Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 01 de Fevereiro de 2007 - Nº 1698 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Praias estão mais limpas na região, diz Cetesb

Caraguatatuba
Teatro Mário Covas apresenta "Os Monólogos da Vagina"
Inscrições e testes são iniciados para oficinas culturais em Caraguá
Peça teatral "A Herdeira" é a atração desta quarta-feira 31 no auditório da FUNDACC
Unifesp apresenta ações de 2006 para o prefeito Aguilar
Rubem Alves ministra palestra a professores e abre o ano letivo em Caraguá
Caraguá testa tinta asfáltica em ciclovia

Ilhabela
-

São Sebastião
São Sebastião prepara Projeto Oficina Escola
São Sebastião ganha curso de Direito
São Sebastião recebe em fevereiro mostra com filmes de Mazzaropi
Pontal da Cruz recebe 17ª Festa de folia de Reis no fim de semana
Prefeitura entrega certificados de conclusão de curso para servidores públicos
Prefeitura abre inscrições para grupo “Corpus” de São Sebastião
“Caça-Esgoto” flagra ligação irregular na Praia Deserta
São Sebastião realiza o 2o Circuito de Vôlei e Futvôlei na praia de Maresias


Ubatuba
Prefeito e comunidade do Jardim Carolina acertam parceria

Seções
Poesia
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Praias estão mais limpas na região, diz Cetesb
Com o fim da temporada e um número menor de turistas, melhora a qualidade da água em todo o Litoral Norte

Litoral Norte - A qualidade da água das praias do Litoral Norte deve melhorar em fevereiro, com o fim da temporada de férias, segundo avaliação da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).
Boletim divulgado ontem aponta que 15 praias estão impróprias para banho, uma a menos em relação ao boletim de 25 de janeiro. A Cetesb monitora 83 praias no Litoral Norte.
"A tendência para fevereiro é de melhoria da balneabilidade das praias, porque o fluxo de turistas é menor", afirmou a gerente do setor de Águas Litorâneas da Cetesb, Cláudia Lamparelli.
Em Caraguatatuba, as praias impróprias são Prainha, Centro, Palmeiras, Indaiá e Porto Novo. Em Ilhabela, estão vetadas Armação e Pinto.
Em São Sebastião, as praias impróprias são Arrastão, Porto Grande, Pontal da Cruz, São Francisco e Deserta. Já em Ubatuba, foram reprovadas Itaguá, Perequê-Mirim e o rio Itamambuca.
PICO - Segundo avaliação da Cetesb, o pico de praias impróprias no Litoral Norte aconteceu no dia 23 de janeiro, com 18 locais. "Normalmente, o pico ocorre mesmo entre as últimas duas semanas de janeiro, período de maior movimento de turistas", afirmou a gerente da Cetesb.
A partir da próxima semana, a companhia passará a emitir apenas um boletim semanal, às quartas-feiras. A coleta para a análise das águas será feita no domingo, dia de maior movimento de banhistas.
VERÃO LIMPO - A campanha Verão Limpo 2007 chega ao Litoral Norte amanhã. A ação acontece na praia do Perequê-Açu, em Ubatuba, até sexta-feira. O evento terá tendas com atividades como arena de esculturas, teatro infantil e apresentação do sistema de avaliação da balneabilidade.
"A cidade ficou 10 anos sem o projeto e há dois anos conseguimos retomar. O programa visa conscientizar as pessoas a preservar as praias", disse Marlon Lopes de Moraes, assessor técnico de Gabinete da prefeitura.
Voluntários vão distribuir sacolinhas aos banhistas e farão orientação sobre a importância de não jogar lixo nas praias. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Teatro Mário Covas apresenta "Os Monólogos da Vagina"

Caraguatatuba - A Prefeitura e a Fundação Cultural de Caraguá apresentam neste fim de semana, no Teatro Municipal Mário Covas, "Os Monólogos da Vagina" e "As Filhas da Mãe". Dias 2 e 3 de fevereiro, às 21 horas.
Sucesso absoluto desde sua estréia em 2000, a peça "Os Monólogos da Vagina", dirigida e adaptada por Miguel Falabella já foi assistida por mais de 1 milhão de pessoas em mais de 1.200 apresentações passando por mais de 60 cidades brasileiras e 30 países. O texto da escritora norte-americana Eve Ensler tornou-se um best-seller em 1997, ganhando o "Obie Awards", prêmio dos críticos de teatro do jornal Village Voice de Nova York.
Com as várias produções internacionais da peça, a autora iniciou um movimento intitulado V-Day, fundando a V-Day Foundation que tem como finalidade principal acabar com a violência contra as mulheres no mundo.
No Brasil a peça ganhou cinco prêmios Qualidade Brasil no Rio de Janeiro e São Paulo, melhor espetáculo categoria comédia, melhor atriz, melhor diretor. A base do texto são depoimentos verídicos de mais de 200 mulheres que Eve colheu em todo o mundo e que transcreve de uma maneira bem humorada, direta e livre de preconceitos propondo ao público uma reflexão sobre a relação da mulher com sua própria sexualidade.
Morando em Nova York, os atores e produtores Vera Setta e Cássio de Souza, fundadores da FBTC of New York, a primeira companhia brasileira de teatro em solo americano, assistiram o espetáculo em 1997 e adquiriram os direitos para a montagem no Brasil e convidaram Miguel Falabella para adaptar e dirigir o texto.
Como na produção americana, o elenco brasileiro contou também com grandes estrelas como Cláudia Rodrigues, Zezé Polessa, Betina Viany, Cissa Guimarães, Bia Nunnes, Lúcia Veríssimo, Totia Meireles e Tânia Alves ao longo destes 6 anos em cartaz. Atualmente com o talento de Mara Manzan (atriz convidada), Fafy Siqueira e Vera Setta. (Fonte: PMC)

Inscrições e testes são iniciados para oficinas culturais em Caraguá

Caraguatatuba - A Prefeitura e a Fundação Cultural de Caraguatatuba iniciaram as inscrições e testes para algumas oficinas culturais de Caraguá. A Fundacc está definindo esta semana as oficinas e horários que serão oferecidos aos moradores este ano.
Na área da dança, haverá audição teste para o Corpo de Baile Municipal, na categoria adulto, no dia 14 de fevereiro, no Teatro Mário Covas, às 17 horas. Para participar, o interessado deve ter idade acima de 14 anos, fazer aula há no mínimo dois anos, conhecer técnica de pontas e balé contemporâneo. Mais informações com a coordenação de dança, pelos telefones 3883-3737 ou 3883-7555.
O Pólo Caraguatatuba do Projeto Guri abriu as inscrições até o dia 2 de fevereiro, das 14 às 18 horas para cursos de Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo acústico, Sax, Flauta, Clarinete, Trompete, Trombone, Percussão e Canto Coral. Os interessados deverão procurar Centro Cultural Poiares. As matrículas e rematrículas serão feitas de 23 a 2 de fevereiro das 14h00 às 17h00. O início das aulas acontece dia 6 de fevereiro.
O Água Viva Coral também está selecionando candidatos para canto coral, tanto para a atuação na parte cênica quanto na parte musical (instrumentos), às 19horas, no auditório da Fundacc. Informações para as inscrições pelos telefones 3883-2670 ou 3883-6175. O Coral retorna às aulas no dia 16 de fevereiro. (Fonte: PMC)

Peça teatral "A Herdeira" é a atração desta quarta-feira 31 no auditório da FUNDACC
O Grupo Teatral Espelharte, das Oficinas Culturais de Teatro do bairro Massaguaçu, reapresentam nesta quarta-feira, 31 de janeiro, a comédia "A Herdeira", no auditório da FUNDACC

Caraguatatuba - A atração cultural desta quarta-feira, 31 de janeiro, é a comédia "A Herdeira", que será apresentada pelo Grupo Teatral Espelharte, composto por alunos das Oficinas Culturais da FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), do bairro Massaguaçu.
Com direção do monitor de teatro Ricardo P. Magalhães Júnior, a peça conta a história de uma empregada que descobre estar no testamento de seu falecido patrão. Após uma reviravolta na família do patriarca, o destino de Marizete pode mudar de uma hora para a outra, graças a um bem de valor emocional deixado no cofre do banco como herança para a doméstica.
De acordo com o diretor do grupo, "o roteiro foi escrito especificamente para este grupo, já que tínhamos atores com idades diferentes e não tínhamos encontrado uma peça que se encaixasse com nosso contexto. Daí surgiu a idéia de preparar um texto com temas atuais, de nosso cotidiano. Ensaiamos desde agosto, e antes de fazermos a estréia, em dezembro, trabalhamos com o espetáculo durante quase 4 meses", explicou Ricardo Magalhães Junior.
A peça teatral "A Herdeira" será apresnetada na noite desta quarta-feira, 31 de janeiro, no auditório da FUNDACC, às 20h. O valor do ingresso é de R$ 2,00 e pode ser adquiriado antecipadamente, no período da tarde. A FUNDACC fica na rua Santa Cruz, 396, no Centro de Caraguá. Prestigie o teatro em nossa cidade! (Fonte: PMC)

Unifesp apresenta ações de 2006 para o prefeito Aguilar

Caraguatatuba - A Unifesp - Universidade Federal de São Paulo, que administra o PSF - Programa de Saúde da Família em Caraguatatuba esteve no gabinete do prefeito José Pereira de Aguilar para apresentar as ações desenvolvidas no município em 2006 e as prioridades para 2007.
Durante o encontro, que contou com a presença dos Secretários de Saúde, Olegário Alves dos Santos; Planejamento, Economia e Gestão, Augusto Antunes Correa Filho, além de representantes da Unifesp. Foram apresentados aos presentes, as equipes de coordenação do programa e as ações desenvolvidas pelos coordenadores.
Os técnicos também apresentaram ao prefeito as visitas periódicas que são feitas nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) pelos assistentes de coordenação do programa e as ações desenvolvidas pelos técnicos e equipes e também o trabalho de educação permanente nas áreas de obstretícia, hipertensão arterial, diabetes, entre outros; e também o curso de especialização lato-sensu em andamento que conta com 50 participantes, carga horário de 380 horas, e que vai até dezembro.
O coordenador de Planejamento da Unifesp fez a apresentação do planejamento estratégico para combater a mortalidade infantil. De acordo com o coordenador, planos de ação serão discutidos e trabalhados para combater a mortalidade infantil no município. O prefeito Aguilar fez diversas reivindicações e propôs um trabalho supervisionado por técnicos, através de orientações sobre gravidez na adolescência, planejamento familiar, entre outros.
O coordenador disse irá analisar a proposta do prefeito e que o maior esforço do PSF é o de aproximar a população da saúde, além de estreitar relações com os profissionais.
Os representantes da Unifesp elogiaram a equipe da Saúde de Caraguá e disseram ainda que trabalhar com bons técnicos e com uma equipe bem estruturada já é um grande passo para resolverem os problemas da população e que a universidade fará um estudo cuidadoso no planejamento para descobrir as causas da mortalidade infantil, para que novas ações sejam desenvolvidas.
O prefeito Aguilar solicitou que fosse marcada uma reunião com a Casa de Saúde Stella Maris, para que também sejam desenvolvidos trabalhos na Santa Casa, em conjunto com o município em prol da mortalidade infantil. (Fonte: PMC)

Rubem Alves ministra palestra a professores e abre o ano letivo em Caraguá
Todos os professores do Sistema Educacional de Ensino de Caraguatatuba participarão de uma palestra com o professor Rubem Alves, no Teatro Mário Covas. O evento marca o início das atividades de 2007 e será o 1º encontro do Programa de Aperfeiçoamento Profissional Continuado.

Caraguatatuba - O início das aulas para os estudantes de Caraguatatuba ocorre na próxima segunda-feira, dia 5 de fevereiro, mas a atuação dos professores começa antes, com a primeira edição de 2007, do Programa de Aperfeiçoamento Profissional Continuado. Para abrir chave de ouro esse trabalho, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Educação, oferecerá aos docentes uma palestra com o professor e escritor Rubem Alves.
O encontro será realizado no Teatro Mário Covas, a partir das 19h30 e deverá reunir mais de 600 profissionais da educação municipal. O tema que será abordado é "Doze lições para a educação dos sentidos", que tem como proposta transmitir novos conceitos aos professores, para que apliquem em sala de aula e elevem cada vez mais a qualidade do ensino na cidade.
O prefeito José Pereira de Aguilar disse que essa iniciativa é uma das ações da administração para assegurar uma educação de qualidade a todos os estudantes do Sistema Municipal de Ensino. "Para que os alunos tenham uma boa educação, precisamos investir também no aperfeiçoamento dos professores", destacou.
Para a Secretária da Educação, Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, ações como esta são de extrema importância e têm como proposta contribuir com o aperfeiçoamento profissional dos professores. "Com essa atuação diferenciada, podemos fazer com que nossos alunos também tenham o direito a sonhar e desenvolvam plenamente a sua cidadania. Espero que cada professor possa cumprir a sua missão durante este ano, transmitindo aos alunos de Caraguá não só conhecimentos, mas também muito amor e a motivação necessária para que eles aprendam com prazer e qualidade", destacou.
O autor e a palestra - Aos 73 anos, Rubem Alves é considerado um dos grandes nomes da educação no Brasil. No período entre 1953 à 1957, estudou Teologia no Seminário Presbiteriano de Campinas (SP), tendo se transferido para Lavras (MG), em 1958, onde exerceu as funções de pastor naquela comunidade até 1963.
Em 1963 foi estudar em Nova York, retornando ao Brasil no mês de maio de 1964 com o título de Mestre em Teologia pelo Union Theological Seminary. Posteriormente conquistou o título de doutor em Filosofia (Ph.D.), pelo Princeton Theological Seminary. Sua tese de doutoramento em teologia, "A Theology of Human Hope", publicada em 1969 pela editora católica Corpus Books é, no seu entendimento, um dos primeiros brotos daquilo que posteriormente recebeu o nome de Teoria da Libertação.
De volta ao Brasil, por indicação do professor Paul Singer, conhecido economista, é contratado para dar aulas de Filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro (SP). Em sua carreira, ele passou pelas principais universidades do país e também em algumas do exterior.
Há muito tempo, em um debate sobre currículo escolar, Rubem Alves defendeu que, em geral, eles são equivocados, pois raramente têm a ver com o "entorno" da vida dos alunos. Ou seja, os programas escolares têm pouca utilização prática. "E o conhecimento é essencialmente prático, coisas que não podem se transformar em ações são esquecidas", diz o autor.
Pensando um pouco mais sobre o tema, Rubem chegou à conclusão de que as casas são o entorno mais natural das crianças. E foi assim que surgiu "Doze lições para a educação dos sentidos". Segundo ele, uma casa é um lugar completo para se aprender, há química na cozinha, física nas ferramentas da área de serviço, geografia na localização. "Tive a idéia ao ler uma declaração do navegador Amyr Klink dizendo que gostaria que seus filhos estudassem em uma escola da Ilha Faroe, na qual se constrói uma casa Viking. A casa, qualquer casa, é um mini-mundo, um programa de aprendizado completo", completa Alves.
Rubem Alves conta que, a partir de então, pensou quais perguntas seriam feitas para que uma casa fosse construída. O resultado são textos deliciosos, ligados por associações de idéias, que não só explicam os diversos tipos de casas (de homens, de animais, das almas, das poesias), como também ensinam diversos conceitos ao público infanto-juvenil. Assim, em ricos e poéticos brainstorms, Alves aborda conceitos tão diferentes como o que é "inventar", o que são "pólos", "constelações" e "pontos cardeais".
"O texto parte sem nenhuma definição ou pré-saber. Imaginei por onde começar e a partir daí ele flui, sempre ligando idéias para mostrar a utilização prática dos mais diversos conceitos." Rubem acredita que esta é a melhor forma de educar os sentidos e aprender. "Aprendemos trabalhando o nosso entorno. É preciso identificar uma razão prática", finaliza. (Fonte: PMC)

Caraguá testa tinta asfáltica em ciclovia
O município conta com 25 quilômetros de ciclovia, que vai da Praia das Palmeiras até Martim de Sá; do Rio do Ouro até o trevo da cidade e do trevo até a divisa com São Sebastião

Caraguatatuba - A empresa Hotline Tintas esteve em Caraguatatuba nesta quarta-feira, dia 31, para apresentar a Pavicor, um revestimento asfáltico colorido aplicado a frio, de alta tecnologia, utilizado para revestir pistas de caminhada e corrida, caminhos de campo de golfe, ciclovias, parques, vias internas de condomínios residenciais e outras aplicações similares. O produto proporciona longa durabilidade, por não se considerado uma tinta e sim uma emulsão asfáltica.
De acordo com representantes da empresa, o produto tem garantia de dois anos, do fabricante Ipiranga Asfaltos, porém a durabilidade pode chegar a 4 anos sem uma nova pintura. Segundo eles, a tinta sofre com a degradação da maresia e do sol, deixando os locais pintados com aspecto feio e o novo produto é mais resistente a esses fenômenos naturais, deixando os locais com um visual bonito por muito mais tempo e com melhor visibilidade.
Os técnicos da empresa foram recebidos pelo diretor da Ditran (Divisão de Trânsito) Coronel Celso Rapaci, que fez um teste com o produto em um trecho da ciclovia da Avenida Dr. Arthur Costa Filho (avenida da praia). Durante a aplicação, Rapaci disse que há um interesse do prefeito José Pereira de Aguilar em analisar o local pintado estudar a viabilidade da compra do produto, para ser utilizado na ciclovia do município. "Este é um produto inovador, o prefeito quis fazer o teste e vamos avaliar o custo-benefício, e também a segurança da população", disse.
Caraguá conta atualmente com 25 quilômetros de ciclovia, que vai da Praia das Palmeiras até o final do bairro Martim de Sá; na Rodovia dos Tamoios, do Rio do Ouro até o trevo da cidade e na SP-55, que vai do trevo até a Divisa com São Sebastião, e toda sua extensão será repintada este ano. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião prepara Projeto Oficina Escola

São Sebastião - As Secretarias de Cultura e Turismo, de Educação e de Trabalho e Desenvolvimento Humano estão finalizando um projeto que cria na cidade uma Oficina Escola, proposta com o objetivo de contribuir para salvaguardar, revalorizar e preservar as técnicas tradicionais da construção civil na conservação e restauração do patrimônio cultural.
A Prefeitura de São Sebastião, para implantar o projeto, vai buscar uma parceria com o governo do Estado de João Pessoa, que desenvolve programa semelhante no Nordeste e que é referência nacional, segundo indicação do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Para isso, a equipe do Departamento de Patrimônio Histórico de São Sebastião irá visitar a cidade nordestina para conhecer o programa. Paralelamente, dois monitores da cidade vão participar de um curso com os técnicos que desenvolvem o programa lá.
Depois da coleta de dados para finalizar o projeto, a Prefeitura de São Sebastião abrirá um processo seletivo para a escolha de jovens de baixa renda, em idade de 18 a 24 anos, residentes no Município, para que façam parte do programa.
“O projeto busca repassar ofícios artesanais e artísticos ligados à conservação e preservação do patrimônio histórico brasileiro”, explica a diretora de Patrimônio Histórico, Fernanda Palumbo.
A Secretaria da Educação terá o papel de oferecer aulas teóricas de História e Geografia, enquanto a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano faria a seleção dos jovens.
O projeto piloto com os jovens selecionados será feito na sede do antigo Fórum de São Sebastião. O local foi cedido a Prefeitura de São Sebastião e vai ser transformado na nova Biblioteca e Videoteca Municipal.
Papel - Esses jovens terão um papel fundamental, já que a Prefeitura, paralelamente, apresentou um projeto de lei, em trâmite no Legislativo sebastianense, que cria o Programa de Revitalização do Centro Histórico do Município.
A idéia do programa é a preservação de imóveis de interesse histórico, através da concessão de isenções e incentivos voltados às aspirações turísticas da região.
De acordo com a legislação proposta, estão previstas isenções de IPTU; taxa de fiscalização de localização, instalação e funcionamento; taxa de fiscalização de anúncios; e a isenção do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza. O pedido de isenção deverá ser feito anualmente pelos proprietários dos imóveis situados entre o Córrego do Outeiro e Córrego do Ipiranga. A proposta deverá se estender também para o bairro de São Francisco.
“Os incentivos criados, além da instalação de novas atividades, almejam o investimento direto de particulares na restauração dos imóveis situados na região. Essas obras vão gerar serviço para os alunos do Oficina Escola”, finaliza Fernanda Palumbo. (Fonte: PMSS)

São Sebastião ganha curso de Direito

São Sebastião - Pela primeira em sua história, São Sebastião vai contar com um curso de bacharelado em Direito. A façanha foi conquistada pela Instituição de Ensino FASS (Faculdades São Sebastião).
A autorização para receber o curso foi assinada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, no último dia 25 de janeiro e publicada no dia seguinte no Diário Oficial da União.
A direção da FASS inicia agora a montagem do curso, seguindo as orientações do Ministério da Educação, além da equipe que vai coordenar o departamento.
As pré-inscrições para o processo seletivo 2007 para o curso de bacharéu em Direito já podem ser feitas pelo telefone (12) 3892-6321, em horário comercial, pessoalmente nos Colégios Objetivo, de Caraguatatuba, Ilhabela e Boiçucanga ou ainda na sede da própria FASS, localizada na Rua Agripino José do Nascimento, 177, no bairro da Vila Amélia, centro de São Sebastião.
Em nota oficial, a direção das Faculdades São Sebastião disse que “a aprovação e autorização para o funcionamento do curso de Direito só ratifica os princípios de coerência e comprometimento da instituição com a qualidade de ensino superior para com a comunidade local”. (Fonte: PMSS)

São Sebastião recebe em fevereiro mostra com filmes de Mazzaropi

São Sebastião - A história da caipira Mazzaropi é uma das atrações do verão em São Sebastião. De 1º a 4 de fevereiro o município recebe a Mostra de Cinema “Tem um Jeca na Cidade”. As exibições serão na Praça do Coreto, no Centro, e gratuita. Um show cômico e musical produzido e estrelado por André Luiz Mazaropi, filho de um dos maiores atores do Vale do Paraíba, também fará parte do espetáculo.
O telão montado na praça vai mostrar alguns dos sucessos do caipira mais conhecido no Brasil, interpretado pelo ator e cineasta Amacio Mazzaropi. No dia 1º será exibido o filme “Um caipira em Bariloche”, no dia 2 “Betão Ronca Ferro”, dia 3 tem o show com André Mazzaropi – “O Filho do Jeca” e o filme “Jecão - Um Fofoqueiro no Céu”. Encerrando a mostra será exibido “Casinha Pequenina”. Todos os filmes começam às 20h
De acordo com André Mazzaropi, a Mostra de Cinema tem apoio do Ministério da Cultura e da PAM Filmes e o objetivo é divulgar a cultura caipira e a memória de Mazzaropi.
O diretor de Cultura de São Sebastião, Gleivison Gaspar, disse que a Prefeitura quer trazer shows de qualidades para a população e também visitantes que passam as férias na cidade.

Serviço
Mostra – 1º a 4 de fevereiro
Local – Praça do Coreto, Centro de São Sebastião
Horário – 20 horas
Entrada gratuita
(Fonte: PMSS)

Pontal da Cruz recebe 17ª Festa de folia de Reis no fim de semana

São Sebastião - O grupo de Folia de Reis do Pontal da Cruz, existente há mais de 50 anos em São Sebastião, realiza neste sábado (3/02), a partir das 17h, a sua 17ª Festa no campinho de areia, localizada no alto da Alameda Santana. O evento tem o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).
De acordo com a presidente do grupo, Ana Maria Paulina da Silva, a Folia de Reis do Pontal da Cruz conta atualmente com mais de 20 foliões incluindo idosos e crianças que desde cedo já recebem o incentivo dos mais velhos para a prática da Folia. “As crianças acham bonito cantar e tocar instrumentos como cavaquinho, violão e viola. Muitos começam a partir dos cinco anos”, destacou Ana Maria.
Todos os integrantes são do próprio bairro, mas segundo a presidente, no dia da festa, o grupo sempre é visitado por foliões de outros bairros e cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte onde se apresenta periodicamente. “Saímos da Fazenda Santana e subimos toda a rua até chegar ao campinho de areia onde teremos nossas barracas arrumadas e enfeitadas para a nossa festa. Toda a cidade está convidada”, disse Ana Maria. (Fonte: PMSS)

Prefeitura entrega certificados de conclusão de curso para servidores públicos

São Sebastião - Os servidores que participaram do curso de Direção Defensiva e Elétrica com ênfase na Norma Regulamentar n° 10 serão recebidos na manhã desta quinta-feira (1º/02), a partir das 9h30, pelo prefeito Dr. Juan Garcia em seu gabinete. Na ocasião, o prefeito fará a entrega simbólica de certificados para alguns alunos.
Visando promover a educação no trânsito de modo a evitar acidentes, as secretarias municipais de Administração (Secad), Saúde (Sesau) e Segurança Urbana (Segur) promoveram no final do ano passado um curso de Direção Defensiva para seus funcionários. Foram abordados assuntos como primeiros-socorros, educação no trânsito, fiscalização, serviços de engenharia, Código de Trânsito Brasileiro, Planejamento Urbano, estresse, prevenção de acidentes, revisão de veículos, sinalização e combate a incêndios.
Já o curso de eletricista, com ênfase na Norma Regulamentar (NR-10), teve o objetivo de preparar os profissionais para atuar com segurança nas instalações elétricas. O curso foi ministrado pelo engenheiro elétrico José Cláudio da Silva Lopes, na Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos, com duração de 24 horas. O curso envolveu ainda combate a incêndio e primeiros-socorros com tempo de 16 horas. Essa etapa teve o apoio da Sesau.
De acordo com o chefe de Divisão de Segurança do Trabalho, Sebastião Passareli, os cursos foram mais um aprimoramento para os funcionários públicos. “Com estes cursos de capacitação, o servidor poderá aprender mais atividades e se tornar um multiplicador das idéias", disse Passareli.
Para mais informações, o telefone da Divisão de Segurança do Trabalho é o (12) 3891-2084 e da Divisão de Tráfego é o (12) 3892-1540. (Fonte: PMSS)

Prefeitura abre inscrições para grupo “Corpus” de São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), abriu inscrições para a formação de mais um produto cultural que vai atuar ao lado do Coral Municipal, Grupo Infantil de Teatro e Banda Jovem Sectur. O grupo de dança “Corpus” reunirá cerca de 40 integrantes divididos nas modalidades de jazz, sapateado, dança de rua e balé clássico.
O Corpus terá a supervisão da coordenadora das Oficinas Culturais, Indiara Gomes. As aulas e ensaios serão ministrados pelos coreógrafos Gisleide Carmelo Winkler (Gigi), Júnior Rocha e Patrícia Apoliana. Segundo o diretor de Cultura, Gleivison Gaspar, o grupo dará seqüência ao trabalho de criação e resgate dos produtos culturais do município.
As inscrições poderão ser feitas na sede da Sectur ou da Ambiental Litoral Norte (ALNorte). Podem participar pessoas que tenham acima de 12 anos de idade. De acordo com a Sectur, está agendado para o dia 13 de fevereiro, a partir das 13h30, uma audição para escolher os dez melhores de cada modalidade.
Os participantes deverão levar um CD com uma música pré-selecionada por eles para executarem um número para os jurados em um tempo máximo de dois minutos. O público alvo, segundo os coreógrafos, são pessoas que estejam com vontade de entrar em contato com a arte da dança. A avaliação da audição será por ordem de chegada e os dançarinos deverão se apresentar com roupas adequadas.
Após a audição, a classificação final será divulgada no site da Prefeitura (www.saosebastiao.sp.gov.br), na Sectur e na sede da ALNorte no dia 15 de fevereiro. O lançamento oficial contará com uma confraternização no pátio da Sectur, no dia 23 de fevereiro a partir das 20h.
A primeira apresentação do Corpus será na 3ª Mostra Livre de Dança que será realizada nos dias 20 e 21 de abril, em São Sebastião. Informações pelos telefones (12) 3892-2620 ou 3892-6700. (Fonte: PMSS)

“Caça-Esgoto” flagra ligação irregular na Praia Deserta

São Sebastião - A operação “Caça-Esgoto”, desencadeada na manhã desta quarta-feira (31/01) na Praia Deserta, na região central de São Sebastião, constatou que pelo menos três moradias não estão interligadas à rede de esgoto da Sabesp, sendo que uma manda seus dejetos diretamente para as galerias de águas pluviais, que posteriormente, deságuam no mar. Dos 11 imóveis vistoriados, três foram notificados.
A situação mas crítica foi identificada em uma residência na rua Coronel Armond. Os fiscais jogaram corante no vaso sanitário, no tanque e no encanamento no quintal e os três correram para a galeria. O imóvel é alugado e a moradora disse que desconhecia a irregularidade.
A proprietária da residência foi notificada e tem prazo de 10 dias para regularizar a situação ou apresentar justificativa na Secretaria do Meio Ambiente (Semam). Caso não cumpra a determinação pode ser multada em valores que variam de R$ 500 a R$ 5 mil.
As outras duas notificações foram em imóveis localizados na avenida Manoel Hipólito do Rego. Há menos de um ano a Sabesp fez a ligação do esgoto na via e o prazo para que cada moradia fosse interligada à rede principal terminou em meados de 2006. Um dos moradores informou aos fiscais ambientais que nos próximos dias fará a interligação. O outro tem prazo de 30 dias para apresentar justificativa e iniciar a obra.
De acordo com o assessor da Semam, André Cabral, o objetivo da operação é detectar onde o esgoto é jogado de forma irregular na galeria pluvial. Desde dezembro a Praia Deserta aparece como poluída, conforme análise de balneabilidade da Cetesb.
“Há uma preocupação porque temos a escola (Ventos e Velas) nessa praia e os alunos usam o mar para a parte prática”, explicou Cabral. O estudante Sinvaldo Batista Tavares, 14 anos, viu “in loco” a ação da ligação irregular de esgoto e disse ter ficado preocupado. “Sei que se esse esgoto chegar no mar a água vai ficar poluída e isso é ruim para o meio ambiente.”
A operação “Caça-Esgoto” deve prosseguir até o final da semana. (Fonte: PMSS)

São Sebastião realiza o 2o Circuito de Vôlei e Futvôlei na praia de Maresias

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), realiza no dia 25 de fevereiro a primeira etapa do “2o Circuito de Vôlei e Futvôlei” na praia de Maresias, na Costa Sul do município.
O circuito faz parte do calendário anual de eventos da Seesp e tem como objetivo identificar a dupla que irá representar a cidade nos 51o Jogos regionais que acontece em Ubatuba.
De acordo com o diretor de Eventos da Seesp, José Reis de Jesus Silva, a disputa será realizada em quatro etapas que definirá uma dupla nas categorias feminina e masculina. “A competição, além de ser uma seletiva para os Jogos Regionais, também tem como intuito favorecer o desenvolvimento da prática esportiva por meio da competição e contribuir para o aprimoramento técnico dos atletas que competem nas modalidades de vôlei de praia e futvôlei na cidade.”
Os prêmios serão troféus e medalhas aos três primeiros colocados. Serão avaliados os critérios técnicos, físicos e entrosamento entre os atletas, além da idade. A dupla selecionada irá realizar treinos e atividades com a equipe da Secretaria de Esportes até os Jogos Regionais.
De acordo com a Secretaria de Esportes, a realização do circuito tem por meta desenvolver atividades esportivas saudáveis e prazerosas, além de ser mais um momento de lazer e integração social.
Para participar, o interessado deverá se inscrever na Secretaria de Esportes, ou se preferir, poderá realizar a sua inscrição no dia do evento com a equipe da secretaria. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi


Prefeito e comunidade do Jardim Carolina acertam parceria

Ubatuba - O prefeito Eduardo Cesar participou na última segunda-feira, 29, de mais uma reunião com a comunidade do bairro Jardim Carolina, na Região Oeste de Ubatuba. O principal objetivo deste encontro foi responder as questões levantadas durante a reunião ocorrida em dezembro, onde foram discutidos assuntos relativos a melhoria acessos do bairro, limpeza de lotes, iluminação pública e saneamento básico.
Acompanharam o prefeito os secretários de Obras, João Paulo Rolim, a assessora de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários, Silvana Niel, o Assessor de Assuntos Jurídicos, Marcelo Mourão e Claudia Ferraz, do Centro de Controle de Zoonoses, que levaram respostas aos questionamentos da população.
Medidas imediatas - O secretário de obras, João Paulo Rolim, se comprometeu a enviar ainda esta semana homens e máquinas para manutenção das ruas do bairro. Ele anunciou também ter recebido o projeto do DER para a continuação da pavimentação da Rodovia Osvaldo Cruz, mais especificamente, na área próxima ao Jardim Carolina. “Estaremos nos reunindo com a comunidade o mais rápido possível para avaliar as mudanças que o DER pretende fazer na área e estudar alterações, se necessárias”, disse Rolim.
Em votação, os moradores definiram como meta de ação no bairro para 2007, o calçamento das ruas com bloquetes de concreto. Para isso será efetuada parceria com a administração municipal.
Avaliação - O presidente da Sociedade Amigos do Jardim Carolina, Quincas Cruz, elogiou a participação dos moradores nas reuniões. “A participação da comunidade tem aumentado a cada reunião e o melhor de tudo é que a cada encontro saímos com soluções para nossos problemas”, disse o presidente, que já marcou a próxima para o dia 28 de fevereiro.
Silvana Niel, assessora de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários, enfatizou mais uma vez a importância das reuniões comunitárias. “Muitas vezes não é possível a comunidade ser atendida no gabinete, ou ter acesso à imprensa, por isso fazemos questão de vir até a comunidade, não apenas para trazer as informações do que tem sido feito, mas principalmente conhecer a realidade de cada bairro para que possamos efetuar ações que surtam efeito”, declarou Silvana. A assessora lembrou também que são muitas as solicitações dos bairros, já que Ubatuba tem uma extensão muito grande e os problemas de infra-estrutura vêm de longa data. “É importante que as associações de bairro entendam o grande volume de trabalho e priorizem as ações mais importantes, que dentro de uma escala, serão executadas, seguindo uma ordem cronológica”.
O prefeito Eduardo Cesar endossou as palavras da assessora. “Estamos visitando todos os bairros para estreitar nosso contato com a população. Eu tenho visto os problemas que a população enfrenta e temos nos esforçado, ao máximo, para atender as prioridades de cada comunidade”, disse Eduardo, que ressaltou a importância de mais uma parceria: “As parcerias tem se tornado viáveis em várias situações e mais uma vez saímos de uma reunião onde a comunidade se dispôs a ajudar para obter melhorias para o bairro”, finalizou o prefeito.
 (Fonte: PMU)


Semana de 02/02 à 08/02/2007

 

CINE PORTO (Ubatuba)
 

"Uma Noite no Museu"
Às 15:10 hs -19:30 hs

 

"O Ilusionista"
Às 17:20 hs -21:30 hs.



CINE PASSEIO (Ubatuba)


"A Grande Familia"
Às 15:00 hs -17:10 hs -19:20 hs - 21:30 hs.
 

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Minha casa

Quando crescer, quero uma moradia
De pau-a-pique com reboco
Pintada de branco
De janelas e portas azuis
E no quintal
Cafeeiros, bananeiras
Jabuticabeiras e um coqueiro
Para de longe acenar
Quando para casa eu retornar.

Quero uma casa de esteios do mato
De ripas de jiçara, de teto baixo
Com vãos para guardar
Navalha de barbear, anzol para caçoa
Agulha de costurar rede
E retratos de santos na parede.

Minha casa terá fogão a lenha
Com chapa de ferro de três bocas
Uma chaminé bem comportada
Que expulsa toda a fumaça
E deixa só um bocadim
Para fazer picumã
Contra o bicho-cupim.

Uma casa com camarinhas
De janelas abertas
Para as bandas do leste
Para o caminho do sol
Para o cheiro do mar
E para as fruteiras
Carregadas de pássaros
Que cantam a Deus
Gratos pela alvorada
Como todo mundo devia fazer
Em início de jornada.

Uma casa muito simples
Com luxo só na camarinha
Com tarimba de ripas
Esteira de taboa
E travesseiro de macela.

Minha casa de adulto
Será minha casa de infância.

Félix Cabral

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Amanhecer no Perequê Açú ©Juliano Gregori

Amanhecer no Perequê Açú
©Juliano Gregori

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor