Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-Feira, 05 de Fevereiro de 2007 - Nº 1700 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
UNIMÓDULO inicia ano letivo com novidades para os alunos

Caraguatatuba
Oficina de Teatro do Massaguaçu apresentou a peça “A Herdeira” na FUNDACC
Caraguá forma gestores para o Plano Municipal de Risco
Exames supletivos acontecem dia 11 em Caraguá
Palestra Rubem Alves reúne mais de 500 professores em Caraguá
Concurso Público de Caraguá atrai mais de 3 mil candidatos

Ilhabela
-

São Sebastião
Esporte realiza recepção especial aos professores de Educação Física


Ubatuba
Campanha Verão Limpo 2007 chega a Ubatuba
SAPO-UBA PROMOVE “PEDÁGIO SOLIDÁRIO”
Ato da Presidência nº 01/2007
Ubatuba acelera obras para os Jogos Regionais
Prefeito Eduardo Cesar se reúne com Governador José Serra
Projeto Guri de Ubatuba inicia suas atividades nesta semana, dia 6
Reforma da Avenida Iperoig leva melhoria a diversos bairros de Ubatuba

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

UNIMÓDULO inicia ano letivo com novidades para os alunos
Aulas do Centro Universitário começam nessa segunda-feira

Litoral Norte - Mais um ano letivo se inicia no Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO, em Caraguatatuba. A maior instituição de ensino superior do Litoral Norte chega a 2007 com uma série de novidades. Entre elas, a abertura dos cursos de graduação de curta duração e de quatro opções de pós-graduação.
Para o pró-reitor de relações comunitárias e extensão do UNIMÓDULO, Leo Reis, o aluno pode esperar grande compromisso por parte da instituição. “Nossa missão institucional é compartilhar conhecimentos e experiências que modificam vidas e é isso que vamos cumprir”, disse. “Queremos consolidar nossa posição de maior instituição de ensino do Litoral Norte e implementar as diversas iniciativas que constam no planejamento estratégico da instituição”, continuou. “O UNIMÓDULO desenvolveu uma série ações que garantirá aos seus alunos maior aproveitantamento acadêmico e profissional”.
A grande novidade para esse ano letivo são os cursos superiores de curta duração. As opções são: Matemática, Gestão de Turismo, Gestão Comercial, Gestão Pública, Design de Interiores e Produção Multimídia. O pró-reitor explica que os alunos desses cursos precisam ter consciência de que cursarão uma modalidade de ensino superior voltada para a prática. “Isso requer aulas dinâmicas por parte dos professores e participação efetivas dos alunos”, complementou. “Hoje em dia, manter seu posto de trabalho requer elevação do nível de empregabilidade. Ainda que o ensino superior não seja a única forma, obviamente aumenta bastante as chances de se manter integrado ao mercado de trabalho”.
A confirmação da qualidade educacional do UNIMÓDULO pela população de todo Litoral Norte e região é notória. No processo seletivo 2007, quase dois mil candidatos disputaram as vagas oferecidas pela instituição. O colaborador e aluno do UNIMÓDULO, Guilherme Enrico, espera grandes acontecimentos para o ano. "Busco sempre mais conhecimento para desenvolver melhor meu trabalho e crescer profissionalmente", disse. "Sei que aqui no UNIMÓDULO isso é possível".
Os cursos do UNIMÓDULO são: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física, História, Letras, Pedagogia e Sistemas de Informação. Já as opções de pós graduação são: Gestão Educacional, Gestão de Negócios e Direito Empresarial, em parceria com a empresa de cursos e treinamentos Atco, e Fisiologia Humana e do Exercício
Para mais informações sobre o Centro Universitário Módulo, matrículas, vestibular agendado e cursos, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone (12) 3897-2043.
 (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Oficina de Teatro do Massaguaçu apresentou a peça “A Herdeira” na FUNDACC
“A Herdeira” – comédia que tem como personagem principal uma empregada, foi a atração desta semana, no auditório da FUNDACC. O espetáculo, sod a direção de Ricardo Magalhães Junior, é resultado das Oficinas Culturais de Teatro do bairro Massaguaçu

Caraguatatuba - A peça teatral “A Herdeira”, foi a atração desta semana, no auditório Maristela de Oliveira, da FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. O Grupo Espelharte, é formado por alunos das Oficinas Culturais de Teatro(FUNDACC), do bairro Massaguaçu, e traz no elenco cerca de 15 atores. A estréia da comédia aconteceu no início de dezembro de 2006, na escola do bairro, e em seguida no auditório da Fundação Cultural.
Com direção do monitor de teatro Ricardo P. Magalhães Júnior, a peça conta a história de uma empregada que descobre estar no testamento de seu falecido patrão. Após uma reviravolta na família do patriarca, o destino de Marizete pode mudar de uma hora para a outra, graças a um bem de valor emocional deixado no cofre do banco como herança para a doméstica.
Segundo o diretor do grupo, “o texto é inédito e foi escrito de acordo com o número de atores que participavam das oficinas. Ensaiamos desde agosto, e antes de fazermos a estréia, em dezembro, trabalhamos com o espetáculo durante quase 4 meses”, explicou Ricardo Magalhães Junior.
A peça teatral “A Herdeira”, reuniu mais de cem pessoas na FUNDACC, no dia 31, e poderá ser apresentada nas demais cidades da região. “Recebemos alguns convites e estamos nos preparando para mostrar nosso trabalho, mas ainda não temos data definida para as próximas apresentações”, finalizou o diretor. (Fonte: PMC)

Caraguá forma gestores para o Plano Municipal de Risco
Os gestores irão estudar e executar ações preventivas nas áreas de risco do município

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguatatuba está promovendo até sábado, 3, no auditório da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural um curso de Capacitação Técnica do Programa Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários – Plano Municipal de Redução de Riscos.
O objetivo do curso é formar gestores que estudarão e executarão ações nos locais de risco já identificados pelos técnicos da Funep – Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão. As áreas da cidade já foram mapeadas e o plano elaborado e também identificados os responsáveis por casa área.
A capacitação está sendo ministrada pelos geólogos Leandro Cerri e Fernando Nogueira, responsáveis pelos estudos e elaboração do plano; e estarão participando representantes de todas as secretarias municipais, grupo de Escoteiros Gideões, Gaac – Grupo de Auxílio Civil Albatroz, Jeep Clube Tamoios, Pastoral da Criança, Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Caraguatatuba, Posto de Atendimento ao trabalhador, Sociedade Amigos de Bairros do Casa Branca, Olaria, Rio do Ouro, Massaguaçu, Canta Galo, Jetuba, e Sumaré. (Fonte: PMC)

Exames supletivos acontecem dia 11 em Caraguá

Caraguatatuba - A Secretaria de Educação do Estado marcou para o dia 11 de fevereiro, domingo, a continuidade dos exames supletivos para estudantes que ficaram impedidos de fazer a avaliação no dia 28 de janeiro em algumas unidades escolares do município.
De acordo com a secretaria, os estudantes foram impedidos de realizarem as provas devido ao fato de o INTESP – Instituto Tecnológico de Seleção Pública, contratado por meio de pregão eletrônico para a preparação, aplicação e correção dos testes, não ter entregue as avaliações em 47 das 90 diretorias de ensino. A prova estará disponível somente para aqueles inscritos nas unidades escolares que tiveram as provas canceladas.
A secretaria informou ainda que, rescindiu o contrato com o INTESP pelo não cumprimento das clausulas previstas e aplicará as penalidades legais.
Os inscritos deverão comparecer no dia 11, domingo, às mesmas unidades escolares, nos mesmos horários marcados anteriormente para a aplicação do exame. Mais informações dos locais das provas no site www.educacao.sp.gov.br(Fonte: PMC)

Palestra Rubem Alves reúne mais de 500 professores em Caraguá
Evento com a participação do professor e escritor Rubem Alves marcou a volta das atividades dos professores do Sistema Educacional de Ensino de Caraguá. Mais de 500 profissionais acompanharam a palestra, que abordou diversos assuntos pertinentes à educação.

Caraguatatuba - Os professores de Caraguatatuba já voltaram das férias e participaram ontem, dia 1º de fevereiro, de uma palestra com o professor e escritor Rubem Alves. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Educação, foi realizado no Teatro Mário Covas e reuniu mais de 500 profissionais do Sistema Educacional de Ensino.
O prefeito José Pereira de Aguilar, que participou do encontro, considerou importante a vinda de Rubem Alves à Caraguá. “Tenho certeza uma palestra com alguém como Rubem Alves, que tem tanto conhecimento e experiência em educação só tem a somar e contribuir para os nossos professores, que poderão aprender muito com esta oportunidade”.
Aguilar também destacou o trabalho desenvolvido pelos professores na cidade, que resultam na qualidade do ensino. A secretária da educação Silmara Selma Mattiazzo Bolognini considerou o encontro bastante positivo e uma maneira de fazer com que os profesores comecem um ano letivo com ideais novas e bastante determinação.
Esta foi a primeira edição de 2007, do Programa de Aperfeiçoamento Profissional Continuado, que terá outros encontros durante o ano. O tema abordado por Rubem Alves foi “Doze lições para a educação dos sentidos”, inspirado em sua mais recente publicação, que leva o mesmo nome.
Durante o encontro, ele ressaltou que não veio à cidade para simplesmente trazer novos conhecimentos aos docentes, mas sim estimula-los a desenvolverem um novo olhar e pararem para repensar a educação e nos métodos aplicados em sala de aula.
Aos 73 anos, Rubem Alves é considerado um dos grandes nomes da educação no Brasil e inclui em seu currículo título de mestre e doutor em Universidades Americanas e passou pelas principais universidades do país e também em algumas do exterior.
Há muito tempo, em um debate sobre currículo escolar, Rubem Alves defendeu que, em geral, eles são equivocados, pois raramente têm a ver com o "entorno" da vida dos alunos. Ou seja, os programas escolares têm pouca utilização prática. Foi esse o seu ponto de partida para a palestra em Caraguatatuba. Ele destacou a importância de estimular a curiosidade nos alunos e permitir que eles aprendam coisas práticas, que utilizem no dia a dia, não se preocupando apenas com um programa de ensino.
“Normalmente nossos programas de ensino colocam as coisas ordenadamente, umas atrás das outras, mas na vida tudo acontece de maneira diferente e repentinamente. As coisas da escola nem sempre têm ligação com a realidade dos alunos e é isso que atrapalha no processo de aprendizagem”, apontou.
O escritor em suas pesquisas chegou a conclusão de que a casa é o melhor laboratório que possa existir para o aprendizado de uma criança. “Na casa, cada cômodo tem uma história e envolve diversas áreas do conhecimento. Com a prática, é possível que a criança realmente aprenda coisas para a vida”, completou.
Alves ainda acredita que o mapa seja a primeira coisa que uma criança aprenda a realizar, quando inicia o caminho de um cômodo a outra da casa. Este aspecto pode ser mais explorado e aproveitado, obtendo assim, melhores resultados.
Rubem Alves elogiou a cidade e comentou que encontrou Caraguatatuba de uma maneira bem diferente e melhor do que quando a conheceu. Ele também parabenizou a Prefeitura pelas ações promovidas na educação. “É bom ver que o que os professores estão fazendo não para os alunos, mas com os alunos”, finalizou. (Fonte: PMC)

Concurso Público de Caraguá atrai mais de 3 mil candidatos

Caraguatatuba - O Concurso Público 02/2006, promovido pela prefeitura de Caraguatatuba atraiu mais de três mil e duzentos candidatos que disputarão cerca de 200 vagas, nas áreas de Saúde e Educação.
As provas objetivas acontecem no dia 11, domingo, nos períodos da manhã e da tarde. Das 8h às 12h, os candidatos para professor PEB-I realizarão as provas Emei/Emef Carlos Altero Ortega, no Morro do Algodão, e Carlos de Almeida Rodrigues, no Indaiá, que também receberão candidatos para o cargo de Técnico em Radiologia.
Já no período da tarde, das 14h às 18h, na Emef Prof. Oswaldo Ferreira, no bairro Casa Branca serão aplicadas às provas para os candidatos a Auxiliar de Enfermagem e Auxiliar de Consultório Dentário; na Emef. Antônia Ribeiro da Silva, no Jardim Califórnia, serão para os candidatos de Auxiliar de Enfermagem, Enfermeiro, Farmacêutico Bioquímico e Fisioterapeuta. Na Emef prof. Lúcio Jacinto dos Santos, no Tinga, para Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico I e Psicólogo e na Emef Dr. Carlos Eduardo de Almeida Rodrigues serão aplicadas às provas para os candidatos a Psicólogo.
O inscrito deverá chegar no local da prova com no mínimo 30 minutos de antecedência, com comprovante de inscrição, caneta de tinta azul ou preta, lápis, borracha e os documentos originais de RG (Registro Geral) ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), ou Certificado Militar, ou Carteira Nacional de Habilitação expedida nos termos da Lei Federal nº 9.503/97 e dentro do prazo de validade.
A relação dos candidatos por escola já está disponível no site oficial da Prefeitura: www.caraguatatuba.sp.gov.br. Mais informações no telefone 08007700678. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Esporte realiza recepção especial aos professores de Educação Física

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), realizou na manhã desta sexta-feira (2/02) uma recepção especial para os professores de Educação Física. Cerca de 20 pessoas participaram das atividades de confraternização.
O evento foi marcado pela apresentação do Circo Navegador, que realizou um show com muita magia e brincadeiras. O palhaço ensinou, por meio de piadas, a lição de que através da arte o profissional de Educação Física, antes de tudo, “acumula” funções de psicólogo, médico e ainda faz “palhaçadas” com os alunos.
Para a professora de Ginástica e Alongamento, Neila Ítavo, o evento foi muito bom porque por meio da integração os professores se sentem mais motivados para trabalhar entre si e com os alunos. “Durante todo o tempo o palhaço fez jogos cooperativos e ainda nos chamou para uma discussão em grupo onde pudemos trocar experiências. Foi tudo maravilhoso”, disse Neila.
Os professores ainda desfrutaram de um lanche oferecido pelas cozinheiras da Seesp.
 (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi


Campanha Verão Limpo 2007 chega a Ubatuba

Ubatuba - A Campanha Verão Limpo 2007 chegou a Ubatuba nesta quinta, 1º de fevereiro, com muita animação para crianças e adultos na praia do Perequê-Açu. Uma equipe de 16 pessoas, promove até esta sexta-feira, 2, atividades que estimulam a consciência ambiental e a preservação dos recursos naturais litorâneos.
Um dos momentos que mais chamaram a atenção da garotada no primeiro dia de atividades foi o teatro, que encantou e instruiu a platéia. Para atrair o público, uma serpente percorria a praia, convidando as crianças a participarem do evento. Durante a apresentação, os atores passavam informações sobre balneabilidade, dengue e ecologia. O Laboratório Móvel de Monitoramento foi outra atividade bem concorrida, onde, trajadas como técnicos da Cetesb, crianças faziam testes de qualidade de águas.
A coordenadora da campanha, Ana Sílvia Guioti, prevê bom movimento para o último dia em Ubatuba. “Nossa equipe, composta por 16 pessoas, está sentindo uma grande animação de todos aqui em Ubatuba. Viemos de outras cidades, onde tivemos ótima receptividade do público e aqui não está sendo diferente. A expectativa para esse segundo dia é muito boa”, disse Ana Sílvia.
O Verão Limpo 2007 é uma campanha promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – Cetesb em parceria com a Prefeitura de Ubatuba. Nesta sexta-feira, as atividades acontecerão na praia do Perequê-Açu, próximo ao terminal turístico, das 9 às 16 horas. Nos dias 3 e 4, sábado e domingo, a campanha terá seu encerramento, na praia do Aruã, em Caraguatatuba. (Fonte: PMU)

SAPO-UBA PROMOVE “PEDÁGIO SOLIDÁRIO”

Ubatuba - A SAPO-UBA – Sociedade de Apoio ao Paciente Oncológico de Ubatuba promoveu nos dias 27 e 28 de janeiro um “pedágio solidário” para divulgar os serviços e arrecadar fundos para a entidade, no cruzamento das avenidas Thomás Galhardo e Rio Grande do Sul.
Foram distribuídos folhetos explicativos sobre a associação e cartilhas que informam os métodos de prevenção de câncer, publicadas pelo Hospital do Câncer.
Com dois anos de existência, a SAPO-UBA ajuda o paciente com câncer no município de Ubatuba com informações relevantes sobre o tratamento, leis, benefícios e direitos, fornecimento de suplementos alimentares tipo Sustage, protetores solar, próteses mamárias de pano, fraldas descartáveis e contribuições na compra de remédios e realização de exames de alto custo.
A SAPO-UBA oferece também acompanhamento psicológico e fisioterápico para os portadores de câncer, fornecimento de lanches e sopas nutritivas de fácil digestão para pacientes em quimioterapia e/ou com problemas especiais no sistema digestivo. Tudo totalmente gratuito.
Para obter esses benefícios basta ser paciente cadastrado na SAPO-UBA. As inscrições podem ser feitas na sede, de 2ª à 6ª feira, de 14h30 às 17h, à Rua Cunhambebe, 703 - fundos – Centro, pelo telefone 3836-2408 ou através do e-mail sapouba@hotmail.com.
Obtenha outras informações sobre a SAPO-UBA no site www.sapouba.org.br.
(Fonte: Denise Fonseca)

Ato da Presidência nº 01/2007

Ubatuba - O Presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Dr. Ricardo Cortes, no uso de suas atribuições legais e regimentais, por este Ato nomeia e constitui uma Comissão Especial – CE para realizar estudos, tomada de posição e propor soluções aos problemas enfrentados pela situação da Santa Casa de Ubatuba, criada a partir da Resolução nº03/04, bem como apurar as dificuldades que passam os agentes e servidores do Programa Saúde da Família, que se tornaram público e notório, através da imprensa escrita e televisiva da nossa região.
Esta Comissão Especial será assim composta:
Presidente – Vereador Charles Medeiros – PSB
Relator – Vereador Gerson de Oliveira – PMDB
Membro – Vereador Osmar de Souza – PFL
Prazo para conclusão: 30 (trinta) dias, prorrogável uma única vez por 30 (trinta) dias, podendo solicitar colaboração de pessoas interessadas, para o que se fizer necessário, requisitar despesas e contratar técnicos para assessoramento.
Justificativa
Por se tratar de questão de Saúde Pública do Município, de interesse público relevante, que envolve toda a população local, desde a classe médica, enfermeiros, atendentes, pacientes e agentes do Programa Saúde da Família – PSF, onde as notícias correm soltas, quanto à falta de recursos para atendimento e pagamento dos funcionários, servidores e outros agentes da Saúde, necessário se faz uma Comissão Especial por parte do Legislativo, para que realize estudos, propor soluções e tomada de decisões urgentes, uma vez que a Santa Casa de Ubatuba está sob requisição administrativa e responsabilidade do Executivo Municipal. Considerando a necessidade de fiscalizar e rever contratos, parcerias e convênios realizados pelas partes envolvidas e apurar a falta de recursos, a fim de elucidar os fatos que chegam à população pelas informações que às vezes aparecem desencontradas.
Câmara Municipal de Ubatuba, 31 de janeiro de 2007

Ricardo Cortes – PP
Presidente


Ubatuba acelera obras para os Jogos Regionais
Competição acontece na primeira quinzena de julho, reunindo atletas do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Alto Tietê e Litoral Norte

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba está acelerando a execução das obras em escolas e ginásios para garantir que elas fiquem prontas em tempo hábil para as competições dos 51º Jogos Regionais, na primeira quinzena de julho. Com a realização dos Jogos Regionais em Ubatuba, a cidade ganhará dois ginásios, com capacidade para aproximadamente 800 pessoas, nos bairros do Perequê-Açu e Sertão da Quina, cujas obras estão na fase de conclusão da super-estrutura (cerca de 30% da obra já concluída).
Para o evento, a cidade utilizará cerca de cinco ginásios poliesportivos, seis campos de futebol, uma pista de atletismo (cujo projeto está em fase final de aprovação), uma piscina semi-olímpica, duas canchas de bocha e duas de malha e uma pista de skate. A partir de 3 de julho, data do início dos jogos, toda essa infra-estrutura servirá de palco para cerca de 7 mil atletas do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Alto Tietê e Litoral Norte.
A Secretaria Estadual de Esportes já nomeou como chefe do comitê dirigente, Rildo Mendes Turienzo, que deve visitar a cidade ainda este mês. Esta é a primeira vez que Ubatuba sedia a competição. O Comitê Organizador dos Jogos Regionais tem se reunido desde dezembro, visando o envolvimento de toda a comunidade com os Jogos.
Movimentando a cidade - Muita gente na cidade já começou a trabalhar para que a competição tenha alto nível e atraia, além de atletas e dirigentes, o maior número de turistas interessados em acompanhar as competições esportivas. Segundo o secretário de Esportes e Lazer, José Luiz Bittencurt Jr., o evento tem um caráter que vai além da questão esportiva. “Vale lembrar que o comércio em geral - lojas, bares, restaurantes, hotéis, pousadas, entre outros - acabam sendo diretamente beneficiados com o evento. Assim como profissionais e prestadores de serviços que, em função da demanda, acabam fornecendo mão-de-obra especializada para atender atletas e esportistas. Além disso, a competição ajudará a fomentar o esporte na cidade, ocupando jovens e formando futuros atletas”, completa o secretário.
Para o prefeito Eduardo Cesar, o importante é a herança dos Jogos. “Durante décadas Ubatuba pôde contar apenas com o Tubão e agora a cidade ganhará ginásios, uma pista de atletismo, piscinas, enfim locais que serão posteriormente utilizados por toda a comunidade para o lazer e formação de novos atletas. O município já tem se destacado por sediar grandes campeonatos de surfe, como o mundial, versão WQS e o Supersurf. Vamos agora, com os Jogos Regionais, consolidar Ubatuba como uma cidade de grandes eventos esportivos, de um modo geral", finaliza o prefeito. (Fonte: PMU)

Prefeito Eduardo Cesar se reúne com Governador José Serra
Durante encontro, prefeito assinou convênio para construção de ponte na Maranduba e reiterou pedidos antigos do municipio junto ao governo do Estado

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, foi recebido pelo governador José Serra no último dia 30, no Palácio dos Bandeirantes, em encontro com mais de 40 prefeitos de municípios paulistas que sofreram prejuízos com enchentes. Na ocasião, foi assinado pelo Governador termo de compromisso que prevê a liberação de R$ 5 milhões que serão aplicados pelas prefeituras, que oferecerão uma contrapartida de R$ 1,25 milhão, na construção de pontes, barragens e de galerias de águas pluviais arrastadas pela força das águas. Todas as cidades contempladas receberam a visita de técnicos da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), que avaliaram a solicitação dos prefeitos. Os valores serão repassados aos municípios após aprovação do orçamento deste ano pela Assembléia Legislativa.
Ponte na Maranduba - Ubatuba irá receber R$ 230.139,20 do Governo do Estado para construção de nova ponte na Maranduba, no rio da Laje, na estrada que liga o bairro ao Sertão da Quina. De acordo com o convênio, a prefeitura terá que desembolsar R$ 57.534,80 para a construção da nova ponte que terá duas pistas para veículos e uma passagem de pedestre. A nova ponte também será construída dois metros acima do nível que está hoje para evitar problemas com enchentes. A previsão é que o dinheiro esteja disponível apenas daqui há quatro ou cinco meses.
Ainda durante o encontro, o prefeito de Ubatuba teve a oportunidade de discutir outros assuntos com o governador José Serra. Entre eles, a construção da pista de atletismo no Horto Florestal. “Reforçamos junto ao governador o pedido que já fizemos junto a Casa Civil e à Secretaria de Agricultura, da construção da pista de atletismo naquele local. O governador viu com bons olhos a solicitação e elogiou Ubatuba por sediar os Jogos Regionais em julho”, reforçou o prefeito.
Ponte da Ressaca e Casa da Cultura - Eduardo Cesar também reiterou junto a Serra o pedido de construção da nova ponte da Ressaca, que foi destruída pela força das águas, ainda em 2005. O prefeito de Ubatuba ainda aproveitou a oportunidade para agradecer o Governo pela cessão do prédio do Fórum para abrigar a Casa de Cultura do município. “O governador achou bastante interessante a nossa proposta e disse que o projeto de implantação será estudado na Secretaria Estadual de Cultura, que tem à frente, João Sayad.
O governador adiantou como pretende conduzir o Governo de São Paulo nos próximos quatro anos, bem como será o seu relacionamento com os prefeitos. “Temos muita coisa a fazer pela frente em diversas áreas, como saúde e transportes. Enfim, há um conjunto de ações a serem feitas e eu quero fazê-las em parceria com prefeitos, assim como estamos fazendo em virtude dessa calamidade natural”, disse. (Fonte: PMU)

Projeto Guri de Ubatuba inicia suas atividades nesta semana, dia 6
Ainda há vagas para os jovens que quiserem realizar cursos de violão, percussão, canto e macheto, gratuitamente

Ubatuba - O projeto Guri em Ubatuba, que ensina música a alunos e adolescentes, inicia suas atividades do ano letivo de 2007 no próximo dia 6. Ainda há vagas para os jovens que quiserem realizar cursos de violão, percussão, canto e macheto, gratuitamente. Os alunos aprendem teoria musical, leitura de partituras e a prática. O Projeto Guri em Ubatuba é realizado pelo governo estadual em parceria com a prefeitura.
Para o prefeito Eduardo Cesar, é um honra contribuir para a realização deste projeto no município. "Foi com grande esforço que conseguimos implantar esse belo projeto aqui em Ubatuba e percebemos que os resultados já estão aparecendo. As crianças que iniciaram os cursos no meio do ano passado já sabem tocar diversas músicas e encantam o público que os assiste. Quando os dons da música são incentivados pelos pais e apoiados por iniciativas como essa, os resultados são maravilhosos".
A orientadora do projeto em Ubatuba, Rejane Pedra, explica que "o Guri" utiliza a música para promover a inclusão das crianças na sociedade. Uma vez que o pólo de Ubatuba é novo, as expectativas para o ano de 2007 são grandes. "Nós pretendemos realizar apresentações em datas comemorativas, eventos e escolas. Os nossos alunos se sentem valorizados e felizes."
Para as inscrições, as crianças devem comparecer com seus pais ou responsáveis ao pólo que fica na Rua Professor Hans Staden, 770, Centro. Para a matrícula, é necessária a apresentação do RG ou certidão de nascimento e comprovante de residência, bem como o RG do responsável. As vagas são limitadas.
O projeto - O Projeto Guri, desde 1995, promove a inclusão social e cultural de crianças e adolescentes de 8 a 18 anos, em diversas cidades do estado. Seu principal objetivo é desenvolver a sociabilidade e a auto-estima dos jovens, transmitindo noções de cidadania, por meio do ensino coletivo da música aos mais diversos segmentos da sociedade.
Presente em 375 pólos, sendo 49 instalados na Fundação do Bem- Estar do Menor (Febem), o Projeto conta com 48 mil alunos participando de suas atividades. Surgiu na Secretaria de Estado de Cultura, e em 1997 foi criada a Associação Amigos do Projeto Guri, que em 2004, foi qualificada como uma Organização Social na área da Cultura, sem fins lucrativos, que colabora técnica e financeiramente para o desenvolvimento do projeto. A entidade possui diversos parceiros, patrocinadores e colaboradores, mas o principal mantenedor do Projeto Guri é o Governo do Estado de São Paulo. (Fonte: PMU)

Reforma da Avenida Iperoig leva melhoria a diversos bairros de Ubatuba
Bloquetes e paralelepídedos retirados da avenida Iperoig e da Salvador Correa estão sendo reutilizados em outros pontos do município

Ubatuba - Diversos bairros de Ubatuba estão sendo beneficiados com os bloquetes e paralelepípedos que foram retirados da avenida Iperoig e da rua Salvador Correa, por ocasião de suas reurbanizações. Na Vila Mariana Teixeira, na região sul do município, a avenida Corcovado recebeu bloquetes e a praça no final da rua Serra Verde, no Perequê-Mirim, foi revestida de paralelepípedos, criando uma nova área de lazer para a comunidade.
Na praia da Enseada, o acesso da Rua Eugênio Ruiz recebeu paralelepípedos, enquanto a sede do Corpo de Bombeiros, o pátio da igreja Imaculada Conceição e a Rua Praia da Almada, no bairro do Perequê-Açu receberam bloquetes de concreto.
A estrada municipal, no bairro da Estufa, foi outra via pavimentada com bloquetes, assim como a Rua Jacatira, no Perequê-Mirim. Outras vias deverão receber o material em breve.
Avenida Iperoig - E a avenida Iperoig que teve suas obras de reurbanização retomadas no início do ano, está recebendo agora as rampas de acesso aos portadores de necessidades especiais. Segundo o prefeito Eduardo Cesar, alguns desavisados têm feito críticas com relação a construção das rampas depois das calçadas prontas, afirmando que isto trará custos extras para a prefeitura. “Qualquer tipo de reparo ou problema que possa vir a existir nas obras que a prefeitura contrata, são resolvidos pela própria empreiteira, que têm um contrato que prevê estas questões. Nenhum centavo dos cofres públicos é gasto com este tipo de conserto”, afirma o prefeito.
O prefeito Eduardo Cesar lembra também que as calçadas com revestimento intertravado de concreto, os chamados pavers, que receberam algumas críticas na cidade, hoje estão sendo usados na revitalização do centro de São Paulo e também será utilizado na reurbanização da Avenida Paulista. "Isso demonstra que se trata de uma tendência mundial, já que estes materiais são hoje, os que mais se adaptam às questões da acessibilidade", disse Eduardo Cesar.
Várias cidades aderem ao paver - Na capital paulista, segundo a Associação Brasileira de Cimento Portland, o preferido foi o pavimento intertravado nas cores natural, cinza grafite e salmão e a escolha do piso foi resultado de um longo trabalho de análise das várias soluções envolvendo especialistas em pavimentos, técnicos da Prefeitura, membros do Conselho Municipal da Pessoa Deficiente, da Associação Paulista Viva (organização não-governamental que luta pela recuperação dessa área da cidade).
Ainda segundo a Associação, as cidades de Belo Horizonte (MG), Canoas (RS), Blumenau (SC) e Apucarana (PR) também aderiram à aplicação dos pavers em seus projetos de reurbanização, com ótimo efeito, já que têm preço competitivo e alta durabilidade. Além disso, os blocos do pavimento são encaixados e removíveis, o que permite a retirada caso seja necessário mexer no subsolo e evita os remendos e a produção de entulho, pois todo o material é reaproveitado. E também permite a penetração de água entre os blocos, atingindo o solo. Desta forma, contribui no combate a enchentes e poças d'água na calçada. (Fonte: PMU)



Semana de 02/02 à 08/02/2007

 

CINE PORTO (Ubatuba)
 

"Uma Noite no Museu"
Às 15:10 hs -19:30 hs

 

"O Ilusionista"
Às 17:20 hs -21:30 hs.



CINE PASSEIO (Ubatuba)


"A Grande Familia"
Às 15:00 hs -17:10 hs -19:20 hs - 21:30 hs.
 

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Minha casa

Quando crescer, quero uma moradia
De pau-a-pique com reboco
Pintada de branco
De janelas e portas azuis
E no quintal
Cafeeiros, bananeiras
Jabuticabeiras e um coqueiro
Para de longe acenar
Quando para casa eu retornar.

Quero uma casa de esteios do mato
De ripas de jiçara, de teto baixo
Com vãos para guardar
Navalha de barbear, anzol para caçoa
Agulha de costurar rede
E retratos de santos na parede.

Minha casa terá fogão a lenha
Com chapa de ferro de três bocas
Uma chaminé bem comportada
Que expulsa toda a fumaça
E deixa só um bocadim
Para fazer picumã
Contra o bicho-cupim.

Uma casa com camarinhas
De janelas abertas
Para as bandas do leste
Para o caminho do sol
Para o cheiro do mar
E para as fruteiras
Carregadas de pássaros
Que cantam a Deus
Gratos pela alvorada
Como todo mundo devia fazer
Em início de jornada.

Uma casa muito simples
Com luxo só na camarinha
Com tarimba de ripas
Esteira de taboa
E travesseiro de macela.

Minha casa de adulto
Será minha casa de infância.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

DNA das Galinhas, dos patos e, das águias
...e, convidadas pela escolhida, todas ocuparam aquele terreiro. Terreiro velho, porém, um verdadeiro reino encantado pra elas. Acostumadas, preguiçosamente, a poucos ciscos, encontraram naquele local, abundância de espaço e, infinitas alternativas para ciscar. Cisca daqui, cisca dali... Umas bicadinhas aqui, outras tantas acolá. Não importa o tamanho do papo ou o que encontrar. O que importa é, freneticamente, ciscar. Ciscam. Cabisbaixas por alguma (de) formação ou falta de formação, perambulam desorientadas, para num repente, correr em ¨tiros¨ velozes, primeiro uma, depois todas, tresloucadas, para lá e para cá, quando pensam, ou imaginam, que existe mais uma oportunidade de ciscar. Vez por outra cocoricam. Cocoricam e ciscam! Talvez acreditem que um dia botarão mesmo ovos de ouro. Junto a elas, porém respeitando alguma distância, perambulam, sem ciscar, os patos. Os patos, não estão aptos a ciscar. Porém, usufruem as ciscadas das galinhas que, distraídas com seus ciscos, ou surpresas pelas quantidades das defecadas dos patos (uma a cada passo e, a cada passo uma) abandonam o resultado de seu labor. Do alto, as atitudes das galinhas e, dos patos, são observadas pelas águias. As predadoras, quando saciadas com coisa muito melhor que galinhas e patos, divertem-se com o “balé das penosas”. A ciência ainda não descobriu porque galinhas ciscam, nem ao menos, porque a cada passo os patos defecam. Entretanto, é certo, que as águias enxergam longe. Também é certo que galinhas e patos, por mais que insistam em bater suas asas, não voam. Nunca serão águias. Coisas do DNA.

Ronaldo Dias

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Amanhecer no Perequê Açú ©Juliano Gregori

Amanhecer no Perequê Açú
©Juliano Gregori

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor