Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-Feira, 22 de Janeiro de 2007 - Nº 1690 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Alerta: cuidado com os animais marinhos
Carne de baiacu pode ter toxina
Poluição ameaça praias o ano todo
Turistas ignoram alertas
Prefeituras "caçam" esgoto clandestino
Região deve receber pelo menos 10 obras
As praias mais impróprias do litoral norte
Temporada Acampamento é alternativa aos hotéis
Espaço tradicional tem bom movimento
Clube de campings funciona com titulo
Turistas elogiam estradas de acesso

Caraguatatuba
Caraguá tem a maior rede coletora de esgoto
Aguilar concede aumento real para os funcionários
Atleta de Caraguá compete em Porto Seguro (BA) nesse domingo
Nota de desaparecimento
Fundacc abre inscrições para o projeto Guri
5ª Mostra de Cerâmica acontece para a Praça do Caiçara, em Caraguá

Ilhabela
Vendaval pára a balsa e assusta banhistas
Vereador Zeca solicita providências quanto às interdições na SP 131

São Sebastião
Peixe mata pescador em S. Sebastião
Mais alunos do programa “Caravanas do Conhecimento” chegam a São Sebastião
Cerimônia militar marca aniversário do 20º BPMI


Ubatuba
Ubatuba tem abertura na área de Arquitetura e Engenharia
Prefeito recebe apresentadora do Late Show em seu gabinete
Novas ações garantem continuidade de atendimento digno à população
Iniciado estudo para instalação de sistema de esgoto na Picinguaba
Carnaval em Ubatuba tem comissão organizadora
Ong proporciona lazer a crianças de Ubatuba
Ubatuba recebe últimas turmas do projeto Interior na Praia
Divulgada convocação do beach soccer de Ubatuba para o campeonato paulista
Prefeitura realiza Feira de Adoção de Cães e Gatos no próximo sábado

Seções
Poesia
Carta do Leitor

Notícias da Região Topo

Alerta: cuidado com os animais marinhos
Acidentes com peixes, ouriços e água-viva são comuns e podem até matar, como ocorreu em S. Sebastião

Litoral Norte - Muitos turistas e veranistas não têm a mínima noção de como evitar ou prevenir acidentes ou ferimentos com o ferrão de um bagre abandonado na areia da praia. Nem todos também sabem qual o procedimento correto para amenizar as queimaduras provocadas por uma água-viva durante um banho de mar.
Na temporada de verão, estes tipos de acidentes ocorrem em maior número, devido ao grande movimento de banhistas nas praias da região. Uma pesquisa feita por uma ONG (Organização Não-Governamental) constatou que 62% destes tipos de acidentes ocorrem no verão.
Os mais comuns são ferimentos provocados por espinhos de bagres e de ouriço do mar e queimaduras causadas por água-viva e caravelas. Na semana passada, uma pessoa morreu em São Sebastião, após ser atingida pelo ferrão de um bagre (leia texto nesta página).
A ONG Caravelas, de Caraguatatuba, está orientando turistas e veranistas sobre como prevenir acidentes com animais marinhos.
Segundo o presidente da ONG, o biólogo Marcus Souza, os acidentes provocados por animais marinhos são mais frequentes do que se possa imaginar. E que, a maioria deles, é causado por desconhecimento ou imprudência.
Souza explica que os animais marinhos não são agressivos e que grande parte dos acidentes ocorre quando os animais são tocados indevidamente ou no momento em que são retirados das redes de pesca ou anzóis.
Segundo Souza, para se defender os animais marinhos expelem toxinas que provocam desde reações alérgicas, queimaduras e até ferimentos mais graves.
CASOS - A água-viva tem o corpo gelatinoso em forma de guarda-chuva. Os banhista devem evitar o contato com ela, porque seus tentáculos expelem uma toxina que provoca irritação na pele, queimadura e até paralisia e convulsões.
Para conter a dor é recomendado lavar o local com a própria água do mar. A ONG alerta que o local atingido jamais deve ser lavado com água doce, pois o ferimento pode se agravar.
Os tentáculos devem ser removidos com pinças e em seguida, aplica-se um pouco de vinagre. Nos casos mais graves, as pessoas devem procurar atendimento médico especializado.
O acidente com ouriço-do-mar é o segundo de maior ocorrência na região. O ouriço é encontrado nas costeiras, no lodo e na areia. O animal possui espinho afiado e quebradiço, que quando atinge a pele provoca dor, edema e infecção.
No ferimento é recomendado a retirada do espinho com um pinça. O local deve ser limpo com água quente e sabão. Outro acidente muito comum na região é provocado pelo espinho de bagres. O ferimento causa forte dor e resulta em infecções.
Acidentes com caravelas, animal parecido com a água-viva, são mais raros. Os procedimentos para tratar o ferimento são os mesmos utilizados nos casos de água-viva.
SERVIÇO - Mais informações sobre a ONG Caravelas podem ser obtidas pelo telefone (12) 3883-6318

"Os animais marinhos não são agressivos, a maioria dos acidentes ocorre quando os animais são tocados indevidamente ou no momento em que são retirados das redes de pesca ou anzóis"
Do biólogo Marcus Souza, presidente da ONG Caravelas

"Sempre soube de ferimentos provocados pelos ferrões de bagres e arraias. Mas é a primeira morte causada por ferrão de bagre que constato aqui na região"
De Anaildo Ezequiel dos Santos, presidente da colônia de pesca de Caraguá
(Fonte: ValeParaibano)

Carne de baiacu pode ter toxina

Litoral Norte - Os animais marinhos também podem oferecer riscos quando ingeridos. É o caso do baiacu, um dos peixes mais conhecidos no Litoral Norte.
As histórias envolvendo o baiacu são até folclóricas. O peixe, quando tocado em sua barriga, "infla" transformando-se em uma verdadeira bola.
Mas a principal ameaça está na carne de algumas espécies do peixe, que pode provocar intoxicações.
Segundo a ONG (Organização Não-Governamental) Caravelas, os acidentes envolvendo pessoas que se alimentam com carne de baiacu são muito comuns no Japão, onde a carne do Baiacu é considerada uma das melhores no preparo do sashimi (comida japonesa).
Segundo o biólogo Marcus Souza, presidente da ONG, o veneno está normalmente contido no fígado, intestino e na pele de algumas espécies de peixe. Quando ingerido pode provocar paralisia muscular e levar a vítima a morte por falência respiratória.
Segundo ele, os consumidores deste tipo de peixe, aqui no Brasil, também devem tomar muito cuidado na hora de limpá-lo, fazendo a retirada completa dos órgão internos, incluindo a vesícula biliar, evitando assim, a contaminação da carne.
A pele também deve ser retirada por completo e descartada. O veneno, conhecido como tetrodontoxina, não desaparece quando o peixe é frito ou assado. No caso de intoxicação, a vítima deve procurar um médico.
Segundo levantamento da ONG, a maioria dos acidentes envolvendo animais marinhos não é registrada. (Fonte: ValeParaibano)

Poluição ameaça praias o ano todo
A cada temporada, esforço para manter a água limpa é insuficiente e bandeira vermelha não sai de várias praias

Litoral Norte - Recortado por enseadas que abrigam praias paradisíacas e de águas cristalinas , o Litoral Norte também convive com o problema crônico da poluição das praias não só durante a temporada de verão, mas ao longo do ano.
Relatórios da Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental do Estado) sobre as condições de balneabilidade do litoral paulista apontam que várias praias dos quatro municípios do Litoral Norte --Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba-- permanecem impróprias para banho a maior parte do ano. A maioria está localizada em núcleos urbanizados.
Pelo menos três praias em cada uma das quatro cidades sempre estão em condições impróprias e, por isso, a bandeira vermelha da Cetesb, que sinaliza o veto do local para uso de banhistas, permanece hasteada constantemente.
Levantamento feito pelo valeparaibano no período de 2004 a 2006 constatou que as praias impróprias com maior frequência são Indaiá, Centro e Porto Novo (Caraguá), Portinho, Itaguaçu e Pinto, (Ilhabela), Pontal da Cruz, São Francisco e Porto Grande (São Sebastião) e Perequê-Mirim e Itaguá (Ubatuba).
A praia de Itaguá, por exemplo, permaneceu imprópria em 2006 em dois pontos durante mais de 20 das 52 semanas do ano. A Pontal da Cruz, esteve vetada para banho durante 25 semanas, e a Indaiá, 38 semanas.
A Cetesb monitora 83 praias do Litoral Norte. O monitoramento é semanal. Fora da temporada, a coleta da água para análise ocorre uma vez por semana aos domingos, dia de maior presença de banhistas na orla.
Na temporada deste ano, a companhia tem emitido dois boletins semanais, resultantes de coletas feitas aos sábados, domingos e quarta-feiras.
ESGOTO - Segundo a Cetesb, durante a temporada é mais comum praias estarem mais impróprias do que em outras épocas do ano, em razão do grande fluxo de turistas ao litoral e também por causa das chuvas, que acabam levando lixo e esgoto doméstico não-coletados para o mar.
No entanto, ao longo dos outros meses do ano, o problema mais comum é mesmo a presença de esgoto em grande quantidade nas águas.
Para considerar uma praia imprópria, a Cetesb compara as últimas cinco análises da água coletada no local. Se em duas amostras o número de bactérias denominada enterococos (presente nas fezes) for superior a 100 em 100 mililitros de água, a praia fica imprópria.
"A presença dessa bactéria em grande quantidade indica a contaminação da água por outras que podem causar doenças ao ser humano como problemas de pele, gastroenterites, hepatite A, entre outras", disse a bióloga Débora Orgler, da Divisão de Águas Litorâneas da Cetesb.
MELHORIAS - A especialista afirma que à medida que as condições sanitárias dos municípios da região melhorarem, também haverá melhoria da balneabilidade das praias.
"De maneira geral, as praias do Litoral Norte estão bem conservadas. É importante que a rede coletora de esgotos atenda a toda a população."
As prefeituras dos municípios da região informam que têm feito campanhas para acabar com o lançamento de esgoto clandestino no mar e cobrado investimentos da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado) em infra-estrutura sanitária, tanto de coleta como de tratamento de esgoto.
INVESTIMENTOS - A Sabesp informa que tem feito investimentos e desenvolvido projetos para melhorar as condições sanitárias nos quatro municípios da região.
Segundo a empresa, entre 1980 e setembro de 2006, foram investidos cerca de R$ 865 milhões na região, na ampliação, adequação e manutenção dos sistemas de tratamento e distribuição de água e nos sistemas de esgoto sanitário.
A Sabesp informa que no seu planejamento plurianual de investimentos para o período de 2007 a 2012, está previsto a aplicação de cerca de R$ 260 milhões em obras nos quatro municípios, entre ampliação da rede coletora e sistemas de tratamento de esgoto doméstico.
Atualmente, todo o esgoto coletado no litoral é tratado e nada é lançado 'in natura' nos corpos d'água, segundo a companhia. (Fonte: ValeParaibano)

Turistas ignoram alertas

Litoral Norte - Praias vetadas pela Cetesb atraem turistas, principalmente durante a temporada, que não se importam com a falta de balneabilidade das águas do mar e dos rios no Litoral Norte.
"Frequento a Perequê-Mirim (Ubatuba) há mais de 30 anos. A praia era limpa e mais acolhedora", disse o policial militar aposentado Antônio Miranda, 70 anos, de Mogi das Cruzes.
Para o aposentado, falta fiscalização do poder público para coibir o lançamento de esgoto doméstico no mar. "É uma judiação, alguém precisa tomar providências, pois esta praia tem um visual maravilhoso", disse.
A dona-de-casa Nathalie Bradfield, 22 anos, de São Paulo, ficou surpresa ao saber que a Perequê-Mirim está imprópria. "Não sabia, pois não há placa da Cetesb indicando isso. Entrei na água com o meu bebê de um ano. Estou preocupada", afirmou.
A administradora Daniela Biasetto, 32 anos, de São Paulo, disse que frequenta a praia há muitos anos e nunca teve problemas de saúde. "Nem eu e nem meus filhos tivemos problemas", declarou.
PEDIDO - "Estamos coletando assinatura para um abaixa-assinado pedindo providências das autoridades para limpar a praia", disse o quiosqueiro Achiles Cabo Filho. Segundo ele, 300 pessoas já assinaram o documento.
"Gosto desta praia e nunca tive problemas", disse a dona-de-casa Maria Lúcia Alves, de São Paulo, sobre a Indaiá, em Caraguatatuba.
Para a aposentada Maria de Lourdes Motta, de São Paulo, outra frequentadora da Indaiá, a praia é 'muito boa'. "Gosto de vir à praia no final de tarde para caminhar. Acho o visual do mar aqui muito bonito", afirmou a aposentada. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeituras "caçam" esgoto clandestino

Litoral Norte - As prefeituras do Litoral Norte desenvolvem programas ambientais para tentar acabar com o lançamento clandestino de esgoto doméstico nas praias.
Em Caraguá, Ubatuba e São Sebastião, as secretarias de Saúde e Meio Ambiente fiscalizam o comércio e condomínios para verificar se moradores e comerciantes seguem a legislação sobre o assunto.
Em São Sebastião foi criada a 'Operação Caça-Esgoto'. Fiscais vistoriam os estabelecimentos comerciais e residências. Quando são constatadas irregularidades, o proprietário é alertado e pode até ser multado.
O secretário de Meio Ambiente, Teo Balieiro, disse que a ação tem dado resultado positivo, principalmente na costa sul. "A qualidade da água na costa sul tem estado muito boa ou excelente". Para o secretário, a qualidade da água é o principal atrativo do município.
PRESSÃO - Em Ubatuba, operação semelhante também foi promovida pela prefeitura. O secretário interino de Meio Ambiente, Alexandre Nardy, disse que a qualidade das praias tem melhorado.
"A prefeitura tem feito gestão junto à Sabesp para que faça mais investimentos", disse.
Para o secretário de Meio Ambiente de Caraguá, Auracy Mansano Filho, "quando todas as estações de tratamento de esgoto e a rede coletora atingir 100% da população, o problema tende a acabar".
A secretária de Meio Ambiente de Ilhabela, Maria Inês Fazzini Biondi, não foi localizada para falar sobre o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Região deve receber pelo menos 10 obras

Litoral Norte - Pelo menos dez obras sanitárias devem ser iniciadas este ano pela Sabesp nas quatro cidades do Litoral Norte. Em Caraguá está prevista, entre outras obras, implantação de rede coletora, de recalque e de tratamento de esgoto em diversos bairros como Rio do Ouro, Tinga e Poiares. Em Ubatuba, a empresa planeja iniciar a implantação de rede coletora e obras complementares nos bairros do Itaguá e Perequê-Açu, entre outros. Em São Sebastião, estão previstas obras para atender Juquehy, Barra do Una e Engenho. Em Ilhabela, será implantado sistema de esgotamento sanitário de Itaquanduba. (Fonte: ValeParaibano)

As praias mais impróprias do litoral norte

Litoral Norte - Caraguatatuba 2004 Porto Novo (25 semanas) Indaiá (38 semanas) Centro (34 semanas) 2005 Porto Novo (16 semanas) Indaiá (27 semanas) Centro (24 semanas) Pan Brasil (17 semanas) Palmeiras (14 semanas) 2006 Porto Novo (11 semanas) Indaiá (34 semanas) Centro (26 semanas) Tabatinga - 250 metros rio Tabatinga (15 semanas)

Ilhabela 2004 Itaguaçu (23 semanas) Pinto (27 semanas) Armação (24 semanas) Portinho (16 semanas) 2005 Itaguaçu (11 semanas) Pinto (26 semanas) Portinho (15 semanas) Siriúba (17 semanas) 2006 Itaguaçu (17 semanas)
Pinto (25 semanas) Armação (19 semanas) Perequê (15 semanas)

São Sebastião 2004 São Francisco (20 semanas) Pontal da Cruz (25 semanas)
Porto Grande (18 semanas) 2005 Pontal da Cruz (35 semanas) Porto Grande (29 semanas) São Francisco (17 semanas) 2006 Pontal da Cruz (22 semanas)
São Francisco (19 semanas) Porto Grande (18 semanas)

Ubatuba 2004 Itaguá - avenida Leovegildo, nº 240 (30 semanas) Itaguá - avenida Leovegildo, nº 1742 (24 semanas) Perequê-Mirim (33 semanas) 2005
Itaguá - avenida Leovegildo, nº 240 (31 semanas) Itaguá - avenida Leovegildo, nª 1742 (30 semanas) Perequê-Mirim (26 semanas) Rio Itamambuca (14 semanas) 2006 Itaguá - avenida Leovegildo, nª 240 (32 semanas)
Itaguá - avenida Leovegildo, nº 1742 (32 semanas) Perequê-Mirim (37 semanas) Itamambuca - Rio Itamambuca (14 semanas) (Fonte: ValeParaibano)

Temporada Acampamento é alternativa aos hotéis

Litoral Norte - Uma boa opção para curtir as praias do Litoral Norte e fugir das pousadas e hotéis convencionais é passar o final de semana acampando em um dos 14 campings de Ubatuba, São Sebastião, Caraguatatuba e Ilhabela. Em meio às barracas, os 'campistas' curtem o clima de aventura e a natureza.
Com preços que variam de R$ 10 a R$ 37,50, alguns dos campings da região oferecem cantinas, restaurantes, chuveiros, estacionamento e serviço de segurança 24h, mas todos têm algo em comum: a recepção e o clima de amizade entre os aventureiros.
Em Ubatuba, há pelo menos seis campings à disposição dos turistas. Eles estão localizados na Vila Picinguaba e nas praias Maranduba, Camburi, Prumirim, Itamambuca e Itaguá. Famoso pela estrutura que oferece aos turistas, o Itaguá Camping é o endereço certo da família do músico Élio de Jesus Bueno, 50 anos, de São Paulo.
"Acampamos em Itaguá há 15 anos. As crianças gostam da natureza e o hotel é aquela coisa de você mudar apenas de 'casa'. Para mim acampar desperta aventura. Todos os anos viajamos com dois carros e trazemos geladeira, fogão, liquidicador e tudo mais que a gente precisa", disse.
Para a dona-de-casa Maria Messias Guimarães Silva, 56 anos, de Goiânia (GO), acampar é a oportunidade de todas as pessoas se sentirem iguais. "Já fiz muitas amizades com engenheiros, mecânicos, médicos e dentistas. Criei os meus filhos acampando."
SÃO SEBASTIÃO - São Sebastião também aposta nos campings. A cidade possui áreas para acampamentos nas praias Grande, Preta, Boiçucanga e Camburi, entre outros lugares.
Segundo o engenheiro Carlos Henrique dos Santos, 27 anos, de São José, há um ditado de quem acampa pela primeira vez acaba voltando. "É uma das melhores coisas da vida", disse.
Em Caraguá, a praia Massaguaçu tem dois campings. Ilhabela possui dois acampamentos, um na Barra Velha e outro no Sino. Todos os campings estão cadastrados nos centros de informações turísticas ou nas prefeituras de cada cidade. (Fonte: ValeParaibano)

Espaço tradicional tem bom movimento

Litoral Norte - No Camping Rio Mar Tio Gato, na praia Itamambuca, em Ubatuba, tem o modelo tradicional dos campings espalhados pelo Litoral Norte. Com chuveiros quentes, banheiros, tanques para lavar roupas, cozinha e estacionamento, o local recebe em média 50 barracas por final de semana. A cantina serve almoço e café-da-manhã", segundo a proprietária Regina Célia Soares, 48 anos. "Estamos a 14 km do centro, mas cinco minutos da praia. As pessoas nem precisam usar de carro", disse. Segundo ela, a diária custa R$ 15 por pessoa.
 (Fonte: ValeParaibano)

Clube de campings funciona com titulo

Litoral Norte - O Camping Clube do Brasil é uma rede de campings que se tornou uma opção de acampamento diferente para os apaixonados pela natureza. Como clubes de campo ou lazer, o camping funciona no esquema de associados, visitantes e convidados com títulos de propriedade. "Há uma série de vantagens como os descontos nas diárias, a segurança e os serviços de infra-estrutura como banheiros, cozinhas e restaurantes", disse Raquel de Souza, 19 anos, do Camping Clube Brasil de Itamambuca. Segundo ela, o título de propriedade para família custa R$ 1.200, o passaporte de casal para um ano custa R$ 420 e a diária R$ 12,50. (Fonte: ValeParaibano)

Turistas elogiam estradas de acesso

Litoral Norte - O acesso tranquilo ao Litoral Norte tem sido cada vez mais um atrativo para quem quer aproveitar o verão na região. Segundo turistas, rodovias como a Tamoios (São José-Caraguá), Mogi-Bertioga (que chega até a costa sul de São Sebastião) e Oswaldo Cruz (Taubaté-Ubatuba, alternativa aos motoristas do Vale de Paraíba, sul de Minas e região do Rio de Janeiro) têm boas condições de tráfego, sinalização adequada, além de serem bem policiadas em dias de congestionamento. Para o bancário Bruno Martorani, 25 anos, a serra é um belo visual para relaxar e curtir o momento. "A Oswaldo Cruz é uma estrada panorâmica. Quando vou à praia aproveito todo o trajeto". (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguá tem a maior rede coletora de esgoto

Caraguatatuba - Dados disponibilizados pela Sabesp indicam que Caraguatatuba é a cidade com maior percentual populacional atendida com rede coletora de esgoto. No total, 32% da comunidade é servida por rede coletora. São Sebastião tem 30% da população atendida, Ubatuba, 28%, e Ilhabela, apenas 4%. Caraguá é também o município do litoral que recebeu maior volume de investimentos da empresa, R$ 400 milhões, seguido por Ubatuba, R$ 239 milhões, São Sebastião, R$ 166 milhões e Ilhabela, R$ 39 milhões, perfazendo um total de R$ 844 milhões. (Fonte: ValeParaibano)

Aguilar concede aumento real para os funcionários
A prefeitura de Caraguatatuba concederá aos servidores uma reposição salarial de 2,81% com base INPC e 2,19% de aumento real a partir do salário de janeiro.

Caraguatatuba - Os servidores municipais de Caraguatatuba receberão, neste mês de janeiro, uma reposição salarial de 2,81% (dois vírgula oitenta e um por cento).
Segundo o secretário de Administração, Pedro Ivo de Sousa Tau, esse reajuste já estava previsto para o orçamento de 2007. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor é adotado como base de reajuste em todos os municípios. É este índice também que é usado para reajustar o Valor Referencial do Município - VRM.
Segundo o prefeito José Pereira de Aguilar, o índice foi determinado de acordo com a alta da inflação que foi também de 2,81%, em 2006. Não satisfeito com essa situação o prefeito Aguilar determinou um aumento real de 2,19% (dois virgula dezenove por cento). " Gostaria de aumentar muito mais o salário, mas por enquanto nosso orçamento não comporta. Com a vinda da base de gás, se Deus quiser, daremos um aumento substancial ", disse Aguilar.
Há mais de 10 anos os funcionários não recebiam um aumento real em seus salários. Além disso, começam a ser pagas também as diferenças das horas extras dos anos de 1998 a 2004.
Com base nos dados da folha de pagamento de dezembro de 2006, a Prefeitura de Caraguatatuba possui um total de 2.157 funcionários, sendo 1.827 estatutários, 160 em cargos de comissão, 50 pelo regime da CLT(Consolidação das Leis Trabalhistas) e 120, entre aposentados e pensionistas. (Fonte: PMC)

Atleta de Caraguá compete em Porto Seguro (BA) nesse domingo

Caraguatatuba - O ano pode ter começado agora, mas os atletas Bolsa Esporte UNIMÓDULO já estão a todo vapor com suas competições. Neste domingo, Elenilson Jesus de Oliveira, o B.A. participa do 5º Campeonato de Supino de Porto Seguro (BA).
Dividido em apenas três categorias, Leve (até 68Kg), Média (até 80Kg) e Pesada (acima de 80Kg), o campeonato é um dos mais difíceis do país. De acordo com B.A., isso acontece por que ele atrai vários competidores pelo bom prêmio em dinheiro.
Na última edição do evento, o peso máximo levantado foi de 200Kg na categoria pesada. Já na categoria de B.A., a média, foram levantados 166Kg e, na leve, 136Kg.
O atleta de Caraguá diz estar confiante. "No último final de semana competi em São José dos Campos e levantei 170Kg". Além do UNIMÓDULO, também apóiam B.A. a Superforma e a Secretaria de Esportes de Caraguá. Para mais informações acesse: www.superforma.com.br. (Fonte: Módulo)

Nota de desaparecimento

Clique para ver em tamanho maiorCaraguatatuba - A estudante Andiara Mendonça de Menezes, 16, de Caraguatatuba, está desaparecida desde o dia 10 de janeiro deste ano. Residindo com seus pais à Rua Bahia, 85, Centro, a menor saiu de casa com uma amiga e não voltou mais para a casa. Andiara estava vestindo saia branca e blusa azul, e calçando sandália rasteira. A estudante tem pele branca, olhos azuis e mede 1,68m. Quem souber do paradeiro da estudante deve comunicar a Polícia. (Fonte: PMC)
Clique para ver em tamanho maior


Fundacc abre inscrições para o projeto Guri

Caraguatatuba - O Pólo Caraguatatuba do Projeto Guri abre inscrições para cursos de Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo acústico, Sax, Flauta, Clarinete, Trompete, Trombone, Percussão e Canto Coral.
Os interessados deverão procurar o próprio Pólo, localizado à Rua Floriano Peixoto, s/nº, no Centro Cultural Poiares, de 22 de janeiro a 2 de fevereiro, das 14 às 18 horas.
As aulas são gratuitas e não é necessário ter o instrumento. O Projeto Guri é uma organização Social de Cultura sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento social e cultural de crianças e jovens por meio do ensino coletivo da música.
Em Caraguá o projeto acontece por meio da parceria entre a Associação Amigos do Projeto Guri, Fundacc e o Governo do Estado de São Paulo-Secretaria de Estado da Cultura, além de seus diversos patrocinadores.
Projeto Guri. Acreditar na música é mais que oferecer e transformar. (Fonte: PMC)

5ª Mostra de Cerâmica acontece para a Praça do Caiçara, em Caraguá

Caraguatatuba - A 5ª Mostra de Cerâmica é a nova atração para turistas e moradores a partir desta sexta-feira, dia 19. A mostra acontece na Praça do Caiçara, com a participação de 16 ceramistas, a maioria deles formados pelo projeto Terramar, promovido pela Fundacc-Fundação Cultural de Caraguatauba, em parceria com o ceramista Ben Hur.
A mostra é promovida pela Fundação Cultural de Caraguá e este ano é composta apenas por ceramistas do município. De acordo com a diretora de Cultura, Maria do Carmo Cunha Ferreira, a mostra, que reuniu ceramistas de outros municípios nos anos anteriores, este ano ganhou corpo com os artistas locais, mostrando que a cidade já tem um roteiro de cerâmica.
Faz parte da 5ª Mostra de Cerâmica um torno no qual os ceramistas fazem demonstrações ao vivo para o público. A mostra acontece até o dia 30 de janeiro, das 10 às 22 horas, na Praça do Caiçara, no Pólo Cultural Adaly Coelho Passos.
A diretora da Fundacc, Maria do Carmo, disse que o evento é uma mostra do resultado do projeto desenvolvido na cidade, que formou muitos ceramistas que hoje vivem deste trabalho. A Fundacc abrirá inscrições para novas oficinas de Arte em Cerâmica, em fevereiro, após o Carnaval. Por enquanto o projeto acontece no Centro e no Morro do Algodão, mas poderá abrir em outros bairros, conforme o interesse dos moradores. Mais informações pelo telefone 3883-3737. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Vendaval pára a balsa e assusta banhistas

Ilhabela - Um vendaval que atingiu as praias do Litoral Norte no início da tarde de ontem obrigou a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário) a suspender a travessia de balsa entre São Sebastião e Ilhabela. A travessia ficou interrompida entre 12h e 12h15 período em que as rajadas de vento no canal de São Sebastião chegaram a atingir 60 quilômetros por hora. Durante a manhã, a espera para fazer a travessia chegou a 50 minutos. Nas praias, a ventania durou cerca de meia hora e chegou a assustar os banhistas. Segundo o Corpo de Bombeiros, os ventos não provocaram danos materiais. Também não houve problemas nas estradas, segundo a polícia. (Fonte: ValeParaibano)

Vereador Zeca solicita providências quanto às interdições na SP 131

Ilhabela - O vereador José Jorge Pereira (Zeca) enviou um ofício ao delegado de Polícia de Ilhabela, o Dr. José Luiz Tibiriçá, solicitando que interrupções do trânsito sejam realizadas em períodos noturnos, nos casos de acidentes sem vítima e em casos em que o veículo envolvido não esteja impedindo o fluxo viário.
Segundo o parlamentar, esta solicitação surgiu em razão de um fato ocorrido na manhã de hoje (19/01). Uma interdição na Rodovia SP 131 devido à retirada de um automóvel, que havia caído na costeira no trecho do bairro Portinho, provocou um grande congestionamento.
Zeca explica que, segundo informações obtidas no local, o acidente ocorreu às 4 horas da manhã, porém o guincho chegou para a retirada às 7 horas causando interrupção total do trânsito por mais de duas horas.
“Devemos considerar que a estrada é a única via de acesso neste trecho e que não há outras alternativas para desviar do caminho. Outro grande agravante é o horário em que foi retirado o veículo. Logo pela manhã já existe normalmente um maior fluxo de veículos, justamente por ser o início do horário comercial quando os moradores se deslocam de suas cassa para seus locais de trabalho - além de ser um período de temporada, com uma grande presença de turistas”, comenta o vereador. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Peixe mata pescador em S. Sebastião

São Sebastião - Um fato raro ocorreu na semana passada, na praia da Enseada, região norte de São Sebastião. Um pescador morreu após ser atingido pelo ferrão de um bagre.
O pescador Jairo Adão de Oliveira, 40 anos, foi atingido no peito pelo ferrão do bagre, quando retirava a rede de pesca do mar.
Oliveira teria abraçado a rede dentro da água e o ferrão do peixe atingiu seu coração. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu antes de dar entrada no hospital da cidade.
O laudo emitido pelo IML (Instituto Médico Legal) constatou que a causa da morte teria sido uma hemorragia interna de tórax com lesão no coração causados por instrumento ferro cortante.
O bagre é um peixe bastante comum nas praias do Litoral Norte. A espécie, segundo pescadores, pode atingir até 50 centímetros de comprimento.
O peixe possui três ferrões, instalados no dorso e nas laterais, que podem causar graves ferimentos. Na espécie conhecida como bagre bandeira os ferrões injetam substâncias tóxicas, que provocam fortes dores nos locais atingidos.
O acidente fatal surpreendeu os pescadores da região. "Ele jamais deveria ter abraçado a rede", disse o presidente da colônia de pesca de São Sebastião, Guilmer Puertas.
"Sempre soube de ferimentos provocados pelos ferrões de bagres e arraias. É a primeira morte causada por ferrão de bagre que constato aqui na região", disse o presidente da colônia de pesca de Caraguá, Anaildo Ezequiel dos Santos. (Fonte: ValeParaibano)

Mais alunos do programa “Caravanas do Conhecimento” chegam a São Sebastião

São Sebastião - Nesta segunda-feira (22/01) São Sebastião recebe mais três delegações do interior paulista, que fazem parte do programa “Caravanas do Conhecimento – interior na praia”. A expectativa é receber aproximadamente mais 150 crianças de 9 a 11 anos das cidades de Andradina, Caconde e Ipaussu.
O principal objetivo do programa é promover o lazer conjugado à educação, onde todos possam ampliar seus conhecimentos históricos e culturais e vivenciar outros costumes.
O grupo chega a cidade por volta das 11h e fica alojado na escola Maria Francisca Tavolaro, no bairro do Pontal da Cruz.
De acordo com o coordenador municipal do ‘Caravanas do Conhecimento”, José Moreira da Silva, o cronograma de atividades preparado para o grupo será o mesmo realizado pela primeira turma do programa que foi embora nesta sexta-feira (19/01).
Segundo José Moreira os alunos farão passeios no Centro Histórico, bairro São Francisco, Rua da Praia, além é claro, de conhecer a praia de Barequeçaba, momento mais esperado do passeio. No alojamento acontece ainda uma apresentação de capoeira, contos e lendas caiçaras e diversas brincadeiras para animar a garotada.
A previsão é de que no Litoral Paulista, oito mil alunos da rede pública vão conhecer o mar pela primeira vez em 196 delegações (com 40 crianças cada), vindas de 190 municípios paulistas.
A realização é do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de São Sebastião por meio da Secretaria de Educação (Seduc) e coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam). Informações pelo (012) 3892-2644 (Fonte: PMSS)

Cerimônia militar marca aniversário do 20º BPMI

São Sebastião - O 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior, responsável pelo policiamento militar de todo o Litoral Norte, comemorou nesta sexta-feira, 19 de janeiro, o 28º aniversário da companhia.
Uma cerimônia militar foi realizada na Praça de Eventos da Rua da Praia, centro de São Sebastião.
Entre as autoridades presentes estavam o subcomandante do CPI-2, tenente-coronel Milton Pousa Júnior, o comandante do 20 Batalhão de Policiamento do Interior, Major PM Evandro Rogério Góes, o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, o prefeito de Caraguatatuba, José Pereira Aguilar, o presidente da Câmara de São Sebastião, Marcos Leopoldino, além de diversas autoridades e secretários municipais.
Na cerimônia, o Batalhão homenageou o policial destaque de 2006, o soldado PM Lírio Trigo Lima, que participou de uma operação em dezembro de 2006 que resultou na prisão de um homicida pertencente a uma facção criminosa. Logo depois, os policiais realizaram um desfile militar, com soldados, carros, motos e cavalaria.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, destacou o serviço prestado pelo Batalhão em todo o Litoral Norte. “Não vamos nos furtar em dar total ajuda ao comando da polícia, seja com aluguéis, alimentação, como até com instalação de câmeras de monitoramento. Queremos dar mais segurança à nossa população”, avalia.
Atualmente, o Batalhão de Polícia Militar do Interior conta com um efetivo de 440 pessoas, entre homens e mulheres, e defende a integridade de aproximadamente 275 mil habitantes no Litoral Norte. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi


Ubatuba tem abertura na área de Arquitetura e Engenharia
Ubatuba faz mostra de arquitetura e engenharia

Ubatuba - A 1º Mostra Fotográfica de Arquitetura e Engenharia de Ubatuba terá sua abertura oficial amanhã. O evento vai até dia 31 e promete se tornar um marco das inovações nas áreas de abrangência da Mostra. Diversos profissionais renomados da região devem participar, entre eles Carlos de Castro Júnior, Eduardo Pedrosa Pitta, Thiago Brunini Pitta, Iris Carneiro, Fabio Madueo, Ricardo Viggiani, Carlos Eduardo Neumann, Vicente Ganzelevitch e Marcelo Cunha Canto. O objetivo principal do evento é mostrar o trabalho dos profissionais. O coquetel de abertura para convidados está marcado para 20h, no Anchieta Café (rua Tamoios, 53, Itaguá), local da exposição. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeito recebe apresentadora do Late Show em seu gabinete

Ubatuba - O prefeito Eduardo Cesar recebeu, na manhã desta sexta-feira, 19, a apresentadora Luiza Mell, que comanda o programa Late Show, da RedeTV! O objetivo da visita foi entrevistar o prefeito sobre o programa de esterilização de cães e gatos, que será realizado por meio de uma unidade móvel que percorrerá os bairros e terá início em fevereiro.
A apresentadora iniciou a entrevista parabenizando o prefeito e afirmando que Ubatuba é uma cidade que respeita os animais. Disse também que será madrinha da campanha de esterilização em Ubatuba e voltará à cidade para inaugurar a unidade móvel. Durante a entrevista, Luiza Mell descobriu que Eduardo Cesar, enquanto vereador, foi autor da lei que proíbe circos com animais de se apresentarem na cidade e elogiou a iniciativa.
Late Show Especial Ubatuba - A equipe Late Show esteve em Ubatuba durante toda esta semana, gravando uma série de reportagens sobre a cidade. O Late Show Especial Ubatuba será apresentado ao longo de quatro domingos, com reportagens sobre pontos turísticos, projetos sociais e ecológicos desenvolvidos no município. A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo, está dando apoio logístico às gravações. O primeiro programa sobre Ubatuba vai ao ar neste domingo, 21, a partir das 17 horas, na RedeTV.
Entre os lugares visitados pela equipe durante as gravações, destacam-se a Praia Vermelha do Norte, Itamambuca, Félix, Aquário de Ubatuba, Museu do Automóvel,
Mirante da Praia Grande, a Gruta que Chora, na praia da Sununga e a Ilha Anchieta, entre outros. Eles realizaram também uma reportagem sobre o projeto social "Escolata", de iniciativa da Secretaria Municipal de Educação.
O programa - O Late Show é um programa que fala do relacionamento entre o homem e os animais. Esse programa está no ar há quatro anos e desde o início deste ano, ampliou a sua área de atuação, inserindo em seu contexto ecologia e meio-ambiente.
A primeira viagem realizada com o intuito de mostrar as belezas naturais, aliadas às belezas de atitudes em relação à natureza foi para a Amazônia, série que rendeu oito reportagens pelo Estado.
O Late show Especial Fernando de Noronha e o Late show Especial Maranhão, segundo a produção do programa, foram "um estrondoso sucesso" e agora, a pedido de Luisa Mell, apresentadora do programa, o desejo é divulgar as belezas de Ubatuba. "Tenho uma relação afetiva com Ubatuba porque venho para cá desde criança. Essa é uma cidade abençoada pelas belezas naturais e tem tudo a ver com a nova fase do nosso programa". (Fonte: PMU)

Novas ações garantem continuidade de atendimento digno à população
O prefeito cumpriu com sua palavra e o atendimento continua funcionando normalmente

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba está adotando uma série de ações para garantir o bom atendimento à saúde, principalmente durante a temporada de verão. A intenção é que os munícipes e turistas não sejam prejudicados devido ao período de transição gerado pela troca de secretários na Secretaria Municipal de Saúde.
Os salários de todos os funcionários da saúde vinculados aos convênios da Santa Casa foram devidamente acertados nesta sexta-feira, 19, como combinado em reunião entre a prefeitura e os trabalhadores. As cestas básicas foram entregues em forma de vale, de tal modo que os funcionários possam utilizá-los diretamente no supermercado.
A enfermeira Maria de Loretto, da Unidade de Saúde da Família do bairro da Estufa II, diz que valeu a pena acreditar na palavra do prefeito: “é justamente nos momentos de dificuldades que esperamos contar com as pessoas. Para isso, bastou um pouco de paciência e acreditar no que o prefeito estava dizendo. Eu sabia que ele cumpriria sua palavra”.
O prefeito Eduardo Cesar garante que este tipo de problema não ocorrerá novamente: “tivemos dificuldades orçamentárias, mas garanto que isso não se repetirá. Não temos intenção alguma em atrapalhar os serviços de saúde, muito pelo contrário, estamos empenhados em ações que visam tão somente a certeza do bom atendimento”.
De acordo com o Superintendente de Atenção Básica à Saúde, Érico Vasconcelos, uma série de fatores contribuiu para esta situação. “Jamais imaginávamos que isto pudesse acontecer. Muitos fatores contribuíram para isso, como por exemplo, os feriados decorrentes das festas de fim de ano, que impediram a prévia comunicação às pessoas envolvidas. Mas estamos certos de que o ocorrido servirá para, entre outras coisas, fortalecer nossas relações e aprimorar o vínculo com os trabalhadores da saúde e nossa população”.
Novos veículos reforçam ações - Ainda dentro das ações que objetivam a melhoria da qualidade do atendimento à saúde em Ubatuba, a prefeitura adquiriu novos veículos que atuarão na prevenção e no controle de doenças. No início do mês chegaram os três carros restantes dos cinco adquiridos para atuarem no controle de vetores do mosquito da dengue. Os veículos estão em processo de licenciamento e começarão a circular em breve.
O prefeito Eduardo Cesar explica que esses carros são importantes por causa da extensão do município. "Ubatuba é uma cidade que possui muitos bairros distantes e de difícil acesso. Se quisermos ter controle sobre a incidência da doença, devemos trabalhar no município como um todo". Segundo dados da Secretaria de Saúde, a dengue continua sob controle em Ubatuba.
Além da Unidade Móvel de Saúde Bucal, que facilita o acesso das comunidades que residem em localidades mais distantes às ações de prevenção e tratamento odontológico,
outro veículo que vai reforçar as ações da prefeitura é a Unidade Móvel de Esterilização de Cães e Gatos. O trailer, que foi adquirido por meio da Secretaria Municipal de Saúde, será utilizado pelo Centro de Controle de Zoonoses para levar o serviço de castração aos bairros da cidade.
Segundo o Superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, tudo indica que as atividades da nova unidade terão início em fevereiro. Para o prefeito Eduardo Cesar, a esterilização dos animais atinge direta e indiretamente a qualidade de vida das pessoas, evitando o abandono de filhotes nas ruas, diminuindo acidentes e riscos de doenças. (Fonte: PMU)

Iniciado estudo para instalação de sistema de esgoto na Picinguaba
“Após várias tentativas frustradas, essa é a primeira vez que um passo está sendo dado, efetivamente, a caminho da execução da obra”

Ubatuba - Uma reunião ocorrida na noite desta quarta-feira, 17, deu o início oficial aos estudos para a implantação de um sistema de esgoto no Bairro da Picinguaba. O encontro aconteceu na escola da Vila de Picinguaba, e envolveu moradores, membros da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba (AEAU), Sociedade Amigos do Bairro da Picinguaba e prefeitura. O começo do levantamento topográfico está previsto para começar na segunda-feira, dia 22, e moradores do bairro estão sendo contratados para auxiliar nesta primeira etapa do projeto.
Segundo o presidente da AEAU, Mauro Bezerra, a instalação de um projeto de instalação do sistema de coleta e tratamento de esgoto no Bairro da Picinguaba é algo que a comunidade vem buscando desde 1993. "Após várias tentativas frustradas, essa é a primeira vez que um passo está sendo dado, efetivamente, a caminho da execução da obra”, disse.
Parceria bem-sucedida - Bezerra lembrou que a verba destinada a essa primeira etapa do projeto foi disponibilizada pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), graças a uma parceria entre a Prefeitura e a AEAU. “Após uma conversa com a prefeitura, a Associação dos Engenheiros tomou a frente dos trabalhos e depois de vários meses de negociações com o Fehidro, finalmente houve o depósito da primeira parcela do dinheiro destinado ao estudo. Este trabalho só está sendo possível por conta da parceria entre a Associação e a Prefeitura de Ubatuba. É gratificante vermos o resultado do nosso trabalho sendo revertido em benefício para a nossa cidade”, disse o presidente da AEAU.
Educação ambiental - O secretário de Arquitetura e Planejamento Urbano da prefeitura, Rafael Ricardi Irineu, falou em nome do prefeito Eduardo Cesar e afirmou estar muito contente com a parceria bem sucedida entre a prefeitura e a AEAU. Rafael falou ainda sobre a contra-partida da prefeitura nesta primeira etapa, que será a instalação de um projeto de Educação Ambiental no bairro. "Nós apoiaremos integralmente o projeto no que for preciso. Contamos com o auxilio da comunidade para os profissionais que estarão trabalhando, dando o maior número de informações possível e permitindo que essas pessoas entrem em suas casas para a medição das propriedades".
As etapas do projeto - A empresa Companhia do Ambiente Ltda, responsável pela coordenação de todos os trabalhos que serão realizados no local, esteve presente na reunião, explicando como acontecerão os trabalhos. A princípio, serão realizados alguns levantamentos sobre a situação topográfica e sócio-econômica do bairro, para depois ser realizado um projeto-básico que apontará alternativas de sistemas de coleta e tratamento. Todo o processo será documentado e, ao seu término, será realizada uma prestação de contas.
Esta primeira etapa é considerada fundamental para a efetiva execução do projeto, pois permitirá a execução de um sistema de coleta e tratamento eficiente. Além disso, esse mesmo estudo poderá ser utilizado posteriormente, em outras obras de melhoria do bairro, como a instalação de um sistema de distribuição de água.
Estiveram presentes: o presidente da AEAU, Eng. Civil Mauro Sérgio Bezerra, o Secretário de Arquitetura e Planejamento, Eng. Civil Rafael Ricardi Irineu, o Assessor de Planejamento da PMU, Sr. René Nakaya, o vice-presidente da Sociedade Amigos do Bairro da Picinguaba, Euler Costa Feijó, conhecido como Lelinho, e comunidade do bairro. (Fonte: PMU)

Carnaval em Ubatuba tem comissão organizadora
A comissão está buscando as melhores formas de promover o Carnaval neste ano

Ubatuba - Com o objetivo de organizar o Carnaval e realizar uma festa cada vez mais bonita em Ubatuba, a prefeitura tomou a iniciativa de montar uma comissão formada por comerciantes, coordenadores de blocos e representantes da prefeitura nas áreas de turismo e de cultura.
A comissão tem se reunido no gabinete da prefeitura para discutir diversos assuntos referentes ao Carnaval 2007 em Ubatuba. Juntos, os componentes da comissão estão decidindo questões relevantes, como: encontrar as melhores formas de promover os desfiles dos blocos, sem que isso impeça o trânsito na Avenida Iperoig, contratação de trio elétrico, implementação do Carnaval à Moda Antiga e outras atrações para moradores e turistas.
Participação - A presidente da Associação dos Comerciantes da Avenida Iperoig, Patrícia Brauer, afirma que os empresários estão satisfeitos por poder opinar e participar das decisões relativas ao Carnaval da cidade. "É a primeira vez na história de Ubatuba que acontece essa abertura por parte da prefeitura. Estamos felizes por podermos colaborar para que o Carnaval seja melhor a cada ano. Nós pretendemos continuar trabalhando juntos, para que o carnaval em Ubatuba tenha uma identidade e se torne mais uma importante atração na nossa cidade".
O prefeito Eduardo Cesar afirma que essa é mais uma atitude que busca o entendimento e a união entre as pessoas, no sentido de implementar o turismo de qualidade em Ubatuba. "Estamos trabalhando participativamente, com todas as partes interessadas e buscando tomar decisões que agradem a todos e beneficiem a coletividade”, concluiu o prefeito.
Além da comerciante Patrícia Brauer, compõem a comissão, os comerciantes: Lupércio Donizetti e Vagner Nogueira. Representando a Fundart, o presidente da Fundação, Pedro Paulo Teixeira Leite e o folclorista Nei Martins. Da Secretaria de Turismo, participam o secretário Luiz Felipe Azevedo e seu assessor, Silvinho Brandão. Cada bloco carnavalesco também tem seu representante: Bloco da Caxorrada - Silvinho Brandão, Bloco do Galo - Fábio, Turma do Funil - Lucile, Água Doce - Eduardo, Recordar é Viver - Dona Ophélia, Itaguá - Walter, Perequê- Açu - Dirceu, Estufa – Pedro e Guaruçá – Julio. (Fonte: PMU)

Ong proporciona lazer a crianças de Ubatuba

Ubatuba - A Organização Não Governamental (Ong) Passatempo Educativo desenvolveu, entre os dias 15 e 20, uma semana de atividades junto à comunidade do bairro do Taquaral e adjacências.Tendo como base a E.M. José Simeão, uma equipe formada por 18 monitores apresentou a cerca de 150 crianças de 6 a 12 anos o programa “Passatempo de Férias”.
O objetivo do “Passatempo de Férias” é proporcionar atividades lúdicas, ricas em conteúdo, em várias áreas de interesse, através de situações práticas. “As crianças, mesmo em férias, aprenderam brincando, através de ações interdisciplinares”, conta a monitora Paula Caroline de Oliveira Souza. “A Secretaria de Educação de Ubatuba e a diretora da escola, Lea Cristina, nos deram todo o apoio necessário para o trabalho da equipe”, completa Paula.
Brincadeiras como flag football (uma variação do futebol americano, sem contato físico), baseball, bingo ecológico, pequenos grandes pintores, reciclagem de papel, cultura indígena e higiene bucal passaram noções de educação ambiental, artes, saúde, ciências, esportes entre outras matérias.
Para a monitora Carina Cintra Fernandes, as crianças de Ubatuba responderam bem às atividades. “A experiência de trabalhar com as crianças de Ubatuba foi muito boa. Todas são muito receptivas e prontas para o aprendizado”, disse Carina.
A Ong Passatempo Educativo existe há seis anos e já promoveu atividades em Paraty (RJ), São Tomé das Letras (MG), Campos do Jordão, Cunha, Eldorado e Águas de São Pedro (SP), sempre em parceria com as Secretarias de Educação.
O Secretário de Educação, Arnaldo da Silva Alves, ressaltou a importância do trabalho da equipe da Ong : “a Secretaria de Educação está sempre pronta para receber projetos como esse, que mesmo nas férias oferece chance de aprendizado para as crianças de Ubatuba. São pessoas que dedicam seu tempo precioso, deixando suas casas para oferecer momentos de lazer educativo às crianças”, disse o secretário. Mais informações sobre a Ong Passatempo Educativo podem ser obtidas no site www.passatempoeducativo.org.br (Fonte: PMU)

Ubatuba recebe últimas turmas do projeto Interior na Praia

Ubatuba - Ubatuba recebe a partir da próxima segunda-feira, 22, a última etapa do projeto “Caravanas do Conhecimento - Interior Na Praia”, versão 2007. Desta vez os alunos de Cajuru, Cândido Rodrigues, Luiz Antonio, Ribeira, Uchoa, Uru e Zacarias (a cidade mais distante desse grupo, 720 quilometros), terão a oportunidade de conhecer o mar.
Além dos alunos, cada delegação terá quatro monitores, um policial militar ou guarda municipal e um motorista, que ficarão alojados na Escola Municipal Padre José de Anchieta. Até agora, delegações de 13 cidades do interior do estado, tiveram oportunidade de conhecer diversas atrações de Ubatuba.
Os alunos conheceram algumas praias, o Projeto Tamar, a pista de skate e a Praça Trópico de Capricórnio, além de realizarem atividades na escola, como teatro, escolha do Garoto e Garota Interior na Praia e diversos passatempos lúdicos. Um presente especial está reservado a alguns alunos de sorte: um vôo panorâmico de helicóptero sobre a cidade. Os visitantes ficam em Ubatuba até a próxima quinta-feira, 25. (Fonte: PMU)

Divulgada convocação do beach soccer de Ubatuba para o campeonato paulista
Equipe jogará no grupo A da competição, que começa na próxima quarta-feira

Ubatuba - O técnico Ednelson Prado anunciou na sexta-feira, 19, a convocação dos 10 jogadores da equipe que representará Ubatuba no 3º Campeonato Paulista de Beach Soccer, a partir da próxima quarta-feira, 24. Para o gol, foram chamados Maicon e Bittencurt; Fabrício, Lagarto e Roni serão os defensores, e Alex, Pérsio, Reginaldo, Osni e Leandro jogarão mais à frente.
“A equipe se conhece e tem chances de chegar entre as melhores do torneio”, comentou o treinador. “Durante a semana fizemos treinamento em dois períodos, porém, com a proximidade da competição, passaremos a apenas um treino por dia”, disse Ednelson. Neste sábado, a equipe realiza coletivo no período da tarde, na praia do Cruzeiro, preparando-se para a estréia no torneio.
Grupos - O sorteio dos grupos aconteceu na última quinta-feira,18, na sede da Federação Paulista de Beach Soccer. Ubatuba ficou no grupo A, ao lado de Guarujá, Santo André e Jacareí; no grupo B estão as equipes de Caraguá, Sumaré, São Paulo e Lorena.
Os jogos do Campeonato Paulista de Beach Soccer serão disputados na arena montada no Centro Educacional e Esportivo Helio Ribeiro, no bairro da Moóca, na capital paulista.
A primeira fase termina dia 26 e os dois melhores colocados de cada grupo disputam a semifinal no dia 27. A final acontece no dia 28 de janeiro. (Fonte: PMU)

Prefeitura realiza Feira de Adoção de Cães e Gatos no próximo sábado

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizará, no sábado, 27, uma Feira de Adoção de filhotes de cães e gatos. O evento acontecerá na Praça Nóbrega, em frente ao antigo Fórum, das 9 às 12h. Os interessados em adotar um animal de estimação devem ter consciência de que eles vão fazer parte do convívio da família durante muitos anos e precisarão, além do carinho e alimentação, de cuidados especiais, como vacinação adequada e visitas ao veterinário.
A veterinária do CCZ, Cláudia Ferraz, afirma que esses cuidados serão muito bem retribuídos pelos bichinhos de estimação. "O importante de ter um animal, independente dele ser de raça ou não, é o carinho e a fidelidade que ele dedica à família que o adota. As pessoas que aceitam a oportunidade de adotar um bichinho ‘vira-latas’ aprendem a gostar do diferente e, geralmente, têm muitas alegrias com eles". (Fonte: PMU)



 



Semana de 19/01 à 25/01/2007

 

CINE PORTO (Ubatuba)
 

"Uma Noite no Museu"
Às 13:30 hs -15:40 hs -17:50 hs -20:00 hs - 22:10 hs.



CINE PASSEIO (Ubatuba)


"Eragon"
Às 14:00 hs.

 

"Happy Feet - O Pinguim"
Ás 16:00 hs - 17:50 hs.

"O Amor Não Tira Férias"
Ás 19:40 hs - 22:10 hs.
 

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Catando conchinhas

Na areia da praia
Cada um cata o que quer
Uns, beliscão de guaruçá
Outros, estrepe no pé

Ou ajuntam histórias
De ossos de jubarte
De mensagens em garrafas
De restos de naufrágios

Eu busco os versos
Do Padre Anchieta
Entre os grãos de areia
E escamas de sereia.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Luz Para Todos
As Comunidades do bairro do Corcovado, Rio Escuro, Praia Dura e Folha Seca agradecem a todos aqueles que colaboraram na implantação do Projeto Luz Para Todos na região.
O Projeto atendeu mais de duzentas pessoas na região, foram mais de dezenove extensões de rede e 190 padrões de luz LPT instalados nestes bairros.
Agradecimentos em especial o empenho do vereador Charles Medeiros e sua assessoria, ao Fernando Antunes da Elektro pela competência e agilidade ao atendimento as comunidades.
Eu, Damião José da Silva, novamente agradeço a soma de esforços realizados e comunico que continuarei o trabalho para colaborar a continuidadde do Programa Luz Para Todos.

Damião José da Silva
Presidente da Associação de Moradores do Bairro Corcovado

1ª Mostra Fotográfica de Arquitetura e Engenharia de Ubatuba
Oi, vim convidar você para o coquetel de lançamento da 1ª Mostra Fotográfica de Arquitetura e Engenharia de Ubatuba .
Ubatuba Casa Show.
Que acontecerá na próxima segunda-feira
dia 22 de janeiro,
a partir das 20 horas,
no Anchieta Café.
Lembrando que a mostra ficará exposta até 31 de janeiro .
Espero você lá.
Beijos

Kakau Di Lorenzo

Conselho Municipal de Saúde de Ubatuba
Carta Aberta à População


O Conselho Municipal de Saúde de Ubatuba (COMUS), por deliberação aprovada em reunião do dia 15/01/2007, torna públicos fatos da Saúde Pública de Ubatuba e suas ações, a saber:

- O Executivo Municipal não enviou à Câmara Municipal projeto de lei aprovado na IV Conferência Municipal de Saúde e posteriormente discutido com esse COMUS, alterando a composição, a forma de escolha dos membros e o regimento do COMUS, provocando com isso a prorrogação do atual mandato dos conselheiros;
- A Secretaria Municipal de Saúde não apresentou ainda o Plano Municipal de Saúde de 2007, obrigatório, e que deve nortear as ações em Saúde no Município, já devidamente aprovadas pela IV conferência Municipal de Saúde desde Maio de 2006;
- A Secretaria Municipal de Saúde não apresenta respostas e propostas convincentes a respeito dos problemas de zoonose no município, notadamente quanto à captura de animais soltos e castração de animais de rua;
- Há déficit de R$ 40.000,00/mês no repasse da prefeitura para a Santa Casa, apenas no convênio PSF, e esse COMUS, ao ser informado a esse respeito, solicitou posicionamento da prefeitura (atual gestora da Santa Casa), em Dezembro de 2006, estando ainda sem resposta a essa questão;
- Provavelmente em decorrência do fato acima, pela primeira vez há atraso e não pagamento de salários de funcionários dos convênios entre prefeitura de Ubatuba e Santa Casa e como a Santa Casa hoje está sobre intervenção da Prefeitura, tal fato é de responsabilidade do executivo local.

Em vista do acima relatado, esse COMUS deliberou por ingressar na Promotoria de Justiça e Cidadania, com ofício no sentido de que o judiciário determine ao executivo que cumpra com suas responsabilidades e que forneça as informações que esse COMUS necessita para exercer suas funções de controle social da saúde pública em Ubatuba.
Também foram cientificados da questão, com solicitação de posicionamento e auxílio, os Conselhos Estadual e Nacional de Saúde (CES e CNS), o ministério da Saúde e o Tribunal de Contas do Estado.
Em relação à Intervenção na Santa Casa, há um novo administrador, que deverá ser auxiliado por contratação de consultoria externa para saneá-la. Apesar de não ter sido cientificado da iniciativa, o COMUS já se posicionou apoiando todas as medidas que transparentemente contribuam para a solução do problema administrativo e funcional que envolve a questão e por conta desse apoio, já solicitamos informações a respeito da situação atual dos convênios, bem como do equilíbrio entre os repasses e os gastos desses convênios. Contamos com isso também com o apoio do Conselho Gestor da Santa Casa.
Esse COMUS está solidário aos funcionários que estão com seus salários em atraso, fez e fará o que estiver ao seu alcance para que os direitos desses trabalhadores sejam respeitados pela administração, bem como irá apurar as responsabilidades sobre o ocorrido.
Finalizando, voltamos a afirmar que tanto essa carta aberta à população, como todos os atos desse Conselho são pautados por decisões tomadas coletivamente e nos encontramos à disposição para qualquer esclarecimento, bem como para o recebimento de informações e denúncias que sejam importantes para a saúde pública de Ubatuba.
Ubatuba, 18 de Janeiro de 2007.

Maurício Moromizato - Presidente (9718-4647)
Guaracira Santos - Secretária executiva (9149-8795)
Amarildo Cesário do Prado - secretaria executiva (9732-9343)
George Worth Mascarenhas - secretaria executiva
Maurício da Silva de Souza - secretaria executiva (3849-5665)
Laércio Fogal Jr. - secretaria executiva (8129-1867).



 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor