Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-Feira, 23 de Outubro de 2006 - Nº 1631 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Marinha vai fiscalizar embarcação no feriado
Escolas de Taubaté são premiadas em concurso de redação, teatro e HQ´s
Clínica de Psicologia da UNITAU promove evento para a comunidade
UNITAU realiza Semana de Hotelaria e Turismo em Ubatuba

Caraguatatuba
Morador de Caraguá quer garantia de emprego e risco zero na base de gás
Meta é iniciar obras em 2007
ONGs questionam lei municipal sobre cães
EMEF do Morro do Algodão encerra programa "Escola de pais cidadãos"
Mutirões de limpeza combatem a Dengue em Caraguá de 23 de outubro a 1º de novembro
Final do Torneio de Beach Soccer do Pegorelli acontece neste domingo 22
EMEF Dr. Carlos realiza amanhã 1º Torneio Interno de Karatê
Alunos apresentam projeto "Lógica Matemática" na Secretaria da Educação
Carateca de Caraguá representa a Federação no Campeonato Brasileiro
Caraguá promove mutirão de combate a dengue
Caraguá sedia o 5º Encontro de Formação do Projeto Cata Vento

Ilhabela
Ilhabela conta com o programa do governo do Estado de São Paulo
Atletas de Ilhabela marcam presença na 3ª Meia Maratona da Praia Grande
Borboletário é atração para alunos da rede municipal

São Sebastião
Palestras sobre “História da África e Afro-Brasileira” continuam na próxima semana
São Sebastião participa de Fórum da Agenda 21
Ditraf promove palestra para funcionários da Ecobus
Obras reforma telhado da escola Plínio Gonçalves, em Juquehy
Billabong Pro Teen 2006 movimenta Cambury
Sectur se reúne para analisar desempenho dos monitores das oficinas culturais
“Da Pá Virada” chega a Maresias neste final de semana
Alunos da Escola Frúgoli representam Litoral Norte em encontro ambiental
Equipes do basquete sebastianense disputam Coneleste no Gringão
Grupo de dança de São Sebastião conquista 3º lugar na Ginastrada
Tudo pronto para a realização do Plano Apell


Ubatuba
Charles Medeiros cobra urgência na elaboração do Plano de Carreira para o funcionalismo público de Ubatuba.
Curso de Manipulação de Pescados acontece no dia 24
Setor Pesqueiro e da Maricultura se reúnem com autoridades federais para discutir reformulações na Legislação Pesqueira
Codivap reúne em Ubatuba prefeitos do Vale do Paraíba, Mantiqueira e Litoral Norte
Ubatuba realiza I Festival de Observação de Aves
Produtores rurais locais comercializam hortaliças para alimentação escolar
Prefeito se reúne com Associação dos Servidores Públicos Municipais
Jundu de Ubatuba é destaque em encontro de Iniciação Científica e mostra de Pós-Graduação da Unitau
Equipe Mestre Wilson/Fundac de Jiu Jitsu conquista título de melhor equipe do Vale
Alunos do Sertão do Ubatumirim ganham material didático
Abertas inscrições para conselheiros tutelares em Ubatuba
Festival da Paz confirma sucesso em sua segunda edição
Professores de Ubatuba são homenageados com jantar e prêmios
Ouvidoria da Prefeitura atende em novo número

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Marinha vai fiscalizar embarcação no feriado

Litoral Norte - A Marinha informou que fará uma operação especial nas praias do Litoral Norte entre os dias 2 e 5 de novembro, no feriado de Finados. A blitz será feita por um navio, dois helicópteros, três lanchas e quatro botes. Segundo o capitão de fragata Cláudio Viola, delegado da Capitania dos Portos em São Sebastião, a fiscalização terá cunho educativo e orientador, visando a segurança da navegação e de banhistas e a prevenção de poluição causada por embarcações. A Marinha também pretende com a operação contribuir para a redução dos acidentes envolvendo embarcações. (Fonte: ValeParaibano)

Escolas de Taubaté são premiadas em concurso de redação, teatro e HQ´s
Alunos do curso de Medicina da UNITAU promovem prêmio de combate ao câncer

Litoral Norte - Criatividade, conscientização e compromisso social. Esses são os requisitos que estavam presentes nos trabalhos vencedores do 9º Prêmio Escola e do 2º Concurso de Redações e Histórias em Quadrinhos (HQ´s), realizados na última quarta-feira, 18 de outubro, na Universidade de Taubaté (UNITAU). O evento, promovido pela Liga Estudantil de Oncologia do Departamento de Medicina, teve por objetivo combater o câncer, por meio da conscientização de estudantes de 6ª a 8ª séries da rede pública de ensino (estadual e municipal).
Desde 1998, ano de sua primeira edição, o prêmio escola já reuniu mais de 500 alunos de 50 escolas diferentes. Este ano, o concurso foi sobre o tema “saúde e câncer”. No caso do Prêmio Escola, grupos de cinco alunos da 6ª série (mais um professor orientador da escola) foram desafiados a montar peças de teatro, paródias ou musicais com essa temática. Os cinco melhores trabalhos, dentro dos critérios de conteúdo, de capricho, de criatividade e de “recado” (mensagem transmitida), foram selecionados para a final, que ocorreu em cerimônia oficial, no Departamento de Comunicação Social da Universidade.
Com a peça Vício Mortal, os alunos Alanderson Francisco de Campos, Jennyfer Amaral Costa, Poliana Casemiro e Lorena Rios dos Santos foram os campeões. O grupo é da Escola Municipal Vereador Mario Monteiro dos Santos, de Taubaté, e foi orientado pela professora Rosilene Inês Chaves.
Já o concurso de Redações e HQ´s selecionou os cinco melhores trabalhos individuais de alunos de 7ª e 8ª séries. Os alunos leram suas redações para o público presente e para o júri. A campeã foi a aluna Ingrid Carla Viana Rodrigues, da Escola Municipal Padre Ramon de Oliveira Ortiz, também de Taubaté.
“Os alunos participantes se tornam grandes divulgadores das informações que assimilam durante a pesquisa para o desenvolvimento dos trabalhos apresentados nos concursos”, conta o acadêmico Rafael Beger, presidente da Liga de Oncologia. “Mais importante do que serem premiados, é que eles continuem transmitindo essas informações para seus pais e familiares”, completa.
Para a final do evento, foram selecionados trabalhos que transmitiram, da forma mais criativa, uma mensagem conscientizadora sobre a importância de exames de prevenção e de diagnósticos precoces para combater os diversos tipos de câncer. “A prevenção é muito importante no caso do câncer. Quanto mais cedo for descoberta a doença, maiores são as chances de cura”, explica o Prof. Dr. Flávio Luiz Lima Salgado, coordenador da Liga de Oncologia e grande incentivador das premiações junto aos alunos. (Fonte: UNITAU)

Clínica de Psicologia da UNITAU promove evento para a comunidade

Litoral Norte - A Clínica de Psicologia da Universidade de Taubaté promove, no dia 21 de outubro, o evento “Um dia da Clínica de Psicologia da UNITAU na comunidade”, que levará uma programação variada, voltada para o atendimento psicológico da para a população do bairro Estiva em Taubaté.
A programação inclui atividades para todas as faixas etárias, com enfoques diferentes de acordo com a idade dos participantes. As crianças participarão do “Momento lúdico”, com práticas corporais que têm o objetivo de desenvolver a lateralidade e a força muscular dos participantes.
Para os adolescentes, haverá uma discussão sobre sexualidade, que abordará temas que visam esclarecer as dúvidas mais freqüentes dos participantes. Os jovens poderão, também, esclarecer dúvidas em relação à profissões e ao mercado de trabalho, com uma equipe que fará a orientação profissional dos interessados.
Os adultos poderão participar de atividades corporais, com exercícios de relaxamento, além de discussões sobre a família e seus relacionamentos, que incluem a relação conjugal e com os filhos.
A programação inclui, também, uma exposição de filmes, que acontecerá na parte da manhã, com títulos ligados ao serviço social e às funções do assistente social junto à comunidade.
O evento será realizado na Escola Estadual Dr. Quirino, na Rua Renato Braga, nº 1290, bairro Estiva. O horário é das 9h às 12 horas e das 14h às 17 horas.
Mais informações podem ser obtidas na Clínica de Psicologia da UNITAU, pelo telefone 3625.4267. (Fonte: UNITAU)

UNITAU realiza Semana de Hotelaria e Turismo em Ubatuba

Litoral Norte - A Universidade de Taubaté promove, de 23 a 27 de outubro, a 5ª Semana de Hotelaria e Turismo, no campus de Ubatuba. O evento terá palestras, mini-cursos, debates, mesa-redonda e exposições voltados para os alunos do curso de Administração com habilitação em Hotelaria e Turismo. Além dos estudantes, a comunidade interessada pode participar de toda a programação do evento.
Os destaques da 5ª Semana de Hotelaria e Turismo são os mini-cursos na área de Gastronomia, que serão ministrados por gestores gastronômicos (Chefes de Cozinha) da HOTEC de São Paulo, escola especializada em Hotelaria. Os temas dos mini-cursos são “Cortes e Preparação de Peixes” (dia 23/10), “Cortes e Preparação de Aves” (dia 24/10), “Cortes e Preparação de Filé Mignon” (dia 25/10) e “Massas e Molhos” (dia 26/10). O investimento é de R$ 35,00 por pessoa para participar de cada mini-curso. Os mini-cursos serão realizados no Laboratório de Alimentos e Bebidas do Campus Ubatuba.
As palestras vão abordar temas atuais, como o desenvolvimento do turismo no litoral brasileiro e os diferenciais nos meios de hospedagem. No dia 23, às 19h30, o ex-Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Marco Antonio Castello Branco, ministrará uma palestra com o tema “O Turismo no Estado de São Paulo”. Todas as palestras são gratuitas.
Durante o evento, os participantes poderão conferir a exposição fotográfica “Imagens de Ubatuba”, de Juan Droguett e de Jorge Otávio Fonseca. Também estarão expostos painéis com trabalhos acadêmicos realizados pelos estudantes do curso.
A programação será encerrada com uma visita técnica ao município de Paraty (RJ), organizada por estudantes do terceiro ano de Administração com habilitação em Hotelaria e Turismo. O tema da visita é “Roteiro Cultural Gastronômico: Valorização da Cultura Negra em Paraty”.
Informações pelo telefone (12) 3833-1750 ou pessoalmente no Campus de Ubatuba.
Serviço - A UNITAU está com as inscrições abertas para o processo seletivo 2007, que será realizado no dia 3 de dezembro nos campi de Taubaté e de Ubatuba. O prazo de inscrições para o vestibular vai até o dia 18 de novembro. Neste ano, pela primeira vez, a prova será realizada no Campus de Ubatuba para todos os cursos oferecidos, com exceção do curso de Medicina. Os candidatos podem se inscrever no Posto Central de Inscrições da UNITAU, em Taubaté; no Campus e no Laboratório de Biologia Marinha de Ubatuba; nas Agências de Correios; nos Cursos pré-vestibulares e em escolas de ensino médio credenciados pela UNITAU; ou via internet, pelo site www.unitauvest.com.br. (Fonte: UNITAU)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Morador de Caraguá quer garantia de emprego e risco zero na base de gás
Reunião no dia 30 servirá para esclarecer dúvidas sobre o empreendimento, que inicia obra em janeiro

Caraguatatuba - Caraguatatuba sedia no próximo dia 30, às 17h, a audiência pública que analisará o EIA-Rima (Estudos de Impactos Ambientais) referente à construção da base de gás na cidade e do gasoduto que transportará o gás explorado no Campo de Mexilhão até Taubaté. O debate é realizado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e vai acontecer no Teatro Mário Covas, centro.
As obras do Complexo de Mexilhão estão avaliadas em US$ 2 bilhões. Na audiência, a Petrobras apresentará detalhes das obras, medidas que serão adotadas para minimizar danos ambientais e impactos econômicos e sociais que o empreendimento irá provocar na cidade.
Após a audiência, o Ibama deverá conceder a licença prévia para que a Petrobras inicie as obras em janeiro de 2007. O complexo deve entrar em operação em outubro de 2008.
Os moradores da cidade ainda têm muitas dúvidas sobre os dois empreendimentos e pretendem esclarecê-las na reunião, que contará com a presença de técnicos da Petrobras e do Ibama.
Eles pretendem cobrar informações sobre os riscos oferecidos pela base de gás, os danos ao meio ambiente, os riscos de poluição, a possível desvalorização dos imóveis e o número de empregos gerados.
DÚVIDAS - "A população está bastante desinformada sobre os dois empreendimentos. Esperamos que na audiência pública todos possam tirar suas dúvidas", disse o presidente da Associação Comercial, Paulo Bijos.
Segundo Bijos, os comerciantes querem saber qual será o impacto econômico que a base de gás provocará no município. "Precisamos saber se haverá muita migração, que tipo de profissionais serão contratados, se isso gerará maior movimento no comércio da cidade", disse.
O presidente da ONG (Organização Não-Governamental) Olho Vivo, João Lúcio Teixeira, disse que o grupo continua preocupado com os possíveis danos que as obras provocarão ao meio ambiente. "É evidente que haverá danos ambientais, queremos saber como eles serão minimizados e que tecnologia será adotada pela empresa", afirmou.
Teixeira disse ainda que outra preocupação dos ambientalistas se refere à segurança da plataforma e do gasoduto que serão construídos na área marítima. Segundo ele, a população desconhece quais os riscos que o empreendimento oferece à fauna e à flora marítima.
CONTRAPARTIDA - O presidente da Colônia de Pescadores de Caraguatatuba, Odair Ezequiel dos Santos, disse que a maioria dos pescadores está preocupada com a possibilidade da pesca ser proibida nas proximidades da plataforma e do gasoduto, principalmente durante os meses de execução das obras.
"Se isso vier a ocorrer, a pesca poderá ser prejudicada, por isso, vamos cobrar medidas indenizatórias da Petrobras", disse.
A colônia irá pedir que a empresa doe as pedras retiradas durante a implantação dos túneis para uma obra no rio Juqueriquerê. A obra é considerada fundamental para agilizar a entrada e saída de barcos na foz do rio.
A moradora Maria das Graças Tobias, do bairro do Tinga, pretende saber da empresa se as obras vão gerar empregos para a população local.
Raimundo Nonato, da Associação de Moradores do Bairro da Praia das Palmeiras, está preocupado com a possível desvalorização dos imóveis situados próximo à base de gás. "Gostaria de saber se os imóveis serão desvalorizados", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Meta é iniciar obras em 2007

Caraguatatuba - A Petrobras deve iniciar em janeiro de 2007 as obras da base de gás em Caraguatatuba e do gasoduto que levará o gás natural até Taubaté.
Quanto ao gasoduto, a Petrobras também fará audiências públicas nas cidades do Vale do Paraíba que serão cortadas pelos dutos.
O empreendimento cortará Paraibuna (36,9 quilômetros), Jambeiro (9,9 quilômetros), São José (16,4 quilômetros), Caçapava (1,8 quilômetro) e Taubaté (6,3 quilômetros).
As audiências públicas vão ocorrer nos dias 31, às 19h, no Centro de Convivência Infantil de Paraibuna; no dia 1º de novembro, às 19h, no Teatro da Univap-Centro em São José; e no dia 3, às 19h, no Departamento de Ciências Jurídicas da Unitau, em Taubaté.
A base de gás deverá movimentar 20 milhões de metros cúbicos de gás por dia proveniente do Campo de Mexilhão, situado a 145 quilômetros da costa. Um gasoduto ligará a base até o gasoduto de Taubaté. (Fonte: ValeParaibano)

ONGs questionam lei municipal sobre cães

Caraguatatuba - As ONGs (Organização Não-Governamental) Olho Vivo e Companhia das Patas encaminharam anteontem um documento ao prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar (PSDB), questionando a constitucionalidade da lei municipal em vigor que permite o extermínio de cães. Aguilar havia solicitado um parecer das ONGs sobre o assunto. Segundo João Lúcio Teixeira, da ONG Olho Vivo, o prefeito deverá rever a aplicação da lei a partir do relatório feito pelas entidades. As ONGs se comprometeram em colaborar com a prefeitura no controle dos animais errantes. A prefeitura informou que ainda está analisando o relatório.
 (Fonte: ValeParaibano)

EMEF do Morro do Algodão encerra programa "Escola de pais cidadãos"
A EMEF Carlos Altero Ortega, do bairro Morro do Algodão, encerrou ontem o programa "Escola de Pais Cidadãos". Promovido durante dois meses, o projeto levou aos pais, discussão de diversos assuntos. Ao término, eles receberam certificado e participaram de uma palestra com a secretária da educação.

Caraguatatuba - A segunda edição de 2006 do Programa "Escola de pais cidadãos", realizada na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Carlos Altero Ortega, do bairro Morro do Algodão, teve seu encerramento ontem, dia 19, com uma palestra da secretária da educação Silmara Selma Mattiazzo Bolognini. Na ocasião, os pais participantes do projeto realizaram uma avaliação dos dois meses de atividades e receberam os certificados.
Silmara abordou o tema afetividade, mostrando aos presentes como esse assunto pode fazer diferença na vida familiar. Ela apontou aspectos importantes nesse contexto, como os limites, o relacionamento entre pais e filhos. Para a secretária, esse programa é de grande importância pois traz os pais para dentro da escola e levanta assuntos que fazem parte da realidade deles.
"Temos sucesso e uma vida feliz quando temos equilíbrio de nossas ações, ponderamos nossas palavras, demonstramos amor às pessoas. Tudo isso faz parte de um processo que temos que ir construindo, começando por nossa família", comentou a secretária.
A assistente social Luiza Maria Rangel, responsável pelo projeto, comentou que cada edição é realizada numa unidade escolar específica e programada de acordo com a realidade local. "Antes de iniciarmos as aulas, fazemos uma reunião com a direção e os professores, levantamos temas e chamamos os pais. Com eles, definimos os melhores dias e horários para as discussões", apontou.
No caso da escola do Morro do Algodão, os encontros aconteceram sempre ás quintas-feiras, no período da tarde. Durante dois meses, uma média de 35 pais se encontraram semanalmente, que devem completar uma carga horária de 24h. Todos os palestrantes buscaram aprofundar os assuntos abordados, no intuito de auxiliar os pais em questões do dia-a-dia.
Para Maria do Camo Souza, que é uma das mães participantes do programa, foi muito proveitoso estar em todos os encontros. "Aprendi a ter mais paciência e cuidar melhor dos meus filhos. Passo isso para o meu marido, que já notou a diferença em casa. Acho que até meu relacionamento com as pessoas melhorou depois desse curso", ressaltou.
A gestante Viviane Alves Monteiro também diz ter aprendido diversas coisas. "Agora sei melhor sobre vários assuntos, muitos deles que vivencio em minha própria casa, como o problema do alcoolismo", apontou.
Outra participante dessa edição, Ane Maria Azevedo Siqueira, gostou do projeto e gostaria que ele até continuasse. "Melhorei bastante depois dessas reuniões. Achei muito importante participar e gostaria que ele continuasse, pois pude aprender algo novo a cada encontro", completou.
Janaina Cristina Souza Ramos, que foi às aulas com o filho ainda de colo, elogiou os temas abordados. "Gostei de participar, pois achava que estava certa em muitas das minhas ações em casa e percebi que não era bem assim. Antes deixava de ouvir meu filho muitas vezes e hoje estou corrigindo isso", ponderou.
Antes da entrega dos certificados para os 27 formandos, a direção da escola apresentou um vídeo sobre as atividades realizadas com os pais. Ao término, eles fizeram uma confraternização, com troca de presentes. O programa será realizado na próxima semana na EMEF Maria de Lourdes Lucarelli Perez, do Indaiá e já está em andamento na EMEF Lúcio Jacinto dos Santos, no bairro do Tinga. (Fonte: PMC)

Mutirões de limpeza combatem a Dengue em Caraguá de 23 de outubro a 1º de novembro
Os fiscais da Saúde intensificarão a fiscalização nos domicílios e casas de veranistas para detectar criadouros. É importante que a população colabore no combate ao mosquito aedes aegypti, para evitar a epidemia e a chegada da dengue hemorrágica na região

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá realiza uma série de mutirões de limpeza no período de 23 de outubro a 1º de novembro para eliminação de criadouros do mosquito aedes aegypti nos bairros Poiares, Tinga, Jaraguazinho e Jaqueira, bairros com índices mais altos de ocorrência da Dengue.
Os moradores desses bairros devem colocar na calçada todo tipo de material inservível, como latas, pneus, garrafas e qualquer outro material que possa servir de criadouro do mosquito no quintal. A Secretaria de Serviços Públicos ficará responsável pela coleta dos materiais.
As campanhas educativas também estão sendo promovidas pela equipe da Secretaria de Saúde de Caraguá, em escolas, igrejas, unidades de saúde e residências. Uma das ações do Plano Verão foi intitulada "Casa a Casa" por tratar-se de um trabalho dirigido e domiciliar que tem como principal ferramenta a integração dos programas de saúde e Plano Nacional de Controle de Vetores, por meio do Centro de Controle de Zoonoses.
Para intensificar as visitas às residências, a Prefeitura de Caraguá ampliou para 20 o número de agentes de controle da Dengue. De acordo com a Zoonoses, ficou constatado que a população ainda não se conscientizou que a Dengue só existe se houver criadouros sendo produzidos no quintal e em terrenos baldios, onde existir acúmulo de lixo e entulho. "Para impedir a proliferação do mosquito e a contaminação é preciso eliminar qualquer tipo de criadouro (recipiente que acumule água)", explica a educadora da Saúde, Ceci Penteado.
A maior preocupação da Secretaria de Saúde hoje é com o aparecimento da Dengue Hemorrágica no Litoral Norte, visto que já foram registrados casos em Santos e São Sebastião, com 4 evoluídos para óbito. (Fonte: PMC)

Final do Torneio de Beach Soccer do Pegorelli acontece neste domingo 22
Conforme as expectativas da SAB Pegorelli, acontece neste Domingo, 22 de outubro, a disputa de 3º lugar e em seguida a final do Torneio de Beach Soccer do bairro. Desde o mês de agosto 280 jogadores em 28 equipes participaram do evento, no campo de Beach Soccer ao lado das casas populares

Caraguatatuba - A disputa pelo 3º lugar e a final do Torneio de Beach Soccer do Bairro Pegorelli, acontecem neste domingo 22, a partir das 14h, no campo ao lado das casas populares. O evento, que vem acontecendo desde o mês de agosto, é uma realização da AMABP (Associação dos Moradores do Bairro Pegorelli) com apoio da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) e do Forró do Paraíba, do bairro Pegorelli.
O torneio, que presta uma homenagem ao prefeito José Pereira de Aguilar, foi dividido em 10 grupos com a participação de 28 equipes e classificou dois times de cada grupo. De acordo com a organização, equipes de quase todos os bairros da cidade marcaram presença no evento, que chega a sua fase final neste domingo 22, com a realização de dois jogos.
O primeiro jogo será às 14h, entre as equipes Britânia e Força Jovem, que estarão disputando o 3º e o 4º lugar. Em seguida, às 15h, acontecerá a partida final, com os times Estrela Azul e Cruz de Malta, na disputa pelo 1º e 2º lugar. A premiação está prevista para as 16h, no local. Prestigie! (Fonte: PMC)

EMEF Dr. Carlos realiza amanhã 1º Torneio Interno de Karatê
Os estudantes que participam do projeto de karatê na escola, promovido na EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, em parceria com a Secretaria de Esportes, participam amanhã do 1º Torneio Interno de Karatê Toshinkai. O evento é aberto ao público e será realizado na própria escola.

Caraguatatuba - Cerca de 60 crianças participarão amanhã, dia 21 de outubro, do 1º Torneio Interno de Karatê Toshinkai da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Dr. Carlos de Almeida Rodrigues. O evento será realizado a partir das 13h30 na sede da escola e vai reunir estudantes que integram o projeto de karatê e também as atletas que praticam dessa modalidade no CIASE (Centro Integrado de Ações Sócio Educativas), no bairro Travessão.
Conforme explicou a diretora da escola, Olímpia Aparecida de Sousa Arruda, o objetivo desse evento é dar a oportunidade aos atletas do karatê na participação de competições. Ela conta que o projeto que ensino essa modalidade esportiva no Dr. Carlos foi iniciado no mês de agosto, por meio de uma parceria com a Secretaria de Esportes, que oferece os monitores. Nessa proposta, os alunos podem praticar três modalidades: karatê, ginástica rítmica e futebol.
Segundo explicou, as aulas esportivas acontecem no período inverso do período escolar, possibilitando a participação dos estudantes de uma atividade diferenciada dentro da escola. Apesar do pouco tempo em que estão participando do projeto, a monitora de karatê afirmou que já seria possível realizar a competição.
No sábado, irão participar 45 atletas da escola Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, estudantes dos 3º e 4º anos, além de 12 representantes do CIASE. Eles receberão lanche e a disputa será acompanhada por árbitros da área. "Esperamos que a partir desse projeto possam surgir talentos do esporte, que poderão competir e representar a cidade. Por isso é importante que desde cedo eles tenham contato com competições. Esse torneio é aberto ao público, pois é um evento feito para a comunidade", finalizou Olímpia. (Fonte: PMC)

Alunos apresentam projeto "Lógica Matemática" na Secretaria da Educação
Os alunos de 3º e 4º anos da EMEF Profª Antônia Ribeiro da Silva, do Jardim Califórnia, apresentaram ontem na Secretaria da Educação, durante a reunião de coordenadores, o projeto "Lógica Matemática". Acompanhados pela professora Eliane Motejunas, eles também montaram uma exposição sobre esse programa.

Caraguatatuba - Um grupo de estudantes de 3º e 4º anos da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª Antônia Ribeiro da Silva, do Jardim Califórnia, montaram uma exposição na Secretaria da Educação sobre o projeto no qual participam, denominado Lógica Matemática. Eles também participaram de uma apresentação durante a reunião de coordenadores, realizada ontem.
Esse trabalho é desenvolvido na unidade escolar sob a coordenação da professora Eliane Motejunas, que este ano atua com o tema "Matemática: uma relação de lógica e prática através de jogos de raciocínio". Conforme explicou Eliane, as atividades são realizadas com o objetivo de resolver problemas de aprendizagem nessa área e ocorrem com os estudantes durante o período de aulas.
Para atingir a proposta e solucionar as "situações-problemas", várias práticas são oferecidas aos alunos, principalmente os jogos matemáticos. Nesse contexto, trabalha-se com a validação de estratégias e resultados, desenvolvimento de formas de raciocínio e processos, dedução, indução, analogia, estimativa, entre outros.
Segundo Eliane, os jogos além de serem um objeto sociocultural em que a matemática está presente, são também uma atividade natural no desenvolvimento de processos psicológicos básicos. Dessa maneira, o grupo de trabalho acaba estudando por um processo que supõe um fazer "sem obrigação imposta", apesar de exigir normas e controle.
"Por meio de jogos as crianças não apenas vivenciam situações que se repetem, mas aprendem a se articular entre o que é conhecido e o imaginado. Com isso, acabam desenvolvendo o auto conhecimento. O aspecto mais relevante dos jogos é a existência do desafio, que provocam no aluno interesse e prazer. Neste caso, é muito importante que os jogos façam parte da escola", finalizou a professora. (Fonte: PMC)

Carateca de Caraguá representa a Federação no Campeonato Brasileiro

Caraguatatuba - O atleta treinará no sábado, dia 21, em São Paulo, com todos os competidores convocados pela Federação Paulista que disputarão o Brasileiro. O campeonato será no mês de dezembro, em Uberlândia, cidade mineira
O carateca caraguatatubense Edson Mendes do Amaral, mais conhecido com Edinho, professor de Caratê e atleta da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) foi o único atleta do Litoral Norte convocado pela Federação Paulista da modalidade para representar o estado no Campeonato Brasileiro de Seleções na categoria de Kata, que acontece de 8 a 10 de dezembro em Uberlândia, Minas Gerais.
Edinho segue neste sábado, dia 21, para São Paulo, onde participará, no Centro de Aperfeiçoamento Técnico Juici Sagara, de um treinamento especial com os técnicos da Federação Paulista, junto com outros competidores convocados para a disputa. "Esta é uma modalidade de apresentação, ela mostra formas de luta e eu estou em uma fase muito boa para essa categoria", disse Edinho.
O atleta conquistou o índice técnico para representar a Federação no 11º Campeonato Paulista Kata, que aconteceu no mês de setembro, em Santos, Litoral Sul do Estado, quando conquistou o 3º lugar da categoria. "Durante a competição em Santos eu não estava preparado, hoje já estou pronto para o Brasileiro e vou treinar ainda mais para conquistar o título", finalizou Edinho. (Fonte: PMC)

Caraguá promove mutirão de combate a dengue
Os fiscais da Saúde intensificarão a fiscalização nos domicílios e casas de veranistas para detectar criadouros. É importante que a população colabore com o combate ao mosquito aedes aegypti para evitar a epidemia e até a chegada da dengue hemorrágica na região.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá está intensificando as ações de controle do aedes aegypti, visando diminuir a propagação da dengue. O projeto Plano Verão 2007 prevê a realização de uma série de mutirões e arrastões a partir do dia 23 de outubro, visando eliminar criadouros e conscientizar a população sobre o risco de novas epidemias, caso a doença continue sendo desprezada.
As campanhas educativas também estão sendo promovidas pela equipe da Secretaria de Saúde de Caraguá, em escolas, igrejas, unidades de saúde e residências. Uma das ações do Plano Verão foi intitulada "Casa a Casa" por tratar-se de um trabalho dirigido e domiciliar que tem como principal ferramenta a integração dos programas de saúde e Plano Nacional de Controle de Vetores, por meio do Centro de Controle de Zoonoses.
Para intensificar as visitas às residências, a Prefeitura de Caraguá ampliou para 20 o número de agentes de controle da dengue. De acordo com a Zoonoses, ficou constatado que a população ainda não se conscientizou que a dengue só existe se houver criadouros sendo produzidos no quintal e em terrenos baldios, se houver acúmulo de lixo e entulho. "Para impedir a proliferação do mosquito e a contaminação é preciso eliminar qualquer tipo de criadouro (recipiente que acumule água)", explica a educadora da Saúde, Ceci Penteado.
A maior preocupação da Secretaria de Saúde hoje é com o aparecimento da dengue hemorrágica no Litoral Norte, visto que já foram registrados casos em Santos e São Sebastião, com 4 evoluídos para óbito.
O Plano de Ação 2007 prevê a participação da comunidade, por isso a Secretaria de Saúde está convidando escolas, igrejas e associações de moradores para participar. As secretarias municipais de Educação, Serviços Públicos e Meio Ambiente, a Agenda 21 e diversos setores da sociedade também participam do Plano. "As nossas ações são necessárias, porém é preciso que os moradores cooperem, senão a campanha não decola", disse Ceci
O Plano de Ação 2007 prepara um mutirão para este dia 23 de outubro, de manhã às 8 horas no Poiares, às 10 horas no Tinga e às 14 horas no Jaraguazinho. Neste dia os moradores devem colocar na calçada todo material inservível como latas, plásticos, garrafas, pneus e qualquer tipo de lixo ou entulho.
Este será o primeiro de uma série de mutirões/arrastões até o dia 1º de novembro, em diversos bairros da cidade. Segundo a secretaria de Saúde, os bairros Tinga, Poiares, Jardim Jaqueira, Jaraguazinho e Gaivotas são os que mais constam nas notificações de casos de dengue e maior densidade larvária, representando 50% dos casos de dengue em todo o município.
Os fiscais da Saúde também atuarão fiscalizando domicílios onde os moradores não permitam a visita dos agentes e da vigilância epidemiológica, assim como veranistas que negligenciem as solicitações da Prefeitura. Em casos de reincidência poderá haver autuação e multas.
Caraguá troca experiência sobre dengue com região - O biólogo coordenador do Programa Nacional da Dengue, Ricardo F. Souza, a educadora Ceci Penteado e o diretor de Saúde Coletiva José Ernesto Pires de Campos participaram do Encontro Regional de Controle da Dengue este mês, apresentando o cronograma de atividades e vivências no período de 2001 a 2006 no controle da dengue no município. Na ocasião foi iniciado o plano de trabalho para o verão 2007 pela SUCEN.
De acordo com os representantes do município, o encontro foi uma oportunidade de troca de experiências e sensibilização da Vigilância Epidemiológica sobre o controle do aedes aegypti na região, especialmente as cidades de Caraguá, São Sebastião e Ilhabela, que foram considerados prioritários pelo Governo Estadual, devido ao histórico de infestação por vários períodos epidêmicos.
Os representantes de Caraguá repassaram a experiência para os municípios que estão começando a apresentar problemas com dengue agora. Também foi discutida a integração do PACS-Programa de Agentes Comunitários de Saúde, PSF-Programa de Saúde da Família e o PNCD-Plano Nacional de Controle de Vetores pelo Centro de Controle de Zoonoses.
 (Fonte: PMC)

Caraguá sedia o 5º Encontro de Formação do Projeto Cata Vento
Caraguá foi escolhida para sediar o evento por ter desenvolvido os melhores trabalhos

Caraguatatuba - Caraguatatuba foi a cidade escolhida para sediar o 5º Encontro de Formação do Projeto Cata Vento, que tem como objetivo desenvolver atividades de geração de renda para a erradicação do trabalho infantil. O evento acontece de 26 a 28 de outubro.
Coordenado pela Fundação Orsa, no Estado, os trabalhos acontecem há cerca de dois anos. As cidades de Campinas, Ferraz de Vasconcelos, Itapeva, Caraguá e a Capital paulista, realizam os projetos direcionados às famílias e às crianças e adolescentes que vivem o problema.
Os visitantes terão três dias de intensas atividades na cidade. No dia 26, eles visitarão as oficinas do Núcleo Social da Zona Sul, o Cresans - Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, o CREAS - Centro de Referência Especializada de Assistência Social da Zona Norte. No dia 27, todos os visitantes participarão de uma capacitação oferecida pela Fundação Orsa a todos os participantes das cinco cidades. No dia 28, haverá "1ª Ciranda Intermunicipal de Oficinas de Geração de Trabalho e Renda" com exposição e comercialização dos produtos confeccionados pelas cinco cidades participantes do projeto. O evento acontece no Núcleo Social da Zona Sul.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, Antônia Aparecida Decanini Marcelino, a expectativa é que 20 pessoas de cada cidade compareçam ao encerramento. "Segundo a Fundação Orsa, Caraguatatuba foi escolhida para receber o evento porque teve os melhores projetos de geração de renda, entre os demais municípios", comemorou.
Conheça o Projeto Cata Vento: O projeto Cata Vento é desenvolvido pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) no mundo inteiro e tem como objetivo a erradicação do Trabalho Infantil. Os projetos visam contribuir para a prevenção e erradicação das piores formas de trabalho infantil nos temas: informal urbano, infantil doméstico, agricultura familiar e exploração sexual/comercial de crianças e adolescentes no Estado de São Paulo, com diagnóstico, articulação, capacitação, monitoramento, avaliação e comunicação. Em São Paulo a Fundação Orsa foi escolhida como representante da organização e escolheu cinco cidades para desenvolverem os projetos, Campinas, Caraguá, Ferraz de Vasconcelos Itapeva e a capital paulista.
Os projetos consistem em desenvolver com as famílias identificadas e participantes do Cata Vento, alternativa de trabalho e renda. Os trabalhos consistem em três eixos: Informação/Capacitação; Intercâmbio/Troca de Experiências e Investimento. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela conta com o programa do governo do Estado de São Paulo

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, juntamente com o secretário de Educação, Antonio Cornélio de Moraes Filho, estiveram em São Paulo, para assinatura do convênio para implantação do Programa “Acessa São Paulo”, em Ilhabela.
O Acessa São Paulo, é um programa do governo do Estado, coordenado pela Imprensa Oficial do Estado, com apoio técnico da PRODESP (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), que visa combater a exclusão digital que divide a sociedade em dois grupos: um lado os que têm acesso aos computadores de última geração, a melhores serviços e treinamento específico e, de outro lado, os que por diferentes razões, não dispõem dessas facilidades.
Nesta quinta-feira, 19, Ilhabela recebeu a visita dos gestores do programa Marineide de Oliveira e Akira Shigemori que, acompanhados do secretário de Educação, professor Coenélio, foram conhecer o local onde será instalado o programa na Escola Municipal Eurípedes da Silva Ferreira, Bairro da Barra Velha. Na oportunidade, os gestores anunciaram que o município contará com 05 computadores para uso da população; 01 para uso do monitor e 01 servidor.
Segundo o secretário Cornélio, agora é só questão de adaptar o espaço para que possa atender as instalações do programa e também oferecer o máximo de conforto para a população.
O prefeito Manoel Marcos comemora esta ação, pois entende que estará dando oportunidade para os mais necessitados, poderem competir com igualdade de condições no mercado de trabalho, que hoje é baseado essencialmente em alta tecnologia. (Fonte: PMI)

Atletas de Ilhabela marcam presença na 3ª Meia Maratona da Praia Grande

Ilhabela - Evaldo de Jesus Souza e Wilson Gomes de Jesus participaram da 3ª Meia Maratona “A Tribuna de Praia Grande”, no último domingo, 15, na Praia Grande, Litoral Sul de São Paulo.
Os 3 500 competidores fizeram um percurso de 21.100 m. Evaldo ficou com o 2º lugar na categoria 25-29 anos, já Wilson ficou entre os vinte primeiros colocados na categoria 30-34 anos.
Os atletas contaram com o apoio do Ilhabela Material para Construção, Auto Viação Ilhabela, Roberto Neves Empreendimento Imobiliário e Luiz Lobo. A próxima competição vai ser em Ubatuba, no próximo domingo, 22, no aniversário da cidade. (Fonte: PMI)

Borboletário é atração para alunos da rede municipal

Ilhabela - Os alunos de 3ª e 4ª série da escola Professora Maria Thereza de Freitas Vidal, tiveram uma aula diferente no dia 29 de setembro. Com acompanhamento das professoras, Maria Rosa Simões e Andréa Battesini visitaram o Borboletário Municipal da cidade de Taubaté. As educadoras desenvolvem com as crianças o projeto "NAS ASAS DA METAMORFOSE... A EDUCAÇÃO EM TRANSFORMAÇÃO".
O projeto tem como objetivo principal ensinar aos alunos, conceitos e habilidades de forma interdisciplinar envolvendo o meio ambiente, e é trabalhado junto com o "PROJETO LEITURA E ESCRITA" da Rede Municipal de Educação. Apoiados pela Gestora Maria da Conceição e pela secretaria de Educação, todas as etapas desse trabalho foram registradas. A 3ª série elegeu um representante da sala que entregará um projeto de lei elaborado pelos alunos da 4ª série, ao prefeito Manoel Marcos, propondo a construção de um Borboletário em Ilhabela, iniciativa finaliza as atividades.
No dia 21 de outubro os alunos apresentarão a peça "NAS ASAS DA METAMORFOSE", na festa da primavera, que será realizada na escola, localizada no bairro do São Pedro, a partir das 17h. A Gestora, juntamente com os professores e alunos, convida a comunidade, pais e interessados para assistir e participar do evento. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Palestras sobre “História da África e Afro-Brasileira” continuam na próxima semana

São Sebastião - A abordagem do segundo módulo da oficina “História da África e Afro-Brasileira”, promovida pela Secretaria de Educação (Seduc) por meio do Departamento Pedagógico, iniciada na última segunda-feira (16/10) continuará com uma programação diversificada, tanto nos temas como nos horários. Na próxima semana, todos os dias serão de aprendizagem sobre a história e a cultura da África e suas influências no Brasil para os professores da rede municipal de ensino.
Na segunda-feira (23/10), das 8 às 11h30min, a palestrante e professora de Língua Portuguesa Marília Romeiro Ramos de Mello abordará o tema “Como trabalhar o preconceito através de textos e imagens”. Na terça-feira (24/10), o mesmo evento será realizado em horário diferente para que todos os professores interessados no tema possam participar, das 14 às 17h.
No dia seguinte, quarta-feira (25/10), das 14 às 17h, a nutricionista da rede municipal, Cláudia Félix, comentará sobre o tema “Culinária Africana”, e em seguida, das 18 às 21h, o professor de História Roaldo Fachini falará sobre a “Colonização e Descolonização dos Países Africanos”. Na quinta-feira (26/10), das 18h às 21h, o músico Duda Neves discursará sobre “A Presença Africana na Música Popular Brasileira”.
Fechando a programação da semana, na sexta-feira (27/10), das 18 às 21h, será realizada uma das palestras mais esperadas da oficina, que será proferida pela doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora geral de Diversidade e Inclusão Educacional da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (MEC), Eliane Cavalleiro. Ela abordará o tema “Preconceito Racial na Educação Infantil”.
Todos os encontros serão realizados na EM Henrique Botelho, região central. Mais informações no telefone da Seduc: (12) 3893-1116. (Fonte: PMSS)

São Sebastião participa de Fórum da Agenda 21

São Sebastião - Representantes das secretarias de Educação (Seduc) e do Meio Ambiente (Semam) de São Sebastião participaram nesta sexta-feira (20/10) da 9ª Reunião do Fórum da Agenda 21, realizado na Seduc de Caraguatatuba. Na pauta de discussão, a definição de demandas da Agenda 21 para o Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos de São Paulo (Fehidro) 2007
De acordo com o coordenador da Agenda 21 Litoral Norte, Alexander Turra, a proposta é de montar um banco de dados com as necessidades concretas das quatro cidades do Litoral Norte e apresentar o projeto ao Fehidro.
Ainda durante a reunião foram realizadas as apresentações das 34 Bacias da região, evidenciada a ligação entre a apresentação do projeto e o papel da Agenda 21, a identificação dos processos do projeto no âmbito da Agenda 21, entre outros, para então apresentar os próximos passos que devem ser realizados.
“Uma das indicações sugeridas por São Sebastião para constar no banco de dados é voltada a projetos de educação ambiental com foco no social, exclusivo para as áreas de ocupação desordenada”, comentou o secretário do Meio Ambiente Téo Balieiro.
A Agenda 21 LN é um plano de ação entre todas as pessoas, organizações, associações, entidades e poder público e visa garantir o desenvolvimento humano, a justiça social, a sustentabilidade econômica, o respeito à natureza e a qualidade de vida para a região do Litoral Norte. (Fonte: PMSS)

Ditraf promove palestra para funcionários da Ecobus

São Sebastião - A Divisão de Tráfego de São Sebastião realizou nesta sexta-feira (20/10), uma palestra sobre segurança no trânsito para os funcionários da Ecobus, empresa responsável pelo transporte coletivo na cidade. A empresa promove, desde o último dia 16, a 7ª Semana Interna de Prevenção do Acidente de Trabalho (Sipat), onde diversos assuntos são abordados com diferentes palestrantes. Mais de 40 funcionários participaram do evento.
Uma das responsáveis do departamento de recursos humanos da empresa, Tânia Barbosa de Almeida, explica que em cada dia foi tratado um tema. Segundo ela, a Sipat dá tantos resultados que existe há sete anos. “É conscientização, mostrar para os funcionários que detalhes na segurança podem prevenir acidentes não só no trabalho, mas em casa”, conta.
A empresa levou aos seus funcionários palestras sobre prevenção de acidentes em casa, primeiros-socorros, ruídos e doenças sexualmente transmissíveis, psicologia no trânsito. O encerramento foi a apresentação de vídeo da Ditraf e questionamento dos funcionários sobre o que é certo e errado no trânsito.
O agente de trânsito Marco Aurélio Lima afirma que a intenção é tirar as dúvidas dos funcionários sobre o assunto. “Realizamos mais um bate-papo com eles. Por isso, selecionamos diversos vídeos e dentro disso, eles questionaram.”
Para o motorista Darci Macedo Santos, funcionário da empresa desde 1989, a Sipat alerta as pessoas para pequenos detalhes que podem fazer a diferença. “Aprendemos como reagir em determinadas situações e prevenir para que acidentes aconteçam.”
A Ditraf pode ser solicitada para dar palestra tanto em empresas como escolas por meio do telefone (012) 3892-1540. (Fonte: PMSS)

Obras reforma telhado da escola Plínio Gonçalves, em Juquehy

São Sebastião - A Secretaria de Obras e Planejamento de São Sebastião (Seop)vai investir aproximadamente R$ 260 mil para reformar o telhado de duas salas de aula da Escola Municipal e Estadual Plínio Gonçalves de Oliveira Santos, localizadas em Juquehy, na Costa Sul. A emergencial se fez necessário devido à iminência de desabamento. A troca dos telhados é executada pela empresa J.R. Construtora e Terraplanagem Ltda.
A Secretaria de Educação (Seduc) teve de suspender as aulas para garantir a segurança dos alunos e funcionários. Só da parte municipal, a escola abriga hoje 280 alunos. A Seduc elaborou um cronograma de reposição de aulas para que nenhum aluno seja prejudicado uma vez que, por lei, o aluno tem direito a 200 dias letivos.
A escola Plínio Gonçalves passou por reforma e ampliação custeadas pelo município em parceria com o Estado em 2004, ainda no governo passado. A obra foi feita pela empresa Lix Industrial e Construções LTDA e em 2004 a Prefeitura emitiu um termo de recebimento da obra, sem que fosse feita a devida vistoria no local.
A empresa Lix Industrial, vencedora de várias licitações na gestão anterior foi está sendo acionada na Justiça por problemas estruturais apresentados em obras feitas em escolas do município. Além da escola de Juquehy, a Prefeitura já gastou outros R$ 295 mil com as escolas municipais de Barra do Una e Maresias, ambas na Costa Sul. As unidades educacionais foram construídas pela Lix Industrial. (Fonte: PMSS)

Billabong Pro Teen 2006 movimenta Cambury

São Sebastião - O primeiro dia de baterias da 3ª etapa do Billabong Pro Teen 2006, que acontece de hoje (20/10) a domingo (22/10), na praia de Cambury, na Costa Sul de São Sebastião, já trouxe surpresas. Com ondas de até um metro, Nathan Brandi obteve 10,26 pontos e avançou para a fase seguinte. Tâmae Bettero ficou na terceira colocação, seguido pelo brasileiro Pedro Serejo em quarto.
Diego Meinha realizou uma boa apresentação na segunda bateria e garantiu a classificação para a próxima rodada. Em segundo lugar ficou Bruno Caraça, seguido por Rafael Teixeira e o local Damião Camburi, terceiro e quarto colocados, respectivamente.
A quinta bateria foi uma das mais disputadas da primeira fase. O baiano Rudá Carvalho descolou notas 6,67 e 5,23 e venceu a bateria. O argentino Lucas Santamaría somou 9,54 pontos e também avançou. Em terceiro ficou o pernambucano Alan Saulo e o local Nego Camburi foi o quarto.
Para encerrar a primeira fase, entraram na água três brasileiros: Márcio, que somou 9,17 pontos e garantiu a segunda fase. Jessé Mendes, o segundo e o guarujaense Caio Ibelli em terceiro.
O evento é válido pela terceira seletiva sul-americana e classifica os cinco surfistas melhores classificados no ranking final para o mundial sub-20, programado para janeiro de 2007 na Austrália. A etapa oferece US$ 12 mil e 1.500 pontos de premiação total e é transmitido ao vivo pela www.waves.com.br, www.billabongbrasil.com.br e www.aspsouthamerica.com.br.
Participam do campeonato surfistas da Argentina, Brasil, Chile, Equador, Havaí, Peru, Uruguai e Venezuela. A primeira etapa aconteceu no Peru.
O gerente de marketing da Billabong Brasil, Gustavo Belloc, comentou que o evento é um sucesso pelo fruto da integração gerada entre os surfistas. “Este campeonato já é um sucesso e nos deixa contentes e com vontade de continuar trabalhando com eventos deste tipo.”.
Confira abaixo ranking das seletivas sul-americanas para o Mundial Pro Junior da ASP.
Categoria Masculina

1- Martins Bernardo (CE) 1.000 pontos
2 - Halley Batista (PE) 860
3 - Heitor Pereira (SP) 730
3 - Jorge Spanner (RJ) 730
5 - Thiago Camarão (SP) 610
5 - Eduardo Rollins (RJ) 610
5 - Giancarlo Zampiere (SP) 610
5 - Fabrício Caraça (RJ) 610
9 - Ian Guimarães (RJ) 500
9 - John Max (RJ) 500
9 - Bruno Galini (BA) 500
9 - Alandreson Martins (BA) 500
13 - Hizunomê Bettero (SP) 450
13 - Charlie Brown (CE) 450
13 - Emerson Piaí (SP) 450
13 - Flávio Nakagima (SP) 450

Categoria Feminina

1 - Bruna Schimitz (PR) 500 pontos
2 - Gabriela Leite (SC) 430
3 - Marina Werneck (SC) 365
3 - Nathalie Martins (PR) 365
5 - Diana Cristina (PB) 305
5 - Anali Gomez (Peru) 305
7 - Camila Cássia (SP) 278
7 - Michelle des Bouillons (RJ) 278
(Fonte: PMSS)

Sectur se reúne para analisar desempenho dos monitores das oficinas culturais

São Sebastião - A Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) de São Sebastião realiza na próxima sexta-feira (27/10), uma reunião na Ambiental Litoral Norte (Al Norte) com a presença do secretário Júlio Buzi e monitores das oficinas culturais. Será feita uma avaliação das atividades que foram desenvolvidas ao longo de todo o ano.
A reunião servirá também para discutir o encerramento das oficinas no final do ano nas costas Norte e Sul e área central, com os trabalhos que foram desenvolvidos por alunos e professores nos meses de agosto como “Capoeira e o Hip Hop”; setembro, “Dança e Artes Plásticas”; outubro, “Teatro e Vídeo”; e novembro quando se comemora o mês da “Música e Literatura”.
De acordo com a coordenadora das oficinas culturais, Indiara Gomes, os monitores atuaram com os alunos nas diversas modalidades sob o tema das oficinas, que neste ano é “Brasil, gigante pela própria natureza cultural”. “Agora, vamos avaliar o empenho dos monitores e ainda como organizar a estrutura necessária para a apresentação dos trabalhos desenvolvidos ao longo de todo o ano”, afirma Indiara. (Fonte: PMSS)

“Da Pá Virada” chega a Maresias neste final de semana

São Sebastião - O Projeto 'Da Pá Virada', realizado pela Secretaria de Esportes (Seesp) em parceria com as secretarias de Cultura e Turismo, Educação e Governo, em comemoração ao mês das crianças chega a Maresias neste sábado (21/10). O evento promove uma tarde de diversões para a garotada a partir das 14h, na Escola Municipal Edileuza Brasil Soares.
Serão montados na escola brinquedos infláveis como tobogã com parede de escalada, guerra de cotonetes, balão bolha, cama elástica, piscina de bolinhas e balão de castelinho. Para agradar todos os gostos, ainda haverá mesa de ping-pong, xadrez, dama, bambolê e pula corda.
Além dos brinquedos, serão realizadas oficinas de pintura, maquiagem no rosto e desenhos no papel, onde as crianças poderão soltar a criatividade e criar seus próprios desenhos e expor sua criação.
Durante o evento, os grupos de rua dos bairros, como dança, música, entre outros, terão a oportunidade de se apresentar e a comunidade de conhecer o seu trabalho.
Em uma parceria com os escoteiros da cidade, o projeto contará ainda com tirolesa e falsa baiana (brinquedo com uma gaiola que sobe e é solta).
No dia 28 deste mês será a vez do bairro Jaraguá receber o projeto no Centro de Apoio Esportivo. O horário é sempre das 14 às 18h. (Fonte: PMSS)

Alunos da Escola Frúgoli representam Litoral Norte em encontro ambiental

São Sebastião - Os estudantes Neilor Faria de Moares, 13 anos, e Rafael Rodrigues dos Santos, 15 anos, da Escola Maria José da Penha Frúgoli, na Enseada, na Costa Norte, participaram este mês do I Encontro Paulista de Juventude e Meio Ambiente, realizado em Pilar do Sul.
Recém chegados, os representantes da Bacia Hidrográfica três, comentaram sobre a participação no evento que reuniu estudantes de outras 10 regiões e que apresentaram os principais problemas ambientais de cada localidade.
“Aprendi muita coisa no encontro. Quando participei do grupo sobre a cidade de São Paulo, percebi que problemas que eram da nossa cidade, como as ocupações irregulares e invasões em áreas preservadas, acontecem também em outros lugares. Outro problema grave que está presente na capital, mas que não temos tanto aqui é a poluição dos rios”, declarou o aluno Neilor.
A diretora da EM Maria José da Penha Frúgoli, Mércia Cunha, comentou sobre o projeto que pretende desenvolver na unidade e que envolve a questão da preservação do meio ambiente. “Nossa proposta é implantar a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Comvida) na escola. O objetivo é alavancar parcerias para concretizar responsabilidades assumidas, como as que foram apresentadas nesta reunião, para implantar a Agenda 21 na escola”, explicou a diretora.
Os alunos que participaram do encontro desempenharão um papel fundamental no projeto, uma vez que já participam de ações ligadas a esse segmento, conforme destacou a coordenadora pedagógica Regina Lima. “Como temos a intenção de implantar a Comvida no ano que vem, o Neilor, que já participa de seminários e reuniões sobre a importância do meio ambiente, nos auxiliará com esse projeto sendo o disseminador dos conhecimentos que adquiriu, trabalhando em conjunto com a escola”, disse.
No I Encontro Paulista de Juventude e Meio Ambiente reuniu aproximadamente 200 jovens representantes de 35 municípios e de 11 regiões de Bacias Hidrográficas. No evento, promovido pelo Instituto Ecoar e os Coletivos Jovens de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, em parceria com os ministérios da Educação e Meio Ambiente e pela iniciativa do Coletivo Jovem de Meio Ambiente de São Paulo, foi produzida uma carta de reconhecimento das responsabilidades que foram abordadas, tendo como proposta ser um instrumento de apoio político que fomente as ações que foram propostas.
O objetivo da reunião entre as diferentes localidades é buscar a valorização dos limites naturais e a possibilidade de integração dos municípios do Estado. (Fonte: PMSS)

Equipes do basquete sebastianense disputam Coneleste no Gringão

São Sebastião - Neste final de semana (21 e 22/10), os amantes do basquete poderão prestigiar as equipes sebastianenses competindo no Ginásio José de Souza Gringo, o Gringão. São Sebastião também será representado na modalidade fora de casa.
Amanhã, as meninas da categoria pré mini, disputam a Liga de Basquetebol do Coneleste Paulista contra Taubaté. O jogo acontece às 16h no Gringão.
De acordo com a auxiliar técnica da equipe, Helza Helena Hartog, a Helzinha, as jogadoras possuem entre 11 e 12 anos. “Esse campeonato é uma forma delas terem o primeiro contato com competição e entenderem o que é passado no treino, como se deve aplicar em disputas”, explica.
No primeiro jogo contra Taubaté, na casa do azulão, as pequenas caiçaras marcaram 55 a 9. “Não sabemos como será esse jogo, não sabemos se Taubaté reforçou, mas o verdadeiro intuito é uma integração e que elas entendam como é bom viajar e disputar na modalidade pela sua própria cidade”, conta.
É a primeira competição da ‘pequena’ equipe, formada por alunos das escolinhas esportivas de basquete da Vila Amélia e do Bairro São Francisco.
Segundo Helzinha, independente do resultado, as duas equipes receberão premiação. “Somente Taubaté e São Sebastião estão na categoria e como as atletas são muito novas essa decepção de perder faz com que desistam de jogar, e não é isso que pretendemos. Queremos que elas continuem e se desenvolvam dentro da modalidade”, ressalta.
A auxiliar técnica destaca que duas meninas da categoria, Amanda Oliveira e Karine Viana, serão inseridas em uma categoria acima, no mirim, para que possam desenvolver melhor essas habilidades. “Ao longo do tempo fazemos isso para que elas possam ter contato com as mais velhas e com isso aprender mais”, completa.
Basquete masculino - No domingo, a equipe de basquete masculino da categoria mirim passa por uma maratona de jogos pela Liga de Basquetebol do Coneleste Paulista, a partir das 8h no Gringão.
Para a categoria a Liga realiza o Festival Mirim Masculino, onde todas as equipes se ‘encararam’ em cada etapa. Participam da disputa times de São Sebastião, Taubaté, Caraguatatuba, Jacareí e Pindamonhangaba.
Segundo o técnico da equipe, Ricardo Rosa, nos festivais que aconteceram em Taubaté e Caraguatatuba, São Sebastião se desempenhou muito bem. “Em Taubaté, a nossa equipe empatou com a equipe da casa em número de vitórias e derrotas, os dois times perderam apenas uma partida. Em Caraguá, vencemos todas as disputas”, conta.
O festival inicia às 8h e continua ao longo do dia, até que todas as equipes se enfrentem.
 (Fonte: PMSS)

Grupo de dança de São Sebastião conquista 3º lugar na Ginastrada

São Sebastião - O grupo de dança “Descendentes de Rua”, de São Sebastião, conquistou o 3º lugar na Ginastrada Estadual – Festival de Ginástica e Dança, realizado entre os dias 12 e 15 de outubro, na cidade de Fernandópolis (SP). A competição envolveu os participantes das oito eliminatórias regionais.
Ao todo, 108 cidades estiveram representadas na Ginastrada Estadual, com mais de 200 grupos de dança ou cerca de 4 mil dançarinos.
O “Descendentes de Rua” apresentou a coreografia “Cultura Caiçara” (adulto) e “Sítio do Pica-Pau Amarelo” (infantil), ambas na modalidade “Street Dance” ou “Dança de Rua”. A 3ª posição no geral foi muito comemorada pelos dançarinos.
Com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur). Os ensaios são realizados todas as noites no Abrigo dos Anjos, no Bairro de São Francisco, e no Centro de Treinamento de Atletas, toda quinta e sábado, no Pontal da Cruz.
Os interessados em participar do grupo devem procurar as Oficinas Culturais da Sectur. A equipe campeã é formada por: Daniela Barreto, Tatiane Marques, Doris Tavares, Andreza Melo, Juliana Seixas, Luana Santos, Irislei da Silva, Everton Cássio, Felipe Oliveira, Anderson Gandra, Volnei Depetris e Decarly Rosa pela categoria juvenil. No infantil, os dançarinos são: Jéssica Camila, Gisele Matos, Luana Santos, Doris Tavares, Thomaz Florêncio, Gustavo, Larissa Yumi, Geysa Melo e Jaqueline.
O coreógrafo é Junior Rocha. “No ano passado ficamos em 4º lugar e agora conquistamos esta 3ª colocação. Isso mostra que estamos no caminho certo. Foi muito gratificante voltar da Ginastrada com este resultado”, concluiu a dançarina Daniela Barreto. (Fonte: PMSS)

Tudo pronto para a realização do Plano Apell

São Sebastião - Representantes das secretarias de Educação e Governo, polícias Civil e Militar, Marinha do Brasil, Petrobras, Ecobus e UniSantos estiveram presentes nesta sexta-feira (20/10) na sede da Transpetro, para tratar sobre a realização da Simulação do Plano Apell, que visa preparar a comunidade para o caso de acidentes no Terminal Almirante Barroso (Tebar) da Transpetro/Petrobras.
Na reunião, além de estipulado o dia 31 de outubro para a realização do simulado do Plano Apell, cada setor presente se prontificou a viabilizar os meios para a realização do simulado.
O chefe da Defesa Civil, Paulo Galeano, destaca que este ano o Apell será feito com a comunidade estudantil, por isso, as escolas devem estar atentas no dia 31 para o toque das sirenes e também ouvindo as rádios locais para saber em qual setor será realizada a simulação. “É muito importante que as áreas em torno da Petrobras estejam alertas para uma eventual evacuação.”
O Apell é desenvolvido no município principalmente em razão da existência do Tebar na área central. Por isso, o objetivo é preparar a comunidade para o caso de acidentes na empresa, de modo que a evacuação da área afetada seja tranqüila e segura.
O eixo central do Apell é o grupo coordenador constituído por autoridades locais, líderes de comunidade, dirigentes industriais e outras entidades interessadas. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Charles Medeiros cobra urgência na elaboração do Plano de Carreira para o funcionalismo público de Ubatuba.

Ubatuba - Na Sessão de Câmara do dia 17 de outubro, o vereador Charles Medeiros apresentou Pedido de Informação a fim de esclarecer junto ao Prefeito Municipal sua real intenção de implantação do Plano de Carreira para os funcionários efetivos da Prefeitura Municipal de Ubatuba. O vereador acredita que seja necessária a urgente implantação do Plano de Carreira para valorização dos servidores municipais. "Os funcionários públicos contam somente com os provimentos dos cargos que ocupam desde que foram concursados, é fundamental que tenham perspectiva de um futuro melhor, no desempenho de suas funções". Afirma Medeiros. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Curso de Manipulação de Pescados acontece no dia 24

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento realizará, no próximo dia 24, um curso de manipulação de pescados, no auditório da Fundart. O horário do curso é das 8h30 às 17h30. Serão 8 horas de um curso intensivo que tratará de assuntos diversos, como perigos de contaminação química, biológica e física, doenças transmitidas por alimentos, boas práticas de armazenamento, conservação, limpeza e manipulação, tratamento ao cliente. Para mais informações, ligue: 3833-3500.
(Fonte: PMU)


Setor Pesqueiro e da Maricultura se reúnem com autoridades federais para discutir reformulações na Legislação Pesqueira

Ubatuba - Dando continuidade às discussões sobre as leis federais referentes à pesca e à maricultura em Ubatuba, aconteceu, na última quinta-feira, 19, uma reunião técnica com autoridades de competência resolutória das esferas regional, estadual e federal, associações e entidades da pesca e da maricultura e ongs. A reunião foi convocada pelo Ibama/Brasília, graças a uma solicitação oficiada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Ubatuba e das entidades da Pesca. Como os assuntos a serem tratados eram questões relevantes para todo o Estado, outros municípios foram convidados a participar.
Os principais assuntos abordados foram as portarias referentes à licença de pesca para camarão, ao defeso do camarão, da pesca de tainha e parati, do dispositivo de escape de tartaruga (TED), das sementes de mexilhões, da forma de captura de camarão branco e do cultivo de algas marinhas. Os presentes discutiram todas as reivindicações do setor pesqueiro e da maricultura e deram encaminhamentos a todas as questões , que serão respondidas diretamente de Brasília. Finalizando a reunião, o chefe da fauna e flora do Ibama/Brasília, Dr. Rômulo Mello se comprometeu a responder às questões abordadas o mais rápido possível, para proporcionar soluções viáveis aos pescadores.
Estiveram presentes na reunião representantes da prefeitura de Ubatuba- Smapa ; do Ministério da Agricultura; da Associação de Maricultores do Estado de São Paulo (Amesp); as Colônias: Z-10, de Ubatuba; Z-6 de Ilhabela e Z-8 de Caraguá; Ong Mar Vivo, Associação Pescadores da Enseada; Associação de Pescadores da Barra Maranduba e Região Sul; Ministério Público Federal; Instituto de Pesca; IBAMA Federal e Estadual; Cepsul Santa Catarina; Associação de Pescadores de Ubatuba; Associação de Pescadores da Barra e da região sul ; Associação dos Pescadores de Caraguatatuba ; Prefeitura de Caraguatatuba e Promotoria do Meio Ambiente do Litoral Norte e Projeto TAMAR Pesca; Polícia Ambiental . (Fonte: PMU)

Codivap reúne em Ubatuba prefeitos do Vale do Paraíba, Mantiqueira e Litoral Norte
Ubatuba recebeu elogios de diversos prefeitos quanto à receptividade, organização e as obras em andamento na cidade

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, foi o anfitrião da X Reunião Ordinária do Conselho de prefeitos do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Mantiqueira e Litoral Norte), realizada nesta sexta-feira, 20, no espaço “Areia”, na Praia Vermelha do Norte.
Cerca de vinte chefes do Executivo da região estavam presentes na reunião, além da Delegada Regional da Secretária de Estado da Cultura, Eliana Machado que discursou sobre o tema “cultura como agente de transformação social”. Além do tema que versava sobre cultura, a reunião do Codivap em Ubatuba abordou outros dois temas: “painel de logística de transportes” e “projetos municipais”. Os presentes se dividiram em grupos de discussão – prefeitos, vereadores, associações comerciais, primeiras-damas e secretários de Turismo. De Ubatuba participaram os vereadores Claudinho Gulli e Luciana Machado.
Elogios a Ubatuba - O presidente do Codivap e prefeito de Campos do Jordão, João Paulo Ismael, agradeceu Eduardo Cesar pela receptividade, dizendo que, para ele, aquele foi o local mais bonito de todos os que já receberam as reuniões do Consórcio. “A prefeitura está de parabéns! Este é o lugar mais bonito que já fui até hoje como presidente do Codivap, além do cardápio servido, que foi o melhor de todos. A receptividade e a capacidade de organização também estão de parabéns”, disse João Paulo Ismael.
Outro prefeito que elogiou Ubatuba foi o de Tremembé, José Antonio de Barros Neto. “Este é o melhor grupo de prefeitos que o Codivap já teve. Ubatuba está de parabéns pelas obras em andamento, avançando neste sentido como as demais cidades. Estou orgulhoso de estar aqui nesta cidade tão bonita”, disse.
Representatividade, Poupa-tempo e eleição do Codivap - João Paulo Ismael falou sobre os esforços do Codivap para aumentar o número de deputados da região na Assembléia Legislativa. “O esforço foi válido, pois conseguimos aumentar de seis para sete o número de representantes da região. Sem representatividade política as verbas são menores, isso é indiscutível”, afirmou o presidente do Codivap.
O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira Aguilar falou sobre o desejo de implantar um Poupatempo no Litoral Norte. O prefeito Eduardo Cesar apoiou a idéia, dizendo que qualquer cidade do Litoral Norte que venha a receber uma base do Poupatempo beneficiará todas as outras.
O prefeito de Caçapava, Carlos Vilella, lançou oficialmente sua candidatura à próxima presidência do Codivap e recebeu apoio de alguns prefeitos presentes, inclusive do prefeito Eduardo Cesar.
Interesses regionais prevalecem - O prefeito Eduardo Cesar aproveitou a ocasião para reiterar seu apoio à candidatura de Geraldo Alckmin para a presidência do país, lembrando a importância de as convicções de cada prefeito estarem em segundo plano. “A opinião de cada um não é maior que os interesses regionais, então seja quem for o próximo presidente do Brasil, sabemos que o Codivap vai continuar lutando pela nossa região”, acrescentou o prefeito de Ubatuba, que agradeceu a presença e a participação de todos. “Foi uma honra receber tantos prefeitos em Ubatuba. Avançamos no sentido de estarmos cada vez mais integrados, na busca de um bem comum, que é o desenvolvimento da região do Vale do Paraíba, Mantiqueira e Litoral Norte”, concluiu Eduardo Cesar.
Esta foi a última reunião do calendário do Codivap em 2006, sendo que em dezembro haverá um encontro, desta vez apenas comemorativo. (Fonte: PMU)

Ubatuba realiza I Festival de Observação de Aves
Este é o primeiro Festival de Observação de Aves, não só de Ubatuba, mas de toda a Mata Atlântica

Ubatuba - Teve início nesta sexta-feira, 20, o I Festival de Observação de Aves de Ubatuba, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a iniciativa privada. O evento acontecerá até o dia 17 de dezembro, com safáris fotográficos para amadores e profissionais, cursos de observação, e discussões com autoridades no assunto.
Segundo o coordenador do evento, Carlos Rizzo, o objetivo do Festival é promover essa atividade no município, valendo-se das características naturais que Ubatuba proporciona. "Todos os anos, centenas de observadores de pássaros visitam a cidade, que tem fama de ser uma das melhores do mundo para essa atividade. Isso acontece porque a diversidade da avifauna local é privilegiada. Ubatuba possui uma diversidade de aves equivalente a cerca de 10% das espécies encontradas na América Latina. São cerca de 380 espécies, sendo que 42 são endêmicas, ou seja, só é possível encontrá-las aqui”.
Entre as atividades do I Festival, está um concurso de fotografias, intitulado "Aves de Ubatuba". O concurso é aberto a fotógrafos amadores e profissionais e está dividido em 3 categorias. A primeira chama-se "Registro", em que as fotos são de espécies de difícil observação. A qualidade na imagem deve permitir a identificação da espécie. A categoria "Pousada" é para aves em descanso no ninho, em galhos ou em alimentadores. E a categoria "Em Vôo", em que a ave deve ser fotografada sem manter qualquer contato com o solo. Também vale migrações e revoadas. Cada participante poderá inscrever até três fotografias, sendo uma em cada categoria.
Os safáris fotográficos acontecerão em datas programadas, em trilhas espalhadas pelo município. Os participantes poderão utilizar esses safáris com segurança e suporte técnico, com o objetivo de captar imagens, tanto para o concurso fotográfico, quanto para a possibilidade de registrar raridades, aves nunca fotografadas, algumas endêmicas no município.
Mania mundial - A observação de pássaros é uma atividade muito difundida no mundo todo. Segundo Rizzo, a organização de observadores de pássaros Birdlife International (www.birdlife.org) tem cerca de um milhão de associados. Em Ubatuba, os primeiros passos estão sendo dados para reconhecer a importância dessa atividade que tem o potencial de levar o nome do município para o mundo. Em 2004, foi instituído o Dia Municipal de Observação de pássaros, comemorado juntamente com o Dia Mundial, em 4 de outubro. Nesse dia também é comemorado o Dia da Ave-Símbolo de Ubatuba, o Tangará-Dançador, que tem a bela cor azul claro em seu corpo e o topete vermelho vivo, cores que figuram também na nossa bandeira.
Na temporada passada, um pássaro endêmico que causou sensação foi a Iodopleura Pipra, uma ave que, pousada, não tem grandes diferenciais, mas ao alçar vôo, deixa à mostra uma penugem lilás embaixo das asas.
Para participar do I Festival de Observação de Aves
Os interessados em participar do evento devem ficar de olho na programação abaixo e fazer a inscrição no site www.avesdeubatuba.com.br, que traz também o regulamento completo do concurso de fotografias.

25 de outubro
Palestra Unitau

28 de outubro
Aniversário da Cidade

04 de novembro
Safari Fotográfico Amador

11 de novembro
Safari Fotográfico Profissional

15 de novembro
Curso de Observação - Sitio Santa Cruz

18 de novembro
Safari Fotográfico Amador

25 de novembro
Safari Fotográfico Profissional

02 de dezembro
Curso de Observação - Rancho Pica-Pau

09 de dezembro
Safari Fotográfico Profissional

17 de dezembro
Avaliação e encerramento - Restaurante Bucaneiros
(Fonte: PMU)

Produtores rurais locais comercializam hortaliças para alimentação escolar

Ubatuba - Produtores rurais ubatubenses iniciaram, nesta semana, a venda de legumes e verduras para a empresa contratada pela prefeitura para cuidar da alimentação escolar da rede municipal de ensino. A Prefeitura de Ubatuba, por meio de uma ação integrada entre a Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa) e Secretaria de Educação, está incentivando o processo. A princípio, dez creches e a Fundac receberam as hortaliças adquiridas em Ubatuba e a intenção é aumentar gradualmente o número de escolas atendidas e também de fornecedores locais.
Segundo a nutricionista, Mirna Zucheratto, gerente de abastecimento da Smapa, essa comercialização significa o primeiro passo do processo para fazer com que os produtores fiquem independentes. “Esta é mais uma opção de comercialização que reflete no desenvolvimento da agricultura familiar. Além disso, os produtores receberão suporte técnico que possibilitará o cultivo dirigido, ou seja, uma produção que esteja de acordo com a demanda da rede municipal. Sabemos que ainda há alguns entraves a serem superados pelo setor produtivo, como a própria oferta de produtos e o transporte".
Vantagens nutricionais - A Secretaria de Educação está adequando o cardápio das crianças de acordo com o que é produzido no município. As hortaliças que não são cultivadas em Ubatuba continuarão sendo fornecidas da forma tradicional, sem prejuízo à alimentação das crianças. As creches foram escolhidas para iniciar a implantação desse programa por terem um trabalho contínuo, ou seja, sem férias, o que possibilita a adaptação do processo.
Para a gerente de alimentação escolar da Secretaria de Educação, Fernanda Saporito Rivellino, as vantagens dessa implementação para a nutrição das crianças são valiosas. "Os produtos da nossa região têm uma ótima qualidade. Além disso, as hortaliças recém-colhidas chegam à mesa das crianças. Com isso, o valor nutricional é preservado".
Vantagens Sócio-econômicas - A compra de produtos agrícolas locais é um compromisso assumido pelo prefeito Eduardo Cesar na ocasião da terceirização da merenda em Ubatuba. Segundo o prefeito, essa é mais uma ação realizada no sentido de desenvolver políticas públicas de abastecimento e fomento à agricultura. "Essa é uma forma eficiente de escoar a produção local. O sucesso dessa empreitada vai depender da organização e união do setor produtivo. Nossa expectativa é fazer com um número cada vez maior de produtores participe".
A agricultora Ivete Matias Destefano, mais conhecida como Leila, afirma que a venda de hortaliças para a alimentação escolar é mais uma forma que temos de escoar a produção. "O evento Mercado do Produtor Rural foi uma porta que se abriu para nós. Os comerciantes de Ubatuba voltaram a ver que aqui existem produtores. Teve ano que eu plantei muita coisa e usei como adubo porque não tinha como vender. Agora, a alimentação escolar é mais um incentivo e a equipe da Smapa foi o ponto chave para que isso acontecesse". (Fonte: PMU)

Prefeito se reúne com Associação dos Servidores Públicos Municipais
Reunião discutiu pagamento dos funcionários que será, neste mês, feito antecipadamente

Ubatuba - Devido a discussões realizadas na última sessão da Câmara Municipal, e que motivaram a criação de uma comissão para analisar a situação financeira da Prefeitura de Ubatuba, a Associação dos Servidores Públicos Municipais (Aspem) pediu uma reunião com o prefeito Eduardo Cesar na última quinta-feira, 19, com o objetivo de buscar informações sobre o pagamento do salário dos funcionários.
“Quando se trabalha com planejamento, a crise não afeta a administração, que deve ter controle para não deixar de honrar seus compromissos”, disse o prefeito aos presentes na reunião, enfatizando que o salário será pago, inclusive antecipadamente, no dia 1 de novembro. O prefeito aproveitou a ocasião para ouvir reivindicações e sugestões da Aspem.
Estiveram presentes na reunião representantes de departamentos envolvidos com o setor financeiro da prefeitura e os seguintes membros da Aspem: Clélio Teodorico Coutinho (presidente), Siliane de Brito Nascimento (vice-presidente), Antonio Carlos Custódio (1° secretário), Sandra Pereira Sanches (2ª secretária), Dirceu Sanches (1° tesoureiro) e Hélio Castro Rodrigues (conselheiro fiscal).
Confira a lista completa dos membros da Associação dos Servidores Públicos Municipais:

Diretoria Executiva:
Presidente: Clélio Teodorico Coutinho
Vice-presidente: Siliane de Brito Nascimento
1° Secretário: Antonio Carlos Custódio
2ª Secretária: Sandra Pereira Sanches
1° Tesoureiro: Dirceu Sanches
2° Tesoureiro: Kelly Cristina Camargo do Amaral Gomes

Conselho Fiscal:
Efetivos: Othoniel dos Santos, Antenor Ricardo Benetti e Helio Castro Rodrigues
Suplentes: Antonio Luiz Gonçalves Ballio, Luiz Claudio da Silva e Vitalina Maria de Arruda. (Fonte: PMU)

Jundu de Ubatuba é destaque em encontro de Iniciação Científica e mostra de Pós-Graduação da Unitau

Ubatuba - Ubatuba foi representada no XI Encontro de Iniciação Científica e VIII Mostra de Pós-graduação da Unitau pelo aluno do curso de Geografia, Alexandre Nardy Vasconcellos, que também é o Coordenador de Planejamento e Proteção Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de Ubatuba. O encontro, que aconteceu em Taubaté, entre 16 e 20 de outubro, teve por objetivo incentivar a elaboração de projetos de pesquisa científica nas diversas áreas do conhecimento humano.
O trabalho científico de Nardy foi apresentado na forma de painel com o tema “Diagnóstico e Espacialização da Vegetação de Jundú nas Praias da Região Central de Ubatuba”, sob a orientação do Professor Eduardo Pinto. O projeto apresenta uma metodologia de avaliação das condições da vegetação de jundú nas praias de Ubatuba, dando seqüência ao programa de preservação do jundú, iniciado na Semana do Meio Ambiente de 2006, onde foram ministradas palestras aos alunos da rede de ensino municipal sobre a importância ambiental do jundú.
Segundo Nardy, o trabalho servirá como um banco de dados para futuras ações ambientais para nosso município. "A vegetação de jundú, apesar de ser aparentemente frágil, exerce importante função na preservação de nossas praias através do controle de erosão gerado pelas ressacas do mar e ocupações irregulares, além de abrigar várias espécies de fauna nativa.”
 (Fonte: PMU)

Equipe Mestre Wilson/Fundac de Jiu Jitsu conquista título de melhor equipe do Vale

Ubatuba - Ubatuba foi representada pela equipe do Mestre Wilson/Fundac na 3ª etapa do Circuito Livajj (Liga Vale do Paraíba de Jiu Jitsu), que aconteceu no dia 8 de outubro, em Taubaté. A equipe é comandada pelo professor Alessandro de Souza (Tinho), que vem ministrando aulas nas dependências da Fundac gratuitamente para crianças de 7 a 16 anos.
O trabalho, que vem sendo desenvolvido juntamente com a direção da Fundac, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, já está trazendo resultados. Neste evento, o grupo conquistou o título de melhor equipe do Vale e Litoral, classificando vários atletas para a final estadual de 2007.
Confira a colocação das equipes no Circuito 2006:

1º Mestre Wilson/Fundac – Ubatuba
2º Alliance – Taubaté
3º Ex Team – Guaratinguetá
4º União Paulista – Ubatuba
5º Macaco G.T. – Taubaté
6º AD-CTA – São José dos Campos

Colocação dos atletas da Fundac:

Faixa Amarela
1º Carlos Eduardo
2º Mateus de Souza

Faixa Branca - 1ºs colocados – Arnaldo Gonçalves, Matheus Henrique, Alexander Salomão, Lincoln de Castro, Alexander de Paula, Emanuel Leite, Maria Paula, Euler Gomes, Enzo Rocha, Lucas Luiz e Lúcio J.
2ºs colocados – Matheus do Rosário, Cleudson Lucas, João Paulo, Jhonathan, fábio Moura, Willian Ramos, Elivelton, Maria Carolina, Felipe Xavier,
3ºs colocados – Thiago Mateus, Marcelo Medonça, Miranildo, Daniel Carlos e Luiz Henrique (Fonte: PMU)

Alunos do Sertão do Ubatumirim ganham material didático

Ubatuba - Graças a uma parceria entre a Prefeitura de Ubatuba e a Sociedade Amigos do Sertão do Ubatumirim (SASU), para a realização da Festa da Mandioca, em julho, foi possível reverter parte dos recursos arrecadados no evento para a compra de materiais didáticos a serem doados aos alunos da Escola Municipal “Mané Grande”, no Sertão do Ubatumirim.
A entrega dos materiais didáticos aconteceu na última quinta-feira, 19, com a presença de alunos, professores, do presidente da SASU, Jorge Inocêncio Alves Junior e do secretário da Administração Regional Norte, José Roberto C. Monteiro Júnior.
A prefeitura reconheceu a necessidade de proporcionar um melhor suporte para a tradicional Festa da Mandioca, devido ao constante crescimento de público nos anos anteriores. O sucesso do evento rendeu bons frutos para a comunidade: a prefeitura apoiou, a comunidade trabalhou, rendendo recorde de público e repercussão positiva na mídia.
Justamente em retribuição ao apoio da prefeitura, a SASU efetuou a compra no valor de R$ 500 em materiais didáticos, que já estão à disposição dos professores e alunos da escola do bairro. Os materiais educativos doados vão complementar na educação dos alunos e facilitar o trabalho dos professores, para isso, todo o material foi cuidadosamente analisado e escolhido de forma participativa pelos professores da escola, tendo em vista que os mesmos conhecem a realidade do local.
Para o presidente da SASU, Jorge Inocêncio Alves Junior, “todos saíram ganhando, principalmente os alunos da escola “Mané Grande”. Temos por obrigação auxiliar no que for possível na formação educacional de nossas crianças e, ao mesmo tempo, queremos demonstrar a gratidão da comunidade do Sertão do Ubatumirim por todo apoio e infra-estrutura oferecida pela prefeitura para a efetivação do tradicional evento do bairro.” (Fonte: PMU)

Abertas inscrições para conselheiros tutelares em Ubatuba
Inscrições serão de 23 a 27 deste mês; serão eleitos cinco membros e cinco suplentes para um mandato de três anos

Ubatuba - A partir da próxima segunda-feira, 23, estão abertas as inscrições para os interessados aos cargos de conselheiros tutelares em Ubatuba. A eleição acontecerá em março do ano que vem e será coordenada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA. O Conselho Tutelar é formado por cinco membros e cinco suplentes, eleitos para um mandato de três anos. Para se inscrever ao cargo de conselheiro tutelar, a pessoa deve ter mais de 21 anos, residir no município, ter o ensino médio completo, apresentar cópia do RG e preencher o formulário de inscrição. Antes da inscrição o candidato deve tomar conhecimento de todos os requisitos necessários à qualificação para o processo eleitoral, nos moldes do artigo 24-a da Lei Municipal 2826, de 28 de junho de 2006 e tomar ciência do Edital 001/06 do processo eleitoral, publicado em jornal de circulação local.
A inscrição é a primeira fase do processo eleitoral, que consta também de prova escrita, que versará sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e Política de Defesa e Atendimento à Criança e Adolescente no Município de Ubatuba. Cabe ao conselheiro tutelar atender crianças, adolescentes, pais ou responsáveis em situação de risco, aconselhar e encaminhar para programas e tratamentos.
As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira, dia 27, na Casa dos Conselhos, localizada à rua Paraná, 257, centro, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. (Fonte: PMU)

Festival da Paz confirma sucesso em sua segunda edição

Ubatuba - Milhares de pessoas prestigiaram a segunda edição do “Festival da Paz”, realizado em Ubatuba entre os dias 11 e 14 deste mês. O evento, promovido por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Ubatuba e o Conselho de Ministros Evangélicos de Ubatuba, reuniu o melhor da culinária de Ubatuba e apresentações de música gospel. Entre as atrações, ministérios de louvor de igrejas de Ubatuba (Vento do Espírito e Comunidade da Graça, Videira e Nova Aliança), teatro (ministério de teatro da Igreja Ágape) e convidados como Ministério Irineo Grubert e o pastor Cláudio Claro.
Na culinária, moradores e turistas se deliciaram com tainha na brasa, quitutes de camarão e outras delícias preparadas com ingredientes típicos, como banana, mandioca e gengibre.
(Fonte: PMU)

Professores de Ubatuba são homenageados com jantar e prêmios

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Educação, homenageou os professores da rede municipal de ensino com um jantar realizado na casa noturna Areia, na praia Vermelha do Norte. A homenagem foi realizada em comemoração do Dia do Professor.
Na ocasião aconteceu também a entrega do Prêmio Cicillo Matarazzo aos educadores que desenvolveram projetos que se destacaram em 2005.
A secretária de Educação Patrícia Pereira declarou em seu pronunciamento que o trabalho da equipe é fundamental para o trabalho do dia-a-dia.“É preciso ser forte para enfrentar alguns que ainda não entenderam o que é ter muitas necessidades e poucos recursos. Agradeço ao prefeito Eduardo Cesar, que deu uma oportunidade a um grupo tão jovem de supervisores e coordenadores, uma verdadeira equipe de guerreiros que acredita no trabalho que estamos desenvolvendo”, disse a secretária.
O prefeito Eduardo Cesar saudou aos presentes e parabenizou os professores pela data. “Fiz questão de trazer pessoalmente o meu abraço aos professores da rede municipal, que vem, com muito esforço, garantindo o ensino de qualidade desta e das próximas gerações”.
Prestigiaram também a festa dos professores o vereador Claudinho Gulli e o chefe de gabinete Delcio Sato. Os professores participaram de diversos sorteios e puderam assistir a apresentações musicais do pianista Augusto Arid e de Gabriel Duarte.
Prêmio Cicillo Matarazzo - O Prêmio Cicillo Matarazzo visa valorizar os projetos desenvolvidos na rede municipal de educação. Entregue nas categorias “Educação” e “Escola”, os critérios para a escolha dos vencedores foram a adequação ao tema proposto, finalidade, criatividade, originalidade e o envolvimento doa alunos e professores.
“Temos o objetivo de suscitar o desejo de fortalecer o compromisso para vencer o desafio de promover uma educação significativa, lançando luz a novas idéias que respeitem as características, necessidades e realidades de nossos alunos”, declarou a supervisora de ensino, Flavia Cômmite do Nascimento.
Os vencedores da primeira edição do Prêmio Cicillo Matarazzo na categoria educadores foram: Professor - Rosely Leite Motta, da EM Marina Salete Nepomuceno do Amaral; Diretor - Carmem Pereira Cassiano dos Santos da EMEI Bessie Ferreira Osório de Oliveira. A EM José Celestino Aranha foi a vencedora na categoria escola. A diretora Vani de Fátima dos Santos desenvolveu em 2005 o projeto Música na Escola., dirigido pelo monitor de música Elias Batista. O projeto contou com o envolvimento de todos os professores, alunos e funcionários da escola, possibilitando a melhoria da auto-estima dos alunos assim como seu maior envolvimento nos estudos. (Fonte: PMU)

Ouvidoria da Prefeitura atende em novo número

Ubatuba - A Ouvidoria Geral da Prefeitura de Ubatuba está desde hoje, 20, atendendo em novo número, o 3834-1088. Implantada no início deste ano, a Ouvidoria é um canal de comunicação entre a população e a administração pública. Criada com a reestruturação administrativa implementada pelo prefeito Eduardo César no final do ano passado, cabe a Ouvidoria analisar as reclamações e sugestões recebidas dos munícipes, registrar e encaminhar aos órgãos competentes para a tomada de providências, acompanhar as ações efetuadas e informar os resultados aos interessados.
A Ouvidoria analisa também as reclamações e sugestões recebidas dos órgãos internos da administração, registrando e discutindo com o Gabinete do Prefeito as possíveis soluções e formas de implementação.
Outra forma de comunicação com a Ouvidoria é também pelo e-mail ouvidoria@ubatuba.sp.gov.br. A sala da Ouvidoria funciona no Gabinete do Prefeito. (Fonte: PMU)


Semana de 20/10 à 26/10

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Lucas, Um Intruso no Formigueiro"
ás 15:20hs

 

"Dália Negra"
ás 17:00 - 19:10 - 21;20 hs

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"CLICK"
ás 15:20 - 19:10 hs

 

"Vôo United 93"
ás 17:10 - 21:20hs

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Visita ilustre

E teve um anjinho
Que veio brincar na terra
Depois do almoço
E se divertiu no quintal
Da casa do meu avô
Debaixo da laranjeira
Até que se cansou
E acabou a brincadeira.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Ubatuba Birds
Está no ar o site do observar.
Damos um grande passo no desenvolvimento da atividade em nossa cidade www.avesdeubatuba.com.br
Você, Emílio, sempre foi um entusiasta do assunto,venha participar com a gente
Obrigado pela força.
Abraços
Carlos Rizzo
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Pôr do Sol visto da balsa em Ilhabela ©Silas Azocar

Pôr do Sol visto da balsa em Ilhabela
©Silas Azocar

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor