Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 03 de Janeiro de 2007 - Nº 1679 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Turistas prolongam permanência no litoral

Caraguatatuba
Bairros de Caraguá ficam sem água
Prefeitura bate recorde em recolhimento de lixo
População de Caraguá recebe fonte como presente de fim-de-ano
Região Sul de Caraguá já tem protocolo próprio
Tudo pronto para o projeto "Férias é Aqui" em Caraguá
Balanço de Réveillon aponta mais turistas e maior segurança em Caraguá
Caraguá recebe micro ônibus escolar

Ilhabela
-

São Sebastião
Festa religiosa deve reunir 10 mil
Praias de S. Sebastião serão iluminadas
Câmara realiza posse da nova Mesa Diretora para o biênio 2007/2008
Sebastianenses sobem ao pódio 11 vezes na Corrida de São Miguel
Réveillon atrai mais de 40 mil pessoas na nova Rua da Praia


Ubatuba
Sucesso do Beach Boogie Ubatuba Prorrogará Atividades de Pára-Quedismo no Município até Dia 08 de Janeiro

Seções
Poesia
Carta do Leitor

Notícias da Região Topo

Turistas prolongam permanência no litoral

Litoral Norte - Milhares de turistas que viajaram para o Litoral Norte festejar a virada do ano decidiram 'esticar' o feriado de Réveillon e continuam superlotando as praias mais procuradas das quatro cidades da região.
Apesar de o tempo não estar colaborando, praias como Martin de Sá, em Caraguatatuba, Grande e Enseada, em Ubatuba, e Maresias, em São Sebastião, estiveram cheias de veranistas. Ontem, o dia permaneceu nublado em quase toda a região.
"Apesar de não ter sol, dá para curtir a praia, pois o clima quente ajuda. O que vale mesmo é descansar", afirmou a empresária Daniele Sabeck, 30 anos, de São José do Rio Preto (SP), que passa férias com a família na praia Grande, em Ubatuba.
O dentista Alexandre Fujihara, 35 anos, de São José dos Campos, escolheu a praia do Sapê, também em Ubatuba, para descansar alguns dias com familiares e amigos,
"Hoje a praia não está tão cheia e, embora não tenha sol, dá para curtir", afirmou o dentista.
MOVIMENTO- Quiosqueiros da Martin de Sá, em Caraguatatuba, disseram que o movimento na praia mais festejada da cidade continua intenso, o que garante bom faturamento.
O mesmo acontece em Maresias, costa sul de São Sebastião, uma das praias mais badaladas do Litoral Norte.
"O movimento está muito bom e superou a nossa expectativa", disse o proprietário da OCA, bar e conveniência, Roberto de Souza.
As prefeituras do Litoral Norte estimam que até o final da temporada cerca de 2 milhões de turistas visitem a região.
"A nossa expectativa é positiva. O movimento no Réveillon foi muito bom", afirmou ontem ao valeparaibano o secretário de Turismo de São Sebastião, Júlio Buzi.
Apesar de não ter sol, dá para curtir bastante a praia, pois o clima quente ajuda. O que vale mesmo é descansar neste início de ano
Da empresária Daniele Sabeck, 30 anos, de São José do Rio Preto (SP), que passa férias com a família na praia Grande, em Ubatuba (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Bairros de Caraguá ficam sem água

Caraguatatuba - O grande movimento de turistas no Litoral Norte prejudicou o fornecimento de água nas quatro cidades durante o final de semana prolongado.
Em Caraguatatuba, alguns bairros como Massaguaçu, Porto Novo e Palmeiras, além dos pontos altos como o Morro do Macaco e do Algodão tiveram que recorrer a caminhões-pipa para o abastecimento.
A unidade da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) da região conta desde o início da semana passada com 19 caminhões-pipa --15 a mais vindos da capital.
Caraguatatuba que recebeu 500 mil turistas na virada do ano ficou com oito caminhões. Ubatuba e São Sebastião com quatro para abastecer moradores e mais outros 400 e 500 mil turistas respectivamente, previstos pelas prefeituras.
Segundo a assessoria de imprensa da Sabesp, a baixa pressão dificulta a saída de água. Em alguns pontos altos como no bairro Massaguaçu o problema se agravou devido ao ropimento da adutora com a chuva da semana passada.
Nos pontos altos, onde a água é bombeada com dificuldade, os moradores são abastecidos por caminhões-pipa permanentemente.
No Porto Novo, onde ficam as colônias de férias, também faltou água. A pane no fornecimento atingiu as outras cidades durante o final de semana. Segundo a Sabesp, durante esse período é normal faltar água por causa do fluxo de turistas que escolhem o litoral para passar a virada do ano.
INFERNO- Acostumada com a falta de água todos os anos durante o Réveillon, Marly Rodrigues Bonifácio Iório, 52 anos, é uma dessas pessoas que sofrem com a falta d'água.
"Ontem [anteontem] já percebi que a água estava saindo das torneiras sem pressão. Está faltando em diversos bairros de Caraguá. As pessoas comentam que nesse período o litoral fica um inferno com a falta de água", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura bate recorde em recolhimento de lixo

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Serviços Públicos - Sesep, recolheu, durante o período das festas de fim-de-ano uma média de 180 toneladas de lixo por dia, cerca de 30% a mais que no ano passado.
De acordo com Gilberto Santos, diretor de limpeza urbana, o aumento da demanda ocorreu a partir do dia 22 de dezembro. "Nossa cidade recebeu entre 500 a 600 mil pessoas neste período. Em dias normais, trabalham oito caminhões compactadores, aumentamos este número para dezoito", explicou.
Cada caminhão compactador tem capacidade para 8 toneladas e além deles, a Prefeitura aumentou também o número de caminhões basculantes, retro-escavadeiras e carregadeiras.
Para a manutenção da limpeza nas praias, 200 trabalhadores braçais e duas varredeiras foram espalhados em toda a orla marítima.
"O aumento foi notável, esperamos que não somente nossos moradores como também os turistas colaborem com a limpeza de Caraguá. Se tiverem algum entulho, não joguem nas ruas, entrem em contato com a Secretaria de Serviços Públicos que iremos buscar", diz Santos.
Além do contato com a Sesep através do telefone 3883 5856, a população pode entrar em contato com a Coletora Pioneira, empresa que presta serviços de limpeza pública para o município pelo 3883 3349 ou pelo serviço Alô Cidadão 0800 7700678.
"Outra dica que passamos aos moradores é que eles façam a separação do lixo. Temos na nossa cidade a Cooperativa 'Cata-Tudo', que recolhe o lixo reciclável.", acrescenta Malu Baracat, Assesssora de Comunicação da Prefeitura de Caraguá.
O telefone de contato com a Cooperativa Cata-Tudo é o 3883 4310. Colabore. (Fonte: PMC)

População de Caraguá recebe fonte como presente de fim-de-ano
A população de Caraguatatuba recebeu em clima de muita festa a restauração da Fonte Luminosa - considerada um dos patrimônios culturais mais antigos da história do município. A inauguração da obra encerrou o ano com "chave-de-ouro"

Caraguatatuba - O último presente do ano, entregue pela Administração Municipal à comunidade, foi a restauração da Fonte Luminosa - monumento considerado histórico, já que a cidade não possui prédios ou construções que remetam ao passado, ou seja, à história do município - a exemplo dos demais municípios do Litoral Norte, como São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela, que têm casarões antigos e centros históricos tombados pelo CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico.
A inauguração da Fonte Luminosa, que fica na Praça Cândido Motta, aconteceu na última quinta-feira, 28 de dezembro, com a presença do prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, da Primeira Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, da Diretora Cultural da FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural), Profª Maria do Carmo Cunha Ferreira, que na ocasião representou a presidente da entidade, dos Secretários Municipais, do Ex-vereador de Caraguatatuba, Durval Marques, Banda Carlos Gomes - sob a regência do Maestro Álvaro Ferraz, além de toda a comunidade e turistas presentes.
A proposta de restauração deste patrimônio veio da FUNDACC, que já vem realizando desde a inauguração do Museu uma série de restaurações visando preservar parte da cultura da população caiçara, já que a cidade não possui prédios históricos. Segundo a presidente da FUNDACC, Eloiza Andrade Antunes de Oliveira, "as restaurações darão oportunidade aos futuros moradores, de conhecerem a história da cidade. Começamos com a restauração do Coreto da Cândido Motta, a estátua do Engenheiro Joaõ Fonseca (que fica no trevo) e agora a Fonte, que faz parte da infância de nossos jovens, que brincavam na praça nos finais de semana", relembrou.
A Fonte Luminosa sempre foi uma grande atração para moradores e turistas, com seus jatos coloridos e musicais, que enfeitavam as noites da pracinha, como era carinhosamente conhecida a Cândido Motta nos anos 80.
A entrega deste patrimônio à população foi uma forma de colaborar para a preservação do passado recente, conforme explicou o prefeito José Pereira de Aguilar. "Aos poucos, estamos nos estruturando para que a cidade tenha seu lado social valorizado, e sua cultura fortalecida, para que o povo conheça sua própria história", finalizou. (Fonte: PMC)

Região Sul de Caraguá já tem protocolo próprio

Caraguatatuba - Os serviços do Protocolo da Prefeitura de Caraguá já estão disponíveis para moradores da região sul da cidade desde a segunda quinzena do mês de dezembro de 2006. "Agora os moradores não precisam se deslocar até o centro da cidade para solicitarem serviços ao protocolo", afirma Pedro Ivo de Sousa Tau, secretário municipal de Administração.
O setor de protocolo pode ser usado por moradores e turistas para solicitação de serviços essenciais como parcelamento de IPTU, alvarás, isenções, aprovação de projetos, pedido de corte de árvores, cadastramento, transferências cadastrais, consultas e outros e está localizado na Sub Prefeitura no bairro Porto Novo. As taxas referentes às solicitações poderão ser quitadas na agência do Correios, localizada na própria sub prefeitura.
Outras obras realizadas na Secretaria de Administração encontram-se em processo de finalização, como as ampliações na Divisão de Serviços Auxiliares, na Divisão de Material e Patrimônio, Compras e Almoxarifado. Tudo para garantir o conforto dos funcionários públicos e facilitar o atendimento ao público.
"A Prefeitura, por meio do prefeito Aguilar está trabalhando para maior comodidade e praticidade dos nossos moradores", finalizou Pedro Tau. (Fonte: PMC)

Tudo pronto para o projeto "Férias é Aqui" em Caraguá
As atividades desenvolvidas serão de futebol, vôlei e basquete e acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h de Norte a Sul do município

Caraguatatuba - Durante todo o mês de janeiro os munícipes, veranistas e turistas de Caraguatatuba poderão participar do projeto "Férias é Aqui" 2007, promovido pela prefeitura por meio da SECER - Secretaria de Esporte e Recreação. De 8 a 31, os núcleos esportivos estarão abertos para atividades recreativas.
O objetivo do projeto é promover atividades esportivas durante as férias de janeiro à população. As atividades acontecerão de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 17h nos núcleos esportivos dos bairros Perequê-Mirim, Barranco Alto, Morro do Algodão, Poiares, Tinga, Olaria, Massaguaçu, Tabatinga (Centro Comunitário) e CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves). As modalidades esportivas desenvolvidas no projeto serão futebol, vôlei e basquete. Cada núcleo contará com professores de Educação Física e estagiários.
Para se inscrever basta o interessado comparecer ao núcleo esportivo mais próximo de sua casa. A piscina do CEMUG estará disponível também para a prática de natação. "Durante as férias não haverá aulas de natação, a piscina será utilizada somente para atividade recreativa", disse o diretor de Recreação, Renato Aguilar.
Em 2006 os núcleos abriram nas férias de janeiro e também de julho. Várias pessoas puderam participar das diversas atividades que foram desenvolvidas de norte a sul do município.
 (Fonte: PMC)

Balanço de Réveillon aponta mais turistas e maior segurança em Caraguá
Assim como as demais cidades de praia, o Réveillon em Caraguá foi marcado por trânsito, calor e a expectativa de encontrar o melhor lugar para assistir aos fogos da virada de ano. No balanço feito pelas polícias Militar, Rodoviária e Ditran o número de visitantes foi muito maior, mas a segurança também!

Caraguatatuba - Movimento intenso nas estradas não foi a única pauta importante do feriado de Ano Novo, pelo menos para o município de Caraguatatuba, foi o que afirmou o prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar.
A cidade, que está acostumada a receber milhares pessoas no Réveillon, já espera também o aumento de ocorrências neste período, em razão do grande número de visitantes. Diferentemente de 2005, a cidade comemorou a redução em todos os números relacionados às autuações.
Operação Verão da Polícia Militar e a segurança no Réveillon - No balanço feito pela Polícia Militar, que iniciou no dia 29 a Operação Verão, com um efetivo de 225 policiais além do fixo existente, a situação foi bastante controlada.
Segundo o Comandante Interino da Cia. de Caraguá, o Tenente André Paes, "as ocorrências acontecem, mas se avaliarmos o número das que registramos neste ano, fazendo uma comparação ao mesmo período, no ano passado, a Polícia tem feito o seu papel que é o de prevenir, ao invés de agir após a ocorrência, o que é mais comum", disse o Tenente, completando que, "com o aumento de policiais trabalhando na Operação Verão, temos realizado bloqueios durante o dia e a noite, e isso tem colaborado para a segurança tanto dos moradores como dos turistas. Com esse problema das companhias aéreas, muitas pessoas acabaram optando por ficar dentro do Estado, e por isso a população flutuante aumentou bastante, mas nossa expectativa em relação ao Réveillon foi superada, no que se refere à ação policial. Esperamos poder reduzir os números durante toda a Temporada", concluiu o Comandante
Entre as principais ocorrências foram destacadas em média 60, incluindo 16 acidentes(sendo 12 sem vítimas e 4 com vítimas, e sem registro de vítimas fatais), 02 flagrantes de furto e 02 de tráfico de entorpecentes. Outro dado importante é que foram presas 3 pessoas, sendo que uma delas foi recapturada e estava cumprindo pena por assassinato.
Polícia Rodoviária e as Operações Descida e Subida - De acordo com as estatísticas da Polícia Rodoviária, as Operações Descida e Subida foram realizadas de maneira estruturada, mesmo com o fluxo intenso de veículos. Nas estradas, num parâmetro entre 2005 e 2006, foram registrados somente cinco acientes a mais que 2005(29 acidentes com vítimas), e o número de acidentes sem vítimas foi reduzido de 76 para 72 no mesmo período. O número de vítimas leves foi reduzido de 33 em 2005 para 25 em 2006, e não foi registrada nenhuma ocorrência relacionada à embriaguês.
Além disso, houve apreensão de dois veículos, sendo que no ano passado foram registradas sete, e no que se refere às carteiras de habilitação, 4 foram recolhidas - 50% do número registrado em 2005. O que prova que a Polícia Rodoviária intensificou a ação nas Operações Descida e Subida, é que foram feitas 33 autuações(diversas), contra as 180 que constam nas estatísticas do ano passado. Segundo a Polícia Rodoviária, o número de veículos que passou pela Rodovia dos Tamoios sentido Litoral Norte foi muito maior, mas com a segurança reforçada grande parte dos turistas passaram um feriado relativamente tranquilo, marcado pelo trânsito lento, mas sem maiores complicações.
Ditran comemora sucesso das rotas alternativas - Um trabalho bastante produtivo é a avaliação da atuação dos agentes de trânsito da Ditran - Divisão de Trânsito de Caraguatatuba, durante este feriado de Ano Novo na cidade. Segundo o diretor da Divisão, Celso Rapaci, o volume de veículos na cidade foi notável. "Mesmo quem não entende muito do aumento populacional nesta época pôde perceber o quantoa cidade ficou tumultuada nas praias, nos comércios e no próprio trânsito, que ficou lento, apesar de ter fluído da maneira que já estamos acostumados nesta época". Conforme explicou Rapaci, visando descomplicar a vida dos turistas que escolheram a cidade para passar a virada de ano, foram estudadas várias rotas alternativas, para melhorar o fluxo de veículos, já que a rodovia atravessa a cidade sentido Ubatuba. "Nós tivemos dois pontos estratégicos, como o semáforo, onde bloqueamos o cruzamento de automóveis - o que melhorou a fluidez na região central, e a saída alternativa pelo bairro Rio do Ouro, para os motoristas que necessitavam um melhor acesso à região Sul(Martim de Sá, Massaguaçu, etc). Outro ponto de acesso foi a rotatória da antiga rua do cinema, que principalmente no retorno para a Capital desafogou o trânsito que antes se acumulava na rua da Prefeitura", disse o Diretor da Ditran.
Além das rotas alternativas, a Ditran colocou todo o seu efetivo na rua, composto por 35 agentes, que atuaram também nas principais praias, como a Martim de Sá, Prainha, Mocóca, entre outras.
Acerto nas estatísticas: 600 mil turistas escolheram Caraguá - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, preparou um fim-de-ano especial para os visitantes que escolheram Caraguá para a passagem de ano. Segundo o Secretário de Turismo, Ricardo de Lima Ribeiro, conforme a previsão, 600 mil turistas estiveram na cidade. Esse número foi avaliado pelos quatro dias de feriado do Réveillon. "Ficamos bastante satisfeitos porque os turistas elogiaram nossos eventos. Tivemos shows musicais na Praça de Eventos e também na região do Massaguaçu, e essa descentralização colaborou para uma passagem de ano menos tumultuada, o que deu ao turista a chance de curtir a queima de fogos, que preparamos na expectativa de agradar tanto os turistas como nossos munícipes", disse Ribeiro, completando que, "nossa maior comemoração não foi o Réveillon, mas o fato de termos conseguido receber 600 mil pessoas, com uma estrutura que atendeu às necessidades, e o que é melhor, sem ocorrências graves", finalizou.
Ponto-de-vista do setor hoteleiro - O gerente do Hotel Atlântico Sul, Marcos Galvão, elogiou a festa de Réveillon preparada pela Prefeitura de Caraguá, pela organização e segurança. "Achei interessante, o evento foi bonito e terminou na hora certa. Embora com o grande número de pessoas, a Prefeitura manteve o seu padrão e ofereceu segurança a todos. Nossos hóspedes elogiaram o evento da cidade e voltaram satisfeitos com a atuação da Polícia Militar, que coibia qualquer confusão; e também gostaram muito do baile na Praça de Eventos por sua animação". Galvão disse que o feriado prolongado de Réveillon e o Natal tiveram movimento atípico este ano. (Fonte: PMC)

Caraguá recebe micro ônibus escolar

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá recebeu diretamente do governo do Estado de São Paulo, nesta sexta-feira, dia 29 de dezembro, às 15 horas, um micro ônibus escolar.
A cerimônia foi realizada no Salão Nobre da Secretaria de Estado da Educação, e contou com a presença da secretária de Educação, Silmara Selma Mattiazzo Bolognini que recebeu as chaves diretamente do governador em exercício, Cláudio Lembo, e da então secretária estadual adjunta de educação, Carmem Annunziato.
O deputado federal Arnaldo Faria de Sá, que também esteve presente no evento, comemorou e recebeu, com pompa, a secretária de Caraguá.
"Caraguatatuba foi a única cidade do Litoral Norte que recebeu este meio de transporte, ficamos contentes com este reconhecimento por parte do governo estadual", disse Silmara Bolognini.
O micro ônibus, que tem capacidade para 28 pessoas, será destinado ao transporte dos alunos da rede municipal. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Festa religiosa deve reunir 10 mil

São Sebastião - A Festa do Padroeiro de São Sebastião se prepara para receber a partir de sexta-feira, dia 5, cerca de 10 mil pessoas diariamente na Rua da Praia, na região central da cidade. Diversas atrações religiosas e culturais estão programadas para agitar o Litoral Norte.
Segundo o secretário de Turismo, Júlio Buzi, a festa será realizada até o dia 21 de janeiro, sempre a partir das 19h30. A montagem das barracas e do palco teve início no último dia 28.
A festa, realizada em parceria com a Igreja Católica, é o primeiro evento do calendário municipal que reúne os cristãos para as novenas, missa campal, a procissão do dia 20 (Dia do Padroeiro) e o casamento comunitário.
Segundo a Divisão de Fiscalização de Posturas, 80 barracas foram montadas para as vendas de comidas típicas, sorteio de prendas e artesanato regional. "É uma festa que abre a temporada na cidade. Um evento bonito que conta com a presença dos moradores mais antigos e também de turistas que adotaram a cidade neste verão", disse Buzi.
O pároco da Matriz de São Sebastião, Jaime Matheus, está feliz e animado com os preparativos da festa. "Há seis anos estou nesta cidade e vejo que a cada ano cresce a participação dos fiéis nas novenas, procissões e na quermesse. A devoção ao santo padroeiro já está no interior de cada morador de São Sebastião", disse.
A Festa do Padroeiro acontece até o dia 21, a partir das 19h30, na Rua da Praia. A novena ocorre a partir do dia 11, às 19h, na Igreja Matriz de São Sebastião e o casamento comunitário será no dia 14, às 10h30, na Igreja Matriz. Informações pelo telefone (12) 3892-1110.
 (Fonte: ValeParaibano)

Praias de S. Sebastião serão iluminadas
Prefeitura instala sistema de luz no Porto Grande e São Francisco; meta é atrair turistas ao calcadão à noite

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião iniciou as obras de iluminação da orla entre as praias Porto Grande e São Francisco. O investimento de R$ 150 mil deve garantir atrair turistas e moradores para os 'calçadões' também no período noturno.
Segundo o secretário de Obras e Planejamento, Thales Guilherme Carlini, a obra inclui a instalação de fiação e luminárias em 96 postes ao longo da orla. O novo sistema deve ficar pronto até a segunda quinzena deste mês.
Outras praias que receberam iluminação foram Boiçucanga, Preta e Enseada. As obras custaram R$ 130 mil e já trazem resultados para o turismo na região.
Segundo o secretário de Turismo, Júlio Buzi, a iluminação nas praias deixa as cidades mais charmosas para atender os turistas. "As 'calçadas' das praias ficam mais iluminadas, o que faz com que os moradores e os visitantes saiam de suas casas e dos hotéis para uma caminhada na orla", disse.
A fisioterapeuta Ana Carolina dos Santos, 27 anos, tem uma casa em Boiçucanga e sempre passa parte de suas férias na cidade. Depois que foi concluída a iluminação da orla, ela passou a frequentar o local durante a noite.
"O lugar ficou mais atraente e ajudou na segurança. Antes eu tinha receio de caminhar no final da noite, mas agora ando pela praia numa boa e sempre levo o meu cachorro", disse.
AVENTURA - No Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande, a Prefeitura de São Sebastião está trabalhando na construção do Centro de Esportes Radicais.
O local contará com pista de skate, bicicross, arvorismo e a maior tirolesa do Brasil, entre outras atrações.
Segundo a Secretaria de Obras e Planejamento, o investimento é de R$ 6,2 milhões. Nesta semana, parte da antiga estrutura de bares e lanchonetes foi demolida.
O projeto do Centro de Esportes Radicais de São Sebastião inclui ainda quadras de futebol, vôlei e tênis, entre outros.
A obra deve ser concluída até julho deste ano, segundo o cronograma da Secretaria de Obras e Planejamento.
DIVERSÃO- O investimento de R$ 6.298.347,62 vai garantir diversão para o estudante André Ribeiro Fontes, 16 anos.
"Parece que vai ser um lugar com bastante opções para os jovens. Tomare que fique pronto logo, assim vou poder treinar 'cross' na pista. Eu tenho uns amigos que estão até comentando sobre esse assunto", disse.
A obra do Centro de Esportes Radicais de São Sebastião está sendo realizada pela empresa Latina Construtora e Pavimentadora e tem 180 dias de prazo para ser concluída.
 (Fonte: ValeParaibano)

Câmara realiza posse da nova Mesa Diretora para o biênio 2007/2008

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião promoveu na noite da última segunda-feira, 1º de janeiro, a posse da nova Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2007/2008.
Na oportunidade, o presidente Wagner Teixeira passou o cargo para o eleito Marcos Leopoldino. O cargo de vice-presidente ficou com o vereador Dalton Silva, enquanto primeiro secretário ficou o vereador Carlos Augusto Senatore. O cargo de segundo secretário foi para o vereador Félix João dos Santos.
Diversas autoridades participaram da cerimônia realizada na Câmara Municipal, entre elas, o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia.
"Nossa administração não será fácil, mas sempre buscaremos o consenso e buscar o melhor para os sebastianenses. A nossa aproximação com o Executivo será de extrema importância", explica o presidente eleito, Marcos Leopoldino.
Já o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, disse esperar um bom relacionamento entre Executivo e Legislativo. "Iniciamos obras que precisam progredir. Os dois poderes têm um papel fundamental para melhorar a auto-estima da população sebastianense", avalia. (Fonte: PMSS)

Sebastianenses sobem ao pódio 11 vezes na Corrida de São Miguel

São Sebastião - Os atletas sebastianenses garantiram 11 pódios durante a 17ª Corrida de São Miguel, realizada no último dia de 2006, em Juquehy, na Costa Sul de São Sebastião. Mias de 350 corredores completaram os oito quilômetros da prova que percorreu as principais ruas do bairro.
O campeão geral da Corrida de São Miguel foi o corredor Cosme Carvalho da Silva, 32 anos, da equipe JCN/Bertioga. Ele conquistou o tricampeonato e completou a prova em 26,31 minutos. "Meu objetivo ainda é correr a São Silvestre", disse o atleta.
Na categoria principal masculino, com idade de 18 a 34 anos, a vitória foi do maratonista José Reinaldo, representando a praia de Cambury, na Costa Sul de São Sebastião. Na principal feminina a vitória foi da paulistana Adriana Vieira de Lima, 24 anos. "Foi meu segundo ano correndo e consegui melhorar meu tempo em dois minutos", avaliou a atleta que fechou a prova em 35,43 minutos.
Na categoria veterana feminino o primeiro lugar ficou com a sebastianense Tânia Aparecida Barbosa, 35 anos, do Pontal da Cruz, que concluiu a prova em 27,25 minutos. "O tempo estava abafado e fui muito puxado correr, mas valeu a pena." No masculino, vitória de Amarildo de Moraes, de Juquehy, seguida de seu irmão Elísio de Moraes e Antônio Domingos Ramos, do Pontal da Cruz.
Para a categoria de atletas com idade entre 45 e 54 anos (veteraníssima), a vitória foi de Estevão, de Bertioga, e de Beatriz Trecoloto, de São Paulo. Na extraveteraníssimo (acima de 55 anos), o primeiro lugar ficou com Antônia Ovoldina, da capital paulista, e Fernando de Souza, de Bertioga.
Segundo um dos organizadores, Antônio Bartolomeu de Santana, o Memeu, a participação da prova ficou acima do esperado. "Esperávamos em torno de 200 atletas, mas mais de 350 correram pelo bairro".
Confira a classificação
Campeão geral
Cosme Carvalho da Silva – Bertioga
Categoria Principal (18 a 34 anos)

Masculina
1º - José Reinaldo - São Sebastião
2º - Jones Vieira – São Sebastião
3º - Leonardo Magalhães – São Paulo

Feminina
1º - Adriana Vieira de Lima – São Paulo
2º - Maria de Fátima – São Sebastião
3º - Mariana Toledo – São Paulo

Categoria Veterano (35 a 44 anos)

Masculino
1º - Amarildo de Moraes – São Sebastião
2º - Elísio de Moraes – São Sebastião
3º - Antônio Domingos Ramos – São Sebastião

Feminina

1º - Tânia Parecida Barbosa – São Sebastião
2º - Carla D´Alessio– São Paulo
3º - Márcia Tomazino – São Sebastião

Categoria Veteraníssima (45 a 54 anos)

Masculino
1º - Estevão –Bertioga
2º - Nogueira Barbosa – São Sebastião
3º - Fábio Luiz – São Sebastião


Feminina
1º - Beatriz Trecolato – São Paulo
2º - Amélia Cabral– São Paulo
3º - Cristina Guimarães – São Paulo


Extraveteraníssima (acima 55 anos)

Masculino
1º - Fernando de Souza – Bertioga
2º - Gutierrez Filho – São Sebastião
3º - Roberto Ricardo– São Paulo


Feminina
1º - Antônia Ovoldina – São Paulo
2º - Penélope Helkmann – São Paulo
3º - Raquel Otranto – São Paulo
(Fonte: PMSS)

Réveillon atrai mais de 40 mil pessoas na nova Rua da Praia

São Sebastião - De acordo com informações da Polícia Militar, mais de 40 mil pessoas comemoraram a virada do ano na Praça de Eventos da nova Rua da Praia de São Sebastião.
Sem a incômoda chuva, que deu trégua a partir das 21h, o povo foi se deslocando de diversos bairros e das cidades vizinhas para acompanhar a programação elaborada pela Prefeitura de São Sebastião.
Às 22h, o DJ Fet, da danceteria Sirena, de Maresias, agitou a galera com muita música eletrônica até a contagem regressiva. À meia noite em ponto o céu de São Sebastião brilhou com uma queima de fogos de 15 minutos. Logo depois, a banda baiana Kebradeira agitou a galera até às 3h da madrugada.
A programação da virada do ano também agitou as praias da Enseada (com a presença de mais de 10 mil pessoas) e de Boiçucanga (com mais de 25 mil pessoas). A queima de fogos em ambas as praias durou 10 minutos.
Segundo informações da Defesa Civil de São Sebastião e da Polícia Militar, nenhum incidente com gravidade foi registrado na virada do ano. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Sucesso do Beach Boogie Ubatuba Prorrogará Atividades de Pára-Quedismo no Município até Dia 08 de Janeiro

Ubatuba - Ubatuba teve o privilegio de sediar o Beach Boogie de Pára-quedismo no Reveillon este ano, atividade que não era realizada nesta data desde 2001. Além de reunir vários pára-quedistas profissionais, trouxe também turistas brasileiros e estrangeiros que tiveram a oportunidade de realizar o Salto-Duplo (onde a pessoa, mesmo sem nenhuma experiência, pode saltar junto ao instrutor profissional). Esta modalidade teve inclusive o dobro de saltos do Boogie anterior, mostrando assim, uma grande evolução do evento.
O colorido dos Pára-quedas encantou todos que passavam pelo aeroporto de Ubatuba (local do evento, de pouso e decolagem) ou até mesmo os que estavam próximos da região, de onde podiam mesmo em praias mais afastadas, curtir este magnífico espetáculo aéreo.
Desde o dia 26 de dezembro, foram realizadas 70 decolagens e 1050 saltos entre pára-quedistas profissionais e saltos duplos.
Em virtude da grande procura dos Saltos Duplos, os organizadores do evento decidiram manter esta atividade até o dia 08 de janeiro, podendo ser prorrogada novamente até o dia 11. “A nossa intenção é que cada vez mais pessoas, turistas ou não, tenham a oportunidade de passar pela maior experiência da vida sobre um dos lugares mais deslumbrantes do mundo, e sempre que for possível, estenderemos ao máximo a permanência de aeronaves e staff em Ubatuba” disse um dos organizadores do Boogie Alvinho Corrêa da Cia. Radical Sports Adventures, que em parceria da equipe Azul do Vento de Pára-quedismo organizaram o evento que contou com o apoio da Prefeitura de Ubatuba através da SETUR (Secretaria de Turismo de Ubatuba), além da Fly Factory, Vera Cruz e DAESP.
Para saber mais sobre Salto Duplo em Ubatuba, ligue para 12-91758172 ou visite o Aeroporto do município. (Fonte: alvinhocorrea@uol.com.br


Semana de 05/01 a 11?01/2007.

Cine Porto Ubatuba 3833 2066.

"Por agua a baixo"
Ás 14:40hs

"Eragon"
Ás 16:20 0 18:20hs.

"Ela dança eu danço"
Ás 20:00 - 22:00hs

Cine Passeio Ubatuba 3832 2348.

"Xuxa Gêmeas"
ÁS 14:40HS

"007 Cassino Royale"
Ás 16:40 - 19:20 - 22:00hs

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br


 


Semana de 05/01 à 11/01/2007

 

CINE PORTO (Ubatuba)
 

"Por agua a baixo"
Ás 14:40hs

"Eragon"
Ás 16:20 0 18:20hs.

"Ela dança eu danço"
Ás 20:00 - 22:00hs

CINE PASSEIO (Ubatuba)
 

"Xuxa Gêmeas"
ÁS 14:40HS

"007 Cassino Royale"
Ás 16:40 - 19:20 - 22:00hs

 

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

História de Caronte

Antigamente
A trilha para a Praia da Fortaleza
Subia e descia
Seis morros e seis praias
Por sete quilômetros
De canseiras e de belezas.
Cargas grandes só pelo mar
Inclusive
A última viagem dos cristãos.
E foi assim
Que lá do alto da estrada
Bito Solidônio gritou
Para saber
Quem havia falecido
E o canoeiro respondeu
Que tinha sido
O Bito Solidônio.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Fogos é fogo !
Hoje acordei com o silêncio dos pássaros e, os esquilos sumiram do entorno. O que teria acontecido? Estariam de férias? Seria um protesto pelo desaparecimento do silêncio da noite? Da escuridão silenciosa? Ou debandaram pelo medo? Para onde teriam ido os meus adoráveis vizinhos? Me diga Rizzo! Com as desculpas as opiniões contrárias, em um município de tantas regras de proteção ambiental, queima de fogos particulares (o que dizer então das oficiais?) são lamentáveis. Pior do que as queimadas (tão atacadas) são as "queimas de fogos" (com ou sem suas bombas carregadas com milhares de decibéis). Queima de fogos em áreas de proteção ambiental ou, nas suas vizinhanças, é um contraditório, aliado a total falta de bom senso, que produz conseqüências incorrigíveis. Que pena, não é verdade? Deve ser por estas atitudes, que o ambiente inteiro é chamado de Meio Ambiente.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

DE COSTA
É a apoteose, o máximo da carnavalização, mas afinal de contas quem deu a ordem para impedir que a inteligência atuasse? Essa deficiência notável de inteligência, também resgata o cafona a ineficiência e coisas de gosto duvidoso.
Em janeiro de 2006, talvez um pouco antes, foi alardeado que haveria controle rigoroso multas até apreensão de veículos que estivessem emitindo som acima do que se pode tolerar. Mera bravata? ou ineficiência total dos funcionários públicos cuja obrigação, já que recebem para isso, é zelar pela qualidade de vida da cidade.
Poluição sonora é crime e é competência da Secretaria do Meio Ambiente. Existem faixas alertando e ameaçando os barulhentos, faixas que não resolvem o problema e só contribuem para aumentar a poluição visual.Na vida só se consegue as coisas com trabalho e neste caso só com fiscalização se acabaria com a emissão desses zilhões de decibéis.Enquanto não houver a certeza da punição a coisa irá se repetindo, ano após ano.
Falando em poluição visual centenas de banquinhos invadiram a cidade com o logo da prefeitura e propaganda do comercio local.São tantos que não há espaço físico para eles, visto que na praça Alberto Santos, ex Santos Dumont, existem vários desmontados, possivelmente abandonados como muitas coisas estão por aqui.
Pleno século XXI com materiais como o Kevlar, Fibra de Carbono, concreto protendido (coisa do XX), etc com os quais se consegue plasticidade, beleza e elegância voltamos.
ao tempo da vovó e das carroças com os banquinhos de estilo retrô ou cafonô que além de outras qualidades represarão água em seus assentos,da mesma forma que é represada no piso da praça, a dengue agradece.
Existe nado de costas, dor nas costas, diretoria de portos e costas houve até o Costa & Silva. Amir Klink disse certa vez que o Brasil voltou às costas para suas águas perdendo-se em crimes ecológicos.
Mas bancos de costas para o mar nunca vi, mas gosto e chulé cada um tem o seu e pode ser que como acho os bancos horrorosos cafonas e de mau gosto pode ser que alguém ache o mesmo da vista da baia do Itagua e por isso tenha colocado os bancos de costas para o mar.
Exercícios existem para as dores nas costas.Para a atual situação de significativa incapacidade de raciocínio que subtrai do individuo a curiosidade a imaginação e o interesse recomenda-se, e são eficientes, alguns exercícios mentais que favorecem a comunicação entre os neurônios.
Com a queima de fogos da passagem do ano vai-se queimando também a imagem do município, trocando o qualitativo pelo quantitativo.
Essa permissividade evoca a lembrança daqueles três sentados, um tapando a boca com a mão, outro os olhos e o outro os ouvidos.
Feliz 2007 a todos, para o Tico e para o Teco também.

Ézio Pastore Jr.
Ubatuba, SP

"REGALO DE FIM DE ANO"
Ao apagar as luzes do fim do ano de 2006, Executivo e Legislativo de Ubatuba, brindaram, todos os proprietários de imóveis de Ubatuba e os inquilinos que os ocupam com suas empresas, com um regalo de fogo: "PAGAMENTO DA TAXA DE BOMBEIROS", imposta pela Lei, n° 2898, de 28 de Dezembro de 2006.
O serviço do Corpo de Bombeiros, segundo as palavras do Sr. Prefeito, Eduardo de Souza César, não existe em Ubatuba. É, apenas um projeto, uma promessa, uma carta de intenções que, como tantos outros anúncios, pode não se concretizar, nos próximos dois anos.
São declarações do Sr. Eduardo de Souza César: "...a construção de uma unidade completa do Corpo de Bombeiros em Ubatuba está há poucos meses de se tornar realidade. Segundo Eduardo César, todo o trâmite burocrático já foi iniciado e a expectativa é que até meados de 2007 a sede já esteja sendo concluída"(SIC). (A Cidade de 30-12-06- pág. 03).
O Sr. Eduardo de Souza César afirma:
1-A unidade do Corpo de Bombeiros é promessa que pode ser concretizada daqui a poucos meses. Por enquanto não existe.
2-Já foram iniciados os trâmites burocráticos.
3-Expectativa, esperança existem de que esteja concluída em meados de 2007.
O leitor pode observar que é promessa, só foram iniciados os trâmites burocráticos, existe expectativa, esperança, desejo, hipóteses de que algo possa acontecer. Nada concreto, planejado, aprovado que justifique a cobrança.
Os trâmites, caso tenham sido iniciados, aconteceram com um governo que se encerrou no dia 31-12-06. Agora o governo é outro. Os sentados, do outro lado da mesa, são outras pessoas. O governador, Dr. José Serra, já decretou a revisão de todos os contratos e concessões em andamento, etc, etc....
Não houvesse precedentes poderíamos até acreditar nas promessas do Sr. Eduardo de Souza César. Lamentavelmente existem. Por falta de compromisso foi expulso do PL e houve ruptura da coligação com o PT. O desperdício e os violentos prejuízos ocasionados ao município com a cobertura da chamada "Feira Hippe", ocasionados por avançar o sinal e contrariar a legislação, não podem ser esquecidos pela população. As promessas feitas, nas suas falas intermináveis, nas rádios locais, prometendo e não cumprindo, não podem ser desconsideradas. Das centenas que poderíamos citar, destacamos duas que provocaram nossa hilaridade:
Parque Trombini: "Estamos dando 72 horas para o parque encerrar as atividades dele". (Rádio Costa Azul 15-02-06). Mesmo sem funcionar, por negativa do ALVARÁ MUNICIPAL, o parque, continua no local onde esteve, nos últimos 23 anos.
Centro de Convenções: "....senão eu não poderia estar anunciando aqui que em breve nós teremos o tão sonhado centro de convenções". (Rádio Costa Azul 15-02-06). Alguém conhece o tão prometido Centro de Convenções?.
A TAXA é um problema mais sério. É uma suposta aventura que onera todos os cidadãos e sobre a qual existem fortes dúvidas. A primeira delas é se, Executivo e Legislativo, possuem autoridade para criar esse tipo de tributo. Nessa dúvida perguntamos:
Os imóveis não são onerados com o IPTU?
O IPTU de Ubatuba não é um dos mais altos de todo o território nacional?.
A bi-tributação ou dupla tributação não é vedada pela Constituição Federal?.
A taxa criada pelo Executivo e aprovada sorrateiramente, na calada do fim de ano, em sessão extraordinária, sem debate, com medo da população...., por apenas seis vereadores, não se constitui em bi-tributação, em pagamento por algo que não existe e que, se alguém necessitar do serviço não poderá ser atendido?.
A Prefeitura pode cobrar por serviços que não pode prestar?
Com a palavra, os senhores juristas constitucionalistas.
De nossa parte consideramos que já passa da hora dos cidadãos nos manifestarmos e tomarmos providências. Os abusos de poder e o desrespeito aos sagrados direitos da cidadania estão ultrapassando todos os limites. Aprovar esse tipo de lei, aos 28-12-06, em sessão extraordinária, com a ausência de três vereadores, sob os protestos do Sr. Vereador Jairo dos Santos, sancionar a lei no mesmo dia e publica-la, aos 30-12-06, é um desrespeito que os cidadãos eleitores devem considerar, gravar e responder nas urnas.
Esperamos que, os senhores vereadores faltosos, o tenham feito como protesto contra as circunstâncias e o conteúdo e que, junto com o Ver. Jairo dos Santos, promovam uma ação de inconstitucionalidade e peçam segurança suspendendo seus efeitos até que os serviços existam no município de Ubatuba. Os proprietários de imóveis e a população de Ubatuba dispensam esses regalos de fim de ano.

Corsino Aliste Mezquita.
Ubatuba, 03-01-07.

 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor