Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 01 de Novembro de 2006 - Nº 1638 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
-

Caraguatatuba
Litoral Norte espera 300 mil no feriado
Prazo para dúvidas é de até 15 dias
Ibama fiscaliza explosões em pedreira
Teatro Mario Covas apresenta o espetáculo de dança Beatles Lado D dias 3 e 4
Prefeito de Caraguá sugere benefícios para o litoral em reunião do Codivap
Prefeitura de Caraguá inicia serviços de limpeza em terrenos baldios
Nadadora de Caraguá é revelação internacional
Copa da Criança teve nove partidas em Caraguá neste sábado 28
Futsal Feminino do Poiares empatou com time de SJC em partida da Copa Tebar
2º Fest Tênis da Solidariedade agitou a quadra do CEMUG no fim-de-semana
Paraibuna ganha de goleada do Núcleo Massaguaçu pelo Municipal de Futsal
Pré-Engenharia e E.C. Indaiá se enfrentam pelo Municipal de Veteranos nesta terça-feira 31
Prova Natatória de Águas Abertas é transferida para 26 de novembro
Sábado é dia de “Basquete” pelo Intersecretarias
SECER abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futsal em três categorias
CEMUG sediará semifinais da Copa da Criança nesta sexta-feira e sábado
Audiência Pública sobre UTGCA e Gasoduto esclarece dúvidas da população
Caraguá realiza “Encontro das Artes”
Pró Bandas chega à Caraguatatuba nos dias 11 e 12 de novembro

Ilhabela
-

São Sebastião
Nova ponte de Cambury será concretada nesta sexta
Em fase estrutural, obra da nova escola de Boiçucanga já está no 2º piso
Prefeitura decreta ponto facultativo para a próxima sexta-feira
Creche Adriana Vasques Fernandes promove palestra para pais
São Sebastião participa de conferência nacional sobre Educação Profissional
São Sebastião disputa semifinais na Livovali
V Olimpíadas dos Servidores traz Gincana de Arrecadação Solidária
Alunos de São Sebastião visitam escritor Maurício de Souza
São Sebastião prepara eventos para o verão 2007
"Não sou feliz, mas tenho marido", traz Zezé Polessa para o Teatro Municipal
Unimódulo entrega doações ao Fundo Social de Solidariedade
Alunos do Projeto Garoçá e Arteiro comemoram Dia do Halloween
Costa Sul recebe primeiro conjunto de moradias populares
Prefeito entrega às polícias Civil e Federal e à Justiça dossiê contestando reportagens


Ubatuba
Mundial de Surfe atraiu diferentes mídias para Ubatuba
Nova ala da Santa Casa de Ubatuba será inaugurada nesta sexta-feira
Vôlei mirim feminino de Ubatuba está nas semifinais da Livovali
Prefeitura de Ubatuba entrega obras na área de educação
Bairros Umuarama e Sumaré recebem Unidades de Saúde da Família
Comerciantes de Ubatuba participam de curso de manipulação de pescados

Seções
Poesia
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral Norte -

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Litoral Norte espera 300 mil no feriado

Caraguatatuba - Cerca de 80% dos leitos da rede hoteleira do Litoral Norte estão reservados para o feriado prolongado. A região espera receber cerca de 300 mil pessoas no Finados, o último feriado prolongado antes do início da temporada de verão.
Segundo o secretário de Turismo de Caraguatatuba, Ricardo Lima Ribeiro, um total de 80 mil turistas são esperados na cidade no feriado.
A Secretaria de Turismo de Ubatuba, também prevê a chegada de 80 mil turistas na cidade. Ubatuba não programou nenhum evento especial para o feriado.
Para o secretário de Turismo de São Sebastião, Júlio Buzzi, como o feriado acontece no início do mês, os turistas vão aproveitar o pagamento para curtir as praias da região.
"Se o tempo firmar, poderemos receber acima dos 80 mil turistas previstos inicialmente", disse.
BALNEABILIDADE - Apenas 3 das 81 praias do Litoral Norte monitoradas pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado) estão impróprias para banho.
Em Ubatuba, a praia de Itaguá é a única imprópria. Em Caraguatatuba, dois trechos da Tabatinga estão impróprios. Também deve ser evitada a praia do Indaiá. As praias de São Sebastião e Ilhabela estão todas próprias para banho. A coleta de amostras das águas é referente ao período de 24/09 a 22/10. (Fonte: ValeParaibano)

Prazo para dúvidas é de até 15 dias

Caraguatatuba - O Ibama concedeu prazo de 15 dias para que moradores de Caraguá apresentem questionamentos ou sugestões sobre a instalação da base de gás e do gasoduto no município.
As dúvidas ou sugestões devem ser encaminhadas à sede do Ibama em Brasília.
Os ambientalistas da região conseguiram que os questionamentos feitos na audiência realizada em Caraguá anteontem fossem registrados em ata, não havendo a necessidade de encaminhá-los para Brasília.
O Ibama deve divulgar um parecer oficial, deferindo ou indeferindo as obras, dentro de 30 dias.
A audiência em Caraguá durou quase sete horas e terminou no início da madrugada de ontem. Cerca de 1.000 pessoas acompanharam o encontro, que teve mais de 100 questionamentos, além de 9 documentos protocolados cobrando mais informações sobre as obras.
Uma das questões foi a falta de informações sobre os riscos oferecidos pela emissão de gases. A base irá emitir diariamente entre 400 a 750 toneladas de gases. (Fonte: ValeParaibano)

Ibama fiscaliza explosões em pedreira

Caraguatatuba - O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) vai fiscalizar a Pedreira Massaguaçu, em Caraguatatuba, para apurar supostas irregularidades no trabalho de explosão das pedras.
Segundo o diretor do Ibama, Leonardo Teixeira, o instituto tem recebido várias reclamações dos moradores do Alto do Getuba sobre a pedreira, que fica a 400 metros do bairro.
Teixeira disse que vistoria será feita em conjunto com a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).
"Pretendemos fazer um vistoria, juntamente, com a Cetesb, que é o órgão que licenciou as atividades da pedreira", afirmou. A empresa é a maior produtora de pedra e brita na região. A Massaguaçu produz 4.000 metros cúbicos de pedra por mês.
REAÇÃO - A presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto do Getuba, Vera Lúcia da Silva Santos, disse que, a empresa faz explosões e operações durante a noite, desrespeitando as normas e causando transtornos e riscos aos cerca de 500 moradores do bairro.
Segundo ela, durante as explosões, as pedras chegam próximo as residências, colocando em risco a vida dos moradores. Vera afirmou ainda que os moradores suspeitam que a empresa esteja fazendo explorações em área do Parque Estadual da Serra do Mar, fora dos limites autorizados pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
OUTRO LADO - Sérgio Arnaldo Brás, responsável pela linha de produção da Massaguaçu, afirmou que a empresa opera dentro das normas exigidas pelo Estado e União.
Segundo ele, as explosões ocorrem diariamente entre as 16h30 e 17h, sempre com um aviso de alerta --uma sirene informando que dentro de cinco minutos as dinamites serão acionadas para evitar possíveis acidentes.
"À noite colocamos nossas máquinas para recolher as pedras que permaneceram no topo do morro, mas essa operação vai das 17h às 23h". Brás informou ainda que a Massaguaçu faz explorações dentro da área licenciada. (Fonte: ValeParaibano)

Teatro Mario Covas apresenta o espetáculo de dança Beatles Lado D

Caraguatatuba - O Teatro Mario Covas apresenta nos dias 3 e 4 de outubro às 21 horas o espetáculo de dança - “Beatles Lado D” – Uma leitura coreográfica de canções dos Beatles, da Quartier Latin, Cia Jovem de Dança. A concepção, direção e coreografias são assinadas por Marisa Ballarini.
Com 16 jovens bailarinos, a cia apresenta a partir do universo sonoro dos Beatles, um espetáculo de sutilezas intrigante, extasiante minado de poesia e de caos – “Um rico ambiente para esculpir com gestos e formas os lindos corpos de meus jovens bailarinos. Jovens que nasceram três décadas após o término da banda e entregaram-se a estes sons com a familiaridade de quem tivesse sido, na infância, embalado por essas canções” comenta Ballarini.
Os ingressos a R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada) estão a venda no Caraguá Praia Shopping a partir do dia 1º e no local, no dia do evento.
“A música dos Beatles tem um ingrediente imponderável que toca no fundo da alma. Quem a ouve, se reconhece imediatamente nela. Nós estamos na música deles, assim como a música deles está em nós. John Lennon errou quando disse “O sonho acabou”. Enquanto alguém estiver ouvindo essas canções, o sonho estará lá” finaliza a diretora.
Mais informações pelos telefones 3881 2623, 3883 2142. O Teatro Mario Covas fica na Av. Goiás, 187, no Indaiá. (Fonte: PMC)

Prefeito de Caraguá sugere benefícios para o litoral em reunião do Codivap

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, participou da reunião do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba), no último dia 20, em Ubatuba, que contou com a presença do presidente do Codivap e prefeito de Campos do Jordão, João Paulo Ismael prefeitos da região, vereadores, associações comerciais, primeiras damas e secretários de Turismo de toda a região.
Na reunião que abordou os temas “Painel de logística de transportes” e “Projetos municipais”, os participantes se reuniram em grupos de discussão para falar de diversos assuntos de interesse regional.
O prefeito Aguilar sugeriu durante a reunião que a ampliação do Porto de São Sebastião não deve ser iniciada pelo Governo Estadual, antes que a Rodovia dos Tamoios esteja concluída, para que as cidade do Litoral Norte não sofram com um possível caos no trânsito. O prefeito observou ainda a necessidade de incluir no projeto da obra o contorno na cidade de Caraguá, para que os caminhões não passem por dentro da cidade.
Outra sugestão do prefeito de Caraguá foi a instalação de um Poupa-Tempo no Litoral Norte. As propostas do prefeito foram aprovadas por todos os membros do CODIVAP. O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, apoiou a idéia, dizendo que qualquer cidade do Litoral Norte que venha a receber uma base do Poupatempo beneficiará todas as outras. (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá inicia serviços de limpeza em terrenos baldios
Os serviços de limpeza serão realizados de acordo com as denúncias de moradores. Mais de mil terrenos já foram notificados e os proprietários ainda não tomaram providências.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba inicia nesta segunda-feira, dia 6, uma operação de limpeza em terrenos baldios. O projeto é baseado em Lei criada em 2005, pelo prefeito José Pereira de Aguilar e executado junto às Secretarias de Urbanismo, Habitação e Trânsito e Serviços Públicos, visando acabar com os problemas causados por terrenos abandonados.
Inicialmente a Prefeitura fará a limpeza nos terrenos que já foram notificados, após denúncia de moradores, cobrando depois do proprietário que se recusa a cumprir a notificação. “A intenção é fazer com que os proprietários de terrenos se conscientizem de que compensa mais fazer o serviço do que deixar para a Prefeitura limpar, pois sairá mais caro, é melhor que ele adote o hábito de cuidar do seu terreno e pagar cerca de quatro vezes mais barato”, declarou o Secretário de Serviços Públicos, Roberti Costa.
O secretário contou que este ano a Prefeitura vem criando as condições necessárias para realizar o trabalho porque há muitos terrenos nesta situação. Estes terrenos abandonados acarretam problemas de saúde pública, pois permitem a proliferação de animais e insetos indesejáveis, comprometendo também o aspecto da cidade.
A secretaria de Serviços Públicos contratou mais dois homens para completar a equipe de poda de árvores e o trabalho contará com uma estrutura composta por uma retroescavadeira, duas roçadeiras e quatro penados (tipo de foice). “Trata-se de um trabalho difícil, se a Prefeitura tiver que limpar todos os terrenos levará anos para finalizar, temos mais de mil terrenos já denunciados, cujos proprietários ainda não tomaram providências”, disse o secretário Costa.
As denúncias podem ser feitas à Secretaria de Urbanismo, pelo telefone 3883-5787, ou ainda pelo serviço Alô Cidadão 0800-7700678. (Fonte: PMC)

Nadadora de Caraguá é revelação internacional

Caraguatatuba - A nadadora de Caraguá, Catia Silva, participou do 5º Sul Americano de Natação, em Cartagena, na Colômbia e se destacou, conquistando várias medalhas na categoria 40 a 44 anos, nas diversas provas que participou.
Nossa atleta trouxe 8 medalhas das 9 provas que disputou, garantindo o 1º lugar na prova de 100 metros medley; o 1º lugar no revezamento livre 4 x 5, 2º lugar nos 50 metros livre, 2º lugar no 200 metros livre, 2º lugar no revezamento medley 4 x 50, 3º lugar na prova de 50 metros borboleta, e 4º lugar na prova 400 metros livre.
A atleta treina na Academia Linha D´Água, com o técnico Ernesto Nardi Marques Júnior.
 (Fonte: PMC)

Copa da Criança teve nove partidas em Caraguá neste sábado 28
Sábado foi dia de “Copa da Criança” em Carguá. Os jogos anteriormente cancelados em razão das chuvas, voltaram a acontecer. Neste sábado 28, nove partidas foram realizadas no CEMUG, Poiares e Porto Novo

Caraguatatuba - A 2ª Copa da Criança de Futebol de Campo, realizada pela LICAF – Liga Caraguatatubense de Futebol, em parceria com a SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, da Prefeitura de Caraguá, voltou a acontecer neste sábado 28, após o longo período de chuvas, que resultou no cancelamento de algumas partidas.
No campo do E.C. Brasília, no Porto Novo, o Projeto Futuro Venceu o E.C. Barranco Alto, por 8x0(Grupo B), na categoria Infantil. Em partida válida pelo Grupo B – Mirim, o C.A. Fortaleza acabou empatado com o C.A. Guarani em 2x2, e ainda pelo Grupo B, na categoria Infantil, o C.A. Guarani e o C.A. Fortaleza também encerraram a partida empatados, em 0x0.
No Poiares, a primeira partida foi entre as equipes do Grupo A – Pré-Mirim. O Praia Soccer deu um show de goleada, fechando o placar com 8x0. Em seguida, O A.A. Corinthians B derrotou o C.A. Fortaleza, com placar de 4x0, em jogo válido pelo Grupo B, na categoria Pré-Mirim.
Pelo Grupo A, na categoria Infantil, o A.A. Corinthians terminou a partida empatado com o A.E. Unidos da Ponte Seca, com placar final de 6x6
Também no sábado 28, as equipes do Grupo A, das categorias Mirim e Infantil, disputaram partidas na quadra do CEMUG – Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. No Mirim, o Colégio Módulo ganhou do XV de Novembro por 10x1, e o GELAF perdeu do Praia Soccer por 4x1. A última partida, entre o Colégio Módulo e o XV de Novembro, válida pela categoria Pré-Mirim, terminou em 1x0 pra o Colégio Módulo.
Próxima rodada acontece nesta quarta-feira – 1º de novembro - A próxima disputa da 2ª Copa da Criança acontece nesta Quarta-feira, 1º de novembro. Às 19h, na quadra do CEMUG, será realizada uma partida entre o A.A. Corinthians e o Projeto Integração, na categoria Pré-Mirim(Grupo A). A entrada é franca! Prestigie! (Fonte: PMC)

Futsal Feminino do Poiares empatou com time de SJC em partida da Copa Tebar
Caraguá participou de mais uma partida válida pela Copa Tebar de Futsal. O Feminino, do bairro Poiares, disputou ponto a ponto com a equipe do Projeto Cidadão, de São José dos Campos

Caraguatatuba - Mais uma rodada da Copa Tebar de Futsal foi realizada no último final de semana. A equipe do bairro Poiares, de Caraguatatuba, entrou em quadra contra as jogadoras do Buzzo’s – Projeto Integração, de São José dos Campos.
A disputa foi bastante acirrada e marcada ponto a ponto por ambas equipes, e o resultado não poderia ser outro: empate de 5x5 para os times, que disputaram a categoria Sub-17 Feminino. O show de goleada ficou por conta da jogadora Franciele (Dudu), que marcou os cinco gols pela equipe de Caraguá. (Fonte: PMC)

2º Fest Tênis da Solidariedade agitou a quadra do CEMUG no fim-de-semana
O 2º Fest tênis da Solidariedade, sediou várias partidas nesta sexta-feira 27, sábado 28 e segunda-feira 30. Em diferentes categorias, os tenistas se enfrentaram em grandes disputas, que agitaram as noites do CEMUG

Caraguatatuba - O 2º Fest Tênis da Solidariedade, realizado pela SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, da Prefeitura de Caraguá, agitou o final de semana na cidade.
Na sexta-feira 27, quatro partidas foram realizadas na quadra de tênis do CEMUG – Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. O primeiro jogo, na categoria B, terminou em vitória para o tenista Claiton, que venceu Ricardo SP por 2x1. Ainda pela B, Tarlei acabou derrotado por Mário Arouca, com placar de 2x0. Na categoria C, Marcos Felipe venceu Paulo Nishima por 2x0 e Wagner SS ganhou a rodada disputada contra Leandro Borella, com placar final de 2x1, pela categoria B.
No dia 28(Sábado), o jogador Euclides perdeu por 2x0 de Diego, na categoria A, e Junior venceu a disputa com Marcão por 2x1(também pela A). Na categoria Acima 45, Koichi venceu Jorge com placar de 2x0, e em seguida foi realizado um jogo na categoria B, que terminou em vitória para o atleta Sávio, que derrotou Kim por 2x0.
Na disputa da categoria C, Josemar fechou o placar em 2x0 contra Daniel El Son, e na A, Cláudio ganhou a partida contra Sérgio com placar de 2x0. Em seguida foi a vez dos tenistas Mauro e Rodrigo se enfrentarem em quadra, numa partida bastante acirrada que terminou em vitória para Mauro, que fechou a partida em 2x0.
Na categoria A, o jogador Gianni venceu a disputa contra Valério por 2x1, com parciais d e 4/6, 6/3 e 10/7. A última partida do sábado foi válida pela categoria Iniciante. Na disputa, Fernando acabou derrotado pelo tenista John por 2x1.
Nesta segunda-feira, 30 de outubro, as duas primeiras rodadas foram entre jogadores da categoria Iniciantes, sendo que na primeira partida Luan venceu Epitácio por 2x0, e na segunda, o Pastor Alex perdeu a disputa, com placar de 2x0 para Júlio PM. No terceio jogo da noite, válido pelo 2º Fest Tênis da Solidariedade, Luciano venceu Marcelo por 2x0, na categoria B, e João Costa derrotou o tenista Carlos Alberto, com o mesmo resultado anterior, também na categoria B. (Fonte: PMC)

Paraibuna ganha de goleada do Núcleo Massaguaçu pelo Municipal de Futsal
Na categoria Sub-15 Masculino, a equipe Paraibuna venceu o Núcleo Massaguaçu, numa belíssima jogada válida pelas oitavas de final do Campeonato Municipal de Futsal

Caraguatatuba - O Campeonto Municipal de Futsal chegou às oitavas de final. Na partida realizada entre os times Paraibuna e Núcleo Massaguaçu, os jogadores do Paraibuna mostraram muita garra, dando um show de goleadas que resultou no placar de 9x3 contra a equipe adversária.
Nesta terça-feira 31, uma nova partida volta a acontecer, desta vez na quadra de esportes Luiz Cláudio do Prado, no bairro Tinga. Velando pelas quartas de final, entram em quadra os times A.A. Corinthians e Paraibuna, às 19h45.
Também no Tinga, no dia 4 de novembro (sábado), o Speed Boys enfrenta o E.E. Dr. Eduardo, na categoria Sub-15, pelas oitavas de final. Em seguida, às 16h, 17h e 18h, respectivamente, acontecem três partidas válidas pelas quartas de final. O primeiro jogo será entre o A.A. Corinthians e o Speed Boys, e em seguida, o A.E. Unidos Ponte Seca joga contra o Esporte Mirim. O último jogo do sábado será entre o Esporte Mirim e Projeto Integração(18h).
No próximo domingo, 5 de novembro, mais quatro jogos valendo pelas quartas de final serão disputados no bairro Tinga. Na categoria Sub-17, o Tebar enfrenta o Pedrinho F.C. às 15h. Já pela Sub-15, o Tebar entrará em quadra a partir das 16h, com a equipe vencedora do jogo 2 (Speed Boys ou E.E. Dr. Eduardo). Também pela Sub-15, enfrentam-se os times Estrela da Amizade e APS Júnior, e por último, às 18h, o time Maria Ester disputará a partida contra o APS Futsal.
O Campeonato Municipal de Futsal “Troféu Manoel Cursino dos Reis” é mais uma realização da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, da Prefeitura de Caraguá. Prestigie os jogos. A entrada é franca! (Fonte: PMC)

Pré-Engenharia e E.C. Indaiá se enfrentam pelo Municipal de Veteranos nesta terça-feira 31
O Campeonato Municipal de Futebol Veteranos (40 anos), transferiu as partidas do dia 28 de outubro para 4 de novembro(sábado). Nesta terça-feira 31, equipes do Grupo B se enfrentam no CEMUG, a partir das 20h

Caraguatatuba - O Campeonato Municipal de Futebol Veteranos “Troféu Juvelino Modesto da Silva (Tatão)”, transferiu as rodadas do dia 28 de outubro pra o próximo sábado, 4 de novembro. As rodadas acontecerão a partir das 15h, no CEMUG – Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, conforme divulgado anteriromente.
Enquanto o sábado não chega, os amantes do futebol poderão conferir o jogo entre os times Pré-Engenharia e E.C. Indaiá A, que disputam pelo Grupo B, o Municipal de Futebol Veteranos, a partir das 20h, no CEMUG.
Vale lembrar que no dia 1º de novembro (quinta-feira), também haverá disputa pelo “Veteranos”, com partida válida pelo Grupo A, entre o E.C. Barranco Alto e o E.C. Indaiá B, às 20h15.
A entrada é franca. Compareça e torça pelo seu time! O Campeonato de Veteranos é mais uma realização da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, da Prefeitura de Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Prova Natatória de Águas Abertas é transferida para 26 de novembro
A “Prova Natatória Cidade de Caraguatatuba”, que estava prevista para 12 de novembro, teve suas inscrições prorrogadas. A competição será realizada no dia 26 de novembro(domingo), na praia Martim de Sá

Caraguatatuba - A “Prova Natatória Cidade de Caraguatatuba” teve suas inscrições prorrogadas. Os interessados podem se inscrever na SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, ou obter mais informações sobre a prova, que terá sua largada na praia Martim de Sá, no dia 26 de novembro (domingo).
De acordo com a SECER, os atletas poderão participar do evento em 13 categorias, não podendo disputar mais que uma, durante a prova. As inscrições estão abertas nas categorias Pré-Mirim (7 a 8 anos), Mirim(9 a 10 anos), Petiz (11 a 12 anos), Infantil (13 a 14 anos), Juvenil (15 a 16 anos), Sênior (20 a 24 anos), Master A (25 a 29 anos), Master B (30 a 34 anos), Master C (35 a 39 anos), Master D (40 a 44 anos), Master E (45 a 49 anos) e Master F (acima de 50 anos).
No que se refere à distância da Prova Natatória, na categoria Pré-Mirim o trajeto será de 300 metros e nas categorias Mirim, Petiz e Infantil o percurso será de 500 metros. Nas demais categorias, conforme a organização do evento, a distância será de 1000 metros.
Serão distribuídas medalhas para os 100 primeiros nadadores que completarem a prova, além de troféus para os três primeiros colocados.
Mais informações sobre a ficha de inscrição e regulamento podem ser obtidas na SECER, pelo telefone (12) 3887-1165. As inscrições são gratuitas e continuam abertas. A “Prova Natatória Cidade de Caraguatatuba” estava prevista para 12 de novembro, mas teve sua data alterada pela SECER, e será realizada no dia 26 de novembro, às 8h, em frente ao Corpo de Bombeiros, na pria Martim de Sá. Participe! (Fonte: PMC)

Sábado é dia de “Basquete” pelo Intersecretarias
Várias modalidades do Intersecretarias têm sido realizadas em Caraguá. Neste fim-de-semana, acontecerão novas partidas de Basquete, além da final de Futebol de Campo

Caraguatatuba - O 7º Jogos Intersecretarias 2006, terá duas diferentes modalidades, nesta sexta-feira 3 e sábado, 4 de novembro.
No dia 3, no campo do CEMUG – Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, os times do Urbanismo e da Câmara Municipal disputam o 3º lugar, às 19h. Em seguida será realizada a final de Futebol de Campo, entre as equipes da FUNDACC e Secretaria de Educação.
No sábabo, dia 4, valendo também pelo Intersecretarias, a boa pedida é conferir as disputas de Basquete, que terão início a partir das 9h, com a primeira partida do dia, entre os times da Educação e SESEP. Pelo Grupo A, a FUNDACC enfrenta a equipe da Secretaria de Urbanismo, e após esta partida, a Câmara disputa a rodada com o time perdedor do jogo 1(Educação ou SESEP), às 10h, pelo Grupo B.
Os jogadores da Chave A, da equipe da Administração enfrentarão a equipe que perder o jogo 2(FUNDACC ou Urbanismo). O vencedor do jogo 1 disputa partida contra a Câmara às 11h, e o vencedor do jogo 2 entra em quadra contra a equipe da Administração, a partir das 11h30, pelo Grupo A.
As semifinais, 3º lugar e final da modalidade Basquete, do Intersecretarias acontecem a partir das 12h, após a realização das demais partidas, entre as equipes da Prefeitura de Caraguá. A entrada é franca. Prestigie! (Fonte: PMC)

SECER abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futsal em três categorias
Entre os dias 14 e 17 de novembro, os times de Futsal de Caraguá poderão se inscrever no Campeonato Municipal, nas categorias Sub-9, Sub-11 e Sub-13. As inscrições foram abertas no dia 25, e as disputas acontecerão em vários ginásios espostivos, de Norte a Sul da cidade

Caraguatatuba - A SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e a LICAF – Liga Caraguatatubense de Futebol, estão com inscrições abertas para times que queiram participar do Campeonato Municipal de Futsal, nas categorias Sub-9, Sub-11 e Sub-13.
De acordo com a Secretaria de Esportes, o prazo de entrega da ficha de inscrição será entre 14 e 17 de novembro, nos ginásios do Perequê-Mirim e Barranco Alto. Já as equipes dos bairros Morro do Algodão, Tinga e Poiares, têm até o dia 16 para entregar suas inscrições.
Para as equipes que disputam as partidas nos ginásios do Massaguaçu e Olaria, a entrega da ficha de inscrição poderá ser feita até o dia 17 de novembro.
Vale lembrar que o formulário para a inscrição dos times deve ser retirado na SECER e preenchido com nome completo dos atletas, RG, data de nascimento, além das assinaturas do atleta, do técnico ou responsável pela equipe e dos pais ou responsável pelo atleta.
Podem participar da categoria Sub-9 atletas nascidos em 1997 e 1998. A Sub-11 pode ser representada por jogadores nascidos em 1995 e 1996. A categoria Sub-13 será disputada tanto no Masculino como no Feminino, podendo participar atletas nascidos em 1993 e 1994. Mais informações podem ser obtidas na SECER, pelo telefone (12) 3887-1165. Participe! (Fonte: PMC)

CEMUG sediará semifinais da Copa da Criança nesta sexta-feira e sábado
Com partidas válidas pelas semifinais, a Copa da Criança volta a acontecer neste fim-de-semana, no campo do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, em Caraguá

Caraguatatuba - As Semifinais da 2ª Copa da Criança de Futebol de Campo, realizada pela LICAF – Liga Caraguatatubense de Futebol, em parceria com a SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, acontecem no campo do CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, nesta sexta-feira 3, e sábado, 4 de novembro.
No dia 3, os jogadores do Projeto Futuro enfrentam o A.A. Unidos da Ponte Seca, com jogo válido pela Semifinal, na categoria Infantil, às 18h.
Neste sábado, dia 4 de novembro, serão realizadas cinco partidas da Semifinal, nas categorias Pré-Mirim, Mirim e Infantil. Às 8h30, pela Pré-Mirim, entram em campo o A.A. Corinthians e o Praia Soccer, e em seguida o GELAF enfrenta o 2º colocado do Grupo A(A.A. Corinthians ou Projeto Integração – partida que acontecerá no dia 1º de novembro).
Na categoria Mirim, às 10h, o C.A. Guarani joga contra o A.A. Corinthians, e ainda nesta categoria, o C.A. Fortaleza enfrenta o Colégio Módulo, às 10h50. Na Infantil, disputam a Semifinal o C.A. Guarani e o Colégio Módulo. A entrada é franca. Prestigie o esporte em nossa cidade! (Fonte: PMC)

Audiência Pública sobre UTGCA e Gasoduto esclarece dúvidas da população
O evento contou com cerca de 900 pessoas entre lideres comunitários, presidentes de ONGS, autoridades e população em geral. No final do evento os participantes esclareceram suas dúvidas com os técnicos da Petrobras e IBAMA

Caraguatatuba - O IBAMA - Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis realizou na segunda-feira, dia 30, no Teatro Mário Covas, uma audiência pública que teve como objetivo explicar à população o estudo ambiental que foi feito para a implantação da UTGCA (Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba) e o GASTAU Gasoduto Caraguatatuba/Taubaté, e esclareceu as dúvidas existentes, quanto ao impacto ambiental que o empreendimento causará no município e os relatórios do EIA/RIMA (Estudos de Impacto Ambiental/Relatórios de Impacto Ambiental).
Estiveram presentes na mesa, o prefeito de Caraguá José Pereira de Aguilar; o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Auracy Mansano Filho; o vereador e presidente da Câmara de Caraguá, Juarez Pereira Pardim; o representante da Petrobrás, Márcio Ferreira Alencar; a representante da Biodinâmica Engenharia de Meio Ambiente, Fabrícia Massonic e Ridecir da Costa Farias que presidiu a mesa. O evento contou com cerca de 900 pessoas entre lideres comunitários, presidentes de ONGS, autoridades e população em geral.
Na ocasião o prefeito Aguilar aproveitou para dizer que o momento foi importante, pois teve a participação de muitas pessoas, não só de Caraguá, mas de toda a região, preocupadas com o que vai acontecer com o vinda do progresso para Caraguá. “Acredito na Petrobrás, mas me preocupo com o meio ambiente. Hoje vamos ter a oportunidade de esclarecer as nossas dúvidas”, disse o prefeito.
Aguilar acrescentou que quando foi informado sobre a instalação da UTGCA e o Gasoduto, as providências foram tomadas com a disposição do CEPROLIN (Centro de Educação Profissional do Litoral Norte) para a realização de cursos de capacitação à população. “A administração fez de tudo para que a base viesse para Caraguá, até criamos uma comissão pró-gás para mais esclarecimentos do que vai acontecer ao longo da obra. Acredito que a base de gás será importante não só para Caraguá, mas para todo o Litoral Norte até mesmo para o Brasil. A administração vai fazer tudo que for possível para facilitar a construção do empreendimento e estaremos sempre à disposição”, enfatizou.
Para o Secretário Auracy Mansano Filho, o setor tem acompanhado todo o trabalho da Petrobrás desde o início, através de fóruns reivindicados pelos órgãos ambientais. “Não houve supressão do Parque Estadual e também foi feito o EIA/RIMA para a construção do túnel. A região precisa de questões como esgoto sanitário e água e uma equipe para que possa fiscalizar isso com denominação no Parque Estadual. A Petrobras veio na hora certa e é importante que exista o desenvolvimento sustentável e não o crescimento desordenado”, disse.
Durante o evento, o técnico do IBAMA fez uma explanação do papel do órgão em relação aos estudos ambientais tanto na construção da UTGCA quanto do Gasoduto e também falou sobre os estudos realizados nas duas áreas para que o meio ambiente não sofra os impactos do empreendimento. O processo ambiental teve início no dia 28 de julho de 2005 e prossegue até enquanto a unidade estiver em funcionamento.
De acordo com o Gerente de Implementação do Mexilhão, Márcio Ferreira Alencar, o licenciamento ambiental do empreendimento está dentro da lei 6938 de 29/08/81 Instituída na Política Nacional.
Alencar explicou que o Campo de Gás de Mexilhão vem da Bacia de Santos e tem capacidade para 6 milhões de metros cúbicos por dia e que a implantação do Projeto de Mexilhão pela Petrobras suprirá uma parte importante do mercado de gás natural na região sudeste, além de promover a redução da dependência do Brasil na importação do produto. Na unidade de Caraguá deverão ser produzidos 15 milhões de metros cúbicos de gás por dia para a indústria.
Em Caraguá serão produzidos o gás natural, que escoará pelo duto até Taubaté e de lá seguirá para Campinas/ Rio de Janeiro, o compensado (gasolina natural) que irá para a Transpetro em São Sebastião e o GLP (gás de cozinha), que será armazenado e depois transportado.
O técnico explicou todo o processo de construção do empreendimento e a Bióloga Fabrícia Massonic explicou passo a passo os estudos ambientais positivos e negativos que a UTGCA trará para a região e o Gasoduto, que além de Caraguá passará por Paraibuna, Jambeiro, São José dos Campos, Caçapava e Taubaté.
No final da audiência os presentes fizeram perguntas orais para os técnicos da Petrobras e do IBAMA, que responderam esclarecendo as dúvidas dos participantes. (Fonte: PMC)

Caraguá realiza “Encontro das Artes”
Todo o dinheiro arrecadado será revertido para as alunas participantes dos cursos. A exposição e venda acontecem também no feriado de 15 de novembro. Os comerciantes que desejarem comprar para revenderem também podem.

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade realizará de 6 a 16 de novembro, das 9h às 16h, o “Encontro das Artes” com o projeto de geração de renda “Feito aqui, feito por nós”. O evento acontece no Núcleo Integrado de Atendimento Social da Zona Sul e todo o dinheiro arrecadado será revertido para as alunas dos cursos.
O evento contará com exposições e venda de artesanato feito por 360 alunas da região sul do município, todas participantes do projeto, inclusive no dia 15, feriado de Proclamação da República.
Os artesanatos que serão expostos e vendidos foram confeccionados durante a realização dos cursos de geração de renda de arte em papel, biquíni, lingerie, bolsas e cintos, boneca de pano, bordados, estamparias, cabeleireiro, costura, crochê, tricô, customização, depilação, fuxico, manicure e pintura em tecido, ao todo são 16 cursos com duração de 10 meses.
De acordo com a coordenadora do projeto de Cooperativismo e Administrativo, Regina Inês dos Santos, ao se inscreverem nos cursos as alunas recebem orientação e visita de uma Assistente Social e também acompanhamento de um psicólogo. “A divisão do dinheiro arrecadado obedece alguns critérios como, por exemplo, a data de início nos cursos e freqüência nas aulas para que ninguém saia em desvantagem”, disse.
Regina acrescentou que o objetivo do projeto é realizar essa feira todos os anos, no mês de novembro, para que seja vendido todo o estoque confeccionado ao longo dos cursos. ”No próximo ano teremos novas alunas e novas peças, por isso venderemos tudo a preços bem acessíveis a todos os visitantes. Os comerciantes que desejarem comprar para revenderem também podem, só não confeccionamos por atacado, por ser um projeto de geração de renda, mas o nosso objetivo nos dias da exposição é vender tudo que tivermos”, completou.
Os cursos de geração de renda no Núcleo Integrado de Atendimento Social da Zona Sul acontecem de fevereiro a dezembro, e são encerrados com uma festa de natal para os participantes. Ao longo do ano as alunas participam de um ciclo de palestras, atendimento psicológico, Sócio-Educativo e de Cooperativismo, além disso, participam de feiras e eventos com a venda dos produtos confeccionados. Todo o material utilizado nos trabalhos é fornecido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social. O Objetivo é que ao final dos cursos, as participantes possam trabalhar em forma de cooperativa. “Este ano foi montada a cooperativa Casa do Artesanato, porém não oficial por não ter 20 pessoas no projeto, ela foi desfeita devido aos gastos e no ano que vem pretendemos retomar o projeto, disse Regina”.
Sob a coordenação da Assistente Social Deise Romagnolo, o projeto abrirá novas inscrições na segunda quinzena de janeiro de 2007 e as aulas iniciarão na primeira semana de fevereiro. “As alunas que já participam do projeto poderão se inscrever, desde que em outro curso que ainda não participaram”, finalizou Regina. (Fonte: PMC)

Pró Bandas chega à Caraguatatuba nos dias 11 e 12 de novembro
Maior Conservatório da América Latina levará aulas gratuitas a músicos de Caraguatatuba e região dias 11 e 12 de novembro. Faça já sua inscrição na Fundacc.

Caraguatatuba - A cidade de Caraguatatuba será uma das seis únicas a receberam neste ano o projeto Pró Bandas. O evento acontece dias 11 e 12 de novembro, no Ceprolin – Centro de Educação Profissional do Litoral Norte.
O projeto será realizado em parceria com a Prefeitura Municipal e a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, que disponibilizou suas dependências e estrutura para recebimento e acomodação da equipe de professores.
A série de aulas, abertas a músicos de qualquer idade de Caraguatatuba e região, serão realizadas nos dias 11 (das 8h30 às 12h e das 14h às 18h) e 12 de novembro (das 8h às 12h). Serão oferecidas aulas de regência, flauta, clarineta, saxofone, trompete, trombone, tuba e percussão. As aulas serão ministradas pelo maestro José Antonio Pereira e pelos professores Anselmo Silva, Lindemberg Silva, Fábio Xavier da Silva, João José Xavier da Silva, Alan de Lima Palma, Silmar Canuto Machado e Agnaldo Silva.
Para participar das aulas, que dão direito a certificados, basta se inscrever pelos telefones (12) 3883-3727 e 3883-7555. As inscrições, que já estão abertas, poderão ser feitas também no Ceprolin.
O projeto - Criado em 1997 pela Secretaria da Cultura e Conservatório de Tatuí, o projeto consiste numa série de oficinas e aulas técnicas e visa difundir a música e “alimentar” as bandas com material atualizado.Todas as atividades são gratuitas. Além de Caraguatatuba, somente Presidente Epitácio, Itatiba, Assis, Lorena e Franca receberão o projeto neste ano.
“Até onde a memória alcança e os documentos registram, as bandas são as mais antigas instituições musicais do país. Na maioria das vezes, estas eram formadas por músicos abnegados e apaixonados pela arte musical. Foi para manter essa paixão musical e a democrática difusão dessa arte por todo o Estado de São Paulo é que foi criado o Pró Bandas”, diz o coordenador do projeto Antonio Carlos Neves Campos.
A iniciativa, do Governo do Estado de São Paulo e Conservatório de Tatuí, vem aprimorando as técnicas e alimentando as bandas dos municípios paulistas. Por meio do projeto, professores coordenam aulas técnicas nos municípios. Eles oferecem aprimoramento, os músicos recebem a experiência dos professores da maior escola de música da América Latina e os municípios ganham bandas com mais vida.
Consolidado como um dos mais sérios e importantes projetos culturais voltados para as atividades desenvolvidas pelas bandas de música, o Pró Bandas - Programa de Apoio às Bandas, desde 1997, já atendeu a mais de 15 mil músicos, em 88 municípios.
Neste ano, além de repetir a série de aulas técnicas e enriquecimento cultural, o projeto se prepara para completar uma década de vida. Nesse período em que professores e maestros passam a interagir com dezenas de grupos de municípios de todo o interior do Estado de São Paulo, a reestruturação do projeto também será iniciada. Assim, as oficinas do Pró Bandas também servirão para a coleta de informações que embasarão a nova versão do projeto, que entrará em funcionamento no ano de 2007. Ferramentas na internet que possibilitem a troca de informações, acompanhamento do projeto e difusão das bandas estão entre os principais objetivos a partir do próximo ano.
Além de ajudarem a melhorar o projeto, os municípios envolvidos no Pró Bandas neste ano de 2006 terão, como resultado, a consolidação das informações técnicas e musicais apresentadas nas áreas de instrumentos e regência mostradas por seus músicos e bandas. Para os músicos espalhados por todo o interior paulista, o projeto representa oportunidade de aprimoramento e, para as comunidades onde vivem, facilidade de acesso à cultura e boa música.
Informações também são obtidas no Conservatório de Tatuí, pelo e-mail comunica@cdmcc.com.br ou pelo telefone (15) 3251-4311. (Fonte: Fundacc)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Nova ponte de Cambury será concretada nesta sexta

São Sebastião - A obra da nova ponte de Cambury, na Costa Sul de São Sebastião, terá mais uma etapa nesta sexta-feira (03/11). A empresa contratada pela Prefeitura fará a concretagem das vigas entre uma cabeceira e outra.
Após ter passado pelo período de secagem, as vigas de ferro e concreto foram instaladas por um guindaste há aproximadamente uma semana sobre o rio. Esta obra atende uma antiga reivindicação da comunidade, já que antiga ponte de madeira com mão única será substituída por uma estrutura de concreto de mão dupla, possibilitando a passagem de dois veículos ao mesmo tempo, assim como maior segurança aos pedestres e ciclistas.
Ao todo, a ponte terá 34m de comprimento por 9,60 metros de largura e irá beneficiar moradores e turistas. Faz parte do pacote de obras orçado em R$ 11 milhões, lançado nas comemorações de 370 anos de emancipação político-administrativa, em março deste ano. Entre as obras do pacote destacam-se a urbanização do aterro da Rua da Praia, a retificação da curva do Topovaradouro e também o enrocamento da orla da Rua da Praia.
A urbanização do aterro segue em ritmo acelerado. A 1ª fase que será entregue entre o fim de novembro e início de dezembro contempla: pista de caminhada e ciclovia, praça de eventos, banheiros, quadra poliesportiva, quadra de tênis, pista de skate e campo de beach soccer, sala de informações turísticas, parquinho infantil, além dos primeiros decks. (Fonte: PMSS)

Em fase estrutural, obra da nova escola de Boiçucanga já está no 2º piso

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento, trabalha na construção da nova escola de Boiçucanga, na Costa Sul. O investimento da Secretaria de Educação é de R$ 1.362.714,29 e o prazo de entrega é de 180 dias.
A obra começou em junho e a empresa responsável pela execução dos serviços é a Coplem, que trabalha na fase estrutural. Atualmente, os funcionários da empreiteira já estão no 2º piso (colunas e paredes).
A nova unidade fica bem ao lado da Escola Municipal “Guiomar Aparecida Conceição Souza” e do ginásio municipal de Boiçucanga. O prédio terá 10 salas de aula, refeitório, salas de administração, banheiros, cozinha e pátio. Tudo isso estará dividido em dois pavimentos.
De acordo com a Secretaria de Obras e Planejamento, a escola estará totalmente adequada à Lei de Acessibilidade. Por isso, a nova unidade contará com rampas, banheiro adaptado e elevador.
A idéia é que, posteriormente, o ginásio de esportes de Boiçucanga esteja integrado à nova escola. A nova escola resultará em um melhor atendimento aos estudantes do bairro. (Fonte: PMSS)

Prefeitura decreta ponto facultativo para a próxima sexta-feira

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, em razão do feriado de Finados lembrado nesta quinta-feira (2/11), decretou ponto facultativo em todas as repartições públicas municipais na sexta-feira (3/11).
A população não será prejudicada. Os serviços essenciais como prontos-socorros, coleta de lixo, limpeza urbana e creches municipais funcionarão normalmente.
Para mais informações, o interessado pode consultar o decreto 3534/2006, assinado pelo prefeito Dr. Juan Garcia, no site da Prefeitura (www.saosebastiao.sp.gov.br) ou entrar em contato pelo telefone (12) 3891-2000. (Fonte: PMSS)

Creche Adriana Vasques Fernandes promove palestra para pais

São Sebastião - A Creche Adriana Vasques Fernandes, da Topolândia, promoverá nesta quarta-feira (1º/11), a partir das 16h30, a palestra “Limites”, que será proferida pela psicopedagoga da rede municipal Ivana Molica.
Segundo a diretora da unidade Laís Moura, por meio de vídeos e debates, a convidada falará sobre os problemas que os pais têm com os filhos e as dificuldades para conseguir solucioná-los ou mesmo impor limites. “Ela tem muita experiência e está sempre se atualizando sobre as novas teorias”, declarou Laís sobre o convite feito à psicopedagoga.
O evento estará aberto para a participação de toda a comunidade. A Creche Adriana Vasques Fernandes fica na rua Antônio Pereira da Silva, 140. Mais informações pelo telefone (12) 3892-4866. (Fonte: PMSS)

São Sebastião participa de conferência nacional sobre Educação Profissional

São Sebastião - O chefe de divisão do Centro Integrado Profissionalizante (CIP) de São Sebastião, Fábio Pereira, participará de domingo até quarta-feira (5 a 8/11) da 1ª Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, que abordará o tema “Educação profissional como estratégia para o desenvolvimento e a inclusão social”.
Conforme explicou Pereira, no segmento ‘Governo’ apenas ele e um funcionário da Prefeitura de Santo André representarão o Estado de São Paulo no evento. “Recebi um convite para participar da 1ª Conferência Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de São Paulo do presidente da comissão de organização, Almério de Araújo, e compareci. Lá foi realizada uma votação e fui eleito o delegado do eixo temático III, que trata da “Organização Institucional e o Papel das Instâncias de Governo e da Sociedade”. Por ser delegado, Pereira estará agora na Conferência Nacional.
O evento será realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Todas as despesas dos participantes serão pagas pelo Ministério da Educação, promotor do encontro.
De acordo com o Ministério da Educação, a 1ª Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica tem como objetivo estabelecer diretrizes e definir políticas públicas para esta modalidade de ensino, visando à consolidação de ações efetivas que redundem no aperfeiçoamento da democracia, na melhor qualificação do cidadão, jovem ou trabalhador, na redução das desigualdades sociais e na sua participação como agente de transformação para construir o desenvolvimento do Brasil. (Fonte: PMSS)

São Sebastião disputa semifinais na Livovali

São Sebastião - Os meninos da categoria mirim do vôlei sebastianense se classificaram no último sábado (28/10) para as semifinais da Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte (Livovali) sobre a equipe de Ubatuba, na casa do adversário.
A disputa entre São Sebastião e a vizinha Ubatuba encerrou em 3 sets a 2 com parciais de 25 a 17 para São Sebastião, 25 a 14 para o adversário, 25 a 15 para a equipe sebastianense, 25 a 21 para os ubatubenses e para encerrar, um tie-break apertado com o placar de 15 a 12 para São Sebastião.
Com os resultados São Sebastião encerrou a primeira fase em segundo lugar, atrás de São José dos Campos. Nas semifinais, a cidade enfrenta Pindamonhangaba no sistema play off, ou seja, são três partidas para definir o classificado para a final ou quem vencer as duas primeiras partidas estará automaticamente na final.
Segundo o técnico Milson Pereira da Silva Júnior a equipe tem grandes chances de chegar à final. “Já enfrentamos Pinda e perdemos o primeiro jogo porque estávamos formando o time. Agora temos uma equipe totalmente diferente e que melhorou ao longo do campeonato”, explica.
Júnior acrescenta que a equipe está melhor estruturada tecnicamente e preparada para o desafio. “Tanto que encerramos a primeira fase à frente de Pinda, em terceiro, porque temos um maior número de vitórias”, ressalta.
Para que a equipe se saia melhor, o técnico e seu assistente Fernando não vão dar descanso durante o feriado prolongado de Finados. “Para que não fiquem muito tempo sem bola, vou marcar treinos durante o feriado”, conta.
Na primeira fase, São Sebastião venceu São José, perdeu para Pinda, foi derrotado para Taubaté, e venceu Jacareí, Mogi das Cruzes e por último Ubatuba. Se derrotar Pindamonhangaba nas semifinais, São Sebastião enfrenta Taubaté ou São José.
Os atletas que compõem a equipe são: Neilor (capitão), André, Bebeto, Leonardo, Jorginho, Elifas, Saul, Rafael, Danilo, Alexandre, Gustavo, Bruno e Pedro. (Fonte: PMSS)

V Olimpíadas dos Servidores traz Gincana de Arrecadação Solidária

São Sebastião - A V Olimpíadas dos Servidores da Prefeitura de São Sebastião traz uma nova competição para as secretarias e Câmara Municipal. A nova prova é a Gincana de Arrecadação Solidária, onde os departamentos deverão arrecadar a maior quantidade de pacotes de macarrão do dia 6 a 10 de novembro, data da abertura oficial do evento.
A coleta renderá pontos no quadro de medalhas para a secretaria campeã e os pacotes de macarrão serão doados ao Fundo Social de Solidariedade.
Nesta terça-feira (31/10), inicialmente as disputas no ginásio José de Souza Gringo serão do vôlei. Às 19 horas, servidoras da Secretaria de Fazenda (Sefaz) e de Saúde se enfrentam.
No masculino, logo em seguida, às 19h30, Educação (Seduc) e Obras e Planejamento em parceria com Meio Ambiente (Seop/Semam) fazem o confronto. Às 20 horas, Secretaria de Serviços Urbanos (Sesub) e Sesau encerram o dia.
As competições das Olimpíadas dos Servidores iniciaram na última sexta-feira (27/10) com três jogos de basquete. No feminino a Seduc venceu a Sefaz por 48 a 5.
Já no masculino, duas disputas marcaram a noite: Seop/Semam vencendo a Secretaria de Administração (Secad) por 36 a 8 e encerrando a noite, um jogo disputadíssimo entre Seduc e Sefaz, mas quem levou a melhor foi a Educação com 23 pontos contra 20 da adversária.
Segundo o diretor de esportes, José Reis de Jesus da Silva, a abertura do evento acontece no dia 10 de novembro, no entanto, as competições prosseguem ao longo da próxima semana. “Organizamos uma grande festa para os servidores, por isso a abertura acontece somente em novembro. Os jogos iniciaram antes como parte das comemorações do Dia do Servidor Público, celebrado no último sábado (28/10)”, explica.
As Olimpíadas - Diversão, integração e saúde. As V Olimpíadas dos Servidores deste ano reúnem mais de 600 atletas defendendo a camisa da sua secretaria em 16 modalidades diferentes. A Secretaria de Esportes pretende repetir o sucesso do ano passado realizando muita festa em comemoração ao Dia do Servidor Público, dia 28 de outubro.
Segundo a secretária de Esportes, Raquel Buzi, com a realização das Olimpíadas dos Servidores a Seesp alcança o objetivo dos Recursos Humanos proposto pela administração. “Além da integração, sociabilização e diversão, o evento promove o espírito de equipe”, conta.
Outro objetivo da secretaria, de acordo com Raquel, é o incentivo à prática esportiva. “O intuito é tornar a prática do esporte um ato rotineiro para promover a saúde dos servidores. As Olimpíadas vêm estimular isso!”, explica. Todas as secretarias, exceto a Seesp, participam do evento.
Confira abaixo os jogos de amanhã (1º/11):
Modalidade – Futsal
19h. feminino –Sectur X Segov/Segur
19h30 masculino – Seop/Semam X Segov/Segur
20h – Seduc X Sesub
(Fonte: PMSS)

Alunos de São Sebastião visitam escritor Maurício de Souza

São Sebastião - Como parte do projeto “Chronos: o tempo em nossas mãos!”, realizado pelas professoras Giovana Flávia de Oliveira e Zenira Salim da Silva, os alunos das 7ª séries da EM Profª Maria José da Penha Frúgoli, na Enseada, participaram na última quarta-feira (25/10) de uma viagem ao Parque da Turma da Mônica, em São Paulo.
A programação contou com brincadeiras pelo Parque e entrevista feita pelos alunos com o escritor Maurício de Souza. Eles também ganharam autógrafo do criador da Turma da Mônica e seus amigos.
“O escritor preparou uma surpresa para nossos alunos e, na hora das fotos, quando todos já estavam posicionados, chamou toda a turma da Mônica para completar o ‘cenário dos sonhos’ que havia sido montado no palco, atrás das crianças”, comentou a professora Giovana.
Os alunos assistiram ainda a uma peça de teatro sobre o sistema solar. “Os alunos foram elogiados pelo excelente comportamento durante todo o dia, e em especial na hora do lanche, no refeitório”, comentou a professora Giovana.
O projeto “Chronos: o tempo em nossas mãos!” trabalha com tirinhas, gibis e todos os gêneros discursivos do jornal com os estudantes, com esse aprendizado adquirido, eles confeccionaram jornais como final das atividades. Participaram da viagem os alunos das 7ª séries C, D, E e F. A continuidade do projeto segue agora com a transcrição da entrevista e a elaboração do jornal com as atividades realizadas durante todo o segundo semestre, que serão realizadas durante as próximas aulas de Língua Portuguesa. (Fonte: PMSS)

São Sebastião prepara eventos para o verão 2007

São Sebastião - Visando a alta temporada de verão e férias escolares, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp) prepara uma maratona de eventos da Costa Norte à Costa Sul para agitar moradores e turistas que visitarem a cidade. O objetivo é levar às pessoas entretenimento, diversão e relaxamento.
A iniciativa visa atender todas as faixas etárias com atividades físicas e esportivas adequadas a cada idade. De acordo com a Seesp, os eventos terão início no primeiro fim de semana de janeiro de 2007.
Entre as atividades previstas estão arenas esportivas e recreativas. A estrutura será composta por vôlei de praia, futvôlei, tamboréu, peteca, frescobol, beach soccer, handbeach, basquete e malha. Na recreação, haverá atividades desenvolvidas na areia e na água como gincanas, aulas de vela, caiaque e escultura na areia.
De acordo com a secretária de Esportes, Raquel Buzi, os eventos dos finais de semana serão realizados nas praias do município, enquanto que durante a semana a Seesp proporcionará para diversas escolas e praças, um projeto em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), chamado inicialmente de “Esporte nas férias”.
“Vamos aproveitar o potencial de cada praia nos finais de semana para desenvolver esportes como o Kitesurf na Costa Norte, a Vela e o Tamboréu na região central, por exemplo”, destacou Raquel.
Para mais informações, o interessado pode entrar em contato com a Seesp através do telefone (012) 3892-6257 ou enviar um e-mail para seesp@saosebastiao.sp.gov.br.
Programação
Confira abaixo as praias que estão programadas para receber o evento
6 e 7/01 – Enseada
13 e 14/01 – Pontal da Cruz
20 e 21/01 – Barequeçaba
27 e 28/01 – Boiçucanga
3 e 4/02 – Boracéia
(Fonte: PMSS)

"Não sou feliz, mas tenho marido", traz Zezé Polessa para o Teatro Municipal

São Sebastião - O Teatro Municipal de São Sebastião recebe entre os dias 10 e 12 de novembro, a partir das 21h, a peça “Não sou feliz, mas tenho marido”, um monólogo estrelado pela atriz Zezé Polessa que pretende divertir e encantar o público. A peça faz parte da programação especial do “mês do teatro e do vídeo” da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).
Zezé dá voz à Viviana, mulher casada há 27 anos, que, finalmente, consegue realizar um grande sonho: lançar o seu livro “Não sou feliz, mas tenho marido”. Durante uma coletiva de imprensa, com muitas perguntas dos jornalistas, ela vai falando de seu casamento. Não deixam de ser abordados, de forma muito bem humorada, temas comuns a qualquer casal, como a falta de diálogo, a compra da casa de veraneio, a paixão do homem pelo automóvel e a temida chegada da fatura do cartão de crédito.
A personagem é uma mulher contemporânea, que, com muito humor e vivacidade, vai chamando mulheres e homens, casados e não casados, à (des)razão da vida. A personagem chama a atenção do público com problemas que acontecem na vida do ser humano como a falta de um vestido adequado para ir a uma festa e a compra de alimentos no supermercado, mas sempre falta alguma coisa na despensa.
O valor do ingresso varia de acordo com o dia. Com a doação de um quilo de alimento não perecível, de preferência arroz ou feijão, haverá desconto de 20% sobre o valor do mesmo. Os donativos serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade.
Em São Sebastião haverá três exibições da peça. Na sexta-feira (10/11) e no domingo (12/11) os ingressos custarão R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia entrada). Com a doação de um quilo de alimento não perecível os preços variam entre R$ 40 e R$ 20. No sábado (11/11) a entrada custará R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia entrada). Doando um alimento, os preços ficam em R$ 48 e R$ 24.
O Teatro Municipal fica localizado na Rua Dr. Altino Arantes, número 2, no Centro de São Sebastião. Informações podem ser obtidas através dos telefones (12) 3892-2620 ou 3892-4489. (Fonte: PMSS)

Unimódulo entrega doações ao Fundo Social de Solidariedade

São Sebastião - O Centro Universitário Unimódulo, representado pela coordenadora do setor de extensão, Tânia Cristina Lemes Soares, entregou ao Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião, representado pela presidente Rosa Maria Mota, uma grande doação de alimentos referente ao evento “4ª Semana das Profissões”, realizado no Tebar Praia Clube no dia 17 de outubro. Foram arrecadados em troca do ingresso, leite, arroz, macarrão e feijão dos alunos do Ensino Médio das escolas estaduais e particulares do município. (Fonte: PMSS)

Alunos do Projeto Garoçá e Arteiro comemoram Dia do Halloween

São Sebastião - Os alunos do Projeto Garoçá e Arteiro, desenvolvidos pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento (Setradh), realizaram nesta terça-feira, (31/10) uma festa comemorativa ao Dia do Halloween.
A sede do projeto foi decorada com muitos morcegos, abóboras e bruxas desenhadas pelas crianças, que estavam vestidas com fantasias que elas mesmas confeccionaram ao longo do mês.
De acordo com a coordenadora do Projeto Garoçá e Arteiro, Maria Inez Zanardi, o tema foi trabalhado com as crianças durante as aulas, com o objetivo de mostrar culturas que não são tipicamente brasileiras. (Fonte: PMSS)

Costa Sul recebe primeiro conjunto de moradias populares
Os 30 sobrados serão construídos pela CDHU após convênio com a Prefeitura de São Sebastião

São Sebastião - A Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU) iniciou nesta terça-feira (31/10), as obras para a construção de 30 casas populares na Vila Tropicanga, em Boiçucanga, na Costa Sul e São Sebastião. Esse será o primeiro conjunto habitacional na região. As casas, em estilo sobrado, serão sorteadas aos inscritos.
Hoje, a construtora Ximango, vencedora da licitação, iniciou as obras. Foram colocadas as placas informativas da construção. A previsão é que as casas sejam entregues dentro de 12 meses. O investimento é de R$ 925.955,00.
De acordo com a chefe da Divisão de Habitação, Cláudia Lima Pereira de Castro, cada unidade habitacional terá dois quatros, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. “O modelo a ser executado permite que o futuro morador até amplie o imóvel posteriormente”, disse Cláudia.
Os imóveis serão construídos em um terreno de 4.800 metros quadrados e terão toda a infra-estrutrura como água e energia elétrica. Os valores que caberão aos moradores ainda não foram definidos.
De acordo com Cláudia de Castro, esse é o primeiro conjunto habitacional a ser construído na Costa Sul de São Sebastião. Há pelo menos duas gestões o projeto foi apresentado na CDHU, mas só agora o prefeito Juan Garcia conseguiu a liberação do órgão estatal. (Fonte: PMSS)

Prefeito entrega às polícias Civil e Federal e à Justiça dossiê contestando reportagens

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, protocolou na tarde desta terça-feira, 31 de outubro, um dossiê com todas as informações e questionamentos levantados na imprensa sobre o Plano Diretor Participativo da cidade.
O documento foi entregue ao juiz de São Sebastião, Guilherme Kirshner, ao promotor de Urbanismo e Habitação, Bruno Márcio Azevedo, ao promotor da Cidadania, Luiz Fernando Guedes, ao delegado da Polícia Federal, José Pinto de Luna, e ao delegado seccional do Litoral Norte, José Francisco Rodrigues Filho.
“É de sumo interesse a apreciação visceral e apuração minuciosa dos fatos a fim de que se comprove a absoluta inverdade das proposições publicadas em exagerada redundância em um jornal de circulação nacional”, esclarece o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia.
Ainda segundo o prefeito, “é válido ressaltar que muitas das denúncias já foram objetos de apuração na mais alta Côrte da Justiça Eleitoral com unânime absolvição do Tribunal Superior Eleitoral.”
No documento, o prefeito cita estranhar que o jornal, por vários dias seguidos, registrou matérias baseadas em denúncias conjeturais advindas de fonte desprovida de provas e com interesses manifestamente políticos.
Ainda no dossiê, o prefeito relembra o clássico caso da Escola Base, em que os proprietários foram retaliados pela sociedade face ao massacre de denúncias falsas e conjeturais produzidas pela imprensa que hoje deve milhões de reais em indenizações aos denunciados então julgados inocentes pela Justiça.
Segundo o prefeito, a fonte das denúncias publicadas pelo jornal é o vice-prefeito de São Sebastião, que faz oposição ao seu governo e, portanto, sucessor natural do cargo na hipótese de afastamento, fato que no mínimo inspira suspeição.
O documento, com mais de 50 páginas, contém a contestação de todas as reportagens do jornal de circulação nacional, bem como documentos que provam inverdades levantadas pelos repórteres, como por exemplo, a compra de áreas de um grupo português na vizinha Caraguatatuba, mas cuja legenda diz que está em São Sebastião.
O prefeito finaliza que, “todavia, as reportagens que se seguiram, revelam má-fé do jornal que se demonstrou tendencioso e parcial ao apresentar matérias que não reproduziram as respostas enviadas por minha assessoria de imprensa”. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Mundial de Surfe atraiu diferentes mídias para Ubatuba
Ubatuba foi destaque na mídia durante toda a semana

Ubatuba - A realização da etapa do Circuito Mundial de Surfe em Itamambuca trouxe para Ubatuba um grande número de profissionais envolvidos com os diferentes tipos de mídia. Emissoras de TV, jornais, revistas, websites, rádios, enfim, toda a imprensa envolvida com o mundo do esporte e turismo se deslocou para Ubatuba a fim de divulgar para todo o país o andamento do campeonato que reuniu 192 surfistas de 14 países durante a última semana em Itamambuca.
A organização do evento destinou uma área exclusiva para a imprensa, onde durante os últimos dias do campeonato os repórteres disputavam um espaço para conseguir as melhores fotos, entrevistas e filmagens. A Rede Vanguarda, afiliada da Rede Globo na região, deu ampla divulgação ao evento, com cobertura diária e gravação de um programa especial, o Vanguarda Mix. TV Band, SPORTV, TV Iperoig, Revista Fluir, Site Waves, V News, Imprensa Livre, Gazeta Radical, 89 FM, Vale Paraibano, Jornal Agito Ubatuba, entre outros veículos, acompanharam o Onbongo Pro Surfing e divulgaram os resultados e, conseqüentemente, a beleza da cidade e sua estrutura para receber grandes eventos.
Vantagens para o município - O fato de Ubatuba ter sido o centro das atenções do mundo do surfe durante a última semana favorece o município como um todo. Para o prefeito Eduardo Cesar, o Mundial de Surfe trouxe para Ubatuba turismo de qualidade. “Este é o turismo com o qual tanto sonhamos, aquele que traz para a cidade pessoas que respeitam o meio ambiente, que se hospedam aqui e investem para que suas estadias sejam as mais agradáveis. Os comerciantes ficam satisfeitos, os hotéis e pousadas recebem um bom número de hóspedes e o que é mais importante: Ubatuba vai se fixando como destino turístico de nível elevado”.
O prefeito, que recebeu diversos elogios pela volta de uma etapa do WQS para Ubatuba, depois de dez anos sem um campeonato de surfe de nível internacional, ressalta a importância de a cidade estar preparada para receber todo o tipo de turista: “a receptividade é essencial. O turista tem todo o direito de ser bem recebido e nós temos o dever de recebê-lo bem. Assim vamos nos firmando como cenário para grandes eventos, como é o caso do Onbongo Pro Surfing, que fez com que Ubatuba estivesse em destaque na mídia nacional e internacional durante toda uma semana. Os resultados do investimento da prefeitura neste evento são indiscutíveis”, comemorou Eduardo Cesar. (Fonte: PMU)

Nova ala da Santa Casa de Ubatuba será inaugurada nesta sexta-feira
O prédio da nova ala irá abrigar clínica médica e UTI; no total serão mais 30 novos leitos para a Santa Casa

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, em conjunto com a Secretaria Estadual da Saúde e o Ministério da Saúde, inauguram, nesta sexta-feira, 3 de novembro, o prédio da nova ala da Santa Casa de Misericórdia da Irmandade Senhor dos Passos de Ubatuba. A solenidade contará com a presença do secretário adjunto estadual de Saúde, Ricardo de Oliveira e terá início às 10 horas.
A nova ala da Santa Casa compreende uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), com capacidade para dez leitos; duas salas de isolamento para pacientes com doenças infecto-contagiosas e uma clínica médica com nove quartos. No total, serão mais 30 novos leitos para a Santa Casa de Ubatuba.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcos da Silveira Franco, a busca por recursos e a implementação dessa obra na Santa Casa justifica-se por três razões principais: a carência dos serviços de UTI no município para atender casos graves, aliada à falta de vagas em outros municípios; o grande número de pessoas que vêm para Ubatuba na temporada e conseqüente aumento de acidentes e, por último, a adequação necessária para habilitar o município a fazer neurocirurgias.
A construção da nova ala da Santa Casa reuniu esforços e verbas da Prefeitura, do Governo Estadual e do Ministério de Saúde. No total foram investidos cerca de R$ 1 milhão. O prefeito Eduardo Cesar afirma que essa parceria está resultando em um grande avanço para Ubatuba. "A Santa Casa de Ubatuba poderá contar com novas e importantes ferramentas para salvar vidas. Desde que assumimos a administração de Ubatuba uma das nossas maiores preocupações era a transformação do sistema de saúde no município. Hoje estamos conseguindo unir forças e proporcionar um atendimento mais digno à população ubatubense".
Mudanças e reformas - Desde que assumiu a Santa Casa, no início de novembro de 2005, a Prefeitura de Ubatuba, por meio da secretaria municipal de Saúde, em parceria com os governos estadual e federal, vem realizando reformas em todo o prédio e mudanças na estrutura de funcionamento do hospital.
Entre as diversas mudanças, a Sala de Urgência passou por uma completa reestruturação. Onde antes havia apenas um leito, uma bomba de fusão e um cardioversor, foram instalados quatro novos conjuntos de equipamentos. O secretário de Saúde, Marcos da Silveira Franco relata que quando aconteciam acidentes graves envolvendo mais de três pessoas, era comum perder pacientes.
Além disso, toda a área do Pronto Socorro foi azulejada e reformada. Trocou-se o telhado e o piso e melhorou-se a iluminação. As mesas dos consultórios foram substituídas por bancadas de granito, que proporciona melhor higienização. A cozinha foi completamente reformada e os funcionários possuem agora um novo refeitório.
Novas mudanças estão previstas para começar ainda este ano. A lavanderia e a sala de esterilização, que hoje funcionam dentro da Santa Casa, terão um prédio próprio, liberando espaço para se implantar um consultório de pediatria. O número de salas cirúrgicas poderá ser triplicado, reservando, inclusive, uma sala somente para a maternidade. (Fonte: PMU)

Vôlei mirim feminino de Ubatuba está nas semifinais da Livovali

Ubatuba - A equipe de vôlei mirim feminino conseguiu classificação para a fase semifinal da Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte (Livovali). No último sábado, 28, venceu a equipe de Taubaté por três sets a zero (25/15, 25/12 e 25/12). Com o resultado Ubatuba se classificou em segundo lugar e agora enfrenta Jambeiro, por uma vaga na final. A primeira partida acontece quinta-feira, 2, às 11 horas no Ginásio Esportes Tubão; no dia 15 a partida será em Jambeiro e se necessário a partida desempate será realizada em Ubatuba, no dia 16.
Masculino fora da disputa de medalhas - Já a equipe mirim masculino de Ubatuba não lutará pelo título em 2006. No sábado, 28, foi derrotada em casa pelo time de São Sebastião por 3 sets a 2 (17/25, 25/14, 15/25, 25/20 e 12x15) e terminou na quinta posição na fase de classificação, empatada com Taubaté no número de pontos, porém foi eliminada no saldo averege (Taubaté venceu 12 sets contra 11 de Ubatuba na fase classificatória). (Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba entrega obras na área de educação

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da secretaria de Educação, entrega à população nesta quarta-feira, 1º de novembro, a reforma e adequação de três unidades escolares. Às 9 horas a comunidade da Picinguaba recebe a reforma da escola Iberê Ananias Pimentel. A principal mudança pode ser vista no pátio interno, onde foram retiradas vigas que atrapalhavam as atividades dos alunos e troca do piso. Os banheiros dos alunos também passaram por uma mudança geral e foi construído um banheiro para portadores de necessidades especiais. A cozinha também foi ampliada, e agora conta com dispensa para alimentos e almoxarifado. As janelas de madeira foram substituídas por de alumínio e o prédio recebeu uma nova pintura. Atualmente a escola Iberê atende a 122 alunos do Jardim 1 à 4ª série.
No período da tarde, às 15 horas, será entregue a Creche da Estufa 2, na praça Maracanã.
O prédio, que conta com duas salas e refeitório, foi totalmente reformado: as salas foram ampliadas; novas janelas foram colocadas para melhorar a iluminação e ventilação; o telhado foi reparado e todo o prédio pintado. A creche tem capacidade para abrigar 95 crianças.
Em seguida, às 17h, a comunidade do Ipiranguinha recebe o CEI – Centro de Ensino Infantil – parceria da Prefeitura com o Instituto Aryran. O CEI Ipiranguinha atende 43 crianças de 0 a 2 anos, em período integral em ambientes decorados de acordo com as atividades: cantinho da leitura, cozinha, tanque de areia, circuito para velocípedes, roda de conversas, área da fantasia, brinquedoteca, entre outras áreas.(Fonte: PMU)

Bairros Umuarama e Sumaré recebem Unidades de Saúde da Família

Ubatuba - Mais duas Unidades de Saúde da Família foram entregues à comunidade nesta terça-feira, 31. Desta vez, os bairros Umuarama e Sumaré foram beneficiados com os postos, que proporcionam à população uma série de serviços de atendimento e prevenção de doenças. As inaugurações fazem parte da série de eventos relativos ao aniversário da cidade, que foi comemorado no dia 28. Com as inaugurações desta terça-feira, a Prefeitura completa um total de sete unidades implementadas em menos de dois anos de gestão.
As Unidades de Saúde da Família proporcionam hoje à comunidade, serviços de pronto-atendimento a pacientes da região, programas especiais para diabéticos, hipertensos, gestantes e crianças, bem como projetos que visam a saúde e a prevenção de doenças. Todas as unidades são dotadas de consultório médico, sala de vacina, sala de curativo e sala de reuniões para a comunidade. Para cada unidade, existe uma equipe formada por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares e seis agentes de saúde da família.
Tratamento amoroso - Uma das estratégias da Prefeitura para melhorar o sistema de saúde municipal é colocar unidades em 100% dos bairros da cidade. Segundo a presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comus), Guaracira Santos, essa proposta foi totalmente apoiada pelos membros do Comus. Ela conta que antigamente, os médicos costumavam conhecer todas as famílias da cidade. "Acho importante esse tratamento próximo e amoroso que as unidades de saúde possibilitam. Além disso, os trabalhos de prevenção que são realizados evitam gastos e desgastes posteriores com tratamentos. Estamos no caminho certo para a construção de uma cidade saudável".
A enfermeira da Unidade de Saúde da Família Sumaré, Andréia Klopfer, conta que para os moradores desse bairro, o fato de ter um atendimento exclusivo e próximo é muito importante. "Os moradores dão muito valor ao nosso trabalho, porque sabem que nós estamos aqui só para atendê-los".
Andréia, que já trabalhou em outras unidades, conta que cada bairro tem sua rotina. "Em bairros mais carentes, percebemos maior incidência de meninas grávidas e desnutrição. Aqui, pelo fato da população ser composta principalmente por idosos, temos muitos pacientes hipertensos e diabéticos. Esse trabalho voltado para a população é importante por isso: nós conseguimos nos adequar às necessidades deles".
Continuidade e participação - Com a implementação dessas novas unidades, o secretário de Saúde, Marcos da Silveira Franco, afirma que metade do trabalho foi concluída. "A outra metade da nossa missão é proporcionar condições técnicas para resolver problemas e necessidades da população".
Para o prefeito Eduardo Cesar, a participação de entidades como o Comus colabora sensivelmente com o avanço das questões inerentes à população. "Nós precisamos da união de pessoas que estejam dispostas a ajudar nessa grande obra que é trazer cada vez mais qualidade de vida, orgulho e auto-estima para a população ubatubense. Um governo se faz com o trabalho, não só da equipe da prefeitura, mas também da Câmara, da sociedade e das entidades. O trabalho conjunto é a fórmula para construir a cidade que sonhamos".
(Fonte: PMU)

Comerciantes de Ubatuba participam de curso de manipulação de pescados
A capacitação foi promovida numa parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), o Ministério de Agricultura, Pesca e Abastecimento e a Ong Mar Vivo, com apoio da Fundart

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento e o Ministério de Agricultura e Pesca promoveu, no último dia 24, um curso de manipulação de pescados, voltado para comerciantes, donos de peixarias, quiosques e restaurantes. Cerca de 30 pessoas participaram desta segunda edição do curso, que aconteceu no auditório da Fundart. O objetivo da capacitação, segundo os organizadores, é inserir as boas práticas de manipulação de pescados no cotidiano das pessoas que trabalham com esse tipo de produto.
Ao todo, foram 8 horas de um curso intensivo que tratou de assuntos diversos, como: perigos de contaminação química, biológica e física, doenças transmitidas por alimentos, boas práticas de armazenamento, conservação, limpeza e manipulação, tratamento ao cliente.
Para a secretária da Smapa, Valéria Gelli, o objetivo do curso foi proporcionar aos profissionais da área informações capazes de agregar valor aos produtos que eles comercializam. "Nós estamos desenvolvendo diversas atividades para fazer com que a agricultura, a pesca e a maricultura sejam desenvolvidas de forma responsável em Ubatuba. Dessa forma, conseguimos aumentar a qualidade de nossos produtos, dando segurança aos consumidores e maior lucro aos produtores".
Segundo o prefeito Eduardo Cesar, a preocupação com a especialização dos profissionais ubatubenses é uma constante em seu governo. "Nós estamos sempre incentivando as secretarias a promover esse tipo de curso. Os profissionais só têm a ganhar, uma vez que as capacitações são gratuitas e trazem informações importantes que, se aplicadas, são capazes de trazer grandes benefícios a todos”. (Fonte: PMU)



Semana de 02/11 à 09/11

 

CINE PORTO (Ubatuba)

"O Bicho vai Pegar"
AS 15:30 hs e 17:20 hs

"As Torres Gêmeas"
AS 19:10hs e 21:30 hs



CINE PASSEIO (Ubatuba)
 

"Ela é o Cara"
AS 15:20hs 17:10hs 19:00hs

"O Grito 2"
As 21:10HS

 

Parabéns Ubatuba!
(Clique na imagem abaixo para assistir nossa homenagem)

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Vento em popa

A vida é incerta
Como o destino
Do pescador embarcado
Cuja rota é traçada
Pelos cardumes erradios
Pelas correntes marinhas
Pelos ventos vadios.

Félix Cabral

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Pôr do Sol visto da balsa em Ilhabela ©Silas Azocar

Pôr do Sol visto da balsa em Ilhabela
©Silas Azocar

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor