Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 19 de Setembro de 2006 - Nº 1608 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Eventos abordam impacto da cobrança pelo uso das águas na região

Caraguatatuba
Campeonato de Beach Soccer começa dia 20 em Caraguá
Roselaine fica em 2º na Maratona Pão de Açúcar de Revezamento
Fim-de-semana esportivo em Caraguá – Veja os Resultados
Prova Pedestre em Caraguá atraiu mais de 150 competidores
Roselaine fica em 2º na Maratona Pão de Açúcar de Revezamento
Fundacc realiza teste para elenco do Pastoril – Jornada para Belém

Ilhabela
Parceria Entre Prefeitura Municipal e SEBRAE-SP Mais Uma Vez Promove Curso de Capacitação Para o Trade Turístico Local

São Sebastião
PM prende 7 pessoas por tráfico de drogas
Câmara apresenta novo projeto de Zeis
Prefeitura promove audiência para revisão do Plano Diretor e das Leis de Uso e Ocupação do Solo
Procuradoria Jurídica da Casa diz que iniciativa é concorrente e está respaldada na Lei Orgânica


Ubatuba
Ubatuba quer fim da taxa nas praias
Qualidade máxima no atendimento ao cliente
SEGURANÇA – Como proteger e manter seguro os dados da sua empresa
Prefeitura abre inscrições para cursos nas áreas da pesca e da maricultura
Equipe de Ubatuba é campeã da oitava etapa do Paulista de Águas Abertas
Atividades da LUF

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Eventos abordam impacto da cobrança pelo uso das águas na região

Litoral Norte - O Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS) participa, nesta segunda (18/9) e na terça-feira (19/9), de dois encontros no Rio de Janeiro. O primeiro será em Resende, sul do Estado, onde será promovida uma reunião conjunta das Câmaras Técnicas do CEIVAP (Comitê para Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul). O objetivo é discutir a necessidade de revisão da cobrança pelo uso das águas do rio Paraíba, de domínio federal.
Já na terça-feira, o CBH-PS se reúne com o CEIVAP no escritório da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), na capital fluminense. No Rio de Janeiro, o comitê será representado pelo secretário da Câmara Técnica de Planejamento e de Meio Ambiente de Tremembé, Benedito Jorge dos Reis. A iniciativa visa agendar ações conjuntas e acordos de cooperação entre os organismos de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
O secretário-executivo do CBH-PS, geólogo Edílson de Paula Andrade, destaca que o objetivo é aproximar os organismos dos três estados que fazem parte da bacia.
Outra atividade que envolve o comitê ocorrerá no dia 21, quinta-feira. No encontro os membros da Câmara Técnica de Estudos de Cobrança da Água - CT-ECA – irão se reunir em Taubaté, para definir uma proposta sobre os critérios e valores a serem cobrados na bacia do rio Paraíba do Sul - trecho paulista.
De acordo com Andrade, a CT-ECA avaliará a expectativa de cada setor pagante em relação à cobrança pelo uso da água. “Iremos realizar as simulações de preços e coeficientes, visando determinar os impactos nos custos dos usuários pagadores”, destaca o secretário-executivo.
Os encontros no Estado do Rio de Janeiro serão, respectivamente, na segunda-feira, 18, na sede do CEIVAP, em Resende, às 13 horas e, na terça-feira, dia 19, na CPRM, das 9 às 17 horas. A reunião da Câmara Técnica de Cobrança ocorre na quinta-feira, 21, das 9 às 12h30 horas, no prédio do DAEE, localizada no Largo Santa Luzia, nº 25, Bairro Santa Luzia, Taubaté-SP. Para mais informações sobre os eventos consulte o CBH-PS, pelos telefones (12) 3632-0100 e 3632-9133, ramal 8262 com Edílson ou acesse o endereço eletrônico www.comiteps.sp.gov.br. (Fonte: UNITAU)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Campeonato de Beach Soccer começa dia 20 em Caraguá
Ao todo serão 34 equipes disputando o campeonato. Equipes das cidades de Ilhabela e São Sebastião também participam do evento

Caraguatatuba - Não é à toa que Caraguatatuba foi considerada a “Cidade dos Esportes”. Todo mês a SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) organiza vários eventos nas diversas praças esportivas da cidade, mudando o cotidiano da população, levando atividades físicas e incentivando à prática do esporte de norte a sul do município.
Nesta quarta-feira, dia 20, terá início no Campo de Areia, do bairro Indaiá, ao lado da pista de Bicicross, o Campeonato Municipal de Beach Soccer, com a participação de 24 equipes, na categoria masculino e 10 no feminino. Equipes das cidades de São Sebastião e Ilhabela também participam da competição.
A categoria masculino está dividida em quatro chaves. Na A estão os times Adil Car, Estrela da Amizade, Bayer de Munich e Os Tigueiros. A B conta com os times, Sel. Ilhabela, Nois Cota Mais não Breka, Sombra Negra e Pontal Santa Marina; a C é composta pelas equipes E.C. Canto do Mar, Amigos, Grêmio de Barequeçaba e Estrela da Praia. Na categoria D estão os times, Tabajara, Vila Marcondes, Scorpion’s e Tabashow. Na E estão as equipes, AMBAP Pegorelli, Rosa Dourada B, Imobiliária e Rosa Dourada A e o Grupo F é formado pelos times, Juventude, Patos, Veteramix e Lion Zeladoria.
As equipes femininas estão divididas em dois grupos. O A é composto pelas equipes Geração Independente, São Sebastião A, Estrela da Amizade, Sel, Ilhabela e Rosa Dourada e no B estão os times Adil Car/ C.A.P.F, Ubatuba, São Sebastião B São Sebastião C e Colinas.
A estréia do campeonato terá 3 disputas a partir das 19h. Pelo grupo A, o time Adil Car enfrenta os Tingueiros e a Estrela da Amizade disputará com o Bayer de Munich. Pelo grupo D se enfrentam os times Tabajara e Tabashow.
A primeira fase do Campeonato Municipal de Beach Soccer chega ao fim no dia 19 de outubro. Serão classificados para as quartas-de-final, que está previsto para começar no dia 21 de outubro, os dois primeiros colocados de casa grupo. Disputará a fase semifinal quatro times. A final está prevista para o dia 25 de outubro, na categoria feminino e dia 27 para o masculino.
Os vencedores de cada categoria serão premiados com troféus e medalhas. (Fonte: PMC)

Roselaine fica em 2º na Maratona Pão de Açúcar de Revezamento
A atleta tem conquistado bons resultados em suas participações nos campeonatos e ainda tem convite para integrar uma equipe paulista

Caraguatatuba - Mais uma vez a maratonista de Caraguá, Roselaine de Souza e Silva, provou seu esforço, dedicação e amor pelo Atletismo. A atleta disputou no domingo, dia 17, a 14ª Maratona Pão de Açúcar de Revezamento, que aconteceu no Parque do Ibirapuera em São Paulo, com uma equipe paulista; ela usou toda a sua experiência e contribuiu muito para que sua equipe conquistasse o 2º lugar da competição, que reuniu cerca de 20 mil atletas. A maratona é considerada, pelos organizadores, como o maior evento de confraternização do atletismo brasileiro.
De acordo com Roselaine a prova estava muito difícil devido ao grande número de competidores - a maior parte deles de alto nível. “A minha equipe contou com bons atletas, mas o atraso de uma das colegas fez com que perdêssemos 12 segundos, por isso não vencemos a competição. Mas essa segunda posição foi como se fosse o primeiro lugar, pois ao longo de pouco mais de um ano de carreira este é o maior evento que participo”, disse Rose.
A atleta, que ficou uma semana em São Paulo para realizar treinamentos para a maratona, ainda representou Caraguá dos Jogos Abertos e conquistou o primeiro lugar na 3ª Corrida Pedestre de Francisco Morato e foi a 3º colocada na 76ª Volta da Penha, também em São Paulo. “No dia da competição da Penha passei mal no decorrer da prova, eu estava entre as 10 primeiras e a minha intenção era ficar entre as 5 melhores para conquistar uma vaga na corrida de São Silvestre”, lamentou.
Roselaine faz parte da equipe “Filhos do Vento” da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, que tem orientação do professor Adão Dias Durval e conta com o apoio da Madeireira Getuba, Fran Games e Brinquedos e Academia Stúdio Personal. A competidora tem convite para integrar uma equipe paulista da modalidade com promessa de vitória. “É fundamental pra mim os meus apoiadores, pois sem eles não é possível a minha participação nos eventos”, agradeceu Rose, que no dia 23 de setembro, participará na cidade de Guarulhos da Corrida Contra o Câncer de Próstata. (Fonte: PMC)

Fim-de-semana esportivo em Caraguá – Veja os Resultados

Caraguatatuba - Caraguatatuba teve um fim-de-semana com muitas atividades esportivas. No sábado e domingo, dias 16 e 17, as praças esportivas do município contaram com atividades de futsal, futebol de campo. Todos os eventos são realizas pela SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) e tem entrada gratuita.
Futsal: as competições das categorias Sub-15 e Sub-17 masculino e feminino tiveram início no sábado, dia 16. Na quadra Márcio Fleury Filho, no Massaguaçu, nas categorias Sub-15 e Sub-17 feminino, os dois times do Núcleo Massaguaçu venceram de WO. Eles enfrentariam os times Tabatinga Beach e Explosão. No Sub-15 masculino, o Núcleo Massaguaçu T goleou o Núcleo Massaguaçu M de 10 a 1 e na Sub-15, a Estrela da Amizade venceu o Tabatinga Beach de 7 a 3. No CIASE, no bairro Travessão, o Esporte Mirim empatou com o Ângelo Barros de 2 a 2 e na quadra Luiz Cláudio do Prado, pela categoria Sub-15 feminino, o CIASE/Geração venceu o Projeto Integração de 3 a 1; na Sub-17 feminino, o Projeto Integração foi goleado pelo CIASE/Geração de zero a 9 e no masculino, o time Escola Fam Avelino venceu de 5 a 3 o Projeto Integração. No domingo (17) também aconteceu mais uma rodada do campeonato. No Sub-15 masculino, o AE Unidos do Ponte Seca venceu de 7 a 2 o Moleques Travesso; o time APS venceu o Maria Éster de WO e a equipe Madeireira Getuba perdeu de 2 a 7 para o A.A. Corinthinhas. Na categoria Sub-17, o time Maria Éster venceu o Projeto Integração de goleada, 8 a 1; o A.A. Corinthinhas goleou o Núcleo Massaguaçu, 11 a 2; o Amsterdam venceu o Colônia Esc Fam de 4 a zero e o Colégio Módulo perdeu para o Corote F.S. de 2 a 3.
Campeonato Municipal de Futsal do Massaguaçu: em mais um dia de disputa, os times brigaram em busca de uma vaga na próxima fase da competição. Na sexta-feira, dia 15, o time Estrela da Amizade perdeu para o Chelsa de 3 a 8; o Barcelona venceu o Passa a Bola de 5 a 3 e Vira-Latas venceu o União e conquista de 7 a 5. No sábado, 16, Guaibim venceu de 6 a 3 o Tabatinga Beach e o Explosão goleou o Jetuba F.C de 9 a 2.
2ª Copa da Criança: as crianças iniciaram a competição com muita animação. Todas as equipes fizeram um grande jogo em busca da próxima fase. Só passarão para a semifinal os dois melhores times de cada grupo.
Categoria Equipe Placar Equipe adversária
Infantil C.A. Guarani 01 X 01 Projeto Futuro
Mirim E.C. Barranco Alto 00 X 04 C.A. Fortaleza
Infantil C.A. Fortaleza 05 X 00 E.C. Barranco Alto
Mirim A.A. Corinthians 05 X 01 Colégio Módulo
Infantil Colégio Módulo 01 X 01 A.A. Corinthians
Pré Mirim Gelaf 2 X 00 C.A. Fortaleza
Mirim XV de Novembro 1 X 03 Gelaf
Infantil A.E. Unidos Ponte Seca 3 X 1 XV de Novembro
(Fonte: PMC)

Prova Pedestre em Caraguá atraiu mais de 150 competidores
Foram premiados com medalhas todos os inscritos. Os vencedores de cada categoria e o campeão geral do masculino e feminino foram premiados com troféus


Caraguatatuba - Diversas pessoas compareceram na Praça de Eventos em Caraguatatuba no sábado, dia 16, para assistir a Prova Pedestre da Independência, realizada pela Secretaria de Esportes e Recreação. O evento atraiu 151 competidores.
O evento, que prestou uma homenagem ao professor de Educação Física, Agostinho Moreira Chaves, contou com a participação de atletas dos municípios de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, São Paulo, Jacareí, São Bernardo do Campo, além dos maratonistas caraguatatubenses.
A prova foi dividida nas categorias Ligeirinho, Papa-léguas; Pernalonga; Juvenil; Adulto; Pré-Veterano; Veterano; Veteraníssimo, masculino e feminino, Deficientes Físicos Livre e Cadeirantes Livre.
Para a categoria Ligeirinho, o percurso foi de 500 metros. Na Categoria Papa-léguas o trajeto era de 1 quilômetro, na Pernalonga o percurso foi de 2 Km; as demais Categorias todos os competidores inscritos correram 8 Km.
Todo os competidores inscritos na prova foram premiados com medalhas. Os três primeiros colocados de cada categoria receberam troféus; também foi premiado o campeão geral no masculino e feminino. (Fonte: PMC)

Roselaine fica em 2º na Maratona Pão de Açúcar de Revezamento
A atleta tem conquistado bons resultados em suas participações nos campeonatos e ainda tem convite para integrar uma equipe paulista

Caraguatatuba - Mais uma vez a maratonista de Caraguá, Roselaine de Souza e Silva, provou seu esforço, dedicação e amor pelo Atletismo. A atleta disputou no domingo, dia 17, a 14ª Maratona Pão de Açúcar de Revezamento, que aconteceu no Parque do Ibirapuera em São Paulo, com uma equipe paulista; ela usou toda a sua experiência e contribuiu muito para que sua equipe conquistasse o 2º lugar da competição, que reuniu cerca de 20 mil atletas. A maratona é considerada, pelos organizadores, como o maior evento de confraternização do atletismo brasileiro.
De acordo com Roselaine a prova estava muito difícil devido ao grande número de competidores - a maior parte deles de alto nível. “A minha equipe contou com bons atletas, mas o atraso de uma das colegas fez com que perdêssemos 12 segundos, por isso não vencemos a competição. Mas essa segunda posição foi como se fosse o primeiro lugar, pois ao longo de pouco mais de um ano de carreira este é o maior evento que participo”, disse Rose.
A atleta, que ficou uma semana em São Paulo para realizar treinamentos para a maratona, ainda representou Caraguá dos Jogos Abertos e conquistou o primeiro lugar na 3ª Corrida Pedestre de Francisco Morato e foi a 3º colocada na 76ª Volta da Penha, também em São Paulo. “No dia da competição da Penha passei mal no decorrer da prova, eu estava entre as 10 primeiras e a minha intenção era ficar entre as 5 melhores para conquistar uma vaga na corrida de São Silvestre”, lamentou.
Roselaine faz parte da equipe “Filhos do Vento” da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, que tem orientação do professor Adão Dias Durval e conta com o apoio da Madeireira Getuba, Fran Games e Brinquedos e Academia Stúdio Personal. A competidora tem convite para integrar uma equipe paulista da modalidade com promessa de vitória. “É fundamental pra mim os meus apoiadores, pois sem eles não é possível a minha participação nos eventos”, agradeceu Rose, que no dia 23 de setembro, participará na cidade de Guarulhos da Corrida Contra o Câncer de Próstata. (Fonte: PMC)

Fundacc realiza teste para elenco do Pastoril – Jornada para Belém

Caraguatatuba - A Fundacc inicia os preparativos dos eventos natalinos e realiza o teste de atores para a produção do espetáculo “O Pastoril – Jornada para Belém” que acontece na sexta-feira, 22, às 15 horas, no Teatro Mario Covas.
Os interessados, mesmo sem experiência teatral, devem ter idade mínima de 13 anos.
Na primeira parte do teste, os candidatos devem apresentar uma música conhecida a capela – sem auxílio de instrumentos musicais e outros acompanhamentos. Na segunda parte, deve ser apresentado um texto de autor renomado (com ou sem auxílio de réplica) ficando livre a escolha ou não da caracterização.
O espetáculo, um musical itinerante, tem estréia marcada para dezembro de 2006, com a direção de Adbailson Cuba e a participação da Banda Municipal Carlos Gomes – “Apresentaremos o espetáculo pelas principais ruas do centro de Caraguatatuba contando através de músicas da cultura popular, o nascimento de Jesus Cristo” – comenta Cuba.
No elenco, composto por 35 pessoas, sendo 30 mulheres e 5 homens, receberá aulas de interpretação e canto.
Mais informações na Fundacc – Rua Santa Cruz, 396, no centro ou pelos telefones (12) 3883 3737 ou 3883 3727. (Fonte: Fundacc)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Parceria Entre Prefeitura Municipal e SEBRAE-SP Mais Uma Vez Promove Curso de Capacitação Para o Trade Turístico Local

Ilhabela - A Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria de Turismo e Fomento, em parceria com SEBRAE-SP, irá proporcionar nesta Temporada 2006/2007, para todo o trade turístico que trabalha diretamente com o receptivo de navios de cruzeiros, três novos workshops de capacitação profissional.
Os cursos focalizam agentes receptivos, tais como, jipeiros; lancheiros; taxistas; empresários de vans e agências receptivas.
Para Mauro Medeiros, Gerente Regional do SEBRAE-SP E.R. São José dos Campos, "Os treinamentos são primordiais para a melhoria da recepção aos turistas. É necessário que todo o trade local participe, assim, fortalecendo o atendimento para que a cada ano que passe, haja um acréscimo de paradas de navios de cruzeiros no município".
Entre os workshops oferecidos estão: "A importância da Comunicação Visual", a ser realizado no dia 21 de setembro, na Pousada Solar Singuitta (Av. Governador Mário Covas Junior, 14500 - Itapecirica), das 09h00 às 18h00 - com direito a um almoço; "A Importância do Receptivo nos Cruzeiros Marítimos", 28 de setembro, no Auditório do Paço da Prefeitura Municipal (Perequê), das 09h00 às 18h00 e "Primeiros Socorros no Turismo de Aventura", 05 de outubro, no Auditório do Paço da Prefeitura Municipal, das 09h00 às 18h00. Todos os cursos terão uma hora de intervalo e serão ministrados pelo Senac.
Essas oficinas têm como objetivos, além de capacitar o trade, mostrar a importância desses navios de cruzeiros para Ilhabela, dando a melhor visão do que é recepcioná-los, bem como, avaliar os recursos por eles deixados, além de seus benefícios para toda a comunidade local.
"É a terceira temporada consecutiva que a Prefeitura Municipal investe nesta parceria, devendo-se dar extrema importância ao fato de que com a realização destes cursos, Ilhabela sai na frente dos outros portos destinos e cada vez mais se aproxima do título de melhor receptivo do Brasil, dando maior atenção ao aprimoramento e qualificação dos profissionais da área", declarou o Secretário Municipal de Turismo e Fomento, Ricardo Fazzini Dias.
O Prefeito Municipal, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, entende ser de suma importância que os agentes receptivos participem dos cursos. "Mesmo quem já participou dos cursos na temporada passada, pode e deve participar destes workshops, uma vez que é preciso renovar os conhecimentos, se aperfeiçoar e desenvolver novas técnicas a cada ano", aconselhou o prefeito.
As inscrições para os cursos poderão ser realizadas na Secretaria Municipal de Turismo e Fomento (Itaquanduba), e em Plantão no Quiosque de Informações de Turísticas (Vila). No entanto, existem prazos e vagas limitadas para cada workshop.
Os prazos são os seguintes: "A importância da Comunicação Visual" - até 19 de setembro, "A Importância do Receptivo nos Cruzeiros Marítimos" - até 21 de setembro e "Primeiros Socorros no Turismo de Aventura" - até 28 de setembro.
Mais informações pelos telefones: 3896-1091 / 2440 / 3777. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

PM prende 7 pessoas por tráfico de drogas

São Sebastião - A Polícia Militar de São Sebastião prendeu sete pessoas acusadas de tráfico de drogas em blitzes realizadas nos bairros de Camburi, Boissucanga e Boracéia, no fim-de-semana. Entre os acusados, foi detido Joseano Galdino de Oliveira, 28 anos, no sábado à noite em um posto de gasolina, em Boracéia, com 16 papelotes de cocaína e 4 trouxinhas de maconha escondida em sua cueca. Além de Oliveira, a PM prendeu também Cosme Nazaré, 31 anos, por tráfico de drogas em sua residência. Segundo a PM, Nazaré tinha passagens por roubo, receptação, tráfico e porte ilegal de arma. (Fonte: ValeParaibano)

Câmara apresenta novo projeto de Zeis

São Sebastião - Está prevista para a sessão desta terça-feira, 19, a leitura do projeto que cria a Zona de Especial Interesse Social (Zeis). Desta vez, o projeto tem autoria dos vereadores Wagner Teixeira, Félix ‘Geléia’ dos Santos, José Cardim, Luiz Antonio ‘Coringa’, Marcos Leopoldino e Carlos Augusto Senatore, o ‘Guto’.
Segundo os parlamentares, a nova proposta visa assegurar que a Zeis não será usada como instrumento de verticalização do município e pretende definir as áreas para a população de baixa renda.
Também serão lidos os pareceres da Comissão de Justiça referentes aos projetos que autoriza abertura de crédito adicional para a criação da Fundação Agência de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte; e o que dispõe sobre implantação da Banda Municipal.
A única votação prevista na ordem do dia será de um projeto de oficialização de via pública. Trata-se da Viela Zico, localizada no bairro da Enseada.
Na pauta ainda consta uma moção de aplausos e reconhecimento a Igreja Evangélica Metodista Wesleyana, além de aproximadamente 20 requerimentos abordando, entre outros assuntos, licença de camarão para pescadores; compras da Prefeitura; processos de licitações; transporte coletivo; e multas de trânsito. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Prefeitura promove audiência para revisão do Plano Diretor e das Leis de Uso e Ocupação do Solo

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Obras e Planejamento, promove nesta quarta-feira, 20 de setembro, a partir das 18h30, no Teatro Municipal, a última audiência pública de revisão do Plano Diretor e das Leis de Uso e Ocupação do Solo.
Na oportunidade, os técnicos da Prefeitura de São Sebastião apresentarão a minuta de revisão do Plano Diretor e das Leis de Uso e Ocupação do Solo.
Após a audiência pública, o documento ficará disponível para consulta por 15 dias, até que seja protocolado na Câmara pelo prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia.
A minuta de revisão do Plano Diretor e das Leis de Uso e Ocupação do Solo está disponível no site da Prefeitura desde o dia 12 de setembro.
O processo participativo de revisão do Plano Diretor e das Leis de Uso e Ocupação do Solo teve 15 reuniões com a comunidade, sendo cinco leituras comunitárias, cinco consultas públicas e cinco audiências públicas, passando pelos bairros do Centro, Canto do Mar, Maresias, Boiçucanga e Juquehy. Nestes locais, cerca de 5 mil pessoas participaram dos encontros e puderam opinar, debater e participar do planejamento da cidade, intervindo na realidade do nosso Município.
Temas como saneamento ambiental (abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos), educação, segurança, habitação, saúde, patrimônio cultural e turismo, acessibilidade e mobilidade urbana, além da Lei de Uso e Ocupação do Solo foram debatidos durantes as 15 reuniões com a comunidade.
O Plano Diretor é um instrumento público que orienta como São Sebastião deverá crescer de forma organizada e sustentável. De acordo com a Constituição Federal, até outubro deste ano, todos os municípios com mais de 20 mil habitantes devem elaborar e atualizar o seu Plano Diretor.
Todo o processo participativo de revisão do Plano Diretor e das Leis de Uso e Ocupação do Solo está sendo acompanhado pelo Ministério Público de São Sebastião e os documentos estão anexados no processo administrativo 4598/06, disponível na sede da Secretaria de Obras e Planejamento, no centro da cidade. (Fonte: PMSS)

Procuradoria Jurídica da Casa diz que iniciativa é concorrente e está respaldada na Lei Orgânica

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião afirma que pode apresentar projeto de lei para alterar a lei de Uso e Ocupação do solo no município. É o caso da nova proposta alternativa , que cria as ZEIS (Zonas de Especial Interesse Social), e deve ser lida ao Plenário durante a sessão ordinária que acontece nesta terça-feira, 19, a partir das 17horas.
A garantia de que o Legislativo pode tratar do assunto está respaldada no artigo 41 da LOM (Lei Orgânica Municipal), uma vez que esse dispositivo legal é que expressamente estabelece a competência “exclusiva” por parte do Executivo, afirma o Procurador Chefe da Casa, Samir Toledo Viana. Ou seja, compete ao prefeito os projetos de lei que disponham sobre a criação e extinção de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e na autárquica, e sobre fixação da respectiva remuneração; a criação, estruturação e atribuições das secretarias municipais e órgãos da administração pública; o regime jurídico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria dos servidores; e a concessão de autorização para a prática de quaisquer atos administrativos.
Segundo Toledo, a iniciativa é ‘concorrente’ e não uma prerrogativa do Executivo como alega a Prefeitura em reportagem divulgada em um veículo de comunicação da região.
Após a leitura do projeto, o Legislativo vai realizar as consultas e as audiências públicas, conforme determina o Estatuto das Cidades, para discutir a questão com a sociedade civil organizada e população em geral.
Leis – A Câmara rebate, ainda, o caso citado pela reportagem em que a Justiça teria barrado, por ‘vícios de iniciativa’ quatro leis propostas pelos vereadores que alteravam as leis de Uso e Ocupação do solo.
Verifica-se que há pretensão de se induzir o leitor a erro, uma vez que, as tais Leis, que foram suspensas antes de seu julgamento de mérito, terem sido caracterizadas por outras circunstâncias jurídicas e, nada relativo ao vício de legitimidade.
Duas leis originadas por projetos de autoria do vereador Marcos Leopoldino, conhecidas como ‘leis gêmeas’, foram objeto de uma representação na Procuradoria Geral de Justiça, em 2004, por parte de duas entidades que reúnem as sociedades amigos de bairro da Costa Sul e Norte da cidade, as Federações Pró-Costa Atlântica e Facenorte, respectivamente.
O motivo da suspensão dos efeitos das leis gêmeas teria sido por conta das mesmas terem sido aprovadas em regime especial de urgência e sem a realização de consultas e audiências públicas e não por ser prerrogativa do Executivo.
Já as outras duas normas, uma do parlamentar Luiz Antônio de Santana Barroso, o ‘Coringa’, que autorizava a construção de um supermercado na avenida Guarda Mor Lobo Viana, no Centro, e a outra da vereadora Solange Rodrigues de Araújo Ramos, que permitia a instalação de um posto de gasolina no bairro do Pontal da Cruz, foram suspensas judicialmente, porém estão respaldadas com o que estabelece a Lei Orgânica em seu artigo 41.
Todo o processo previsto no Estatuto das Cidades para a realização das alterações foi cumprido pela Câmara, ou seja, houve consulta e audiência pública para tratar das questões, com exceção das ‘leis gêmeas’.
ZEIS - O projeto alternativo do legislativo que cria as ZEIS é bem mais detalhado e teve a participação de profissionais habilitados na sua elaboração.
A matéria extingue, por exemplo, a verticalização e a indicação das áreas a serem transformadas em ZEIS por meio de decreto do prefeito, principais motivos para a rejeição do original em 28 de março de 2006.
Já na sessão da semana passada, o Plenário optou pela devolução do projeto, de autoria do prefeito, com base no parecer da procuradoria jurídica, que apontou irregularidades na sua reapresentação ocorrida em 11 de julho de 2006, cuja leitura foi permitida pelo vice-presidente Modesto Koji Ono, o ‘Kotian’.
Um dos problemas apontados refere-se ao número de assinaturas para reapresentar o projeto, que deveria ser de seis, o que não aconteceu.
O novo projeto é assinado pelo presidente da Câmara, Wagner Teixeira, além dos vereadores José Cardim de Souza, Marcos Leopoldino, Carlos Augusto Senatore, o ‘Guto’, Luiz Antônio de Santana Barroso, o ‘Coringa’, e Félix João dos Santos, o ‘Geléia’.
 (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Ubatuba quer fim da taxa nas praias
Projeto extingue cobrança, que é feita desde 97 e já foi alvo de polêmica

Ubatuba - Um projeto de lei encaminhado pelo prefeito Eduardo César (PL) à Câmara extingue a cobrança de estacionamento nas praias de Ubatuba a partir de março do próximo ano. O projeto deve ser votado pelos vereadores na próxima semana.
A cobrança de estacionamento ocorre desde 1997 em cinco praias da cidade, entre elas, Maranduba e Praia Grande. Para parar os carros, os usuários têm que pagar uma taxa de R$ 3,50 por um período de até 12 horas.
O prefeito extinguiu a taxa logo que assumiu, por meio de decreto, mas voltou atrás e retomou a cobrança. Agora, decidiu suspender a medida em definitivo, pelo menos com a cobrança feita por meio da Comtur (Companhia Municipal de Turismo).
Eduardo César não foi localizado ontem para comentar o assunto. No projeto encaminhado pelo prefeito à Câmara, o secretário de Assuntos Jurídicos, Marcelo Mourão, justifica que a taxa é considerada irregular pelo Ministério Público, principalmente, pelo fato de não ter havido licitação pública na escolha da Comtur para administrar o serviço na cidade.
VOTAÇÃO - O presidente da Câmara de Ubatuba, Ricardo Cortes (PV), disse que o projeto será votado somente na próxima semana, já que ainda não existe consenso entre os vereadores.
O vereador Jairo dos Santos (PT) afirmou que o prefeito quer extinguir a cobrança pela Comtur para terceirizar o serviço nas praias e no centro, em um sistema único.
A prefeitura não se manifestou sobre o assunto até ontem à noite. A cobrança de estacionamento nas praias de Ubatuba já foi alvo de polêmica envolvendo políticos, moradores e turistas. (Fonte: ValeParaibano)

Qualidade máxima no atendimento ao cliente

Ubatuba - Tópicos abordados no curso:
-ANALISAR SITUAÇÕES CRITICAS DE ATENDIMENTO;
-ATENDER E ENTENDER SEU CLIENTE;
-DEFINIR O PERFIL PROFISSIONAL DO ATENDENTE;
-AVALIAR O ATENDIMENTO PRESTADO AOS CLIENTES;
Dias: 20 à 24 de novembro.
Horário: das 8h00 às 12h00
Investimento: R$ 50,00 (deverá ser pago na hora para a efetuação automática da matrícula)
30 vagas.
Podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto. (Fonte: ACIU)

SEGURANÇA – Como proteger e manter seguro os dados da sua empresa

Ubatuba - Protegendo sua rede contra invasões utilizando Firewall
Câmeras IP – Monitore sua empresa ou casa remotamente
Antivírus para computadores e servidores
Controle o que pode ser acessado na Internet
Cópia de segurança e Espelhamento de Servidores
Vantagens de utilizar um servidor dedicado
Data: 28/09/06
Horário: 19h00
Local: Associação Comercial de Ubatuba
Gratuita
Podem participar todas as pessoas interessadas no assunto. (Fonte: ACIU)

Prefeitura abre inscrições para cursos nas áreas da pesca e da maricultura

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), abriu inscrições para mais dois novos cursos, nas áreas de maricultura e pesca. O primeiro, a ser realizado no dia 25 de setembro, é um curso de coletores de sementes de mariscos e é voltado para maricultores já atuantes no município. O segundo acontecerá no dia 3 de outubro e tem como tema a "Manipulação de Pescados". Esse, tem como público-alvo todas as pessoas que trabalham com peixes, de alguma forma.
O objetivo das capacitações, segundo o chefe de fomento à pesca da Smapa, Élvio Damásio, é aperfeiçoar os profissionais da área, seguindo o programa de manejo sustentável da Prefeitura. "Nossa intenção é promover a capacitação e, além disso, aumentar a qualidade de nossos produtos, para que os consumidores, turistas ou não, tenham mais confiança de estar adquirindo bons alimentos. Para os comerciantes, a grande vantagem é agregar valores aos seus produtos".
As inscrições para o curso de manipulação podem ser feitas no Mercado Municipal de Peixes, falar com Gustavo ou na Smapa com Mayr ou Nilda. O de coletores de sementes deve ser feito somente na Smapa. Ambos os cursos são gratuitos. Para mais informações, ligue: 3833-3500 ou 3832-4116.
Coletores de Sementes - O curso para maricultores acontecerá, no dia 25 de setmbro, no Instituto de Pesca, das 9 às 17h. Os inscritos aprenderão a fazer um novo modelo de coletor, que facilita a coleta e a incrustação de sementes. Esse coletor foi totalmente desenvolvido em Ubatuba e apresenta uma forma ecológica e menos trabalhosa, uma vez que o produtor não precisa ir à costeira para buscar as sementes. Esse curso é promovido em parceria com a Associação de Maricultores do Estado de São Paulo (Amesp) com o apoio do Instituto de Pesca. Serão oferecidas 25 vagas.
Manipulação de Pescados - O curso de Manipulação de Pescados acontecerá, no dia 3 de outubro, no auditório da Fundart, das 9 às 17h. Os participantes assistirão a uma palestra ministrada pela veterinária responsável pelo Serviço de Inspeção Federal (Sif), órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ana Maria Paschoal da Cruz, e da nutricionista da Smapa, Mirna Aparecida Zucheratto. Serão abordados assuntos, como: perigos de contaminação química, biológica e física, boas práticas de armazenamento, conservação, limpeza e manipulação. Esse curso é promovido numa parceria entre parceria Smapa e Mapa com apoio da Fundart. (Fonte: PMU)

Equipe de Ubatuba é campeã da oitava etapa do Paulista de Águas Abertas
Ubatuba continua liderando o ranking, oito pontos a frente do segundo colocado

Ubatuba - A equipe de Ubatuba venceu mais uma etapa do Campeonato Paulista de Águas Abertas, disputada em Itanhaém, no último domingo, 17. Mesmo com o tempo frio e chuvoso, os atletas ubatubenses mostraram porque são os atuais líderes do ranking paulista e doze deles fizeram pódio na Barra do Rio Itanhaém.
Quatro nadadores levaram o ouro: Pedro Henrique Bueno (mirim masculino); Abner Mattey de França (petit II masculino); Stefanny Ingrid Carneiro Luz (infantil II feminino) e Delmar Soares (master H masculino). Em segundo lugar em suas categorias ficaram Gustavo Mendes de Paula (petit I masculino); Gabriel Prado Martinez (petit II masculino); João Carlos de Souza Matta (infantil I masculino) e Rômulo Ayron Cabral dos Santos (infantil II masculino). Levaram o bronze os atletas Anne Lise Barbosa dos Santos (petit I feminino); Caio Cesar Prado dos Santos (infantil I masculino); Felipe Atilli Costilhas (juvenil II masculino) e Felipe Pires Martin (júnior I masculino).
Com mais essa vitória, a natação de Ubatuba amplia a liderança no ranking de equipes, totalizando agora 66 pontos, 8 a frente do Tênis Clube Paulista , segundo colocado e 16 a frente do Círculo Militar/4Fit, terceiro no ranking.
As próximas duas últimas etapas acontecem nos dias 7 de outubro, em Santos e 12 de novembro, em São Sebastião. (Fonte: PMU)

Atividades da LUF

Ubatuba - A LUF arrecadou através de cartões amarelos e vermelhos, nas ultimas duas rodadas do campeonato municipal de 2006, nas categorias, 1ª e 2ª divisões, juvenil e veterano 174 fraldas geriatricas descartáveis, que serão doadas ao Lar Vicentino de Ubatuba, “nosso objetivo é de estar participando ativamente no campo social de nosso município, graças ao espirito de fraternidade dos dirigentes das equipes da LUF estamos tentando fazer a nossa parte, afinal o futebol também pode e deve fazer o social” disse o presidente Lucio Flavio da Silva.
ATENÇÃO
Não deixem de comparecer neste próximo Domingo 24/09 no estádio municipal, grandes jogos todos decisivos, a partir das 09:00 hs até as 15:00, SHOW DE BOLA E SHOW DE PREMIOS, retire seu cupom na bilheteria totalmente de graça e concorra a uma bicicleta novinha e vários brindes, apoio Hotel saveiros II e Esquina das modas Esport.
VEM AI MAIS UM FUTEBOL DOS ATORES À REVANCHE
Logo teremos maiores detalhes fiquem ligados.
(Fonte: Lucio F. da Silva)

 



Semana de 15/09 à 21/09

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Casseta e Planeta - Seus Problemas Acabaram"
Às 16:00 hs - 17:40 hs - 19:20 hs -21:00 hs


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Miami Vice"
Ás 15:00 hs -19:20 hs.

 

"Zuzu Angel"
Às 17:20 hs -21:40 hs.

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Escola caiçara

Jogo de miriguitos
Captura de cafulas
E tamanqueiras no rio
Feitura de gaiolas de alçapão
Histórias de pescarias
Colheita de café no quintal
Puxada de rede
Brincadeira de barcos de cortiça
Encantamento de guaiás
Pesca de siri com cruzeta
E preguari no mergulho
Lições da escola caiçara
Em que fui aluno com orgulho.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Sr. Prefeito, onde está a ponte ???
Em seu discurso de campanha, a ponte seria um ponto de honra, já estamos terminando o segundo ano de mandato e não vemos solução, sabemos que ainda não existe verba para se fazer uma ponte digna , mas consertar aquela que lá existe e que por sinal fomos nos que ajudamos a construir seria uma forma de percebermos que o sr. não esqueceu de sua promessa, mas interditar a passagem jogando caminhões de terra nas cabeceiras e pura falta de consideração para
com os que um dia acreditaram.

José Carlos Cusato
Maranduba, Ubatuba

Parabens Sr. Prefeito Eduardo de Sousa César
Eu na qualidade de Presidente da ASSOCIAÇÃO DOS PESCADORES DA BARRA DA MARANDUBA E REGIÃO SUL, de Ubatuba, quero Parabenizar o sr.Prefeito, pelo Apoio e Empenho que esta tendo com os Pescadores e Maricultores de Ubatuba, não poupando esforços em nos ajudar nas reivindicações perante as esferas Federal, Estadual e Municipal, prova disto foi que nos acompanhou em São Paulo, na Reunião que tivemos com o sr. Ministro da Agricultura e Pesca, no dia 12 de Setembro, onde discutimos modificações da Lei de Pesca, protocolamos nossos pedidos, estando ali tambem presentes os municipios de Cananeia, São Sebastião, Caraguatatuba, Parati, Angra dos Reis, do Estado do Rio de Janeiro, e outros, porém o Unico Prefeito ali presente era o Eduardo Cesar, que foi elogiado pelo sr.Ministro pelo apoio e responsabilidade que tem com a comunidade pesqueira, gostaria tambem de estender este parabens ao empenho da nossa Colonia de Pescadores Z10, representada pelo seu Presidente Claudio dos Santos, a Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, tão bem representada pela VALERIA CRESS GELLI, e ainda as demais Associações ali presentes, e Colonias de Pescadores. Hoje sim podemos dizer que estamos caminhando no rumo certo que é atingir, melhores condições para o nosso trabalho no setor pesqueiro, em nosso Municipio de Ubatuba.

Mauricio da Silva de Souza
Morador da Maranduba.

Baderna
Concordo plenamente com as criticas apresentadas pelo Sr. Ezio Pastore Jr.. Quantos à poluição sonora em razão da qual proibiu-se musica ao vivo nos estabelecimentos, parece estar havendo dois pesos e duas e duas medidas pois em alguns locais, no centro da cidade, há som ao vivo ás vezes bastante alto após 10 hs da noite.

Enelsi Luiza
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Litoral Sul ©Sueli Lopes das Neves

Litoral Sul
©Sueli Lopes das Neves

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor