Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 23 de Janeiro de 2007 - Nº 1691 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Salvamar alerta sobre os riscos
Unimed faz exames médicos nas praias

Caraguatatuba
Caraguá tem nova programação musical esta semana
Caraguá realiza Mapeamento de Retina
Gobetti está pronto para a Presidência
Lobinho confraterniza com Pastores da Assembléia de Deus
Celsinho agradece apoio em festa de Natal
Aurimar consegue Escola para Praia das Palmeiras
SABRO de Caraguá conquista área de lazer
Caraguá prepara Carnaval interativo em 2007

Ilhabela
-

São Sebastião
Fiscalização apreende pinga e pães mofados no final de semana em São Sebastião
Câmeras de monitoramento flagram tentativa de furto
Apresentações musicais, teatrais e recreativas marcam encerramento do Projeto “Lazer Cidadão”
Barequeçaba recebe 300 pessoas na Arena Recreativa e Esportiva
Jets skis colorem o Canal de São Sebastião durante passeio
Fé e emoção marcam Dia do Padroeiro
Prefeitura repassa mais R$ 200 mil para Hospital de Clínicas de São Sebastião
São Sebastião realiza a primeira regata “Troféus Ventos e Velas”
Espetáculo leva público infantil ao Teatro Municipal


Ubatuba
Três jovens somem no mar em Ubatuba
Paulista de Beach Soccer começa nesta quarta-feira
Renovações de matrículas para escolinhas de esportes começam em fevereiro
Escola divulga gabarito de Vestibulinho
Filipe Toledo vence abertura do Rip Curl Grom Search em Santa Catarina
Fundart elege coordenadores de grupos setoriais para 2007

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Salvamar alerta sobre os riscos

Litoral Norte - O comandante do Salvamar, Carlos Eduardo Smicelato, disse que a maioria das mortes por afogamento na região tem ocorrido após acidente nas costeiras. "As pessoas devem evitar frequentar as costeiras. O risco de acidente é muito grande", disse.
Segundo ele, as costeiras são escorregadias, o que facilita as quedas em direção ao mar. "Além disso, em dias de mar agitado, as ondas acabam arrastando as pessoas para o mar", disse.
Smicelato afirmou que o Salvamar não pode colocar placas nas costeiras por se tratar de área de preservação ambiental, mas sempre instala os avisos preventivos nas proximidades dos rios. "Os banhistas devem consultar os guarda-vidas antes de frequentarem uma praia", disse.
O Salvamar registrou em janeiro duas mortes por afogamento no Litoral Norte, ambas na costa sul de São Sebastião. Uma menina de 14 anos, se afogou no rio Una, na praia Barra do Una, e um jovem morreu afogado após cair de uma costeira na praia de Paúba. (Fonte: ValeParaibano)

Unimed faz exames médicos nas praias

Litoral Norte - A Unimed realiza até o dia 24 de fevereiro nas praias de Caraguatatuba e São Sebastião o programa "Verão Saúde", com o objetivo realizar exames médicos e promover a atividade física nos banhistas. Durante os finais de semana, das 9h às 15h, os profissionais da Unimed montarão uma tenda nas praias para fazer os exames cardíacos. Uma ambulância equipada com UTI também ficará a postos para atendimento de emergência. Cada final de semana vai atender duas praias de uma cidade as principais serão a Martim de Sá, em Caraguá, e Barequeçaba, em São Sebastião. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguá tem nova programação musical esta semana

Caraguatatuba - A programação musical do "Caraguá: verão 2007 é aqui!" da Prefeitura-Secretaria de Turismo, continua esta semana com novos convidados para os shows musicais desta semana.
Na quarta-feira, dia 24, se apresentam gratuitamente na Praça de Eventos Tribo Caiçara, às 20h30; e Forró Pra Jah, às 22 horas - Na quinta-feira, dia 25, são as bandas Bullet Blues, às 8h30; e às 22 horas WE (Hip Hop) - Na sexta-feira, 26, tocam a banda Píer às 8h30 e Petcho (MPB) às 22 horas. No sábado, é vez do grupo Bokaloka.
Conheça o BokaLoka
O grupo surgiu no ano de 1995 com o nome de "Água na Boca", e era formado por Renatinho (vocalista), Toninho Branco (cavaco), Leandro Sapucahy (pandeiro), Layse Sapucahy (percurssão), Robinho (bateria), Pedro Py (teclado), Marcelo (baixo) e Bidú (surdo).
Em 1997 lançou seu primeiro CD "Você vai se amarrar", pela gravadora Indie Records, sendo "Mais uma chance" a primeira música de trabalho.
Em 1998 o segundo CD "Apaixonado". Com as músicas "Apaixonado" e "Shortinho Saint-tropez", sendo as músicas de trabalho.
Em 1999, o terceiro CD "Bokaloka" pela EMI, sendo "Duas Paixões" a música de trabalho.
Em 2000 e 2001, alguns discos ao vivo gravados de shows do Bokaloka foram lançados no mercado alternativo caindo no gosto popular e aumentando ainda mais a popularidade do Bokaloka, já com a nova formação que além de Renatinho e Toninho traz também: Adilson Sorriso (surdo), Juninho Camaleão (percussão) e Tinho (pandeiro). A popularidade dos cd's alternativos foi um dos fatores que levou a gravadora Deck Disc a lançar o CD "Bokaloka Verdade Ao Vivo", que atingiu a marca das 150.000 cópias vendidas, recebendo assim seu primeiro disco de ouro.
Em 2004 ainda pela Deck, lança o CD "Bateu Emoção - Ao Vivo" também disco de ouro pela segunda vez.
Em 2005 já com a nova formação, Toninho e Sorriso dão continuidade ao trabalho do Bokaloka, e lançam o primeiro DVD juntamente com o CD "Ta na Hora - Ao Vivo", com a música "Apaixonado pela sua amiga", a música de trabalho. (Fonte: PMC)

Caraguá realiza Mapeamento de Retina
Cerca de 20% das pessoas atendidas deverão realizar outros exames. O objetivo desse trabalho é o de estabilizar o serviço de oftalmologia na rede

Caraguatatuba - Um mutirão de Mapeamento de Retina (exame oftalmológico), promovido pela prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Saúde atendeu 95 pacientes no sábado, dia 20, durante todo o dia.
De acordo com a secretaria, os pacientes atendidos já estavam na fila de espera há mais de 3 anos e tiveram de ser reavaliados para realizar os exames. A médica da rede fez as consultas e solicitou à secretaria que fosse realizado esse mapeamento. Esses pacientes serão acompanhados durante todo o tratamento. "Iremos receber o diagnóstico dessa primeira fase do exame e daremos continuidade ao tratamento. Cerca de 20% desses com certeza deverão fazer novos exames e só serão liberados quando estiverem totalmente curados", disse o secretário, Olegário Alves dos Santos.
Alves acrescentou que o objetivo desse trabalho é o de estabilizar o serviço de oftalmologia na rede. "O prefeito José Pereira de Aguilar pediu empenho na realização desse mutirão e o nosso objetivo é que outros aconteçam no município", finalizou o secretário. (Fonte: PMC)

Gobetti está pronto para a Presidência
Vereador fala em amadurecimento para a nova função

Caraguatatuba - O Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), da Câmara Municipal de Caraguatatuba se diz pronto e entusiasmado para ocupar pela segunda vez a Presidência da Câmara, no biênio 2007/2008. O Parlamentar se considera mais amadurecido para ocupar o mais importante cargo do Legislativo local.
Gobetti chegou a Presidência pela segunda vez através de Chapa Única e com 9 (nove) dos 10 (dez) votos dos Vereadores do Parlamento Municipal de Caraguatatuba. Antes já foi líder do ex-Prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB) em 2001 e 2002, Presidente da Câmara de 2003 a 2004 e antes de retornar à Presidência era o vice-líder do Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB) em 2006.
O Parlamentar falou sobre o retorno a Presidência como se fosse uma obra inacabada. "Tenho certeza que fiz muito como Presidente, melhorei, dinamizei e estruturei a Casa de Leis, mas sempre fica faltando algo e aquilo que não realizei eu voltei para terminar", disse. A base da gestão de Gobetti a frente da Presidência foi de investimento nos Servidores Públicos, em equipamentos e num melhor e mais rápido trâmite das propostas, de seu protocolo a votação.
Uma certeza que Gobetti leva para esta segunda Presidência é o amadurecimento. "A primeira vez exercemos o cargo foi mais entusiasmo e inspiração. Hoje, passados 3 anos temos mais equilíbrio, estou mais maduro, com os pés mais fincados no chão, deixando a empolgação de lado e observando o hoje, com pensamento no amanhã", frisou.
Mesmo em recesso o Presidente Gobetti convocou funcionários de setores estratégicos como Finanças, Diretoria Geral e Relações Humanas para conhecimento da real situação do Parlamento Municipal, adequação as novas diretrizes de trabalho e acerto de detalhes administrativos. "Temos que deixar a casa em ordem para o início efetivo das atividades em fevereiro", finalizou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Lobinho confraterniza com Pastores da Assembléia de Deus
Jantar brindou o excelente ano de 2006

Caraguatatuba - O Vereador Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho (PSDB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba fechou o ano de 2006 com um jantar aos Pastores e lideranças da Assembléia de Deus - Ministério Madureira na Churrascaria Perón. A confraternização serviu para avaliar o excelente ano de 2006 quanto ao fortalecimento da igreja e a difusão da palavra de Deus.
A Churrascaria Perón, no bairro do Poiares foi palco da confraternização de Pastores e lideranças da Assembléia de Deus - Ministério Madureira, todos acompanhados de suas esposas e liderados pelo Pastor Presidente Marcelo Licarião, juntamente com o Vereador Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho (PSDB), no último dia 14 de dezembro por volta das 20 horas.
A confraternização serviu para aproximar ainda mais os laços de amizade com os membros da igreja e com o Pastor Presidente, Marcelo Licarião, que foi agraciado com o Título de Cidadão Caraguatatubense pelo Vereador Lobinho, que participa da igreja como obreiro, nos cultos de sexta-feira a noite.
Para o Vereador o jantar serviu principalmente para festejar o excelente ano de 2006, que teve uma completa difusão da palavra de Deus e o estreitamento das relações entre os membros da igreja e destes para com o Vereador. "O ano de 2006 foi o grande ano do Senhor, onde espalhamos cada vez mais a sua palavra, fortalecemos a igreja e seus membros. O ano que passou foi de vitórias e conquistas, todas elas apoiadas na nossa comunidade religiosa e por isso agradecemos festejando juntos, pedindo ajuda para mais vitórias neste ano que se inicia", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Celsinho agradece apoio em festa de Natal
Vereador recebe apoio do Condomínio Costa Verde Tabatinga

Caraguatatuba - O Vereador Celso Pereira - Celsinho (PSDB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba não tem motivos para reclamar de 2006. Além de ter sido um ano com diversas vitórias e uma aproximação cada vez maior com a comunidade, o Parlamentar encerrou o ano com uma mega festa de Natal para toda a região norte. O evento recebeu o apoio do Condomínio Costa Verde Tabatinga (CCVT).
A mega festa de Natal aconteceu nos dias 24 e 25 de dezembro, no período da tarde, respectivamente nos bairros do Massaguaçu, Alto do Getuba, Jardim Santa Rosa, Getuba e Tabatinga, para aproximadamente 2 mil crianças, onde não faltou o Papai Noel e a distribuição do Sorvete do Joca e demais brindes de vários patrocinadores. Com isso o Vereador homenageou as crianças de toda a zona norte, que é a sua área política de atuação.
O Parlamentar agradece em especial ao Condomínio Costa Verde Tabatinga (CCVT), na pessoa dos senhores André Nechi e Paulo Semelmann, este presidente do CCVT setores Condomínio e Lotes, pois sem eles a festa não teria o valor e a grandiosidade que teve direito. O CCVT doou os brinquedos distribuídos às crianças de toda a zona norte.
Para o Vereador um ano de vitórias e conquistas deve ser finalizado com uma festa infantil, razão maior do trabalho de um Parlamentar. "O trabalho de um Vereador se baseia na parceria entre o Legislativo e o Executivo e destes com a iniciativa privada, onde quem sai ganhando é a comunidade, principalmente a mais carente. O apoio do CCVT, na pessoa dos meus amigos André Nechi e Paulo Semelmann foi imprescindível, para que as crianças da zona norte tivessem uma festa de Natal a altura de seus sonhos e desejos, pois a nossa razão maior é formar uma geração de cidadãos que visem o progresso e um futuro melhor", disse.
 (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Aurimar consegue Escola para Praia das Palmeiras
Pedido foi feito através de Requerimento e obra teve início em janeiro

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, mesmo durante o recesso continua lutando pela melhoria da qualidade de vida da população. Recentemente a Prefeitura iniciou a obra da Escola de Ensino Fundamental da Praia das Palmeiras, na zona sul da cidade. Esta obra é um pedido de Aurimar datado de 2005.
Com base no Requerimento 130/2005, elaborado em maio, o Vereador Aurimar Mansano solicitou informações ao Executivo sobre a possibilidade de construir uma escola no bairro da Praia das Palmeiras, na zona sul do município, para suprir a demanda de alunos do próprio bairro, bem como do Golfinho, Pontal Santamarina e Jardim Britânia. Atualmente os alunos destas comunidades estudam no bairro do Morro do Algodão, bairro mais próximo da área citada, que devido a isso está superlotada.
Segundo o Vereador a Prefeitura licitou a obra no final de 2006 e iniciou os trabalhos agora em janeiro, com prazo de entrega estimado em 9 meses (270 dias), para que em 2008 a demanda seja reduzida e que os alunos sejam melhor distribuídos por seus bairros de moradia.
Aurimar cita no Requerimento que estes alunos moram distantes da unidade escolar do Morro do Algodão, o que obrigava-os a utilizar transporte coletivo, condução própria ou até longas caminhadas às margens da SP-55, a Rodovia Prestes Maia.
Ao mesmo tempo em que solicitava uma escola para a Praia das Palmeiras, o Vereador, preocupado com a superlotação no Morro do Algodão, na escola Carlos Altero Ortega, elaborou pedido para fosse feita uma ampliação naquela unidade escolar, para reduzir os efeitos da grande ocupação, o que foi respondido positivamente pelo Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB), que ampliou mais 3 (três) salas de aulas, especificamente para o Ensino Fundamental.
Para o Vereador a Educação merece uma atenção especial quanto a sua demanda e logística. "A Educação é importantíssima e pelo menos 3 pontos merecem especial atenção: Conteúdo Didático Demanda e Logística, com atualizações quase que semanais. No caso da Praia das Palmeiras trouxemos mais comodidade aos moradores daquela localidade e quanto ao Morro do Algodão, por ser um bairro que cresce a olhos vistos, se fez necessária a ampliação das salas, para suprir tanto a superlotação quanto a demanda anual. A Educação é o caminho de um Brasil melhor", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

SABRO de Caraguá conquista área de lazer
O espaço beneficiará a população de quatro bairros com atividades de futebol society, ginástica para a Melhor Idade, play ground, praça e projetos de geração de renda

Caraguatatuba - Visando levar qualidade de vida para a população dos bairros Rio do Ouro, Jaraguazinho, Caputera e Ponte Seca, a SABRO (Sociedade Amigos de Bairros do Rio do Ouro) em parceria com a comunidade local conquistou uma área de lazer centralizada com projetos de Geração de Renda da Assistência Social.
O local conta com campo de futebol society iluminado que terá escolinha de futebol com o professor de Educação Física; ginástica para a Melhor Idade; Praça e play ground.
De acordo com o presidente da SABRO, Edmilson Faria Monteiro, mais conhecido como Pena, a iluminação da praça facilitará a realização de eventos no local. "A sala da associação será dividida com a Pastoral da Criança, que realiza trabalhos nos bairros beneficiados", disse.
Pena disse ainda que esse espaço só foi possível graças ao apoio do prefeito José Pereira de Aguilar "Sem o apoio do prefeito Aguilar nada disso seria possível, os moradores dos bairros beneficiados são muito gratos a ele por pensar no bem estar e qualidade de vida da população da cidade, principalmente as crianças que agora têm um local adequado para brincarem e praticar esportes", finalizou. (Fonte: PMC)

Caraguá prepara Carnaval interativo em 2007

Caraguatatuba - Carnaval 2007 "Folia é Aqui!", este é o tema do Carnaval de Caraguatatuba, que promete integrar turistas e moradores dos quatro cantos da cidade, de 17 a 20 de fevereiro. Com bailes populares, desfile de escolas de samba, blocos carnavalescos e o Carnaval de Antigamente, a cidade promete mais um evento divertido e seguro para os foliões.
A Prefeitura de Caraguá-Secretaria de Turismo está programando eventos em toda parte da cidade. Na região central a folia ficará por conta do Carnaval Popular, que acontece na Praça de Eventos, na avenida da praia, e no coreto da Praça do Massaguaçu, sempre a partir das 22 horas. No centro a animação será garantida com o show da Banda Palace.
Grande parte da folia de Caraguá acontecerá na Avenida da praia, com o desfile das escolas de samba e blocos. Este ano as escolas do município contarão a história do carnaval. De acordo com a presidente da Liga das Entidades Carnavalescas de Caraguatatuba, Erzuilla de Araújo Souza, a dona Zú, as escolas embora modestas, já que voltaram a desfilar na avenida no ano passado, prometem um desfile cultural, com muita história para integrar os foliões.
Ainda no centro, a Fundação Cultural de Caraguatatuba promete mais um ano de diversão para toda a família, agitando os coretos da cidade de 17 a 20 de fevereiro. Na Praça Cândido Motta, no centro, o coreto será invadido pelas marchinhas da New Band; os bonecões e máscaras, o concurso de fantasia e de bloco mais animado e a matinê.
O Carnaval de Antigamente também acontece nos bairros. No coreto da Praça do Travessão a animação fica por conta da banda fator RH; no coreto da Praça do Porto Novo que fará a festa dos foliões é a banda Feira Livre; e no coreto do Massaguaçu, a banda Sacarolha. Os bonecões também animarão os coretos dos bairros.
Fundacc promove Oficina de Empapelamento - Visando fomentar e incentivar a arte no período do Carnaval, a Fundação Cultural de Caraguatatuba realiza mais um curso de empapelamento, de 5 a 15 de fevereiro. Os participantes aprenderão a fazer máscaras e até bonecões com papel. A oficina começa dia 5 de fevereiro na Oficina Cultural do Centro. Turistas e moradores de qualquer idade podem participar. O monitor é o artista plástico Jac Costa. Para fazer a inscrição o interessado deve procurar a oficina cultural a partir do dia 5. Endereço: Rua Santos Dumond, Centro. Informações: 3883-3737.
Um pouco da história do Carnaval - Devido às atuais maneiras de se brincar o Carnaval, muita gente pensa que esta festa tem origem na cultura trazida pelos escravos. Mas, ao contrário disso, o carnaval brasileiro se origina no entrudo português e aqui chegou com as primeiras caravelas da colonização. Recebeu também muitas influências das mascaradas italianas e somente no século XX é que recebeu elementos africanos, considerados fundamentais para seu desenvolvimento. Com essa mistura de costumes e tradições tão diferentes, o Carnaval do Brasil é um dos mais famosos do mundo e todos os anos atrai milhares de turistas dos cinco continentes.
Curiosidades
- A figura do Rei Momo, uma das mais marcantes do Carnaval, é inspirada nos bufos - atores portugueses que costumavam representar comédias teatrais para divertir os nobres.
- A primeira música feita exclusivamente para o carnaval foi uma marchinha, "Ó abre alas", composta pela maestrina Chiquinha Gonzaga em 1899.
- Na década de 60 o samba passou a ocupar definitivamente o lugar das velhas marchinhas populares de carnaval nas rádios, nas gravadoras de disco e na televisão. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Fiscalização apreende pinga e pães mofados no final de semana em São Sebastião

São Sebastião - Fiscais de Postura da Secretaria da Fazenda de São Sebastião apreenderam dezenas de pinga embaladas em saches e pães mofados vendidos por ambulantes no final de semana. A mercadoria será inutilizada. Também foram retirados de circulação cervejas, refrigerantes e roupas comercializados por ambulantes irregulares.
Desde o início da temporada de verão a Prefeitura de São Sebastião intensificou a fiscalização nas praias e ruas da cidade para conter a venda de produtos que possam colocar em risco a vida da população e também evitar a ação dos clandestinos.
De acordo com a chefe da Fiscalização de Postura, Cristiane Maria Silva, os saches foram apreendidos na Praça de Eventos da Rua da Praia, na região central. Além do “vendedor” ser irregular, aparentemente a mercadoria está contaminada, pois é visível a sujeira dentro e fora e também não há nenhum indicativo de registro no Ministério da Agricultura ou de algum tipo de inspeção sanitária pelo qual o produto deve passar.
Outro problema grave identificado durante a fiscalização foi a venda de pães mofados que seriam vendidos para lanches. Eles foram encontrados com o ambulante clandestino que trabalhava na praia de Maresias, na Costa Sul.
O chefe de Divisão da Vigilância Sanitária, João Joaquim de Freitas Filho, alerta para esses riscos. “O consumidor pode até contrair uma doença de consumir produto estragado.” Os dois produtos serão inutilizados pela Prefeitura.
Tanto a Fiscalização de Postura como da Saúde orienta a população a adquirir apenas produtos que tenham registro nos órgãos competentes, até porque tem como reclamar em caso de algum incidente.
Shows - Ainda durante o final de semana foram apreendidas centenas de latas de cervejas vendidas na área onde aconteceram os shows da Festa do Padroeiro. Segundo Cristiane Silva, não houve autorização para nenhum ambulante, mesmo os regulares, venderem na Praça de Eventos. “Toda mercadoria encontrada nessa área será recolhida.”
Os produtos perecíveis em bom estado serão doados para entidades assistenciais. Os não perecíveis serão entregues para o Fundo Social de Solidariedade. (Fonte: PMSS)

Câmeras de monitoramento flagram tentativa de furto

São Sebastião - As câmeras de monitoramento flagraram na manhã desta segunda-feira, 22 de janeiro, no centro de São Sebastião, uma tentativa de furto. Um grupo de seis menores, que andavam de bicicletas em atitudes suspeitas, foi monitorado por volta das 7h30 pelo Centro Histórico da cidade.
Em determinado momento, o grupo se separou e três deles tentaram arrombar a porta de um veículo corsa, da cor vinho, mas como o alarme disparou, eles se evadiram do local. O episódio ocorreu na Rua Antônio Cândido, atrás do Teatro Municipal. Eles tentavam furtar o rádio/CD do veículo.
Só que eles não contavam que, da sala de monitoramento, o guarda patrimonial de plantão avisou a patrulha da Polícia, que os perseguiu e efetuou a prisão em flagrante dos menores. Eles se encaminhavam em direção ao bairro de São Francisco.
Segundo o secretário de Segurança Urbana, Erwin Edson Aparecido da Mota, os menores foram encaminhados à Delegacia de Polícia de São Sebastião, onde foi registrado o boletim de ocorrência.
“É importante ressaltar que os nossos guardas patrimoniais estão preparados para identificar as ocorrências e avisar imediatamente o comando da polícia”, avalia.
Por serem menores, os pais foram avisados e o delegado de plantão pode solicitar à Vara da Infância e Juventude que os menores sejam acompanhados pelo Conselho Tutelar da cidade.
Policiamento fim de semana - Mesmo com as mais de 100 mil pessoas presentes durante a Festa do Padroeiro neste final de semana, não houve registros de graves ocorrências, apenas desinteligências e consumo de drogas.
O esquema especial contou com 36 pessoas. A PM disponibilizou também uma base móvel, duas viaturas tático-móvel, três motos da Rocam e uma viatura da Rota.
As câmeras não flagraram nenhum tipo de ocorrência, apenas complicações no trânsito.
 (Fonte: PMSS)

Apresentações musicais, teatrais e recreativas marcam encerramento do Projeto “Lazer Cidadão”

São Sebastião - Mais de 100 alunos da Escola Municipal de Barequeçaba participaram no sábado (20/01) do encerramento do Projeto “Lazer Cidadão”. Presente à cerimônia toda a equipe escolar, voluntários, monitores, pais e a secretária de Educação, Marilene Ramachotti Leite.
A solenidade contou com a certificação dos alunos, apresentações teatrais e musicais, premiação das equipes vencedoras da grande gincana, além do “aluno revelação”. Após o encerramento, foi servido um grande almoço para os presentes.
A diretora da E.M de Barequeçaba, Edilene Alves de Matos Campos, declarou estar contente pela escola concluir mais um ano do projeto pelo fato do desenvolvimento ser de forma lúdica e com envolvimento de todos. “Nossa programação especial envolveu até um ‘acampadentro’ com caça ao tesouro onde os alunos procuraram pistas por toda a escola com o auxílio de lanterna além de um jantar tropical”, disse Edilene.
De acordo com Marilene Ramachotti, todas as atividades, oficinas e aprendizagem não serão esquecidas pelos alunos. “Os pais estão de parabéns pelos filhos que têm. Este projeto já é sucesso no bairro e não terá fim”, disse a secretária.
A equipe campeã da gincana foi a “Bomba”, seguida por “Relâmpago” (2° lugar), “Vitória” (3° lugar) e “Dragon” (4° lugar). Os alunos Igor Carvalho de Laura Silva (Relâmpago), Thaísa Aires Bertolini (Bomba), Jonathan Barbosa dos Santos (Vitória) e Bruno Bertolino (Dragon) foram os destaques da categoria “aluno revelação”, escolhidos pela equipe da Unidade Escolar.
A mãe Sílvia Helena de Souza, 25 anos, que passa o dia todo fora de casa, aprovou o projeto. “É a segunda vez que minha filha Bruna, de cinco anos, participa do projeto e ela adora. Eu aprovo essa iniciativa, pois é uma forma da escola acolher o aluno e proporcionar em período de férias mais aprendizagem e recreação”, afirmou Sílvia.
Lazer Cidadão - O "Lazer Cidadão" é realizado devido a 90% dos alunos da EM Barequeçaba serem filhos de caseiros, jardineiros, zeladores, empregadas domésticas e cozinheiros que têm trabalho redobrado nesta época do ano com a chegada dos donos dos imóveis que passam as férias na cidade. Informações pelo telefone (12) 3862-7202 ou 3892-2644. (Fonte: PMSS)

Barequeçaba recebe 300 pessoas na Arena Recreativa e Esportiva

São Sebastião - Foi realizada no último fim de semana na praia de Barequeçaba em São Sebastião, mais uma edição da Arena Recreativa e Esportiva de verão promovida pela Secretaria de Esportes (Seesp) da Prefeitura. De acordo com a Seesp, cerca de 300 pessoas participaram das atividades na areia.
Turistas e moradores aproveitaram a arena que tinha futebol, vôlei, futvôlei, basquete, xadrez, malha, dama, além de aulas de alongamento e aeróbica com os professores da Seesp. Para a criançada, os monitores da Secretaria realizaram muita recreação com diversas brincadeiras.
De acordo com o morador de Barequeçaba, Thomas Rosseto Moura, 10 anos, a Arena foi muito legal, pois ele pôde se divertir e fazer novos amigos. “Gostei de todos os brinquedos, mas o meu preferido foi o futebol de sabão”, disse Moura.
A próxima edição do programa de verão da Seesp está agendada para este fim de semana (27 e 28/01) a partir das 10h na praia da Enseada, na Costa Norte. Informações pelo telefone (12) 3892-6257. (Fonte: PMSS)

Jets skis colorem o Canal de São Sebastião durante passeio

São Sebastião - A primeira edição do Jet Fest, realizado no último sábado (20/01), reuniu cerca de 15 jets skis na praia do Arrastão em São Sebastião. O mau tempo registrado na hora da largada fez alguns participantes desistiram do passeio. Apesar disso, o encontro já foi confirmado para 2008.
Mas quem foi não se arrependeu. Caso do empresário paulistano Octávio da Cruz Freitas Júnior, 43 anos, que enfrentou as marolas e foi com colegas até a Cigarras, na Costa Norte, e depois até a praia Grande, sentindo sul, retornando e parando na Casa da Vela, na Praia Deserta, onde houve uma confraternização com os participantes.
“Acho que esses eventos são importantes para reunir os amantes do jet e também movimentar ainda mais a cidade.” Essa também é a opinião do engenheiro Rodnei Neves, 44 anos, de São Paulo, que soube da iniciativa e aproveitou que estava em São Sebastião para se reunir com amigos. “A cidade está de parabéns por essa iniciativa.”
Junto com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), o encontro contou com o apoio do comerciante Ivan de Carvalho, da Jet Marine, que convidou seus clientes. “É um evento que tem de entrar para o calendário esportivo do município porque existe público para essa festa.”
A coordenadora o Jet Fest, Sibylle Buckup, disse que só lamentou a virada do tempo, mas que mesmo assim o passeio agradou aos participantes. “É uma iniciativa que daremos continuidade”. (Fonte: PMSS)

Fé e emoção marcam Dia do Padroeiro

São Sebastião - Cerca de 5 mil pessoas participaram no final da tarde do último sábado, 20 de janeiro, da missa campal e da procissão em comemoração ao Dia do Padroeiro, São Sebastião.
A missa, comandada pelo bispo diocesano Dom Antônio Carlos Altieri e pelo pároco de São Sebastião Jaime Matheus, teve ainda a presença de párocos convidados de outras cidades da região, além do prefeito de Caraguatatuba, José Pereira Aguilar, e o anfitrião, Dr. Juan Garcia, prefeito de São Sebastião, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Maria Mota.
A cerimônia durou aproximadamente uma hora e meia. A primeira leitura foi feita pelo prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar. A segunda leitura foi comandada pela primeira dama da cidade vizinha, Rose Aguilar, enquanto a Oração da Assembléia teve a participação do capitão da procissão, Décio Moreira Galvão.
Já o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, encerrou a missa procedendo a leitura de Oração a São Sebastião.
Na platéia, uma multidão acompanhou a cerimônia, entre elas, Adelaide dos Santos, 85 anos, mais de 50 deles participando da procissão.
E o que chamava a atenção na aposentada foi acompanhar a missa toda ao lado da imagem do santo padroeiro da cidade. “Eu fico aqui guardando o santo para ele me proteger”.
Olhos cheios de lágrimas foi percebido na devota Delia Maciel da Silva, 62 anos. Vinda da cidade de Caraguatatuba, ela participa da missa há 11 anos como voluntária.
“Desde que o meu marido faleceu participo da missa. Venho todos os anos cumprindo essa missão. São Sebastião me dá forças para continuar lutando sem ele”.
Logo após a missa campal, o andor com a imagem de São Sebastião foi acompanhado por uma multidão em procissão pelas ruas do Centro Histórico. Na Rua da Praia, a imagem foi recebida por uma queima de fogos. (Fonte: PMSS)

Prefeitura repassa mais R$ 200 mil para Hospital de Clínicas de São Sebastião
Desta maneira, instituição recebe este mês R$ 400 mil para custeio e pagamento de dívidas

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião repassou no final da semana passada mais R$ 200 mil a título de subvenção ao Hospital de Clínicas, por meio da Secretaria de Saúde. Segundo o secretário municipal da Fazenda, Amin Nossabein, a verba visa o pagamento de dívidas com fornecedores e prestadores de serviço à entidade.
Desta maneira, o hospital recebeu R$ 400 mil no mês de janeiro, ou seja, a parcela original de R$ 200 mil mais o adiantamento de outra. A verba também será utilizada para o pagamento de honorários médicos atrasados, referente aos meses de março e outubro do ano passado, que totaliza cerca de R$ 100 mil. “A Prefeitura está começando a sanear as dívidas do hospital. Aos poucos vamos acertar contas da instituição enquanto se estuda a forma que será feita a municipalização”, frisou Amin Nossabein.
A provedoria da Irmandade Coração de Jesus entregou há pouco mais de uma semana o documento oficial para a transmissão da administração do hospital. No momento é feito o estudo para definir qual será o modelo de gestão.
No final do ano passado, além da verba mensal, o município repassou uma suplementação de R$ 800 mil e mais R$ 300 mil para pagamento do 13º dos funcionários. O Hospital de Clínicas acumula uma dívida de aproximadamente R$ 14 milhões. Em dezembro do ano passado, a Irmandade Coração de Jesus aprovou em assembléia a municipalização do hospital. (Fonte: PMSS)

São Sebastião realiza a primeira regata “Troféus Ventos e Velas”

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), realiza nos dias 10 e 11 de fevereiro o “I Troféu Ventos e Velas”. O evento é em parceria com a Federação de Vela do Estado de São Paulo (Fevesp).
A competição será nas classes Optimist, Holder e Dingue e tem como objetivo proporcionar a integração entre os atletas do núcleo do projeto Navega São Paulo.
De acordo com o chefe de divisão de Esportes Náuticos, Rafael Mendes, o evento será constituído de regatas com formatos variados, como competições em equipes e raias próximas à praia. “Essa é uma forma de aproximar velejadores e comunidade, além de fazer com que as pessoas acompanhem as provas.”
Ainda segundo Mendes, além das regatas de vela os atletas participam de outras atividades realizadas paralelamente ao campeonato.
A expectativa é receber atletas do projeto das cidades de Presidente Epitácio, Praia Grande, São Bernardo do Campo, Santos, São Vicente, Cubatão, Barra Bonita, Piraju e Mairiporã.
As regatas acontecerão na praia Deserta, em frente à Casa da Vela, e haverá premiação para as categorias iniciante, feminino, veterano e projeto.
As inscrições podem ser realizadas através da página da Escola de Vela pelo site www.saosebastiao.sp.gov.br/escoladevela. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2106. (Fonte: PMSS)

Espetáculo leva público infantil ao Teatro Municipal

São Sebastião - Dois espetáculos teatrais animaram a garotada no último sábado (20/01) no Teatro Municipal de São Sebastião. Quem passou por lá pôde se divertir com o clássico infantil “João e Maria” e a peça teatral “O Casamento Forçado” baseado na obra original de Moliére, representado pelo Cia Realce e com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).
Na peça “João e Maria” a criançada se divertiu com a história dos dois irmãos que após serem abandonados na floresta pela madrasta se vêem envolvidos em diversas confusões.
De acordo com a “baixinha” Rayane Gonçalves de Lima, 8 anos, a peça foi bem legal, “Eles mostraram a história igual a dos livros infantis, foi muito divertido.”
Já o “Casamento Forçado”, voltado para um público infanto-juvenil, contou com muito humor as trapalhadas do personagem Sganarello, que se via em dúvida com relação ao seu futuro casamento e partia para um vai-e-vem de divertidas consultas em busca de conselhos com alguns profissionais como um filósofo, um cientista e uma cigana.
“A peça é bem dinâmica, pois além dos atores interagirem com o público, tem um diálogo bem agradável”, afirma a turista de São Paulo, Mariana Figueiredo, 24 anos. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi


Três jovens somem no mar em Ubatuba
Equipes do Salvamar retomam hoje as buscas na tentativa de encontrar vítimas, desaparecidas desde domingo

Ubatuba - Equipes do Salvamar (Salvamento Marítimo) tentam localizar três jovens, entre eles, dois irmãos, que estão desaparecidos desde domingo em duas praias em Ubatuba --Vermelha do Norte e da Fazenda.
As buscas contam com ajuda de um helicóptero e duas embarcações, mas o mau tempo tem prejudicado os trabalhos, que foram encerrados às 18h de ontem e serão retomados às 7h de hoje.
Na praia da Fazenda, a 40 quilômetros do centro, desapareceu Douglas, 15 anos, de Tremembé. Ele sumiu por volta das 10h, quando seu caiaque virou enquanto praticava o esporte. Desde então, não foi mais visto.
Já na praia Vermelha do Norte, a 10 quilômetro do centro de Ubatuba, estão desaparecidos desde às 14h40 os irmãos Bruno Lima de Oliveira, 18 anos, e Eduardo Lima de Oliveira, 20, ambos de São Paulo.
Eles foram atingidos por uma onda de dois metros e meio de altura quando caminhavam pela costeira que dá acesso para a praia do Alto. Uma placa no local indicava alto risco de acidente.
Com Bruno e Eduardo estava mais um rapaz, identificado apenas como Aguinaldo, 17 anos. Ele, que é amigo dos irmãos, conseguiu nadar até as pedras e aguardou a ajuda dos guarda-vidas.
RESGATE - Com vários ferimentos provocados pelo choque de seu corpo com as pedras, Aguinaldo foi resgatado e encaminhado à Santa Casa de Ubatuba, onde foi medicado e liberado.
Os guarda-vidas fizeram várias buscas no local, acompanhados pelos familiares das vítimas, durante toda a tarde de domingo, mas não conseguiram encontrar os irmãos.
"Ás ondas estavam altas e a correnteza muito forte", disse Renato Pereira da Silva, 32 anos, um comerciante que participou das buscas. "Eles desrespeitaram a placa de alerta, as condições do mar e os conselhos da própria mãe, que insistiu para que eles não fossem até a costeira", afirmou.
BUSCAS - Segundo o comandante do Salvamar, capitão Carlos Eduardo Smicelato, as buscas contam com o apoio do helicóptero Águia da Polícia Militar, mas até o início da noite de ontem nenhuma das vítimas havia sido localizada.
Smicelato disse que o mau tempo não tem colaborado com os trabalhos de resgate porque o mar está bastante agitado, impedindo que os mergulhadores do Salvamar pudesse vistoriar as áreas de costeira. "Não existe condições de visibilidade por causa do mau tempo", disse.
MILAGRE - Para o comandante é muito difícil a possibilidade de encontrar os três jovens ainda com vida, devido as condições do mar e do tempo. "Só por um milagre", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Paulista de Beach Soccer começa nesta quarta-feira
Ubatuba faz partida de abertura do torneio, contra a equipe de Santo André

Ubatuba - A Federação Paulista de Beach Soccer divulgou a tabela da primeira fase do Campeonato Paulista da modalidade, que começa nesta quarta-feira, 24. O time de Ubatuba faz a partida de abertura do torneio, às 14h30, contra a equipe de Santo André (veja tabela abaixo).
“Não conhecemos o estilo de jogo do adversário, por isso não será uma partida fácil, assim como as outras duas desta fase. Não teremos moleza”, prevê o treinador Ednelson Prado. “Realizamos um bom coletivo no sábado (20), mas na segunda (22) a chuva não permitiu que repetíssemos o trabalho. Se o tempo ajudar, talvez façamos algo leve na terça-feira (23), preparando para a estréia”, disse o treinador.
O secretário de Esportes de Ubatuba, Bittencurt Jr. (que também é o segundo goleiro da equipe), prevê equilíbrio nos jogos. “Não temos informações sobre o primeiro adversário (Santo André), mas o Guarujá foi vice-campeão dos Regionais em 2005 e Jacareí nos venceu na disputa do bronze em 2006, em um jogo bastante difícil. Não existe favorito no grupo”, afirma o secretário.
A equipe embarca para São Paulo na quarta-feira, 24, às 7h e participa do congresso técnico, na sede da Federação Paulista de Beach Soccer. Após o almoço a equipe ruma para o Centro Educacional e Esportivo Hélio Ribeiro, no bairro da Mooca, onde participa da abertura do torneio.
Sistema de disputa - As equipes são divididas em dois grupos, com quatro participantes que jogarão entre si. As vitórias em tempo normal valerão três pontos. As vitórias obtidas com prorrogação ou na cobrança de tiros da marca penal valerão dois pontos. Derrotas não terão pontuação.
As duas melhores equipes de cada grupo disputam as semifinais, no dia 27, e as vencedores desta fazem a final no dia 28. As perdedoras da semifinal decidirão a terceira e quarta posições na partida preliminar
O Campeonato Paulista de Beach Soccer é realizado pela Federação Paulista de Beach Soccer, com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer do Estado de SP, Governo do Estado de SP, Prefeitura Municipal da cidade de São Paulo, Universidade São Judas e Umbro.
Tabela da primeira fase

24/01 Quarta-feira: 1ª Rodada
Ubatuba x Santo André; Sumaré x São Paulo; Caraguatatuba x Lorena; Guarujá x Jacareí

25/01 Quinta-feira: 2ª Rodada
Santo André x Jacareí; Lorena x São Paulo; Guaruja x Ubatuba; Caraguatatuba x Sumaré

26/01 Sexta-feira: 3ª Rodada
Sumaré x Lorena; Caraguatatuba x São Paulo; Jacareí x Ubatuba; Guarujá x Santo André
(Fonte: PMU)

Prazo para regularização nos bairros Itaguá e Ipiranguinha está acabando
Os proprietários que não ligarem suas casas às redes de esgoto poderão ser autuados e, posteriormente, multados. O valor da penalidade varia de R$ 150,00 a R$ 1.000,00

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Vigilância Sanitária, em parceria com a Sabesp, realizou, durante todo o mês de dezembro e janeiro, operações "Caça-Esgoto" nos bairros Ipiranguinha e Itaguá. Durante a ação, foram registrados 270 imóveis em situação irregular no Ipiranguinha e cerca de 500 no Itaguá. As residências que não estão interligadas à rede de tratamento de esgoto receberam um prazo de 30 dias para regularizar a situação.
As autuações começarão a ser realizadas assim que as vistorias no bairro do Itaguá forem finalizadas. Os proprietários que não tomarem as medidas necessárias poderão ser autuados e, posteriormente, multados. O valor da penalidade varia entre R$150,00 a R$ 1.000,00
Meio Ambiente e qualidade de vida - A "Operação Caça-Esgoto" foi solicitada pela Promotoria Pública de Meio Ambiente, com o objetivo de minimizar a poluição na cidade. De acordo com a lei, a ligação das casas é obrigatória em bairros que possuem rede de tratamento de esgoto.
Para situações específicas, em que as pessoas não tenham condições de custear as mudanças, a Assistência Social da Sabesp poderá beneficiar os proprietários com a tarifa social. Esse benefício só será empregado se a impossibilidade financeira for devidamente comprovada.
Para o superintendente de proteção à Saúde, Neílton Nogueira, essa adequação é positiva para a cidade em diversos aspectos. "Além de colaborar com o meio ambiente, o tratamento adequado do esgoto melhora a qualidade de vida e preserva a saúde coletiva". (Fonte: PMU)

Renovações de matrículas para escolinhas de esportes começam em fevereiro

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba informa aos alunos das escolinhas de esportes da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que o período para renovação de matrículas acontecerá de 1 a 15 de fevereiro. Os alunos que freqüentaram as escolinhas em 2006 devem procurar a Secretaria das 9h às 11h e das 14h às 17h30.
Novas matrículas - Já as matrículas para 2007 podem ser efetuadas entre os dias 16 e 28. É necessário levar duas fotos 3X4 e cópia da certidão de nascimento. A Secretaria oferece atualmente cursos de surfe (Praia Grande, Perequê-Açu e Maranduba), futebol (quadra da piscina, Taquaral e Silop-Elektro), futsal, natação, vôlei, skate, atletismo e basquete. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3833-3818. (Fonte: PMU)

Escola divulga gabarito de Vestibulinho

Ubatuba - A E.M. Tancredo Neves divulgou o gabarito do vestibulinho, realizado no domingo, 21, para os cursos de Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração, Contabilidade, Secretariado e Turismo. Dos 599 candidatos que preencheram a ficha de inscrição via internet, 325 realizaram a prova, que teve a duração de três horas. “Tudo transcorreu em clima de normalidade”, disse a diretora Rose Marangoni, “Agora vem o trabalho da correção da provas”, finaliza Rose.
O curso de administração teve a maior procura, com 144 candidatos prestando o exame; 75 candidatos concorreram ao curso de contabilidade; 49 tentaram o curso de secretariado e 57 o de turismo. São quarenta e cinco vagas para cada curso. O gabarito estará afixado no mural da Escola e na Secretaria Municipal da Educação
A relação com a classificação dos alunos aprovados também será publicada na imprensa local e afixado na E.M. Presidente Tancredo de Almeida Neves e na Secretaria Municipal de Educação, no dia 27 de janeiro de 2007. (Fonte: PMU)

Filipe Toledo vence abertura do Rip Curl Grom Search em Santa Catarina
O ubatubense busca repetir o resultado do ano passado, quando foi campeão do circuito

Ubatuba - O surfista ubatubense Felipe Toledo venceu a categoria grommets na etapa de abertura do 8º Rip Curl Grom Search, na Guarda do Embaú, em Palhoça (SC). O evento reuniu surfistas com até 16 anos de idade, divididos em quatro categorias: iniciantes (no máximo 14 anos) e grommets ou infantil (limite de 12 anos), mirim e feminino.
Rumo ao bi - Em um confronto emocionante, Filipe Toledo virou a bateria nos segundos finais e conquistou a vitória na categoria grommets, cuja final foi disputada no sábado, 20. O atleta Wesley Santos liderou praticamente toda a bateria, mas Filipe, campeão em 2006, conseguiu nota em sua última onda e venceu por uma diferença de 0,75 pontos (12,75 a 12). “Foi minha primeira vez nessa praia, e acho que foi um bom resultado na estréia. O mar estava pesado, mas a vitória veio no final da bateria. Quero tentar repetir 2006, quando venci todas as etapas”, disse Filipe.
A delegação de Ubatuba que viajou com o apoio da Prefeitura Municipal foi chefiada pelo também surfista e bicampeão brasileiro, Ricardo Toledo, e contou com os seguintes atletas: Letícia Freitas, Carol Araújo, Lucas Santos, Gustavo Araújo, Filipe Toledo, Matheus Toledo, Marco Aurélio, Felipe Chagas Giovani Ferreira, Mauri Leite e Alexsandro Santos.
Agora, o Rip Curl Grom Search segue para o Rio Grande do Norte, com a 2ª etapa nos dias 24 e 25 de fevereiro, logo após o Carnaval, na Praia de Ponta Negra, em Natal. A disputa decisiva será em Ubatuba, na Praia de Itamambuca, nos dias 24 e 25 de março.
Os campeões do Rip Curl Grom Search 2007 serão os surfistas com maior pontuação na soma de duas das três etapas. No caso de empate no ranking, o campeão será o surfista com o melhor resultado na competição decisiva, que acontecerá em Ubatuba.

Resultados da 1ª Etapa
Mirim
1) Nathan Brandi (SP)
2) Sidney Guimarães (SP)
3) Bruno Moraes (SC)
4) Ian Gouveia (PE/SC)

Feminino
1) Gabriela Leite (SC)
2) Monik Santos (PE)
3) Bárbara Muller (SC)
4) Vitória Tebet (SP)

Iniciantes
1) Gabriel Medina (SP)
2) Jessé Mendes (SP)
3) Victor Drews (SC)
4) Mateus Navarro (SC)

Grommets
1) Filipe Toledo (SP)
2) Wesley Santos (SP)
3) Murilo Henrique (SC)
4) Luan Wood (SC)
(Fonte: PMU)

Fundart elege coordenadores de grupos setoriais para 2007
Além da responsabilidade de criar eventos e discussões dentro das áreas em que atuam, os coordenadores, enquanto componentes de um conselho deliberativo, tem poder para opinar e decidir a respeito dos rumos culturais no município

Ubatuba - A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) realizará, no próximo dia 30, das 8 às 19h a eleição dos coordenadores e suplentes dos grupos setoriais que integrarão o conselho deliberativo do ano de 2007. Todas as pessoas cadastradas nos grupos setoriais terão direito a voto. Neste ano, todos os grupos setoriais apresentaram chapas únicas.
O Conselho formado pelos coordenadores é de natureza deliberativa, ou seja, tem poder para opinar e decidir. É também sua função fiscalizar as ações administrativas da entidade. O presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira, diz que o grande desafio e o objetivo do conselho é democratizar o acesso da população às manifestações culturais da cidade. "Tudo o que é feito na Fundart, passa pela aprovação do conselho. Esse grupo é importante, pois representa a vontade da população. Eles discutem, refletem e deliberam sobre as todas as ações da Fundação".
Pedro Paulo explica ainda que, para se candidatar ao cargo de coordenador de algum grupo setorial da Fundart, é necessário, primeiramente, tornar-se membro do conselho e participar ativamente dele. "É preciso que as pessoas se envolvam, criem uma dinâmica de participação nas áreas artísticas das quais elas mais se identificam. Somente dessa forma, o cidadão pode se candidatar à vaga de coordenadoria e interferir nos rumos culturais da nossa cidade”, afirma o presidente da Fundação.

Artes Cênicas e Dança
Fernando José Vasques Gradim – Coordenador
Maria Rita de San Juan Demetrio Zahra – Vice-Coordenadora

Artes Plásticas
Bruno Pizzuto – coordenador
Wladmir Ferreira da Silva – vice

Artesanato
Helena Ottoni Tracchi – coordenadora
Dalva Nunes – vice

Fotografia, Cinema e Vídeo
Flávio Sarlo Pizzutto - coordenador
Fábio Amaro – vice

Folclore e Tradições Populares
Luiz Gustavo Ballio de Morais – coordenador
Élvio de Oliveira Damásio – vice

História e Geografia
Denique Moreira de Rezende – coordenadora
Sérgio de Almeida Siqueira – vice

Literatura
Luiz Roberto de Moura – coordenador
Eduardo de Souza Neto – vice

Música
Ernesto Cardoso Junior – coordenador
Aurora Novello Medina - vice
(Fonte: PMU)

Ubatuba participa do projeto "Excelência em Turismo"
O objetivo do projeto é conhecer e aprender com experiências bem-sucedidas de turismo em países que são referência nos diversos segmentos do turismo

Ubatuba - A cidade de Ubatuba participou da primeira edição do Projeto "Excelência em Turismo – Aprendendo com as Melhores Experiências Internacionais". O representante ubatubense escolhido para participar do evento foi Pedro Orabona, que é presidente da Associação de Operadoras de Mergulho de Ubatuba (Aomu) e do Conselho Municipal de Turismo. Ele foi um dos doze empresários brasileiros que conheceram dois dos mais famosos pólos de turismo de mergulho do mundo: Cancún e a Ilha de Cozumel.
Essa foi uma das seis viagens, que aconteceram em 2005, programadas pelo projeto Excelência em Turismo. Como resultado, um vídeo institucional foi lançado neste mês.
Esse projeto foi viabilizado por meio de uma parceria entre o Ministério do Turismo e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), tendo a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) como executora. Além da viagem voltada para o tema "mergulho", aconteceram também viagens com ênfase no turismo cultural (Espanha), turismo de aventura (Nova Zelândia), ecoturismo (Costa Rica), pesca esportiva (Argentina) e outras especialidades.
Aprendendo com experiências bem sucedidas - O objetivo do projeto é conhecer e aprender com experiências bem-sucedidas de turismo em seis países, que são referência em segmentos do turismo, que poderão ser desenvolvidos ou aprimorados no Brasil. Atualmente, Cancun e a Ilha de Cozumel são referências mundiais em turismo de mergulho e suas águas são das mais procuradas por mergulhadores de diversos países.
Para o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Ubatuba, Pedro Orabona, a participação no Projeto Excelência em Turismo foi muito positiva, pois permitiu que profissionais de cada área de turismo conhecessem o que já existe e faz sucesso nos melhores destinos internacionais. "Conhecendo de perto a realidade de idéias que deram certo em outros países, temos condições de trazer para o Brasil, experiências que ajudarão no desenvolvimento da atividade em nossa região. Outro fator interessante da viagem foi a oportunidade de conversar com profissionais do setor, além do entrosamento com os representantes do Ministério do Turismo, do Sebrae e da Braztoa, que nos ajudaram muito no desenvolvimento dos temas. A partir disso, estamos abrindo canais de comunicação importantíssimos para a colaboração mútua e o desenvolvimento da nossa atividade no Brasil”, afirmou Orabona.
Doze empresas de mergulho de Salvador, Cabo Frio, Ilhabela, Bonito, São Paulo, Ilha Grande, Búzios, Ubatuba, Paraty e Olinda participaram da viagem ao México.
São elas: Bahia Scuba, Cabo Frio Sub, Colonial Diver, Dive Bonito, Dive Tech, Elite Dive Center, Mar Azul, Narwhal, Omnimare, Scuba Point, Seagate e Uma Dive.
Se você ficou interessado pelo assunto e quer saber mais detalhes, o relatório final viagem ao México está disponível em: http://www.braztoa.com.br/site/arquivos/pdfs/2005/relatorio_mexico_ok.doc (Fonte: PMU)

 



Semana de 19/01 à 25/01/2007

 

CINE PORTO (Ubatuba)
 

"Uma Noite no Museu"
Às 13:30 hs -15:40 hs -17:50 hs -20:00 hs - 22:10 hs.



CINE PASSEIO (Ubatuba)


"Eragon"
Às 14:00 hs.

 

"Happy Feet - O Pinguim"
Ás 16:00 hs - 17:50 hs.

"O Amor Não Tira Férias"
Ás 19:40 hs - 22:10 hs.
 

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Caranguejo de água doce

Às margens dos rios ricos
Em vegetação abundante
Águas limpas
E muito peixe
Existe o caranguejo
Mãe do ouro
Não nos deixe.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Campeão Mundial de Powerlifting de Ubatuba
Meu nome é Julio Cesar Conrado, sou advogado e Presidente de Confederação Brasileira de Levantamentos Básicos, Presidente da Federação Sul Americana de Levantamentos de Potência e Vice Presidente para a América do Sul da International Powerlifting Federation.
Desde o ano de 2.000, ocupo o cargo de presidente da Confederação Brasileira de Levantamentos Básicos, entidade reconhecida pelo Ministério dos Esportes, filiada a I.P.F.-International Powerlifting Federation, que hoje encabeça procedimento visando o reconhecimento da modalidade junto ao C.O.I.-Comite Olímpico Internacional.
Corroborando com o que aqui se aduz, aproveito a oportunidade para anexar arquivos contendo documentos, provando a aludida filiação junto à I.P.F., bem como o procedimento, também aqui noticiado, alusivo ao processo de reconhecimento junto ao C.O.I. .
Além disso, Vossas Senhorias, poderão ainda certificar-se da veracidade das alegações aqui dispostas quanto aos cargos que aqui ocupo, acessando os sites www.powerlifting.com.br, site da Confederação Brasileira de Levantamentos Básicos e www.powerlifting-ip.com, onde poderão verificar o cargo que ocupo junto à I.P.F.]
Faz-se necessária toda essa demonstração de origem e procedência, em face da notícia veiculada por essa conceituada instituição jornalística, dando conta de um senhor de nome CLAUDIO ROGÉRIO ALVES NOVAES, teria sido, em tése, campeão mundial, em evento realizado na cidade do Rio de Janeiro, o que o teria qualificado para representar o Brasil nos Jogos Panamericanos de 2007, na aludida cidade Fluminense.
Caros senhores, as inverdades prosseguem ! Diz a mencionada nota que o powerlifting já seria um esporte olímpico e pasmem ! Estaria integrando o quadro de modalidades nos próximos Jogos Olímpicos, a se realizar na cidade Chinesa de Pequim !!
Primeiro fazemos questão de destacar que temos a plena certeza de que essa conceituado veículo de informações apenas faz chegar a seus leitores as notícias e fatos a ele narrados.
Assim, com o escopo de primeiro colaborar para a elucidação dos fatos, fazendo que seus leitores sejam esclarecidos, e, evitando que o nosso esporte, hoje em acessão não seja maculado por pessoas que nunca representaram a modalidade em qiesquer eventos internacionais, a Confederação Brasileira de Levantamentos Básicos informa a Vossas Senhorias que o senhor CLAUDIO ROGÉRIO ALVES NOVAES, NUNCA representou o Brasil, em nossa modalidade, o que por conseguinte faz com que concluamos que o aludido indivíduo também nunca fora campeão mundial da modalidade powerlifting ou traduzido para Língua Portuguesa, Levantamentos Básicos. Igualmente jamais houve evento semelhante ao campeonato em questão na cidade do Rio de Janeiro.
Digo isso constragido, pois gostaria de dizer que é verdade ! Infelizmente, até hoje a melhor colocação que obtivemos foi o quarto do atleta Luciano Duarte, por ocasião Mundial realizado na cidade Norueguesa de Stavanger, na categoria até 90 quilogramas de peso corporal.
Em 2005, ano do alegado título, Vossas Senhorias poderão verificar que o aludido evento realizou-se também em uma cidade litorânea, mas não no Brasil, mas sim em Miami, Estados Unidos da América, onde os campeões nas categorias até 82,5 quilogramas de peso corporal e até 90 quilogramas de peso corporal, foram, respectivamente os atletas Russos Bogdanov Sergey e Tarasenko Andrey, levantando cada um, respectivamente:

no agachamento: Bogadanov-330 kg/Tarasenko-367,5;
no supino: Bogdanov-247,5 kg/Tarasenko-247,5;
no terra: Bogdanov-307,5/Tarasenko-352,5

Quanto teria feito esse senhor ? Onde está o resultado ? Qual site podemos verificar ? Contra quem ele competiu ? Quantos países participaram ?

Seus Ministérios do Esporte ou órgão similares tem ciência desse da participação desses pseudos atletas ?
Perguntamos isso, porque todos os atletas que estiveram na Noruega em 2006 contam com o auxílio Federal.
Outra questão que igualmente não correponde com a verdade dos fatos, diz respeito à assertiva sustentada pelo cidadão em questão de que "nos Jogos Panamericanos ele estará presente representando o Brasil".
Vossas Senhorias podem e devem consultar o site do Comite Olimpico Brasileiro, onde facilmente verificarão que, infelizmente, o powerlifting não fará parte dos jogos.
Ao contrário do contido na notícia em debate, o "Campeonato Panamericano de Powerlifting" e não Jogos Panamericanos, serão realizados não no Rio de Janeiro, mas em São Paulo, nada tendo haver com os Jogos Panamericanos !
Efetivado creio eu, o deslinde de toda a questão, outro ponto que nos causa perplexidade é o fato de até onde pode ir uma inverdade !
Ter a coragem de chegar até o chefe do Poder Executivo, Autoridade máxima do Município, induzindo-o em erro, fazendo-o acreditar em suposto título, com a clara intenção de gozar de benéces públicas !! Isso é muito grave !! Afinal poderemos estar discutindo de erário público !!
Se benefícios houveram, temos a plena certeza de que mediante ao induzimento a erro ! O que queremos é preservar a honra e a retidão com que membros de nossa comunidade desportiva se portam !
Por fim, para que toda essa sucessão de inverdades sejam esclarecidas e punidos os culpados, solicitamos dessa conceituada instituição jornalística, providências no sentido de apurar, retificar e levar a quem de direito os fatos para as providências devidas.

Agradecendo desde já a atenção dispensada, colocando-me à disposição para outros esclarecimentos que se fizerem necessários, subscrevo,

atenciosamente,

Julio Cesar Conrado
Presidente

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Amanhecer no Perequê Açú ©Juliano Gregori

Amanhecer no Perequê Açú
©Juliano Gregori

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor