Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 06 de Outubro de 2006 - Nº 1621 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Comitê de Bacias participa de seminário sobre gestão participativa
Atleta UNIMÓDULO é campeão em Juqueí
Colégio Módulo convida para a 3ª Feira do Saber

Caraguatatuba
PM prende rapazes com droga perto de escola
Santa Casa mantém cirurgias suspensas
Caraguá sedia o Caloi Adventure Camp 2006
Caraguá promove 28ª Exposição de Orquídeas
Câmara contrata Consultor Técnico para o Plano Diretor
Câmara discute Plano Diretor em Audiência Pública
Funcionários Públicos de Caraguá ganham restaurante

Ilhabela
Mais um caixa Itaú
Câmara de Ilhabela recebe Projeto de Lei que determina o Orçamento do Município para 2007
Prefeito Manoel Marcos, entregou à Câmara Municipal, o orçamento Fiscal de Ilhabela para 2007

São Sebastião
Municípios da Abramt vão se reunir em Coruripe
Prefeitura entrega série de obras no fim de outubro


Ubatuba
AGITO SÓ PARA MAIORES A FESTA
Homem é assassinado a facadas em Ubatuba
Secretaria de Turismo discute com associações de bairro ações realizadas pela Prefeitura
Prefeitura inicia transporte de animais para novo canil
Santa Casa agradece doações de agosto
Pescadores de Ubatuba participam de curso de manipulação de pescados
Dirigente Regional de Ensino elogia qualidade da merenda de Ubatuba
Fluminense avalia jogadores em Ubatuba
Sala Verde promove Educação Ambiental no Sertão da Quina
Lar Vicentino de Ubatuba recebe doação de fraldas geriátricas
V FESTA ITALIANA DA APAE DE UBATUBA

Seções
Artigo
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Comitê de Bacias participa de seminário sobre gestão participativa

Litoral Norte - O Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul participará na próxima sexta-feira, dia 6, de um seminário sobre o projeto de planejamento para gestão participativa do uso dos recursos naturais da microbacia do Ribeirão dos Macacos. A microbacia, que integra a bacia hidrográfica do Paraíba do Sul, é fonte de estudos do Instituto Oikos, entidade organizadora do evento.
O encontro terá inicio às 9 horas, com palestras ministradas por representantes do Instituto Oikos e pelo engenheiro agrônomo Jovino Ferreira, da CATI -Coordenadoria de Assistência Técnica Integral -, de Guaratinguetá.
De acordo com o biólogo Marcelo Rideg, da Oikos, o objetivo da reunião é elaborar um plano, no qual envolva produtores rurais, poder público e empresas, em torno da gestão participativa dos recursos naturais presentes na microbacia.
Após as palestras, haverá também a apresentação do Programa de Educação Ambiental dos alunos da 8ª série da Escola EMEF João Renaudin de Ranville, de Lorena.
Além do secretário executivo do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul, geólogo Edílson de Paula Andrade, as prefeituras de Guaratinguetá e Lorena e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente também estarão presentes no evento.
Já na segunda-feira, dia 9, a partir das 14 horas, o CBH-PS promove uma audiência pública no auditório do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté. A meta é reunir, além dos membros das câmaras técnicas, todos os setores da sociedade para esclarecer dúvidas e elaborar uma proposta final em relação à cobrança pelo uso das águas do rio Paraíba do Sul, de domínio estadual. O documento deverá ser apresentado ao plenário do comitê, no próximo dia 18, em Guaratinguetá.
Para entidades que tiverem interesse em participar do seminário da OIKOS, o evento ocorre no Auditório da Cooperativa de Laticínios de Lorena e Piquete - Rua da Usina, 101, Centro, Lorena/SP, no dia 6, sexta-feira. É necessário o contato prévio pelo telefone (12) 3152.2023.
A reunião do CBH-PS será no auditório do Departamento de Comunicação Social, localizado na Rua do Colégio, nº 334, no Conselho. Mais detalhes sobre o evento podem ser obtidos com Edílson, pelos telefones (12) 3632-0100 e 3632-9133, ramal 8262. Para mais informações sobre o comitê, acesse www.comiteps.sp.gov.br(Fonte: UNITAU)

Atleta UNIMÓDULO é campeão em Juqueí
O 2º Endurace foi promovido pela Prefeitura de São Sebastião e contou com a participação de 22 equipes do Litoral Norte e Sul

Litoral Norte - O atleta do Programa Bolsa-Esporte UNIMÓDULO, Deissomar Ferreira Santos, em dupla com Edvaldo de Jesus, foi campeão do 2º Endurace, que aconteceu em Juqueí, no dia 30 de setembro.
O 2º Endurace foi promovido pela Prefeitura de São Sebastião e contou com a participação de 22 equipes do Litoral Norte e Sul Paulista. A dupla de Ilhabela venceu na categoria principal e ainda ficou com a terceira melhor posição na classificação geral.
A prova de dupla teve como percurso 15 km de corrida com grandes desafios, como matas fechadas, rios, morros. “Foi uma prova bastante difícil, os últimos 4 quilômetros exigiram muito sacrifício dos atletas, mas valeu a pena, pela integração com os atletas e pela oportunidade de realizar um bom treino para as próximas corridas”, disse Deissomar Ferreira Santos.
 (Fonte: Módulo)

Colégio Módulo convida para a 3ª Feira do Saber
Da sala maluca a de Soro Tipagem, a Feira do Saber mantém a tradição de levar ao público o que os estudantes estão desenvolvendo nas diversas áreas do conhecimento humano e ainda dos inúmeros parceiros do evento, já tradicional em Caraguá.

Litoral Norte - O Colégio Anglo Módulo convida a todos para a 3ª Feira do Saber, este ano com o tema “Convivendo com as Diferenças”, realizada no dia 11 de outubro. Será mais uma oportunidade imperdível de integração entre os alunos, com experiências, demonstrações, palestras, vídeos e até um Planetário. Diversos trabalhos abordarão o tema Diferenças, como por exemplo, o Raio X da Igualdade, o Choque das Diferenças e a participação especial da APAE e ACALENTO. A expectativa dos organizadores é de que cerca de 2 mil pessoas visitem o evento neste dia.
O evento divulga projetos de todos os alunos da instituição e de outras escolas que este ano se inscreveram. A sede da instituição será totalmente ocupada por trabalhos de diversas áreas. Da sala maluca à de Soro Tipagem, além de hidroelétrica, evolução animal, literatura, reciclagem, possíveis formas de vida em outros planetas, espécies ameaçadas da Mata Atlântica, exames biomédicos, rádio novela, esportes, bio marinha e muitas outras curiosidades.
Na Feira do Saber, estudantes e parceiros apresentam seus projetos, entre eles o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e Polícia Ambiental, Procon, Ditran, Correios, Laboratório Eras, associação de canoagem e de surf, Grupo Gama e muitas outras entidades como a ACCC, o GAC-Albatroz e outras Ongs.
Os esportes radicais devem chamar a atenção com o simulador de vôo e a exposição de asa-deltas, ultraleves e até o projeto Voar para Todos, do instrutor José Mário, que trabalha atualmente para proporcionar o vôo livre para portadores deficientes.
De acordo com a coordenadora do evento, Marizabel Guilhermina Francesca, a Feira do Saber quer despertar o interesse pelas diversas áreas do conhecimento e gerar a integração entre escola e comunidade. “Utilizamos o tema Diferenças porque achamos importante despertar para o respeito às diferenças e para a integração do ser humano”, ressaltou.  (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

PM prende rapazes com droga perto de escola

Caraguatatuba - A Polícia Militar de Caraguatatuba prendeu anteontem B.R.T.S., conhecido como 'Bugre', 20 anos, e E.R.D.C., o 'Pena', 29 anos, quando vendiam drogas nas proximidades da escola professor Jorge Passos, no bairro do Jaraguazinho.
A dupla foi denunciada à polícia por moradores do bairro. Quando os policiais se aproximavam do colégio, a dupla tentou fugir, mas acabou detida. A prisão ocorreu às 18h30, quando a maioria dos estudantes chegava a escola.
Com 'bugre' a PM encontrou 15 papelotes de crack e uma porção de maconha. 'Pena' tinha no bolso da calça 12 papelotes de crack. Eles foram indiciados por tráfico de drogas pelo delegado Marcelo Abreu Magalhães.
BANHEIRO - Outra apreensão de drogas foi feita pela PM, também a partir de uma denúncia anônima, na praça Diogenes Ribeiro de Lima, no centro da cidade, às 23h40 de ontem. Na ação, foi preso o carpinteiro F.J.S, 34 anos, com crack.
Segundo a PM, moradores da praça suspeitavam que o carpinteiro vinha traficando no local. A PM informou que F.J.S. guardava a droga numa mochila que ficava escondia no banheiro público da praça.
Na casa do acusado, no bairro do Olaria, a PM apreendeu 26 papelotes de cocaína e uma folha que registrava a movimentação da venda da droga na cidade.
O carpinteiro foi indiciado por tráfico de drogas e permanece detido na cadeia da cidade até ser transferido para um CDP (Centro de Detenção Provisória). (Fonte: ValeParaibano)

Santa Casa mantém cirurgias suspensas
Médicos de Caraguá param de realizar operações eletivas para pressionar prefeitura a reajustar salários

Caraguatatuba - Os médicos da Santa Casa de Caraguatatuba mantiveram ontem suspensas as cirurgias eletivas (agendadas previamente), que deixaram de ser realizadas no hospital desde quarta-feira.
O corpo clínico do hospital decidiu parar de fazer as operações porque a prefeitura se recusa em equiparar os salários dos médicos da Santa Casa com os profissionais da rede municipal de saúde.
Desde as suspensão, 5 cirurgias foram suspensas. Com a medida, apenas o atendimento no Pronto-Socorro e de cirurgias de urgência e emergência são realizadas. Por mês, em média, são feitas 60 cirurgias eletivas.
O diretor clínico da Santa Casa de Caraguá, Henrique Leoni, disse que, desde o início de setembro, o corpo clínico vem reivindicando a equiparação salarial, mas a prefeitura não tem se manifestado.
"Encaminhamos um ofício à prefeitura comunicando que as cirurgias seriam suspensas até que chegassemos a um acordo", disse. O corpo clínico do hospital é formado por 60 médicos.
Leoni afirmou que os médicos da Santa Casa, remunerados pela prefeitura, recebem R$ 3.000 --metade do valor dos salários dos médicos da rede municipal, além de não terem direito ao 13º salário e as férias anuais. ORIENTAÇÃO - A Prefeitura de Caraguá passou a orientar os pacientes que tiveram suas cirurgias canceladas a registrarem Boletim de Ocorrência na delegacia de polícia.
Segundo a direção da Santa Casa, a realização das cirurgias, que são agendadas pela Secretaria de Saúde de Caraguá, depende da negociação entre o corpo clínico e a prefeitura.
A prefeitura, que suspendeu os agendamentos até que o impasse seja solucionado, encaminhou anteontem à Justiça 'Ação de Obrigação de Fazer', com pedido de liminar contra a Santa Casa, tentando restabelecer a realização das operações.
No entanto, a Justiça negou ontem o pedido de liminar impetrado pela prefeitura que cobrava do hospital o imediato atendimento às operações previamente agendadas.
JUSTIÇA - O juiz Marco Alexandre Ambrogi indeferiu o pedido de liminar, mas solicitou informações da direção da Santa Casa.
A secretária de Assuntos Jurídicos de Caraguá, Eliane Inês, enviou na tarde de ontem novo pedido de liminar à Justiça tentando restabelecer a realização das cirurgias.
Segundo Eliane Inês, um convênio firmado entre a prefeitura e a Santa Casa, prevê a obrigatoriedade das cirurgias. A prefeitura repassa R$ 720 mil mensais para o hospital.
OUTRO LADO - O secretário de Saúde de Caraguá, Olegário Alves os Santos, disse que não existe condições de atender a reivindicação feita pelo corpo clínico da Santa Casa.
Segundo ele, o orçamento atual não permite a prefeitura fazer o reajuste solicitado pelos médicos do corpo clínico. Os 45 médicos da rede municipal recebem cerca de R$ 6.000 por mês.
O corpo clínico vem reivindicando a equiparação salarial, mas a prefeitura não tem se manifestado. Enviamos um ofício à prefeitura comunicando que as cirurgias seriam suspensas até que chegassemos a um acordo
Do diretor clínico da Santa Casa de Caraguá, Henrique Leoni. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá sedia o Caloi Adventure Camp 2006
Em todas as etapas do Caloi Adventure Camp, duas bicicletas são sorteadas para alunos de escolas municipais. Os iniciantes podem participar do Camp, uma “escola” de corrida de aventura, em que ensina técnicas de cada modalidade.

Caraguatatuba - Caraguá vai sediar nos dias 21 e 22 de outubro, a última etapa do circuito Caloi Adventure Camp 2006. O evento será promovido com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Associação Comercial e Empresarial do município.
A prova inclui a disputa de quatro modalidades esportivas: mountain bike, trekking, canoagem e técnicas verticais, vencendo a equipe que passar por todos os postos de controle (PC) no menor tempo. A prova dura em média 6 horas e é considerada “curta”, especialidade do Caloi Adventure Camp.
O formato do Caloi Adventure Camp beneficia não somente os atletas de aventura, mas também pessoas com certo condicionamento físico que optam pela vida saudável e têm vontade de praticar esportes de aventura, mas que nunca o fizeram.
Aproximadamente 500 atletas deverão participar da 4ª etapa, quando mais de 20 equipes ainda brigam pelo título da temporada, que já teve outras três provas disputadas, em Santa Rita, São Pedro e Atibaia.
Já os iniciantes, podem participar do Camp, uma “escola” de corrida de aventura, destinada a pessoas a partir de 17 anos, que se ensina as técnicas de cada modalidade (partes teórica e prática), supervisionadas por instrutores gabaritados.
A Corrida de Aventura acontece no dia seguinte(domingo) e participam dela os atletas que vivenciaram a clínica, os corredores mais experientes e os profissionais que utilizam a prova como treinamento para as competições nacionais e internacionais.
As equipes são sempre formadas por quatro integrantes (com pelo menos uma pessoa do sexo oposto / equipes com integrantes do mesmo sexo podem participar, porém não pontuam) e ao longo de toda a prova há o acompanhamento de equipes de resgate e socorro.
A equipe vencedora do circuito Caloi Adventure Camp 2006 será premiada com quatro bicicletas Caloi Elite 2.7. Já o time que ficar com a segunda posição ganhará quatro bikes Caloi Sport Comfort. A terceira equipe na classificação geral será gratificada com quatro bicicletas Caloi 100 Sport.
Diferente do ano passado – quando a equipe campeã do circuito foi premiada com um carro Volkswagen Parati Track&Field, nesse ano o veículo será sorteado entre as equipes que participaram de pelo menos três provas na temporada.
Todos os atletas devem completar o percurso, de cerca de 50 quilômetros.
Caloi Adventure Camp Kids/Teens
Para a molecada entre 5 a 16 anos acontece o Caloi Adventure Camp Kids/Teens, competição similar a dos adultos, porém, mais curta. No sábado, o evento oferece treinamento para os jovens, quando eles terão a oportunidade de aprender técnicas das provas que realizarão no dia seguinte, tanto na teoria, quanto na prática. No Caloi Adventure Camp Kids/Teens, que tem sua largada em horário diferente da prova dos adultos, também há divisão de equipes e as crianças são acompanhadas por monitores durante todo o percurso.

Projeto de Ação Social
Em todas as etapas do Caloi Adventure Camp, duas bicicletas Caloi são sorteadas para alunos de escolas municipais da cidade, onde o evento é realizado. Para participar da premiação em Caraguatatuba, crianças carentes de 6 a 10 anos deverão fazer um desenho relacionado à natureza e utilização da bicicleta.

Inscrições - Caloi Adventure Camp
Caloi Adventure Camp Completo
R$ 320,00 + R$ 10,00 de seguro (por pessoa)

Caloi Adventure Camp + Curso Avançado de Orientação
R$ 275,00 + R$ 10,00 de seguro (por pessoa)

Somente corrida
R$ 180,00 + R$ 10,00 de seguro (por pessoa)

Inscrições - Caloi Adventure Camp Kids/Teens
R$230,00 (programa completo)*
R$ 210,00 (treinamento avançado + inscrição da prova)*
R$ 160,00 (somente corrida)*
* Preços com seguro incluso
Mais informações nos sites: www.adventurecamp.com.br e www.caloi.com
(Fonte: PMC)

Caraguá promove 28ª Exposição de Orquídeas
Para o público, o evento é uma oportunidade de conhecer espécies brasileiras e estrangeiras. Para os colecionadores é o momento de divulgar e trocar informações e experiências sobre as orquídeas.

Caraguatatuba - A Secretaria de Turismo de Caraguá e a Associação Orquidófila do Litoral Norte promovem nos dias 13, 14 e 15 de outubro a 28ª Exposição de Orquídeas, evento já tradicional no município que reúne todo ano colecionadores de diversas cidades da região e do estado.
A exposição vai acontecer na Praça do Caiçara, no Pólo Cultural Adaly Coelho Passos, e será aberta oficialmente no dia 13, às 20 horas. De acordo com a secretária da Associação, Vera Lúcia Pereira Gonzáles Orquidófila, já confirmaram presença municípios como Ilhabela, Guarujá, São Paulo, Pindamonhangaba, Jaguariúna, São José dos Campos, Assis e até Belo Horizonte.
Para o público, o evento é uma oportunidade de conhecer espécies brasileiras e estrangeiras de orquídeas, como catléias, lélias, dendóbriuns, plantas nativas, híbridas e outras. Para os colecionadores é o momento de divulgar e trocar informações e experiências sobre as orquídeas.
A Associação Orquidófila do Litoral Norte tem hoje 50 associados entre cultivadores de Caraguá, São Sebastião e Ilhabela. Segundo a secretária Vera Lúcia Pereira Gonzáles, o evento deverá movimentar a cidade novamente já que o local é bastante acessível e movimentado.
No ano passado, o evento foi visitado por cerca de 3 mil pessoas, entre moradores e turistas. As plantas também serão vendidas, com espécies a custo bastante acessíveis. (Fonte: PMC)

Câmara contrata Consultor Técnico para o Plano Diretor
Profissional escolhido tem mais de 25 anos de carreira

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba contratou a partir de ontem - 4 de Outubro - o Engenheiro Civil Nilton de Oliveira e Silva, para o cargo de Consultor Técnico, destinado única e exclusivamente para o Plano Diretor, que foi entregue na Câmara, pela Prefeitura, para votação. A sua função será a de orientar os Parlamentares sobre o assunto.
Nilton de Oliveira e Silva é Engenheiro Civil desde 1978, quando se formou pela Universidade de Taubaté. De lá para cá já foi Presidente da AEAA-C (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Caraguatatuba), Diretor da FAEASP (Federação das Associações de Engenheiros e Arquitetos do Estado de São Paulo) e Inspetor do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de São Paulo), dentre outras atividades.
Sua função na Câmara será a de ler o Plano Diretor, enviado pela Prefeitura em Setembro deste ano e que deverá ser votado até o final do ano, segundo discussão no Congresso Nacional e entender o seu conteúdo, para tirar dúvidas dos Vereadores, explicando os termos técnicos, o que foi proposto pela comissão e orientando os Parlamentares sobre a melhor maneira de elaborar uma emenda quando a desejarem.
O Consultor Técnico irá emitir um parecer sobre o Plano Diretor, deixando a interpretação da proposta para cada Vereador quando da votação da proposta. Logo na sua estréia como Consultor Técnico da Câmara, Nilton de Oliveira e Silva foi elogiado pelo ex-Presidente da AEAA-C, Engenheiro Paulo André, pelo atual Presidente, Ricardo Analha e pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente, Auracy Mansano Filho.
Para o Presidente da Câmara, Vereador Juarez Pereira Pardim (PPS) é necessário entender a fundo, compreendendo as intenções da comissão para melhor proceder. "Depois de 14 anos temos um novo Plano Diretor, que após votado não poderá ser alterado por 5 anos, quando terá uma atualização. Precisamos entender a proposta e fazer as emendas necessárias para não prejudicar ninguém. Ao mesmo tempo devemos pensar no crescimento da cidade nos próximos 5 anos, com a duplicação da Tamoios, ampliação do Porto, Retroporto e Base de Gás da Petrobrás. Contratei este técnico pelo conhecimento e experiência que detêm, como o melhor profissional para orientar os nossos Vereadores", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara discute Plano Diretor em Audiência Pública
Encontro reuniu comunidade, Prefeitura e Vereadores.

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou nesta quarta-feira - 4 de Outubro, a sua 13ª Audiência Pública do ano e a primeira com respeito as discussões do Plano Diretor. O encontro ocorreu às 16 horas para um público de mais de 70 pessoas no total.
Cerca de 60 pessoas assistiram e debateram com um plenário de 11 pessoas, entre elas os Vereadores Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (PSC), Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho, Celso Pereira - Celsinho e Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia, ambos do PSDB, Juarez Pereira Pardim (PPS) e Omar Kazon (PL), que presidiu a sessão, além do Engenheiro Nilton de Oliveira e Silva - consultor técnico contratado pela Câmara Municipal.
Estiveram presentes também o Engenheiro Ricardo Analha - Presidente da AEAA-C (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Caraguatatuba), o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Auracy Mansano Filho - representando a Prefeitura, a advogada Márcia Paiva Pinto - representando a Comissão do Plano Diretor, além de um funcionário representando o Secretário Municipal de Urbanismo - Leandro Borella, que está em férias.
O Plano Diretor de Caraguatatuba foi feito após 14 anos - a lei atual sobre o assunto é a 200/92 e entregue em Setembro pelo Prefeito Aguilar (PSDB) aos Vereadores. A idéia original é que a proposta tenha duração de 20 anos, com adaptações e atualizações há cada 5 anos.
A proposta do Plano Diretor dirige e gerencia para onde e como deve crescer a cidade, estabelecendo padrões de construção, como altura, largura, área de ocupação, número de pavimentos, dentre outros e de comércio para cada bairro do município, além de praças, áreas de lazer e institucionais, como por exemplo, os prédios públicos.
No encontro a comunidade e os Vereadores puderam discutir e debater o projeto do Plano Diretor com os representantes da Prefeitura, dos Engenheiros e da própria comissão que elaborou a proposta.
Foram feitas várias críticas e sugestões e foi voz corrente entre os Vereadores, que muito ainda precisa se discutir, para que se chegue a um consenso, tanto de entendimento como de aceitação da nova proposta.
O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Juarez Pardim citou que contratou como consultor técnico o Engenheiro Nilton de Oliveira e Silva, para que o mesmo faça um relatório e dê a sua opinião sobre o que foi feito aos Parlamentares.
Uma nova Audiência Pública foi marcada, para o dia 18 de outubro, com novo horário. Devido a reclamações, o encontro que deveria ocorrer às 16 horas passou para as 19h30, com o objetivo de que mais pessoas possam comparecer para ouvir, discutir e debater a proposta. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Funcionários Públicos de Caraguá ganham restaurante
Os funcionários públicos pagarão apenas R$ 1,99 (um real e noventa e nove centavos) por refeição

Caraguatatuba - Foi inaugurado nesta manhã de quinta-feira, dia 5, em Caraguatatuba o restaurante ASCAFF Grill, montado especialmente para atender os funcionários públicos. O local, que fica localizado nas dependências da SESEP (Secretaria de Serviços Públicos) foi reformado de acordo com as exigências do Ministério do Trabalho e será administrado pela ASCAFF (Associação dos Funcionários Públicos Municipais, Autarquias e Fundações de Caraguatatuba), que firmou parceria com a prefeitura.
A inauguração contou com a presença do prefeito José Pereira de Aguilar, da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, dos Secretários de Serviços Públicos, Antônio Carlos Roberti Costa, de Administração, Pedro Ivo de Souza Tau, de Saúde, Olegário Alves dos Santos; do Chefe de Gabinete, José Pereira de Aguilar Júnior; da Assessora de Comunicação Social, Malu Baracat; do presidente da ASCAFF, Marcus da Costa Nunes Gomes, do vereador Celso Pereira e dos funcionários da prefeitura.
Gomes falou da vontade que sempre teve em fazer um espaço para melhorar a vida do funcionário. “Sempre tivemos vontade de fazer este restaurante e a parceria com a prefeitura, que não mediu esforços para ajudar, veio nos proporcionar inaugurar o local, que uma conquista do servidor. A ASCAFF é apenas uma referência, o trabalho desenvolvido pela diretoria visa beneficiar e valorizar o funcionário”, disse.
Para o secretário de Serviços Públicos, Roberti Costa, essa é uma luta antiga que os funcionários conquistaram. “Subimos mais um degrau. O prefeito Aguilar mais uma vez demonstrou o respeito ao funcionário público que ninguém supera. O prefeito aos poucos vem fazendo uma administração de gente, que não mede esforços e mostra seu respeito e valorização ao servidor, uma administração sem oba-oba, mas com os pés no chão”, disse.
De acordo com o prefeito Aguilar o restaurante é muito importante, pois o funcionário público é uma ferramenta para a cidade e tem que ser tratado com respeito. “Essa parceria com a ASCAFF é muito importante. Sonho em fazer um restaurante para o funcionário sem nenhum custo, por enquanto vai ter que ser pago R$ 1,99 por refeição. Sempre tratei o funcionário como um colega de trabalho, tenho muito carinho e respeito por todos, pois ninguém consegue administrar uma cidade sem o servidor, pois é ele que deixa a cidade melhor e mais bonita, o funcionário é nossa principal ferramenta de trabalho”, disse.
Aguilar completou que “estamos torcendo pelos recursos da Petrobrás, com isso vamos colher os frutos em 2008, aí sim vamos conversar mais de perto e na prática. Aqui vocês terão um colega e defensor de vocês, finalizou o prefeito”.
A cerimônia encerrou quando os presentes saborearam uma feijoada feita especialmente para a inauguração. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Mais um caixa Itaú

Ilhabela - O banco Itaú instalou um caixa eletrônico no bairro da Barra Velha, próximo a rotatória na quarta-feira, 04, atendendo as reivindicações de vereadores ilhéus. José Jorge Pereira, Zeca do São Pedro(PTB), apresentou dois requerimentos solicitando a instalação de mais um caixa eletrônico na cidade e também a reabertura da agência na Ilha. O presidente da Casa, vereador Luiz Lobo(sem partido), reivindica a abertura do banco desde 2001, e em julho de 2005 recebeu em seu gabinete o superintendente Comercial do banco Itaú, José Esteves e a gerente da agência de São Sebastião, Elizabeth Nogueira.
Na ocasião, José Esteves levou informações técnicas sobre a cidade, como renda per capta, orçamento da prefeitura e da Câmara, folha de pagamento dos funcionários públicos, entre outros dados afins, para realizar um estudo, verificando a possibilidade de, num primeiro momento, abrir um posto de atendimento bancário, com os principais serviços e atendimento ao público de segunda à sexta-feira, sendo subordinado à agência de São Sebastião.
"Agora vou encaminhar requerimentos aos gerentes do banco do Brasil e da Nossa Caixa, para que instalem novos caixas eletrônicos para beneficiar os munícipes", declarou o vereador Zeca. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Câmara de Ilhabela recebe Projeto de Lei que determina o Orçamento do Município para 2007

Ilhabela - O secretário de finanças Élcio Roefero compareceu à Câmara de Ilhabela, na segunda-feira, 02, acompanhado das diretoras de Planejamento Ana Maria Nogueira e Raquel Julião, para entregar nas mãos do presidente da Casa, vereador Luiz Lobo(sem partido), o projeto de Lei que estima a receita e fixa as despesas do município para o exercício de 2007.
O orçamento foi estimado em R$67.275 milhões. O maior investimento previsto é na área da saúde, com quase R$16,5 milhões de reais, seguido da Educação que deve receber R$14,7 milhões e da Administração, com R$9,7 milhões.
Para o Legislativo, a estimativa de custos é de R$ 1,9 milhões, R$1,4 milhões serão destinados ao Esporte, e o mesmo valor para a Cultura. A área de urbanismo(obras) deve receber um investimento por volta de R$3,8 milhões e para o Meio Ambiente, a quantia deve atingir R$4,3 milhões. R$,1,3 milhões serão revertidos para a Ação Social e o Turismo deve receber cerca de R$2,5 milhões.
O projeto deverá ser lido na próxima sessão ordinária da Casa, em 09 de outubro, onde será encaminhado para a comissão permanente de Finanças e Orçamento, podendo ficar em análise por até 30 dias. Os vereadores ilhéus devem aprovar o Orçamento 2007 antes do recesso parlamentar em dezembro. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Prefeito Manoel Marcos, entregou à Câmara Municipal, o orçamento Fiscal de Ilhabela para 2007

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, enviou para apreciação da Câmara Municipal, o Projeto de Lei do orçamento Fiscal do Município, para o exercício de 2007, nesta segunda-feira, 02.
O orçamento Fiscal do Município de Ilhabela, para o exercício de 2007, conforme Projeto de Lei, estima a Receita e fixa a Despesa em R$67.265.000,00 (sessenta e sete milhões duzentos e sessenta e cinco mil reais).
A Receita será realizada mediante a arrecadação dos tributos, rendas e outras receitas, correntes e de capital, bem como as transparências intergovernamentais, através de convênios firmados com os governos Federal e Estadual.
As Despesas têm prioridades àquelas estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2007, discutida em audiências públicas.
Quanto às ações previstas destacam-se: a reforma da Unidade Básica de Saúde da Vila; ampliação da Escola Municipal José Benedito Moraes, no Bairro do Reino e conclusão da Escola do Bexiga; conclusão da pista de Skate e cobertura da quadra poliesportiva da Barra Velha; construção do Centro de Convenções na Barra Velha e pavimentação de ruas nos Bairros da Barra Velha, Saco da Capela e Engenho D´Àgua.
O prefeito ressalta que a administração, de acordo com os princípios de uma gestão democrática e participativa, busca a melhoria da qualidade de vida dos munícipes através de um conjunto de ações voltadas para o bem estar social, agregando políticas para a geração de empregos e renda, melhoria contínua da rede de saúde e educação, promoção social e incentivo à cultura, esporte e lazer. “Entendemos assim, que estamos demonstrando de forma transparente, a seriedade com que lidamos com as necessidades para o bem da população, assim como no cumprimento do papel do Poder Público”, destacou o prefeito. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Municípios da Abramt vão se reunir em Coruripe

São Sebastião - Os municípios filiados a Abramt (Associação Brasileira de Municípios com Terminais de Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural) vão se reunir para mais uma reunião ordinária da entidade. O encontro será no próximo dia 20 de outubro, na cidade de Coruripe, cidade distante cerca de 80 km de Maceió, capital de Alagoas.
Desde o ano passado, os 18 municípios que formam a Abramt travam uma luta para se evitar as perdas de royalties sofridas nas receitas orçamentárias, graças a liminares que cidades de toda a federação estão conseguindo na Justiça por possuírem os chamados citygates (pequenas estações terrestres com válvulas de regulagem de passagem de gás, não existindo nenhuma estrutura para embarque e desembarque, além de ser comandada a distância).
Na tentativa de participar do quantitativo de royalties distribuídos para os 18 municípios que se enquadram como sede de terminais, segundo a Lei do Petróleo, algumas cidades têm buscado junto ao Judiciário as liminares, com a argumentação técnica que, na avaliação da Abramt, fere dispositivos dessa legislação.
Por portaria da própria ANP (Agência Nacional de Petróleo), tem direito a receber royalties somente os municípios que contam com monobóias e/ou píeres de atracação para embarque e desembarque de petróleo ou gás natural. Com isso, o direito seria apenas dos 18 municípios associados à Abramt.
A perda desde 2002 chega a R$ 210 milhões. Somente no acumulado de 2006, a perda soma R$ 50 milhões.
Alianças - E com a necessidade premente de buscar alianças com outras Associações de Municípios que recebem royalties e ICMS (Imposto obre Circulação de Mercadorias e Serviços) por movimentarem petróleo, gás ou gerarem energia, a Abramt iniciou as conversações com as assessorias da Amusuh (Associação dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas), Anamup (Associação Nacional de Municípios Produtores), e a Ompetro (Organização dos Municípios Produtores de Petróleo).
O objetivo dessa união é congregar todas as associações de municípios que recebam royalties, sejam de petróleo, gás natural, hidrelétricas, extração de minérios, em todas modalidades previstas na legislação vigente.
A idéia de liderar esse movimento pró-royalties foi proposta pelos prefeitos de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, e de Macaé, Riverton Mussi, em reunião realizada no mês de junho deste ano na cidade carioca.
Os representantes das associações participarão da próxima reunião ordinária da Abramt, marcada para o dia 20 de outubro, na cidade de Coruripe, em Alagoas.
Na oportunidade, será assinado um protocolo de ação conjunta entre a Abramt, Ompetro, Amusuh e Anamup, ou seja, a chamada Carta de Tramandaí. Este seria o primeiro passo para a criação da Fenamurr (Federação Nacional dos Municípios Recebedores de Royalties).
Segundo o prefeito de São Sebastião e presidente da Abramt, Dr. Juan Garcia, a criação da federação busca aglutinar forças políticas do Brasil todo, garantindo junto ao Congresso Nacional os direitos previstos na Legislação Federal (Leis 7.990 e 9.478), que dispõe sobre a distribuição de royalties.
"Queremos contar com os deputados que fazem parte da bancada do petróleo no Congresso Nacional, além de outras forças políticas das novas associações", explica o presidente da Abramt. "Temos de enfrentar as propostas de mudanças na legislação atual que tramitam na Câmara Federal e Senado, que se aprovadas podem trazer diminuições consideráveis nos repasses dos royalties e ocasionar uma queda muito grande no Orçamento dos Municípios". (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura entrega série de obras no fim de outubro
Centro de Controle de Zoonoses no Jaraguá, Centro Comunitário da Vila Amélia, praça e ruas pavimentadas em Juquehy, na Costa Sul. E o município segue com várias obras em andamento, num investimento que chega a R$ 50 milhões

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião programou para o final de outubro a entrega de uma série de obras no município. No dia 23, às 18h, será inaugurada a praça na orla da praia de Juquehy, na Costa Sul, construída por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).
O terreno da praça foi doado pelo município, enquanto a obra foi custeada por moradores de um condomínio do bairro. A praça fica na Avenida Mãe Bernarda, na altura do número 1.600 e possui cerca de 1,5 mil m² com piso sinalizado adequado à acessibilidade, bicicletário, aparelhos de ginástica, deck de contemplação, rampa para acesso de barcos e lugares para o convívio coletivo. A idéia é proporcionar uma opção de lazer a comunidade.
Ainda em Juquehy, a Prefeitura irá inaugurar no mesmo dia algumas ruas já pavimentadas, entre elas, a avenida Maurício Benedito Faustino (antiga Mário Queiroz Galvão), e rua Maria Madalena Faustino. Além destas, a obra de pavimentação que tem um investimento de R$ 2,2 milhões inclui a rua Votuporanga e avenida Gerôncio Bento Pereira, ambas em andamento.
Vila Amélia - No dia 25 de outubro, às 18h, a Vila Amélia ganha seu primeiro Centro Comunitário, construído na área do CAE (Centro de Apoio Educacional). Um prédio de três pavimentos, com mais de 800 metros quadrados de área construída. No térreo, uma área livre com lanchonete, banheiros adaptados para deficientes físicos. Já no 1º piso, um salão de festas e reuniões com 236 m² e, por último, o solário de 236 m² (2º piso) para yoga e atividades físicas.
O projeto foi elaborado pelo Departamento de Obras Públicas, da Secretaria de Obras e Planejamento. A reforma e ampliação do CAE da Vila Amélia teve investimento de R$ 333,6 mil.
A obra atende uma antiga reivindicação da comunidade e, além disso, representará economia com aluguel de um salão no bairro. “Com a construção do prédio do Centro Comunitário, os moradores da Vila Amélia passarão a contar com um espaço digno para suas atividades”, destaca o prefeito Dr. Juan Garcia. Após a inauguração haverá o primeiro evento oficial no prédio, a reunião comunitária com prefeito e secretários municipais.
Jaraguá - Já no bairro do Jaraguá, na Costa Norte, a Prefeitura de São Sebastião inaugura no dia 26 de outubro, também às 18h, o primeiro Centro de Controle de Zoonoses da cidade. O investimento da Secretaria Municipal de Saúde foi de R$ 368.658,46.
O prédio está dividido em dois blocos. O primeiro é voltado à administração, com estacionamento, recepção, canil de doação, banheiros, sala de vacinação, sala técnica, copa e almoxarifado. O segundo bloco conta com canil coletivo, sala de observação, sala de procedimentos, sala de necropsia e gatil. Ao todo são 338,92 m². (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

AGITO SÓ PARA MAIORES A FESTA

Neste sábado 07/10
A partir das 21:00 horas

No Bar do Ulisses.

Show com a Banda BR CONECCTION + Dj Aldo

Tocando só os clássicos do Rock

Das décadas de 60, 70,80 e 90. + Pista de dança especial

Então se você não quer perder essa festa.

Para dançar a noite inteira, e se divertir com muita musica boa.

Pois os convites e as mesas são limitados.

Reserve
3833-9294 ou 9165-5777

Homem é assassinado a facadas em Ubatuba

Ubatuba - A Polícia Civil de Ubatuba tenta esclarecer a morte de Anderson Rosa da Silva, de 29 anos, ocorrida ontem, no bairro da Barra Seca. Silva foi encontrado morto dentro de sua casa pelo seu companheiro Willian dos Santos. Ele foi morto com duas facadas nas costas. A pessoa que matou Silva também teria furtado uma televisão da casa. O pescador M.A.R.O , 51 anos, foi detido como suspeito. Segundo a polícia, uma testemunha informou que o pescador havia ameaçado a vítima de morte no dia 30 passado. O pescador depôs na polícia e foi liberado. O caso está sendo investigado pela delegada Angela Aparecida Cabral.
(Fonte: ValeParaibano)


Secretaria de Turismo discute com associações de bairro ações realizadas pela Prefeitura

Ubatuba - O secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo, juntamente com a assessora de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários da Prefeitura de Ubatuba, Silvana Niel esteve reunido com representantes de diversas associações de bairros da cidade. O evento, que aconteceu no auditório da E. M. Tancredo Neves, na noite desta segunda-feira, 2, teve como objetivo discutir as ações realizadas na área de turismo, desde o final de 2005 até agora, bem como os projetos para o futuro.
O prefeito Eduardo Cesar não pôde comparecer à reunião, mas afirmou que encontros como esse são fundamentais para transformar Ubatuba num pólo turístico de qualidade. "Os presidentes de associações de bairro têm uma função importantíssima de disseminar o conhecimento, de conversar com a comunidade sobre o turismo que queremos para nossa cidade e as formas de se conseguir esse resultado".
Segundo o secretário, as ações realizadas durante 2005 influenciaram diretamente no aumento do fluxo de turistas obtido durante a alta temporada de 2006. "Foram dezenas de ações de impacto. Recolocamos Ubatuba na mídia, participamos de feiras turísticas e criamos atrações específicas para diferentes segmentos de mercado, como mergulho, turismo de aventura e esportivo, como triatlhon e natação".
Discutindo o turismo com a comunidade - A Setur, em conjunto com a Associação Comercial e Industrial de Ubatuba e a sociedade civil estão desenvolvendo o Programa de Desenvolvimento do Turismo Receptivo (PDTR) desde 2005. Durante esse período, foram desenvolvidas ações de sensibilização nas regiões sul, centro e norte. Os diretores de escolas da rede municipal também participaram das oficinas de sensibilização, com o intuito de estudar a implantação do ensino de turismo nas escolas de ensino fundamental.
Por meio de contatos com deputados, verbas no valor total de R$ 300 mil foram liberadas para a aquisição do Centro Móvel de Informações Turísticas, que levará o nome de Ubatuba às principais feiras de turismo do país, bem como a implantação de um Píer na praia do Itaguá. Também foi entregue ao Ministério de Turismo, um plano de trabalho de um R$ 1,2 milhão, referente a uma reforma no Cais do Porto.
O Conselho Municipal de Turismo, composto por membros do poder público, das comunidades e de representantes da sociedade civil, foi implantado na cidade e tem como meta prioritária a criação e implantação do Plano Municipal de Turismo.
Desafios para 2006 - Em 2006 a principal missão da Secretaria de Turismo, segundo seu secretário, foi definição do papel do turismo em relação ao Plano Diretor. Nesse sentido, diversas reuniões foram realizadas por grupos de trabalho, constatando que o turismo realmente é o principal vetor de desenvolvimento sócio-econômico municipal. Para o secretário de Turismo, Felipe Azevedo, essa é uma vitória histórica que transporta o turismo para o seu devido lugar. "Finalmente, o turismo terá amparo legal para o seu tão desejado crescimento".
Ainda para 2006, existem diversos projetos e eventos em andamento, promovidos ou apoiados pela Setur. Uma das etapas do WQS, Onbongo 2006, um evento de nível internacional, acontecerá nas areias da Praia da Itamambuca. Fora isso, a reunião mensal de outubro do Codivap, Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Paraíba será em Ubatuba, bem como o Campeonato Pró Junior Billabong.
Projetos para o futuro - Entre os projetos em andamento, pode-se destacar a fase de licenciamento ambiental do Centro de Convenções e do Píer de atracação no bairro do Itaguá, a reurbanização da Av. Leovigildo Dias Vieira, a reforma do Cais do Porto, no Saco da Ribeira, Implantação da sinalização turística, um Heliporto com balizamento noturno, portais nas entradas da cidade, no Horto, Maranduba e Camburi e Museu do Surf.
Outros diversos estudos estão em estudo na Secretaria de Turismo: Plano Municipal de Turismo, inclusão de Ubatuba nos roteiros de cruzeiros marítimos, implantação de um Centro de Informações na Maranduba, criação de um terminal turístico na Maranduba e um projeto para reforma da Praça de Eventos, um espaço doado pelo Governo do Estado ao lado do Aeroporto.
A Setur também participa do plano de manejo do Parque Estadual, que visa transformar a Casa da Farinha, que fica na Fazenda da Caixa, em frente à Praia da Fazenda em mais um produto turístico. Na área Cultural, a Setur está buscando implantar na cidade um Teatro Municipal e viabilizar a utilização do Terminal Turístico do Perequê-Açu para eventos. (Fonte: PMU)

Prefeitura inicia transporte de animais para novo canil

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou, nesta semana, o transporte gradativo dos cães e gatos do antigo canil da Apauba, para os canis construídos no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Ubatuba. Além dos canis, uma Unidade Móvel de Castração está em fase final de licitação. Com a aquisição desse veículo, a Secretaria de Saúde pretende levar o serviço de castração a todos os bairros da cidade.
O novo conjunto possui dez canis com capacidade para até dez cães em cada um e começou a ser construído quando o convênio da Prefeitura com a Apauba foi desfeito. A decisão de romper com o convênio, que existia desde 2003, foi tomada a partir da deliberação do Conselho Municipal de Saúde (Comus), aliada a uma determinação do Ministério Público (MP). Além dos dez canis que já estão prontos e foram determinados pelo MP, mais dez estão sendo construídos.
Controle de doenças e qualidade de vida - O prefeito Eduardo Cesar afirma que essa reformulação tem como principal objetivo proporcionar melhores condições de vida aos cães que foram abandonados por seus donos. “A mudança dos canis promoverá bem-estar aos cães, uma vez que eles estarão em um ambiente limpo, seguro e espaçoso, com uma metragem mínima para cada animal”.
Segundo o superintendente de proteção à Saúde, Neilton Nogueira, o antigo canil funcionava de maneira imprópria, causando agressão ao meio ambiente. “Os novos canis foram construídos de acordo com as normas sanitárias, com fossa apropriada, todos azulejados. Nossa maior preocupação é promover o controle de zoonoses, ou seja, evitar o repasse de doenças entre cães e humanos. Ao mesmo tempo, estamos buscando uma melhor qualidade de vida para os cães, alimentando, medicando e proporcionando um espaço confortável a eles, enquanto estiverem abrigados no CCZ”.
Castração e posse responsável - Juntamente com a aquisição da Unidade Móvel de Castração, está prevista a contratação de um veterinário para a execução das ações. Mas apesar da castração ser um bom método de controle da população animal, a veterinária do CCZ, Cláudia Ferraz, explica que a educação dos donos é fundamental. “As pessoas precisam ter consciência da posse responsável, de não deixar os animais sozinhos nas ruas e não jogar fora os filhotes. Por essas razões, é preciso pensar muito bem antes de tomar a decisão de ter um animal de estimação. Um bichinho abandonado, além de sofrer, pode causar grandes transtornos à população”. (Fonte: PMU)

Santa Casa agradece doações de agosto

Ubatuba - A Santa Casa de Misericórdia da Irmandade Senhor dos Passos de Ubatuba agradece as doações recebidas no mês de agosto de 2006. Entre as diversas pessoas e entidades que se dispõem a ajudar a Santa Casa todos os meses, A Santa Casa agradece especialmente: Sra. Zelma T. Landi, Ubatuba Palace Hotel, Chaveiro Papa Léguas, Comercial Itaguá, Origuela SP, Comercial Ferro Via, Maria Alves Material Construção, Casa do Parafuso, Tamoios, Litoral Tintas, Comércio de Carnes Irmãos Ribeiro, Comercial Itaguá, Igreja Adventista do Sétimo Dia, Fundo Social de Solidariedade, Sra. Cleide Odete Onishi, Instituto Butantan, Funcionários da PMU e AFUSCA. (Fonte: PMU)

Pescadores de Ubatuba participam de curso de manipulação de pescados
A capacitação foi promovida numa parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), o Ministério de Agricultura, Pesca e Abastecimento e a Ong Mar Vivo, com apoio da Fundart; próximo curso será no dia 24

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento promoveu nesta semana um curso de manipulação de pescados. Cerca de 50 pescadores e mulheres camaroeiras, envolvidos com a pesca, manipulação e a comercialização de pescados no Mercado Municipal de Peixes participaram do evento, que aconteceu no auditório da Fundart, na última terça-feira, 3. Ao todo, foram 8 horas de um curso intensivo que tratou de assuntos diversos, como: perigos de contaminação química, biológica e física, doenças transmitidas por alimentos, boas práticas de armazenamento, conservação, limpeza e manipulação, tratamento ao cliente.
Para a secretária da Smapa, Valéria Gelli, o objetivo do curso foi proporcionar aos profissionais da área informações capazes de agregar valor aos produtos que eles comercializam. "Nós estamos desenvolvendo diversas atividades para fazer com que a agricultura, a pesca e a maricultura sejam desenvolvidas de forma responsável em Ubatuba. Dessa forma, conseguimos aumentar a qualidade de nossos produtos, dando segurança aos consumidores e maior lucro aos produtores".
Os participantes assistiram a uma palestra ministrada pela veterinária responsável pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF), órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ana Maria Paschoal da Cruz, e da nutricionista da Smapa, Mirna Aparecida Zucheratto. A capacitação foi promovida numa parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), o Ministério de Agricultura, Pesca e Abastecimento e a Ong Mar Vivo, com apoio da Fundart.
Segundo o prefeito Eduardo Cesar, a preocupação com a especialização dos profissionais ubatubenses é uma constante em seu governo. "Nós estamos sempre incentivando as secretarias a promover esse tipo de curso. Os profissionais só têm a ganhar, uma vez que as capacitações são gratuitas e trazem informações importantes que, se aplicadas, são capazes de trazer grandes benefícios a todos”.
O curso de manipulação de pescados acontecerá novamente, no próximo dia 24, na Fundart, a partir das 8 horas e será voltado, principalmente, a funcionários e proprietários de peixarias da cidade. Os interessados podem se inscrever pelo telefone 3833-3500, ou pessoalmente, na Smapa, com Mayr ou Nilda. (Fonte: PMU)

Dirigente Regional de Ensino elogia qualidade da merenda de Ubatuba

Ubatuba - A Dirigente Regional de Ensino, Edina Paula Roma Teixeira, esteve reunida nesta quinta-feira, 5 com o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar e a secretária de Educação, Patrícia Pereira. Entre vários assuntos discutidos, Edina fez questão de elogiar a merenda servida na rede municipal de ensino.“A qualidade da merenda servida aos alunos em Ubatuba melhorou muito. Hoje podemos ver as crianças comendo frutas e verduras na merenda e tendo um cardápio totalmente balanceado”.
Edina disse ainda que o munícipio acertou ao implantar a terceirização da merenda. “A firma que venceu a concorrência está de parabéns, pois conseguiu colocar a merenda de Ubatuba no mesmo nível da servida nas demais cidades do Litoral Norte. Entre as quatro cidades, Ubatuba era a que menos atendia a necessidade nutricional dos alunos e hoje o panorama está totalmente diferente”, disse a dirigente.
“Essas palavras são mais que um atestado do trabalho sério que estamos desenvolvendo em Ubatuba, e servem de estímulo para continuarmos implantando medidas que só vem a beneficiar a população”, disse o prefeito. (Fonte: PMU)

Fluminense avalia jogadores em Ubatuba

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer promoveu em parceria com a equipe do Fluminense (RJ), um processo seletivo de futebol (peneira) para jogadores nascidos entre 1991 e 1995. Os testes foram realizados entre os dias 3 e 5, no Estádio Ciccillo Matarazzo e tiveram a presença de cerca de 400 garotos, a maioria, alunos da Escolinha Municipal de Futebol Rubens Salles.
O Fluminense enviou a Ubatuba dois “olheiros”, Nei Rama, coordenador técnico das categorias de base e Marco Aurélio, observador técnico. Para Nei Rama, os garotos de Ubatuba demonstraram empenho nos testes. “Tivemos aqui as mesmas condições dos testes realizados no Rio de Janeiro. Em três dias pudemos observar o estilo dos garotos e pudemos ver alguns que podem ser lapidados”, disse Nei.
Marco Aurélio lembrou que são muitas as viagens e nem sempre o resultado é garantido. “Muitas vezes saímos sem encontrar um destaque, em outras, conseguimos levar três ou quatro garotos”, conta, lembrando que talentos já foram revelados em locais distantes como Itapejara do Oeste (PR) e Natal (RN). “O Fluminense está com suas portas abertas para os futuros craques do futebol, não importa onde eles estejam”, finalizou o observador. Ainda segundo eles, caso algum jogador seja aprovado pela Comissão Técnica do Fluminense, a secretaria entrará em contato.
Os principais destaques da peneira de Ubatuba participarão de uma partida contra o Fluminense, no Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras em Xerém (40 Km do centro do Rio de Janeiro) e terão outra chance de serem avaliados pelos “olheiros” do Tricolor das Laranjeiras.
A Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba divulgará, na próxima semana, a relação dos jogadores que disputarão a partida contra o Fluminense. O Secretário de Esportes e Lazer de Ubatuba, Bittencurt Jr., diz que o teste para o futebol foi o primeiro de muitos. “Queremos trazer outras modalidades esportivas para garimpar talentos em Ubatuba”, disse Bittencurt, que acompanhou de perto os testes. (Fonte: PMU)

Sala Verde promove Educação Ambiental no Sertão da Quina

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Sala Verde, realizou na escola Municipal Nativa Fernandes Faria, no bairro do Sertão da Quina, a Semana Verde de Educação Ambiental. Durante esta semana os alunos passaram pelas “aulas verdes”, com palestras, vídeo e plantio de espécies da Mata Atlântica ameaçadas de extinção nas matas ciliares da região. Foram plantados ingás, aldrago, pau-viola, ipê-branco e outros. Os professores da unidade escolar receberam o primeiro módulo do curso de capacitação, que será concluído na próxima semana.
Outra importante atividade desenvolvida pela Sala Verde foi o curso de Educação Ambiental que aconteceu no fim do mês de setembro, dirigido à comunidade, com presença recorde de participantes, inclusive de alunos do EJA da Escola Estadual Áurea Rachou. O evento incluiu a apresentação do balé do grupo de dança e teatro ambiental da Sala Verde, oficina que conta com instrução voluntária do dançarino Héde Capillé aos alunos do Sertão da Quina, Tabatinga, Maranduba, Araribá, Rio Escuro e Rio da Prata.
Segundo os coordenadores da Sala Verde, Vânia Carrozzo e José Carlos Firme, os moradores do Sertão da Quina tem tido grande integração com as atividades da Sala Verde. “Através da participação nos cursos e no Projeto Guia Mirim, os jovens têm demonstrado prontidão para conhecer e evitar as interferências que aos poucos aumentam os problemas ambientais que interferem na qualidade de Ubatuba”.
Outra ação que contou com o apoio e agradecimentos da comunidade foi a confecção de placas educativas que contêm mensagens de alerta ambiental e de sensibilização sobre o elevado valor cultural e turístico do bairro, que muitas vezes, passa despercebido pelo próprio morador. “Esses são os passos iniciais dos trabalhos educacionais a serem aplicados no bairro e a continuidade depende da participação ativa da comunidade, dos esforços da equipe e de voluntários”, disse Vânia Carrozzo.
O que é a Sala Verde?
Entende-se por Sala Verde um espaço definido dedicado ao delineamento e desenvolvimento de atividades de caráter educacional voltadas à temática ambiental, tendo como uma das principais ferramentas a divulgação e a difusão de publicações sobre Meio Ambiente. O Brasil dispõe hoje de 111 Salas Verdes. (Fonte: PMU)

Lar Vicentino de Ubatuba recebe doação de fraldas geriátricas

Ubatuba - A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, Denise Cesar, efetuou, na tarde desta quinta-feira, 5, a entrega de vários pacotes de fraldas geriátricas ao Lar Vicentino.
As fraldas foram arrecadadas em campanha realizada junto aos funcionários da Prefeitura de Ubatuba. “Gostaria de agradecer aos funcionários que colaboraram com os idosos do Lar Vicentino e incentivar outras empresas a realizar campanhas como essa”, disse Denise.
(Fonte: PMU)

V FESTA ITALIANA DA APAE DE UBATUBA
Jantar dançante beneficente, em prol da construção da nova sede.

Ubatuba - Mais uma vez o grande sucesso da tradicional FESTA ITALIANA se repete, pois restam apenas algumas mesas para completar o salão. Os interessados em comparecer devem procurar a APAE o mais rápido possível para garantir suas mesas.
A V Festa Italiana acontecerá dia 19 de outubro, no Ubatuba Iate Clube, a partir das 21:00 horas e trará novidades para abrilhantar ainda mais o evento. O responsável pela cozinha será o conceituado Chef Luiz e a animação musical a cargo do Grupo Domus, apresentando estilo musical variado.
Traje social.
A arrecadação deste evento será revertida para a construção da nova sede da APAE.
APAE DE UBATUBA – 3832 5351 – 3833 1809
(Fonte: apaeuba@iconet.com.br)


Semana de 06/10 à 12/10

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Lucas, Um Intruso no Formigueiro"
Ás 16:00 hs -17:40 hs.

 

"CLICK"
Ás 19:20 e 21:10hs

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Casa Monstro "
Ás 15:30 e 17:10hs

"Xeque Mate"
Ás 19:00 e 21:00hs

 

 

 

Ação Litoral
 

Artigo Topo

UM PARQUE ECOLÓGICO PARA A CIDADE
Irineu Nalin

O processo de elaboração do Plano Diretor de São Sebastião ensejou a oportunidade da comunidade fazer inúmeras propostas, entre as quais, a de um Parque Natural Municipal no Guaecá, com o objetivo principal de se tornar um centro de apoio em pesquisas e educação ambiental.

A extensa área remanescente das sesmarias obtidas pelos padres do Convento do Carmo de Santos a partir de 1608, onde instalaram uma unidade produtiva de engenho de açúcar, apresenta uma rica vegetação, nascentes, cachoeiras, riachos, rios, lagos e um grande banhado, que além da biodiversidade, cumpre ainda importante função de reter e drenar principalmente as chuvas torrenciais de verão.

Aterrar esse banhado e em cima dele instalar um corredor comercial é a proposta da versão final apresentada pelos técnicos na ultima audiência pública, que diante de argumentos e fotos do local foram unanimes em reconhecer essa incoerência. Cabe finalmente ao chefe do poder executivo reconhecer e reformular essa proposta antes de enviar esse projeto de Lei à Câmara Municipal.

O detalhamento do Projeto do Parque protocolado no Gabinete do Prefeito sob n.º 4010/06, constante na proposta de abaixo assinado sob n.º 3834/06, procura reunir algumas informações importantes e demonstrar sua viabilidade.

Conciliar os interesses dos titulares de direito dessa extensa área com as restrições que a legislação ambiental de âmbito Federal e Estadual impõem é a base da proposta. Se essas áreas restritas não forem transformadas em parque, corre-se o risco de invasões e sua conseqüente degradação, com sérias conseqüências ao ecossistema e a qualidade da praia.

A cidade necessita urgente de investimentos em hotelaria e poderia acolher ali um resort no seu conceito moderno que acopla um condomínio fechado, o qual usufrui das instalações esportivas e sociais. Seria uma forma excelente de aproveitar parte dessa área, que ficaria integrada a um parque natural, sem sua degradação e que elevaria o nível de turismo da cidade.

Um projeto desse nível, integrado à natureza, seria importante para não destruir uma das principais praias da cidade e atender a demanda de vagas para viabilizar o Centro de Convenções do Município em construção. O que não condiz, entretanto, com esse corredor comercial que conceitualmente o inviabilizaria ou dos impactos causados pelo processo de alta densidade e verticalização.

Ao mesmo tempo proporcionar aos munícipes e visitantes um centro de pesquisas e educação ambiental e um local apropriado ao desenvolvimento do ecoturismo. Com pequeno investimento poderia abrigar: uma base para pesquisa universitária de apoio a cursos de ecologia, estufas para produção de mudas da mata atlântica e uma base de apoio para monitoramento do ecoturismo, ampliando as opções de educação e lazer tanto para residentes como para visitantes.

Vale lembrar ainda, que já tivemos muitos danos em função de graves acidentes causados pelo oleoduto e que não desejamos mais impactos decorrentes da pressão da especulação imobiliária.

Enquanto aqui pelo que sabemos não ocorreu reparações, em Cubatão um simples motivo de falta de amparo legal, sem qualquer acidente na Unidade de Craqueamento Catalítico Fluido e de Tratamento da Refinaria Presidente Bernades ensejou o Ministério Público a um Termo de Ajustamento de Conduta, que resultou na construção do Cepema, com investimento de R$10,8 milhões e que foi doado à Usp para desenvolvimento de cursos e pesquisas em pós-gradução e extensão em preservação de recursos naturais e gestão ambiental.

Ir/20/09/06

Consulte Aqui Artigos Anteriores

Poesia Topo

Visita ilustre

E teve um anjinho
Que veio brincar na terra
Depois do almoço
E se divertiu no quintal
Da casa do meu avô
Debaixo da laranjeira
Até que se cansou
E acabou a brincadeira.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

“PLACA DO TESTEMUNHO”
Diversos escribas apontam, constantemente, para a falta de planejamento e controles administrativos, na gestão municipal presidida pelo Sr. Eduardo de Souza César. É também voz reinante, nos sussurros dos funcionários da Prefeitura. Provas dessas duas carências: “FALTA DE PLANEJAMENTO E CONTROLES”, vem sendo apresentadas, na imprensa virtual, à exaustão. Também temos contribuído com essas provas. Registramos preços de obras, atrasos, buracos abertos, para supostas piscinas, cheios de água esverdeada por mais de sessenta dias, obras inadequadas projetando problemas futuros, etc... etc.
Até o presente, nenhuma prova tão contundente como a indicada na “PLACA DO TESTEMUNHO”, que relataremos a seguir. Seguindo o estilo que adotamos, não faremos julgamentos de valor nem apelaremos para os “achísmos”. Apenas apresentaremos fatos que por todos podem ser observados ou que podiam ser observados, desde junho até o dia 04-10-06, quando visitamos a fotografamos o imbróglio. Parece que só a vereadora da região e outros colegas, preocupados com títulos e comendas, não os conseguem enxergar. Algo os impede ver os perigos que corre o município e a Educação Municipal.
Lá, pelas paragens do Sertão da Quina, à rua João Preto, n° 80, à beira do Rio Maranduba, encontra-se localizada a EM. Nativa Fernandes Faria. É uma bela escola, inaugurada em dezembro de 2004, com quadra poliesportiva cercada com alambrado, para proteger as adjacências dos estragos e perturbações das bolas. Para assombro de todos, um determinado dia do mês de julho de 2006, apareceu por lá um vereador que arrancou o alambrado e o levou para local ignorado. Não foi levado para outra escola como deveria e a lei exige. Segundo informações seguiu caminho semelhante às tabelas de basquete tiradas de uma escola e fixadas na Praça Capricórnio e já deterioradas. A quadra ficou desprotegida.
Explicação legal, para isso, não existe. Vereador arrancando alambrado de quadra de escola e levando-o para local ignorado, “NUNCA ANTES” tinha acontecido. Esses micos nunca fizeram parte de administrações anteriores.
A possível explicação real para o surpreendente e inusitado acontecimento pode estar no descontrole da administração municipal e no que estamos chamando de “PLACA DO TESTEMUNHO”. Placa fixada em junho de 2006, diversas vezes visitada e fotografada em 04-10-06. A PLACA:
CONSTRUÇÃO DA QUADRA POLIESPORTIVA E PISCINA DA EM NATIVA FERNANDES FARIA.
VALOR: 631.938,34 (seiscentos e trinta e um mil e novecentos e trinta e oito reais e trinta e quatro centavos).
ENG.RESPONSÁVEL: SÉRGIO BORGES PADILHA.
INÍCIO 21-06-06.
Término 20 – 02 – 07.
CONSTRUTORA: GAMA ENGENHARIA.
“USO DO DINHEIRO PÚBLICO COM RESPONSABILIDADE”. (SIC).
O início da obra está indicado em 21-06-06 (sic). Dia 04-10-06, todavia não tinham sido iniciados os trabalhos. Procuramos saber as causas dessa demora absurda e, através dos sussurros de que falávamos acima, nos foi dito que o problema era o projeto. Foi pago um projeto caro que não cabe na área da escola. O mesmo fenômeno está acontecendo no Perequê-Açu. Não sabemos se a informação é fofoca da oposição, intra muros, da Prefeitura. O sussurro corre solto. Seja verdade ou sonho, como diria o poeta, A PLACA, confirma uma realidade de total descontrole.
Como informação despretensiosa registramos que a EM. Nativa Fernandes Faria, com 1.100 m² de área coberta, quadra potiesportiva cercada e ajardinamento teve, em 2004, o mesmo custo que a cobertura anunciada para a quadra existente e uma suposta piscina. Ó tempos!.. Ó mores!...
A mesma empresa está executando a obra da Praça 13 de Maio, no Centro.
Cabe aos Srs. Vereadores lerem “A PLACA DO TESTEMUNO” com a devida atenção, pesquisar quem foi que arrancou o alambrado e tomarem as providências necessárias para que os recursos da EDUCAÇÃO sejam aplicados com eficiência, decência, nos programas e projetos educacionais e com responsabilidade.
. Comparando a realidade com a frase: “Uso do dinheiro público com responsabilidade” perceberemos, sua falta de veracidade e um certo intuito de enganar o povo. A falta de planejamento e controles é total. A PLACA DO TESTEMUNHO o atesta.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba 06 de outubro de 2006.

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Mandioca ©Juliano Gregori

Mandioca
©Juliano Gregori

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor