Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 12 de Setembro de 2006 - Nº 1604 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Módulo e UNIMÓDULO no Desfile da Independência
Alunos UNIMÓDULO disputam Prova da Independência de São Sebastião
UNITAU empossa chefes da Elétrica, Biologia e Instituto de Biociências

Caraguatatuba
Ciclistas de Caraguá participam da 9ª Volta Ciclística do Grande ABC
Projetos não votados se mantêm na pauta
Hasteamento de Bandeiras em Caraguá reuniu centenas de pessoas em 7 de setembro
Prefeitura promove campanha "Caraguá respeita a faixa de pedestre"
SECER de Caraguá convoca reunião com responsáveis por modalidades esportivas

Ilhabela
Cerimônia de entrega das chaves das unidades do CDHU

São Sebastião
Câmara vota projeto das ZEIS


Ubatuba
Armandinho e banda atrairam milhares de pessoas para Show em Ubatuba
Prefeito Eduardo Cesar leva boas notícias à Maranduba
Ministro da Saúde confirma presença na inauguração de nova ala na Santa Casa
Ubatubense é vice no SuperSurf de Itacaré

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Módulo e UNIMÓDULO no Desfile da Independência
A Instituição mais uma vez explorou o tema "Convivendo com as diferenças", destacando os aspectos social, cultural e ético e despertando o respeito às diferenças e a integração do ser humano

Litoral Norte - Sob a bandeira do tema "Convivendo com as diferenças", alunos do ensino fundamental e médio do Colégio Anglo MÓDULO participaram do desfile da independência, em Caraguá.
Este ano, estudantes do Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO também foram para a avenida, assim como os alunos do Modulinho, familiares e amigos convidados. Com a bandeira "Todos os dias fazendo história", o Centro Universitário UNIMÓDULO foi representado pelos cursos de Educação Física, Pedagogia, Normal Superior e História, que este ano também participaram das comemorações de 7 de setembro.
A Instituição mais uma vez explorou o tema "Convivendo com as diferenças", destacando os aspectos social, cultural e ético e despertando o respeito às diferenças e a integração do ser humano. "A participação de pais e alunos do UNIMÓDULO foi importante para mostrar que cada um faz a diferença, cada um no seu papel dentro da sociedade, seja na cultura, na história, na arte, no meio ambiente, independente de sua profissão, todos constroem hoje a história do futuro do Brasil", disse a coordenadora pedagógica do Colégio Módulo, Marizabel Guilhermina Francesca. (Fonte: Módulo)

Alunos UNIMÓDULO disputam Prova da Independência de São Sebastião
Estudante de Educação Física desenvolve trabalho social na Escola Maria Gema, em Ilhabela, treinando e incentivando atletas da categoria juvenil para competirem em diversas provas no Litoral.

Litoral Norte - Os atletas ilhabelenses João Alves e Deissomar Ferreira Santos, do Programa Bolsa-Esporte do Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO se destacaram na Prova da Independência de São Sebastião, promovida pela Prefeitura e Secretaria Municipal de Esportes em 7 de setembro último.
João Alves foi vice-campeão na categoria Veterano - 40 a 45 anos e ficou em 15º na classificação geral. Deissomar foi o 5º colocado na categoria 20 a 24 anos. A prova foi realizada em um percurso de 7 km, do centro da cidade até o bairro São Francisco.
Foi uma prova bastante concorrida, com a participação de 335 atletas das cidades de São Sebastião, Caraguá, Ubatuba, Ilhabela, Guarujá, Cubatão, Praia Grande, Juqueí, São José dos Campos e outras. De acordo com o corredor João Alves, a prova já é tradicional no município e por isso atrai muitos participantes. "Foi uma competição difícil e muito concorrida, mas como sempre valeu a pena, foi mais uma oportunidade de integração e fortes treinos", disse João Alves.
João Alves aproveita as competições para desenvolver um trabalho social levando um grupo de atletas da E.E. Maria Gema, de Ilhabela, para competir. Desta vez preparou e acompanhou 9 atletas da categoria juvenil para disputarem a prova. Desta vez o destaque da turma foi Geovani da Silva, com a 4º colocação.
"Faço este trabalho social porque gosto de ensinar o que aprendi em todos esses anos de competição, percebi que era uma garotada de talento que só precisava de estímulo, e hoje vejo que todos têm chances de se dar bem no futuro, se houver desempenho, e no que depender de mim, não vai faltar oportunidade". (Fonte: Módulo)

UNITAU empossa chefes da Elétrica, Biologia e Instituto de Biociências

Litoral Norte - A Reitora da Universidade de Taubaté (UNITAU), Profa. Dra. Maria Lucila Junqueira Barbosa, empossou, na tarde desta segunda-feira, 11 de setembro, os chefes dos departamentos de Engenharia Elétrica e de Biologia e a diretora do Instituto Básico de Biociências (IBB) da Universidade. A cerimônia foi realizada no salão de atos da Reitoria.
Os três chefes foram reconduzidos ao cargo. Para o Departamento de Engenharia Elétrica, foi empossado o Prof. Dr. Pedro Paulo Leite do Prado, que já estava na chefia em substituição ao Prof. Ms. Armando A. Monteiro de Castro. Armando assumiu a Pró-reitoria Estudantil, em julho, na gestão da Profa. Lucila. Para o Departamento de Biologia, fica no cargo o Prof. Dr. Valter José Cobo. E, para o IBB, a Profa. Dra. Ana Júlia Urias dos Santos Araújo também foi reempossada.
Os professores têm mandato de dois anos e foram eleitos democraticamente pelos professores dos respectivos departamentos e dos cursos de Biociências, no caso do IBB. Participaram da posse o Vice-Reitor da UNITAU, Prof. Dr. José Rui Camargo e os Pró-reitores de Administração, Prof. Ms. Dorivaldo Francisco da Silva, de Graduação, Profa. Ms. Mara Cristina Bicudo de Souza e de Extensão e Relações Comunitárias, Profa. Dra. Ana Aparecida da Silva Almeida. (Fonte: UNITAU)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Ciclistas de Caraguá participam da 9ª Volta Ciclística do Grande ABC
Dois atletas de Caraguá conseguiram finalizar a prova. José Joaquim ficou com a 10ª posição e Jefferson Bonifácio na 14ª

Caraguatatuba - Quatro bikers de Caraguá estiveram no domingo, dia 10, em São Caetano onde participaram da 9ª Volta Ciclística Internacional do Grande ABC. O evento teve a participação de cerca de 500 competidores de diversas cidades do estado e fora do país.
Os atletas de Caraguá, que contam com o apoio da Madeireira Botorussu, Stúdio Personal Academia, Linha Verde Informática, Rede Legal, Radio Caraguá FM e SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) participaram do evento na categoria Open Speed.
O circuito foi de 3.100 metros. "O trajeto tinha duas curvas, muitas lombadas, buracos das tampas de esgoto e muitos "olhos de gato" o que causaram vários acidentes, inclusive com 3 competidores de Caraguá e mais de 20 dos 76 atletas que largaram na nossa categoria. Com todas essas dificuldades, Jefferson Bonifácio e José Joaquim muito machucados e com as bikes levemente danificadas prosseguiram na prova, eu, que estava um pouco mais atrás, não tive a mesma sorte, minha bike estava parcialmente destruída e não deu para retornar para a competição, porém não tive nenhuma lesão, e o atleta João Carlos teve um pneu furado devido a um dos buracos do circuito e também não completou a prova", contou o atleta caraguatatubense, Sérgio Minato.
Dos competidores de Caraguá, que disputaram até o final da prova, José Joaquim em um disputado sprint após 1h22 conseguiu se classificar em 10° lugar e Jefferson Bonifácio em 14°, totalizando 55,8 Km com uma média bem alta de mais de 40 Km/h.
(Fonte: PMC)

Projetos não votados se mantêm na pauta
Propostas ainda não foram votadas devido ao Regime de Urgência das sessões anteriores

Caraguatatuba - A 28ª Sessão Ordinária semanal da Câmara Municipal de Caraguatatuba acontece nesta terça-feira - 12 de setembro, a partir das 19h30 com 4 (quatro) projetos na Ordem do Dia, todos de autoria dos Vereadores. As proposituras se mantêm há 2 (duas) semanas, devido ao Regime de Urgência das últimas sessões.
Continuam na pauta os projetos de autoria do Vereador Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), que cria o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural de Caraguatatuba, do Vereador Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (PSC), que inclui no Calendário Oficial do Município o "Dia do Motociclista".
Os outros projetos constantes na Ordem do Dia tem a autoria do Vereador Omar Kazon (PL) e disciplina o estacionamento de caçambas ou contêineres nas vias públicas da cidade, destinados a coleta de lixo ou entulho e do Vereador Aurimar Mansano (PTB), que altera a denominação da rua Beta, no Jardim Parnaso Ouro, na zona sul da cidade para rua Eduardo Barbosa Soares.
A Sessão Ordinária semanal da Câmara Municipal é aberta a toda população, bem como pode ser vista ao vivo, pela rádio Caraguá FM - 89,5 Mhz, pelo site na Internet da própria emissora ou pela NET - TV a Cabo, no canal 8, sempre a partir das 19h30.
 (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Hasteamento de Bandeiras em Caraguá reuniu centenas de pessoas em 7 de setembro
As comemorações de 7 de Setembro em Caraguá começaram em clima de festa. Nem o mau tempo e a chuva, que pareciam ser o cenário da cerimônia de Hasteamento de Pavilhões resistiram. Pouco antes da execução dos hinos, o sol já começava a brilhar, na presença de centenas de pessoas, incluindo diversas autoridades

Caraguatatuba - A cerimônia de Hasteamento de Pavilhões marcou o início das comemorações cívicas do Dia da Independência em Caraguá, na última Quinta-feira, 7 de setembro.
O prefeito José Pereira de Aguilar se reuniu com diversas autoridades para o hastemanto, que teve início às 8h, na Praça Diógenes Ribeiro de Lima(praça da Setur), no centro da cidade.
Entre os presentes estiveram a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, a presidente da FUNDACC, Eloiza Andrade Antunes de Oliveira, os Secretários Municipais, o presidente da Câmara, Juarez Pardim e demais vereadores de Caraguá, o presidente da Caraguaprev, Dr. Francisco Carlos Conceição, o Comandante Interino do 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior, Major Evandro Rogério Góes, Comandante do 4º Sub-Grupamento de Bombeiros do Litoral Norte, Capitão PM José Eduardo Stanellis de Aquino, o Sub-Comandante da PM de Caraguá, Capitão Marcos Antônio Marcondes de Carvalho, o representante do TEBAR/Petrobras, Cosme Damião Lemes, e demais autoridades, além da Banda Carlos Gomes, Coral Água Viva, Grupamento de Escoteiros e comunidade em geral.
A cerimônia foi aberta com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Caraguatatuba, sob a execução dos hinos Nacional e de Caraguatatuba. Em seguida o prefeito José Pereira de Aguilar fez o uso da palavra, falando da importância em comemorar o Dia da Independência. "No ano passado nós realizamos o hasteamento embaixo de chuva, mas este é nosso segundo ano de administração e mesmo que o tempo estivesse ruim, estaríamos aqui novamente, porque esta data é extremamente importante para o povo brasileiro e deve ser lembrada e celebrada. É por isso que estamos aqui hoje, e poderemos assistir ao desfile cívico, preparado com carinho por escolas municipais, estaduais, e demais instituições públicas e privadas, além das autoridades civis, militares e fanfarras que fazem deste dia uma data ainda mais especial", finalizou o prefeito. (Fonte: PMC)

Prefeitura promove campanha "Caraguá respeita a faixa de pedestre"
Para reforçar as mensagens da campanha, de 11 a 15 de setembro, a Ditran distribuirá folder educativo nos principais pontos da cidade. No mesmo período, a FUNDACC - Fundação Cultural promoverá performances nas ruas com as equipes das oficinas culturais.

Caraguatatuba - Será que o pedestre conhece seus direitos e deveres no trânsito? E os condutores, sabem como garantir a segurança de todos? O Código Nacional de Trânsito garante a segurança no trânsito, mas precisa ser respeitado. Pensando nisso a Prefeitura de Caraguatatuba lança em setembro, de 11 a 15, a campanha educativa "Caraguá respeita a faixa de pedestre", sob a coordenação da Divisão de Trânsito e com o apoio da Fundação Cultural de Caraguatatuba.
O objetivo é orientar pedestres e condutores de veículos e bicicletas sobre as normas do *Código Nacional de Trânsito. A DITRAN quer informar a população sobre os direitos e deveres de pedestres, condutores de veículos e ciclistas, especialmente quanto ao uso das faixas como o principal instrumento de segurança no trânsito.
Caraguá não utiliza semáforos e têm as faixas de pedestre como elemento principal na sinalização de trânsito. A DITRAN mantém nas principais faixas de pedestres um agente de trânsito facilitando a travessia. "Essa rotina é assimilada como um comportamento positivo, garantindo o trânsito seguro em nossa cidade", explica o diretor da DITRAN, Cel. Celso Rapacci.
De acordo com a DITRAN, as estatísticas mostram que a obediência no trânsito está associada à aplicação da multa, mas a DITRAN-Divisão de Trânsito de Caraguatatuba encontrou a solução na educação. No total de autuações no município este ano, apenas 1,53% deixaram de dar preferência ao pedestre na faixa.
Durante a campanha serão desenvolvidas pela Fundacc atividades em pontos estratégicos da cidade, como a Praça Cândido Mota e Rua Sebastião Mariano Nepomuceno, Av. Miguel Varlez x Rua Maranhão, Av. Miguel Varlez x Praça Walfrido Arouca, Av. Arthur Costa Filho x Rua Guarulhos, Av. Arthur Costa Filho x Rua Mogi das Cruzes, Av. Frei Pacífico Wagner - Escola Estadual Thomas Ribeiro de Lima.
Para reforçar as mensagens da campanha, a Ditran elaborou folder educativo que será distribuído nos principais pontos da cidade durante toda a campanha. No mesmo período, a FUNDACC - Fundação Cultural promoverá performances nas ruas com as equipes das oficinas culturais.
*De acordo com o Código de Trânsito, o pedestre tem direito de usar faixas e calçadas com segurança; e o dever de ser cauteloso levando em conta a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos.
Os condutores também têm direitos e deveres no trânsito. Os veículos de maior porte são responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, todos juntos, pela segurança dos pedestres.
Já o ciclista desmontado empurrando a bicicleta tem os mesmos direitos e deveres dos pedestres. (Fonte: PMC)

SECER de Caraguá convoca reunião com responsáveis por modalidades esportivas
É importante que todos os responsáveis por modalidades esportivas, associações clubes, técnicos e interessados em esportes compareçam na reunião, que acontece no dia 13, às 16h, no CEPROLIN

Caraguatatuba - A SECER - Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá, por meio do secretário Nivaldo Rodrigues Alves, fará um reunião na quarta-feira, dia 13, às 16h, no auditório do CEPROLIN (Centro de Educação Profissional do Litoral Norte) com instituições esportivas de todas as modalidades do município.
De acordo com o secretário, os assuntos abordados serão o Estudo do Planejamento 2007 e a Criação do "Dia do Esportista". "Temos na cidade mais de 40 modalidades esportivas e a presença de um representante de cada uma. Será muito importante para que todos tenham as mesmas oportunidades", disse.
Segundo o levantamento da SECER, Caraguatatuba conta com modalidades esportivas da 3ª Idade, Atletismo, Basquete, Beach Soccer, Bicicross, Biribol, Bocha, Braço de Ferro, Canoagem, Capoeira, Ciclismo, Damas, Down Hill, Futebol, Futebol de Mesa, Futsal, Futvolei, Gateball, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Hapikido, Jeep Clube, Jiu-Jitsu, Judô, Karatê, Kart, Kung Fu, Malha, Motocross, Natação, Skate, Supino, Surf, Taekwondo, Tênis, Tênis de Mesa, Vela, Vôlei de Areia, Voleibol, Vôo-livre, Xadrez.
É importante que pelo menos um representante de cada entidades esportivas, associações, clubes, técnicos e interessados em esportes esteja presente na reunião, pois o evento também tratará do encerramento das atividades esportivas de 2006.
O secretário alerta ainda, que "se tiver alguma modalidade esportiva que a secretaria de esporte não tem o conhecimento é importante que algum dos representantes também compareça à reunião.
A reunião acontece no dia 13 de setembro, quarta-feira, às 16h, no CEPROLIN, que fica na Avenida Rio Grande do Norte 450, bairro Indaiá. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Cerimônia de entrega das chaves das unidades do CDHU

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, acompanhado da 1ª. dama do município, secretária de Assistência Social e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela, Célia H. Reale Ferreira, e o secretário Adjunto da Habitação e presidente do CDHU (Companhia de desenvolvimento Habitacional Urbano), Marcelo Cardinale Branco, realizaram a cerimônia de entrega das chaves das 80 unidades do conjunto habitacional “Recanto dos Jutitís”, Bairro do Reino, nesta sexta-feira-feira, 08.
Com a organização da equipe do CDHU, Ação Regional de Taubaté e a coordenação logística da Ação Regional de São Paulo, o evento aconteceu em duas etapas, sorteio das unidades e a cerimônia de assinatura dos contratos, no período da manhã, na Escola Municipal Professor Antonio Verzignassi – Água Branca, onde foi apresentado um vídeo ilustrativo e, às 15 horas, no local das unidades, a entrega das chaves.
Para a construção do conjunto o governo do Estado, através da CDHU, investiu cerca de R$ 3,9 milhões de reais, onde foram construídos 80 apartamentos, de 48,28 m2., com 02 quartos, sala cozinha e banheiro. Para pagamento, os proprietários terão o prazo de 25 anos, sendo que a prestação varia entre R$ 52,50 reais até R$ 462,01, de acordo com a renda familiar.
O secretário Adjunto da Habitação e presidente do CDHU, esclareceu que foram sanadas todas as dificuldades encontradas no projeto, para poder atender as legislações ambientais de Ilhabela, e que era com grande orgulho que entregava este conjunto habitacional para esta cidade tão cheia de encantos.
O prefeito municipal Manoel Marcos, em seu discurso, agradeceu ao ex-governador Geraldo Alckmin, pela atenção que sempre dispensou em questão as melhorias de Ilhabela, e ao secretário municipal de Obras João Marques, pela atenção e carinho por ocasião das obras do conjunto. O prefeito destacou ainda, que este projeto beneficiaria 100 unidades, porém, a oposição política de Ilhabela impediu este número, justificando que o local viraria uma grande favela, “deixamos de atender mais 20 famílias”, lamentou.
Para encerrar, o prefeito desejou sorte aos proprietários e advertiu para que cuidassem muito bem do imóvel, completando “não tem nada mais importante para o ser humano do que garantir um teto para sua família”.
Estiveram presentes no local cerca de 300 pessoas entre, a ex- 1ª. dama do município, mãe do prefeito Manoel Marcos, Terezinha de Jesus Ferreira; proprietários com seus familiares; vereadores; secretários municipais e autoridades locais e do governo do Estado. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Câmara vota projeto das ZEIS

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião vota nesta terça-feira, 12, o projeto de lei complementar 005/06, de autoria do Executivo, que cria as ZEIS (Zonas de Especial Interesse Social) no município.
O departamento jurídico da Casa, entretanto, alega que a proposta é irregular porque fere o artigo 50 da LOM (Lei Orgânica Municipal).
Quem deve decidir se a matéria será aprovada ou rejeitada é o Plenário.
Caso o projeto seja rejeitado, o Legislativo deverá apresentar uma proposta alternativa excluindo do texto original os artigos terceiro e sexto, os quais tratam da especificação das ZEIS por meio de decreto e da verticalização, respectivamente.
Os vereadores votam, ainda, em segunda discussão, o projeto de Emenda a LOM 003/06, de autoria da Prefeitura, que dispõe sobre o uso de bem municipal por terceiros.
De acordo com a proposta, a autorização administrativa será concedida sempre a título precário, não estabelecendo prazo para o uso do imóvel, podendo ser revogada a qualquer tempo a critério do Executivo e também quando verificado o descumprimento das condições estabelecidas pelo Poder Público ao autorizado.
A legislação em vigor estabelece prazo máximo de 90 dias, salvo no caso de formação de canteiro de obras públicas, quando então a autorização, permissão ou concessão corresponderá ao de sua duração.
Cerca de 10 requerimentos também devem ser votados, além do parecer conjunto das comissões de justiça e finanças ao projeto de lei 028/06, que autoriza a abertura de crédito adicional especial, no valor de R$75mil, para a criação da Fundação Agência de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte de São Paulo.
A pauta, entretanto, pode sofrer alterações até o início da sessão. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Armandinho e banda atrairam milhares de pessoas para Show em Ubatuba
O cantor Armandinho, que vem se destacando no cenário musical brasileiro, principalmente pela música "Desenho de Deus", animou o sábado de feriado em Ubatuba. O show, que foi realizado na Tribo Club, reuniu milhares de pessoas nºao só do Litoral Norte, mas também de outras regiões do país.

Ubatuba - O show do cantor Armandinho, que ocorreu no último sábado em Ubatuba, foi considerado um sucesso pelo público. Milhares de pessoas acompanharam a apresentação, que foi realizada no Tribo Club. Devido ao feriado da independência, o show não reuniu apenas moradores do Litoral Norte, mas também um público de diversas regiões do país.
Esse foi o caso de Amanda Soares Alencar, que junto com o irmão e dois primos viajou 600 quilômetros para ver a apresentação. "Moro em Minas e estava sem saber onde passar o feriado. Quando soube do show do Armandinho não pensei duas vezes: reuni o pessoal e vim para o Litoral Norte. Não me arrependo de ter enfrentado a estrada, pois o show valeu demais", comentou a jovem de 19 anos.
O cantor gaúcho Armandinho, junto com sua banda, agitou a noite do público durante 1h30. Ele trouxe a cidade seus hits, que misturam MPB (Música Popular Brasileira), Rock e Reggae. O destaque da apresentação foi a música "Desenho de Deus", que está entre as mais tocadas nas rádios de todo o país. Durante todo o show, o público cantou e dançou ao som do grupo.
O show em Ubatuba foi promovido pela Aloha Produções, com o intuito de oferecer uma alternativa de lazer às pessoas que estavam na região durante o feriado da Independência. Conforme explicou a produtora Cris Tahan, o show foi realizado num espaço em Ubatuba, mas voltado pessoas de todo o Litoral Norte. "O show do Armandinho tem um clima praiano, ou seja, uma ótima combinação com o Litoral Norte num feriado. As músicas dele têm muito a ver com a região e atraiu pessoas de várias cidades, que preferiram vê-lo de perto aqui. O clima ajudou bastante e a noite estava muito bacana", ressaltou.
Esta foi a primeira apresentação de Armandinho no Litoral Norte. O cantor disse ter ficado bastante satifeito e tem vontade de voltar outras vezes. "O público estava muito animado e foi ótimo fazer o show para eles aqui em Ubatuba", completou.
Ele está no seu terceiro disco, sendo o primeiro gravado por multinacional. Depois de dois álbuns lançados pelo selo Orbeat, que juntos superam a marca das 130 mil cópias vendidas, o cartão de visitas do gaúcho de 36 anos, passou a ser o seu mais recente lançamento, o CD "Armandinho ao Vivo".
O cantor diz que as influencias para ter um trabalho musical bem diferenciado começaram na infância, já que ouviu de "tudo um pouco". O pai, com quem conviveu pouco, tocava MPB no violão e cantava muito bem. Sua mãe comprava um disco por mês, de Vinícius de Moraes a Rita Lee, e foi sua grande incentivadora. "Foi minha mãe quem me colocou na aula de violão, aos 8 anos. Devo muito à ela por ter me proporcionado coisas úteis, não coisas fúteis", conta Armando.
Formou a primeira banda ainda nos tempos de estudante, em 1985. Aos 12 anos, Armandinho já compunha e sua primeira canção a estourar nas rádios anos depois, foi escrita nessa época. As músicas "Folha de Bananeira" e "Rosa Norte" foram algumas composições de Armandinho que foram sucesso de púbico. Agora, já reconhecido pelo público e com uma agenda de shows completamente lotada, ele também gravou o DVD, que captura a energia do público que lotou o Rancho Maria´s e traz todos esses hits de Armandinho e sua banda. (Fonte: ricardohiar@gmail.com )

Prefeito Eduardo Cesar leva boas notícias à Maranduba

Ubatuba - O prefeito Eduardo Cesar esteve reunido com moradores da Rua Maria Balio, no Bairro da Maranduba, na última quarta-feira, dia 6. O motivo da visita foi conversar com a comunidade sobre suas necessidades, além de levar boas novas aos moradores. A antiga reivindicação de calçamento na rua será atendida por meio de uma parceria entre a prefeitura e a comunidade. Além disso, serão colocados tubos que facilitarão a passagem no final da rua, ligando nove casas que ficam do outro lado de um afluente do Rio do Boi ao bairro.
Para começar, o prefeito solicitou que um levantamento fosse feito imediatamente, para saber a quantidade de material necessário. O trabalho já foi iniciado nesta segunda-feira, dia 11. Depois, uma equipe técnica da Prefeitura fará o nivelamento da rua, bem como a construção de guias e sarjetas. A colaboração da comunidade será com a colocação dos bloquetes, sob orientação de técnicos da Prefeitura.
Depois de explicar os procedimentos em relação às melhorias a serem feitas na rua, o prefeito ouviu a comunidade e esclareceu dúvidas sobre IPTU, titularidade de propriedades e congelamento, turismo e sistema de comunicação, dentre outros assuntos. Segundo Eduardo Cesar, a volta à Rua Maria Balio é o cumprimento de uma promessa feita em campanha. "Como prefeito, estou voltando aos bairros, ouvindo as pessoas e criando um elo forte com as comunidades. As parcerias têm resultado em bons frutos para a cidade, que vão ao encontro dos anseios da população".
Além do prefeito, estiveram presentes também a assessora de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários, Silvana Niel, o engenheiro Virgílio Guatura, representando a Secretaria de Obras e o administrador Mário Clarassoti, representando a Regional Sul. (Fonte: PMU)

Ministro da Saúde confirma presença na inauguração de nova ala na Santa Casa

Ubatuba - O Ministro da Saúde, José Agenor Álvares, confirmou, nesta segunda-feira, 11, sua presença na inauguração da nova ala da Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora dos Passos, em Ubatuba. A solenidade, que acontecerá no dia 4 de novembro, entregará à população ubatubense uma clínica médica e uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), construídas no piso superior do hospital. Estará presente também o secretário adjunto estadual de Saúde, Ricardo de Oliveira.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcos da Silveira Franco, a busca por recursos e a implementação dessa obra na Santa Casa justifica-se por três razões principais: a carência dos serviços de UTI no município para atender casos graves, aliada à falta de vagas em outros municípios; o grande número de pessoas quem vêm para Ubatuba na temporada e conseqüente aumento de acidentes e, por último, a adequação necessária para habilitar o município a fazer neurocirurgias.
A construção e equipagem da Santa Casa reuniu esforços e verbas da Prefeitura, do Governo Estadual, do Ministério de Saúde e da iniciativa privada, por meio da empresa Santander/Banespa. O prefeito Eduardo Cesar afirma que essa parceria está resultando em um grande avanço para Ubatuba. "A Santa Casa de Ubatuba poderá contar com novas e importantes ferramentas para salvar vidas. Desde que assumimos, tanto a administração do município, quanto da Santa Casa, uma das nossas maiores preocupações era a transformação do sistema de saúde no município. Aos poucos, estamos conseguindo unir forças e proporcionar um atendimento mais digno à população ubatubense".
Mudanças e reformas - Desde que assumiu a Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora dos Passos, no início de novembro de 2005, a Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com os governos estadual e federal, vem realizando reformas em todo o prédio e mudanças na estrutura de funcionamento do hospital.
Entre as diversas mudanças, a Sala de Urgência passou por uma completa reestruturação. Onde antes havia apenas um leito, uma bomba de fusão e um cardioversor, foram instalados quatro novos conjuntos de equipamentos. O Secretário de Saúde, Marcos da Silveira Franco relata que quando aconteciam acidentes graves envolvendo mais de três pessoas, era comum perder pacientes.
Além disso, toda a área do Pronto Socorro foi azulejada e reformada. Trocou-se o telhado e o piso e melhorou-se a iluminação. As mesas dos consultórios foram substituídas por bancadas de granito, que proporciona melhor higienização. A cozinha foi completamente reformada e os funcionários possuem agora um novo refeitório.
Novas mudanças estão previstas para começar ainda este ano. A lavanderia e a sala de esterilização, que hoje funcionam dentro da Santa Casa, terão um prédio próprio, liberando espaço para se implantar um consultório de pediatria. O número de salas cirúrgicas poderá ser triplicado, reservando, inclusive, uma sala somente para a maternidade. (Fonte: PMU)

Ubatubense é vice no SuperSurf de Itacaré
Renato Galvão foi vice na Bahia e Odirlei Coutinho está na briga pelo título de 2006

Ubatuba - O surfista de Ubatuba, Renato Galvão, campeão brasileiro de 2004, ficou com o vice-campeonato da quarta etapa do SuperSurf 2006, realizada em Itacaré (BA), no último final de semana. Quem venceu a etapa foi o cearense Heitor Alves, que derrotou Renato Galvão na final com a nota 14.83, contra 13.33 do ubatubense. Galvão levou R$ 10.100,00 para casa pela segunda colocação. Já os terceiros colocados, Leonardo Neves e Bruno Moreira receberam R$ 5 mil cada um.
A disputa pelo título do ano também está nas mãos de um ubatubense. Outra prata da casa, o vice-campeão do ano passado, Odirlei Coutinho, apesar de ter sido eliminado nas oitavas de final, ainda tenta o campeonato contra o paranaense Jihad Kohdr, na última etapa, que acontece no Rio de Janeiro, de 11 a 15 de outubro.
Outros ubatubenses - Edgley Santos perdeu logo na estréia para o paulista Flávio Tavares. Em seguida, o potiguar André Fagundes venceu o experiente Tadeu Pereira por uma vaga no evento principal. No feminino, Luana Prado perdeu na rodada de estréia e Suelen Naraísa venceu Francisca Pereira nas quartas de final, mas foi superada por Claudia Gonçalves na segunda semifinal.
Mundial em Itamambuca - A maior expectativa dos ubatubenses gira agora em torno da vinda de uma etapa seis estrelas do WQS para a praia de Itamambuca. O evento reunirá os maiores nomes da divisão de acesso à elite do surfe mundial, entre os dias 23 e 29 de outubro.
Entre os locais que disputam o WQS, Odirlei Coutinho foi o melhor colocado na última etapa da perna européia, em Portugal. Ele ficou com o 25º lugar, enquanto Renato Galvão e Hizunomê Bettero foram barrados em suas estréias no Buondi Billabong Pro, que aconteceu até o dia 3 de setembro, em Ribeira D'Ilhas. (Fonte: PMU)

 



Semana de 08/09 à 14/09

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Velozes e Furiosos - Desafio em Tóquio"
Ás 15:00 hs - 19:00 hs .

"Zuzu Angel"

Às 17:00 hs -21:00 hs.



CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Miami Vice"
Às 16:00 hs -18:30 hs - 21:00 hs.
 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Taí

Estou desconfiado
Que essas velhinhas
Sem leituras nem estudos
Que sabem remédios de ervas
E com o rosário na mão
Curam com auxílio da fé
Sabem muito bem
Onde o rio Estiges dá pé.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Plano Diretor
Meu amigo vereador, Jairo dos Santos, quanto a sua carta colocada neste informativo, dirigida ao Presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, relatando que o Plano Diretor do Município foi mal elaborada, falta de divulgação das reuniões, etc, etc, quero te dizer, com todo respeito que tenho por voce, respeito de caiçaras que somos, que não concordo com sua opinião, pois as reuniões aqui da região sul, não sei das outras regiões, mas aqui foram muito bem divulgadas, participei de todas, inclusive, até como delegada no dia da votação no centro de Ubatuba.
Como voce mesmo relatou, não teve condições de estar participando, mandava representantes, mas se tivesse conseguido participar assim como nossa Vereadora Luciana Machado participou, teria outra opinião formada, até concordo com voce que não foi um trabalho com 100% de acertos, mas nada é 100% voce sabe disso, o ser humano está muito longe da perfeição, em todos os sentidos... mas, foi feito o melhor dentro da participação e interesse das comunidades.
Acredito que voce deve estar sabendo da Audiência Pública que se realizará no próximo sábado na Câmara Municipal de Ubatuba, onde estará sendo revisto o Plano Diretor, participe dela e acrescente, retire, opine, faça as alterações que achar necessárias e depois coloque neste mesmo informativo, para que possamos saber suas sugestões, o que achou necessario ser alterado, qual o trabalho que os vereadores estão fazendo daqui por diante, pois até agora tinha sido responsabilidade da Prefeitura e comunidade, com participação de pouquissimos vereadores, agora está nas mãos de voces.
Então, em respeito a nós, que deixamos nossas ocupações para estarmos participando das reuniões, tentando fazer um trabalho conciente junto a Prefeitura, nós que continuamos acompanhando e buscando informações sobre qualquer alteração que se faça necessária no Plano Diretor, estamos aguardando seu pronunciamento, por favor, divulgue, eu tambem gostaria de estar sabendo.

Bel Romão
Sertão da Quina, Ubatuba

Projeto de geração a partir do gás de aterro sanitário.
Os prefeitos de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião devem começarem a se unir para viabilizar as reais condições para construirem uma usina de produção de Carbono e Biogas através do aproveitamento do lixo doméstico que tanto nos causa preocupação,os orgãos ambientais deveriam ja estarem se movimentando para irem preparando os projetos etc. sera com certesa uma solução não imediatista, mas sim para longo prazo, e depois de pronto será para vinte ou trinta anos sem nos preocupar com nosso lixo. Sujiro dar uma olhadinha na SASA proprietaria da usina de Tremenbé e vejam a realidade e só conferir.

José Palhares
Administrador de Empresa

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Litoral Sul ©Sueli Lopes das Neves

Litoral Sul
©Sueli Lopes das Neves

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor