Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 03 de Outubro de 2006 - Nº 1618 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
“Meu mandato de deputado será alinhado com o do governador José Serra”, afirma Antônio Carlos da Silva
Colégio Módulo convida para a 3ª Feira do Saber
UNIMÓDULO recebe estudantes da Patagônia para intercâmbio cultural

Caraguatatuba
Bala perdida fere menina de 7 anos em Caraguá
2º JOREMI encerra com festa em Caraguá
MACC apresenta a exposição Futebol: Paixão Nacional
Fundacc reapresenta espetáculo A Rosa de Cabriúna no Teatro Mario Covas
Ainda dá tempo de participar do elenco do Pastoril - Jornada para Belém
PROGRAMAÇÃO FUNDACC - OUTUBRO/2006
Alunos da APAE lançam jornal
Melhor Idade de Caraguá é presenteada com Semana do Idoso

Ilhabela
-

São Sebastião
Grupo tem que deixar casa no Itatinga


Ubatuba
Pescadores e aqüicultores ubatubenses começam a receber carteira profissional
Fundart realiza exposição de tear e cerâmica
Prefeitura realiza desassoreamento do Rio Maranduba

Seções
Poesia
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

“Meu mandato de deputado será alinhado com o do governador José Serra”, afirma Antônio Carlos da Silva

Litoral Norte - “Meu mandato de deputado será alinhado com o do governador José Serra. Ele quer ampliar a Rodovia dos Tamoios. Vamos trabalhar para o edital sair já no ano que vem. A população do Estado de São Paulo está de parabéns por eleger Serra governador, um político muito competente. É do meu partido, por isso vamos trabalhar juntos”, afirmou o recém eleito deputado estadual, Antônio Carlos da Silva (PSDB).
Prefeito de Caraguatatuba duas vezes – em 1996 e 2000-, Antônio Carlos obteve 94.218 votos, sendo mais de 26 mil na sua principal base eletoral. “Tivemos algumas surpresas agradáveis e outras não. Os mais de 26 mil votos que o povo de Caraguá me deu, foram fantásticos. Esperávamos 25 mil. Em llhabela também fui o mais votado. Em São José dos Campos, esperava mais de 2 mil votos, mas no geral fomos bem”, considerou.
Antônio Carlos disse que nos próximos meses estará levantando as prioridades do Litoral Norte. “Vamos deixar mais pra frente às reuniões com os prefeitos da região. A posse só acontece em março de 2007”, disse.
O ex- prefeito de Caraguá, não obteve apoio direto denenhumdosprefeitos da região. Aguilar (Caraguá),Juan(São Sebastião), Manoel Marcos (Ilhabela)e Eduardo Cesar (Ubatuba), comprometeram-secom outros candidatos.
Questionado sobre uma possível aliança com o também eleito deputado estadual da cidade Mozart Russomano (PP), Antônio Carlos respondeu. “Vamos manter o diálogo. Unir esforços ajuda a fortalecer os políticos da região”, considerou.
Algumas das bandeiras que serão defendidas por Antônio Carlos serão: construção de um Centro de Convenções do Litoral Norte, instalação de um aeroporto e criação de uma Agência de Desenvolvimento da região, unindo forças estaduais, municipais e universidades. “Temos que criar ações integradas para potencializar o desenvolvimento da região. Vamos lutar para implantar a Agência de Desenvolvimento já no primeiro ano de mandato”, afirmou.
Sobre a construção de um hospital regional, o deputado eleito disse: “Temos que fortalecer as nossas especialidades para não precisar enviar paciente ao Vale do Paraíba. Este será o embrião do hospital regional. Vou procurar fortalecer os quatro hospitais do Litoral Norte porque nosso problema não é espaço físico, mas melhorar o atendimento”, considerou.
Por fim, Antônio Carlos disse que continuará residindo em Caraguatatuba. “Gosto daqui. Caraguá é o meu cantinho. Este é meu mundo”, considerou o ex-prefeito.
Ubatuba
O estilista e apresentador Clodovil Hernandes foi o terceiro mais votado para a Câmara dos Deputados por São Paulo, com 493.951 votos (2,43%), e ajudou a eleger um correligionário.
Com mais de 45 anos de carreira, já trabalhou em várias emissoras de TV – a última, a RedeTV!, demitiu o estilista em razão de desentendimentos com integrantes do programa Pânico.
O apresentador ingressou na política este ano - as origens de seu partido remontam ao PRN, que elegeu Fernando Collor em 1989. Clodovil animou o horário eleitoral ao dizer que não é passivo e que, com ele, “Brasília nunca mais será a mesma”. Disse ainda que os interesses de Ubatuba e região terão nele “voz e ação”.
Guarujá
A candidata eleita Haifa Madi será a novidade da Baixada Santista na Assembléia Legislativa de São Paulo. Haifa disputou o pleito a deputada estadual pelo PDT e conquistou 66.981 votos, representando 0,28% dos votos válidos do Estado.
Haifa, que nunca ocupou um cargo político, venceu candidatos tradicionais como o ex-prefeito Maurici Mariano (PMDB), que obteve no Estado 22.452 votos válidos.
“Tive uma votação expressiva em cima de candidatos que vêm ocupando cargos há muitos anos na cidade. Sou nova na política. Acredito que venci por ter apresentado propostas”, afirmou Haifa.
Pastor Joaci Cidade Alves obteve no Estado 45.946 votos, que o coloca como primeiro suplente do PTB. (Fonte: Imprensa Livre)

Colégio Módulo convida para a 3ª Feira do Saber
Da sala maluca a de Soro Tipagem, a Feira do Saber mantém a tradição de levar ao público o que os estudantes estão desenvolvendo nas diversas áreas do conhecimento humano e ainda dos inúmeros parceiros do evento, já tradicional em Caraguá.

Litoral Norte - O Colégio Anglo Módulo convida a todos para a 3ª Feira do Saber, este ano com o tema "Convivendo com as Diferenças", realizada no dia 11 de outubro. Será mais uma oportunidade imperdível de integração entre os alunos, com experiências, demonstrações, palestras, vídeos e até um Planetário. Diversos trabalhos abordarão o tema Diferenças, como por exemplo, o Raio X da Igualdade, o Choque das Diferenças e a participação especial da APAE e ACALENTO. A expectativa dos organizadores é de que cerca de 2 mil pessoas visitem o evento neste dia.
O evento divulga projetos de todos os alunos da instituição e de outras escolas que este ano se inscreveram. A sede da instituição será totalmente ocupada por trabalhos de diversas áreas. Da sala maluca à de Soro Tipagem, além de hidroelétrica, evolução animal, literatura, reciclagem, possíveis formas de vida em outros planetas, espécies ameaçadas da Mata Atlântica, exames biomédicos, rádio novela, esportes, bio marinha e muitas outras curiosidades.
Na Feira do Saber, estudantes e parceiros apresentam seus projetos, entre eles o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e Polícia Ambiental, Procon, Ditran, Correios, Laboratório Eras, associação de canoagem e de surf, Grupo Gama e muitas outras entidades como a ACCC, o GAC-Albatroz e outras Ongs.
Os esportes radicais devem chamar a atenção com o simulador de vôo e a exposição de asa-deltas, ultraleves e até o projeto Voar para Todos, do instrutor José Mário, que trabalha atualmente para proporcionar o vôo livre para portadores deficientes.
De acordo com a coordenadora do evento, Marizabel Guilhermina Francesca, a Feira do Saber quer despertar o interesse pelas diversas áreas do conhecimento e gerar a integração entre escola e comunidade. "Utilizamos o tema Diferenças porque achamos importante despertar para o respeito às diferenças e para a integração do ser humano", ressaltou. (Fonte: Módulo)

UNIMÓDULO recebe estudantes da Patagônia para intercâmbio cultural
Sazonalidade é ponto comum entre os municípios e tema de palestra nesta quarta-feira com o professor Bráulio Oliveira, doutor em administração pela FEA-USP.

Litoral Norte - Um grupo de estudantes da Patagônia-Argentina foi recepcionado pela reitoria do Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO, em Caraguatatuba nesta segunda-feira, 2 de outubro.
O grupo é formado por estudantes e professores do IPADE- Instituto Patagônico para o Desenvolvimento Empresarial, e visa o intercâmbio cultural entre as duas instituições de ensino, especialmente a troca de experiências sobre os municípios do Litoral Paulista Brasileiro e Puerto Madryn, na Patagônia, que têm em comum a sazonalidade.
Os estudantes estão participando do 1º Encontro de Desenvolvimento Regional promovido pelo UNIMÓDULO durante toda a semana e estarão contribuindo com o evento contando o caso Puerto Madryn - Patagônia-Argentina, durante a palestra "Enfrentando os desafios da sazonalidade", que será ministrada pelo professor Bráulio Oliveira, doutor em administração pela FEA-USP. A palestra é aberta ao público e acontecerá nesta quarta-feira, dia 4, às 19 horas, no Teatro Mário Covas.
A iniciativa de trazer os estudantes foi da professora Angela Ribeiro, brasileira lecionando na Patagônia, que desde no ano passado contatou a diretoria do UNIMÓDULO para fazer este intercâmbio. "Trazer o grupo de estudantes ao Brasil como realizar um sonho. Acho que este deve ser o sonho de todo professor que atua fora do Brasil. Queria poder mostrar as belezas naturais do Brasil, e por meio deste intercâmbio com o UNIMÓDULO, proporcionar aos alunos a experiência de conhecer um país como o Brasil e uma região com problemáticas parecidas, embora com atrativos naturais diferentes".
Para o reitor de extensão e relações comunitárias, Léo Reis Leite Junior, o objetivo de promover o intercâmbio foi justamente proporcionar a troca de experiência entre os estudantes das duas instituições. "As cidades têm características parecidas devido à sazonalidade e por isso achamos interessante esta oportunidade de integração. Esta deverá ser uma semana bastante produtiva para os nossos alunos. Os alunos são das áreas de administração em turismo e hotelaria. Eles visitarão diversas salas de aula trocando informações com os estudantes do UNIMÓDULO durante toda esta semana".
Ainda nesta segunda-feira, o grupo visitou a Secretaria de Turismo e foi recebido pelo Secretário Ricardo Ribeiro, que falou sobre a cidade e seus atrativos, a economia e como o Governo Brasileiro está mudando a política do setor turístico, com a regionalização do turismo. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Bala perdida fere menina de 7 anos em Caraguá
Criança passava perto de bar quando um suspeito em uma moto fez vários disparos contra um homem, que também ficou ferido

Caraguatatuba - A menina V.C.J.C., 7 anos, foi atingida anteontem por uma bala perdida durante uma tentativa de homicídio em frente ao Bragas Bar no bairro Jardim Gaivota, em Caraguatatuba.
Os disparos também atingiram o ajudante de pedreiro Orlando Fortunato, 34 anos. Fortunato, atingido com um tiro no braço direito, foi medicado na Santa Casa e liberado.
A criança, atingida na virilha por uma bala calibre 38, foi operada e permanece internada no hospital. Ela não corre risco de morte, segundo a Santa Casa.
V.C.J.C foi atingida pelo disparo por volta das 20h30 quando passava pela rua. Um homem, em uma moto, passou pelo bar e disparou cinco vezes, fugindo em seguida. O alvo do criminoso seria Fortunato.
PRISÃO - A Polícia Militar foi acionada e, com base no depoimentos de testemunhas, o autor dos tiros --Alessandro Fernandes Gerônimo, 27 anos, o 'Sandrinho'-- foi preso.
Ele foi detido às 23h ainda do domingo e reconhecido por testemunhas. Em sua casa, também no Jardim Gaivotas, a PM encontrou a motocicleta utilizada no crime e a arma, que foi apreendida.
Segundo a delegada Elizabeth Maluf Zago, o acusado foi preso em flagrante por tentativa de homicídio qualificado. Ele foi levado para a Cadeia Pública de Caraguá.
Elizabeth disse que ele confessou ter atirado em Fortunato porque a vítima lhe devia R$ 100 há cinco anos. A dívida teria sido contraída em compra de drogas. (Fonte: ValeParaibano)

2º JOREMI encerra com festa em Caraguá
Os organizadores do JOREMI já estão trabalhando para realizar um torneio que envolverá todos os idosos do Litoral Norte

Caraguatatuba - O encerramento da Semana do Idoso em Caraguá foi com muita festa. Os atletas do JOREMI (Jogos Recreativos e Esportivos Municipais dos Idosos) foram premiados no sábado, dia 30, no Multiclube Ilha Morena. O dia foi finalizado com um baile de confraternização ao som da dupla Marcos e Mingo. O evento foi organizado pela SECER (Secretaria de Esportes e Recreação), Fundo Social da Solidariedade e Conselho Municipal do Idoso.
A cerimônia contou com a presença do prefeito José Pereira Aguilar, da primeira dama e presidente do Fundo Social, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar; do presidente do Conselho Municipal do Idoso, Dagoberto Oliveira Azevedo; do diretor de Recreação, Renato Leite Carrijo de Aguilar e os atletas do JOREMI.
Para Dagoberto o JOREMI em sua segunda edição melhorou muito e houve uma participação maior de idosos. "O evento foi um sucesso, tivemos a presença de mais de 300 pessoas de norte a sul do município. No ano passado a premiação foi feita conforme finalizava as competições, neste ano a premiação foi no último dia de disputa isso valorizou o evento e o atleta", disse.
Segundo a presidente do Fundo Social, o JOREMI teve a participação de idosos que nunca tinham participado de nenhuma associação. "No ano que vem vamos realizar um evento que envolva todo o Litoral Norte, não será na semana do idoso porque cada município realiza suas atividades. Estamos pensado em uma data que todos possam vir, mas já estamos trabalhando" comemorou Rosângela.
Para o casal José Antônio e Mary Guglielminetti falar do JOREMI é muito fácil, pois o evento foi um sucesso tanto na organização como na atenção recebida pelos organizadores. "Foi muito bonito e comovente o encerramento, cada medalha anunciada era uma festa, foi só elogios, não tem o que melhorar", disse.
"O evento estava maravilhoso, a chuva atrapalhou um pouco as competições ao ar livre, em compensação em cada lugar que não tinha chuva às pessoas estavam praticando uma modalidade. Acredito que o ano que vem será muito melhor", comemorou a atleta Maria Clébia Ivo Maziero.
Foram premiados com medalhas os três primeiros colocados de cada categoria. O JOREMI também prestou uma homenagem especial ao atleta Silvio Junqueira Freitas que é portador de deficiência mental.
Resultados:
Na Natação masculino, categoria A de 50 a 60 anos, José Lopes Filho foi o campeão, o 2º lugar ficou com o atleta Euclydes Ferreira Júnior; na categoria B 60 a 70 anos, Valdecy Dantas de Almeida sagrou-se campeão, Teruo Narimatsu ficou em 2º e Valdomiro Francisco em 3º; na C. acima de 70 anos, Eugênio Gerri Guimarães ficou com o 1º lugar, Ovídio Ladeira em 2º e Mitsuo Kashiura ficou com a 3º colocação. Na feminino, categoria A 50 e 60 anos, Mércia Sueli Dias Narimatsu ficou em 1º; na C acima de 70 anos, Cleuza Tereza foi a campeã.
Na modalidade de Buraco participaram da competição 11 duplas. Conquistou o 1º lugar a dupla Sumiko e Claudete, em 2º Dirce e Jura e em 3º Martinha e Catarina. Na Dama, Geraldo de Lima sagrou-se campeão, professor Júnior em 2º e José Ferreira em 3º. Na Tranca, Renato e Antônio foram os campeões, Rosária e Roberto ficaram com o 2º lugar e Geralda e Vera em 3º. A modalidade teve a participação de 22 duplas.
No Atletismo, categoria Arremesso de Pelota 50 a 60 anos masculino, José Lopes foi o 1º, professor Júnior o 2º e Arnaldo o 3º; no feminino, Elisabete ficou em 1º, Aparecida Brasil em 2º e Maria Clara em 3º. No Arremesso de Pelotas 60 a 70 anos masculino, Barbosa ficou com o 1º lugar, Renato em 2º e José Luciano em 3º; no feminino, Zuleika foi a campeã, Lídia ficou com o 2º lugar e Valkiria com o 3º. Na categoria Arremesso de Pelota acima de 70 anos masculino, Kashiura foi o 1º; Osvaldo Mendes o 2º e Otavio o 3º; no feminino, Benedita Gonzáles ficou em 1º, Dorila em 2º e Cainara em 3º. Na categoria Caminhada acima de 70 anos feminino, Cainara foi a campeã, Dorila em 2º e Maria Nazaré em 3º, no masculino, Roberto Bonadies ficou em 1º, Osvaldo Mendes em 2º e Mitsuo Kashiura em 3º; na Caminhada 800 metros, 60 a 70 anos, Mariza ficou em 1º, Claudete em 2º, Emília em 3º e em 4º Nilda Azevedo; na masculino, Raul foi o 1º, Sebastião o 2º e Waldomiro em 3º; na 800 metros 50 a 60 anos feminino, Mércia ficou em 1º, Solange em 2º e Nilze em 3º, na masculino, José Lopes da Silva foi o 1º, professor Júnior o 2º e Arnaldo em 3º.
Na Malha masculino, Ovídio Ladeira e Jurandir foram os vencedores, Barbosa e Emerson ficaram com o 2º lugar e Orlando e Mane em 3º; no feminino, Mariza e Lídia sagraram-se campeãs, Maria Helena e Nilvania ficaram com o 2º lugar e a dupla Dirce e Aparecida Brasil em 3º. Na modalidade de Tênis masculino, Teruo foi o 1º, Ailton o 2º e professor Júnior o 3º e no feminino, Mércia ficou em 1º e Aparecida Brasil em 2º.
No Voleibol masculino, sagraram-se campeões os atletas Luiz, Ovídio, Jurandir, professor Júnior, Emerson e Fausto; o 2º lugar ficou com os competidores, Maia, Orlando, Lopes, Barbosa, Reinaldo e Jacó e o bronze ficou com os atletas Raul, Mendes, Ari, Arnaldo, Irani, Roberto Lagamar. Já no feminino, focaram com o ouro as atletas, Rosinha, Nilza, Dirce Carvalho, Solange e Beth; a prata ficou com Claudete, Maria Clara, Valda, Iara, Sumiko e Mariza e o bronze foi conquistado pelas atletas Cida Brasil, Olívia, Gracieti, Dorila, Ruth e Dirce Polidoro. Na modalidade de Bocha, feminino,
Na modalidade de Truco sagrou-se campeã a dupla Ari e Marcelino, em 2º ficou a dupla Xavier e Mário e ficou com o 3º lugar Geraldo de Lima e Valdeci.
Na Bocha feminino, 1º lugar Dirce e Gaúcha, 2º Olívia e Manira e em 3º Maria Helena e Cida; no masculino, 1º lugar Ari e Raul, 2º Mário e Manoel em 3º Baltazar e Laércio. No Dominó livre, 1º lugar Ivaldo e Antônio, em 2º Ida e Lourdes e em 3º Rui dos Santos e Irinete. (Fonte: PMC)

MACC apresenta a exposição Futebol: Paixão Nacional
Trinta artistas mostram, cada qual com seu talento e maneira original de contar a vida, sua paixão pelo futebol por meio de suas pinturas naïf. A exposição Futebol: Paixão Nacional abre dia 21 de setembro e fica em cartaz até dia 15 de outubro.

Caraguatatuba - O MACC - Museu de Arte e Cultura apresenta entre os dias 21 de setembro a 15 de outubro a exposição de pinturas naïf "Futebol: uma Paixão Brasileira" sob a curadoria de Diná T.C. Queiroz Jobst e Angélica Fabri. Uma coletiva de 30 artistas, entre eles, Ana Maria Dias, artista homenageada, Odhila Renófilo, Ignácio da Nega entre outros. A visitação é de terça a domingo, das 10 às 18 horas e a entrada é franca.
Itinerante, a exposição, um projeto da Secretaria de Estado da Cultura iniciou sua jornada na cidade de São Paulo, no Memorial da América Latina, Pavilhão da Criatividade. Depois, dividida em três módulos, percorre 36 cidades do interior paulista, entre elas, Caraguatatuba e Ubatuba no Litoral Norte.
Futebol: Paixão Brasileira - a arte que celebra a vida, a vida que celebra o homem e o homem que celebra a paixão e a identidade cultural do povo brasileiro. Brasilidade representada e celebrada por 30 artistas, expoentes da arte naïf arte primitiva ou naïf (ingênuo em francês) brasileira, tendo como principal personagem o futebol que, com sua magia, faz um jogo de arte e encantamento.
Os artistas, homens e mulheres brasileiros, de aqui e acolá, dos grandes centros culturais e de cidadezinhas encravadas pelo interior, mostram aqui cada qual com seu talento e maneira própria e original de contar a vida, as tradições, a natureza, as festas, as brincadeiras, a religiosidade, etc. Com pincéis e tintas com cores intensas e vibrantes, juntando formas cantam o fascínio de nossa gente pelo futebol.
São artistas não-eruditos, ou seja, autodidatas que, a partir de temas populares, como o futebol, desenvolvem um estilo caracterizado. São artistas que não abandonaram a essência de suas raízes populares e cujas obras retratem, mais que a vida, a paixão pelas coisas da vida. Não deixe de visitar! (Fonte: Fundacc)

Fundacc reapresenta espetáculo A Rosa de Cabriúna no Teatro Mario Covas

Caraguatatuba - O grupo de teatro da FUNDACC reapresenta a peça "A Rosa de Cabriúna", no dia 6 de outubro, sexta-feira, no Teatro Mário Covas, às 21h. A direção é de Adbaílson Cuba e o texto é de Luis Alberto de Abreu que escreveu a série Hoje é dia de Maria.
O grupo de Teatro da FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, apresenta-se no palco do Teatro Mário Covas às 21h, no dia 6 de outubro, sexta-feira, com o espetáculo "A Rosa de Cabriúna", sob a direção de Adbailson Cuba, monitor de teatro da FUNDACC e ganhador da final do Mapa Cultural Paulista 2004, e fase regional do Mapa em 2006, com sua Cia. Controvérsias, de Pindamonhangaba.
A Rosa de Cabriúna é uma peça baseada no romance "Alice", do pintor e poeta do interior paulista, Antonio José da Silva, com adaptação para teatro pelo roteirista Luís Alberto de Abreu que escreveu a série Hoje é Dia de Maria, especialmente para a realização do primeiro trabalho do grupo de Teatro do CPT - Centro de Pesquisas Teatrais do SESC, coordenado por Antunes Filho e dirigido por Márcia Medina em 1986.
Segundo o diretor de teatro Adbaílson Cuba, mais conhecido como Adíba, é importante montar espetáculos pouco conhecidos. "A Rosa de Cabriúna foi montada pouquíssimas vezes. Fizemos pesquisas e descobrimos que além do CPT, mais um ou dois grupos fizeram essa montagem. É interessante mostrar o talento dos autores paulistas e valorizar as nossas raízes culturais. Todo mundo monta romances nordestinos, enquanto outras regiões têm grandes obras a serem descobertas, como esta, um romance que narra toda a paixão de Rosa e seu contexto caipira, num universo onde a poesia e a filosofia se unem", disse.
O elenco é composto pelos atores Angelo Pereira (Zona Contaminada), Celso Cruz, Daniel Rodrigues, Danilo Barbosa, Fernanda Letúria, Geraldina Matrigrani, Janaína Bezerril, Jefferson Izidoro, Karen Prado, Lala Machado (Zona Contaminada), Paulo Abreu, Rita Brugnerotti, Rodrigo Vieira, Rosana Castro (Zona Contaminada), Ulisses Pethilin e Valter Santos entre outros.
A peça Rosa de Cabriúna estará com ingressos disponíveis no valor de R$6,00 inteira e R$ 3,00 com apresentação do cupom de desconto voucher, ou para estudantes, idosos e funcionários públicos municipais. Prestigie os talentos de nossa cidade. (Fonte: Fundacc)

Ainda dá tempo de participar do elenco do Pastoril - Jornada para Belém

Caraguatatuba - Ainda não está montado o elenco para o espetáculo "O Pastoril - Jornada para Belém" e a Fundacc realiza o teste de atores novamente. Os interessados devem inscrever-se na Fundacc até dia 9 de outubro. Os testes acontecem dia 10 e dia 17 de outubro no Auditório da Fundacc, às 15 horas.
Os interessados, mesmo sem experiência teatral, devem ter idade mínima de 13 anos.
Na primeira parte do teste, os candidatos devem apresentar uma música conhecida a capela - sem auxílio de instrumentos musicais e outros acompanhamentos. Na segunda parte, deve ser apresentada uma cena de um a três minutos de duração, de autor renomado (com ou sem auxílio de réplica) ficando livre a escolha ou não da caracterização.
O espetáculo, um musical itinerante, tem estréia marcada para dezembro de 2006, com a direção de Adbailson Cuba e a participação da Banda Municipal Carlos Gomes - "Apresentaremos o espetáculo pelas principais ruas do centro de Caraguatatuba contando através de músicas da cultura popular, o nascimento de Jesus Cristo" - comenta Cuba.
O elenco, composto por 35 pessoas, sendo 30 mulheres e 5 homens, receberá aulas de interpretação e canto.
Mais informações na Fundacc - Rua Santa Cruz, 396, no centro ou pelos telefones (12) 3883 3737 ou 3883 3727. (Fonte: Fundacc)

PROGRAMAÇÃO FUNDACC - OUTUBRO/2006

Caraguatatuba - Rosa de Cabriúna outra vez no palco do Teatro Mario Covas
O grupo de teatro da FUNDACC reapresenta a peça "A Rosa de Cabriúna", 6, sexta-feira no Teatro Mário Covas, às 21h. A direção é de Adbaílson Cuba e o texto é de Luis Alberto de Abreu que escreveu a série Hoje é dia de Maria.
A peça Rosa de Cabriúna estará com ingressos disponíveis no valor de R$ 6,00 e R$ 3,00 com apresentação do cupom de desconto voucher, ou para estudantes, idosos e funcionários públicos municipais. Prestigie os talentos de nossa cidade!

3doRio faz apresentação musical única em Caraguá
O grupo musical 3doRio apresenta-se no dia 7, sábado, às 21 horas. A duração é de 1h 30 min. e os convites, a R$ 20,00 e R$10,00 (meia-entrada) podem ser adquiridos antecipadamente nas lojas Nice Calçados, Nice Fashion e Sport Fashion, e também no Teatro Mario Covas no dia do espetáculo. O som, matéria-prima do 3doRio, sempre se destaca pelo repertório de sucessos e pela façanha de reproduzir com apenas três músicos a sonoridade das grandes orquestras.

Cinco Mulheres Por Um Fio com Solange Couto
Dias 12 e 14 o público vai assistir a comédia divertidíssima, "Cinco Mulheres Por Um Fio", estrelada por Solange Couto - que dispensa apresentações - e que faz, neste espetáculo, cinco personagens diferentes: uma sexóloga rica, uma PHD poliglota, uma empregada, uma professora de história e uma homossexual moto-boy em crise com a namorada.
A peça foi escrita pela própria Solange Couto e por Regiana Antonini - redatora do Programa Zorra Total e criadora do bordão: "Vem cá, eu te conheço?" - e dirigida por Silvio Guindane. Tem duração de uma hora e vinte minutos. Fala, de uma forma hilariante, dos problemas afetivos e dos questionamentos femininos. O público vai se identificar e se divertir muito.

FET CRIANÇA - De 19 a 24 de outubro
A partir de 2006, a Fundacc inova o Festival de Teatro que acontece na cidade há quatro anos. A proposta contempla uma nova modalidade de arte que atende a importante missão da cultura: preparar público para o teatro.
E a criança é o alvo mais importante dessa ação cultural a ser produzida pelo festival.
Cativar. Desafiar, incentivar e materializar no palco os sonhos possibilita a ela múltiplas leituras do mundo real, além de prepará-la intelectualmente como espectador e como crítico.
No mês de outubro, tradicionalmente dedicado à criança, a Fundacc por meio da Prefeitura Municipal oferece seis dias de encontro com o mundo mágico do teatro.
Confira a programação:
Dias 19 e 20 - Príncipe Toti e a Espada Mágica - às 10 e às 15 horas
Dias 21 e 22 - A Saga da Bruxa Morgana "O Enigma do Tempo" com Rosi Campos - sábado às 18 horas - domingo 17 horas
Dias 23 e 24 - O Senhor dos Sonhos às 10 e às 15 horas
Mais informações na Fundacc (3883 3737) ou no Teatro Mario Covas (3881 2623)

MACC apresenta a exposição Futebol: Paixão Nacional
Trinta artistas mostram, sob a curadoria de Diná T.C. Queiroz Jobst e Angélica Fabri, cada qual com seu talento e maneira original de contar a vida, sua paixão pelo futebol, por meio de suas pinturas naïf. Futebol: Paixão Brasileira - a arte que celebra a vida, a vida que celebra o homem e o homem que celebra a paixão e a identidade cultural do povo brasileiro. A exposição fica em cartaz até dia 15 de outubro. A visitação é de terça a domingo, das 10 às 18 horas e a entrada é franca. Imperdível! (Fonte: Fundacc)

Alunos da APAE lançam jornal
O jornal é a novidade do projeto Autodefensores, o qual inclui também entrevista mensal à rádio e outras oportunidades para os alunos se expressarem e fazerem suas reivindicações.

Caraguatatuba - Um grupo de alunos da APAE-Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caraguatatuba, visitou o gabinete do prefeito no dia 28 de setembro para entregar exemplares de mais uma edição do informativo Pirilampo. O chefe de gabinete, José Pereira de Aguilar Junior, recebeu a equipe representante da instituição e elogiou a iniciativa.
A professora coordenadora do trabalho, Rosângela Vrech, disse que o objetivo do jornal é mostrar o que a APAE faz e como trata os seus alunos. Ela contou que no início o trabalho contou com grande apoio do prefeito Aguilar, inclusive para o seu lançamento, que foi festejado no Rotary; e agora ganhou o apoio de comerciantes da cidade.
O jornal é publicado a cada trimestre e de acordo com a professora, os alunos participam 100% da preparação das matérias. "Eles gostam de poder contar sobre a escola e suas atividades. Eles participam da distribuição e ficam ansiosos para ver o jornal pronto e levar para familiares e amigos", conta a professora.
Este é mais um trabalho do projeto intitulado Autodefensores, o qual inclui entrevista mensal à rádio, quando os alunos se expressam, fazem reivindicações, dão notícias da escola. "Queremos ajudar a escola", diz a aluna Lílian Ribeiro Faria.
A APAE de Caraguá tem hoje 120 alunos e oferece alfabetização, oficinas de arte e integração na sociedade com a participação em eventos. Eles estarão na Feira do Saber, do Colégio Anglo Módulo, no dia 11 de outubro com apresentações, exposições e filmes, contribuindo com a Feira deste ano cujo tema é "Convivendo com as Diferenças". (Fonte: PMC)

Melhor Idade de Caraguá é presenteada com Semana do Idoso

Caraguatatuba - A Melhor Idade de Caraguatatuba foi presenteada com uma semana de atividades preparadas especialmente para comemorar o Dia Internacional do Idoso, em 27 de setembro. A programação da Semana do Idoso, de 20 a 30, foi do Fundo Social de Solidariedade de Caraguá e Conselho Municipal do Idoso e aconteceu em diversos locais da cidade.
Além do encontro regional realizado dia 19 no Ceprolin, no qual idosos da região elaboraram propostas para o encontro estadual, diversos eventos esportivos e culturais foram promovidos em toda a cidade visando proporcionar integração e lazer à Melhor Idade.
O Centro de Convivência da Terceira Idade promoveu os Jogos Estrela do Mar, na Colônia João Cleófas e Quadra do Morro do Algodão, com a participação de cinco municípios, nas modalidades malha, vôlei, baralho, truco e outros.
A Semana do Idoso também contou com visita dos idosos ao CIASE e ao CIEFI do Massaguaçu para que conhecessem as opções esportivas oferecidas pelo município. Eles também participaram de uma palestra sobre qualidade na alimentação no CIASE. "O objetivo foi mostrar o que o município oferece em todos os bairros, nossa intenção é incentivar a participação dos idosos em atividades esportivas, culturais e sociais, melhorando a sua qualidade de vida", disse.
No dia do Idoso, a Praça do Coreto foi ponto de encontro de cerca de 200 idosos de toda a parte do município. A Dança Sênior, da Associação de Aposentados e Pensionistas "Raio de Sol", como sempre atraiu a atenção do público, e os jogos de dominó, baralho e dama agitaram a Praça durante uma tarde inteira.
Outra importante comemoração para os idosos de Caraguá foi o lançamento simbólico do livro "Doces Lembranças", dos alunos da Educação Continuada, no qual cada um contou um caso e uma receita.
Ainda na programação, o JOREMI-Jogos Recreativos Municipais do Idoso, teve a participação de centenas de atletas da Melhor Idade. O encerramento da Semana do Idoso culminou com a premiação dos vencedores do JOREMI, com atividades recreativas no Clube Ilha Morena .
"O evento superou nossas expectativas, conseguimos envolver mais idosos do que esperávamos e principalmente atingir todas as regiões do município", disse o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Dagoberto Oliveira Azevedo.
A presidente do Fundo Social, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, achou que o evento foi bem representado pela melhor idade. "Este ano um número bem maior de idosos participaram, independente de associações ou entidades, ficamos contentes com essa participação". (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Grupo tem que deixar casa no Itatinga
Petrobras vai retirar 36 moradores das casas afetadas pelo surgimento de manchas de óleo em São Sebastião

São Sebastião - A Petrobras deverá providenciar nos próximos dias a retirada de nove famílias do bairro do Itatinga, em São Sebastião. O objetivo é esvaziar as casas para que a empresa possa retirar o óleo degradado do local.
A remoção imediata foi decidida ontem à noite em reunião entre técnicos da empresa e moradores do bairro, no Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso).
Os moradores, em um total de 36, foram convocados para a reunião para receberem os laudos dos exames laboratoriais e médicos. No entanto, antes disso, os técnicos comunicaram a necessidade da saída imediata das residências.
Os moradores do Itatinga convivem há anos com óleo degradado depositado no bairro, possivelmente, por empreiteiras da Petrobras. Em julho deste ano, após denúncias de surgimento de manchas de óleo nas casas, a empresa deu início a uma investigação biológica.
Segundo a moradora Marta Matos, 46 anos, presente à reunião, os técnicos insistiram na saída imediata dos moradores para que a empresa possa fazer a retirada do óleo.
Hoje às 10h, advogados da Petrobras se reúnem com advogados contratados pelas famílias para discutir como será feita a remoção. Segundo o advogado Samir Toledo da Silva, contratado pelas famílias, hoje serão apresentados os laudos realizados pela Petrobras nas moradias.
Segundo ele, no encontro, será definida a locação de imóveis para abrigar as nove famílias.
LAUDOS - Na reunião de ontem à noite no Tebar, a médica Cyntia Belido, do Departamento de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Petrobras, entregaria às famílias os resultados dos exames.
Apenas o exame de urina que está sendo avaliado por pesquisadores da Universidade de Brescia, na Italia, ainda não chegaram ao Brasil.
Os exames encaminhados à Italia pelo laboratório Toxicon, de São Paulo, tentam apurar se o contato dos moradores com o benzeno, produto que compõe o óleo degradado, possa ter causado ou estar causando risco à saúde dos moradores.
O valeparaibano não conseguiu falar ontem com Cyntia Belido e nem com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de São Sebastião, Márcia Saavedra, presentes à reunião.
EXAMES - A assessoria da Petrobras informou a empresa não divulgaria ontem os resultados dos exames. A empresa apenas entregaria os laudos aos moradores para que eles encaminhassem aos médicos da prefeitura.
O advogado das famílias, Samir Toledo da Silva, disse que os resultados não terão validade jurídica porque não foram acompanhados por representantes da Justiça e nem pelos advogados contratados pelos moradores.
As famílias acionaram a empresa na Justiça Federal. Elas querem ser indenizadas pelos possíveis danos provocados a saúde. (Fonte: ValeParaibano)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Pescadores e aqüicultores ubatubenses começam a receber carteira profissional

Ubatuba - A chefe do escritório da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap), Leinad Aier, esteve em Ubatuba nesta sexta-feira, 29, para entregar, simbolicamente, as primeiras carteiras profissionais dos pescadores que fizeram recadastramento em fevereiro do ano passado. A primeira carteirinha foi entregue ao pescador Mauro de Freitas, pelas mãos do prefeito Eduardo Cesar. Em Ubatuba, mais de 500 novas carteirinhas foram confeccionadas e podem ser retiradas gratuitamente na Colônia Z-10.
O trabalho de recadastramento foi realizado numa parceria entre a Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), através da Seap e Colônia Z-10. Para o novo cadastro no Registro Geral da Pesca e emissão da carteira, foram feitos cruzamentos de dados com os registros do Ministério do Trabalho e da Previdência Social, com o objetivo de comprovar a situação do pescador e atestar se ele realmente sobrevive da pesca profissional. Em todo o País há milhares de trabalhadores vivendo na informalidade.
Segundo a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, um dos objetivos do recadastramento é garantir aos pescadores o reconhecimento. "Esse registro permite aos profissionais ter acesso aos programas sociais do Governo Federal, como microcrédito, assistência social e o seguro-defeso, que é pago nos meses em que a pesca profissional é proibida. Além disso, esse é um instrumento muito importante para a elaboração das políticas e para a gestão da pesca profissional".
Na ocasião da entrega de carteirinhas, o prefeito Eduardo Cesar comentou que a união da classe possibilita a conclusão de diversas ações relevantes. "Nós conseguimos um contato com o ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin muito antes do que esperávamos. E com essa parceria consolidada entre Seap, Mapa, Smapa, Colônia Z-10 e demais Associações de Pescadores, estamos conseguindo dar à categoria o respeito que ela merece". (Fonte: PMU)

Fundart realiza exposição de tear e cerâmica

Ubatuba - Os alunos de tear e cerâmica da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) realizarão uma exposição que faz parte das comemorações do aniversário da cidade. O evento se inicia no dia 11 de outubro e acontecerá no Casarão do Porto até o próximo dia 22. Dentre as peças expostas pelas alunas de tear, estão tapetes, cachecóis, ponchos e chapéus. Para quem gosta de cerâmicas, utensílios diversos de cozinha e decoração poderão ser adquiridos na exposição.
Fonte de renda e amizade - O Curso de Tear acontece na Fundart e nos bairros Marafunda e Estufa I e é uma boa dica para quem gosta de realizar trabalhos manuais. Ele proporciona ao aluno capacitação profissional e, por conseqüência, uma fonte de renda. Além disso, segundo a professora Deby Barocas, a convivência é outro traço interessante no aprendizado. "Nas escolas, mães e filhas estão trabalhando juntas, na Fundart, criamos elos de amizade. Enquanto produzimos, estamos trocando experiências e informações, rindo e conversando".
Para a aluna Cristina Guedes, filha de alfaiate e costureira, a tecelagem foi uma arte com a qual ela se identificou. Ela começou a fazer o curso logo após ter se mudado para Ubatuba. "Desde então meu número amizades aumentou bastante. O ambiente do curso é tão agradável, que eu não sinto vontade de faltar. Já sei fazer várias coisas, vendo para amigas. Isso incentiva a gente a querer aprender cada vez mais”.
Modelando a vida - O curso de cerâmica ensina técnicas estritamente manuais, principalmente "cerâmica de placa" e "acordelamento". Os alunos aprendem a fazer objetos utilitários ou esculturas. Além disso, a professora Suzana Bottini ensina como fazer as próprias ferramentas, a partir de objetos comuns, como grampos de cabelo, espátulas, canetas velhas e agulhas.
Esse é o quinto ano consecutivo do curso, que obteve bastante sucesso no município. No ano passado, seis jovens ceramistas foram formados e já possuem fornos próprios. E por falar em forno, a professora Suzana explica que a idéia de que o forno elétrico gasta energia em excesso já está ultrapassada. "Podemos comparar o gasto do forno com o chuveiro elétrico da casa. Pensar que fazer cerâmica é caro é uma lenda. Além disso, para quem não possui forno, existe a opção de alugar".
Suzana afirma que seu público-alvo são mulheres aposentadas, mas isso não é uma regra. Qualquer pessoa acima de 14 anos pode fazer o curso e começa-lo em qualquer época do ano, uma vez que o aprendizado é individual. Segundo a professora, em dois meses, a pessoa já pode começar a produzir em casa.
Terapeuticamente, o curso de Cerâmica também traz grandes benefícios. "Muitas pessoas chegam aqui deprimidas e, com o passar das aulas, nota-se uma melhora considerável. De repente, a pessoa se dá conta do que é capaz e sua auto-estima fica valorizada", afirma Suzana.
Horários - Para quem ficou interessado no curso de tecelagem, há vários horários disponíveis: segundas e quartas, das 16 às 18h; quartas e sextas das 10 às 12h e das 14 às 18h, na Fundart. No bairro da Marafunda, o curso acontece às quintas-feiras, das 15 às 17:30 e das 18 às 20:30. Na Estufa I, segundas ou quartas-feiras, das 19 às 20:30.
O curso de cerâmica pode ser praticado às terças e quintas, das 9 às 12 e das 14 às 17. Às quartas, o horário é das 18:30 às 21:30. Para mais informações, ligue para 3833-7000.
(Fonte: PMU)

Prefeitura realiza desassoreamento do Rio Maranduba

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e da Administração Regional Sul, vem realizando serviço de desassoreamento na boca da barra do Rio Maranduba, concretizando o anseio de muitos pescadores. As ações puderam ser concretizadas após autorização da Marinha e do DEPRN (Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais).
A Secretaria de Obras está prestando o serviço através de um convênio que viabilizou a utilização da máquina F-90, do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) que estava no município e pôde ser usada para o desassoreamento, que vai ajudar a entrada dos barcos dos pescadores.
De acordo com a vereadora Luciana Machado, que é moradora da região sul e vem acompanhando todo o processo, a realização do desassoreamento foi possível, também, graças à Associação dos Pescadores da Maranduba: “parabéns ao Sr. Maurício de Souza, que apesar das dificuldades e burocracias, não desistiu porque acredita na atual administração. A união faz a força; não é só votando que as coisas vão acontecer, tem que contribuir, ajudar e se informar”.
Para o prefeito Eduardo Cesar, o serviço realizado no Rio Maranduba foi considerado prioridade para a prefeitura porque era uma necessidade dos pescadores da região sul. “Temos procurado atender às necessidades do setor pesqueiro e também temos dado grande atenção à região sul. O serviço de desassoreamento no Rio Maranduba, realizado com a máquina conveniada, cumpre justamente essas duas funções”, explica o prefeito. (Fonte: PMU)

 




Semana de 29/09 à 05/10

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"CLICK"
Ás 19:20 e 21:10hs

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Casa Monstro "
Ás 15:30 e 17:10hs

"Xeque Mate"
Ás 19:00 e 21:00hs

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Fiapos de memória

Na minha infância de caiçara
A refeição malemá enchia
O prato de porcelana
Com paisagens de ignotos portos
Com navios a vapor
A soltar fiapos de fumos
Pelas chaminés
Enquanto a sopa esfriava
Eu, distraído, navegava.
 

Félix Cabral

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Litoral Sul ©Sueli Lopes das Neves

Litoral Sul
©Sueli Lopes das Neves

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor