Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 26 de Setembro de 2006 - Nº 1613 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Seminário discute amanhã o turismo no Litoral Norte
Alunos do Colégio Módulo têm aula no Morro de Santo Antônio
UNIMÓDULO abre 7ª Semana Jurídica
Dias de Caiçara

Caraguatatuba
Advogado é preso após balear jovem na saída de danceteria
MP determina que a prefeitura fiscalize 57 bares em Caraguá
Caratecas de Caraguá conquistam medalhas em Santos
Enxadrista de Caraguá conquista ouro em Pindamonhangaba
Ciclismo no fim-de-semana em Caraguá atraiu 250 bikers
Caraguá recebeu o Pró-Natação neste sábado 23
Caraguá discutirá políticas públicas e inclusão de portadores de deficiência
Câmara vota unificação do ensino em Caraguá
Comunidade do Cidade Jardim ganhou nova praça em Caraguá
Passeio Ciclístico ajuda no Combate ao Câncer em Caraguá

Ilhabela
Prefeitura entrega “novo” estádio de futebol de Ilhabela
Ilhabela vence a quarta prova Corpore em Campos do Jordão
Ilhabela inibe o comercio de produtos sem procedência

São Sebastião
Navios colidem no canal de São Sebastião
Câmara vota projeto que prevê abertura de crédito de R$75mil


Ubatuba
Encontro paroquial de jovens de Ubatuba completa 10 anos
Homem quebra vidro de igreja de Ubatuba para roubar R$ 2
Sorteio para novas licenças em Ubatuba será em outubro
Eduardo Cesar é homenageado pela Seicho-No-Ie de Ubatuba
Prefeitura informa período de inscrições para EMEIs e creches
Aciu ofereceu palestra gratuita sobre autônomos e contrato de prestação de serviços

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Seminário discute amanhã o turismo no Litoral Norte

Litoral Norte - “Falta planejamento ao nosso turismo, um setor que ainda não tem o peso que poderia ter na economia da região”, diz Sandra Rousiê, professora do curso de Turismo da FASS – Faculdades São Sebastião, promotora do seminário que amanhã comemora o Dia Mundial do Turismo.
O seminário acontece entre 19h00 e 22h00 horas, no Teatro Municipal de São Sebastião. Com apoio da Prefeitura, ele traz para o debate profissionais como Luiz Virgílio, vice-presidente da ACA – Associação Costa de Alcatrazes, e o secretário de Turismo de Ilhabela, Ricardo Fazzini.
“O turismo regional sofre de várias deficiências. Entre elas, a desativação do Contur. É clara a falta de um Comtur – Conselho Municipal de Turismo ativo e participativo. O nosso, por exemplo, está desativado há anos”, diz Sandra Rousiê.
O conselho é integrado por representantes do empre-sariado e de órgãos públicos, e tem por função gerir e planejar o turismo local.
Em Ilhabela um novo conselho acaba de tomar posse, após uma interrupção de três anos.
Responsável pelas disciplinas “Teoria do Turismo” e “Planejamento Estratégico” no curso implantado pela FASS há quatro anos – 60 alunos cuja primeira turma se forma em 2007, a professora continua apontando outras falhas:
“Não existe turismo receptivo aqui. Temos apenas algumas agências trabalhando isoladamente”, ressalta.
O turismo receptivo inclui transporte, hospedagem, alimentação e lazer; enquanto o turismo emissivo apenas organiza viagens dos moradores locais para outros destinos.
Segundo ela, a região tem um mercado latente, que tende a crescer em virtude da dinâmica econômica, que prevê obras como gasoduto, duplicação da Tamoios e ampliação do porto; e contudo ainda não tem uma mão-de-obra qualificada. “Por isso ele será cada vez mais competitivo e só terá chance quem tiver boa formação”, acredita.
Contur é fundamental
Esta também é a opinião de Ricardo Fazzini. “Não há como fazer turismo sem a participação dos empresários. O poder público deve planejar a infra-estrutura, mas quem faz a ação e promoção de vendas é o empresário”, considera.
Ele lembra que os municí-pios participaram juntos de todas as últimas feiras de turismo realizadas. “Isso é fundamental porque é nessas feiras que acontece a divulgação da região como destino turístico. Não a-dianta participar só com o institucional, distribuindo folhe-tinho.
Os pacotes turísticos tem que estar lá, prontos para serem vendidos”, diz.
Para Fazzini, “a região ainda não tem um turismo receptivo organizado por falta de uma política para o setor que tivesse continuidade. E a divulgação é a única ação de efeito duradouro a médio e longo prazo. Ações de curto prazo, como eventos, dão retorno imediato mas só servem para combater a sazonalidade. Já a divulgação de um destino turístico é a única ação que pode criar um fluxo permanente e assim uma demanda turística que dará suporte econômico para o setor”, afirma ele. (Fonte: Imprensa Livre)

Alunos do Colégio Módulo têm aula no Morro de Santo Antônio
Com o apoio do piloto José Mário, de Caraguá, os alunos apresentarão um projeto inédito no Brasil, que visa proporcionar a prática do vôo livre para portadores de deficiência. O projeto já está pronto e aguarda um patrocinador para a construção do equipamento apropriado ao vôo adaptado.

Litoral Norte - Às vésperas da Feira do Saber, evento que apresentará projetos de estudantes de todo o litoral no Colégio Anglo Módulo, alunos da instituição assistiram palestra com o instrutor de vôo livre, José Mário, na semana passada no alto do Morro de Santo Antônio. Os alunos estão desenvolvendo projeto sobre vôo livre para demonstração ao público no evento que terá o tema Convivendo com as Diferenças, no dia 11 de outubro próximo.
O grupo subiu o Morro a pé e conheceu um pouco da história do vôo livre, a teoria do vôo livre, noções de meteorologia, equipamentos e ainda sobre a importância da preservação ambiental. José Mário aproveitou a oportunidade para conscientizar os alunos sobre preservação ambiental, promovendo uma gincana com direito a brindes para quem coletasse lixo do local. "Fomos logo após o feriado e por isso encontramos muito lixo nas duas rampas, infelizmente nem todos têm a consciência de usar os recursos naturais sem degradar", diz José Mário.
De acordo com o piloto, na Feira do Saber será realizado um workshop de vôo livre, com exposições de asa delta, paraglider, pára- motor, exibição de filmes e até um simulador de vôo. O público poderá ter a sensação de voar neste simulador e também conhecer o projeto Voar para Todos, do piloto Zé Mário e da Adriana Broun, que realizou um vôo duplo dias atrás em Caraguá. Eles irão apresentar um projeto inédito no Brasil, que visa proporcionar a prática do vôo livre para portadores de deficiência, assim que conseguirem patrocinador para o equipamento apropriado para o vôo adaptado. (Fonte: Módulo)

UNIMÓDULO abre 7ª Semana Jurídica
O evento terá a participação de autoridades regionais e estaduais, como o promotor do estado de São Paulo, Fernando Capez, o secretário Nacional de Recursos Hídricos, Dr. João Bosco, entre outras autoridades regionais. O evento é aberto à comunidade e acontece de 25 a 29 de setembro.

Litoral Norte - Foi aberta nesta segunda-feira a Semana Jurídica, do curso de Direito do Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO. Alunos, ex-alunos e público participante conheceram a nova realidade sobre a questão da violência contra a mulher, com o professor Fábio Pinha Alonso, de Marília. De acordo com a Lei Maria da Penha (Lei 1.1340), de proteção contra agressão às mulheres, em vigor desde a última sexta-feira, a impunidade está com os dias contados, penas mais severas estão previstas pelo legislador para qualquer tipo de violência contra a mulher, seja moral, psicológica, emocional ou física.
O curso de Direito do Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO, em Caraguá, promoverá até o dia 29 de setembro a 7ª Semana Jurídica com palestras e mesas redondas sobre Meio Ambiente e Políticas Públicas.
O evento terá a participação de autoridades regionais e estaduais, como o secretário Nacional de Recursos Hídricos, Dr. João Bosco, o promotor de justiça do Estado de São Paulo, Fernando Capez, o secretário municipal de Meio Ambiente de Caraguá, Auracy Mansano, e outras, além de representantes do Comitê de Bacias Hidrográficas e Ongs. O evento será aberto à comunidade.
Nesta terça-feira, 26, o professor Jairo Garcia Pereira abordará o tema "Aspectos Relevantes sobre o Crime de Tráfico Ilícito de Drogas", na Lei 11.343/2006. A palestra acontece no auditório às 9 e às 19 horas.
Na quarta-feira, 27, o assunto em pauta será a segurança, com a palestra do professor Fernando Capez sob o tema "Segurança Pública e o Crime Organizado em São Paulo. Às 9 horas, no auditório.
Ainda no dia 27, às 19 horas, no Teatro Municipal Mário Covas, haverá palestra do secretário Nacional de Recursos Hídricos, Dr. João Bosco, falando sobre o sistema nacional de recursos hídricos. Em seguida, mesa redonda com o secretário municipal de Meio Ambiente de Caraguá, Auracy Mansano, a Ong Real Norte, Agenda 21 e representantes do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte.
Na quinta-feira, 28, às 9 horas, o professor Ricardo Santos Ferreira ministrará palestra sobre o tema o regime jurídico do projeto do novo Super Simples, no auditório do UNIMÓDULO. Ainda no dia 28, o professor Dr. Wilmes Roberto Gonçalves Teixeira, abordará o tema "A identificação do criminoso de Guerra José Menguele", às 19 horas, no auditório.
Na sexta, 29, o professor Dr. Wilmes Roberto Gonçalves Teixeira, repetirá a palestra "A identificação do criminoso de Guerra José Menguele"repetirá a palestra no mesmo local, às 9 horas.
O curso de Direito do Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO, em Caraguá, promoverá de 25 a 29 de setembro a 7ª Semana Jurídica com palestras e mesas redondas sobre Meio Ambiente e Políticas Públicas.
O evento terá a participação de autoridades regionais e estaduais, como o secretário Nacional de Recursos Hídricos, Dr. João Bosco, o promotor de justiça do Estado de São Paulo, Fernando Capez, o secretário municipal de Meio Ambiente de Caraguá, Auracy Mansano, e outras, além de representantes do Comitê de Bacias Hidrográficas e Ongs. O evento será aberto à comunidade.
A 7ª Semana Jurídica terá na segunda-feira, dia 25, a palestra voltada à Lei Maria da Penha (Lei 1.1340), de proteção contra agressão às mulheres, com Fábio Pinha Alonso. No auditório Angelo Fonseca, às 9 horas e às 19 horas.
Na terça-feira, 26, o professor Jairo Garcia Pereira abordará o tema "Aspectos Relevantes sobre o Crime de Tráfico Ilícito de Drogas", na Lei 11.343/2006. A palestra acontece no auditório às 9 e às 19 horas.
Na quarta-feira, 27, o assunto em pauta será a segurança, com a palestra do professor Fernando Capez sob o tema "Segurança Pública e o Crime Organizado em São Paulo. Às 9 horas, no auditório.
Ainda no dia 27, às 19 horas, no Teatro Municipal Mário Covas, haverá palestra do secretário Nacional de Recursos Hídricos, Dr. João Bosco, falando sobre o sistema nacional de recursos hídricos. Em seguida, mesa redonda com o secretário municipal de Meio Ambiente de Caraguá, Auracy Mansano, a Ong Real Norte, Agenda 21 e representantes do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte.
Na quinta-feira, 28, às 9 horas, o professor Ricardo Santos Ferreira ministrará palestra sobre o tema o regime jurídico do projeto do novo Super Simples, no auditório do UNIMÓDULO. Ainda no dia 28, o professor Dr. Wilmes Roberto Gonçalves Teixeira, abordará o tema "A identificação do criminoso de Guerra José Menguele", às 19 horas, no auditório.
Na sexta, 29, o professor Dr. Wilmes Roberto Gonçalves Teixeira, repetirá a palestra "A identificação do criminoso de Guerra José Menguele"repetirá a palestra no mesmo local, às 9 horas. (Fonte: Módulo)

Dias de Caiçara
Livro documenta cultura litorânea das regiões de Ubatuba, São Sebastião e Paraty Lançamento em Ubatuba dia 28, quinta-feira 19h na Livraria Nobel

Litoral Norte - Um livro de arte, uma mostra de filmes e uma exposição formam “Dias de Caiçara” evento cultural que está sendo apresentado desde o dia 13 de setembro na Cinemateca Brasileira de São Paulo. De autoria da empresa Dialeto Latin American Documentary, o projeto é fruto de pesquisas e vivências nas regiões litorâneas de Ubatuba, São Sebastião e Paraty. Como em todo litoral brasileiro as regiões fronteiriças entre o Rio de Janeiro e São Paulo, foram os primeiros locais de significativa concentração demográfica onde se deram as primeiras fusões de índios, negros e europeus, genuína matriz genética e cultural de nosso povo que vem resistindo e se moldando a todos os ciclos econômicos desde o descobrimento. Tudo o que está relacionado ao caiçara é controverso: são comunidades únicas, com características singulares que, muitas vezes, injustamente, não são chamadas de cultura! Espalhados pelo litoral, a extensão de seu habitat pode variar em milhares de quilômetros e até mesmo sua real existência contemporânea está posta em xeque.
O livro “Dias de Caiçara”, produto central do projeto, será lançado em Ubatuba no próximo dia 28, quinta-feira na Livraria Nobel de Itagua em Ubatuba. A publicação surgiu a partir da observação do curioso hábito que o caiçara tem em contar histórias, pois para eles a palavra dita é infinitamente mais importante que a escrita. Os autores, Vito D´Alessio e Daniel Pascalicchio relatam crônicas e causos que preservam saberes restritos a ensinamentos orais num trabalho pioneiro de documentação deste precioso patrimônio. O registro se completa com fotografias de cenas cotidianas, manifestações folclóricas e religiosas resultando num delicado olhar sobre o universo caiçara.
Estas imagens estão sendo exibidas em uma exposição que também apresenta objetos da cultura caiçara coletados durante o projeto: peças decorativas, utilitários, símbolos religiosos, instrumentos musicais e embarcações, além de vídeos documentais que acompanham estes elementos.
Uma rara mostra temática de filmes importantes da história do cinema brasileiro especialmente selecionada para o projeto completaram o evento. Entre eles, um dos primeiros filmes do cinema novo, Arraial do Cabo, de Paulo César Saraceni e Mário Carneiro. Caiçara, de Adolfo Celi, sentimentaliza e enaltece a comunidade, enquanto Barravento, de Glauber Rocha, dá voz ao sincretismo religioso. Four men on a raft, de Orson Welles, em belíssimas panorâmicas, busca nesse povo a tradição contínua de resistência popular à opressão. A mostra traz ainda a exibição de trechos sobre o cotidiano dos caiçaras de cinejornais produzidos nas décadas de 40 e 50, respectivamente, Cine Jornal Brasileiro e Bandeirantes na Tela.
O projeto “Dias de Caiçara” apresenta um povo simples com os traços de um Brasil colonial na textura suave de sua intimidade cotidiana: missas entoadas em latim, crença em seres encantados, quintais de varas, pescarias solitárias na companhia cúmplice do mar e dos mistérios do dia seguinte regido pelas fases lunares. Preservam saberes sofisticados como o conhecimento da fauna marinha e da navegação orientada pelo vento e pelas estrelas. O escambo das raças, línguas, credos e costumes, legaram ao Brasil o orgulho desta mestiçagem encantadora que seguramente representa o nosso patrimônio imemorial. E os caiçaras, esta cultura vibrante, orgânica, que vai se adaptando ao mundo como os primeiros brasileiros que povoaram esta terra merecem esta celebração. A homenagem é justa.
Sobre a Dialeto: A qualidade do padrão editorial é a marca da Dialeto Latin American Documentary (www.dialeto.com), empresa de produção cultural multimídia criada em 1995. Utilizando a multilinguagem, transforma pesquisa e conteúdo complexo em atraentes e poéticas produções de pertinência atemporal: livros, documentários para televisão, CDs e Dvds. É a única empresa do mundo especializada em documentar à América Latina, em temas relacionados à história e realidade do continente. Detentora de importantes Prêmios de comunicação dentre eles: Aberje, Prêmio Tim de Música, Jabuti entre outros.
Este projeto foi realizado com o patrocínio da empresa CARGLASS (www.carglass.com.br), Lei de Incentivo à Cultura /MINC
SERVIÇO:
Lançamento do livro Dias de Caiçara
Editora Dialeto Latin American Documentary, 2006
Fotografia: Vito D’Alessio
Textos: Daniel Pascalicchio e Vito D´Alessio
R$ 98,00, 120 páginas.

Quando: 28/09 Quinta-Feira, 19 h
Mais informações: (11) 5575-4095
Onde: Livraria Nobel
Rua Tamoios, nº 63, Itagua - Ubatuba
Telefone: 12 3833-3033
Obs. Evento aberto ao público
(Fonte: patricia@dialeto.com)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Advogado é preso após balear jovem na saída de danceteria

Caraguatatuba - O advogado R.V.L., 27 anos, de São Sebastião, foi preso em flagrante no sábado após disparar seis tiros contra um grupo de jovens na saída de uma festa em Caraguatatuba.
Um dos tiros atingiu Felipe Barroso da Silva, 27 anos, na perna. Silva foi medicado e deve passar por cirurgia amanhã na Santa Casa para retirada do projétil.
O disparou ocorreu às 3h, na entrada da danceteria, no bairro Indaiá. Cinco jovens, entre eles, o advogado teria se envolvido em um confusão com Silva e seu irmão Ricardo, 23 anos, dentro da boate.
Os dois irmão resolveram deixar a festa, quando o advogado foi até seu carro, apanhou um revólver calibre 38 e disparou contra eles. Silva estava em sua moto para ir embora quando foi atingido na perna.
Os tiros geraram tumulto na porta da danceteria, onde estavam cerca de 400 pessoas. O advogado e seus amigos entraram num gol, de cor verde, e fugiram em direção a São Sebastião.
Pessoas anotaram a placa do veículo e acionaram a Polícia Militar. O carro do advogado foi interceptado pela PM perto da praia das Cigarras, em São Sebastião.
PRISÃO - Segundo a delegada Elizabeth Maluf Zago, R.V.L. assumiu a autoria dos tiros, alegando ter atirado em legítima defesa. Ele foi preso em flagrante por tentativa de homicídio.
A mãe de Silva, Norma Barroso, disse que seu filho sobreviveu por sorte. "É um absurdo um jovem ir armado para uma festa", disse. (Fonte: ValeParaibano)

MP determina que a prefeitura fiscalize 57 bares em Caraguá
Objetivo é verificar se estabelecimentos atuam irregularmente em 13 bairros

Caraguatatuba - O Ministério Público de Caraguatatuba determinou ontem que a prefeitura fiscalize 57 bares e lanchonetes suspeitos de atuarem irregularmente em 13 bairros da cidade.
A medida foi solicitada pelo promotor do Consumidor e da Habitação e Urbanismo, Fábio Rodrigues Franco Lima. Ele pede o fechamento dos estabelecimentos, se comprovada a atividade irregular.
Segundo Franco Lima, a iniciativa visa reduzir o índice de criminalidade no município. "Fiscalizando os bares e fechando os que funcionam irregularmente, poderemos reduzir os índices de criminalidade", disse.
O promotor afirmou que em reunião com representantes da Polícia Civil foi comunicado que a prática de delitos e de violência ocorrem no período noturno nas proximidades de bares, que nem sempre exercem suas atividades legalmente.
No documento enviado à prefeitura, o promotor alerta que o não cumprimento da determinação pode caracterizar ato de improbidade administrativa por parte do prefeito José Pereira Aguilar (PSDB).
OUTRO LADO - A prefeitura informou ontem irá notificar a partir de hoje todos os bares relacionados pelo MP. Segundo a prefeitura, somente serão fechados os bares que não possuírem o alvará de funcionamento.
A administração municipal informou ainda que irá notificar os bares relacionados pelo MP para que apresentem suas documentações. Os bares em situação irregular terão um prazo para se adequarem as normas municipais.
O promotor disse ainda que é favorável a implantação da 'Lei do Fecha-Bar' no município. "Nos municípios onde a lei foi implantada os resultados foram excelentes, com grande queda no índice de criminalidade", afirmou.
FECHA-BAR - A delegada de Caraguá Elizabeth Maluf Zago também defendeu ontem o 'Fecha-Bar'. Segundo ela, a maioria das mortes tem ocorrido nas proximidades de bares.
No primeiro semestre, Caraguá teve 37 homicídios. A prefeitura informou ontem que a comissão criada para elaborar o projeto 'Fecha-Bar' ainda não concluiu seus estudos.
 (Fonte: ValeParaibano)

Caratecas de Caraguá conquistam medalhas em Santos
Todos os primeiros colocados do Campeonato Paulista, disputarão uma vaga para os Jogos Pan-americano de 2007, no Rio de Janeiro

Caraguatatuba - Uma medalha de prata e duas de bronze foram conquistadas pelos caratecas da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba no domingo, dia 24, no Ginásio de Esportes da Associação Atlética dos Portuários em Santos, Litoral Sul, onde aconteceu o 11º Campeonato Paulista Kata (individual e equipes) e do 37º Campeonato Paulista Shiai por equipe,
A medalha de prata foi conquistada pela equipe (Thiago Carvalho, Juliano Suzuki e Danilo) na categoria Kata; trouxe uma medalha de bronze, o atleta e técnico da equipe de Caraguá, Edson Mendes do Amaral, mais conhecido como Edinho, na Kata masculino, Jéssica Dualde também conquistou o outro bronze na Kata feminino.
De acordo com o técnico de Caraguá, o município foi representado por 12 competidores. "A disputa estava muito difícil, foram cerca de 600 competidores representando mais de 50 cidades do estado, todos em busca o primeiro lugar, que dar índice para participar da seletiva para os Jogos Pan-americanos", disse Edinho.
No final do ano, haverá uma seletiva, onde os primeiros colocados do Campeonato Paulista estarão disputando uma vaga para os Jogos Pan-americanos de 2007, que acontece no Rio de Janeiro. (Fonte: PMC)

Enxadrista de Caraguá conquista ouro em Pindamonhangaba
Fabinho acumula 18 troféus ao longo de sua carreira. Este ano ele conquistou seis ouros e duas pratas

Caraguatatuba - A cidade de Pindamonhangaba recebeu a 8ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez e Caraguatatuba foi bem representada. O atleta Fábio Alves Lins Júnior sagrou-se campeão da competição na categoria Sub-15.
A disputa contou com a participação de cerca de 74 competidores de cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte e de São Paulo.
O atleta, patrocinado pela Nipack Honda e apoiado pela SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, ocupa atualmente o 7º lugar no ranking geral e o 1º lugar em sua categoria.
Fabinho, como é conhecido, coleciona 18 troféus. Dez deles conquistados em 2005. Este ano ele venceu seis etapas do circuito Valeparaibano da modalidade e foi vice em duas. "Fabinho melhorou muito o seu desempenho. Este ano ele treinou todos os dias e o seu professor mudou a estratégia de jogo", disse orgulhoso o pai, Fábio Alves Lins.
Outros atletas de Caraguá também participaram da competição em Pindamonhangaba. Guilherme de Souza ficou em 3º lugar na Sub-15. Os competidores André, Ana Alicia, William, Tharik, Everton Willen, Francine, Juliano, Letícia, Nicolas e Rogério não conseguiram colocação.
Os enxadristas de Caraguá participam no dia 22 de outubro, da 9ª etapa do circuito. (Fonte: PMC)

Ciclismo no fim-de-semana em Caraguá atraiu 250 bikers
Os atletas de Caraguá tiveram um bom resultado em casa. Cerca de 250 competidores estiveram no município disputando a prova à beira mar

Caraguatatuba - Uma parceria entre a SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) de Caraguá e a Liga Valeparaibana de Ciclismo trouxe para Caraguá a 10ª etapa do Campeonato Valeparaibano de Ciclismo no domingo, dia 24, e atraiu 250 competidores.
Atletas de todo o estado, Vale do Paraíba e Litoral Norte disputaram um circuito de dois mil metros à beira mar. O frio forte prejudicou muitos os competidores menos preparados, mesmo assim as velocidades dos pelotões superaram os 50 quilômetros por hora.
A equipe caraguatatubense, que tem o apoio da Madeireira Botorussu, Stúdio Personal Academia, Linha Verde Informática, Rede Legal, Radio Caraguá FM e SECER, marcaram presença na competição com 25 bikers e conquistaram boa colocação na prova.
Na categoria Dente de Leite, Daniel Ornellas Filho ficou em 3º lugar; na Infantil Masculino, Ewerton Domiciano ficou em 6° lugar. Após um pneu furado, Rafael Alves retornou a prova e ficou com a 8ª colocação. Na categoria Juvenil Feminino, Thamires Porazza foi a campeã e Thaine Domiciano ficou em 4° lugar (Taiane Vieira Valente); na Juvenil Masculino, Heron Domiciano foi o 6° colocado. Na categoria Sub-23 Jefferson Bonifácio ficou em 4° lugar após uma chegada muito disputada; na Sub-30, Tadeu Alves, após se desgarrar do pelotão com mais de 4 atletas por cerca de 1 hora, conquistou o 4° lugar. Na categoria Sênior A, João Carlos, que também se desgarrar do pelotão com mais 4 atletas, venceu o sprint e sagrou-se campeão e Ângelo Arantes ficou em 4°; na Sênior B, Marcos Martins ficou em 7° lugar e Maurício da Silva em 8°, após uma chegada disputada e na Máster C, Francisco Alves ficou 2° lugar também decidido no sprint. (Fonte: PMC)

Caraguá recebeu o Pró-Natação neste sábado 23
Os jogos da Fase Estadual da Olimpíada Colegial acontecem também no município até dia 28 de setembro. Todas as competições têm entrada gratuita

Caraguatatuba - Cerca de 400 nadadores do Litoral Norte e Vale do Paraíba estiveram no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) neste sábado, dia 23, onde disputaram a Fase Regional do Campeonato Pró-Natação. O Evento foi realizado pela Inspetoria Regional de Esportes e Lazer de Caraguá e Delegacia de Esportes de São José dos Campos com apoio da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação).
Participaram da competição, crianças com idades entre 7 e 16 anos. Os primeiros colocados desta fase, nas categorias acima de nove anos, se classificaram para a final Estadual, que acontece de 27 a 29 de outubro em Itapira, interior do estado.
Dos 24 participantes da equipe de Caraguá, 2 atletas se classificaram, Giovanna Prado de Almeida, nos 50 metros livre e Cairo Baruque de Souza, nos 50 metros livre e 50 metros peito.
Nas categorias abaixo de 9 anos, que não participam da fase estadual, Matheus Augusthus Prazeres conquistou o primeiro lugas nas provas de 50 metros borboleta e 50 metros livre. Sâmara Augusto Amaral ficou em segundo nos 50 metros costas e terceiro e terceiro nos 50 metros livre.
Segundo a Técnica Aparecida Juliana, a Japinha, outros atletas devem se classificar. "Esperamos o resultado oficial da federação para contabilizar o número total de atletas que vão para a fase estadual". São classificados os oito melhores tempos de cada categoria.
O Pró-Natação é um evento oficial da Secretaria da Juventude Esportes e Lazer do Estado.
Na próxima nesta semana (até 28 de setembro) os núcleos esportivos do município receberão os jogos da Olimpíada Colegial nas modalidades de Futsal, Handebol, Voleibol, Basquete, masculino e feminino, também válidos pela Fase Regional da competição. Estarão participando as cidades de São José dos Campos, Guaratinguetá, Pindamonhangaba e Caraguá.
Todas as competições têm entrada gratuita. (Fonte: PMC)

Caraguá discutirá políticas públicas e inclusão de portadores de deficiência
Todas as entidades que trabalham pelos deficientes devem participar do 1º Encontro Regional para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência, que irá eleger membros e definir plano de ação para a região.

Caraguatatuba - Caraguá será sede do 1º Encontro Regional para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência no dia 6 de outubro, no Ceprolin - Centro de Profissionalização do Litoral Norte. O encontro discutirá políticas públicas e a efetiva inclusão da pessoa com deficiência, para a elaboração de um plano regional, além de eleger 12 pessoas para membros do Núcleo Regional da Pessoa com Deficiência, e mais 6 pessoas para participarem do Encontro Estadual.
Poderão participar do 1º Encontro Regional para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência, todas as entidades que trabalham pelos deficientes, Conselho Tutelar, Conselho do Idoso, da Condição Feminina, sindicatos, educadores, estudantes e todos os interessados no assunto.
De acordo com o coordenador do Núcleo Regional, Aguinaldo Dátola Silva, no período da manhã, a partir das 8 horas, serão eleitos os membros do Núcleo Regional da Pessoa Portadora de Deficiência, assim como 6 participantes do Encontro Estadual, que acontecerá no dia 11 de novembro.
O período da tarde será destinado à elaboração do Plano Regional. Serão discutidos assuntos referentes às políticas públicas da pessoa com deficiência e elaborados projetos em diversas áreas, como saúde, transporte, educação. Um dos projetos será eleito pelos participantes para ser apresentado no Encontro Estadual e desenvolvido dentro dos próximos dois anos na região. "Escolheremos neste encontro aquele projeto que for considerado mais importante pelos participantes, para que possamos efetivá-lo em toda a região dentro dos próximos dois anos", explicou Aguinaldo Dátola Silva.
O Núcleo Regional foi criado pelo Conselho Estadual há dois anos e compreende os 39 municípios do Vale e os 4 do Litoral Norte. Os membros eleitos no Encontro irão atuar no Núcleo, dentro dos próximos dois anos.
O CEPROLIN fica na Rua Rio Grande do Norte, 450, Caraguatatuba. Mais informações pelos telefones (12) 3621-8529/3624-1138/9142-6438. (Fonte: PMC)

Câmara vota unificação do ensino em Caraguá
Proposta de Baduca Filho cria Apostila Municipal de Ensino

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discute nesta terça-feira - 26 de setembro, a partir das 19h30, durante a 30ª Sessão Ordinária semanal, 3 (três) Projetos de Lei, todos de autoria de Vereadores. Destaque se dá ao Vereador Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PL), que deseja unificar o ensino na rede pública municipal do município.
Dos projetos em pauta apenas um figurava há algumas semanas e foi adiado por ordem do autor. O Vereador Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (PSC) coloca em votação propositura que inclui no Calendário Oficial do município o "Dia do Motociclista".
O Vereador Omar Kazon (PL) quer instituir também uma data especial para os idosos e está criando, através de Projeto de Lei o "Dia Municipal de Vacinação do Idoso".
Finalizando, o destaque da sessão se dá ao Vereador Baduca Filho (PL), que autoriza o Executivo a criar a Apostila Municipal de Ensino. Segundo o Parlamentar há reclamações de mães de alunos que os temas e assuntos ministrados pelos professores são diferentes em cada escola. A intenção do Vereador é padronizar o sistema educacional local.
Os projetos deverão ser votados caso não haja nenhuma propositura em Regime de Urgência, que segundo o Regimento Interno, tem prioridade na votação.
A sessão pode ser acompanhada ao vivo, diretamente das galerias da Câmara ou pela rádio Caraguá FM - 89,5 Mhz, pelo site na Internet da própria emissora ou pela NET - TV a Cabo, no seu canal 8. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Comunidade do Cidade Jardim ganhou nova praça em Caraguá
A comunidade do Cidade Jardim, na região central de Caraguatatuba, (próximo ao bairro Canta Galo), pôde comemorar, na última sexta-feira 22, a inauguração da nova praça do bairro, que ganhou o nome de "Padre Porfírio de Deus Filho"

Caraguatatuba - Os moradores do bairro Cidade Jardim e região já têm motivos de sobra para comemorar, com a recente obra inaugurada pela Prefeitura de Caraguá. Na última sexta-feira 22, o prefeito José Pereira de Aguilar, acompanhado pelo secretário de Obras Raul Pesci, que na ocasião representou os demais Sexretários presentes, além dos padres Marcos e Stanislaw, dos vereadores Aureliano Gonçalves Pereira e Germino de Souza, da Câmra Municipal, e representantes da comunidade em geral, inaugurou o novo espaço de lazer, denominado "Padre José Porfírio de Deus Filho".
Durante o evento, o prefeito aproveitou pra entregar a réplica da placa inaugural da Praça para o padre Marcos Vinícius Rosa, que representou no ato o administrador diocesano, Padre Vilson, e também a família do homenageado.
Em seguida foi feito o descerramento da placa que deu o nome de Padre Porfírio à nova praça de lazer do Cidade Jardim.
O pároco homenageado nasceu em 1927 e dedicou toda sua vida à igreja. Em Caraguatatuba Padre Porfírio chegou em 1990, sendo nomeado pároco da igreja São João Batista. Em 1991, o padre criou a AMA - Assistência Mútua e Amor - uma instituição sem fins lucrativos que auxiliava as famílias pobres, e que até hoje vem sendo mantida pela mesma paróquia. Em 97, Padre Porfírio tornou-se o Capelão da Santa Casa e coma criação da nova diocese foi nomeado Chanceler. Sob a provião do então Bispo Dom Fernando, Porfírio tornou-se em 2000 o 1º Cônego da Diocese de Caraguatatuba.
Ao descerrar a placa da nova praça, o prefeito Aguilar falou da satisfação de entregar mais uma obra à comunidade. "É dever da prefeitura proporcionar aos moradores a oportunidade de Ter seu espaço de lazer nos bairros. Este foi um pedido da população que pudemos atender. E ainda faremos muito mais, dentro das possibilidades do orçamento público. Por uma cidade com melhor qualidade de vida para todas as idades", finalizou. (Fonte: PMC)

Passeio Ciclístico ajuda no Combate ao Câncer em Caraguá
O 2º passeio ciclístico da solidariedade arrecadou fundos para a ACCC e sorteou muitos prêmios entre os participantes. Entre crianças, adultos e idosos, os participantes representaram associações, escolas e entidades organizadas.

Caraguatatuba - A solidariedade foi motivo para aproximadamente 500 pessoas participarem do 2º Passeio Ciclístico Voluntário da ACCC-Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba, no sábado, 23. O evento contou com a participação da Prefeitura de Caraguá, por meio das Secretarias de Educação e Esporte, Ditran, Fundacc e outros. A Banda Municipal Carlos Gomes se apresentou na abertura do evento e o Carro de Som do Marlone acompanhou os ciclistas.
De acordo com a presidente da ACCC, Carmelinda Silva Carlota, o evento possibilitou a venda de 2 mil rifas a R$ 1,00 (um real) e irá ajudar no trabalho desenvolvido pela Associação no município, atendendo a 150 famílias de portadores de câncer. "O evento foi muito alegre e descontraído graças aos nossos parceiros e amigos. Mais uma vez atingimos nosso objetivo: a conscientização da luta em favor da vida", disse. A vice-presidente, Vicentina Barbieri agradeceu toda a sociedade. "Fico muito feliz ao ver tanta solidariedade em prol da saúde em atenção a uma causa tão delicada que requer muito carinho e atenção", disse.
Entre crianças, adultos e idosos, os participantes representaram associações, escolas e entidades, como o grupo da Associação dos Aposentados e do Centro de Convivência da 3º Idade - Estrela do Mar; o Programa Escola da Família, representado por alunos de diversas escolas e bairros e o coordenador Nabil Awad;, entre outros.
O Passeio Ciclístico premiou com troféus a equipe mais animada, o ciclista mais idoso e o mais novo, o maior grupo, o mais animado, e a bicicleta mais ornamentada. A maior equipe uniformizada foi a do Colégio Lippi; como mais animado venceu o grupo "Movimento, Melodia, Alegria e Saúde"; o vencedor da bicicleta mais enfeitada foi Otávio Poleti Neto; o participante mais idoso foi Adonato Aparecido Meneguel; e o mais novo foi Iago, 6 anos. As escolas E.E. Thomaz Ribeiro de Lima e E.E. Mário Trombini receberam menção pela participação.
No final os organizadores sortearam as bicicletas, uma para a Professora Elaine Martins, da E. E. Colônia dos Pescadores e outra para Fernanda Medeiros, do Colégio Módulo; além do sorteio de muitos brindes entre os participantes.
A diretora do Colégio Lippi, Lígia Carvalho Lippi, declarou a felicidade por mais uma vez poder ajudar e contar com seus alunos. "Toda participação junto à ACCC é importante e faz bem à alma, a gente doa o que eles precisam e em troca sentimos aquele prazer de ajudar", comentou. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Prefeitura entrega “novo” estádio de futebol de Ilhabela

Ilhabela - O Estádio Municipal Eurípides da Silva Ferreira no bairro do Itaquanduba foi reaberto no domingo pelo prefeito Manoel Marcos e secretário de Juventude, Esporte e Lazer, José Roberto de Jesus depois de uma reforma em suas instalações.
Cerca de 300 pessoas acompanharam o evento que contou com a presença de autoridades municipais, apresentação dos alunos de dança de rua da Fundaci e jogos amistosos entre as seleções de Ilhabela e times convidados.
Depois de aproximadamente oito meses fechado para a troca do gramado e refletores, colocação de novas grades e reforma nos banheiros públicos e vestiários, o único estádio de Ilhabela foi entregue à população totalmente modernizado.
De acordo com o secretário, o esforço da administração em entregar o estádio em perfeitas condições a população se deve ao trabalho de levar o esporte com qualidade aos munícipes. “Agradeço as pessoas que apóiam o esporte”, disse.
Na ocasião, José Roberto anunciou que vai ser implantado um escola de futebol nos moldes do projeto Navegar para alunos da rede municipal. . “As crianças e jovens de Ilhabela terão opção na escolha de mais uma modalidade esportiva, e quem sabe de um futuro profissional”, acrescentou.
O prefeito Manoel Marcos disse estar orgulhoso de ver o estádio que leva o nome de seu pai totalmente reformado. Em seu discurso, o prefeito ainda agradeceu os esforços do ex-governador e atual candidato a presidente, Geraldo Alckmin e ao ex-secretário de Juventude, Esporte e Lazer do Estado, Lars Grael pelo apoio e confiança em sua administração com liberação de verbas que teriam sido usadas para a melhoria do esporte em Ilhabela.
Depois dos discursos e da entrega oficial foram realizados jogos amistosos. A seleção de veteranos de Ilhabela enfrentou a de São Sebastião. com o reforço extra do prefeito Manoel Marcose outras autoridades municipais. O time da casa levou a melhor com o placar de 4 a 1. (Fonte: Imprensa Livre)

Ilhabela vence a quarta prova Corpore em Campos do Jordão

Ilhabela - A equipe de Ilhabela sagrou-se campeã da quarta edição da prova Corpore(Corredores Paulistas Reunidos) em Campos do Jordão, no sábado, 23. Os atletas completaram os 137 km de revezamento entre corrida e bike em 08:45:38h.
O evento contou com a participação de 80 equipes, representando diversas cidades e entidades do estado. A disputa, acirrada, terminou com as equipes de Campos do Jordão e do Parque Estadual de Campos do Jordão em segundo e terceiro lugares respectivamente, com os tempos de 08:57:28h e 09:19:15h.
Alguns competidores da Ilha sentiram dificuldade nos primeiros trechos do percurso, devido a altitude, chegando a passar mal. Ainda assim, conseguiram manter-se sempre entre a segunda e a terceira posição, assumindo a “poli” no 14º trecho e abrindo uma vantagem de 03’58, conquistando a competição.
“Quase batemos o record da prova. Em relação a ultrapassagem, uma equipe chegou primeiro que a nossa, pois saíram na primeira bateria, mas na cronometragem vencemos e colocamos Ilhabela no lugar mais alto do podium”, comemora Luiz Lobo, integrante da equipe.
O biker Alexandre Mantovani também venceu os dois trechos de bike, chegando com cinco minutos de vantagem em relação ao segundo colocado, tempo que foi transformado em bônus para a equipe da Ilha, ajudando na conquista do título. “Tive um pouco de dificuldade, pois o circuito é muito técnico, travado, com raízes, buracos”, revela o atleta, que conseguiu manter-se entre os dez primeiros durante a largada, chegou a perder a primeira posição para um atleta de Campos do Jordão, sofreu uma queda e ainda assim, recuperou-se, chegando em primeiro lugar nas duas baterias.
Integram a equipe vencedora da quarta Corpore Campos do Jordão os atletas Wilson Gomes, Juracinei Rodrigues, Gilmar da Silva, Evaldo de Jesus, Deissomar Ferreira, Luiz Lobo, o biker Alexandre Mantovani e Valdirene Pereira, representante feminino do grupo. A comissão técnica é formada por Osvaldo Castro e Silva, Jefferson Ferreira, Rose e Odete Silva.
Os atletas contaram com o apoio da prefeitura de Ilhabela, através da secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, da empresa Ilhabela Materiais para Construção e da própria Corpore. “Agradecemos o apoio de todos, em especial do senhor David Cytrynowcs, presidente da Corpore. O apoio na hospedagem e alimentação proporcionado pelo senhor David foi fundamental par a vitória da nossa equipe”, finaliza Lobo. (Fonte: PMI)

Ilhabela inibe o comercio de produtos sem procedência

Ilhabela - O departamento de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Ilhabela, juntamente com a Divisão municipal de Fiscalização, atendendo a uma denúncia telefônica, promoveu vistoria nas ruas do Bairro da Barra Velha, na manhã desta sexta-feira, 22.
Na ocasião foram apreendidos e inutilizados, cerca de 50 quilos de produtos perecíveis entre, peças de queijo, salames e goiabadas, sendo comercializadas irregularmente no município.
Os produtos apreendidos estavam sendo oferecidos por ambulantes, de casa em casa, sem procedência e acondicionados em caixas plásticas sem refrigeração, expostos as ações do tempo.
Para coibir o comercio irregular no município, vem sendo realizadas regularmente, ações integradas entre as equipes da Fiscalização e Vigilância Sanitária, na entrada da cidade e em diversos locais e horários.
O chefe da Vigilância Sanitária, Oriedson de Freitas Oliveira esclarece, que muitas vezes essas atividades são exercidas por pessoas de outros estados e municípios da região, onde os produtos são manipulados, fracionados e embalados em locais e por pessoas sem qualquer controle de higiene e limpeza, sendo transportados de maneira irregular, com grande possibilidade de estarem contaminados, para serem comercializados em Ilhabela, colocando em risco a saúde da população.
Dessa forma, a Vigilância Sanitária alerta a população e comerciantes, que não adquiram esses produtos e que acionem a VISA quando verificarem esse tipo de comércio, através do tel.: 3895.1532. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Navios colidem no canal de São Sebastião
Capitania dos Portos vai abrir inquérito para apurar a causa do acidente

São Sebastião - Dois navios petroleiros colidiram na manhã de ontem no canal de São Sebastião. O acidente não teve vítimas e não houve vazamento de óleo.
A colisão ocorreu durante a atracação do navio Nordic Júpiter, de Bandeira Nigeriana, fretado pela Transpetro para transportar petróleo cru do continente africano para o Brasil. No momento da manobra o navio nigeriano colidiu com um outro navio que estava fundeado (ancorado), o NT Piquete, que pertence à Fronape (Frota Nacional de Petroleiros).
A colisão atingiu a parte de lastro do navio Piquete, onde havia água de formação, que é usada para limpeza.
De acordo com a Transpetro, a batida abriu um rasgo pequeno no casco dos dois navios, mas o tamanho do estrago ainda está sendo verificado pelos mergulhadores, já que foi abaixo da linha d’água.
Não houve vazamento de óleo porque os navios possuem casco duplo, uma exigência da Organização Marítima Internacional (OMI), que foi criada a partir do acidente com o navio Exxon Valdez, no Alasca, em 1989.
Capitania dos Portos - O Capitão-de-Fragata Cláudio Viola esteve no local do acidente na manhã de ontem para fazer a fiscalização dos navios. De acordo com o delegado da Capitania dos Portos, responsável pela segurança do tráfego aquaviário, será aberto um inquérito para apurar o acidente e os fatos da navegação, onde serão interrogados todos os envolvidos.
Após concluído o inquérito, o que está previsto para ocorrer no prazo de 40 dias, o caso será encaminhado para o Tribunal Marítimo, que fica no Rio de Janeiro.
“Esse tipo de acidente não é comum. No entanto, qualquer suposição sobre a causa do acidente pode ser injusta, antes precisamos ouvir as pessoas”, afirma. A reportagem entrou em contato com a Cetesb e o Ibama, ambos já tinham sido informados do acidente e afirmaram que não houve vazamento de óleo no canal de São Sebastião.
Exxon Valdez - O petroleiro Exxon Valdez derramou sua carga em 1989, causando danos imensos a uma grande área no litoral do Alasca.O navio havia partido do terminal petrolífero de Valdez, no Alasca, em 23 de março de 1989, e bateu em um recife nas primeiras horas do dia 24 de março. A sequência de eventos que provocou o acidente não foi esclarecida até hoje.
Com o rompimento do casco do navio, cerca de 11 milhões de galões de óleo foram derramados no mar, e a área atingida chegou a 1.200 quilômetros quadrados. Apesar de terem ocorrido muitos outros derramamentos de óleo no mundo, o acidente com o Exxon Valdez aconteceu em águas remotas, onde se abrigava uma abundante e espetacular vida selvagem, causando danos terríveis à região.
Milhares de animais foram mortos pelo derramamento: cerca de 250.000 aves marinhas e 2.800 lontras, entre outros. O custo de limpeza ficou em torno de US$ 2,1 bilhões, e as áreas ao longo da costa atingidas pelo derramamento ainda estão contaminadas com óleo debaixo da superfície.
Após o acidente, a Organização Marítima Internacional (OMI) estabeleceu, em 1992, requisitos de casco duplo na Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios (MARPOL). Esta Convenção exige que todos os petroleiros de porte bruto igual ou superior a 600 toneladas para entrega depois de Julho de 1996 tenham casco duplo ou uma configuração equivalente. (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara vota projeto que prevê abertura de crédito de R$75mil

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião vota nesta terça-feira, 26, em sessão ordinária, o projeto de lei 028/06, de autoria do Executivo, que dispõe sobre a abertura de crédito adicional especial, no valor de R$75mil, para a criação da Fundação Agência de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte de São Paulo.
Os vereadores votam, ainda, mais duas propostas: a que cria e denomina a Banda Municipal de São Sebastião, e a que altera a denominação de logradouro público.
Cerca de 15 requerimentos que tratam, entre outros, sobre a fila nas agências bancárias, dos horários de ônibus, da aplicação de lei municipal e da situação da AETU (Associação do Estudantes Técnicos e Universitários), devem ser apreciados e votados.
Apenas um projeto que concede título de cidadão sebastianense, do parlamentar Robson Wilson dos Santos, o ‘Robson Ceará’, será apresentado ao Plenário.
Até o início da sessão a pauta pode sofrer mudanças. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Encontro paroquial de jovens de Ubatuba completa 10 anos

Ubatuba - Nos dias 22, 23 e 24 de setembro aconteceu o 10º EPJC- Encontro Paroquial de Jovens com Cristo, na escola José Padre Anchieta em Ubatuba.
De acordo com Frei Aldo, pároco da Igreja Matriz Exaltação à Santa Cruz, o EPJC é um encontro que visa encaminhar jovens a partir dos 16 anos contribuindo para sua formação cristã, procurando engajá-los no caminho da construção de um mundo melhor e também revalorizar ensinamentos adormecidos, principalmente os valores familiares.
O encontro tem a duração de três dias e conta com inúmeras atividades, dinâmicas e acontecimentos que devem ser sempre mantidos em sigilo por todos. Esse ano participaram 150 jovens.
Mais de 1.000 jovens já participaram do encontro ao longo dos dez anos de EPJC em Ubatuba. Segundo a “Tia Angela”, idealizadora do EPJC de Ubatuba, mais conhecida como a mãezona do encontro, o resultado dos encontros sempre são bastante positivos, “É maravilhoso a forma de como os jovens saem conscientes de seus erros e acertos após o EPJC”.
E ela ressalta ainda que o melhor de tudo é o resultado depois do encontro “Os jovens não praticam a religião apenas nos três dias, mas também para o resto da vida trazendo mais jovens para o encontro”, disse.
“Nossa, eu adorei. Esse encontro nos renova e nos faz abrir os olhos para a vida. É especial. Só pode saber e sentir essa emoção quem faz. Amei.”, disse Camila da Silva, uma das encontristas deste ano. O término do encontro sempre acontece com a missa na igreja matriz.
 (Fonte: Imprensa Livre)

Homem quebra vidro de igreja de Ubatuba para roubar R$ 2

Ubatuba - A Guarda Municipal participou de duas situações incomuns em Ubatuba. A primeira, na última sexta-feira, 22, foi uma ocorrência de dano ao patrimônio particular de uso público. Um homem embriagado entrou na Igreja Matriz Exaltação à Santa Cruz e deu uma pedrada na redoma de vidro que protegia a imagem de Cristo Morto. Sua intenção era retirar de lá uma quantia de R$ 2.
O frei responsável pela Igreja não quis registrar Boletim de Ocorrência e, por essa razão, foi elaborado um Termo Circunstanciado. O meliante foi liberado e encaminhado à Assistência Social da Prefeitura, que providenciou o seu retorno à cidade de origem.
Outra ocorrência atendida pela Guarda aconteceu nesta segunda-feira, 25. Uma vítima que teve sua bicicleta furtada reconheceu o objeto momentos depois, na Rua Adolpho Inácio Pereira, no Centro.
Os irmãos da vítima detiveram o indivíduo e solicitaram o auxílio da Guarda, que o conduziu à Delegacia de Polícia. As autoridades elaboraram Boletim de Ocorrência de flagrante de Furto/Ameaça e o meliante foi mantido preso. (Fonte: Imprensa Livre)

Sorteio para novas licenças em Ubatuba será em outubro

Ubatuba - A Gerência de Tributos Mobiliários da Prefeitura de Ubatuba realizará o sorteio de novas licenças para o comércio ambulante no dia 31 de outubro. Este é o segundo ano em que as novas vagas são definidas por meio de um sorteio regulamentado por decreto. “Por uma decisão do prefeito, usamos esse novo procedimento no ano passado e tudo deu certo, com muita transparência. Antes as novas vagas eram estabelecidas por ordem cronológica de chegada”, explica a gerente de Tributos Mobiliários, Lucilene Maria Pereira Tavares. Para o prefeito Eduardo Cesar, esta nova sistemática foi aprovada por todos. “Todos saem ganhando, já que o processo é feito com total transparência e evita filas e perda de tempo”, lembrou o prefeito.
Para participar do sorteio o interessado deverá ter o seu pedido protocolado dentro do prazo de inscrição e estar com a documentação do processo completa. “É necessário que o interessado compareça na gerência de Tributos Mobiliários para verificar se o seu processo foi aprovado para o sorteio”, ressalta a gerente.
O sorteio será realizado por meio de cédulas nominais e deverá ser acompanhado por dois representantes da Associação dos Ambulantes Autônomos de Ubatuba, um representante da secretaria de Assuntos Jurídicos e por duas pessoas que serão escolhidas dentre os presentes. O sorteado que não estiver presente no ato do sorteio perderá o direito de escolha do local, sendo ao final lhe atribuída a vaga remanescente.
Novas licenças - Até a próxima sexta-feira, dia 29, a gerência de Tributos Mobiliários estará aceitando os pedidos de novas licenças para o comércio ambulante. O número de vagas liberadas será correspondente ao número de pessoas que deixarem de renovar as licenças neste mês. A documentação necessária é a seguinte: cópia do RG, CPF, título eleitoral de Ubatuba, cópia da carteira de vacinação atualizada, comprovante de residência no município por mais de dois anos, declaração de bens que possua (imóveis e veículos) e certidão do Cartório Eleitoral, atestando a validade do título de eleitor no município. A solicitação deverá ser feita na gerência de Expediente de Documentação de Protocolo, localizada à avenida Dona Maria Alves, 865, centro, das 9 às 16 horas. (Fonte: PMU)

Eduardo Cesar é homenageado pela Seicho-No-Ie de Ubatuba

Ubatuba - O prefeito Eduardo Cesar foi homenageado na comemoração de 25 anos da implantação do Templo Seicho-No-Ie em Ubatuba. O evento aconteceu na manhã de domingo, 24 e reuniu centenas de pessoas. O motivo da homenagem foi o fato da Prefeitura ser parceira dessa instituição em trabalhos com a comunidade. Outras autoridades, como ex-vereadores e ex-prefeitos, vereadores atuais e adeptos que contribuíram para a fundação e manutenção do templo também receberam um certificado como forma de agradecimento.
A cerimônia foi uma grande festa, que misturou as culturas japonesa e brasileira, em seus idiomas, danças, músicas e comidas. Durante as palestras ministradas, alguns adeptos explanaram aos presentes um pouco da filosofia iniciada pelo líder japonês Masaharu Taniguchi, em 1930. Além dos ensinamentos religiosos, a Seicho-No-Ie tem como característica desenvolver trabalhos assistenciais e projetos com as comunidades e participar dos eventos filantrópicos da cidade.
Segundo o presidente da Associação dos Jovens, a Seicho-No-Ie pode ser considerada tanto uma religião, quanto uma filosofia de vida. "O mais importante é que entre nós não existe sectarismo. Todas as religiões são maravilhosas e todos nós somos filhos perfeitos de Deus. O dever de todos é colaborar para que a humanidade compreenda o verdadeiro significado da palavra amor".
Ao receber seu certificado, o prefeito Eduardo Cesar saudou a todos os presentes e afirmou que no atual momento, em que, muitas vezes, o ódio e a violência imperam, é sempre bom ouvir palavras de paz e apoiar instituições como a Seicho- No-Ie, que contribuem para que a sociedade evolua. "O exercício do amor ao próximo é fundamental para que possamos desenvolver a tolerância e o respeito. Somente dessa forma, conseguiremos encontrar a paz tão ansiada por todos nós”, reforçou o prefeito. (Fonte: PMU)

Prefeitura informa período de inscrições para EMEIs e creches

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Educação, informa que as inscrições das crianças candidatas a freqüentar as escolas de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Ubatuba para o ano letivo de 2007 serão realizadas entre os dias 25 de setembro e 6 de outubro, nas escolas mais próximas das residências dos futuros alunos.
As inscrições devem ser solicitadas pelos pais ou responsáveis, acompanhados dos documentos necessários à identificação da criança e de seu local de residência: certidão de nascimento e RG (se possuir); carteira de vacinação; RG do pai ou responsável e comprovante de residência em nome dos pais ou responsável (conta de luz, telefone, contrato de aluguel ou correspondência).
As inscrições serão diferenciadas em duas faixas etárias. As crianças que tem idade de zero a três anos até 31/12/07 serão atendidas nas creches municipais dentro das limitações estabelecidas pelo número de vagas e critérios adotados, dando preferência às crianças da mãe trabalhadora e aos níveis inferiores de renda familiar. Já as crianças de três anos e 1 mês a seis anos farão suas inscrições para as EMEI’S.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a questão das vagas em creches é um problema de longa data que a atual administração vem adotando várias medidas e neste ano, com a assinatura do convênio com o Instituto Aryran já conseguiu criar 170 novas vagas. “É nosso compromisso até o final de 2008 atender toda a demanda por creches no município”, reforçou o prefeito.
 (Fonte: PMU)

Aciu ofereceu palestra gratuita sobre autônomos e contrato de prestação de serviços

Ubatuba - Foi ministrado na Associação Comercial de Ubatuba na noite desta quarta-feira, 20, a palestra ‘autônomos e contrato de prestação de serviços’.
A palestra foi gratuita e se deveu à uma parceria entre Aciu e Sebrae. O evento teve inicio às 19h00 e contou com a presença de cerca de 50 participantes.
Segundo o consultor do Sebrae, Norberto Barbosa, os participantes tiveram conhecimentos em o que é ser autônomo estabelecido e não estabelecido, qual a diferença em relação ao empregado registrado, o que caracteriza o vínculo empregatício, contrato de prestação de serviços, como ter absoluta validade, quais as diferenças entre autônomos e empregados, qual o perfil do profissional autônomo e como elaborar o contrato do profissional autônomo. “O assunto é bastante interessante, o tempo da palestra é curto, mas tentamos passar o máximo de informações aos participantes”, disse o consultor.
A Aciu ressalta que o próximo evento da entidade será a palestra também gratuita ‘Segurança – Como proteger e manter seguro os dados da sua empresa’.
Podem participar todos os interessados e as inscrições devem ser feitas no balcão de atendimento da Aciu, rua Dona Maria Alves, 587- Centro, ou através do telefone: (12) 3832 1449. (Fonte: ACIU)






Semana de 22/09 à 28/09

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"CLICK"
Ás 15:00 hs -17:00 hs -19:00 hs - 21:00 hs

 

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Casseta e Planeta - Seus Problemas Acabaram"
Ás 15:30 hs -19:10 hs .

 

"Minha Super Ex-Namarada"
Ás 17:20 hs -21:00 hs.

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Revolta

Um dos meus antepassados
Quando se viu obrigado
Por ordem
De Bernardo José de Lorena,
Capitão Geral da Província,
A fazer comércio
Com o porto de Santos
Pela metade do que valiam
Os seus produtos
Resolveu devolver a fazenda
Pro mato
E se tornou caipora.
 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

O Caiçara e o seu Meio Ambiente

" Uma Juíza Arrogante
Chegou Em Nosso Ambiente
Cercando O Nosso Habithat...
Já Veio Multando A Gente
Um Tanto Quanto Indiferente
Ao Costume Do Lugar...
Eiá... Arrelá...
Tinha Chegado Do Mar
E Ví Mariazinha Aflita
Implorando Por Favor
Que Não Derrubasse A Casa
E Que Não Destruísse A Roça
Que O Meu Velho Pai Plantou...
Tentei Mostrar A Mansão
Que Um Turista Alemão
Construiu Pra Temporada...
Mas A Juíza Não Viu
O Esgoto Indo Pro Rio
E Mais De Mil "Arve" Cortada...
Depois De Ver Meu Ranchinho
Que Eu Fiz Com Tanto Carinho
De Pau Á Pique E Sapê...
Sendo Logo Derrubado
Junto Com Tanto Passado
Que Nunca Mais Vou Esquecer...
Peguei Maria E As Crianças
E Voltei Pra Minha Canoa
Que Inda Se Chama Esperança...
Mas Hoje Quando Eu Voltava
De Mais Uma Pescaria
Vóz De Prisão Recebia
E Eu Entrei No Camburão...
Disseram Que A Minha Rede
Estava Sendo Apreendida
Minha Pesca É Proibida
Nem Quiseram Explicação...
Tentei Falar Da Traineira
Que Ficava A Noite Inteira
Alí Na Ilha Anchieta...
Foi Como Contar Piada
Em Toda A Delegacia
Ecoou Uma Gargalhada
E Alguém Disse: Vai Pra Casa...
Eu Respondí: Mas Que Casa?
Se Eu Sou Pescador Caiçara
Me Levaram Rede E Vara...
Se Eu Sou Matuto Do Mato
E Não Tenho Rancho Nem Roça...
Não Leve Á Mal Seu Dotô
Mas Eu Sou Trabalhador
Com Idade Pra Ser Seu Avô...
Sou Parte Desse Ambiente
Que Nasceu De Uma Semente
Que O Nosso Pai Plantou... "

Valter Capop

 

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Litoral Sul ©Sueli Lopes das Neves

Litoral Sul
©Sueli Lopes das Neves

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor