Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2006 - Nº 1610 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Igreja ouve candidatos do litoral
Defesa Civil prevê agitação marítima
Temporalidade e Experiência Histórica serão abordados no “Manhãs Filosóficas” do UNIMÓDULO

Caraguatatuba
Futebol Veterano inicia em Caraguá neste sábado 23
Passeio Ciclístico da Primavera acontece em Caraguá em prol da ACCC
“Dia da Árvore” é comemorado com plantio nas escolas em Caraguá

Ilhabela
Ilhabela participa da quarta edição da Corpore Campos do Jordão

São Sebastião
Câmara analisa empréstimo de 26,4 milhões de dólares
Denúncias atingem 3 vereadores no litoral
Mulher é baleada em assalto no litoral
Curiosidade leva garotos à Câmara Municipal
Vereadores questionam taxa de iluminação pública
Câmara convoca Secretário Municipal da Fazenda
‘Frente de Trabalho’, merenda escolar e situação das viaturas policiais são questionadas pela Câmara


Ubatuba
Músico pede mudança de lei em Ubatuba
Palestra Gratuita ACIU
Procon de Ubatuba alerta contra fraude de banco
Ubatubense vence etapa do Brasileiro de Surf Universitário
Prefeito analisa reivindicações de moradores da Região Sul
Prefeito de Ubatuba tenta solucionar problemas dos ambulantes

Seções
Poesia
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Igreja ouve candidatos do litoral

Litoral Norte - A Diocese de Caraguatatuba promove debate hoje às 19h com os 10 candidatos a deputado estadual do Litoral Norte.
O encontro será realizado no salão social da Igreja Matriz Santo Antônio, no centro de Caraguá. A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 400 pessoas no local.
A diocese também instalou um telão na Praça Cândido Mota para que os moradores da cidade possam acompanhar o evento.
O debate será dividido em quatro blocos. No primeiro, os candidatos falarão sobre Segurança Pública, Saúde, Turismo e Meio Ambiente.
Nos dois seguintes, os postulantes à vaga na Assembléia Legislativa responderão perguntas de jornalistas e do público presente. No último bloco, terão cinco minutos para as considerações finais.
"Com esse encontro, a diocese garante um espaço de participação e reflexão para os fiéis", disse o administrador diocesano Vilson Dias de Oliveira.
VOTO REGIONAL - Ele também defendeu o voto regional. "Temos que votar em candidatos comprometidos com a região e que sabemos que vão trabalhar pela melhoria de nossas cidades", afirmou o padre Vilson. (Fonte: ValeParaibano)

Defesa Civil prevê agitação marítima

Litoral Norte - A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil alerta que hoje o mar estará agitado, com previsão de ondas de quase dois metros na orla, em razão da passagem de um sistema de baixa pressão, acompanhado de ventos fortes, pela região. Durante a madrugada, estava previsto a possibilidade de chuvas fortes e trovoadas. A meteorologista da Defesa Civil, Estael Sias, informou que no decorrer do dia haverá períodos de sol e de chuvas fracas. As chuvas podem continuar no sábado. As temperaturas estarão estáveis. (Fonte: ValeParaibano)

Temporalidade e Experiência Histórica serão abordados no “Manhãs Filosóficas” do UNIMÓDULO
A quinta edição do programa “Manhãs Filosóficas”, realizado pelo Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO, abordará o tema “Temporalidade e experiência histórica: a necessidade do pensamento filosófico”. O encontro acontece no dia 29 de setembro e é aberto ao público.

Litoral Norte - As pessoas interessadas em participar de discussões sobre assuntos diversos encontram uma boa opção no Centro Universitário Módulo – UNIMÓDULO. Trata-se do programa “Manhãs Filosóficas”, realizado mensalmente no auditório Angelo Fonseca Nogueira, que terá sua quinta edição no próximo dia 29 de setembro.
Dessa vez, o tema em questão será “Temporalidade e experiência histórica: a necessidade do pensamento filosófico”, ministrada pelo professor Rodolfo José Rocha Rachid, que é bacharel e mestre em Filosofia pela USP (Universidade de São Paulo) e doutorando em Letras Clássicas também pela USP.
Conforme Rachid, essa palestra busca explicar de que modo os eventos atuais, como a legitimidade política, violência urbana e conflitos mundiais, influem em nossa prática cotidiana. “Sendo o homem um ser histórico, ele é o único vivente a refletir sobre a experiência do tempo como constitutiva de sua realização histórica. A vida feliz e a vida justa, noções fundamentais do pensamento platônico, dependem da consciência das ações éticas e políticas individuais. O fio condutor da palestra será o trabalho do filósofo italiano contemporâneo Giorgio Agamben, que busca entender os fenômenos sociais atuais mediante o uso de categorias analíticas da filosofia grega”, definiu o professor.
O principal objetivo do “Manhãs Filosóficas” é reunir pessoas para a discussão de assuntos variados. Essa meta vem se consolidando, já que a cada edição o encontro tem reunido um público maior e mais diversificado, com estudantes, professores, funcionários e a comunidade.
Segundo o coordenador do curso de educação física, Alcides José Scaglia, apesar de ter surgido a partir de um anseio dos professores de educação física e ser organizado por ele, o “Manhãs Filosóficas” é uma realização da instituição e voltada para alunos de todos os cursos, assim como os representantes da comunidade. Nesse caso, basta estar interessado na discussão da vez e participar.
“O Manhãs Filosóficas está aberto a todas as pessoas, pois tratamos de vários assuntos. Estamos criando um publico interessado, que envolve não só os alunos, mas também professores e funcionários. Acho que a idéia de ser um ponto de encontro para debater um tema está ficando mais clara e por isso a participação está aumentando”, destacou Scaglia.
O programa “Manhãs Fiolosóficas” foi iniciado no UNIMÓDULO em abril de 2006 e pode ser contado como hora acadêmica para estudantes de qualquer um dos cursos da instituição. Os encontros acontecem sempre às sextas-feiras, das 11 às 12h. Para participar, tanto os alunos, quanto a comunidade, bastam comparecer na data e local da palestra. Mais informações podem ser obtidas no CAM (Centro Acadêmico Módulo).  (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Futebol Veterano inicia em Caraguá neste sábado 23
Das 10 equipes inscritas, oitos entram em campo na estréia do campeonato. Os jogos acontecem todos os sábados no CEMUG e no Campo do Brasília com entrada gratuita

Caraguatatuba - O Campeonato Municipal de Futebol Veterano (40 anos) organizado pela LICAF (Liga Caraguatatubense de Futebol) em parceria com a SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) de Caraguá, terá início neste sábado, às 14h.
O campeonato terá a participação de 10 equipes, divididas em 2 grupos. Pelo grupo A estão as equipes C.A. Guarani, E. C. Primavera, C. A. Fortaleza, E. C. Indaiá B e E.C. São José e o B é composto pelos times, Pré-Engenharia, E. C. Águia Dourada, Fluminense F. C., E.C. Indaiá A e Cai e Sara.
Oito equipes disputam na estréia do campeonato. No campo do E. C. Brasília, no bairro Porto Novo, disputa as equipes Pré-Engenharia e E. C Indaiá A, em seguida se enfrentam os times E. C. Águia Dourada e Fluminense F. C. No CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) o C.A. Guarani entra em campo com o E.C. Indaiá B e o E.C. Primavera enfrenta o C. A. Fortaleza.
A próxima rodada da competição será no próximo sábado, dia 30 de setembro, nos mesmos locais. A entrada é gratuita. (Fonte: PMC)

Passeio Ciclístico da Primavera acontece em Caraguá em prol da ACCC
Todo o dinheiro arrecadado com a venda dos cupons será revertido para a ACCC.Vários serão sorteados para os participantes do passeio ciclístico

Caraguatatuba - A Praça de Eventos em Caraguatatuba será palco do 2ª Passeio Ciclístico da Primavera, que deverá reunir moradores de todos os bairros do município. O evento será no sábado, dia 23, com concentração às 8h30 e saída às 9h. O principal objetivo do passeio, organizado pela ACCC (Associação de Combate ao Câncer de Caraguá) em parceria com a SECER (Secretaria de Esportes e Recreação), é arrecadar fundos em prol da ACCC.
O percurso do passeio será no sentido do Camaroeiro retornando para a Praça pela ciclovia. A associação já está vendendo cupons que darão direito ao participante de concorrer a uma bicicleta. A venda acontece na sede da entidade, escolas municipais, estaduais e particulares. Durante o evento serão sorteados vários brindes para os participantes.
O passeio premiará com troféus a pessoa mais idosa, a criança mais nova, a equipe mais caracterizada, a bicicleta mais enfeitada e o grupo mais animado. “Para receber o troféu nas modalidades as pessoas terão que participar do evento com a bicicleta. O sorteio dos brindes também será para aquelas pessoas que fizerem o percurso com a bike. Já para o sorteio da bicicleta, basta colaborar com R$ 1,00 (um real)”, afirmou a presidente da ACCC, Carmelinda Silva Carlota.
No ano passado o passeio aconteceu no mês de março e atraiu cerca de três mil pessoas. “Este ano aproveitamos que a SECER estava com um passeio ciclístico na mesma data e fizemos uma parceria”, frizou Carmelinda.
A Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba aceita doações de roupas, sapatos e utensílios em bom estado e alimentos, para aos pacientes cadastrados. Quem quiser colaborar com dinheiro, pode se cadastrar, a doação mínima é de R$ 5,00 (cinco reais) mensais.
A entidade atende 118 pacientes com o fornecimento de remédios, cestas básicas, vale transportes e exames laboratoriais.
A ACCC fica na Avenida Maranhão, 107, Jardim Primavera, telefones 3881-2556. (Fonte: PMC)

“Dia da Árvore” é comemorado com plantio nas escolas em Caraguá

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, com o apoio da Secretaria da Educação, estará comemorando nesta quinta-feira, dia 21, o “Dia da Árvore” com o plantio em dezessete escolas municipais. Ao todo serão plantadas 200 mudas de espécies nativas que foram doadas pela CESP – Cia energética de São Paulo em Paraibúna. A solenidade comemorativa acontecerá às 9:30h, na Emef. Prof. Jorge Passos, no Bairro Jaraguazinho.
O Secretário de Meio Ambiente, Auracy Mansano Filho, explica que o “Dia da Árvore” é uma homenagem às árvores e uma data para as pessoas lembrarem da importância de cuidarmos dos vegetais. “Ao proteger as árvores, estamos protegendo a nós mesmos, pois elas são sinônimas de vida, já que são grandes produtoras de oxigênio”, disse.
As árvores garantem o equilíbrio ecológico da natureza, regulando o clima, protegendo os solos, ajudando no desenvolvimento da fauna e permitindo a pureza das águas dos rios. Por isso, é muito importante a preservação das matas para mantermos o sistema ecológico do planeta Terra.
Curiosidades: É Primavera! A primavera é a estação mais bonita e importante do ano, pois representa a renovação da vida. A energia das plantas se acumula nas flores, trazendo colorido e perfume ao ambiente. Assim, elas atraem os pássaros e insetos que levam o pólen para outros lugares onde serão fecundadas novas plantas. No Hemisfério Sul, a primavera começa em 23 de setembro e vai até o dia 21 de dezembro.
Amazônia: Você sabia que a Floresta Amazônica tem 5,5 milhões de quilômetros quadrados e concentra 1/3 das espécies vivas da Terra?
Além disso, em apenas 1 hectare da floresta podemos encontrar até 300 tipos diferentes de árvores. Já o número de espécies vivas não pode ser calculado, mas acredita-se que pode ultrapassar 10 milhões de espécies. Viva a Amazônia!
Recomendações: Quando você for plantar uma árvore, é importante escolher uma espécie correta para a região, levando-se em conta o tipo de solo e clima. Existem espécies de árvores nativas do Brasil, espécies exóticas originárias de outros países e espécies para reflorestamento. A Secretaria de Meio Ambiente pode orienta-lo sobre a melhor espécie a plantar. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela participa da quarta edição da Corpore Campos do Jordão

Ilhabela - Uma comitiva de atletas ilhéus deve marcar presença no próximo domingo,23 em Campos do Jordão, para disputar a quarta edição da prova Corpore de corrida e mountain bike. O trajeto será percorrido em revezamento por equipes compostas de cinco atletas corredores, dois atletas reservas opcionais e um atleta ciclista, totalizando um percurso de 137 km.
Esta é a segunda corrida de aventura realizada pela Corpore(Corredores Paulistas Reunidos) neste ano e diferencia-se da edição disputada tradicionalmente em Ilhabela por excluir a natação, já que a prova ocorre entre as montanhas. O evento contará com a participação de 80 equipes e os atletas de Ilhabela devem largar às 7:50h, na 14ª bateria.
Com o apoio da prefeitura municipal através da secretaria de Juventude, Esportes e Lazer e da própria Corpore, a equipe que representará a cidade em Campos do Jordão é formada por atletas campeões em suas categorias nas várias competições da modalidade, inclusive a última edição do Nissan X-Terra Brazil. Wilson Gomes, Deissomar Ferreira, Juracinei Rodrigues, Evaldo de Jesus, Gilmar da Silva, Valdirene Pereira e Luiz Lobo são os atletas corredores. O desafio de vencer os 35 km de bike fica a cargo de Alexandre Mantovani e a comissão técnica é formada por Oswaldo Castro e Silva, Rose Silva, Odete Silva e Jefferson Santos.
 (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Câmara analisa empréstimo de 26,4 milhões de dólares

São Sebastião - A Câmara Municipal está analisando projeto de lei, de autoria do Executivo, que autoriza a municipalidade a contratar e garantir financiamento junto ao FONPLATA (Fundo para o Desenvolvimento da Bacia do Prata), no valor de U$26,4milhões (dólares americanos), ou aproximadamente 57 milhões de reais, para ser aplicado no Programa de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de São Sebastião – ‘Projeto Acontece’ – que visa melhorar a qualidade de vida da população.
O prazo médio para iniciar o pagamento é de quatro anos, e de cinco a 25 anos para saldar a dívida.
Segundo o projeto, para garantia da dívida e demais obrigações decorrentes do empréstimo a administração municipal fica autorizada a ceder e transferir para a União, em caráter irrevogável, as parcelas do ICMS (Imposto sobre Operações à Circulação de Mercadorias) e da prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicações.
Em caso de insuficiência de parte dos depósitos bancários necessários para a quitação dos encargos contratuais, ou ainda na hipótese de extinção das receitas cedidas, a garantia será sub-rogada sobre os fundos ou impostos que venham a substituí-las durante os prazos dos contratos de financiamento.
O FONPLATA é um organismo financeiro internacional sub-regional, com 24 anos, sediado em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e tem como países membros a própria Bolívia, a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai, e se destina ao financiamento de estudos, projetos e programas de desenvolvimento no âmbito da Bacia do Rio Prata e suas áreas de influência.
O projeto está nas comissões da Câmara. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Denúncias atingem 3 vereadores no litoral

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião informou ontem que irá intensificar a apuração do suposto envolvimento de vereadores na cobrança de "caixinha" de empreiteiras contratadas pela prefeitura para executar obras no município.
As supostas denúncias de cobrança de propina envolvem três dos dez vereadores da cidade.
O primeiro caso, ocorreu em maio, envolvendo Marcelo Matos(PMDB), acusado de exigir R$ 15 mil de um empresário local.
Matos foi afastado por 90 dias, mas até agora a CEI (Comissão Especial de Inquérito) aprovada pela Câmara para apurar o caso não foi iniciada.
No mês passado, Guto Senatore (sem partido) foi denunciado no MMinistério Público pela P&M Construtora, acusado de exigir R$ 40 mil para indicar obras da prefeitura. Senatore não foi localizado para comentar a denúncia.
Ontem, o empreiteiro Antonio Moreno Oliveira, da Reedifica Construtora, denunciou que a vereadora Solange Ramos (PPS), cobrou R$ 10 mil para que a empresa conseguisse duas obras da prefeitura na costa sul.
A vereadora afirmou que emprestou o dinheiro do empreiteiro em março quando passava por dificuldades financeiras.
"Eu paguei R$ 5 mil e assinei duas duplicadas", justificou. Ela acionou judicialmente o empreiteiro por danos morais.
IMAGEM PREJUDICADA - O presidente da Câmara, Wagner Teixeira (PV), disse que as denúncias de cobrança de propina prejudicam a imagem do Legislativo e do Executivo.
"Estou aguardando que as denúncias cheguem oficialmente à Câmara para tomar as devidas providências, mas gostaria que o prefeito também investigasse o que estaria ocorrendo na secretaria de Obras", disse.
A prefeitura informou que a liberação de obras, através da carta-convite, segue os trâmites legais.
A prefeitura informou ainda que os vereadores fazem a indicação das obras, mas as empresas são contratadas de acordo com o cadastro existente na secretaria de Obras. (Fonte: ValeParaibano)

Mulher é baleada em assalto no litoral

São Sebastião - Uma mulher foi baleada na noite de anteontem durante um assalto na região central de São Sebastião. O assaltante, encapuzado e armado, invadiu a casa de A.C.F.S., 33 anos, e depois de prender no banheiro o policial militar L.S.P., 42 anos, se estava com a vítima, desferiu um tiro nas costas da mulher. O assaltante fugiu levando dinheiro e a arma do PM. A vítima foi socorrida no hospital de São Sebastião, onde passou por cirurgia. Segundo o hospital, ela não corre risco de vida. A DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de São Sebastião investiga o assalto. (Fonte: ValeParaibano)

Curiosidade leva garotos à Câmara Municipal

São Sebastião - Em época que os jovens cada vez menos se interessam por política, os garotos Cléber Fracalossi, 12 anos, e José da Conceição Junior, 13 anos, moradores do bairro da Vila Amélia, deram exemplo de cidadania. Na manhã de hoje, ambos estiveram na Câmara Municipal para saber o que acontece na sede do Legislativo.
“Sempre tive curiosidade de conhecer o que tem aqui dentro. Hoje estava passando em frente com meu amigo e resolvemos entrar”, conta Junior. No plenário, eles foram recebidos pelo ouvidor da Câmara, Marco de Souza, que explicou a função dos vereadores e o que ocorre nas sessões.
Quando perguntados sobre o nome de algum vereador, os garotos não souberam responder. Citaram apenas o ex-vereador Ronaldo Lourenço, que morava perto da casa de um deles, do ex-prefeito Paulo Julião, ao qual se referiram como deputado federal, e do atual prefeito Juan Garcia. “Na escola não aprendemos nada da Câmara”, alega Fracalossi, aluno da escola Henrique Botelho.
O ouvidor propôs que, na hipótese de eles serem vereadores por um dia, qual requerimento enviariam à Prefeitura. “Gostaria que asfaltasse a rua onde vou morar no Canto do Mar”, pediu Fracalossi. “Quando chove ninguém consegue andar na rua, fica cheia de lama”, completa. Junior também pediu melhorias na sua rua que, segundo ele, está com muitos buracos.
Para o presidente da Câmara, Wagner Teixeira, é importante que os jovens passem a se interessar mais pela política, principalmente no âmbito municipal. “Tínhamos um projeto de criar uma comissão para recepcionar grupos escolares na Câmara. Infelizmente não contamos com a colaboração necessária da Secretaria da Educação e da Ecobus para implantar o projeto”, lamenta.
As escolas que tiverem interesse em visitar a Câmara podem agendar junto à Ouvidoria pelo telefone 0800-7700031. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Vereadores questionam taxa de iluminação pública

São Sebastião - A cobrança da CIP – Contribuição de Iluminação Pública – foi alvo de críticas na Câmara Municipal durante a sessão desta terça-feira, 19.
O vereador Coringa enviou requerimento contestando a taxa. O problema, segundo ele, é que estão sendo cobradas, até mesmo, pessoas que residem em ruas sem luminárias.
“Como é que você vai cobrar taxa de um serviço de quem não o possui?”, estranha Coringa que classifica a cobrança de “indevida”.
A CIP – Contribuição de Iluminação Pública – foi instituída em 2002 e definia que o valor seria cobrado em função da testada do imóvel, ou seja, de acordo com o tamanho da edificação. No ano passado o prefeito alterou a lei e o valor da taxa passou a ser reajustado pelo mesmo índice utilizado na tarifa de energia elétrica.
“Com isso está sendo cobrado o mesmo valor tanto para o dono de mansão quanto para quem mora em barraco”, avalia o vereador José Cardim. Quatro reais pode não significar nada para muita gente, mas para outros fazem falta”, acrescenta.
É o caso da aposentada Maria da Conceição Marques, moradora do bairro da Enseada, que esteve na Câmara para reclamar da taxa. Com 61 anos e aposentada por invalidez, ela revela que recebe R$350, e é obrigada a gastar boa parte dessa quantia com medicamentos.
Maria viu sua conta quase dobrar com a nova cobrança. “Faço economia de energia justamente para não ter muita despesa”, alega. Sua conta no último mês foi de R$8,86, sendo R$4 referentes à CIP.
O presidente da Câmara, Wagner Teixeira, diz que apesar da lei que criou a taxa ter sido aprovada na gestão passada, ela não havia sido cobrada até então.Teixeira propôs que seja elaborada uma nova lei isentando a população de baixa renda a pagar a CIP.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


Câmara convoca Secretário Municipal da Fazenda

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião convocou durante sessão ordinária realizada na última terça-feira, 19, o Secretário Municipal da Fazenda, Amin Nossabein, para prestar esclarecimentos sobre a sua pasta em data e horário pré-determinados.
A convocação se deu por meio de requerimento apresentado pelo presidente da Casa, Wagner Teixeira, que foi aprovado por unanimidade de votos.
“O objetivo é saber como está a saúde financeira do município. Temos um projeto que pede autorização para emprestar cerca de 26 milhões de dólares e não sabemos como está o orçamento. Estamos preocupados”, explica.
Na ocasião, Teixeira comentou a resposta do prefeito Juan Garcia em relação a convocação do Secretário Municipal de Obras, Thales Carlini, apresentada pelo vereador Marcos Leopoldino, em que o requerimento não foi atendido porque o mesmo não especificava o assunto a ser tratado na Câmara.
“Isso é um descaso com a Câmara Municipal. A convocação diz que é para prestar esclarecimentos em relação a sua pasta. O prefeito está pensando que aqui é a casa dele, o braço da Prefeitura. Somos vereadores eleitos pelo povo do jeito que ele foi. Então é preciso respeitar a Câmara. Ou ele atende esse requerimento ou estarei entrando com pedido de cassação porque fui eleito para representar a população”.
O vereador Marcos Leopoldino espera que a resposta do Executivo não seja igual a que ele recebeu. “Vamos aguardar o que o prefeito vai responder. Se for a mesma resposta levaremos ao jurídico desta Casa para saber o que podemos fazer. A convocação é para falar sobre o orçamento, qual a justificativa para pedir dinheiro emprestado dos outros. Se fosse um município pobre tudo bem. Mas o nosso tem receita dos royalties de petróleo e ICMS. Isso é igual a um pai de família que recebe um excelente ordenado, mas não sabe administrar e aí precisa ficar pegando dinheiro em agiota. É o que esta acontecendo em nosso município”, argumenta.
 (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

‘Frente de Trabalho’, merenda escolar e situação das viaturas policiais são questionadas pela Câmara

São Sebastião - A situação dos trabalhadores que atuam na ‘Frente de Trabalho’, implantada pela Prefeitura de São Sebastião, a qualidade da merenda escolar e a manutenção das viaturas da Policia Militar foram alvo de requerimentos na Câmara Municipal durante sessão ordinária realizada na última terça-feira, 19.
Os assuntos foram levados ao Plenário pela vereadora Solange Rodrigues de Araújo Ramos.
Com relação a ‘Frente de Trabalho’, ela questiona a falta de um comprovante de renda (holerite) para os contratados.
“Os trabalhadores têm me procurado constantemente para reclamar que não recebem holerite, apenas um cartão para receber o salário e nada mais, o que dificulta a abertura, por exemplo, de um crediário nas lojas da cidade e comércio em geral. Quero que o prefeito diga porque não eles não podem ter um comprovante como as outras firmas fazem, uma vez que os contratados estão se sentindo prejudicados”, explica.
Já a qualidade da merenda escolar que é distribuída nas escolas municipais, de acordo com a vereadora, teria caído. “Muitas mães e as próprias crianças estão reclamando muito da comida”, afirma.
A parlamentar quer saber do Executivo porque isso vem ocorrendo, se existe verba destinada para a questão, e qual o motivo da falta de merenda, que estaria acontecendo em algumas unidades.
O fornecimento das refeições aos estudantes é feito pela empresa COAN – Alimentos e Serviços, cujo contrato terminou no dia 25 de julho de 2006.
Segundo o presidente da Câmara, Wagner Teixeira, a Prefeitura firmou um termo aditivo e a qualidade da merenda caiu, prestes a abertura de uma licitação. “Aconteceu o contrário. Em vez de melhorar para não perder o contrato, piorou”, critica.
Ele informou que viu uma fotografia tirada em determinada escola situada na Costa Sul em que não há nada na prateleira. “Não tem açúcar, sal, falta óleo, isso é inadmissível. Vou apresentar um requerimento na semana que vem para saber quanto o município gasta com merenda porque tenho certeza que a Prefeitura está pagando bem para ter uma comida de qualidade para as crianças. E isso não está acontecendo hoje, mas a Prefeitura aditou o contrato”.
Teixeira enfatizou que a reclamação é geral nas unidades da Costa Sul, “mas vamos pesquisar para ver se isso está acontecendo na região central e norte”.
Quanto a situação de seis viaturas da Polícia Militar, que estão paradas no Pelotão de Boiçucanga devido a falta de verba para o conserto, a vereadora Solange está indagando ao Comando da PM, em São Sebastião, qual é o órgão responsável pela manutenção dos veículos; se existe uma previsão para recuperação dos mesmos, informando quando isso deve acontecer.
De acordo com Solange, o questionamento foi feito para ajudar a Polícia Militar porque em uma reunião realizada no bairro de Maresias foi dito que o custo do conserto ficaria em torno de R$1.350,00.
“Um empresário do meu bairro procurou peças mais em conta e ficou em R$980,00. Ele avisou a Polícia Militar, mas não houve retorno. Depois o dono de um guincho ofereceu ajuda doando as peças e realizando o conserto das viaturas, uma por semana, mas até agora ninguém deu resposta. Não quis com isso ofender a Polícia ou ao Comandante, quis ajudá-los. Foi essa minha intenção”, frisa.
Para ela, as rondas na Costa Sul diminuíram em função da ausência das viaturas e, como conseqüência, o número de roubos aumentou, o que está causando medo aos moradores.
 (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Músico pede mudança de lei em Ubatuba

Ubatuba - Músicos de Ubatuba decidiram iniciar um movimento para modificar uma lei municipal, aprovada em 2001 e em vigor desde o início deste ano, que impõe uma série de restrições para execução de música ao vivo ou ambiente em bares e quiosques da cidade.
Segundo o cantor e compositor Joãozinho Terra, cerca de 80 músicos e 300 pessoas que trabalhavam nos bares e quiosques teriam sido prejudicados pela lei. "A categoria sempre respeitou a legislação federal que disciplina a execução de música nos estabelecimentos, mas esta lei municipal é absurda", disse.
Os músicos estão distribuindo uma carta aberta a população para pressionar os vereadores à alterarem a lei.
O vereador Marquinhos Tio Sam, autor da lei, disse que propôs as restrições atendendo um pedido do empresariado local. "A música afugenta os turistas e prejudica os hotéis", disse.
A prefeitura informou que, quando há reclamações de casas com música, envia a fiscalização para fazer a medição dos decibéis (índice de ruído) e notifica o estabelecimento, no caso de o índice ultrapassar os 60 decibéis. (Fonte: ValeParaibano)

Palestra Gratuita ACIU

Ubatuba - SEGURANÇA – Como proteger e manter seguro os dados da sua empresa

- Protegendo sua rede contra invasões utilizando Firewall
- Câmeras IP – Monitore sua empresa ou casa remotamente
- Antivírus para computadores e servidores
- Controle o que pode ser acessado na Internet
- Cópia de segurança e Espelhamento de Servidores
- Vantagens de utilizar um servidor dedicado

Data: 28/09/06
Horário: 19h00
Local: Associação Comercial de Ubatuba
Gratuita

Podem participar todas as pessoas interessadas no assunto.
(Fonte: ACIU)

Procon de Ubatuba alerta contra fraude de banco


Ubatuba - O PROCON (Órgão de Defesa do Consumidor) de Ubatuba está alertando a população sobre as facilidades de empréstimos oferecidas pela empresa BANCO CRED TEC. Nas últimas semanas várias pessoas procuraram o Procon de Ubatuba informando que foram lesadas pelo banco.
Para solicitar o empréstimo a pessoa ligava para o número (11) 6852-3133 e para a liberação do dinheiro era necessário um depósito antecipado no banco para aprovação de ficha cadastral. Após o depósito, o solicitante ligava novamente para saber da liberação do empréstimo e nunca mais tinha retorno.
Segundo o coordenador do Procon de Ubatuba, Henrique Zwibelberg, as pessoas eram informados do crédito financeiro oferecido pelo BANCO CRED TEC por meio de um comercial veiculado em uma rádio do Litoral Norte. “As pessoas antes de contraírem qualquer empréstimo devem buscar mais informações junto ao Procon, pois assim orientamos quando a idoneidade da instituição”, explicou Zwuibelberg.
O Procon de Ubatuba funciona na avenida Dona Maria Alves, 890, das 8 às 18 horas. Os telefones são (12) 3833-3022/3832-6509. (Fonte: PMU)

Ubatubense vence etapa do Brasileiro de Surf Universitário

Ubatuba - O surfista de Ubatuba, Ricardo Toledo, que já foi bicampeão brasileiro na década de 90, foi o campeão da etapa de abertura do Festival Tropical Brasil de Surf Universitário, que aconteceu na Barra da Tijuca (RJ), nos dias 16 e 17 de setembro.
Os atletas das universidades paulistas foram os grandes vencedores da etapa de abertura do Festival Tropical Brasil de Surf Universitário, na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ). Ricardo é estudante de Educação Física, do Centro Universitário Unimódulo.
Para levar o primeiro lugar, o ubatubense superou os atletas do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, em uma disputa acirrada, decidida apenas nos últimos minutos da bateria final, quando venceu os locais Ângelo Hereda, Salvador Lamas e Léo Chinês.
Na categoria feminino, a atual campeã brasileira da categoria, Rose Santana, confirmou o favoritismo e venceu a etapa. Taissa Xavier, da UniverCidade, Virginia Ferraz, da Puc-SP e Bruna Hirsch, da UFRJ ficaram na segunda, terceira e quarta colocações, respectivamente.
Na Expression Session, bateria que premia a melhor manobra, Rene Oliveira, da Unimonte (SP) faturou o título com um bonito aéreo. A próxima etapa do Festival Tropical Brasil de Surf Universitário acontece nos dias 30 de setembro e 1 de outubro em Vilas do Atlântico (BA). Depois é a vez da Praia Mole (SC) receber os universitários nos dias 18 e 19 de novembro. A etapa final acontece de 13 a 17 de dezembro em Maresias (SP).
Para participar do Festival Tropical Brasil de Surf Universitário 2006, os atletas deverão estar regularmente matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação em instituições de ensino superior devidamente filiadas ao MEC. (Fonte: PMU)

Prefeito analisa reivindicações de moradores da Região Sul

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, recebeu na última terça-feira, 19, a vereadora Luciana Machado e presidentes de associações de bairros da região sul do município. Na ocasião foi entregue um documento contendo todas as reivindicações dos moradores daquela região, as quais o prefeito fez questão de analisar uma por uma, dando retorno aos anseios da população.
Os presidentes das associações de bairros presentes na reunião assistiram a uma apresentação das principais obras e ações realizadas pela atual administração na região sul de Ubatuba. Reformas em postos de saúde e em escolas, urbanização, recuperação de campos de futebol e construções de pontes e passarelas foram algumas das ações apresentadas aos presentes.
A assessora de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários, Silvana Niel, acompanhou toda a reunião, dando especial atenção às reivindicações apresentadas. Ficou acertado que haverá uma nova reunião para que o prefeito, com os secretários das pastas envolvidas, dê retorno aos pedidos das associações de bairro.
Para Eduardo Cesar, reuniões como estas aproximam os cidadãos da administração pública, dando-lhes oportunidade de falar pessoalmente com o Executivo sobre suas principais necessidades. “Estamos sempre nos reunindo com a população, indo de bairro em bairro, procurando ouvir o que as pessoas desejam e precisam. Esta é a política do governo participativo. A região sul é de extrema importância para a economia do município e as pessoas que vivem lá merecem atenção especial”, disse o prefeito. (Fonte: PMU)

Prefeito de Ubatuba tenta solucionar problemas dos ambulantes
Os ambulantes puderam conversar com o prefeito sobre suas principais necessidades

Ubatuba - O prefeito Eduardo Cesar esteve reunido na quarta-feira, 20, com o vereador Claudinho Gulli, o presidente da Associação dos Ambulantes Autônomos de Ubatuba, Maurício Domingues da Costa e vários ambulantes de diversas praias do município, para tentar resolver os principais problemas da classe.
Os ambulantes tiveram a oportunidade de falar sobre suas reivindicações diretamente ao prefeito, que se dispôs a ajudar no que for de sua competência e realizar outra reunião em breve para apresentar o andamento das reivindicações.
“Nossa intenção é que vocês continuem ganhando ‘o pão’ de vocês, trabalhando da melhor forma possível”, disse o prefeito aos ambulantes. “Toda negociação depende de as partes cederem para haver um consenso. Vocês, unidos e organizados têm força para trabalhar de cabeça erguida e reivindicarem suas necessidades”.
A responsável pelo Departamento de Fiscalização de Tributos da Prefeitura de Ubatuba, Lucilene Maria Pereira Tavares, acompanhou a reunião, procurando esclarecer as dúvidas dos ambulantes e explicar como funcionam as fiscalizações e apreensões. O engenheiro da prefeitura, Virgílio José Guatura, também esteve presente e se comprometeu a realizar um levantamento de custo e tempo nas praias Grande (onde há 136 ambulantes licenciados) e Tenório para que sejam feitas rampas de acesso para os carrinhos que comercializam nestas praias.
Entre os principais assuntos abordados estavam a necessidade de sanitários públicos, licenças para prepostos, combate aos ambulantes clandestinos e comércio de produtos sem procedência, entre outros, que serão novamente discutidos na próxima reunião, com data a confirmar.
O vereador Claudinho Gulli, que trabalha como ambulante há mais de 25 anos, lembrou que hoje a classe está bem amparada: “vocês são privilegiados por terem um vereador que luta pela causa e um prefeito que desde quando era vereador sempre foi parceiro dos ambulantes”.
 (Fonte: PMU)



Semana de 22/09 à 28/09

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"CLICK"
Ás 15:00 hs -17:00 hs -19:00 hs - 21:00 hs

 

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Casseta e Planeta - Seus Problemas Acabaram"
Ás 15:30 hs -19:10 hs .

 

"Minha Super Ex-Namarada"
Ás 17:20 hs -21:00 hs.

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Matrimônio

A noiva tão bonitinha
Vestiu-se de branco
Enfeitou os cabelos
Com uma coroa de flores
Deixou a casa dos pais
E embarcou na canoa
Pra casar no continente.
A ela os nossos votos
De um cônjuge decente
E da amizade dos botos.

Félix Cabral

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Litoral Sul ©Sueli Lopes das Neves

Litoral Sul
©Sueli Lopes das Neves

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor