Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 29 de Setembro de 2006 - Nº 1616 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Vila Santo Aleixo é incluído no programa de restauração de prédios históricos da UNITAU

Caraguatatuba
PM detém 3 por tráfico em Caraguá
Aberto o 2º JOREMI em Caraguá
Associação de moradores do Jd. Jaqueira conquista melhorias em reunião com prefeito
Justiça eleitoral alerta sobre “boca de urna” no dia das eleições
Instituto Mamulengo promoveu oficina para ensinar a contar histórias

Ilhabela
Alunos da rede municipal de ensino colocam em prática projeto de preservação do meio ambiente
Alunos da Escola do Bexiga praticam exercício de cidadania

São Sebastião
Grupamento do Corpo de Bombeiros abre inscrições para guarda-vidas temporário
Dia para simulação do Plano Apell é definida em reunião na Petrobras
Wagner Teixeira vai cobrar informações sobre a terceirização da saúde


Ubatuba
Fitas VHS são reaproveitadas como matéria-prima na confecção de bolsas
Biblioteca do Centro Universitário Senac envia o material descartado para as artesãs de Ubatuba
Fórum de Ubatuba será inaugurado nesta sexta-feira, dia 29
Prefeitura de Ubatuba cria comissão para limpeza de lotes
Lançamento do livro "Dias de Caiçara"

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Vila Santo Aleixo é incluído no programa de restauração de prédios históricos da UNITAU

Litoral Norte - O prédio histórico da Vila Santo Aleixo, desapropriado pela Prefeitura de Taubaté em 2003, passa a integrar, novamente, o patrimônio imobiliário da Universidade de Taubaté. A transferência de propriedade do imóvel foi realizada por meio de decreto do Prefeito Roberto Peixoto que revoga a desapropriação (Decreto nº 11.054, de 20/09/2006).
Com 2.357 metros quadrados de terreno e 332 metros quadrados de área construída, a Vila Santo Aleixo é um imóvel que remonta a época da cultura do café no Vale do Paraíba. O prédio é tombado pelo patrimônio histórico municipal, com base no regimento do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), e, agora, será incluído no programa de restauro de prédios históricos da UNITAU, anunciado recentemente pela reitora da UNITAU Profa. Dra. Maria Lucila Junqueira Barbosa.
O projeto de restauração da Vila Santo Aleixo vem sendo desenvolvido pelo Desenvolvido pelo Núcleo de Preservação do Patrimônio Cultural, do Departamento de Arquitetura da UNITAU. Seguindo os modelos de preservação promovidos nos chalés da capital do Estado, como o projeto de restauração realizado na “Casa das Rosas”, na Avenida Paulista em São Paulo, o projeto objetiva conservar o imóvel e preservar a sua referência como marco do ecletismo arquitetônico no Vale do Paraíba.
DADOS HISTÓRICOS - Apesar de não se ter registro oficial da construção, fontes orais relatam que a Vila Santo Aleixo teria sido construída em 1892. O imóvel foi construído nos moldes dos desenhos e requintes construídos na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo, pelos fazendeiros paulistas, e reflete as inovações arquitetônicas da época, trazidas para a corte pela Missão Francesa e introduzidas no Vale do Paraíba por meio da cultura do café.
Seu primeiro proprietário foi o Sr. Dr. Joaquim Lopes Chaves, filho de Barões de Santa Branca. Na década de 20, o prédio foi adquirido pela Mitra Arquidioepiscopal de São Sebastião do Rio de Janeiro, passou por uma reforma e, com decoração de requinte, tornou-se a residência de verão de Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, arcebispo do Rio Janeiro.
Em 1930, o imóvel foi vendido para o Dr. José Luiz Cenbranelli e um ano depois passou a ter como proprietário o Sr. Jorge José Nader. O prédio foi adquirido pela UNITAU em 1996. (Fonte: UNITAU)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

PM detém 3 por tráfico em Caraguá

Caraguatatuba - A Polícia Militar de Caraguatatuba prendeu anteontem A.S.F., 18 anos, S.F.M.F., 25 anos, e F.M.R., 22 anos, acusados de tráfico de drogas no bairro da Ponte Seca.
Com os suspeitos, a PM apreendeu 100 gramas de maconha e 8 gramas de crack. O três foram detidos quando embalavam a droga na cozinha de uma casa no bairro.
Na casa, a PM localizou ainda um revólver calibre 32, munições e aparelhos celulares. Eles foram encaminhados à delegacia, onde foram presos por tráfico de drogas.
Os três homens estão detidos na cadeia pública e serão transferidos para um CDP (Centro de Detenção Provisória) do Vale do Paraíba quando houver vaga.
Em Lorena, a PM prendeu na noite de terça-feira uma dona-de-casa suspeita de operar uma central telefônica clandestina e atuar no tráfico de drogas, na Vila Hepacaré.
Benedita Márcia Germano, 32 anos, foi presa com 31 gramas de crack e 12 papelotes de maconha. Na casa dela a polícia apreendeu quatro celulares, dois telefones fixos e dois carregadores de celulares.
A polícia suspeita que Benedita seria a operadora da central telefônica, que faria o contato entre criminosos de Lorena e presidiários das penitenciárias do Vale. A mulher negou a operação da central. (Fonte: ValeParaibano)

Aberto o 2º JOREMI em Caraguá
As competições seguem até o dia 30, quando os vencedores serão premiados com troféus

Caraguatatuba - O ginásio de Esportes Benedito Lippi, no bairro Poiares, em Caraguatatuba, recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 28, atletas da “Melhor Idade” e autoridades para a abertura do 2º JOREMI (Jogos Recreativos e Esportivos Municipais dos Idosos), é organizado pela SECER (Secretaria de Esportes e Recreação), Fundo Social de Solidariedade e pelo Conselho Municipal do Idoso.
A cerimônia contou com a presença do prefeito, José Pereira de Aguilar, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar; dos secretários de Esportes e Recreação, Nivaldo Rodrigues Alves e Obras Públicas, Raul Pesci Júnior; dos diretores de Recreação, Renato Leite Carrijo de Aguilar e Esportes, Luiz Cláudio Passos Ribeiro dos Santos, do presidente do Conselho Municipal do Idoso, Dagoberto Oliveira Azevedo e da diretora de Assuntos Sociais, Vera Peixoto.
O juramento do atleta foi feito pela competidora Sumiko Aoki, e do arbitro por Adriano Francisco Paz. O Corpo de Baile da FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) se apresentou com a coreografia de Cristina Neves intitulada Mutação. O grupo de Dança Sênior, da Associação dos Aposentados e Pensionistas “Raio de Sol” apresentou a coreografia Movimento, Melodia, Alegria e Saúde.
O objetivo do JOREMI é reverter a imagem do idoso na cidade e conquistar o respeito das demais gerações, sensibilizando a sociedade para novas formas de participação da pessoa idosa, proporcionando canais de comunicação, convívio social, troca de experiências e estímulo à prática esportiva como fator de promoção a saúde e bem estar, resgatando a auto-estima para um melhor convívio social. O evento também visa buscar novos talentos para o JORI (Jogos Regionais do Idoso) da Secretaria da Juventude Esporte e Lazer do Estado.
Para o professor Dagoberto, que também é membro do Conselho Estadual do Idoso, o diferencial do JOREMI deste ano é que as delegações foram divididas por região. “A expectativa é que 300 idosos participem das competições. Fico contente ao ver pessoas de todo o município e até de São Sebastião participando do evento cujo objetivo é a integração social por meio do esporte. Queremos tirar as pessoas da tristeza”, comemorou Azevedo.
Para Nivaldo Alves o esporte na região teve um crescimento significativo e os idosos têm participado ativamente dos treinos. “O JORI, um evento estadual, tem nove modalidades e nós conseguimos colocar no JOREMI doze, isso reflete um trabalho social bem feito. O esporte é vontade política e Caraguá tem essa vontade”, disse Alves.
Rosangela agradeceu aos participantes e os desejou um bom evento. Já o prefeito Aguilar disse do carinho especial que a atual administração tem com a pessoa idosa. “Quando assumi a administração municipal chamei o Dagoberto e disse a ele da nossa vontade de fazer mais pelo idoso e acredito que ele percebeu que o carinho e respeito fazem parte desse trabalho”, disse.
Aguilar acrescentou que, muitas pessoas não têm respeito pela “Melhor Idade” e nem sabem que sua experiência pode servir para os jovens de hoje. “Não estamos fazendo tudo que os idosos precisam e merecem, mas o carinho e respeito são 100%, valorizando o idoso por meio do esporte”, disse e declarou aberto o 2º JOREMI.
No final da cerimônia, Aguilar e o secretário Alves fizeram uma homenagem ao funcionário Benedito Marcolino de Oliveira Filho, que completou 56 anos de vida e 30 como funcionário público. Ditinho, como é conhecido pelos colegas de trabalho, recebeu das mãos do prefeito um troféu de agradecimento pelos anos dedicados à prefeitura. A cerimônia foi encerrada com a Dança Sênior, que contou com a participação do prefeito Aguilar, Alves e da primeira dama.
O JOREMI acontece até o dia 30, sábado, quando os três primeiros colocados das categorias Buraco, Dominó, Damas, Malha, Tênis, Natação, Atletismo, Futebol de Campo, Truco, Voleibol, Bocha e Tranca. As competições serão no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), quadra Benedito Lippi, no Poiares e Clube Ilha Morena, a partir das 10h com entrada gratuita . (Fonte: PMC)

Associação de moradores do Jd. Jaqueira conquista melhorias em reunião com prefeito
Durante uma reunião realizada entre o prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar e representantes da Associação de Moradores do bairro Jardim Jaqueira, foram discutidas várias melhorias para a região e autorizadas pelo prefeito com base na previsão orçamentária

Caraguatatuba - Em reunião com a Associação de Moradores do Jardim Jaqueira durante a semana, o prefeito José Pereira de Aguilar teve a oportunidade de ouvir diversas reivindicações e principais reclamações sobre problemas existentes no bairro, os quais necessitam medidas emergenciais.
Participaram do encontro, além do prefeito, toda a diretoria da Associação de Moradores do Jardim Jaqueira, presidida pelo sr. Raul Machado, e ainda a diretora de Desenvolvimento Social de Secretaria de Assistência Social da Prefeitura, Vera Peixoto, que vem realizando atendimento às associações de bairros interessadas em buscar melhorias para sua região. Ao todo estiveram reunidas 35 pessoas.
Entre os principais temas discutidos, estiveram a pavimentação de ruas(que começa no mês de outubro), rede coletora de esgotos, entre outros. Além disso, o prefeito Aguilar aproveitou para confirmar a ampliação da rodoviária, a construção do CREMI – Centro de Referência da Melhor Idade, o Mercado Municipal, o Centro de Referência da Assistência Social, galeria de águas pluviais, construção do trecho da rodovia Rio-Santos, da rodoviária até a Avenida principal do bairro Tinga, e outras obras.
O prefeito Aguilar acredita que é reunindo a sociedade que se faz uma política pública em favor da comunidade. “Acreditamos que ouvindo a população temos maiores chances de acertar, e a prova disso é que, com essas melhorias, com certeza haverá uma grande transformação no Jardim Jaqueira”, finalizou. (Fonte: PMC)

Justiça eleitoral alerta sobre “boca de urna” no dia das eleições

Caraguatatuba - Faltando poucos dias para as eleições, que acontecem no dia 1º de outubro, domingo, a Justiça eleitoral alerta todos a população que, está proibida a “boca de urna”, baseada na lei 9.504, modificada pela lei 11.300. Qualquer manifestação de abordagem aos leitores a Polícia Militar estará detendo o responsável.
Fica proibido fazer reunião; realizar concentração; distribuir comida; oferecer transporte; fazer funcionar postos de distribuição ou entrega de material de propaganda; distribuir qualquer tipo de propaganda, como volantes ou santinhos; conversar com eleitores para convencê-lo a votar em determinado candidato; utilizar alto-falantes ou amplificadores de som; fazer comício; fazer carreata ou dela participar; coagir ou arregimentar eleitor; utilizar adesivo em carro; cantar musiquinha de candidato na rua, para atrair atenção de eleitores; publicação de propaganda em jornais e revistas; cartazes; camisas com propaganda eleitoral; bonés, broches e dísticos em vestuários.
Os muros pintados também deverão ser apagados para os dias das eleições. A propaganda visual fixa pode permanecer, desde que não haja mudança, nem alteração dessa propaganda ou da mensagem nos últimos dias. (Fonte: PMC)

Instituto Mamulengo promoveu oficina para ensinar a contar histórias
O Instituto Mamulengo Social ofereceu aos professores dos CEIs e de outras unidades da Rede Municipal de Ensino, uma oficina com a contadora de histórias Gislene Lima. Durante o encontro, ela transmitiu aos docentes um novo olhar e novas técnicas para melhorar a arte de contar histórias nas escolas de Caraguatatuba.

Caraguatatuba - O Instituto Mamulengo Social, que administra os CEIs (Centros de Educação Infantil) de Caraguatatuba, por meio de parceria com a Secretaria da Educação, realizou esta semana uma oficina para a formação de contadores de histórias. O encontro foi destinado aos professores dos Centros de Educação Infantil e também de outras unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.
Realizada pela monitora Gislene Lima, de São José dos Campos, a iniciativa teve como objetivo trazer à cidade um novo olhar sobre o “contar histórias”, ensinando novos métodos aos professores para realizarem essa prática em sala de aula. Cerca de 120 pessoas participaram da oficina, realizada em dois dias, nos períodos da manhã e tarde.
Além de ensinar maneiras de como contar as histórias, Gislene também apresentou aos participantes maneiras de como incluir outros recursos, como fantoches, livros, que tornem esses momentos mais prazerosos e interessantes para os alunos.
A monitora deu dicas que serão úteis na prática de cada unidade. Ela explicou, por exemplo, que o primeiro passo para se obter êxito ao contar história é saber dentro de um grande repertório, qual o texto que se adapta ao comportamento ou momento que será abordado, recorrendo a algumas fontes. Ela lembra que cada história deverá variar de acordo com a faixa etária do público.
“Uma vez escolhida a história é necessário estudá-la para se obter elementos que possibilitem um preparo da narração, fazendo adaptações, escolhendo se será utilizado recurso auxiliar, entre outras questões”, destacou Gislene.
Ela conta que é preciso se divertir com a história antes de contá-la, captando a mensagem que nela está implícita e, em a partir disso identificar os seus elementos essenciais. Gislene ainda destacou a importância de incluir objetos reais que fazem parte do enredo da história, assim como fazer a interação com as crianças. “Devemos explorar o máximo de situações ao contar uma história, usando cenário, fantoches, entre outros recursos, que podem ser simples como uma caixa de papelão. É bom lembrar que nenhuma história se esgota na primeira vez que é contada. Ela pode ser contada várias vezes e de diversas formas”, finalizou. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Alunos da rede municipal de ensino colocam em prática projeto de preservação do meio ambiente
Estudantes realizam o plantio de mudas no Canteiro do Hospital Mario Covas

Ilhabela - Cerca de 30 alunos do 2º ano do Ciclo II C da Escola Municipal Eurípedes da Silva Ferreira, do bairro da Barra Velha, acompanhados da gestora Esther Batista, das professoras Maria Marli Corityac e Rosana Machado e do monitor Bruno Gomes, estiveram na manhã desta quinta-feira, 28, no Hospital Municipal Mário Covas Jr., para o plantio de mudas no canteiro da unidade.
Na presença do secretário municipal de Educação, Antonio Cornélio de Morais Filho; do secretário municipal de Administração, Norberto Batista, e do diretor de Saúde, Márcio Tenório, a aluna Jenifer Suelen Costa Lima apresentou o projeto “Quem planta flores cultiva bons ares”, realizado pela escola desde o início do ano, com a criação de um canteiro, onde os alunos fazem o plantio de mudas na escola.
As mudas plantadas pelos alunos, com a orientação do chefe de manutenção Arnaldo Donizete, foram de orquídeas, rosas, margaridas, lírios, entre outras.
O secretário Antonio Cornélio explicou que a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, realiza na rede municipal um projeto voltado ao meio ambiente, dentro de vários projetos atrelados à qualidade de vida, como o Lixo Legal e o Plantio de árvores e flores, cujo objetivo é o de preservação do meio ambiente e fortalecimento da educação como um todo, em busca de cidadãos felizes no ambiente em que vivem.
De acordo com o secretário, é muito importante para os alunos esta aula prática para a conscientização das crianças no que diz respeito ao meio ambiente e sua preservação. “Ilhabela é uma cidade onde temos a obrigatoriedade de preservar a nossa mata, mas temos que educar para que isso seja possível”, salientou Cornélio. (Fonte: PMI)

Alunos da Escola do Bexiga praticam exercício de cidadania

Ilhabela - Em visita rotineira do secretário de Educação de Ilhabela, Antonio Cornélio de Morais Filho, às escolas do município, nesta quinta-feira, 28, esteve na Escola Municipal Sebastião Leite da Silva, no bairro do Bexiga (Sul da Ilha), onde encontrou a escola em um verdadeiro exercício de cidadania.
A equipe de funcionários da Escola Municipal Sebastião Leite da Silva, do bairro do Bexiga, realizou um simulado da eleição com os alunos do Pré, 3ª e 4ª séries, cujo objetivo foi o de conscientizar os alunos sobre a importância e responsabilidade de escolher aqueles que irão governar o nosso estado e país.
De acordo com a professora Eunice Santos, para a concretização do projeto foi realizada na sala da 3ª série uma votação para que fossem escolhidos os pré-candidatos: presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Durante a campanha, os candidatos distribuíram santinhos, feitos pelos próprios alunos, nas outras séries.
A campanha foi encerrada na terça-feira, 26, com um debate, onde os candidatos responderam às perguntas feitas pelos colegas, no caso, os eleitores.
A votação foi realizada na quarta-feira, 26, numa sala montada especialmente para o simulado, composta por cabine eleitoral, urna e os funcionários responsáveis pela votação: mesários, secretários e presidente. “Nós, professores, percebemos o nervosismo e a ansiedade dos candidatos”, relatou a professora Eunice.
Para o secretário municipal de Educação, Antonio Cornélio de Morais Filho, esta prática foi muito importante no intuito de preparar os alunos para o exercício da cidadania. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Grupamento do Corpo de Bombeiros abre inscrições para guarda-vidas temporário

São Sebastião - Com a finalidade de capacitar civis para o trabalho temporário junto ao Corpo de Bombeiros durante os meses da alta temporada, ou seja, dezembro, janeiro e fevereiro, o 17º Grupamento de Bombeiros – Salvamar Paulista está com as inscrições abertas em São Sebastião, para o curso de guarda-vidas temporários 2006/2007.
O interessado em se inscrever deve ser maior de 18 anos, não ter antecedentes criminais de natureza dolosa, ter completado no mínimo o ensino fundamental e ter boas condições físicas e de saúde comprovadas através de atestado médico. Pessoas de ambos os sexos podem se inscrever.
No ato das inscrições, o interessado deverá apresentar RG (Registro Geral), CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), carteira de trabalho e atestado médico.
O Grupamento de Corpo de Bombeiros faz a ressalva de que para os portadores de diploma de curso de guarda-vidas temporário será necessária a apresentação de RG, CPF, carteira de trabalho e cópia do certificado de conclusão de curso.
Quem estiver de acordo com as exigências estipuladas pelo Grupamento do Corpo de Bombeiros e se interessar em participar do curso deverá procurar o Posto de Bombeiros da Praia de Maresias. A seleção dos candidatos será realizada no dia 09 de Novembro, ás 08h30, no mesmo local de inscrições.
O curso para guarda-vidas terá a duração de 16 dias entre 13 de novembro e 05 de dezembro, com matérias de suporte básico da vida, pronto socorrismo, prática de salvamento aquático, condicionamento físico, prevenção de afogamentos e telecomunicações. Ao todo, serão fornecidas 60 vagas.
O Posto de Bombeiros da Praia de Maresias fica na Rua Francisco Loup, 631 e o telefone para informações é o (12) 3865-6700. (Fonte: PMSS)

Dia para simulação do Plano Apell é definida em reunião na Petrobras

São Sebastião - Representantes das Secretarias Municipais da Prefeitura de São Sebastião, Marinha do Brasil, Bombeiros, Petrobras e UniSantos estiveram presentes nesta quinta-feira, 28 de setembro, na Petrobrás, para tratar sobre a realização da Simulação do Plano Apell, que visa preparar a comunidade para o caso de acidentes no Tebar (Terminal Almirante Barroso), da Transpetro/Petrobras.
Na reunião foi estipulado o dia para a realização do simulado do Plano Apell ficando definida para 31 de outubro, além das funções que cada setor ou órgão deverá realizar no evento.
De acordo com o chefe da Defesa Civil, Paulo Galeano, este ano, a simulação será feita de forma mais discreta, com o objetivo de não causar tanto tumulto.
De mudanças na realização da simulação, Galeano ressalta que a evacuação se dará em apenas uma área, que será informada somente na hora da simulação, para dar mais realismo à situação. “Este ano, diferentemente de edições anteriores, teremos o toque da sirene na área que será evacuada”.
Outro destaque feito pelo chefe da Defesa Civil é a divulgação nos diversos meios de comunicação sobre a realização do Plano Apell e a preparação que deverá ser feita com a comunidade estudantil. “A área que for escolhida para a simulação poderá ter uma escola ou três, por isso, as escolas devem estar preparadas para a evacuação”.
Apell é uma sigla em inglês que resume o Plano de Ação de Emergências para Acidentes Tecnológicos. O plano é desenvolvido no município principalmente em razão da existência do Tebar (Terminal Almirante Barroso), da Transpetro/Petrobras.
Desta forma, a intenção é preparar a comunidade para o caso de acidentes na empresa, de modo que a evacuação da área afetada seja tranqüila e segura. O eixo central do Apell é o grupo coordenador constituído por autoridades locais, líderes de comunidade, dirigentes industriais e outras entidades interessadas. (Fonte: PMSS)

Wagner Teixeira vai cobrar informações sobre a terceirização da saúde

São Sebastião - O presidente da Câmara, Wagner Teixeira, vai apresentar na próxima sessão um requerimento em que solicita informações ao Executivo sobre a terceirização da saúde em São Sebastião.
Nesta semana, o assunto já foi tratado por meio do requerimento 523/06, também de autoria do presidente, em que são questionados os tipos de serviços prestados pelo Promur à cidade e se há contrato firmado entre a Prefeitura e o referido Instituto, informando o respectivo valor, em caso afirmativo.
A questão será novamente levada ao Plenário em função do presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), Cid Carvalhaes, ter afirmado ao jornal Imprensa Livre que a terceirização dos serviços do Hospital de Clínicas de São Sebastião, que é administrado pelo Instituto Promur, transferiu para a iniciativa privada as responsabilidades do poder público.
Carvalhaes teria apontado, ainda, a falta de transparência no contrato de gestão, uma vez que “trata-se da terceirização de hospitais e unidades de saúde, sem licitação, sem controle do Tribunal de Contas (TC) e com prejuízo à população carente”. A lei, segundo ele, seria antidemocrática.
O presidente da Simesp reúne-se hoje, 28, no período da tarde, com o promotor de Justiça Luiz Fernando Marques Guedes para discutir a terceirização. Logo depois, ele deve se reunir com os secretários municipais de Administração e de Saúde, Alberto Carlini e Antônio Guilherme Duarte de Carvalho, respectivamente. Ainda na data de hoje Cid Carvalhaes participa de uma assembléia com os médicos de São Sebastião, no hotel Porto Grande, às 20horas, para debater o assunto.
Para Wagner Teixeira, a reportagem traz detalhes acerca de indícios de irregularidades com relação a contratação do Instituto sem licitação e ausência de controle por parte do TC de São Paulo.
Diante da situação, ele vai requerer cópia integral do processo licitatório ou a decisão para que a licitação fosse dispensada.
Teixeira também irá pedir ao Promotor Público as providências adotadas depois da reunião ocorrida entre o presidente do Simesp e a Promotoria. Além disso, o presidente da Câmara deve solicitar informações ao Tribunal de Contas em relação ao caso, instruído com a cópia do processo. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Fitas VHS são reaproveitadas como matéria-prima na confecção de bolsas
Biblioteca do Centro Universitário Senac envia o material descartado para as artesãs de Ubatuba

Ubatuba - Atento às questões ambientais e pondo em prática o Programa Ecoeficiência, o Centro Universitário Senac – Campus Campos do Jordão desenvolve um trabalho de reaproveitamento das fitas VHS descartadas pela biblioteca do campus.
Segundo a coordenadora da biblioteca, Tânia Maria Sanvezzo Cardin, também idealizadora da iniciativa, as fitas que não são mais usadas para fins educacionais agora têm destino certo de reaproveitamento. Elas são encaminhadas a um grupo de artesãs de Ubatuba que mora em bairros da zona rural, na região do “pé da serra”, para a confecção manual de bolsas.
Tânia explica que as 50 bibliotecas do Senac São Paulo também aderiram à ação. Só no primeiro semestre de 2006, foram enviadas 254 fitas de vídeo.
Desde agosto de 2005, foram doadas mais de 500. Para produzir cada bolsa de tamanho médio, são utilizadas cerca de duas fitas.
De acordo com a coordenadora da biblioteca, por conta da cor escura das fitas e seu leve brilho, o material proporciona às peças características de bolsas de noite.
O envio das fitas ao grupo de artesãs soluciona corretamente a questão do descarte e, por isso, é incentivado pela Gerência de Desenvolvimento Educacional, responsável pela coordenação da rede de bibliotecas do Senac São Paulo.
Ecoeficiência - O Campus Campos do Jordão foi uma das primeiras unidades da organização a receber a Certificação Ambiental Corporativa no Estado de São Paulo, em 2002. Auditores internos avaliaram os locais e documentações necessárias, seguindo padrões internacionais.
Durante o ano, os funcionários mobilizam-se em atividades do Programa Ecoeficiência. Para isso, foi criado um comitê de profissionais responsáveis por diversos grupos, como o de papel e copos descartáveis, o de água e compostagem e o de energia e coleta seletiva.
Despertar na população a consciência para o desenvolvimento sustentável tem sido fundamental nas ações de responsabilidade social do Centro Universitário Senac, incluindo, entre outras medidas, o não-desperdício de água e alimentos, a reciclagem de materiais aproveitáveis e diminuição do uso de substâncias químicas prejudiciais à saúde nos processos de produção alimentícia.
Serviço:
Assunto: Biblioteca do Centro Universitário Senac contribui com fitas descartáveis para projeto das artesãs de Ubatuba Onde: Centro Universitário Senac – Campus Campos do Jordão
Realização: Biblioteca do Centro Universitário Senac e rede de bibliotecas do Senac São Paulo
Local: Avenida Frei Orestes Girardi, 3.549 – Campos do Jordão - SP
Informações: (12) 3668-3001
(Fonte: cristine@kmspublicidade.com.br)

Fórum de Ubatuba será inaugurado nesta sexta-feira, dia 29
Depois de 25 anos, Ubatuba ganha novo Fórum com amplas instalações; solenidade contará com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Celso Luiz Limongi

Ubatuba - O novo Fórum de Ubatuba será inaugurado nesta sexta-feira, dia 29, dando início as comemorações do 369º aniversário de Ubatuba. Construído no bairro da Estufa II, as novas instalações compreendem seis blocos de dois pavimentos, onde estão todas as dependências do Poder Judiciário, como Salão do Júri, Promotoria, Ordem dos Advogados do Brasil, duas varas, salas de testemunhas de acusação e defesa, execução fiscal, juizado especial cível e criminal, parte administrativa, uma agência bancária e estacionamento.
Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, as novas instalações do Fórum representam mais um passo importante que Ubatuba conquista. “O antigo local era muito precário. A cidade cresceu muito e as dependências já não comportavam mais a quantidade de processos que lá estavam. A Prefeitura fez a sua parte nesta obra e quem ganhou com isto foi toda a população e também as pessoas que trabalham no Poder Judiciário de Ubatuba”, avaliou Cesar.
A obra, que compreende um espaço de 12 mil m2 foi realizada em parceria entre a Secretaria da Justiça e da Cidadania do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Ubatuba. Com recursos próprios, a Prefeitura de Ubatuba realizou toda a pavimentação asfáltica da rua, ajardinamento, estacionamento e sistema de iluminação externa do local. O novo Fórum está instalado na rua Sérgio Lucindo, nº 571, Estufa II.
As novas instalações eram uma reivindicação antiga do Poder Judiciário, já que o prédio do Fórum, na região central, data de pelo menos 25 anos e tinha instalações precárias. A solenidade de inauguração acontece a partir das 11 horas e já tem a presença confirmada do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Celso Luiz Limongi.
Secretaria de Segurança Pública - A sede da Secretaria de Segurança Pública de Ubatuba também será inaugurada nesta sexta-feira, dia 29, às 15 horas. A criação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social fez parte da reestruturação administrativa promovia pela Prefeitura de Ubatuba. Em funcionamento desde meados deste ano, a Secretaria trouxe ao município mais estrutura para monitorar os aspectos referentes à segurança.
A Guarda Municipal, a Defesa Civil e o Serviço Municipal de Trânsito, órgãos já existentes no município, foram incorporados à Secretaria de Segurança Pública, promovendo maior integração e levando ao munícipe um serviço de segurança mais organizado e mais atuante. Para Andrade Henrique dos Santos, secretário da pasta, a criação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social foi uma excelente idéia do prefeito Eduardo César, pois cada um dos órgãos que a compõem terão orçamento próprio, dividido em parcelas, de acordo com a necessidade de cada um. “A Guarda Municipal, a Defesa Civil e o Trânsito são fundamentais para que se estabeleça a ordem e a segurança do município. Trabalhando em conjunto e interagindo com as polícias militar, civil, ambiental e rodoviária estes órgãos terão mais eficácia e sintonia”, disse Andrade Henrique.
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, explica que criação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social fez parte da reestruturação administrativa promovia pela Prefeitura. “Foi uma necessidade apontada nos estudos da reforma e temos a certeza de que foi uma grande conquista para o município, que só tem a ganhar com mais segurança”, ressaltou.
A sede da Secretaria está localizada à rua Gastão Madeira, 120, no centro, próximo à Secretaria de Educação. (Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba cria comissão para limpeza de lotes
O cidadão também poderá fazer sua reclamação ou denúncia pelo telefone

Ubatuba - A partir do dia 2 de outubro entra em funcionamento no prédio da Prefeitura de Ubatuba a Comllurb – Comissão Municipal de Limpeza de Lotes Urbanos. A Comllurb foi criada para realizar atendimentos pessoais e por telefone referentes a serviços de limpeza de terrenos baldios. “A disponibilidade de equipamentos e espaço físico viabilizada pelo prefeito vai dar muito mais agilidade e eficiência ao serviço que já vem sendo executado”, acredita o assessor técnico de gabinete e integrante da comissão, Marlon Lopes de Moraes.
A escolha dos lotes a serem limpos será feita de duas formas: por meio de denúncias ou por ação administrativa. A identidade do denunciante é preservada e, em até quinze dias após a reclamação, ele recebe um retorno da prefeitura quanto à identificação do lote e notificação do proprietário.
O proprietário do terreno notificado tem 30 dias para proceder à limpeza e se nesse prazo a situação não for regularizada, o mesmo receberá uma multa entre R$ 300,00 e R$ 500,00. Após o recebimento da multa, o proprietário do lote tem mais 30 dias para entrar com recurso, justificando a não limpeza do terreno. Se ainda assim o problema persistir, a prefeitura realiza a limpeza do local, que custará R$ 1,77 por metro quadrado limpo, mais taxas, inscritos em dívida ativa.
Em ação - A prefeitura tem realizado limpezas em lotes desde o final do ano passado. Os bairros Ressaca, Jardim Carolina e Jardim Samambaia foram os últimos a receberem a equipe da prefeitura, realizando levantamento dos lotes que necessitam da limpeza. A Enseada também já recebeu levantamento e notificação dos proprietários e atualmente o bairro das Toninhas está passando pelo levantamento de lotes.
Agilidade na execução dos serviços - Para o prefeito Eduardo Cesar, a existência de uma comissão com espaço destinado especificamente para a questão dos terrenos baldios fará com que os serviços sejam executados mais rapidamente. “A Comllurb é mais uma iniciativa da prefeitura para defender os interesses do munícipe, que tem o direito de viver em locais limpos”, disse o prefeito, já que terrenos baldios acabam culminando no acúmulo de muito lixo, provocando a proliferação de bichos e insetos.
A prefeitura alerta que a limpeza deve ser, preferencialmente, feita pelo proprietário do terreno, já que é economicamente mais viável para o munícipe se ele mesmo proceder com a limpeza de seu lote. A Comllurb atenderá, a partir do dia 2 de outubro, no telefone 3834-1066, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. (Fonte: PMU)

Lançamento do livro "Dias de Caiçara"

 

Alguns momentos do coquetel do lançamento do livro "Dias de Caiçara" realizado ontem (27/09) no Anchieta Café. (Fotos Juliano Gregori)
 

 

 

Fotos: Juliano Gregori

 




Semana de 29/09 à 05/10

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"CLICK"
Ás 19:20 e 21:10hs

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Casa Monstro "
Ás 15:30 e 17:10hs

"Xeque Mate"
Ás 19:00 e 21:00hs

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Fiapos de memória

Na minha infância de caiçara
A refeição malemá enchia
O prato de porcelana
Com paisagens de ignotos portos
Com navios a vapor
A soltar fiapos de fumos
Pelas chaminés
Enquanto a sopa esfriava
Eu, distraído, navegava.
 

Félix Cabral

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Litoral Sul ©Sueli Lopes das Neves

Litoral Sul
©Sueli Lopes das Neves

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor