Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 15 de Setembro de 2006 - Nº 1606 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
-

Caraguatatuba
Prefeitura premia vencedores do Caraguá a Gosto
Alunos farão limpeza da praia do Indaiá amanhã
PAT de Caraguá tira Carteira de Trabalho
Caraguá vacina mais de 20 mil animais e atinge meta
Caraguá promove Curso de Formação de Bombeiros Industriais
Pregão eletrônico e folha de pagamento
Atletas de kung Fu de Caraguá conquistam Brasileiro em BH e treinam para o Sul-americano
Abordando a história do Brasil, desfile de 7 de setembro em Caraguá reuniu milhares de pessoas

Ilhabela
-

São Sebastião
Dise 'estoura' ponto de venda de drogas
Imóveis são barrados em Maresias


Ubatuba
50ª Festa de Nossa Senhora das Dores começa na sexta-feira
Santa Casa recebe doação de brinquedos para projeto "Fazendo Arte"
Ubatuba comemora Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias
Rua Irene, no Itaguá, passa a ter mão dupla
Ubatuba brilha no Brasileiro de Kung Fu e Tai Chi Chuan
Prefeito entrega reivindicações de pescadores ao ministro da Pesca
Projeto Aprovado na Câmara

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral Norte -

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Prefeitura premia vencedores do Caraguá a Gosto
Durante o evento foram sorteados 16 jantares, o note book e três kits da Bohemia. O resultado comprovou que o principal objetivo do evento foi atingido. A maioria dos sorteados é morador de outras cidades do estado.

Caraguatatuba - Em clima de comemoração o Caraguá a Gosto foi encerrado na quarta-feira, 13, com a cerimônia de premiação dos vencedores, no Teatro Municipal Mário Covas, na presença de autoridades como o prefeito municipal José Pereira de Aguilar; primeira dama Rosângela Leite Carrijo de Aguilar; secretário de Turismo, Ricardo Ribeiro; presidente da FUNDACC Eloiza A. A. Antunes de Oliveira; Cosme Damião, da Transpetro; o reitor do UNIMÓDULO, Alexandre G. Nogueira; secretários municipais e, os parceiros do evento, Paulo Gato Bijus, da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba(ACE); Mauro Medeiros, do Sebrae/SP; José Carlos Martins, do Village Paraibuna; e Joecil Camargo, da Bohemia.
O secretário de Turismo agradeceu aos patrocinadores Bohemia, Village, ACE e Sebrae pelo apoio, e ao UNIMÓDULO, pela atuação dos universitários no evento, assim como o CEPROLIN, com seus alunos. "O Caraguá a Gosto foi um grande passo, a Setur exerceu seu papel principal, fomentando e estimulando o turismo na cidade, contribuindo para o desenvolvimento da economia do município, gerando emprego e valorizando a gastronomia como um patrimônio cultural", disse.
O prefeito Aguilar agradeceu a todos os participantes pelo empenho e dedicação para o sucesso do evento, especialmente à Associação Comercial, pelo apoio ao evento que favoreceu o comerciante. "O comércio é a nossa galinha de ouro. Ele gera renda, emprego e atende o turista, que sustenta a nossa cidade", disse o prefeito.
O gerente do Sebrae, Mauro Medeiros, declarou que a função do Sebrae é beneficiar e fortalecer as empresas por meio de parcerias. "Nosso objetivo é apoiar as empresas na realização de eventos, na capacitação de funcionários, como foi neste evento. Todos os garçons dos estabelecimentos participantes foram treinados pelo Sebrae para o Caraguá a Gosto".
Durante o evento foram sorteados os 16 jantares, o note book e três kits da Bohemia (sorteados entre os presentes). O resultado comprovou que o principal objetivo do Caraguá a Gosto foi atingido, já que a maioria dos sorteados é morador de outras cidades do estado. Quem ganhou o note book foi a Zacarias Center Narco, de Atibaia. Todos os vencedores serão avisados pela Secretaria de Turismo.
Finalmente foram revelados os vencedores do concurso: na categoria Prato venceu o Abadejo a Golfinho, do restaurante Golfinho Azul; na categoria Ambiente o restaurante Zanfredo; na de Atendimento venceu o Bar do Hélio; e na de Petisco, a pizza na telha da Pizzaria Dago. O garçom vencedor do concurso foi Alexandre Daniel de Souza, do restaurante Guaruçá. De acordo com o secretário de Turismo, o critério de votação foi o mais democrático possível e todos os participantes receberam notas muito boas e devem se orgulhar por isso.
O vencedor da categoria Ambiente, Rosan Alfredo, também ficou surpreso com o resultado. "Realmente não contávamos com o resultado, estamos na cidade há pouco tempo e ficamos felizes por gostarem do nosso ambiente. Ele engloba tudo que há no restaurante, funcionários, atendimento, o carinho que fazemos o nosso trabalho".
O proprietário do Golfinho Azul, Oswaldo Odashima, disse que foi gratificante. "Não esperávamos vencer, mas trabalhamos para isso". De acordo com ele, o segredo de um bom prato é prepará-lo com carinho, como se cuida de alguém que se gosta.
A moradora do bairro Martin de Sá, Sônia Maria Favorete, achou o resultado justo. "Visitamos vários restaurantes e achamos todos muito bons, mas gosto desse em especial. Quanto ao evento percebi o grande contentamento dos participantes, achei o trabalho profissional, organizado e moderno. Acredito que irá repercutir turisticamente daqui há uns dois anos, quando as pessoas deverão vir à cidade exclusivamente para o evento", disse. (Fonte: PMC)

Alunos farão limpeza da praia do Indaiá amanhã
Os estudantes de duas EMEFs de Caraguatatuba atuarão na prática durante o Dia Mundial da Limpeza de Praia. Eles estarão unidos na limpeza da praia do Indaiá, por meio de uma parceria entre a Secretaria da Educação e a Secretaria de Meio Ambiente.

Caraguatatuba - Cerca de 110 alunos da Rede Municipal de Educação de Caraguatatuba estarão colocando em prática amanhã, dia 15 de setembro, alguns conceitos sobre preservação do meio ambiente. Eles farão a limpeza da praia no Indaiá, no período das 8 às 11h, que reunirá estudantes das EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Profª Antonia Ribeiro da Silva, do Jardim Califórnia, e Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, do bairro Indaiá. A ação será realizada em atenção ao Dia Mundial da Praia Limpa, que é comemorado oficialmente no dia 16 de setembro.
Segundo explicou a supervisora de ensino Rosana Albuquerque, os alunos dos 3º e 4º anos irão realizar essa atividade em comemoração a data mundial, como já ocorreu em outros anos. Ela conta que a proposta é incentivar a preservação do meio ambiente e fazer a conscientização desses alunos, de 3º e 4º anos.
O mutirão de limpeza na praia será realizado por meio da parceria entre a Secretaria da Educação e a Secretaria de Meio Ambiente em Caraguá. Além das crianças, haverá a participação de professores, supervisores, entre outros. As pessoas da comunidade interessadas em integrar esse trabalho estão convidadas a participar.
"Essa data é sempre lembrada em Caraguá e ações como esta ajudam os estudantes a entenderem melhor sobre a preservação da nossa região. É um ato educativo. Fazendo a limpeza, eles têm noção da quantidade de lixo que é jogado nas praias e rios", completou. Para Rosana, a partir desses trabalhos é mais fácil fazer com que os alunos estejam mais conscientes sobre a importância de não jogar lixo nas praias e transmitam isso aos seus familiares.
A Secretaria do Meio Ambiente irá fornecer camisetas, luvas e sacos de lixo para a ação. Todo o material reciclável que for encontrado durante a limpeza da praia será entregue para a Cooperativa Cata-Tudo. O ponto de encontro para os interessados em participar do mutirão será a pista de bicicross.
Alunos limparão Praia do Porto Novo no sábado - Os estudantes da EMEF Profª Maria Aparecida Ujio, do bairro Porto Novo, também participará das atividades em atenção ao Dia Mundial de Limpeza da Praia. No sábado, data oficial da comemoração, a partir das 8h30, cerca de 50 alunos da escola, dez professores e a comunidade estarão mobilizados na limpeza da praia do Porto Novo.
O local de partida para a ação é o Terminal Turístico da Zona Sul. De acordo com a diretora da EMEF, Débora Valle da Silva Pilon, esse trabalho é desenvolvido há vários anos e já se tornou uma tradição para a escola. Segundo conta, a iniciativa é feita por meio de uma parceria com a ACAJU (Associação Caiçara Juqueriquerê), que fornece o material necessário para a limpeza.
Os participantes recebem bonés, camisetas e principalmente, luvas e sacos plásticos para a coleta do lixo segura e eficaz. Outras entidades também estarão envolvidas, como a Ong 7 Ocean Conser Vancy que apoiará com o objetivo de incentivar a coleta do lixo das praias pela atuação dos voluntários. O Instituto Terra e Mar estará organizando o evento em várias praias do Estado de São Paulo nessa mesma data.
Conforme o representante da ACAJU, Pedro Paes Sobrinho, a expectativa é reunir cerca de 300 pessoas na edição de 2006 do mutirão. Ele conta que haverá orientação para os participantes sobre a forma correta e mais segura de coletar o lixo, com o intuito de evitar acidentes. Nesse contexto, o uso de luvas será obrigatório durante a limpeza. Para que a limpeza seja mais efetiva, os participantes serão divididos em dois grupos: um irá para sentido Zona Norte e outro para o Sul. (Fonte: PMC)

PAT de Caraguá tira Carteira de Trabalho
Além de tirar a Carteira de Trabalho, o PAT também fornecerá a segunda via do documento, basta comparecer no local com uma foto 3X4, RG ou certidão de nascimento

Caraguatatuba - A partir de segunda-feira, dia 18, o PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba estará tirando Carteira de Trabalho totalmente gratuito para toda a população do Litoral Norte.
Para fazer o documento, o interessado deve comparecer ao PAT com uma foto 3X4, RG (Registro Geral) ou certidão de nascimento. Segundo a diretora da instituição, Elmar Soares Faria Ferreira, também será tirada a segunda via do documento. "Este é um benefício para toda a população do Litoral Norte. A pessoa que vier até o PAT em busca de uma vaga de emprego e não tem o documento não terá mais que ir até o Ministério do Trabalho, evitando assim o desconforto de ter que ir até outro local para tirar a carteira", disse Elmar.
Desde o mês de julho que no PAT de Caraguá também pode ser dada entrada em seguro de desemprego, evitando que o assegurado enfrente a fila do banco. "Em breve pretendemos trazer mais benefícios para toda a população, esse é nosso principal objetivo", finalizou a diretora.
O PAT, que faz parte da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado e trabalha em parceria com a Prefeitura Municipal de Caraguá, oferece à população benefícios como o Banco do Povo com créditos para o pequeno empreendedor; Sine - Sistema Nacional de Emprego e Sutaco - Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades.
Para ter acesso a qualquer um dos serviços do PAT e tirar sua Carteira de Trabalho é só comparecer na rua Taubaté, 520, Sumaré. Mais informações pelo telefone 3882-5211.
(Fonte: PMC)


Caraguá vacina mais de 20 mil animais e atinge meta
Os proprietários de cães ou gatos que ainda não vacinou o animal na campanha anti-rábica devem procurar o CCZ para que os mesmos possam receber a dose

Caraguatatuba - O Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Caraguá encerrou a Campanha de Vacinação Anti-Rábica, com um total de 21,502 animais vacinados, sendo 19.168 cães e 2,334 gatos.
A campanha teve início no dia 31 de julho e terminou neste mês. As equipes do CCZ percorreu todos os bairros do município vacinado os animais. Segundo o veterinário do CCZ, Edson Cavalca, quem não vacinou seu animal, principalmente os proprietários de gatos, devem comparecer ao CCZ, que fica abeto de segunda-feira a sexta-feira das 9h às 16h30 ou entrar em contato para que o animal possa ser vacinado. "Nossa meta foi atingida que era de 19 mil cães e cerca de 2.400 gatos. Aqui no CCZ continuamos com a vacinação de rotina, e é importante que os proprietários de animais não vacinados tragam seus filhotes para receber a dose", disse.
Mais informações, o Centro de Controle de Zoonoses fica na Avenida Dilson Funaro, 115, Jd. Britânia ou pelos telefones 3887-6888 e 3887-6085. (Fonte: PMC)

Caraguá promove Curso de Formação de Bombeiros Industriais
O curso tem como objetivo a formação de profissionais civis de Prevenção e Combate a Incêndios. As inscrições estão abertas e podem participar todos os interessados do Litoral Norte

Caraguatatuba - O GAC (Grupo de Apoio Civil) Albatroz e a Fire Fighting Treinamentos e Serviços estão promovendo em Caraguatatuba o 1º Curso de Formação de Bombeiro Industrial. O curso terá 60 horas de duração sendo que o candidato pode escolher os dias em que farão as aulas. Pode ser dividido em 8 sábados ou durante 4 finais de semana, sábado e domingo, para interessados de todo o Litoral Norte.
O treinamento será no CPP (Centro do Professorado Paulista) e está com as inscrições abertas pelo telefone (12) 9108-2355 Emanoel ou (19) 3296-2998 com Elson e também para informações do valor do curso. Serão apenas 25 vagas disponíveis e os interessados deverão fazer inscrições antecipadas.
O curso será destinado a todos os que desejam uma nova profissão, vigilantes, Brigadistas, Técnicos de Segurança, profissionais de segurança e saúde, Bombeiros Civis em reciclagem e demais profissionais. Serão fornecidos aos alunos: material didático, camiseta da Fire Fighting, credencial de Bombeiro Industrial e Certificado de Conclusão do Curso.
O curso atende ao Decreto Estadual 46076/2001, Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT/NBR14608 (Bombeiro Profissional Civil) e Lei Federal 6.514 de 22/12/1977 e tem como objetivo a formação de profissionais civis de Prevenção e Combate a Incêndios. Aborda princípios básicos e fundamentais das teorias de Prevenção e Combate a Incêndios, habilitando o aluno ao exercício da profissão, ao uso dos conhecimentos em qualquer situação e em qualquer tipo de instalação, seja industria, comercial ou de serviços. O aluno ao concluir o curso, terá conhecimento suficiente para avaliação de riscos de incêndio, inspeção, manuseio de equipamentos e sistemas de combate a incêndios, pronto socorrismo, atendimento à vítimas, aplicação de procedimentos de suporte básico de vida, orientar, ministrar treinamentos pertinentes à prevenção, trabalhando com relação direta com as áreas de Segurança do Trabalho, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA e Brigadas de Incêndios e demais áreas como Recursos Humanos, Engenharia de Fábrica, Manutenção, etc.
Informações no site www.firefighting.com.br (Fonte: PMC)

Pregão eletrônico e folha de pagamento

Caraguatatuba - Pregão Eletrônico - A prefeitura de Caraguatatuba realizou nesta quarta-feira, dia 13, o Pregão Eletrônico Presidencial para a compra de toner de impressora para várias secretarias municipais e teve a participação de 10 empresas. A previsão era que a prefeitura teria um custo de R$ 46.000,00 (quarenta e seis mil reais) e o menor preço foi de R$ 31, 000,00 (Trinta e um mil reais) com isso a prefeitura teve uma economia de R$ 15, 000,00 (quinze mil reais) com o material.

Folha de Pagamento - A prefeitura de Caraguatatuba realizou nesta quarta-feira, 13, a licitação para a folha de pagamento dos servidores municipais. O Banco Real foi o vencedor e pagou pela folha o valor de R$ 4.530,000,00 (quatro milhões e quinhentos e trinta reais). A previsão era de R$ 2,000,000,00 (dois milhões de reais). O dinheiro arrecadado será investido em projetos de todas as secretarias municipais exceto a Secretaria de Obras Públicas. Cerca de 2.090 funcionários públicos terão, automaticamente, suas contas abertas no Banco Real.
 (Fonte: PMC)

Atletas de kung Fu de Caraguá conquistam Brasileiro em BH e treinam para o Sul-americano
Três dos seis atletas que participaram do Brasileiro conquistaram uma vaga para representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano, que acontece em 2007

Caraguatatuba - Entre os dias 6 e 10 de setembro uma equipe com seis competidores da Academia Long Teh de Caraguá participou do 17º Campeonato Brasileiro de Kung Fu e Tai Chi Chuan, que aconteceu no estádio do Mineirão em Belo Horizonte, Minas Gerais. Todos os integrantes da equipe subiram ao pódio e trouxeram para casa medalhas de ouro, prata e bronze e três deles conquistaram vagas para representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano da modalidade.
Renan Fernandes dos Santos sagrou-se campeão na categoria com armas; na Luta Tui Shou, Hemerson Carvalho de Oliveira subiu no lugar mais alto do pódio para receber o troféu de campeão. A atleta Valdirene Bibiano dos Santos subiu ao pódio por três vezes. A primeira para receber o título de campeã na categoria Luta Tui Shou, na segunda vez a competidora recebeu o troféu de vice-campeã na Luta Combinada e na terceira vez ela também recebeu o troféu de vice-campeã na categoria Tai Chi Chuan. A competidora Camila de Oliveira foi vice-campeã na Luta Tui Shou; Bianca Akemi Kawata também ficou com vice-campeonato na Luta Combinada e Vilomar Novis Perea Belas foi o 3º colocado na Luta Tui Shou.
A equipe, treinada pelo professor e técnico Benedito Fernandes dos Santos (Ditinho), passou por um período de intenso treinamento movido pelo desafio de participar, pela primeira vez, de um evento nacional. O Campeonato Brasileiro reuniu os melhores atletas do país e é reconhecido mundialmente pelo alto nível de seus competidores, fato que valorizou qualquer lugar ao pódio.
"Apesar de nossos atletas estarem preparados fisicamente e tecnicamente para a competição, o maior desafio foi a ausência de patrocínio. A falta de recursos obrigou os atletas a viajarem por mais de 10 horas em seus próprios carros. Essa conquista da equipe de Caraguá vem ressaltar a necessidade de apoio para os já consagrados atletas de nível internacional, que ainda dependem recursos próprios para representar a cidade" disse Ditinho.
O treinador acrescentou ainda que, "fiquei impressionado e orgulhoso pela vontade e superação dos nossos atletas. Foi emocionante a forma que levantaram nossa bandeira, tanto da cidade como da academia" afirmou ditinho e acrescentou "esse é o resultado de um trabalho sério. Em apenas três anos de existência da modalidade na cidade já contamos com 8 campeões paulistas e agora 4 campeões brasileiros, concluiu o treinador.
Os atletas Renan Fernandes dos Santos, Hemerson Carvalho de Oliveira e Valdirene Bibiano dos Santos serão os representantes do Brasil, em suas categorias, no Campeonato Sul-Americano em 2007, acontece no Brasil, com grande chance de conquistar títulos para nosso país.
Mais informações na Associação Long Teh de Kung Fu e Tai Chi Chuan, que fica na Avenida Amazonas, nº 831, Indaiá ou pelos telefones 3881-2079/ 9761-8599 com Ditinho (Fonte: PMC)

Abordando a história do Brasil, desfile de 7 de setembro em Caraguá reuniu milhares de pessoas
O desfile de 7 de setembro em Caraguá levou para a avenida a cronologia história do Brasil e reuniu um número recorde de participantes: mais de sete mil pessoas. Com muita criatividade e patriotismo, o desfile chamou a atenção do público, que lotou as ruas e arquibancadas, acompanhando toda a apresentação.

Caraguatatuba - O Desfile Cívico da Independência em Caraguá reuniu um número recorde de participantes na edição de 2006: mais de sete mil pessoas desfilaram, no evento que apresentou ao público uma abordagem histórica do Brasil. O tempo colaborou e não choveu durante todo o evento, fazendo com que milhares de pessoas que assistiram ao desfile permanecessem na avenida até o encerramento.
Ao todo, passaram pela avenida 91 instituições de Caraguatatuba, entre as escolas municipais, estaduais, particulares, associações e organizações não governamentais. O desfile foi organizado pela Secretaria da Educação, em parceria com as demais secretarias municipais.
Para a secretária da educação Silmara Selma Mattiazzo Bolognini o desfile foi bem positivo e algumas inovações, como trabalhar um tema específico com as escolas municipais deu bons resultados. "É muito bom ver o empenho das escolas e dessas crianças que passaram pela avenida. A maneira com que eles mostraram a história do Brasil chega a emocionar", destacou. Ela explicou que o número de participantes quase dobrou em relação ao ano passado e por esse motivo a estrutura também foi bem maior.
A abertura do evento aconteceu com a apresentação da Banda Carlos Gomes. Na seqüência, o público também conferiu a apresentação da Banda Municipal de Ilhabela. Na apresentação das escolas, iniciada pelo Instituto Mamulengo Social com a educação infantil, os assuntos foram abordados com seriedade e empenho. Além da história, os participantes não deixaram de transmitir mensagens de mais paz, união, garantia de direitos, entre outras.
O desfile do 7 de setembro abordou o tema "Brasil: és belo, és forte e o teu futuro espelha essa grandeza". Com isso, as escolas municipais foram organizadas por assuntos, fazendo uma cronologia histórica do país. O público presente acompanhou toda a história, desde a descoberta do Brasil pelos portugueses, a dominação das terras, percorrendo outros períodos como a escravidão, o início da república, até chegar na atualidade, com a trajetória dos principais presidentes.
Além dos projetos realizados pela educação foram mostrados alguns marcos, como é o caso da homenagem ao astronauta Marcos Pontes. As escolas particulares e estaduais, apesar de não terem os temas pré-definidos pela Secretaria da Educação, trabalharam com a temática central, o Brasil. Com isso eles também mostraram um pouco do país e relembraram momentos como a ditadura militar, escravidão, entre outros.
Algumas escolas prepararam apresentações musicais e cênicas para dar destaque ao assunto em questão. A cenografia e figurino estiveram presentes nos trabalhos de quase todos os participantes. A EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira fez a estréia da Fanfarra Comunidade do Alaor, que com novos uniformes e instrumentos tiveram um ótimo desempenho na avenida.
Entre as entidades participantes, estavam: Educação Continuada da Terceira Idade, Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba, Associação dos Aposentados, Pastoral da Criança, Grupo de Escoteiros, Moto Clube Tamoios, Centro do Professorado Paulista, entre outros. Assim como nas edições anteriores, os cavaleiros também marcaram presença. O desfile foi encerrado com a apresentação da frota da Prefeitura de Caraguá. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Dise 'estoura' ponto de venda de drogas

São Sebastião - A Dise (Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes) de São Sebastião aprendeu ontem 17 pedras de crack em uma casa no bairro de São Francisco. Uma denúncia anônima levou a polícia até o local, onde, segundo os moradores, era usado para o tráfico de drogas. O delegado Jairo Pontes, da Dise, disse que durante a blitz foram detidas quatro pessoas, entre elas, Roberta Silveira, 24 anos, que encontrava-se foragida da Justiça no Rio Grande do Sul por envolvimento com assalto a uma casa lotérica. Uma das pessoas detidas na casa, L.R.S., 17 anos, foi liberada. As demais foram encaminhadas à delegacia. (Fonte: ValeParaibano)

Imóveis são barrados em Maresias

São Sebastião - A decisão tomada pela prefeitura de São Sebastião de suspender autorizações para novas construções na costa sul da cidade paralisou as negociações imobiliárias na região.
Foram suspensas as licenças para obras e reformas em um raio de seis quilômetros a partir da igreja de Maresias, que avança sobre os bairros vizinhos de Paúba, Toque-Toque Pequeno, Santiago, Calhetas e parte de Boiçucanga.
Antes de liberar novas obras, a prefeitura quer demarcar as áreas repassadas pelo Estado ao município em 1939, conforme ação discriminatória transitada em julgado, promovida na época pela Fazenda do Estado.
Na ação, o Estado reivindicou todas as terras não registradas em cartório. A prefeitura, após demarcar as áreas devolutas, poderá mover ações para retomar essas áreas, caso elas estejam em posse de terceiros.
Segundo o procurador da Prefeitura, Alessandro Mauro de Souza, será feito um levantamento para identificar as áreas que pertencem ao município, antes de liberar as novas construções.
Ele afirmou que após a identificação das áreas pertencentes ao município, os proprietários atuais serão convocados à apresentarem seus títulos de posse.
"A prefeitura não pretende tomar terras de ninguém, mas apenas regularizar a situação, conforme decisão judicial. Uma medida que deveria ter sido tomada pelas administrações anteriores", disse.
MERCADO - O corretor Gilberto Tavares, da Tropical Imóveis, em Maresias, disse que a decisão da prefeitura travou todos os negócios imobiliários na costa sul. "Os negócios foram paralisados porque os interessados tem medo de comprar áreas ou imóveis que posteriormente possam ser reivindicados pela prefeitura", disse. (Fonte: ValeParaibano)

 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

50ª Festa de Nossa Senhora das Dores começa na sexta-feira

Ubatuba - Começa nesta sexta-feira, dia 15, a tradicional Festa de Nossa Senhora das Dores, em sua 50ª edição. O evento comemora os 50 anos de existência da Capela dessa santa, que fica no bairro do Itaguá. Muita música, cultura caiçara, histórias contadas por antigos moradores, teatro e comida farão parte dessa festa, que acontecerá até o domingo, 17.
A festa se inicia com uma procissão que sai da casa dos festeiros Bino e Janaína, seguida de uma missa na Capela. Depois, haverá show com a banda Balaio de Gato, exposição de fotos que retratam a cultura e histórias dos antigos. No sábado, 16, a partir das 19h30, acontece uma missa sertaneja, seguida de um teatro contando as histórias da Capela e um show musical com a banda Tribandas.
No domingo, a programação começa na parte da manhã, às 9h com uma corrida pedestre rústica, nas categorias adulto feminino e masculino. Às 10h, o Projeto Tamar/Ibama realiza soltura de tartarugas na Praia do Itaguá. Após, acontece corrida de canoas e almoço caiçara, com o famoso prato a base de peixe com banana verde, chamado Azul Marinho.
Na parte da tarde, tem apresentação do grupo parafolclórico "Guaruçá", procissão saindo da casa dos festeiros Élvio e Rosely, queima de fogos e encerramento com show do Fandango Caiçara e Banda ECC. O evento tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Fundart. (Fonte: PMU)

Santa Casa recebe doação de brinquedos para projeto "Fazendo Arte"

Ubatuba - A Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora dos Passos, de Ubatuba recebeu, na semana passada, uma doação de mobília completa e brinquedos que irão compor a brinquedoteca da pediatria, intitulada pelos coordenadores como "Fazendo Arte". Os materiais foram doados pelo Comitê Betinho, entidade ligada ao Banco Santander/Banespa e Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa, Banesprev e Cabesp (Afubesp).
O projeto será instalado efetivamente após reforma na sala destinada a ele. Enquanto isso, em outubro, uma pequena "unidade móvel" começará a circular dentro do hospital, fazendo visitas ao pronto socorro, enfermarias e pediatria. Esse trabalho inicial segundo a coordenadora do projeto, Renata Ramos, servirá também como uma forma de "ambientar a equipe, sensibilizar funcionários e conhecer a rotina do hospital". No final deste mês, Renata, que é também a pedagoga responsável pela "Casa do Brinquedo" da Prefeitura da Ubatuba, passará por um curso para Formação de Brinquedista Hospitalar, promovido pela Associação Paulista de Medicina.
Para Renata, a brinquedoteca dentro do hospital é uma forma eficiente de diminuir o sofrimento das crianças. "Além de estar doente ou machucada, a criança hospitalizada está longe de sua casa e de seus brinquedos, tendo que se submeter a um tratamento que é, muitas vezes, doloroso. O fato de poder brincar faz com que essas crianças se voltem para o mundo da imaginação, expressem emoções, façam novos amigos. Isso ameniza a dor e ajuda sensivelmente no tratamento".
Experiência bem sucedida - Ubatuba já tem uma experiência interessante, no sentido de inserir os brinquedos e as brincadeiras num ambiente voltado para a saúde infantil. Numa parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação, o Centro Materno-Infantil foi totalmente ambientado para receber crianças. Além da Casa do Brinquedo, as paredes foram todas pintadas com um cenário típico de Ubatuba.
A pediatra responsável pelo Centro Materno-Infantil, Márcia de Carvalho Pinto, afirma que a ambientação mudou totalmente a rotina de trabalho. “Não se ouvem mais choros desesperados de crianças que aguardavam impacientes o atendimento. Dá para perceber uma mudança até mesmo no comportamento das mães. A agressividade com a criança diminui, as mães observam, participam das brincadeiras".
Para o prefeito Eduardo Cesar, a reformulação do sistema municipal de saúde proposto por sua administração deve incluir também o atendimento às crianças, proporcionando a elas bem-estar. "São medidas simples como essas, que unem o poder público e a iniciativa privada e provocam uma grande transformação no dia-a-dia". (Fonte: PMU)

Ubatuba comemora Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias
Mais que uma comemoração, esse dia representa um estudo mundial em larga escala, sobre a quantidade e a qualidade de lixo lançados nos rios e mares

Ubatuba - O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, um acontecimento que já completa 20 anos comemorado no dia 16 de setembro, em Ubatuba, será marcado por uma ação que envolverá dezenas de entidades e centenas de pessoas. O evento será dividido em dois momentos. No primeiro, a partir das 8h, será feita a limpeza de praias e rios. No período da tarde, diversas apresentações sócio-culturais acontecerão no Terminal Turístico do Perequê-Açu, a partir das 14h.
O Brasil é o quarto país em número de voluntários nesta campanha, e São Paulo é o primeiro em voluntários e em total de lixo recolhido no Brasil. Ubatuba já participa há mais de 10 anos e com grande destaque. Segundo o presidente da ong Amigos na Preservação, Proteção e Respeito a Ubatuba (Appru), Antonio de Oliveira Neto, essa campanha não é apenas uma forma de divulgar o problema da poluição ou um meio de se tentar a educação ambiental. "O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias representa um estudo mundial de larga escala, sobre a quantidade e a qualidade de lixo jogados de forma irregular. Os estudos obtidos têm sido utilizados como instrumento político para pleitear mudanças em vários setores e na reformulação de leis".
Programação de Ubatuba - As praias que serão contempladas pelo evento, neste ano, serão: Maranduba, Lázaro, Saco da Ribeira, Toninhas, Grande, Ténorio, Vermelha do Centro, Itaguá, Cruzeiro, Prainha do Matarazzo, Perequê-Açu, Barra-Seca, Saco da Mãe Maria, Vermelha do Norte, Praia do Alto, Itamambuca, Felix e da Almada. Os rios Grande, Tavares e Acaraú também serão alvos de limpeza. Todo o lixo coletado será encaminhado para o Terminal Turístico do Perequê-Açu, onde todos os participantes se encontrarão e o lixo ficará exposto até às 16h.
As apresentações no terminal contarão com a participação do grupo de Maculelê e Puxada de Rede dos alunos da Fundacc do mestre Jequié, a Fanfarra do Colégio Anchieta, a Escolata da Escola do Horto e o Projeto Dança e Música da escola Josefina, além de atividades ambientais.
Grande parceria - O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias em Ubatuba está sendo promovido por meio de uma grande parceria entre: Agenda 21 Litoral Norte; Prefeitura Municipal de Ubatuba; Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN); AUS; Associação de Proteção da Vermelha do Norte Aproven; Ass. de Itamambuca; Aquário de Ubatuba; Coletivo de Entidades Ambientalistas de Ubatuba (Ceau); Associação Sócio-ambiental Somos Ubatuba (Assu); Escoteiros; Projeto TAMAR; Filhos da Terra; Guarda-Mirim; ACIA; Objetivo; Movimento de Defesa de Ubatuba (MDU) e Amigos na Preservação, Proteção e Respeito a Ubatuba. (Fonte: PMU)

Rua Irene, no Itaguá, passa a ter mão dupla

Ubatuba - A Coordenadoria de Trânsito da Prefeitura de Ubatuba informa que desde o dia 12 de setembro, a Rua Irene, que dá acesso ao loteamento da Praia do Tenório, teve a sinalização alterada de mão única para mão dupla no trecho de entrada da Rua Capitão Felipe até a Rua Maria Cristina.
A mudança se deu em virtude da necessidade de adequação do fluxo de veículos na Rua Irene, dando mais uma opção para a saída dos veículos do loteamento e redondezas. A equipe de operação da Coordenadoria de Trânsito vai realizar a sinalização complementar de proibição de estacionamento necessária. (Fonte: PMU)

Ubatuba brilha no Brasileiro de Kung Fu e Tai Chi Chuan

Ubatuba - A equipe que representou Ubatuba e o Estado de São Paulo no 17º Campeonato Brasileiro de Kung Fu e Tai Chi Chuan, realizado entre os dias 6 a 10 de setembro em Belo Horizonte, consagrou oito campeões brasileiros. O campeonato contou com a presença de 18 estados de todo o Brasil. No total foram dez medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze.
Confira os nomes dos medalhistas: Carlos Alberto da Silva - campeão Tue Sou até 80Kg (Combate de Tai Chi) e campeão Tai Chi Chuan Estilo Yang; Bianca Ribeiro Jabur - campeã Combate até 52Kg; Bruna Ribeiro - campeã Luta Combinada, campeã Combate até 56Kg e 2º lugar Nanquan ( Rotina Olímpica do Sul ); Elizabeth Montanari - campeã Tue Sou até 65Kg (Combate de Tai Chi) e 2º lugar Rotina Mãos do Sul; Márcia Mayumi Utiyama - campeã Armas Médias; Nataly Lacorte Pestana - campeã Luta Combinada e 3º lugar Rotina Mãos do Sul; Paulo Ricardo Freitas - campeão Combate até 70Kg; Ricardo Takeshi Utiyama - campeão Armas Médias e 2º lugar Mãos do Sul.
A Academia Long Teh agradece o Mestre Tsao A Pó, Profº Tsao Shu Ju, a Prefeitura Municipal de Ubatuba e seus colaboradores.
O que é Tai Chi Chuan - Tai-chi-chuan é a arte marcial baseada nos conceitos do Yin e Yang. O monge taoista, Cheung San Fung, presenciou uma luta entre uma garça e uma serpente, notando os movimentos circulares da serpente, e os movimentos duros da garça, desenvolvendo a partir de então um sistema de autodefesa.
O Tai-chi equilibra e fortalece o fluxo de Chi no organismo e se mostra eficiente para reduzir a dor e a melhorar a mobilidade de portadores de artrite. Além de ajudar a amenizar as dores na coluna e juntas, prolonga a vida, corrige problemas digestivos e de coração e melhora a circulação sanguínea. (Fonte: PMU)

Prefeito entrega reivindicações de pescadores ao ministro da Pesca
Representantes da pesca acompanharam o prefeito na entrega do documento ao ministro Altemir Gregolin

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve em São Paulo na última terça-feira, 12, para entregar pessoalmente ao ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin, com cópia à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, as reivindicações do setor pesqueiro quanto à legislação federal que rege a atividade.
Para a Secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Ubatuba, Valéria Gelli, a entrega das reivindicações diretamente para o ministro Gregolin vai agilizar o andamento das reivindicações que o setor pesqueiro tanto necessita. “Fomos em comitiva para São Paulo para mostrar que a pesca do município de Ubatuba tem representatividade e sensibilizar as autoridades para a causa do pescador do litoral norte paulista”, conta Valéria.
O prefeito e a secretária estiveram acompanhados por vários pescadores do litoral paulista, inclusive de associações representativas do setor, como a Associação dos Pescadores da Enseada, Associação dos Pescadores da Maranduba e região sul, Associação de Maricultores do Estado de São Paulo, Colônia de Pesca e representante do comércio de pescado.
De acordo com o prefeito Eduardo Cesar, a ida dos pescadores a São Paulo para o encontro com o ministro mostra que o setor pesqueiro de Ubatuba está unido em prol de melhorias para suas condições de trabalho. “Estamos muito preocupados com as questões que envolvem a atividade pesqueira em nosso município e por isso não temos poupado esforços para viabilizar a alteração na legislação federal, adequando-a a realidade e às necessidades de Ubatuba”.
Autuações - Devido à falta de conhecimento dos pescadores em relação à legislação, nas últimas semanas, vários deles foram autuados e até detidos por não estarem cumprindo as normas previstas na lei, mesmo sem saber que estavam agindo erroneamente. A secretária de Agricultura e Pesca de Ubatuba explica que a legislação, muitas vezes, é bastante rigorosa, e os pescadores vêm sendo autuados pela Polícia Ambiental, o que tem criado uma série de problemas para a classe. “A polícia está fazendo seu papel, que é fiscalizar e autuar. Cabe ao governo federal mudar a lei para que esta seja adequada à nossa realidade e nossos pescadores possam trabalhar tranqüilamente”, explica Valéria Gelli.
A Secretaria pretende colaborar com a conscientização da legislação através da elaboração de uma cartilha, em parceria com o IBAMA, a Ong Mar Vivo e a Polícia Ambiental, contendo explicações básicas sobre a legislação, em linguagem popular, direcionada para o pescador que quer conhecer a lei para não voltar a ser autuado por falta de esclarecimento.
Empenho da Prefeitura - A Prefeitura de Ubatuba tem se empenhado na tentativa de conseguir a readequação da legislação pesqueira. No último dia 31 de agosto a Prefeitura viabilizou o contato entre o setor e o IBAMA, para que o órgão recebesse o documento com as reivindicações dos pescadores. O prefeito Eduardo Cesar recebeu os pescadores no pátio da Prefeitura, onde explicou a situação e se comprometeu a ajudar no que for possível, mesmo sendo a legislação regente de âmbito federal e a solução não estar nas mãos do município.
Ubatuba, grande produtor - A produção pesqueira estimada do município de Ubatuba representa 10,2% do total de pescado capturado no Estado de São Paulo. A atividade rendeu em 2005 cerca de R$ 9,2 milhões, conferindo ao município o terceiro lugar como produtor com um total de aproximadamente três mil toneladas de pescado por ano. (Fonte: PMU)

Projeto Aprovado na Câmara

Ubatuba - A Câmara de Ubatuba aprovou o projeto de lei do vereador Jairo do Santos que institui na rede municipal de ensino público o estudo referente à dependência química no município.
Especialistas - De acordo com a lei, as escolas poderão convidar especialistas no assunto para ministrar conferências, palestras, simpósios e outras atividades pedagógicas, preferencialmente dispondo do apoio dos núcleos existentes no município das entidades denominadas AA- Alcoólicos Anônimos e NA- Narcóticos Anônimos, para a finalidade de depoimentos, apresentação de iniciativas e experiências realizadas. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

 



Semana de 15/09 à 21/09

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Casseta e Planeta - Seus Problemas Acabaram"
Às 16:00 hs - 17:40 hs - 19:20 hs -21:00 hs


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Miami Vice"
Ás 15:00 hs -19:20 hs.

 

"Zuzu Angel"
Às 17:20 hs -21:40 hs.

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Caminhos do Rio Perequê

Do veio das rochas
Do chuveiro tropical
Do coração das montanhas
Das margens úmidas
Dos olhos da Iara
Brotam as águas do Rio Perequê
Que rolam as pedras
Arrastam árvores
Cafulas, muçuns
Lambaris, guarus
Mães d’águas e acarás
Rio Perequê abaixo
Até ao Deus dará.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

"ABUSANDO DE NOSSA PACIÊNCIA"
Lendo as "NOTIFICAÇÕES", emitidas pelo Sr. Marcelo dos Santos Mourão, Secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura M.E.B. de Ubatuba, entregues por funcionários da Prefeitura, aos SENHORES: Vereador, JAIRO DOS SANTOS e Eng. LUIZ ROBERTO DE MOURA, desfilaram, por minha mente, as famosas CATILINÁRIAS de Marco Túlio Cícero e aquele retumbante: ATÉ QUANDO, O CATILINA!, ABUSARÁS DE NOSSA PACIÊNCIA?".
Lia, dias passados, que: "quando se passa dos sessenta, são poucas as coisas que nos parecem absurdas". No caso da Ubatuba atual, o assombro, está atingindo todas as idades. O Sr. Secretário de Assuntos Jurídicos, da Prefeitura Municipal de Ubatuba, está abusando de nossa paciência, (da de alguns especialmente), desrespeitando direitos sagrados garantidos pela Constituição da República, agredindo o livre exercício da cidadania, a honra das pessoas e o sagrado direito humano de não ser incomodado por quem não tem autoridade para faze-lo.
Não conhecerá, o Sr. Secretário de Assuntos Jurídicos, os abusos e supostas ilegalidades que estão sendo praticadas com os veículos da Prefeitura e, de modo singular, com os da Secretária Municipal de Educação, do PSF e outros?. Caso não conheça, não tenha observado, não se tenha ligado, deveria, antes de incomodar cidadãos para provarem o que toda a cidade conhece, registra, anota e comenta, informar-se do que estava ocorrendo.Tendo conhecimento, a ele, poderíamos recomendar a expressão poética de Antonio Machado:
Perguntando o que já sabe,
Seu tempo não haverá de perder.
E a pergunta, sem resposta,
Quem poderá responder?
Neste momento cabe lembrar a todos que tem o dever de ofício de garantir a segurança física, psíquica e moral, promover a justiça e o livre exercício da cidadania, em sua plenitude, o artigo dezenove da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU:
Artigo Dezenove: "Todo indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica no direito de não ser inquietado por suas opiniões e no de procurar, receber e difundir, sem considerações de fronteiras, as informações e idéias por qualquer modo de expressão".
Impressionado com acontecimentos que se repetem, em nossa sociedade do século XXI, concluo com uma frase que faz pensar: "Um psicopata como mostra a "SUPERINTERESSANTE" deste mês, é capaz de destruir a vida de várias pessoas, inclusive crianças, sem derramar uma gota de remorso". (Luis Fernando Vianna, "O homem e a fera", Folha A2, de 11-07-06).
Nota: Agradeço o apoio do Eng. Pedro Tuzino e de todos que se tem manifestado através de e-mails, telefone e pessoalmente. É confortante saber que não estamos só.
Corsino Aliste Mezquita. Ubatuba l4 de setembro de 2006.

Corsino Aliste
RG 2.976.292-3
Ubatuba, SP

Câmara Municipal Aprova Repasse de Verba
A Câmara Municipal de Ubatuba foi palco no último dia 12 da votação que aprovou o repasse da verba do governo do estado para a Associação Ubatuba de Surf.
Aprovado por unanimidade, a verba será destinada à realização dos eventos de surf em Ubatuba para o ano de 2007.
Segundo o vereador Charles Medeiros "Ubatuba tem que voltar a ser o palco do surf mundial, hoje exportamos atletas que representam muito bem a cidade, agora é a vez de apoiarmos eles" comentou o vereador Charles Medeiros.
Para o vereador Marquinhos "Tio Sam", "Essa é a única forma de combatermos a sazonalidade de Ubatuba, fazendo eventos fora de época, com isso todos ganham" comentou.
A verba vem atender os seguintes eventos: o Circuito Municipal Ubatuba Surf Challenge, Surf Treinos, etapas do Paulista Profissional e amador, campeonatos Universitários, Super Surf e a etapa de nível 6 estrelas da divisão de acesso do circuito mundial, o WQS realizado pela Onbongo com a parceria da AUS e prefeitura.
A cidade de Ubatuba certamente vai ganhar muito com a realização desses eventos, isso será também uma força de retribuir aos atletas por tudo o que têm feito pelo município.
Isso só foi possível devido ao executivo da prefeitura, o Prefeito Eduardo César, Secretários Esporte Bittencurt Junior e Turismo Luiz Felipe pelos esforços para que fosse celebrado este convênio que é inédito na história do Surf de Ubatuba.
Agradecimento também a todos os vereadores que aprovaram por unanimidade e reconheceram a importância deste esporte em nosso município, esporte que projeta Ubatuba para o mundo.

Rege Galvão
Ubatuba, SP

Tanto crê que quando lê, não vê!
O teatro é o mesmo. O cenário é igual. O debate eleitoreiro esquenta. Os candidatos, vaidosos, “escolhidos” por uma estrutura política viciada e retrógrada, incompatíveis com as necessidades de um país de dimensões continentais de um povo com necessidades siderais. Candidatos vaidosos, ávidos do vício crônico do poder. Por eles tudo se justifica. Em meio aos disque disques, soam inúmeras bobagens e, igual número de mentiras, enganando o deseducado povo, que ingênuo, crê nas promessas dos falsos “messias”. A catástrofe se avizinha. Silente. A população cresce. Não há investimentos! Não haverá energia! Não haverá produção. Não haverá empregos! Não haverá renda! Não haverá consumo. Os impostos, estratosféricos, já inviabilizam inúmeros negócios. Uma grande parcela de nossas empresas exportadoras estão de mudança para países vizinhos ( por exemplo, para o inteligente Uruguai que pulou fora, do falido Mercosul e, caiu nos braços dos EUA) e lá irão gerar riquezas. Lá. E nós? Bom, em breve (com matemática do Fundamental) pode-se concluir que o PIB não pagará as contas. Se fossemos mais educados, poderíamos pegar um atalho e, nos poupar de mais uma condenação a algumas décadas de economia Haitiana. Custo social exorbitante! Tudo pelo poder e, por uns poucos dinheiros! Pobre povo surdo que tanto crê e, se lê, mesmo assim, não vê.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Caro Amigo Fernando Pedreira,
Sei do seu esforço e carinho para o desenvolvimento do PDTR em nossa região, infelizmente aqui tudo difícil,
não existe participação nem colaboração somente criticas, você esta entregando o bastão hoje, eu nunca quis
mas sei que existem pessoas que o querem para proveito próprio.
Espero nos vermos breve, um abraço.

Jose Carlos Cusato
Ubatuba, SP

Decepção Quanto a Câmara Municipal de Ubatuba
Quero falar da minha decepção quanto a Câmara Municipal de Ubatuba, pois acreditava que esta seria diferente, com novos vereadores, uma nova visão, um novo trabalho, mas na 3ª feira passada (05/09) foi um absurdo o que presenciei na sessão, não sei nem com o que poderiamos comparar aquilo. Sei que a função do vereador é fiscalizar, o vereador Charles Medeiros detectou uma irregularidade, ao invés de formalizar e pedir uma investigação do caso, fez um barulho tão grande, tão desnecessário, muita falta de maturidade.
Por outro lado o vereador Edilson Felix, se levantou tão enfurecido, quase a beira de um ataque de nervos, batendo na mesa, gritando e declarando ser o nosso Prefeito um ladrão, usando palavras muito ofensivas, passando uma imagem de falta de controle da situação, e justificando-se limpo por não ter nem uma bicicleta e morar em casa popular. CASA POPULAR NÃO É PARA PESSOAS DE BAIXA RENDA ?
Houveram outros pronunciamentos, mas no geral, o clima estava muito tenso, nervoso, sem controle, sem maturidade, sem respeito, sem credibilidade...foi terrivel, não foi para isso que os elegemos...os problemas existem...e as soluções tambem, mas não será desta forma que as encontrarão.

Bel Romão
Sertão da Quina, Ubatuba

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Litoral Sul ©Sueli Lopes das Neves

Litoral Sul
©Sueli Lopes das Neves

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor