Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 11 de Janeiro de 2007 - Nº 1685 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Cetesb aponta 13 praias impróprias
Temperaturas sobem na região até sábado

Caraguatatuba
Turistas descobrem a Praia de Capricórnio
Avanço do mar muda paisagem
Crianças do projeto Interior na Praia conhecem pontos turísticos de Caraguá

Ilhabela
Ilhabela declara 'guerra' a borrachudos
Jânio tentou eliminar inseto
Nota à Imprensa

São Sebastião
Petrobras negocia com famílias do Itatinga
São Sebastião faz enquete sobre raves
TV na areia Cartoon abre programação no litoral
Relax total Temporada zen tem até aula de ioga
Grupo da Terceira Idade do interior redescobre São Sebastião
Intensa programação agita a comunidade de Barequeçaba com o “Lazer Cidadão”
Artesãos geram renda com venda de produtos na Festa do Padroeiro
Inscrições para contratar estagiários será aberta no final de fevereiro
Procon dá dicas sobre locação de imóveis e compras na temporada de verão
“O Surto” apresenta novos e antigos sucessos em São Sebastião
Sectur realiza vernissage do artista Sandro Justos


Ubatuba
Prefeitura de Ubatuba reforça fiscalização ao comércio ambulante
Prefeitura lança calendário anual de eventos de Ubatuba

Seções
Poesia
Carta do Leitor

Notícias da Região Topo

Cetesb aponta 13 praias impróprias

Litoral Norte - Levantamento da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado) sobre as condições de limpeza das praias aponta que houve uma melhoria na balneabilidade em todo o Litoral Norte.
O número de praias impróprias para banho caiu de 17 para 13, segundo relatório disponibilizado pela companhia. Novo relatório será divulgado hoje, que deve ser utilizado para quem for passar o próximo final de semana na região.
Segundo o gerente da Divisão de Qualidade das Águas da Cetesb, José Eduardo Bevilacqua, entre os fatores que contribuíram para a melhoria das praias estão a redução das chuvas no litoral e também o fato de haver menos turistas na região.
No primeiro levantamento do ano, o fluxo de turistas nas quatro cidades do Litoral Norte foi intenso, em razão das festas de virada de ano. "Praia muito cheia de turista contribui para piorar a qualidade das águas", disse o gerente.
Durante a temporada, a Cetesb divulgará dois boletins semanais sobre as condições de balneabilidade das praias no litoral paulista.

As praias impróprias

Caraguatatuba
- Centro
- Palmeiras
- Porto Novo

Ilhabela
- Armação
- Itaguaçú
- Portinho
- Pinto

São Sebastião
- Porto Grande
- Pontal da CruZ
- Deserta

Ubatuba
- Itaguá (altura da avenida Leovegildo, 1724)
- Perequê-Mirim
- Enseada
(Fonte: ValeParaibano)

Temperaturas sobem na região até sábado

Litoral Norte - O tempo hoje deve oscilar de sol entre nuvens a nublado em toda região. As temperaturas terão ligeira alta, com pancadas de chuva em pontos da Serra da Mantiqueira. A máxima prevista para o Vale do Paraíba é de 31ºC e a mínima, 19ºC. No Litoral Norte, máxima de 30ºC e mínima de 23ºC. Na região da Serra, a máxima será de 25ºC e mínima de 14ºC. Amanhã, as temperaturas deverão subir um pouco mais no Vale e Litoral, com máxima de 31ºC para São José dos Campos e 32ºC em Caraguatatuba. Na Serra, elas permaneceram estáveis, com previsão de pancadas de chuva. No sábado, as temperaturas devem cair e aumenta a chance de chuva na região. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Turistas descobrem a Praia de Capricórnio
Antes frequentada só por surfistas e pescadores, ela vira point do verão; acesso fácil é a vantagem

Caraguatatuba - Uma boa praia, próxima ao centro, e até então frequentada mais por surfistas e pescadores transformou-se no novo point do verão em Caraguatatuba. Trata-se da Praia de Capricórnio, localizada a apenas seis quilômetros do centro da cidade.
A maior parte dos turistas, veranistas e moradores que passaram a frequentar a Praia do Capricórnio elogiam o local pela proximidade do centro, pela facilidade de acesso e de estacionamento e principalmente pela excelente qualidade da água do mar.
Quem pega a estrada Rio-Santos mais cedo nos finais de semana, em menos de 15 minutos chega ao Capricórnio. Quem costuma acordar mais tarde, já enfrenta congestionamento no acesso à praia entre 10h e 12h, mais ainda aos sábados e domingos.
Espaço para estacionar existe à vontade, a maioria das vagas, na sombra. É preciso, no entanto, respeitar os jardins e evitar danos às plantas e árvores. Os moradores e veranistas do bairro cuidam com muito carinho dos jardins do Capricórnio, inclusive os que ficam à beira-mar.
AGUA LIMPA - A qualidade da água da Praia do Capricórnio é um dos principais atrativos da praia. Nos últimos anos, a praia apresentou-se como de excelente qualidade, de acordo com as análises de balneabilidade feitas semanalmente pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo).
A Praia do Capricórnio era conhecida até esta temporada como reduto exclusivo de pescadores e surfistas. Muita gente ainda imagina que não é possível frequen tar ou nadar na praia. Pelo contrário, durante o verão, pode-se nadar tranquilamente no Capricórnio.
"Além de linda, é uma praia exótica", disse a universitária paulista Alynne Affonso, frequentadora assídua da praia. Para ela, o Capricórnio é uma das melhores praias de todo o Litoral Norte.
LAGOA AZUL - "Aqui, há espaço para todos, crianças, jovens e adultos, sem os atropelos e os transtornos que ocorrem nas praias mais frequentadas e onde o espaço é disputado", afirmou. Ela destacou ainda a Lagoa Azul, onde as crianças podem nadar e praticar caiaque, é como um paraíso do local.
A lagoa, localizada no final da praia, é uma represa, que fica separada do mar, apenas por um braço de areia. O local é bastante visitado pelos turistas que circulam pela região. Nas proximidades da lagoa, fica o único quiosque da praia, com bons aperitivos e cerveja bem gelada.
Parte dos turistas, que frequenta atualmente a Praia de Capricórnio, frequentava antes a Praia da Mococa, que ficou bastante descaracterizada, após os constantes avanços do mar nos últimos meses (leia texto nesta página). (Fonte: ValeParaibano)

Avanço do mar muda paisagem

Caraguatatuba - Frequentadores da Praia da Mococa, em Caraguá, estão estranhando a descaracterização da orla. Em alguns trechos, como o meio da praia, a maré avançou nos últimos meses, reduzindo a faixa de areia antes ocupada pelos banhistas.
A Mococa era uma das praias preferidas dos turistas que passam o verão em Caraguá. Muitos adotaram agora a Praia de Capricórnio.
Comerciantes cujos quiosques estão sendo prejudicados pelo avanço do mar querem recuar seus estabelecimentos, com autorização da prefeitura.
"Se não recuarmos, teremos mais prejuízos no período das ressacas", afirmou Jorge Monteiro, dono do quiosque Jorge e Débora, um dos mais frequentados da praia.
Um estudo feito há 22 anos pela pesquisadora Célia Regina de Gouveia Souza, do IG (Instituto Geológico) da Universidade de São Paulo constatou que o mar vem avançando sobre 13 praias do Litoral Norte.
Segundo ela, o nível do mar está subindo. No século passado, o mar subiu 30 centímetros no litoral paulista, contra a média de 10 centímetros no mesmo período no resto do mundo. Além disso, os impactos ambientais provocados pelo homem e por fenômenos naturais ajudam a reduzir ainda mais a faixa de areia nas praias da região.
"Quando o nível do mar sobe, o primeiro impacto ocorre nas praias. O mar empurra a praia para o continente e ela tenta se amoldar. Se essa praia tem condição de migrar, tem terreno para trás, ela vai tentar atingir o equilíbrio. Se ela não tem espaço, acaba sumindo", disse Célia Regina. (Fonte: ValeParaibano)

Crianças do projeto Interior na Praia conhecem pontos turísticos de Caraguá
Além de conhecerem o mar, os estudantes de seis cidades do interior paulista que chegaram em Caraguatatuba na última segunda-feira, puderam conhecer os principais pontos turísticos da cidade. Hoje eles visitaram o museu e puderam brincar no Parque de Diversões na região central da cidade.

Caraguatatuba - As 240 crianças que participam do Projeto Interior na Praia e estão em Caraguatatuba desde o início da semana terão muitas histórias para contar quando retornarem para casa. É que além de conhecerem o mar, eles estão participando de diversas atividades e passeios. Hoje, dia 10 de janeiro, além da praia, eles passearam em pontos turísticos da cidade e conheceram o Pólo Cultural Adaly Coelho Passos.
No local, além de ouvirem um pouco mais sobre a história de Caraguatatuba, os visitantes passaram por uma exposição fotográfica, além de visitarem a biblioteca de artes e a videoteca. Após conhecerem o museu, as crianças passearam pela Praça Cândido Motta e em alguns pontos históricas do município, como a Igreja Matriz e o Coreto.
A programação do período da tarde foi encerrada com um passeio ao Parque de Diversões localizado na Avenida da Praia. As crianças puderam se divertir bastante nos diversos brinquedos. Para o período da noite foram programadas atividades com a confecção de fantasias para um baile. Amanhã os alunos conhecerão o Ciase do Indaiá e a Praia da Mococa.
Este é o quarto ano consecutivo que Caraguatatuba recebe grupos de alunos pelo Projeto Caravanas do Conhecimento - Interior na praia. Somente em janeiro, crianças com idades entre 9 e 11 anos, de 18 cidades poderão aproveitar as diversas atrações organizadas especialmente para o programa.
As primeiras delegações são compostas por alunos das cidades Duartina, Indiaporã, Mira Estrela, Presidente Epitácio, Santo Antonio do Arancanguá e São Pedro do Turvo, que permanecerão no município até a próxima sexta-feira.
Diferente do que ocorreu em edições passadas, todos os visitantes estão alojados no mesmo local, o que facilita a locomoção para os passeios e também proporciona uma maior troca de experiências entre eles. O alojamento é na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Lúcio Jacinto, no bairro Tinga.
O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, comentou sobre a importância desse projeto e disse a cidade está sempre de portas abertas para receber essas crianças. A secretária da educação, Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, diz que a Secretaria da Educação não mediu esforços e se empenhou para oferecer o melhor aos visitantes.
Segundo o supervisor de ensino Edvaldo Ormindo da Silva, que é o coordenador local do Interior na Praia, apesar do número de visitantes ser praticamente o mesmo em relação à edição anterior, o projeto sempre é diferente e traz novidades aos participantes. "Preparamos muitas coisas para que todos passem ótimos momentos por aqui. Cada semana é uma história diferente. Tenho certeza que se o tempo colaborar, eles passarão momentos inesquecíveis em Caraguatatuba", destacou.
Silva conta que este ano as cidades que visitam o litoral são de regiões mais distantes e com isso a maioria das crianças nunca teve contato com o mar. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela declara 'guerra' a borrachudos
Pesquisa da prefeitura aponta que 44% dos turistas da ilha apontam inseto como principal problema

Ilhabela - O borrachudo continua sendo um limitador do turismo em Ilhabela. Em uma pesquisa feita pela prefeitura, 44% dos turistas consultados reclamaram da presença do mosquito.
Para reduzir a incidência do mosquito e os transtornos que eles causam aos turistas e veranistas, a prefeitura decidiu intensificar o controle ao borrachudo.
A prefeitura, através da Secretaria de Saúde, está aplicando diariamente um larvicida biológico, o BTI, importado de Israel, que elimina apenas as larvas do borrachudo, sem prejuízos ao meio ambiente.
O larvicida está sendo aplicado principalmente nas cachoeiras, maior foco da larva do inseto. Um total de 21 funcionários participam do trabalho.
Segundo a prefeitura, o larvicida é aplicado em 1.536 pontos da ilha, 336 deles localizados em cachoeiras. São utilizados mensalmente, segundo a prefeitura, cerca de 230 litros de larvicidas.
O produto, adquirido pelo Estado, é repassado ao município através da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias). A prefeitura fornece as equipes e os veículos utilizados para aplicação do larvicida e controle do inseto.
ESTRUTURA - Segundo Márcio Tenório, um dos responsáveis pelo programa na Secretaria de Saúde de São Sebastião, o controle é maior nesta época do ano devido às chuvas frequentes e do calor, período em que aumenta a incidência do mosquito.
"Aplicamos o larvicida nas cachoeiras, córregos e rios porque são locais que favorecem a proliferação de microorganismos como algas, que servem de alimentos para as larvas do borrachudo."
Segundo Tenório, o borrachudo vive de três a quatro semanas. Cada fêmea coloca em média de 200 a 300 ovos, dependendo da temperatura da água e da espécie.
A prefeitura faz um monitoramento para avaliar o índice de incomodo do borrachudo. São pesquisados 22 locais na ilha. Foi detectado índice de anormalidade nos bairros do Borrifos, Água Branca, Toca e Reino.
ALTERNATIVO - O borrachudo assusta tanto o turista, que alguns hotéis resolveram fazer o controle próprio do inseto, para garantir a tranquilidade de seus hóspedes.
É o caso da Pousada Guanumbis, no Alto do Itaguaçu, que dedetiza semanalmente os apartamentos, as salas, o restaurante e até as áreas externas para eliminar borrachudos e pernilongos.
"Aqui, nossos hóspedes não sofrem qualquer incômodo por parte do borrachudo", disse Vanilda Sarti, proprietária do estabelecimento.
Vanilda dá duas dicas aos seus hóspedes. "Para evitar o borrachudo nada melhor do que aplicar Vic-Vaporub nos pés, tornozelos e braços. A outra é aplicar o creme Advantan, em caso de picada. O creme evita a inflação e, a coceira", disse a empresária.
Outros hotéis, como o Mercedes, na praia do Viana, orienta seus hóspedes sobre os horários e os locais de maior incidência do inseto. Normalmente, nos apartamentos, são oferecidos gratuitamente repelentes. (Fonte: ValeParaibano)

Jânio tentou eliminar inseto

Ilhabela - O ex-presidente Jânio Quadros tentou eliminar os borrachudos da ilha na década de 50, quando exercia o cargo de governador do Estado. Jânio mandou uma equipe de funcionários da Secretaria de Saúde do Estado aplicarem toneladas e toneladas do inseticida BHC, produto tóxico, nas cachoeiras e córregos da ilha.
"Durante dez anos, os borrachudos sumiram da ilha", lembra o ex-prefeito Roberto Fazzini. Jânio Quadros, sempre acompanhado da mulher Eloá, frequentava a casa do então prefeito da ilha, Geraldo Junqueira, localizada na Ponta das Canas.
Jânio adorava a ilha, mas detestava o borrachudo. "Às vezes passava uma semana inteira na cidade, navegava de veleiro e lancha no canal. Depois que deixou o governo não apareceu mais por aqui", disse Fazzini.
Na década de 80, o inseticida BHC foi substituído pelo BTI (Bacilus Tungtenio Israelenses), que faz o controle ambiental das larvas e não é prejudicial ao meio ambiente. (Fonte: ValeParaibano)

Nota à Imprensa

Ilhabela - Por meio do Processo Administrativo nº 12.246/2006, mandei apurar notícias de irregularidade na folha de pagamento da municipalidade trazidas pela Secretaria de Assuntos Jurídicos e confirmadas pela gerência do Posto Bancário instalado nesta Prefeitura.
O processo resumindo os trabalhos da Comissão que nomeei, composta por três de meus Secretários, corporificou-se em dois volumes no total de 516 (quinhentas e dezesseis) folhas e 23 (vinte e três) anexos.
Nas inúmeras conclusões e propostas finais, as quais acolhi integralmente, o referido procedimento apresentou o envolvimento de dezoito funcionários na prática de atos que causaram lesão ao Erário em diferentes gradações, passíveis de penas que vão desde a advertência e suspensão até a demissão a bem do serviço público.
Dos dezoito funcionários envolvidos, dezesseis são ocupantes de cargo permanente e dois exclusivamente em comissão.
Já exonerei 3 (três) dos servidores envolvidos; dois por desligamento do quadro funcional e um do cargo que exercia em Comissão, os demais serão exonerados imediatamente dos cargos exercidos em comissionamento, devendo todos eles responder a Procedimento Administrativo Disciplinar na forma do Estatuto do Servidor.
Os atos que possam tipificar a prática de ilícitos penais e de improbidade administrativa foram devidamente representados ao Ministério Público para as providências legais cabíveis.
Como há inquérito policial em andamento na Delegacia Seccional de São Sebastião, cópia integral do processo e seus anexos serão enviados ao Doutor Delegado Seccional.
Alguns servidores devolveram valores que entenderam ter sido indevidamente recebidos, enquanto outros protestaram por faze-lo após a apuração final dos mesmos.
De qualquer forma, a Secretaria de Assuntos Jurídicos recebeu determinação para perseguir em juízo a mais completa reparação da lesão econômica sofrida pelo Erário, cobrando judicialmente de cada um dos envolvidos o quantum apossado.
O total de creditamentos sem causa ou dos desvios está na ordem de pouco mais de R$ 1.000.000,00 (Um milhão de reais) e as restituições aproximam-se de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais), além de objetos de valor que consta tenham sido depositados na Delegacia Seccional de São Sebastião por uma das pessoas envolvidas.
Em sede do Processo Administrativo Disciplinar estes valores estarão definitivamente comprovados, pois deverão constar da Portaria Inaugural do referido procedimento, até para fins de permitir a cada um dos denunciados que conheça as imputações pelas quais deverão responder e possam produzir a defesa que considerem pertinente.
Deixo de nomear os servidores que responderão a procedimento administrativo, de vez que devem contar com o devido sigilo e terão direito à mais ampla defesa, não obstante seja minha convicção de que serão exemplarmente punidos.
Os trabalhos devem prosseguir com auditoria completa na Administração Direta e Indireta.
Quero ressaltar a atuação independente da Comissão que apurou os fatos, a qual soube sobremaneira cumprir com minhas determinações para que fossem apontados todos os implicados, sem omissão de qualquer deles, como de fato ocorreu com a elaboração de planilhas com os valores individuais, desde os de pequena monta até aqueles de elevado valor.
Manoel Marcos de Jesus Ferreira - Prefeito Municipal

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Petrobras negocia com famílias do Itatinga

São Sebastião - A Petrobras inicia hoje um acordo com as nove famílias que ocupam a área atingida por óleo degradado no Itatinga, em São Sebastião. A empresa quer antecipar às famílias 20% do valor das residências e pagar o restante após desocupação do imóvel. A Petrobras não divulgou o valor que gastará na compra das nove casas. "Está difícil de encontrar o imóvel para minha família, estamos sendo alvos de especulação imobiliária", disse o morador Vitor Vilela. Após a desocupação, a empresa iniciará a remoção do óleo que apareceu nos quintais da casa em abril de 2006. Caso a Cetesb libere o local, a área será doada à prefeitura. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião faz enquete sobre raves

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião iniciou ontem uma enquete por meio da internet para saber a opinião de moradores e turistas a respeito da realização de festas raves na cidade.
A pesquisa será feita durante 15 dias. Os internautas podem emitir suas opiniões clicando o site oficial da prefeitura (www.saosebastiao.gov.sp.br).
No site, é possível escolher uma resposta entre três alternativas --festas raves não acrescentam nada ao turismo da cidade e ainda agridem o meio ambiente, festas raves alavancam o turismo da cidade, festas raves não acrescentam nada ao turismo da cidade.
Segundo o diretor de comunicação da prefeitura, Acácio Gomes, a idéia é saber qual é a opinião de moradores e frequentadores e, a partir da análise dos dados, adotar medidas cabíveis.
Até as 19h do primeiro dia de enquete, cerca de 60% dos internautas haviam opinado que as raves não colaboram em nada para o turismo e degradam o meio ambiente. Outros 35% opinaram que o evento é importante para o turismo local e cerca de 6% opinaram que a rave não acrescenta nada ao turismo de São Sebastião.
As mais badaladas festas raves têm como palco praias e áreas particulares em Maresias, Juqueí e Camburi, na costa sul. Os eventos têm gerado polêmica, devido aos transtornos causados a moradores, veranistas e hoteleiros.
A última rave realizada na cidade ocorreu no Réveillon, reunindo mais de 7.000 pessoas em uma fazenda de Camburi. Apesar de a prefeitura não ter dado autorização para o evento e a Justiça local ter negado liminar aos organizadores, a festa foi feita graças a uma liminar concedida pela Justiça em São Paulo.
LEI- A maioria das SABs (Sociedades Amigos de Bairros) da costa sul se posicionou contra a realização de raves na região. Eles defendem a elaboração de lei municipal proibindo este tipo de evento na região.
Marcelo Miranda, da SAB de Camburi, disse que as festas eletrônicas dão lucro apenas para os organizadores. "O município, moradores e veranistas ficam com o ônus: sujeira, barulho e congestionamento no trânsito", disse.
Aldo Amadei, da SAB de Maresias, também se posiciona contra a realização das raves. "O ideal é termos uma lei municipal impedindo a realização das raves na cidade", disse.
Segundo Amadei, com a lei, os organizadores deste tipo de evento não teriam como recorrer à Justiça para obter liminares autorizando as festas. (Fonte: ValeParaibano)

TV na areia Cartoon abre programação no litoral

São Sebastião - O canal infantil Cartoon Network inicia amanhã na praia de Juquehy, costa sul de São Sebastião, o evento "Em busca do verão".
Até domingo, das 10h às 18h, crianças entre 4 e 12 anos terão acesso a atividades de recreação, lazer e esportes na praia. Todo o evento será filmado pela rede.
É a primeira vez que o Cartonn Network faz evento na cidade e, segundo a prefeitura, promete trazer muita alegria e diversão para as crianças.
Além das atividades de recreação, as crianças poderão também tirar fotografia com seus personagens favoritos como KDN - A Turma do Bairro e as Meninas Superpoderosas.
"É uma ação de verão da Cartoon Network. Foram programadas várias atrações temáticas inspiradas nos personagens mais famosos do canal. Todos os personagens estarão na praia oferecendo muita diversão e agito para as crianças como tirolesa, brincadeiras na água e atividades de arvorismo", afirmou a produtora do evento Clarissa Soneghet.
Segundo Clarissa, o evento é destinado às crianças, mas pessoas de todas as idades também podem participar.
O evento conta com o patrocínio de McLanche Feliz, Mini Schin, Off Kids, Salgadinhos Lucky e Sorvetes Nestlé.
O canal infantil Cartoon Network é líder de audiência na América Latina, com audiência em 19,9 milhões de casas.
INFORMAÇÕES Mais informações sobre o programa estão no site www.cartoonnetwork.com.br (Fonte: ValeParaibano)

Relax total Temporada zen tem até aula de ioga
Quem estiver em São Sebastião neste mês poderá participar de uma série de atividades para relaxar, todas gratuitas.

São Sebastião - O projeto "Ação entre Amigos", da Prefeitura de São Sebastião, promoverá no CAE (Centro de Apoio Educacional) da Vila Amélia, região central da cidade, palestras, oficinas e até aulas de yoga.
Hoje, a programação contará com uma oficina de bonecas e causos, das 16h às 18h, com Neide Palumbo. Os participantes devem levar agulha, linha, camisetas velhas e tesoura. No mesmo horário, haverá uma oficina de brincadeiras para crianças a partir de 4 anos.
No dia 18, às 19h, o CAE recebe a palestra da esteticista Maria Auxiliadora, com o tema "Beleza, um caminho para a busca interior". No dia 19, às 18h30, a mestra de Reiki e Yoga Claudete Onishi trata do tema "Ética, Cidadania e Yoga".
No dia 23 a programação contará com uma oficina de mosaico. Ela terá início às 19h com a artista plástica Meire Pereira. Nos dia 26, 27 e 28 de janeiro, às 19h30, o professor Anderson Allegro dará a palestra "Vivência de Yoga", seguida por dança indiana.
No dia 30, às 18h30, é a vez da terapeuta holística Ana Pedras falar sobre "As pedras e os cristais, como utilizá-los para adquirir energia e cura". As atividades serão encerradas no dia 31 com a palestra do terapeuta holístico Roberto Coimbra do Prado, "A importância da busca pela qualidade de vida".
ENDEREÇO - O CAE fica à rua Jaime Scarameli, 87, centro de São Sebastião.
 (Fonte: ValeParaibano)

Grupo da Terceira Idade do interior redescobre São Sebastião

São Sebastião - O grupo da Terceira Idade do Serviço Municipal de Assistência ao Idoso (Semai), de São Joaquim da Barra, interior de São Paulo, escolheu as praias de São Sebastião para curtir as férias de verão. A caravana com 150 idosos chegou ao município na segunda-feira (8/01) após encarar cerca de 9h de viagem.
A visita foi um pedido da prefeita Maria Helena Borges ao prefeito Dr Juan Garcia, que por meio da Secretaria de Educação (Seduc) deu todo o apoio e cedeu a escola Maria Francisca Tavolaro, no bairro do Pontal da Cruz, para hospedar os visitantes que ficam na cidade até sexta-feira (12/01).
De acordo com a coordenadora do grupo, Dulce Luiz, além de visitar as praias, diversas atividades são realizadas no alojamento como jogos, danças, palestras, entre outros. “O grupo é bem animado e estamos curtindo muito o passeio. Sem falar que a maioria não conhecia a praia e está encantada com a beleza da cidade.”
As praias mais apreciadas pelos visitantes são as da Cigarras e de Barequeçaba que possuem mar calmo e são propícias para fazer caminhadas.
O visitante Ozair Cristo, 67 anos, decidiu a viagem de última hora e para ele está sendo uma experiência única em sua vida. “É a primeira vez que vejo o mar e não tenho palavras para explicar a minha emoção. Já tinha ouvido muito falar das praias de São Sebastião, mas não imaginava que eram tão lindas assim.”
Na terça-feira (9/01), a secretária de Educação, Marilene Ramachotti, esteve na escola para dar a boas-vindas aos visitantes e conheceu a atleta Maria Alice de Paula, 60 anos, que horas antes de vir para São Sebastião havia conquistado o primeiro lugar na modalidade de atletismo, em competição realizada na cidade de São Caetano.
Nesta quinta-feira (11/01) as secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) e Educação (Seduc) e Fundo Social de Solidariedade realizam um baile de despedida para o grupo a partir das 20h, na própria escola. (Fonte: PMSS)

Intensa programação agita a comunidade de Barequeçaba com o “Lazer Cidadão”

São Sebastião - A Escola Municipal de Barequeçaba continua com uma intensa programação para crianças da unidade e da comunidade que participam do projeto “Lazer Cidadão”, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) de São Sebastião.
O programa teve início no dia 3 e desenvolve atividades para cerca de 200 crianças com idade entre 3 e 13 anos para que possam curtir as férias escolares com muita diversão.
As atividades acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras com as oficinas de dança, cinema, artes plásticas, informática, vídeo game, entre outros, e às terças e quintas-feiras são desenvolvidas recreações com professores voluntários de educação física.
De acordo com a diretora da unidade escola, Edilene Alves de Matos Campos, as crianças realizam as atividades em equipes respeitando os critérios de organização, participação e animação. “Ao final do projeto todas as equipes receberão certificados e as duas equipes que mais se destacarem receberão prêmios e medalhas.”
Ainda segundo a diretora, na próxima semana as crianças farão passeios em diversos locais como Morro das Sete Voltas, Sítio do Nelson Preto, Morro dos Eucaliptos, Estação de Tratamento de Água, Cebimar e Centro Histórico.
Além disso, no dia 18 haverá uma recreação na praia de Barequeçaba e no dia 19 sexta-feira, acontece o “Acampadentro”, onde os alunos dormirão na escola e participará de um caça ao tesouro, jantar tropical e uma discoteca.
No dia 20 os alunos serão acordados ao som de instrumentos musicais e a partir das 10h acontece à festa de encerramento do projeto com a presença da secretária de Educação, Marilene Ramachotti e familiares das crianças.
Esta é a segunda edição do projeto que conta com a participação de voluntários de educação física o professor Edson Diogo Frutuoso, a recreacionista Ana Carolina Sypriano dos Santos e Cayo Augusto Dias Brandão que na primeira edição foi monitor da Seduc. (Fonte: PMSS)

Artesãos geram renda com venda de produtos na Festa do Padroeiro

São Sebastião - Festa e geração de renda. Os artesãos de São Sebastião da Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco), programa do Departamento de Relações do Emprego e Trabalho, do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de São Sebastião realizam todos os dias dentro da Festa do Padroeiro, na Rua da Praia, a venda de diversos produtos confeccionados em crochê, quadros, pinturas em palha de côco e gravação do nome em grão de arroz.
O programa, que conta com a parceria das secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), e de Cultura e Turismo (Sectur), tem como principal objetivo a promoção, o desenvolvimento, a divulgação e a comercialização de produtos artesanais, indicando um caminho a ser trilhado pelo trabalhador para face às dificuldades econômicas.
De acordo com a diretora do PAT, Elizete Nossabein, o trabalho busca utilizar o artesanato como criador de oportunidades e geração de rendas. “Mostrando o trabalho dos artesãos dentro da Festa do Padroeiro, estamos também fazendo com que eles cresçam profissionalmente, valorizando a mão-de-obra local”. Atualmente existem 405 artesãos cadastrados no município.
A Festa do Padroeiro vai até o dia 21 de janeiro. A realização é da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Sectur em parceria com a Secretaria das Subprefeituras (Sesub). Informações pelo telefone (12) 3892-2620.
Cadastro de Artesãos - Segundo o PAT, os artesãos interessados em se cadastrar devem ter idade mínima de 16 anos e comparecer ao local de atendimento com cópia e original dos seguintes documentos: RG e CPF, comprovante de residência, fotografia 2x2 colorida e atual, além de no mínimo quatro peças prontas de cada trabalho confeccionado. Confira os locais:
Quartas-feiras - das 13h às 16h – Setradh/PAT em Boiçucanga
Quintas-feiras - das 9h às 12h – Sectur
Quintas-feiras - das 14h às 16h – Regional Costa Norte/Enseada
Sextas-feiras - das 13h às 16h – PAT/Centro
Informações: (12) 3892-4605.
(Fonte: PMSS)

Inscrições para contratar estagiários será aberta no final de fevereiro

São Sebastião - A Secretaria de Educação de São Sebastião está em fase final de elaboração de um edital para abertura de processo seletivo de contratação de estagiários em diversas áreas.
O período de inscrição para o preenchimento de aproximadamente 140 vagas será entre os dias 26 de fevereiro e 5 de março. Já o processo seletivo está inicialmente agendado para ocorrer no dia 10 de março. Os candidatos farão uma prova escrita e depois passarão por entrevistas. O resultado final com os selecionados deve sair no dia 26 de março.
Serão contratados estagiários do ensino superior e técnico nas áreas de informática, jornalismo, marketing, administração de empresas, educação física, letras, pedagogia, serviço social, engenharia, arquitetura, meio ambiente, entre outras.
Todo o processo de inscrição e avaliação será feito pelo CIEE (Centro de Integração Empresa Escola).
Mais informações pelo telefone da Secretaria da Educação, através do telefone (12) 3892-2644, ou do CIEE, no telefone (12) 3893-2453. O CIEE funciona na Rua Duque de Caxias, 188, piso 2, loja 17, no Shopping Fama, centro de São Sebastião. (Fonte: PMSS)

Procon dá dicas sobre locação de imóveis e compras na temporada de verão

São Sebastião - O Procon (Proteção e Defesa do Consumidor) de São Sebastião oferece uma série de dicas para que turistas e moradores tenham uma boa temporada de verão. Desta maneira, os consumidores podem evitar problemas futuros.
Para os turistas que pretendem alugar um imóvel, o Procon destaca algumas medidas básicas: verificar o imóvel antes de locar, não fazer reservas ou efetuar o pagamento sem conhecer e somente utilizar a internet em sites confiáveis.
No caso de reservas em hotéis e pousadas, o órgão de defesa do consumidor salienta que qualquer mudança em relação ao tempo de estadia deve ser comunicada antes ou no momento da entrada no estabelecimento. Em supermercados, o Procon vem exigindo a utilização das máquinas com código de barras, enquanto que os consumidores devem se atentar aos preços e prazos de validade.
Quanto ao comércio de praia (ambulante), este é considerado informal, de maneira que não são obrigados a emitir nota fiscal. Por isso, pesquise antes de comprar. O telefone do Procon de São Sebastião, que fica na rua Sebastião Silvestre Neves, 185, no Centro, é o (12) 3892-1639.
Campanha - Na sede do Procon, o consumidor também pode adquirir o folheto informativo da nova campanha do Governo Federal “Dicas para uma compra legal”, com o tema eletrônicos. O rápido desenvolvimento da tecnologias e a oferta disseminada de produtos eletroeletrônicos são fatores que estimulam a atuação de empresas que não atendem às expectativas do consumidor e o cumprimento de seus direitos. O folheto traz informações sobre as exigências feitas pelo Inmetro e Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). (Fonte: PMSS)

“O Surto” apresenta novos e antigos sucessos em São Sebastião
O grupo apresentará músicas do seu novo álbum “De onde foi que paramos mesmo?” na próxima sexta-feira (12/01)

São Sebastião - Para iniciar mais um fim de semana em grande estilo na Festa do Padroeiro, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), traz para se apresentar em São Sebastião o grupo “O Surto”. O show iniciará a partir das 23h no palco montado na nova praça de eventos da Rua da Praia.
A banda vai apresentar seus maiores sucessos desde o primeiro CD, “Todo mundo doido”. Deste álbum, as faixas “A cera”, “Tudo é possível”, “Zaroia” e “A Hempadura” que ficaram no ranking das mais tocadas nas rádios brasileiras nos anos de 2000 e 2001. Em 2002, o grupo lançou seu segundo trabalho, “Equalizando as idéias”.
Em São Sebastião, o grupo pretende fazer o show de lançamento do seu terceiro CD “De onde foi que paramos mesmo?” onde estarão presentes cinco músicas do álbum. A expectativa para o show na cidade é muito boa, segundo o produtor do show, Cristiano Pi. “Com um show aberto e gratuito, a apresentação da banda tem tudo para ser um sucesso, esperamos que pelo menos, cinco mil pessoas prestigiem o grupo”, afirmou o produtor.
Segundo Cristiano, a preocupação no combate à pirataria sempre foi uma marca registrada da banda. O segundo CD, continha um sistema contra pirataria. Com o avanço da tecnologia, não foi possível colocar novamente esse sistema no próximo CD, a solução foi exigir que o preço do álbum seja acessível à população.
Novo CD - “O Surto”, uma das bandas mais importantes do cenário rock brasileiro contemporâneo, acabou de gravar e produzir o seu terceiro disco pela Seven/Universal Music e está divulgando nos shows de sua turnê pelo litoral.
Fundado em 1994 no Ceará pelo vocalista e líder Reges Bolo, O Surto atraiu a atenção da mídia e mercado fonográfico quando ganhou a etapa nordestina do Skol Rock. Assinou contrato com a gravadora Virgin e lançou no ano de 2000 seu primeiro disco, produzido por Rodrigo Castanho e Rick Bonadi
Sem gravar desde 2002, “O Surto” retornou ao estúdio com novo gás e força total. Com nova formação que agora inclui também teclado, a banda finalizou seu novo trabalho intitulado “De onde foi que paramos mesmo?” que, segundo Bolo, é o melhor de todos. Nos próximos meses, o terceiro disco chega às lojas. (Fonte: PMSS)

Sectur realiza vernissage do artista Sandro Justos

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), realiza nesta sexta-feira (12/01), a partir das 20h, na sala de exposições da Sectur, localizada na Rua da Praia, o vernissage da exposição “Faces da Mata”, do artista bertioguense Sandro Justos.
Ele promoverá uma mostra de diversas telas onde retrata os aspectos culturais dos povos indígena e africano. De acordo com o artista é a segunda vez que vem para São Sebastião e a expectativa é das melhores já que a exposição realizada no ano passado, também na Sectur, foi um sucesso de público. “Posso dizer que sou apaixonado por São Sebastião, a cidade me atrai sempre por seu povo e belezas naturais”, destacou Justos.
O artista também afirma que juntamente com a exposição das telas será realizada uma instalação artística onde se preocupa em expor idéias e mostrar diversos tipos de arte. “O que mais valorizo nas mostras que promovo é o contato com as pessoas e a troca de experiências. É um público diferenciado que aprecia a arte”, afirma.
Justos declarou ainda que uma das obras que estará exposta retrata uma índia da aldeia guarani, de Boracéia, na Costa Sul de São Sebastião. “Sempre visito as aldeias indígenas e gosto muito de Boracéia”, finalizou.
Serviço
Exposição “Faces da Mata”
Artista: Sandro Justos
Dias: Até 31 de janeiro de 2007
Local: Sala de Exposições da Sectur, na Rua da Praia, Centro de São Sebastião
Horário: de segunda a sexta-feira das 9h às 17h
Entrada Franca
Informações: (12) 3892-2620 (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Prefeitura de Ubatuba reforça fiscalização ao comércio ambulante

Ubatuba - O Setor de Fiscalização da Gerência de Tributos Mobiliário da Prefeitura de Ubatuba tem intensificado as fiscalizações ao comércio ambulante durante a temporada de verão. Do dia 26 de dezembro até ontem, terça-feira, 9, os fiscais apreenderam 48 lotes de mercadorias. São óculos, redes, mantas, produtos alimentícios, bijuterias, sandálias, roupas, CD’s, DVD’s, bebidas alcoólicas, bolsas, entre outros, que estavam sendo comercializados ilegalmente dentro do município. A maioria das apreensões ocorreu nas praias Grande, Maranduba, Tenório, Toninhas, Itaguá e no centro.
A mercadoria apreendida é recolhida na Prefeitura. O ambulante tem um prazo de 30 dias para pagar as devidas taxas para a liberação de seus produtos. O valor da multa da apreensão é de R$ 366,00 além de R$ 4,79 que é cobrado pela diária e por produto apreendido. Se o interessado não procurar por sua mercadoria no período estabelecido ela é doada ao Fundo Social de Solidariedade do município. Os produtos alimentícios, com SIF e boa procedência, são destinados para entidades assistências de Ubatuba, mediante a avaliação da Vigilância Sanitária da cidade. Os produtos com procedência duvidosa são encaminhados ao aterro sanitário. Os fiscais da Prefeitura trabalham das 8 horas até a madrugada, com o auxílio de dois guardas municipais. O disque denúncias do Setor de Fiscalização é o (12) 3834-1095.
(Fonte: PMU)


Prefeitura lança calendário anual de eventos de Ubatuba

Ubatuba - A Prefeitura da Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo, está lançando um calendário, com os principais eventos anuais do município. Esse material será distribuído ao trade turístico de Ubatuba, composto por hotéis, pousadas, restaurantes e outros. O calendário é mais uma das ações que a prefeitura está realizando para fomentar o turismo e incentivar a visitação à cidade durante todo o ano.
Com o título "Curta Ubatuba de janeiro a dezembro", o calendário traz informações e fotos representativas dos principais eventos anuais da cidade. Além disso, há também um calendário tradicional, com os dias, meses e feriados do ano de 2007.
Segundo o secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo, a confecção do calendário é uma solicitação antiga do trade turístico. Ele afirma que o calendário, aliado ao vídeo institucional sobre Ubatuba, lançado no mês passado, representam importantes ferramentas para o turismo ubatubense. "Estamos lançando um material de altíssima qualidade e concepção artística diferenciada. Com esse calendário, os empresários ubatubenses poderão se organizar no decorrer de todo o ano, promovendo pacotes e condições para os turistas. Os turistas, por sua vez, poderão se programar para prestigiar nossos eventos e nos visitar em momentos interessantes, fora da temporada".

Janeiro
26/12 a 08/01 Boogie de Pára-quedismo
01/01 Reveillon, com queima de fogos no Centro, Sul e Norte

Fevereiro
10 e 11 – 8º Campeonato de Vela Oceânica Ubatuba – 1ª Etapa
10 a 14 – 1º BMX Freestyle Ubatuba
16 a 20 – Carnaval – Show ao vivo na Maranduba
19 e 20 Carnaval – Festival de Marchinhas
23 e 24 Ressaca de Verão – show ao vivo na Maranduba

Março
2 a 4 – Feira de Artesanato na Praia da Maranduba
3 – III Regata de Inverno de Vela Oceânica
3 e 4 – Interpesc – Maranduba
17 e 18 – III Campeonato Automotivo de Tunning
24 e 25 – Rip Curl Grommer Search

Abril
1 – 11º Circuito Ubatuba de Águas Abertas – 1ª etapa
6 – Encenação da Paixão de Cristo – Centro
6 - Encenação da Paixão de Cristo – Maranduba
6 e 7 – 15ª Regata da Amizade de Vela Oceânica
7 – Aleluia – Carnaval – Maranduba
14 e 15 – 2ª Taça Cidade de Ubatuba de Pesca Esportiva
15 – Vale paraibano de Ciclismo
28 e 29 – Reebok de Triathlon Long Distance
29 – 2ª Etapa do Campeonato Paulista de Pesca Esportiva

Maio
12 e 13 – Campeonato Paulista de Maratona Aquática – 4ª Etapa
19, 20, 26 e 27 – Campeonato Paulista de Vela Oceânica

Junho
7 a 10 – Festa da Tainha – Maranduba
16 e 17 – 8º Campeonato de Vela Oceânica de Ubatuba – 2ª Etapa
20 a 24 – Supersurf – Circuito Brasileiro de Surf Pró
27 a 01/07 – 84ª Festa de São Pedro Pescador

Julho
2 a 15 – 51º Jogos Regionais
7 a 15 – Festa do Divino
6 a 28 – II Festival de Inverno, nos finais de semana, na Maranduba
8 a 10 – Festa da Mandioca em Ubatumirim
25 a 29 – 14º Festival do Camarão da Almada

Agosto
4 e 5 – 8º Campeonato de Vela Oceânica – Ubatuba – 3ª Etapa
6 a 10 – 3ª Caiçarada
7 – 11º Circuito Ubatuba de Águas Abertas – 2ª etapa
10 a 12 - 9 ª Festa da Tainha no Bairro Estufa II
17 a 19 – 3º Encontro de Autos Antigos Clube Taubaté
19 – Campeonato do Vale de Ciclismo

Setembro
De 7 a 14 – Semana Paz de Iperoig
12 e 16 – Supersurf – Circuito Brasileiro de Surf Pró
14 a 16 – 11º Nacional Motorcycle de Ubatuba
27 e 28 – 2º Raid São Paulo – Ubatuba – Clube do Fordinho

Outubro
04 – Festival de Observação de Aves
11 a 14 – III Festival da Paz
12 e 13 – Festa de Nossa Senhora Aparecida
14 – 11º Circuito Ubatuba de Águas Abertas – 3ª etapa
20 e 21 – 8º Campeonato de Vela Oceânica Ubatuba – 4ª etapa
23 a 28 – Onbongo Pro Surfing WQS
26 a 28 – II Raid Ubatuba São Paulo – Clube do Fordinho
28 – Aniversário da Cidade – 370 anos
28 – Prova Pedestre Cidade de Ubatuba
27 a 04/11 – 19ª Feira das Nações

Novembro
10 a 18 – Semana da Cultura Negra na Maranduba
16 – 3ª Regata Eles e Elas de Vela Oceânica
24 e 25 – 7ª Ubapesc
25 – Granfondo do Brasil de Ciclismo
27 – 11º Circuito Ubatuba de Águas Abertas – 4ª etapa

Dezembro
1 e 2 – 8º Campeonato de Vela Oceânica de Ubatuba – 5ª etapa
5 – Curso de decoração de Natal
(Fonte: PMU)





Semana de 05/01 à 11/01/2007

 

CINE PORTO (Ubatuba)
 

"Uma Noite no Museu"
Às 13:30 hs - 15:40 hs -17:50 hs -20:00 hs -22:10 hs.



CINE PASSEIO (Ubatuba)
 

"Xuxa Gêmeas"
Ás 14:50 hs.

"Por Água Abaixo"
Ás 16:50 hs -18:30 hs.

"Eragon"

Ás 20:10 hs.

"007-Cassino Royale"
Ás 22:10 hs.
 

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Dia de vento

Foi o vento forte
Que pôs cisco nos olhos
Chocalhou as arvores
Deixou as ondas revoltas
Enlouqueceu borboletas
E ate houve
Aquela que partiu para o mar
E voou para nunca mais voltar.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Bairro que não existe
Vou dizer que sou moradora no Município de Ubatuba, embora minha residência fixa seja no bairro da Estufa II. Mas se eu disser BAIRRO DA ESTUFA II, a prefeitura vai saber do que estou falando? A que bairro estou me referindo?
Definitivamente este é um bairro que a prefeitura desconhece, tamanho é o descaso e a falta de respeito com quem mora neste lugar. Se bem falando ele só existe em época de eleição e na cobrança do IPTU, quando acaba ele desaparece do mapa do município.
Mas para mim moradora do Bairro da Estufa II ele existe o tempo todo, pois sou eu quem convive diariamente com os transtornos de um Bairro totalmente abandonado pela administração pública. Se existe administração nesta cidade é para poucos. Não adianta arrumar o centro da cidade para mostrar aos turistas, pois eles vão embora, e quem vive e mantém esta cidade somos nós moradores de Ubatuba. A administração tem que olhar para o real problema desta cidade, que é a limpeza e a conservação das ruas. No caso da Esufa II, não adianta a prefeitura asfaltar a rua São Paulo e a Santa Cruz pela metade só para fazer média com a presidente e a vice-presidente da SABE que são moradoras destas ruas , pois esta associação está mais para ASSOCIAÇÃO INIMIGOS DO BAIRRO DA ESTUFA II DO QUE AMIGOS. Além de todos os problemas que a Estufa II têm ainda temos que suportar o convívio com cavalos e não adianta reclamar em todos os órgãos competentes sobre este problema, pois como é de se esperar ninguém resolve nada, principalmente a Vigilância Sanitária que é de uma incompetência de tirar o chapéu.O mais interessante é que o carnê de cobrança do IPTU chega lá. Só não chega a capacidade desta prefeitura para fazer o que de fato precisa ser feito por este Bairro que está totalmente abandonado. Se tiver alguém nesta administração que tenha coragem de colocar os pés ou se preferir seu carro naquele bairro vai verificar de perto como é bom transitar naquelas ruas, se é que vai conseguir sair de lá inteiro.

Cleusa Marcelino
Bairro Estufa II

Parabéns Caraguatatuba!
Nossas famílias se orgulham desta nobre e querida terra brasileira, e por excelência litorânea. Há muito tempo, me levaram para passar alguns dias em Caraguá. Recém-casada tive o prazer de conhecer o mar, quer dizer, o litoral do oceano Atlântico, que eu só conhecia pelos livros e pelos ensinamentos da professora de geografia. E depois deste primeiro encontro, nunca mais deixei de passar férias e acompanhar todo o desenvolvimento urbano e melhorias que vem sendo concretizadas em Caraguatatuba. Tornei-me síndica da \"CASA de CARAGUÁ\" que hoje pertence às renomadas famílias BALDIN E SIMIONATTO de Campinas-São Paulo.E continuo a cuidar muito bem do nosso pedaço, tendo colaborado com o tratamento de esgoto, a reciclagem do lixo, o bem-estar dos animais, em particular os inúmeros cães que por lá vivem, o respeito aos cidadãos da terra, a amizade com os vizinhos e a limpeza das praias. Que maravilha! Este ano passei o reveillon ao lado de meus três filhos e de meus quatro netos. Mal posso acreditar que esta casa já está sendo utilizada por quatro gerações de uma mesma família. E quantas melhorias pude acompanhar! No momento, estou anciosa por ver as obras de pavimentação próximas à Av. Almirante Tamandaré concretizarem-se, pois só falta aquele trecho ficar pronto para alegria dos moradores e turistas que freqüentam o pedaço. Um bom ano de 2007 para todos os funcionários da Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba e em especial para o Sr. Prefeito, o qual possa concluir com êxito todos os projetos previstos para esta localidade, principalmente nas áreas social e educacional. Amamos Caraguatatuba!

Sandra Mara Baldin Lourenço
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor