Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 16 de Novembro de 2006 - Nº 1647 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Surfista UNIMÓDULO disputa em Camburi
Atletas UNIMÓDULO se destacam na 11ª Liva Vale de Jiu-Jitsu
Inscrições para vestibular da UNITAU terminam neste sábado
UNIMÓDULO e UNOPAR oferecem cursos de graduação à distância

Caraguatatuba
Câmara discute criação de CAR em sessão
Câmara faz a 9ª Extraordinária e aprova projetos
Prefeitura de Caraguá inicia construção de galeria de águas pluviais
Prefeitura de Caraguá inicia novas obras de pavimentação de ruas
Germino quer postos de recebimento nas concessionárias
Falta de quorum impede Audiência Pública
Aurimar traz de volta a Comissão de Saúde
AG Pereira quer ligação local no Litoral Norte
Falta de quorum impede Audiência Pública
Caraguá promove a Feira de Tecnologia
Vereador Omar Kazon pede a construção de uma passarela de pedestres junto à Ponte do Rio Juqueriquerê
Caraguá abre inscrições para a eleição da CIPA
Bairro ganhará nova praça em Caraguá
Caraguá comemora inauguração dos equipamentos do Centro de Referência Alimentar
Caraguá ganha reforço de 50 policiais nos finais de semana até 26 de dezembro
Finais do Municipal de Futsal acontecem neste fim-de-semana em Caraguá
Roselaine fatura a 4ª colocação na corrida de Ferraz de Vasconcelos
Fabinho vence Copa Chevrolet de Xadrez e traz troféu para Caraguá
Caraguá é destaque na XI Liga Vale de Jiu Jitsu

Ilhabela
Grupo cobra audiência do Ibama
CEI começa a investigar fraude em Ilhabela
Vereadores ilhéus denunciam crime ambiental na Tribuna

São Sebastião
Futebol feminino vence Circuito de Beach Soccer em Ubatuba
Ecomúsica agita E.M João Gabriel, em Toque-Toque Pequeno
Amador prossegue em sua 10ª rodada com grandes resultados
São Sebastião está a um passo da final na Livovali
Prefeito recebe estivadores e destaca perspectivas de desenvolvimento portuário
Escolas realizam o “Projeto Solidariedade” em prol do Hospital de Clínicas de São Sebastião
Fundo Social de São Sebastião doa cadeira de rodas para Apae
Handebol e Futebol de campo marcam nova rodada das V Olimpíadas dos Servidores
“Mês da Música” promove XX Encontro Villa-Lobos de Canto Coral
Servidor Público aprova curso de Direção Defensiva
Escolinhas do Pontal e Barequeçaba se destacam na Copinha Tebar
Defesa Civil de São Sebastião avalia construção de novos dutos da Petrobras
Prefeitura realiza no domingo Processo Seletivo do curso de Laminação em Embarcações


Ubatuba
Praia da Maranduba vê vitória de Ubatuba na etapa do municipal de Águas Abertas
Ubatuba confirma com vitória o título no paulista de maratonas aquáticas
Projeto de Lei Preve 2 Milhões de Compensação Para Ubatuba
Ubatuba participa do Festival de Turismo de Gramado
Palestra ensina alunas de Geração de Renda a colocar produção no mercado
São Sebastião conquista Circuito Ubatuba de Beach Soccer Feminino
Natação de Ubatuba tem seis campeões paulistas de águas abertas
Odirlei é o melhor brasileiro no WCT
Ginástica Rítmica de Ubatuba dá show e conquista título em Santos
Prefeitura e Estado discutem melhorias para quilombolas de Ubatuba

Seções
Poesia
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Surfista UNIMÓDULO disputa em Camburi

Litoral Norte - O estudante do curso de Educação Física do Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO, Alessandro Gonçalves, disputou no último fim de semana, na Praia de Camburi, a 1ª etapa do Circuito Cross Can, organizada pela Associação de Surfe de São Sebastião.
Participaram 140 surfistas das cidades de Ubatuba, Guarujá, Bertioga e São Sebastião. Alessandro Gonçalves, Bonguinha, como é conhecido, ficou com o terceiro lugar na categoria Pré-master acima de 28 anos, com o 8º lugar na Open, e com o 12º lugar na categoria Long Board, em sua primeira competição na modalidade.
De acordo com Bonguinha, foi uma competição acirrada de alto nível técnico em todas as categorias. "Enfrentamos ondas de até 2 metros com mar difícil. Foi um campeonato muito disputado, com a melhores premiação de todos os eventos já ocorridos em São Sebastião, além disso foi um exemplo de organização. Agradeço aos patrocinadores UNIMÓDULO, The Max, Água do Mar e Tom Pool, pelo apoio em mais essa competição", declarou o atleta. A segunda etapa está marcada para os dias 2 e 3 de dezembro e a última nos dias 16 e 17 de dezembro, na Praia do Camburi. (Fonte: Módulo)

Atletas UNIMÓDULO se destacam na 11ª Liva Vale de Jiu-Jitsu

Litoral Norte - O estudante do Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO, Wladimir Rojo, de Ubatuba, estreou com sucesso na Faixa Roxa, disputando a 11ª Liva Vale de Jiu Jitsu, em Guaratinguetá, no último domingo, 12 de novembro. O circuito reuniu em torno de 300 atletas do Vale do Paraíba, Litoral Norte e outras cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e norte e sul de Minas Gerais.
Chileno, como é conhecido, foi campeão na categoria Máster Super Pesado Faixa Roxa e garantiu a terceira colocação na categoria adulto até 29 anos. Sua equipe, a Mestre Wilson, de Ubatuba, representada pelo professor Alessandro de Souza, foi a vencedora na classificação geral, levando uma TV 29´.
Para o atleta, a prova foi um teste, já que estreou em uma faixa acima desta vez, a Faixa Roxa. "Foi minha primeira competição na Faixa Roxa e para mim foi um teste para saber como eu me sairia em um nível mais elevado, foi uma boa estréia", disse Chileno.
Wladimir agradece aos patrocinadores UNIMÓDULO, Casas Fernandes Magazine, Academia Terra de Musculação e Prefeitura Municipal de Ubatuba e avisa que os próximos treinos serão direcionados para o Campeonato Brasileiro, que acontece no dia 25 de novembro, que terá a participação de atleta de altíssimo nível técnico.
A 11ª Liva Vale de Jiu Jitsu contou também com a participação da equipe de Caraguá, representando a Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba e o UNIMÓDULO, que fez bonito mais uma vez, conquistando as melhores colocações.
O aluno Mateus Andrade foi campeão na categoria Leve Faixa Amarela, trazendo mais uma medalha para casa. Outro que se destacou foi Heitor Barbosa, que também foi campeão na sua categoria.
O atleta e professor do CIEF Massaguaçú, André Medeiros, do programa bolsa esporte UNIMÓDULO, conquistou a medalha de 3º colocação na categoria Faixa Roxa Pluma, perdendo para o atual campeão mundial. "Apesar do meu resultado não ter sido como eu queria, novamente fico feliz pelos meus alunos e por estar preparando bons atletas para nos representar. Agradeço primeiramente a Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba pelo apoio e aos meus patrocinadores UNIMÓDULO, Box Amazonas, Ilha Vidros e Atlantis Imóveis". (Fonte: Módulo)

Inscrições para vestibular da UNITAU terminam neste sábado

Litoral Norte - As inscrições para o processo seletivo 2007 da Universidade de Taubaté (UNITAU) terminam no próximo sábado, 18 de novembro. O Vestibular UNITAU deste ano abarca uma série de novidades, como a mudança da data das provas, a realização do vestibular no campus de Ubatuba, a oferta de novos cursos e uma nova política de bolsas de estudo.
Com o objetivo de facilitar o pagamento da matrícula, que passa a não mais coincidir com a primeira mensalidade, a data da prova foi alterada para 3 de dezembro (domingo). Além dessa facilidade, os alunos aprovados terão o valor da taxa de inscrição no vestibular compensado no ato da matrícula. O valor da taxa foi mantido em R$ 65.
Outra novidade para este ano é a realização das provas também no campus da UNITAU em Ubatuba, no Litoral Norte Paulista. Com exceção dos candidatos para o curso de Medicina, que farão a prova somente em Taubaté, todos os candidatos dos demais cursos oferecidos poderão realizar a prova em Ubatuba. A medida assegura àqueles que estiverem de férias no litoral, por exemplo, o comparecimento ao Vestibular e disponibiliza aos moradores do litoral a facilidade de prestarem a prova mais perto de sua cidade. As inscrições e a prova específica para o curso de Educação Física também poderão ser realizadas em Ubatuba.
Novo Curso – Também é em Ubatuba que a UNITAU oferece o novo curso de Tecnologia em Turismo e Hospitalidade. Com duração de cinco semestres, o curso visa formar profissionais para atuar na área de planejamento e de prestação de serviços em turismo. O novo curso contará com uma infra-estrutura específica para os estudantes, como laboratórios de Hospedagem e de Alimentos e Bebidas. Serão disponibilizadas 60 vagas para o período matutino e 80, para o noturno.
Além do curso de Turismo e Hospitalidade, a Universidade já oferece, desde 2006, outros dois cursos de tecnologia: o de Webdesign e o de Gestão de Recursos Humanos, ambos com duração de dois anos e nos dois períodos (matutino e noturno).
Mais uma novidade para este ano, o curso de Filosofia volta a ser oferecido pela UNITAU, com uma grade curricular remodelada para atender a nova demanda do mercado atual. Com duração de três anos, o curso vai oferecer 40 vagas para o período noturno.
Bolsas – Para o próximo ano, a Universidade de Taubaté vai oferecer bolsa de 20% para familiares diretos que tiverem dois ou mais membros estudando na Instituição. Alunos concluintes e ex-alunos do Colégio UNITAU receberão bolsas de 25%, assim como os estudantes concluintes da Escola Municipal Prof. José Ezequiel de Souza, o “Municipal”. Alunos que concluírem o ensino médio no Colégio Idesa recebem bolsa no valor de 20% da mensalidade. Além dessas, a UNITAU apresenta para 2007 um amplo programa de bolsas. (Fonte: UNITAU)

UNIMÓDULO e UNOPAR oferecem cursos de graduação à distância

Litoral Norte - Os interessados em fazer uma graduação sem sair de casa contam com mais uma opção: o ensino à distância por via satélite. Visando ampliar as opções de cursos superiores oferecidos à região, o Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO em parceria com a UNOPAR-Universidade Norte do Paraná, passa a oferecer a partir de 2007 diversos cursos de graduação à distância.
Os cursos de graduação da UNOPAR, que agora têm parceria com o UNIMÓDULO são reconhecidos pelo MEC-Ministério de Educação e Cultura. A UNOPAR é líder em educação à distância no Brasil.
De acordo com a diretoria da Instituição, ainda está em tempo de fazer a inscrição para os cursos que começam em 2007. Os interessados poderão se inscrever até o dia 16 de novembro. A prova será realizada no dia 19 de novembro, às 10 horas.
Os cursos à distância disponibilizados pelo UNIMÓDULO e UNOPAR são: Administração, Ciências Contábeis, História, Letras (habilitação: licenciatura em língua portuguesa e respectivas literaturas), Pedagogia (licenciatura), Serviço Social, Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais (antigo superior de tecnologia em administração de pequenas e médias empresas), Superior de Tecnologia em Marketing (antigo superior de tecnologia em gestão de marketing), Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Superior de Tecnologia em Gestão Comercial (antigo superior de tecnologia em gestão estratégica de vendas), Superior de Tecnologia em Secretariado, Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo (antigo superior de tecnologia em turismo), e Teologia.
Informações e inscrições poderão ser obtidas no UNIMÓDULO (Frei Pacífico Wagner, 653, Centro, Caraguatatuba - 3897-2043/3897-2044) ou no site www.unoparvirtual.com.br.
(Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Câmara discute criação de CAR em sessão
Projeto tem a autoria do Vereador Carlinhos da Farmácia

Caraguatatuba - A 37ª Sessão Ordinária semanal da Câmara Municipal de Caraguatatuba, que acontece hoje, terça-feira - 14 de novembro, a partir das 19h30 terá em sua pauta apenas Projetos de autoria dos Vereadores. Por uma falha de comunicação um dos projetos anunciados como aprovado ainda consta na pauta do Legislativo.
Na Ordem do Dia consta proposta do Vereador Omar Kazon (PL), que dispõe sobre a divulgação da relação de medicamentos na página oficial da Prefeitura.
Do Vereador Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (PSC), propositura que oficializa a Feira Municipal de Arte e Artesanato da Martin de Sá - Femmasa. Esta proposta, por falha de comunicação, foi divulgada como aprovada na Sessão Extraordinária do dia 6 de novembro, mas ainda consta na Ordem do Dia para a sessão do dia 14.
Finalizando a pauta, Projeto de Resolução do Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PSDB), que cria Comissão de Assuntos Relevantes (CAR), destinada a acompanhar a disponibilidade de oferta e distribuição de vagas e empregos no Posto de Atendimento do Trabalhador - PAT.
A Sessão Ordinária da Câmara Municipal pode ser acompanhada nas galerias do Parlamento Municipal, com entrada franca à comunidade ou pela rádio Caraguá FM - 89,5 Mhz ou ainda pelo site na Internet da própria emissora ou pela NET - TV a Cabo, no seu canal 8.
 (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara faz a 9ª Extraordinária e aprova projetos
Sessão foi realizada para desafogar o volume de projetos

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou na tarde da última sexta-feira - 10 de novembro, a sua 9ª Sessão Extraordinária do ano, com a apresentação de 7 (sete) projetos e a aprovação de todos eles. A decisão de realizar a sessão foi feita ao final do expediente e não houve tempo hábil para notificar a imprensa.
Na pauta 2 Projetos do Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS) e mais proposituras dos Vereadores Aurimar Mansano (PTB), Omar Kazon (PL), Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PSDB), Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (PSC) e Celso Pereira - Celsinho (PSDB).
Do Vereador Aurimar Mansano (PTB) foi aprovada a volta da Comissão Permanente da Saúde, que tem data para funcionar até dezembro de 2007. A Comissão tem por base vistoriar a situação dos prédios e das condições de atendimento e a estrutura da pasta.
O Vereador Omar Kazon (PL) aprovou projeto de sua autoria que obriga as empresas que manipulem pneus no município a criar sistemas que evitem o criadouro de mosquitos que propaguem a dengue. Já o Vereador Carlinhos da Farmácia (PSDB) aprovou proposta que dispõe sobre o pronto atendimento das concessionárias de primeira necessidade no município.
O Vereador AG Pereira (PSC) aprovou projeto de lei criando a Semana do Artesão em Caraguatatuba e de autoria do Vereador Celso Pereira (PSDB), projeto que proíbe a ligação de água e luz em residências que não contenham o número de identificação na via pública, expedido pela Prefeitura.
O Vereador Wilson Gobetti (PPS) apresentou e aprovou projeto de Resolução, que concede Título de Gratidão Caiçara para o ex-Vereador Durval Marques de Jesus e revoga o cancelamento do Edital da Concorrência Pública sobre a concessão dos Transportes Coletivos na cidade.
A sessão foi transmitida pela NET - TV a Cabo, no seu canal 8 e durou cerca de 70 minutos. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Prefeitura de Caraguá inicia construção de galeria de águas pluviais
A previsão é que o serviço fique pronto em três meses. A obra irá beneficiar os moradores do Jardim Jaqueira com o escoamento das águas pluviais

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Obras, iniciou a obra da galeria de águas pluviais da Avenida Rio Santos, no bairro Jardim Jaqueira. A empresa responsável pela obra é a J.R. Construtora e Terraplanagem e o custo será de R$ 163.867 mil. O prazo de execução dos serviços está previsto para três meses.
A galeria terá 400 metros de tubo de concreto armado, no trecho que vai do Terminal Rodoviário até o Rio Santo Antônio. A obra irá solucionar problemas de alagamento no local, com o adequado escoamento das águas de pluviais.
O prefeito José Pereira de Aguilar esteve no local nesta segunda-feira, 13, para verificar o andamento da obra. (Fonte: PMC)

Grupo de agentes turísticos chilenos visitará Caraguá no dia 19
Em visita ao Litoral Norte, um grupo de 14 agentes e operadores de viagens chilenos estará em Caraguá no domingo, 19, para conhecer os atrativos e o potencial turístico da cidade.

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Turismo de Caraguá recepcionará um grupo de agentes e operadores de viagens chilenos, no domingo, dia 19, após visita pelas cidades de São Sebastião, na sexta, 17, e Ilhabela, no sábado, 18, como parte do Circuito Litoral Norte.
A equipe da Secretaria de Turismo está preparando um city tour para apresentar a cidade aos visitantes, que deverão conhecer de perto as principais praias da região central e norte, a Fazenda de Mexilhões, o Morro de Santo Antônio, o Museu de Arte e Cultura, Teatro Municipal, Igreja Matriz, Morro de Santo Antônio, vôo livre, almoço e jantar.
Este é um dos trabalhos que a Secretaria de Turismo vem começando a desenvolver, visando divulgar a cidade como destino turístico, como o presstour com jornalistas do estado de São Paulo, realizado em maio deste ano, que resultou em publicações em jornais, revistas e sites de cidades do estado de São Paulo, colocando a cidade como destaque em manchetes de diversos jornais, divulgando os pontos turísticos visitados pelos editores, a estrutura e a recepção, que foi bastante elogiada pelos visitantes.
Desta vez, será realizado junto ao grupo chileno, um famtour, uma visita de familiarização. De acordo com o secretário municipal de turismo, Ricardo Ribeiro, a visita do grupo chileno será de grande importância porque resultará em divulgação da cidade como destino internacional. "O famtour é importante porque contribuirá para que estes
agentes passem a comercializar nosso destino no mercado chileno", declarou. (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá inicia novas obras de pavimentação de ruas
Os bairros Barranco Alto, Perequê-Mirim e Morro do Algodão receberão obras de pavimentação e implantação de guias e sarjetas em diversas ruas, pelo Plano de Contribuição de Melhorias

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras, deu ordem de serviço para o início das obras de pavimentação e implantação de guias e sarjetas, em diversas ruas do município. Os bairros contemplados com as obras pelo Plano de Contribuição de Melhorias são o Barranco Alto, o Perequê-Mirim e o Morro do Algodão.
No Barranco Alto, a empresa contratada foi a SOEB Construtora e Pavimentação Ltda. A obra terá um custo de R$ 224.957 mil deverá ficar pronta até o final do ano. O projeto consta de pavimentação e implantação de guias e sarjetas nas Ruas Rosana, Cláudio Manoel da Costa, Rui Pereira, trecho da Rua Amélia Ezequiel dos Santos, trecho da Rua Maria Augusta V. Nunes, trecho da Rua Ernani M. de Moraes, Travessa Barranco Alto e Praça Manoel Graciano Ferreira.
No Perequê-Mirim, a empresa responsável pelas obras é a J.R. Construtora e Terraplanagem, que tem prazo previsto de 10 meses para execução do trabalho. O custo da obra é de R$ 623.851 mil. Receberão os serviços de pavimentação, guias e sarjetas, as Ruas Guarujá, Itapema, 17 de Abril, Princesa Izabel, Sidnéia Santos, Hum, Seis, Travessa A e Avenidas B, C e D.
No Morro do Algodão, a ordem de serviço foi dada no dia 10 de outubro à empresa Mascavo e Bezerra, responsável pela execução da obra. O custo será de R$ 893.600 mil para as obras de pavimentação em blocos sextavados de concreto e implantação de guias e sarjetas nas ruas São Miguel, Antônio Santos, Geraldo Lopes, Dois Irmãos, Lídia Martins Higino e trecho da Rua Santa Marta. O prazo para execução da obra é de 13 meses. (Fonte: PMC)

Germino quer postos de recebimento nas concessionárias
Vereador quer mais comodidade ao usuário em Caraguá

Caraguatatuba - O Vereador Germino de Souza (PPS) aprovou Projeto de Lei na última sexta-feira - 10 de novembro, durante a 8ª Sessão Extraordinária do ano do Legislativo que obriga as empresas concessionárias de primeira necessidade a manterem em suas agências postos de recebimento de contas. A medida visa dar mais comodidade ao usuário no município.
Segundo o projeto, as empresas com concessão para os serviços de água, luz e telefonia, deverão manter em suas agências local específico para o recebimento de suas contas, seja a fatura do mês como as atrasadas.
Caso as empresas não cumpram com a lei, poderão ser multadas diariamente em 500 VRMs (Valor de Referência do Município), ficando obrigadas a providenciar o local para o recebimento das contas em até 30 dias após a aprovação da mesma, ou seja, aproximdamente 20 de dezembro deste ano.
Para o Vereador as concessionárias faltam com o respeito para com seus usuários, pois cortam despesas as custas da comodidade da população. "As concessionárias cortaram o convênio com as empresas bancárias e por causa disso, hoje o usuário tem que pagar suas contas em locais não apropriados, enfrentando filas, sol e chuva. Penso que seria melhor para o usuário, como para a imagem destas empresas, criar postos de recebimento dentro de suas agências, beneficiando o usuário, levando mais comodidade, segurança e fazendo um bom serviço", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Falta de quorum impede Audiência Pública
Presidente abriu encontro que durou 5 minutos

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou na noite de ontem - 13 de novembro, por volta das 18 horas, a sua 18ª Audiência Pública do ano e a 4ª sobre o Plano Diretor, no plenário do Parlamento Municipal. Ao contrário das anteriores, o encontro durou apenas 5 minutos, pois não havia quorum necessário para os trabalhos.
Estiveram presentes apenas o Presidente da CAR (Comissão de Assuntos Relevantes) para acompanhar o Plano Diretor, o Vereador Omar Kazon (PL), o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Auracy Mansano Filho e o Presidente da AEAA-C (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Caraguatatuba), Ricardo Analha, além dos funcionários da Câmara Municipal.
Devido a falta de quorum, a sessão foi aberta por Omar Kazon e em 5 minutos estava encerrada. Uma nova Audiência Pública está marcada para o dia 27 de novembro, às 18 horas. Não se sabe o motivo da falta de quorum.
Nas Audiências Públicas anteriores os principais assuntos discutidos foram a localização do Aeroporto, a falta de mais áreas agrícolas, a expansão do município e as áreas congeladas as margens do rio Guaxinduba, dentre outros assuntos.
O Plano Diretor está sendo discutido para substituir a atual Lei de Uso do Solo, a Lei 200/92. Esta proposta tem por base orientar o crescimento do município para os próximos 20 anos, com reavaliações há cada 5 anos.
Participam da discussão do Plano Diretor a Prefeitura, a Câmara Municipal, a Associação dos Engenheiros, ONG's e a Sociedade Civil Organizada. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Aurimar traz de volta a Comissão de Saúde
Na gestão passada Vereador presidiu e foram várias às conquistas e melhorias

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou na última sexta-feira - 10 de novembro, durante a 9ª Sessão Extraordinária do ano, Projeto de Resolução que cria a Comissão Permanente da Saúde no Legislativo. A propositura foi aprovada por unanimidade e terá validade até dezembro de 2007.
A última versão desta comissão terminou em dezembro de 2004 e durou cerca de 4 anos. Como na versão anterior, a presidência desta Comissão Permanente ficará a cargo do Vereador Aurimar, que é o autor do Projeto de Resolução, conforme parágrafo 4º do artigo 68 do Regimento Interno da Câmara.
Falta decidir ainda entre os Vereadores que fazem parte desta nova fase da comissão - Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho e Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia, ambos do PSDB, quem será o Relator e o membro. Uma reunião deverá ser marcada nos próximos dias para discutir esta questão, bem como quando e para onde será marcada a primeira visita.
Na gestão passada a Comissão Permanente foi criada para conhecer a fundo, discutir e resolver os problemas da pasta, que recebia reclamações diárias dos contribuintes. Foram várias visitas a UBS (Unidade Básica de Saúde), entrevista com Secretário Municipal de Saúde e com a direção da Casa de Saúde Stella Maris - Santa Casa.
Foram várias as conquistas, como a construção de novas UBS para os bairros do Massaguaçu, Tinga, Olaria e Morro do Algodão, a reforma no Centro de Saúde do centro da cidade e a remodelação da Unidade de Saúde Mental, bem como os processos de agilização para vinda de verba para a conclusão das obras da nova Maternidade da Santa Casa.
A comissão também formalizou diversas denúncias de mau atendimento, remédio vencido e precariedade no serviço médico. Estas denúncias foram encaminhadas ao Ministério Público e ao CRM (Conselho Regional de Medicina), dentre outros.
Nesta versão atual a Comissão Permanente terá por objetivo verificar as atuais condições da Saúde e a quantas andam as melhorias conquistadas, com intuito de tentar manter um mínimo de qualidade para a Saúde Pública em Caraguatatuba.
As atribuições da comissão serão as mesmas da versão anterior, verificando a qualidade e o horário de atendimento, os procedimentos médicos, tempos e prazos para consulta, exames e cirurgias, estoque, distribuição e data de validade dos remédios, acessórios e material de apoio, bem como condições dos prédios que abrigam unidades de saúde, dentre outros.
Para o Vereador a Comissão de Saúde deveria ser permanente a ponto de se igualar as Comissões Permanentes que analisam os projetos de lei. "A Saúde é um dos pontos principais da Administração Pública, de extrema importância à população, a ponto de ter acompanhamento diário. Quanto mais a Saúde for boa num município, menos o Executivo terá gasto, pois uma população doente traz prejuízos e se o número for grande desequilibra a pasta e o orçamento municipal", explica. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

AG Pereira quer ligação local no Litoral Norte
Vereador faz Requerimento pedindo o fim do interurbano na região

Caraguatatuba - O Vereador Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (PSC), quer informações, via Prefeitura, do porque das ligações entre as cidades do Litoral Norte serem taxadas como interurbano pela Telefônica. Para isso elaborou Requerimento, que foi aprovado recentemente.
O Parlamentar não consegue entender do porque das ligações entre as cidades de Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião serem taxadas como interurbanas pela concessionária de telefonia no estado. Mesmo entendendo que isto é uma deliberação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), AG Pereira não compreende porque a Telefônica ainda não alterou isso, mediante tantas perguntas e reclamações sobre o assunto.
O Vereador observa no Requerimento que com a privatização o mercado de telefonia fixa se expandiu bastante, reduzindo o preço dos telefones e permitindo que muitas famílias tenham este meio de comunicação, tão útil e ágil nos tempos de hoje.
Ao mesmo tempo o Parlamentar observa que as medidas tomadas pela empresa seja nos preços das ligações, seja no atendimento e a falta de competividade, que tem por excelência a redução dos preços, resultam em críticas e reclamações das mais variadas camadas da população.
Ainda no Requerimento, o Vereador pede ao Prefeito, que interceda junto a concessionária, do porque das ligações no Litoral Norte serem taxadas de interurbanas, quando o mesmo quadro no Litoral Sul, as ligações são tarifadas como locais.
AG Pereira quer explicações da empresa a qualquer custo. "Fiz o Requerimento ao Prefeito pois ele é a mais alta autoridade do município e com certeza tem voz ativa para saber o que acontece na concessionária. Não consigo compreender porque a Telefônica pratica dois pesos e duas medidas com o Litoral Norte e o Litoral Sul. Tenho certeza que o povo do Litoral Norte quer ligações locais entre as cidades vizinhas, pois não há porque em se cobrar como interurbano, uma ligação para um vizinho distante 25 quilômetros", explicou o Vereador.
 (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Falta de quorum impede Audiência Pública
Presidente abriu encontro que durou 5 minutos

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou na noite de ontem - 13 de novembro, por volta das 18 horas, a sua 18ª Audiência Pública do ano e a 4ª sobre o Plano Diretor, no plenário do Parlamento Municipal. Ao contrário das anteriores, o encontro durou apenas 5 minutos, pois não havia quorum necessário para os trabalhos.
Estiveram presentes apenas o Presidente da CAR (Comissão de Assuntos Relevantes) para acompanhar o Plano Diretor, o Vereador Omar Kazon (PL), o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Auracy Mansano Filho e o Presidente da AEAA-C (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Caraguatatuba), Ricardo Analha, além dos funcionários da Câmara Municipal.
Devido a falta de quorum, a sessão foi aberta por Omar Kazon e em 5 minutos estava encerrada. Uma nova Audiência Pública está marcada para o dia 27 de novembro, às 18 horas. Não se sabe o motivo da falta de quorum.
Nas Audiências Públicas anteriores os principais assuntos discutidos foram a localização do Aeroporto, a falta de mais áreas agrícolas, a expansão do município e as áreas congeladas as margens do rio Guaxinduba, dentre outros assuntos.
O Plano Diretor está sendo discutido para substituir a atual Lei de Uso do Solo, a Lei 200/92. Esta proposta tem por base orientar o crescimento do município para os próximos 20 anos, com reavaliações há cada 5 anos.
Participam da discussão do Plano Diretor a Prefeitura, a Câmara Municipal, a Associação dos Engenheiros, ONG's e a Sociedade Civil Organizada. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá promove a Feira de Tecnologia
Durante a realização do evento, os participantes visitarão estandes com o que há de mais moderno na área de informática

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Divisão de Informática, promove a Feira de Tecnologia 2006. O evento acontecerá no dia 18 de novembro, sábado, na EMEF professora Antônia Antunes Arouca, no bairro Massaguaçu e no dia 2 de dezembro, na EMEF Alaor Xavier Junqueira, no Travessão.
O evento marcará a inauguração das salas de informática de ambas escolas. O objetivo da feira é levar informações do que existe de mais moderno no mundo da informática, para a população e principalmente aos estudantes.
Durante o evento, os visitantes poderão conferir os produtos dos projetos de Geração de Renda da Secretaria de Assistência Social. A Microlins estará presente com um estande e fará uma explanação da história do computador; a Sharp apresentará seus produtos; a Software Park apresentará todo o sistema de informática e Promatec também irá expor produtos e equipamentos de informática como, por exemplo, aparelho de projeção. No evento também serão apresentados seis dos trabalhos do programa Visual Class.
De acordo com o Diretor de Informática, Luiz Henrique Restani, a ETEP Escola Técnica Profissionalizante, de São José dos Campos, foi convidada a participar do evento, com alguns de seus projetos. "Será muito bom se a ETEP vier participar do evento, pois trará projetos importantes na área. A escola ainda confirmará a participação", finalizou. (Fonte: PMC)

Vereador Omar Kazon pede a construção de uma passarela de pedestres junto à Ponte do Rio Juqueriquerê

Caraguatatuba - O Vereador Omar Kazon (PL), atendendo a várias solicitações do povo DA região sul de Caraguá, que residem entre a Praia das Palmeiras e o Perequê Mirim, elaborou Requerimento de nº158/2006 solicitando informações à Prefeitura sobre a possibilidade de construir uma passarela de pedestres e ciclistas, junto à Ponte nova do Rio Juqueriquerê.
O pedido de construção de uma passarela de pedestres deve-se unicamente pela falta de segurança que a população daquela região passa diariamente, depois DA duplicação DA rodovia pelo Governo do Estado no ano passado. Por esta razão o vereador Omar Kazon apresentou Requerimento ao chefe do Executivo, solicitando para que seja construída, em caráter de urgência, uma passarela a fim de atender as necessidades daquela população.
Em resposta foi enviado pelo Executivo, através DA Secretaria de Obras, o Ofício nº500/06_SECOP, comunicando que está sendo projetada uma passarela metálica para uso dos ciclistas e pedestres junto à Ponte, mas para realizar tal obra é necessário que a rodovia seja municipalizada, porque hoje a rodovia é estadual e a Prefeitura não pode alterar nem construir nada sem a autorização do Governo Estadual.
O Prefeito Aguilar está aguardando uma autorização do Governo, mas comprometeu-se com o Vereador Kazon e afirma que construirá uma passarela metálica, fixada na lateral DA Ponte sentido Caraguá - São Sebastião ainda nesta gestão.
O Vereador Omar Kazon sabe das dificuldades no que diz respeito a recursos financeiros, mas que diante necessidade e DA urgência desta passarela vai pleitear junto ao Governo do Estado, através de lideranças políticas do PL, partido do Vereador Kazon, verbas para a execução desta passarela.
É o Legislativo e o Executivo se unindo para o bem DA comunidade.
 (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá abre inscrições para a eleição da CIPA

Caraguatatuba - As eleições para a CIPA- Comissão Interna de Prevenção de Acidentes estão chegando. Ao todo serão 12 vagas, sendo 6 para membros titulares e 6 para membros suplentes, divididas por grupos de Secretarias.
Todo servidor público ativo poderá concorrer, independente do cargo que ocupe, com exceção de estagiários, prestadores de serviços e contratados.
O período de inscrição para os servidores interessados em candidatarem-se ao cargo de membro da CIPA vai de 17 de novembro a 1º de dezembro. As eleições serão realizadas nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, das 9h30 às 16h30, e, a apuração dos votos será realizada no dia 15 de dezembro, a partir das 9h30.
Os locais de votação serão: Paço Municipal e Secretarias de Serviços Públicos, Educação e Saúde. Haverá ainda urnas volantes, nos dias de eleição, nas Unidades Básicas de Saúde, Escolas Municipais e outras unidades pertencentes à municipalidade.
Uma comissão eleitoral foi nomeada no dia 29 de dezembro pela Portaria 295, para resolver eventuais dúvidas ou casos omissos ao edital da Norma Regulamentadora de Segurança e Medicina do Trabalho-NR5, criada pela Lei Federal nº6.514 de 22 de dezembro de 1977, que regulamenta o artigo 218 da Lei Orgânica Municipal.
As inscrições deverão ser feitas em locais específicos, de acordo com a Secretaria que o funcionário estiver lotado. Os servidores lotados na Secretaria de Saúde devem se inscrever no departamento pessoal desta secretaria. Os lotados na secretaria de Educação ou Assistência Social, farão a inscrição no departamento pessoal da Secretaria de Educação. Quem for lotado na secretaria municipal de Serviços Públicos, da Regional Centro ou Regional Norte, deverá se inscrever no departamento pessoal da Secretaria no Porto Novo. Já os lotados nas secretarias de Administração, Planejamento, Economia e Gestão, Fazenda, Assuntos Jurídicos, Urbanismo, Habitação e Trânsito, Obras Públicas, Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Esporte e Recreação, Gabinete do Prefeito e Turismo, deverão se inscrever na recepção do Recursos Humanos da Administração.
Na ficha de inscrição deverá constar o número de matrícula, secretaria de lotação, data de inscrição e forma como seu nome deverá figurar na cédula de votação. Não será permitido o uso de nomes agressivos, ofensivos ou que causem constrangimentos a terceiros na cédula de votação. A Comissão Eleitoral poderá dar outra redação ao nome que figurará na cédula de votação. (Fonte: PMC)

Bairro ganhará nova praça em Caraguá
A praça terá palco, quadra poliesportiva cercada por alambrado, pavimentação em concreto e 14 bancos de concreto.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba construirá mais uma praça visando proporcionar lazer à população. Desta vez será o bairro Travessão, na zona sul de Caraguatatuba, que será contemplado com uma nova praça na Avenida José da Costa Pinheiro Junior. A ordem de serviço já foi dada pela Prefeitura, por meio a Secretaria de Obras e o custo da obra será de R$ 179.534 mil. A empresa responsável é a Gibadan Engenharia Ltda e o prazo para execução da obra será de aproximadamente 120 dias. De acordo com o projeto da Secretaria de Obras, a praça terá um palco, uma quadra poliesportiva cercada por alambrado, pavimentação em concreto e 14 bancos de concreto. (Fonte: PMC)

Caraguá comemora inauguração dos equipamentos do Centro de Referência Alimentar

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá comemorou na sexta-feira, dia 10, a compra dos equipamentos para o Centro de Referência Alimentar "Maria do Rosário de Oliveira Carlota", no bairro Massaguaçu, que foi viabilizada por meio de um convênio entre a Secretaria de Assistência Social com o CONSEA- Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, que liberou para o município verba no valor de R$ 60 mil.
A entrega dos equipamentos foi oficializada em cerimônia com a presença do prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar; da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguá, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar; da filha da homenageada, Ercília Maria Carlota Briti; do vice-presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável-CONSEA, Sílvio Manginelli, representando o secretário Estadual de Assistência Social, Rogério Amato, assim como o coordenador do Conselho Gestor do CRESANS, Marcos Gonçalves Jacinto; a secretária de Assistência Social de Caraguá, Antônia Aparecida Decanini Marcelino; o vice- prefeito de Ubatuba, Domingos dos Santos; o presidente da Câmara de Caçapava, Luis Neto; a técnica responsável pelo CRESANS, Ana Maria Maganini, entre outras autoridades municipais e regionais.
O CRESANS beneficiará 18 municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte. O Centro de Referência Alimentar de Caraguá é o único em todo Brasil, o que torna a cidade uma referência nesse setor. O espaço foi inaugurado em abril e já oferecia cursos de pizzaiolo, panificação artesanal, bolos, temperos, cocada, higiene e manipulação de alimentos. Cerca de 150 pessoas participaram destes cursos.
De acordo com a coordenadora do CRESANS, a psicóloga Ana Maria Magagnini, a proposta é que o espaço funcione como um centro de estudo, por ficar à disposição da população uma biblioteca, uma brinquedoteca e até o acompanhamento com médico e nutricionista dentro do programa contra obesidade e desnutrição. "O CONSEA é um parceiro da Secretaria de Assistência Social, que trabalha com a proposta de atender famílias com cursos de capacitação e projetos de geração de renda", concluiu Magagnini.
Em breve o CRESANS estará com novos cursos, como o de ceia natalina, em parceria com as lojas Pernambucanas, que terá início em dezembro. Os interessados em participar dos projetos do CRESANS devem entrar em contato pelo telefone 3884-1647 ou fazer uma visita ao local- Rua Maria Carlota, nº 359, Massaguaçu.
O projeto foi idealizado por Dom Mauro Morelli, e tem como objetivo não apenas auxiliar famílias de baixa renda, fornecendo uma cesta, ou gêneros, mas sim, cursos, para que essas pessoas aprendam a se alimentar de maneira sustentável. "Nosso ideal não é matar a fome do povo brasileiro, mas auxiliar para que tantos pais de família não percam a dignidade. Queremos não apenas dar o peixe, mas oferecer a vara e ensiná-los a pescar aonde se tem peixe. Agradecemos ao prefeito pela vontade política em abraçar este projeto, que é o primeiro de 30, a serem implantados no Brasil", disse Marcos Jacinto.
O prefeito José Pereira de Aguilar destacou que, além de auxiliar as famílias com relação à capacitação alimentar, o CRESANS funcionará também como um núcleo integrado de assistência social, igual ao existente na Zona Sul do município, no Travessão, com cursos de geração de renda em outras áreas, além do setor alimentar. "Queremos ajudar as pessoas a viverem de seu próprio trabalho. Com esta parceria do Estado, com certeza teremos uma melhor qualidade de vida para a comunidade do Massaguaçu", finalizou. (Fonte: PMC)

Caraguá ganha reforço de 50 policiais nos finais de semana até 26 de dezembro

Caraguatatuba - Numa parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, a cidade de Caraguatatuba ficará mais segura nos finais de semana, até 26 de dezembro, quando o reforço promete melhorar ainda mais, com a Operação Verão 2007
Caraguatatuba ganhou neste fim-de-semana um reforço policial antes mesmo da alta temporada. Numa parceria com a Polícia Militar, 50 policiais, que atuam durante o ano, em diversas cidades do Vale do Paraíba e Grande São Paulo, estão sendo deslocados par a cidade, com o intuito de melhorara segurança local.
Além do efetivo existente, os demais policiais militares estão pelas ruas, já que, aos finais de semana, a cidade tem estado bastante movimentada, até mesmo durante o dia, por conta do horário de verão.
De acordo com a Polícia Militar, este reforço atuará em Caraguá até o dia 26 de dezembro, quando será iniciada a Operação Verão 2007, que terá o apoio de mais 175 policiais, além dos 50 que já estão trabalhando pela segurança de Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Finais do Municipal de Futsal acontecem neste fim-de-semana em Caraguá
O "Troféu Manoel Cursino dos Reis" já está na reta final. Os times que disputam as categorias Sub-15 e Sub-17, Masculino e Feminino, se enfrentam neste fim-de-semana, na decisão do Campeonato

Caraguatatuba - O Campeonato Municipal de Futsal "Troféu Manoel Cursino dos Reis", promete agitar no fim-de-semana em Caraguá. As partidas finais acontecerão na quadra do CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves.
Neste Sábado, 18 de novembro, haverá disputa de 3º lugar, nas categorias Sub-15 e Sub-17, às 16h e às 17h, com partida entre os times Núcleo Massaguaçu e Projeto Integração, em ambas categorias, no Feminino.
Às 18 horas será realizada a final da categoria Sub-15 Feminino, entre os times Aparecida/CAPF e CIASE/Geração. Em seguida, também na disputa do Campeonato, na categoria Sub-17 Feminino, jogam os times Aparecida/CAPF e CIASE/Geração.
Domingo é dia de decisão no Masculino. Na briga pelo 3º lugar da Sub-15 estão o Tebar e o Unidos da Ponte Seca, às 16h, e às 17h, a disputa pelo 3º lugar será entre o Esporte Mirim e o Maria Ester, pela categoria Sub-17.
Na final do masculino, disputam o título da Sub-15 o APS Junior e o A.A. Corinthians, às 19h, e às 19h, será realizado o último jogo do Municipal de Futsal, na categoria Sub-17, entre o A.A. Corinthians e o Tebar. Após as partidas haverá entrega de troféus e medalhas para os três primeiros colocados. Este campeonato foi mais uma realização da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Roselaine fatura a 4ª colocação na corrida de Ferraz de Vasconcelos
A atleta Roselaine de Sousa e Silva,conquistou mais um troféu de 4º lugar, repetindo o sucesso da semana passada, quando correu em São João da Boa Vista.Desta vez, a vitória foi em Ferraz de Vasconcelos, neste domingo, dia 12

Caraguatatuba - A atleta Roselaine Alves dos Santos mais uma vez voltou para casa trazendo um troféu. Rose, como é mais conhecida por todos, conquistou o 4º lugar, na Corrida dos Pais, realizada neste domingo, dia 12 de novembro, na cidade de Ferraz de Vasconcelos (SP).
Segundo Rose, "o percurso não foi muito longo, mas o desafio de chegar entre as cinco primeiras colocadas foi grande, porque o trajeto era composto de subidas em pelo menos 5, dos 6 km percorridos. Eu previa percorrer essa distância em 2h40min, num percurso sem subidas, e fiz esta distância em apenas 10 segundos a mais. Então na verdade eu superei minhas expectativas com relação à prova, e fiquei muito satisfeita com o resultado", comentou.
Nesta quarta-feira, dia 15 de novembro, a atelta participa da 12ª Volta de Santana, visando conquistar o índice para participação na tradicional Corrida de São Silvestre, e no dia 19, da tradicional corrida do Bar do Mané, com percurso de 10km, no Vale do Paraíba.
Vale lembrar que Rose está no Atletismo desde 2005 e vem conquistando vários troféus em competições por todo o Estado de São Paulo, sob a orientação do técnico o professor Adão Dias Durval. A atleta tem o apoio da SECER, Personal Studio Academia, Fram Games e Brinquedos e Madeireiras Getuba e Boturussu. (Fonte: PMC)

Fabinho vence Copa Chevrolet de Xadrez e traz troféu para Caraguá
O enxadrista Fábio Alves Lins Junior, de Caraguá, desta vez foi destaque durante o torneio realizado em São José dos Campos, neste último domingo, 12 de novembro. Desde o último campeonato, Fabinho já conquistou o título de Campeão do Vale, na soma de pontos

Caraguatatuba - O enxadrista de Caraguá, Fábio Alves Lins Junior mostrou mais uma vez que é merecedor do título de campeão do Vale, ao conquistar o troféu de 1º lugar na 12ª Copa Chevrolet de Xadrez, realizada neste domingo, 12 de novembro, em São José dos Campos. Esta foi a última etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez, da qual o enxadrista de Caraguá participou apenas para contar pontos, uma vez que desde o último campeonato, no mês de outubro, em Caçapava, sagrou-se campeão do Vale, pela somatória geral, na categoria Sub-15.
Segundo Fabinho, participaram desta última etapa cerca de 100 jogadores, e embora já tivesse conquistado o título de campeão antes mesmo da última competição, a participação nessa fase teve grande importância. "Serve como bagagem para os próximos jogos e vale como aprimoramento para mim", disse.
O atleta participa no dia no dia 3 de dezembro, em Taubaté, do "Torneio de Coroação dos Campeões", no município de Taubaté. O enxadrista tem o apoio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, Nipakh Honda, SEDUC - Secretaria de Educação, da Prefeitura de Caraguá, e representa a Biblioteca Cecília Meireles (do Travessão). (Fonte: PMC)

Caraguá é destaque na XI Liga Vale de Jiu Jitsu
Os atletas da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Caraguá representaram muito bem a cidade. Neste fim-de-semana, durante a XI Liga Vale de Jiu Jitsu, as melhores posições da disputa ficaram para a equipe caiçara

Caraguatatuba - Caraguatatuba mais uma vez foi destaque em modalidades esportivas, disputdas no Vale do Paraíba. Desta vez, os atletas do Jiu Jitsu, que representam a SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, se empenharam ao máximo, trazendo para casa medalhas pelas melhores colocações conquitadas na disputa.
Entre os vencedores estão Mateus Andrade, que conquistou o campeonato, na categoria Leve, faixa Amarela. Outro caraguatatubense vencedor da Liga foi Heitor Barbosa, campeão na categoria leve, faixa amarela trazendo mais uma medalha pra casa, outro que se destacou foi Heitor Barbosa.
Outro destaque de Caraguá foi o atleta do Unimódulo e professor do CIEFI Benedito Inácio Soares, do Massaguaçú, André Medeiros, que conquistou medalha de 3ª colocação, na competição de faixa Roxa Pluma, ocaisão em que acabou perdendo a disputa para o atual campeão mundial da categoria.
Segundo André, perder para o campeão mundial não é exatamente uma derrota. "Apesar do resultado não ter sido aquele que eu queria, fiquei muito feliz pelo desempenho e pela conquista de medalhas dos meus alunos, porque este é o resultado de um trabalho que está formando bons atletas pra representar a cidade no futuro", concluiu.
A equipe de Jiu-Jitsu de Caraguá é apoiada pela SECER, Box Amazonas, Ilha Vidros e Atlantis Imóveis. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Grupo cobra audiência do Ibama
Reunião em Ilhabela decide pelo encaminhamento de um ofício pedindo mais informações sobre os impactos da obra

Ilhabela - Cerca de 200 pessoas, entre representantes da prefeitura, Câmara, comércio e comunidade de Ilhabela, participaram ontem de um encontro no Centro Comunitário da Barra Velha para discutir os possíveis impactos ambientais e sociais que serão provocados pela implantação de um gasoduto marítimo pela Petrobras.
O grupo decidiu encaminhar um ofício ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) pedindo a realização de uma audiência pública.
O gasoduto com cerca de 145 quilômetros de extensão interligará a plataforma do Projeto Mexilhão à Unidade de Tratamento de Gás, que a Petrobras construirá em Caraguatatuba.
O gasoduto passará próximo às ilhas de Búzios e Vitória, em Ilhabela. O licenciamento do gasoduto marítimo deverá ser concedido no início de 2007, a partir de uma audiência que deverá ser feita em Caraguatatuba.
No encontro, que não contou com representantes do Ibama e da Petrobras, foi apresentado pelo jornalista Ricardo Anderaos, da Ong (Organização Não-Governamental) Ilhabela.Org, detalhes do Eia-Rima(Estudo e Relatório de Impacto ambiental) das obras.
Segundo Anderaos, o encontro foi agendado para que a população da ilha conhecesse os empreendimentos programados pela Petrobras. Ele disse acreditar que os moradores desconhecem os possíveis impactos que as obras poderão causar na ilha. Anderaos criticou a audiência pública feita pelo Ibama em Caraguatatuba, quando da apresentação do Eia-Rima referente às obras terrestres.
DANOS - Segundo ele, o Ibama também deveria realizar as audiências em Ilhabela e São Sebastião, porque as duas cidades estão na área de influência direta.
Anderaos disse que a instalação do gasoduto nas proximidades das ilhas de Búzios e Vitória poderá causar danos ambientais e à pesca. "A instalação dos dutos será feita por jateamento e isso certamente causará prejuízos à vida marinha", afirmou.
Ele afirmou ainda que, por medida de segurança, será proibida a pesca nas proximidades do gasoduto, medida que prejudicará as comunidades isoladas de Ilhabela. Cerca de 2.000 pessoas vivem da pesca na ilha.
IMPACTO - O presidente da Câmara, Luiz Lobo (sem partido), disse que encaminhará um ofício ao Ibama solicitando a audiência pública na ilha para que a população seja esclarecida sobre os riscos e impactos provocados pelas obras.
O prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB), que foi representado na reunião pela secretária de Meio Ambiente, Maria Inês Fazzini, também cobrou esta semana a realização de uma audiência. (Fonte: ValeParaibano)

CEI começa a investigar fraude em Ilhabela

Ilhabela - A Câmara de Ilhabela começa a investigar a partir de hoje o desvio de dinheiro da folha de pagamento da prefeitura. Seis pessoas, entre elas cinco servidores municipais, devem depor na CEI (Comissão Especial de Inquérito) criada pelos vereadores para apurar a fraude.
As audiências terão início às 13h, mas os trabalhos podem ficar prejudicados devido à ausência da principal envolvida no caso, a servidora Laurentina Andrade Rinaldo, acusada pela prefeitura de ser a mentora intelectual da fraude.
Laurentina, que era responsável pela elaboração da folha e pelo encaminhamento dos pagamentos às agências bancárias há 15 anos, até a manhã de ontem ainda não havia sido localizada para receber a convocação para prestar seu depoimento. Segundo o presidente da CEI, Jadiel Vieira(PV), funcionários da Câmara não tinham conseguido encontrá-la na cidade na segunda e terça-feira.
"Ficamos sabendo que ela poderia estar na ilha a partir de hoje (ontem). Vamos tentar de todas as maneiras convocá-la para depor", disse Vieira.
Segundo ele, o depoimento de Laurentina é importante porque poderá esclarecer toda a fraude. "Ela poderá nos informar desde quando o desvio de dinheiro era feito, qual o montante dos recursos desviados e quais os servidores envolvidos e beneficiados", afirmou.
Os depoimentos serão abertos ao público e à imprensa. O depoimento de Laurentina está agendado para 13h. Além dela, irão prestar depoimento o diretor do RH (Recursos Humanos), Mário Sérgio de Jesus; Adilson Nascimento e Marcelo Moura, servidores do Departamento de Cultura; Kátia Cilene Silva, também do RH; Maria Célia Rinaldo, cunhada de Laurentina, que não é servidora municipal, mas teria recebido dinheiro da folha de pagamento indevidamente.
RELATORIO - O prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB) deve divulgar hoje um relatório parcial do que teria sido apurado pela sindicância feita na prefeitura. Ferreira também deverá exonerar hoje outros servidores supostamente envolvidos na fraude.
O desvio de dinheiro, cujo montante ainda não foi apurado pela prefeitura, foi descoberto em agosto e tornado público na semana passada. O prefeito exonerou Laurentina e dois sobrinhos, que também teriam sido beneficiados. Cópias do relatório devem ser encaminhados para o Ministério Público e para a Polícia Civil para que sejam tomadas as providências cabíveis.
 (Fonte: ValeParaibano)

Vereadores ilhéus denunciam crime ambiental na Tribuna

Ilhabela - Vereadores ilhéus denunciaram na Tribuna em Sessão Ordinária na segunda-feira, 13, um crime ambiental ocorrido na sexta-feira, 10 na cachoeira da Água Branca. Segundo relatou o parlamentar Márcio Garcia(PL), que foi acionado por cerca de cinqüenta moradores que estavam no local, um líquido de cor avermelhada descia na água, matando inúmeros peixes, cobras e lagostas.
Após acionar a secretaria do Meio Ambiente e a Vigilância Sanitária, o parlamentar colheu amostras das águas e alguns animais mortos, levando para análise em um laboratório particular na cidade de São José dos Campos.
O vereador Carlos Alberto, Carlinhos(PMDB), também esteve no local, subiu a cachoeira e constatou, junto com moradores, que o líquido estaria vazando de um reservatório da Sabesp.
Procurado por Márcio Garcia e alguns munícipes, o gerente da empresa em Ilhabela teria negado a possibilidade do envolvimento da empresa na questão. O resultado da análise deve sair na quarta-feira, à tarde.
“Quero registrar mais uma vez o meu protesto contra a Sabesp, que deveria dar o exemplo e ser a primeira a ajudar na preservação do município”, declarou Carlinhos.
Pesquisa Duvidosa - Outro assunto que gerou polêmica durante a Sessão de segunda-feira,13, foi uma pesquisa eleitoral com possíveis prefeituráveis, que estaria sendo realizada durante a última semana na cidade. O vereador Carlos Alberto,Carlinhos(PMDB) foi procurado por munícipes que foram entrevistados e questionou a “seriedade” da pesquisa.
“Quando o munícipe afirmou que votaria em mim para prefeito, o entrevistador tentou induzi-lo a falar outro nome. Isso pra mim não é pesquisa e sim piada”, afirmou.
O presidente da Casa, vereador Luiz Lobo(sem partido) relatou que segundo foi informado, os pesquisadores perguntavam uma segunda opção aos entrevistados, após relatarem o candidato de sua preferência e que a pesquisa teria nove nomes e não quatro como falavam.
O vereador Jadiel Vieira, Keko(PV), criticou a “falta de opções” de nomes na pesquisa, pois para ele, o município tem bem mais do que nove políticos. Keko acredita que os nove nomes dos vereadores deveriam constar na lista de candidatos. “Fiquei sabendo que havia nomes de secretários e diretores. Gostaria que meu nome estivesse na lista, seria como um termômetro político de nosso trabalho. É muito fácil crescer politicamente com a máquina na mão, mas quero ver subir politicamente aqui dentro, com os poucos recursos que temos”, concluiu.
Aproximação - A aproximação do parlamentar Guilherme Vieira(PMDB) e do prefeito Manoel Marcos também rendeu comentários na Tribuna. Ambos teriam conversado durante o final de semana. O vereador Márcio Garcia parabenizou o colega, afirmando que ele viria a somar com o grupo de sustentação do prefeito.
Dr. Guilherme confirmou a notícia, afirmando que “há sim, o interesse de realizar um trabalho a mais, em prol a cidade, mas nunca sem perder minhas características e opiniões próprias”, ressaltou.
Saúde - O vereador Márcio Garcia(PL) fez uso da Tribuna também para falar da munícipe Margarete Santos, que usou a Tribuna Popular na semana passada para pedir mais eficiência e rapidez na marcação de consultas com especialistas e chamou a atenção para um suposto mau atendimento da profissional de Assistência Social no posto de Saúde da Barra Velha, relatando a situação do pai, que demorou cinco meses para obter o resultado de uma biopsia cancerígena e da filha que conseguiu passar pelo endocrinologista após oito meses de espera. Segundo relatou, a munícipe teria interpretado mal suas palavras na Tribuna naquela ocasião, sobre críticas construtivas e negativas. Márcio afirmou ser solidário com o problema da munícipe, que não é isolado, pois muitas pessoas reclamam da demora na marcação de consultas com os especialistas.
Dr. Guilherme(PMDB) defendeu os princípios do Programa Saúde da Família e sugeriu cursos de capacitação para os profissionais que atendem a população. “Falta visão critica, acolhimento. Se tivessem essa visão, a família do paciente não sofreria tanto, como estamos vendo com o caso da Margarete”.
Convocação - A exemplo da semana passada, quando o secretário de Esportes José Roberto de Jesus, Beto de Mazinho compareceu à sessão para uma Sabatina com os vereadores, o próximo da lista será o secretário de Obras, João Marques, que a pedido do parlamentar José Jorge, Zeca do São Pedro(PTB) deve comparecer na sessão do dia 20, para responder aos questionamentos dos pares sobre reclamações e dúvidas referentes à pasta.
 (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Futebol feminino vence Circuito de Beach Soccer em Ubatuba

São Sebastião - As meninas do futebol sebastianense trouxeram mais uma taça para casa, conquistada no domingo (12), no Circuito “Esquina das Modas” de Beach Soccer na Praia da Enseada, em Ubatuba.
Além da taça do campeonato, São Sebastião venceu invicto a última etapa. Para chegar à final, as meninas venceram o Perequê Mirim por 1 a 0, com o gol da atleta Evelin. Depois derrotou o Cerie Itamambuca por 2 a 1, novamente com os gols de Evelin.
As finais do campeonato e da etapa foram entre São Sebastião e o Rosa Dourada, de Caraguá, e em uma disputa acirrada as sebastianenses levaram a melhor e derrotaram time o adversário por 2 a 1, com os gols das jogadoras Ângela e Renata.
O técnico da equipe, Getúlio dos Santos, diz que se sente orgulhoso com a equipe. “Se a Secretaria de Esportes não acreditasse no potencial dessas meninas, não chegariam até aqui. As mesmas jogadoras disputam pela cidade no campo, no society e no futsal e ficaram em 5º nos 50º Jogos Regionais de Lorena no campo, foram campeãs no campeonato de futebol de areia da Ilhabela, no de Society, em Ubatuba, e encerram o ano com essa vitória”, descreve.
Para Santos, outro orgulho está no fato de sua equipe reunir atletas de Boracéia ao Canto do Mar, que estão confiantes e com força de vontade. “Muitas chegaram desacreditadas e hoje possuem um excelente potencial”, explica.
De acordo com a jogadora Juliana, a equipe se dedicou altamente à final do campeonato. “Treinamos todos os dias desta semana para encerrar o ano mantendo a boa campanha que realizamos”, conta.
O time é composto pelas jogadoras Estelinha, Renata, Evelin, Janaína, Nana, Dani, Michele, Carina, Vanessa Santos, Vanessa da Silva e Cris. A atleta Luana não joga por estar em tratamento.
O time sebastianense tem toda a estrutura e apoio da Secretaria de Esportes de São Sebastião. O futebol feminino tem apoio também da Farmavale. (Fonte: PMSS)

Ecomúsica agita E.M João Gabriel, em Toque-Toque Pequeno

São Sebastião - A Escola Municipal Professor João Gabriel de Santana, localizada no bairro do Toque-Toque Pequeno, recebeu na manhã desta segunda-feira (13/11), o “Ecomúsica”, evento integrante do mês da Música e Literatura, das Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) em parceria com a ONG ALNorte.
De acordo com o professor e organizador do evento, Luiz Fernando Seleghin, o principal objetivo do “Ecomúsica” é despertar a conscientização do meio ambiente utilizando para a produção do som, apenas instrumentos recicláveis. “Todos participam na hora. Interpretamos músicas de Villa Lobos e cantigas infantis”, afirmou o professor.
Segundo Seleghin, haverá uma apresentação do “Ecomúsica” em dezembro no Teatro Municipal, para quem não puder participar das próximas edições do evento. Mais informações do “Mês da Música e da Literatura” podem ser obtidas na Sectur pelo telefone (12) 3892-2620.

Programação mês da Música e Literatura
16/11 Coro Quimey (da Argentina) na FASS, às 20h30
17/11 Viagem Musical no Terminal Rodoviário das 13 às 14h30
17, 18 e 19/11 Encontro Villa-Lobos de Canto Coral no Teatro Municipal , às 20h
20/11 Dia da Consciência Negra na Praça do Coreto, às 14h
20/11 Viagem Musical no Terminal Rodoviário, das 13 às 14h30
20/11 Ecomúsica na EM Iraídes, às 10h
20/11 Ecomúsica na EM Barequeçaba, às 13h
21/11 Intervalo Musical Banda Jovem Sectur na EM. Henrique Botelho, às 19h
21/11 Intervalo Musical Banda Jovem Sectur na EE Josepha de S. Neves, às 20h30
22/11 Ecomúsica na EM Canto do Mar, às 10h
24/11 Viagem Musical no Terminal Rodoviário das 13 às 14h30
24/11 I São Sebastião Gospel Music no Ginásio “Gringão”, às 19h
24/11 I Saldão do Livro na Praça do Coreto ao meio-dia
25/11 IV Celebrarte - Confraternização dos músicos e poetas da cidade no Teatro Municipal, às 19h
27/11 Viagem Musical no Terminal Rodoviário das 13 às 14h30
27/11 Intervalo musical Mozart na EM Toque-Toque Pequeno, às 10 e às 13h
28/11 Intervalo musical Mozart na EM Maria Francisca Tavolaro, às 10h e às 13h
29/11 Intervalo musical Mozart na Escolinha do Jaraguá, às 10 e às 13h
30/11 Intervalo Musical Banda Jovem Sectur na EE Walkir Vergani, às 19h
30/11 Intervalo Musical Banda Jovem Sectur na EE Dulce C. Tavares, às 20h30
(Fonte: PMSS)

Amador prossegue em sua 10ª rodada com grandes resultados

São Sebastião - As equipes que competiram na 10ª rodada do 2º Campeonato Sebastianense de Futebol Amador realizaram verdadeiros clássicos que agitaram as torcidas das costas Norte e Sul em diferentes campos da cidade.
Foram nove jogos pela primeira divisão, num total de 18 equipes defendendo a camisa do seu time. Em todo o Campeonato sebastianense de Futebol Amador, 43 equipes do município estão em busca da taça.
No Estádio Otoniel dos Santos, o Estrela do Mar derrotou o Sebastianense num placar apertado de 1 a 0. Já o Só Alegria e o Grêmio de Barê encerraram a disputa empatados com o resultado de 2 a 2. Com um placar idêntico, ficou o confronto entre Caiçara e Canto do Mar. Para encerrar o dia no Otoniel, o Juventude goleou o Sato por 4 a 0.
Já no campo do Sete de Setembro, Som do Barê derrotou o Madeireira Rezende por 3 a 0 e o Corintinhas venceu o Porto por 4 a 2.
Pela Costa Sul, as competições se concentraram no campo de Maresias com três partidas durante o domingo. O Pau Brasil venceu o Gaivotas por 3 a 0. Logo em seguida, uma disputa acirrada marcou o placar entre Boiçucanga e Paúba que ficou em 1 a 1.
Para encerrar o dia, um dos times da casa goleou o adversário. A equipe Maresias venceu o América de Camburi por 5 a 1.
Os jogos são realizados sempre aos domingos, em campos da Costa Norte, Região Central e Costa Sul.
Mais informações pelo telefone da Secretaria de Esportes (Seesp), (012) 3892-6257.
(Fonte: PMSS)

São Sebastião está a um passo da final na Livovali

São Sebastião - Os meninos da categoria mirim do vôlei sebastianense derrotaram Pindamonhangaba pela Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte (livovali), no primeiro jogo da semifinal, que aconteceu no sábado (11/10), no Ginásio José de Souza Gringo, o Gringão.
O jogo encerrou em 3 a 0, com parciais 25 a 10, no primeiro set, 25 a 15, no segundo e 25 a 17 no último, comprovando o amadurecimento da equipe ao longo do campeonato, que perdeu um jogo para Pinda na primeira fase.
Segundo o técnico Milson Pereira da Silva Júnior, a primeira derrota aconteceu devido ao início da formação da equipe. “Agora temos um time totalmente diferente e que melhorou ao longo do campeonato”, afirma.
Com o resultado, São Sebastião precisa vencer o segundo jogo da semifinal na casa do adversário, no próximo dia 15 e estará automaticamente na final.
Júnior acredita a equipe tem grandes chances de chegar à final. “Se perdermos o jogo em Pinda, temos direito a mais um jogo que desempatará o resultado. Essa partida aconteceria aqui, em São Sebastião, já que encerramos a primeira fase com pontuação superior a eles”, explica.
O jogo contra Pindamonhangaba em casa garantiu também destaques para jogadores de São Sebastião. André foi classificado o melhor levantador, Leonardo, destaque no bloqueio,
Neilor, no ataque e Elifas no passo.
Se São Sebastião passar essa fase disputará a final contra Taubaté ou São José dos Campos. “O mais provável é que seja contra a equipe joseense, primeira colocada na fase de classificação”, destaca.
A classificação para as semifinais aconteceu no final de outubro contra Ubatuba, na casa da cidade vizinha. A disputa entre São Sebastião e Ubatuba encerrou em 3 sets a 2.
Na primeira fase, São Sebastião venceu São José, perdeu para Pinda, foi derrotado para Taubaté e venceu Jacareí, Mogi das Cruzes e por último Ubatuba.
Os atletas que compõe a equipe são: Neilor (capitão), André, Bebeto, Leonardo, Jorginho, Elifas, Saul, Rafael, Danilo, Alexandre, Gustavo, Bruno e Pedro. (Fonte: PMSS)

Prefeito recebe estivadores e destaca perspectivas de desenvolvimento portuário
Dr. Juan Garcia informou que irá se reunir com novo secretário estadual de Transportes logo após anúncio do governador eleito José Serra, a quem entregou ainda durante a campanha ofício de reivindicação de ampliação do Porto e nova estrada

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, recebeu nesta terça-feira (14/11), no gabinete, uma comissão de estivadores da cidade. Na ocasião, ele destacou as perspectivas de desenvolvimento portuário e as ações que vêm sendo adotadas pelo município.
Dr. Juan citou o ofício entregue ao então candidato José Serra, hoje governador eleito do Estado de São Paulo, no qual firmou um compromisso pela ampliação do Porto de São Sebastião e o novo acesso, além de escola técnica e investimentos em saneamento básico.
“Assim que for nomeado o novo secretário estadual de Transportes, nós agendaremos uma reunião para tratar de Porto”, adiantou o prefeito.
Conforme avaliou, a ampliação do Porto é uma realidade. “A política portuária não é mais uma questão pontual. Está dentro do projeto de desenvolvimento do país. A economia move isto”, enfatizou Dr. Juan Garcia. “Não saiu até hoje porque antes não havia a necessidade de Estado. Atualmente, o Porto de Santos está estrangulado”.
Ainda de acordo com o prefeito, outra questão que força a necessidade de ampliação do porto sebastianense é a indústria da região do Vale do Paraíba, Campinas e sul de Minas Gerais. “O corredor natural para escoar esta produção é São Sebastião. A ampliação do porto deverá estar atrelada à rodovia”, frisou. Dr. Juan Garcia salientou ainda que a cidade vem se preparando para esta grande mudança, no qual citou o Plano Diretor, que prevê áreas para retroporto.
O presidente do Sindicato dos Estivadores de São Sebastião, vereador Robson Wilson dos Santos, o Robson Ceará, que também participou da reunião no gabinete, ressaltou o empenho do prefeito nas causas portuárias. “Esta reunião com os estivadores teve a intenção de esclarecer a categoria tudo que o prefeito vem fazendo por nós. Pela primeira vez temos um prefeito que olha o porto de frente e briga por nós”, finalizou. (Fonte: PMSS)

Escolas realizam o “Projeto Solidariedade” em prol do Hospital de Clínicas de São Sebastião

São Sebastião - Com o intuito de passar valores de cidadania para seus alunos, as Escolas Municipais de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho, Pingo de Gente e Três Porquinhos realizam o Projeto Solidariedade, que beneficiará o Hospital de Clínicas de São Sebastião.
Até o dia 30 de novembro as escolas vão arrecadar diversos materiais como termômetros, DVDs infantil, aparelho de televisão e de DVDs (podem ser usados), gibis, revista de passatempo, brinquedos, fraldas descartáveis PMG, fraldas geriátricas e aparelho de pressão, que posteriormente serão doados à ala de pediatria do hospital.
De acordo com a diretora da Chapeuzinho Vermelho, Ana Paula Bertini de Souza, o tema do projeto é aplicado em todas as disciplinas e trabalhado com os alunos ao longo do bimestre, dando a eles principalmente noções de cidadania.
Ainda segundo Ana Paula no dia 1o de dezembro será realizada uma grande gincana para os alunos que participará de diversas brincadeiras, e em seguida farão a entrega dos produtos arrecadados para representantes do hospital.
No ano passado as escolas também realizaram o Projeto Solidariedade em prol da Casa do Idoso.
As doações podem ser realizadas na Escola Chapeuzinho Vermelho, que fica na rua Martins do Val, 230 - São Francisco. Telefone (12) 3862-1814. (Fonte: PMSS)

Fundo Social de São Sebastião doa cadeira de rodas para Apae

São Sebastião - A presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião, Rosa Mota, entregou na manhã desta terça-feira (13/11) uma cadeira de rodas feita sob medida para uma das alunas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade.
A cadeira de rodas foi entregue para a aluna Raquel Ferreira dos Santos, que há quatro anos estuda na entidade. “Será bastante útil, pois dá para a minha filha fazer tudo: lição, comer. Se não fosse a doação não teria condições para comprar uma cadeira dessas”, agradeceu a mãe Adriana Ferreira da Silva, 36 anos, moradora do bairro Canto do Mar, na Costa Norte.
A cadeira de rodas modelo juvenil foi adquirida por meio de recursos próprios do Fundo Social de Solidariedade, feita de acordo com as exigências de profissionais da saúde que acompanham o histórico da aluna e custou R$ 2.490. (Fonte: PMSS)

Handebol e Futebol de campo marcam nova rodada das V Olimpíadas dos Servidores

São Sebastião - A rodada das V Olimpíadas dos Servidores realizada nesta terça-feira (14/11)) se resumirá ao complexo que une Ginásio José de Souza Gringo e Estádio Otoniel dos Santos com as disputas de handebol e futebol de campo.
Serão quatro confrontos e sete secretarias, contando com a Câmara, em defesa da camisa do seu setor. Participam das Olimpíadas cerca de 300 funcionários da Prefeitura e Câmara.
No Gringão, às 19h, as meninas da Secretaria de Fazenda (Sefaz) e Secretaria de Educação (Seduc) se enfrentam pelo handebol.
Ainda na categoria, logo em seguida, as equipes masculinas da Educação e Secretaria de Serviços Urbanos (Sesub) vão disputar melhores colocações na primeira fase.
No lado de fora do complexo, as emoções prosseguem com o futebol de campo no masculino. Às 19h, Secretaria de Saúde (Sesau) e Câmara se enfrentam. Logo em seguida, a equipe da Secretaria de Assuntos Jurídicos (Sajur) encara a parceria Secretaria de Governo e Secretaria de Segurança (Segov/Segur).
Além disso, a Secretaria de Esportes (Seesp) realiza também os congressos técnicos específicos que definirão as chaves para as competições em dança de salão, show de calouros e pesca embarcada. O encontro entre competidores, nas três modalidades, está marcado para as 17h, na sede da Seesp.
Resultados - No Ginásio José de Souza Gringo, o Gringão, as competições aconteceram ontem (13) com vista em ‘acertar a cesta’.
No basquete masculino, três disputas marcaram a segunda-feira. O destaque ficou para a equipe da Educação, que venceu a Secretaria de Administração (Secad) com uma grande diferença de pontos. O placar ficou em 40 a 14 para a Seduc.
Já o placar entre as equipes Sesau e Sesub foi apertado com uma diferença de apenas duas cestas de dois pontos, mas quem levou a melhor foi a Saúde, que venceu por 20 a 16.
Ainda ontem, a Secretaria de Fazenda (Sefaz) venceu a parceria Secretaria de Obras e Planejamento e a Secretaria de Meio Ambiente (Seop/Semam) por 38 a 21.
No Ginásio do Tebar Praia Clube, as mulheres entraram em ação para disputar no futsal.
A Seduc, que prossegue com uma boa campanha durante o campeonato, deu uma goleada nas mulheres da fazenda, encerrando o jogo com um placar de 8 a 0. A artilheira do jogo foi a funcionária Vera Lúcia, responsável por cinco gols da derrota da Fazenda.
Já a disputa que aconteceria entre Câmara e a parceria Seop/Semam, terminou com o W.O que favoreceu a Câmara
Na quadra de tênis do tebar, somente os homens disputaram em defesa de suas secretarias. Todos os jogos encerraram com o placar de 2 a 0.
Na disputa entre Sajur, com o atleta José Mauro, e Fazenda, com Carlos Alberto, a Secretaria de Assuntos Jurídicos venceu por 2 a 0, com as duas parciais em 6 a 0.
No segundo jogo Fazenda e Assuntos Jurídicos confrontaram-se novamente, mas desta vez quem levou a melhor foi a Sefaz com o jogador Carlos, que enfrentou o atleta Marcelo Torres. A disputa encerrou em 2 a 0 para a Fazenda, com parciais de 6 a 3 e 6 a 1.
Na última disputa da noite, a Educação levou mais uma vitória, com o jogador Leandro, e derrotou a parceria Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Sectur/Setradh), representada por Agnaldo, por 2 a 0, com parciais de 6 a 0 e 6 a 1. (Fonte: PMSS)

“Mês da Música” promove XX Encontro Villa-Lobos de Canto Coral

São Sebastião - Uma oportunidade para estar em contato com a melhor música erudita da região. Integrando as comemorações do “mês da música e da literatura”, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) promove neste fim de semana (17 a 19/11), no Teatro Municipal, o 20º Encontro Villa-Lobos de Canto Coral.
Na ocasião, os visitantes poderão apreciar o resgate do mais antigo encontro de corais do Estado de São Paulo. O coral municipal de São Sebastião, regido pelo maestro Marcos Câmara, fará uma estréia com nova formação.
De acordo com o maestro Marcos Câmara, o Coral de São Sebastião tem 22 integrantes, incluindo alunos selecionados das Oficinas Culturais da modalidade “Técnica Vocal”. “Será a primeira vez que 10 coros estarão reunidos em três dias de evento. As pessoas que forem prestigiar o evento ouvirão músicas clássicas, folclóricas, MPB, música negra-americana”, destacou Câmara.
O ingresso poderá ser trocado por um quilo de alimento não perecível na hora do evento, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade. Para mais informações, o telefone da Sectur é o (12) 3892-2620 e o do Teatro Municipal (12) 3892-4489.

Programação
Dia 17/11
Coral Municipal Maestro Sinésio Pinheiro, de São Sebastião, SP - Maestro Marco Antônio Câmara;
Coral Quimey, da Cidade de Necochea, Buenos Aires, na Argentina - Maestro Eduardo Liboreiro;
Coral Água Viva, Caraguatatuba, SP – Maestrina Eliana Banheza.

Dia 18/11
Coral Canarinhos da Terra, de Campinas, SP – Maestro Vastí Atique;
Coral Municipal de Caçapava, SP – Maestro Márcio Faria;
Coral Zíper na Boca, Unicamp, de Campinas, SP – Maestrina Vivian Nogueira;
Madrigal Gaude, de Pindamonhangaba, SP – Maestro Claudio de Oliveira.

Dia 19/11
Banda Jovem da Sectur;
Coral Municipal Maestro Sinésio Pinheiro, de São Sebastião, SP – Maestro Marco Câmara;
Coral Zíper na Boca, da Unicamp, Campinas, SP – Maestrina Vivian Nogueira.
(Fonte: PMSS)

Servidor Público aprova curso de Direção Defensiva

São Sebastião - O motorista Francisco Marta Filho, o “Fikito”, é um dos 50 servidores públicos que estão participando do curso de “Direção Defensiva”, oferecido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Administração (Secad), Saúde (Sesau) e Segurança Urbana (Segur).
De acordo com Fikito, o curso é bem aproveitado pelos servidores públicos porque as palestras falam sobre temas que atingem o cotidiano. “Sempre é bom analisar novidades e os problemas abordados pelos palestrantes. O curso nos ajuda a trocar idéias e experiências do dia-a-dia da nossa rotina”, afirmou o motorista.
De acordo com o chefe de Divisão de Segurança do Trabalho, Sebastião Passareli, o curso é mais um aprimoramento para os funcionários públicos. “Com esse curso de capacitação, o servidor poderá aprender mais atividades e se tornar um multiplicador das idéias”, disse Passareli.
As aulas acontecem na Videoteca Municipal e são abordados temas como educação no trânsito, fiscalização, serviços de engenharia, Código de Trânsito Brasileiro, Planejamento Urbano, Estresse, prevenção de acidentes, revisão de veículos, sinalização, combate a incêndios e primeiros socorros. Para atingir todos os servidores públicos, o curso será realizado cinco vezes com o mesmo conteúdo.
Para mais informações, o telefone da Divisão de Segurança do Trabalho é o (12) 3891-2084 e da Divisão de Tráfego é o (12) 3892-1540. (Fonte: PMSS)

Escolinhas do Pontal e Barequeçaba se destacam na Copinha Tebar

São Sebastião - As escolinhas da Secretaria de Esportes que se destacaram em mais uma rodada da 7ª Copinha Tebar de Futsal, realizada no final de semana (10 a 12/11) foram as de Barequeçaba e Pontal da Cruz, que disputam juntas o campeonato no pré-mirim. A parceria derrotou o adversário Tebarzinho 2 com uma goleada histórica de 10 a 0.
Já no confronto entre duas escolinhas da Prefeitura no sub-15, Jaraguá e Topolândia, o jogo ficou no empate de 6 a 6.
Na sexta-feira (10/11), a escolinha da Prefeitura do bairro Topolândia enfrentou o time do Tebar, comandado por Sérgio, na categoria sub-13, e perdeu com um placar de 8 a 3.
Logo em seguida, na categoria sub-17, a escolinha do Canto do Mar foi derrotada pela equipe da Escola Estadual Nair Ferreira Neves por 9 a 1.
Já no sábado (11/11), na categoria sub-11, a escolinha de Barequeçaba enfrentou a equipe do Tebar e perdeu por 4 a 1.
No domingo (12/11), as disputas das escolinhas foram contra a cidade vizinha na categoria sub-13. A escolinha de Barequeçaba perdeu de 4 a 2 para a equipe de Ilhabela do técnico Graic. Logo em seguida, a equipe da Prefeitura do bairro Boiçucanga também foi derrotada pela Ilha, do técnico Ricceli, por 3 a 0.
A Copinha Tebar conta com 39 equipes participantes das cidades de São José dos Campos, Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião, num total de 585 atletas divididos em seis categorias: fraldinha, pré-mirim, sub 11, sub 13, sub 14 e sub 17. (Fonte: PMSS)

Defesa Civil de São Sebastião avalia construção de novos dutos da Petrobras

São Sebastião - O chefe da Defesa Civil da Prefeitura de São Sebastião, Paulo Galeano, participou na tarde desta terça-feira (14/11) de uma reunião sobre a obra dos novos dutos do píer da cidade, que está em fase de conclusão.
A reunião foi proferida pela consultora da Petrobras, Thaís Ferreira, que explicou questões referentes à segurança operacional e ao programa de comunicação que está sendo realizado pela empresa para a população.
“A troca e ampliação dos dutos possibilitam a otimização, modernização e o aumento da segurança do terminal, e a Petrobras tem garantido o direito à informação e realiza um programa de comunicação direta com a população”, comentou a consultora.
O objetivo da Petrobras é, junto aos parceiros institucionais, como a Prefeitura, comunicar a comunidade e esclarecer dúvidas sobre as atividades desenvolvidas, principalmente em relação à segurança. Para isso, mais de três mil folhetos explicativos foram entregues no entorno das instalações da empresa na cidade divulgando o canal “Telefone Verde”.
“A Defesa Civil está à disposição para ajudar e também para desenvolver esse trabalho em parceria com a Petrobras”, disse Galeano.
A Petrobras construiu no píer de São Sebastião uma nova tubovia, com a troca e ampliação dos dutos, totalizando 16,6 km de dutos em paralelo. Nela, mais quatro tubos foram instalados: dois para o transporte de petróleo e dois para o transporte de derivados. A obra foi realizada pela empresa Queiroz Galvão e gerou 650 empregos diretos no município.
O “Telefone Verde” da Petrobras é o 0800-128-121. Mais informações pelo telefone da Defesa Civil (12) 3893-2254. (Fonte: PMSS)

Prefeitura realiza no domingo Processo Seletivo do curso de Laminação em Embarcações

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através das secretarias da Educação (Seduc) e de Esportes (Seesp), realiza no domingo (19/11), às 9h, na Escola Municipal Henrique Botelho, o processo seletivo para o curso de Laminação em Embarcações Básico, em convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O processo definirá os 45 alunos que terão a oportunidade de participar do curso. A prova será constituída de 30 questões, cada uma com cinco alternativas relacionadas à língua portuguesa e matemática, conhecimentos gerais e específicos.
No dia da prova o candidato deverá levar documentos originais de identificação: RG, ou carteira de trabalho, ou carteira de habilitação ou carteiras de registro profissional expedidas pelos conselhos regionais. O candidato deve ter o ensino fundamental completo e a idade mínima de 16 anos.
Para participar do processo, os interessados tiveram que realizar as inscrições ontem (13) e hoje (14) no Centro Integrado Profissionalizante (CIP).
As listas de classificação contendo a pontuação geral, por ordem decrescente de notas obtidas pelos candidatos que prestarem o exame, serão afixadas no dia 22 deste mês, no (CIP).
A data da matrícula para quem passar no curso será nos dias 23 e 24 no CIP.
Assuntos da prova - Para o processo seletivo, o candidato deverá estudar, matemática, português, conhecimentos gerais e conhecimentos iniciais sobre embarcações.
Em matemática, os assuntos pedidos serão: números naturais, fração, regra de 3 simples, porcentagem, equação de 1º grau, juros simples, números decimais, sistema monetário e problemas.
Já em português, as matérias serão interpretação de texto, sinônimo, verbos: tempos e modos, predicação verbal, tonicidade: posição da sílaba tônica e classificação.
Em conhecimentos gerais, o candidato deve estudar informações especiais políticas, sociais e organizacionais sobre São Sebastião.
Além disso, será pedido conhecimentos iniciais sobre embarcações baseado no primeiro capítulo do livro Navegar é Fácil, de Geraldo Luiz Miranda. O livro é a 10ª edição, da editora Catau, do Rio de Janeiro e pode ser encontrada na Biblioteca Municipal.
Curso de laminação - O curso de Laminação em Embarcações permite a aprendizagem de arrumar o casco do barco caso danificado.
Segundo o coordenador técnico do Senai, Fernando Barros Ribas, o número de marinas tem aumentado na cidade, o que justifica a demanda local para a área. “Por vários fatores São Sebastião é favorável para a náutica”, afirma.
Para o chefe de divisão de Esportes Náuticos, Rafael Mendes, a importância do curso está em especializar velejadores e munícipes, além de ser uma novidade em São Sebastião. “Para os atletas, proporcionará o aprendizado da técnica, permitindo que ele mesmo conserve ou conserte seu barco quando danificado e também uma oportunidade de emprego na área”, afirma.
De acordo com Mendes, o objetivo da Seesp é deixar um espaço, na futura página na internet da Casa da Vela, para que as pessoas que concluírem o curso possam incluir seu currículo. “Assim os interessados nessa mão-de-obra poderão procurar e encontrar facilmente”, finaliza.
O edital de inscrições esta disponível no site da Prefeitura de São Sebastião: www.saosebastiao.sp.gov.br.
Mais informações pelos telefones (12) 3892-5535 ou 3892-6016. O CIP localiza-se na rua Antonio Pereira da Silva, 56, na Topolândia. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Praia da Maranduba vê vitória de Ubatuba na etapa do municipal de Águas Abertas

Ubatuba - A praia da Maranduba recebeu, no último sábado, 11, a terceira etapa do “10º Circuito Ubatuba de Águas Abertas”. Com a participação de nadadores do Litoral Norte, Vale do Paraíba e alguns atletas avulsos, a prova foi disputada em trechos de 250 (atletas com 7 anos) a 3.000 metros, em um mar calmo. Muitos atletas aproveitaram a prova como um aquecimento para a etapa do paulista, que aconteceu no domingo, 12.
Os nadadores Leonardo Silvério Pereira e Priscila Rubia Aguiar , ambos da academia Winner, de São José dos Campos foram os primeiros a completar a prova principal; Vinicius Moura (4º) e Camila Montini de Faria (2º) foram os atletas de Ubatuba melhor posicionados no geral.
Entre as equipes, a vitória ficou para a Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba, com 395 pontos; a Winner, ficou em segundo, com 303 e a Victor, de Taubaté em terceiro, com 95.
A última etapa do “10º Circuito Ubatuba de Águas Abertas” será disputada no dia 10 de dezembro na Praia do Cruzeiro.
Vagas na piscina municipal - A Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba encerrou na última sexta-feira, 10, as inscrições para os nascidos de 1995 em diante, para o sorteio de vagas para as aulas de natação na piscina municipal para o ano de 2007. Aproximadamente 700 pessoas se inscreveram e participarão do sorteio que acontece no dia 23 de fevereiro, às 9h. Os inscritos nascidos entre 1996 e 2000 deverão passar por uma avaliação nos dias 13 e 14 de fevereiro. (Fonte: PMU)

Ubatuba confirma com vitória o título no paulista de maratonas aquáticas

Ubatuba - A equipe de Ubatuba venceu, no domingo, 12, a última etapa do campeonato paulista de águas abertas na prova curta, que aconteceu na Praia do Arrastão, em São Sebastião. A vitória confirmou a boa campanha realizada neste ano, em que a equipe de natação venceu cinco etapas (Ourinhos, São Bernardo, Ubatuba, Fartura e São Sebastião) e conquistou o título paulista da prova curta (Troféu Waldir de Souza), por antecipação.
A equipe de Ubatuba totalizou, na etapa, 847 pontos, contra 512 do Circulo Militar 4/Fit.
Abner Mathey de França (Petiz 2), Stefany Ingrid C. Luz (Infantil 2), Rômulo A.C. Santos (Infantil 2), Anete R. A. Monteiro (Master G) Delmar Soares Correia (Master G). Já os atletas Patrick B. Graglia, (Mirim), João Marco de S. Mata (Infantil 1), Felipe A. Costilhas (Juvenil 2), Vitor G. A. Ramos (Master E) e Paulo H. Galhalhone (Master H), conquistaram a segunda posição em suas provas, enquanto Annelise B. Carvalho e Rafael V C. Santos (Petiz 1), Gabriel Prado Martinez (Petiz 2), Priscila Rebouças Santos (Infantil 2), Vinícius B. de Mauro (Juvenil 2), Camila M.Faria (Junior 1), Beatriz Frisanco e Jorge E. S. Oliveira (Junior 2), Igor Mathey (Master b), e Nelson D. Batista (Master g) ficaram em terceiro.
O ranking final do campeonato, com descartes deve ser divulgado no decorrer da semana.
Premiação - A festa de premiação do Campeonato será no dia 2 de dezembro, no Restaurante Florestal, na cidade de São Bernardo do Campo. Na cerimônia, serão premiados os oito melhores atletas de cada categoria, desde que tenham participado no mínimo de cinco etapas, bem como as oito melhores equipes do ranking final. (Fonte: PMU)

Projeto de Lei Preve 2 Milhões de Compensação Para Ubatuba

Ubatuba - No último dia 09, aconteceu no Auditório Teotônio Vilela na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, por iniciativa dos Deputados João Caramez e Ricardo Trípoli, ambos do PSDB paulista, o Fórum de Debates sobre a Lei 9146/95, este trabalho teve a participação do Engenheiro Pedro Tuzino, que fez parte da equipe multidisciplinar que elaborou uma nova minuta de Lei que cria mecanismos de compensação para Municípios que sofrem restrições por força de espaços territoriais, especialmente protegidos pelo Estado em cumprimento a Constituição do Estado de São Paulo.
Há de se registrar a presença da maioria dos Prefeitos e vereadores da 189 cidades que serão diretamente beneficiadas, das cidades do Litoral Norte estiveram presentes o Prefeito Juan Garcia, e os vereadores de Ubatuba Claudinho Gulli e Luciana Machado, além de diversas lideranças regionais.
Consideram-se espaços protegidos as Estações ecológicas, Reservas Biológicas, Parques Estaduais, Monumentos Naturais, Refúgio de Vida Silvestre, Áreas de Proteção ambiental e Relevante interesse Ecológico, Reservas Estaduais, Extrativistas, Particulares do Patrimônio Natural, Proteção de mananciais, de Fauna, e de Desenvolvimento Sustentável.
O Valor será repassado diretamente para cada Município, através de um índice de participação publicado anualmente pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado.
Esta Verba poderá ser aplicada preferencialmente em ações de interesse ambiental, como coleta, tratamento e reciclagem do lixo, Saneamento básico, implantação ou manutenção de unidades de conservação, monitoramento, fiscalização e licenciamento ambiental e ações de interesse sustentável.
Segundo Caramez; "Este projeto vem beneficiar diretamente as Prefeituras, que poderão investir em infra-estrutura e desenvolvimento sustentável, beneficiando diretamente a população, como municipalista me sinto muito honrado em poder encaminhar esta minuta ao plenário. Destaco também o imenso trabalho e empenho do Engenheiro Pedro Tuzino que não mediu esforços para que houvesse esse encaminhamento."
O prefeito Elói de Eldorado declarou: "Essa verba vai beneficiar as pequenas comunidades, como quilombos, indígenas e caiçaras, quero agradecer ao Engenheiro Pedro Tuzino, que tem seu pai nascido na minha cidade pela luta em tocar um projeto que estava engavetado há 11 anos, e difícil alguém que perde uma eleição e se dispõe a trabalhar pela sua cidade e região, e também ao Trípoli e Caramez que apadrinharam e com muita lisura encaminharam esta Lei".
Pedro Tuzino comentou que: "Fico feliz em ver que um trabalho em equipe esta viabilizando recursos que não são pequenos para os municípios que preservam a natureza que é um patrimônio mundial, e que os Deputados Caramez e Trípoli estão através do seu trabalho prestigiando nosso município com recursos, fiquei surpreso com a presença de várias lideranças de Ubatuba, e também dois vereadores Claudinho e Luciana, o que demonstra a importância desse projeto, e lamento a ausência do Poder Executivo que não poderia deixar de estar presente defendendo os interesses do município, mais mesmo assim nós munícipes lutamos para garantir uma fatia de quase dois milhões de Reais para nossa cidade, conforme os critérios estabelecidos pela equipe de trabalho".
A lei de compensação prevê a distribuição de aproximadamente 69 milhões (verba deste ano do ICMS ecológico) para os 189 municípios, o índice que teve o maior peso foi o percentual de área de parque, defendido pela equipe coordenada pelo engenheiro Pedro Tuzino, o que causou repudio de alguns prefeitos quais os municípios deverão ficar com uma parcela menor do que a de Ubatuba por exemplo.
È o Caso do Prefeito de Salesópolis: "O meu município irá receber apenas um terço do que receberá o município de Ubatuba, pois os critérios estabelecidos beneficiaram as cidades que possuem parques em detrimento as que possuem mananciais".
O importante é que a Lei vem tardiamente socorrer aqueles municípios que tem prejuízo na arrecadação de IPTU e ITR, e vem também possibilitar uma ação direta das prefeituras frente ao desenvolvimento Sustentável. (Fonte: Diogo Cruz)

Ubatuba participa do Festival de Turismo de Gramado
A feira, que acontece de 17 a 20 de novembro, é considerada uma das maiores da América Latina

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo, vai participar neste mês, do Festival de Turismo de Gramado, uma feira que é reconhecida como um dos grandes encontros para promoção e comercialização de produtos turísticos e responsável pelo crescimento da indústria turística do Mercosul desde 1989. Considerada uma das maiores feiras do setor na América Latina, o Festival de Gramado é também uma grande feira de negócios, que gera resultados excelentes para o “trade” turístico. Desde a primeira edição, o festival vem registrando um número cada vez maior de participantes e expositores.
Realizado sempre no mês de novembro, o festival reúne operadoras, agentes de viagem, companhias aéreas e de navegação, locadoras, hotéis e empresas prestadoras de serviços ligados ao turismo, além de órgãos oficiais de turismo do Brasil e do exterior. Hoje o Festival de Turismo de Gramado possui abrangência e renome internacional, registrando o comparecimento de expositores dos cinco continentes. Cerca de 11,5 mil visitantes profissionais do Brasil e países vizinhos participaram da feira no ano passado, que contou com 330 stands e 1900 empresas participantes.
Parcerias e oportunidades - De acordo com o secretário municipal de Turismo, Luiz Felipe Azevedo, é neste tipo de evento que a Prefeitura de Ubatuba vai buscar parcerias e novas oportunidades para apresentar o que a cidade tem de melhor em termos de roteiros turísticos. Numa parceria com a APRECESP (Associação Paulista das Estâncias Turísticas), Ubatuba dividirá estaremos um estande com outras estâncias paulistas.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a participação de Ubatuba em uma feira de turismo deste nível é imprescindível: “a ida da Secretaria de Turismo de Ubatuba para o Festival de Gramado vai ao encontro de todo nosso ideal de investir em um turismo de qualidade e para isso é necessário que as pessoas conheçam os inúmeros atrativos que nossa cidade oferece. Uma feira como esta é a oportunidade ideal para atingirmos este objetivo”.
A Secretaria de Turismo agradece o apoio da iniciativa privada, em especial aos seguintes parceiros: Sindicato dos Hotéis (Sinhores), Associação de Pousadas e Hotéis, Areuba, Itamambuca Eco Resort, Porto Marina Timoneiro, Kauaí Centro Náutico, Pousada Recanto das Palmeiras, Operadora de mergulho Ecosphera, Anchieta Forneria, bar e café, Pousada Estrela do Mar, Belmar Viagens e Turismo, Terra Ecoturismo, Operadora de mergulho Omnimare. (Fonte: PMU)

Palestra ensina alunas de Geração de Renda a colocar produção no mercado

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, em parceria com o Sebrae, proporcionou às alunas do curso de Geração de Renda, que é desenvolvido pela Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, a palestra “Aprender a empreender”, na ultima segunda-feira, 13, na Escola Tancredo Neves. Ministrado em dois períodos por Ulysses Tessari Fernandes Morgado, consultor do Sebrae/ SP, a palestra reuniu aproximadamente 90 alunas dos cursos de artesanato e culinária, que vêm sendo desenvolvidos pela Secretaria neste semestre.
“Desde o ano passado vínhamos ensinando a fazer, e agora, através da parceria, nossas alunas aprenderão a colocar o produto de forma correta no mercado”, disse a secretaria da pasta Kátia Nunes. “As alunas receberam noções de como incrementar seus produtos, calcular preços, fazer analise de mercado, entre outras dicas importantes”, completou a secretária.
Os cursos de Geração de Renda formarão uma nova turma, com aproximadamente 800 alunos, em 7 de dezembro. (Fonte: PMU)

São Sebastião conquista Circuito Ubatuba de Beach Soccer Feminino

Ubatuba - A equipe de São Sebastião conquistou o título do Circuito Ubatuba de Beach Soccer Feminino 2006, ao vencer na final o Rosa Dourada, de Caraguá, por 2 a 1, com gols de Ângela e Renata para São Sebastião e Naiara, descontando para o Rosa Dourada. A equipe de São Sebastião atuou com Juliana, Ângela, Luciana, Vanessa, Hevelin, Janaina, Michele, Elisangela, Renata, Karina e Sandra. A equipe do CERE Itamambuca ficou na terceira posição da etapa.
Os jogos da última etapa (que foi disputada pelas oito equipes mais bem classificadas no ranking) tiveram placares baixos, tanto que a artilheira foi a jogadora Evelin, de São Sebastião, com dois gols; Juliana, também de São Sebastião foi a goleira menos vazada da etapa.
Com a vitória, São Sebastião foi a campeã do Circuito Ubatuba de Beach Soccer Feminino, com 44 pontos; o Rosa Dourada terminou em segundo e o Padang, de Ubatuba foi o terceiro colocado. A artilheira do cicuito foi Meire, do Padang, com oito gols e Marilia, também do Padang, a goleira menos vazada.
O coordenador do torneio, Damião Celestino, elogiou o nível técnico das equipes: “Foi um campeonato em que houve um grande equilíbrio entre as equipes e São Sebastião está de parabéns, pois foi a mais regular e mereceu o titulo”, disse. Celestino já prevê algumas alterações para o próximo torneio: “estamos planejando para 2007 um campeonato com mais datas, e as partidas acontecendo durante a semana, à noite”, declarou o coordenador.
O Circuito Ubatuba de Beach Soccer Feminino é uma realização da Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, com patrocínio de Esquina das Modas e apoio de Imagem Estética, Drª Daniela Fuchs, Quiosque do Japa (Perequê Açu), Quiosque Kebra’s Mar (Lagoinha), Pontual Dspachante, MS Bebidas, Peixinho Veiculos, Restaurante Tortilhão e Varejão Santa Rita. (Fonte: PMU)

Natação de Ubatuba tem seis campeões paulistas de águas abertas

Ubatuba - A Federação Aquática Paulista divulgou o ranking final do Campeonato Paulista de Águas Abertas, cuja última etapa foi realizada no domingo, 10, em São Sebastião. Após a realização de dez etapas, Ubatuba conquistou o título por equipes da prova curta (Troféu Valdir de Souza) e outras boas classificações individuais.
Dos 45 atletas de Ubatuba que figuraram entre os oito melhores em cada categoria e receberão a premiação na festa de encerramento da temporada, seis nadadores conquistaram o título em suas categorias: Patrick de Barros Graglia (mirim masculino), Abner Mathey de França ( petit 2), Caio C.P. Santos (infantil 1), Stefany Ingrid Carneiro Luz (infantil 2), Rômulo Ayron Cabral Santos (infantil 2) e Delmar Soares Corrêa (master G).
Confira abaixo a relação completa dos atletas de Ubatuba que participarão da festa de premiação do Campeonato, que será realizada no dia 2 de dezembro, na cidade de São Bernardo do Campo:
Prova curta - Mirim fem.: Kiane Linardi Lobão – 8º; mirim masc.:Patrick de Barros Graglia – campeão, Pedro H.O.S. Bueno – 3º, Matheus R. Silva – 6º ; Petiz 1fem: Anne Lise Barbosa de Carvalho – 5º Petiz 1 masc: Gustavo P. Mendes 3º, Rafael V. Campos – 4º, Luan B. de Mendonça – 6º; Petiz 2 fem: Bruna Santos – 4º; Petiz 2 masc: Abner M. França – Campeão, Lucas P. Moura – 4º, Gabriel P. Martinez – 5º; infantil 1 masc.: Caio C.P. Santos – Campeão, João M. S Matta – 3º, Caíque M Fileto – 5º, Celso V.O. Andrade – 6º; Infantil 2 fem: Stefany I.C.Luz – Campeã, Priscila R. Santos – 3º, Sara R. Sartorato – 4º, Flavia Fernandes – 8º; infantil 2 masc: Rômulo A.C. Santos – Campeão, Ricardo P. Rocha – 2º;
Juvenil 1 masc: Igor G. Barros – 3º, Ricardo M Gouveia – 4º; Juvenil 2 fem: Aline R. Sartorato – 3º, Camila C.S. Oliveira – 5º; Juvenil 2 masc: Felipe A. Costilhas – 2º, Vinicius B. Mauro - 4º; Junior 1 masc: Felipe P. Martins - 4º, Diego M. Franco – 6º, Guilherme S. Oliveira – 8º; Junior 2 fem: Beatriz Frisanco – 6º Junior 2 masc: Jorge E. S. Oliveira – 4º, Lucas S. Azevedo – 6º; master A fem: Patrícia A. Santos – 8º; Master B masc: Igor Mathey – 5º; Master D fem; Elisa S. Frisanco – 8º, Master G fem: Anete R.A. Monteiro –7º; Master G masc: Delmar S. Corrêa – Campeão, Nelson D. Batista – 6º; Master H masc: Rivaldo de Oliveira – 4º, Paulo H. Galhalhone – 6º, Benedito da Graça – 7º
Prova média / longa
Master C fem :Márcia P.L. Marques – 8º, Master E masc:Ivan da Costa – 8º (Fonte: PMU)

Odirlei é o melhor brasileiro no WCT

Ubatuba - Renato Galvão e Odirlei Coutinho foram os dois convidados para participarem do maior evento do surf no país.
Renato Galvão estreou contra Joel Parkinson e Greg Emslie, mas acabou indo para a repescagem.
Já durante a repescagem, Renato Galvão, vice-campeão do SuperSurf 2006, foi eliminado numa bateria acirradíssima contra o australiano Tom Whitaker, que venceu pelo placar de 13.83 a 13.67.
Odirlei Coutinho foi quem salvou a pátria, sendo o primeiro a quebrar a seqüência de derrotas brasileiras na repescagem do WCT Brasil.
Após ter perdido a hora para competir na primeira fase, Odirlei entrou no round da repescagem e despachou o havaiano Bruce Irons.
Com um backside afiado, Coutinho escolheu bem as ondas e fez notas 7.5 e 5.83, deixando Bruce precisando de 8.00 para reverter a situação.
Odirlei Coutinho ainda roubou a cena na terceira rodada do WCT Brasil, penúltima etapa da elite mundial que rola na praia da Vila, Imbituba (SC).
Na sétima bateria do dia, o surfista de Ubatuba não tomou conhecimento do tricampeão mundial Andy Irons e venceu a disputa por 15.17 a 10.83 pontos.
Já contra o havaiano Fred Patacchia, Coutinho não encontrou as melhores ondas e deixou a competição pelo placar de 13.27 a 12.33 a favor do havaiano.
“Estou feliz porque dei o meu melhor. Consegui mostrar meu surfe pra toda a galera e o meu sonho é fazer parte do WCT um dia e surfar as melhores ondas do mundo. No mês passado, fiz a final num WQS de Ilhas Canárias, o mar estava perfeito. Então, imagina o WCT, surfar em Fiji, Jeffreys Bay (África do Sul), Teahupoo (Tahiti) e Pipeline (Hawaii), vai ser animal. Esse é meu sonho desde moleque”, revelou Odirlei, contente pelo apoio da torcida. (Fonte: AUS)

Ginástica Rítmica de Ubatuba dá show e conquista título em Santos

Ubatuba - Ubatuba fez bonito no “2º Troféu Haide Nassif” de Ginástica Rítmica, disputado no ginásio Antonio Guenaga, em Santos, no domingo, 12. No evento, disputado por mais de 700 ginastas de 22 entidades do Estado, e presenciado por mais de três mil pessoas, Ubatuba conquistou o primeiro lugar geral da competição, totalizando 26 medalhas. Outros destaques da equipe ubatubense foram o primeiro lugar na série B “mãos livres” e o segundo lugar na série C, aparelho “bola”.
Para a professora Jerusa Parada Suguimoto, “as meninas tiveram um ótimo desempenho e estão de parabéns. Gostaria de agradecer ao apoio pessoal do Sr. Eduardo Cesar para que a equipe fosse a este evento tão importante para o desenvolvimento da Ginástica Rítmica no Estado e aos familiares que direta ou indiretamente participaram do evento”, disse Jerusa, que dirigiu a equipe de 86 ginastas em parceria com sua filha Joyce. (Fonte: PMU)

Prefeitura e Estado discutem melhorias para quilombolas de Ubatuba
Foram abordadas questões como saúde, educação e infra-estrutura

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve reunido nesta terça-feira, 14, com a Secretária de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eunice Aparecida de Jesus Prudente, para discutir assuntos relacionados a melhorias, principalmente nas áreas de saúde, educação e infra-estrutura, para as comunidades remanescentes de quilombos existentes em Ubatuba. A reunião ocorreu antes de uma audiência pública, sobre o mesmo tema, realizada no bairro da Picingüaba.
Também estiveram presentes na reunião, o Procurador do Estado, Alexandre Moura de Souza, o Assessor de Defesa da Cidadania, Roberto Almeida de Oliveira, o coordenador regional do Itesp, José Roberto Andreon, além dos secretários municipais de Saúde, Educação, Assuntos Jurídicos, Obras, Agricultura, Pesca e Abastecimento, Administração Regional Norte e representantes das comunidades quilombolas de Ubatuba, como Antonio dos Santos, presidente da Associação dos Remanescentes de Quilombo da Caçandoca, entre outros.
Empenho, seriedade e dedicação - A secretária estadual Eunice Aparecida de Jesus Prudente disse sentir-se honrada por estar em uma cidade tão bonita como Ubatuba e com um prefeito que abraçou a causa quilombola. “As questões quilombolas são complexas, mas estamos aqui para tentar resolvê-las. É importante que os quilombolas tenham as mesmas condições que qualquer cidadão”, disse a secretária estadual de Justiça e Defesa da Cidadania, que agradeceu o empenho, a seriedade e a dedicação da Prefeitura de Ubatuba.
Roberto Almeida de Oliveira explicou que a idéia da audiência pública é de estabelecer um diálogo entre o Estado, a União e as prefeituras. “Fico muito contente porque nunca somos recebidos por tantos secretários municipais”, disse o assessor de Defesa da Cidadania, satisfeito com o engajamento da prefeitura na questão quilombola.
Respeito e atenção - Os secretários municipais presentes à reunião apresentaram sugestões para questões relacionadas com suas respectivas pastas, como foi o caso de problemas levantados em relação a agentes de saúde, vias de acesso e escolas.
De acordo com o prefeito Eduardo Cesar, há um objetivo comum que é a melhoria da qualidade de vida dos quilombolas. “É de extrema importância que continuemos discutindo medidas para melhorar as questões que envolvem estas comunidades tradicionais. São pessoas que vivem nestes locais há muitos anos e que merecem toda o respeito e a atenção da administração pública”, disse o prefeito.
Ubatuba possui hoje, além das comunidades quilombolas da Caçandoca e do Camburi, outras duas em fase de reconhecimento, na Fazenda da Caixa e na Casanga. (Fonte: PMU)





 




Semana de 17/11 à 23/11

 

CINE PORTO (Ubatuba)

"O Diabo Veste Prada"
Ás 15:00 hs - 17:10 hs - 19:20 hs -21:30 hs.



CINE PASSEIO (Ubatuba)
 

"Deu a Louca no Chapeuzinho"
Ás 16:00 hs -19:40 hs .

"O Sacrifício"
Ás 17:40 hs -21:30 hs.

 

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Oração

Deus abençoe
Meu avô fazendo balaio,
Minha avó torrando café,
Maneco Almiro
Tocando rabeca,
Tia Aninha e suas flores.
Deus abençoe
A lembrança do sorriso
De Elisabete
No ano de 1976
Ou foi 77?
 

Félix Cabral

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Saco da Ribeira ©Juliano Gregori

Saco da Ribeira
©Juliano Gregori

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor