Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2007 - Nº 1693 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Formandos UNIMÓDULO colam grau nessa seman

Caraguatatuba
Sérgio Astral e Nel Cassorla são atrações no MACC em Caraguá
Caraguá tem nova programação musical esta semana
Skate é atração do fim-de-semana em Caraguá
Visitantes de outras cidades conhecem modelo educacional de Caraguá
Escolas de Caraguá estão com inscrições abertas para a EJA

Ilhabela
-

São Sebastião
Oficina de mosaico marca projeto no CAE da Vila Amélia
Prefeitura e Petrobras organizam Projeto Marceneiro
Autorizado repasse de contribuição à Abramt
Câmara aprova Plano Municipal da Educação para São Sebastião
Seduc divulga resultados do Processo Seletivo de Professores no sábado (27/01)
Kitesurfistas torcem para bons ventos para competição
Praias de São Sebastião: point dos eventos de verão de empresas e TV’s
Seesp abre inscrições para o 2º Campeonato Municipal de Futebol Veteranos
Alunos do “Caravanas do Conhecimento” passeiam pelo Centro Histórico
Festa do Padroeiro recebe “Noite do Pagode”
Seesp abre inscrições para o 2º Campeonato Municipal de Futebol Veteranos


Ubatuba
Procon de Ubatuba atenderá em novo endereço
Projeto Guri de Ubatuba realiza processo de rematrículas e novas matrículas

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Formandos UNIMÓDULO colam grau nessa semana

Litoral Norte - Alunos UNIMÓDULO colam grau em diversas cerimônias realizadas pela instituição até amanhã. Nesse ano, o Centro Universitário Módulo optou por eventos simples, mais direcionados aos alunos e à finalidade de obter o registro dos profissionais.
Nessa segunda-feira foi a vez dos formandos em Administração, Ciências Contábeis e Direito. Hoje colarão grau alunos de Pedagogia, Normal Superior, Letras e Educação Física. Já amanhã a cerimônia é para os de Ciências Biológicas, História, Arquitetura e Urbanismo e Sistemas de Informação.
No evento, presidido pelo coordenador e ratificado em ata pela secretária de cada curso, um aluno é escolhido para fazer o juramento de sua profissão em nome de todos os outros colegas. Após isso, cada um deles assina o livro que confirmará sua formatura.
A cerimônia para os familiares e os amigos ficará por conta de cada turma. Algumas delas contrataram empresas especializadas nesse tipo de evento. "Como os contratos já haviam sido realizados, decidimos fazer como a maioria das instituições de ensino de grande porte", disse o Pró-reitor acadêmico do UNIMÓDULO, Maurício da Silva. "Uma oficial e outra festiva, onde haverá discursos, homenagens, música, fotografia e a festa a que tem direito todo aquele que paga pela cerimônia".  (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Sérgio Astral e Nel Cassorla são atrações no MACC em Caraguá

Caraguatatuba - A Fundação Cultural de Caraguatatuba promove no MACC-Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba duas novas exposições no dia 25 de janeiro, "A Por Art de Sérgio Astral" e "Flashes de uma Diva através de seu Olhar Digital em uma Metrópole", de Nel Cassorla.
Sérgio Astral é um experiente carnavalesco, fotógrafo e designer, que pouco a pouco, está assinando seu nome como um dos mais criativos do cenário paulista. Já pintou algo em torno de 2.600 telas com temas variados que retratam astros do cinema, ídolos da música e heróis de histórias em quadrinhos. Sendo que aproximadamente 500 painéis estão expostos em sua residência, disponíveis para apreciação de visitantes e interessados em adquirí-los.
Sua mais nova série consiste em pintura sobre tecido cru (lonas) para depois servir de revestimento em poltronas e pufes. O resultado final é um design moderno e diferenciado. Com suas exposições em feiras de arte e galerias, Astral tem atraído um público seleto de celebridades que têm interesse de ver seus rostos pintados em estilo Pop Art.
Morando atualmente na região da Avenida Paulista - São Paulo o artista vem sendo considerado por críticos, decoradores, arquitetos e formadores de opinião um grande destaque nas galerias de arte de São Paulo, outros estados e também no exterior.
Vale a pena frisar que o artista exibe um talento multifacetado. Além do trabalho com tinta acrílica, sua técnica fotográfica é bastante apurada. Sua técnica é tão marcante que passa a impressão de serem feitas em serigrafia, fotografia e plotagem, mas na verdade se tratam de pinturas à mão.
Já Nel Cassorla criou uma frase que representasse o nome dos três trabalhos fotográficos, que serão apresentados no Macc: "Flashes de uma Metrópole" (homenagem ao aniversário da cidade de São Paulo), "Divas" (homenagem às atrizes do cinema) e "Olhar Digital"(onde o artista questiona sobre o futuro da humanidade).
Nel Cassorla fez diversos trabalhos na sua trajetória fotográfica, tais como: cobertura do São Paulo Fashion Week, eventos comemorativos dos 450 anos da cidade de São Paulo e foi também um dos vencedores do concurso fotográfico do Metrô(II Concurso Cultural Conheça São Paulo a cada Estação). E recentemente, foi classificado para a final do 13º Photographic Competition Edition 2006 International - Italy.
Atualmente, dedica-se exclusivamente ao desenvolvimento de seu trabalho fotográfico autoral, em que o universo imaginário é construído por colagens, recortes, sobreposições e pinturas.
O público pode conhecer um pouco mais do trabalho de Nel Cassorla no site www.nelcassorla.com.br.
As exposições vão de 25 de janeiro a 15 de abril. O MACC fica na Praça Cândido Motta, 72, Centro. Mais informações 3883-9980. Visitação: de treça a domingo, das 13 às 21 horas até o Carnaval / das 10 às 18 horas após o Carnaval. (Fonte: PMC)

Caraguá tem nova programação musical esta semana

Caraguatatuba - A programação musical do "Caraguá: verão 2007 é aqui!" da Prefeitura-Secretaria de Turismo, continua esta semana com novos convidados para os shows musicais desta semana.
Na quarta-feira, dia 24, se apresentam gratuitamente na Praça de Eventos Tribo Caiçara, às 20h30; e Forró Pra Jah, às 22 horas - Na quinta-feira, dia 25, são as bandas Bullet Blues, às 8h30; e às 22 horas WE (Hip Hop) - Na sexta-feira, 26, tocam a banda Píer às 8h30 e Petcho (MPB) às 22 horas. No sábado, é vez do grupo Bokaloka.
Conheça o BokaLoka
O grupo surgiu no ano de 1995 com o nome de "Água na Boca", e era formado por Renatinho (vocalista), Toninho Branco (cavaco), Leandro Sapucahy (pandeiro), Layse Sapucahy (percurssão), Robinho (bateria), Pedro Py (teclado), Marcelo (baixo) e Bidú (surdo).
Em 1997 lançou seu primeiro CD "Você vai se amarrar", pela gravadora Indie Records, sendo "Mais uma chance" a primeira música de trabalho.
Em 1998 o segundo CD "Apaixonado". Com as músicas "Apaixonado" e "Shortinho Saint-tropez", sendo as músicas de trabalho.
Em 1999, o terceiro CD "Bokaloka" pela EMI, sendo "Duas Paixões" a música de trabalho.
Em 2000 e 2001, alguns discos ao vivo gravados de shows do Bokaloka foram lançados no mercado alternativo caindo no gosto popular e aumentando ainda mais a popularidade do Bokaloka, já com a nova formação que além de Renatinho e Toninho traz também: Adilson Sorriso (surdo), Juninho Camaleão (percussão) e Tinho (pandeiro). A popularidade dos cd's alternativos foi um dos fatores que levou a gravadora Deck Disc a lançar o CD "Bokaloka Verdade Ao Vivo", que atingiu a marca das 150.000 cópias vendidas, recebendo assim seu primeiro disco de ouro.
Em 2004 ainda pela Deck, lança o CD "Bateu Emoção - Ao Vivo" também disco de ouro pela segunda vez.
Em 2005 já com a nova formação, Toninho e Sorriso dão continuidade ao trabalho do Bokaloka, e lançam o primeiro DVD juntamente com o CD "Ta na Hora - Ao Vivo", com a música "Apaixonado pela sua amiga", a música de trabalho. (Fonte: PMC)

Skate é atração do fim-de-semana em Caraguá

Caraguatatuba - Skatistas de Caraguá e região terão diversão garantida no fim-de-semana. Acontece na pista praça Ton Ferreira, região central do município, no dia 27 de janeiro, sábado, às 10h, o Campeonato Municipal de Skate.
As inscrições podem ser feitas antecipadamente na SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, organizadora do evento, ou no dia da competição, das 9h às 10 horas.
Serão disputadas as categorias Mirim de 10 a 13 anos (ano base 1994/1995/1996/1997); Infantil de 14 a 16 anos (ano base 1991/1992/1993); Iniciante masculino; Amador masculino; Sênior masculino acima de 35 anos (ano base 1972) e Feminino livre.
Durante a competição, cada competidor terá direito a duas voltas de um minuto e serão classificados para a final os oitos melhores de cada categoria. Os finalistas farão apenas uma manobra também de um minuto. Para vencer, o juiz da prova irá analisar as manobras mais difíceis, aproveitamento de pista e desempenho dos atletas. "A expectativa é que o campeonato é de atrair cerca de 100 competidores de todo o Litoral Norte e do Vale do Paraíba. Só Caraguá conta com cerca de 60 praticantes da modalidade", disse Marcos Oliveira, técnico da equipe de Skate de Caraguá.
Após a final de todas as categorias serão premiados com troféus as equipes campeãs, as vices e os atletas 3º colocados. Receberão medalhas os competidores que ficarem em 4º e 5º colocados. (Fonte: PMC)

Visitantes de outras cidades conhecem modelo educacional de Caraguá
A Secretaria da Educação de Caraguatatuba recebeu no dia 23 de janeiro, a visita de duas representantes de cidades da Grande São Paulo. Elas vieram ao município conhecer o sistema educacional aplicado em Caraguatatuba.

Caraguatatuba - Duas representantes de cidades da Grande São Paulo estiveram em Caraguatatuba no último dia 23, para conhecer de perto o sistema educacional aplicado no município. Aída Jardim Teixeira, secretária de educação e cultura de Rio Grande da Serra e Alzira Nishikubo, coordenadora geral do Consórcio Intermunicipal do ABC passaram o dia na cidade para obter informações e levar alguns exemplos de Caraguá que poderão ser implantados em outras regiões.
Elas foram recepcionadas pela Secretária da Educação, Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, que mostrou o trabalho que é desenvolvido na cidade, da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos. O foco principal da visita foi a Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Em Rio Grande da Serra, por exemplo, apenas uma escola passou pelo processo de municipalização e por isso, as representantes visitaram Caraguatatuba, que tem 100% das escolas sob a administração da Prefeitura, para conhecer seu funcionamento na prática.
 (Fonte: PMC)

Escolas de Caraguá estão com inscrições abertas para a EJA
Todas as unidades escolares de Caraguatatuba, que oferecem à EJA (Educação para Jovens e Adultos) estão com inscrições abertas para as turmas de 2007. As informações e matrículas podem ser feitas em escolas de norte a sul da cidade.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Educação, já está com as inscrições abertas para os interessados em cursar a EJA (Educação de Jovens e Adultos). O programa é oferecido em diversas unidades de norte a sul do município, do 1º ao 8º ano.
Essa é uma oportunidade para as pessoas que ainda não são alfabetizadas ou que não concluíram o ensino fundamental, que poderão retornar à escola ainda este semestre. A EJA em Caraguatatuba foi preparada especificamente para atender o público juvenil e adulto. As aulas são realizadas no período noturno e são divididas em suplência 1 e 2.
A primeira abrange os quatro primeiros anos do ensino fundamental, que podem ser concluídos na metade do tempo, em dois anos. Já a suplência 2 compreende do quinto ao oitavo ano e também pode ser concluído em dois anos. Isso ocorre porque os cursos são divididos em módulos semestrais. Cada módulo equivale a um ano do ensino regular, o que possibilita a uma pessoa que ingressar no primeiro ano, terminar todo o ensino fundamental em quatro anos.
O aprendizado é adaptado para a faixa etária dos alunos, que atualmente é em média 30 anos. Para se matricular nesse sistema, basta ser maior de 16 anos. Em 2006, a EJA teve um diferencial na cidade, que foi a criação de um livro didático próprio, voltado para o ensino de adultos, que ajudou bastante no desenvolvimento das disciplinas.
Além da EJA, também é oferecido aos alunos de Caraguatatuba o ensino por meio do Telecurso. As aulas são realizadas com utilização de vídeos e possibilitam aos estudantes dessa modalidade, a conclusão do quinto ao oitavo ano no período de um ano e meio. No Telecurso, o aluno não faz uma avaliação contínua do conteúdo estudado e sim, uma prova no final do curso. Se passar nessa avaliação, ele recebe o certificado. A procura pela EJA tem aumentado ano a ano, principalmente devido às exigências cada vez maiores do mercado de trabalho.
Para se matricular na EJA, basta o interessado procurar uma das escolas que oferecem essa modalidade de ensino, no período das 9 às 12h ou das 14 às 17h. As aulas começam em fevereiro.
Escolas que oferecem a EJA:
1º ao 4º ano
EMEF Benedito Inácio Soares - Massaguaçu;
EMEF Profº Oswaldo Ferreira - Casa Branca;
EMEF Profº Luiz Ribeiro Muniz - Martin de Sá;
EMEF João Thimóteo do Rosário - Canta Galo;
EMEF Profª Antonia Ribeiro da Silva - Jardim Califórnia;
EMEF Profº Lúcio Jacinto dos Santos - Tinga;
EMEF Profº Jorge Passos - Jaraguazinho;
EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues - Indaiá;
EMEF Profº João Batista Gardelin - Poiares;
EMEF Profº Alaor Xavier Junqueira - Travessão;
EMEF Geraldo de Lima - Perequê Mirim.

1º ao 8º ano
EMEF Profª Maria Thereza de Souza Castro - Getuba.

Telecurso
EMEF Profº Luiz Ribeiro Muniz - Martin de Sá;
EMEF Profª Antonia Ribeiro da Silva - Jardim Califórnia;
EMEF Profº Jorge Passos - Jaraguazinho;
EMEF Profº Alaor Xavier Junqueira - Travessão;
EMEF Profº João Benedito Marcondes - Barranco Alto.
(Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Oficina de mosaico marca projeto no CAE da Vila Amélia

São Sebastião - Dezenas de pessoas participaram na noite da última terça-feira (23/01), de uma oficina de mosaico promovida pela artista plástica Meire Pereira.
A oficina faz parte do projeto “Ação entre Amigos”, promovido durante todo o mês de janeiro no Centro de Apoio Educacional “Joaquim de Libaino”, no centro de São Sebastião. A coordenação é da professora de Educação Física, Ciça Nogueira.
E a programação continua esta semana. Nos dia 26, 27 e 28 de janeiro, às 19h30, a "Vivência de Yoga" é o tema, com o professor Anderson Allegro, seguida pela dança indiana.
A terapeuta holística Ana Pedras faz no dia 30 de janeiro, às 18h30, a palestra "As Pedras e os Cristais: como utilizá-los para adquirir energia e cura". Encerrando o ciclo do mês de janeiro, no dia 31, haverá palestra com o terapeuta holístico Roberto Coimbra do Prado, com o tema "A importância da busca pela qualidade de vida".
Outras informações com a professora Ciça Nogueira pelo telefone (12) 9102-0408 ou na sede do CAE, na rua Jaime Scarameli, 87. A programação das escolinhas da Secretaria de Esporte no local será retomada no mês de fevereiro. (Fonte: PMSS)

Prefeitura e Petrobras organizam Projeto Marceneiro

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) promoverá a partir deste ano em um galpão localizado no bairro do Topovaradoro, o projeto “Marceneiro”, que possibilitará a adolescentes entre 14 e 18 anos a produção de diversas peças em madeira bem como a sua preparação e arte do objeto.
O projeto é um convênio assinado em dezembro entre a Prefeitura de São Sebastião e a Petrobras, que repassará cerca de R$ 80 mil por mês para a sua realização. O restante será completado com verba municipal, que atinge em média cerca de R$ 130 mil.
Cerca de 40 jovens serão beneficiados com o projeto que tem foco social e prevê a participação de adolescentes que estão em liberdade assistida, encaminhados pelo Conselho Tutelar e beneficiários do programa “Ação Jovem”.
De acordo com a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Ana Margarida Freire, o projeto visa capacitar e dar uma oportunidade aos jovens de baixa renda do município. “Os alunos terão lanche todos os dias do projeto, seguro de acidentes pessoais e a coordenação de uma psicopedagoga”, disse.
Segundo a Setradh, os recursos financeiros também vão servir para a compra de materiais e equipamentos para a utilização durante o curso que terá em média um ano de duração. Serão fornecidos também Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para a segurança dos alunos.
O projeto social será assessorado pela assistente Irma Carretoni Puertas Tavares. Informações podem ser obtidas na Setradh através do telefone (012) 3892-2844 ou no e-mail setradh@saosebastiao.sp.gov.br. (Fonte: PMSS)

Autorizado repasse de contribuição à Abramt

São Sebastião - Foi aprovado por unanimidade em sessão extraordinária da Câmara de São Sebastião, realizada nesta quarta-feira, 23 de novembro, dois projetos de lei que autorizam o município a realizar contribuições financeiras à Abramt (Associação Brasileira dos Municípios com Terminais Marítimos, Fluviais e terrestres para Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural).
O primeiro projeto, o 01/07, autoriza o município a repassar recursos financeiros para a entidade até a importância de R$ 70 mil para contratação de escritório de advocacia e perícia técnica para atuar nas ações judiciais movidas por municípios não Abramt e que tem provocado perdas nos valores dos royalties repassados pela Agência Nacional de Petróleo. O valor do repasse será efetuado em 12 parcelas.
Já o 02/07 autoriza a contribuição associativa de R$ 16,5 mil, que deverão ser repassados, em parcelas trimestrais. Em 2007 o repasse é de R$ 9 mil, enquanto 2008 R$ 6 mil. Já em 2009, a autorização vale só para o primeiro trimestre, no valor de R$ 1,5 (Fonte: PMSS)

Câmara aprova Plano Municipal da Educação para São Sebastião

São Sebastião - Por unanimidade de votos, os vereadores de São Sebastião aprovaram o projeto de lei do Executivo que cria o Plano Municipal de Educação, que vai traçar os objetivos e diretrizes da rede de ensino para a Educação Infantil, Especial, Fundamental e de Jovens e Adultos (EJA).
“Educação para uma vida cidadã” será o lema adotado no Plano Municipal, que foi criado e aprovado em novembro de 2006, depois da realização de uma Conferência Municipal, no Teatro Municipal, e de outras 20 mini-conferências realizadas ao longo dos principais bairros do município.
O Plano Municipal de Educação foi elaborado pelo Instituto de Protagonismo Jovem e Educação (Protagonistés), o mesmo responsável pela elaboração do Plano Nacional, aprovado em 2001 e que serve de base para os municípios.
Segundo a secretária de Educação, Marilene Ramachoti Leite, desde 1997 a criação de um Plano Municipal faz parte da Lei de Diretrizes de Bases da Educação.
“O Plano Nacional de Educação foi criado em 2001 e as outras administrações não se preocuparam em elaborar o Plano Municipal. Conseguimos realizar esse processo em dois anos de governo”, explica. “A aprovação do Plano representa a regulamentação das diretrizes que vão nortear o futuro educacional da nossa cidade”.
Caberá a Secretaria de Educação monitorar a execução do Plano Municipal, a avaliação anual do processo de sua implementação e a divulgação da progressiva realização de suas metas.
Diretrizes - O Plano Municipal de Educação contém as diretrizes estabelecidas como metas para todos os níveis educacionais.
Entre os pontos definidos para a Educação Infantil estão: garantir que a formulação de projetos pedagógicos envolva todos os profissionais da educação, além da própria comunidade; assegurar que, no projeto pedagógico das unidades escolares, seja incluído o atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais, definindo e garantindo recursos disponíveis para Secretaria da Educação e oferecendo formação aos professores em exercício; e possibilitar a iniciação a uma língua estrangeira e a informática com profissionais capacitados na área.
Para o Ensino Fundamental, algumas metas são: organizar ações escolares a fim de que possam oferecer trabalho pedagógico diferenciado em pequenos grupos e ou individualizado aos alunos com dificuldades de aprendizagem, preferencialmente em contra-turno, aos alunos em todas as séries; e ampliar as atividades culturais e esportivas entre as escolas, incentivar a integração do programa de prevenção às drogas e valorização da vida na proposta pedagógica, buscando parcerias para a sua implementação.
As metas para a Educação Especial são: manter o direito à matrícula aos educandos com necessidades educacionais especiais nos programas de Educação Especial e nas classes comuns, respeitando-se a Legislação; proceder à avaliação contínua do aluno, a partir do primeiro ano de vigência do Plano, de modo a subsidiar o trabalho nas salas de recursos com alternativas pedagógicas que dinamizem o processo de aprendizagem e estimulem a inserção do aluno nas classes comuns; e desenvolver junto aos alunos com necessidades educacionais especiais, programa de incentivo à leitura, inclusão digital e todas as formas de cultura, em conjunto com todos os órgãos públicos e privados (biblioteca pública municipal e outros centros de apoio).
Já para a Educação de Jovens e Adultos estão: garantir que as escolas públicas de Ensino Fundamental, localizadas em áreas caracterizadas por analfabetismo e de baixa escolaridade, ofereçam programas de alfabetização e de exames para jovens e adultos, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, garantindo as séries subseqüentes até o término do curso; garantir às pessoas portadoras de necessidades especiais o acesso e permanência às etapas da EJA; e estimular o aluno jovem e adulto na continuidade do ensino básico ou profissionalizante, assim como na busca de outras oportunidades de desenvolvimento cultural. (Fonte: PMSS)

Seduc divulga resultados do Processo Seletivo de Professores no sábado (27/01)

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), divulga neste sábado (27/01), a classificação geral dos participantes do processo seletivo 02/2006 que visa criar cadastro de vagas de professores para a rede municipal de ensino de São Sebastião.
A divulgação dos resultados será publicado nos jornais locais e estará disponível também nos murais do Paço Municipal e Seduc, sites da Prefeitura (www.saosebastiao.sp.gov.br) e Ibam (www.ibamsp-concursos.org.br).
As notas dos projetos e das provas já foram divulgadas e estão disponíveis no Paço Municipal, Seduc e nos sites do Ibam e Prefeitura de São Sebastião. O processo seletivo 02/2006 prevê o preenchimento, de acordo com a necessidade de pessoal, disponibilidade orçamentária da Prefeitura e limites legais para tais despesas e obedecendo a ordem de classificação final, de vagas de Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Fundamental (1ª a 4ª séries), Professor III (5ª a 8ª) para as áreas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Educação Artística, Inglês e Professor de Educação Física. As contratações serão realizadas em caráter temporário.
Informações no site oficial da Prefeitura, www.saosebastiao.sp.gov.br, no link Processo Seletivo, Educação/Professores. O edital do processo seletivo está disponível também no Paço Municipal, na sede da Seduc e no site www.ibamsp-concursos.org.br. A Seduc fica na rua José Agripino do Nascimento, 166, na Vila Amélia. O telefone é o (12) 3892-2644. (Fonte: PMSS)

Kitesurfistas torcem para bons ventos para competição

São Sebastião - Os kitesurfistas que foram participar do 1º Kite Cup, realizado a partir desta quinta-feira, na Praia da Enseada, na Costa Norte de São Sebastião, devem se inscrever a partir das 10h na tenda que será colocada na orla. A organização é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp).
Para o velejador Pedro Carvalho Bueno, o Boca, 19 anos, praticante do esporte, a iniciativa é vista com louvor porque é um incentivo a mais para essa modalidade que a cada ano ganha mais adeptos. “É importante pensar no fortalecimento do esporte que dos 16 melhores colocados no campeonato brasileiro, quatro são do Litoral Norte.” Boca é vice-campeão da modalidade.
Praticante do esporte há quatro anos, o kitesurfista ressalta importância do litoral na prática e torce para que tenha bons ventos nos quatro dias de competição. “Sem vento é horrível porque a gente não consegue sair do lugar.”
O chefe de divisão de Esportes Náuticos, Rafael Mendes, disse que a comissão organizadora ficará na praia até ás 17h, tempo para a saída das baterias para as regatas. Segundo ele, o ideal é que tenham ventos mínimos de 10 a 12 nós (18 a 22 quilômetros por horas).
Serão duas fases de regata, sendo a primeira formatada em uma série de regatas de percursos, no local do evento, e uma outra long distance - da Enseada até a Praça da Vela, no Porto Grande. A classificação será feita através de baterias concorrentes.
Todo dia , às 11h, haverá uma reunião de comandantes onde o Árbitro Geral definirá a programação do dia, número de regatas, eventos paralelos, entre outras situações.
Serão premiados os seis primeiros colocados da série de regatas de percursos e os seis primeiros colocados da regata Long Distance. A entrega de prêmios está prevista para domingo (28/01) antes das 14h. (Fonte: PMSS)

Praias de São Sebastião: point dos eventos de verão de empresas e TV’s

São Sebastião - Quando chega a alta temporada de verão, geralmente o público nas praias de São Sebastião triplica. E com isso, as empresas de promoção, de eventos esportivos e de TV’s migram para a nossa região.
A Comissão de Eventos, ligada a Secretaria da Fazenda, acaba de divulgar uma lista com os eventos autorizados pela Prefeitura de São Sebastião. Para sua autorização, as empresas precisam recolher taxas e apresentar estudos que não vão provocam danos ao meio ambiente e nem poluem as praias.
Até esta quinta-feira, 25 de janeiro, a praia de Maresias recebe uma área de descanso, jogos e música, com a Skol Spirit. Já nos dias 26 e 27 de janeiro, nas praias de Cambury e Maresias, respectivamente, a rede de televisão MTV grava seu programa Overdrive. O MTV Overdrive oferece trechos exclusivos de programas da MTV, milhares de videoclipes, vídeos produzidos pela audiência.
Também até o dia 27 de janeiro, a empresa Fraldas Huggie faz a distribuição de brindes nas praias da Baleia, Juquehy, Barra do Una, Barra do Sahy, Cambury e Maresias.
Está autorizado também no dia 27 de janeiro, na Arena Show Time, em Boiçucanga, o show com a banda Charlie Brown Jr. Até o dia 28 de janeiro, uma tenda de massagem funciona na praia de Juquehy.
Três eventos já foram autorizados pela Prefeitura de São Sebastião. Até o dia 9 de fevereiro, a rede Play TV grava sua programação musical em diversas praias da cidade. Entre os dias 9 e 11 de fevereiro, atividades, brincadeiras e distribuição de brindes serão feitas no Espaço Hello Kitty.
O mês de fevereiro terá distribuição de brindes e amostra de repelente nas praias de Maresias, Boiçucanga, Barequeçaba e Boracéia, promoção da empresa OFF Kids. (Fonte: PMSS)

Seesp abre inscrições para o 2º Campeonato Municipal de Futebol Veteranos

São Sebastião - A Secretaria de Esportes de São Sebastião (Seesp) abre a partir da próxima quinta-feira (1º/02), inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol Veteranos. O intuito é a conscientização de todas as idades para a importância do esporte no tratamento e prevenção das doenças.
Segundo a Seesp o campeonato é voltado unicamente para times de São Sebastião e com diretoria constituída (comprovada com documentação), sendo que os jogadores de linha devem ter no mínimo 40 anos e os goleiros, a partir dos 30 anos. Para cada time a secretaria abriu uma exceção de cinco jogadores com idade de 30 anos.
De acordo com o diretor de eventos da Secretaria de Esporte, José Reis de Jesus, além de promover a integração e saúde para os competidores, será uma oportunidade de lazer para os atletas e também para a família dos veteranos, que prestigiará os jogos.
Para se inscrever o interessado deve ir à Secretaria de Esportes, na rua Euclides de Mattos, 220, Varadouro. As inscrições se encerram no dia 23 de fevereiro.
Mais informações pelo e-mail seesp@saosebastiao.sp.gov.br ou pelos telefones 3892-6257 ou 3892-2106.
Campeonato - Mais de 50 partidas foram realizadas no 1º Campeonato Sebastianense de Veteranos ocorrido em março do ano passado. A competição contou com a participação de 24 equipes e o grande campeão foi o Guarani, do bairro da Enseada. O segundo lugar ficou com o Pau Brasil, de Cambury, e o terceiro lugar foi do Colinas, do Morro do Abrigo. (Fonte: PMSS)

Alunos do “Caravanas do Conhecimento” passeiam pelo Centro Histórico

São Sebastião - São Sebastião não é bonita apenas pelas praias que possui. A cidade mais antiga do Litoral Norte reserva uma história em cada esquina. Pensando nisso, a Prefeitura de São Sebastião por meio das Secretarias de Educação (Seduc) e Cultura e Turismo (Sectur) promoveram na tarde desta quarta-feira (24/01) uma visita dos alunos do programa “Caravanas do Conhecimento – Interior na Praia” ao Centro Histórico do município.
No roteiro foram incluídos lugares como a Casa de Câmara e Cadeia, Casa Esperança, Secretaria de Cultura e Turismo, Rua da Praia, Igreja Matriz e Museu de Arte Sacra. Os alunos estão hospedados na Escola Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, no Pontal da Cruz e já tiveram o primeiro contato com o mar, visitando as praias de Barequeçaba e Cigarras.
Para o aluno Pablo Henrique, 10 anos, vindo da cidade de Andradina, o roteiro para o passeio cultural foi muito bom, pois ele conheceu um pouco sobre a história de São Sebastião. “Estou adorando meu passeio aqui em São Sebastião, mas o que eu mais gostei até agora foi da praia, já fomos quatro vezes”, declarou.
A realização do programa é do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de São Sebastião por meio da Seduc e coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam). Informações pelo (012) 3892-2644. (Fonte: PMSS)

Festa do Padroeiro recebe “Noite do Pagode”

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) promove na noite desta quinta-feira (25/01) a partir das 23h, uma grande noite do pagode dentro da Festa do Padroeiro, na Praça de Eventos da Rua da Praia. O destaque ficará por conta da apresentação do grupo “Toke Divinal”.
Para fazer a abertura do show, o grupo “Dileto” leva ao palco montado no local, seus maiores sucessos da carreira e aquece o público com muito agito e diversão. Logo após, o “Toke Divinal” levará novos e antigos sucessos para o município como “Pequena Princesa”, “Caminhos” e “Súbita Paixão”.
Segundo o vocalista Ricardo Ferreira, a expectativa é atrair um grande número de pessoas para cantar os sucessos do grupo que tem cerca de 10 anos de estrada. “Após a apresentação, vamos ver se lançamos no mercado nosso CD/DVD ao vivo com o show realizado em São Sebastião”, afirmou Ferreira.
É a segunda vez que o grupo se apresenta em São Sebastião, a primeira foi no ano passado no Tebar Praia Clube. “Estamos contentes em estar novamente em São Sebastião, pois o público sempre é carinhoso com a gente, queremos casa cheia”, disse o vocalista. (Fonte: PMSS)

Seesp abre inscrições para o 2º Campeonato Municipal de Futebol Veteranos

São Sebastião - A Secretaria de Esportes de São Sebastião (Seesp) abre a partir da próxima quinta-feira (1º/02), inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol Veteranos. O intuito é a conscientização de todas as idades para a importância do esporte no tratamento e prevenção das doenças.
Segundo a Seesp o campeonato é voltado unicamente para times de São Sebastião e com diretoria constituída (comprovada com documentação), sendo que os jogadores de linha devem ter no mínimo 40 anos e os goleiros, a partir dos 30 anos. Para cada time a secretaria abriu uma exceção de cinco jogadores com idade de 30 anos.
De acordo com o diretor de eventos da Secretaria de Esporte, José Reis de Jesus, além de promover a integração e saúde para os competidores, será uma oportunidade de lazer para os atletas e também para a família dos veteranos, que prestigiará os jogos.
Para se inscrever o interessado deve ir à Secretaria de Esportes, na rua Euclides de Mattos, 220, Varadouro. As inscrições se encerram no dia 23 de fevereiro.
Mais informações pelo e-mail seesp@saosebastiao.sp.gov.br ou pelos telefones 3892-6257 ou 3892-2106.
Campeonato - Mais de 50 partidas foram realizadas no 1º Campeonato Sebastianense de Veteranos ocorrido em março do ano passado. A competição contou com a participação de 24 equipes e o grande campeão foi o Guarani, do bairro da Enseada. O segundo lugar ficou com o Pau Brasil, de Cambury, e o terceiro lugar foi do Colinas, do Morro do Abrigo. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi


Procon de Ubatuba atenderá em novo endereço

Ubatuba - O PROCON – Órgão de Defesa do Consumidor, em Ubatuba, estará atendendo em novo endereço a partir desta sexta-feira, dia 26. Essa é mais uma medida para facilitar ainda mais o atendimento ao munícipe. “No início de nossa gestão ampliamos o horário de atendimento do Procon e agora ele estará funcionando em um local ainda mais central, para que qualquer cidadão possa reivindicar os seus direitos quando se sentir lesado diante de algum estabelecimento”, afirmou o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar.
O novo endereço do Procon a partir de sexta-feira é a rua Coronel Domiciano, 280, no centro. Os telefones continuam os mesmos, sendo o (12) 3833-3022, 3832-6509 e o 3833-5446. O Órgão de Defesa do Consumidor em Ubatuba funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. As reclamações também podem ser feitas pelo e-mail procon@ubatuba.sp.gov.br
(Fonte: PMU)

Projeto Guri de Ubatuba realiza processo de rematrículas e novas matrículas

Ubatuba - O projeto Guri em Ubatuba, que ensina música a alunos e adolescentes, está realizando, até o dia 26, o processo de rematrículas dos alunos que participaram das aulas no ano passado. As inscrições para novos integrantes devem ser feitas entre os dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro. O Projeto inicia as atividades do ano letivo de 2007 no próximo dia 6.
Em Ubatuba, o Projeto Guri, que é realizado pelo governo estadual em parceria com a prefeitura, teve início no ano passado. Desde então, foram disponibilizados, gratuitamente, os cursos de violão, percussão, canto e macheto, que é uma oficina para confecção do instrumento caiçara, chamado rabeca. Os alunos aprendem teoria musical, leitura de partituras e a prática.
A orientadora do projeto em Ubatuba, Rejane Pedra, explica que "o Guri" utiliza a música para promover a inclusão das crianças na sociedade. Uma vez que o pólo de Ubatuba é novo, as expectativas para o ano de 2007 são grandes. "Nós pretendemos realizar apresentações em datas comemorativas, eventos e escolas. Os nossos alunos se sentem valorizados e felizes."
Para as inscrições, as crianças devem comparecer com seus pais ou responsáveis ao pólo que fica na Rua Professor Hans Staden, 770, Centro. Para a renovação ou matrícula, é necessária a apresentação do RG ou certidão de nascimento e comprovante de residência, bem como o RG do responsável. As vagas são limitadas.
O projeto - O Projeto Guri, desde 1995, promove a inclusão social e cultural de crianças e adolescentes de 8 a 18 anos, em diversas cidades do estado. Seu principal objetivo é desenvolver a sociabilidade e a auto-estima dos jovens, transmitindo noções de cidadania, por meio do ensino coletivo da música aos mais diversos segmentos da sociedade.
Presente em 375 pólos, sendo 49 instalados na Fundação do Bem- Estar do Menor (Febem), o Projeto conta com 48 mil alunos participando de suas atividades. Surgiu na Secretaria de Estado de Cultura, e em 1997 foi criada a Associação Amigos do Projeto Guri, que em 2004, foi qualificada como uma Organização Social na área da Cultura, sem fins lucrativos, que colabora técnica e financeiramente para o desenvolvimento do projeto. A entidade possui diversos parceiros, patrocinadores e colaboradores, mas o principal mantenedor do Projeto Guri é o Governo do Estado de São Paulo.
Patrocinadores: Telefônica, Vivo, Motorola, Pirelli, Gelita, AES Tietê, Capuani, EDS, Porto Seguro, Instituto Camargo Corrêa, Bosch, Cia. Vale do Rio Doce, Cipatex, PPE Invex, Sodexho Pass, Hedging-Griffo e Banco Fator.
Colaboradores: Killing, Rock Fibras, Pampili, Klin, Kidy, Kiuty e ITB.
Parceiros: Khan Consultoria e Planejamento
(Fonte: PMU)




CINE PORTO

fone 3833-2066(012)

"Happy Feet - O Pinguim"
Ás 13:50 hs.

"Uma Noite no Museu"
Às 15:40 hs - 17:50 hs -20:00 hs -22:10 hs.



CINE PASSEIO

fone: 3832-2843(012)

LANÇAMENTO NACIONAL !!!!!!!!!!

"A Grande Familia"
ÀS 15:30 hs - 17:40 hs -19:50 hs -22:00 hs.



Semana de 26/01 à 01/02/2007

 

CINE PORTO (Ubatuba)
 

"Happy Feet - O Pinguim"
Ás 13:50 hs.

"Uma Noite no Museu"
Às 15:40 hs - 17:50 hs -20:00 hs -22:10 hs.



CINE PASSEIO (Ubatuba)


"A Grande Familia"
ÀS 15:30 hs - 17:40 hs -19:50 hs -22:00 hs.
 

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Pássaros

Tio Benedito
Fogo-apagou
Bem-te-vi
Corruíra
Mariquita
Tiziu
Tico-tico
Siriri
Quero-quero
Maria-já-é-dia
Tuim
Sem-fim.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

"INGRATIDÃO"
Remexendo em papeis do passado deparei com reações documentadas (minhas e de colegas) à ingratidão de políticos, apoiados para serem eleitos, e que, de posse do poder esqueceram as promessas de campanha, os programas elaborados em conjunto, os interesses do município e as providências planejadas para incentivar seu desenvolvimento.
Quando cobrados sobre não estar honrando a palavra empenhada, sobre os desvios morais e éticos da administração, passaram a caluniar, insultar, denegrir e demitir sem considerar que a eles deviam o cargo eletivo que ocupavam. A ingratidão e a traição foram o pagamento a favores, apoios e militância recebida na campanha eleitoral. As carreiras desses políticos foram encerradas em único mandato. Tentativas posteriores não vingaram. Foram contaminadas pela ingratidão e os desastres anteriores. Não adiantaram promessas e falações bonitas. O povo não tinha esquecido. Os traídos e perseguidos estavam, na boca da urna, para informar os eleitores que, o candidato, não era filho legítimo.
Desde o "MINARETE" de trinta e quatro anos de Ubatuba observo os atropelos, as contradições, as perseguições, as semelhanças da administração do "NUNCA ANTES" com aquelas do passado. A quase infinita ingratidão do BURGOMESTRE com aqueles que o apoiaram, organizaram a campanha, emprestaram imóveis e recursos, subiram morro, amassaram barro, treinaram posturas, fizeram discursos e conquistaram o poder, para ELE, superou todas as ingratidões precedentes.
Alguns dos traídos tem manifestado seus sentimentos e frustrações através da imprensa virtual e escrita.
Outros o fazem nos círculos de amigos e nas conversas individuais.
Terceiros envergonhados afirmam: "DE NOVO JAMAIS".
O PL mensaleiro, que o acolheu e lhe forneceu estrutura e recursos, o expulsou por deslealdade, violação do Estatuto do Partido e ingratidão.
O PT, que lhe emprestou a organização, a militância, a energia e os recursos delubianos, dele desligou-se por não cumprir o conveniado, os compromissos de campanha, e por deslealdade ao programa mais mínimo, previamente assumido.
"NUNCA ANTES" tinha se assistido, a tanta ingratidão, tanta deslealdade, tanta falta de sensibilidade política.
Alguém que emprestou sua casa, de graça, para sede de comitê, tem sido xingado e desprezado de público.
Cabo eleitoral está sendo processado por comissionados a pedido do alcaide. São tantos os comissionados processantes que alguém lembrou a turma do ALI BABÁ.
Colega de palanque, eleito vereador, teve desrespeitada a função fiscalizadora e imunidade parlamentar, por se opor a alguns desmandos.
Para emoldurar o quadro de ingratidão e traição política, dezenas dos que militaram na oposição, insultaram-se mutuamente em campanha, comeram e enfartaram-se em outras mesas e, para o público externo, defenderam outras idéias, posturas, éticas....encontram-se em cargos de confiança e juram fidelidade. Cabe perguntar: Fidelidade a quem e a que?
Cuidado! Ingratidão é doença endêmica incurável!.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, 25 de janeiro de 2007.

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Amanhecer no Perequê Açú ©Juliano Gregori

Amanhecer no Perequê Açú
©Juliano Gregori

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor