Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 12 de Janeiro de 2007 - Nº 1684 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Programa Sócio - Ambiental vai ao ar pela Integração FM

Caraguatatuba
Casal doa mudas de flores para Prefeitura de Caraguá
Caraguá prepara grande festa para comemorar o sesquicentenário

Ilhabela
Ilhabela elege Rainha do Carnaval 2007

São Sebastião
Cartoon Network agita a praia de Juquehy no final de semana
240 crianças do interior chegam em São Sebastião na segunda-feira
Professor de Educação Física obtém boa classificação no prêmio “Educador nota 10”
Barraca da Igreja Matriz atrai milhares de pessoas na Festa do Padroeiro
Secretaria de Cultura e Turismo realiza exposição “Chão Caiçara”
Prefeitura continua com programação de shows de verão na Rua da Praia
São Sebastião intensifica fiscalização em barracas de alimentos na Festa do Padroeiro
Casais concretizam sonho em se casar no domingo na Igreja Matriz
“Lazer Cidadão” proporciona recreação para alunos nas férias escolares


Ubatuba
Iniciados trabalhos para estudo de projeto de esgoto na Picinguaba
Amanhã é dia de Cine Câmara
Fundart prorroga inscrições para II Festival de Marchinhas Carnavalescas
Começa a corrida pelas vagas no vestibulinho da E.M. Tancredo Neves
Vanguarda Mix mostra reportagem com Escolata neste sábado
Ubatuba define calendário para torneios de águas abertas em 2007
Ubatuba recebe o selo Prefeito Amigo da Criança
Convocação do Beach Soccer de Ubatuba para o campeonato paulista sai na próxima semana

Seções
Poesia

Notícias da Região Topo

Programa Sócio - Ambiental vai ao ar pela Integração FM
Alline Costa / Atual Comunicação

Litoral Norte - Na próxima segunda-feira, dia 15 de janeiro, vai ao ar, pela rádio comunitária Integração FM, 104,9, o programa sócio - ambiental Click Litoral, que tem o objetivo de oferecer à comunidade informações sobre as ações preventivas capazes de melhorar a qualidade de vida da população.
O programa proporcionará um canal de comunicação com os grupos sociais, nas questões ambientais, sociais e culturais, a fim de contribuir para a gestão pública dos recursos naturais e humanos desta comunidade. Considerando, principalmente, as diferenças culturais, educacionais, econômicas e sociais de cada bairro do Litoral Norte.
Programação e área de abrangência :
O programa será elaborado e produzido diariamente, de segunda-feira a sexta-feira, na rádio comunitária Integração FM, 104,9, das 12h às 13h, com o nome Click Litoral, capaz de conscientizar, informar e educar toda a comunidade de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba sobre as ações de Responsabilidade Social, preservação do Meio Ambiente, Saúde, Cultura e Turismo de toda a região.
- Toda segunda-feira, o tema em pauta será Saúde Preventiva da Comunidade, abordando também temas na área de Saúde Ocupacional do Trabalhador e dicas de saúde;
o Já na terça-feira, discutiremos questões sobre a preservação do Meio Ambiente;
- Na quarta-feira a vez é da Comunidade expor seus anseios, através do momento Responsabilidade Social;
- Quinta-feira, o Espaço Cultural irá abordar notícias e agenda da região;
- Sexta-feira, o Turismo toma conta do horário com notícias das estradas, dicas de turismo e previsão do tempo para o final de semana.
A meta deste Projeto de relacionamento e informação à comunidade do Litoral Norte é esclarecer, interagir e desenvolver um trabalho de conscientização com a comunidade, para facilitar a comunicação informativa de todos os setores. Satisfazendo assim, o bom relacionamento das partes envolvidas. (Fonte: jornalismo@atualcomunicacao.org)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Casal doa mudas de flores para Prefeitura de Caraguá

Caraguatatuba - As mudadas recebidas pela prefeitura serão utilizadas na revitalização do centro da cidade
A cidade de Caraguá foi presenteada. Nesta semana aproximadamente 300 mudas da flor "jasmim café" foram doadas pelo casal Manoel Martins Hidalgo e Geralda da Conceição Hidalgo ao município.
Manoel Hidalgo, mais conhecido como sr. Neno, e sua esposa são moradores do bairro Morro do Algodão, região sul de Caraguá e cultivam a espécie. "A cidade fica mais alegre com flores e a Prefeitura pode continuar contando com as nossas mudas", comentou.
De acordo com a Assessora de Comunicação Social da Prefeitura, Maria Luiza Baracat, o prefeito José Pereira de Aguilar ficou feliz com a doação do casal. "O prefeito Aguilar, em nome da Prefeitura de Caraguá, agradeceu ao casal pela doação e disse que as mudas serão utilizadas como parte da revitalização do centro da cidade", finalizou. (Fonte: PMC)

Caraguá prepara grande festa para comemorar o sesquicentenário

Caraguatatuba - Abril será um mês de grandes comemorações para o município de Caraguatatuba. A Prefeitura está preparando uma grande festa para comemorar o sesquicentenário da cidade no próximo dia 20 de abril, com eventos, inaugurações de obras e monumentos que marcarão os 150 anos de emancipação político-administrativa.
Dois monumentos serão entregues à população no dia do aniversário da cidade. Um deles será instalado na rotatória da Avenida Prestes Maia, que liga a Avenida Anchieta à Avenida São Paulo. O monumento está sendo projetado pela Secretaria de Urbanismo, Habitação e Trânsito em conjunto com a Secretaria de Obras, em aço inox, no tamanho de 10 por 5 metros, que levará o nome das atuais autoridades, registrando este momento histórico do município.
A idéia do prefeito José Pereira de Aguilar é inaugurar o monumento e anunciar a obra de reurbanização da Avenida Anchieta, uma das principais vias de acesso ao centro da cidade. A Avenida será totalmente revitalizada este ano trazendo melhorias para o trânsito, inclusive facilitando as condições de tráfego para os pedestres. No projeto da obra também consta a construção de um sistema de drenagem para que sejam evitados os atuais sarjetões e ainda a canalização do córrego da Avenida Anchieta e da Praça Walfrido Arouca. De acordo com o secretário de Urbanismo, Habitação e Trânsito, Leandro Borella Barbosa, a avenida receberá pavimento em asfalto.
Outra inauguração durante as comemorações do sesquicentenário será o monumento de homenagem às vítimas da catástrofe, que completa 40 anos em 18 de março. A idéia da Fundacc é a de homenagear as vítimas desconhecidas com um monumento no cemitério municipal, onde já existe um ossário. Um vídeo sobre a catástrofe também está sendo desenvolvido com o apoio da Fundacc para ser entregue no aniversário da cidade. De acordo com a assessora de imprensa da Fundacc, Adriana Coutinho, a idéia surgiu durante a produção do vídeo dirigido por Caio Vechio, da empresa Encruzilhada Filmes/SP, idealizadora e produtora do documentário. "Durante a gravação percebemos que o local onde estão as vítimas estava sem identificação e coberto por várias camadas de pintura, tornando-se um pouco apagado, sem o merecido destaque", contou. Quando procurado por Eloísa A. A. de Oliveira, a presidente da Fundacc, o prefeito Aguilar concordou imediatamente, visto que o local marca um fato histórico da cidade e merece ser valorizado pela Prefeitura.
A Prefeitura de Caraguá iniciou diversas obras, parte delas também será entregue em abril, com as comemorações do sesquicentenário, como a reforma do Paço Municipal, a primeira fase da duplicação e urbanização da Avenida Geraldo Nogueira, a Praça de Eventos da Zona Norte e a Praça de Eventos da Zona Sul, entre outras. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela elege Rainha do Carnaval 2007

Ilhabela - Se a animação demonstrada durante a escolha da corte 2007 se repetir no sambódromo, está garantido o sucesso do Carnaval ilhabelense este ano. Na oportunidade foi eleita a Rainha do Carnaval 2007, Yoná Ferreira, do bairro do Itaquanduba.
A escolha da Rainha, realizada nesta quarta-feira, 10, no Esporte Clube Ilhabela, foi promovida pela Liga das Entidades Carnavalescas de Ilhabela (LECI), com o apoio da Prefeitura de Ilhabela e Ilha Club.
Disputaram o título nove candidatas e, inicialmente, aconteceram os desfiles coletivo e individual, depois os desfiles com fantasia, quando as candidatas tiveram que mostrar "samba no pé", ao som das baterias das Escolas de Samba Unidos do Garrafão e Unidos de Padre Anchieta, que deram um show digno da nota 10. Durante o desfile, as candidatas também foram entrevistadas pelo apresentador do evento, Roger Moram.
Na ocasião, as cinco agremiações de Ilhabela estiveram representadas: Unidos de Padre Anchieta, Unidos do Garrafão, Mocidade Sul da Ilha, Água na Boca e Mocidade Independente da Ilha. O 'Rei Momo' José Roberto Rocco também esteve presente contribuindo para o sucesso do evento.
Expectativa - Já passava da meia noite quando os jurados se retiraram para definir as vencedoras. Sete jurados compuseram a mesa para a escolha da rainha: o secretário municipal de Turismo, Ricardo Fazzini; a secretária municipal de Meio Ambiente, Maria Inez Fazzini Biondi; o carnavalesco Sebastião de Andrade, o Tiãozinho; a vice-presidente da Escola de Samba Unidos do Padre Anchieta, Fátima de Jesus; João Batista Dias (mestra sala); o presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, vereador Joadir Capucho e Ademir Persch (Rádio Studio FM).
A expectativa do público permaneceu até a divulgação das notas e dos nomes das vencedoras. O título de 2ª Princesa foi para Marilizia (S.Sebastião); a 1ª Princesa é Marline (ex-rainha de 2005).
A Rainha do Carnaval 2007, Yoná Ferreira, recebeu a faixa da titulada do ano passado, Aline Cristina Oliveira dos Santos Garcia, e flores da presidente da LECI, Noemi Petarnella. Emocionada com o título, Yoná disse que espera brilhar na avenida com paz e alegria para todos. "Esperava muito por este título e irei representar muito bem Ilhabela na passarela".
Para Noemi, o concurso de escolha da Rainha foi uma mostra do que será o Carnaval 2007. "Temos certeza que os desfiles na passarela do samba serão um show de animação. O povo é apaixonado por carnaval e merece um grande espetáculo". (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Cartoon Network agita a praia de Juquehy no final de semana

São Sebastião - O canal pago “Cartoon Network”, em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) preparou muita diversão para a garotada no final de semana (12 a 14/01) na praia de Juquehy, na Costa Sul do município.
O evento “Em busca do Verão” promete agitar quem comparecer à praia com uma programação que inclui atividades animadas e cheias de aventuras, organizadas para crianças entre 4 e 10 anos. Foram programadas várias atrações temáticas inspiradas nos personagens mais famosos do canal como “As Meninas Superpoderosas”, “O Acampamento de Laslo”, “Bem 10” e KND – A Turma do Bairro”.
No local haverá monitores que vão promover brincadeiras e os fãs também vão poder tirar fotos com os seus personagens favoritos.
O evento será gratuito e a estrutura será montada na altura do nº 100 da Avenida Mãe Bernarda, sempre das 10h às 18h.
O evento conta com o patrocínio de McLanche Feliz, Mini Schin, Off Kids, Salgadinhos Lucky e Sorvetes Nestlé. Informações no site www.cartoonnetwork.com.br. (Fonte: PMSS)

240 crianças do interior chegam em São Sebastião na segunda-feira

São Sebastião - Uma oportunidade para estar em contato e sintonia com o mar e a natureza. Na próxima semana, aproximadamente 240 crianças vindas de cidades do interior paulista desembarcam em São Sebastião para aproveitar uma parte das férias na cidade. Trata-se do programa “Caravanas do conhecimento – interior na praia”.
As delegações começam a chegar na segunda-feira (15/01), por volta das 11h e os alunos ficarão hospedados na EM Henrique Botelho, localizada na Alameda Jundiaí, 366, no Porto Grande. As crianças participarão de uma série de atividades culturais e de lazer organizadas pela cidade tendo a oportunidade de conhecer as paisagens e a cultura local, além de se divertir na praia.
O público alvo do programa são alunos das redes Estadual e Municipal de Ensino, com idades entre 9 e 11 anos que não tiveram a oportunidade de conhecer o litoral além de não ter acesso às referências históricas e culturais.
De acordo com o coordenador municipal do "Caravanas do Conhecimento", José Moreira da Silva, o programa é uma oportunidade para promover o lazer conjugado à educação. "Alunos e monitores poderão ampliar seus conhecimentos históricos e culturais e vivenciar outros costumes. A idéia é aprender brincando", ressalta o coordenador.
Segundo a Seduc, entre as 240 crianças que visitarão São Sebastião, estão incluídos alunos das cidades de Américo Brasiliense, Araçatuba, Capão Bonito, Andradina, Caconde e Ipaussu. Estão previstas atividades como banho de mar nas praias de Barequeçaba e Cigarras, passeios no bairro de São Francisco, visita monitorada ao Centro Histórico, jogos e brincadeiras no alojamento além de apresentações do grupo de capoeira.
A previsão é de que no Litoral Paulista, oito mil alunos da rede pública vão conhecer o mar pela primeira vez em 196 delegações (com 40 crianças cada), vindas de 190 municípios paulistas. Cada delegação ficará uma semana nas cidades. As crianças ficarão hospedadas em escolas adaptadas pelos municípios.
A realização é do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de São Sebastião por meio da Secretaria de Educação (Seduc) e coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam). Informações pelo (012) 3892-2644.
 (Fonte: PMSS)

Professor de Educação Física obtém boa classificação no prêmio “Educador nota 10”

São Sebastião - O professor de Educação Física, José Carlos dos Santos, ficou entre os 50 primeiros colocados, dos cerca de três mil participantes do prêmio “Educador nota 10”, promovido pela Fundação Victor Civita (FVC) em 2006, que visa identificar, valorizar e divulgar experiências educativas de qualidade, planejadas e executadas por professores em escolas de ensino regular.
O sebastianense ficou sabendo de sua colocação pela internet, mas os organizadores entraram em contato por telefone para informá-lo. No ano passado, José Carlos dava aulas nas E.Ms. Professor João Gabriel de Sant'ana, Professor Walfrido Maciel Monteiro e EMEI Bolinha de Sabão.
O projeto de José Carlos, apresentado para a Fundação Victor Civita teve o título “Redescobrindo e brincando um novo atletismo”. Segundo ele, o projeto já estava em curso quando ele soube do concurso, que acompanhou pela Revista Escola.
Alguns dos objetivos traçados pelo professor é oferecer aos alunos uma modalidade diferente do que estão acostumados, resgatando brincadeiras populares e educativas com base no atletismo. “Todos os alunos fizeram também em sala de aula, um livro ilustrado para criar um vínculo com o esporte e também para registrar os ensinamentos que foram passados”, afirmou o professor.
José Carlos avalia que os alunos compreenderam dentro dos conceitos que são necessárias várias decisões. “Às vezes, o que é individual pode ficar mais fácil se realizado em conjunto”, completou o professor.
O professor agradeceu o apoio da Secretaria de Educação (Seduc) e à equipe das escolas municipais Walfrido Maciel Monteiro, João Gabriel e EMEI Bolinha de Sabão. (Fonte: PMSS)

Barraca da Igreja Matriz atrai milhares de pessoas na Festa do Padroeiro

São Sebastião - Quem vai à Rua da Praia em São Sebastião durante a Festa do Padroeiro presencia uma tradição existente há muito tempo. Além das 80 barraquinhas dos comerciantes locais e de outras cidades que vendem seus produtos diariamente, todas as noites, a movimentação na barraca da Igreja Matriz tem motivos para o sucesso com os turistas e moradores.
A barraca disponibiliza vários lanches a preços populares como milho-verde, mini-pizza, kafta, doces, água, refrigerante, cerveja, espetinho de frango, churrasco, pastel e sanduíche de pernil. A venda dos produtos já inicia a partir das 19h30 seguida pela venda das cartelas do sorteio de prendas que têm valores que vão desde R$ 1 mil, R$ 2,5 mil e até R$ 10 mil. Além disso, no dia do padroeiro será sorteado um veículo Celta de 4 portas 0 Km.
Segundo o pároco da Igreja de São Sebastião, padre Jaime Matheus, as cartelas do sorteio de prendas contam a partir deste ano com uma combinação especial de números para que exista apenas um ganhador. “É um avanço que tivemos em relação ao ano passado e essa medida é muito positiva, visto que milhares de pessoas participam do sorteio de prendas em todas as noites”, disse. Os preços da cartela variam de acordo com a prenda sorteada no dia.
Sobre a festa do padroeiro, o padre afirma que está feliz e animado, principalmente porque o dia 20 de janeiro será em um sábado. “A minha expectativa é das melhores. Há seis anos estou nesta cidade e vejo que a cada ano aumenta a participação dos fiéis nas novenas, procissões e também na quermesse. A devoção ao santo padroeiro já está no interior de cada morador de São Sebastião”, destacou o pároco.
O morador Eduardo Fernandez, 45 anos, diz que participa do sorteio de prendas da barraca da Igreja Matriz há cinco anos e que já ganhou pequenas prendas como eletrodomésticos e artigos para casa. “Meu sonho é ganhar o carro, eu tento todos os anos, mas um dia ainda vou conseguir” afirmou Fernandez, que participa do sorteio sempre no meio da semana, sábados e domingos.
Jaime Matheus conta ainda que conversa com várias pessoas que vêm do interior do Estado de São Paulo para unir férias com a religiosidade. “A grande movimentação dos turistas se deve à obra de urbanização do aterro da Rua da Praia e aos shows de verão promovidos pela Prefeitura”, completou o padre Jaime. Informações no telefone (012) 3892-1110. (Fonte: PMSS)

Secretaria de Cultura e Turismo realiza exposição “Chão Caiçara”

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), inicia na próxima terça-feira (16/01), a abertura da exposição “Chão Caiçara”. A exposição conta com trabalhos de diversos artesãos das costas Norte e Sul do município, que tem como principal objetivo mostrar a cultura regional, de forma a resgatar os seus valores.
Os visitantes da exposição contarão com mostras de peças confeccionadas com madeira, trabalhos de crochê, em taboa, miniatura de passarinhos em madeira, trabalhos de bambu, bonecas de pano da artesã Neide Palumbo, entre outros.
Além disso, a Cooperartess (Cooperativa Artesanal de São Sebastião) estará no local realizando a confecção de diversas panelas de barro.
De acordo com o artesão Lindomar dos Santos, a exposição é muito importante para que a cultura caiçara seja sempre resgatada. “A nossa cultura é tão bonita e apreciada por tantas pessoas que não podemos permitir que seja esquecida.”
Na abertura que acontece a partir das 19h na sede da Sectur, haverá a confecção de paçoca em panela de barro com mais de 50 anos, como faziam os antigos caiçaras.
No dia 20, a partir das 17h, o caiçara Josias de Toque-Toque-Pequeno irá confeccionar uma canoa em frente à Secretaria de Cultura e Turismo.
A exposição é aberta ao público e a Secretaria de Turismo e Cultura funciona das 9h às 22h, em dias da semana, e nos finais de semana, das 13h às 22h. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2620. (Fonte: PMSS)

Prefeitura continua com programação de shows de verão na Rua da Praia

São Sebastião - A melhor programação do Litoral Norte está em São Sebastião. A cidade que combina as belezas das praias com o agito dos eventos vem recebendo vários shows musicais na Rua da Praia. E a programação deste fim de semana deve esquentar com a apresentação do grupo “O Surto” e da dupla “Kleiton e Kledir”. Todos os shows iniciam a partir das 23h.
Na noite desta quinta-feira (11/01), a Rua da Praia recebe a Banda “Almanake”. Já na sexta-feira (12/01), a Praça de Eventos vai “tremer” com a apresentação do show “De onde foi que paramos mesmo?” do grupo cearense “O Surto” que vai mostrar ao público cinco novas músicas além dos maiores sucessos desde o primeiro CD, "Todo mundo doido".
Deste álbum, as faixas "A cera", "Tudo é possível", "Zaroia" e "A Hempadura" que ficaram no ranking das mais tocadas nas rádios brasileiras nos anos de 2000 e 2001. Em 2002, o grupo lançou seu segundo trabalho, "Equalizando as idéias".
Já no sábado, o ritmo gaúcho embala a Rua da Praia com a apresentação da dupla “Kleiton e Kledir” que promete um grande show de divulgação do primeiro CD/DVD "ao vivo". A dupla, natural de Pelotas (RS), acompanhado de Adal Fonseca (bateria), Luciano Granja (violões e guitarra), André Gomes (baixo) e Dudu Trentin (teclados), apresentará canções já consagradas pelo seu grande público.
No roteiro estarão músicas dos anos 80 como "Deu Pra ti", "Vira Virou", "Paixão", "Nem Pensar", "Maria Fumaça", "To que To", "Fonte da Saudade", "Corpo e Alma", além de músicas inéditas que foram gravadas também para este trabalho. No domingo (11/01), haverá a apresentação da banda “Arena”.
Os grupos vão se apresentar para o público sebastianense presente na Festa do Padroeiro em um palco de 16 metros, em área aberta com capacidade para até 100 mil pessoas. A realização é da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur). Além disso, toda a infra-estrutura está sob o comando da Secretaria das Subprefeituras (Sesub). Informações no (12) 3892-2620. (Fonte: PMSS)

São Sebastião intensifica fiscalização em barracas de alimentos na Festa do Padroeiro
Objetivo é manter a higiene e garantir saúde dos consumidores

São Sebastião - Uma equipe de fiscais da VigiLância sanitária, da Secretaria da Saúde de São Sebastião inspeciona diariamente as barracas que comercializam qualquer tipo de produto alimentício na Festa do Padroeiro. Desde terça-feira foram feitas 30 inspeções que resultaram em 15 notificações e dois autos de infração.
Durante a fiscalização são observadas as condições de higiene dos espaços, se os vendedores usam protetor de cabelo, luvas e uniformes, se a temperatura dos alimentos (gelados ou quentes) estão adequadas, se existem lixeiras nos pontos, entre outras recomendações.
No primeiro dia da inspeção foi constatado que a maioria dos vendedores infringia as determinações. Na noite de quarta-feira a equipe retornou à praça de alimentação e observou que os estabelecimentos visitados haviam providenciado as melhorias.
A proprietária de uma barraca, Valdenice Cavalcanti da Silva, foi orientada com relação ao uso de uniformes e um lixo com pedaleira e no dia seguinte estava com a situação regularizada. “Acho esse tipo de ação importante porque a gente vai se adequando.”
Para o funcionário público Fernando Ferreira do Nascimento, a presença de fiscais da Vigilância Sanitária é uma segurança a mais para o consumidor. “Eu fico mais tranqüilo porque trago meus filhos para a festa e sempre comemos nas barracas.”
De acordo com o chefe de Divisão da Vigilância Sanitária, João Joaquim de Freitas Filho, embora tenha intensificado a ação nos últimos dias, até o final da Festa do Padroeiro sempre haverá plantão na Barraca da Saúde, instalada na praça de Eventos. “O visitante pode denunciar caso verifique alguma irregularidade.”
Lixo - Além da questão sanitária, os fiscais autuaram a Barraca da Igreja por conta do lixo largado no interior do salão onde acontecem os bingos. Segundo a Vigilância as denúncias são constantes e o local precisa estar limpo. Nesta quinta-feira, a direção da Paróquia São Sebastião e a Prefeitura entraram em um consenso para limpeza do local.
Conforme Freitas Filho, o estabelecimento que for autuado tem até 10 dias para entrar com recurso. De acordo com a gravidade da infração, pode ser multado entre 5 Ufesp (R$ 74,65) e 5 mil Ufesp (R$ 74.650). (Fonte: PMSS)

Casais concretizam sonho em se casar no domingo na Igreja Matriz

São Sebastião - Para quem pensa que a Festa do Padroeiro é sinônimo de shows na Rua da Praia, novenas realizadas a partir de hoje (11/01) na Igreja Matriz e a procissão no dia 20 de janeiro está enganado. Neste domingo (14/01), a partir das 10h30, a Paróquia São Sebastião promove em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, a união de 20 noivos em um casamento comunitário.
O evento é tradição nesta época em que São Sebastião recebe homenagens no mês inteiro. Com as bênçãos do padroeiro, a Igreja Matriz fica responsável pela realização da cerimônia e as bênçãos com o sacramento do matrimônio, enquanto que a Prefeitura presenteia os casais com o casamento civil.
De acordo com padre Jaime Matheus, o casamento comunitário é a oportunidade de muitos casais se unirem e celebrarem o amor que vem de Deus. “O casamento comunitário já virou tradição nesta época, São Sebastião abençoará todos os noivos para que permaneçam unidos para sempre”, disse o padre.
Além disso, existem casais que desejam apenas o sacramento do matrimônio. É o caso de Lindete de Souza Alves Gonçalves e José Gonçalves que pelo civil já estão casados há 20 anos. Neste ano, o casal resolveu receber as bênçãos de Deus. “É um sonho que tenho há muito tempo. É muito bom porque meus três filhos vão participar da cerimônia”, disse Lindete.
A noiva também acredita que o casamento comunitário é uma forma de união mais bonita. “Com muitos casais, a energia positiva é maior, a cerimônia fica mais alegre e a Igreja prepara tudo pra nossa união”, completou Lindete.
Informações pelo telefone (12) 3892-1110. (Fonte: PMSS)

“Lazer Cidadão” proporciona recreação para alunos nas férias escolares

São Sebastião - Após o sucesso da 1ª edição em 2006, os alunos da Escola Municipal de Barequeçaba, são beneficiados novamente com a segunda edição do programa “Lazer Cidadão”, promovido pela Prefeitura de São Sebastião por meio da Secretaria de Educação (Seduc). O objetivo é proporcionar atividades esportivas e educativas às crianças que nesta época estão em férias escolares.
De acordo com a Seduc, cerca de 90% dos alunos da EM Barequeçaba são filhos de caseiros, jardineiros, zeladores, empregadas domésticas e cozinheiros que têm trabalho redobrado nesta época do ano com a chegada dos donos dos imóveis que passam as férias na cidade, a diretora da unidade escola, Edilene Alves de Matos Campos, montou o programa que visa abrigar essas crianças que, tradicionalmente, ficariam na rua enquanto os pais trabalhavam.
“Os pais gostam do projeto, porque sabem que elas estão na escola e sempre incentivam a participação dos filhos”, disse a diretora da E.M de Barequeçaba.
Diariamente, das 10 às 14 horas, as crianças vão à escola participar de oito oficinas diferentes envolvendo música, jogos recreativos, artes plásticas, cinema, informática e dança (segundas, quartas e sextas-feiras), jogos competitivos e cooperativos desenvolvidos por monitores da Seduc e voluntários
“Faremos atividades também fora da escola como passeios ao Morro das Sete Voltas, Morro dos Eucaliptos, Praia de Barequeçaba e Cebimar”, afirmou Edilene. Para as competições e jogos, os alunos foram divididos em quatro equipes: “Dragon”, “Relâmpago”, “Bomba” e “Vitória”.
Ontem, a festa foi animada entre as equipes participantes. A aluna Luana Raquel, de 12 anos, da equipe Relâmpago, disse que está se divertindo muito no projeto. “Esta é a segunda vez que estou participando, mas está muito melhor do que a edição passada, pois além das oficinas tem muitos jogos e recreação”, afirmou Luana.
Os alunos também almoçam na escola e no dia 19, a partir das 18h eles realizarão um “acampadentro” onde participarão durante a noite de uma caça ao tesouro, desfile de fantasias e uma discoteca para fechar em grande estilo. No dia seguinte (20/11), os alunos acordarão por volta das 7h com a alvorada. A partir das 10h haverá um grande encerramento com apresentações para os pais, premiação das melhores equipes e aluno revelação. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Iniciados trabalhos para estudo de projeto de esgoto na Picinguaba

Ubatuba - Desde o último dia 27 de dezembro, a primeira parcela da verba destinada a realização de um estudo e elaboração do projeto executivo para a execução de um sistema de coleta e tratamento de esgoto no bairro da Picinguaba já está à disposição.
Essa verba foi disponibilizada para Ubatuba através de uma parceria entre AEAU - Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba, Prefeitura Municipal de Ubatuba e FEHIDRO - Fundo Estadual de Recursos Hídricos.
Para divulgar essa notícia, o presidente da AEAU, Eng. Civil Mauro Sérgio Bezerra reuniu na última sexta-feira, na sede da associação, membros da Sociedade Amigos da Picinguaba, como o presidente Manoel, o assessor para assuntos jurídicos do bairro, Sr. Miguel dentre outros membros do bairro, além de profissionais que estão intimamente ligados a esse trabalho.
"Com a liberação desta primeira parcela a intenção é de começarmos os trabalhos já na próxima semana", anuncia o presidente Mauro.
Para que esses trabalhos ocorram com eficiência será necessária também a colaboração dos moradores e proprietários de casas no bairro. Uma primeira etapa dos trabalhos será a catalogação das construções existentes, junto a um levantamento populacional e topográfico. Por isso é muito importante que todos estejam dispostos a contribuir prestando informações e autorizando a entrada em suas propriedades, dos funcionários da empresa que irá realizar essa primeira etapa de levantamento.
De acordo com o contrato firmado com a FEHIDRO, todos os trabalhos desta primeira etapa deverão ser concluídos em um prazo máximo de 90 dias. (Fonte: Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba (Fonte: aeaubatuba@yahoo.com.br)

Amanhã é dia de Cine Câmara

Ubatuba - Amanhã, dia 12, a Câmara Municipal inicia a exibição do Cine Câmara, um projeto idealizado pelo presidente do Legislativo, vereador Dr. Ricardo Cortes, com o objetivo de oferecer um espaço cultural gratuito à população de Ubatuba.
Na programação estão:
Às 19h00 - apresentação da "Folia de Reis" pelo Grupo Guaruçá
Às 20h00, sexta, sábado e domingo - exibição do filme "A era do Gelo 2"
 (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Fundart prorroga inscrições para II Festival de Marchinhas Carnavalescas
O objetivo do Festival é valorizar essa manifestação cultural, predominante no carnaval do interior paulista, e revelar novos talentos

Ubatuba - A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba está prorrogando as inscrições para o II Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba, que acontecerá durante os dias 9, 10 e 11 de fevereiro de 2007, em local ainda a ser definido. Quem tiver interesse em participar, poderá realizar a inscrição até o próximo dia 16. O tema para compor as músicas é livre e qualquer pessoa que more em Ubatuba pode participar.
Promovido pela prefeitura, por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), o Festival pretende valorizar essa manifestação cultural, que é predominante no carnaval do interior paulista, além de revelar novos talentos nas áreas musical e literária. O organizador do evento, Nei Martins, conta que nos carnavais antigos era comum cantar sucessos do rádio e fazer composições próprias para pular o carnaval. “A marchinha é a cara do interior paulista. Temos que preservar isso".
O regulamento - As inscrições poderão ser efetuadas até o dia 16 de janeiro, na sede da Fundart, que fica na Rua Félix Guizard Filho, nº 6, em horário comercial. Cada participante poderá inscrever até duas marchinhas, mesmo em parceria.
O tema para as marchinhas é livre. Serão julgadas: a criatividade, a letra, a música e a interpretação. Além de preencher ficha, o concorrente tem que entregar seis cópias da letra, digitadas e cifradas, com o nome do autor. Também é necessário apresentar uma fita ou cd, com música gravada. As marchinhas devem ser inéditas e originais, ou seja, não pode haver plágio, nem na melodia, nem letra. Nos dias do Festival, a Fundart colocará uma banda instrumental à disposição dos intérpretes. O regulamento completo pode ser adquirido na sede da Fundart ou em seu site: www.fundart.com.br
Primeira edição - Na primeira edição do festival, no início deste ano, foram inscritas 30 marchinhas, em que os temas satirizavam, caracteristicamente, fatos da atualidade mundial, nacional e municipal. Predominaram as críticas ao escândalo do governo Lula, mas também houve críticas bem humoradas sobre o terrorismo e sobre os acontecimentos da política regional.
O primeiro lugar foi para "Cadê?", composição de Mariza Taguada. A música "Confete e Serpentina", de Ricardo Benetti, foi escolhida como a de melhor letra. Dona Ophélia Lopes, a já consagrada seresteira da cidade, interpretou duas músicas de sua autoria e ficou em 3º lugar na competição, com o tema "Bloco dos Pinantes". O 4º lugar ficou para o cartunista, pintor e compositor Capop, com a música “Sou deputado e deputada”. A 5ª colocação foi conquistada pela marchinha intitulada “Mensalinho”, composta por Eliana Campora e interpretada por Sandra Regina. (Fonte: PMU)

Começa a corrida pelas vagas no vestibulinho da E.M. Tancredo Neves
Curso de Administração foi o que mais recebeu inscrições no primeiro dia

Ubatuba - Os interessados em uma das 180 vagas oferecidas para os cursos de Ensino Médio Integrado ao Técnico, no vestibulinho 2007 da EM Tancredo de Almeida Neves, em Ubatuba, não têm encontrado problemas para fazer as inscrições. O curso que mais tem chamado a atenção dos candidatos é o de Administração, que teve 82 inscrições, de um total de 182 efetuadas no primeiro dia; o segundo na procura é o curso de Contabilidade, com 49. O curso de Secretariado teve 26 inscrições no primeiro dia, uma a mais que o curso de Turismo.
As inscrições devem ser feitas pela internet, até o próximo dia 17, no site da Prefeitura de Ubatuba, www.ubatuba.sp.gov.br, onde também pode ser encontrado o edital com todas as informações necessárias. Após a inscrição os candidatos devem pagar uma taxa de R$ 10 reais em qualquer agência bancária. A prova será realizada no dia 21.
Avaliação - A avaliação dos candidatos será em única fase e constará de prova escrita, composta de 40 questões objetivas, sendo 15 sobre Língua Portuguesa e Interpretação de Texto, 10 de Matemática e 15 sobre História, Geografia e Ciências. Haverá também um questionário sócio-econômico com 10 questões.
Acesso à inscrição - A Secretaria da Educação de Ubatuba disponibilizou um terminal de computador para os candidatos que não têm acesso à internet e por enquanto a procura tem sido considerada normal. “Tivemos cerca de 25 pessoas no primeiro dia, mas a tendência é o crescimento do interesse, por isso pedimos que não deixem para fazer inscrição na última hora”, disse o secretário de Educação Arnaldo da Silva Alves.
O atendimento da Secretaria de Educação, que fica na Rua Gastão Madeira nº 101, acontece das 8h às 12h e das 14h às 18h. (Fonte: PMU)

Vanguarda Mix mostra reportagem com Escolata neste sábado

Ubatuba - A Escolata, grupo musical formado por alunos da E.M. José Celestino Aranha, do bairro do Horto, em Ubatuba, será destaque do programa Vanguarda Mix, deste sábado, veiculado pela TV Vanguarda. A gravação aconteceu na Praia Grande e faz parte do especial “Mix Verão 2007”, onde a apresentadora Geovana Tominaga, visita as cidades do Litoral Norte em busca de dicas para o Verão.
O dia chuvoso não era propício para a gravação, mas o mau tempo deu uma trégua para as gravações. “Assim que começamos a gravar a chuva parou e foi uma festa!”, conta a apresentadora.
O monitor da Escolata, Elias Batista, avalia que o trabalho tem sido reconhecido e isso acaba sendo bom para todos os monitores que trabalham na rede municipal de ensino de Ubatuba. “Temos trabalhos fantásticos com música, teatro e artes plásticas, que são desenvolvidos com total apoio da Prefeitura, a quem eu só posso agradecer”, diz o monitor.
Elias conta ainda que a garotada não vê a hora de aparecer na TV. “Vai ser como dia de jogo do Brasil na Copa: o bairro inteiro na frente da TV”, conta Elias, que tem um site onde mostra o trabalho desenvolvido na escola: www.eliasbatista.mus.br .
O Vanguarda Mix especial “Mix Verão 2007”, vai ao ar neste sábado, 13, à partir do meio-dia. (Fonte: PMU)

Ubatuba define calendário para torneios de águas abertas em 2007

Ubatuba - O “11º Circuito Ubatuba de Águas Abertas”, terá início no primeiro dia de abril, na praia da Almada e será disputado este ano em quatro provas. As demais provas acontecerão no segundo semestre, nas seguintes datas: 7 agosto (Maranduba), 14 de outubro (Lázaro) e 27 de novembro (Cruzeiro).
Mais uma vez os atletas da região poderão participar de uma competição que acontece em algumas das mais belas praias do litoral paulista em percursos de 250, 500, 100 e 3000 metros.
Em 2006, a equipe da Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba foi a campeã do circuito; a Winner de São José dos Campos ficou em segundo e Taubaté, em terceiro.
Campeonato Paulista - A equipe de Ubatuba também já sabe as datas em que competirá no Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas. Defendendo o título do troféu “Waldir de Souza” (prova curta) conquistado em 2006, Ubatuba terá dez desafios entre fevereiro e outubro. A quarta etapa será realizada em Ubatuba, dia 13 de maio na praia do Cruzeiro.
Confira o calendário da Federação Aquática Paulista para 2007:
24 e 25/2 – Ourinhos; 24/3 – Vinhedo; 22/4 –Itirapina; 13/5 – Ubatuba; 17/6 – (local a definir); 8/7 – Ilhabela; 19/8 - São José do Rio Pardo; 2/9 – Timburi; 7/10 – Santos; 27 e 28/10 – São Sebastião; 24/11 – Festa de premiação (local a definir). (Fonte: PMU)

Ubatuba recebe o selo Prefeito Amigo da Criança

Ubatuba - A cidade de Ubatuba recebeu o Selo Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente. O prefeito Eduardo Cesar foi reconhecido Prefeito Amigo da Criança 2005-2006, após passar pela primeira etapa de avaliação do programa, onde foi analisada a condição necessária para a consolidação de políticas públicas visando a participação na etapa 2007-2008 do programa. Nesta fase serão analisados a evolução dos indicadores sociais de atenção à criança e ao adolescente e a ampliação da cobertura da rede nos serviços.
Nesta primeira etapa foram analisadas metas, que foram divididas em eixos de ação, para criação do mapa de avaliação do município. Os eixos de ação foram assim nomeados: eixo promovendo vidas saudáveis; eixo acesso à educação de qualidade; eixo proteção das crianças contras os maus-tratos, exploração e violência e eixo orçamento criança.
A articuladora municipal do programa Prefeito Amigo da Criança é a assessora de Assuntos Comunitários Silvana Niel e que acumula interinamente a secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social. Segundo ela foram mais de mil municípios que preencheram o Mapa da Criança e destes, cerca de 800 receberam o selo de Prefeito Amigo da Criança, mostrando que o município de Ubatuba teve reconhecimento de seus esforços para atender crianças e adolescentes”, disse.
O trabalho foi desenvolvido com o esforço de funcionários das secretarias da Cidadania e Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e Finanças. “O Conselho Tutelar e o Conselho Municipal para o Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), também tiveram importante participação na elaboração do Mapa, sendo que, Sonia Bomfim (CMDCA), preside a Comissão Municipal de Avaliação e Acompanhamento do programa”, lembra Silvana.
O prefeito Eduardo Cesar afirmou que continuará atuando em todas as frentes para garantir condições ideais para crianças e adolescentes de Ubatuba. “A Fundação Abrinq é uma entidade séria, que avaliou como Ubatuba vem lutando para assegurar as necessidades das crianças e adolescentes, e mostrou que estamos no caminho certo. Temos coisas a ajustar, mas, continuaremos sempre a investir para garantir o futuro das próximas gerações”, disse o prefeito.
Prefeito Amigo - O Programa Prefeito Amigo da Criança, criado em 1996 pela Fundação Abrinq, como parceiro das gestões municipais, pretende contribuir para fortalecer os mecanismos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Em sua terceira versão, acompanhando o mandato municipal 2005-2008, o Programa Prefeito Amigo da Criança estimula os municípios a se mobilizarem para avançar no cumprimento das Metas do Milênio, fortalecendo o compromisso que o Brasil assumiu em maio de 2002, na Sessão Especial pela Criança da Organização das Nações Unidas (ONU), resultando no documento "Um mundo para a Criança". O Prefeito Amigo da Criança tem parceria da Fundação David e Lucile Packard e apoio do Fundo das Nações Unidas para Infância.
Metas do Milênio - Em sua nova versão, o Programa Prefeito Amigo da Criança vai monitorar as Metas do Milênio da ONU a partir das metas de impacto, resultados de gestão e ações de participação social. No monitoramento desses resultados, serão considerados o período da gestão (2005-2008), o porte dos municípios, bem como os equipamentos e recursos que dispõem. Também serão consideradas metas para o acompanhamento da implementação do Orçamento Criança e ações integradas e intermunicipais. (Fonte: PMU)

Convocação do Beach Soccer de Ubatuba para o campeonato paulista sai na próxima semana

Ubatuba - Os atletas de Beach Soccer Ubatuba continuam se preparando para a disputa do 3º Campeonato Paulista da modalidade. “Os jogadores estão se preparando individualmente, pois muitos deles têm trabalho na temporada, mas estão em boa forma, aguardando a convocação do técnico Ednelson Prado”, garante o secretário de esportes e Lazer Bittencurt Jr. “Na próxima semana divulgaremos a relação com os 12 convocados e daremos início aos trabalhos” disse o treinador de Ubatuba, Ednelson Prado.
Ednelson declarou também que terá como base a equipe que disputou os Jogos Regionais de 2006, com algumas alterações. “Alguns jogadores não puderam disputar os Regionais por causa do trabalho, mas estarão à disposição para o paulista”, disse o técnico.
Além de Ubatuba, o campeonato será disputado por equipes de Caraguatatuba, Jacareí, Lorena, São Paulo, Praia Grande, Santo André e Guarulhos, que serão divididas em dois Grupos (A e B) e jogarão contra as equipes de seu grupo (dias 24 a 26), classificando-se as duas melhores pontuadas.
Na fase semifinal (dia 27) os confrontos serão: 1º Colocado do Grupo A X 2º Colocado do Grupo B e 1º Colocado do Grupo A X 2º Colocado Grupo B; as equipes ganhadoras dos dois jogos da fase semifinal decidirão o título do Campeonato Paulista de Beach Soccer.
As rodadas terão início sempre às 14h30 e serão disputados na Arena do Centro Educacional da Mooca, na capital. (Fonte: PMU)





Semana de 12/01 à 18/01/2007

 

CINE PORTO (Ubatuba)
 

"Uma Noite no Museu"
Às 13:30 hs - 15:40 hs -17:50 hs -20:00 hs -22:10 hs.



CINE PASSEIO (Ubatuba)
 

"Xuxa Gêmeas"
Ás 14:50 hs.

"Por Água Abaixo"
Ás 16:50 hs -18:30 hs.

"Eragon"

Ás 20:10 hs.

"007-Cassino Royale"
Ás 22:10 hs.
 

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Dia de vento

Foi o vento forte
Que pôs cisco nos olhos
Chocalhou as arvores
Deixou as ondas revoltas
Enlouqueceu borboletas
E ate houve
Aquela que partiu para o mar
E voou para nunca mais voltar.

Félix Cabral

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor