Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 18 de Outubro de 2006 - Nº 1628 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
UNIMÓDULO e Banco Real firmam parceria para atender estudantes e comunidade

Caraguatatuba
Ginásio de esportes é interditado
PM prende suspeito de matar comerciante
Caraguá comemora o "Dia do Incentivo a Alimentação Saudável"
Beach Soccer tem novas rodadas em Caraguá nesta terça-feira 17
2º Fest Tênis da Solidariedade acontece na quadra do CEMUG em Caraguá
Banco Real formaliza parceria com Prefeitura de Caraguá

Ilhabela
-

São Sebastião
Fiscalização derruba casa em área irregular na Costa Sul
São Sebastião recebe etapa do Campeonato Paulista de Downhill
Fundo Social de Solidariedade inicia curso de panificação para moradores da Costa Sul
Prevenção da Saúde Bucal é um dos destaques da Secretaria de Saúde
Cambury será palco da 2ª etapa do Billabong Pro Teen Series Sul Americano de Surf
Topolândia recebe neste final de semana 2º Encontro de Igrejas Evangélicas
Prefeitura inicia em novembro cadastramento para Festa do Padroeiro
Inscrições para a Copa Costa Sul encerram na sexta-feira
Pesquisa da Sectur avalia situação do comércio e parceria com município
PAT recebe inscrição para Exposição de Enfeites Natalinos


Ubatuba
MP investiga uso indevido de verba em Ubatuba
Inscrições para escolinha de natação começam dia 23
Comerciantes avaliam positivamente movimento do feriado de 12 de outubro
Guarda Municipal de Ubatuba discute porte de armas em Osasco
Prefeitura organiza calendário de comemorações dos 369 anos de Ubatuba
V FESTA ITALIANA DA APAE DE UBATUBA

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

UNIMÓDULO e Banco Real firmam parceria para atender estudantes e comunidade
Por meio da parceria, o Banco Real e o Centro Universitário passa a oferecer condições diferenciadas de conta aos estudantes e a realizar em conjunto projetos e ações que visem a preservação ambiental e a responsabilidade social na região.

Litoral Norte - O Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO firmou mais uma parceria para beneficiar alunos e comunidade, a qual foi formalizada nesta terça-feira, dia 17. O reitor do UNIMÓDULO, Alexandre Gonçalves Nogueira, recebeu na terça-feira, dia 17, o superintendente do Banco Real, Alexandre Bonini S. de Lima, a gerente geral Andréa Costa Mendes, a gerente de pessoa jurídica, Eliana Alvim e o pró-reitor de administração e finanças, Carlos Leon para oficializar a parceria.
Desde segunda-feira, 16, as duas instituições passaram a desenvolver projetos visando atender a comunidade. Além de administrar as contas dos estudantes do UNIMÓDULO, com serviços inovadores, o Banco Real irá oferecer apoio ao UNIMÓDULO para a realização de eventos e ações que promovam a preservação ambiental e a responsabilidade social no município e região. De acordo com Bonini, estas são duas preocupações do Banco Real, por isso o apoio de uma faculdade será muito importante.
O superintendente lembrou que o Banco Real já recebeu o prêmio ECO de responsabilidade social e que estando instalado em uma cidade do Litoral irá apoiar o município em seu processo de desenvolvimento, sempre visando a preservação do meio ambiente e promover a responsabilidade social de acordo com a realidade local.
O reitor de administração e finanças, Carlos Leon, disse que o Banco Real oferece aos alunos uma condição diferenciada de conta, com limite de crédito e juros especiais e ainda apoio permanente durante toda a vida acadêmica do aluno até a sua formação. "Continuamos com as operações com outros bancos, mas assim com temos parceiras com outras instituições, faz sentido firmar uma parceria com o Banco Real, que tem uma filosofia voltada para o aspecto ambiental e uma forte atuação no setor educacional", disse Leon.
O reitor disse que esta foi uma parceria muito feliz, porque as duas instituições têm os mesmos valores, já que o UNIMÓDULO também tem como missão contribuir com a sustentabilidade e o desenvolvimento paralelo à preservação. "Nosso diálogo tem a mesma linguagem, além do mais, o Banco Real tem tradição em todo o país no setor de desenvolvimento do jovem profissional, além de sua competência e seriedade", afirmou Leon. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Ginásio de esportes é interditado

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba interditou o ginásio de esportes do bairro do Tinga depois que surgiram trincas nas paredes do prédio e afundou o piso da quadra.
O ginásio havia sido inaugurado em julho de 2004, pelo então prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB). Ao todo, foram investidos na obra R$ 495 mil.
Segundo a prefeitura, um laudo é elaborado para identificar quais das três empresas que construíram o ginásio será responsabilizada pelos problemas. A prefeitura irá cobrar na Justiça que a empresa realize os reparos.
De acordo com a prefeitura, a legislação garante a responsabilidade técnica da empresa executora da obra, até cinco anos após a sua inauguração.
Os nomes das empresas não foram divulgados, enquanto não for apurada qual empresa será acionada judicialmente pelos reparos.
ATIVIDADES - O secretário de Esportes de Caraguá, Nivaldo Alves, disse que todas as atividades desenvolvidas no ginásio do Tinga serão transferidas para outras unidades até que os reparos sejam concluídos.
Alves afirmou que os reparos deverão ser executados durante o período das férias escolares. A prefeitura mantém nove ginásios cobertos no município.
Um relatório feito pela secretaria de Esportes constatou que apenas o ginásio do Tinga apresentava problemas estruturais. A elaboração do relatório havia sido solicitado pelo prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB). (Fonte: ValeParaibano)

PM prende suspeito de matar comerciante

Caraguatatuba - A Polícia Militar de Caraguatatuba prendeu anteontem à noite Mateus Cristiano Marçal, 21 anos, acusado de porte ilegal de armas. A prisão ocorreu no bairro do Porto Novo. Ele estava com um revólver calibre 38 e uma pistola 380, armas que teriam sido usadas na execução do comerciante Paulo de Jesus Bermejo, 47 anos, ocorrida no último sábado. Segundo a delegada de Caraguá, Elizabeth Maluf Zago, Marçal é o principal suspeito pela morte do comerciante. Um exame de balística deverá comprovar se as armas apreendidas com ele foram as mesmas utilizadas na execução do comerciante. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá comemora o "Dia do Incentivo a Alimentação Saudável"
O evento é aberto ao público e tem como objetivo incentivar a população a manter uma alimentação saudável e melhorar a qualidade de vida.

Caraguatatuba - O "Dia Mundial da Alimentação Saudável" foi comemorado no dia 16 de outubro e a secretaria de Saúde em parceria com a coordenação do Programa de Saúde da Família PSF/PACS-UNIFESP/SPDM realiza no dia 20 de outubro a partir das 9h30 na FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) o "Dia do Incentivo a Alimentação Saudável".
De acordo com a coordenadora do PSF, Valéria Cristiane Rosa e Silva, durante toda a semana comemora-se o dia da Alimentação Saudável e os agentes comunitários de Saúde se encarregaram de convidar a comunidade a participar do evento, que tem como objetivo incentivar uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes para melhorar a qualidade de vida das pessoas. "Este é um evento aberto à comunidade por isso convidamos também todas as secretarias municipais, a Melhor Idade, Associação dos Aposentados, as escolas, o colégio Tableau entre outros, além dos funcionários do PSF que revezarão para não deixarem as unidades desfalcadas e para que todos possam participar do evento", disse.
Segundo Valéria o evento deve atrair cerca de 300 pessoas. "É a primeira vez que o dia é comemorado em conjunto, no ano passado cada unidade comemorou separadamente com temas variados", completou.
A abertura acontece às 9h30 com a presença do secretário de Saúde Olegário Alves dos Santos em seguida as enfermeiras Pamella Santana (PACS Sumaré) e Lúcia Pires (PSF do Morro do Algodão) falarão sobre suas experiências do PSF/PACS na Educação Alimentar. O Incentivo à Primeira Alimentação: Aleitamento Materno será tratado pela enfermeira Sheila da Silveira Barbosa (PSF do Massaguaçu). O professor de Educação Física Gerson Jacinto da Silva da Secretaria de Esportes e Recreação orientará os presentes sobre os "Benefícios da Atividade Física e Alimentação". Em seguida haverá uma apresentação de Tai Chi Chuan do Grupo Ação e Saúde do PSF Tinga I".
Os participantes terão um intervalo para almoço (das 12h30 às 14h). As atividades recomeçam às 14h com a "Horta Doméstica: Aprenda a Fazer" com os Agentes Comunitários de Saúde do PACS do Sumaré, em seguida a Nutricionista Meire Girotto falará sobre a Alimentação Alternativa, como aproveitar melhor os alimentos. No final do evento acontece a apresentação da peça teatral "Alimentação Saudável". O "Dia da Alimentação Saudável" será encerrado com um coquetel ligth para os participantes.
Toda a comunidade está convidada a participar do Dia da Alimentação Saudável. A FUNDACC fica na rua Santa Cruz, 396, Centro. (Fonte: PMC)

Beach Soccer tem novas rodadas em Caraguá nesta terça-feira 17
Continuam nesta terça-feira 17, os jogos válidos pelo Campeonato Municipal de Beach Soccer. Três novas rodadas com equipes da região, acontecerão a partir das 19h, no Campo de Beach Soccer do Indaiá

Caraguatatuba - O Campeonato Municipal de Beach Soccer terá novos jogos nesta terça-feira 17. Os amantes de futebol de areia poderão conferir as partidas a partir das 19h, no campo de Beach Soccer ao lado da pista de Bicicross na praia do Indaiá, em Caraguá.
AA Copa da Criança "Troféu Moacyr Francisco Getúlio", teve mais uma bela partida nesta última quarta-feira, 4 de outubro, no CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ublado Gonçalves, sob a organização da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Caraguá.
Entraram em campo os times E.C Barranco Alto e Força Jovem, na categoria Infantil. O jogo foi acirrado entre as equipes e marcado minuto a minuto. Prova disso, é que o placar foi encerrado com 2x1 para o E.C. Barranco Alto, com dois gols do jogador Andrew. O time Força Jovem foi defendido pelo jogador Luan de Oliveira, que fez a diferença no placar, marcando 1 gol em defesa de sua equipe. (Fonte: PMC)

2º Fest Tênis da Solidariedade acontece na quadra do CEMUG em Caraguá
A quadra de tênis do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves está sediando o 2º Fest Tênis da Solidariedade. Nesta segunda-feira, 16 de outubro, foram realizadas três partidas

Caraguatatuba - O 2º Fest Tênis da Solidariedade, realizado pela SECER - Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Caraguá teve partidas realizadas na última segunda-feira 16.
No primeiro jogo, entre os tenistas Tato e Rodrigo R., a vitória ficou para Rodrigo, por 2x1, com parciais de 7x6; 4x6 e 9x11. Em seguida, Marcos Raikov venceu a partida por Wx0, contra Rodrigo, da Saúde.
O último jogo válido pelo 2º Fest Tênis foi entre Haroldo e Junior da Jocami. O placar foi de 2x0 para Junior, com parciais de 4x6 e 3x6.
As partidas do campeonato acontecem na quadra de Tênis do CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. (Fonte: PMC)

Banco Real formaliza parceria com Prefeitura de Caraguá
Após ganhar o processo de licitação, o Banco Real formalizou nesta terça-feira 17, a parceria com a Prefeitura, para a administração da folha de pagamento. O prefeito recebeu das mãos de representantes do Banco, um cheque no valor de R$ 4.530.000,00

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, recebeu na manhã desta terça-feira 17, o Banco Real, representado pelo sr. Alexandre Bonini, da Superintendência Regional do Vale do Paraíba, juntamente com integrantes da agência de Caraguatatuba, para a formalização da parceria, para a administração da folha de pagamento dos funcionários públicos.
Participaram da oficialização, os Secretários da Fazenda, Edvaldo Del Vale, da Administração, Pedro Ivo de Sousa Tau e da Comunicação, Malu Baracat.
Durante o encontro entre o prefeito e o sr. Alexandre Bonini, do Banco Real, foram acertados alguns detalhes com relação à transferência de todas as contas do funcionariado público, do Banco do Brasil para o Banco Real, com previsão de recebimento de vencimentos pela nova agência ainda neste ano, já no pagamento do início de dezembro.
Para isso, o Banco Real alugou um espaço que funcionará como uma agência itinerante para atender especialmente os funcionários públicos durante 15 dias, em novembro, para a assinatura de documentos e também para que possam ser apresentados os serviços e vantagens que o Banco oferecerá ao servidor, como 10 dias sem juros no cheque especial, entre outros benefícios.
De acordo com Bonini, em Caraguá o Real já abriu 10 empregos diretos e deverá contratar mais funcionários(estagiários que estão cursando o nível superior), fora os empregos indiretos de empresas terceirizadas que cuidam da segurança, reposição de dinheiro nos caixas eletrônicos, limpeza, etc. Isso tudo, segundo informações da agência de Caraguá, acaba envolvendo cerca de 30 funcionários de empresas prestadoras de serviços, ou até mais.
Todas as vantagens ao servidor público serão informadas durante a assinatura da abertura de conta, ocasião em que sairão da agência já com o cartão em funcionamento.
A agência escolheu Caraguatatuba para abrir sua primeira sede de toda a região e segundo declarou o Sr. Bonini, a escolha se deu graças ao desenvolvimento do município e grandes chances de expansão econômica da cidade nos próximos anos.
O processo licitatório envolveu três agências que fizeram sua oferta à Prefeitura, e o maior valor foi oferecido pelo Real. Durante a reunião no gabinete o prefeito recebeu um cheque simbólico no valor de cerca de R$ 4,5 milhões, que serão empregados em todas as secretarias municipais, para a realização de obras, manutenções e demais investimentos. De acordo com o Secretário da Fazenda, Sr. Edvaldo, o dinheiro já está depositado nos cofres públicos. O Secretário Pedro Ivo, que cuidou da licitação disse que esta é a primeira vez que a escolha de um banco acontece desta maneira, e isso tornou a parceria mais transparente e democrtática.
A agência já está atuando em Caraguá desde junho deste ano. De acordo com o prefeito, dentro das exigências da prefeitura durante o processo, foi possível perceber que o banco está chegando à cidade muito bem estruturado para administrar a folha de pagamento. "Tenho certeza de que esta parceria será boa tanto para a prefeitura quanto para o banco e quem sai ganhando com isso é o servidor, que terá mais serviços e vantagens à sua disposição", concluiu. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Fiscalização derruba casa em área irregular na Costa Sul

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião juntamente com a Fiscalização Ambiental demoliu na manhã desta terça-feira (17/09) uma casa localizada no bairro de Toque Toque Pequeno, Costa Sul de São Sebastião.
A ordem de demolição, expedida pelo procurador ambiental, José Mauro Botelho, era em função da construção estar em terreno da Prefeitura, além de área verde, imprópria para edificação. A casa estava abandonada e com a edificação precária.
Cerca de 20 pessoas participaram da demolição entre fiscais e braçais da Prefeitura, além da presença de dois policiais militares. Para a demolição foram utilizados uma retro-escavadeira e um caminhão para a retirada do material.
As demolições de casas construídas em área de preservação ambiental se fazem necessária de forma a garantir a sustentabilidade ambiental no município, por isso, a Prefeitura de São Sebastião atua fortemente na preservação ambiental. (Fonte: PMSS)

São Sebastião recebe etapa do Campeonato Paulista de Downhill

São Sebastião - São Sebastião será palco da 3ª etapa do Campeonato Paulista de Downhill, nos dias 21 e 22 de outubro, no Morro do Mirante, em Paúba, na Costa Sul. O evento faz parte do II Circuito São Sebastião de Turismo e Aventura promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).
De acordo com o diretor do Departamento de Downhill da Federação Paulista, João Diogo, são esperados mais de 140 competidores. “É a primeira vez que realizamos uma etapa em São Sebastião. Pretendemos deixar a pista de competição mais técnica e voltar no próximo ano”, explica.
Ainda de acordo com Diogo, no ano passado a empresa realizou o For Cross na cidade. “Nós gostamos do local, além disso, faz parte da proposta da Prefeitura em incentivar os esportes radicais”, conta.
A competição será dividida nas categorias: Aro 20 BMX, Juvenil, Máster C, Rígida JR, Máster B, Máster A, Rígida SR, Júnior, Sub 30, Elite Feminino e Elite Masculino.
As inscrições estão abertas e custam R$ 30 para categoria Aro20, R$ 40 para a Elite Feminino, R$ 50 para as categorias Rígidas e R$ 30 para Full-suspension e a Elite Masculino. As inscrições também poderão ser efetuadas no sábado, dia da prova, no local da competição, entre as 9h30 e 15h.
A pista será liberada para treinos a partir das 9h30 do sábado (21), sendo fechada às 17h. No domingo será autorizado os treinos entre as 9h30 e 10h30, quando a mesma será fechada. O atleta que for flagrado na pista após seu fechamento será desclassificado. A prova tem início às 11h com a largada da categoria Aro20.
A prova será no quilômetro 152 da rodovia Manoel Hipólito do Rego, na caixa d’água Sabesp. Mais informações sobre as inscrições no site www.fpciclismo.org.br. (Fonte: PMSS)

Fundo Social de Solidariedade inicia curso de panificação para moradores da Costa Sul

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade iniciou na segunda-feira (16/10), um Curso de Panificação Artesanal para moradores da Costa Sul.
As aulas são ministradas na Pousada Canto Verde, em Boiçucanga, para 18 alunos divididos em turmas nos períodos da manhã e a tarde, que aprendem a confeccionar diversos tipos de massas, entre elas pães e pizzas.
De acordo com o Fundo Social o curso terá duração de quatro dias, e o encerramento acontece nessa quinta-feira, com a entrega de certificados. (Fonte: PMSS)

Prevenção da Saúde Bucal é um dos destaques da Secretaria de Saúde
Milhares de pessoas já foram atendidas em 2005 por meio dos serviços e o número de atendimentos aumenta ainda mais em 2006

São Sebastião - Desde a entrada da atual administração, a Secretaria de Saúde (Sesau) atua de forma ofensiva na prevenção da Saúde Bucal dos munícipes sebastianenses. Com os programas de “Atenção Básica em Saúde Bucal” e “Atenção Especializada”, a Sesau já atendeu milhares de pessoas.
Com o programa “Atenção Básica em Saúde Bucal” a Sesau trabalha nas 11 unidades escolares que possuem consultório odontológico. Além das escolas o trabalho é feito também em 12 unidades de Saúde distribuídas ao longo do município.
A Sesau destaca que nas escolas sem consultório odontológico são realizadas atividades de prevenção e promoção da Saúde Bucal. Atualmente, a secretaria pretende viabilizar mutirões para facilitar o acesso das crianças que têm dificuldade em se dirigir às Unidades de Saúde para serem atendidas.
Já o programa “Atenção Especializada” é realizado no Centro de Especialidades Odontológicas, por meio de encaminhamentos e oferece prótese total, endodontia, periodontia, semiologia, cirurgia, atendimento a pacientes especiais e odontopediatria.
De acordo com dados da Sesau, o número de atendimentos de primeira consulta em São Sebastião no ano de 2005 foi de aproximadamente 27 mil, já em relação ao número de procedimentos na Atenção Básica atinge cerca de 90 mil e 4,5 mil nas especialidades.
Parceria - Em parceria com a Associação dos Profissionais de Saúde de São Sebastião (APS) a Secretaria de Saúde de São Sebastião lançará no final do ano o projeto Bem-Te-Vi, que pretende beneficiar 100 pacientes em média, com aparelhos de Ortopedia Funcional dos Maxilares e Ortodontia, oriundos da rede pública que serão selecionados pelo Serviço Social da Saúde da cidade. (Fonte: PMSS)

Cambury será palco da 2ª etapa do Billabong Pro Teen Series Sul Americano de Surf

São Sebastião - São Sebastião receberá nas ondas da praia de Cambury, entre sexta e domingo (20 a 22), a segunda etapa do Billabong Pro Teen Series Sul Americano de Surf, circuito mundial de surf profissional para atletas com até 20 anos.
As disputas são realizadas nos cinco continentes e qualificam os competidores para a etapa final, o Billabong World Junior, realizado todo mês de janeiro em North Narrabeen, na Austrália. Na América do Sul, em sua 18ª edição, o evento vem ganhando força e reconhecimento como o maior e mais tradicional campeonato sub-20 do segmento, reunindo os principais atletas da categoria.
A etapa oferece US$ 12 mil e 1.500 pontos de premiação total e será transmitido ao vivo pelos sites www.waves.com.br , www.billabongbrasil.com.br e www.aspsouthamerica.com.br.
Participam do campeonato surfistas da Argentina, Brasil, Chile, Equador, Havaí, Peru, Uruguai e Venezuela. A primeira etapa aconteceu no Peru.
O gerente de marketing da Billabong Brasil, Gustavo Belloc, disse que o evento é um sucesso pelo fruto da integração gerada entre os surfistas. “Este campeonato já é um sucesso que nos deixa contentes e com vontade de continuar trabalhando com eventos desse tipo”, explicou.
Confira abaixo ranking das seletivas sul-americanas para o Mundial Pro Junior da ASP.
Categoria Masculina

1- Martins Bernardo (CE) 1.000 pontos
2 - Halley Batista (PE) 860
3 - Heitor Pereira (SP) 730
3 - Jorge Spanner (RJ) 730
5 - Thiago Camarão (SP) 610
5 - Eduardo Rollins (RJ) 610
5 - Giancarlo Zampiere (SP) 610
5 - Fabrício Caraça (RJ) 610
9 - Ian Guimarães (RJ) 500
9 - John Max (RJ) 500
9 - Bruno Galini (BA) 500
9 - Alandreson Martins (BA) 500
13 - Hizunomê Bettero (SP) 450
13 - Charlie Brown (CE) 450
13 - Emerson Piaí (SP) 450
13 - Flávio Nakagima (SP) 450

Categoria Feminina

1 - Bruna Schimitz (PR) 500 pontos
2 - Gabriela Leite (SC) 430
3 - Marina Werneck (SC) 365
3 - Nathalie Martins (PR) 365
5 - Diana Cristina (PB) 305
5 - Anali Gomez (Peru) 305
7 - Camila Cássia (SP) 278
7 - Michelle des Bouillons (RJ) 278
(Fonte: PMSS)

Topolândia recebe neste final de semana 2º Encontro de Igrejas Evangélicas

São Sebastião - Com o apoio da Prefeitura de São Sebastião e da Equipe IDE – Evangelismo em Eventos, o bairro da Topolândia recebe na sexta e sábado (20 e 21/10) o 2º Encontro de Igrejas Evangélicas da cidade com o intuito de realizar a confraternização dos fiéis evangélicos.
De acordo com um dos organizadores do evento, Josué Ribeiro, a idéia principal do encontro é promover a comunhão e a confraternização dos evangélicos em São Sebastião. “Queremos promover uma maior união entre o povo evangélico”.
Na sexta-feira, os grupos musicais das 20 igrejas convidadas apresentarão duas canções. O pastor Vladimir Gouveia fará a leitura da Bíblia para os fiéis.
No sábado, a banda G7, composta por integrantes de diversas denominações, abre as atrações da noite. O pastor Josias Veríssimo será o preletor da noite. Na seqüência, o Grupo Raiz Coral, de São Paulo, encerra o encontro.
De acordo com a organização do evento, são esperadas cerca de seis mil pessoas de diversas cidades do litoral. “Evangélicos de Bertioga, Santos, Ubatuba, Caraguatatuba e Ilhabela pretendem agitar o encontro”, afirma Ribeiro.
O 2º Encontro de Igrejas Evangélicas será realizado na Rua das Mangueiras, Topolândia, região central da cidade, onde aconteceu a Topija. (Fonte: PMSS)

Prefeitura inicia em novembro cadastramento para Festa do Padroeiro

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião abre o cadastramento para os interessados em montar barracas para a tradicional Festa do Padroeiro, realizada em parceria com a Igreja Católica, a partir de novembro.
As inscrições poderão ser realizadas na Divisão de Fiscalização e Posturas de 1º a 30 de novembro para comerciantes de fora do município. De 1º a 15 de dezembro será a vez dos comerciantes locais.
No ato das inscrições os interessados deverão levar cópias dos documentos: CNPJ, Contrato Social ou Declaração de Firma individual, DECA, CPF e RG do responsável. Os comerciantes de fora ainda deverão apresentar cópia do comprovante de endereço, e em caso de representante, fornecer procuração.
A Festa do Padroeiro será realizada entre os dias 5 e 21 de janeiro de 2007, na nova Praça de Eventos, na Rua da Praia. O palco estará montado no começo da praça, próximo à Marinha, enquanto que a Barraca da Igreja ficará na outra extremidade, deixando uma grande área livre para o público. Já as tradicionais barracas da feirinha ficarão na área com bloquetes, próximo à tenda da igreja.
Outras informações procurar a Divisão de Fiscalização de Posturas pelo telefone (12) 3893-2357 ou no endereço rua João Cupertino, 58, Centro. (Fonte: PMSS)

Inscrições para a Copa Costa Sul encerram na sexta-feira

São Sebastião - Sexta-feira, (20/10) é o último dia para os times interessados em participar da II Copa Costa Sul de Futsal façam suas inscrições. O objetivo do campeonato é integrar a comunidade e incentivar o esporte. A abertura do campeonato acontecerá no dia 27, no Ginásio de Esportes de Boiçucanga, na Costa Sul.
Para se inscrever, os atletas devem ir ao Ginásio de Boiçucanga, preencher uma ficha e levar um quilo de macarrão para cada atleta. O alimento será doado ao Fundo Social de Solidariedade. Menores de 18 anos devem levar a autorização do responsável para disputar a Copa. Equipes de qualquer região da cidade, além da Costa Sul, também podem participar.
O diretor de Eventos da Secretaria de Esportes (Seesp), José Reis Jesus da Silva, conta que a estimativa é que participem cerca de 30 times masculinos e 10 femininos. "No ano passado participaram 30 equipes masculinas e cinco femininas, um total de 500 atletas disputando a Copa."
De acordo com Reis, todos os confrontos acontecerão no ginásio da Costa Sul, durante os finais de semana, até o final de dezembro. "Além da integração, o campeonato incentiva a prática esportiva da comunidade, já que a categoria é livre".
Os cartões amarelos e vermelhos serão revertidos em doações. O atleta que levar um amarelo deverá levar uma lata de molho de tomate para jogar a próxima partida. Aquele que for expulso deve entregar três latas.
As premiações serão troféus e medalhas para os três primeiros colocados. O artilheiro do campeonato e o goleiro menos vazado também serão premiados. (Fonte: PMSS)

Pesquisa da Sectur avalia situação do comércio e parceria com município

São Sebastião - Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) apontou a necessidade de haver uma maior parceria entre o município e o comércio local. Para isso, estuda medidas que possam envolver pessoas ligadas ao setor e ao mesmo tempo revitalizar a área conhecida como “Centro Expandido”, que compreende estabelecimentos entre as ruas Dr. Altino Arantes e Ipiranga.
Os questionários foram aplicados durante todo o mês de julho. Neste período foram visitados 178 estabelecimentos entre restaurantes, lojas, padarias. Foram aplicadas 42 questões. O objetivo era conhecer mais sobre, entre alguns assuntos gerais, o tempo de funcionamento do estabelecimento, número de funcionários, dias de abertura e horário de funcionamento do comércio, se aceita cartão de crédito, qual o cardápio de oferece, se conhece ou oferece o prato típico da cidade, o “Azul Marinho”, e qual o tipo de cliente predominante.
No específico do turismo, a pesquisa avaliou, entre outros, se o comerciante conhece o slogan do município, sua opinião sobre pontos fortes e fracos do turismo, se sabe quais são e se conhece os patrimônios tombados de São Sebastião, se tem conhecimento do Programa Municipal de Ecoturismo, quais as trilhas que conhece, que praias costuma indicar aos turistas, que tipo de programa considera ideal para a Rua da Praia e o Centro Histórico e se tem o hábito de indicar o Centro de Informações Turísticas.
Para a maioria dos entrevistados, 84, a utilização da Rua da Praia para shows foi a opção, enquanto 28 optaram para a realização de eventos culturais e 22 para feira e exposições.
Para o secretário da Sectur, Júlio Buzi, esses dados são importantes para que o setor trabalhe para melhorar ainda mais os resultados. Ele cita como exemplo a integração dos comerciantes e funcionários no papel de divulgar o município. Por isso, a Sectur pensa em uma forma de unir os dois setores.
“O comerciante tem contato com o turista e ele pode indicar, por exemplo, quais são as trilhas existentes na cidade, onde até mesmo onde conseguir essa informação.”
Um trabalho semelhante foi feito com implantação do programa “Taxista Amigo do Turista”, que vem apresentando resultado no que diz respeito à parceria do município com a iniciativa privada.
Outro item avaliado pelo secretário, por exemplo, é que de 166 estabelecimentos, 129 afirmaram que não tem funcionário que domine um outro idioma. “É importante um funcionário que sabe receber bem o cliente, por isso, ele também está nos planos da secretaria no que se refere a ajudar na divulgação do município.” (Fonte: PMSS)

PAT recebe inscrição para Exposição de Enfeites Natalinos

São Sebastião - O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de São Sebastião, através da Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades), está com as inscrições abertas, até 27 de outubro, para a Exposição de Mesa e Enfeites Natalinos. O evento acontece no mês de novembro nas costas Norte e Sul.
O objetivo é realizar uma exposição feita de maneira artesanal e manual com a utilização de matéria-prima rica na região como bambu, taboa, conchas, palhas, entre outras. De acordo com a Sutaco só poderão participar da exposição artesãos do município regularmente cadastrados.
Os interessados podem se inscrever no balcão da Sutaco nos postos da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) e nos PATs Central e da Costa Sul (Boiçucanga), e às quintas-feiras, na Subprefeitura da Costa Norte. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

MP investiga uso indevido de verba em Ubatuba
Prefeito é acusado de utilizar de maneira irregular recursos do Fundo do Ensino Fundamental; governo alega motivação política na denúncia

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo César (PL), foi denunciado no MPF (Ministério Público Federal) por suposto uso indevido de recursos do Fundef (Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental).
A denúncia foi protocolada pelo ex-servidor Donizeti João de Oliveira, de 49 anos, que era chefe do setor de transportes da Secretaria de Educação.
Oliveira ocupou cargo de confiança durante um ano e meio. Ele afirma que pediu exoneração do cargo após tentar, sem sucesso, alertar o prefeito sobre as irregularidades. Eduardo César teria se recusado a atendê-lo para tratar do assunto.
Segundo Oliveira, no período em que foi responsável pelo setor, vários veículos da educação foram utilizados indevidamente por outras secretarias e, inclusive, por igrejas, entre elas, a Agape, frequentada pelo prefeito e a maioria de seus secretários.
"Durante um congresso da Agape, realizado em julho na cidade, foram utilizados veículos, material e funcionários da Educação", disse.
Ele afirmou ainda que para despistar, listas falsas de alunos eram apresentadas para que desportistas pudessem fazer viagens interestaduais com ônibus da educação.
Oliveira protocolou mais de 100 documentos no Ministério Público que supostamente irão comprovara as irregularidades cometidas pela prefeitura.
Ele disse que tentou protocolar a denúncia na Câmara, mas teria sido alertado de que dificilmente os vereadores averiguariam as irregularidades pelo fato de a maioria deles pertencer a base de sustentação do prefeito.
O caso foi encaminhado ao Ministério Público Federal porque o Fundef trabalha com verbas repassadas pelo governo federal ao município.
OUTRO LADO - O prefeito Eduardo César afirmou ontem que a denúncia tem motivação política.
Segundo ele, essa manipulação política pode ser comprovada pelo fato de três vereadores da oposição --Charles Medeiros (PSB), Jairo dos Santos (PT) e Edilson Felix (PSC) terem sido testemunhas do ex-servidor público Oliveira durante seu depoimento ao Ministério Público Federal, em São José dos Campos.
Ele disse ainda que desconhecia o possível uso irregular dos veículos e que irá apurar as possíveis irregularidades.
O prefeito afirmou ainda que muita vezes os veículos da Educação são cedidos para outras secretarias e entidades para atender solicitações feitas pela comunidade e até vereadores.
César negou um possível favorecimento a igreja evangélica Agape.
"Sempre procurei tratar todas as igrejas, católicas ou evangélicas, com o mesmo respeito e igualdade", afirmou. (Fonte: ValeParaibano)

Inscrições para escolinha de natação começam dia 23

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Esportes e Lazer, informa que as inscrições para a escolinha de natação direcionada a crianças de 6 a 10 anos, completos até 31/12/2006, acontecerão entre os dias 23 e 27 de outubro, na Piscina Municipal. O horário de atendimento para as inscrições é da 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.
Os interessados que possuem 11 anos ou mais terão que se inscrever entre os dias 6 e 10 de novembro, no mesmo local. Hoje a escolinha de natação da prefeitura conta com cerca de 360 crianças e as aulas para o que vem terão início no mês de março. (Fonte: PMU)

Comerciantes avaliam positivamente movimento do feriado de 12 de outubro
Pesquisa revela que mais de 80% dos entrevistados consideraram movimento do feriadão entre bom e ótimo

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo, realizou, nesta segunda-feira, 16, uma pesquisa do índice de satisfação dos comerciantes e empresários em relação ao feriado de 12 de outubro. Foram consultadas pessoas ligadas a hotéis, pousadas e setores de entretenimento e compras, totalizando 70 entrevistas. Apesar da chuva, segundo a pesquisa, o movimento ficou entre bom e ótimo, superando as expectativas de 80% dos entrevistados. Levando-se em consideração o volume de coleta de lixo, estima-se que cerca de 70 mil pessoas estiveram na cidade durante os dias de feriado prolongado.
Na opinião do empresário e presidente da Associação dos Restaurantes de Ubatuba, Alfredo Correa, o movimento foi excelente. Ele destaca que o fato do feriado ter caído numa quinta-feira este ano contribuiu para atrair um maior volume de pessoas. "Em comparação com o ano de 2004, em que o mesmo feriado caiu numa terça-feira, houve uma melhora significativa, tanto no volume, quanto na qualidade dos consumidores".
Segundo o prefeito Eduardo Cesar, a Prefeitura vem fazendo investimentos constantes na área de promoção turística, o que acaba por motivar os turistas a vir para a cidade. "Ubatuba está em plena evolução. Temos várias obras de infra-estrutura turística em andamento, que proporcionarão um salto na qualidade do turismo local".
Para o secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo, um fator importante para esse crescimento é a presença marcante de Ubatuba em diversas campanhas e o bom relacionamento com os governos estadual e federal. "Nós nos aproximamos dos grandes veículos de comunicação, temos participado de grandes eventos de turismo e estamos tendo um bom contato, tanto com a Secretaria Estadual de Turismo, quanto com o Ministério. Isso tem resultado, inclusive, no envio de verbas para o fomento do turismo na cidade.Ainda segundo o secretário o próximo feriado, 2 de novembro, também cairá numa quinta-feira e a expectativa é movimento intenso. (Fonte: PMU)

Guarda Municipal de Ubatuba discute porte de armas em Osasco

Ubatuba - A Guarda Municipal de Ubatuba, representada pelo Comandante Luiz Carlos Carvalho e pelo subcomandante Geraldo Ferreira da Silva, esteve em Osasco na última segunda-feira, 16, onde participou de um seminário sobre porte e documentação de armas. De acordo com o subcomandante Geraldo, a Guarda Municipal de Osasco deu o pontapé inicial para a padronização do porte de arma para as Guardas Municipais.
Estiveram presentes representantes de cerca de 60 cidades interessadas em adquirir conhecimento com as palestras de representantes da Polícia Federal, responsável pela documentação para o porte de armas das guardas municipais. “Nossa Guarda está avançada em relação ao porte de armas, podemos trabalhar armados, já que Ubatuba possui mais de 50 mil habitantes. A única coisa que está faltando ainda é a corregedoria da Guarda, cuja implantação já está sendo estudada”, explicou o subcomandante Geraldo, que afirmou que o evento foi importante por esclarecer questões fundamentais para as Guardas Municipais, principalmente com relação à documentação e porte de armas. (Fonte: PMU)

Prefeitura organiza calendário de comemorações dos 369 anos de Ubatuba
Eventos esportivos, desfile cívico, inaugurações, salão de artes plásticas, cultos religiosos e entrega de título de cidadão ubatubense fazem parte das festividades do aniversário da cidade

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba organizou uma extensa programação, em razão do aniversário de 369 anos de Ubatuba, comemorado no próximo dia 28 de outubro. O calendário das comemorações teve início no dia 29 de setembro, com a inauguração do novo prédio do Fórum da Comarca de Ubatuba e da sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública.
Já no mês de outubro, a II Caiçarada, festa que reuniu artistas folclóricos de várias partes do Brasil, abriu o calendário do mês de aniversário da cidade com uma vasta programação cultural que valorizou a preservação dos costumes caiçaras e populares, com danças e comidas típicas.
O dia das crianças também fez parte das comemorações do aniversário da cidade, com uma festa organizada pela equipe de recreação da Secretaria de Esportes e Lazer, que levou diversas atrações, como espaço para pintura, confecção de brinquedos de sucata, bichinhos de bexigas e pintura facial, entre outras brincadeiras.
Próximo evento - No próximo dia 20 acontece a abertura do já tradicional Salão de Artes Plásticas de Ubatuba, evento que já faz parte do calendário de aniversário da cidade há alguns anos. Esta será a quarta edição da exposição que conta com 140 obras, de 79 artistas de diversas cidades do Estado de São Paulo. A abertura acontece nesta sexta, no Salão da Igreja São Francisco, às 20h e as obras poderão ser apreciadas de segunda a sexta-feira, das 10 às 22h, até o dia 3 de novembro. Aos sábados, domingos e feriados, o salão ficará aberto das 16 às 22h.
Presente para a comunidade - A Prefeitura se preocupou em organizar a programação das comemorações de aniversário da cidade de modo que o munícipe seja o maior beneficiado, recebendo novas estruturas nas áreas da saúde, educação, esportes e lazer.
Para o prefeito Eduardo César, “o cidadão ubatubense será o maior presenteado, pois é para ele que trabalhamos, sempre na esperança de uma cidade melhor. A programação de aniversário está repleta de inaugurações e eventos que demonstram nossa preocupação com a população, que merece respeito, saúde, educação e entretenimento”.
No sábado, dia 21, às 9h, haverá a inauguração da Unidade de Saúde da Família no Saco da Ribeira, uma unidade a mais para atender à demanda da região sul do município. No mesmo dia, ainda na região sul, haverá a entrega da obra de recuperação do pavimento da Rua Andrelino Miguel, no Lázaro, às 10h. Esta obra vai beneficiar os moradores e turistas que vinham reivindicando esta melhoria há anos.
No dia 22, às 11h, haverá a inauguração da Praça Cícero Gomes, local que foi devolvido à população, depois de passar anos sendo usado como depósito da prefeitura. A praça conta com quadra poliesportiva, canchas de malha e bocha e playground.
A nova escola do bairro do Horto Florestal será inaugurada no dia 27, às 8h; um presente para os pais e as crianças da região oeste de Ubatuba, a mais populosa da cidade. No dia 30, serão inauguradas as Unidades de Saúde da Família do Jardim Carolina e da Estufa I, além do Centro de Esterilização e Lavanderia da Santa Casa. Os bairros Sumaré e Umuarama também ganham novas Unidades de Saúde da Família, a serem inauguradas no dia 31 de outubro.
No dia 1 de novembro acontece uma maratona de inaugurações na área da educação: entrega das ampliações da E.M Honor Figueira, na Itamambuca (9h) e da E.M Iberê A. Pimentel (11h), na Picinguaba, além da reforma da EMEI da Estufa 2 (15h) e inauguração do Centro de Educação Infantil do Ipiranguinha (17h).
No dia 5 de novembro, às 10 horas, fechando o calendário, será inaugurada a Ponte do Ipiranguinha, que vai facilitar a vida dos ciclistas e pedestres que circulam nos bairros da região oeste.
Santa Casa - Além das várias novas Unidades de Saúde da Família, ainda faz parte das comemorações do aniversário da cidade a inauguração do prédio da Clínica Médica e da UTI da Santa Casa, uma obra que fará do hospital de Ubatuba referência na região, com mais 30 leitos. Devido à grande importância da obra para o município de Ubatuba, a solenidade, no dia 4 de novembro, contará com a presença do Ministro da Saúde, José Agenor Álvares e do Secretário Adjunto Estadual de Saúde, Ricardo Oliveira.
Esportes e desfile cívico - A programação dos 369 anos de Ubatuba está recheada de atividades esportivas. Dois eventos de nível internacional estão entre as comemorações do aniversário. O Granfondo Brasil– Pinarello 2006, uma prova ciclística que faz muito sucesso na Europa e considerada o maior desafio de longa distância do Brasil, acontece em Ubatuba no próximo dia 22 de outubro, às 8h, com largada na pista de skate.
A partir do dia 24, Itamambuca recebe uma etapa do circuito mundial de surfe, o Onbongo Pro Surfing, com atletas de renome internacional. Além destes dois grandes eventos, haverá o Circuito Sihan de Judô e o Passeio Ciclístico Cidade de Ubatuba, ambos no dia 22. No dia 29, acontece o Circuito Valeparaibano de Ciclismo, na Praia Vermelha do Norte.
O tradicional desfile cívico, marca registrada do aniversário de Ubatuba, acontece este ano da Av. Dona Maria Alves, devido às obras na Avenida Iperoig. O desfile está marcado para às 8h, no dia do aniversário de Ubatuba, 28 de outubro. Neste dia haverá ainda uma missa solene na Igreja Matriz e a entrega do título de cidadão ubatubense, no Hotel São Charbel. Também dentro da programação do aniversário, acontece, de 27 a 29 de outubro uma exposição de carros antigos na avenida Leovigildo Dias Vieira, no Itaguá e também no dia 27, um culto evangélico, na avenida Dona Maria Alves, a partir das 19 h. (Fonte: PMU)

 

V FESTA ITALIANA DA APAE DE UBATUBA
Jantar dançante beneficente, em prol da construção da nova sede.

Ubatuba - Mais uma vez o grande sucesso da tradicional FESTA ITALIANA se repete, pois restam apenas algumas mesas para completar o salão. Os interessados em comparecer devem procurar a APAE o mais rápido possível para garantir suas mesas.
A V Festa Italiana acontecerá dia 19 de outubro, no Ubatuba Iate Clube, a partir das 21:00 horas e trará novidades para abrilhantar ainda mais o evento. O responsável pela cozinha será o conceituado Chef Luiz e a animação musical a cargo do Grupo Domus, apresentando estilo musical variado.
Traje social.
A arrecadação deste evento será revertida para a construção da nova sede da APAE.
APAE DE UBATUBA – 3832 5351 – 3833 1809
(Fonte: apaeuba@iconet.com.br)


Semana de 12/10 à 19/10

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Lucas, Um Intruso no Formigueiro"
Ás 16:00 hs -17:40 hs.

 

"Vôo United 93"
Às 19:10 hs - 21:00 hs

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

""Dois é Bom, Três é Demais"
Ás 15:20 e 19:10hs
 

"CLICK"
Ás 17:10 e 21:10hs

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Visita ilustre

E teve um anjinho
Que veio brincar na terra
Depois do almoço
E se divertiu no quintal
Da casa do meu avô
Debaixo da laranjeira
Até que se cansou
E acabou a brincadeira.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Cuidado com a propaganda enganosa ...
Leiam, na coluna “Canal Aberto” do Jornal Agito / Ubatuba – edição 98 de 19/10 , página 24 - onde o Prefeito Eduardo César responde à população, perguntas feitas por pessoas comuns. E fiquem decepcionados por verem que o “discurso” que o nosso Prefeito faz sobre o apóio irrestrito que a sua administração dá ao turismo, como força econômica de primeira importância para a cidade, é bem diferente do que ele realmente pensa ou intencionalmente proclama.
Fosse essa sua intenção em fortalecer os setores que geram receita para os cofres públicos, entre eles o turismo - entenderia que a mão de obra necessária, em sua maior parte, sai das classes que mais dependem da boa atuação da administração pública. Portanto da infraestrutura que a prefeitura oferece – e não teria o senhor prefeito respondido o que respondeu e como respondeu à senhora Maria Lúcia. Mãe, que assim como tantas outras dependem das creches públicas para deixarem seus filhos menores enquanto trabalham nos feriados, que o senhor Eduardo César enquanto prefeito, considera ser uma infelicidade os feriados prolongados. Pois a sua administração não soube equacionar o atendimento necessário, disponibilizando funcionários para trabalharem nas creches nos feriados prolongados. Assim, prejudicando as mães e pais que necessitam trabalhar. E, por conseguinte, as atividades quase sempre voltadas ao atendimento dos serviços ao turista.
É mesmo um espanto, que o Prefeito de uma cidade que depende principalmente do TURISMO - COMO ELE MESMO AFIRMA - LASTIMAR QUE NESTE ANO TIVEMOS TANTOS FERIADOS PROLONGADOS. E ainda acrescenta... MAS, QUE NOS PRÓXIMOS ANOS QUASE NÃO TEREMOS FERIADOS PROLONGADOS. Motivo de tranqüilidade para as mães,disse ele.
Só que faturaremos menos e pagaremos menos. A mercê do esforço de cada empresário em tirar água da pedra nos finais de semana. Já que nos falta uma melhor política pública.
É realmente lamentável senhor prefeito !

Georg Mascarenhas
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Pôr do Sol visto da balsa em Ilhabela ©Silas Azocar

Pôr do Sol visto da balsa em Ilhabela
©Silas Azocar

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor