Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2006 - Nº 1630 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Audiência debate obra do gasoduto
UNIMÓDULO participará de atividades em atenção ao Dia Nacional da Responsabilidade Social
Atleta promove 2º Torneio de Braço de Ferro Entre Amigos

Caraguatatuba
Caraguá sedia reunião do Fórum da Agenda 21 do Litoral Norte
Caraguá comemora o "Dia do Incentivo a Alimentação Saudável"
Carateca de Caraguá representa a Federação no Campeonato Brasileiro
Câmara realizou mais uma rodada sobre Plano Diretor
Câmara deixa de aprovar apenas um projeto
EMEF Dr. Carlos realiza 1º Torneio Interno de Karatê no próximo sábado

Ilhabela
-

São Sebastião
Vereadora quer explicações sobre pavimentação em Santiago
Suplente, mas quase lá
Juquehy ganha nova praça na segunda-feira
Mau tempo cancela etapa do campeonato de Down Hill
Segur participa de reunião do Plano Apell
Ciclistas sebastianenses correm na Copa Internacional de Mountain Bike
1º Circuito Juquehy de Surf Amador 2006
Prefeitura arrecada em agosto pouco mais de R$69mil com taxa de iluminação pública
Sefaz recebe moto para sorteio na campanha “IPTU Premiado”
Vereadora quer explicações sobre PCM em Santiago
Oficina da África aborda presença negra em São Sebastião
Crianças de Rio Grande da Serra conhecem São Sebastião no final de semana
Vôlei sebastianense enfrenta Mogi das Cruzes no sábado pela Livovali


Ubatuba
Ex-funcionário da Prefeitura leva caso dos carros ao MPF
Barco afunda e derrama óleo no Saco da Ribeira
Aprovada lei que regulamenta símbolos oficiais de Ubatuba
Ubatuba volta ao Circuito Mundial de Surfe
Guarda Municipal de Ubatuba realiza dois flagrantes no mesmo dia

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Audiência debate obra do gasoduto

Litoral Norte - A Petrobras irá realizar audiências públicas nas cidades da região que serão cortadas pelo gasoduto que ligará a base de gás em Caraguatatuba à central de redistribuição de Taubaté.
Nas reuniões, será apresentado o EIA-Rima (Estudo de Impacto Ambiental-Relatório de Impacto ao Meio Ambiente) sobre a construção dos dutos, que terão 94,1 quilômetros de extensão. As obras devem começar em janeiro de 2007 e serem concluídas em julho de 2008.
As audiências serão realizadas às 19h do dia 31 no Centro de Convivência Infantil de Paraibuna, às 19h do dia 1º de novembro no teatro da Univap (Universidade do Vale do Paraíba) de São José dos Campos e às 19h do dia 3 de novembro no Departamento de Ciências Jurídicas da Unitau (Universidade de Taubaté). Em Caraguá, a audiência acontece no próximo dia 30.
A OBRA - O gasoduto cortará as cidades de Paraibuna, Jambeiro, São José, Caçapava e Taubaté. A empresa não agendou audiências públicas em Jambeiro e Caçapava, por onde passarão 9,9 km e 1,8 km de dutos, respectivamente.
A linha de dutos cortará 36,9 kms de terras em Paraibuna e passará por 16,4 kms em São José e 6,3 kms, em Taubaté. A empresa deve indenizar os proprietários das áreas por onde irão passar os dutos.
André Miragaia, da ONG (Organização Não-Governamental) Vale Verde, disse que os ambientalistas solicitaram à empresa que construa o gasoduto por meio de túneis em áreas de Mata Atlântica na região.
"Queremos também que a empresa evite passar os dutos em leitos de rios e corpos d'água", disse.
Segundo ele, ss ambientalistas querem mais rigor da Petrobras na contratação das empreiteiras. "Recebemos muitas reclamações que estariam ocorrendo erosões nas áreas onde é implantado o gasoduto Campinas-Taubaté", disse. (Fonte: ValeParaibano)

UNIMÓDULO participará de atividades em atenção ao Dia Nacional da Responsabilidade Social
No dia em que o país comemora o Dia da Responsabilidade Social, o UNIMÓDULO em parceria com algumas instituições da cidade, promoverá diversas ações. Higiene bucal, inclusão digital, palestra sobre meio ambiente e jogos estão na programação, que acontece no campus do Centro.

Litoral Norte - O Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO participará no próximo sábado, 21, do Dia Nacional da Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior Particulares. Para atender esse objetivo, serão realizadas diversas atividades das 8 às 12h. A programação será promovida em parceria com o Rotary Caraguatatuba Poiares e a Secretaria Municipal de Saúde.
Todas as ações acontecerão nas instalações do Campus do UNIMÓDULO no Centro. Na ocasião, serão abordados assuntos como inclusão digital, preservação do meio ambiente e higiene bucal, além de jogos variados e atividades físicas.
O Centro Universitário receberá 55 crianças da Casa do menor e do Projeto Futebol Social do Esporte Clube XV de Novembro para oferecer oficinas no Laboratório de Informática e assim, atuar com a inclusão digital.
Para atender o tema de higiene bucal haverá a participação de técnicos da área odontológica e um dentista, que com o apoio da Colgate, atenderão 55 crianças. A empresa forneceu para este evento, escovas dentais e material didático para a atuação com os visitantes. As crianças também trabalharão este tema no laboratório de informática, com um projeto desenvolvido pelo software Visual Class, por alunas do curso de Pedagogia.
O Instituto Supereco também marcará presença no Dia da Responsabilidade Social, com a palestra "A educação ambiental na construção do futuro sustentável", que será ministrada por técnicos da entidade.
Ainda haverá o projeto "Integrando o ontem e o amanhã", no qual crianças e idosos participam de jogos como cartas, dama, entre outros. O objetivo principal é a integração entre gerações, já que jovens e idosos estarão em momentos de lazer e entretenimento lado a lado.
Os representantes do Grupo Ação e Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde, farão uma apresentação de Tai Chi Chuan. Essa atividade ocorrerá sob responsabilidade do Enfermeiro Lázaro. Outro projeto que será apresentado é o "Crescendo com os Esportes", que é promovido aos sábados pelo curso de educação física do UNIMÓDULO.
Toda a comunidade está convidada para participar destes eventos e a entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas no CAM (Centro Acadêmico Módulo), pelo telefone (12) 3897-2038. (Fonte: Módulo)

Atleta promove 2º Torneio de Braço de Ferro Entre Amigos

Litoral Norte - O atleta UNIMÓDULO B.A Oliveira é também voluntário do Programa Escola da Família, e promoverá no dia 22 de outubro, às 13 horas, o 2º Torneio de Braço de Ferro, na Escola Alcides Galvão, no bairro Ipiranga, em Caraguá.
Para fazer a inscrição basta levar dois quilos de alimento não perecível na hora e local do evento. Quem quiser prestigiar o evento também deve colaborar com um quilo de alimento. B.A. segue a premissa de que amar o esporte é trabalhar por ele, por isso mais uma vez realiza um evento junto à comunidade de fundo filantrópico, atingindo seu principal objetivo: difundir o esporte e atrair novos adeptos.
Os alimentos arrecadados no evento serão doados ao Asilo Vila Vicentina. O evento conta com o apoio do UNIMÓDULO, Super Forma e Programa Escola da Família. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguá sedia reunião do Fórum da Agenda 21 do Litoral Norte
Todas os interessadas ter mais informações dos trabalhos desenvolvidos pela Agenda 21 estão convidados a participar do evento.

Caraguatatuba - A 9ª reunião do Fórum da Agenda 21-2006 acontece nesta sexta-feira, dia 20, às 9h, na Secretaria de Educação em Caraguatatuba. Estarão presentes representantes da Agenda 21 de todo o Litoral Norte. O evento será aberto a todas as pessoas que desejam obter mais informações dos trabalhos realizados pela Agenda ou que queiram dela participar.
A reunião iniciará com a apresentação dos trabalhos realizados e dos a serem desenvolvidos pelos integrantes da Agenda 21 de todas as cidades do litoral. Em seguida será lida a ata da última reunião, que aconteceu em Ubatuba.
No evento serão verificados os projetos e ações da Agenda 21, que serão entregues ao FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) e também apresentadas as estratégias que os grupos irão utilizar para sensibilizar a população dos bairros. No final da reunião serão apresentadas todas as ações dos presentes a serem realizadas até o próximo encontro.
Mais informações pelo telefone (12)3832-4093 ou 9132-3088. A Secretaria da Educação fica na Avenida Rio Grande do Norte, 860, Indaiá. (Fonte: PMC)

Caraguá comemora o "Dia do Incentivo a Alimentação Saudável"
O evento é aberto ao público e tem como objetivo incentivar a população a manter uma alimentação saudável e melhorar a qualidade de vida.

Caraguatatuba - O "Dia Mundial da Alimentação Saudável" foi comemorado no dia 16 de outubro e a secretaria de Saúde em parceria com a coordenação do Programa de Saúde da Família PSF/PACS-UNIFESP/SPDM realiza no dia 20 de outubro a partir das 9h30 na FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) o "Dia do Incentivo a Alimentação Saudável".
De acordo com a coordenadora do PSF, Valéria Cristiane Rosa e Silva, durante toda a semana comemora-se o dia da Alimentação Saudável e os agentes comunitários de Saúde se encarregaram de convidar a comunidade a participar do evento, que tem como objetivo incentivar uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes para melhorar a qualidade de vida das pessoas. "Este é um evento aberto à comunidade por isso convidamos também todas as secretarias municipais, a Melhor Idade, Associação dos Aposentados, as escolas, o colégio Tableau entre outros, além dos funcionários do PSF que revezarão para não deixarem as unidades desfalcadas e para que todos possam participar do evento", disse.
Segundo Valéria o evento deve atrair cerca de 300 pessoas. "É a primeira vez que o dia é comemorado em conjunto, no ano passado cada unidade comemorou separadamente com temas variados", completou.
A abertura acontece às 9h30 com a presença do secretário de Saúde Olegário Alves dos Santos em seguida as enfermeiras Pamella Santana (PACS Sumaré) e Lúcia Pires (PSF do Morro do Algodão) falarão sobre suas experiências do PSF/PACS na Educação Alimentar. O Incentivo à Primeira Alimentação: Aleitamento Materno será tratado pela enfermeira Sheila da Silveira Barbosa (PSF do Massaguaçu). O professor de Educação Física Gerson Jacinto da Silva da Secretaria de Esportes e Recreação orientará os presentes sobre os "Benefícios da Atividade Física e Alimentação". Em seguida haverá uma apresentação de Tai Chi Chuan do Grupo Ação e Saúde do PSF Tinga I".
Os participantes terão um intervalo para almoço (das 12h30 às 14h). As atividades recomeçam às 14h com a "Horta Doméstica: Aprenda a Fazer" com os Agentes Comunitários de Saúde do PACS do Sumaré, em seguida a Nutricionista Meire Girotto falará sobre a Alimentação Alternativa, como aproveitar melhor os alimentos. No final do evento acontece a apresentação da peça teatral "Alimentação Saudável". O "Dia da Alimentação Saudável" será encerrado com um coquetel ligth para os participantes.
Toda a comunidade está convidada a participar do Dia da Alimentação Saudável. A FUNDACC fica na rua Santa Cruz, 396, Centro. (Fonte: PMC)

Carateca de Caraguá representa a Federação no Campeonato Brasileiro

Caraguatatuba - O atleta treinará no sábado, dia 21, em São Paulo, com todos os competidores convocados pela Federação Paulista que disputarão o Brasileiro. O campeonato será no mês de dezembro, em Uberlândia, cidade mineira
O carateca caraguatatubense Edson Mendes do Amaral, mais conhecido com Edinho, professor de Caratê e atleta da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) foi o único atleta do Litoral Norte convocado pela Federação Paulista da modalidade para representar o estado no Campeonato Brasileiro de Seleções na categoria de Kata, que acontece de 8 a 10 de dezembro em Uberlândia, Minas Gerais.
Edinho segue neste sábado, dia 21, para São Paulo, onde participará, no Centro de Aperfeiçoamento Técnico Juici Sagara, de um treinamento especial com os técnicos da Federação Paulista, junto com outros competidores convocados para a disputa. "Esta é uma modalidade de apresentação, ela mostra formas de luta e eu estou em uma fase muito boa para essa categoria", disse Edinho.
O atleta conquistou o índice técnico para representar a Federação no 11º Campeonato Paulista Kata, que aconteceu no mês de setembro, em Santos, Litoral Sul do Estado, quando conquistou o 3º lugar da categoria. "Durante a competição em Santos eu não estava preparado, hoje já estou pronto para o Brasileiro e vou treinar ainda mais para conquistar o título", finalizou Edinho. (Fonte: PMC)

Câmara realizou mais uma rodada sobre Plano Diretor
Nova Audiência Pública está marcada para o dia 1º de novembro

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou na noite desta quarta-feira - 18 de outubro - às 19h30 a sua 14ª Audiência Pública do ano e segunda sobre o Plano Diretor. O encontro reuniu um grande número de pessoas, que fizeram questionamentos sobre diversos assuntos ligados ao fato.
A segunda Audiência Pública reuniu em torno de 60 pessoas no plenário da Câmara Municipal de Caraguatatuba e foi transmitida ao vivo pela NET - TV a Cabo, no seu canal 8. Estiveram presentes o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Auracy Mansano Filho; o Secretário de Urbanismo e Presidente da Comissão de elaboração do Plano Diretor, Leandro Borella; o Presidente da Associação dos Engenheiros, Ricardo Analha; o Diretor do Ditran, Coronel Celso Rapacci; a advogada Márcia Paiva, do corpo jurídico da Prefeitura; o Secretário de Obras, Raul Pesci Júnior; o Secretário Municipal de Saúde, Olegário Silva e representando as Ong's, o arquiteto Paulo André.
Pela Câmara compareceram os Vereadores Omar Kazon (PL), Presidente da Comissão de Assuntos Relevantes sobre o Plano Diretor, que presidiu a sessão; Juarez Pardim e Wilson Agnaldo Gobetti, ambos do PPS, Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia, Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho e Celso Pereira - Celsinho, ambos do PSDB, Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PL) e Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (PSC).
Nesta Audiência Pública houve a apresentação de um vídeo institucional, produzido pelo Ministério das Cidades e apresentado pelo arquiteto Paulo André, que abordou a fundo a questão do Plano Diretor, relacionando o fato com o Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro e o Projeto Orla, de âmbito Federal.
Em seguida houve uma apresentação, onde explicou-se o conteúdo de um Plano Diretor participativo, também com a locução do arquiteto Paulo André.
Foram feitos diversos questionamentos sobre os vários assuntos ligados ao fato, seja pelo público presente, seja pelos Vereadores. Os maiores questionamentos ficaram para o Aeroporto, as áreas congeladas e o estudo de expansão da cidade para a região sul.
Ao final ficou marcada mais uma Audiência Pública na Câmara de Caraguatatuba, para o dia 1º de novembro, às 18 horas no plenário do Legislativo, bem como deverá ser marcada uma outra reunião, específica para a comunidade do Cantagalo, com data, horário e local a ser definida.
O Plano Diretor de Caraguatatuba só deverá ser votado após a realização das Audiências Pública e do Relatório Técnico que será apresentado pelo Consultor contratado, o Engenheiro Nilton de Oliveira e Silva, quando os Vereadores poderão e deverão fazer emendas no projeto original. O Plano Diretor foi feito para durar 20 anos, com atualizações há cada 5 anos.
 (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara deixa de aprovar apenas um projeto
Vereador Germino, autor da proposta, não compareceu a sessão

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou ontem quarta-feira - 18 de outubro, ás 18 horas a 7ª Sessão Extraordinária, com uma pauta repleta de propostas, todas de autoria dos Vereadores. Apenas um projeto não foi votado da pauta, sendo o restante aprovado.
Foram aprovados os dos Vereadores Omar Kazon (PL), que institui o título "Empresa Amiga e Parceira da Cidade de Caraguatatuba". Idealizado com base no selo "Empresa Amiga da Criança", da Fundação Abrinq, a proposta tem por base homenagear as empresas que prestaram serviço em prol do desenvolvimento da cidade.
O Presidente da Câmara, Vereador Juarez Pardim (PPS), apresentou Projeto de Resolução que define a representação de Vereadores em encontros fora do município. A proposta especifica o padrão que deverá ser utilizado toda vez que um grupo de Parlamentares se ausentar da cidade para participar de Seminários, Encontros ou Congressos.
Os 3 (três) projetos de denominação de rua também foram aprovados. Do Vereador Aurimar Mansano (PTB), altera para Alameda Alfredo Carlos Rokita a atual via pública Alameda dos Golfinhos Brancos, no Balneário Golfinho. O Vereador Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (PSC), denomina de rua José Poloni a atual rua Projetada, localizada no bairro do Rio do Ouro e o Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PSDB) denomina de rua Matilde Veríssimo Mendes a atual rua Cinco, localizada no Loteamento Recanto Sandra, no bairro de Martin de Sá.
O Vereador Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PL), apresentou projeto que autoriza o Poder Executivo a firmar parceria com a Casa de Saúde Stella Maris, para a criação de uma ala exclusiva para o atendimento de queimados. A proposta tem por base suprir a falta que uma unidade especial como esta na cidade e região.
O último projeto da pauta não foi sequer discutido. De autoria do Vereador Germino de Souza (PPS) apresenta proposta que dispõe sobre incentivos fiscais e concessão de área para indústrias não poluentes que pretendam se instalar na cidade. Este projeto não foi votado pelo fato do autor não estar presente a Sessão Extraordinária. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

EMEF Dr. Carlos realiza 1º Torneio Interno de Karatê no próximo sábado
Os estudantes que participam do projeto de karatê na escola, promovido na EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, em parceria com a Secretaria de Esportes, participam no próximo Sábado do 1º Torneio Interno de Karatê Toshinkai. O evento é aberto ao público e será realizado na própria escola.

Caraguatatuba - Cerca de 60 crianças participarão no próximo sábado, dia 21 de outubro, do 1º Torneio Interno de Karatê Toshinkai da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Dr. Carlos de Almeida Rodrigues. O evento será realizado a partir das 13h30 na sede da escola e vai reunir estudantes que integram o projeto de karatê e também as atletas que praticam dessa modalidade no CIASE (Centro Integrado de Ações Sócio Educativas), no bairro Travessão.
Conforme explica a diretora da escola, Olímpia Aparecida de Sousa Arruda, o objetivo desse evento é dar a oportunidade aos atletas do karatê na participação de competições. Ela conta que o projeto que ensino essa modalidade esportiva no Dr. Carlos foi iniciado no mês de agosto, por meio de uma parceria com a Secretaria de Esportes, que oferece os monitores. Nessa proposta, os alunos podem praticar três modalidades: karatê, ginástica rítmica e futebol.
Segundo explicou, as aulas esportivas acontecem no período inverso do período escolar, possibilitando a participação dos estudantes de uma atividade diferenciada dentro da escola. Apesar do pouco tempo em que estão participando do projeto, a monitora de karatê afirmou que já seria possível realizar a competição.
No sábado, irão participar 45 atletas da escola Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, estudantes dos 3º e 4º anos, além de 12 representantes do CIASE. Eles receberão lanche e a disputa será acompanhada por árbitros da área. "Esperamos que a partir desse projeto possam surgir talentos do esporte, que poderão competir e representar a cidade. Por isso é importante que desde cedo eles tenham contato com competições. Esse torneio é aberto ao público, pois é um evento feito para a comunidade", finalizou Olímpia. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Vereadora quer explicações sobre pavimentação em Santiago

São Sebastião - A Câmara Municipal de São Sebastião aprovou, na última sessão, requerimento da vereadora Solange Ramos pedindo informações a respeito do PCM (Plano Comunitário de Melhorias), que a Prefeitura implantou no bairro de Santiago para instalação de rede coletora de esgoto.
Segundo a parlamentar, os moradores não teriam sido consultados quanto ao programa. “Em Maresias houve reunião para discutir o assunto, mas não houve adesão. Em Santiago os moradores sequer foram consultados e estão sendo cobrados”, conta a vereadora.
Solange Ramos afirmou, por exemplo, que uma rua de 50m chega a custar em torno de R$ 170 mil que será rateado entre os proprietários de imóveis da referida rua. “Assim como tem gente de alto poder aquisitivo, também existe o caiçara que não possui condições de arcar com essa despesa”, entende.
Um comunicado da Prefeitura enviado aos proprietários informou que o valor por ligação será de R$ 10.876. Entretanto, para que o acordo seja firmado, é necessária a adesão de no mínimo 51% dos imóveis beneficiados.
Solange questiona com base na lei 1567/02 que reorganiza o PCM e define que os interessados devem ser convidados por meio de edital para examinarem o memorial descritivo, o projeto, orçamento, forma de rateio e os valores correspondentes. Caso esse procedimento não seja seguido, a Sociedade de Preservação Ambiental da Praia de Santiago enviou correspondência aos associados recomendando a não assinatura do acordo.
Juquehy - Já o vereador Carlos Augusto Senatore, o ‘Guto’, aproveitou a oportunidade para cobrar a ligação da rede de esgoto na rua Francisco Ferro, em Juquehy.
O parlamentar, que já havia denunciado o “descaso” com o problema, recordou que toda a tubulação necessária já foi instalada, mas a Sabesp não efetuou a ligação porque a rua não é oficial e estaria dentro do núcleo congelado. “Temos quase 1.000m de tubos, e PVs enterrados naquela rua e até hoje não ligaram porque dizem que é irregular. Mas então, por que instalaram a rede de esgoto?”, indagou Guto. (Fonte: Imprensa Livre)

Suplente, mas quase lá

São Sebastião - O vice-prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaioli, que foi candidato a deputado estadual, retornou a São Sebastião na última quarta-feira, para agradecer os cerca de 500 votos que obteve na cidade.
Ele foi recepcio-nado na casa de Ercília Pires, em Barequeçaba e ciceroneado na cidade pelo vereador Coringa. Bertaioli acabou como primeiro suplente do PFL e obteve em todo o Estado 70 mil votos.
Ele disse que tem grandes chances de assumir já em março uma cadeira na Assembléia Legis-lativa, uma vez que o governador eleito José Serra deve “puxar” algum deputado pefelista para o secretariado. “Serei um deputado do Vale do Paraíba e Litoral Norte”, garantiu.
 (Fonte: Imprensa Livre)

Juquehy ganha nova praça na segunda-feira

São Sebastião - Juquehy, na Costa Sul de São Sebastião, vai ganhar mais uma praça na próxima segunda-feira. A obra, resultado de uma parceria público-privada (PPP) entre Prefeitura e a comunidade, será inaugurada às 18h00. O espaço receberá o nome da caiçara Antonia Demertide de Jesus, mãe de pescadores e de família tradicional do bairro.
A parceria foi feita com o empresário Jacques Feller e mais três proprietários de imóveis de seu condomínio que resolveram investir na construção da praça. A Prefeitura de São Sebastião, por sua vez, destinou o terreno na orla para a obra. “Juquehy é uma das praias mais lindas do mundo e também tem casas maravilhosas. Nada mais justo do que proprietários de casas de frente para o mar invistam numa praça para toda a comunidade. Esta é uma iniciativa pioneira que funcionou”, disse Feller.
A praça fica na avenida Mãe Bernarda, na altura do número 1.600, e possui cerca de 1,5 mil m². O piso sinalizado está adequado às normas da Lei de Acessibilidade. A obra proporcionará mais uma opção de lazer para a comunidade.
Segundo o secretário de Serviços Urbanos, José Carlos Moreno, a iniciativa do empresário Feller em conjunto com moradores do condomínio de Juquehy é um ato nobre e deve ser seguido por quem tem condições. “A atitude desse morador caracteriza o espírito coletivo, visando não só o seu bem-estar, mas de toda uma comunidade”, comentou.
A praça terá espaço para um bicicletário, aparelhos de ginástica, deck de contemplação, rampa para acesso de barcos e lugares para o convívio coletivo. O local deverá receber ainda um telefone público. (Fonte: Imprensa Livre)

Mau tempo cancela etapa do campeonato de Down Hill

São Sebastião - A Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) e a Federação Paulista de Ciclismo (FPC) cancelaram a 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Down Hill, que seria realizado neste final de semana (21 e 22 de outubro), em São Sebastião.
De acordo com o secretário Júlio Buzi, da Sectur, o cancelamento foi a pedido da Associação de Pilotos de Down Hill devido às condições climáticas registradas na região. Desde o início da semana não para de chover na cidade.
A etapa estava prevista para acontecer no Morro do Mirante, em Paúba, na Costa Sul. O evento faria parte do II Circuito São Sebastião de Turismo e Aventura promovido pela Sectur. Uma nova data será agendada. (Fonte: PMSS)

Segur participa de reunião do Plano Apell

São Sebastião - A Secretaria de Segurança (Segur), através da Defesa Civil e da Divisão de Tráfego, participam amanhã (20/10), às 9h na Transpetro, da quarta reunião que define os acontecimentos do Dia do Alerta, do Plano Apell, marcado para o dia 31 deste mês.
Participarão também da reunião os membros da Petrobras, Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Ecobus e Secretaria da Educação. O intuito é acertar todos os detalhes do simulado que envolverá alunos das escolas de São Sebastião.
De acordo com o chefe de Divisão da Defesa Civil, Paulo Galeano, serão definidas as ações do grupo no Dia do Alerta e atualizações do Plano Apell. “O que queremos quando realizamos um simulado desse é preparar a comunidade para enfrentar uma emergência sem pânico”.
Galeano explica que a falta de conhecimento causa tumultos e, conseqüentemente, acidentes. “Quando ensinamos crianças, elas levam a informação para dentro de casa. É uma mudança cultural.”
Ainda de acordo com Galeano, a Defesa Civil realiza exercícios internos nas escolas. “Todas as escolas devem ter uma rota de fulga, caso algo aconteça”.
Quatro simulados já foram realizados em duas escolas. Outras unidades escolares serão visitadas antes do Plano Apell. (Fonte: PMSS)

Ciclistas sebastianenses correm na Copa Internacional de Mountain Bike

São Sebastião - A equipe sebastianense de ciclismo participa neste domingo (22/10) da última etapa da Copa Internacional PowerBar Reebok. A decisão final, que acontece em Congonha, Minas Gerais, será em formato de maratona e terá pontuação dobrada.
O atleta César Eduardo Risther explica que essa prova é mais demorada que a estilo cross country e chega a demorar até três horas de competição. “Ela é muito mais dura e cansativa e acontece em mata fechada, o que não nos dá muito apoio ao longo do caminho.”
Serão 60 quilômetros que alterna trilhas com estradinhas, vilarejos e pequenos córregos. Muitos trechos fazem parte da Estrada Real e em função disso, esta etapa também é conhecida por Desafio Estrada Real de Maratona.
Participam da competição atletas de toda a América do Sul em busca de ranking para serem convocados para as Olimpíadas. “Infelizmente, participamos apenas na terceira etapa, em Juiz de Fora (MG), mas ganhamos duas medalhas de bronze. Se conseguirmos uma medalha de prata e uma de ouro nesta etapa, temos chance de ganhar o campeonato, pois esta etapa tem pontuação dobrada”, diz o ciclista.
Seu parceiro de equipe, Adolfo José Mariano, foi medalha de ouro no Pan Americano realizado este ano em Camburiú (SC). Além de Risther e Mariano, compõem a equipe Alexandre Mantovani e Fabrício Borges.
A equipe coleciona diversos títulos, entre eles: a Big Bike Maratona, campeão Valeparaibano de Maratona e o Brasileiro, tanto de maratona, quanto no cross country.
Copa Internacional - A grande final da Copa Internacional PowerBar Reebok e Copa Sundown Centauro de Amadores conta pontos para o Ranking da União Ciclística Internacional (UCI).
O Desafio Estrada Real de Maratona deverá ser a etapa da Copa Internacional PowerBar Reebok com maior número de estrangeiros de sua história. O Equador traz uma delegação com muitos atletas e a expectativa é que alguns atletas colombianos também estejam presentes no evento.
Para a última etapa, será montada uma grande estrutura para os competidores. A Copa Internacional PowerBar Reebok irá oferecer aos ciclistas a Tenda do Atleta, onde os corredores terão bikes de spinning da Sundown (aula de ciclismo praticada com uma bicicleta desenhada especialmente para a modalidade) e massoterapia gratuita.
Outra novidade é a tenda que será montada no Centro da Romaria, na área central de Congonhas. Os estandes dos patrocinadores e lojistas serão montados dentro de uma área coberta, que traz as principais novidades do mercado do mountain bike e muitos outros produtos.
Além do lava-bike, os quatro pontos de hidratação distribuídos ao longo do percurso e toda a outra infra-estrutura que está presente em todas as etapas da Copa.
Mais informações no site www.copainternacionalmtb.com.br. (Fonte: PMSS)

1º Circuito Juquehy de Surf Amador 2006
Atletas prometem disputa acirrada na 3ª e última etapa.

São Sebastião - Atletas locais e de outras cidades prometem disputa acirrada na 3ª e última etapa que acontecerá a partir das 08:00 horas, nos dias 21 e 22 de Outubro (próximo fim de semana), na praia de Juquehy, costa sul de São Sebastião.
A 3ª e última etapa definirá os campeões das categorias open, open paulistano, júnior, longboard, mirim, iniciante e feminino.
Destaques:
São vários atletas que vem radicalizando durante o circuito. Mas, o atleta de maior destaque pela sua garra e grande performance em duas categorias é o local da praia de Juquehy Daniel Borges. O atleta que ainda é da categoria mirim (até 16 anos) vem tirando excelentes notas dos juízes nessa e na categoria júnior também. Borges lidera nas duas categorias com grande diferença nas pontuações de outros atletas.
(ranking após as duas etapas está abaixo do texto).
Premiações etapa:
Como nas etapas anteriores, os finalistas de todas categorias receberão troféus e kits da Ciclone.
Premiações ranking final:
No ranking final os campeões de todas as categorias do circuito além de ganharem as mesmas premiações, ganharão também pranchas MSD Meneses Surf Design. Com exceção da categoria feminina.
"Conforme a previsão da Internet as ondas terão aproximadamente um metro e meio de sudeste. Tudo indica que nessa etapa as manobras e notas serão as melhores entre as tres etapas do 1° Circuito de Surf de Juquehy." Declarou um dos organizadores do circuito, Leandro de Juquehy.
Os organizadores agradecem muito seus apoiadores. Sem eles não seria possível a realização do circuito: Patrocinador: Ciclone; apoio: VI Fiber Glass, Badauê, Molda Bem, MSD Meneses Surf Design e Careva Pinturas; Realização: Leandro Araújo e Alex do Surf; Organização técnica: Associação de Surf de São Sebastião (ASSS); apoio SEESP-PMSS.
Mais informações com Leandro pelo tel.(12)3863-2817 e Cel.(11)7328-4168.

RANKING APÓS DUAS ETAPAS:

OPEN LOCAL:
1° Adriano Camargo 1710 pts
2° Marcos Vinicius 1000 pts
2° Erivaldo Paraíba 1000 pts

LONGBOARD:
1° Jefson Silva 1900 pts
2° Paulo Meneses 1400 pts
3° Rafael Maéco 1000 pts

JÚNIOR:
1° Daniel Borges 1729 pts
2° Anderson Santos 1466 pts
3° Gustavo Henrique 1000 pts

MIRIM:
1° Daniel Borges 2000 pts
2° Renan Argemiro 1556 pts
3° Alessandro Bibinho 1260 pts

INICIANTE:
1° Bryan Franco 1900 pts
2° Renan Argemiro 1629 pts
3° Matheus Lee 1620 pts

OPEN PAULISTANO:
1° Daniel Takeo 1531 pts
2° Alex do Surf 1240 pts
3° Paulo Meneses 1182 pts

FEMININA:
(SÓ TEVE A PARTIR DA 2ª ETAPA)
1ª Emily Santos 1000 pts
2ª Carolina Resende 900 pts
3° Bruna Giusti 810 pts
(Fonte: diretoria.asss@uol.com.br)

Prefeitura arrecada em agosto pouco mais de R$69mil com taxa de iluminação pública

São Sebastião - Em ofício enviado ao presidente da Câmara de São Sebastião, Wagner Teixeira, o prefeito Juan Garcia informa que a Prefeitura arrecadou, no mês de agosto de 2006, pouco mais de R$69mil com a cobrança da CIP (Contribuição de Iluminação Pública).
A informação foi repassada em resposta a um requerimento do vereador José Cardim de Souza, aprovado na primeira quinzena de setembro.
Além do valor arrecadado, Cardim havia questionado o motivo da administração municipal ter alterado a base de cálculo para a cobrança da CIP e aonde a importância vem sendo aplicada.
De acordo com ele, a CIP foi instituída em 2002 e definia que o valor seria cobrado em função da testada do imóvel, ou seja, de acordo com o tamanho da edificação. No ano passado, o prefeito alterou a lei e o valor da taxa passou a ser reajustado pelo mesmo índice utilizado na tarifa de energia elétrica.
“Com isso está sendo cobrado o mesmo valor tanto para o dono de mansão quanto para quem mora em barraco”, disse Cardim na época.
Segundo o prefeito, a base de cálculo é o custo da iluminação pública pago pela administração e, conforme afirma, ela não foi alterada.
O valor da CIP, escreve Garcia, é aplicado para pagamento das despesas relativas à iluminação pública.
O assunto também já foi alvo de requerimento apresentado pelo vereador Luiz Antônio de Santana Barroso, o ‘Coringa’, que até o momento não obteve resposta da Prefeitura.
Segundo ele, a cobrança está sendo feita em ruas onde não há luminárias.
Nesse sentido, Coringa perguntou ao Executivo se foi realizado levantamento para verificar as vias públicas da cidade que não possuem iluminação antes de efetuar a cobrança da CIP; o que a administração está fazendo para corrigir a questão; e se existe previsão para que todas as ruas sejam beneficiadas com luminárias.
“Como é que você vai cobrar taxa de um serviço de quem não o possui?”, estranha Coringa que classifica a cobrança de “indevida”.
O presidente da Câmara, Wagner Teixeira, diz que apesar da lei que criou a taxa ter sido aprovada na gestão passada, ela não havia sido cobrada até então.
Para ele, uma nova legislação deveria ser criada para isentar a população de baixa renda.
Telhado – Em um outro ofício, o prefeito Juan Garcia comunica ao presidente Wagner Teixeira que não há projeto para ampliação ou construção de uma nova escola no bairro de Toque Toque Pequeno. A única benfeitoria prevista, segundo ele, é um orçamento para a reforma do telhado.
O assunto foi questionando pelo vereador Félix João dos Santos, o ‘Geléia’, no mês passado, porque, segundo ele, os moradores estariam reclamando que o colégio não possui número de vagas suficiente para atender a demanda local.
A falta do ensino médio na unidade também seria outro fator apontado pela comunidade. “Os alunos têm que se locomover para outros bairros, o que está dificultando a freqüência nas aulas”, argumentou na ocasião. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Sefaz recebe moto para sorteio na campanha “IPTU Premiado”

São Sebastião - Chegou nesta quinta-feira (19/10), ao Paço Municipal, a motocicleta 0 km que será sorteado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) no concurso de incentivo ao pagamento do IPTU 2006 (IPTU Premiado). O sorteio será no dia 20 de dezembro e terá também como prêmio um automóvel 0 km.
O concurso tem como objetivo a distribuição de prêmios aos contribuintes que pagarem em dia seus impostos.
Para participar é necessária a apresentação do carnê de IPTU 2006 pago em dia para a retirada do cupom. Para o pagamento parcelado, o participante receberá um cupom por parcela paga em dia.
O período de troca dos cupons acontece até o dia 15 de dezembro e o depósito pode ser realizado na urna que fica no Paço Municipal, localizado na rua Sebastião Silvestre Neves, 214, no centro, ou na urna instalada na Subprefeitura da Costa Sul, na rua Hilarião Mattos, 266, em Boiçucanga. (Fonte: PMSS)

Vereadora quer explicações sobre PCM em Santiago

São Sebastião - A vereadora Solange Ramos enviou requerimento durante a sessão desta terça-feira, 17, pedindo informações a respeito do PCM (Plano Comunitário de Melhorias), que a Prefeitura implantou no bairro de Santiago para instalação de rede coletora de esgoto.
Segundo Solange, os moradores não teriam sido consultados quanto ao programa. “Em Maresias houve reunião para discutir o assunto mas não houve adesão. Em Santiago os moradores sequer foram consultados e estão sendo cobrados”, conta a vereadora.
Ela cita, por exemplo, que uma rua de 50m chega a custar em torno de R$170 mil que será rateado entre os proprietários de imóveis da referida rua. “Assim como tem gente de alto poder aquisitivo, também existe o caiçara que não possui condições de arcar com essa despesa”, entende.
Um comunicado da Prefeitura enviado aos proprietários informou que o valor por ligação será de R$10.876. Entretanto, para que o acordo seja firmado, é necessária a adesão de no mínimo 51% dos imóveis beneficiados.
Solange questiona com base na lei 1567/02 que reorganiza o PCM e define que os interessados devem ser convidados por meio de edital para examinarem o memorial descritivo, o projeto, orçamento, forma de rateio e os valores correspondentes.
Caso esse procedimento não seja seguido, a Sociedade de Preservação Ambiental da Praia de Santiago enviou correspondência aos associados recomendando a não assinatura do acordo.
Juquehy - Já o vereador Carlos Augusto Senatore, o ‘Guto’, aproveitou a oportunidade para cobrar a ligação da rede de esgoto na Rua Francisco Ferro, em Juquehy.
Conforme aponta o vereador, toda a tubulação necessária já foi instalada, mas a Sabesp não efetuou a ligação porque a rua não é oficial. “Temos quase 1000m de tubos, e PVs enterrados naquela rua e até hoje não ligaram porque dizem que é irregular. Mas então, porque instalaram a rede de esgoto?”, indaga Guto pedindo bom senso à Sabesp. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Oficina da África aborda presença negra em São Sebastião

São Sebastião - Com o tema “Vestígios da presença negra em São Sebastião”, o arqueólogo Wagner Gomes Bornal continuou com o ciclo de palestras do segundo módulo da oficina “História da África e Afro-Brasileira”, realizado na noite de ontem (18/10) na EM Henrique Botelho, região central.
O arqueólogo demonstrou, por meio de diversos exemplos, principalmente relacionados ao Sítio Arqueológico localizado em São Francisco, como se deu o desenvolvimento, como as características e histórias dos negros continuam presentes e como se dá a preservação de todo esse documental no município.
A programação na semana seguinte será: na segunda-feira (23/10), das 8 às 11h30, a palestrante e professora de Língua Portuguesa Marília Romeiro Ramos de Mello abordará o tema “Como trabalhar o preconceito através de textos e imagens”. Na terça-feira (24/10), o mesmo evento será realizado em horário diferente, das 14 às 17h, para que todos os professores interessados no tema possam participar. No dia seguinte, 25/10, das 14 às 17h, a nutricionista da rede municipal, Cláudia Félix, comentará sobre o tema “Culinária Africana”, e em seguida, das 18 às 21h, o professor de História Roaldo Fachini falará sobre a “Colonização e Descolonização dos Países Africanos”. Na quinta-feira (26/10), das 18 às 21h, o músico Duda Neves discursará sobre “A Presença Africana na Música Popular Brasileira”.
Para fechar a programação da semana, será realizada uma das palestras mais esperadas da Oficina, que será proferida pela doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora geral de Diversidade e Inclusão Educacional da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (MEC), Eliane Cavalleiro e abordará o tema do “Preconceito Racial na Educação Infantil”.
A oficina “História da África e Afro-Brasileira” é realizada pela Secretaria Municipal da Educação (Seduc), por meio do Departamento Pedagógico. (Fonte: PMSS)

Crianças de Rio Grande da Serra conhecem São Sebastião no final de semana

São Sebastião - Mais de 70 crianças de até seis anos, alunos da rede municipal de ensino da cidade paulista de Rio Grande da Serra, e que nunca estiveram na praia, visitam neste final de semana São Sebastião. Elas ficarão hospedadas na Escola Municipal de Barequeçaba e terão oportunidade de nadar e aprender um pouco sobre o município histórico.
Uma vasta programação foi agendada para os pequenos turistas. Eles devem chegar por volta das 10h deste sábado (21/10), se instalar na escola e almoçar. Às 15h está agendada a visita à praia, uma novidade para a maioria que não conhece o mar, segundo explicou Cláudio Marcelo de Lima Cabral, assessor da Secretaria de Educação de Rio Grande da Serra.
À noite foi programada uma visita à área central da cidade onde as crianças poderão passear pela Rua da Praia, ver o porto, o cais e outros atrativos de São Sebastião. “É um passeio para eles verem o que temos a oferecer”, disse José Moreira da Silva, chefe de divisão da Secretaria de Educação de São Sebastião.
Além do mar, um dos passeios mais esperado será a visita monitorada ao Centro Histórico, no domingo de manhã. O passeio será feito por monitores da Secretaria de Cultura e Turismo.
A viagem das crianças é uma despedida do ano letivo. Como a cidade não municipalizou o ensino fundamental, a partir do próximo ano esses alunos vão para a rede estadual de ensino. (Fonte: PMSS)

Vôlei sebastianense enfrenta Mogi das Cruzes no sábado pela Livovali

São Sebastião - O time masculino da categoria mirim do vôlei sebastianense disputa neste sábado (21/10), a penúltima partida da primeira fase da Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte (Livovali) contra a equipe de Mogi das Cruzes. O jogo acontece no Ginásio José de Souza Gringo, o Gringão, às 12h.
Para se classificar para a próxima fase, São Sebastião precisa ganhar as disputas contra Mogi e Ubatuba, em jogo a ser disputado no dia 28, na casa do adversário.
O técnico Milson Pereira da Silva Júnior afirma que a equipe tem grandes chances de classificação. “Temos chances de chegar na próxima fase e terminarmos entre os quatro primeiros times.”
Dentro do campeonato, São Sebastião venceu São José por 3 sets a 0, perdeu para Pinda por 3 a 1, foi derrotado para Taubaté por 3 a 2 e venceu Jacareí por 3 sets a 1. Nesse último jogo, no dia 7, São Sebastião ganhou de virada no Gringão.
Depois de perder o primeiro set por 25 a 18, a equipe reagiu no segundo set e derrotou o adversário por 25 a 21. No terceiro set, os caiçaras ampliaram a diferença e venceram por 25 a 13. Já no último, Jacareí chegou perto, mas São Sebastião se manteve vitorioso, encerrando o placar com 25 a 21 pontos. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Ex-funcionário da Prefeitura leva caso dos carros ao MPF

Ubatuba - O ex-chefe do setor de transportes da Prefeitura de Ubatuba, Donizeti João de Oliveira, protocolou uma denúncia no Ministério Público contra o prefeito Eduardo César, por uso indevido dos carros doados pelo governo federal, por meio do Fundef (Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental) para a Secretaria Municipal de Educação.
De acordo com o ex-chefe, os carros deveriam ser usados somente pela Secretaria de Educação, o que não vinha ocorrendo. “Eu trabalhava na Secretaria de Educação e de lá, todo dia aparecia pedido da Secretaria de Esporte para pegar os carros, o que é irregular”, alega.
Devido a um alto número de pedidos para tal, Oliveira resolveu falar com o prefeito, mas não teria conseguido. Segundo o ex-funcionário, após sua insistência e nenhuma resolução, decidiu pedir demissão e juntou cópias de cerca de 160 papéis que provavam tais irregularidades.
“Ainda procurei o prefeito durante um mês e meio. Eu estava fazendo a coisa certa, mas fui impedido pelo gabinete. Ia provar que eu tinha documentos em mãos e era por aquilo que eu estava brigando”, afirmando que sua atitude nada tem a ver com oposição política.
Não obtendo resposta, Oliveira afirma que procurou pela Câmara Municipal e foi aconselhado pelos vereadores Charles Medeiros e Jairo dos Santos que levasse os documentos ao Ministério Público. “Na verdade, tanto eu quanto o Charles Medeiros aconselhamos Donizeti a não fazer nada pela Câmara, porque qualquer denúncia feita nesta Casa, já que o prefeito tem a maioria dos vereadores a seu lado, seria recusada. Agora sim, como o fato veio a público, provavelmente poderá entrar com um pedido pela Câmara, devido à divulgação da imprensa, que de certa forma, pressionará os demais vereadores pelo menos a criar uma comissão investigatória, ou uma CPI para apurar a veracidade do desvio do recurso”, diz Jairo.
Outro Lado - De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, o prefeito Eduardo César (foto) afirma que a denúncia tem motivação política. “Basta observar que foram os três vereadores de oposição – Charles Medeiros, Jairo dos Santos e Edílson Felix que acompanharam o denunciante até o Ministério Público Federal, em São José dos Campos, e assinaram, como testemunhas, o depoimento do ex-servidor”, ressaltou.
O prefeito salienta que o assunto só chegou ao seu conhecimento “em forma de chantagem”, quando o denunciante já havia pedido sua exoneração. “Fui informado que o ex-servidor queria conversar comigo em particular para negociar. Não compactuo com pessoas que querem fazer chantagens”. O prefeito disse ainda que se houve irregularidades elas serão apuradas e os culpados deverão ser punidos exemplarmente. (Fonte: Imprensa Livre)

Barco afunda e derrama óleo no Saco da Ribeira

Ubatuba - Eram 18h00 da segunda-feira, dia 17, quando Paulo Luiz de Souza, após um dia normal de trabalho em seu barco, deixou a embarcação no pier da praia Saco da Ribeira e, sem motivo aparente, a embarcação começou a afundar.
Defesa Civil de Ubatuba
Segundo a Defesa Civil, o óleo foi removido
“Eu nem percebi, tudo foi tão rápido. Em uma hora o barco sumiu nas águas e afundou por completo. No dia seguinte (terça-feira), logo cedo, tivemos o maior trabalho em removê-lo, e o mais curioso é que não há nenhum motivo lógico para ele ter afundado, pois não foi encontrado nenhum buraco em seu casco ou qualquer rachadura que justificassem o acontecido. Há seis meses atrás meu barco foi totalmente pintado e reformado, estando totalmente apto para ser usado com segurança”, conta Paulo, tentando achar explicações para o fato.
A Cetesb, ainda acionou a Defesa Civil do município, que compareceu no pier do Saco da Ribeira com bóias de contenção para remover o óleo que a embarcação vazou no mar enquanto afundava.
“Quando chegamos no local, Paulo estava junto com alguns moradores das redondezas, removendo com esponjas e borrachas o óleo das águas. Ajudamos no que foi possível. Hoje o barco está no pier normalmente ancorado e o motivo por haver afundado ainda continua um mistério. O óleo derramado foi removido e não chegou a causar danos ao meio ambiente”, explica Pedro Marciano Leite Filho, coordenador da Defesa Civil ubatubense.
“O mestre Chico Romão (nome da embarcação) nasceu de novo. Afundou tão rápido e deu tanto trabalho para removê-lo, e agora está inteirinho no pier. Só não entendo o porquê disso tudo. Não sou supersticioso, porém a única coisa que explica um barco afundar do nada é ‘olho gordo’. Agradeço o pessoal da Costa Norte que nos ajudou a retirá-lo das águas e levá-lo até o estaleiro e a Defesa Civil por seu trabalho”, finaliza Paulo, o proprietário. (Fonte: Imprensa Livre)

Aprovada lei que regulamenta símbolos oficiais de Ubatuba

Ubatuba - O projeto de lei nº 143/06 do vereador Charles Medeiros, que regulamenta o uso de símbolos oficiais do município de Ubatuba foi aprovado por unanimidade dos votos na sessão ordinária da Câmara Municipal.
A lei, aprovada com emenda de plenário que alterou o 1º e o 4º artigos, determina que os governantes do município de Ubatuba não poderão usar nenhuma logomarca de identificação de sua administração que não seja o Brasão Oficial da cidade, com a inscrição “Prefeitura Municipal de Ubatuba” a partir do próximo mandato, em janeiro de 2009, quando fica expressamente proibido o uso de qualquer logotipo ou logomarca que insinue ou lembre por semelhança o símbolo de partido político, sendo aplicável à Administração Direta e Indireta de todos os Poderes do município, suas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. Esta proibição também é aplicável aos veículos oficiais e conveniados, prédios uniformes, placas de publicidade ou identificação de obras, a qualquer tipo de material, objetos e alimentos doados à população e publicações oficiais.
A lei também determina que as despesas com a execução correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.
O vereador Charles Medeiros justificou o seu projeto alegando que além de se criar uma identificação com o símbolo da cidade a lei ainda vai gerar uma economia de recursos já que a cada nova administração mudam-se as logomarcas, logotipo e adesivos jogando, literalmente o dinheiro público no lixo.
“Não há nada mais belo do que o Brasão Oficial para criarmos uma imagem do município”, disse o vereador, que citou a logomarca de Ilhabela. “Onde quer que esteja você reconhece aquela vela que já se tornou o símbolo da Ilha e é este tipo de identidade que queremos para o símbolo de Ubatuba. Fiz esta emenda de plenário, determinando que a lei passe a vigorar no próximo mandato, para ninguém dizer que este projeto é uma perseguição à atual administração”, finalizou Charles. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba volta ao Circuito Mundial de Surfe
Cidade se prepara para a chegada de milhares de atletas e turistas que acompanharão o Onbongo Pro Surfing na próxima semana

Ubatuba - Após dez anos, Ubatuba volta a sediar, entre os dias 24 e 29 de outubro, uma etapa do Circuito Mundial de Surfe Profissional. Depois de quatro anos sendo realizado em Florianópolis, o Onbongo Pro Surfing agora resgata a cidade que foi palco dos antigos festivais que deram início às competições de surfe no Brasil na década de 70, promovendo o último evento com nível máximo 6 estrelas do World Qualifying Series (WQS) 2006, antes do encerramento da temporada no Havaí. O WQS é a divisão de acesso à elite do surfe mundial.
Para o prefeito Eduardo Cesar, este resgate de Ubatuba como palco de um grande campeonato internacional é importantíssimo para firmar a cidade como pólo receptor do surfe mundial. “A realização do WQS na Itamambuca nos deixa muito orgulhosos e demonstra que Ubatuba tem estrutura e qualidade para sediar grandes eventos”, disse o prefeito.
O Onbongo Pro Surfing vai distribuir um total de 125 mil dólares em prêmios e 2.500 pontos, que podem decidir classificações para a elite mundial que disputa o ASP World Championship Tour (WCT). Este é um dos maiores confrontos internacionais em águas brasileiras e vai reunir cerca de 20 países que estarão representados em Ubatuba.
Disputa por vagas no WCT - A última vez que Ubatuba recebeu uma etapa do WQS foi em 1996, quando o catarinense Neco Padaratz saiu campeão. Neco, bicampeão mundial do WQS em 2003 e 2004, pode repetir o feito e recuperar seu lugar no WCT, que foi tirado pelo resultado do exame antidoping que acusou uso de esteróides na etapa da França. O brasileiro ocupa a décima colocação no ranking deste ano e entre os conterrâneos só fica atrás de Victor Ribas, que está em oitavo lugar.
O Onbongo Pro Surfing também será decisivo para os brasileiros que estão na disputa pelas últimas vagas na relação dos quinze surfistas que a divisão de acesso indica para completar o grupo dos 42 componentes do WCT. O pernambucano Bernardo Pigmeu, o gaúcho Rodrigo Dornelles e Neco Padaratz tentarão confirmar os seus retornos ao WCT em Ubatuba, enquanto o carioca Leonardo Neves busca sua primeira classificação para integrar a lista dos melhores surfistas do mundo. Outro brasileiro que tenta entrar na elite do surfe mundial é o cearense Heitor Alves, que foi campeão do Onbongo Pro Surfing de 2005, na Praia Mole, em Florianópolis e vai tentar o bicampeonato nas ondas de Itamambuca, que é apontada por muitos surfistas como uma das melhores do país para competições.
Depois de Heitor Alves, os brasileiros que estão mais próximos da zona de classificação para o WCT 2007 são o alagoano Marcondes Rocha, o paranaense Jihad Kohdr e o também cearense André Silva. O Onbongo Pro Surfing terá divulgação oficial de veículos de TV, rádio, revista e internet. (Fonte: PMU)

Guarda Municipal de Ubatuba realiza dois flagrantes no mesmo dia
Ambos foram furtos realizados no bairro do Itaguá

Ubatuba - A Guarda Municipal de Ubatuba atendeu duas ocorrências nesta terça-feira, 17, ambas no bairro do Itaguá. A corporação foi acionada por telefone com o comunicado de que uma pessoa teria presenciado um crime de furto em uma casa no bairro do Itaguá. Tendo se dirigido ao local, dois guardas municipais localizaram a casa indicada, porém não encontraram ninguém, sendo que uma das portas estava arrombada. No quintal da casa foram encontrados vários objetos amarrados com uma rede, prontos para serem levados.
Em diligência pelas imediações, os guardas municipais avistaram um indivíduo (M.M.S) carregando uma televisão, que quando indagado sobre o furto negou participação, dizendo que a televisão era sua e tinha nota fiscal.
Posteriormente, com as características passadas por uma testemunha, os guardas localizaram, também nas proximidades da casa, um adolescente que correspondia às descrições e que, supostamente, também teria participado do furto. O adolescente também negou participação no crime. Após terem localizado o caseiro, o mesmo reconheceu o aparelho de TV e os demais objetos que estavam no quintal.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão em flagrante delito a M.M.S e apreensão dos objetos. O adolescente foi acompanhado ao Lar do Menor.
Furto em supermercado - Quando atendia à ocorrência do furto na residência, a Guarda Municipal deparou-se com dois adolescentes, que, ao serem abordados foram flagrados com chocolates, bebidas e um desodorante, que disseram ter furtado de um supermercado, também no bairro do Itaguá. O gerente do estabelecimento compareceu à delegacia, onde reconheceu os produtos apreendidos em poder dos adolescentes infratores como sendo do supermercado onde trabalha. Os dois adolescentes, um com 15 e outro com 14 anos, afirmaram que venderiam os produtos para consumir drogas. Ambos já tinham passagem pela delegacia com histórico de furtos.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a ação da Guarda Municipal indica que a corporação está cada vez mais preparada para atuar na defesa e na segurança da população ubatubense. “Nossa Guarda é muito ativa, sempre realizando um trabalho importantíssimo, em parceria com os demais órgãos de segurança pública”, afirmou o prefeito.
A Guarda Municipal de Ubatuba faz parte hoje da Secretaria Municipal de Segurança Pública, junto à Defesa Civil e ao Serviço Municipal de Trânsito. (Fonte: PMU)


Semana de 20/10 à 26/10

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Lucas, Um Intruso no Formigueiro"
ás 15:20hs

 

"Dália Negra"
ás 17:00 - 19:10 - 21;20 hs

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"CLICK"
ás 15:20 - 19:10 hs

 

"Vôo United 93"
ás 17:10 - 21:20hs

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Visita ilustre

E teve um anjinho
Que veio brincar na terra
Depois do almoço
E se divertiu no quintal
Da casa do meu avô
Debaixo da laranjeira
Até que se cansou
E acabou a brincadeira.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Ubatuba Birds
Está no ar o site do observar.
Damos um grande passo no desenvolvimento da atividade em nossa cidade www.avesdeubatuba.com.br
Você, Emílio, sempre foi um entusiasta do assunto,venha participar com a gente
Obrigado pela força.
Abraços
Carlos Rizzo
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Pôr do Sol visto da balsa em Ilhabela ©Silas Azocar

Pôr do Sol visto da balsa em Ilhabela
©Silas Azocar

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor