Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 16 de Janeiro de 2007 - Nº 1686 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Tempo fica fechado até quinta na região

Caraguatatuba
Foto com macaco vira mania em Caraguá
Bar-barco tem selo de patrimônio cultural
Turistas aproveita dia sem sol para conhecer artesãos
Fundacc recebe projetos culturais para 2007
Novas delegações do "Interior na Praia" chegam em Caraguá para conhecer o mar
Frank Aguiar animou mais de 30 mil pessoas em Caraguá
Bandeirantes Energia reembolsa Prefeitura de Caraguá
Caraguá abre inscrições para novos cursos no CRESANS
Agenda Cultural Fundacc - Janeiro

Ilhabela
Ilhabela em Festa

São Sebastião
São Sebastião põe chuveiro na praia
Governo Serra Coordenador de campanha assume cargo
Teatro Municipal recebe a peça “Entrando numa fria”
Danceteria itinerante será outra opção de lazer na nova Rua da Praia
Grupo de Folia de Reis do Morro do Abrigo comemora 40 anos de história
Casamento comunitário lota Igreja Matriz na manhã de domingo
Praça Pôr-do-Sol recebe lançamento de livro sobre caiçaras
Arena Recreativa recebe mais de 500 participantes em praia da Costa Sul de São Sebastião
Peça "Querido Mundo" agrada público do Teatro Municipal
Educação divulga gabarito de processo seletivo nesta terça-feira
Alunos do programa "Caravanas do Conhecimento" chegam a São Sebastião
Secretaria Estadual de Meio Ambiente libera recurso para tratamento de esgoto no Montão de Trigo


Ubatuba
-

Seções
Poesia

Notícias da Região Topo

Tempo fica fechado até quinta na região

Litoral Norte - O Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) prevê para hoje tempo encoberto com chuvas isoladas no Vale do Paraíba e Litoral Norte. As temperaturas deverão se manter amenas. No Vale, a temperatura mínima será de 19ºC e a máxima de 26ºC. Para quarta e quinta-feira, a previsão é de sol apenas em alguns instantes do dia, com predomínio de muitas nuvens e pancadas de chuvas. Áreas de instabilidade e a alta umidade do ar deixarão o tempo chuvoso em grande parte do Estado durante esta semana. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Foto com macaco vira mania em Caraguá
Brincadeiras de pescador transformam 'bar-barco' na sensação da temporada; de quebra, ele ainda banca o guia

Caraguatatuba - Nem a praia, nem o sol ou muito menos a balada. A atração desta temporada de verão no Litoral Norte é um pescador, descendente caiçara da família Mendes de Souza, uma das mais antigas e tradicionais de Caraguatatuba.
Muito brincalhão, José Mendes de Souza Filho, 56 anos, conhecido como 'Katira', virou atração turística, posa para fotos com veranistas e, de quebra, ainda banca o guia e ensina como chegar aos lugares mais bonitos da cidade.
Katira tem há 13 anos um bar, o Cia Marítima, na Praia do Centro. Pelo nome, muita gente não reconhece, mas é só falar do 'bar-barco' que os turistas logo dizem que conhecem ou pelo menos já passaram em frente.
Mesmo em reformas, o bar tem sido um dos pontos mais visitados pelos turistas que caminham nesta temporada pela orla da avenida Arthur da Costa Filho, a avenida da Praia.
O motivo de tanto sucesso é o bom-humor do pescador, que aposta em brincadeiras pra lá de criativas para conquistar o cliente.
Tanto é que turistas de várias localidades chegam diariamente ao bar munidos de máquinas fotográficas ou filmadoras --todos querem registrar e levar de recordação uma de suas mais famosas criações.
A 'sensação' destas férias é a 'foto com o macaco'. Uma placa instalada em frente ao bar informa que o turista pode tirar uma fotografia com o macaco por apenas R$ 1. A placa está junto ao pedestal onde fica a casinha do bicho.
Katira conta que os turistas chegam e perguntam se podem mesmo tirar fotos com o animal. Ele responde que sim, e que o macaco é de verdade mesmo.
"Tem gente que pergunta se ele (o macaco) morde ou é feroz. Eu respondo que o macaco está em boas condições e que não faz mal para ninguém", disse Katira.
Os turistas, segundo ele, olham e aí perguntam então onde estaria o tal macaco. "O macaco está dentro da casinha", costuma responder o pescador.
É aí que o turista percebe que tudo não passa de uma brincadeira. O macaco existe realmente, mas é mecânico, daqueles que se usa para trocar o pneu do carro.
"O pessoal acaba levando tudo na brincadeira, alguns fazem questão de tirar foto comigo para levar de lembrança das férias", disse.
MAL-ENTENDIDO - Mas a brincadeira do pescador já quase lhe rendeu uma tremenda dor-de-cabeça por causa de um ambientalista desavisado.
Katira conta que um ambientalista chegou a fazer uma denúncia anônima à Polícia Ambiental e ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis), entendendo que ele estaria explorando comercialmente de forma indevida um animal da fauna brasileira.
"Os agentes vieram até aqui, mas expliquei que tudo não passava de uma brincadeira", afirmou.
CADÊ O PEIXE - Depois do mal-entendido, Katira já prepara outra de suas novidades para o Carnaval deste ano, quando pretende reabrir o barzinho na orla da praia.
O local vai ganhar um aquário de 2 metros de comprimento por um 1 de largura. Em frente ao tanque, o pescador vai instalar uma placa convidando as pessoas a visitarem o aquário. "Mas vai ser só o aquário, sem peixes, sem nada...", explica, em tom de brincadeira.
"Sensacional. Ele tem muita criatividade", disse a turista Kátia Pires, de São Carlos (SP), que esteve ontem no local para tirar uma foto com o namorado Roberto, em frente à casinha do macaco.
"Eu conheci isto aqui no ano passado, mas ninguém acreditou quando contei em minha cidade. Resolvi então trazer meus amigos e fazer uma foto", disse o turista Lucas Zunato. Segundo ele, o pescador conseguiu transformar o local em ponto turístico.
O bar fica na avenida Arthur da Costa Filho, 1.950, Camaroeiro. (Fonte: ValeParaibano)

Bar-barco tem selo de patrimônio cultural

Caraguatatuba - As brincadeiras promovidas pelo pescador Katira em seu barco têm atraído também a mídia para o Litoral Norte.
Ontem mesmo uma equipe de reportagem de uma emissora de televisão do Rio de Janeiro esteve no barzinho para gravar uma matéria com o pescador. "Os turistas vão espalhando as histórias e a fama vai aumentando", disse.
Katira conta também que, quando viaja para outras cidades, sempre encontra alguém que já esteve em seu bar-barco na avenida da Praia, no centro de Caraguá.
"Invento e crio estas coisas para interagir com os turistas e moradores. Gosto mesmo é de fazer amizades", disse o pescador.
PATRIMÔNIO - De tão conhecido, o barzinho de Katira já faz parte do acervo turístico-cultural de Caraguá.
O pescador foi homenageado em 1995 com o título de Gratidão Caiçara, pelo então vereador João Rodrigues de Godoy Filho (PL), justamente por colaborar na divulgação do turismo local.
Katira também atua como guia turístico da cidade. Ele conta 'causos' envolvendo os pescadores mais antigos e dá dicas sobre os melhores locais para pesca e banho de mar no município.
 (Fonte: ValeParaibano)

Turistas aproveita dia sem sol para conhecer artesãos

Caraguatatuba - O sol não apareceu ontem e boa parte dos turistas que está no Litoral Norte optou em trocar a areia da praia pelo passeio nos calçadões à beira-mar, onde diariamente artistas e artesãos da região expõem seus trabalhos.
Em Caraguatatuba, por exemplo, a feira de artesanato da praça Antonio Fachini, em frente à praia Martin de Sá, foi uma das mais visitadas durante a manhã e a tarde de ontem.
"Se tivesse sol, a gente estaria se bronzeando na areia, mas como o céu está nublado, decidimos caminhar pelo calçadão para conhecer o artesanato e a bijouteria produzidos pelos artesãos", disse Gabrieli Padilha, de São José dos Campos.
Beatriz Passos Ferreira, também de São José, decidiu trocar a praia pela caminhada no calçadão da Martin de Sá. "Os artesãos produzem bijouterias muito legais."
Pelo menos 10 artesãos expõem seus trabalhos no local diariamente, entre 8h e 23h.
DIA BOM - O artesão Adevanir Oliveira, que confecciona bolsas e sandálias em fibra de bananeira, disse que centenas de turistas visitam a feirinha.
"O artesanato dele (Oliveira) é muito interessante e atraente", disse a turista mineira Marisa Barbosa. Segundo ela, as bolsas de Oliveira são excelentes opções de lembrança da cidade.
O artesão Marcos Amaro, que confecciona bijouteria em metal e conchas, disse que a venda de artesanato na praça aumenta nos dias em que o céu está nublado, como ocorreu ontem.
ONDE FICA - Em Caraguá, há feira de artesanato na praça Diógenes Ribeiro de Lima. Em Ubatuba, eles se reúnem na avenida Iperoig, em São Sebastião, na rua da Praia, e, em Ilhabela, no centro da Vila. As feiras iniciam suas atividades diariamente a partir das 18h. (Fonte: ValeParaibano)

Fundacc recebe projetos culturais para 2007

Caraguatatuba - A FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, receberá projetos para Oficinas Culturais que acontecem nos Centros Culturais próprios e nas Escolas Estaduais e Municipais, que serão realizados nos períodos de março à junho e agosto à novembro do ano de 2007,
Os projetos devem inserir-se nas seguintes áreas da Cultura: Artes Plásticas, Dança, Música, Artes Cênicas, Fotografia, Cinema e Vídeo, Literatura, Folclore e Artesanato e devem ser entregues na sede da FUNDACC, na Rua Santa Cruz, 396 - Centro, nos dias úteis, das 09:00 às 17:00h até dia 29 de janeiro de 2007. Não serão recebidos projetos remetidos pelo correio, fax ou e-mail. É facultada a apresentação de mais de um projeto.
Os projetos selecionados serão contratados sob regime de prestação de serviços, sem vinculo empregatício, conforme previsto no Art. 593, do Código Civil Brasileiro, observados os requisitos da Lei nº 8.666/83 e alterações posteriores.
As propostas deverão ser digitadas. Não serão aceitas as propostas manuscritas.
As eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas na sede da FUNDACC, na rua Santa Cruz, 396 - Centro, de segunda a sexta das 09:00 às 17:00h, ou via e-mail: fundacc@fundacc.com.br no período de inscrição ou no site: www.fundacc.com.br. (Fonte: Fundacc)

Novas delegações do "Interior na Praia" chegam em Caraguá para conhecer o mar
Caraguatatuba recebeu hoje, dia 15 de janeiro, outras seis delegações do Projeto Interior na Praia. Eles passarão uma semana de férias na cidade, onde participarão de diversas atividades e passeios, além de aproveitar a praia. Muitos nunca tinham visto o mar.

Caraguatatuba - A cidade de Caraguatatuba recebeu hoje, dia 15 de janeiro, outras seis delegações de alunos que participam do Projeto Caravanas do Conhecimento - Interior na Praia. Todos os visitantes residem no interior paulista e muitos terão o primeiro contato com mar. Além dos passeios na praia, eles participarão de muitas atividades e recreações preparadas pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da equipe de supervisão de ensino da Secretaria da Educação.
Esse é o quarto ano consecutivo que o município hospeda crianças desse projeto. Na semana passada 240 crianças aproveitaram a programação variada. Na próxima semana, Caraguatatuba receberá o último grupo de visitantes, que encerram a edição 2007 do Interior na Praia. No ano passado, o trabalho desenvolvido em Caraguatatuba na recepção das crianças resultou no reconhecimento pelo Cepam como uma das melhores hospedeiras do projeto.
O Governo do Estado de São Paulo realiza o Caravanas do Conhecimento por meio do Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal Fundação Prefeito Faria Lima). O projeto oferece férias diferentes à crianças com idades entre 9 e 11 anos da Rede Pública de Ensino. As crianças que moram no interior paulista têm a oportunidade de conhecer o mar durante as férias de verão, enquanto as que moram na praia fazem uma redescoberta pelo interior durante o mês de julho.
As crianças que estão em Caraguá esta semana são das seguintes cidades: Cedal, Jales, Nupuranga, Queiruz, São João da Boa Vista e Tabatinga. As primeiras delegações foram compostas por alunos dos municípios Duartina, Indiaporã, Mira Estrela, Presidente Epitácio, Santo Antonio do Arancanguá e São Pedro do Turvo. Na semana de encerramento, será a vez dos alunos de Meridiano, Pratânia, Rifaina, Santa Rosa de Viterbo, São João do Rio Pardo e Tupi Paulista conhecer o Litoral Norte.
Diferente do que ocorreu em edições passadas, todos os visitantes estão alojados no mesmo local, o que facilita a locomoção para os passeios e também proporciona uma maior troca de experiências entre eles. O alojamento é na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Lúcio Jacinto, no bairro Tinga.
O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, comentou sobre a importância desse projeto e disse a cidade está sempre de portas abertas para receber essas crianças. A secretária da educação, Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, diz que a Secretaria da Educação não mediu esforços e se empenhou para oferecer o melhor aos visitantes.
Segundo o supervisor de ensino Edvaldo Ormindo da Silva, que é o coordenador local do Interior na Praia, apesar do número de visitantes ser praticamente o mesmo em relação à edição anterior, o projeto sempre é diferente e traz novidades aos participantes. "Preparamos muitas coisas para que todos passem ótimos momentos por aqui. Cada semana é uma história diferente. Tenho certeza que se o tempo colaborar, eles passarão momentos inesquecíveis em Caraguatatuba", destacou.
Para a recepção das crianças, o Projeto Caravanas do Conhecimento conta com parcerias da Prefeitura por meio de diversas secretarias, do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil. A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), que também é parceira das atividades, vai ajudar nesta edição na realização de sessões de cinemas que acontecerão no alojamento para as crianças. (Fonte: PMC)

Frank Aguiar animou mais de 30 mil pessoas em Caraguá
O público, que esteve presente na apresentação, foi presenteada com um show de humor

Caraguatatuba - Quem compareceu à Praça de Eventos em Caraguatatuba, no sábado, dia 13, pôde dançar o baterão do cantor Frank Aguiar. Mais de 30 mil pessoas embalaram ao som dos maiores sucessos do cantor, que é considerado pelo seu público, como o "Rei do Forró".
O cantor, que tem como tradição doar seu chapéu no final da apresentação resolveu entregar o acessório para o prefeito José Pereira de Aguilar, que esteve presente acompanhado da primeira dama Rosângela Leite Carrijo de Aguilar. "Este presente vou jogar para o público, vocês são merecedores do chapéu de Frank Aguiar", disse o prefeito jogando o objeto para o público. Durante sua apresentação, Frank Aguiar animou os presentes não só com seus sucessos "Morango do Nordeste", "Prenda Minha"; "Mulher Madura"; mas também interpretou canções do cantor Luiz Gonzaga.
O público do cantor foi bastante variado. Estiveram presentes, jovens crianças e idosos. Também estiveram prestigiando o cantor, o chefe de gabinete, José Pereira de Aguilar Júnior e a Assessora de Comunicação Social, Maria Luíza Bacarat.
Os fãs de Frank Aguiar não se divertiram somente com suas músicas dançantes, durante as interpretações o cantor proporcionou a seu público um show de humor. Até o personagem do Tiririca, cantando Florentina, apareceu no palco, interpretado pelo seu percusionista.
No final da apresentação, que teve uma hora e meia de duração, o cantor agradeceu ao público pela participação. "O mais importante para mim é que vocês se divirtam. Agradeço ao prefeito Aguilar pela oportunidade de estar aqui trazendo muita alegria pra vocês", finalizou. (Fonte: PMC)

Bandeirantes Energia reembolsa Prefeitura de Caraguá

Caraguatatuba - A Empresa Bandeirantes de Energia, representada pelo Diretor de Relações Comerciais, João Barbosa dos Reis Neto, reembolsou R$ 152 mil reais à Prefeitura de Caraguatatuba, durante reunião no gabinete do prefeito José Pereira de Aguilar, na quinta-feira, dia 11. Estiveram presentes também o secretário municipal da fazenda, José Edvaldo Del Vale, a secretária de Assuntos Jurídicos, dra. Eliane Inês Dias, a secretária Assistência Social Antonia Aparecida Decanini Marcelino e a Assessora de Comunicação da prefeitura, Maria Luiza Baracat.
O dinheiro ressarcido refere-se à cobrança indevida de iluminação na Avenida da Praia, por meio de lâmpadas que haviam sido desativadas a pedido da administração anterior, por meio de ofício, no qual o então prefeito Antonio Carlos da Silva fazia a solicitação. "O fato é que detectamos que estas lâmpadas haviam sido desligadas, mas a cobrança pelo serviço continuou, então encaminhamos um processo solicitando o ressarcimento do dinheiro público", explicou o prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar.
De acordo com o prefeito Aguilar, a negociação com a empresa Bandeirante foi amigável e o dinheiro público será investido em iluminação. O prefeito aproveitou o momento para fazer um alerta à população sobre postes de vias públicas sem iluminação.
Ele disse que a cidade possui 14 mil lâmpadas e que uma média de 10% não funcionam, porque estão desligadas ou queimadas, por isso é importante que o munícipe comunique a Bandeirante, já que mesmo sem o funcionamento dessas lâmpadas, o serviço é cobrado pela empresa. "Assim como a Administração, todos devem estar atentos, informando a Bandeirante sobre a existência de lâmpadas queimadas, o mais rápido possível". (Fonte: PMC)

Caraguá abre inscrições para novos cursos no CRESANS

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá abriu inscrições para novos cursos no CRESANS-Centro de Referência Alimentar "Maria do Rosário de Oliveira Carlota", no bairro Massaguaçu. As opções de cursos são de Pizzaiolo, Tempero, Bolo, Cocada Artesanal, Manipulador de Alimentos. Os curso são gratuitos e abertos ao público acima de 16 anos de idade. A duração será de 90 dias.
Os interessados em participar dos projetos do CRESANS devem entrar em contato pelo telefone 3884-1647 ou fazer uma visita ao local- Rua Maria Carlota, nº 359, Massaguaçu.
Serão oferecidas pela Prefeitura 40 vagas para o curso de Pizzaiolo, 40 vagas para o de Tempero, 40 vagas para o de Bolo, 40 para o de Cocada Artesanal e 120 para o de Manipulador de Alimentos.
A proposta do CRESANS, que é coordenado pela Secretaria de Assistência Social, é a de funcionar como um centro de estudo, por isso ficam à disposição da população: uma biblioteca, uma brinquedoteca e até o acompanhamento com médico e nutricionista dentro do programa contra obesidade e desnutrição.
De acordo com o conselheiro do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado-CONSEA, Marcos Gonçalves Jacinto, haverá em breve no CRESANS um treinamento específico para vendedores ambulantes e um curso para merendeiras nos dias 17, 18 e 19 de janeiro, sobre manipulação de alimentos, com técnicos da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. "Este curso visa o aprimoramento das técnicas de manipulação de alimentos. Todos os vendedores ambulantes terão de fazer o curso", disse.
Jacinto contou ainda que uma conferência regional está sendo preparada para discutir a Lei Paulista de Segurança Alimentar Sustentável, para a qual estão convidados nutricionistas, comerciantes, educadores e toda a comunidade interessada em saber mais sobre temas como bulimia, anorexia, reeducação alimentar, fome e desnutrição e outros. Após a conferência regional, serão realizadas uma conferência estadual, em março, no SESC de São Paulo; e uma nacional, no mês de maio, em Fortaleza.
De acordo com Jacinto, muitas novidades irão beneficiar a população do Litoral Norte e Vale do Paraíba, já que o CRESANS é o centro de referência da região. Uma delas é a criação do banco de alimentos em Caraguá, no qual os alimentos desprezados pelos supermercados serão reciclados e distribuídos à população carente. "O banco de alimentos é ligado ao Programa Federal e já acontece, com sucesso, em Mauá e Campinas, com a doação de 14 toneladas de alimentos. É um enriquecimento da cesta básica, os alimentos seriam doados à famílias cadastradas pela Assistência Social", explica Jacinto.
Outra proposta do CONSEA é a criação da horta urbana, realizada em terrenos baldios pela própria comunidade, mas com o apoio e estrutura oferecidos pela prefeitura. A implantação desses projetos ainda não têm data definida, mas já contam com a admiração e aprovação do prefeito de Caraguá. (Fonte: PMC)

Agenda Cultural Fundacc - Janeiro

Caraguatatuba - Coreto em Sol - A Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, realiza até 11 de fevereiro, o Projeto "Coreto em Sol" com apresentações musicais às quintas, sextas, sábados e domingos na praça Dr. Cândido Motta e na Praça do Travessão, aos sábados, sempre a partir das 20h30. Nas quartas-feiras, na praça da fonte, o maestro Zé Maria apresenta seu repertório também às 20h30.
Programação:
Praça Dr. Cândido Motta - às 20h30
18, quinta - Nhô Vair - música raiz
19, sexta - Mute/Canta Brasil - instrumental; MPB
20, sábado - Mara/ Rádio Itinerante - pop, MPB
21, domingo - Banda Carlos Gomes
25, quinta - Nhô Vair - música raiz
26, sexta - Nosso Ritmo/Nosso Som - MPB
27, sábado - Orquestra de Violeiros/Trio Mistura e Manda
28, domingo - Banda Carlos Gomes
Praça do Coreto (Fonte) - às 20h30
4ªs feiras - Apresentação do maestro Zé Maria com repertório de MPB
Praça Travessão - às 20h30
20, sábado - Feira Livre
27, sábado - Fator RH
Projeto Guri - Matrícula e rematrícula de 23 de janeiro a 02 de fevereiro, das 14h00 às 17h00. O início das aulas acontece dia 06 de fevereiro.
Eventos no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos:
Praça Dr. Cândido Motta, 72, centro - tel (12) 3883 9980 / 3883 9188
Exposição no MACC - Exposição Fotográfica "Mar de Homens" de Roberto Linsker até dia 21 de janeiro.
Praça do Caiçara
De 19 a 29 de janeiro - 1ª Feira de Arte Cerâmica de Caraguatatuba
Ceramistas de Caraguatatuba expõem e vendem suas obras na Praça do Caiçara
das 10h às 22 horas .
Videoteca Lúcio Braun - às 20h00 - Entrada R$ 1,00
Dia 17 - quarta-feira - Na Linha do Trem/02 - Comédia - Livre
Dia 18 - quinta-feira - Querem Acabar Comigo/05 - Comédia - Livre
Dia 19 - sexta-feira - Um Sonho Popstar/04 - Romance - Livre
Dia 20 - sábado - Wallace e Gromitt/05 - Aventura - Livre
Dia 21 - domingo - Deu Zebra!/05 - Aventura - Livre
Dia 24 - quarta-feira - Encontro com meu Ídolo/04 - Comédia - Livre
Dia 25 - quinta-feira - James e o Pêssego Gigante/95 - Aventura - Livre
Dia 26 - sexta-feira - Paixão de Aluguel/05 - Romance - Livre
Dia 27 - sábado - O Galinho/05 - Desenho - Livre
Dia 28 - domingo - Madagascar/05 - Desenho - Livre
Atrações do Teatro Mário Covas
Av. Goiás, 187, Indaiá - tel: (12) 3881 2623 3883 2142
19 e 20 (sexta e sábado) - 21 horas
COMÉDIA: As mentiras que os homens contam-Classificação etária: 14 anos
A adaptação de Veríssimo traz para os palcos temas do cotidiano como vaidade,
futebol, traição e mulheres
Adaptação do texto do escritor Luís Fernando Verísimo, a peça As Mentiras Que os Homens Contam é uma coletânea de crônicas bem humoradas dedicadas às histórias que os homens inventam para se safar de situações embaraçosas nos negócios, na vida pública, no campo de futebol, na cama, entre outras.
Além da ironia, a comédia conta com diálogos sarcásticos e doses de humor negro. Segundo o autor, a mentira é praticamente uma questão de sobrevivência. Pois os homens não mentem para as mulheres e sim, pelas mulheres, tudo pelo bom convívio social, pela harmonia dentro de casa e por uma noite mais simpática com os amigos.
Ficha Técnica
Texto: Luis Fernando Veríssimo.
Adaptação: Marcelo Rubens Paiva.
Direção: Darson Ribeiro.
Elenco: Mário Gomes, Lilyá Virna, Sergio Lelys, Bruno Sciuto, Marcelina Andrade
e Richard Vieira.
Duração: 90 minutos.
26 e 27 (sexta e sábado)
Intimidade Indecente - 21 horas - classificação etária: 12 anos
Considerado um dos fenômenos do panorama teatral brasileiro dos últimos anos, "Intimidade Indecente" retorna à cena após alguns meses de merecidas férias e com uma roupagem totalmente nova.
Comemorando cinco anos de sucesso absoluto, o espetáculo poderá ser visto com Lucinha Lins e Otávio Augusto, interpretando Roberta e Mariano. A continuidade do projeto "Intimidade Indecente" justifica-se pela brilhante carreira que o espetáculo vem desenvolvendo desde sua estréia em 2001, tendo sido aplaudida por mais de 320 mil espectadores entre Brasil, Portugal e Uruguai, comprovando o interesse universal que seu tema desperta no público.
Em 2005, Vera Holtz substituiu Irene Ravache, que dividiu o palco com Marcos Caruso durante 3 anos e meio e o espetáculo continuou sendo bem recebido por onde passou, comprovando que "Intimidade Indecente" pode ser considerada uma grife de qualidade artística e de respeito ao público.
A peça conta a história de amor na maturidade, com suas crises, encontros e desencontros. O casal Mariano e Roberta (interpretados por Lucinha Lins e Otávio Augusto) separa-se aos 50 anos e o espectador assiste a seus reencontros durante quatro décadas. Paixão, sexo, traição, companheirismo, abandono, amor, preconceito e solidão são alguns dos ingredientes desta história.
A direção de Regina Galdino prima por uma encenação sintética e limpa, alicerçada na interpretação dos atores e na agilidade do texto. Durante os 40 anos em que a história se passa os personagens permanecem em cena todo o tempo, contracenando ou ouvindo os solilóquios do outro, como figuras onipresentes, para assinalar fortemente a relação de amor desse homem e dessa mulher e sublinhar a irrealidade do tempo.
O envelhecimento dos atores está alicerçado na sensação de cada período vivido, fazendo com que os personagens envelheçam aos olhos do público, com um delicado trabalho corporal e vocal, sem necessidade de maquiagem ou carregadas caracterizações exteriores. A interpretação revela personagens inquietos, instigantes, atemporais, ambíguos e bem humorados.
Intimidade Indecente cumpre com eficiência a função do teatro na sua totalidade, uma vez que emociona, faz rir e refletir. O espetáculo atende a um público ávido por se deixar levar pela magia da palavra cênica, fazendo com que muitas vezes eles retornem para assistir a peça mais de uma vez, já que se sentem bem. (Fonte: Fundacc)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela em Festa
Dia 2 de fevereiro Celebra a sua Padroeira Nossa Senhora D'Ajuda
1697 - 2007 310 ANOS DE HISTÓRIA


Ilhabela - Ilhabela, o canal que a separa do Continente e a cidade vizinha foram descobertas pelo navegador italiano Américo Vespúcio no dia 20 de janeiro de 1502. Por ser o dia de São Sebastião, foi com o nome deste santo que foram batizadas. Apesar de ficar desabitada ainda por um longo período, a "Ilha de São Sebastião", aos poucos, começou a ser ocupada e o pequeno povoado que se formou ficou conhecido por "Villa Bella".
Os primeiros moradores deste belo lugar, além de se dedicarem à agricultura, introduziram também uma forte devoção, de origem portuguesa, a Nossa Senhora d'Ajuda. Mas foi somente no final do século XVII que a Ilha reuniu o número suficiente de habitantes agrupados para a instalação de uma Capela, justamente onde hoje se encontra o centro da cidade e é conhecido por "Vila".
Mesmo não tendo sido encontrado o documento oficial que criou a Capela Nossa Senhora D'Ajuda, sabemos que em 1697 o Pe. Manoel Gomes Pereira, então Vigário da vizinha São Sebastião, mandou construir na Ilha um Santuário dedicado a Nossa Senhora D'Ajuda e Bom Sucesso.
Com o passar do tempo, por falta de adequada conservação, a Igreja foi se deteriorando e por volta de 1793 precisou ser reconstruída quase de novo. Poucos anos depois, mais uma reforma a preparou para ser a Matriz da "Vila Bela da Princesa". O Padre João Rodrigues Coelho, por ocasião da festa da Padroeira, aos 02 de fevereiro de 1803, fez a nova bênção e encaminhou todos os preparativos necessários para a criação da Paróquia em 1806. O primeiro Vigário Colado foi o padre David da Graça Silva e Veiga que assumiu a Paróquia Nossa Senhora D'Ajuda e Bonsucesso no ano de 1809.
O estado atual da Igreja Matriz de Ilhabela é fruto do trabalho e dedicação do escultor paulista Alfredo Oliani. Por volta de 1950, este artista começou a arrecadar doações para a reforma da fachada, dos altares, a pintura do forro, dos quadros e a colocação do novo piso. Ele também contribuiu com a execução de várias obras, dentre as quais destacamos a "Via Sacra" e as quatro grandes estátuas que se encontram na frente da Igreja.
Já são mais de trezentos anos que este importante recinto, acolhedor e sereno, conserva a imagem de Nossa Senhora D'Ajuda a quem os devotos com muita confiança recorrem. Desde dezembro de 2003 a Paróquia foi confiada aos cuidados pastorais da Congregação dos Padres da Doutrina Cristã (Doutrinários), que têm por carisma a catequese, afim de que dêem continuidade a todo este grande processo secular de Evangelização em Ilhabela.

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

Novena
de 24 de janeiro, quarta feira a 1º de fevereiro, sexta feira.
Diariamente às 19h30 Missa na Igreja Matriz na Vila
Celebrada por padres convidados de nossa Diocese de Caraguatatuba.

1º dia - 24 de Janeiro - Quarta-feira
Tema: "Maria e os povos da Amazônia".
Presidente: Pe. Jairo Dias de Oliveira, Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Boiçucanga
Bênção: Carros e Chaves

2º dia - 25 de Janeiro - Quinta-feira
Tema: "Discípulos e Missionários de Jesus Cristo para que todos tenham vida".
Presidente: Pe. Sidney Ribeiro Antunes, Paróquia São José de Caraguatatuba
Bênção: objetos de devoção.

3º dia - 26 de Janeiro - Sexta - feira
Tema: "Maria, Catequista por excelência".
Presidente: Pe. Silvio Luis dos Santos, Vigário Paroquial
Bênção: Jovens e Adolescentes

4º dia - 27 de Janeiro - Sábado
Tema: "Maria Companheira na caminhada Pastoral".
Presidente: Pe. Vilson Dias de Oliveira, DC - Pároco
Bênção: Documentos e Carteiras de Trabalho.

5º dia - 28 de Janeiro - Domingo
Tema: "Maria, a vocacionada do Pai".
Presidente: Pe. Silvio Luis dos Santos, DC - Vigário Paroquial
Bênção: Crianças e Idosos.

6º dia - 29 de Janeiro - Segunda-feira
Tema: "Maria, Celebra a Liturgia na vida do povo".
Celebrante:Pe. Leonildo Ferreira Júnior, Paróquia N. Sra. da Glória de Caraguatatuba
Bênção: Enfermos.

7º dia - 30 de Janeiro - Terça - feira
Tema: "Maria, aquela que se colocou a serviço e foi solidária com os pobres".
Presidente: Pe. Messias Gomes Fernandes - Catedral Divino Espírito Santo de Caraguatatuba
Bênção: das Famílias e alianças de casamento.

8º dia - 31 de Janeiro -Quarta-feira
Tema: "Maria e a Eucaristia".
Presidente: Pe. Vilson Dias de Oliveira, DC - Pároco
Bênção: Água e Sal

9º dia 01 de Fevereiro - Quinta - feira
Tema: "Derruba do trono os poderosos e eleva os humildes"
Presidente: Pe. Silvio Luis dos Santos, DC - Vigário Paroquial
Bênção: Alimentos e Roupas.
Dia 02 de Fevereiro - Festa de Nossa Senhora D'Ajuda
10h00 Missa
19h00 Missa Solene seguida de Procissão.
Presidente: Dom Antonio Carlos Altieri, SDB - Bispo diocesano.
Leituras: Liturgia do dia - Apresentação do Senhor.

PROCISSÃO: logo após a Missa Festiva, segue a Procissão de Nossa Senhora D'Ajuda, pelas ruas do centro da cidade e retornando á Igreja Matriz onde haverá queima de fogos, permanecendo o andor da padroeira para veneração dos fieis.

GRANDE FESTA SOCIAL
De 26 de janeiro a 4 de fevereiro
Diariamente a partir das 20h00
Na nova Praça da Bandeira na Vila

Barracas de comidas típicas, bebidas, brincadeiras e sorteio de prêmios.
Dia 3 sábado, super bingo da moto Suzuki EM125YES modelo 2007.

Paróquia Nossa Senhora D'Ajuda
Padres Doutrinários - Diocese de Caraguatatuba
Praça Professor Alfredo Oliani, 53 - Ilhabela - SP - CEP 11630-000
Fone / Fax 012 3896 1227 - e-mail: pnsdajuda@uol.com.br

Pe. Vilson dias de Oliveira - Pároco
Pe. Silvio Luis dos Santos, DC - Vigário Paroquial.
(Fonte: sm.colaferri@uol.com.br)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião põe chuveiro na praia

São Sebastião - Começou ontem a instalação de duchas nas praias de São Sebastião. As 20 duchas vão ficar nas praias do Arrastão, Cigarras, Guaecá e Maresias. A Aciss (Associação Comercial de São Sebastião) obteve autorização da prefeitura e da Câmara para a instalação. Segundo o presidente da Aciss, Fábio Aranha, as duchas já poderão ser utilizadas a partir do próximo final de semana e estarão a disposição dos banhistas das 6h às 20h, gratuitamente. Aranha disse ainda que a água utilizada é da Sabesp e que serão colocados filtros especiais. Outras 43 duchas deverão ser instaladas até o final do primeiro semestre. (Fonte: ValeParaibano)

Governo Serra Coordenador de campanha assume cargo

São Sebastião - O coordenador regional da campanha do PSDB no Vale do Paraíba nas eleições do ano passado, Felipe Augusto, 30 anos, assumiu a Chefia de Gabinete da recém-criada Secretaria de Relações Institucionais, comandada por José Henrique Reis Lobo, ex-vice-prefeito de Guaratinguetá.
Com a indicação de Augusto sobe para três o número de representantes regionais no novo governo de José Serra (PSDB).
O ex-secretário de Assuntos Jurídicos de Jacareí Izaias Santana, já havia sido nomeado para secretário-adjunto da Justiça.
Principal força política regional na gestão tucana, Reis Lobo foi coordenador-geral da campanha de Serra e é um dos seus homens de confiança. Felipe Augusto afirmou ontem que o governador designou o novo secretário para ser o principal interlocutor da nova administração com a região.
"Nossa tarefa na secretaria será de estabelecer as diretrizes políticas e institucionais. Como certeza, o Vale terá atenção especial", afirmou o tucano, que assessora José Henrique Reis Lobo desde 2002.
Os dois também trabalharam juntos na Prefeitura de São Paulo, quando Lobo exercia o cargo de Secretário Particular do então prefeito José Serra.
CANDIDATURA - Advogado, filiado ao PSDB desde 1995, Felipe Augusto foi candidato a vereador em São Sebastião em 2000 e é apontado como um dos pré-candidatos do partido a prefeito nas eleições municipais de 2008.
Na prática, a indicação depende apenas do aval do grupo de Serra. Também aparecem como pré-candidatos na cidade o atual prefeito Juan Pons Garcia (PPS) e o empresário Ernane Primazzi (PSC). (Fonte: ValeParaibano)

Teatro Municipal recebe a peça “Entrando numa fria”

São Sebastião - O Teatro Municipal de São Sebastião recebe nos dias 17 e 18 de janeiro, a partir das 21h, a peça “Entrando numa fria” que tem o texto, direção e atuação do ator Vítor Branco, do programa “A Praça é nossa”, do SBT. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e estarão à venda a partir das 13h de amanhã na bilheteria do Municipal.
A história conta sobre um quarentão recém separado que é convencido por um amigo a encontrar sua alma gêmea pela Internet. O tema fala sobre a atualidade de uma maneira divertida e sem apelações. “É uma comédia gostosa e está em cartaz há seis anos. Pela primeira vez vamos nos apresentar em São Sebastião, a expectativa é muito boa, espero que as pessoas se divirtam”, disse Branco.
No elenco estão os atores Rogério Farias (“Cidade de Deus”), Ana Morisa (“Escrava Isaura”) e Scott Sherman (“Mad Maria”). A comédia satiriza também os serviços telefônicos que prometem a todo custo resolver os problemas das pessoas, além de reviver momentos marcantes do cinema como cenas famosas de “Nove semanas e meia de amor” e “Instinto Selvagem”.
A realização da peça é da CIA VB Produções e apoio do Restaurante Dona Fulô, Província Pizza Bar, Germânia Chopp e da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur). Informações pelo telefone (12) 3892-4489 ou 3892-2620.

Serviço
“Entrando numa fria”
Gênero: Comédia
Quando: Dias 17 e 18 de janeiro
Horário: 21h
Preço: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Onde: Teatro Municipal de São Sebastião –Avenida Dr. Altino Arantes, n° 2
Informações: (12) 3892-2620/3892-4489
(Fonte: PMSS)

Danceteria itinerante será outra opção de lazer na nova Rua da Praia

São Sebastião - Uma arena montada próxima à nova Praça de Eventos da Rua da Praia de São Sebastião promete agitar os finais de semana de verão na cidade.
No local funcionará uma danceteria, onde o ritmo será muita música eletrônica e estilos musicais brasileiros, ao som de DJ’s famosos da região.
A danceteria, localizada em uma área com capacidade para 300 pessoas, funcionará sempre de quinta a domingo, após os shows programados durante a Festa do Padroeiro. O preço será R$ 20 para homens e R$ 15 mulheres. O local é explorado por uma empresa de São Paulo, que recolheu taxas no município.
Segundo informações da Secretaria de Cultura e Turismo, a danceteria funcionará até as vésperas do Carnaval. (Fonte: PMSS)

Grupo de Folia de Reis do Morro do Abrigo comemora 40 anos de história

São Sebastião - A Companhia de Santos Reis, do Morro do Abrigo, realizou na tarde do último sábado (13/01), uma grande festa no bairro em comemoração aos 40 anos de história e tradição folclórica em São Sebastião. Foliões e moradores de bairro participaram do evento que terminou de madrugada.
O grupo é composto por cerca de 20 foliões e é dirigido pelo mestre Mário Cândido de Oliveira. “Todos os integrantes do grupo de Folia de Reis são bem animados e nasceram nesse ritmo sempre voltados ao catolicismo e ao canto de versos para anunciar o nascimento de Cristo”, declarou Oliveira.
No ano de 1959, o mestre Mário Cândido chegou em São Sebastião e, junto com ele, veio a devoção que o acompanhou desde os doze anos de idade ainda na cidade de São José do Barreiro. Sua participação na Folia de Reis começou com toques de pandeiro e cavaquinho. Aos 20 anos se tornou “Mestre de Folia”.
A tradição iniciou em 1966 quando o grupo organizou a primeira apresentação em São Sebastião. (Fonte: PMSS)

Casamento comunitário lota Igreja Matriz na manhã de domingo
Enlaces foram marcados por forte emoção dos presentes

São Sebastião - Emoção e contentamento marcaram nesta domingo (14/01) a 4ª edição do Casamento Comunitário que lotou a Igreja Matriz de São Sebastião. Durante quase duas horas de cerimônia, 19 casais realizaram o sonho de oficializar a união e se casar na igreja. Mesmo com o sol a pino, as noivas mantiveram a tradição de casar de branco e os noivos o terno aliado.
A cerimônia foi conduzida pelo pároco da Igreja Matriz, padre Jaime Matheus, o arcebispo emérito da Arquidiocese de Botucatu, Antônio Maria Muccilo, presidente honorário da Rede Vida, e o padre Davy Pavunny Thattil, de Jales (SP).
Os casais ficaram nos primeiros bancos da igreja e após cerimônia conjunta, um a um foi chamado ao altar para assinar a certidão de casamento e receber as benções divina. Ainda em seus locais foram feitas a benção das alianças e a respectiva colocação no dedo de cada um dos noivos.
Após 12 anos de convivência e duas filhas, a dona-de-casa Karina Aparecida Martins da Silva, 27 anos, concretizou o sonho de subir ao altar com o mecânico José Pedro da Silva, 36 anos. A iniciativa partiu dela que foi á igreja saber quando haveria um novo casamento comunitário e foi a primeira a se inscrever. “Estou muito feliz. É a realização de um sonho”, disse, respaldada pelo agora marido.
Emoção também marcou o enlace do casal José Carlos Pereira dos Santos, 29 anos, e Silvanete dos Santos, 25 anos, juntos há oito anos. “Uma tia minha que nos avisou que ia ter o casamento comunitário e resolvemos aceitar os votos.”
De acordo com padre Jaime foram três meses de preparativos para consolidar a união dos 19 casais que não tinham condições de fazer um casamento unitário. Desse total, 15 casais tiveram o casamento civil pago, custo de R$ 3.624,00, pelo Fundo Social de Solidariedade.
Por serem pessoas simples, a organização do casamento também conseguiu o apoio de padrinhos anônimos e das Lojas Cem que doarem presentes para os novos casais.
O casamento comunitário faz parte das comemorações da Festa de São Sebastião, padroeiro da cidade. (Fonte: PMSS)

Praça Pôr-do-Sol recebe lançamento de livro sobre caiçaras

São Sebastião - Cerca de 50 pessoas participaram na noite do último sábado (13/01), na Praça Pôr-do-Sol, em Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, do lançamento do livro “Esta gente da Beira Mar” da musicista, professora e folclorista Meire Berti Gomiero Fonseca. A obra retrata a vida do homem no litoral paulista, abordando aspectos como cultura, tradições, ritos de passagem, contato com a natureza e conhecimentos.
O evento contou com a participação do “Coral Fosfertil”, da Baixada Santista, que animou os presentes com muita música brasileira. Além disso, havia uma exposição de artesanato caiçara e apresentações teatrais. A livraria “Bossa Nova e Cultura”, de Cambury, também realizou a venda do livro no local.
Mostrando a íntima e respeitosa relação do caiçara com a natureza, a obra revela a importância de sua sabedoria e sua paciência, o que muitas vezes é mal interpretado por não compreender seu modo de viver. O livro apresenta os aspectos econômicos, sociais e culturais do caiçara da região e de acordo com a autora, a obra pretende servir como fonte de pesquisa para professores e estudantes, despertando o interesse e o desejo de sua preservação e resgate.
"Os caiçaras necessitam ser valorizados e reconhecidos, assim como os estudantes mais jovens precisam aprender sobre o assunto para que se tornem multiplicadores do conhecimento", afirmou a autora que mora em Santos, mas tem uma casa em Boracéia, em São Sebastião.
Segundo o turista paulista Mário Leite, 35 anos, o lançamento do livro e as encenações teatrais foram fundamentais para destacar a cultura caiçara. “Estava na praia de Boiçucanga e passando por aqui vi que o evento já estava acontecendo. Esse livro é muito bom para os moradores sebastianenses”, afirmou Leite.
O livro custa R$ 45 e a editora responsável é a DBA. Informações pelo telefone (12) 3865-4335.O lançamento contou com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), Paisagismo Santa Rosa, Pousadas da Barra, Raio de Luar e Hotel Kerhew. (Fonte: PMSS)

Arena Recreativa recebe mais de 500 participantes em praia da Costa Sul de São Sebastião

São Sebastião - Mais de 500 pessoas participaram das atividades da Arena Recreativa e Esportiva, realizada no final de semana, na praia de Boracéia, na Costa Sul de São Sebastião. O evento foi organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp). Quatro novos brinquedos fizeram sucesso entre a garotada que aproveitou o tempo bom para se divertir. Muitos banhistas também aproveitaram as quadras esportivas montadas na orla para jogar futebol, vôlei, futvôlei e até mesmo malha.
No sábado (13/01), o tempo fechado levou pouca gente à praia no período da manhã, mas à tarde houve uma melhora e a garotada enfrentou até fila para desfrutar os brinquedos infláveis de centopéia, escalada, cama elástica e futebol de sabão.
De acordo com José Reis de Jesus Silva, diretor da Divisão de Esportes da Seesp, a atividade foi um sucesso de público e mostrou que essas atrações são o caminho para beneficiar freqüentadores de praias menos procuradas por empresas de entretenimento durante a temporada. "A comunidade adorou a iniciativa e queria que ficássemos durante toda a semana."
Quem curtiu a novidade foi a pequena Ana Paula Nunes Nogueira, 7 anos, moradora de Boiçucanga, que aproveito a centopéia. "É gostoso por quem tem escorregador aqui dentro".
As irmãs paulistanas Mariana Agati Madeira, 11 anos, e Letícia Agati Madeira, 8 anos, também aproveitaram os brinquedos. Mariana disse gostar mais do futebol de sabão. Já a pequena Letícia optou por fazer rapel na parede inflável de escalada. "É mais emocionante e gostoso."
A mãe das meninas também aprovou o dia de atividade. "É bom porque o dia está mais fechado e elas têm mais opção do que fazer."
No domingo, com o sol forte, a movimentação foi mais intensa ainda. Mesmo com fila, as crianças só queriam se divertir. Segundo Reis, um garoto chegou às 10h e Às 18, no encerramento, ainda queria brincar.
No próximo final de semana (20 e 21/01) a Arena Recreativa e Esportiva será montada na praia de Barequeçaba, região central. Nos dias 27 e 28 ela estará na praia da Baleia, na Costa Sul. As atividades são gratuitas. (Fonte: PMSS)

Peça "Querido Mundo" agrada público do Teatro Municipal

São Sebastião - A comédia romântica "Querido Mundo" levou muitas pessoas ao riso no último final de semana (11,12 e 13/01) no Teatro Municipal de São Sebastião. Escrita por Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa a peça tratou com muito humor a história de dois vizinhos, Elza e Osvaldo, interpretado pelos atores Jarbas Homem de Mello e Maxiliana Reis, que após uma explosão em seu prédio, em plena virada do ano, enfrentam situações hilárias quando ficam presos em uma quitinete.
De acordo com a produção da peça, o intuito do espetáculo é levar ao público uma reflexão dos valores humanos além da avaliação da auto-estima e autoconfiança, de uma maneira sensível e muito bem-humorada. A peça fala ainda de valores humanos esquecidos e da esperança que podemos encontrar no mais íntimo do nosso ser.
Segundo a moradora de São Sebastião, Edilene Rejane Lima, a peça é muito engraçada, além de mostrar situações comuns do nosso dia-a-dia. "Dei boas risadas com as situações vividas pelos personagens. A peça tem um texto dinâmico e bem engraçado."
O espetáculo tem a direção de Rubens Ewald Filho e a companhia teatral responsável é a R&M Brasil Produções. (Fonte: PMSS)

Educação divulga gabarito de processo seletivo nesta terça-feira

São Sebastião - Dos 662 candidatos inscritos para o processo seletivo aberto pela Secretaria de Educação (Seduc), apenas 79 não compareceram no dia da prova realizada no último sábado (13/01), na Escola Municipal Henrique Botelho. O gabarito com as respostas será divulgado nesta terça-feira (16/01).
O processo seletivo visa criar cadastro para o preenchimento de vagas de professores de acordo com a necessidade da rede municipal de ensino. São vagas para professor de educação infantil, educação fundamental (1 a 4 séries), professor III (5 a 8 séries), nas áreas de língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências, educação artística, inglês e professor de educação física. Se houver necessidade, as contratações serão feitas em caráter temporário.
A prova foi elaborada pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM). Segundo o instituto, a partir do dia 19 serão divulgadas as notas da prova e do projeto no site do órgão e da prefeitura e jornal local. O resultado final da classificação sai no dia 24. (Fonte: PMSS)

Alunos do programa "Caravanas do Conhecimento" chegam a São Sebastião

São Sebastião - Chegou na manhã desta segunda-feira (15/01) em São Sebastião, as delegações das cidades de Américo Brasiliense, Araçatuba e Capão Bonito, que fazem parte do programa "Caravanas do Conhecimento - Interior na Praia". Cerca de 150 crianças entre 9 e 11 anos encararam 9h de viagem com o principal objetivo de conhecer o mar pela primeira vez.
Os alunos estão hospedados na Escola Municipal Maria Francisco Tavolaro, no bairro do Pontal da Cruz, que foi adaptada especialmente para recebê-las.
De acordo com o coordenador municipal do "Caravanas do Conhecimento", José Moreira da Silva, a Secretaria de Educação (Seduc) programou diversas atividades para as férias da garotada. Na tarde desta segunda-feira o grupo fez seu primeiro passeio para conhecer a praia de Barequeçaba, momento mais esperado da viagem e a noite prestigiariam a Festa do Padroeiro na Rua da Praia.
Na terça-feira (16/01) além de passar o dia na praia, a partir das 20h, no alojamento, as crianças irão conhecer lendas e contos caiçaras. Na quarta-feira, às 9h, o passeio fica por conta de uma visita ao bairro São Francisco pela manhã e a tarde elas fazem uma visita monitorada ao Centro Histórico. A partir das 20h acontece uma apresentação de capoeira no alojamento.
Na quinta-feira (18/01) as crianças curtem mais um dia na praia de Barequeçaba e a noite no alojamento, acontece uma festa de despedida.
Ainda segundo Moreira, muitas brincadeiras também serão realizadas no alojamento para as crianças se divertirem. "O principal intuito do programa é promover o lazer conjugado à educação. Todos poderão ampliar seus conhecimentos históricos e culturais e vivenciar outros costumes."
Para a estudante Luana Cristina, 10 anos, de Américo Brasiliense, a viagem está sendo uma oportunidade única em sua vida. "Nunca imaginei que pudesse conhecer o mar, só tinha visto pela televisão e não vejo a hora de entrar nele."
As delegações irão embora na sexta-feira (19/01) e na próxima semana chegam os estudantes das cidades de Andradina, Caconde e Ipaussu.
A previsão é de que o Litoral Paulista receba oito mil alunos da rede pública que vão conhecer o mar pela primeira vez em 196 delegações (com 40 crianças cada), vindas de 190 municípios paulistas.
A realização é do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de São Sebastião por meio da Seduc e coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam). Informações pelo (012) 3892-2644 (Fonte: PMSS)

Secretaria Estadual de Meio Ambiente libera recurso para tratamento de esgoto no Montão de Trigo

São Sebastião - Foi publicada nesta segunda-feira, 15 de janeiro, no Diário Oficial do Estado, a liberação de R$ 123,4 mil para a implantação do sistema de tratamento de esgoto para a comunidade tradicional da Ilha Montão de Trigo, localizada no extremo sul de São Sebastião.
O projeto, que prevê a instalação de banheiros secos e filtros, tem como objetivo evitar a contaminação dos corpos d'água. Após a instalação do sistema para tratamento de efluentes sanitários, pretende-se adequar o sistema de captação e tratamento da água.
O anúncio foi feito pela Coordenadoria de Recursos Hídricos, através de fax destinado a Prefeitura de São Sebastião. A verba foi liberada pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) e a Prefeitura deverá arcar com mais R$ 75 mil para complementação do projeto.
Segundo o secretário de Meio Ambiente de São Sebastião, Teo Balieiro, por ser uma ilha de pequenas dimensões, cerca de 10 hectares, os recursos hídricos são escassos e limitados.
"Há necessidade de preservar esse recurso natural e promover a melhoria de qualidade de vida dos ilhéus, uma vez que a água captada para consumo é inadequada, o que pode ocasionar problemas de saúde", explica.
Ainda de acordo com o secretário, a primeira fase do projeto consiste na obra, prevista para ser iniciada em 60 dias. "Já a segunda fase será de conscientização e sensibilização para o uso do sistema, bem como a separação do lixo. Nessa fase estarão atuando técnicos ligados as Divisões de Educação Ambiental, Recursos Hídricos e Pesca".
O projeto foi apresentado em abril do ano passado ao Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte e foi eleito o melhor entre os 11 apresentados em toda a região.
A Ilha - Com registros de primeira ocupação no ano de 1.777, a vida na ilha Montão de Trigo tem um passado muito rico e diversificado, tendo alcançado uma população de quase 200 pessoas que viviam da pesca e agricultura tradicional. Hoje, a população ilhéu gira em torno de 50 pessoas. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Ubatuba -




Semana de 12/01 à 18/01/2007

 

CINE PORTO (Ubatuba)
 

"Uma Noite no Museu"
Às 13:30 hs - 15:40 hs -17:50 hs -20:00 hs -22:10 hs.



CINE PASSEIO (Ubatuba)
 

"Xuxa Gêmeas"
Ás 14:50 hs.

"Por Água Abaixo"
Ás 16:50 hs -18:30 hs.

"Eragon"

Ás 20:10 hs.

"007-Cassino Royale"
Ás 22:10 hs.
 

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

O maior prova de fé

No almoço
Teve peixe com banana verde
Escaldado de farinha
E um copo de caipirinha
Depois do almoço
Teve a esteira na sala
E a preguiça tomou conta da tarde
Até Tio Maneco
Tocar o sinal da missa
No sino da igreja
E corre gente
Pra refrescar a cabeça
Debaixo da bica
E afugentar a lassidão
Para ir à igreja com devoção.

Félix Cabral

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor