Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-Feira, 18 de Setembro de 2006 - Nº 1607 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Aldeias diversificam atividades
Guaranis cultivam flores para festas
Índios reivindicam melhorias em aldeia
UNIMÓDULO debate contribuição da Administração e Ciências Contábeis na sustentabilidade das empresas no Litoral

Caraguatatuba
Pastoral Fé e Política faz entrevista com candidatos a Deputado Estadual
Morro do Algodão é o próximo bairro a receber o Dia da Multiação
Conselho de Assistência Social está com inscrições abertas para eleição de novos membros

Ilhabela
-

São Sebastião
-


Ubatuba
ACIU ofereceu curso “Qualidade no atendimento ao cliente”
Autônomos e contrato de prestação de serviços
O Empretec já tem data para acontecer
Câmara Municipal Aprova Repasse de Verba
Vereador Jairo dos Santos elabora novo projeto de Lei que estabelece normas para o som na cidade

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Aldeias diversificam atividades

Litoral Norte - As aldeias guaranis do Litoral Norte estão implantando novas atividades econômicas para garantir sua subsistência. Os guaranis estão investindo em projetos de ecoturismo e o plantio de flores, atividades que devem ampliar a geração de renda e melhorar a qualidade de vida das comunidades.
A região tem três aldeias, onde vivem atualmente cerca de 550 indígenas. A aldeia do Rio Silveiras, a maior da região, situada na costa sul de São Sebastião, tem 340 guaranis. As outras duas aldeias guaranis ficam em Ubatuba.
A aldeia Boa Vista, que fica na costa norte do município, próximo ao bairro do Prumirim, tem 145 índios; a Renascer, no bairro do Rio Escuro, na costa sul, tem uma população estimada em 40 guaranis. Atualmente, as aldeias alojam guaranis de outras aldeias do Estado e também do Mato Grosso.
Os guaranis sempre sobreviveram da venda de artesanato e do palmito juçara. O plantio de batata, mandioca, feijão e milho garante a alimentação das aldeias. Os guaranis sempre sobreviveram economicamente graças à venda do palmito e do artesanato.
ALTERNATIVAS - A aldeia Boa Vista, em Ubatuba, será a primeira aldeia indígena do Estado de São Paulo a desenvolver um projeto de ecoturismo, segundo informou a Funai (Fundação Nacional do Índio). O Estado possui 30 aldeias indígenas.
A aldeia do Rio Silveiras, na costa sul sebastianense, ampliou sua renda através do cultivo de flores e de mudas de plantas. A beleza e qualidade das flores tem atraído compradores de outras cidades da região (leia texto abaixo).
ECOTURISMO - "O projeto está bem adiantado e sob análise da comissão indígena da Funai, em Brasília", informou o diretor regional do órgão em São Paulo, Nilton Bueno. Segundo ele, o projeto pioneiro no Estado, será desenvolvido em parceria com uma ONG (organização não governamental) sem que haja qualquer risco ou prejuízo à aldeia ou à cultura guarani.
O cacique da aldeia, Altino Santos, disse que o ecoturismo é a melhor alternativa para que os guaranis possam aumentar sua renda.
Segundo Santos, os guaranis vão ser capacitados para trabalhar como monitores e guias turísticos. A idéia é receber grupos de turistas na aldeia.
A proposta gera muita expectativa nos guaranis mais novos. Edmilson de Lima da Silva, de 16 anos, disse que a aldeia tem recebido a visita de alunos de escolas do Vale e Litoral Norte. Segundo ele, na temporada com a implantação do ecoturismo até mesmo turistas estrangeiros devem visitar a aldeia.
Segundo ele, além das trilhas, das cachoeiras e do artesanato, os visitantes vão poder acompanhar a apresentação de danças e de músicas feitas pelas crianças da aldeia, na Casa da Cultura, um espaço que vem sendo construído na para sediar as apresentações. (Fonte: ValeParaibano)

Guaranis cultivam flores para festas

Litoral Norte - Virou moda, pelo menos em Ilhabela e na costa sul de São Sebastião, utilizar as flores cultivadas pelos guaranis da aldeia do Rio Silveiras, na decoração de casamentos realizados à beira-mar e no interior de hotéis e pousadas ou em festas sofisticadas. Os guaranis mantém três viveiros na aldeia. Eles cultivam flores como helionias, bastão-do-imperador e alpinias. Cada maço de flores, cada uma com seis tipos diferente, custa R$ 10. Eles produzem também mudas de palmito juçara, açaí e pupunha. (Fonte: ValeParaibano)

Índios reivindicam melhorias em aldeia

Litoral Norte - Os guaranis do Litoral Norte reivindicam melhorias para suas aldeias. Na aldeia Boa Vista, em Ubatuba, eles querem que a prefeitura prolongue a estrada de terra, que liga a rodovia Rio-Santos ao posto de saúde e escola dos guaranis, até as casas dos índios. Os guaranis também cobram a instalação de eletricidade em suas casas, pelo programa federal Luz Para Todos. A prefeitura estaria em negociações com o governo para atender a reivindicação. A aldeia Renascer, em Ubatuba, cobra agilidade no reconhecimento da área de 10 hectares ocupada pelos índios. O processo está sendo avaliado pelo Ministério Público Federal e Funai. (Fonte: ValeParaibano)

UNIMÓDULO debate contribuição da Administração e Ciências Contábeis na sustentabilidade das empresas no Litoral

Litoral Norte - Os cursos de Ciências Contábeis e Administração do Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO, promoveram a Semana Contábil, dias 11, 12 e 13 de setembro, e debateram com autoridades do setor, temas relacionados à contribuição de ambos os cursos para a sustentabilidade das empresas no Litoral Norte.
O evento promoveu a palestra “A terceirização dos serviços no mundo globalizado”, com Dayse Christine Hette Eastwood, pelo CRC-Conselho Regional de Contabilidade e debates. Participaram da abertura em mesa redonda, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguá (ACE), Paulo Gato Bijus, o presidente da Associação Comercial de São Sebastião, Paulo José Aranha, o professor do UNIMÓDULO, Ricardo Zollner, como moderador, a controler contábil da Center Trevo, Leandra Oliveira Bento; e o coordenador do curso de Ciências Contábeis, Alberto Manoel Scherrer.
De acordo com a coordenadora do curso de Administração, Maria do Carmo Cataldi Muterli, o evento é realizado todo ano em homenagem ao Dia do Administrador, comemorado em 9 de setembro, e ao Dia do Contador, em 22 de setembro. Também estiveram presentes o pró-heitor Leo Reis Junior, os professores Dimas Otaviano Noronha e Caetano Vaz Neto e outros.
De acordo com Zollner, o mediador da mesa, num país considerado o 7º pior da América Latina para se fazer negócios, é preciso estar atento e se preparar para o futuro. “Precisamos ser eternos aprendizes e exercitar os 3 Cs: Colaboração, Comunicação e Criatividade, para qualquer empreendimento”, disse ele aos estudantes.
O professor lembrou ainda a importância de mais uma parceria do UNIMÓDULO, ao promover a análise sobre a atuação dos profissionais de Administração e Ciências Contábeis junto às Associações Comerciais, “Será que eles estão preparados para a realidade profissional que o mercado empresarial exige? Como melhorar a relação empresa-escola para o desenvolvimento da região?”
Convidado a debater, o presidente da ACE de Caraguá, disse que o estudante é a esperança do empresário. “Para acompanhar a velocidade de informações é preciso se atualizar, por isso vejo o ensino superior nestas áreas como o coroamento da profissão, mas não se pode parar, o aprimoramento deve continuar por toda a vida”, disse ele enfatizando a importância das incubadoras de negócios, que treinam os estudantes e beneficiam as empresas.
O presidente da Associação Comercial de São Sebastião, disse que o Brasil é o país que mais têm empreendedores. “Mas só isso não basta, é preciso ter conhecimento, por isso o superior é fundamental para que as empresas não fechem”. Para ele a aproximação escola e comércio é mais que fundamental porque os estudantes saem com capacidade de orientar empreendedores e empresários. “Essa aproximação tem que ser de uma foram muito integrada”, disse.
Leandra Oliveira, da Center Trevo, ex-aluna do UNIMÓDULO e professora no CEPROLIN, reforçou a importância da oportunidade de estágio para os estudantes. “As empresas têm de dar oportunidade para o aluno adquirir experiência, agradeço a Center Trevo pela oportunidade, sei o quanto é difícil começar, por isso considero de máxima importância a relação escola-empresa”. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Pastoral Fé e Política faz entrevista com candidatos a Deputado Estadual

Caraguatatuba - A Pastoral Fé e Política realiza no próximo dia 21 de setembro, no salão social da Paróquia Santo Antonio, um encontro com candidatos a Deputados Estadual Foram convidados os candidatos que possuem domicílio eleitoral numa das quatro cidades do Litoral Norte. “Há muitos outros candidatos que se fazem presentes na região, mas tínhamos que encontrar um critério de participação”, disse o coordenador Benedito Rodrigues.
A Igreja católica, seguindo as orientações da CNBB, propõe momentos como este a fim de ajudar as pessoas na hora da escolha dos seus candidatos. Recentemente a Instituição lançou o Documento Eleições 2006 que trás todas as orientações sobre o tema e de que forma as pessoas devem avaliar os candidatos. Fala sobre a formação ética na ação da política e formação da consciência, e dos grandes projetos da nação. O documento servirá de base para a preparação do evento que poderá ser transmitido por telão, na Praça Candido Motta, em frente igreja.
O requerimento para a realização do evento já foi encaminhado ao TER-Tribunal Eleitoral Regional e uma reunião com assessores dos candidatos já foi realizada para definir como o encontro será realizado.
Pe. Vilson Dias de Oliveira, Administrador Diocesano e o Padre Leo Ferreira Junior, assessor da Pastora Fé e Política estarão participando deste encontro. Em função do nº de participantes (candidatos) não será possível um maior número de perguntas que serão feitas pela Igreja, por jornalistas e pelo público presente. O salão da Igreja está sendo preparado para receber cerca de 400 pessoas. Todas as paróquias receberam convites, assim, os interessados podem producar as secretarias paroquias e saber da disponibilidade de convites. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Morro do Algodão é o próximo bairro a receber o Dia da Multiação
Após prestar mais de 7 mil atendimentos para a comunidade do Rio do Ouro, o “Dia da Multiação” beneficiará desta vez os moradores do bairro Morro do Algodão, com um grande mutirão de solidariedade no dia 23 de setembro

Caraguatatuba - O “Dia da Multiação”, que ao longo desta gestão tem contemplado várias comunidades, com serviços gratuitos por meio da participação de muitos voluntários, acontecerá desta vez no bairro Morro do Algodão, no próximo sábado, dia 23 de setembro.
O último evento da Multiação aconteceu no bairro Rio do Ouro, onde foram realizados 7.100 atendimentos, como recreação, cortes de cabelo, aferição de pressão arterial, orientação sobre diabetes, atendimentos diversos, confecção de documentos como RG, 2ª via de certidões, fotos 3x4, além da participação de empresas como a Sabesp e outras entidades não-governamentais, e ainda a Administração Municipal, por meio do projeto Governo Itinerante, no qual o prefeito e os Secretários Municipais atendem a população de maneira individual, ouvindo as reivindicações e principais necessidades da população local.
O trabalho, que é coordenado pela Secretaria de Assistência Social tem sido aprovado pela população. “Em todos os bairros onde já realizamos a Multiação, pudemos constatar a participação efetiva da comunidade. Temos grandes parceiros que de maneira voluntária se dedicam a melhorar a qualidade de vida das comunidades que atendemos com este mutirão social”, concluiu Cilce Fabrette, coordenadora do projeto.
O Dia da Multiação é abrto a toda população e acontecerá no dia 23 de setembro na EMEF Prof. Carlos Altero Ortega, no Morro do Algodão, na rua Sete, nº 15, no mesmo bairro, das 8h às 16h30. Participe! (Fonte: PMC)

Conselho de Assistência Social está com inscrições abertas para eleição de novos membros
Para participar das eleições do Conselho Municipal de Assistência Social, basta o interessado inscrever-se na própria Secretaria até o dia 20 de setembro(quarta-feira)

Caraguatatuba - Até a próxima quarta-feira, dia 20 de setembro, estão abertas as inscrições para a eleição do novo Conselho Municipal de Assistência Social. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social informa que é muito importante a participação da sociedade civil nas decisões do poder público, por meio dos Conselhos.
Qualquer pessoa pode participar e para isso é necessário comparecer à Secretaria de Assistência Social para realizar a inscrição no processo eletivo que acontecerá neste ano.
É importante lembrar que o papel de um membro do Conselho de Assistência Social é deliberar sobre a política pública que melhor favoreça as questões relacionadas à Assistência Social no município. Para o prefeito José Pereira de Aguilar, “é por meio da participação do Conselho nas decisões do poder público que se governa uma cidade de maneira democrática, porporcionando melhor qualidade de vida a todos”, finalizou.
Ainda dá tempo de inscrever-se: compareça à Avenida Bahia nº 845, no bairro Indaiá, na sede da Secretaria de Assistência Social até o dia 20 de setembro, das 8h às 16h. Munícipe, exerça sua cidadania. Participe. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião -

 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

ACIU ofereceu curso “Qualidade no atendimento ao cliente”

Ubatuba - Foi ministrado durante esta última semana na Associação Comercial de Ubatuba, o curso “Qualidade máxima no relacionamento ao cliente”.
O curso terminou ontem e se deveu à uma parceria entre ACIU e Sebrae.
O curso foi dividido em quatro noites, foi apostilado e todos receberam certificado.
Segundo a facilitadora do Sebrae, Mirian Matulaitis Duó, o objetivo do curso foi de capacitar proprietários e funcionários para que realizem um melhor atendimento aos seus clientes, focando pontos importantes de comportamento, postura, apresentação, motivação, entre outros.
Puderam participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto.
A Aciu ressalta que o próximo evento da entidade será a palestra gratuita “autônomos e contratos de prestação de serviços”, que acontecerá no dia 20 de setembro, às 19h00.
Os interessados podem fazer a inscrição no balcão de atendimento da ACIU, ou entrar em contato com a Assessoria de Comunicação e falar com Cristiane pelo tel: 3832.1449. Vagas limitadas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a próxima terça-feira, 19/09.
 (Fonte: ACIU)

Autônomos e contrato de prestação de serviços

Ubatuba - Descritivo: O que é ser autônomo estabelecido e não estabelecido; qual a diferença em relação ao empregado registrado; o que caracteriza o vínculo empregatício. Contrato de prestação de serviços, como ter absoluta validade.
Quais as diferenças entre autônomos e empregados; qual o perfil do profissional autônomo; como elaborar o contrato do profissional autônomo.

Dia: 20 de setembro
Horário: 19h00
Duração: 2 horas (aproximadamente)
Local: Associação Comercial de Ubatuba
Gratuita
Vagas limitadas
(Não serão aceitas inscrições sem o CPF)
(Fonte: ACIU)

O Empretec já tem data para acontecer

Ubatuba - O Programa Empretec já está com data marcada para acontecer. Esta será a quarta turma de Ubatuba e o seminário será ministrado dos dias 04 a 12 de dezembro. O local está sendo definido pelo Sebrae.
Os interessados em fazer o Empretec nesta data, precisam entrar em contato o mais rápido possível com a Assessoria de Comunicação da Associação Comercial de Ubatuba (ACIU) para preencher a ficha que estará sendo encaminhada para uma análise do Sebrae.
A analista do Sebrae, Maria Aparecida Medeiros, informou que o seminário em vez de ser R$ 500,00, baixou para R$ 320,00 e pode ser pago em 5 vezes. “É um seminário extremamente completo, quem fizer não irá se arrepender” disse a analista.
O Empretec é um programa criado pela ONU e viabilizado no Brasil através do Sebrae, incentivando a criação e o desenvolvimento de empresas. A sua metodologia é comportamental e visa capacitar futuros empreendedores e empresários a obterem melhores resultados à frente dos negócios e ajudar na criação de novas empresas.
O objetivo é que se possa fazer uma auto-avaliação das principais características que todo empreendedor deve ter, tais como iniciativa na busca de oportunidades, capacidade de correr riscos calculados, persistência, comprometimento, objetividade no estabelecimento de metas, capacidade para planejar e monitorar, capacidade para buscar e valorizar a informação, persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança, exigência de qualidade e eficiência.
Mais informações podem ser obtidas com a Assessoria de Comunicação da ACIU, pelo telefone 3832 1449. (Fonte: ACIU)

Câmara Municipal Aprova Repasse de Verba
A Câmara Municipal de Ubatuba foi palco no último dia 12 da votação que aprovou o repasse da verba municipal para a Associação Ubatuba de Surf.

Ubatuba - Aprovado por unanimidade, a verba será destinada à realização dos eventos de surfe em Ubatuba para o ano de 2006/2007, fato que se tornou inédito na história do Surfe do esporte.
Para o vereador Marquinhos "Tio Sam", "Essa é a única forma de combatermos a sazonalidade de Ubatuba, fazendo eventos fora de época, com isso todos ganham" comentou.
A verba vem atender os seguintes eventos: o Circuito Municipal Ubatuba Surf Challenge, Surf Treinos, etapas do Paulista Profissional e amador, campeonatos Universitários, Super Surf e a etapa de nível 6 estrelas da divisão de acesso do circuito mundial, o WQS realizado pela Onbongo com a parceria da AUS e prefeitura.
A cidade de Ubatuba certamente vai ganhar muito com a realização desses eventos, isso será também uma forma de retribuir aos atletas por tudo o que têm feito pelo município.
Agradecemos ao Prefeito Eduardo César e aos Secretários de Esporte Bittencurt Junior e de Turismo Luiz Felipe pelo grande empenho em celebrar este convênio, lembrando que o título Capital do Surfe foi instituído através de um projeto de lei de autoria do ex-vereador Eduardo César, fato que comprova sua paixão pelo esporte.
Agradecemos também a todos os vereadores que aprovaram por unanimidade e reconheceram a importância deste esporte em nosso município, esporte que projeta Ubatuba para o Brasil e o mundo. (Fonte: AUS)

Vereador Jairo dos Santos elabora novo projeto de Lei que estabelece normas para o som na cidade

Ubatuba - Depois de várias reuniões com dezenas de músicos e comerciantes da cidade, o vereador Jairo dos Santos, PT, definiu um novo projeto de Lei, que deverá estabelecer critérios, diretrizes e normas para a emissão de ruídos urbanos e proteção do bem estar e do sossego público. Com a aprovação do novo projeto, a Lei nº. 2102, de 21 de outubro de 2001, com suas alterações, deverá ser revogada.
A grande queixa dos músicos e dos comerciantes é que a Lei 2102/01 é extremamente proibitiva, o que, segundo eles, compromete o trabalho e acaba afastando os turistas que vêm à cidade e querem curtir um som ao vivo, principalmente nas noites de verão.
O empresário Danilo Salsa e o músico João Terra expuseram, em uma carta aberta à população, os danos e os prejuízos causados pela proibição da música, imposta pela Lei:
“1- Gerou queda brutal da freqüência de público, afetando gravemente o faturamento de dezenas de estabelecimentos;
2- Dezenas de músicos que dependem diretamente dos bares para sobreviver ficaram sem trabalho;
3- Centenas de turistas, que presenciaram a queda da música, levaram péssimas impressões da cidade e do Poder Público, prometendo não voltar mais;
4- Comerciantes que apostaram e investiram na cidade estão perplexos e a permanência indefinida da proibição, causará falência ou mudança, gerando grande desemprego na cidade;
5- A cidade mais bela do Litoral Paulista está se tornando fúnebre, devido a nossa ignorância social, política e cultural”.
O vereador Jairo dos Santos, que tem como grande característica a participação popular para toda e qualquer decisão, ouviu os interessados e, dentro dos limites que garantem o sossego e o bem estar da cidade, elaborou o projeto de Lei que abre espaço para a atividade dos músicos e dos comerciantes. De acordo com ele, o Comércio de Consumo Local ou Associado a Diversões, como parques, bares, cafés, danceterias, restaurantes, cantinas, boates, etc. que pretendem ampliar a atividade desenvolvida no estabelecimento para incluir apresentação de música ao vivo, poderão fazê-lo, desde que respeitadas as diretrizes, critérios e normas para emissão de ruídos urbanos e proteção do bem estar e do sossego público. Os estabelecimentos, se necessário, terão de realizar tratamento acústico para atenuar a intensidade sonora e assim, resguardar o sossego público.
Na última reunião, na segunda-feira, 11, Jairo apresentou aos músicos e comerciantes, o projeto que deverá ir a votação dos vereadores nos próximos dias. Eles leram, analisaram, gostaram muito e aprovaram. (Fonte: Assessoria de Jairo dos Santos)

 



Semana de 15/09 à 21/09

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Casseta e Planeta - Seus Problemas Acabaram"
Às 16:00 hs - 17:40 hs - 19:20 hs -21:00 hs


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Miami Vice"
Ás 15:00 hs -19:20 hs.

 

"Zuzu Angel"
Às 17:20 hs -21:40 hs.

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Caminhos do Rio Perequê

Do veio das rochas
Do chuveiro tropical
Do coração das montanhas
Das margens úmidas
Dos olhos da Iara
Brotam as águas do Rio Perequê
Que rolam as pedras
Arrastam árvores
Cafulas, muçuns
Lambaris, guarus
Mães d’águas e acarás
Rio Perequê abaixo
Até ao Deus dará.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Convite da SABATA para a população da cidade
Representantes da Associação dos Moradores do Bairro do Taquaral convidam toda a população da cidade para a reunião de posse da nova diretoria da SABATA, no dia 18 de setembro às sete e meia da noite, na Escola Municipal “José de Souza Simeão”, no Taquaral. Entre os convidados, estarão presentes representantes da Câmara Municipal de Ubatuba e o prefeito Eduardo César. Além da confraternização, a reunião também servirá para que a comunidade coloque suas principais reivindicações para as autoridades municipais.

ADPC Ubatuba

Manifesto do Instituto de Arquitetos do Brasil – Núcleo Ubatuba a respeito do Plano Diretor Participativo de Ubatuba.
Nós, os Arquitetos de Ubatuba, representados pelo IAB local, vimos por meio desta, manifestar nossa opinião a respeito do Plano Diretor do município.
Para tanto, analisamos o mesmo sob dois aspectos – o do processo de elaboração e o do conteúdo.

O processo
Entendemos que houve excessiva morosidade por parte do Poder Executivo para dar início aos trabalhos e debates a respeito do plano. No entanto, se fizermos uma leitura sob perspectiva histórica, podemos constatar que o diagnóstico dos problemas, bem como soluções apontadas, já tivera início quando da elaboração do PL 106 (projeto para nova lei de uso e ocupação do solo), que, apesar de não aprovado, não pode ser descartado como processo de discussões, com ampla participação dos poderes constituídos e entidades representativas da sociedade civil organizada.
Consideramos, portanto, que ampla parte da sociedade já sabia o que queria em relação ao futuro da cidade antes de o processo de debates sobre o Plano Diretor ser oficialmente iniciado, o que compensou, até certo ponto, o pouco tempo disponível para elaboração da atual minuta.
Gostaríamos de ressaltar que o Plano Diretor não é um fim em si mesmo, ou seja, é um processo em constante evolução, e que, no momento, apenas passou da responsabilidade do Executivo para a do Legislativo, que deverá receber os questionamentos da sociedade acerca de detalhes da minuta, realizar debates para que se esclareçam as dúvidas e as resoluções se encaminhem de forma a melhor atender aos anseios da população.

È preciso haver a consciência de que há um prazo legal para a aprovação do Plano - 10 de Outubro - que se não for cumprido resultará em penalidades ao nosso município, o que ao nosso ver, deve ser evitado. E que, mesmo depois de aprovado pela Câmara, não se encontrará finalizado, pois há várias leis complementares ao Plano que deverão ser elaboradas, reforçando o caráter de processo contínuo ao qual nos referimos acima.

O conteúdo
Estamos realizando debates para discutir o mesmo, e nos pronunciaremos assim que tivermos nossas conclusões, que serão protocoladas na Câmara para deliberação dos vereadores. A princípio foi constatado apenas o caráter genérico das propostas apresentadas, o que pode ser positivo, se houver a devida participação da sociedade na elaboração das leis complementares ao texto, que tratarão justamente dos detalhes fundamentais para a implantação e execução do Plano.

E é o que exortamos as entidades representantes da sociedade civil a fazerem também. Realizar debates e discutir intensamente as questões junto aos vereadores, para que se enriqueça o Plano. E que mantenhamos-nos participativos tanto na elaboração das leis complementares quanto na vigilância civil para que este Plano Diretor seja efetivamente implantado. Não podemos permitir que após a participação da sociedade em sua elaboração, o mesmo seja engavetado, como aconteceu com o anterior (Lei Municipal 1500).
Ubatuba, 15 de Setembro de 2006.

Arq. Daniel Corrêa da Silva
Presidente IAB de Ubatuba

QUEM CALA CONSENTE
Estive recentemente vitima de um grave acidente, e praticamente fiquei afastado 120 dias desta cidade. Volto e deparo com tanta injustiça e usurpação de poder, algo jamais visto na história deste município, poderia sim me calar, e como estratégia dos políticos ultrapassados praticar a lei do Nóe comigo. Mais antes de político e de profissional de engenharia, sou de fato um ser humano como qualquer outro e pai de família, e não poderia deixar de me calar diante de avassaladora situação.

Diante das perseguições e processos judiciais, diga-se de passagem, pagos com o dinheiro públicos de nossa cidade, venho a público repudiar as atitudes do Governo Municipal, bem como me solidarizar com todos os atingidos, principalmente com Thomas de Carle, Sidney Borges, Luiz Moura, Edílson Felix, Jairo dos Santos, Charles Medeiros, Emilio Campi, Professor Cursino, Elaine Macário e os companheiros tucanos, os pescadores, e os caiçaras vitimas de abuso de poder.

Posso diante das possibilidades momentâneas e dificuldades, apoiá-los e desejar a vocês que tenham força e busquem sempre a paz e o equilíbrio junto aos amigos e pessoas de bem desta cidade, e transmito a vocês dois trechos de um autor que sempre primou pela justiça e soube transpor as dificuldades e as barreiras impostas pelos poderosos:

De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86)

Eu não troco à justiça pela soberba. Eu não deixo o direito pela força. Eu não esqueço a fraternidade pela tolerância. Eu não substituo a fé pela superstição, a realidade pelo ídolo. (Rui Barbosa – O Partido Republicanos Conservador, 61).

A vocês que diante das dificuldades, não preferem se encolher e nem recuar, e que pela coragem do enfrentamento aceitam se expor em defesa dos seus ideais, nosso desejo de sucesso e persistência.

Pedro Tuzino
Engº civil

BADERNA
Nenhuma comunidade vive sem regras que ausentes dão espaço a baderna.A baderna dos buracos, a baderna das bicicletas, a baderna da poluição sonora que rola madrugada adentro, a baderna do bate boca, a baderna da falta de planejamento, a baderna das coisas de mau gosto e mau feitas.
Sem regras claras e sem a certeza de que serão respeitadas caímos em um estado de absoluta indiferença moral. Quem não respeita regras não é confiável e não serve para parceiro.
Existe também a responsabilidade e o compromisso daquilo que se fala.Ultimamente tem gente babando de tanto falar, me ensurdecendo de tanto ouvir bobagens e coisas destituídas de conteúdo, em verdadeiro show de mediocridade. Mais cedo mais tarde, a sociedade sempre cobra ações desastradas.
Há também o compromisso público do bla bla bla de campanha e dos outros falados em pleno exercício da função. No Portal Compromisso Público (www. compromisso publico. com.br.) lê-se “prefeitos e vereadores, o Brasil espera seu compromisso público”.
Na cidade de Poços de Caldas pretendeu-se mudar o nome do Estádio Municipal, alguém mais atento lembrou que a constituição de 1988 determina em um de seus artigos que bem público não pode ter nome de pessoa viva.
As regras são feitas para aqueles que não as cumprem.
Parece haver uma muralha se contrapondo as coisas inteligentes, não se consegue nem mais fazer da maneira correta as coisas erradas, esse oco mental parece ser irreversível.
A leitura eventualmente poderia contribuir para esse desbloqueio ajudando e ampliando o leque de opções para o dia a dia, já houve quem recomendasse Glorinha Kaliu e Danuza Leão, particularmente recomendaria o Mobral e o Sebrae.
Para quem não sabe som alto é poluição sonora. O art.54, Lei 6938/81, Legislação Ambiental, configura como crime causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar danos à saúde humana.
Ver Psicofisiologia,Fernando Pimentel de Souza UFMG.
As regras são feitas para aqueles que não as cumprem.
Para aqueles que burlam as regras resta somente o castigo e se este não vier expulsa-se a sabedoria e a justiça instalando-se o caos.
NON,NISI PARENDO,VINCITUR

Ezio Pastore JR.
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Litoral Sul ©Sueli Lopes das Neves

Litoral Sul
©Sueli Lopes das Neves

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor