Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 19 de Outubro de 2006 - Nº 1629 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Feira do Saber reúne estudantes do litoral e é visitada por mais de 2 mil pessoas em Caraguá
UNITAU promove prêmio escola de combate ao câncer

Caraguatatuba
Acusado de matar dono de quiosque é preso
6 são presos com produto de limpeza
Homem é executado em praça de Caraguá
Inter-Secretarias teve duas rodadas no campo do CEMUG
EMEF Dr. Carlos realiza 1º Torneio Interno de Karatê no próximo sábado
CONSEG de Caraguá quer projetos e sugestões para a segurança pública
5 mil pessoas visitam Exposição de Orquídeas em Caraguá
Carateca de Caraguá representa a Federação no Campeonato Brasileiro
Caraguá realiza o 1º Congresso de Saúde Bucal em comemoração ao "Dia do Dentista"
Beach Soccer já tem classificação em 3 chaves e rodadas para esta quarta-feira 18

Ilhabela
-

São Sebastião
Operação Integrada encontra palmito em Toque-Toque Grande
Sectur prorroga data da exposição “Arte, Artifício, Ofício”
Jovens dispensados do Serviço Militar prestam Juramento à Bandeira em São Sebastião
Apae promove palestra para pais de alunos em São Sebastião
Assistentes Sociais de São Sebastião realizam revisão do BPC
São Sebastião arrecada livros usados para Saldão
Semam ministra palestra aos beneficiários do Pead
Dentistas da rede pública recebem palestra sobre má oclusão
“Da Pá Virada” promove diversão para as crianças da Costa Sul neste sábado
Educadores iniciam terceiro módulo do Programa Letra e Vida
Equipe de Manutenção recebe homenagem do Corpo de Bombeiros


Ubatuba
Código de Defesa do Consumidor
Chuvas adiam inaugurações de obras em Ubatuba
Inscrições de curso para profissionais de salões de beleza vão até dia 20
IV Salão de Belas Artes de Ubatuba reúne artistas e obras de todo o estado
V FESTA ITALIANA DA APAE DE UBATUBA

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Feira do Saber reúne estudantes do litoral e é visitada por mais de 2 mil pessoas em Caraguá
O evento atingiu o principal objetivo ao integrar alunos de diversas escolas e parceiros para uma mostra das infinitas maneiras de ensinar e aprender. O tema Convivendo com as Diferenças foi abordado sob diversos aspectos, desde cultural ao social.

Litoral Norte - A Feira do Saber, do Colégio Anglo Módulo, em sua terceira edição, reuniu na semana passada, estudantes das cidades do Litoral Norte e contou com a presença de convidados especiais, que com suas experiências de vida, projetos e trabalhos elaborados exclusivamente para o evento atraíram um público de mais de 2 mil pessoas.
A sede do colégio transformou-se em um gigantesco palco interativo. O público pôde vivenciar experiências, como degustar os brigadeiros de casca de banana, fazer exame de Soro Tipagem e participar do simulador de vôo livre, do planetário, da tirolesa e outros projetos.
O tema "Convivendo com as Diferenças" esteve presente em todos os trabalhos de uma forma ou de outra. Desde a participação da APAE e da Acalento-Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano, que trabalha com reabilitação de pessoas que tenham se tornado portadoras de deficiência; até o teatro da 7ª e 8ª série e ensino médio, que recitaram poesias e sob o tema "A Diversidade e Diversidade", chocaram o público com o vídeo sobre portadores de deficiência que dão verdadeiros exemplos de vida e a interpretação de poesias pelos alunos. O trabalho foi considerado um dos melhores pelos professores. A aluna Ana Maria Baracat Kashiura conta que o tema foi trabalhado em todos os eventos do Colégio este ano e que vem mudando a atitude da turma com relação às questões da deficiência. "Antes todos brincavam muito quando o assunto era deficiência, agora isso já não acontece", declara.
Os esportes radicais também chamaram a atenção com exposições e curiosidades sobre bicicross, canoagem, mergulho, inclusive o projeto de vôo livre para portadores de deficiência, apresentado pelo piloto José Mário, de Caraguá.
A pequena mostra do Museu do Esporte, da Secretaria de Esportes de Caraguá, também chamou a atenção do público. Outro destaque do evento foi a participação atuante dos alunos de vários cursos do UNIMÓDULO, especialmente dos cursos de Biologia, Pedagogia e História.
A participação de escolas públicas e particulares na Feira foi outro exemplo de integração, tanto na visitação como na apresentação de diferentes projetos e maneiras de aprender. São Sebastião esteve presente com o teatro da escola E.M.Profa. Maria José da Penha Frugoli, e as apresentações de street dance, da E.E.Profa. Josepha Sant´anna Neves. A E.M. Canto do Mar também colaborou com o Jornal da História e o teatro infantil. São Sebastião presente com a banda Reticências, e a participação especial de Manoela. E Ubatuba com a apresentação de dança folclórica da E.E.Profa. Semíramis de Oliveira Prado.
A Escola Tableau também participou com o projeto Soro Tipagem e aferição de pressão. Outras escolas de Caraguá também foram parcerias e chamaram a atenção, como os alunos do CIEFI Profº Alaor Xavier Junqueira, com a Timbalata-a banda de lata, e o Caraguatá, com a turma de capoeira do professor Luizinho.
De acordo com a coordenadora pedagógica, Marizabel Guilhermina Francesca, a Feira do Saber mais uma vez provou o poder da união e da integração. "O evento foi muito bonito e emocionante, fico mais feliz ainda por termos tantos convidados especiais, parceiros e colaboradores, todos foram responsáveis pela beleza e sucesso do evento", declarou.
A coordenadora agradeceu ao empenho e dedicação de todos os alunos e professores, da Prefeitura de Caraguá, Fundacc, Polícia, Ong Supereco, e também aos patrocinadores Kumom, Imagem Copiadora, Almanaque Café, Nhack Pastéis, Laboratório Eras, Madeireira Getuba, Reabilite Odontologia, Auto Escola Albatroz. (Fonte: Módulo)

UNITAU promove prêmio escola de combate ao câncer
Alunos do curso de Medicina irão eleger os melhores trabalhos de estudantes de 6ª a 8ª séries

Litoral Norte - Criatividade, conscientização e compromisso social. Esses são os requisitos que deverão conter os trabalhos vencedores do 9º Prêmio Escola e do 2º Concurso de Redações e Histórias em Quadrinhos (HQ´s), que serão realizados nesta quarta-feira, 18 de outubro, na Universidade de Taubaté (UNITAU). O evento, promovido pela Liga Estudantil de Oncologia do Departamento de Medicina, tem por objetivo combater o câncer, por meio da conscientização de estudantes de 6ª a 8ª séries da rede pública de ensino (estadual e municipal).
Este ano, o concurso é sobre o tema “saúde e câncer”. No caso do Prêmio Escola, grupos de cinco alunos da 6ª série (mais um professor orientador da escola) foram desafiados a montar peças de teatro, paródias ou musicais com essa temática. Os cinco melhores trabalhos, dentro dos critérios de conteúdo, capricho, criatividade e “recado” (mensagem transmitida), foram selecionados para a final, que acontece em cerimônia oficial, nesta quarta, no Departamento de Comunicação Social da Universidade.
Já o concurso de Redações e HQ´s selecionou os cinco melhores trabalhos individuais de alunos de 7ª e 8ª séries, que também irão se apresentar no evento e serão premiados pelo júri. “Os alunos participantes se tornam grandes divulgadores das informações que assimilam durante a pesquisa para o desenvolvimento dos trabalhos apresentados nos concursos”, conta o acadêmico Rafael Beger, presidente da Liga de Oncologia. “Mais importante do que serem premiados, é que eles continuem transmitindo essas informações para seus pais e familiares”, completa.
Para a final do evento, foram selecionados trabalhos que transmitiram, da forma mais criativa, uma mensagem conscientizadora sobre a importância de exames de prevenção e de diagnósticos precoces para combater os diversos tipos de câncer. “A prevenção é muito importante no caso do câncer. Quanto mais cedo for descoberta a doença, maiores são as chances de cura”, explica o Prof. Dr. Flávio Luiz Lima Salgado, coordenador da Liga de Oncologia e grande incentivador das premiações junto com os alunos.
Desde 1998, ano de sua primeira edição, o prêmio escola já reuniu mais de 500 alunos de 50 escolas diferentes. Os organizadores da 9ª edição esperam grande público (a entrada é franca), no Anfiteatro do Departamento de Comunicação Social, que fica à Rua do Colégio, 334 – Bom Conselho, a partir das 19 horas. (Fonte: UNITAU)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Acusado de matar dono de quiosque é preso

Caraguatatuba - Mateus Cristiano Marçal, o 'Neguinho', 21 anos, confessou ontem ter assassinado o comerciante Paulo de Jesus Bermejo, 47, proprietário de um quiosque em Caraguatatuba. O crime ocorreu no último sábado. Marçal foi preso na segunda-feira, acusado de porte ilegal de armas. Ele disse que cometeu o crime porque Bermejo estaria denegrindo a imagem da pousada que sua mãe gerenciava. As armas apreendidas com o acusado foram as mesmas utilizadas no crime, um revólver calibre 38 e uma pistola 380. Ele permanece preso em Caraguatatuba. (Fonte: ValeParaibano)

6 são presos com produto de limpeza

Caraguatatuba - Um grupo com seis pessoas foi detido ontem em Caraguatatuba acusado por crimes contra à saúde pública e ambiental por vender desinfetante caseiro fabricado com água de rio e corantes químicos. O produto era armazenado em recipiente hospitalar.
Segundo a delegada de Caraguá, Elizabeth Maluf Zago, as seis pessoas foram presas no momento em que preparavam o desinfetante com água do rio Guaxinduba, no bairro da Martim de Sá.
Durante a operação policial, foram apreendidas mais de 500 embalagens de desinfetantes, que eram vendidos de casa em casa aos moradores da cidade.
Elizabeth afirmou que o grupo usava embalagens plásticas com produtos utilizados em sessões de hemodiálises para armazenar o desinfetante.
"O produto caseiro oferecia riscos à saúde dos moradores, principalmente, pela utilização de material hospitalar que deveria ser incinerado", disse.
Para variar a cor dos desinfetantes, o grupo utilizava bisnagas usadas na fabricação de tintas.
Atayde Moreira, 49 anos, natural de Miguelópolis (SP), responsável pela fabricação do desinfetante, disse que comprava as embalagens plásticas de clínicas particulares.
APURAÇÃO - A delegada afirmou que tenta identificar as clínicas que forneceram a embalagem. Moreira afirmou que vendia dois desinfetantes, cada um com cinco litros, por R$ 10.
Atayde irá responder pelos crimes em liberdade. As outras cincos pessoas detidas eram moradores de Caraguatatuba e São Sebastião, contratados para fabricar e vender o produto caseiro. (Fonte: ValeParaibano)

Homem é executado em praça de Caraguá

Caraguatatuba - Paulo Sérgio Fernandes de Farias, 20 anos, foi assassinado anteontem à noite com nove tiros de pistola 380 na praça do bairro do Travessão, em Caraguatatuba. Segundo a Polícia Militar, o crime ocorreu por volta das 23h. Dois homens chegaram à praça em duas motos e atiraram contra Farias, que morreu no local. A polícia não tem pistas sobre os autores do crime. A maioria das testemunhas se negou a prestar informações mais detalhadas sobre o episódio. O crime teria ligação com o tráfico de drogas. (Fonte: ValeParaibano)

Inter-Secretarias teve duas rodadas no campo do CEMUG
A 7ª edição dos Jogos Inter-Secretarias, continua acontecendo em Caraguá. Os servidores municipais estão disputando várias modalidades esportivas. Nesta Segunda-feira 16, a bola rolou solta no campo do CEMUG, com duas partidas de futebol de campo

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, está promovendo o 7º Jogos Inter-Secretarias, envolvendo servidores municipais de todos os setores da Administração Municipal.
Várias modalidades estão sendo disputadas, entre elas o Futebol de Campo - a grande atração da última segunda-feira 16, no CEMUG(Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).
Na primeira partida da noite, a Fundacc entrou em campo para enfrentar o time da Secretaria de Urbanismo. A disputa foi acirrada e o placar final foi de 2x0 com gols de Jean pela Fundacc.
Em seguida foi a vez dos jogadores da Secretaria de Educação enfrentarem a equipe da Câmara Municipal, numa disputa bastante difícil, que terminou em 1x0 para a Educação, com um gol do jogadfor André. Novas rodadas continuarão acontecendo em Caraguá pelo Inter-Secretarias, nas dependências do CEMUG. Compareça e prestigie. A entrada é franca! (Fonte: PMC)

EMEF Dr. Carlos realiza 1º Torneio Interno de Karatê no próximo sábado
Os estudantes que participam do projeto de karatê na escola, promovido na EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, em parceria com a Secretaria de Esportes, participam no próximo Sábado do 1º Torneio Interno de Karatê Toshinkai. O evento é aberto ao público e será realizado na própria escola.

Caraguatatuba - Cerca de 60 crianças participarão no próximo sábado, dia 21 de outubro, do 1º Torneio Interno de Karatê Toshinkai da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Dr. Carlos de Almeida Rodrigues. O evento será realizado a partir das 13h30 na sede da escola e vai reunir estudantes que integram o projeto de karatê e também as atletas que praticam dessa modalidade no CIASE (Centro Integrado de Ações Sócio Educativas), no bairro Travessão.
Conforme explica a diretora da escola, Olímpia Aparecida de Sousa Arruda, o objetivo desse evento é dar a oportunidade aos atletas do karatê na participação de competições. Ela conta que o projeto que ensino essa modalidade esportiva no Dr. Carlos foi iniciado no mês de agosto, por meio de uma parceria com a Secretaria de Esportes, que oferece os monitores. Nessa proposta, os alunos podem praticar três modalidades: karatê, ginástica rítmica e futebol.
Segundo explicou, as aulas esportivas acontecem no período inverso do período escolar, possibilitando a participação dos estudantes de uma atividade diferenciada dentro da escola. Apesar do pouco tempo em que estão participando do projeto, a monitora de karatê afirmou que já seria possível realizar a competição.
No sábado, irão participar 45 atletas da escola Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, estudantes dos 3º e 4º anos, além de 12 representantes do CIASE. Eles receberão lanche e a disputa será acompanhada por árbitros da área. "Esperamos que a partir desse projeto possam surgir talentos do esporte, que poderão competir e representar a cidade. Por isso é importante que desde cedo eles tenham contato com competições. Esse torneio é aberto ao público, pois é um evento feito para a comunidade", finalizou Olímpia. (Fonte: PMC)

CONSEG de Caraguá quer projetos e sugestões para a segurança pública
Com a campanha "Sal da Terra", o Conseg convidou setores do ministério público, do governo de estado, da educação, prefeitura, câmara municipal, sociedade e outros em busca de soluções para a segurança pública no município.

Caraguatatuba - O CONSEG-Conselho Comunitário de Segurança, com o apoio da Prefeitura de Caraguá e 2ª Cia de Polícia, promoverá no dia 24 de outubro a campanha "Sal da Terra", visando a conscientização, a integração e a participação comunitária na segurança pública. O objetivo maior é ajudar na redução do número de homicídios e prevenir o narcotráfico, a prostituição e o consumo de drogas no município.
O evento acontece no auditório do UNIMÓDULO e estão convidados educadores, estudantes, líderes religiosos, representantes de associações, entidades de classes, empresários, comerciantes, profissionais da saúde e comunidade interessada.
A campanha "Sal da Terra" terá a presença da promotoria de Justiça da Infância e Juventude, Secretaria da Segurança Pública, Polícia Militar, Rodoviária, Ambiental e Civil, Corpo de Bombeiros, Diretoria Regional de Ensino, secretarias municipais de Educação, Assistência Social, Esportes e Recreação e de Saúde, vereadores, OAB, Associação Comercial e Empresarial, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar.
De acordo com o CONSEG de Caraguá, a maioria dos crimes no município são cometidos por jovens ociosos e com poucas expectativas no futuro. "Considerando a grandeza desse problema, é preciso reunir autoridades e membros da comunidade. Tanto a Polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e solucionar problemas de segurança".
Na programação inclui credenciamento às 14h30, composição da mesa às 15 horas e abertura dos trabalhos às 15h10. Às 15h30 será feita a disseminação de informações e obtenção de sugestões, e às 16h30 as perguntas ou sugestões serão dirigidas à mesa até o encerramento às 17h30.
São parceiros desta campanha a NetAir, o VipCenter, a Padaria Sumaré, a Press-On, a Casa de Ferragens Santa Bárbara e Buffet Infantil Onda da Alegria.
Mais informações no site www.conseg.sp.gov.br. Contato pelo e-mail consegcaragua@hotmail.com. Ou no UNIMÓDULO pelo telefone 3897-2040.
*Os CONSEGs são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais. Cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes da Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual. As reuniões ordinárias de cada Conselho são mensais. A Secretaria de Segurança Pública tem como representantes, em cada CONSEG, o Comandante da Polícia Militar da área e o Delegado de Polícia Titular do correspondente Distrito Policial. Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os CONSEGs representam, hoje, a mais ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil. (Fonte: PMC)

5 mil pessoas visitam Exposição de Orquídeas em Caraguá
A Sociedade Orquidófila de Pindamonhangaba foi eleita a campeã das associações. A AOLN de Caraguá foi a segunda colocada e a Chácara Bela Vista, de Assis, a terceira

Caraguatatuba - A 28ª Exposição de Orquídeas foi visitada por aproximadamente 5 mil pessoas em Caraguá, no período de 13 a 15 de outubro. O evento, que teve o apoio da secretaria municipal de Turismo, reuniu 40 expositores de associações orquidófilas da região e de cidades de São Paulo e Minas Gerais, que mostraram ao público, espécies raras, exóticas, botânicas, nativas entre muitas curiosidades sobre as orquídeas.
A beleza dos mais de 300 vasos apresentados também concorreu a prêmios em diversas categorias. A Sociedade Orquidófila de Pindamonhangaba foi eleita a campeã das associações e teve dois destaques, o 1º lugar com a orquídea de Tsutumi Tanabe, e o terceiro com a planta de Alberto Katsurayama. Pindamonhangaba também foi premiada por uma Zigostates Lunata, de Alberto Katsuyama, considerada a melhor micro-orquídea.
A segunda colocada foi a AOLN-Associação de Orquidófilos do Litoral Norte, de Caraguá; e a terceira foi a Chácara Bela Vista, do município de Assis.
Caraguá também foi premiada com uma Dendóbriun Thirsiflorum, de Maria Angélica, por ser considerada a planta mais exótica/original, que empatou com uma Arpophillum Apicatum, de Marico Nakagima, da AOS-Associação Orquidófila de São Paulo. Já a melhor espécie Botânica foi a Marsdevalia Infacta, do Orquidário Primavera, de Belo Horizonte.
Compuseram o júri, os orquidófilos Sumiu Nakagima, Antônio Senachi, e Dr. Keiti Nakagima. De acordo com a secretária da AOLN, Vera Lúcia Gonzáles, o evento foi considerado por todos um sucesso. "Como sempre contamos com o importante apoio da Secretaria de Turismo, tudo foi muito organizado e bastante visitado", disse. (Fonte: PMC)

Carateca de Caraguá representa a Federação no Campeonato Brasileiro

Caraguatatuba - O atleta treinará no sábado, dia 21, em São Paulo, com todos os competidores convocados pela Federação Paulista que disputarão o Brasileiro. O campeonato será no mês de dezembro, em Uberlândia, cidade mineira
O carateca caraguatatubense Edson Mendes do Amaral, mais conhecido com Edinho, professor de Caratê e atleta da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) foi o único atleta do Litoral Norte convocado pela Federação Paulista da modalidade para representar o estado no Campeonato Brasileiro de Seleções na categoria de Kata, que acontece de 8 a 10 de dezembro em Uberlândia, Minas Gerais.
Edinho segue neste sábado, dia 21, para São Paulo, onde participará, no Centro de Aperfeiçoamento Técnico Juici Sagara, de um treinamento especial com os técnicos da Federação Paulista, junto com outros competidores convocados para a disputa. "Esta é uma modalidade de apresentação, ela mostra formas de luta e eu estou em uma fase muito boa para essa categoria", disse Edinho.
O atleta conquistou o índice técnico para representar a Federação no 11º Campeonato Paulista Kata, que aconteceu no mês de setembro, em Santos, Litoral Sul do Estado, quando conquistou o 3º lugar da categoria. "Durante a competição em Santos eu não estava preparado, hoje já estou pronto para o Brasileiro e vou treinar ainda mais para conquistar o título", finalizou Edinho. (Fonte: PMC)

Caraguá realiza o 1º Congresso de Saúde Bucal em comemoração ao "Dia do Dentista"

Caraguatatuba - A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, por meio da Divisão de Saúde Bucal, realizará nos dias 26 e 27 de outubro o 1º Congresso de Saúde Bucal em comemoração à Semana Nacional de Saúde Bucal, (de 23 a 27 de outubro) e o Dia do Cirurgião Dentista em 25 de outubro. O congresso acontece no CEPROLIN (Centro de Educação Profissional do Litoral Norte). Poderão participar profissionais de todo o Litoral Norte.
De acordo com a Divisão de Saúde Bucal, o evento vem reforçar o empenho e a valorização da atual administração à saúde do munícipe e o apoio recebido do Secretário Olegário Alves dos Santos no setor, além de proporcionar a atualização técnica-científica aos profissionais da área e promover uma integração entre os municípios do Litoral Norte e a APCD - Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas de São José dos Campos.
No dia 26, às 8h, acontece o credenciamento e às 8h30 a abertura solene. Das 9h às 12h será abordado o tema Lezões Cancerizáveis e Câncer Bucal, em palestra proferida pelo prof. Dr. Carlos Eduardo Xavier dos Santos Ribeiro da Silva, especialista e mestre em Estomatologia, doutor pelo departamento de Otorrino Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela UNIFESP e professor de Estomatologia da UNISA, e pelo prof. Francisco Octávio Teixeira Pacca, especialista, mestre e doutorando em Estomatologia da USP e professor de Estomatologia da UNISA.
Das 13h às 15h a palestra será sobre Biossegurança pela prof. dra. Cristiane Yumi Koga Ito, ela é mestre e doutora em Biologia e Patologia Buco-Dental da UNICAMP; pós-doutorado em Microbiologia da Universidade de Turim na Itália e UFMG e professora de Microbiologia e Imunologia da UNESP de São José dos Campos. A última palestra do dia será sobre Cariologia e Tratamento Restaurador Atraumático em Saúde Coletiva com o prof. dr. Gerson Lopes, professor adjunto de Odontopediatria da UNICID de São Paulo e professor responsável de Saúde Coletiva na mesma instituição.
No dia 27, a partir das 8h, o primeiro tema do dia será Racionalização do Trabalho com ACDS: Direto ao Ponto com o dr. Wilson Galvão, da Fellow of The IEA/ International Ergonomics Association e presidente da APCD de São José dos Campos. Às 10h30 o evento tratará de Responsabilidade Civil e Administrativa do CD e da Pessoa Jurídica pela prof. e responsável pelas disciplinas de Odontologia Legal e Bioética e Orientação Profissional da UNESP e coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da UNESP de São José dos Campos, em seguida, às 13h30, o assunto será Gerenciamento de Resíduos de Serviços em Odontologia com o prof. dr. Vladen Vieira, especialista em Saúde Coletiva e mestrando em Saúde Pública da USP; coordenador e professor do Curso de Especialização em Saúde Coletiva da APCD de São José dos Campos e ABO de São Paulo. O último assunto abordado do congresso será Urgências em Endodontia. A palestra será ministrada pelo prof. dr. Carlos Henrique Ribeiro Camargo, professor de Endodontia da UNESP de São José dos Campos e doutor em Endodontia pela USP de Bauru.
O CEPROLIN fica na Avenida Rio Grande do Norte, 450, Indaiá. Mais informações do congresso pelo telefone 3897-2126. (Fonte: PMC)

Beach Soccer já tem classificação em 3 chaves e rodadas para esta quarta-feira 18
O Campeonato Municipal de Beach Soccer está agitando as noites da praia do Indaiá, onde as partidas acontecem até mesmo sob a forte chuva na região. Novas partidas acontecerão nesta quarta-feira 18, às 20h e 21h

Caraguatatuba - O Campeonato Municipal de Beach Soccer, realizado pela SECER - Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Caraguá, está agitando a praia do Indaiá, onde as partidas acontecem diariamente, mesmo com a constante chuva, no campo, ao lado da pista de Bicicross.
No Feminino, O São Sebastião B venceu o Colinas por 3x1, na chave B; e no Grupo A São Sebastião A venceu o Rosa Dourada por W.O. O São Sebastião B jogou também contra o Ubatuba e acabou perdendo de 1x5 para as ubatubenses.
O último jogo da noite foi válido pelo Grupo I Masculino, onde enfrentaram-se Adil Car e Pontal Santa Marina, com um show de goleada e placar final de 6x1 para os jogadores do Adil Car.
De acordo com a SECER, já têm chaves classificadas tanto no Masculino como no Feminino, no Municipal de Beach Soccer. No Feminino, os times Sel. Ilhabela e São Sebastião A estão em primeiro e segundo lugar, respectivamente, e no Grupo B, a equipe de Ubatuba é a favorita, seguida pela Adil Car/CAPF. No Masculino, a liderança está com o time Rosa Dourada pelo Grupo J; Tabajara, pelo Grupo G e Lion Zeladoria pela Chave H.
Mais jogos da categoria Masculino nesta quarta-feira 18
Nesta quarta-feira, 18 de outubro, o time Sombra Negra enfrenta o Estrela da Amizade às 20h, no campo do Indaiá, pelo Grupo G, e na chave J, às 21h entram em campo as equipes Patos e E.C. Canto do Mar. Prestigie o Beach Soccer em Caraguá. A entrada é franca! (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Operação Integrada encontra palmito em Toque-Toque Grande

São Sebastião - O Instituto Florestal, juntamente com fiscais da Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião e policiais ambientais realizou nesta quarta-feira (18/10) uma operação integrada no bairro de Toque-Toque Grande, na Costa Sul, em busca de acampamentos de palmiteiros. Foram apreendidos 25 vidros de palmitos, sendo que cinco estavam cheios
A varredura faz parte de uma operação integrada entre os três órgãos com o intuito de inibir a ação dos infratores que prejudicam o meio ambiente com a retirada dos palmitos no Parque Florestal.
De acordo com o guarda-parque, Reinaldo Gomes Dias dos Santos, as operações integradas ocorrem quase toda semana com o objetivo de diminuir a incidência de violações do Meio Ambiente. “O envolvimento da equipe na operação integrada faz com que o índice de infrações diminua, por isso a realização freqüente de operações.”
Além da apreensão dos vidros e dos palmitos foram derrubados dois acampamentos de palmiteiros, que seriam utilizados para embalar o palmito cortado.
O guarda-parque ressalta para que os comerciantes não adquiram produtos sem procedência. “O comerciante deve estar atento a qualquer produto florestal que compre, por isso, é muito importante saber a procedência do material e verificar se o vendedor tem a licença do Ibama para a venda do produto”.
Santos frisa que o comerciante que compra esses produtos, além de incorrer na ilegalidade também coloca em risco a saúde do consumidor pode sofrer seqüelas graves. (Fonte: PMSS)

Sectur prorroga data da exposição “Arte, Artifício, Ofício”

São Sebastião - A Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) prorrogou em um mês o término da exposição “Arte, Artifício, Ofício”, do artista Luís Fernando Gomes, da Costa Sul. Ela termina no próximo dia 30 de outubro.
A exposição continua na sede da Sectur e os interessados podem comparecer até o local para conferi-las. Os quadros abordam temas o mar, flores e formas, adotando o estilo clássico em sua composição.
A próxima exposição está com a data de abertura prevista para novembro. Segundo o Departamento de Cultura, o tema fará uma homenagem ao mês da música e da literatura, expondo os trabalhos que foram vencedores das edições do concurso de poesia Nhô Bento.
A sede da Sectur fica localizada na rua da Praia.
Mais informações pelo telefone (12) 3892 -2620. (Fonte: PMSS)

Jovens dispensados do Serviço Militar prestam Juramento à Bandeira em São Sebastião

São Sebastião - Acontece na sexta-feira, (20/10), a partir das 10h, no ginásio de esportes José de Souza Gringo, (Gringão), a cerimônia de Juramento à Bandeira Nacional pelos jovens sebastianenses dispensados do serviço militar inicial da classe de 1988.
Foram alistados cerca de 780 rapazes, dos quais 400 prestarão juramento e receberão o Certificado de Despensa do Serviço Militar.
De acordo com o secretário da Junta do Serviço Militar, Cristiano Gomes dos Santos, os jovens assumirão o compromisso formal de defender a Pátria no caso de necessidade. “Apesar de dispensados, eles estão sujeitos à convocação em casos de calamidade pública ou para atender a eventuais necessidades de mobilização.”
Estarão presentes na solenidade o delegado do Serviço Militar e 1º tenente José Nicodemos da Silva e o secretário de governo Thirso Junior, que representará o prefeito Dr. Juan Garcia.
O certificado militar é valido até os 45 anos e é obrigatório para fazer passaporte, inscrição em instituições de ensino superior, para prestar concurso público, entre outros documentos.
(Fonte: PMSS)


Apae promove palestra para pais de alunos em São Sebastião

São Sebastião - A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Sebastião realizou nesta quarta-feira (18/10) uma palestra para as famílias que possuem parentes na unidade.
O tema “Caminhos e Perspectivas de Vida da Pessoa com Deficiência” foi sugerido na última reunião bimestral de pais e mestres e foi abordado pela psicopedagoga da instituição, Daisy Moreira Lima, e pelo diretor administrativo da Apae local, Douglas Martins de Souza.
“Em toda reunião os pais sugerem temas que gostariam que a gente abordasse e nós procuramos atender essas necessidades. O intuito é fazer um trabalho integrado entre a família e a entidade para que eles possam, em casa, dar continuidade aos trabalhos que desenvolvemos aqui. Assim, o aluno tem um ganho maior”, declarou o diretor.
Para os pais e parentes dos alunos que estudam no período matutino, a reunião será realizada amanhã, a partir das 08h30.
O evento foi realizado em três momentos: o primeiro para discutir as comemorações do final do ano, o segundo com a palestra “Caminhos e Perspectivas de Vida da Pessoa com Deficiência”, e o terceiro com uma conversa entre os pais e os professores, que debateram as atividades realizadas no decorrer dos últimos dois meses e a apresentação da avaliação bimestral que será aplicada.
As reuniões e explicações acontecem bimestralmente na sede da Apae, localizada na rua Abdala Cecílio, 46, no Pontal da Cruz. Mais informações pelo telefone (12) 3893-0401. (Fonte: PMSS)

Assistentes Sociais de São Sebastião realizam revisão do BPC

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), iniciou neste mês a revisão e avaliação das pessoas que recebem o Beneficio de Prestação Continuada (BPC) em São Sebastião. Essa revisão é feita a cada dois anos.
O BPC é um benefício da Assistência Social, integrante do Sistema Único de Assistência Social (Suas), pago pelo governo federal. Integram o BPC, pessoas idosas com 65 anos ou mais, sem direito à Previdência Social, além de portadoras de necessidades especiais que não podem trabalhar e levam uma vida independente.
A renda da família nos dois casos deve ser inferior a um quarto do salário mínimo por pessoa. A revisão mostra como o benefício ajuda o idoso ou o deficiente a avaliar as necessidades e recursos da comunidade para que tenha uma melhor participação na vida comunitária.
Mais informações pelo telefone da Setradh (012) 3892-2844. (Fonte: PMSS)

São Sebastião arrecada livros usados para Saldão

São Sebastião - A Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião prossegue com a arrecadação de livros para realizar o 1º Saldão de Livros em comemoração ao mês da leitura, em novembro. Durante o evento, os livros serão vendidos a R$ 1, que serão revertidos ao Fundo Social
Para que a campanha atinja o objetivo de arrecadar, no mínimo 600 livros, a Secretaria de Cultura espalhou por diversos pontos da cidade, caixas para as doações.
O diretor de Cultura, Gleivison Gaspar, afirma que os livros arrecadados serão limpos e etiquetados. “Por isso, qualquer livro, independentemente do assunto, poderá ser doado.”
Gaspar explica que a campanha já iniciou para que os funcionários da Sectur tenham tempo de arrumar livros sem capas ou limpar os que estiverem sujos, além de etiquetar.
Os livros que não forem vendidos serão doados a uma escola da Costa Sul, ainda não definida, para a montagem de sua própria biblioteca.
O 1º Saldão de Livros acontece no dia 25 de novembro na Praça do Coreto. Durante o evento, acontecerá o ‘Música na Praça’, além de outras atividades promovidas pela Secretaria.
 (Fonte: PMSS)

Semam ministra palestra aos beneficiários do Pead

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) realizou na tarde desta quarta-feira (18/10), na Videoteca Municipal, uma palestra aos beneficiários do Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (Pead) que atuam no serviço de varrição de ruas.
Os bolsistas presentes ouviram e puderam tirar suas dúvidas sobre a relação de meio ambiente com a varrição de ruas com a educadora ambiental e chefe de divisão de Educação Ambiental da Semam, Christiane Cruz Silva de Moraes.
O objetivo da palestra era orientar os funcionários na limpeza, ensinando-os a correta separação dos resíduos de forma a colaborarem com o meio ambiente e realizarem um trabalho em conjunto com os integrantes da Cooperativa de Sucata de São Sebastião (Copersuss).
O Programa - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Setradh, realiza o Pead (Programa Emergencial de Auxílio Desemprego) que tem por objetivo combater a exclusão social e proporcionar qualificação profissional à população mais carente do município. O programa foi aprovado pela Lei Municipal 1745/05.
A Prefeitura realizou o termo de adesão e compromisso, com validade de um ano, com os candidatos mediante a um cadastramento que aconteceu no ano passado em diversos bairros do município. Os bolsistas que não têm vínculo empregatício com a Prefeitura ganham o equivalente a R$ 350 mais R$ 50 referentes a cesta básica e vale-transporte. Segundo a Setradh, estão previstas mais contratações.
O perfil dos participantes do Pead vai desde jovens a partir de 18 anos a idosos de 62 anos, com baixa escolaridade. Mesmo com a participação de todos os bairros do município, a maioria vem da Costa Norte e a região que envolve a Topolândia, Itatinga e Olaria.
Os beneficiários, além de desenvolverem as atividades, diariamente contam com palestras periódicas, cursos no Centro Integrado Profissionalizante (CIP), treinamentos profissionais e seguro contra acidentes.
Atualmente os bolsistas participam de um curso de cozinha industrial no CIP e alfabetização no EJA (Educação de Jovens e Adultos). Segundo a Setradh, alguns beneficiários também são encaminhados ao Programa Brasil Alfabetizado, do governo federal. (Fonte: PMSS)

Dentistas da rede pública recebem palestra sobre má oclusão

São Sebastião - Os dentistas da rede pública de saúde de São Sebastião se reuniram nesta quarta-feira (18/10) na Videoteca Municipal, com o ortodontista Renato Pazinatto para discutir sobre “Má oclusão” que trata da posição incorreta dos dentes.
Na pauta da palestra, a importância de se tratar a má oclusão no crescimento e desenvolvimento logo na primeira dentição. Foram abordadas questões como os problemas mais comuns na dentição inicial e os procedimentos que devem ser adotados no caso de tratamento.
O ortodontista Renato Pazinatto, professor de Ortopedia Funcional dos Maxilares da Associação Brasileira dos Cirurgiões Dentistas (ABCD), de Brasília, e do Centro Tecnológico Aeroespacial (CTA) de São José dos Campos destaca a importância de se discutir sobre a ortodontia com os dentistas de forma a promover a integração entre os dois ambientes. “É de extrema importância verificar o problema de dentição no inicio do desenvolvimento da criança. Com o encaminhamento rápido do problema para um ortodontista, ou o especialista no caso, podem ser obtidos resultados melhores”.
Como exemplos de má oclusão há dentes girados, encavalados, muito para fora da boca deixando o perfil achatado, dentes de cima que cobrem os de baixo, dentes de cima que não tocam os de baixo, dentes superiores que não encaixam direito com os inferiores e dentes tortos que podem ser considerados como doença.
A palestra está na programação da Semana da Saúde Bucal promovida pela Secretaria da Saúde por meio da Divisão de Odontologia. A realização desse evento tem o intuito de orientar a população sobre a importância da prevenção de possíveis doenças bucais. As atividades vão até o próximo dia 31.
A realização da palestra de hoje também faz parte do plano de trabalho da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com a Secretaria de Saúde de São Sebastião no tratamento da Saúde Bucal no município.
A Unifesp mantém um convênio de cooperação institucional com a Prefeitura de São Sebastião desde agosto de 2005. Esse convênio já proporcionou diversos avanços consideráveis na qualidade dos serviços, otimização de recursos, mais transparência na sua aplicação e a garantia dos direitos trabalhistas aos profissionais envolvidos. (Fonte: PMSS)

“Da Pá Virada” promove diversão para as crianças da Costa Sul neste sábado

São Sebastião - As crianças da Costa Sul podem se preparar para uma tarde de diversões. No próximo sábado (28/10), a Secretaria de Esportes (Seesp) em parceria com as secretarias de Cultura e Turismo, Educação e Governo, realizam o Projeto 'Da Pá Virada', com diversas atividades para comemorar o mês das crianças em Maresias, a partir das 14h, na Escola Municipal Edileuza Brasil Soares.
Durante o evento as crianças poderão aproveitar os brinquedos infláveis: tobogã com parede de escalada, guerra de cotonetes, balão bolha, cama elástica, piscina de bolinhas e balão de castelinho.
O guache também invade a festa. Serão realizadas oficinas de pintura, maquiagem no rosto e desenhos no papel, onde as crianças poderão soltar a criatividade e criar seus próprios desenhos e expor sua criação.
Os grupos de rua dos bairros, como dança, música, entre outros, terão a oportunidade de se apresentar e a comunidade de conhecer o seu trabalho durante o Da Pá Virada.
Em uma parceria com os escoteiros da cidade, o projeto contará ainda com tirolesa e falsa baiana (brinquedo com uma gaiola que sobe e é solta).
"Além de todas essas atividades, ainda haverá mesa de ping-pong, xadrez, dama, bambolê e pula corda", finaliza o diretor de eventos.
No dia 28 será a vez do bairro Jaraguá receber o programa, no Centro de Apoio Esportivo do bairro. O horário é sempre das 14 às 18h. (Fonte: PMSS)

Educadores iniciam terceiro módulo do Programa Letra e Vida

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Educação,iniciou este mês o terceiro módulo do Programa Letra e Vida. Ele é aplicado aos diretores e professores da rede municipal de ensino e tem como objetivo discutir as situações didáticas, demonstrando que a alfabetização é parte de um processo mais amplo de aprendizagem de diferentes usos de linguagem escrita, em situações de leitura e produção de texto, ou seja, fazer parte de um processo de letramento.
De acordo com Mercedes Pons Garcia, uma das supervisoras de ensino da Secretaria de Educação, 120 profissionais participam das atividades realizadas semanalmente em dois locais; às terças-feiras, na Escola Municipal Henrique Botelho, no Porto Grande, e às quartas-feiras na Escola Municipal Guiomar Aparecida da Conceição, em Boiçucanga. O horário é sempre das 18 às 21h.
O Programa Letra e Vida teve início em março deste ano e um dos objetivos foi 'instigar' os professores a estudar e discutir questões a respeito de dois conhecimentos básicos para todo o alfabetizador: os processos de aprendizagem inicial de leitura e escrita e o objetivo de ensino no período de alfabetização.
Junto com Mercedes, o curso é desenvolvido pela Belezomar Alves Moreira. As duas recebem formação do Centro de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), localizado no núcleo de Guaratinguetá. (Fonte: PMSS)

Equipe de Manutenção recebe homenagem do Corpo de Bombeiros

São Sebastião - A Equipe de Manutenção da Prefeitura de São Sebastião recebeu na manhã desta quarta-feira (18/10) uma homenagem do Corpo de Bombeiros de São Sebastião, em uma confraternização descontraída na sede da Garagem Municipal.
A homenagem dos Bombeiros aos mecânicos é referente à manutenção que esses profissionais fazem nas viaturas do Corpo de Bombeiros. “Agradecemos a total atenção que esses mecânicos dão às nossas viaturas, pois sem a ajuda deles, muitos salvamentos não poderiam ser realizados”, ressaltou o tenente Danilo de Oliveira Godoy.
De acordo com o tenente, a ajuda dos mecânicos na manutenção das viaturas beneficia tanto os bombeiros quanto a própria equipe de manutenção. “Com a ajuda deles, posteriormente, somos nós que estaremos retribuindo, salvando a vida de seus amigos, familiares e parentes”.
Godoy destacou para os mecânicos que: “nosso trabalho é atender da melhor forma a população. Muitas vezes, de forma indireta, vocês estão salvando uma vida, e isso não tem preço.” (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Código de Defesa do Consumidor

Ubatuba - Código de defesa do consumidor
Descritivo: Quem é o consumidor, quais seus direitos e como exercê-lo na defesa de seus interesses. Qual a finalidade do código; quem é o fornecedor; quais os direitos efetivos do consumidor brasileiro; como exercitar os direitos do consumidor; quais as obrigações das empresas perante o consumidor.

Data: 05/12/2006
Horário: 19H00
Local: Associação Comercial de Ubatuba
Gratuita

Podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto.
Não deixe de colocar o CPF. (Fonte: ACIU)

Chuvas adiam inaugurações de obras em Ubatuba

Ubatuba - As chuvas constantes que vêm atingindo o município de Ubatuba nas últimas semanas obrigaram a Prefeitura a promover alterações em seu calendário de inaugurações de obras programadas para este mês. As inaugurações faziam parte das festividades do 369º aniversário de Ubatuba, comemorado no dia 28 deste mês. O mau tempo vem prejudicando o andamento e a conclusão das obras da Ponte do Ipiranguinha, urbanização na orla do Perequê-Açu e a construção da praça Cícero Gomes.
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, lamenta o atraso na entrega das obras. “Infelizmente não pudemos contar com a ajuda do tempo e as chuvas estão atrapalhando muito o andamento de nossas obras. Nossa intenção era entregá-las nas comemorações do aniversário da cidade, mas como não será possível, divulgaremos novas datas das inaugurações”, explicou.
Segundo a Defesa Civil de Ubatuba, o índice pluviométrico acumulado, somente nos últimos três dias, é de 73,4 mm e a previsão ainda é de chuva para os próximos dias. (Fonte: PMU)

Inscrições de curso para profissionais de salões de beleza vão até dia 20

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizará, nos dias 24 e 26, um curso de Desinfecção e Esterilização de Instrumentais de Salão de Beleza. A capacitação acontecerá no auditório do Centro de Referências de Especialidades e as inscrições poderão ser feitas até o dia 20, na Secretaria de Saúde. O objetivo do curso é ensinar técnicas de desinfecção para manicures, podólogos, calistas, cabeleireiros e barbeiros, assegurando a qualidade dos serviços prestados à população. As vagas para o primeiro dia já foram preenchidas, mas para o dia 26 ainda é possível fazer inscrições.
A Superintendência de Proteção à Saúde, órgão ligado à Secretaria de Saúde, está realizando, desde junho, o cadastramento de todos os salões de beleza da cidade. Os estabelecimentos que não estiverem de acordo com as normas da Vigilância Sanitária serão notificados.
Segundo o superintendente de proteção à saúde, Neilton Nogueira, o intuito da fiscalização é orientar os proprietários sobre os riscos sanitários. "Nossa função é afastar os riscos à saúde da população. Queremos trabalhar como parceiros desses profissionais, prestando um respaldo técnico aos salões de beleza e barbearias da cidade".
As inscrições podem ser feitas gratuitamente, pelo telefone 3832-6810, com Vânia e Adriano, ou pessoalmente, na Secretaria de Saúde, que fica na Av. Rio Grande do Sul, 710. O curso acontecerá no Centro de Referências de Especialidades, que fica na Rua Cunhambebe, 703, em dois dias diferentes (24 e 26 de outubro). (Fonte: PMU)

IV Salão de Belas Artes de Ubatuba reúne artistas e obras de todo o estado

Ubatuba - Dando prosseguimento à programação especial de aniversário da cidade, a Fundação de Arte e Cultura (Fundart), em parceria com a Prefeitura abrem, nesta sexta-feira, 20, o IV Salão de Salão de Belas Artes de Ubatuba. Serão expostas 140 obras, de 79 artistas de todo o estado, entre as categorias: pintura acadêmica, pintura contemporânea, desenho e escultura. O evento terá como sede o Salão de Eventos da Igreja São Francisco e poderá ser apreciado até o próximo dia 3 de novembro.
O IV Salão de Belas Artes tem como objetivo reunir e valorizar o trabalho de artistas nas mais variadas formas e categorias, em suas mais significativas manifestações, bem como promover a educação artística na coletividade e o desenvolvimento das Belas Artes em todo o território nacional.
Notoriedade do evento - O Salão de Belas Artes é um evento que cresce a cada ano e está ganhando notoriedade no cenário artístico do estado. O prefeito Eduardo Cesar afirma estar orgulhoso com o resultado desse trabalho desenvolvido e organizado pelo Grupo Setorial de Artes Plásticas da Fundart. "Não é à toa que o Salão faz parte das festividades de aniversário de Ubatuba. Ele vem mostrando os valores culturais de cada uma das cidades participantes e reunindo diversos artistas talentosos e suas belíssimas obras em nossa cidade. Esse evento é espaço propício, não só para desenvolver nossos conhecimentos no campo das belas artes, mas é também, para proporcionar um momento de bem-estar e entretenimento".
Os premiados - As obras premiadas, escolhidas por um time de três jurados, já foram definidas. Foram quatro prêmios aquisição, dois pela Prefeitura e dois pela Fundart. Dois artistas de Ubatuba foram contemplados com esse prêmio: Luciano de Camargo, com a obra "Barra dos Pescadores" e Celso de Siqueira Cardoso, com a obra "Índio Caçador de Orquídeas". De Taubaté, o artista Douglas de Campos Costa recebeu o prêmio aquisição por um conjunto de obras. A primeira, intitulada "Eros" e a outra, "A Pedra da Luz – A Sacerdotisa". Todas as obras adquiridas são da categoria Acadêmica.
Na categoria Contemporânea, quem levou a medalha de ouro foi o já premiado artista Edenilson de Aguiar, morador de Pirassununga, que retrata a cultura popular em papelão, com as obras "Festas e Cores" e "Peneiras de Ouro". A medalha de prata ficou para a artista acadêmica de Caçapava, Diva Tibucheski Vilela, pela obra Ninféia. A medalha de bronze foi para a obra "Transubstância II", uma técnica mista criada pela artista Luciana Siqueira da Silva, de Jacareí. O artista ubatubense, Adriano Oliveiro, mais uma vez, recebeu menção honrosa por sua obra em estilo cubista "Explore a Riqueza de uma Imagem".
Entre os desenhos, as artistas Tamires do Nascimento Pereira e Edna Aparecida Cassal receberam medalhas de prata, pelas obras "A Espera" e "Semente", ambas em giz pastel. Três artistas, Paulo Vagner Siqueira, Maria Aparecida Basso e Maria Helena Beringhs receberam medalhas de bronze. O ubatubense Paulo Rogério de Mattos recebeu menção honrosa pela obra "Príncipe do Brejo".
As esculturas tiveram sete premiações em medalhas de bronze: Bárbara Arcoverde Costa, que conquistou premiações em três de suas obras, Rafael Marotti, com duas esculturas, Arthur Arcoverde Costa e Rose Mary de Freitas ambos com uma obra cada. (Fonte: PMU)
 

V FESTA ITALIANA DA APAE DE UBATUBA
Jantar dançante beneficente, em prol da construção da nova sede.

Ubatuba - Mais uma vez o grande sucesso da tradicional FESTA ITALIANA se repete, pois restam apenas algumas mesas para completar o salão. Os interessados em comparecer devem procurar a APAE o mais rápido possível para garantir suas mesas.
A V Festa Italiana acontecerá dia 19 de outubro, no Ubatuba Iate Clube, a partir das 21:00 horas e trará novidades para abrilhantar ainda mais o evento. O responsável pela cozinha será o conceituado Chef Luiz e a animação musical a cargo do Grupo Domus, apresentando estilo musical variado.
Traje social.
A arrecadação deste evento será revertida para a construção da nova sede da APAE.
APAE DE UBATUBA – 3832 5351 – 3833 1809
(Fonte: apaeuba@iconet.com.br)


Semana de 20/10 à 26/10

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Lucas, Um Intruso no Formigueiro"
ás 15:20hs

 

"Dália Negra"
ás 17:00 - 19:10 - 21;20 hs

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"CLICK"
ás 15:20 - 19:10 hs

 

"Vôo United 93"
ás 17:10 - 21:20hs

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Visita ilustre

E teve um anjinho
Que veio brincar na terra
Depois do almoço
E se divertiu no quintal
Da casa do meu avô
Debaixo da laranjeira
Até que se cansou
E acabou a brincadeira.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

CUIDADO NOS BARES
Bandidos estão dando de 10 x 0 em criatividade em nós e na Polícia.
Vejam como o ladrão brasileiro e criativo:
Você e seus amigos estão num bar, batendo papo, tomando uma cervejinha e se divertindo. De repente, chega um individuo e pergunta de quem é o carro tal, com placa tal, estacionado na rua tal, solicitando que o proprietário dê um pulinho lá fora para manobrar o carro, que está dificultando a saída de outro carro.
Você, bastante solícito, vai e, ao chegar até o seu carro, anunciam o assalto e levam seu carro e seus pertences. E ainda terá sorte se não levar um tiro...
Numa mesma noite, o resgate da Polícia Militar de SP atendeu a três pessoas baleadas, todas envolvidas no mesmo tipo de história.
Repasse esta notícia para alertar seus amigos...não custa nada prevenir. O jeito, em caso semelhante é não ir sozinho, chame alguns amigos para ir junto, e de longe verifique se é verdade.
"MENSAGEM TRANSMITIDA PELO ATENDIMENTO 190"

Circulando na Net
pescarte.com.br

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Pôr do Sol visto da balsa em Ilhabela ©Silas Azocar

Pôr do Sol visto da balsa em Ilhabela
©Silas Azocar

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor