Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 04 de Outubro de 2006 - Nº 1619 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Eleito deputado, Clodovil quer o fim dos preconceitos em Brasília
Secretário de Recursos Hídricos participa de Semana Jurídica do UNIMÓDULO

Caraguatatuba
Servidores entram na Justiça para concorrer à eleição do Sindserv
Universidade promove “I Encontro de Desenvolvimento Regional”
Chuvas prejudicam hotéis no litoral
"A Rosa de Cabriúna" volta a emocionar o público de Caraguá nesta sexta-feira 6
Estudantes de Caraguá fazem concerto de flauta no gabinete do prefeito de Caraguá
Sertão dos Tourinhos em Caraguá recebe o projeto Recreação nos Bairros

Ilhabela
Polícia invade festa e apreende panfletagem do PCC e drogas
Câmara de Ilhabela entrega Plano Diretor à Prefeitura
Projeto prevê taxa ambiental na Ilha
Campanha de Vacinação Anti-Rábica em Ilhabela
Câmara aprova Plano Diretor em segunda e última votação
Prefeito recebe Plano Diretor aprovado

São Sebastião
Urbanização do Aterro: iniciada pavimentação da pista de caminhada
Daniel Galani teve candidatura impugnada na véspera da eleição
Secretaria da Fazenda prorroga prazo do Refim II
Petrobras pede documentos para retirada de moradores do Itatinga
Sutaco abre inscrição para exposição de enfeites natalinos
Polícia Ambiental prende palmiteiros na Costa Sul
Grupo vai refazer exame no Itatinga
Comerciante espera liberação de ponte na praia de Cambury
Bairro tem falta de segurança
Trânsito intenso preocupa
Câmara recebe oficina de Plano Diretor
Entrega de panfletos e teatro marcam Semana Municipal da Amamentação em São Sebastião


Ubatuba
Abelhas matam égua a ferroadas em Ubatuba
Eduardo Agni faz show e oficinas na Fundart
SABATA convida a população da cidade para a Festa da Padroeira do Taquaral.
V FESTA ITALIANA DA APAE DE UBATUBA

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Eleito deputado, Clodovil quer o fim dos preconceitos em Brasília

Litoral Norte - Clodovil Hernandes, o terceiro candidato a deputado federal mais votado no Estado de São Paulo, prometeu “que Brasília nunca mais seria a mesma”. O lema e a fama renderam 493 mil votos.
O deputado eleito pelo PTC sabe que vai sofrer para se adaptar à cidade que pretende virar de pé à cabeça, principalmente pelo preconceito contra homossexuais, mas avisa desde já: “se o Collor tinha aquilo roxo, o meu é cor-de-rosa choque.”
Em entrevista à imprensa, ontem, Clodovil disse que não precisa desenhar nenhuma roupa especial para o dia da posse. Mas teme que queiram tomar o seu mandato.
“Vou começar assim: não posso assinar coisas concordando ou discordando sem ter consciência. Se eu chego lá metido a qualquer coisa, vou subir dez metros e me quebrar aqui embaixo. Não sou obrigado a saber tudo. E nem gostaria de saber”, diz Clodovil. “Eu vou ser deputado federal e não tenho escola nenhuma, vou ter de fazer uma escola. Minha escola é honesta.
Não tenho intenção de passar de ano na vigarice. Quando estiver lá vão fazer o possível para me tirar, porque não vão me convencer a roubar”. Ele diz que já foi a Brasília várias vezes. “É uma cidade diferente. Lá não tem esquina”.
E termina: “ Sei que vou sofrer. Se o Collor tinha aquilo roxo, o meu é cor-de-rosa choque. O vencedor nessa campanha não foi o Maluf, nem o Russomano. Fui eu”. (Fonte: Imprensa Livre)

Secretário de Recursos Hídricos participa de Semana Jurídica do UNIMÓDULO
A Semana Jurídica do UNIMÓDULO, realizada na semana passada e que este ano abordou o tema "Meio Ambiente e Políticas Públicas", contou com a participação do secretário de recursos hídricos do Ministério do Meio Ambiente, João Bosco Senra, que falou sobre o Plano Nacional de Recursos Hídricos.

Litoral Norte - O secretário de recursos hídricos do Ministério do Meio Ambiente, João Bosco Senra, foi um dos palestrantes da VII Semana Jurídica: Meio Ambiente e Políticas Públicas, do Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO, realizada na semana passada. Em sua participação, que se deu por meio de uma parceria entre o UNIMÓDULO e a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, Senra falou sobre o PNRH (Plano Nacional de Recursos Hídricos).
Além de João Senra, participaram do encontro o reitor Centro Universitário, Alexandre Gonçalves Nogueira, o secretário de meio ambiente de Caraguatatuba, Auracy Mansano e a secretária do Comitê de Bacias Hidrográficas, Rosa Maria Amancini. Além disso, também integraram a palestra alguns representantes de organizações e entidades, como Paulo André, do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, Rosa Atuati do Instituto Águas do Prata e Everton Rocha, da Ong (Organização Não Governamental) Vale Verde.
Alexandre Gonçalves Nogueira afirmou que o encontro reforçou o compromisso que o UNIMÓDULO mantém com várias questões da realidade local, entre elas, a preservação do meio ambiente e da cultura caiçara, além do desenvolvimento sustentável do Litoral Norte. "Buscamos atuar de maneira coerente e competente para atingir esses objetivos. Algumas das ações do Centro Universitário mostram isso, como o viés ambiental dos cursos de direito, biologia, pedagogia, além da disciplina Agenda 21 existente em todos os cursos e que formarão profissionais com mais consciência ambiental", destacou. Auracy Mansano parabenizou a iniciativa. Ele fez uma apresentação para falar da importância da água e a necessidade das pessoas começarem a fazer o uso racional desse bem, que como ele ressaltou, é finito.
O secretário de recursos hídricos, João Senra, também elogiou a iniciativa do UNIMÓDULO de trazer a discussão de preservação ambiental e do Plano Nacional de Recursos Hídricos para os alunos. "A união dos esforços é o que o Brasil está precisando e i isso não pode ocorrer isoladamente, mas sim a partir de um mesmo contexto", completou.
Para Paulo André, é de grande importante trazer uma palestra como essa ao Litoral Norte e transmitir para os alunos informações sobre o Plano Nacional de Recursos Hídricos. Ele acredita que seja um meio de criar novos formadores de opinião e com isso, disseminar fatos que estão em execução no país e podem contribuir para a preservação do meio ambiente e do futuro em geral da população. O secretário de recursos hídricos recebeu uma carta, formulada por várias entidades do Litoral Norte com as necessidades locais, citando questões como a vinda da Base Gás para Caraguatatuba, a exportação no Porto de São Sebastião, entre outras.
Everton Rocha aproveitou a ocasião para comentar sobre a parceria que a Ong Vale Verde matem com o UNIMÓDULO, que possibilita o funcionamento da entidade no Litoral Norte há dois anos. Ele ressaltou a importância do trabalho em conjunto e disse que a missão da Ong é continuar lutando pela atuação do terceiro setor na região. Para Marcos Couto, coordenador do curso de direito, o Centro Universitário exige esse compromisso de ordem regional e não existe mudança se não houver a mobilização e participação da sociedade civil.
Rosa Maria falou sobre a importância da participação de jovens num encontro para discutir questões de preservação ambiental, com a presença do secretário do Ministério do Meio Ambiente, que pode ajudar nesse panorama do litoral. Ela citou a fase de implementação pela qual o PNRH passa, uma vez que foi criado efetivamente no inicio de 2006 com pesquisas realizadas nos anos anteriores, e que por isso já necessita de adaptações para ser aplicado em todo o país.
Na ocasião foi celebrada a parceria entre o UNIMÓDULO e as Ongs Vale Verde e Supereco. A representante da Ong falou sobre a importância desse convênio e agradeceu o acolhimento que a entidade recebeu do Centro Universitário. "A parceria é muito importante para o nosso trabalho. Já estamos com uma equipe formada por jovens locais que estão inseridos na questão da preservação do meio ambiente e continuarão trilhando seus caminhos em prol dessa região", finalizou.
O Plano Nacional de Recursos Hídricos - João Bosco Senra é engenheiro civil sanitarista, secretário nacional do Conselho dos recursos hídricos e professor de meio ambiente da Universidade Estadual de Minas Gerais. Em sua participação na semana jurídica do UNIMÓDULO, ele apresentou aos participantes todo o processo, da criação à fase atual que é a aplicação, do Plano Nacional de Recursos Hídricos.
Senra destacou que o plano é o resultado de uma construção coletiva, que contou com o trabalho de sete mil participantes de todo o país, com inúmeros encontros e discussões. "O PNRH não é algo do Governo Federal, mas da nação brasileira", apontou. Por se tratar de um encontro voltado principalmente aos estudantes de direito, o secretário fez questão de citar o embasamento legal do plano, que foi aprovado pela Resolução CNRH nº 58 de 30 de janeiro de 2006.
Entre as diversas afirmações dessa lei, está que a água é um bem de domínio público e por isso preciso de gestão, já que é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico. Um dos objetivos principais da lei é assegurar água em quantidade e qualidade adequada para todos.
O planejamento do PNRH foi realizado a partir da divisão de todo o Brasil em 12 bacias hidrográficas. Para realizar o trabalho em cada uma dessas regiões, foram criadas comissões executivas regionais que foram responsáveis pela realização de 27 encontros públicos em todos os Estados e Distrito Federal. Eles realizaram oficinas temáticas, debates sobre temas específicos para incluírem no plano.
Segundo explicou Senra, esse trabalho fez o diagnostico de cada região, depois a prospectiva e na seqüência o planejamento, onde foram definidas as estratégias de atuação. A ultima etapa foi a divulgação e implementação do plano nacional. Tudo o que foi feito e trabalhado resultou numa coletânea de quatro volumes. Com essa elaboração, o Brasil cumpriu uma das metas do milênio. "Nossa responsabilidade é muito grande, pois 12% da água do planeta está no Brasil e com isso, o que fazermos aqui poderá refletir para toda a humanidade. Podemos viver sem energia, sem celular, mas não sem água. Por isso é preciso planejar para não faltar", finalizou. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Servidores entram na Justiça para concorrer à eleição do Sindserv

Caraguatatuba - Os servidores públicos Cristiano Paulo, Márcio Jorge e Islando Ramos estão tentando há três meses voltar ao quadro associativo do Sindicato dos Servidores Públicos da cidade – Sindserv -, visando lançar candidatura de oposição à atual diretoria, presidida por Mário Luis da Silva, conhecido como Marinho.
Ontem à tarde o advogado dos três servidores protocolou um mandado de preservação de direito, pedindo a sindicalização dos três. O pedido deve ser analisado pelo juiz local, num prazo de 72 horas.
“Desde 1995 éramos sindicalizados. Por estarmos descontentes com a atual diretoria, pedimos desligamento em 2005. Porém, no último dia 13 de julho, solicitamos novamente a sindicalização. Desde então, estivemos no sindicato inúmeras vezes. Entregamos todos documentos que pediram e até agora nada aconteceu. Eles alegam que a atual diretoria precisa aprovar nossa sindicalização”, explicou Cristiano Paulo, que trabalha na Prefeitura há mais de 12 anos.
Para conseguirem a sindicalização legalmente, os três servidores elaboraram um Boletim de Ocorrência de preservação de direitos no último dia 28 e ontem o advogado entrou um mandado na justiça local. “Temos mais de dois anos de sindicalização, como prevê o estatuto do Sindicato, e por isso podemos concorrer à eleição. Eles estão nos boicotando porque sabem que somos uma chapa forte”, disse Márcio Jorge.
Em maio de 2005 os três servidores ajudaram a fundar a Associação dos Funcioná-rios Públicos Municipais, Autarquias e Fundações de Caraguatatuba - Ascaff. Eles afirmam que a Associação visa o bem estar dos servidores públicos, por meio de cursos de computação, convênios médicos e com o comércio em geral e até uma academia de ginástica gratuita. “Já o sindicato defende juridicamente a categoria”, explicou Islando Ramos.
As chapas interessadas em concorrer à eleição do Sindicato têm até o próximo dia 13 para se inscrever. Cada chapa é composta por 12 membros titulares e mais 12 suplentes. A eleição está marcada para o dia 1º de novembro, das 7h00 às 17h00, na sede do Sindicato, que fica na Rua União das Américas, nº 380, Jardim Aruan.
Outro lado - O presidente do Sindserv, Mário Luis da Silva, afirmou que o estatuto da entidade prevê que os interessados em concorrer ao pleito devem estar sindicalizados a pelo menos três meses.
“Preciso levantar o caso específico do servidor Cristiano. Mas cabe à atual diretoria deferir ou indeferir os pedidos de sindicalização. Há vários motivos para o pedido ser indeferido, como depredação do patrimônio público ou o servidor estar com pendências com convênios mantidos pelo Sindicato, entre outros casos”, explicou.
Segundo Mário Luis da Silva, o indeferimento é temporário, cabendo recursos na Justiça.
O prazo para analisar um pedido de sindicalização seria de 15 dias, segundo o presidente. “Qualquer documento público deve ser analisado em 15 dias. A diretoria esteve reunida na semana passada e indeferiu alguns pedidos de sindi-calização, mas preciso confirmar se a do Cristiano estava entre estas”, acrescentou.
De qualquer forma, segundo Mário, para concorrer à eleição o funcionário público precisa ser sindicalizado há mais de dois anos e ter três anos de serviços prestados na Prefeitura. “Quem for sindicalizado agora não pode participar do pleito, nem votar, nem inscrever chapa”, finalizou. (Fonte: Imprensa Livre)

Universidade promove “I Encontro de Desenvolvimento Regional”

Caraguatatuba - A região do Litoral Norte, assim como outras cidades turísticas do país e do mundo, sofre com problemas causados pela sazonalidade. Essa é a razão do “I Encontro de Desenvolvimento Regional”, que será realizado hoje, às 19h00, no Teatro Mário Covas, em Caraguatatuba.
O evento, que está sendo promovido pelo Centro Universitário Módulo – Unimódulo e a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das Secretarias de Turismo e Educação, com o apoio da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba), foi um meio de buscar alternativas para os problemas enfrentados pelo município, principalmente por meio da troca de experiências.
Para alcançar esse objetivo, o evento contará com a participação de profissionais renomados, que poderão falar mais detalhadamente sobre esses assuntos. Além disso, haverá a exposição de trabalhos realizados por alguns grupos, que já atuam com projetos que visam melhorar esse cenário com ações no segmento turístico, que possam minimizar impactos resultantes da sazonalidade.
O turismo nos dias de hoje é uma das formas de se fomentar a economia de uma cidade ou região, e é uma das que mais vem crescendo nos últimos anos. Porém, assim como pode trazer inúmeros benefícios à comunidade, o turismo pode trazer momentos de crise, em virtude da sazonalidade.
O I Encontro de Desenvolvimento Regional abordará esse tema em três momentos: pela palestra “Impacto da sazonalidade sobre destinos turísticos” e a apresentação de um caso de Puerto Madryn (Patagônia) e outro sobre o projeto Orgulho Caiçara (Caraguatatuba). Segundo os organizadores, esse evento será uma boa oportunidade para que as lideranças empresariais e políticas da região conheçam os efeitos da sazonalidade e como enfrentar os desafios por ela gerados. Mais informações, assim como a ficha de inscrição, podem ser encontradas nos sites www.modulo.br e www.caraguanet.com.br. (Fonte: Imprensa Livre)

Chuvas prejudicam hotéis no litoral

Caraguatatuba - Apesar de ser o primeiro feriado prolongado após o inverno, o tempo chuvoso que atinge a região reduziu as expectativas de comerciantes e hoteleiros com relação ao movimento no 12 de Outubro no Litoral Norte.
Segundo o Sinhores (Sindicato dos Hotéis e Restaurantes), a 10 dias do feriado apenas 30% dos leitos haviam sido reservados. "Os turistas preferem confirmar primeiro as condições de tempo, antes de concretizarem suas reservas", disse José Carlos Souza, do Sinhores.
Segundo ele, a maioria dos turistas que frequenta a região vem de cidades distantes até 300 quilômetros e por isso preferem não se arriscar. Os preços dos pacotes para o feriado prolongado de 12 de Outubro variam de R$ 350 a R$ 1.500 em Caraguá,
O secretário de Turismo de Caraguatatuba, Ricardo Lima Ribeiro, disse que a cidade deve receber 50 mil turistas. "O número poderá aumentar, caso o tempo melhore", disse.
Marcelo Antonio de Freitas Carlos, presidente da Associação Comercial de Ilhabela, afirmou que os comerciantes da ilha estão bastante otimistas com o feriado. "Sempre recebe um grande número de turista nos feriados prolongados", disse. (Fonte: ValeParaibano)

"A Rosa de Cabriúna" volta a emocionar o público de Caraguá nesta sexta-feira 6
A peça teatral "A Rosa de Cabriúna" - uma adaptação de Luis Alberto de Abreu(Hoje é dia de Maria), volta a encantar a platéia do Teatro Mário Covas. A apresentação, sob a direção de Adbailson Cuba, acontece nesta Sexta-feira 6, às 21h no Teatro Mário Covas, em Caraguá

Caraguatatuba - O grupo de Teatro da FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, volta a se apresentar no Teatro Mário Covas, nesta sexta-feira 6, às 21h, com o espetáculo "A Rosa de Cabriúna", sob a direção de Adbailson Cuba, ( monitor de teatro da FUNDACC e ganhador da final do Mapa Cultural Paulista 2004, e fase regional do Mapa em 2006, com sua Cia. Controvérsias, de Pindamonhangaba).
O espetáculo, que já esteve em cartaz durante o início do mês de agosto encantou espectadores de todas as idades, pelo tom ingênuo que torna o cotidiano caipira engraçado.
A Rosa de Cabriúna é comédia leve, peça baseada no romance "Alice", do pintor e poeta do interior paulista, Antonio José da Silva, com adaptação para teatro pelo roteirista Luís Alberto de Abreu(que escreveu a série Hoje é Dia de Maria), especialmente para a realização do primeiro trabalho do grupo de Teatro do CPT - Centro de Pesquisas Teatrais do SESC, coordenado por Antunes Filho e dirigido por Márcia Medina em 1986.
Segundo o diretor de teatro Adbaílson Cuba, mais conhecido como Adíba, é importante montar espetáculos pouco conhecidos. "A Rosa de Cabriúna foi montada pouquíssimas vezes. Fizemos pesquisas e descobrimos que além do CPT, mais um ou dois grupos fizeram essa montagem. É interessante mostrar o talento dos autores paulistas e valorizar as nossas raízes culturais. Todo mundo monta romances nordestinos, enquanto outras regiões têm grandes obras a serem descobertas, como esta, um romance que narra toda a paixão de Rosa e seu contexto caipira, num universo onde a poesia e a filosofia se unem", disse.
A peça Rosa de Cabriúna estará com ingressos disponíveis no valor de R$ 6,00(inteira) e R$ 3,00(meia). Prestigie os talentos de nossa cidade.
Culture-se... Vá ao Teatro!
Peça teatral "A ROSA DE CABRIÚNA"
Dia 6 de outubro de 2006
21h - Teatro Mário Covas
(Fonte: PMC)

Estudantes de Caraguá fazem concerto de flauta no gabinete do prefeito de Caraguá
O projeto "Doces flautas ao som do mar" era um trabalho voluntário do professor Lourival Fonseca e foi oficializado pelo prefeito em três escolas municipais.

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, recebeu na manhã desta terça-feira, 3 de outubro, uma visita dos alunos da EMEF Jorge Passos, do bairro Jaraguazinho, com um concerto de flauta. Acompanhados do professor Lourival Fonseca e da vice-diretora Selma Garrido, os alunos apresentaram o projeto "Doces flautas ao som do mar" que recebe apoio do prefeito Aguilar.
Outras duas escolas do município também contam com o apoio da Prefeitura para as aulas de flauta, a EMEF Lúcio Jacinto, do Tinga e a EMEF, Maria Aparecida Ugio, do Porto Novo. O projeto que era um trabalho voluntário do professor Lourival Fonseca foi oficializado pelo prefeito nas três escolas, por meio da contratação do professor Fonseca. "Com esta atitude, o prefeito Aguilar demonstra a sua sensibilidade para as questões culturais no município, quem já o conhecia sabe desta característica de Aguilar", declarou o professor.
Cerca de 400 alunos do 1º ao 4º ano participam das aulas de flauta e grande parte já sabe tocar o instrumento. O professor Lourival disse que os que têm mais afinidade com o instrumento se dedicam mais. "Tem alunos que não param mais de tocar, às vezes vou para a escola à noite e lá encontro um fanático ensaiando", contou ao prefeito. De acordo com a diretora, Selma Garrido, as aulas de flauta têm melhorado o desempenho dos alunos na sala de aula, desenvolvendo habilidade de audição, criatividade e até de concentração.
Aguilar falou com as crianças e deu uma breve aula sobre a responsabilidade do prefeito na administração do município, enfatizando que eles serão os futuros administradores do país. Após apresentação e bate-papo no gabinete, os alunos conheceram os outros setores do Paço Municipal. (Fonte: PMC)

Sertão dos Tourinhos em Caraguá recebe o projeto Recreação nos Bairros
Atividades recreativas e esportivas serão atrações do Projeto Recreação nos Bairros, que atenderá a comunidade do Sertão dos Tourinhos no sábado, dia 7, das 8h às 12h

Caraguatatuba - Dando continuidade ao Projeto Recreação nos Bairros, que teve início em 2005, a SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) de Caraguatatuba, estará atendendo desta vez o bairro Sertão dos Tourinhos, região norte do município. O evento será neste sábado, dia 7, das 8h à 12h com várias atividades.
O projeto visa, além de diversão e lazer para a comunidade, incentivar a prática esportiva nas crianças evitando que as mesmas fiquem na rua sem nenhuma atividade física.
O Recreação nos Bairros proporcionará aos moradores um dia de muita diversão com atividades de recreação e esportes como: Gol Caixote, Futebol, pintura no rosto, brincadeiras e ainda distribuição de bexigas esculturais e brindes.
Vários bairros já receberam o projeto, como por exemplo, Pegorelli, Tinga, Perequê-Mirim entre outros com a participação de várias crianças e também com a colaboração dos moradores.
Para mais informações 3888-4110 ou 3887-1165 com o professore Leandro. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Polícia invade festa e apreende panfletagem do PCC e drogas

Ilhabela - Uma denúncia anônima para a Força Tática da PM dava conta que estaria ocorrendo tráfico de drogas em uma casa na rua Maria Dias Barbosa, no bairro Perequê. Quando os policiais chegaram no local estava acontecendo uma festa, na noite de segunda-feira. Ali mais de dez pessoas faziam um churrasco.
Com a chegada dos policiais, diversas pessoas conseguiram fugir, pulando o muro, que dava saída para um matagal, atrás da casa. Três foram detidos.
Na casa foram encontradas 39 pedras de crack e 17 tabletes de maconha. Também foram apreendidos dois extratos de depósitos bancários no valor total de R$ 3.750,00, além de um celular, dois aparelhos de som, máquina fotográfica, papel alumínio e sacos plásticos para a embalagem de droga e R$ 68,00 em dinheiro. Ali também foram apreendidas 200 folhas xerocopiadas com inscrições sobre a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) e envelopes de cartas com endereços de presídios.
O texto do panfleto trata o suposto motivo da luta travada entre o PCC e o governo. A polícia desconfia que este tenha sido o mesmo conteúdo que fora divulgado pela facção criminosa na época do seqüestro do jornalista da rede Globo de Televisão. Com erros de português, a carta diz que a facção seria “refém do sistema”.
L.R.G., de 26 anos, E.F.G., de 20 anos e um adolescente de 16 anos foram levados até a delegacia. A dupla foi presa sob a acusação de tráfico de drogas. O menor foi liberado. O setor de investigação da Polícia Civil investiga uma suposta ligação entre os dois homens detidos e o PCC. O depósito em conta bancária também será fruto de investigação. A polícia desconfia que a conta seria de um “laranja” e o dinheiro seria repassado ao PCC. (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara de Ilhabela entrega Plano Diretor à Prefeitura

Ilhabela - O presidente da Câmara de Ilhabela, vereador Luiz Lobo, compareceu ao gabinete do prefeito Manoel Marcos, ontem, para fazer a entrega do Plano Diretor do município, aprovado em segunda e última votação, por unanimidade, na sessão de segunda-feira, dia 2.
Luiz Lobo elogiou o projeto elaborado pela coordenadora do Plano Diretor, a secretária do Meio Ambiente, Maria Inês Fazzini, e pela equipe da USP, bem como a participação das entidades de classe que compareceram às au-diências públicas.
O prefeito Manoel Marcos lembrou que o novo Plano Diretor irá direcionar a cidade pelos próximos 10 anos.
“Nós temos muita responsabilidade com as futuras gerações. Este Plano contempla a preservação do Meio Ambiente, o ecoturismo como geração de renda e emprego e limita o uso da ocupação do solo preservando o verde de nossas matas”, disse o prefeito.
O prefeito cobrou dos vereadores a aprovação do Código de Posturas, antes do recesso parlamentar, para que possa ser aplicado na próxima temporada.
“Ilhabela elaborou seu Plano Diretor em um processo pio-neiro de participação popular, um instrumento de lei que contempla os anseios de toda a sociedade”, avaliou a secretária de Meio Ambiente e coordenadora dos trabalhos do PD, Maria Inês Fazzini.
Os artigos do Plano Diretor de Ilhabela podem ser consultados nos sites da Prefeitura (www.ilhabela.sp.gov.br) e da Câmara (www.camarailhabela. sp.gov.br).
Participaram da cerimônia, os vereadores Nanci Zanato (PTB) e Joadir Capucho (PPS); os secretários municipais, de Meio Ambiente, Maria Inez Fazzini Biondi (coordenadora da equipe de elaboração do Plano Diretor); de Governo, Roberto Fazzini; de Administração, Norberto Batista; de Educação, Antonio Cornélio de Moraes Filho e de Obras, João Marques da Costa Neto e, o presidente do Conselho de Turismo de Ilhabela, Karel Vanderstapen. (Fonte: Imprensa Livre)

Projeto prevê taxa ambiental na Ilha

Ilhabela - Ilhabela foi a primeira cidade do Litoral Norte a concretizar a elaboração e aprovação do Plano Diretor. O projeto, aprovado pela Câmara e encaminhado anteontem ao prefeito Manoel Marcos (PTB), cria a taxa ambiental e limita a ocupação na ilha. A taxa ambiental.
O projeto, que contém 222 artigos, restringe a ocupação urbana nos 2% de território ainda desocupado na ilha. "Estudos comprovaram que a ilha não tem condições de ultrapassar a 40 mil habitantes devido a falta de espaço e da escassez de água", disse a secretaria de Meio Ambiente, Maria Inês Fazzini, coordenadora do Plano Diretor.
Segundo ela, a ilha tem 83% de seu território como área de Parque Estadual, outros 7% como áreas de preservação permanente e 8% de área ocupada.
"Nos feriados e temporada, quando a população ultrapassa a 50 mil pessoas enfrentamos um colapso no abastecimento de água e no saneamento básico", afirmou.
Ilhabela conta com apenas 6% de suas moradias atendidas com rede de esgoto. Com os atuais investimentos feitos pelo Estado, 60% das moradias serão beneficiadas com esgoto coletado e tratado até 2010.
O plano diretor define Ilhabela como uma cidade horizontal, pois não será permitida a construção de moradias ou comércios com mais de dois pavimentos. (Fonte: ValeParaibano)

Campanha de Vacinação Anti-Rábica em Ilhabela

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria municipal da Saúde, em virtude do mau tempo, prorrogou a realização da Campanha de Vacinação Anti-Rábica em cães e gatos, para até sexta-feira, 06, e, caso o mau tempo persista, a Secretaria de Saúde estará divulgando um novo cronograma, para os locais que não foram cobertos.
Segundo dados do Instituto Pasteur, nesta Campanha a meta de vacinação imposta para o município, foi de atender aproximadamente 4.877 cães e 481 gatos.
O diretor de Saúde, Márcio Tenório informa que até a presente data foram vacinados 71% dos animais do município.
Cronograma de Prorrogação da Vacinação Anti-Rábica Canina e Felina 2006

03/10
08:00 – 12:00 h - Saco do Indaiá-Vila - Volante
13:00 – 16:00 h - Engenho D’água - Volante

04/10
08:00 – 15:00 h - Itaquanduba - Pracinha
08:00 – 15:00 h - Itaquanduba - Volante

05/10
08:00 – 12:00 h - Barra-Velha - Garagem Municipal – Fixo
Proximidades – Volante
13:00 – 15:00 h - Portinho – Ilhote - Volante

06/10
08:00 – 11:00 h - Ponta das Canas - Volante
08:00 – 12:00 h - Armação - Posto da Saúde – fixo
14:00 – 16:00 h - Praia do Pinto - Volante
13:00 – 17:00 h - Pedra do Sino - Restaurante Donana – fixo
(Fonte: PMI)

Câmara aprova Plano Diretor em segunda e última votação

Ilhabela - Os vereadores ilhéus aprovaram, por unanimidade, em segunda e última votação, o Plano Diretor. Na terça-feira, 03, o presidente Luiz Lobo(sem partido), a vice-presidente Nanci Zanato(PTB) e o Primeiro Secretário Joadir Capucho(PPS), compareceram pessoalmente ao gabinete do prefeito Manoel Marcos para entregar, em mãos, as propostas que nortearão a cidade pelos próximos dez anos. O PD atualizado encontra-se à disposição de todos no site da Casa de Leis, www.camarailhabela.sp.gov.br.
A sessão Ordinária de segunda-feira, 03 foi marcada por discursos inflamados sobre a política da cidade e as eleições. Foram aprovados também, algumas alterações no Regimento Interno da Casa e uma emenda à Lei Orgânica.
Na tribuna, muitos elogios ao candidato Geraldo Alckimin, que, contrariando as pesquisas, conseguiu chegar ao segundo turno. Reflexões sobre a política na cidade e críticas aos eleitores que consentiram o retorno de candidatos envolvidos com escândalos como o “mensalão” e “sanguessugas” também fizeram parte do discurso dos parlamentares.
Moções - A vereadora Nanci Zanato(PTB) apresentou moção verbal de Pesar pelo falecimento da munícipe Maria do Nascimento, caiçara de família tradicional na cidade. Os pares cumpriam um minuto de silêncio em homenagem póstuma.
José Jorge Pereira, Zeca do São Pedro(PTB), apresentou moção de Louvor ao pescador Antônio Rafael, caiçara, mestre canoeiro e artesão, que reformou a canoa “Vencedora”, exposta na Praça da Vila. A homenagem foi aprovada por unanimidade e aclamada pelo vereador Luiz Lobo(sem partido) e entregue à filha do munícipe, Amélia Rafael.
O presidente foi autor da moção de Louvor dedicada aos atletas da equipe de Ilhabela, vencedores da quarta edição da prova Corpore em Campos do Jordão, no último dia 23. Aprovada por todos os pares, a matéria ressalta que a garra e a determinação dos atletas Wilson Gomes, Juracinei Rodrigues, Gilmar da Silva, Evaldo de Jesus, Deissomar Ferreira, Luiz Lobo, Alexandre Mantovani e Valdirene Pereira, aliado ao apoio e o incentivo da comissão técnica formada por Osvaldo Castro e Silva, Jefferson Ferreira Rose e Odete Silva foram decisivos para vencer os obstáculos e conquistar o título. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Prefeito recebe Plano Diretor aprovado

Ilhabela - Na manhã de terça-feira, 03, o presidente da Câmara de Ilhabela, vereador Luiz Lobo, compareceu ao gabinete do prefeito municipal Manoel Marcos de Jesus Ferreira, para realizar a entrega do Plano Diretor, aprovado em segunda e última votação, por unanimidade, na sessão de segunda-feira, 02.
Presentes os vereadores Nanci Zanato (PTB) e Joadir Capucho (PPS); os secretários municipais, de Meio Ambiente, Maria Inez Fazzini Biondi (coordenadora da equipe de elaboração do Plano Diretor); de Governo, Roberto Fazzini; de Administração, Norberto Batista; de Educação, Antonio Cornélio de Moraes Filho e de Obras, João Marques da Costa Neto e, o presidente do CONTUR de Ilhabela, Karel Vanderstapen.
O presidente da Câmara, vereador Luiz Lobo, no uso da palavra elogiou o trabalho elaborado pela coordenadora Maria Inês e a equipe da USP, bem como a participação das entidades de classe que compareceram as quatro audiências públicas realizadas pelo Legislativo para discutir o Plano, ressaltando a importância de que o Plano seja seguido com total responsabilidade, e que se houver mudanças daqui a quatro anos, que sejam para melhorar ainda mais as diretrizes propostas.
Já o prefeito Manoel Marcos agradeceu a todos os vereadores pela aprovação e a especial atenção dedicada ao assunto, que irá direcionar a cidade pelos próximos 10 anos, “temos muita responsabilidade com as futuras gerações”. “Este Plano contempla a preservação do Meio Ambiente, o Eco turismo, como geração de renda e emprego e limita o uso da ocupação do solo preservando o verde de nossas matas”. Na oportunidade, o prefeito cobrou do Legislativo a aprovação do Código de Posturas, antes do recesso parlamentar, para que possa ser aplicado na próxima temporada.
“Ilhabela elaborou seu Plano Diretor num processo pioneiro de participação popular entre as cidades brasileiras, entregando hoje à cidade, um instrumento de Lei que contempla os anseios de toda a sociedade”, avaliou a secretária e coordenadora Maria Inez.
A cidade apresenta em sua história leis e ações de suma importância para garantir e perpetuar a preservação atual, que garantiu o título de campeã de preservação da Mata Atlântica. Nesse contexto, o prefeito finalizou seu discurso ressaltando as “felizes coincidências”. “Há vinte e seis anos, meu pai sancionou a lei 98/80, que regulamenta o uso e ocupação do nosso solo. Hoje eu sanciono o Plano Diretor, não menos importante. A Ilhabela de hoje é bem diferente daquela em que passei a minha infância, mas acredito que ela pode voltar a ser o que era, pois estamos trabalhando para isso”.
Os artigos do Plano Diretor de Ilhabela estão à disposição nos sites da Prefeitura (www.ilhabela.sp.gov.br) e da Câmara (www.camarailhabela.sp.gov.br). (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Urbanização do Aterro: iniciada pavimentação da pista de caminhada

São Sebastião - Teve início no último final de semana a pavimentação da pista de caminhada que faz parte da obra de urbanização do aterro da Rua da Praia.
Na segunda-feira, dia 2, funcionários da empreiteira contratada pela Prefeitura de São Sebastião trabalhavam na colocação do piso in-tertravado, no trecho que abrange boa parte dos 70 mil m² de área.
Além da pista de caminhada e ciclovia, a urbanização inclui nesta primeira fase: quadra poliesportiva, quadra de tênis, campo de beach soccer, estacionamento, playground, pista de skate oficial, praça de eventos, sanitários, revitalização do córrego do Outeiro, espaço para eventos itinerantes e salas de informações turísticas.
A previsão é que até o dia 30 de novembro a 1ª fase da Urbanização do Aterro esteja concluída. O investimento inicial da Urbanização do Aterro chega a R$ 4 milhões. Na a 2ª fase, após a temporada, estão previstos: fonte interativa, lago de água do mar, arena para pequenos shows, píer de atracação de barcos, quiosques, área de exploração arqueológica, praça e um grande deck até a Praia dos Boneteiros (Prainha do Tebar), num investimento de R$ 7,5 milhões. (Fonte: Imprensa Livre)

Daniel Galani teve candidatura impugnada na véspera da eleição

São Sebastião - O candidato a deputado estadual Daniel Galani, do PRTB (foto), teve a candidatura impugnada pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) na véspera da eleição, por não ter apresentado a certidão negativa criminal do Fórum Regional.
De acordo com o presidente do PRTB, o advogado Felipe Zangado, não foi possível ter acesso à certidão, no prazo de 72h00, conforme determinado pelo TRE, por não existir o Fórum Regional.
“Nós não temos um Fórum Regional. Cada cidade do Litoral Norte e Vale do Paraíba tem sua comarca. Eu achei estranha a solicitação. Na minha opinião, o TRE estava buscando pelo em ovo para impugnar diversas candidaturas de partidos nanicos, como o PRTB”, afirmou.
O presidente do partido explicou que foi até o fórum de São José dos Campos em busca da certidão negativa, mas foi informado de que o documento somente estaria disponível no prazo de 5 dias.
“Para obedecer o prazo determinado pelo TRE, nós apresentado o protocolo do pedido da certidão, mas a candidatura ainda assim foi indeferida. A partir daí, entramos com um recurso na Justiça, que ainda está em trâmite”, explica.
Por causa do inde-ferimento da candidatura, quem tentou acessar o site para verificar o número de votos que o candidato Daniel Galani obteve na eleição, verificou que o placar geral estava zerado.
No entanto, o candidato afirma que, após contar os votos obtidos nas urnas das cidades de São Sebastião e Ilhabela, chegou ao número de 1037 votos. “Nós contamos os votos pelas filipetas disponíveis no Cartório Eleitoral. Em São Sebastião obtive 1006 votos e em Ilhabela 31 votos”, afirmou.
Galani acredita que o indeferimento da sua candidatura a deputado estadual, na véspera da eleição, não refletiu no desempenho que obteve nas urnas. “Eu acho que não atrapalhou a votação, mas muita gente ficou confusa com o resultado quando foi consultar no site, onde não aparece nenhum voto”, disse.
O candidato diz que ficou satisfeito com o resultado da eleição. “Por ser jovem, não ter estrutura e nem dinheiro para a campanha, eu fiquei contente com o resultado. Foi uma semente plantada para o futuro. A população mostrou que deseja renovar”, disse. (Fonte: Imprensa Livre)

Secretaria da Fazenda prorroga prazo do Refim II

São Sebastião - A Secretaria da Fazenda de São Sebastião prorrogou o prazo para os contribuintes sebas-tianenses ficarem em dia com a Administração Municipal.
O Programa de Recuperação Fiscal Municipal (Refim II) foi adiado até 30 de novembro.
O Refim foi elaborado pela Secretaria da Fazenda e visa a regularização dos créditos tributários ou não tributários do município, além da consolidação dos débitos existentes em nome da pessoa jurídica ou física constituídos ou não em dívida ativa e inclusive os decorrentes de falta de recolhimento de valores retidos.
O Refim é uma forma do contribuinte parcelar suas dívidas com a administração e pode ser efetuado em até 100 vezes. Os pagamentos à vista terão redução de 80% do valor dos juros e multas. O programa também permite que se juntem todos os débitos como taxas e multas em um só financiamento.
A diretora do Departamento de Receitas da Sefaz, Márcia Avramides, ressalta que o Refim II alcança débitos com vencimento até 31 de dezembro de 2005, dessa forma beneficia também os requerentes do Refim I.
Os interessados podem requerer o benefício até o último dia útil do mês de novembro.
Confira as formas de pagamento
Pagamento à vista: redução de 80% do valor de juros e multa
Parcelamento em até 10 vezes: redução de 50% do valor de juros e multa
Parcelamento de 11 até 20 vezes: redução de 40% de juros e multa
Parcelamento de 21 até 30 vezes: redução de até 30% do valor de juros e multa
Parcelamento de 31 até 40 vezes: redução de até 20% do valor de juros e multa
Parcelamento de 41 até 50 vezes: redução de 10% do valor de juros e multa
Parcelamento de 51 até 100 vezes: sem redução de juros e multa
(Fonte: Imprensa Livre)

Petrobras pede documentos para retirada de moradores do Itatinga

São Sebastião - Técnicos da Petrobras e moradores do bairro do Itatinga, residente na área com subsolo contaminado por derivado de petróleo, reuniram-se mais uma vez na tarde da última segunda-feira. Na oportunidade foram entregues os resultados dos primeiros exames laboratoriais a que os moradores foram submetidos. No encontro ficou definido que até o próximo dia 19 os moradores que não constituíram advogados e estão na chamada “área vermelha”, de nove imóveis entre a avenida Itatinga e a rua Tancredo Neves, entregarão documentações pessoais e de suas casas à empresa, já visando a remoção das famílias que será providenciada pela Petrobras.
A assessoria de Imprensa da estatal informou que a realização dos exames médicos nos moradores ainda vai continuar. De toda forma, afirma que os resultados até agora conhecidos, não indicam que as famílias estão expostas à riscos graves de saúde.
Independente disso, a estatal pretende remover as nove famílias da área onde há maior concentração de material poluente o mais rapidamente possível. A assessoria informou que não há uma data definida para essa retirada, após a entrega dos documentos por parte dos moradores.
Quando não houver mais famílias na chamada área vermelha, uma empresa contratada pela Petrobras vai fazer o trabalho de retirada do material poluente do subsolo. Para evitar prejuízos materiais para as famílias, paralelamente será desenvolvido um trabalho de perícia dos imóveis, onde será relatado exatamente como é cada imóvel e as dimensões do terreno e da área construída.
A assessoria de imprensa da Petrobras informou também que o destino das famílias será avaliado “caso a caso”. Isso porque, segundo a empresa, há famílias que desejam ficar morando provisoriamente no mesmo bairro e outras que não se importam de ser transferidas para locais mais distantes do Itatinga.
Nas conversas com os moradores também será acertada a melhor forma de acomodação das famílias, enquanto durarem os trabalhos de remoção do passivo ambiental no bairro. Duas opções são as mais cogitadas: a Petrobras pagará o aluguel de um imóvel pelo tempo necessário para a retirada do “óleo degradado” das propriedades ou repassará para cada família uma quantia em dinheiro suficiente para ela alugar uma casa enquanto o serviço é executado em seu imóvel.
Os entendimentos estão mais avançados entre a Petrobras e as famílias que optaram pelo escritório de advocacia para representá-los. “Tivemos ontem (segunda-feira) uma reunião com os advogados da empresa e já entregamos toda a documentação dos nossos clientes. Está tudo ocorrendo dentro do que planejamos e, agora, aguardamos as próximas ações da Petrobras. No momento exato, vamos providenciar os autos de constatação e de avaliação dos imóveis para garantir todos os direitos das famílias que nos confiaram seus interesses”, afirmou o advogado Samir Toledo da Silva. (Fonte: Imprensa Livre)

Sutaco abre inscrição para exposição de enfeites natalinos

São Sebastião - O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de São Sebastião, por meio da Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades), abre na segunda-feira, dia 9, as inscrições para a Exposição de Mesa e Enfeites Natalinos. O evento acontece no mês de novembro nas Costas Norte e Sul.
O objetivo é realizar uma exposição feita de maneira artesanal e manual com a utilização de matéria-prima rica na região como bambu, taboa, conchas, palhas, entre outras. De acordo com a Sutaco, só poderão participar da exposição artesãos do município regularmente cadastrados.
Os interessados podem se inscrever no balcão da Sutaco, nos dias 9 e 10 de outubro, no PAT central, e nos dias 11,18, 19 e 20, nos PATs central e da Costa Sul (Boiçucanga), na Subprefeitura da Costa Norte e na Secretaria de Cultura e Turismo.
(Fonte: Imprensa Livre)

Polícia Ambiental prende palmiteiros na Costa Sul

São Sebastião - Na última segunda-feira, durante patrulha-mento de rotina, a Polícia Ambiental localizou uma fabriqueta de palmito, deteve dois homens e apreendeu 66 vidros de palmito já beneficiado. A ocorrência foi registrada no Bairro de Toque-Toque Grande.
O acampamento dos palmiteiros estava situado a aproximadamente 100 metros da Rodovia SP-55. Durante a vistoria ficou constatada a extração e beneficiamento de palmitos juçara, extraídos ilegalmente do interior do PESM - Parque Estadual da Serra do Mar. O palmito é considerado uma espécie-chave na Mata Atlântica, pois dele depende a sobrevivência de uma grande quantidade de animais.
Após realizar buscas na área do acampamento que estava vazio, a patrulha encontrou um barraco situado a margem da SP-55, local conhecido como Sítio das Bananeiras, e deteve dois homens em flagrante delito - C.S.C., de 35 anos, de Cubatão; e J.L.S., de 31 anos, natural de São Paulo.
Eles foram acusados de causar danos ao Parque, por meio da extração de espécie da flora nativa, a palmeiras juçara. No barraco onde os acusados foram presos, a polícia encontrou doze caixas contendo vidros vazios para a conserva de palmito e uma caixa de palmitos em conserva. No acampamento foram encontrados um tambor de metal, um fogareiro, um botijão de gás, 164 unidades de tampas plásticas, dois pacotes de ácido cítrico, três pacotes de sal, além de 66 vidros de palmito já industrializado.
Após pesquisa criminal, em que J.L.S. apresentava passagem por furto, os dois homens detidos foram conduzidos à delegacia de polícia, onde o delegado plantonista do 1ºDP não ratificou a prisão efetuada pelos Policiais Ambientais, apenas lavrou um Boletim de Ocorrência para averiguação de crime ambiental, liberando os detidos.
Já a Polícia Ambiental lavrou dois autos de infração ambiental contra os infratores, sendo um no valor de R$ 628,50, pela guarda de produto da flora beneficiado sem licença ambiental; e outro por danos a Unidade de Conservação, o qual terá sua valoração estipulada pela administração do PESM, após elaboração de Laudo de Danos.
Participaram da ocorrência o Sargento Henrique e os soldados Moretti, Santos e Márcio.
 (Fonte: Imprensa Livre)

Grupo vai refazer exame no Itatinga

São Sebastião - Quinze dos 36 moradores do bairro do Itatinga, em São Sebastião, terão que fazer novos exames de urina para verificar se foram contaminados com benzeno ou xileno --substâncias químicas presentes no óleo degradado encontrado no subsolo das residências.
A informação foi passada na noite de anteontem pela médica da Petrobras, Cyntia Belido, às famílias que participaram da reunião no Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), que contou com a presença de representantes da empresa e da prefeitura.
Os moradores do Itatinga convivem há anos com óleo degradado depositado no bairro, possivelmente, por empreiteiras da Petrobras. Em julho deste ano, após denúncias de surgimento de manchas de óleo nas casas, a empresa deu início a uma investigação biológica.
PREJUÍZOS - Segundo a diretora da Vigilância de Saúde de São Sebastião, Márcia Saaedra, a realização de novos exames se faz necessária porque fatores externos prejudicaram as análises iniciais.
"Pode ter ocorrido diluição da urina no manuseio das amostras ou até mesmo durante o transporte delas", disse Márcia. A Petrobras também apresentou as mesmas justificativas.
Segundo Márcia, os exames encaminhados para a Itália serão mais conclusivos quanto a possibilidade, ou não, do benzeno ou xileno serem encontrados no organismo dos moradores, que vivem na 'área vermelha' --local de maior incidência do óleo degradado.
Ela adiantou que os moradores passarão por novos exames, entre eles, de urina, de sangue e raio-x do torax. Os exames serão feitos antes dos moradores deixarem o bairro.
REMOÇÃO - A Petrobras informou ontem que no dia 19 deverá ser definida a remoção das nove famílias que vivem na 'área vermelha'.
Após a saída dos moradores, técnicos da Petrobras, e da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) vão avaliar a dimensão do óleo, antes de fazer a sua retirada do subsolo. Será pesquisada uma área de 615 metros quadrados.
A Petrobras informou que se houvesse risco à saúde dos moradores todos já teriam sido removidos do local. A prefeitura informou que a remoção dos moradores deve ocorrer dentro de 30 dias.
Meus dois netos e um filho terão que recolher novas amostras de urina. O ideal é que o exame seja entregue num consultório e que um médico nos explique o que foi constatado
De Marta Matos, moradora do Itatinga
Temo os riscos oferecidos à saúde, mas somente deixarei a casa, com a garantia de que a Petrobras se responsabilize por possíveis danos à minha casa durante as pesquisas
De Vitor Vilela, morador do Itatinga
(Fonte: ValeParaibano)

Comerciante espera liberação de ponte na praia de Cambury
Acesso fechado está prejudicando o turismo na costa sul de São Sebastião

São Sebastião - Os comerciantes da praia de Cambury, na costa sul de São Sebastião, reclamam da interdição da ponte que liga os bairros de Camburizinho e Cambury. A praia reúne restaurantes especializados em alta gastronomia e um grande número de pousadas.
Por conta da interdição, foi construída uma pequena ponte de madeira por onde passam apenas pedestres, bicicletas e, apesar de proibido, motos.
Por causa disso alguns comerciantes da região já viram seu movimento diminuir em mais de 60% e temem que a obra não fique pronta antes da chegada do verão, o que representaria um prejuízo financeiro ainda maior.
"Quem chega em Cambury e vê o acesso interditado vai procurar outra praia", afirmou a comerciante Corrin Wilkinson.
No feriado prolongado de 7 de setembro, os comerciantes do bairro tiveram uma demonstração do que poderá ocorrer caso a ponte de concreto não fique pronta antes da temporada de verão.
"Nenhum turista atravessou a ponte de madeira durante a noite, por causa da falta de segurança, e os comerciantes foram prejudicados", disse Corrin.
A situação no 7 de Setembro ficou ainda mais complicada por causa de uma ressaca, que atingiu a ponte de madeira. Os pedestres que arriscaram passar pelo local ficaram com os pés molhados e tiveram que se equilibrar para não cair no rio.
OUTRO LADO - A Prefeitura de São Sebastião informou que a obra da nova ponte de Cambury está em andamento, na fase estrutural, e deve ser finalizada na primeira quinzena de dezembro.
As estacas da cabeceira já foram colocadas e as vigas de concreto também estão prontas, mas é preciso aguardar 30 dias para secar antes que sejam instaladas.
A prefeitura informou ainda que a passagem de motociclistas pela passarela é proibida. Os infratores podem ser multados.
A nova ponte, que vai custar aos cofres públicos R$ 970 mil, terá 24 metros de comprimento por 9,60 metros de largura e atende uma antiga reivindicação da comunidade.
A estrutura faz parte de um pacote de obras de R$ 11 milhões, lançado em março desse ano. (Fonte: ValeParaibano)

Bairro tem falta de segurança

São Sebastião - A interdição do acesso entre os bairros Cambury e Camburizinho representa apenas uma parte dos problemas que é enfrentado pelos comerciantes do bairros.
Com a dificuldade de acesso ao bairro, aumentou a sensação de insegurança entre os moradores.
Alguns comerciantes chegam a gastar 15% do seu orçamento para garantir a segurança de seus clientes. Para os proprietários das pousadas o prejuízo com os assaltos e roubos é ainda maior.
"Se um turista é roubado na pousada temos que assumir o prejuízo, além disso, é certeza que vamos perder o cliente", afirma M.C, que prefere não se identificar. (Fonte: ValeParaibano)

Trânsito intenso preocupa

São Sebastião - Os comerciantes também demonstram preocupação com o possível aumento do fluxo de veículos após a finalização da ponte de concreto. Eles temem o surgimento de buracos e aumento da poeira. A ponte antiga era de madeira, o que impedia o acesso de veículos grandes.
Os comerciantes afirmam que existe um projeto na Prefeitura para que a Estrada de Cambury, principal via do bairro, seja pavimentada por meio do Plano Comunitário de Melhorias, onde a comunidade paga parte da obra.
A Prefeitura informou que o serviço de pavimentação vai priorizar em todos os bairros as ruas de acesso a escolas e corredores de ônibus. (Fonte: ValeParaibano)

Câmara recebe oficina de Plano Diretor

São Sebastião - Com o objetivo de auxiliar vereadores, diretores e técnicos do Poder Público na elaboração e aprovação do Plano Diretor, o Ministério das Cidades e a FRENAVRU – Frente Nacional dos Vereadores pela Reforma Urbana – promovem, em parceria com a Câmara de São Sebastião, uma oficina de capacitação.
O evento acontece nos dias 5 e 6 de outubro, a partir das 9hs no plenário da Câmara, e deve receber cerca de 50 participantes do Litoral Norte e outras regiões.
Serão abordados temas que envolvem o papel dos vereadores, relação com o Executivo e tramitação na Câmara, por meio de debates e dinâmicas de grupo.
A iniciativa reforça a campanha que o Ministério das Cidades vem efetuando juntos aos municípios, conforme explica o coordenador da FRENAVRU, Marco Antonio Alves.
“Iremos fornecer subsídios para que o Legislativo possa avaliar e aprovar leis de planos diretores participativos de maneira criteriosa”, declara Alves. Ele informa que no mês passado a oficina foi realizada em Americana. Além de São Sebastião, está prevista a realização da oficina nas cidades de Bauru e São Paulo.
Outubro é o prazo final para os municípios com mais de 20 mil habitantes viabilizarem o Plano Diretor. Somente no estado de São Paulo, 251 cidades devem passar por este processo que define as diretrizes a serem observadas para o desenvolvimento do município.
 (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Entrega de panfletos e teatro marcam Semana Municipal da Amamentação em São Sebastião

São Sebastião - A distribuição de panfletos informativos durante as visitas domiciliares dos agentes de saúde e nos 21 postos do Programa Saúde da Família (PSF’s) do município para mães de bebês com até seis meses de idade marcam nesta terça-feira (3/10) as comemorações da 10ª edição da Semana Municipal da Amamentação realizada pela Secretaria de Saúde de São Sebastião, por meio do Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama).
No PSF da Enseada, o terapeuta ocupacional Isaac Elias Filho falou sobre a importância do Aleitamento Materno e a Terapia Ocupacional”.
Nesta quarta-feira (4/10), a assistente social Maria Pinheiro faz a palestra “Campanha seis meses é melhor em 2006”, no Ciama, às 14 horas, onde fala sobre os benefícios sociais trabalhistas e legais garantidos na legislação da amamentação.
Ainda no local serão sorteados dois enxovais e a realização de uma cozinha alternativa pela Pastoral da Criança.
A semana tem programação intensa a partir de quinta-feira (5/10) com três eventos realizados a partir das 9h. No Colégio Mestre, no bairro de São Francisco, será apresentado um teatro de fantoches para as turmas de 1ª a 4ª séries que abordará o tema “A importância do Aleitamento Materno”. Também haverá uma amamentação ao vivo para a conscientização das crianças. Às 10h, haverá apresentação dos trabalhos dos alunos de 5ª a 8ª séries sobre “O impacto ecológico da alimentação por mamadeira” e apresentação de vídeo sobre alimentação saudável.
Na Topolândia haverá palestras com professores, apresentação do filme “Elo do Amor”, trabalho sobre o tema da amamentação com a informática, elaboração de redações pessoais e atividades com as bonecas que amamentam. Na Creche Diva Bernadino, na Costa Norte, haverá coleta de vidros de maionese e atividades com as bonecas que amamentam.
No período da tarde, a partir das 14h, acontece uma palestra sobre “Amamentação e Saúde Bucal”.
Para fechar a programação, na sexta-feira (6/10), às 8h, será feita panfletagem nos mercados da cidade e vendidas camisetas e bonecas que amamentam. Às 9h, na maternidade do Hospital das Clínicas de São Sebastião, haverá apresentação de vídeo, palestra, exposição de fotos e distribuição de rosas. Na sede do Ciama, no mesmo horário, acontece uma oficina de ioga para as gestantes.
Todos os eventos são abertos para a comunidade. Mais informações no telefone do Ciama (012) 3892.5381. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Abelhas matam égua a ferroadas em Ubatuba

Ubatuba - A Defesa Civil de Ubatuba foi acionada quarta-feira passada, 27, pelos moradores do bairro do Itaguá, onde aconteceu um ataque de abelhas a uma égua que veio ao óbito.
De acordo com Silvério, um dos moradores do Itaguá, ele estava fazendo a limpeza de um terreno na rua Antônio Afanásio (local do incidente) sem perceber a colméia. Acidentalmente Silvério puxou um cipó que estava próximo à colméia, que esbarrou na casa das abelhas.
“Foi tudo muito rápido, depois que esbarrei nelas elas vieram para cima de mim e eu corri. Durante minha fuga passei perto de uma égua que estava amarrada pastando, então as abelhas desviaram de mim e atacaram o pobre animal”, conta o morador.
Os funcionários da Defesa Civil, José Carlos e Donizete, que atenderam a ocorrência, ao chegarem ao local chamaram o veterinário Max, que imediatamente compareceu e tentou de tudo para salvar a égua, que não resistiu às ferroadas e faleceu.
“Enquanto a égua estava sendo atacada, um dos populares conseguiu desamarrá-la, porém o enxame era grande e a égua de três anos não resistiu”, contou Silvério, que foi levado ao Posto de Saúde local e passa bem. (Fonte: Imprensa Livre)

Eduardo Agni faz show e oficinas na Fundart

Ubatuba - O violonista e compositor Eduardo Agni, considerado uma das grandes revelações das seis cordas no país, apresenta seu mais recente trabalho, Presságios, no próximo dia 12, quinta, às 21 horas, no Casarão da Fundart. Eduardo Agni virá acompanhado de músicos estrangeiros de primeira linha, como o percussionista Evan Fraser (EUA), o baixista Denis Belik (USA) e a flautista Andréa Lieberher (Suíça). No dia anterior, Eduardo e seus três músicos ministrarão oficinas instrumentais para músicos locais, gratuitamente. A promoção é do Grupo Setorial de Música da Fundart e da Prefeitura Municipal de Ubatuba
O artista e sua obra - Paulista, 34 anos, Agni tornou-se conhecido por utilizar técnica semelhante à do guitarrista americano Stanley Jordan, ou seja, em vez de tocar o violão da maneira convencional, percute as cordas na região do braço do instrumento, utilizando os dedos das duas mãos, simultaneamente. Seu trabalho como compositor é influenciado pelo jazz europeu e pelo músico Egberto Gismonti. Com três discos lançados, ele explica que suas composições seguem a mesma estrutura do jazz, apesar de não haver uma influência direta desse estilo. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
As oficinas
Dia 11 – quarta - 18h - Técnicas alternativas de violão c/ Eduardo Agni
Dia 11 – quarta - 20h - Percussão étnica c/ Evan Fraser (EUA)
Dia 12 – quinta – 10h - Baixo Vertical c/ Dennis Belick
Dia 12 – quinta – 10h – Flauta transversal c/ Andréa Lieberher (Suíça)
(Fonte: PMU)

SABATA convida a população da cidade para a Festa da Padroeira do Taquaral.

Ubatuba - Representantes da Associação dos Moradores do Bairro do Taquaral convidam toda a população da cidade para a tradicional festa da Padroeira do Taquaral, Nossa Senhora do Rosário, no dia 07 de outubro. De acordo com a programação, uma procissão deverá sair às 18:00h, do Conjunto CDHU em direção à Capela Nossa Senhora do Rosário, onde será celebrada a missa. Em seguida, os convidados poderão participar da festa, com várias barracas de cachorro quente e de comidas típicas da região.
(Fonte: adpc.ubatuba@bol.com.br)

V FESTA ITALIANA DA APAE DE UBATUBA
Jantar dançante beneficente, em prol da construção da nova sede.

Ubatuba - Mais uma vez o grande sucesso da tradicional FESTA ITALIANA se repete, pois restam apenas algumas mesas para completar o salão. Os interessados em comparecer devem procurar a APAE o mais rápido possível para garantir suas mesas.
A V Festa Italiana acontecerá dia 19 de outubro, no Ubatuba Iate Clube, a partir das 21:00 horas e trará novidades para abrilhantar ainda mais o evento. O responsável pela cozinha será o conceituado Chef Luiz e a animação musical a cargo do Grupo Domus, apresentando estilo musical variado.
Traje social.
A arrecadação deste evento será revertida para a construção da nova sede da APAE.
APAE DE UBATUBA – 3832 5351 – 3833 1809
(Fonte: apaeuba@iconet.com.br)

 




Semana de 29/09 à 05/10

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"CLICK"
Ás 19:20 e 21:10hs

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Casa Monstro "
Ás 15:30 e 17:10hs

"Xeque Mate"
Ás 19:00 e 21:00hs

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Fiapos de memória

Na minha infância de caiçara
A refeição malemá enchia
O prato de porcelana
Com paisagens de ignotos portos
Com navios a vapor
A soltar fiapos de fumos
Pelas chaminés
Enquanto a sopa esfriava
Eu, distraído, navegava.
 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Eleições
Muito importante a eleição do Sr. Antonio Carlos Silva, quando prefeito de Caraguá deu uma alavancada no município, ao contrário daqui de S.Sebastião que andamos para traz com Paulo Julião.
Certamente a região terá alguém para olhar pelo o litoral norte.
Quem sabe Clodovil dá uma forcinha, as vezes sai ajuda de onde se menos espera.

Francisco Marsiglia
Praia de Boissucanga - São Sebastião

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Litoral Sul ©Sueli Lopes das Neves

Litoral Sul
©Sueli Lopes das Neves

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor