Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 30 de Janeiro de 2007 - Nº 1696 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Teatro Mário Covas abre as portas para formandos UNIMÓDULO
Fim das férias esvazia Litoral Norte
Turista se fere ao cair de banana boat

Caraguatatuba
-

Ilhabela
Cruzeiros garantem movimento em Ilhabela

São Sebastião
São Sebastião veta animal na praia
São Sebastião transfere pneus usados para empresa de Jundiaí
Arena Recreativa e Esportiva recebe mais de 1.300 crianças no mês de janeiro
Saúde e Meio Ambiente fiscalizam presença de animais nas praias de São Sebastião
Fiscalização apreende 41 caixas de frutas
Chapa 2 vence eleição no Itatinga
“Era uma vez no circo” promove viagem mágica ao mundo da sabedoria
"Teatro de Rua" continua com inscrições abertas em São Sebastião
Prefeitura assina repasse a entidades na ordem de R$ 2,5 milhões


Ubatuba
Força Nacional monta bloqueio na Rio-Santos
Ubatuba é alvo de pesquisa do Instituto Polis
Matrículas para aprovados no vestibulinho devem ser efetuadas até quarta-feira

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Teatro Mário Covas abre as portas para formandos UNIMÓDULO
Bacharéis em Direito recebem homenagens do prefeito de Caraguá

Litoral Norte - Estudantes da 3ª turma do curso de Direito do Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO participaram da cerimônia festiva de colação de grau na última quinta-feira, dia 25, no Teatro Municipal Mário Covas, em Caraguá. O evento aconteceu após as cerimônias realizadas pela instituição para a entrega do registro dos profissionais.
A cerimônia, que teve como patrono o prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, contou com a presença do Reitor do UNIMÓDULO, Alexandre Gonçalves Nogueira, do coordenador do curso, Marcos Couto, professores, familiares, amigos e convidados, com direito a discursos e homenagens.
A aluna Gloria de Fátima Alves recebeu homenagem da Instituição pelo melhor trabalho de conclusão do curso. Orientada pela professora especialista Márcia Vezzá de Queiroz, abordou o tema "Casamento e união estável no novo Código Civil". Outro homenageado entre os formandos foi Clingel Antonio da Frota, pelo melhor desempenho.
O patrono da turma, prefeito de Caraguá, desejou aos formandos que a cidade, hoje em momento de ascensão, abra espaço para todos. Parabenizou o UNIMÓDULO por ser o primeiro a acreditar neste trabalho, atendendo tantas pessoas em busca de cursos superiores em nossa região. "O Teatro está mais bonito com a presença dos formandos e suas famílias", disse Aguilar.
Para ele, este é um espaço propício para atender pessoas importantes. "Como prefeito fico contente por saber que temos mais profissionais em nossa cidade", disse Aguilar.
O coordenador do curso também deixou sua mensagem aos formandos. "Desde o início eu disse que o curso ia fazer vocês mudarem seus valores, que aperfeiçoaria o senso crítico de cada um", comentou. "Crescemos juntos em conhecimento, sabedoria e humanismo. Se fosse possível definir a principal qualidade de um profissional de direito em uma palavra eu diria: indignação. Este é o verdadeiro espírito deste profissional, se direitos existem, devem ser exigidos, se inviolados, para que sejam cumpridos".
Esta foi a primeira colação de grau realizada no TMC graças ao prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, ter alterado o decreto que proibia esse tipo de evento no espaço. (Fonte: Módulo)

Fim das férias esvazia Litoral Norte
Comerciantes e hoteleiros torcem pelo tempo bom no Carnaval, já que a chuva prejudicou movimento em janeiro

Litoral Norte - Comerciantes e hoteleiros do Litoral Norte garantem que a primeira fase da temporada de verão 2007, encerrada ontem com o início das aulas, foi prejudicada pelas chuvas que atingiram as cidades da região durante todo o mês de janeiro.
O Litoral Norte registrou nesta temporada 30% a mais de turistas, em função da crise no setor aéreo. A partir de ontem, a região registra uma queda de cerca de 70% no movimento turístico.
O presidente da Associação Comercial de Caraguatatuba, Paulo Bijos, afirmou que, mesmo recebendo mais turistas, o movimento comercial foi considerado idêntico ao mesmo período no ano passado.
Segundo ele, o movimento nos hotéis, pousadas, restaurantes, supermercados e postos de gasolina foi excelente, mas os comerciantes de praia foram prejudicados pelas chuvas. "O movimento de turistas foi maior, mas o faturamento no comércio, menor", disse.
A presidente da AHPS (Associação de Hotéis, Pousadas e Similares) de Caraguatatuba, Miriam Patitucci, disse que a temporada foi excelente para o setor hoteleiro. Segundo ela, os 17 estabelecimentos associados à AHPS registraram 80% de ocupação ao longo da temporada.
"Notamos que nesta temporada o tempo de permanência do turistas nos hotéis e pousadas foi maior que o ano passado. Este ano, as reservas foram em média de seis dias. No ano passado, variou de três a cinco dias", afirmou.
O comerciante Ari Carlos Barbosa, do quiosque Canto Bravo, na praia Martin de Sá, a mais movimentada de Caraguá, confirmou que as chuvas prejudicaram, principalmente os quiosqueiros. Segundo ele, o lucro no comércio foi garantido pelo número maior de turistas que a região recebeu na temporada.
Hicham Chaar, dono do quiosque Cantão, na Praia Grande, em Ubatuba, considerou a temporada excelente, mesmo com as chuvas ocorridas em janeiro. "Foi um movimento que surpreendeu a todos", disse.
QUEDA - A Praia Grande, uma das mais procuradas durante a temporada, mesmo com o início das aulas, apresentou ontem movimento um pouco acima do normal de banhistas. Chaar, por exemplo, teve apenas 20 das 80 mesas ocupadas por turistas.
Na praia do Curral, a mais badalada de Ilhabela, o movimento de banhistas foi 50% menor ontem, segundo Gabriela Oliveira, do Restaurante Papagaio, um dos mais frequentados da praia. "A ilha ainda continua atraindo turistas de toda a região", disse.
A expectativa de comerciantes e hoteleiros é que o tempo colabore durante o Carnaval, daqui a duas semanas, e o movimento seja melhor que no ano passado.
TRANQUILIDADE - Para os turistas, com o início das aulas, as praias ficaram mais tranquilas. "Agora, a gente não pega congestionamento nas estradas, não enfrenta dificuldade para estacionar e nem precisa brigar por espaço na areia", disse Carlos André Maciel, de São Paulo, que chegou ontem a Ubatuba.
Já em Ilhabela, as escalas dos navios de cruzeiros mantêm o movimento em alta nesta temporada, mesmo com o final das férias escolares (leia texto nesta página). (Fonte: ValeParaibano)

Turista se fere ao cair de banana boat

Litoral Norte - Uma turista de São Paulo teve ferimentos nas mãos e em uma das pernas após um acidente durante um passeio de banana boat no sábado na praia Martin de Sá, em Caraguatatuba.
A vítima, uma mulher de 44 anos, foi socorrida pelo Salvamar (Salvamento Marítimo) e medicada no Pronto-Socorro.
O acidente ocorreu às 17h50 de sábado. Segundo o Salvamar, a turista teria se ferido durante uma manobra feita pelo piloto da lancha que puxava o banana boat. Os nomes do piloto e da empresa responsável não foram divulgados.
O tenente João Batista Rapace, do Salvamar, disse que a prefeitura será notificada sobre os acidentes ocorridos na cidade. "Vamos recomendar à prefeitura que as manobras radicais sejam proibidas."
Segundo ele, vários usuários têm se machucado quando os pilotos fazem um espécie de 'cavalo-de-pau', lançando os turistas ao mar.
MANOBRAS - O secretário de Urbanismo, Leandro Borella, afirmou ontem que ainda não tinha sido notificado. "Vamos recomendar às empresas que operam este tipo de serviço para que evitem as manobras radicais", afirmou.
Segundo ele, apenas uma empresa faz passeios com banana-boat na praia Martin de Sá.
AFOGAMENTO - Um casal de São Paulo se afogou ontem na praia de Maranduba, em Ubatuba, quando tentava chegar a um ilhote. O acidente ocorreu às 11h30. O Salvamar conseguiu resgatar os dois utilizando o helicóptero Águia, da Polícia Militar.
O turista M.P.J, 29 anos, foi socorrido ao hospital de Ubatuba mas morreu antes de receber atendimento médico. Segundo o tenente João Batista Rapace, o turista teria sofrido parada cardio-respiratória.
A namorada dele, R.S.C, 25 anos, conseguiu sobreviver. Segundo Rapace, foi o segundo acidente com morte no local nesta temporada.
Segundo Rapace, muitos turistas tentam atravessar da praia até o ilhote, que fica a 250 metros, acreditando que a travessia não oferece riscos.
Na praia da Enseada, em São Sebastião, o turista E.H.C.L., 17 anos, sofreu fratura na tíbia ao cair de uma costeira no sábado. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguatatuba -

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Cruzeiros garantem movimento em Ilhabela

Ilhabela - Ilhabela continua com movimento intenso de veranistas, mesmo com o fim das férias escolares.
É que além de receber a visita dos turistas que frequentam as cidades da região, a ilha continua com as escalas de navios de cruzeiros.
A ilha deve receber ainda 23 escalas das 60 programadas para a temporada de verão deste ano. Cerca de 40 mil turistas devem chegar à ilha pelos navios de cruzeiros.
Segundo previsão feita pela prefeitura, na temporada de cruzeiros deste ano, um total de 100 mil turistas visitarão a ilha durante o verão.
Segundo o diretor de Operações Turísticas de Ilhabela, Rafael Morais, o número de turistas provenientes dos cruzeiros marítimos cresce a cada ano. "Ilhabela é considerada hoje um dos destinos turísticos mais procurados do país, principalmente, por parte dos passageiros dos navios", disse.
FATURAMENTO - A prefeitura estima que o comércio local deve faturar cerca de R$ 15 milhões com as escalas dos navios de cruzeiros previstas para este ano na ilha. As escalas estão gerando cerca de 1.000 empregos diretos no comércio local. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião veta animal na praia

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião decidiu fechar o cerco contra turistas e moradores que levam animais de estimação às praias da região.
O CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) da cidade já realizou blitze em Juqueí, Boiçucanga e Maresias, para tentar impedir a presença de cães nas areias das praias.
As blitze foram feitas no último final de semana com o apoio de agentes ambientais e policiais militares.
Segundo a diretora do CCZ, Carolina Capitani, foram realizadas cinco orientações e uma notificação a proprietários de animais.
"Cinco donos aceitaram as orientações e retiraram seus animais da praia, sem nenhuma contestação", afirmou.
Em Boiçucanga, no entanto, o dono de um cão, que nadava com o animal, precisou ser notificado para que o animal deixasse o mar e a praia.
Carolina afirmou que as vistorias estão sendo feitas a partir de denúncias recebidas pelo CCZ. Segundo ela, a maioria das reclamações foi feita por usuários das praias de Barequeçaba, Maresias, Boiçucanga e Juqueí.
RECOLHIMENTO - Carolina disse que as blitze foram iniciadas no último fim-de-semana, porque só recentemente a prefeitura contratou uma empresa especializada no recolhimento de animais.
Segundo ela, as blitze serão realizadas em todos os finais de semana até o final da temporada. "Animal na praia leva risco de saúde à população", afirmou Carolina.
MULTA - O dono de animal que não atender às orientações da fiscalização da prefeitura terá seu animal recolhido e será multado em R$ 600.
Nas últimas duas semanas, o CCZ recolheu 141 animais abandonados, encontrados em bairros e praias da cidade.
Segundo Carolina, quando os animais possuem identificação, os donos são comunicados do recolhimento. Os donos têm três dias para resgatarem seus animais no CCZ.
Nas demais cidades da região, as prefeituras também tentam coibir animais nas praias.
 (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião transfere pneus usados para empresa de Jundiaí
Objetivo é evitar que produto seja descartado em qualquer lugar e se transforme em criadouro para o mosquito da dengue

São Sebastião - A partir desta segunda-feira (29/01) todo pneu usado descartado em São Sebastião será transferido para um distrito industrial de Jundiaí. A Prefeitura fechou convênio com a Cia do Cimento do Brasil, que vai receber esse material. Hoje pela manhã já foram encaminhadas seis toneladas no produto.
De acordo com o assessor da Secretaria de Administração (Secad), Nelsino da Conceição Silva, o município segue as normas da Agência Nacional da Indústria Pneumática para o descarte. Desde o início do ano foram feitas reuniões com representantes de borracharias da cidade com o objetivo de orientar e definir datas para a coleta seletiva dos pneus.
"A aceitação foi muito boa e acredita que essa questão será solucionada em São Sebastião”, explicou Silva.
Para o bom andamento da recolha , os donos dos pneus usados devem colocá-los na calçada duas vezes por semana, em datas definidas para a coleta. No pátio da Enob esse material é separado pelos funcionários da Cooperativa de Triagem e Sucata de São Sebastião (Sucato) e colocado em container para posterior embarque.
Conforme Nelsino Silva, com a carga completa, a empresa de Jundiaí desce para buscar o container. Ele ressalta que esse trabalho é importante, principalmente porque pneus jogados em qualquer lugar, aliados às chuvas, se tornam em potenciais criadouros para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. (Fonte: PMSS)

Arena Recreativa e Esportiva recebe mais de 1.300 crianças no mês de janeiro

São Sebastião - A Arena Recreativa e Esportiva realizada no final de semana na Enseada, na Costa Norte de São Sebastião, superou as expectativas da Prefeitura, através da Secretaria de Esportes (Seesp). Em dois dias, mais de 500 crianças foram à praia e aproveitaram para brincar e jogar. Em três finais de semana foram mais de 1.300 participantes.
Os pequenos elegeram os brinquedos infláveis como os favoritos. Patrick Alves Ferreira, 10 anos, se encantou com a centopéia. “Quero brincar um montão de vezes aqui porque é muito gostoso”, disse. Fez coro a ele, a pequena Jéssica Ribeiro Santos, 8 anos, que enfrentou ainda a quadra de futebol de sabão. “É gostoso porque tenho onde brincar”.
Para a dona-de-casa Gilceli Paulino Silva, 28 anos, essas ações são boas porque evita que as crianças fiquem na rua. “Aqui a gente sabe que está em segurança”, disse a mãe de duas meninas de seis e quatro anos.
Após subir pela parede de escalada, o pequeno Henrique Barbosa da Costa, 8 anos, se encantou com o brinquedo e a descoberta de andar pela parede inflável. “Foi a primeira vez que subi e quero brincar mais.”
Para os adultos, as opções foram as quadras esportivas e o futebol foi o mais procurado, até com times na fila de espera.
O diretor de Eventos da Seesp, José Reis de Jesus Silva, avaliou como positiva a realização do projeto Arena Recreativa e Esportiva que, além da Enseada, também atendeu a comunidade e turistas de Boracéia e Barequeçaba.
Reis adianta que para o Verão 2008 o projeto deve ser expandido para outras praias. “É uma atividade positiva e a idéia é atender mais moradores e bairros.” (Fonte: PMSS)

Saúde e Meio Ambiente fiscalizam presença de animais nas praias de São Sebastião

São Sebastião - Cinco abordagens e uma notificação foram resultados da primeira fiscalização desencadeada pela Prefeitura de São Sebastião, no último sábado (27/01) para evitar a presença de cães nas praias. A ação foi integrada entre a Secretaria da Saúde (Sesau), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e a Secretaria do Meio Ambiente (Semam), através da Divisão de Fiscalização Ambiental. A ação dos fiscais ocorreu nas praias de Juquehy, Boiçucanga e Maresias, todas na Costa Sul.
Juntamente com os fiscais também participaram policiais militares. Durante todo o dia um fiscal do CCZ e outro do Meio Ambiente percorreram as praias com o objetivo de identificar alguma irregularidade e orientar proprietários de animais. Em Juquehy, a orla estava em ordem, mas um cachorro foi localizado com os proprietários na areia do rio que deságua na praia. Os fiscais explicaram aos donos sobre a proibição e eles se retiraram do local.
Situações semelhantes ocorrem em Maresias, mas não houve necessidade de autuação. O caso mais sério foi registrado em Boiçucanga onde um rapaz nadava com um cachorro. Ao ser abordado, ele teria encrespado com os fiscais e após a chegada de reforço ele disse que o animal pertencia a uma pousada, que recebeu a notificação de advertência. Em caso de reincidência, ela pode ser multar em R$ 600 com base no artigo 33, inciso 8 da lei 848/92.
De acordo com a chefe de Divisão de Zoonoses da Sesau, Carolina Capitani, a fiscalização integrada continuará nos próximos dias. Ela ressalta que a presença de animais na praia coloca em risco a saúde da população. O cachorro é um dos principais transmissores do bicho geográfico, além de outras zoonoses. (Fonte: PMSS)

Fiscalização apreende 41 caixas de frutas

São Sebastião - A Fiscalização de Posturas de São Sebastião, ligada a Secretaria da Fazenda, apreendeu no último sábado (27/01), 41 caixas de frutas que eram comercializadas em uma barraca irregular no bairro de Barra do Una, na Costa Sul.
Segundo os fiscais, o comerciante que realizava a venda dos produtos não tinha licença para operar no local. A feira em Barra do Una é autorizada pela Prefeitura para ser realizada somente às quartas-feiras
“Mesmo se tivesse autorização para explorar o local, ele seria multado e teria o material apreendido pois operava em dia não permitido no bairro”, explica a chefe de fiscalização de posturas, Cristiane Maria Silva.
Os fiscais da Secretaria da Fazenda realizaram a doação de todo material para as entidades assistenciais Casa do Menor, Lar Vicentino e Projeto Garoçá.
Entre as frutas apreendidas e repassadas para as entidades estão abacaxi, uva, carambola, maracujá, melão, pêssego, mamão e melancia. (Fonte: PMSS)

Chapa 2 vence eleição no Itatinga

São Sebastião - A chapa 2, liderada pelo vigilante André Luiz Oliveira, o Dedé, foi a grande vencedora do pleito que elegeu a diretoria que vai comandar a Sociedade Amigos do Itatinga (Saita) pelos próximos quatro anos.
A eleição teve a expressiva votação de 738 moradores do bairro. A chapa 2 recebeu 436 votos, enquanto a chapa 1, que tinha como candidato a presidente o construtor José Siqueira dos Santos, o Zézão, teve 286 votos. O pleito, realizado em um salão social do bairro no último domingo, registrou ainda sete votos brancos e nove nulos.
Dedé comemorou a vitória e disse que sua principal proposta é levar projetos sociais para o bairro, como forma de incentivar os jovens do local.
“Para isso, é importante termos a parceria do poder público, do Legislativo e também da iniciativa privada. São os projetos sociais que tiram os jovens da criminalidade”, explica.
Ele disse ainda que vai brigar pela construção de uma sede própria para a Sociedade Amigos de Bairro.
O presidente eleito acredita que a vitória tenha vindo pelo seu trabalho desenvolvido no bairro e aos parceiros. “Agradeço a Deus, ao prefeito, aos vereadores Robson Ceará e Coringa e a comunidade em geral pela confiança. Agradeço ainda ao meu adversário, o Zezão. Não houve derrotado, quem ganhou foram os moradores do Itatinga”.
Uma data será marcada para a posse da nova diretoria, que deverá contar com a presença do prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia.
Boas notícias - Além de obras de infra-estrutura como calçamento e limpeza de ruas, galerias e iluminação, o bairro vai ganhar ainda este ano uma área de lazer.
Segundo o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, logo após a temporada de verão, a Prefeitura vai encaminhar para licitação o projeto das obras da área de lazer do bairro, que vai ganhar um campo de futebol oficial, arquibancada, pista de skate e parque infantil.
“Já tivemos a oportunidade de conhecer o projeto, uma iniciativa maravilhosa e primordial para o nosso bairro. Vamos trabalhar junto com a Prefeitura para trazer várias modalidades esportivas para a nossa região. É como o esporte que combatemos a criminalidade”, finaliza o presidente eleito. (Fonte: PMSS)

“Era uma vez no circo” promove viagem mágica ao mundo da sabedoria

São Sebastião - Um espetáculo colorido, divertido e educativo passou pelo Teatro Municipal de São Sebastião, na tarde do último sábado (27/01). Com a presença de aproximadamente 70 pessoas, a CIA Tiwas em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), promoveu a peça “Era uma vez no circo” que levou o público a um mundo repleto de imaginação e busca pelo saber.
A trama conta a história do palhaço Peteleco e sua amiga Flor, que vivem sozinhos em um circo esquecido. Ao perceber a presença das crianças (público), os personagens se animam e resolvem contar a elas uma linda história circense, mas ao abrir o livro, o casal percebe que as histórias haviam sumido. Curiosos para saberem o que aconteceu, eles embarcam numa divertida aventura no mundo das palavras.
A criançada pôde se integrar com os personagens Peteleco (palhaço) e Flor (boneca) do circo “arco-íris”. Além deles, vários fantoches representaram animais do cotidiano como uma coruja chamada “Aurélio” que mostrou a importância da leitura e da língua portuguesa, um macaco chamado “Alfabeto” que explicou que o “saber” não é de todos é apenas de quem o procura e da lagarta “Marta” que virou a borboleta “Marieta” que ensinou o público a não reparar apenas na beleza exterior dos seres.
Ao final da peça, os atores agradeceram aos patrocinadores e cumprimentaram todas as crianças na saída do municipal. Para Bruno Moreira, 8 anos, o teatro foi muito interessante e colorido. “Achei o teatro muito legal, e adorei a parte em que a lagarta vira borboleta, um animal tão feio se transformou em um outro tão bonito que aprendi que a beleza vem de dentro da gente”, destacou Moreira. (Fonte: PMSS)

"Teatro de Rua" continua com inscrições abertas em São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) em parceria com a ONG ALNorte, divulgou nesta segunda-feira (29/01) que continua com inscrições abertas para o curso de "Teatro de Rua" das Oficinas Culturais. O objetivo é formar atores e capacitá-los nas modalidades de concentração, atenção, expressão e, principalmente, voz, que será o essencial do curso que iniciará em fevereiro.
De acordo com o coordenador do curso de Teatro de Rua, Carlos Palmer, qualquer pessoa com idade entre 10 e 85 anos poderá se inscrever na sede da ALNorte ou da Sectur. A idéia é desenvolver atividades em espaços alternativos como pátios de escolas e praças públicas.
"Com a habilidade que eles vão receber, ao final do curso estarão aptos para também ministrar outro curso de Teatro de Rua e se tornarem multiplicadores desta arte", afirmou Palmer.
Segundo ele, o primeiro módulo do curso será no Teatro Municipal para iniciar a parte teórica e após o período, os alunos vivenciarão as atividades nas praias e praças de São Sebastião. "Os alunos têm sua primeira apresentação pública agendada para junho onde vão percorrer alguns bairros do município e integrar a população", disse Palmer.
O ator Carlos Palmer disse também que os interessados em fazer um curso de "maquiagem de efeitos especiais", coordenado pela Sectur e ALNorte, podem procurar o Teatro Municipal para se inscrever. Segundo Palmer, o curso é gratuito, mas haverá uma despesa dos alunos quanto ao material a ser utilizado.
Outras modalidades - Também estão com abertas inscrições nas modalidades de artes plásticas, violão, teclado, balé, teatro, capoeira, cerâmica e dança. Os interessados devem comparecer com um documento de identidade na sede da ALNorte, Centro Comunitário do Jaraguá, Praça Pôr-do-Sol, em Boiçucanga, Abrigo dos Anjos, Escolas Municipais de Barequeçaba, Toque-toque Pequeno e Paúba e também nos locais que são realizadas as modalidades nos bairros de Maresias, Juquehy, Barra do Una e Boracéia.
Informações sobre as inscrições e locais podem ser obtidas pelos telefones (12) 3892-6700 ou 3892-2620. (Fonte: PMSS)

Prefeitura assina repasse a entidades na ordem de R$ 2,5 milhões

São Sebastião - Representantes das entidades assistenciais de São Sebastião estiveram na tarde desta segunda-feira (29/01), no gabinete do prefeito Dr. Juan Garcia, para assinatura do repasse anual para promover ações dentro da política de assistência social.
De acordo com a Setradh, o objetivo é de que cada vez mais entidades sejam beneficiadas com a firmação de um novo convênio. Para o repasse financeiro são utilizados recursos do Fundo Municipal de Assistência Social.
Ao todo, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano vai repassar em 2007 cerca de R$ 2,5 milhões para 14 entidades do município, um aumento de 14% em relação ao ano passado, quando a foi repassado o valor de R$ 2,3 milhões para 16 entidades.
Segundo a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Humano, duas entidades não participam do rateio deste ano. “As creches São Sebastião e Dona Laurinda passam a ser administradas pela Secretaria de Educação, que fará um convênio específico com as entidades”, explica.
O aumento no repasse das entidades deve significar maior número de atendimentos, a facilidade dos mecanismos de controle e a garantia dos pagamentos em dia.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, disse que as entidades são parceiros da Prefeitura. “Apesar de representar quase um quarto do Orçamento da Setradh, não nos opomos em passar a quantia às entidades. Todas prestam um importante trabalho social para o Município e essa verba é bem aplicada”, explica.
Enquanto a Prefeitura de São Sebastião repassa anualmente R$ 2,5 milhões às entidades, o governo do Estado passa R$ 105,8 mil, o governo Federal R$ 69 mil e a Petrobras 162,1 mil.
Para a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Maria Luiza Lopes, é de extrema importância perceber que a Prefeitura tem nessas entidades verdadeiros parceiros da assistência social.
Confira as entidades beneficiadas:
Projeto Viração
Amor Exigente
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
Associação Antialcoólica
Berçário Amigos da Criança
Berçário Santana
Casa da Criança e do Adolescente
Projeto Valorizando a Pessoa Idosa
Faculdade e Assistência Cultural à Terceira Idade
Lar Vicentino
Projeto Cidadão Criança
Projeto Caeté Porá
Projeto Garoçá
Projeto Marceneiro
(Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi


Força Nacional monta bloqueio na Rio-Santos
Equipe vistoria carros que passam pela divisa com o Rio de Janeiro; operação também é feita na estrada Cunha/Paraty

Ubatuba - A FNS (Força Nacional de Segurança) montou um bloqueio na rodovia Rio-Santos, na divisa com o Rio de Janeiro, para combater o tráfico de armas e drogas. A medida, que faz parte da 'Operação Divisa Integrada', também é realizada na estrada Cunha/Paraty.
Desde a última sexta-feira, oito homens da FNS fiscalizam os dois pontos considerados estratégicos, oito horas por dias, em parceria com o efetivo das bases locais da Polícia Rodoviária Federal e Estadual.
Nesse período, os veículos que passam pelo local são vistoriados pela equipe e os motoristas têm a documentação checada.
Segundo a Secretária de Segurança Pública do Rio de Janeiro, a operação acontece em 42 pontos próximos às 19 áreas do Rio, que fazem divisa com os estados do Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. Ao todo, trabalham na missão, 450 policiais militares e 400 homens da FNS.
A operação Divisa Integrada visa combater o tráfico e uso de drogas, porte de armas, contrabando, roubo e furto de carros, além de capturar fugitivos do sistema penitenciário e coibir o trânsito e troca de informações entre integrantes de facções criminosas nos estados do Sudeste.
Até o momento, nenhum balanço foi divulgado pela Secretaria de Segurança, que também não informou até quando operação será mantida na região. A Força Nacional foi criada em novembro de 2004.
Desde que foi criada, a tropa já foi utilizada três vezes. A primeira foi em 2004, no Espírito Santo. Depois, em 2006, os policiais foram novamente convocados para o Espírito Santo e no Mato Grosso do Sul. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba é alvo de pesquisa do Instituto Polis
A pesquisa poderá servir como base para a elaboração da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo de Ubatuba

Ubatuba - Ubatuba foi um dos cinco municípios do Estado de São Paulo escolhidos para receber uma pesquisa que o Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais (Polis), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP) e do Lincoln Institute of Land Policy, está desenvolvendo sobre "Urbanização e preços de terra nas franjas urbanas em municípios do Estado de São Paulo".
O objetivo da pesquisa é descrever processos de valorização fundiária decorrente da transformação de terras rurais em urbanas. A pesquisa deve reunir dados referentes à valorização de terras em diferentes situações territoriais. Ubatuba é o único município litorâneo que fará parte da pesquisa, e se difere por possuir características que alteram os valores das terras, como por exemplo, a proximidade do mar ou a presença de áreas de proteção ambiental.
A pesquisadora do Instituto Polis, Paula Freire Santoro, esteve nesta sexta-feira, 26, na Prefeitura de Ubatuba, que vai ser parceira na elaboração da pesquisa, auxiliando com o fornecimento de dados. Como contrapartida, a pesquisa, que é única e pioneira e vai construir dados inexistentes até então, vai poderá ser usada como base para a previsão da legislação municipal (inclusive na elaboração da Lei de Uso e Ocupação do Solo) e do planejamento de instrumentos de recuperação da valorização da terra, por exemplo, a revisão e atualização de tributos, como o IPTU. (Fonte: PMU)

Matrículas para aprovados no vestibulinho devem ser efetuadas até quarta-feira

Ubatuba - Os classificados no vestibulinho para os cursos de Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração, Contabilidade, Secretariado e Turismo da E.M. Tancredo Neves devem efetuar suas matrículas até a próxima quarta-feira, 31, na secretaria da escola que fica na Av. Rio Grande do Sul, 600.
A partir do dia 1 de fevereiro serão efetuadas as matrículas para as vagas remanescentes (2ª chamada). Para se matricular, os alunos deverão apresentar cópia da carteira de identidade (RG), cópia do CPF, cópia do comprovante de residência, cópia da certidão de nascimento ou casamento, comprovante de conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, 1 (uma) foto 3x4 recente e efetuar o pagamento da taxa de matrícula.(Fonte: PMU)

 



Semana de 26/01 à 01/02/2007

 

CINE PORTO (Ubatuba)
 

"Happy Feet - O Pinguim"
Ás 13:50 hs.

"Uma Noite no Museu"
Às 15:40 hs - 17:50 hs -20:00 hs -22:10 hs.



CINE PASSEIO (Ubatuba)


"A Grande Familia"
ÀS 15:30 hs - 17:40 hs -19:50 hs -22:00 hs.
 

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Domingo na praia

Por colorir
O quadro de cores amarelas
Da praia do Camburi
Entre os verdes
E os azuis de todos os tons
Da mata e do mar
E permitir que os aprendizes
Completassem a obra-prima
Com pinceladas
Ouro
Esmeralda
Celestes
Encarnadas
Das canoas caiçaras,
Dou graças e louvores
Ao Mestre dos pintores.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

"ELOGIOS MERECIDOS"
Parabéns aos conselheiros do COMUS.
Cético sobre o funcionamento da maioria dos conselhos municipais e observador da leniência e fraqueza da quase totalidade dos conselheiros, tanto eleitos como indicados, no cumprimento das funções para as quais foram nomeados, estou gratificado e admirado com o vigor, a energia, o destemor e a clarividência dos conselheiros do COMUS, no cumprimento de seus deveres, na defesa dos direitos de todos os cidadãos à saúde e, também, dos direitos profissionais e trabalhistas dos servidores da SAÚDE, da SANTA CASA e do PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA -PSF-.
Por essas atitudes firmes na defesa da lei e do direito, contra o poder arbitrário daqueles que nem a Constituição respeitam, pelas representações junto ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, pelos esclarecimentos à Comunidade Ubatubense, em comunicados e CARTA ABERTA, lhes apresentamos nossos mais sinceros parabéns. É esse o caminho para que as coisas melhorem. A participação efetiva do COMUS, o respeito a sua autoridade e deliberações é fundamental para resolver o insuportável caos a que, segundo as informações que possuímos, chegou a SAÚDE em nosso município.
As veias abertas da SAÚDE não estão sendo mostradas, a público, porque aguerridos médicos e funcionários trabalharam e trabalham diuturnamente, mesmo tendo seus salários e cestas básicas atrasados. Para eles é devido o respeito e o reconhecimento de toda a sociedade. O medo a ferir pessoas dedicadas e responsáveis, o respeito, quase mítico, aqueles que trabalham com enfermos e portadores das mais variadas doenças, muitas vezes em condições desfavoráveis e ambientes inadequados, inibem impulsos e vontades a mostrar o caos que, a cada dia, está se agravando, causado pela inépcia do Executivo Municipal de Ubatuba.
O COMUS deu gritos de alerta, no caos existente na SAÚDE, merece elogios e reconhecimento e deve ser ouvido por todas as forças vivas da sociedade. Mas.... não é só, na SAÚDE, que reina o caos. Alertas semelhantes estão presentes, todos os dias, na imprensa virtual e escrita, denunciando o caos e inúmeras mazelas, na administração em geral, arbitrariedades praticadas, calúnias, processos injustos, supostos vínculos inconstitucionais com igreja, preços, prazos e qualidade de execução das obras públicas, suposto desvio dos recursos da educação e da saúde, Av. Iperoig, Av. Abréu Sodré (Perequê-Açu), Praça Treze de Maio, Piscinão do César, Dengue, Taxa de Bombeiros, Cobertura frustrada da Feira Hippe, porque sustada pelo Patrimônio da União, às vistas de inúmeras ilegalidades, COMTUR, Quiosques, Zona Azul, no Centro e na Ilha dos Pescadores (Decreto n° 4.649 de 20 de dezembro de 2006, etc...etc...etc............
Esses reveladores, agudos, estridentes gritos de alerta, da corajosa cidadania que, apesar das perseguições, processos, ameaças e calúnias, está presente em nossa cidade, devem acordar, aos Senhores Vereadores, do suposto sono, em que alguns se encontram, "ao som do mar e a luz do céu profundo" de Ubatuba.
Parabéns aos conselheiros do COMUS. Eles merecem. Tomara que os outros conselhos sigam seu exemplo. Ubatuba necessita de sua eficiência.

Corsino Aliste Mezquita.
Ubatuba 29 de janeiro de 2007

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Amanhecer no Perequê Açú ©Juliano Gregori

Amanhecer no Perequê Açú
©Juliano Gregori

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor