Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 02 de Fevereiro de 2007 - Nº 1699 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
-

Caraguatatuba
Dois eventos esportivos são atrações do fim-de-semana em Caraguá
Caraguá cria comissão para controle do caramujo

Ilhabela
-

São Sebastião
Seduc realiza reunião com pais dos alunos da Vila Amélia
Ditraf instala sistema de ciclofaixas na região central
Cecéu Muniz compõe música para agitar o carnaval de São Sebastião
16 mil alunos da Rede Municipal retornam às aulas no dia 5 em São Sebastião
Prefeitura forma servidores nos cursos de direção defensiva e segurança com eletricidade
Teatro Municipal recebe na sexta a peça “Lá”


Ubatuba
Fundart elege conselho deliberativo
Fundart anima a festa, com carnaval à moda antiga
Prefeitura e Sabesp discutem investimentos em Ubatuba
Ubatuba entra no clima do carnaval, com II Festival de Marchinhas
CONVITE

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral Norte -

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Dois eventos esportivos são atrações do fim-de-semana em Caraguá
Os dois campeonatos disputados no fim-de-semana terão inscrições e entrada gratuita

Caraguatatuba - A programação esportiva em caraguá está a todo vapor. Neste final de semana mais duas competições atrairão diversas pessoas amantes de esportes para a Prainha e Martim de Sá, para assistirem as competições de Vôlei de Praia e Canoagem, respectivamente.
No sábado, 3, às 11h, na Praia Martim de Sá, acontece a primeira etapa do Campeonato de Vôlei de Praia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local antes da prova. A segunda etapa da competição está prevista para o dia 10.
Já no domingo, 4, os amantes dos esportes náuticos podem aproveitar para curtir o Campeonato de Canoagem Oceânica. O evento terá início às 9h e as inscrições podem ser feitas até o dia 2, sexta-feira, na SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, organizadora dos eventos esportivos com município.
Serão disputadas as classes I (caiaques com comprimento mínimo de 4,60 metros); II (caiaques com 4,30 metros e máximo de 4,29 metros) e III (caiaques com comprimento mínimo de 4 metros e máximo de 4,29 metros). De acordo com a organização do evento será vetada a utilização de equipamentos usados em provas de velocidade e descidas.
As categorias disputadas são Mirim, 11 a 14 anos (ano base 1993/1996); Infantil, 15 a 18 anos (ano base 1989/1992); Sênior, 19 a 34 anos (ano base 1973/1988); Master, 35 a 44 anos (ano base 1963/1972) e Super Master, a partir de 45 anos (abaixo de 1962).
Largada e segurança:
Para todas as classes, o percurso será de 10 a 12 quilômetros, saindo da Prainha em um circuito triangular de bóia na Orla Marítima, conforme a maré do dia 4 de fevereiro, data da competição. A largada acontecerá às 9h no estilo Le Mans.
Durante a competição, todos os atletas serão obrigados a usar a saia contra respingos e portar o colete salva-vidas. O porte de água durante o trajeto será de responsabilidade do competidor. Todos os atletas terão que estar dentro das normas técnicas estabelecidas pela organização.
Os competidores deverão estar com o condicionamento físico compatível com o percurso; os menores inscritos devem estar devidamente autorizados pelos pais e os equipamentos e materiais em perfeitas condições de uso e controle.
Premiação:
A premiação acontecerá no final da última prova. Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria com troféus. A associação com o maior número de pontos também será premiada.
A SECER fica na Avenida José Herculano, 50, Jardim Britânia. Mais informações pelo telefone 3888-4110 com Leandro ou Renato. (Fonte: PMC)

Caraguá cria comissão para controle do caramujo
Como parte do projeto de controle do caramujo será oferecido um treinamento para os multiplicadores e um workshop para jornalistas da região

Caraguatatuba - Preocupada com a saúde e bem estar do munícipe, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, criou nesta quinta-feira, dia 1º de fevereiro, uma comissão que irá trabalhar com planos e ações no controle do caramujo.
Fazem parte da comissão, representantes das Secretarias de Meio Ambiente, Educação, Saúde, Serviços Públicos, Setor de Zoonoses, Assessoria de Comunicação Social.
O IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis também fará parte da comissão e irá auxiliar a comissão com orientação e capacitação para multiplicadores que se responsabilização de orientar à população quanto aos cuidados com o molusco.
Na primeira reunião de formação da comissão ficou decidido que cerca de 40 pessoas receberão treinamento por um técnico do IBAMA para serem multiplicadores no município. Outra decisão da comissão foi a realização de mutirão para que os moluscos sejam coletados dos diversos bairros. A previsão é que sejam recolhidos por bairro cerca de 500 quilos de caramujo.
A próxima reunião acontecerá no dia 8 de fevereiro, às 9h, na sede da Secretaria de Saúde. O encontro definirá o destino dos caramujos coletados no mutirão, a data da capacitação dos multiplicadores e também a data em que acontecerá workshop destinado a jornalistas da região. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Seduc realiza reunião com pais dos alunos da Vila Amélia

São Sebastião - A Secretaria de Educação (Seduc) de São Sebastião realizou na manhã desta quinta-feira (1°/02) uma reunião com cerca de 20 pais dos alunos que reclamaram sobre o anúncio do cancelamento da 5ª série do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Maísa Theodoro da Silva, localizada na Vila Amélia.
Durante a reunião, a secretária de Educação, Marilene Ramachotti Leite, assegurou que o problema será resolvido administrativamente entre município e Estado. Foi montada uma comissão entre os pais presentes composta por quatro membros.
Segundo Marilene, nesta sexta-feira (2/02) será dada uma solução para os pais. “O nosso compromisso é com as crianças, para que nenhuma delas fique sem estudar”. O pai Alexandre da Cruz Neto destacou que o objetivo é resolver de forma amigável o problema. “Agora já conversamos diretamente com a secretaria, já expomos nossas sugestões e vamos aguardar confiantes na resposta”, disse Neto. (Fonte: PMSS)

Ditraf instala sistema de ciclofaixas na região central

São Sebastião - Visando promover mais segurança para o tráfego de veículos na região central de São Sebastião, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Segur) por meio da Divisão de Tráfego (Ditraf), instalou na manhã desta quinta-feira, (1°/02) na área que inicia na Petrobras até as proximidades da rua Nossa Senhora da Paz, um sistema de ciclofaixas em mão dupla para os ciclistas.
A medida está em testes e por isso será em caráter temporário. De acordo com dados da Ditraf, diariamente cerca de três mil bicicletas passam pela região que abrange empresas e também é ponto de passagem dos alunos que vão para a Escola Municipal Henrique Botelho, localizada no Porto Grande. Por não haver espaço para bicicletas, os condutores passavam pela calçada da Petrobras, dificultando a passagem dos pedestres.
De acordo com o diretor da Ditraf, Márcio Nonato, as ciclofaixas estão em período de testes para ver como a população se comporta. Por esse motivo, os agentes da Ditraf estão abordando os ciclistas e orientando para que trafegue na ciclofaixa. “Queremos proporcionar segurança à população”
Ele ressaltou ainda que o objetivo é implantar futuramente uma ciclofaixa desde o Centro até o São Francisco. Essa grande ciclofaixa, segundo ele, será do lado da pista sentido Centro - São Francisco.
Márcio Nonato também afirmou que os agentes da Ditraf realizarão junto aos funcionários da Petrobras e das empreiteiras que trabalham na empresa e com os estudantes da Escola Municipal Henrique Botelho, a conscientização e orientação aos usuários para que utilizem a ciclofaixa como mais um instrumento de segurança.
Para o estudante Fernando da Silva Izidro, 25 anos, a medida da Prefeitura é muito boa, pois além de implantar a ciclofaixa, todos os ciclistas estão recebendo a orientação necessária para que possam proceder de forma correta. “Utilizo essa estrada todos os dias para me locomover a vários lugares e achei ótima essa medida”, disse.
Já o pedreiro Carlos José Dias, 46 anos, morador da Ilhabela, disse que usará a ciclofaixa principalmente para utilizar os serviços da cidade e ir ao São Francisco, onde também tem compromissos. “Eu era morador do bairro e agora vejo que todas as pessoas terão mais segurança com esta medida adotada pela Prefeitura”, afirmou Dias. (Fonte: PMSS)

Cecéu Muniz compõe música para agitar o carnaval de São Sebastião

São Sebastião - O músico Cecéu Muniz, que vai cantar nas cinco noites do carnaval sebastianense, fez uma música que será o grande hit dos bailes da Rua da Praia. A música “Tira o pé do chão” é composta por ele e Lucynha Cintra, da banda baiana Axé Blond. A realização do carnaval é da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
O objetivo da música é fazer uma referência ao município e colocar o público em contato com o melhor agito que vem da Bahia. A banda do intérprete promete que o novo sucesso fará a galera “quebrar tudo” e para isso, o grupo ensaia diariamente para fazer de São Sebastião o melhor carnaval do Litoral Norte. A música já está disponível em formato MP3 no site oficial da Prefeitura (www.saosebastiao.sp.gov.br) na seção “Destaques”.
Cecéu Muniz nasceu em São Paulo e com uma excelente bagagem musical, desde 1995, começou sua carreira mostrando todo o seu potencial e seu trabalho. Em 1997, participou do álbum "remix samba" e em 1999 deu inicio à sua carreira solo. Gravou o seu primeiro CD em 2000 e já em 2001, sua música “mexa a lomba lomba” já estava entre as mais tocadas do carnaval.
Cecéu recebeu em 2003 o disco de ouro pela vendagem de 120 mil CD’s “Sem perceber”, com a música "sem perceber" que foi um recorde de execução nas rádios do Brasil, principalmente em São Paulo, Minas Gerais, Brasília e Rio de Janeiro, chegando a tocar mais de 140 vezes por semana nas rádios populares.
Em 2004 lançou o álbum "Mais uma vez" que teve como música de trabalho "molem molem" que ficou na 27ª posição das músicas mais tocadas da América Latina
O novo CD do artista "a vez do amor", reúne vários estilos musicais, como o samba, pop e rap. Com seu 3° disco de carreira conta agora com um trabalho muito mais maduro e com a música "brilho das estrelas" entre as mais tocadas de todo o Brasil. (Fonte: PMSS)

16 mil alunos da Rede Municipal retornam às aulas no dia 5 em São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), informa que as aulas das Escolas Municipais retornam na próxima segunda-feira (5/02. Cada unidade escolar organizará, dentro de sua realidade, atividades especiais de recepção aos alunos.
Aproximadamente 16 mil alunos vão retornar ou iniciar as aulas no município nas 55 unidades. Neste número são incluídos os ensinos Infantil, Fundamental, Especial e de Jovens e Adultos.
Para os pais que ainda não compraram o material escolar, o Procon (Programa Municipal de Defesa do Consumidor) de São Sebastião alerta que a primeira dica é pesquisar. Mas os consumidores devem levar em consideração que os itens pesquisados têm diferentes marcas, de acordo com a loja.
É importante ainda verificar o material que o estudante já possui, o que pode ser aproveitado, e, a partir daí, elaborar uma lista com os itens realmente necessários.
O material escolar constitui instrumento de trabalho para o aprendizado, portanto, deve estar adequado à finalidade à qual se destina. Segundo o Procon, produtos sofisticados ou com características de brinquedo podem distrair a atenção da criança, prejudicando o seu desempenho.
Ainda segundo o Procon de São Sebastião, o consumidor sempre tem de exigir nota fiscal com os artigos discriminados, tíquete do caixa ou cupom do ponto de venda, pois no caso de vício do produto ele servirá para efetuar a troca. Se a compra for a prazo preste atenção nas taxas de juros. Se possível, efetue o pagamento à vista.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor são 30 dias de garantia para produtos não duráveis e 90 dias de garantia para produtos duráveis. A garantia deve ser dada por escrito. (Fonte: PMSS)

Prefeitura forma servidores nos cursos de direção defensiva e segurança com eletricidade

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através das Secretarias de Administração, Segurança Urbana e Saúde, entregou o certificado de conclusão dos cursos de direção defensiva e de segurança em instalações e serviços com eletricidade. Os cursos tiveram a coordenação da Divisão de Segurança do Trabalho, ligada a Secretaria de Administração.
Os certificados foram entregues na manhã desta quinta-feira, 1 de fevereiro, pelo prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia.
O curso de direção defensiva, seguindo normas da Resolução 168 de 14 de dezembro de 2004 do Conselho Nacional de Trânsito, foi ministrado seguindo normas e procedimentos para formação de condutores de veículos auto-motor. Foi aplicado para 47 servidores a um custo de R$ 300 aos cofres públicos.
Já o curso básico de segurança em instalações e serviços com eletricidade seguiu a Lei 6514, de 22 de dezembro de 1977. Formou 15 servidores a um custo de R$ 2,5 mil.
“Nós temos de trabalhar com a administração andando. Queremos valorizar nossos servidores lhes proporcionando cursos, treinamentos e reciclagens”, avalia o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia.
Já o servidor Célio Silveira agradeceu o empenho do secretário das Subprefeituras, José Carlos Moreno, por ter atendido a reivindicação dos eletricistas da Prefeitura.
“A cidade que a administração projeta precisa ter profissionais qualificados. Gostaria de agradecer aos organizadores do curso pelo empenho e oportunidade”.
Segundo o chefe de divisão de Segurança do Trabalho, Sebastião Passareli, novos cursos serão oferecidos aos servidores, entre eles, para operadores de empilhadeira, trator e pá carregadeira, seguindo as normas federais, além de soldador, formação técnica para eletricista e ergonomia.
“Queremos mudar o comportamento e pensamento do servidor em relação ao trabalho”.
Desde o início desta gestão, oito cursos já foram oferecidos aos servidores públicos municipais: mapa de risco, operação de picotadeira, capina química, prevenção e combate a incêndios em escolas, primeiros socorros, montagem de andaime, direção defensiva e segurança em instalações e serviços com eletricidade. (Fonte: PMSS)

Teatro Municipal recebe na sexta a peça “Lá”

São Sebastião - O Teatro Municipal de São Sebastião recebe nos dias 3 e 4 de fevereiro (sábado e domingo) a peça “Lá”, do Quarteto D Produções Artísticas. A comédia é um monólogo com Marcelo Barbosa, direção de Didi Moreira e tem o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), jornal Imprensa Livre e Morada do Sol FM. O patrocínio é da Discomania, loja Trapézio e 2D.com Internet e Jogos.
O enredo conta sobre um advogado com a personalidade de um aristocrata que fica trancado no banheiro no 15° andar do prédio em que trabalha em um sábado após todos os colegas já terem ido embora. No lugar acontecem várias coisas. Lá, ele descobre por meio de indagações e questionamentos o que é preciso mudar em sua vida.
A peça tem duração média de uma hora e meia. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Municipal por R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia). Para ter direito à meia entrada, o interessado deve levar um quilo de alimento não perecível e retirar o ingresso. Informações pelo telefone (12) 3892-4489 ou 3892-2620. (Fonte: PMSS)

Prefeitura forma servidores nos cursos de direção defensiva e segurança com eletricidade

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através das Secretarias de Administração, Segurança Urbana e Saúde, entregou o certificado de conclusão dos cursos de direção defensiva e de segurança em instalações e serviços com eletricidade. Os cursos tiveram a coordenação da Divisão de Segurança do Trabalho, ligada a Secretaria de Administração.
Os certificados foram entregues na manhã desta quinta-feira, 1 de fevereiro, pelo prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia.
O curso de direção defensiva, seguindo normas da Resolução 168 de 14 de dezembro de 2004 do Conselho Nacional de Trânsito, foi ministrado seguindo normas e procedimentos para formação de condutores de veículos auto-motor. Foi aplicado para 47 servidores a um custo de R$ 300 aos cofres públicos.
Já o curso básico de segurança em instalações e serviços com eletricidade seguiu a Lei 6514, de 22 de dezembro de 1977. Formou 15 servidores a um custo de R$ 2,5 mil.
“Nós temos de trabalhar com a administração andando. Queremos valorizar nossos servidores lhes proporcionando cursos, treinamentos e reciclagens”, avalia o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia.
Já o servidor Célio Silveira agradeceu o empenho do secretário das Subprefeituras, José Carlos Moreno, por ter atendido a reivindicação dos eletricistas da Prefeitura.
“A cidade que a administração projeta precisa ter profissionais qualificados. Gostaria de agradecer aos organizadores do curso pelo empenho e oportunidade”.
Segundo o chefe de divisão de Segurança do Trabalho, Sebastião Passareli, novos cursos serão oferecidos aos servidores, entre eles, para operadores de empilhadeira, trator e pá carregadeira, seguindo as normas federais, além de soldador, formação técnica para eletricista e ergonomia.
“Queremos mudar o comportamento e pensamento do servidor em relação ao trabalho”.
Desde o início desta gestão, oito cursos já foram oferecidos aos servidores públicos municipais: mapa de risco, operação de picotadeira, capina química, prevenção e combate a incêndios em escolas, primeiros socorros, montagem de andaime, direção defensiva e segurança em instalações e serviços com eletricidade. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi


Fundart elege conselho deliberativo

Ubatuba - Além da responsabilidade de criar eventos e discussões dentro das áreas em que atuam, os coordenadores, enquanto componentes de um conselho deliberativo, tem poder para opinar e decidir a respeito dos rumos culturais no município
A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) realizou, no próximo dia 30, as eleições para a escolha dos coordenadores e suplentes dos grupos setoriais que integrarão o conselho deliberativo do ano de 2007.
O Conselho formado pelos coordenadores é de natureza deliberativa, ou seja, tem poder para opinar e decidir. É também sua função fiscalizar as ações administrativas da entidade.
O presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira, diz que o grande desafio e o objetivo do conselho é democratizar o acesso da população às manifestações culturais da cidade. "Tudo o que é feito na Fundart, passa pela aprovação do conselho. Esse grupo é importante, pois representa a vontade da população. Eles discutem, refletem e deliberam sobre as todas as ações da Fundação".
Artes Cênicas e Dança
Fernando Moreno – Coordenador
Maria Rita de San Juan Demetrio Zahra – Vice

Artes Plásticas
Bruno Pizzuto – coordenador
Wladmir Ferreira da Silva – vice

Artesanato
Helena Ottoni Tracchi – coordenadora
Dalva Nunes – vice

Fotografia, Cinema e Vídeo
Flávio Sarlo Pizzutto - coordenador
Fábio Amaro – vice

Folclore e Tradições Populares
Luiz Gustavo Ballio de Morais – coordenador
Élvio de Oliveira Damásio – vice

História e Geografia

Denique Moreira de Rezende – coordenadora
Sérgio de Almeida Siqueira – vice

Literatura
Luiz Roberto de Moura – coordenador
Eduardo de Souza Neto – vice

Música
Ernesto Cardoso Júnior – coordenador
Aurora Novello Medina – vice
(Fonte: PMU)

Fundart anima a festa, com carnaval à moda antiga

Ubatuba - A programação da Fundart para o mês de fevereiro, como não poderia deixar de ser, tem ênfase no carnaval. A festa começa uma semana antes, com o II Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba. O evento acontecerá durante os dias 9, 10 e 11, no Terminal Turístico, que fica na Praia do Perequê-Açu.
Promovido pela prefeitura, por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), o Festival pretende valorizar essa manifestação cultural, que é predominante no carnaval do interior paulista, além de revelar novos talentos nas áreas musical e literária.
A premiação dos vencedores acontecerá durante o carnaval, num Baile Carnavalesco, que acontece todos os anos, na Praça Exaltação da Santa Cruz com ênfase também no carnaval antigo, apropriado para famílias e amantes das marchinhas, interpretadas por banda ao vivo, composta por dez músicos, que tocam trompetes, sax, trombones, bombardino, violão, contrabaixo, percussão e voz.
Além da banda, o carnaval na Praça contará com a participação de blocos, entre eles, o “Guaruçá” e “Recordar é Viver", que irão mostrar sambas, brincadeiras e marchinhas de antigamente. E para colorir e alegrar ainda mais essa festa, a praça será enfeitada com máscaras, bandeiras e bonecões. Os participantes poderão usar e abusar das fantasias de melindrosas, marinheiros, pierrôs e ciganos. O carnaval da praça promete balançar o coreto.

PROGRAMAÇÃO
Fevereiro - 2007
04 - DOMINGO
MÚSICA NA PRAÇA
Pça. Exaltação à Santa Cruz
21h
Retreta “Maestro Pedrinho”

09, 10 e 11
II FESTIVAL FUNDART DE MARCHINHAS CARNAVALESCAS
Terminal Turístico do Perequê-Açú
20h

16 a 20
CARNAVAL 2007

18, 19 e 20
BAILE CARNAVALESCO
Pça Exaltação da Santa Cruz
21h


24
SERESTAS E SERESTEIROS
Casarão do Porto
20h
(Fonte: PMU)

Prefeitura e Sabesp discutem investimentos em Ubatuba

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, recebeu em seu gabinete, na tarde da última quinta-feira, 1, o superintendente da Sabesp no Litoral Norte, José Ricardo Manckel Amadei. Durante a reunião, foi discutido o andamento das obras de saneamento básico na cidade e também os novos projetos e investimentos para Ubatuba.
Prevista para estar concluída no segundo trimestre de 2008, a Estação Elevatória do bairro Tenório irá contemplar 600 ligações, num universo de 3 mil pessoas, a um custo de R$ 850 mil. Já a Estação Elevatória do Perequê-Açu, a E2, que irá beneficiar parte do bairro, num total de 1.500 pessoas, está praticamente concluída e até o final de 2008 mais de 50 por cento do bairro também deverá estar interligado à rede de esgoto, num projeto orçado em R$ 1,7 milhão, beneficiando uma população de 5 mil pessoas. Segundo Amadei, com a execução destas obras, o percentual de atendimento com coleta de esgotos em Ubatuba passará a ser de 35 por cento.
Obra de R$ 40 milhões - O superintendente da Sabesp no Litoral Norte adiantou ainda ao prefeito Eduardo Cesar que também já está em fase de negociação junto ao BNDES um pedido de financiamento de cerca de R$ 40 milhões para as obras de saneamento da região que vai do Lázaro até o Perequê-Mirim. “Já temos o terreno no Perequê-Mirim onde será construída a estação de tratamento do esgoto de toda esta região”, afirmou Amadei, lembrando ainda que toda a rede de esgoto destas praias, ou seja, Saco da Ribeira, Domingas Dias, Enseada, Perequê-Mirim e Santa Rita já está concluída, além da parte da construção civil de várias estações de bombeamento, faltando apenas a instalação dos equipamentos. Segundo ele, apenas no Lázaro foram construídas seis estações e na Enseada e Perequê-Mirim, outras sete. A construção da linha que vai bombear o esgoto da região do Lázaro até o Perequê-Mirim e a construção da estação de tratamento é que irão custar cerca de R$ 40 milhões.
Reunião em São Paulo - Ricardo Amadei informou ainda ao prefeito, que o seu pedido de uma reunião junto à diretoria da Sabesp em São Paulo já está sendo agendado. O prefeito Eduardo Cesar disse que quer levar o apelo da população de Ubatuba aos diretores da Sabesp para que o município possa receber, no menor tempo possível, as obras de saneamento básico prometidas pela empresa. “Ubatuba tem no seu meio ambiente sua maior riqueza e a falta do tratamento do esgoto em grande parte das nossas praias é extremamente preocupante. Precisamos de providências urgentes”, finalizou o prefeito. (Fonte: PMU)

Ubatuba entra no clima do carnaval, com II Festival de Marchinhas
Os foliões que ainda não escolheram o bloco que desejam desfilar, ainda têm esta semana para se programar, ensaiar e arrumar a fantasia

Ubatuba - Uma semana antes do início do carnaval, Ubatuba já entra no clima da Festa, com a realização do II Festival de Marchinhas Carnavalescas, que acontecerá durante os dias 9, 10 e 11, no Terminal Turístico, situado na Praia do Perequê-Açu. Durante esta semana também, os foliões que ainda não se inscreveram para desfilar na avenida, poderão escolher o bloco que mais agrada. São diversas as opções, basta tirar do armário a fantasia e levar a animação para a avenida.
Promovido pela prefeitura, por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), o Festival de Marchinhas pretende valorizar essa manifestação cultural, que é predominante no carnaval do interior paulista, além de revelar novos talentos nas áreas musical e literária. O organizador do evento, Nei Martins, conta que nos carnavais antigos era normal cantar sucessos do rádio e fazer composições próprias para pular o carnaval. “A marchinha é a cara do interior paulista. Temos que preservar isso".
Prepare-se para desfilar!
Em relação aos blocos, as opções são diversas. Têm blocos de marchinhas, de embalo e de enredo. Em todos eles, ainda é possível se inscrever e participar. Vai depender da disponibilidade de cada um. Para sair em alguns blocos, é preciso ensaiar. Em outros, é só comparecer à concentração, na hora do desfile. Existem ainda os que cobram abadás e outros que são gratuitos. Tem também a opção de continuar a festa depois do desfile, ou de beber cerveja à vontade, por apenas R$ 1,00 a latinha.
Escolha seu bloco - O Galo da Meia Noite de Ubatuba é um bloco de embalo que surgiu em 1996, quando alguns amigos resolveram inventar algo que abrisse o Carnaval na cidade. Desde então, o Galo da Meia-Noite se reúne no Perequê-Açu, às 24h da sexta-feira, para dar início à grande festa do carnaval. Todos os anos, um trio elétrico que acompanha o bloco arrasta consigo uma pequena multidão, em torno de mil participantes.
Como participar: O abadá custa R$ 20 e dá direito a comprar cerveja a R$1,00. Ele pode ser adquirido no Bar do Leme, ou no Posto do Jija, no Perequê-Açu.
O Bloco "Recordar é Viver" nasceu há oito anos, com o propósito de resgatar o carnaval das marchinhas. O grupo é formado por senhores e senhoras da melhor idade, que se vestem com calça e tênis branco e camisa listrada azul e branca e saem pelas ruas da cidade, cantando as antigas marchinhas, como Pierrot Apaixonado, Jardineira e Mamãe, eu quero.
Como Participar: Para quem deseja recordar e reviver, é só comparecer na Avenida, em frente ao Rei da Batida, no sábado e na segunda-feira, a partir das 21 horas, fantasiado, ou vestido com o uniforme do bloco. A preferência é para pessoas mais velhas.
O Bloco da Escola de Samba do Perequê-Açu foi fundado em 1992, surgiu como escola de samba e agora é bloco de enredo. Sua principal característica é falar sobre Ubatuba e o Litoral Norte, homenageando a beleza e os personagens da cidade. A escola já chegou a desfilar com 800 componentes. Este ano, o Perequê-Açu desfila domingo e terça, a partir das 22h30, com concentração em frente ao Rei da Batida.
Como Participar: Quem quiser engrossar o caldo do Bloco do Perequê-Açu, deve comparecer ao Terminal Turístico, das 20h30 às 23h e falar com o Ivo, todas as noites, até o dia 14. O bloco tem, inclusive, a ala dos turistas. Pode usar qualquer fantasia.
O Bloco D´o Guaruçá, grupo que incentiva o carnaval de marchinhas criadas pelos foliões do próprio município. Esse grupo trabalha também com a cultura caiçara e folclore. O Bloco terá trajeto próprio, partindo da praia do Cruzeiro em direção à Rua Esteves da Silva e dispersão no entorno da Igreja Matriz.
Como participar: Quem quiser participar dessa brincadeira, tem que comparecer ao ensaio, que acontece todas as sextas e sábados, no Bar do Tato, das 20 às 22h. Os componentes precisam também, adquirir o kit contendo camiseta e chapéu, por R$ 10.
A Turma do Funil é um bloco de embalo que surgiu em 2003, com um grupo de amigos. Seus componentes são pessoas que gostam de consumir bastante cerveja, daí o nome. Depois do desfile, a festa continua, num baile que acontece todos os anos, na Cervejaria Avenida, com cerveja a preço de custo para quem possui o abadá.
Como participar: Os abadás estão à venda na Rua Cunhambebe, 164. O telefone de contato é 3832-2049, falar com Lucile. Quem adquirir o abadá, que custa R$ 20, tem direito a um kit, com enfeites, adereços, confetes e três cervejas em lata, além de participar do baile, com bebida a preço de custo.
O Bloco da Caxorrada é um dos mais irreverentes e tradicionais do carnaval ubatubense. Ele surgiu em 1977 e tem como principal característica a mudança de sexo. Mas não precisa se preocupar! É só a vestimenta. Homens se vestem de mulheres e vice-versa.
Para participar: é só comparecer à concentração, que acontecerá na esquina da Rua Maranhão com a Conceição, a partir das 22h, no sábado e no domingo de carnaval, vestido a caráter.
O Bloco Água Doce surgiu em 2003, com a idéia de trazer os hóspedes do hotel, que leva o mesmo nome do bloco, para desfilar na Avenida. Todos os anos desfilam cerca de 250 pessoas, embaladas pelas músicas de sucesso do momento. A idéia do fundador do bloco é unir hospedes de outros hotéis e pousadas da cidade.
Como participar: O bloco desfila no domingo, às 23h. Para participar, basta estar na Avenida nesse horário.
O Bloco de Enredo dos Estufados é derivado da Escola de Samba da Estufa, que surgiu em 1988. Este ano, o enredo será em homenagem ao Tangará Dançador, a ave-símbolo de Ubatuba. Neste ano, desfilam cerca de 60 componentes. Os ensaios acontecem todas as terças e quintas, sábados e domingos, a partir das 20h, na Sede da Sociedade Amigos do Bairro Estufa (Sabe).
Para participar: é preciso acompanhar os ensaios. O bloco desfilará no domingo e terça e a concentração para a avenida será na sede da Sabe a partir das 19h. (Fonte: PMU)

CONVITE

Ubatuba - FACULDADE EDUCON- meta educação
Av. Maria Alves, nº. 671- Centros Ubatuba/SP- tel. 38361576
Aos: Diretores, Coordenadores, Professores e Estudante, Autoridades e moradores de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilha Bela e Região
Temos a honra de convidá-los (as) para participar de uma palestra que será ministrada pelo Diretor do Pólo Máster EDUCON SP/MG Prof. Francisco Vitarelli no dia 7 de Fevereiro do corrente ano, às 19h30min na Câmara Municipal de Ubatuba, na Av. Iperoig, Nº 218- Centro de Ubatuba onde será apresentado o SISTEMA de funcionamento da EDUCON no Brasil com os CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO e a importância desta modalidade de ensino.
Sua presença é muito importante.
(Fonte: geruza.rocha@hotmail.com)


Semana de 02/02 à 08/02/2007

 

CINE PORTO (Ubatuba)
 

"Uma Noite no Museu"
Às 15:10 hs -19:30 hs

 

"O Ilusionista"
Às 17:20 hs -21:30 hs.



CINE PASSEIO (Ubatuba)


"A Grande Familia"
Às 15:00 hs -17:10 hs -19:20 hs - 21:30 hs.
 

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Minha casa

Quando crescer, quero uma moradia
De pau-a-pique com reboco
Pintada de branco
De janelas e portas azuis
E no quintal
Cafeeiros, bananeiras
Jabuticabeiras e um coqueiro
Para de longe acenar
Quando para casa eu retornar.

Quero uma casa de esteios do mato
De ripas de jiçara, de teto baixo
Com vãos para guardar
Navalha de barbear, anzol para caçoa
Agulha de costurar rede
E retratos de santos na parede.

Minha casa terá fogão a lenha
Com chapa de ferro de três bocas
Uma chaminé bem comportada
Que expulsa toda a fumaça
E deixa só um bocadim
Para fazer picumã
Contra o bicho-cupim.

Uma casa com camarinhas
De janelas abertas
Para as bandas do leste
Para o caminho do sol
Para o cheiro do mar
E para as fruteiras
Carregadas de pássaros
Que cantam a Deus
Gratos pela alvorada
Como todo mundo devia fazer
Em início de jornada.

Uma casa muito simples
Com luxo só na camarinha
Com tarimba de ripas
Esteira de taboa
E travesseiro de macela.

Minha casa de adulto
Será minha casa de infância.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

NINGUÉM QUER
Ontem um corretor de imóveis aqui de Ubatuba telefonou-nos. Queria oferecer um terreno de frente para o mar, um grande terreno com casa em cima, lateral ao clube náutico que presido. Logo o fizemos perder as esperanças de ganhar conosco uma comissão assim fácil: a quantia pedida era trinta vezes maior que aquela juntada, em duras, muito demoradas economias, para montar com motor velho e velhas peças de diferenciais e eixos o trator elevado "Saracura", a ser empregado para colocar embarcações em seu elemento natural quando as marés muito baixas deixam a área fronteira ao clube com apenas alguns decímetros de água.
Estranhamos o valor elevado. Não que o imóvel não valesse isso antes, antes que nos déssemos conta do que está começando a acontecer com o oceano. Seria uma ótima oportunidade de ampliar nossa área, e estaríamos lamentando perdê-la por falta de recursos. Mas com as ondas já lambendo as guias da calçada nas grandes ressacas, será que alguem ainda compraria por esse preço a casa e o amplo gramado que a cerca?
Esse oferecimento, que ainda se tivéssemos disponível, por absurdo, um valor assim alto, seria no atual contexto estudado com muito critério, muita precaução, muita troca de opiniões, fez-nos pensar novamente no problema do aquecimento global. O jornalista Sérgio Abranches, em crônica publicada no último dia do ano que passou, discorrendo sobre o tema e em particular sobre a teoria da Vingança de Gaia do inglês Lovelock, citou um pensamento contido num livro do qual só li a resenha, livro de autoria do futorologista Stewart Brand:
" Conhecemos o passado, mas não podemos influenciá-lo. Podemos influenciar o futuro, mas não o conhecemos ".
Interessante, a frase, e profunda em sua intenção. Mas incompleta. Podemos influenciar o futuro, mas não o conhecemos, e, ao que nos foi dado perceber, não queremos conhecê-lo. Ninguém quer, ao menos, tentar imaginá-lo --- quando não nos convém que se torne realidade.
....................................................
Em tempo: há males que vem para bem. O trator "Saracura", se sobreviver ao tempo, e no devido tempo, será aposentado --- não por decrepitude, mas por inútil.

Magalhães Netto

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Amanhecer no Perequê Açú ©Juliano Gregori

Amanhecer no Perequê Açú
©Juliano Gregori

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor