h00, na Praça da Vela, no Porto Grande, haverá a abertura da III Semana de Vela de São Sebastião. Logo em seguida será dada à largada para as regatas. O evento acontece até o dia 10 de setembro. A expectativa é reunir cerca de 200 barcos.
Os interessados podem se inscrever pela internet no site www.saosebastiao.sp.gov.br/semanadevela3, até o dia 4 de setembro, ou procurar a Secretaria de Esportes, telefone (12) 3892-6257, até as 14h00 no dia da competição. As inscrições serão gratuitas e no dia da confirmação da inscrição, no local do evento, os velejadores devem doar um pacote de fraldas geriátricas tamanho ‘M’ ou ‘G’, que serão entregues ao Fundo Social de Solidariedade. As premiações serão troféus artesanais. Todos os participantes receberão um prêmio artesanal e uma camisa do evento.
Prova Pedestre - No feriado também será realizada a tradiconal Prova Pedestre de 7 de setembro. Esse ano será a 22ª edição e as inscrições vão até o dia 5 de setembro. Os interessados poderão realizar os cadastros na região em que moram. A idade mínima exigida é 16 anos nas categorias masculino e feminino.
Os atletas poderão fazer as inscrições nas Regionais de Juquehy, Maresias e Costa Norte, Ginásio de Esportes de Boiçucanga, Centro Comunitário do Jaraguá, Secretaria de Esportes e Secretaria de Cultura e Turismo. São esperados 500 atletas disputando a prova. A taxa de inscrição será um litro de leite de caixinha, que será doada ao Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião.
No dia da prova, os atletas devem confirmar a inscrição no local de largada, às 14h00, para a retirada do chip de identificação para a corrida.
A largada da prova dos adultos será às 16h00 na Rua da Praia, em frente a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), seguindo em direção ao bairro São Francisco. (Fonte: Imprensa Livre)

Vereador questiona obra de grande porte no Guaecá

São Sebastião - Uma obra de grande porte localizada no loteamento Cap D’Antibes, na alameda Fortaleza, em Guaecá, foi alvo de requerimento durante a última sessão da Câmara de São Sebastião. O vereador Félix João dos Santos, o ‘Geléia’, disse que tem dúvidas com relação à legalidade da construção.
Ele quer saber do Executivo se o proprietário do empreendimento providenciou toda a documentaçõe exigida para uma obra desse porte. “Eu recebi questionamentos de vários munícipes que ficaram impressionados, principalmente, com o tamanho da construção civil”, afrimou o vereador.
A intenção de Félix “Geléia” com o requerimento é tirar dúvidas e saber se o projeto da obra foi aprovado pela Prefeitura de São Sebastião. De acordo com ele, “trata-se de uma construção à beira-mar, no lado esquerdo da praia, aparentemente com três pavimentos, pelo que pude notar nas fotografias do local, e eu não sei se tal obra é permitida naquele local”.
No seu requerimento, o parlamentar questiona qual é a altura da edificação; quantos pavimentos existem; se há alguma restrição na obra; e, enfim, se ela se encontra dentro da legislação municipal vigente. “A impressão que se tem, mesmo olhando da estrada, é que a construção estaria fora dos padrões”.
Além disso, Félix “Geléia” se preocupa com o impacto da obra no meio ambiente ao questionar se o empreendimento está de acordo com as normas da Cetesb. “Queremos saber se a construção possui licença ambiental, se possui fossa, como será o tratamento do esgoto sanitário, uma vez que, salvo engano, aquela região do Guaecá é desprovida da rede de esgoto da Sabesp. Precisamos ter certeza absoluta que a praia não será poluída”, afirmou.
Lixo na Costa Sul - Moradores da Costa Sul, em especial da Vila Baiana, no bairro de Barra do Sahy, estão reclamando sobre a ineficiência da coleta de lixo que é realizada pela empresa Enob Ambiental.
O assunto foi encaminhado ao Executivo por meio de requerimento do vereador Félix João dos Santos, o ‘Geléia’, que pergunta à municipalidade qual o prazo do contrato firmado com a Enob; qual o valor pago mensalmente para a coleta de lixo; quantos veículos são utilizados na Costa Sul; e quantos funcionários trabalham na região.
Creche Maresias - Na mesma sessão o vereador pede informações sobre a possível construção de uma creche em Maresias. A unidade já havia sido pedida em 10 de maio deste ano pela vereadora Solange Ramos. A Prefeitura respondeu que a edificação da creche já tem projeto e orçamentos concluídos, faltando apenas a liberação da verba pleiteada pela Secretaria Municipal de Educação junto aos governos Estadual e Federal.
O vereador Félix “Geléia” pergunta qual o valor total da construção e se a verba já foi liberada. Em caso positivo, pede informação de quando devem ser começados os trabalhos e a cópia do pedido de verba. Se o dinheiro não foi liberado, “Geléia” pergunta se a Prefeitura Municipal pode custear a construção da creche. (Fonte: Imprensa Livre)

Praia de Maresias irá receber a 3ª etapa do Paulista de Down Hill

São Sebastião - A 3ª etapa do Paulista de Down Hill será disputada em Maresias, entre os dias 16 e 17. A etapa anterior aconteceu em Caraguatatuba, no Morro Santo Antônio, no final de semana passado.
O evento reuniu cerca de 100 competidores de várias cidades do Estado, Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Caraguá teve a participação de 12 bikers que não se intimidaram com os adversários e conquistaram um lugar ao pódio. Na categoria Rígida Júnior, Leonildo dos Santos conquistou o primeiro lugar, seguido por Alfredo Gans Júnior, e Alien Crispin em terceiro lugar. Na Master B, Pascoal Martinez venceu a etapa, com Rafael de Caria em segundo. Foram premiados com medalhas do 1º ao 5º colocado de cada categoria.
De acordo com o atleta Caraguatatubense, Pascoal Martinez, todos dos ciclistas de Caraguá deverão participar da 3º etapa em Maresias, São Sebastião. “Fizemos o ranking dos atletas de Caraguá. Em 1º lugar ficou o Felipe em 2º Leonildo, em 3º ficou o Pérsio eu fiquei em 4º lugar. Belloco ficou em 5º, Ricardo em 6º, Alfredo em 7º, Lucas em 8º, Alien em 9º Jefferson em 10º, Rodolfo em 11º e em 12º Rafael. Esse é o nosso ranking, ainda não temos o resultado do ranking geral com todos os competidores da federação”, disse Martinez. (Fonte: Imprensa Livre)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Pescadores protestam em Ubatuba

Ubatuba - Pescadores de Ubatuba programaram para hoje ato público em protesto às dificuldades que enfrentam para exercer a atividade, principalmente, a pesca do camarão.
Pelo menos 400 pescadores deverão participar de uma caminhada entre o mercado municipal de peixe e a prefeitura, onde, às 10h, haverá um encontro.
Participam da reunião representantes do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), da Polícia Ambiental e da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento.
"Queremos marcar uma posição política e chamar a atenção para os problemas que estamos enfrentando", disse o presidente da Colônia de Pescadores Z-10, Cláudio dos Santos.
Segundo ele, pelo menos 150 pescadores de camarão não têm licença para a atividade e, por isso, estão sujeitos à fiscalização. "Hoje, 60% da pesca em Ubatuba é de camarão. Precisamos achar uma solução para sobreviver".
NORMAS - A secretária de Agricultura e Pesca de Ubatuba, Valéria Gelli, afirmou que os pescadores desconhecem parte das normas para a pesca, o que tem colaborado para dificultar o exercício da atividade. (Fonte: ValeParaibano)

Festa popular, música e futebol na programação da Fundart

Ubatuba - Em setembro, a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) preparou uma programação permeada de boas músicas, filmes, encontros culturais e a tradicional Festa de Nossa Senhora das Dores, em sua 50ª edição. Para quem é apaixonado por futebol e arte, de 1 a 17, acontece a exposição “Futebol, Paixão Brasileira”, que reúne alguns dos principais representantes da chamada arte primitivista ou naïf (ingênuo, em francês). Esse estilo é caracterizado pelas cores vivas e imaginação, estilização e poder de síntese levados para a tela com uma técnica muito pessoal.
No dia 9, acontece um encontro entre escritores do Litoral Norte, finalizando uma exposição de livros, que se inicia no dia 1º. Os escritores se reunirão para trocar experiências e discutir sobre formas de publicação de livros. Dois dos maiores compositores e poetas brasileiros serão homenageados no tributo musical a Tom Jobim e Vinícius de Moraes, que acontecerá no dia 22. Fora tudo isso, tem exposição de fotos, música no calçadão, cinema e muito mais.

Agende-se e prestigie! Faça parte da vida cultural de Ubatuba!

1 a 22 - Inscrições Abertas
IV SALÃO DE BELAS ARTES DE UBATUBA
site: www.fundart.com.br

1 a 17 - Casarão do Porto
Exposição de Arte Naif
FUTEBOL, PAIXÃO BRASILEIRA

1 a 9 - Casarão do Porto
ENCONTRO DOS ESCRITORES DO
LITORAL NORTE

2 - SÁBADO - Igreja Exaltação à Santa Cruz
MÚSICA NA PRAÇA
20h30 - RETRETA MAESTRO PEDRINHO

8 - SEXTA - Pça. Nóbrega
MÚSICA NO CALÇADÃO
16h - GRUPO ARTIGO QUINTO
Casarão do Porto
20h - CINECLUBE FUNDART

QUANTO VALE OU É POR QUILO?

10 - DOMINGO - Igreja Exaltação à Santa Cruz
MÚSICA NA PRAÇA
21h40 - RETRETA MAESTRO PEDRINHO

11 - SEGUNDA
Creche Francisquinho (Estufa I)
RECITAL PEDAGÓGICO
9h - GRUPO SOLSTÍCIO MAIOR

15 a 17 - Capela do Itaguá
50ª FESTA DE NOSSA SENHORA DAS DORES

15 - SEXTA - Pça. Nóbrega
MÚSICA NO CALÇADÃO
16h - RETRETA MAESTRO PEDRINHO
Casarão do Porto
20h - CINECLUBE FUNDART
QUASE DOIS IRMÃOS

16 - SÁBADO - Igreja Exaltação à Santa Cruz
MÚSICA NA CATEDRAL
20h45 - SEXTETO CAIÇARA
17 – DOMINGO - Igreja Exaltação à Santa Cruz
MÚSICA NA PRAÇA
21h - BANDA SINFÔNICA LIRA PADRE ANCHIETA

22 - SEXTA - Casarão do Porto
20h30 - Apresentação Musical
CHEGA DE SAUDADE
Tributo a Tom Jobim e Vinícius de Moraes

23 - SÁBADO - Pça. BIP
CAMINHOS DO SOM
17h - BANDA SINFÔNICA LIRA PADRE ANCHIETA
e CORAL “IN CANTOS”

24 - DOMINGO - Estufa I
Concerto Comemorativo aos 20 anos
da Seicho-No-Ye do Brasil
15h - BANDA SINFÔNICA LIRA PADRE ANCHIETA

29 - SEXTA - Pça. Nóbrega
MÚSICA NO CALÇADÃO
16h - BANDA SINFÔNICA LIRA PADRE ANCHIETA
Casarão do Porto
20h - Abertura da Exposição Fotográfica:
SÃO PEDRO: RELIGIOSIDADE E O MAR
Exposição de 29 de Setembro a 8 de Outubro

30 - SÁBADO - E.E. Idalina da Graça
BANDA NO BAIRRO - Ipiranguinha
15h - BANDA SINFÔNICA LIRA PADRE ANCHIETA
Casarão do Porto
20h - SERESTAS E SERESTEIROS
(Fonte: PMU)

E.M Tancredo Neves ganha competição de natação dos Jogos Escolares de Ubatuba

Ubatuba - A E.M. Tancredo Neves foi a campeã da modalidade natação, dos “24º Jogos Escolares da Semana da Pátria (JESP)”. As 20 provas da modalidade foram disputadas na tarde de quarta-feira, 30, na piscina municipal. No feminino, a E.M. Tancredo Neves venceu, marcando 56 pontos, contra 27 da E.E. Capitão Deolindo de Oliveira Santos, segunda colocada, e 25 pontos da E.E. Dr. Esteves da Silva. Na competição masculina os alunos do Tancredo totalizaram 52 pontos, contra 40 do Colégio Taba e 25 do Deolindo.
PNE - A competição de natação marcou a estréia da categoria “portadores de necessidades especiais” (PNE) nos JESP. Os atletas disputaram 8 provas, com distância de 25 metros e a primeira medalhista PNE dos JESP foi Tatiane de Paula, da E.M. Madre Maria da Gloria, do Parque dos Ministérios. (Fonte: PMU)

Prefeitura investe em novas obras na área da Educação
A atual administração está melhorando a infra-estrutura escolar e o atendimento às crianças

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba continua investindo em obras de construções, reformas e ampliações das escolas municipais. Na Estufa II, está sendo completamente reformada a Emei do bairro, onde antes funcionava a creche. São duas salas de aula que estão sendo ampliadas e recebendo melhorias nas estruturas, na ventilação e na qualidade do material empregado. Nesta obra, que vai levar uma nova escola para as crianças de um dos bairros mais populosos de Ubatuba, a prefeitura está investindo R$ 54.401,38.
No Parque dos Ministérios, na região oeste do município, a prefeitura está construindo uma creche que vai ter cinco salas de aula, playground, cozinha e diretoria, com investimento de R$ 459.575,62. Ainda na região oeste de Ubatuba, a prefeitura está investindo na infra-estrutura da Escola Silvino Teixeira Leite, na Marafunda. Lá está sendo feita a cobertura do pátio, num investimento de R$ 45.829,58. A obra de cobertura foi agilizada, já que as crianças têm que passar pelo pátio, até então descoberto, para receber as merendas, ficando, por vezes, expostas à chuva.
Obras em toda a cidade - Para o prefeito Eduardo Cesar, desde o início de sua administração, a Educação tem sido foco de grande preocupação e investimento. “Todos nós sabemos que da Educação dependem uma série de fatores que proporcionam o desenvolvimento de uma cidade e até de um país, como a diminuição da violência, do analfabetismo e da marginalidade. Por isso temos investido tanto nas melhorias das escolas municipais e no atendimento às nossas crianças”, disse o prefeito.
Desde janeiro de 2005, a Prefeitura realizou uma série de ações visando uma melhor qualidade no sistema educacional do município. No Ipiranguinha está sendo construída uma escola que vai abrigar 800 alunos do Ensino Fundamental; um investimento de R$ 2,5 milhões. Ainda na região oeste, no Horto, está em fase de conclusão outra escola, que vai abrigar cerca de 200 alunos, com investimento de R$ 1,3 milhão.
No centro, a Emei está sendo reconstruída, e terá quadra coberta, área de lazer e refeitório, obra orçada em R$ 700 mil. Na região sul, estão sendo reformadas mais três escolas, na Lagoinha, Praia Dura e Rio Escuro, além da ampliação de uma escola na Maranduba.
Já na região norte, as escolas da Picingüaba e Itamambuca também estão sendo ampliadas.
A criação da Casa do Brinquedo itinerante e da base da Casa do Brinquedo, no centro da cidade, foi outro investimento desta administração na Educação, além da terceirização da merenda escolar que tem propiciado mais qualidade e maior teor nutricional, com aprovação da maioria das crianças.
“Vamos continuar dando toda a atenção que o setor educacional merece e necessita. Já melhoramos muito o que já existia, com reformas e readequações e as novas construções estão sendo feitas com material de alta qualidade”, completou Eduardo Cesar. (Fonte: PMU)

Começam as emoções dos Jogos Escolares de Ubatuba

Ubatuba - Mais de oitocentas pessoas assistiram à cerimônia de abertura dos “24º Jogos Escolares da Semana da Pátria” (JESP) e dos “4º Joguinhos Escolares” de Ubatuba, realizada na manhã desta quarta-feira, 30, no Ginásio de Esportes Tubão. Presentes à cerimônia, o vice-prefeito, Domingos dos Santos e os vereadores Jairo dos Santos e Claudinho Gulli, saudaram os atletas.
O prefeito Eduardo Cesar não pôde comparecer, por estar em viagem, mas deixou um depoimento, onde desejou sucesso a todos. “A prefeitura vem investindo no esporte porque sabe a importância das atividades físicas no desenvolvimento da juventude. Isso é apenas o começo, pois as quadras, ginásios e piscinas que estão em construção serão um presente não só para nossas crianças e jovens, mas para toda a cidade. Que cada um dê o melhor de si representando sua escola, com garra e lealdade”, disse Eduardo.
A Secretária de Educação, Patrícia Pereira, falou do investimento no esporte nas escolas de Ubatuba: “estamos construindo ginásios, quadras e piscinas em nossas escolas para proporcionar ao aluno espaços de qualidade para a prática do esporte”, disse.
Os Jogos Regionais, que acontecerão em Ubatuba no próximo ano, foram lembrados pelo secretário de Esportes e Lazer, Bittencurt Jr. “Muitos atletas que representaram Ubatuba nos Regionais foram descobertos no JESP. Espero que daqui também surjam futuros campeões”, comentou Bittencurt. O secretário lembrou ainda que nesta edição do JESP foi criada uma categoria para portadores de necessidades especiais. “A criação dessa categoria foi um pedido do prefeito Eduardo Cesar, visando a inclusão do maior número de pessoas possível no esporte de Ubatuba”, finalizou.
Após o desfile das escolas participantes o professor Fábio Medeiros declarou os jogos oficialmente abertos e a aluna/atleta Daiane Silva Bispo leu o juramento do atleta. Renan Leite Rocha de Oliveira acendeu a pira olímpica, em um momento emocionante. Para encerrar a festa, aconteceram apresentações das escolas Maria Josefina Giglio Silva, Celestino Aranha, Silvino Teixeira Leite, Madre Glória Sebastiana Luiza Oliveira Prado e academias Biodance e Jê Academia. (Fonte: PMU)

Prefeitura abre inscrições para III Seminário de Alternativas para a Pequena Propriedade Orgânica

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa) está montando uma excursão para os interessados em participar do III Seminário de Alternativas para a Pequena Propriedade Orgânica, que acontecerá no Parque da Água Branca, em São Paulo. O evento, que acontecerá no dia 30 de setembro, tratará de assuntos importantes para os agricultores que desejam produzir alimentos orgânicos no município.
Os interessados em participar, devem procurar a Smapa até o próximo dia 18. O transporte é gratuito, mas o seminário tem uma taxa de inscrição de R$ 50. Para isso, é preciso ligar para a Associação de Agricultura Orgânica (AAO), no telefone (11) 3875-2625. Para mais informações, ligue para a Smapa: 3833-3500.
Segundo o engenheiro agrônomo da Smapa, Christian Bacci, o III Seminário de Alternativas para a Pequena Propriedade Orgânica representa uma capacitação importante para buscar caminhos para valorização do produto local. "A capacitação é um dos pilares para a certificação do produto orgânico no município, por isso, é tão importante a participação dos produtores ubatubenses".

Confira a programação e participe!

Princípios da Agricultura Orgânica, Agroecologia e Permacultura (Ondalva Serrano – Engª Agrônoma da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo/AHPCE – Associação Holística da Participação Comunitária Ecológica)

Planejamento da Propriedade dentro dos Princípios da Sustentabilidade (Peter Webb – Permacultor, Consultor em Projetos/Programas de Agroflorestas, Agricultura Sustentável, Consultoria Ambiental, Paisagismo)

Princípios para o manejo de sistemas Agroflorestais (Guaraci Diniz – Eduacador Ambiental, Produtor Agroecológico, Proprietário do Sítio Duas Cachoeiras)

Energias Alternativas – Fontes de Energias Renováveis e sua Aplicação (Oswaldo Seva – Professor Universitário – FEM/Unicamp)

Construções Rurais com Uso de Tecnologias Ambientais e Econômicas (Terra, Bambu, Fibras Vegetais) (Francisco Lima – Arquiteto – Archidomus)
(Fonte: PMU)
 





Semana de 2508 à 31/08

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Tristão e Isolda"
Ás 15:00 hs - 19:10 hs .

"Protegida Por Um Anjo"
Ás 17:20 hs - 21:30 hs.



CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Sentinela"
Às 15:00 hs - 19:10 hs .
 

"O Libertino"
Ás 17:00 hs - 21:10 hs.
 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Caiu cação no mundéu

José do Céu
De morada em Picinguaba
Visitou seu mundéu
No carreiro das pacas
E encontrou um cação
Preso na armadilha
Esconjurou
Se benzeu
Fugiu morro abaixo
Enquanto isso
A caça assava no fogão
Do arteiro Pedro João.
 

Félix Cabral

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Barra do Rio - Maxaranguape-RN ©Vanessa Santos

Barra do Rio - Maxaranguape-RN
 ©Vanessa Santos

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor