Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 10 de Janeiro de 2007 - Nº 1684 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Últimos dias para se inscrever no processo seletivo 2007 UNIMÓDULO

Caraguatatuba
Fiscalização de Caraguá apreende 2 toneladas de peças para artesanato
Caraguá é escolhida como Pólo para desenvolver projeto de incentivo à leitura e artes cênicas
Bazar do Fundo Social fez quase 18 mil doações em 2006
Caraguá intensifica orientação no combate à Dengue
Crianças conhecem o mar pelo Projeto "Interior na Praia" em Caraguá
Abertas as inscrições para o Campeonato de Beach Soccer de base
Caraguá disputa o Campeonato Paulista de Beach Soccer

Ilhabela
-

São Sebastião
Litoral combate o 'efeito Cicarelli'
Ações da Secretaria da Saúde estabilizam casos de dengue
Programa Luz para Todos beneficia mais 75 famílias em São Sebastião
Saúde presente na Festa do Padroeiro
Prefeitura intensifica limpeza e manutenção de ruas na temporada de verão
Circo Zanni entra na segunda semana de apresentações
Kleiton e Kledir agitam a Rua da Praia no próximo fim de semana
Igreja Católica dá início às novenas a São Sebastião nesta semana
Fundo Social de Solidariedade marca presença na Festa do Padroeiro
Família ameaçada de perder barraco na Vila Tropicanga, em São Sebastião
Prefeitura e Conselho de Assistência discutem repasse mensal às entidades assistenciais
CDHU inicia obras de moradias populares na Costa Sul de São Sebastião


Ubatuba
Ação verifica cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente nas noites de Ubatuba
Prefeito dá as boas-vindas às crianças que estão em Ubatuba pelo projeto “Interior na Praia”
Casa do Brinquedo de Ubatuba tem programação especial de Verão
Inscrições para o vestibulinho do Tancredo começam nesta quarta-feira

Seções
Poesia
Carta do Leitor

Notícias da Região Topo

Últimos dias para se inscrever no processo seletivo 2007 UNIMÓDULO
Candidatos disputam 700 vagas no vestibular remanescente da maior instituição de ensino do Litoral Norte

Litoral Norte - Encerram-se nessa sexta-feira as inscrições para o vestibular 2007 UNIMÓDULO - vagas remanescentes. Ao todo estão sendo oferecidas 709 vagas em 16 cursos de nível superior. Para se inscrever, basta acessar o site www.modulo.br ou comparecer na Central de Atendimento da instituição.
O Centro Universitário Módulo é a maior instituição de ensino superior do Litoral Norte. Suas atividades tiveram início em 1.988, em Caraguatatuba. Além dos cursos de graduação, o UNIMÓDULO oferece ainda quatro opções de pós-graduação.
Na primeira fase do processo seletivo de 2007, mais de mil candidatos disputaram as vagas oferecidas pela instituição. A prova foi realizada em 22 de outubro com vestibulandos não só do Litoral como também do Vale do Paraíba e demais regiões do estado.
Os cursos do UNIMÓDULO são: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física, História, Letras, Pedagogia e Sistemas de Informação, Matemática, Gestão de Turismo, Gestão Comercial, Gestão Pública, Design de Interiores e Produção Multimídia; os seis últimos com duração de dois anos.
Para mais informações acesse o site www.modulo.br ou ligue (12) 3897-2043. O UNIMÓDULO fica na Av. Frei Pacífico Wagner, 653 - Centro - Caraguatatuba/SP.
UNIMÓDULO oferece novo modelo de financiamento estudantil
Já está disponível para alunos do Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO novo modelo de financiamento estudantil. Agora já é possível pagar apenas 50% do valor da mensalidade e estar inteiramente em dia com a instituição. O benefício é resultado de uma parceria do UNIMÓDULO com o crédito universitário Pra Valer.
Funciona da seguinte maneira: aderindo ao programa, o aluno tem a garantia de que a financeira pagará sua mensalidade integral à instituição em troca de, todo mês, pagar 50% do valor da parcela mais uma taxa fixa de juros, que varia de acordo com a mensalidade. Isso faz com que o pagamento seja feito na metade do preço e com o dobro do tempo.
O UNIMÓDULO é a única instituição do Litoral Norte a oferecer o benefício. Além dele, outras 11 instituições de todo Brasil também estão cadastradas. Entre elas, a Universidade Católica de Goiás, a Universidade Castelo Branco e a Fasp. Para mais informações acesse www.creditopravaler.com.br. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Fiscalização de Caraguá apreende 2 toneladas de peças para artesanato
A fiscalização de Caraguá tem intensificado suas ações, principalmente na Alta Temporada, atuando de maneira eficiente para combater a venda ilegal de produtos na cidade - o que prejudica o comércio local e os ambulantes licenciados

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio do setor de Fiscalização do Comércio, tem agido de maneira atuante, para coibir a venda de produtos clandestinos.
De acordo com os fiscais, o setor trabalha intensamente durante o ano todo, mas na Alta Temporada é que acontecem as ocorrências em maior escala, possibilitando mostrar o trabalho dos fiscais, que agem principalmente nos final de semana - quando acontece o maior número de apreensões.
Em apenas 9 dias de trabalho (relativo a 2007), a Fiscalização do Comércio conseguiu autuar e apreender grandes quantidades de produtos, e em grande variedade. Nesta segunda-feira, 2 toneladas de artigos para artesanato foram apreendidos pela Fiscalização, próximo à Praça Diógenes Ribeiro de Lima. Segundo o relatório dos fiscais, este total era equivalente a 46 sacos de peças variadas, que cabiam em sua totalidade um caminhão baú de pequeno porte.
Outros itens contidos nos relatórios do setor são 50 coletes salva-vidas (utilizados em banana boats ilegais), 58 móveis (entre cadeiras, bancos, mesas, etc), painéis de artesanato, sacos de batata, isopores com bebida alcoólica 300 óculos de sol, além de 37 côcos, 20 abacaxis e outros gêneros alimentícios.
"Quando o material a ser apreendido é composto por frutas, legumes, refrigerantes e outros produtos de consumo, a Prefeitura encaminha às entidades assistidas no município, como o lar transitório Santa Mônica, os asilos, e outras instituições", explicou um fiscal.
Vale lembrar que qualquer cidadão comum pode auxiliar a Fiscalização do município, denunciando os ambulantes clandestinos, que não pagam as taxas e demais impostos e acabam prejudicando os comerciantes locais. Para denunciar ligue (12) 3897-8127/ 3897-8118 ou 0800-7700678. Exerça sua cidadania. Colabore! (Fonte: PMC)

Caraguá é escolhida como Pólo para desenvolver projeto de incentivo à leitura e artes cênicas
A Bandeirante Energia, em parceria com a Fundação Victor Civita, elegeu 6 cidades do Estado de São Paulo para serem Pólo de um projeto pioneiro que une teatro e literatura, num programa de incentivo à leitura chamado "Letras da Luz"

Caraguatatuba - A Energias do Brasil, que no Estado de SP tem como concessionária a Bandeirante, em parceria com a Fundação Victor Civita, está iniciando o ano com um grande presente para alguns municípios paulistas. O Projeto de Incentivo à Leitura "Letras da Luz", idealizado pelo professor José Luiz Goldfarb, coordenador do projeto da Secretaria de Estado: São Paulo - Um Estado de Leitores e Curador do Prêmio Jabuti, foi oferecido ao prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, durante uma reunião no gabinete municipal, da qual participaram, além do Chefe do Executivo, a Diretora Regional de Cultura, Eliane Machado e a Presidente da FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Eloiza Andrade Antunes de Oliveira.
Segundo Goldfarb, o programa Letras da Luz está sendo implementado em somente 51 municípios brasileiros, dos estados de São Paulo, Mato Grosso, Tocantins e Espírito Santo. "Este trabalho possui três vertentes que incluem a doação de acervo literário, oficinas de fomento à leitura, capacitação e apresentações teatrais, sendo que estas deverão ter temas iguais aos que serão trabalhados nas oficinas literárias", disse, completando que, "grande parte das empresas têm se preocupado com a questão relacionada à responsabilidade social, e é por isso que temos um grande apoio para a implementação desta ação de incentivo à leitura", concluiu.
Conforme o programa, o objetivo das oficinas de leitura é fomentar este hábito por meio de oficinas literárias, que estimulem e orientem os gestores culturais, coordenadores escolares e bibliotecários - principais agentes multiplicadores deste trabalho.
No que se refere à capacitação e às atividades teatrais, que terão o acompanhamento do diretor teatral Naum de Souza, (pela Secretaria de Estado da Cultura), grupos locais compostos por atores, receberão capacitação para apresentarem-se em diversos lugares, com peças teatrais, textos literários, leituras dramáticas, sarau e outras atividades culturais, sempre com textos iguais àqueles trabalhados com os gestores culturais.
Além do incentivo à leitura, pela capacitação de atores e gestores culturais, as cidades escolhidas para receber o projeto receberão doações de livros e outros materiais para bibliotecas municipais, escolas, etc.
Segundo o coordenador do "Letras da Luz", a capacitação teatral será iniciada em fevereiro, e as oficinas literárias no mês de março, sendo que cada uma delas será realizada a cada 2 meses, durante o ano todo. As 51 cidades contempladas no Brasil estão divididas em 15 Pólos, sendo que 6 deles ficam no Estado de São Paulo e são compostos por 29 cidades, incluindo cidades satélites - que são municípios que apesar de não sediarem o programa foram contemplados com um número de vagas para as oficinas literárias. No caso da região do Litoral Norte, o Pólo é Caraguatatuba, e São Sebastião entra no projeto como municípil Satélite, podendo participar das atividades de incentivo à leitura, que serão iniciadas em março.
A formalização da parceria entre a Prefeitura de Caraguá, a Bandeirante e a Fundação Victor Civita, para o desenvolvimento do programa Letras da Luz em Caraguá está previsto para acontecer em fevereiro, quando será feita a assinatura do termo de adesão ao projeto artístico-literário. (Fonte: PMC)

Bazar do Fundo Social fez quase 18 mil doações em 2006
O Bazar do Fundo Social de Caraguatatuba triplicou o número de doações num comparativo entre os anos de 2005 e 2006. No balnaço fechado em dezembro, 815 famílias foram atendidas na cidade

Caraguatatuba - O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba está comemorando o balanço fechado no final de dezembro, no qual foi possível comparar as ações da entidade no biênio 2005-2006, bem como o crescimento no número de doações às famílias carentes, de um ano para o outro, no mesmo período.
Segundo a presidente do Fundo Social, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, este é o resultado de um trabalho feito com muita dedicação. "Temos uma campanha de doações diversas, e trabalhamos nela desde 2005. A população acreditou neste projeto e desde o início o número de doações, que repassamos à comunidade, tem sido bastante relevante", disse a Primeira Dama, enfatizando o sucesso da campanha "Doe sem dó, Doe de Coração".
De acordo com o relatório do Fundo Social, a entidade recebeu um total de 6.593 doações em 2005, e atendeu a 398 famílias, distribuindo principalmente leite em pó, móveis, colchões, enxovais e cobertores. Conforme explicou a Secretária do Fundo, Cilce Fabrette, "as doações variam de acordo com a necessidade. Prova disso é que em 2005 doamos 251 cobertores".
Já em 2006, o número de famílias assistidas chegou a 815 e as doações triplicaram, atingindo a marca de 17.984. Em relação aos mesmos itens doados no ano anterior, o destaque em quantidade de doações ficou para o leite em pó (334 pacotes), cobertores (313), além de 72 enxovais e 51 colchões.
No balanço geral do Fundo Social de Solidariedade, com relação ao biênio 2005-2006, o total de famílias atendidas foi de 1.213 e as doações chegaram a 24.577, atendendo assim às necessidades das comunidades mais carentes de Norte a Sul de Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Caraguá intensifica orientação no combate à Dengue
Caraguá encerrou 2006 com 93 casos. Este ano houve apenas uma notificação, que ainda encontr-se em análise

Caraguatatuba - Durante os finais de semana mês de janeiro, das 9h às 15h, a Secretaria de Saúde de Caraguá, por meio da Vigilância Epidemiológica e CCZ - Centro de Controle de Zoonoses estará intensificando as orientações sobre o Combate à Dengue, Caramujos e Animais na Praia (doenças de Zoonoses).
Os agentes comunitários de Saúde e de Zoonoses percorrem todas as praias do município orientando a população, turistas e veranistas sobre a prevenção das doenças e distribuindo folhetos explicativos.
De acordo com o chefe do CCZ, Guilherme Garrido, o principal objetivo dos trabalhos é prevenir doenças transmitidas por caramujos e animais na praia, além de reforçar o controle no combate à Dengue. "Atualmente temos cerca de 18 agentes de Zoonoses trabalhando com orientação em todo o município, além de visitas periódicas em pontos estratégicos como borracharia e ferro velho, para verificar se existe caso de notificação, e se positivo é feito o bloqueio do local", disse.
Além dos agentes de zoonoses, Caraguá conta com a colaboração de cerca de 180 agentes comunitários de saúde, que além de atenderem a população com os projetos do PSF - Programa de Saúde da Família, orientam sobre os cuidados com a Dengue. Em 2006 foram registrados 93 casos da doença. Já nesses 9 dias de 2007, houve apenas uma notificação, que ainda está em análise. (Fonte: PMC)

Crianças conhecem o mar pelo Projeto "Interior na Praia" em Caraguá
Estudantes de seis cidades do interior paulista chegaram em Caraguatatuba ontem, dia 8. Eles passarão uma semana de férias na cidade, onde participarão de diversas atividades e passeios, além de aproveitar a praia. Muitos viram o mar pela primeira vez.

Caraguatatuba - As férias escolares serão bem diferentes este ano para cerca de 800 crianças que residem no interior paulista. Durante uma semana eles participarão de muitas atividades e recreações, além dos passeios na praia e o esperado banho de mar em Caraguatatuba, que pelo quarto ano consecutivo recebe grupos de alunos pelo Projeto Caravanas do Conhecimento - Interior na praia.
Somente em janeiro, crianças com idades entre 9 e 11 anos, de 18 cidades poderão aproveitar as diversas atrações organizadas especialmente para o programa. As primeiras delegações, compostas por alunos das cidades Duartina, Indiaporã, Mira Estrela, Presidente Epitácio, Santo Antonio do Arancanguá e São Pedro do Turvo, chegaram à cidade ontem, dia 8. Essa turma permanecerá em Caraguatatuba até a próxima sexta-feira.
Diferente do que ocorreu em edições passadas, todos os visitantes estão alojados no mesmo local, o que facilita a locomoção para os passeios e também proporciona uma maior troca de experiências entre eles. O alojamento é na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Lúcio Jacinto, no bairro Tinga.
As atividades e novas experiências do primeiro grupo de crianças na cidade já começaram. Ontem, eles participaram de recreações diversas e visitaram o ponto mais esperado da viagem, a praia. Muitos dos participantes do projeto viram o mar pela primeira vez. Esse fato ocorre principalmente pela localização geográfica, pois há crianças que moram em regiões que chegam a se distanciar do litoral por mais de 800 quilômetros.
O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, comentou sobre a importância desse projeto e disse a cidade está sempre de portas abertas para receber essas crianças. A secretária da educação, Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, diz que a Secretaria da Educação não mediu esforços e se empenhou para oferecer o melhor aos visitantes.
Segundo o supervisor de ensino Edvaldo Ormindo da Silva, que é o coordenador local do Interior na Praia, apesar do número de visitantes ser praticamente o mesmo em relação à edição anterior, o projeto sempre é diferente e traz novidades aos participantes. "Preparamos muitas coisas para que todos passem ótimos momentos por aqui. Cada semana é uma história diferente. Tenho certeza que se o tempo colaborar, eles passarão momentos inesquecíveis em Caraguatatuba", destacou.
Silva conta que este ano as cidades que visitam o litoral são de regiões mais distantes e com isso a maioria das crianças nunca teve contato com o mar.
O projeto - Caraguatatuba receberá semanalmente representantes de seis cidades, que participarão das ações organizadas pela Prefeitura Municipal, por meio da equipe de supervisão da Secretaria da Educação. Para oferecer todos os cuidados necessários aos visitantes e a atenção necessária, esta edição do projeto conta com a participação de 22 monitores de Caraguatatuba, além de uma equipe de apoio e mais 40 pessoas que trabalham no preparo da alimentação das crianças e na manutenção e limpeza do alojamento.
Além disso, cada grupo de dez alunos é acompanhado de um monitor, que fica responsável por eles durante toda a programação.
O roteiro para 2007 também sofreu alterações para melhor atender os visitantes. Dentre os passeios que serão realizados destacam-se praia da Pedra da Freira, praia da Mococa, Cocanha e Indaiá. Também acontecerão visitas ao Museu de Arte e Cultura e a outros pontos turísticos da cidade.
Caraguatatuba é uma das 16 cidades hospedeiras do programa Caravanas do Conhecimento - Interior na Praia, promovido pelo Governo do Estado, por meio do CEPAM (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal Fundação Prefeito Faria Lima). Em 2006, a cidade foi destaque e recebeu o reconhecimento de ser uma das melhores hospedeiras. O título foi entregue devido a boa receptividade aos alunos e a programação diversificada oferecida a todos os grupos que visitaram Caraguatatuba.
O segundo grupo de delegações será composto pelas cidades: Cedal, Jales, Nupuranga, Queiruz, São João da Boa Vista e Tabatinga. Na semana de encerramento, os visitantes serão dos seguintes municípios: Meridiano, Pratânia, Rifaina, Santa Rosa de Viterbo, São João do Rio Pardo e Tupi Paulista.
Para a recepção das crianças, o Projeto Caravanas do Conhecimento conta com parcerias da Prefeitura por meio de diversas secretarias, do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil. A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), que também é parceira das atividades, vai ajudar nesta edição na realização de sessões de cinemas que acontecerão no alojamento para as crianças. O monitor de recreação da Secretaria de Esportes, Adriano Francisco, disse que o contato com as crianças é muito bom. Ele disse que foram preparadas diversas brincadeiras para que os visitantes não passem tempo ocioso e tenham sempre uma opção de diversão enquanto estiveram em Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Abertas as inscrições para o Campeonato de Beach Soccer de base
As inscrições se encerram no dia 18, quinta-feira. As datas das competições ainda não foram definidas

Caraguatatuba - Dando início ao calendário esportivo de Caraguatatuba, a prefeitura por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, abriu inscrições para o Campeonato Municipal de Beach Soccer, para atletas das categorias de base.
As fichas de inscrição poderão ser retiradas na SECER, preenchidas e entregues até o dia 18 de janeiro, quinta-feira, quando acontece o congresso técnico. Ainda não há data para o início das competições.
Neste primeiro campeonato de 2007, serão disputadas as categorias Pré-Mirim 11/12 anos masculino, ano base 95/96; Mirim masculino 13/14 anos, ano base 93/94 e Infantil masculino e feminino 15/16 anos, ano base 91/92.
A Secretaria de Esportes espera atrair para o campeonato mais de 20 equipes. Em 2006 participaram do evento 24 times, sendo 6 Pré-Mirim, 7 Mirim, 8 Infantil masculino e 3 Infantil feminino.
Na próxima semana a SECER abrirá as inscrições para o Campeonato de Beach Soccer na categoria Livre masculino e feminino.
Mais informações pelo telefone (12)3888-4110 ou 3887-1165. A SECER fica na Avenida José Herculano, 50, Jardim Britânia. Participe! (Fonte: PMC)

Caraguá disputa o Campeonato Paulista de Beach Soccer
O sorteio das chaves será no dia 16, terça-feira, quando os caraguatatubenses conhecerão os primeiros adversários

Caraguatatuba - A cidade de Caraguá é uma das cidades a compor o quadro de equipes que irão disputar o Campeonato Paulista de Beach Soccer 2007. A primeira competição acontecerá no dia 24, quarta-feira, junto com o congresso técnico, no CE da Moca (Centro Educacional da Moca) em São Paulo. O sorteio das chaves será no dia 16, terça-feira, quando a equipe caraguatatubense conhecerá os seus dois primeiros adversários.
Participarão do evento 8 equipes de Caraguá, Jacareí, São Paulo, Santo André, Ubatuba, Lorena, Santos, Guarulhos sendo que Caraguá, Ubatuba, Jacareí e Lorena conquistaram índice nos Jogos Regionais 2006) e São Paulo, Guarulhos, Santos André e Santos foram convidadas pela Federação Paulista da modalidade.
De acordo com o técnico da equipe de Caraguá, Vitor Manoel da Fonseca Neto, mais conhecido como Vitor Gaúcho, a competição será dividida em três fases. Na primeira, três equipes disputam a rodada e as duas primeiras colocadas seguem para a semifinal, no dia 27, a final acontece no dia 28. "Vamos para o Paulista com a experiência dos regionais (1º colocado em 2004 e 2005 e 2º colocado em 2006). O nível técnico estará inferior aos regionais, pois acredito que não haverá a participação de jogadores da Seleção Brasileira. Nos regionais a Federação Paulista indica os representantes do Brasil que competem pela cidade sede e como é um evento da federação isso não deve acontecer", declarou.
O técnico informou ainda que apenas os jogadores da Seleção Paulista deverão participar do evento. "Atualmente Caraguá tem dois jogadores da Seleção Paulista, Daniel Farias e Marcos Henrique, os dois disputaram a Copa Brasil de Seleção, no Espírito Santo. Acredito que a nossa equipe chegará na final e estamos trabalhando para que isso aconteça", afirmou Vitor Gaúcho.
Caraguá conta com duas equipes de Beach Soccer que representaram o município na 50ª edição dos Jogos Regionais de Lorena, em 2006. Para formar a equipe do Campeonato Paulista, foram selecionados os competidores das duas equipes dos regionais. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Litoral combate o 'efeito Cicarelli'
Câmeras flagram casais 'namorando' em praça de São Sebastião; prefeitura diz que vai chamar a polícia

São Sebastião - As imagens de um jovem casal fazendo sexo na nova orla de São Sebastião, captadas pelo sistema de monitoramento da prefeitura, obrigaram a administração a deflagrar a operação 'efeito Cicarelli'.
A prefeitura vai instalar nesta semana uma câmera exclusiva na Praça de Eventos e alertar aos jovens que, caso sejam flagrados fazendo sexo em locais públicos, serão identificados e indiciados por atentado violento ao pudor.
A cena de sexo, que surpreendeu a equipe que faz o monitoramento da avenida e da Rua da Praia, ocorreu no início da madrugada de domingo, logo após o show da cantora Elba Ramalho.
A prefeitura mantém cinco câmeras na orla. Uma está instalada em frente à pista de skate, outra fica junto ao play-ground, uma terceira está em frente ao teatro, a quarta câmera fica na rua que dá acesso ao embarque das balsas, e, uma quinta câmera está instalada na sede da Secretaria de Cultura e Turismo.
Todas elas colhem imagens da avenida Altino Arantes e do Aterro da Rua da Praia, recentemente reurbanizada. A nova câmera, que será instalada esta semana, terá com objetivo combater o uso de drogas, atos de vandalismo e a prática de sexo na Praça de Eventos, que tem reunido cerca de 30 mil pessoas nos shows realizados no local.
SISTEMA - A prefeitura investiu cerca de R$ 700 mil na instalação da central de monitoramento e nas 19 câmeras espalhadas entre os bairros do Topovadouro e Porto Grande.
Imagens de atos de vandalismo na Praça de Eventos e de um atropelamento na avenida Guarda-Mor Lobo Viana, ocorridos no Réveillon, foram gravadas pelo sistema de monitoramento e encaminhadas à Polícia Civil.
Pelas imagens, a polícia tenta identificar e indiciar os jovens que praticaram o vandalismo e o motorista, responsável pelo atropelamento, que fugiu após o acidente. (Fonte: ValeParaibano)

Ações da Secretaria da Saúde estabilizam casos de dengue
São Sebastião completa quatro meses sem registrar a doença

São Sebastião - O último caso de dengue registrado em São Sebastião foi confirmado em setembro do ano passado, ou seja, a cidade completa quatro meses sem a presença da doença.
O município tem um acumulado de 475 casos e 953 notificações, registrados à época e que provocou um trabalho árduo de conscientização com a comunidade.
Atualmente, segundo informações do Departamento de Vigilância em Saúde, a cidade conta com apenas dois casos suspeitos.
O controle na proliferação do mosquito se deu em função de diversos fatores, conforme avaliou a diretora Márcia Saavedra.
Segundo ela, o fluxo grande de turistas nas casas de veraneio tem ajudado na fiscalização. “Muitas casas ficam fechadas ao longo do ano e, como boa parte dos proprietários passa férias na cidade, ficou mais fácil para os agentes realizarem as vistorias”.
Além disso, segundo Saavedra, um trabalho educativo feito no comércio e com os turistas contribuiu para uma maior conscientização.
“Fizemos um trabalho árduo, por exemplo, em Juquehy, distribuindo folders educativos. O bairro é um dos campeões na proliferação do mosquito”, explicou.
A diretora informou ainda que a Secretaria da Saúde de São Sebastião vai continuar com o trabalho em toda a alta temporada, incluindo o Carnaval.
Esse período de calor e chuva requer dos 85 agentes da Prefeitura uma atenção maior no combate e eliminação do criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
 (Fonte: PMSS)

Programa Luz para Todos beneficia mais 75 famílias em São Sebastião

São Sebastião - Depois de atender 141 residências em dezembro de 2005 nos chamados núcleos congelados, o Programa Luz para Todos, do Governo Federal, levou energia elétrica para mais 75 residências da Costa Sul de São Sebastião. Foram 36 famílias do Areião, em Cambury, 27 famílias da Vila Baiana, em Barra do Sahy, e outras 12 da Vila Débora, também em Cambury.
Todo o serviço foi executado pela empresa Bandeirante Energia S/A entre o final do ano passado e início deste ano. A ligação da energia elétrica até os domicílios é gratuita e inclui a instalação de três pontos de luz e duas tomadas. Somente nesta região, cerca de 300 pessoas serão beneficiadas.
De acordo com a coordenadora do Programa de Congelamento, a arquiteta Cláudia Lima, essa conquista só foi possível diante do projeto apresentado pela Prefeitura de São Sebastião. “Através do programa de congelamento, o Ministério de Minas e Energia descobriu que poderia inserir o Luz Para Todos nos núcleos congelados. É o fim do chamado ‘gato’ nesses locais”, esclarece.
A primeira conta de luz das novas residências será enviada aos proprietários em um mês.
O programa - Coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, o objetivo geral do Programa Luz para Todos é levar energia elétrica para mais de 12 milhões de pessoas até 2008, em todo o país, com investimento que chega a R$ 7,4 bilhões.
Parte dessa verba será investida nos 41 núcleos congelados da Prefeitura de São Sebastião, levando energia elétrica para várias famílias e beneficiando cerca de 20 mil pessoas. (Fonte: PMSS)

Saúde presente na Festa do Padroeiro

São Sebastião - Quem for conferir de perto as atrações preparadas para a Festa do Padroeiro vai notar que uma barraca chama a atenção.
A Secretaria da Saúde de Saúde de São Sebastião estará presente durante toda a festa para dar explicações e orientações sobre as principais doenças. O tema da campanha é “Educação e Saúde”.
Cada dia da semana os funcionários do Programa de Saúde da Família tiram dúvidas dos turistas e moradores sobre assuntos como a prevenção do glaucoma, DST/Aids, câncer oral, tuberculose, dengue, hanseníase, aleitamento materno, hipertensão, entre outras. Ainda no local, as equipes promovem todas as terças-feiras o RGA (Registro Geral de Animais) de cães.
No trabalho de orientação são distribuídos folders explicativos e, no caso das Doenças Sexualmente Transmissíveis, são distribuídos preservativos.
Além disso, a equipe de plantão realiza aferição de pressão arterial, além da medição do nível de açúcar no sangue.
Para a turista Lúcia Alcântara de Souza, de Americana, o trabalho oferecido é importante. “Aproveitei que estava visitando a feirinha e fui medir minha pressão. Temos de nos divertir, mas com saúde”.
Ainda durante toda a festa, uma ambulância ficará de plantão todas as noites, com auxiliares de enfermagem a disposição de turistas e moradores.
Confira a programação:
09/01: Orientações sobre dengue e Registro Geral de Animais;
10/01: Orientações sobre tuberculose e hanseníase;
11/01: Orientações do Cemin (Centro Municipal de Infectologia) e medição de IMC (Índice de Massa Corpórea);
12/01: Medição de IMC, orientações sobre dengue e registro geral animal;
13/01: Orientações de aleitamento materno, Saúde da Mulher e medição de IMC;
14/01: Medição de Índice de Massa Corpórea;
15/01: Bebê Clínica e Câncer Oral;
16/01: Orientações sobre Centro de Apoio Psicossocial (Reabilitação);
17/01: Orientações sobre dengue e registro geral animal;
18/01: Orientações sobre o Cemin e medição do Índice de Massa Corpórea;
19/01: Orientações sobre reabilitação e medição do Índice de Massa Corpórea;
20/01: Prevenção do glaucoma;
21/01: Orientações sobre aleitamento materno, Saúde da Mulher e medição do Índice de Massa Corpórea. (Fonte: PMSS)

Prefeitura intensifica limpeza e manutenção de ruas na temporada de verão
Secretaria das Subprefeituras também atua na infra-estrutura da Festa do Padroeiro

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria das Subprefeituras, vem intensificando a limpeza e manutenção de ruas e praias neste verão. Máquinas e funcionários trabalham no nivelamento de ruas, desassoreamento de córregos e valas, capina, jardinagem, entre outros.
Nesta terça-feira (9/1), na Costa Norte, várias ruas receberam serviço de nivelamento por máquina Patrol. Segundo o secretário das Subprefeituras, José Carlos Moreno, pontos críticos da avenida Dario Leite Carrijo, que liga a Enseada ao Jaraguá, vêm sendo recuperados. “Já existe um pedido para que o Governo do Estado realize uma obra de pavimentação ao longo desta avenida, que é uma vicinal”, frisou Moreno.
Na Costa Sul, ele destacou a recente conclusão de uma ponte no sertão de Maresias. Ainda na Costa Sul, a Estrada do Cascalho, no bairro Boiçucanga, passará por recapeamento logo após o término de obra da Sabesp.
“Nós trabalhamos com a manutenção prévia das vias para que neste período de chuva não haja transtornos”, enfatizou o secretário. O córrego que corta o Bairro de São Francisco, por exemplo, receberá nesta quarta-feira (10/1) o desassoreamento e capina.
Os funcionários da Secretaria das Subprefeituras também trabalham na revisão de todas as escolas antes do início do ano letivo e limpeza das praias. A Sesub é a responsável por garantir a manutenção da infra-estrutura da Festa de São Sebastião, que acontece até o fim do mês, na Rua da Praia.
Os integrantes do Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (Pead), da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), também são coordenados pela Secretaria das Subprefeituras. Grande parte dos funcionários do Pead atua na limpeza pública, em serviços como capina e varrição de ruas. O telefone da Secretaria das Subprefeituras é o 3891-2088. (Fonte: PMSS)

Circo Zanni entra na segunda semana de apresentações

São Sebastião - O “respeitável público” de São Sebastião compareceu em massa em todos os dias de apresentação do Circo Zanni, que está instalado na nova Praça de Eventos, na Rua da Praia desde a semana passada. Com uma apresentação envolvendo diversas performances, o circo entra a partir desta quarta-feira (10/01) na segunda semana de apresentações sempre de quarta-feira a domingo, a partir das 20h30, com ingressos a R$ 10.
O local tem capacidade para receber até 400 pessoas entre crianças e adultos. O espetáculo busca, através da plasticidade, da performance técnica, da comicidade e da música ao vivo, conduzir o público ao mundo do circo. Quem vai ao show circense pode conferir, entre outras coisas, os números de equilíbrio no arame, acrobacias, coreografias, números aéreos e malabarismo. Os artistas, além de atuarem, revezam na orquestra ao vivo e na contra-regragem de picadeiro, garantindo assim o sucesso das apresentações.
De acordo com a produtora Luciana Lima, o diferencial do Circo Zanni são as técnicas utilizadas para a montagem do espetáculo como música ao vivo e o próprio figurino. "O circo utiliza uma nova roupagem já que realizamos uma releitura dos circos clássicos. Outro destaque do nosso espetáculo é que não trabalhamos com animais", afirmou Luciana.
O Circo Zanni iniciou suas atividades em São Sebastião, na Praça Pôr do Sol, em Boiçucanga, no verão de 2003-2004 e é composto por um grupo de artistas oriundos de diversas gerações de escolas de circo e já recebeu os títulos de Prêmio Funarte de Estímulo ao Circo 2004; Lei de Fomento ao Teatro - Edital julho/2005 de Montagem/Pesquisa "Circo-teatro do Brasil"; Patrocínio Petrobras para o Projeto Circo Zanni; Prêmio Funarte de Estímulo ao Circo 2005 e Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz.
Mais informações no site oficial do circo www.circozanni.com ou pelo telefone da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) 3892-2620. (Fonte: PMSS)

Kleiton e Kledir agitam a Rua da Praia no próximo fim de semana

São Sebastião - A dupla Kleiton e Kledir promete para o próximo sábado (13/01), a partir das 23h, na Praça de Eventos da Rua da Praia, em São Sebastião, um grande show de divulgação do primeiro CD/DVD “ao vivo” do grupo. O objetivo é apresentar para o público sebastianense presente na Festa do Padroeiro os maiores sucessos da carreira em um palco de 16 metros, em área aberta com capacidade para até 100 mil pessoas.
A realização é da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur). Além disso, toda a infra-estrutura está sob o comando da Secretaria das Subprefeituras (Sesub).
A dupla, natural de Pelotas (RS), acompanhado de Adal Fonseca (bateria), Luciano Granja (violões e guitarra), André Gomes (baixo) e Dudu Trentin (teclados), apresentará canções já consagradas pelo seu grande público. No roteiro estarão músicas dos anos 80 como “Deu Pra ti”, “Vira Virou”, “Paixão”, “Nem Pensar”, “Maria Fumaça”, “To que To”, “Fonte da Saudade”, “Corpo e Alma”, além de músicas inéditas que foram gravadas também para este trabalho.
Será a primeira apresentação de 2007 da dupla, que depois do Natal tirou férias e agora virá à cidade com o fôlego redobrado. Para os músicos, a expectativa da apresentação em São Sebastião é das melhores. “Será a primeira vez que tocaremos em São Sebastião. Conheço a região, o litoral norte de São Paul e adoramos. Gosto muito de shows no verão, pois sempre reúne um público descontraído e gente animada, e em geral, vira uma grande festa”, destacou Kledir.
O último trabalho da dupla, o CD/DVD “ao vivo” foi premiado como “O Disco do Ano”, na categoria “Canção Popular”, no prêmio TIM de música brasileira em 2006. “O espetáculo que estamos levando a São Sebastião é o show completo de apresentação de nosso CD/DVD “Kleiton & Kledir” ao vivo”, explicou Kledir.
Carreira - Kleiton e Kledir começaram a estudar música muito cedo e nos anos 70 foram para a Universidade em Porto Alegre, onde cursaram Engenharia e Composição e Regência. Kleiton fez curso de Maîtrise pela Universidade Paris VIII, da França, Mestrado em Música Eletroacústica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e exerceu a atividade acadêmica como professor da Escola de Música da UFRJ.
O primeiro disco da dupla foi lançado nos anos 80 e rapidamente a dupla se transformou num enorme sucesso. As rádios começaram a tocar suas músicas sem parar e o público lotava seus shows por todo país. Durante anos a história se repetiu. Foram cinco discos (mais um em espanhol) o que lhes rendeu disco de ouro e shows nos Estados Unidos, Europa e América Latina. Além disso, gravaram em Los Angeles, New York, Lisboa, Paris, Miami e Buenos Aires.
De acordo com a produção do show, os músicos Kleiton e Kledir trouxeram para a cultura popular brasileira a nova música gaúcha. Eternizaram um sotaque diferente e uma outra maneira de falar e cantar, com termos até então desconhecidos como “Deu pra ti”, “Tri legal”. Esse jeito diferente de ser e fazer as coisas transformou a dupla em uma referência fundamental para quem deseja entender a música brasileira do nosso tempo. Acabaram se transformando em símbolos do gaúcho contemporâneo, do homem moderno do sul do Brasil, o que fez com que o Governo do Estado lhes conferisse o título de “Embaixadores Culturais do Rio Grande do Sul”.
 (Fonte: PMSS)

Igreja Católica dá início às novenas a São Sebastião nesta semana

São Sebastião - A Igreja Matriz de São Sebastião inicia a partir desta quinta-feira (11/01) as novenas ao santo padroeiro do município. Com início sempre às 19h, o tema geral proposto pela Igreja é “Com São Sebastião, acreditamos no amor”. O objetivo é realizar a preparação para a missa campal seguida de procissão no dia 20 de janeiro a partir das 17h.
Em cada dia os fiéis vão colocar um sub-tema em evidência. No primeiro dia será “que se realiza na eucaristia”, no dia 12, “que nos desperta a vocação”, dia 13, “que nos liberta do pecado”, dia 14, “que nos leva à comunhão”, dia 15 “que sustenta a caminhada”, dia 16, “que nos envia em missão”, dia 17, “que nos conduz à santidade”, dia 18, “que fortalece a juventude” e no dia 19, “que nos reúne em família”. Todos os dias a novena inicia-se às 19h.
“Cada dia da novena é de responsabilidade de alguma pastoral. Os fiéis também poderão contribuir com doações para a compra das 1.500 palmas vermelhas que enfeitam todos os anos o andor do padroeiro”, afirmou pároco padre Jaime Matheus. A encomenda das flores já foi feita pela Igreja e virá da cidade de Holambra.
No próximo domingo (14/01), um Casamento Comunitário, também tradição nesta época, pretende unir cerca de 20 casais. A Igreja abençoa os noivos com o sacramento do matrimônio e a Prefeitura presenteia os casais com o casamento civil. Informações na secretaria da Igreja no (012) 3892-1110. (Fonte: PMSS)

Fundo Social de Solidariedade marca presença na Festa do Padroeiro

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade realiza entre os dias 11 e 21 de janeiro a partir das 16h, dentro da Festa do Padroeiro, na Rua da Praia em São Sebastião, a primeira edição do “Marearte” de 2007. Em 10 dias de feira, cerca de 14 barracas estarão montadas a fim de beneficiar artesãos e entidades da região central do município.
O Marearte será mais uma atração da Festa. A feira de artesanato já é sucesso desde sua primeira edição, no ano passado, dentro do II Arraiá Caiçara, também na Rua da Praia.
Segundo o Fundo Social, estarão disponíveis na feira, produtos como trufas, mosaico, bijuterias, artigos de crochê e mandalas. O evento é destinado aos artesãos que não têm comércio. Além deles, instituições como a Creche Diva Bernardino, Cooperativa de Artesanato de São Sebastião (Cooperartess) e o Fundo Social que venderão adesivos e camisas do peixinho do município.
Um dos destaques também será a venda de pães artesanais de ex-alunos dos cursos de panificação promovidos pelo Fundo Social.
Informações sobre o evento pelo telefone do Fundo Social (12) 3892-5560. (Fonte: PMSS)

Família ameaçada de perder barraco na Vila Tropicanga, em São Sebastião

São Sebastião - Uma família que mora em um barraco na Vila Tropicanga, em Boiçucanga, na Costa Sul, corre o risco de perder a moradia que está ameaçada de cair. Nesta terça-feira (09/01) uma equipe da Defesa Civil foi a local e constatou o risco iminente de queda.
Construída com madeirite e de pau a pique, oito pessoas – quatro adultos e quatro crianças – dividem os dois cômodos do imóvel que foi levantado em área irregular e atualmente está embargada pela Justiça.
O pedido de vistoria foi solicitado pela Divisão de Habitação da Prefeitura que cuida do Programa de Congelamento de Núcleos após verificar a situação o barraco. De acordo com o chefe da Defesa Civil, Paulo Galeano, a situação é preocupante e há necessidade de fazer reforço imediato no barraco para evitar a queda e a vida dos moradores. “A base está toda comprometida e é preciso colocar escorras nas paredes.”
Ainda segundo ele, a família que mora no local chegou a pouco tempo de Itabuna (BA) e foi morar junto com o filho. O rapaz foi para outra área e casa só tem mulheres. As moradoras foram orientadas a procurar abrigo na casa de parentes e amigos.
A chefe de Divisão de Habitação, Cláudia Lima Pereira de Castro, disse que como a área está embargada judicialmente, o Ministério Público precisa autorizar a intervenção. “Estamos acionando a Justiça para que o trabalho possa ser realizado.” (Fonte: PMSS)

Prefeitura e Conselho de Assistência discutem repasse mensal às entidades assistenciais

São Sebastião - Representantes da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento da Prefeitura de São Sebastião e do Conselho Municipal de Assistência Social estão participando de diversos encontros para negociar os valores que serão repassados no ano de 2007 para 14 entidades do Município.
Os encontros são coordenados pelo Conselho Municipal, que recebeu as planilhas orçamentárias de custo estimado pelas entidades.
No ano de 2006, a Prefeitura de São Sebastião repassou a quantia de R$ 2,3 milhões a 16 entidades.
Segundo a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Humano, duas entidades não participam do rateio deste ano. “As creches São Sebastião e Dona Laurinda passam a ser administradas pela Secretaria de Educação, que fará um convênio específico com as entidades”.
A cidade conta com uma lei municipal que autoriza o convênio. Definido os valores, o prefeito municipal, Dr. Juan Garcia, emite decreto para efetivação do repasse mensal.
De acordo com a previsão da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano, a idéia é de que o valor para 2007 não ultrapasse os R$ 2,5 milhões. A quantia estará na conta das entidades até o dia 20 de janeiro.

Confira as entidades:
Projeto Viração
Amor Exigente
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
Associação Antialcoólica
Berçário Amigos da Criança
Berçário Santana
Casa da Criança e do Adolescente
Clube da Malha
Projeto Valorizando a Pessoa Idosa
Faculdade e Assistência Cultural à Terceira Idade
Fundamar
Lar Vicentino
AL Norte
Projeto Cidadão Criança
Projeto Caeté Porã
(Fonte: PMSS)

CDHU inicia obras de moradias populares na Costa Sul de São Sebastião

São Sebastião - As primeiras moradias populares da Costa Sul de São Sebastião estão em fase adiantada de construção. São 30 sobrados levantados na Vila Tropicanga, em Boiçucanga. Com previsão para ser entregue em outubro, com o ritmo acelerado as novas casas podem ficar pronta até o meio do ano. O investimento é de R$ 925.955,00. A obra é executada pela Construtora Ximango.
Cada unidade habitacional terá dois quatros, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.
De acordo com a chefe da Divisão de Habitação, Cláudia Lima Pereira de Castro, a parte estrutural está pronta e já foi feita a fundação. Segundo ela, o modelo a ser executado permite que o futuro morador até amplie o imóvel posteriormente.
Os imóveis são construídos em um terreno de 4.800 metros quadrados e terão toda a infra-estrutura como água e energia elétrica. Os valores que caberão aos moradores ainda não foram definidos. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Ação verifica cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente nas noites de Ubatuba

Ubatuba - Em uma ação conjunta da prefeitura, através das Secretarias de Cidadania e Desenvolvimento Social e Segurança Pública de Ubatuba, em parceria com o Conselho Tutelar, Guarda Municipal, Polícia Militar e os voluntários do Juízo, foi realizada uma ronda na região sul do município, visando fiscalizar o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Como resultado da operação, um estabelecimento foi fechado, alguns autos de infração foram lavrados e alguns menores foram encaminhados ao Conselho Tutelar e, posteriormente, a seus pais.
“Desde o ano passado vínhamos realizando ações, mas nenhuma com o apoio de tantas entidades, como dessa vez”, conta o comissário de menores, Luiz Carlos Castilho Jr.
O comissário avisa ainda que grupo dará continuidade a esse tipo de operação durante toda a temporada de verão. “Precisamos tirar o menor das ruas em horário inadequado, evitar o contato dele com álcool e outras coisas que possam lhe trazer prejuízo. A lei existe para ser cumprida e estaremos atentos para que isso seja feito”, disse.
Segundo Castilho, muitos estabelecimentos têm se disciplinado, visando cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente. “Notamos que a maioria dos comerciantes tem se empenhado em obedecer a lei, afixando placas e respeitando os horários, mas precisamos de um apoio maior”.
Outro fator que vem preocupando o comissário é o grande o número de crianças que ficam recolhendo latas nas ruas e praias. “Estamos tirando esses menores das ruas e encaminhando-os aos pais ou responsáveis. Em seguida, procuramos nos reunir com os pais dessas crianças, buscando uma outra forma de arrecadação para a família”.
Artigos da Lei - Conforme consta no artigo 75 da lei 8.069/90, o menor deve freqüentar eventos classificados como adequados à sua faixa etária. É considerado adolescente o jovem com idade entre 12 e 18 anos.
O parágrafo único do artigo 74 da mesma Lei, diz que os proprietários dos estabelecimentos devem afixar em lugar visível, na entrada, informações sobre a natureza do espetáculo e faixa etária especificada no certificado de classificação.
A entrada e a permanência de crianças e adolescentes nos locais que explorem comercialmente bilhar, sinuca ou congênere também não é permitida, conforme o artigo 80. Já o artigo 81 proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. (Fonte: PMU)

Prefeito dá as boas-vindas às crianças que estão em Ubatuba pelo projeto “Interior na Praia”

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve na noite desta segunda-feira, 8, na E.M Padre Anchieta para dar as boas-vindas para as cerca de 200 crianças que chegaram a Ubatuba para o projeto “Caravanas do Conhecimento – Interior na Praia”. 99% das crianças, que vieram das cidades de Iacanga, Macedônia, Nova Luzitânia, Pirassununga, Ribeirão Bonito e Pradópolis, estão vendo o mar pela primeira vez em Ubatuba.
“Agradeço aos prefeitos de suas cidades e desejo a todos vocês momentos maravilhosos em Ubatuba. Acredito que vocês vão se divertir muito e levar para casa boas lembranças de nossa cidade”, disse Eduardo Cesar.
Em Ubatuba, os visitantes conhecerão as praias do Perequê-Açu, Enseada e Ubatumirim e entre os passeios estão visitas ao Projeto Tamar, pista de skate e Praça Trópico de Capricórnio. Na escola haverá teatro, escolha do Garoto e Garota Interior na Praia e atividades lúdicas com o comunicólogo Jorge Lee, como a Oficina de Comunicação e Expressão que tem como proposta um “jornal ao vivo”. O objetivo é proporcionar momentos lúdicos e de descontração, despertando nos participantes a consciência da importância do trabalho em grupo.
Em todas as praias em que os participantes do projeto visitarem, haverá um salva-vidas fazendo o acompanhamento da delegação. Além dos alunos, cada delegação tem quatro monitores, um policial militar ou guarda municipal e um motorista. Estas delegações ficam em Ubatuba até a quinta-feira, 11, e a partir do dia 15 chegam crianças de outras cidades. O projeto “Caravanas do Conhecimento - Interior Na Praia” é realizado pelo Governo do Estado, através das Secretarias de Economia e Planejamento e da Educação, e pelas Prefeituras Municipais. É organizado e coordenado pelo Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal) com a parceria de órgãos e secretarias estaduais. (Fonte: PMU)

Casa do Brinquedo de Ubatuba tem programação especial de Verão

Ubatuba - Depois de um período fechada ao público para manutenção, a Casa do Brinquedo de Ubatuba volta às atividades nesta quarta-feira, 10, com uma programação especial de verão, em dois horários de funcionamento, das 9h30 às 11h e das 17h30 às 19h. Durante o período das férias escolares, haverá atendimento todas as quartas, quintas e sextas-feiras. A novidade é o atendimento também aos sábados, no período da manhã.
Desenvolvida por meio de uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Educação, a Casa do Brinquedo possui centenas de brinquedos, jogos de mesa e tabuleiro, divididos por faixas etárias. Por essa razão, essa é uma ótima e inovadora opção de lazer para quem tem até 12 anos. As atividades são sempre controladas por monitores e o amplo espaço garante a diversão.
Os menores de cinco anos também podem freqüentar a Casa, porem é necessário o acompanhamento de um responsável. Para quem visita a Casa pela primeira vez, é necessária a apresentação de um documento, que pode ser a certidão de nascimento, carteirinha escolar ou identidade. A Casa do Brinquedo de Ubatuba fica na Rua Salvador Correa, 276. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3832-1608. (Fonte: PMU)

Inscrições para o vestibulinho do Tancredo começam nesta quarta-feira

Ubatuba - Devido a problemas técnicos, a Secretaria Municipal de Educação de Ubatuba informa que o início das inscrições on-line para o Vestibulinho Tancredo 2007 foi adiado para esta quarta-feira, dia 10, a partir das 12 horas. As inscrições serão feitas somente via Internet, até às 16 horas do próximo dia 17, no endereço eletrônico da Prefeitura de Ubatuba, que é: www.ubatuba.sp.gov.br.
Para facilitar as inscrições de quem não possui computador, a Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Gastão Madeira nº 101, disponibilizará, durante seu horário de expediente, um terminal exclusivo para as inscrições do vestibulinho. A inscrição somente será efetivada após o pagamento da taxa de inscrição, em qualquer agência bancária, no valor de R$ 10,00 (dez reais).
A prova acontece no próximo dia 21, nas dependências da E. M. Presidente Tancredo de Almeida Neves, na Av. Rio Grande do Sul, 600 e terá início às 8h30. Os portões serão fechados às 8h, não sendo permitida a entrada de candidatos após este horário. (Fonte: PMU)





Semana de 05/01 à 11/01/2007

 

CINE PORTO (Ubatuba)
 

"Por agua a baixo"
Ás 14:40hs

"Eragon"
Ás 16:20 0 18:20hs.

"Ela dança eu danço"
Ás 20:00 - 22:00hs

CINE PASSEIO (Ubatuba)
 

"Xuxa Gêmeas"
ÁS 14:40HS

"007 Cassino Royale"
Ás 16:40 - 19:20 - 22:00hs
 

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Terralão

Os ventos que desciam
Dos altos da Serra
Enchiam os panos das velas
E fazia descolar da terra
Os pescadores
Fazendo-os transmutar
De tíbios e tímidos terrestres
Em audazes donos do mar.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

O DER & O Transito da Praia Grande & MILCLEAN
O trânsito para! Uns dias no Saco da Ribeira, em outros, com mais com sorte, na Enseada. Parou? Parou porque? A solução deste grande problema, é pequena. Tratado com de "alta indagação" não requer espertise ou mesmo aplicação de qualquer técnica específica. A demarcação da pista e, a construção transloucada das ilhas assassinas pelo DER, no ultimo recapeamento, mostram o despreparo e o descaso com a estrada, no trecho que que virou rua. O policiamento ostensivo, foge de sua função e, cria mais uma, entre as milhares de alternativas de travessia. Fácil perceber que a solução não requer prática, ou mesmo habilidade. Facíl também é concluir que o trânsito caótico e, suas implicações, é decorrente da falta de planejamento e, o uso de equipamento próprio (e seguro) para a travessia de pedestres: As já famosas passarelas (que podem até serem patrocinadas). O DER também não se sensibilizou com os altos indices de acidentes com vítimas fatais, em outros pontos da estrada, onde fez vista grossa a travessia de pedestres (cidadãos que só tem a rodovia como alternativa de locomoção entre seus bairros). A saber: Rio Escuro/Lázaro; Enseada/Toninhas; Toninhas Praia Grande (entre outras). O que vão esperar? Mais mortes? Por falar em descaso, não posso deixar de citar o uso (mais uma vez) de espaço público (a tão protegida faixa de domínio) (travestido de informações de utilidade pública) (informações que são obrigação do DER) substituido em suas funções por uma empresa de produtos de limpeza. Imaginem!!! A MilCLEAN que suja e, polui (mais do que limpa) a nossa paisagem e, o nosso meio ambiente. Que tal a Milcleam, em vez de espalhar as centenas de placas e, faixas, não patrocina as tais passarelas? Que tal?

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor