Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 27 de Outubro de 2006 - Nº 1635 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Ações para todas as idades marcam o Dia da Responsabilidade Social no UNIMÓDULO

Caraguatatuba
Vem aí o 1º Caraguá Beach Bike
Palestra "Vivendo e Aprendendo" para servidores
Secretaria de Meio Ambiente de Caraguá leva palestra sobre cooperativa de lixo ao 2º Seminário de Resíduos Recicle Cempre
Caloi Adventure Camp beneficia Caraguá

Ilhabela
-

São Sebastião
MP investiga tráfico de influência no litoral
Juan diz ser vítima de armação política
Juan se defende de acusações de corrupção.
Novos dutos da Transpetro devem entrar em funcionamento em 2007
Sindicato vai denunciar Hospital de São Sebastião para Ministério
Moradores pedem obras de infra-estrutura para Vila Amélia e área central
Prefeitura recebe reivindicações de moradores de Barra do Una
São Sebastião se prepara para o segundo turno das Eleições 2006
Oficina de história trabalha colonização africana e música
Alunos da Emei de Juquehy expõem trabalhos de arte para população
Nova ponte de Cambury ganha vigas e segue em ritmo acelerado
“Da Pá Virada” agita comunidade da Costa Norte e traz novidades
Disputas da V Olimpíadas dos Servidores começam amanhã
Seesp realiza cerimônia de abertura da 2ª Copa Costa Sul de Futsal
Prefeitura e Unip querem parceria para Sítio Arqueológico do São Francisco


Ubatuba
Itamambuca recebe mais público no terceiro dia do Onbongo Pro Surfing de Ubatuba
Culto evangélico e missa solene nas comemorações do aniversário de Ubatuba
Fazenda da Caixa realiza I Grande Festa do Quilombo
Fazenda da Caixa: um fragmento de história em solo ubatubense
Ubatuba participa do maior Congresso de Turismo das Américas
Desfile cívico marca comemoração dos 369 anos de Ubatuba
Prefeitura busca mudança de hábitos em relação ao lixo

Seções
Poesia
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Ações para todas as idades marcam o Dia da Responsabilidade Social no UNIMÓDULO
No dia em que o país comemorou o Dia da Responsabilidade Social, o UNIMÓDULO em parceria com algumas instituições da cidade, promoveu ações para um público diversificado, da infância à terceira idade. A programação, realizada no Campus do Centro, reuniu dezenas de pessoas.

Litoral Norte - O Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO esteve entre as faculdades e universidades de todo país que participaram no último sábado, dia 21 de outubro, de ações em atenção ao Dia Nacional da Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior Particulares. Durante o período das 8 às 12h, foram oferecidas à população, alunos e funcionários, atividades voltadas a um público bem variado.
Para oferecer várias opções, o UNIMÓDULO firmou parceria com algumas entidades da cidade, como Rotary Caraguatatuba Poiares e a Secretaria Municipal de Saúde. Todas as ações foram gratuitas e tiveram como objetivo trazer bons momentos aos participantes, seja por meio do esporte, dinâmicas ou até mesmo por aprendizados que podem ser úteis na vida cotidiana como a saúde bucal e a motivação no trabalho.
Segundo Léo Reis Leite Junior, Pró-Reitor de Relações Comunitárias, as atividades do Dia da Responsabilidade Social foram organizadas no UNIMÓDULO pela professora Márcia Zumpano, responsável pela extensão, sob coordenação da Pró-Reitoria de Relações Comunitárias. "Acredito que tudo o que foi realizado nesse dia pode ser considerado a extensão em sua essência, pois é uma troca da instituição de ensino com a comunidade. Tivemos o apoio de empresas e Ongs, que junto com o UNIMÓDULO promoveram ações que pudessem beneficiar de alguma maneira a sociedade. Isso reforça a questão social que o ensino superior deve desenvolver. Além disso, outro aspecto que o evento concretizou, foi a troca do conhecimento do meio acadêmico, com a comunidade", destacou.
As atividades - Crianças, jovens, adultos e idosos marcaram presença no roteiro oferecido. A inclusão digital, preservação do meio ambiente e higiene bucal estiveram entre os assuntos abordados, que contaram com pessoas experientes em cada uma das áreas. Além disso, as pessoas puderam participar de jogos variados e atividades físicas por meio do projeto "Crescendo com os Esportes", que é promovido aos sábados pelo curso de educação física do UNIMÓDULO.
O Centro Universitário recebeu crianças do Projeto Futebol Social do Esporte Clube XV de Novembro, que participaram de oficinas no laboratório de informática. Eles também aprenderam mais sobre os cuidados que devem ter com os dentes, assistindo a uma palestra sobre saúde bucal e realizando uma escovação na prática.
Eles receberam os cuidados e orientações de uma equipe formada por técnicos da área odontológica e uma dentista. A empresa Colgate forneceu para este evento escovas dentais e material didático para a atuação com os visitantes. As crianças também trabalharam com este tema no laboratório de informática, com um projeto desenvolvido pelo software Visual Class, por alunas do curso de Pedagogia.
"Gostei dos jogos que aconteceram na quadra, achei muito boa a aula no laboratório de informática e aprendi bastante com aula de escovação. Foi a primeira vez que entrei aqui numa faculdade e acho que essas atividades devem acontecer mais vezes", comentou Ari da Silva Ramos Neto, 11 anos, estudante do ensino fundamental.
O Instituto Supereco foi outra entidade que marcou presença no Dia da Responsabilidade Social, com a palestra "A educação ambiental na construção do futuro sustentável", que será ministrada por técnicos da entidade.
Ainda houve a realização do projeto "Integrando o ontem e o amanhã", no qual os idosos de dois asilos de Caraguatatuba receberam cuidados pessoais como corte de cabelo, manicure, avaliação fisioterápica e massagem, além de se divertirem com as apresentações teatrais da Cia Genérico.
Dezenas de jovens puderam assistir a uma palestra sobre marketing pessoal, que abordou vários assuntos como o profissional, motivação e mercado de trabalho e foi apresentada em parceria com a Microlins. Durante essa atividade, os participantes realizaram dinâmicas na área externa do UNIMÓDULO.
Os representantes do Grupo Ação e Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde, encerraram as ações do Dia da Responsabilidade Social, com uma apresentação de Tai Chi Chuan, responsabilidade do Enfermeiro Lázaro, que foi acompanhada por todos os participantes na quadra da instituição. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Vem aí o 1º Caraguá Beach Bike
Caraguá será o destino de motociclistas de todo o país em novembro, com a realização do 1º Caraguá Beach Bike, evento que trará o mundo do motociclismo para a cidade, desta vez com menos barulho. O evento acontecerá em novo formato, com restrições a monobras radicais com motos, maior incentivo aos passeios turísticos nas cidades do Litoral, e muitas outras inovações.

Caraguatatuba - A Praça de Eventos em Caraguá vai ser novamente ponto de encontro de motociclistas de todo o país, no período de 24 a 26 de novembro. Será o nono encontro de motociclistas realizado pela Prefeitura Municipal. Este ano com inovações, o evento será promovido em parceria com a Federação dos Motoclubes de São Paulo e apoio da Associação de Hotéis e Pousadas e Associação Comercial de Caraguatatuba.
Além do nome, grandes mudanças estão previstas para o encontro deste ano, que acontece após cinco edições do Megacycle e três do Caraguá Bike Week. A principal mudança é que serão proibidas as manobras do tipo zerinho, weeling, borrachão pelos motociclistas. O objetivo da Prefeitura é realizar o evento sem tumultos e com maior segurança a todos.
A Prefeitura de Caraguá quer incentivar o passeio turístico durante o evento, por isso a Secretaria de Turismo já está preparando pacotes com roteiros turísticos, visando divulgar os principais atrativos turísticos da cidade e proporcionar atividades variadas aos turistas. Um guia turístico coordenará passeios à Ilha Anchieta, à trilha da Praia Brava e outros pontos, inclusive de outras cidades do Litoral Norte.
O Caraguá Beach Bike terá entrada franca e a Praça de Eventos será fechada apenas com grades de contenção. Ao contrário dos anos anteriores, o público poderá entrar no evento doando apenas 1 kg de alimento não perecível. A exceção vai para os motociclistas filiados a motoclubes, que acessarão o local gratuitamente.
A Praça de Eventos será o grande ponto de encontro dos motociclistas e concentrará a Praça de Alimentação, os estandes de exposições e venda de produtos de segmentos motociclísticos e shows musicais. Outra novidade incluída no evento deste ano é a Tenda de Recreação para crianças.
De acordo com o secretário de Turismo de Caraguá, Ricardo Ribeiro, a idéia do prefeito é atrair turistas para o evento sem causar transtornos ou incômodos aos moradores. "Embora o evento seja um grande incentivo ao comércio local, costuma gerar insatisfação por parte dos moradores, por isso o Caraguá Beach Bike terá um formato mais equilibrado, com o objetivo de incentivar os visitantes a conhecerem o Litoral Norte e seus atrativos turísticos", explicou. (Fonte: PMC)

Palestra "Vivendo e Aprendendo" para servidores
O palestrante é consagrado por sua surpreendente capacidade de, em poucas horas, proporcionar significativas mudanças nos participantes de suas palestras

Caraguatatuba - A Secretaria de Administração (SECAD) de Caraguá oferece aos servidores públicos municipais no dia 10 de novembro a palestra motivacional "Vivendo e Aprendendo", com duas turmas, sendo a primeira das 8h às 12h e a segunda das 14h às 18h . Os nomes dos interessados em participar devem ser encaminhados até o dia 6 de novembro ao Setor de Treinamento & Desenvolvimento Humano, na SECAD.
O palestrante é o renomado Professor Alexandre, profissional consagrado por sua surpreendente capacidade de, em poucas horas, proporcionar significativas mudanças nos participantes de suas palestras. Autor do livro "Vivendo e Aprendendo", pela editora Foca, aborda temas de interesse social, como o amor, a felicidade, a liderança, a motivação e o entusiasmo.
Na palestra para os funcionários públicos de Caraguá, ele irá tratar dos temas Motivação, Programação Neurolinguistica; Inteligência Emocional; Nueróbica; Inteligências Múltiplas Danças Circulares; Liderança e Jogos Corporativos.
Sua bem sucedida atuação nas esferas pública e privada, lhe rendeu importantes prêmios, entre eles os Troféus Super Cap de Ouro - o Oscar Brasileiro e o Vip Mercosul, pelo seu importante trabalho realizado em prol do desenvolvimento humano. Recentemente foi convidado para integrar o seleto grupo de conferencistas da DTCOM, uma das mais importantes empresas de educação corporativa à distância, tendo seu curso disponibilizado para aproximadamente 200 mil colaboradores em todo o país, atendendo a clientes como Petrobrás, Renault, Embraer, Elektro, Nestlé, Sabesp e Sadia. Ministra workshops e palestras motivacionais em todo o Brasil e é considerado um excelente profissional para atuar em eventos voltados ao desenvolvimento pessoal e profissional. (Fonte: PMC)

Secretaria de Meio Ambiente de Caraguá leva palestra sobre cooperativa de lixo ao 2º Seminário de Resíduos Recicle Cempre
O evento favorecerá discussões, parcerias e novos aprendizados. "Neste ano as maiores conquistas foram o fortalecimento das cooperativas, a articulação da política nacional de resíduos sólidos e o crescimento da coleta seletiva apoiada nas parcerias com os catadores

Caraguatatuba - O diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Caraguá, Wilson Schimidt Cardoso, representará o município, com a palestra "As ações da cooperativa de lixo de Caraguá" no dia 9 de novembro, durante o 2º Seminário de Resíduos Recicle Cempre, no Pavilhão Branco da Expo Center Norte, em São Paulo, que vai de 8 a 10 de novembro.
O evento intitulado "Reciclando Nosso Compromisso com o Meio Ambiente", tem como proposta apresentar as evoluções do mercado de reciclagem e facilitar a troca de experiências entre governo, empresa e cooperativas. Diversas prefeituras e membros do Movimento Nacional dos Catadores participam do evento.
A programação deverá atualizar os participantes sobre as últimas novidades, além de estimular a realização de negócios. O seminário será aberto com a apresentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que está em fase de aprovação na Câmara dos Deputados e que deverá finalmente regulamentar a destinação adequada dos resíduos em todo o país.
Na seqüência, o público assistirá às palestras "Os desafios da indústria rumo ao desenvolvimento sustentável em nível global"; e "Os rumos da responsabilidade social empresarial no mundo".
As discussões tratarão do gerenciamento integrado de resíduos sólidos e da coleta seletiva, abordando seus desafios e desenvolvimento no país, com apresentação de André Vilhena, diretor do Cempre.
A inovação tecnológica ganha espaço no último dia do evento com as palestras "Tendências do Ecodesign no setor de embalagens" e o Bottle-to-bottle para PET Pós-Consumo. O fechamento também trará os painéis setoriais de vidro, entulho, pilha e bateria, lâmpada fluorescente e compostagem de resíduos orgânicos.
Inscrições para o evento podem ser feitas pelos telefones (11) 3917-2878 e 0800-7701449 ou pelo e-mail: rmai.eventos@uol.com.br. (Fonte: PMC)

Caloi Adventure Camp beneficia Caraguá
Além de lotar os hotéis da região norte do município, o Caloi Adventure Camp desempenhou papel social, sorteando duas montain bikes para
alunos de escolas públicas e doando 140 kg de alimentos ao Fundo Social.


Caraguatatuba - Caraguá teve o comércio e o setor hoteleiro movimentado nos dias 21 e 22 de outubro, com a realização do Caloi Adventure Camp, realizado com a parceria da Prefeitura e com o apoio das secretarias de Turismo, Esporte, Saúde, Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba e também da Polícia Militar, Rodoviária, Salvamar e GACC(Grupo de Apoio à Comunidade-Albatroz).
De acordo com o secretário de Turismo, Ricardo Ribeiro, o evento contentou os hoteleiros, especialmente os da região norte do município, como o Paraíso Cocanha Hotel, onde aconteceu a largada do evento, que ficou lotado, assim como o Carasol Residence Hotel e a Pousada Pé na Areia. O Hotel Sol de Verão teve 90% de lotação, o Francis Hotel e a Pousada Viamar tiveram 80%. O Hotel Brisa Flat 70%, e o Cocanha Maré e a Pousada Tabatinga com 50% da lotação. Para os hotéis do centro, o movimento foi menor, ainda assim o Areia Branca, teve 25% e o Atlântico Sul, 20% de seus leitos ocupados.
O Caloi Adventure Camp também desempenhou um papel social e sorteou duas montain bikes para alunos de escolas públicas participantes do concurso de desenho, além de arrecadar 140 kg de alimentos que foram doados pela Caloi ao Fundo Social.
Reunindo 600 atletas divididos em 125 equipes, o evento ficou concentrado na Praia da Cocanha. Com disputas de natação, duck (caiaque inflável), trekking com orientação e mountain bike (na trilha e asfalto), o Caloi Adventure Camp aconteceu em praias como Cocanha, Mococa, Maranduba, Tabatinga e trilhas.
Os canoístas de Caraguá se destacaram na prova de duck, que foi aberta ao público - a dupla Edneder e Edmar Fernandes foi vice-campeã e a dupla Pedro Paulo Nascimento Gonçalves e Fernando foi a terceira colocação.
Resultado da prova - A equipe SOS Mata Atlântica - formada pelos atletas Marcelo Macuco, Márcio Franco, Ícaro e Cintya Gonçalves - sagrou-se campeã do Caloi Adventure Camp 2006.
O percurso de aproximadamente 50 quilômetros foi percorrido em pouco mais de 4 horas pela equipe SOS Mata Atlântica, recorde de tempo de todas as edições já realizadas pelo circuito desde 2001. Participaram da etapa de Caraguatatuba 109 times na categoria Adulto.
Durante toda a corrida, as equipes SOS Mata Atlântica e Selva NSK Kailash se revezaram na primeira posição. O ponto de desequilíbrio foi a prova de mountain bike, quando a equipe SOS Mata Atlântica abriu uma pequena distância e acabou vencendo a etapa, chegando quatro minutos na frente dos adversários.
A etapa de Caraguatatuba não foi a única vencida pela equipe SOS Mata Atlântica na temporada, que também já havia conquistado o primeiro lugar da prova de Atibaia. Em Santa Rita do Passa Quatro, a equipe ficou apenas na 12ª colocação, e na etapa de São Pedro, na 5ª posição. Com a conquista do título do circuito Caloi Adventure Camp 2006, a equipe foi premiada com quatro bikes Caloi Elite 2.7.
Resultados fornecidos por Adriana Toledo - Ketchum Estratégia- Assessoria de Imprensa Caloi. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

MP investiga tráfico de influência no litoral
Promotoria apura se grupo português foi beneficiado na elaboração do novo Plano Diretor de São Sebastião

São Sebastião - O Ministério Público de São Sebastião instaurou ontem inquérito civil para apurar um possível favorecimento do prefeito Juan Pons Garcia(PPS) ao grupo portugues Riviera Group na elaboração do novo plano diretor do município.
O inquérito foi instaurado pelo promotor da Cidadania, Luiz Fernando Marques Guedes. Segundo ele, o inquérito tem como objetivo apurar se a proposta de verticalização proposta no plano diretor beneficiaria diretamente áreas adquiridas pelo grupo.
O grupo Riviera adquiriu áreas em vários bairros de São Sebastião, entre eles Guaecá e Jaraguá, locais onde o plano diretor prevê a construção de prédios de até 20 metros (seis pavimentos). Atualmente, os prédios nestes locais estão proibidos pela legislação.
O promotor ouviu ontem a tarde o vice-prefeito Paulo Henrique Santana (PDT), que teria confirmado um possível favorecimento de Garcia ao Riviera Group. Santana não foi localizado ontem para comentar o assunto.
O Riviera adquiriu grandes áreas para tentar vender à Petrobras, quando da instalação da base de gás. Como a empresa escolheu Caraguatatuba para construir a base, a liberação da construção de prédios no Jaraguá e no Guaecá valorizaria as áreas pertencentes ao grupo.
Nos próximos dias, o MP deverá ouvir Garcia, o empresário Emídio Mendes e o empresário Andelmo Zarzur Júnior, que teria adquirido as áreas em nome do Riviera.
Zarzur Júnior também está sendo investigado pela Polícia Federal, por suposta sonegação fiscal, ocultação de bens e lavagem de dinheiro. Ele atuou e fez doações à campanha de Garcia em 2004. Zarzur Júnior foi denunciado por Santana e pelo empresário Estevão Ciappina, que também participou da campanha de Garcia em 2004.
Zarzur Júnior trabalhava com comunicação visual na cidade. A partir de 2004, logo após se aproximar ao grupo português, durante uma viagem com o prefeito a Portugal, passou a adquirir grandes áreas em São Sebastião, Ilhabela e Caraguatatuba para o Riviera.
Ele não foi localizado ontem em sua casa no bairro de São Francisco para falar sobre o assunto.
OPERAÇÃO LEGAL - O diretor operacional do Riviera Group, Daniel Barbosa, negou ontem qualquer possível favorecimento da prefeitura ao grupo. "Adquirimos áreas, acreditando no desenvolvimento da região. Não ganhamos áreas da prefeitura", disse.
Segundo ele, também não teria havido nenhuma interferência do grupo quando da elaboração do plano diretor. "O Plano Diretor foi elaborado a partir de sugestões de técnicos e da comunidade", afirmou. (Fonte: ValeParaibano)

Juan diz ser vítima de armação política
O prefeito Juan Pons Garcia (PPS) rebateu ontem as denúncias feitas pelo vice-prefeito Paulo Henrique Santana e pelo empresário Estevão Ciappina.

São Sebastião - Garcia disse que existe um grupo político, liderado por Santana, interessado em desestabilizar a sua administração com denúncias infundadas. Ele alegou que esse grupo quer de todas as maneiras assumir o ontrole político e administrativo no município.
Ele afirmou que tudo teve início quando o grupo começou a plantar inverdades sobre a proposta das Zeis (Zonas de Especial Interesse Social, deturpando o projeto. "Agora, fazem denúncias levianas e mentirosas baseadas em suposições", disse. Ele pretende levar os denunciantes a justiça.
Garcia negou qualquer ligação empresarial com o grupo Riviera. Ele afirmou que conheceu o empresário Emídio Mendes quando de uma viagem a Portugal, em 2004, antes mesmo de assumir a prefeitura e que o empresário esteve em seu gabinete para discutir a construção de casas no bairro do Jaraguá.
"Recebi o empresário, como recebi outros inúmeros empresários em meu gabinete. São pessoas interessadas em investir, não apenas em São Sebastião, mas em toda a região. Nunca houve qualquer favorecimento ao grupo", afirmou.
Garcia disse que Zarzur Júnior participou de sua campanha política, inclusive doando R$ 40 mil, e que o empresário teria participado da comitiva que esteve em Portugal.
"Não tenho e nunca tive qualquer negócio com ele", disse. Garcia afirmou que, juntamente com sua mulher, possui três lanchas antigas, a mais valiosa, orçada em R$ 35 mil. Ele tem como hobby comprar lanchas antigas, para reformar e vender. Garcia disse que não possui nenhuma Ferrari. (Fonte: ValeParaibano)

Juan se defende de acusações de corrupção. Prefeito acusa Leopoldino de exigir propina na venda de empresa de ônibus

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Juan Garcia, concedeu entrevista coletiva na tarde ontem e rechaçou as denúncias apresentadas contra ele pelo vice-prefeito, Paulo Henrique Santana, em matéria divulgada no jornal O Estado de S. Paulo.
O prefeito afirmou que desconhece qualquer esquema de beneficiamento a investidores do setor imobiliário na cidade, detalhou as propostas municipais que alteram o número de pavimentos em determinadas áreas da cidade, reafirmou que não serão permitidos prédios na orla e falou ainda sobre a municipalização do Porto de São Sebastião, entre outros assuntos. O fato novo da coletiva foi uma denúncia apresentada pelo prefeito de que o vereador Marcos Leopoldino teria exigido uma quantia de R$ 150 mil para não interferir na negociação de transferência da empresa de ônibus Autoviass para os novos donos.
Juan Garcia, antes das perguntas dos jornalistas fez uma preâmbulo para falar do Plano Diretor, (motivo oficial de convocação da coletiva) e mais particularmente da questão da verticalização, um dos principais pontos das denúncias apresentadas no Estadão. “A matéria é eivada de mentiras e falsas afirmações. Me refiro, por exemplo, à altura dos edifícios. No nosso Plano Dirtetor, a altura da construção é acompanhada de um recuo lateral.
O mínimo (desse recuo) que se permite na construção é l,5 metro para casas térreas. Se você investir na altura o recuo, no artigo da lei, é de um terço (em relação) à altura do prédio. Ou seja, se construir nove metros, tem que deixar um recuo lateral de três metros. Essa é a primeira mentira (da entrevista) que faz uma afirmativa na seqüência, que eu acho criminosa, dizendo que com isso São Sebastião terá um perfil de Guarujá, de Copacabana, com prédios colados uns nos outros”, disse Juan.
A seguir o prefeito mostrou, com apoio de mapas, tecnicamente como o Plano Diretor permite a construção de prédios. Afirmou que o município foi dividido em duas grandes áreas: norte e sul. Na primeira, disse que se trata de uma área em que interessa investimentos municipais, em função de “estruturas que estão por vir para São Sebastião, ou que já existem na cidade. Casos da ampliação do porto, terminal de petróleo, base de gás (embora sediada em Caraguatatuba) alcoolduto, e duplicação de rodovias. O sul do município, segundo o prefeito, mereceu preocupação especial do núcleo gestor do Plano Diretor, por ser uma região destinada historicamente à uma atividade turística.
“Fomos mais incisivos ainda (na proposta do Plano Diretor). A faixa litorânea do município, em toda a sua extensão, hoje é permitida a edificação até nove metros (de altura). Nós reduzimos para sete metros, nas residências familiares. Os nove metros só serão permitidos para edificações de atividade comercial voltada ao turismo. Portanto, em nenhum ponto da orla de São Sebastião é permitido edificações acima de nove metros”, insistiu o prefeito.
Na faixa de terra acima da rodovia, ainda no que tange à Costa Sul segundo o prefeito, a legislação, no âmbito do Plano Diretor, mantém a altura de nove metros, “que é o que já se tem hoje”. “E hoje a lei já permite que se construa nove mais três (metros de altura), que é a caixa d’água, então, são 12 metros”, disse Juan, acrescentando que a mesma altura vale para as unidades comerciais.
Na Costa Norte (incluindo a área central da cidade), Juan Garcia disse que “mantivemos esse conceito geral dos sete, nove e 12 metros”. Acrescentou que foram identificadas “algumas regiões dentro da Costa Norte, em que poderíamos otimizar mais o uso pelo que já temos ou pelo futuro que esperamos. Na região industrial do entorno do Porto de São Sebastião, mantivemos uma definição de ZUE – Zona de Uso Especial. Identificamos esse mesmo tipo de atividade na Costa Norte do município, no Jaraguá, no fundo município, muito distante da orla”, disse o prefeito.
Ele explicou que as ZUEs, são as zonas que poderão ser utilizadas para suporte da atividade portuária, tal qual já existente no centro da cidade e, nesse ponto Juan citou as instalações da Malteria do Vale, com 22 metros de altura. “Eventualmente com a ampliação do porto precisarão ser implantadas estruturas aqui, acima de uma altura regra geral”, esclareceu.
Contudo, ele avisou que essas áreas somente sofrerão qualquer intervenção a partir do momento em que isso seja analisado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e que os interessados apresentem os devidos estudos de impacto de vizinhança, como determina a legislação.
O Plano Diretor municipal deixou previstas duas áreas, segundo o prefeito, consideradas “fundamentais para a implantação de pessoas” Uma delas é a região “próxima ao morro”, na Topolândia. “Nós consideramos que aqui poderão ser construídas construções com maior altura, porque é uma região altamente habitada e totalmente estruturada com água, esgoto, calçamento, telefone”, afirmou.
A outra, que se encaixa nesse perfil é a região que compreende os bairros da Enseada e Canto do Mar, segundo o prefeito, “ acima da rodovia, pois é uma área totalmente plana, com rede de esgoto instalada em cerca de 70% (a ser interligada à Estação de Tratamento, prometida pelo Governo do Estado para o ano que vem, no bairro do Perequê, em Caraguá), totalmente arruada e onde a Prefeitura já faz intervenções de infraestrutura”.
Nos dois bairros o Plano Diretor “solicita que se permita” construções de até 20 metros de altura, de acordo com Juan, com objetivo de “facilitar que se fixe próximo das atividades laborativas, a população de classe média, média baixa ou de baixa renda que vai trabalhar nessas atividades (trabalhos no retroporto, por exemplo, que futuramente poderá ser instalado na região)”.
Respostas às acusações - Após a explicação técnica envolvendo a verticalização e o Plano Diretor, o prefeito passou a responder às acusações publicadas na imprensa nesta semana. Sobre a questão levantada de que estaria interessado em mudanças no PD para beneficiar grupos empresariais que investiram em terrenos na cidade, Juan lembrou que somente compareceu à primeira e à última reunião do Plano Diretor, exatamente para não caracterizar “ingerência sobre as decisões” do grupo que elaborou documento.
Sobre o “empresário português”, (Emidio Mendes), citado nas matérias, Juan disse que trata-se “de um empresário como tantos outros empresários que surgiram aqui na região, quando do anúncio da Base de Gás, e passaram a adquirir propriedades, porque empresário é assim mesmo. Ele vê onde está a ponta da seta da economia, vai lá e faz investimentos. Ele comprou terras onde bem quis, não sei onde, como outros grupos também compraram”.
O prefeito recordou que conheceu Mendes, antes de sua posse, quando, pessoas ligadas ao secretário de Turismo de Santos, telefonaram ao vereador Robson Ceará (também presidente do Sindicato do Estivadores), convidando-os para conhecer o Porto de Sines, em Portugal.
Juan disse que o interesse pela viagem, bancada por ele mesmo, remonta aos anos 90, em campanhas passadas, quando já defendia a muni-cipalização do Porto de São Sebastião.
Afirmou que embarcou junto com futuros auxiliares diretos da Administração, o vereador Ceará e o empresário Andelmo (Zarzur Filho), este último que o havia ajudado durante a eleição municipal. Andelmo, segundo Juan, embarcou com o grupo, porque estava junto ao vereador Robson, quando este recebeu o convite para ir a Portugal.
Junto com a comitiva sebasti-a-nense, seguiram também autoridades e jornalistas de Santos. “Lá conhecemos o Sr. Emídio, que por ser de Santos (ter negócios na Baixada Santista) foi nomeado ‘embaixador’ da Associação Mundial dos Portos de Língua Portuguesa, encarregado de fazer a ligação entre portos de língua portuguesa (em vários países do mundo). Isso foi noticiado, com fotos, tudo dentro da normalidade”, disse Juan Garcia.
Mais tarde, recordou o prefeito, a visita foi retribuída pelos portugueses em toda a região da Baixada e também em São Sebastião, ocasião em que não pode “entrar no Porto da cidade, por se tratar de concessão do Estado”. “Posteriormente eles visitaram o secretário estadual dos Transportes e outros pontos do Brasil. Depois passaram a fazer investimentos não só em São Sebastião, mas em toda a região”.
A não ser “a relação de cordialidade que tem com qualquer empresário que visita a cidade”, o prefeito de São Sebastião, garantiu: “não tenho mais nada com o empresário (Emídio Mendes)”. Investimentos, disse Juan “são da livre iniciativa e isso é assim em todo o país”.
Garcia enfatizou que todas essas denúncias que surgiram agora a nível nacional, “já estão na imprensa local há um ano e dez meses”. Para o prefeito, “o que se fez agora, foi um con-densado de tudo, articulado por um grupo interessado em desestabilizar, e quiçá ocupar minha cadeira. Eu considero isso normal, não justo”.
O prefeito adiantou que, a exemplo do que já fez anteriormente, vai à Justiça contra todas as pessoas que estão o denunciando. Juan classificou o episódio como “denúncias políticas” e identificou o vice-prefeito como o articulador do episódio.
Juan Garcia não descartou a possibilidade de empresários da Costa Sul estarem ligados às denúncias, recordando, entre outros fatos, que o seu atual secretário de Meio Ambiente, Téo Balieiro, chegou mesmo a ser expulso de uma reunião da Federação Pró-Costa Atlântica. O prefeito disse que “ouviu hoje (ontem)” que entre os empresários por trás das denúncias, estariam aqueles com terras dentro do processo que envolve a ação discriminatória de terras devolutas.
“Um grupo estaria se articulando porque o prefeito vai tomar as terras de Maresias. Isso é uma imbecilidade do tamanho de Maresias, pelo menos. A ação de terras devolutas é de 1939. Não tem a minha participação de forma al-guma... o que o prefeito vai fazer é atender à decisão judicial e tomar todas as posições que não caracterize que eu me omiti ou prevariquei. Vou tomar (a medida) que a Justiça determinar”.
Sobre as acusações de participação no esquema de ‘mensalinho’, acusação feita por empreiteiros contra vereadores que exigiriam propina para indicar obras municipais de até R$ 15 mil, Juan disse que não existe qualquer irregularidade nesses serviços. “Nunca dei obra (a empreiteiro). Isso é questão técnica. Quem indica a obra?
O próprio povo indica a obra”, afirmou ele, exem-plificando casos de audiências comunitárias com a população onde são sugeridos os serviços para os bairros. “Quem se relaciona com o empreiteiro não é problema meu. Legalmente libero a obra, se a partir dali ele (o empreiteiro) é amigo de fulano ou berltrano, a Justiça que descubra pra quem foi pago o mensalinho. O prefeito não paga pra ninguém. Não tenho nenhuma relação com o mensalinho”, enfatizou
Denúncia contra Leopoldino - Ao relatar denúncias de favorecimento pessoal na negociação de venda da empresa que controla o transporte coletivo na cidade, Juan Garcia, disse que são inverídicas e disse que não tem nenhum vínculo com o empresário (dono da Ecobus que comprou a Autoviass). “Mas sei, por provas testemunhais, que um vereador, muito amigo do dono da empresa anterior, pediu R$ 150 mil da transação, para que não interferisse na venda da empresa.
Esse vereador se chama Marcos Leopoldino, que é um dos meus maiores algozes, hoje, na Câmara Municipal. Não tinha interesse algum em mexer com isso. Por duas vezes, mantivemos reunião, na presença de testemunhas, e ele exigia, para que viesse para minha base de apoio, que eu fizesse o dono da empresa pagar o dinheiro que ele tinha pedido na transação. Falei: isso é problema seu com a empresa. Não tenho nada a ver com isso, vai lá e resolve com o dono da empresa”.
De acordo com o prefeito, essas reuniões ocorreram no final do ano passado, “numa reunião com o empresário, meu secretário da Administração e o gerente da empresa. Ele disse que gostaria de receber os R$ 150 mil, porque ele achava justo, porque ele é que tratava dos assuntos de transporte no município”.
Leopoldino retrucou que “jamais faria isso, até por conta da minha amizade com o Luiz Carlos Soares (Auto-viass). Ele freqüenta a minha casa e eu a dele. Cabe ao prefeito provar isso, porque vou entrar com uma ação contra ele na Justiça. Que prova que ele tem? O seu secretário de Administração, envolvido no mensalinho? O outro empresário que ele colocou aqui na cidade?” (Fonte: Imprensa Livre)

Novos dutos da Transpetro devem entrar em funcionamento em 2007
A Transpetro (Petrobras Transporte) vai colocar em funcionamento quatro novas linhas para transporte de petróleo e derivados no Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), em São Sebastião.

São Sebastião - São 16,6 quilômetros de dutos, dispostos paralelamente, que irão receber e transferir petróleo, óleo diesel, gasolina, QAV-1 (querosene de aviação), álcool anidro, hidrato e nafta entre o terminal e as refinarias Replan (Paulínia), Revap (São José dos Campos), Recap (Capuava) e RPBC (Presidente Bernardes).
Os novos dutos estão em fase de licença de operação e deverão entrar em funcionamento no início de 2007. O objetivo é diminuir o tempo de atracação dos navios nos píeres e melhorar a qualidade dos produtos movimentados no terminal.
O empreendimento gerou R$ 1,4 milhão em impostos para São Sebastião. Além disso, de acordo com a Transpetro, durante as obras foram geradas 650 vagas de emprego, com 70% da mão-de-obra contratada na cidade.
A Transpetro vai organizar reuniões comunitárias nos bairros próximos ao terminal, como Olaria, Vila Amélia e Porto Grande, para divulgar os novos dutos, com o objetivo de esclarecer sobre questões relacionadas à segurança e o impacto no desenvolvimento local e regional. A primeira reunião deve ocorrer na quarta-feira.
Para finalizar a execução do plano e saber o nível de conhecimento dos moradores sobre o projeto, a Transpetro vai fazer uma pesquisa de campo.
Obra - A construção dos quatro dutos foi feita pela empresa Queirós Galvão e teve início em 2004. O valor do investimento foi de R$ 75 milhões.
Com os novos dutos serão reduzidas as operações de drenagem e limpeza de dutos.
De acordo com o departamento de comunicação da Transpetro, hoje quando há carga ou descarga de petróleo, é preciso limpar o duto para repetir estes procedimentos em relação a derivados, sob pena de desvalorização do produto.
No Tebar, que ocupa uma área de 1,4 milhão de metros quadrados no município de São Sebastião, passa metade do petróleo consumido no país. Em 2005, foram transferidos R$ 46 milhões em royalties para o município. Em IPTU, ISS e ICMS foram pagos mais de R$ 135 milhões.
Compensação - O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) estabeleceu 2,13% de compensação financeira sobre as obras da Transpetro, subsidiária da Petrobras, para ampliação das linhas de dutos no Canal de São Sebastião.
A compensação financeira, sobre o total da obra é medida é prevista na lei federal do Snuc (Sistema Nacional de Unidades de Conservação). Conforme a legislação, o índice mínimo é de 0,5%.
Os recursos serão depositados em um Fundo Nacional para serem aplicados em programas de preservação ambiental em unidades de conservação. As Prefeituras de São Sebastião e de Ilhabela ou outros órgãos, mesmo não governamentais, poderão requerer a compensação financeira.
Segurança - A Transpetro desenvolve programas de educação ambiental para as comunidades vizinhas ao terminal, com o objetivo de conscientizar a população para a necessidade de prevenção de danos aos dutos e orientar sobre procedimentos em caso de acidentes ou situações anormais.
Além das ações sócio-educativas, o Tebar possui programas voltados para a prevenção de acidentes, como o Apell (Alerta e Preparação da Comunidade para Emergências Locais), um projeto premiado internacionalmente, que vai ocorrer na terça-feira, dia 31.
O Terminal conta ainda com um Centro de Resposta a Emergências (CRE), com sistemas de computadores que permitem maior controle de eventuais acidentes e o rebocador Rebelo XV, adaptado para combate a incêndio e poluição, que faz ronda permanente no canal de São Sebastião. (Fonte: Imprensa Livre)

Sindicato vai denunciar Hospital de São Sebastião para Ministério

São Sebastião - O Sintra-saúde – Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande e Litoral Norte-Sul – vai denunciar irregularidades na administração do Hospital de Clínicas de São Sebastião, feita pelo Instituto Promur, ao Ministério do Trabalho.
“Não é a Promur que vai resolver o problema da Santa Casa. Eles vão arrancar sangue e suor. Não podemos permitir que atrasem o nosso salário, por isso, vamos levar o caso ao Ministério do Trabalho”, afirma o secretário geral, Dilvado José, de 57 anos.
Além disso, o secretário geral disse que vai propor uma mesa redonda para que os administradores do hospital esclareçam sobre o funcionamento de alguns equipamentos hospitalares. De acordo com uma lista feita pelo Instituto Promur, responsável pela administração do hospital, após um levantamento, foi verificado que 77 itens estariam operando de forma inadequada.
Entre os itens apontados, a usina de gás e a autoclave estariam inoperantes por falta de manutenção; o Centro de Radiologia e a UTI seriam inadequadas, assim como o acompanhamento obstétrico.
“É obrigação nossa saber sobre o funcionamento dos itens citados. Se está tudo inoperante como pode estar ocorrendo faturamento? Amanhã (hoje) vou pedir a mesa redonda no Ministério do Trabalho e três funcionários do hospital poderão participar. Não tenham medo”, disse. (Fonte: Imprensa Livre)

Moradores pedem obras de infra-estrutura para Vila Amélia e área central

São Sebastião - Melhorias contra inundações, retiradas de postes de calçadas, abrigo para usuários de transporte coletivo e calçadas liberadas foram as principais reivindicações apresentadas por moradores da Vila Amélia e área central durante a 41ª reunião comunitária realizada na noite de quarta-feira (25/10), no bairro.
O presidente da Associação Amigos do Bairro da Vila Amélia, Waldir Lúcio dos Santos, entregou uma lista de pedidos ao prefeito, onde reivindica a retirada de um poste da calçada da avenida Guarda Mor Lobo Viana, em frente a uma loja de móveis e eletrodomésticos. “Quando chove a água fica empoçada.”
Dr. Juan disse que o problema será solucionado e que as obras de drenagem das águas pluviais já começaram em frente ao Banespa. Quanto à retirada do poste, ele salientou que precisa falar com a empresa de energia para avaliar essa possibilidade. Ainda conforme o prefeito, a empresa cobra R$ 15 mil para fazer uma remoção.
Uma outra questão levantada foi sobre a instalação de um abrigo coberto para usuários de ônibus urbano. De acordo com o prefeito, o Departamento de Planejamento Urbano elabora um projeto diferenciado dos outros pontos para não atrapalhar uma loja onde ficava o ponto e ao mesmo tempo não deixar a população descoberta.
Ainda durante a reunião foi destacado o problema de lixo jogado no córrego do Outero que acaba prejudicando o bairro. Moradores também reclamaram da falta de lixeira e o prefeito disse que serão colocados cestos padronizados na cidade.
Outros destaques da reunião foram as obras de reurbanização do Aterro e a revitalização da Rua da Praia. Segundo Garcia, a primeira fase será entregue antes da temporada e mesmo com aspecto de obras o local está desimpedido para o comércio e turistas.
A padronização das calçadas foi outro item discutido na reunião e conforme o prefeito, esse trabalho faz parte do programa de acessibilidade do governo federal. Moradores preocupados com retiradas de árvores foram informados que só aquelas que podem atrapalhar o acesso serão removidas. Também foram retiradas árvores exóticas, não natural do município, e ao mesmo tempo plantadas arvores frutíferas.
Outro ponto abordado foi o fim da cadeia pública. De acordo com o prefeito, há um projeto para transferir todas as delegacias para o prédio, evitando o risco da cadeia na área central e ao mesmo tempo reduzido os gastos de aluguéis de imóveis para serviços do Estado.
A próxima reunião comunitária será no dia 9 de novembro, no Canto do Mar, na Costa Norte. (Fonte: PMSS)

Prefeitura recebe reivindicações de moradores de Barra do Una

São Sebastião - Representantes da Sociedade Amigos de Barra do Una entregaram na manhã desta quinta-feira, 26 de outubro, ao prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, uma lista de reivindicações para melhorias do bairro.
O documento foi assinado pelo presidente João Amâncio dos Santos e entre os itens solicitados estão: listagem com cadastro de IPTU do bairro, manutenção de ruas, desativação total do cemitério, limpeza de valas, entre outras.
O presidente entregou ainda ao prefeito um projeto arquitetônico para a construção de uma guarita de entrada do bairro.
Através de lei municipal aprovada pela Câmara, as Sociedades Amigos de Bairro estão autorizadas a construir guaritas para entrada nos bairros. A idéia é ter o controle de quem entra e sai nos bairros, como forma de conter a violência. Mas vale lembrar que a obra não pode impedir o tráfego pelo bairro.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, já encaminhou o pedido as Secretarias competentes para atendimento das reivindicações.
Ainda no encontro, os representantes da Sociedade Amigos agradeceram a Prefeitura pela obra de dragagem do Rio Una, facilitando a navegação no bairro. (Fonte: PMSS)

São Sebastião se prepara para o segundo turno das Eleições 2006

São Sebastião - O Brasil volta às urnas no próximo domingo (29/10) para escolher no segundo turno, um dos candidatos à presidência da República e em alguns Estados, para governadores. O grande momento de exercer a cidadania em busca de um Brasil mais justo e competente está chegando.
A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão se encerra nessa sexta-feira (27/10) em todos os veículos de comunicação, assim como a realização de comícios e debates nos meios de comunicação. De acordo com o Cartório Eleitoral de São Sebastião, 45.942 eleitores da cidade vão às urnas definir seus candidatos.
O Cartório Eleitoral ressalta ainda que, em função da mudança de nome da EM Henrique Botelho com a EE Maísa Teodoro da Silva (Cene), nenhuma modificação foi feita em relação às zonas eleitorais, devendo os eleitores comparecer no prédio que sempre votaram.
As escolas que receberão as urnas eletrônicas a partir de amanhã são: EM Henrique Botelho, EM Maria Francisco Tavolaro, EM Profª Luiza Helena de Barros, EMEI Algodão Doce, EMEI Pônei Azul, EMEI Reino da Alegria, EM Profª Iraydes Lobo Viana, EM Profº Walfrido Maciel Monteiro, EM de Boracéia, EM Guiomar Aparecida de Souza, EM Camburi, EM Canto do Mar, EMEI Mundo Encantado, EM João Gabriel de Santana, EM Barequeçaba, EMEI Chapeuzinho Vermelho, EM Henrique Tavares de Jesus, EMEI Peixinho Dourado, EMEI Peteleco, EM de Juquehy. Nessas escolas não haverá aula amanhã. O horário ficará reservado para a adequação do prédio, conforme solicitado pela Justiça Eleitoral.
O Cartório Eleitoral lembra ainda que em razão das obras na EM Plínio Gonçalves de Oliveira Santos, localizada no bairro de Juquehy, as seções eleitorais serão transferidas para a EM de Juquehy e ambas funcionarão em conjunto no mesmo prédio.
Postos de Justificativa - Por ser uma cidade turística São Sebastião tererá seis postos de justificativa nas seguintes escolas: EE Maísa Teodoro da Silva (Cene), E.M Professora Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, EM Canto do Mar, EE Dulce César Tavares, EM Guiomar Aparecida da Conceição Souza e EMEI Branca de Neve.
Para consultar o endereço das escolas municipais, o interessado pode entrar no site www.saosebastiao.sp.gov.br/educacao, conferir a listagem ou entrar em contato com a Seduc através do telefone (12) 3892-2279. Para mais informações e esclarecimentos, o telefone do Cartório Eleitoral de São Sebastião é o (12) 3892-5658. (Fonte: PMSS)

Oficina de história trabalha colonização africana e música

São Sebastião - Retomando com a programação da oficina “História da África e Afro-Brasileira”, no período da noite de ontem (25/10), das 18 às 21h, o professor de história Roaldo Fachini comentou sobre a “Colonização e descolonização dos Países Africanos”.
“Foi fantástica a apresentação do professor Roaldo. Acrescentou muito no aspecto histórico e nos fez aprofundar na diversidade geográfica do continente africano”, disse uma das professoras que participou da reunião, Lucinda Arapian.
Hoje (26/10), no mesmo horário de ontem, das 18 às 21h, a oficina continua com o músico Duda Neves, que discursará sobre “A Presença Africana na Música Popular Brasileira”. Já o encontro marcado para sexta-feira (27/10), com a doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora Geral de Diversidade e Inclusão Educacional da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (MEC), Eliane Cavalleiro, foi cancelado. A Secretaria de Educação (Seduc) marcará uma nova data. Todos os encontros serão realizados na EM Henrique Botelho. Mais informações pelo telefone (12) 3893-1116. (Fonte: PMSS)

Alunos da Emei de Juquehy expõem trabalhos de arte para população

São Sebastião - A EMEI Branca de Neve, localizada em Juquehy, na Costa Sul de São Sebastião, realizou nesta quinta-feira (26/10), a “I Mostra de Arte”. A mostra foi aberta para a comunidade e apresento os trabalhos produzidos pelos alunos da unidade escolar. Eles se inspiraram em pintores renomados como Monet, Van Gogh, Toulouse-Lautrec e Tarsila do Amaral.
A exposição aconteceu no pátio da escola, que foi adaptado para receber as obras com uma palheta e um pincel gigantes que, com o tecido junto a eles, simbolizavam um “escorrer de tintas”.
“Aproveitei meu horário de almoço para poder ver o quadro que a minha filha fez”, comentou o funcionário público Odair Monteiro, 30 anos.
O vernissage contou também com a exposição de fotos antigas do município, trabalhando assim com o eixo temático da cultura local. A diretora da unidade, Sandra Pereira da Silva, disse que ficou satisfeita com as atividades realizadas pela equipe gestora, docente e alunos. “Trabalhamos com atividades seqüenciais das artes visuais, que culminou também com a comemoração do mês das artes. Cada sala escolheu um artista e trabalhamos primeiro com a contextualização, em seguida com a reflexão sobre a obra e, para finalizar, com o fazer”, explicou.
Além da comunidade, cerca de 120 alunos da EM Juquehy, escola situada próxima à EMEI Branca de Neve, visitaram a exposição e aprovaram. “Gostei bastante de todos, mas o que achei mais bonito foi o quadro de Aldemir Martins, que tem bastante flor”, disse a estudante Ana Caroline Márquez, 7 anos.
A “I Mostra de Arte” foi realizada em comemoração ao mês das artes plásticas, promovido pela Prefeitura. O tema das artes plásticas já vem sendo desenvolvido desde o começo do ano na EMEI Branca de Neve e, como produto final, todas as crianças realizaram uma releitura do que foi estudado e trabalhado nesse período. (Fonte: PMSS)

Nova ponte de Cambury ganha vigas e segue em ritmo acelerado

São Sebastião - A nova ponte que será instalada em Cambury, Costa Sul de São Sebastião, recebeu nesta quinta-feira (26/10) a colocação das cinco vigas de ferro e concreto que ligarão uma cabeceira à outra e que foram levantadas por um guindaste. As vigas longitudinais que, após terem passado pelo período de secagem, pesam cerca de 27 toneladas cada uma.
A comunidade presente, que acompanhou passo-a-passo de todo o trabalho, aprovou. “Vai ser ótimo, estava mesmo precisando dessa ponte. A de madeira era um perigo por causa dos buracos”, comentou o morador Luiz Almeida, o Luizão, 45 anos.
A antiga ponte do local era de madeira e tinha apenas uma única via. A Prefeitura a substituiu por essa com estrutura de concreto e mão dupla, possibilitando assim a passagem de dois veículos ao mesmo tempo, gerando mais segurança aos pedestres e ciclistas.
Ao todo, a ponte terá 24 metros de comprimento por 9,60 metros de largura e irá beneficiar moradores e turistas de São Sebastião. (Fonte: PMSS)

“Da Pá Virada” agita comunidade da Costa Norte e traz novidades

São Sebastião - O Projeto 'Da Pá Virada' realizado pelas Secretarias de Esportes (Seesp) em parceria com as secretarias de Cultura e Turismo, Educação e Governo, para comemorar o mês das crianças chega ao Jaraguá amanhã (27/10) de ônibus. A Seesp disponibilizará o transporte, para toda a garotada da Costa Norte se divertir.
O ônibus sairá às 13h30 da Praça do Coreto da Enseada e levará a criançada para o Da Pá Virada que inicia as brincadeiras a partir das 14h, no Centro de Apoio Esportivo (CAE) do bairro. Esta será a última parada da ‘caravana da alegria’ que já divertiu mais de mil crianças da cidade e encerrará a programação de outubro.
Serão montados no CAE brinquedos infláveis como tobogã com parede de escalada, guerra de cotonetes, balão bolha, cama elástica, piscina de bolinhas e balão de castelinho. Para agradar todos os gostos, ainda haverá mesa de ping-pong, xadrez, dama, bambolê e pula corda.
Além dos brinquedos, serão realizadas oficinas de pintura, maquiagem no rosto e desenhos no papel, onde as crianças poderão soltar a criatividade e criar seus próprios desenhos e expor sua criação.
Durante o evento, os grupos de rua dos bairros, como dança, música, entre outros, terão a oportunidade de se apresentar e a comunidade de conhecer o seu trabalho.
Em uma parceria com os escoteiros da cidade, o projeto contará ainda com tirolesa e falsa baiana (brinquedo com uma gaiola que sobe e é solta).
A Secretaria de Esportes realiza também uma Prova de Pedestre Infantil de 1.500 metros, onde participam crianças com idades de 7 a 14 anos. Os três primeiros colocados das categorias de 7 a 9 anos, 10 a 12 e 13 a 14, receberão troféus e todos os participantes ganharão medalhas. (Fonte: PMSS)

Disputas da V Olimpíadas dos Servidores começam amanhã

São Sebastião - Tudo pronto para a largada das competições da V Olimpíadas dos Servidores da Prefeitura de São Sebastião. Amanhã (27/10) a Secretaria de Esportes (Seesp) apita os primeiros jogos da competição.
De acordo com o diretor de Eventos, José Reis da Silva de Jesus, os primeiros jogos já foram sorteados e acontecem já a partir das 19h de amanhã no Ginásio José de Souza Gringo, o Gringão. “A primeira modalidade a disputar será o basquete. Os jogos já valem pontos”, destaca.
A disputa inicia com o confronto entre as equipes femininas da Secretaria da Fazenda (Sefaz), contra a Secretaria da Educação (Seduc). Logo em seguida, acontecem dois jogos no masculino: Secretaria de Obras em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (SEOP/Semam), enfrentam o time da Secretaria de Administração (Secad). Para encerrar a noite, Sefaz e Seduc se enfrentam novamente, mas com o time masculino.
A abertura do evento acontece no dia 10 de novembro, no entanto, as competições prosseguem ao longo da próxima semana. “Queremos organizar uma grande festa para os servidores, por isso a abertura acontece somente em novembro. Os jogos iniciam agora já para a comemoração do Dia do Servidor Público, celebrado neste sábado (28/10)”, explica o diretor de eventos.
As Olimpíadas - Diversão, integração e saúde. As V Olimpíadas dos Servidores deste ano reúnem mais de 600 atletas defendendo a camisa da sua secretaria em 16 modalidades diferentes. A Secretaria de Esportes pretende repetir o sucesso do ano passado realizando muita festa em comemoração ao Dia do Servidor Público.
Segundo a secretária de Esportes, Raquel Buzi, com a realização das Olimpíadas dos Servidores a Seesp alcança o objetivo dos Recursos Humanos proposto pela administração. “Além da integração, sociabilização e diversão, o evento promove o espírito de equipe”, conta.
Outro objetivo da secretaria, de acordo com Raquel, é o incentivo à prática esportiva. “O intuito é tornar a prática do esporte um ato rotineiro para promover a saúde dos servidores. As Olimpíadas vêm estimular isso”, explica.
Todas as secretarias, exceto a Seesp, participam do evento. A Câmara, campeã de 2006, foi convidada novamente a disputar o evento. (Fonte: PMSS)

Seesp realiza cerimônia de abertura da 2ª Copa Costa Sul de Futsal

São Sebastião - A Secretaria de Esportes prepara uma grande abertura para 2ª Copa Costa Sul de Futsal no Ginásio de Esportes de Boiçucanga (Cascalho), a partir das 19 horas desta sexta-feira (27/10). O evento contará com desfile das equipes participantes, hasteamento das bandeiras e está programada a apresentação de uma companhia de teatro.
O prefeito Dr. Juan Garcia e a secretária de Esportes, Raquel Buzi, estarão presentes. São esperadas mais de 300 pessoas para a cerimônia.
Além disso, acontecerão dois jogos logo após a abertura. A equipe feminina Skala, campeã de 205, enfrenta as meninas do Real, de Toque-Toque Pequeno. No masculino, os vencedores da edição passada, Estrela do Cascalho (Boiçucanga) joça contra o estreante Ecobus Parte2 (Topovaradouro).
Segundo o diretor de eventos esportivos, José Reis de Jesus Silva, o principal objetivo da Seesp é incentivar a prática esportiva da comunidade, além de promover a integração. “Este ano, melhoramos mais ainda a organização do evento e conversamos com todas as equipes sobre a questão do comportamento. Pedimos para que tenham companheirismo, dedicação e espírito esportivo, principalmente em respeito a quem prestigia o evento.”
Este ano participarão 27 equipes masculinas e 7 femininas, 15 jogadores por time, um total de 510 atletas. A Seesp conta com a presença de 300 pessoas acompanhando o campeonato, por partida. Em todos os finais de semana e feriados acontecerão três jogos por dia, iniciando sempre às 19 horas.
Para se inscrever, cada jogador teve de doar um quilo de macarrão que será revertido para o Fundo Social. Além disso, as infrações também serão transformadas em benfeitorias. O atleta que levar um amarelo deverá levar uma lata de molho de tomate para jogar a próxima partida. Aquele que for expulso, após receber cartão vermelho, deve entregar três latas.
O campeonato acontece até o mês de dezembro sempre no Ginásio do Cascalho. As premiações serão troféus e medalhas para os três primeiros colocados. O artilheiro do campeonato e o goleiro menos vazado também serão premiados.
Neste domingo (29/10) não acontecerá rodada devido ao segundo turno das eleições presidenciais.
Confira abaixo os jogos deste final de semana
Sábado

19 h - masculino – Armazém Geral X Casa de Carnes (ambos de Boiçucanga )
20 h – feminino – Cambury X Vila Baiana (Barra do Sahy)
21 h - masculino – Sonics A X Porto (ambos de Boiçucanga)
(Fonte: PMSS)

Prefeitura e Unip querem parceria para Sítio Arqueológico do São Francisco

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião e a Universidade Paulista (Unip), campus de São José dos Campos, avaliam os últimos detalhes para fechar uma parceria que visa a melhor divulgação e desenvolvimento do Sítio Arqueológico do Bairro São Francisco como produto turístico. Na manhã desta quinta-feira (26/10), o prefeito Dr. Juan Garcia e o diretor da universidade, Fernando José Alho Gotti, formalizaram os termos da parceria.
Por meio do convênio, a Unip desenvolverá software específicos e metodologias pioneiras para analisar a área do sítio, hoje estimada em um milhão de metros quadrados, segundo o arqueólogo Wagner Gomes Bornal, da Secretaria de Turismo de São Sebastião.
De acordo com ele, alunos dos cursos de Turismo e Ciência da Computação são os mais beneficiados pela parceria. “Será um projeto educacional para a preservação do patrimônio, instrumento para a geração de renda e melhoria para a visitação turística com comunicação visual e de sinalização do sítio.” O projeto também prevê um Centro Receptivo ao Turista.
Após a reunião com o prefeito Dr. Juan, o representante da Unip foi conhecer as dependências do antigo Hotel Vice Rei, no Bairro São Francisco. O prédio histórico pertence ao município e pode ser usado para a área da Secretaria de Cultura e Turismo. O secretário da pasta, Júlio Buzi, disse que há interesse do município em fechar convênio com a Unip para abrigar no local um centro avançado da universidade. “Seria interessante trazer esses dois cursos para a cidade.”
Fernando Gotti disse que a parceria com o município está adiantada e a proposta do prefeito para uso da antiga instalação será avaliada. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Itamambuca recebe mais público no terceiro dia do Onbongo Pro Surfing de Ubatuba
Alguns cabeças-de-chave estrearam nesta quarta-feira; competição vai até domingo e distribui 125 mil dólares em prêmios

Ubatuba - A quarta-feira, 26, foi mais um dia de muito sol em Itamambuca. Com a proximidade do fim de semana e com as baterias de alguns dos cabeças-de-chave da competição, a praia recebeu um ótimo público, que, além da praia paradisíaca, pôde curtir também grandes performances dentro da água. As ondas permaneceram com cerca de um metro e formação irregular.
O dia começou com as oito baterias complementares do segundo round, para depois entrarem 12 das 24 baterias do terceiro round, que será completo nesta sexta-feira, com as outras doze baterias, no início do dia. Em seguida será realizada a primeira fase da Local Motion Air Show, competição especial de aéreos, das 13 às 13:30 horas. As oito baterias das doze do quarto round fecham o dia em Itamambuca.
O terceiro dia de disputas do Onbongo Pro Surfing, etapa seis estrelas do WQS, contou com a presença de grandes nomes do surf nacional, como Peterson Rosa, Neco Padaratz, Armando Daltro, Heitor Alves, Raoni Monteiro, entre outros. Uma das maiores esperanças do surfe brasileiro, Neco Padaratz, segundo melhor brasileiro no ranking do WQS, foi eliminado na bateria contra dois australianos e um americano e vai ter que buscar pontos nas três últimas etapas, que acontecem no Havaí.
Heitor Alves, campeão do Onbongo Pro Surfing de 2005, passou para a próxima fase ao vencer a bateria contra Tânio Barreto, o australiano David Weareo e Renan Rocha, que ficou em segundo e também avançou. O carioca Simão Romão, detentor da melhor nota do campeonato até agora (um 9,4), também se destacou nesta quarta-feira, somando 13, 66 e ficando com o primeiro lugar na bateria contra dois australianos e um francês.
Nesta sexta-feira entram na competição os outros brasileiros que estão na briga direta pelas últimas vagas na lista dos 15 surfistas que são promovidos para o WCT: o gaúcho Rodrigo Dornelles e o carioca Leonardo Neves, além do atual campeão mundial do WQS, o paulista Adriano de Souza.
Esperanças ubatubenses - Esta quarta-feira teve três baterias com ubatubenses lutando por classificação. Renato Galvão e Saulo Junior correram juntos na bateria, ainda do segundo round, contra dois espanhóis: Aritz Aranburu e Hodei Colazzo. Renato não conseguiu a classificação, mas Saulo Junior passou em segundo, atrás de Aritz Aranburu, e avançou para a próxima fase. Nesta quinta-feira, Saulo Junior corre na segunda bateria do quarto round em busca de uma boa nota e classificação.
Wiggolly Dantas também não conseguiu avançar e ficou em terceiro na bateria contra Pablo Paulino, espanhol Gony Zubizareta e o francês Romain Laulhe. A esperança da torcida ubatubense ficou com Hizunomê Bettero, que correu a última bateria do dia e não conseguiu a classificação. Hizu também estava disputando uma vaga na equipe que vai disputar o Mundial Pro Junior, na Austrália, em 2007.
Agora, Ubatuba torce por Odirlei Coutinho, que vem embalado pelo vice-campeonato do La Santa Surf Pro, etapa do WQS realizada nas Ilhas Canárias, Espanha, no último final de semana. Odirlei entra na água na terceira bateria desta sexta-feira, contra o australiano Luke Munro e os brasileiros Marcelo Nunes e Flávio Costa. Com o vice na Espanha, Odirlei subiu da 55ª para a 40ª posição do ranking do WQS 2006. A presença do ubatubense também já foi confirmada no Nova Schin Festival WCT 2006, que será disputado em Imbituba (SC), de 30 de outubro a 8 de novembro. (Fonte: PMU)

Culto evangélico e missa solene nas comemorações do aniversário de Ubatuba

Ubatuba - O Conselho de Ministros Evangélicos de Ubatuba promove nesta sexta-feira, 27, às 19 horas, o culto de pelo Aniversário da Cidade. O culto faz parte da programação oficial do aniversário da cidade desde 2003 e desde então diversas denominações se unem para proferir palavras de prosperidade sobre o município. Neste ano a ministração da palavra será do pastor José Ronaldo, da Igreja Nova Aliança .
A avenida Dona Maria Alves estará com o trânsito interditado à partir das 18h para a realização deste evento.
No sábado, 28, a comunidade católica de Ubatuba se ume para a realização da Missa Solene, que acontece a partir das 19h na Igreja Matriz. A missa será celebrada pelo frei Aldo Pietrobom. (Fonte: PMU)

Fazenda da Caixa realiza I Grande Festa do Quilombo
O evento tem como principais objetivos promover um resgate da cultura afro-brasileira e caiçara, além de arrecadar fundos para a Associação Comunidade dos Remanescentes do Quilombo da Fazenda

Ubatuba - A Associação Comunidade dos Remanescentes do Quilombo da Fazenda (ACRQF) realizará, entre os dias 3 e 5 de novembro, a I Grande Festa do Quilombo da Fazenda, em Ubatuba. O evento acontecerá no Bairro Fazenda da Caixa, que fica em frente à Praia da Fazenda, região norte de Ubatuba cerca de 30 km do Centro. Uma extensa agenda está programada, entre esportes, danças tradicionais, culinária, shows e bingo. Entre as delícias típicas, os visitantes poderão apreciar o famoso "Azul-Marinho", prato feito à base de peixe e banana verde.
O evento, que tem como principais objetivos promover um resgate da cultura afro-brasileira e caiçara, além de arrecadar fundos para a Associação, recebe o apoio da vereadora Luciana Machado e da Prefeitura de Ubatuba. A presidente da Associação, Laura de Jesus Braga, afirma que a festa é uma forma de elevar a auto-estima da comunidade. "Com essa festa, conseguimos atrair um público bom, gerar uma fonte de renda para a comunidade, e mostrar a nossa cultura. Nossa intenção e ampliar cada vez mais e fazer com que a Festa do Quilombo se torne uma tradição, um evento anual".
O prefeito Eduardo Cesar afirma que o apoio a esse tipo de iniciativa da comunidade é uma forma de manter vivas as tradições. "O povo legitimamente caiçara surgiu dessa mistura entre africanos, índios e europeus. Aqui em Ubatuba, temos o privilégio de conservar duas comunidades quilombolas e duas indígenas. Não podemos deixar que a cultura desses povos se perca diante da modernidade".
Brincadeiras divertidas, como um campeonato de futebol, corrida de saco, pau de sebo e quebra-braço fazem parte da programação. Entre as danças tradicionais, o público poderá apreciar apresentações do Grupo de Jongo do Campinho, de Paraty, a Dança da Fita do Itaguá, a Ciranda e a Congada do Poruba. A festa acontece durante todo o dia. Participe!
 (Fonte: PMU)

Fazenda da Caixa: um fragmento de história em solo ubatubense

Ubatuba - O passado de Ubatuba está presente em pequenos detalhes encontrados aqui e ali. A Fazenda da Caixa é um desses fragmentos da história que resistem ao tempo. Indo pela BR-101, em direção ao Rio de Janeiro, de um lado avista-se a Praia da Fazenda, majestosa e bela. Do outro, há uma entrada sutil, que parece querer conduzir ao interior da Mata Atlântica. Seguindo por essa estradinha de terra, percebe-se que é uma pequena vila, de moradores legitimamente caiçaras. Algumas casinhas de pau à pique, outras de bloco, senhoras na janela, crianças com pouca roupa, brincando nos quintais de terra. De repente, o caminho se bifurca e, ao final da estradinha à esquerda, uma construção diferente obriga o motorista a interromper sua viagem.
Ali, ao lado de um rio límpido e raso, ergue-se um grande moinho, uma roda de engenho, movida pela força da água. Nas paredes do fosso que abrigam a roda de madeira, uma demonstração da contribuição e do trabalho dos escravos. Pedras gigantescas encaixadas perfeitamente, pesadas colunas, uma chaminé bem alta, construída de tijolinhos, uma caldeira de ferro, corroída pelo tempo.
No passado, mais precisamente no século XVIII, essa fazenda tinha o objetivo de beneficiar a cana, transformando-a em álcool, cachaça e açúcar. Embrenhada na mata está a Trilha do Corisco, que termina em Paraty e era uma das rotas por onde as mercadorias produzidas na “Fazenda da Caixa” seguiam. O rio, nessa época, era navegável, permitindo que a produção também seguisse em embarcações.
Hoje, os tempos são outros. A Fazenda da Caixa é chamada de “Casa da Farinha”, porque foi adaptada para a produção de farinha de mandioca, na década de 50. Virou propriedade do Governo do Estado e está situada no Núcleo Picinguaba, uma área de preservação que impede o plantio de mandioca na quantidade necessária para realizar a produção de farinha. A terra utilizada exaustivamente cansou-se de produzir e a Casa da Farinha só funciona de vez em quando.
Para as pessoas que gostam de ouvir histórias e conversar, não basta ver as paredes, é preciso ousar um pouco mais e procurar as pessoas que moram nos arredores da Fazenda. Os caiçaras mais velhos adoram receber visitas e contar seus “causos”. A cultura desse povo está se perdendo, mas ainda é possível encontrar pessoas que conhecem os costumes passados de geração para geração. Indo um pouco além da “Casa da Farinha” tem a casa do “Seu” Zé Pedro, um senhor simpático, descendente de escravos, dono de uma grande sabedoria. Seu Zé parece estar preparado para conversar sobre qualquer assunto. Apesar de não ter televisão, nem tampouco energia elétrica, assim como todos os moradores dali. É um homem politizado, um líder comunitário que conhece a todos e batalha por seus interesses. Ficando amigo do Seu Zé, o resto ele apresenta, conta a história da Fazenda da Caixa, da Casa da Farinha, dos escravos, da política municipal, das venturas e desventuras do povo caiçara e muito, muito mais...
Conversar com ele é ficar sabendo dos tempos em que a BR-101 não existia e os moradores iam para “a cidade” num pequeno barco, que ia buscando os moradores em diversas praias pelo caminho. “A gente pagava um cruzeiro pro dono do barco, mas acho que ele é que devia pagar uns três cruzeiros pra gente andar no barco dele. Espirrava um monte de água e balançava muito, a gente chegava molhado na cidade. Em Ubatuba tinha só uma pousada, tinha que pagar adiantado e não podia chegar depois das oito. Um dia, chegamos e já estava fechada, batemos na porta e o dono saiu bravo. Então, pedimos o dinheiro de volta e ele resolveu deixar a gente dormir, chegando no quarto, era pulga pulando pra todo lado”, diverte-se com a lembrança Seu Zé Pedro. (Fonte: PMU)

Ubatuba participa do maior Congresso de Turismo das Américas

Ubatuba - A cidade de Ubatuba esteve presente na abertura da 34ª edição do Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Exposição de Turismo, que está acontecendo desde a última quarta-feira, 25 e prossegue até sábado, 28, no Rio de Janeiro. Este evento é considerado o maior das Américas, em número de expositores e profissionais. Durante os quatro dias, são realizadas palestras técnicas e plenárias, além de uma Exposição de Turismo, que viabiliza o contato entre milhares de profissionais do ramo de turismo do Brasil e do Exterior.
A comitiva ubatubense foi formada pelo prefeito Eduardo Cesar, o secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo, o secretário de Obras, João Paulo Rolim, o empresário Luis Bichof e o presidente do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Pousadas, Claudino Veloso. A principal missão da comitiva no evento foi realizar contatos no sentido de desenvolver dois importantes projetos de fomento ao turismo em Ubatuba: a inclusão do município nos roteiros de cruzeiros marítimos e a viabilização de uma linha aérea comercial.
Para o projeto referente aos cruzeiros marítimos, um importante contato foi feito com o presidente da agência de viagens CVC, Guilherme Paulos e o diretor de cruzeiros marítimos, Rodolfo Szabo que, segundo o secretário de turismo, Felipe Azevedo, mostraram-se bastante interessados. "Novas reuniões nesse sentido serão agendadas e nós estamos otimistas", disse. Em relação à linha aérea, a conversa foi com o superintendente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, que expressou apoio ao projeto.
O prefeito Eduardo Cesar disse que a ida ao Congresso reafirmou o conceito de que a indústria do turismo é um mercado em ascensão que movimenta vários setores da economia. "Além disso, voltamos com os ânimos renovados pelos bons contatos que fizemos e as perspectivas interessantes para o futuro do turismo local".
Ubatuba em exposição - A cidade de Ubatuba foi mostrada na Exposição de Turismo através de um projeto da Secretaria Estadual de Turismo intitulado "Rota dos Escravos", que promove um encontro entre o passado e o presente escravista no Brasil, por meio de visitas a comunidades de remanescentes quilombolas, sítios arqueológicos e caminhos do ouro. O projeto foi desenvolvido de acordo com as orientações da Organizações das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que coordena as ações do projeto Rota dos Escravos em nível mundial.
Autoridades presentes no evento - Se o Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Exposição de Turismo é considerado o maior evento das Américas, as maiores autoridades no assunto compareceram à abertura. Nessa edição, estiveram presentes o Ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia; a presidente da Embratur, Jeanine Pires; o presidente da Abav Nacional, João Martins Neto; o vice-presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira; a coordenadora geral do 34º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas – ABAV 2006, Isa Garbin; e outras autoridades do setor. (Fonte: PMU)

Desfile cívico marca comemoração dos 369 anos de Ubatuba

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba finaliza os preparativos para o desfile cívico de aniversário de Ubatuba que acontece neste sábado, 28, a partir das 8 horas. A festa da cidade acontecerá na Avenida Dona Maria Alves, devido às obras de reurbanização da Av. Iperoig. Edison Soler, do departamento de eventos da Secretaria de Educação, informa que tudo foi planejado com antecedência. “Estamos nos reunindo semanalmente há dois meses, para que tudo dê certo neste desfile”, conta Edison.
Neste ano o desfile contará com 70 unidades participantes, entre escolas públicas e particulares, militares e entidades civis. A abertura acontecerá às 8 horas, com o hasteamento das bandeiras e execução dos hinos nacional e de Ubatuba pela Lira Padre Anchieta.
Em seguida, após a incorporação da bandeira, pela Polícia Militar, acontece a abertura do desfile. A organização preparou duas áreas de desembarque de alunos e concentração: uma será na Av ProfessorThomaz Galhardo, em frente ao Tubão e outra na Av D. Maria Alves, nas proximidades da Travessa Aratoca. A dispersão acontecerá após a Rua Hans Staden e o embarque será na Rua Aparecida Santos Veloso.
A prefeitura fará três postos de distribuição de água (Ruas Paraná, Cunhambebe e Hans Staden) e duas arquibancadas serão montadas na Av. Maria Alves. Uma ambulância estará de prontidão na Rua Cunhambebe.
Trânsito - A Av D. Maria Alves será interditada para o trânsito a partir das 6h. As ruas Paraná, Cunhambebe e Hans Staden estarão fechadas no trecho entre a Rua Conceição e D. Maria Alves. A Av Prof.Thomaz Galhardo será interditada no trecho entre as Ruas Paraná e Gastão Madeira. (Fonte: PMU)

Prefeitura busca mudança de hábitos em relação ao lixo

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, em parceria com a Sanepav Saneamento Ambiental, vem desenvolvendo desde 2005 um trabalho de educação ambiental, conscientizando e formando multiplicadores e agentes transformadores na mudança de hábitos em relação ao lixo.
Em apoio à coleta seletiva, é realizado um trabalho em escolas de ensino fundamental e médio, por meio de palestras que já atingiram cerca de 12.600 alunos. As palestras são ministradas pela professora Cássia Leitão, que de maneira lúdica tem utilizado fotos e vídeos do aterro sanitário e amostras de resíduos recicláveis para ensinar crianças e jovens os benefícios da coleta seletiva.
Já foram distribuídos cem tambores, pintados com as cores da reciclagem para facilitar a separação dos resíduos. A prefeitura instalou também um container de coleta seletiva em frente ao antigo fórum da cidade, na Praça Nóbrega, a fim de amenizar o descarte de lixo inadequado no local. Hoje 15% do lixo total da cidade já está sendo reciclado e a meta da Prefeitura é atingir 30%.
De acordo com o coordenador de serviços públicos da Secretaria Municipal de Obras, Ibyapara Nunes Romero, “apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas no decorrer do trabalho da coleta seletiva, estamos caminhando com bons resultados, aumentando cada vez mais a quantidade de lixo seletivo, trazendo benefícios a toda a população”. O dinheiro que a Prefeitura arrecada com a coleta seletiva é repassado ao Fundo Social de Solidariedade.
A Prefeitura tem um calendário estabelecido para a coleta seletiva. Alterações podem ocorrer devido às condições do tempo e a problemas mecânicos dos caminhões. Mais informações no telefone 3833-4174.
Acompanhe o calendário:
Segunda, quarta e sexta-feira –
A partir das 6 horas:
Av. Itaguá/Av. Iperoig, Barra da Lagoa, Centro, Parque Vivamar, Itaguá (bairro), Toninhas, Recanto da Lagoinha, Salga, Vila Mariana, Cabeça de Boi, Jd. Mirassol, Enseada, Barra Seca, Vermelha do Norte, Itamambuca/Sertão do Itamambuca, Ranário, Tiagão, Vila da Índia, Félix, Promirim, Puruba, Ubatumirim/Sertão do Ubatumirim, Praia do Estaleiro, Cambucá, Vila Rolim, Estufa I e II, Sertão do Sérgio, Sesmaria.
A partir das 14h30:
Perequê-Açu, Pé da Serra, Figueira, Cachoeira dos Macacos, Morro das Moças, Emaús, Vale do Sol, Ipiranguinha
Terça, quinta e sábado –
A partir das 6 horas:
Perequê-Mirim, Vila Sumaré, Jardim Carolina, Jardim Samambaia, Bela Vista, Marafunda, Monte Valério, Rio Escuro, Lázaro, Sununga, Saco da Ribeira, Fortaleza, Vermelha do Sul, Praia Dura, Folha Seca, Corcovado, Beira Rio-Praia, Beira Rio-Bairro, Promove, Porto do Eixo, Sapezinho, Caçandoca, Sertão das Águas do Ingá, Sertão da Quina, Araribá, Rio da Prata, Tabatinga.
A partir das 14h30:
Praia Vermelha do Centro, Tenório, Praia Grande, Containeres da Praia Grande, Casanga, Taquaral, Sumidouro, Usina Velha, Pedreira, Ressaca, Mato Dentro, Parque dos Ministérios.
Diariamente, a partir das 14h30: Silop, Sumaré e Centro.
(Fonte: PMU)


Semana de 27/10 à 02/11

 

CINE PORTO (Ubatuba)

"O Bicho vai Pegar"
Ás 15:30 hs -17:20 hs

"O Grito 2"
Ás 19:10 hs - 21:10 hs.

CINE PASSEIO (Ubatuba)
 

"O Maior Amor do Mundo"
Ás 15:10 hs - 19:20 hs

"Terror em Silent Hill"
Ás 17:10 hs - 21:20 hs.

 

Parabéns Ubatuba!
(Clique na imagem abaixo para assistir nossa homenagem)

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Ipê-Amarelo

Todas as horas do dia
Todos os dias do ano
O ipê se prepara
Para
Em certa época de inverno
Despir-se das folhas
Vestir-se de ouro
E
Nos dias seguintes
Derramar todo seu tesouro
Aos pés dos transeuntes.

Félix Cabral

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Pôr do Sol visto da balsa em Ilhabela ©Silas Azocar

Pôr do Sol visto da balsa em Ilhabela
©Silas Azocar

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor