Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 07 de Fevereiro de 2007 - Nº 1702 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
-

Caraguatatuba
Visita educativa ambiental conscientiza moradores em Caraguá
ACALINO vence o Campeonato de Canoagem de Caraguá
Caraguá recebe curso básico de equoterapia e é filiada pela ANDE
Dupla de Vôlei de Caraguá vence no Rio de Janeiro e vai à final
Beach Soccer de Caraguá chega à final na categoria de base e inicia a adulto

Ilhabela
Prefeito de Ilhabela recebe verba do governo do Estado para execução do empreendimento para despoluição e recuperação das cachoeiras
Carnaval 2007

São Sebastião
Teatro de São Sebastião recebe Orquestra Sinfônica da USP
Projeto Guri continua com vagas para formação cultural
Dr. Juan levará reivindicação à Casa Civil e Sabesp
Alunos da Escola de Velas aprendem como consertar embarcações
Carnaval terá barraca do Cemin para conscientização do vírus HIV/Aids
Prefeitura de São Sebastião apreende mercadorias pirateadas na área central
Emenda de regularização fundiária pode beneficiar famílias de São Sebastião
São Sebastião realiza neste fim de semana "1a Regata Ventos e Velas"
1º Campeonato Beach Tuning deve reunir 200 veículos personalizados em São Sebastião


Ubatuba
Aula inaugural reúne docentes da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba
Prefeitura de Ubatuba informa mudanças no trânsito durante carnaval
Informes á Comunidade de Ubatuba
Renovações de matrículas para escolinhas de esportes vão até 15 de fevereiro
Conselho Tutelar de Ubatuba realiza reunião visando eleição do dia 25
SENSACIONAL NO UBATUBA BLUES!

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral Norte -

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Visita educativa ambiental conscientiza moradores em Caraguá

Caraguatatuba - Após a solicitação da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, a Secretaria de Meio Ambiente de Caraguá promoveu mais uma visita técnica educativa no município, desta vez no Condomínio Mar Verde na praia da Mococa, visando conscientizar os moradores.
A ação ocorreu na semana passada, com a ajuda de voluntários, entre 60 escoteiros do 85º Grupo Caraguatá e 6 cooperados da Catatudo, teve o apoio das Secretarias de Educação e Saúde, do Fundo Social de Solidariedade, da Associação dos Engenheiros e das empresas Sabesp, Cempre e Rádio Oceânica. A atividade foi realizada casa a casa, em todas as ruas do condomínio Mar Verde, a exemplo da 1ª Visita realizada nos bairros Ponte Seca, Caputera e Rio do Ouro, que sensibilizou dois mil moradores em agosto de 2006.
No condomínio Mar Verde, moradores de 950 residências foram abordados pelas oito equipes que trabalharam em sistema de mutirão para levar esclarecimentos sobre separação de materiais recicláveis, combate ao mosquito Aeds Aegypts, Agenda 21 e disposição final de resíduos da construção civil. O grupo foi dividido em 8 equipes e houve distribuição de panfletos e mapas do condomínio. Nenhuma residência ficou sem a visita.
De acordo com o diretor de Meio Ambiente, Wilson Schimidt Cardoso, os moradores ficaram satisfeitos com a ação e prometeram aderir as orientações do projeto de Melhoria da Qualidade de Vida, destinando os materiais recicláveis para a portaria do condomínio, cuidando dos resíduos da Construção Civil e eliminando focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue.
Além disso, foi feita uma pesquisa com os moradores utilizando o questionário da Agenda 21.
Após a visita às residências, as equipes foram levadas para a Praia da Mocóca. "Foi uma surpresa agradável para os banhistas ver aquele mutirão ambiental nas férias, um turista vereador de uma cidade do interior disse que teria muitas idéias para levar ao seu município e elogiou a administração municipal pela limpeza e organização das praias", disse Cardoso.
Para ele, a seriedade, o comprometimento, o engajamento e idealismo dos participantes demonstram que é com pequenos atos que se promovem grandes transformações. "São com ações corretivas e principalmente preventivas que planejamos um mundo melhor, é fácil viver bem, basta que tenhamos bom senso e respeito a tudo e a todos!", disse. (Fonte: PMC)

ACALINO vence o Campeonato de Canoagem de Caraguá

Caraguatatuba - O Campeonato Municipal de Canoagem de Caraguá reuniu 52 competidores e a equipe ACALINO -Associação de Canoagem do Litoral Norte sagrou-se campeã na classificação geral, foram 10 atletas campeões, 9 vice e 4 em 3º lugar; a segunda colocação ficou com a equipe ECOAR de Angra dos Reis com 1 atleta campeão, 1 vice e 1 em 3º lugar; a 3ª colocação ficou com a equipe de BOITUVA com 1 atleta em 3º lugar.
O evento aconteceu no domingo, 4, na Prainha e contou com as equipes de Boituva, Rio de Janeiro, Santos e Caraguá (ACALINO) em um disputa acirrada.
Os competidores disputaram as categorias Mirim, 11 a 14 anos (ano base 1993/1996); Infantil, 15 a 18 anos (ano base 1989/1992); Sênior, 19 a 34 anos (ano base 1973/1988); Master, 35 a 44 anos (ano base 1963/1972) e Super Master, a partir de 45 anos (abaixo de 1962). Nas classes I (caiaques com comprimento mínimo de 4,60 metros); II (caiaques com 4,30 metros e máximo de 4,29 metros) e III (caiaques com comprimento mínimo de 4 metros e máximo de 4,29 metros). Os três primeiros atletas de cada categoria e a associação com o maior número de atletas vencedores foram premiados com troféus.

Confira a lista dos três primeiros colocados de cada categoria:
Categoria Sênior
1º José Antonio da Silva ACALINO
2º Paulo César Júnior ACOAR
3º Edvan Vieira ACALINO

Categoria Master
1º Cláudio Moreira ACOAR
2º Edvaldo Fernandes Soares ACALINO
3º Antônio Agripino BOITUVA

Categoria Feminino
1º Bárbara S. Barbosa ACALINO
2º Bianca Sarzi ACALINO
3º Eliana Fernandes ACALINO

Classe Surfinho

Categoria Iniciantes
1º Alexandre Miranda ACALINO
2º Everton Erick ACALINO
3º Vadim Gomes Avulso

Categoria Infantil
1º Ranielli Fernandes ACALINO
2º Carlos Henrique ACALINO

Categoria Mirim Masculino
1º João Pedro Schiabinato ACALINO
2º Leonardo Vieira ACALINO
3º João Pedro de Carvalho ACALINO

Categoria Mirim Feminino
1º Ingrid Barbosa ACALINO
2º Bárbara Fernandes ACALINO

Campeã Equipe
Campeão 2° Lugar 3° Lugar
1º ACALINO (Caraguatatuba) 10 9 4
2º ACOAR (Angra dos Reis) 1 1 1
3º BOITUVA 1
(Fonte: PMC)

Caraguá recebe curso básico de equoterapia e é filiada pela ANDE
O município está recebendo o 1º curso básico de Equoterapia, que também recebe participantes de outras cidades do estado de São Paulo. A cidade de Caraguatatuba foi filiada pela Agência Nacional de Equoterapia e iniciará o atendimento nesse setor logo após o treinamento.

Caraguatatuba - Foi iniciado hoje, dia 6 de fevereiro, o 1º Curso básico de equoterapia em Caraguatatuba. Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Educação, que firmou uma parceria com o GATI (Grupo de Abordagem Terapêutica Integrada) para trazer o benefício à cidade.
O encontro está reunindo pessoas não só de Caraguatatuba, mas também de outros municípios que poderão atuar com a equoterapia após o treinamento. Em Caraguá, por exemplo, será iniciado o atendimento a pelo menos 150 estudantes do Sistema Municipal de Ensino, com algum tipo de necessidade especial. (Fonte: PMC)

Dupla de Vôlei de Caraguá vence no Rio de Janeiro e vai à final

Caraguatatuba - A dupla caiçara Shirley Arantes de Farias (atleta bolsa esporte UNIMÓDULO) e Débora Andressa Alicia, esteve no domingo, dia 4, no município de Rezende, no Rio de Janeiro, para participar do Circuito Rio Sul de Vôlei de Praia e sagrou-se campeã da primeira fase.
O campeonato, que é divido em 4 etapas, teve sua primeira etapa no sábado, dia 3, em Volta Redonda. “Saímos de Caraguá no sábado, só que as competições da primeira fase iniciaram às 10 horas e não conseguimos participar. Mas como vencemos os cinco jogos da segunda fase, no domingo, conseguimos a classificação para a final, porém, teremos que jogar a 3ª fase pra cumprir tabela, pois de acordo com o regulamento, as equipes precisam disputar duas fases para ir para a final”, disse Shirley.
No dia 10, sábado, a dupla de Caraguá segue para Vassouras onde disputará a 3ª fase do campeonato, mas já estão classificadas para a final no dia 24, em Rezende, onde será definida a dupla campeã do circuito.
As atletas de Caraguá têm o apoio do UNIMÓDULO e da Prefeitura de Caraguá, por meio da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, Casa de Ração-Casa do Criador, Academia Ativa e Vereador Cristian Alves de Godoi (Baduquinha). (Fonte: PMC)

Beach Soccer de Caraguá chega à final na categoria de base e inicia a adulto
O congresso técnico da categoria Adulto Livre masculino e feminino acontece nesta quarta-feira, 7, na arena ao lado da pista de Bicicross no Indaiá

Caraguatatuba - O Campeonato Municipal de Beach Soccer, que reuniu mais de 20 equipes nas categorias Pré-Mirim, Mirim masculino, Infantil masculino e feminino disputou a final no sábado, dia 4. Nesta quarta-feira, dia 7, acontece o congresso técnico na categoria Adulto Livre masculino e feminino.
Na categoria Pré-Mirim, conquistou o 1º lugar a equipe Projeto Integração, em 2º o time União das Palmeiras e em 3º o A.A. Corinthians. A artilharia ficou com o atleta Luizão (A. A Corinthians) com 10 gols. Recebeu o premio de goleiro menos vazado, o competidor Danilo (União das Palmeiras) com 18 gols sofridos. Na Mirim, levou o primeiro lugar a equipe A.A Corinthians 1, em 2º ficou a equipe MH Marcenaria e em 3º, o time Projeto Integração/Êxito Escritório. Dessa categoria, ficou com a artilharia o atleta Mário Jorge (A.A Corinthians 1) com 9 gols e o goleiro Jonathan (A.A Corinthians 1), que sofreu 9 gols, foi o menos vazado. Na categoria Infantil, A equipe Unidos do Ponte Seca sagrou-se campeã; o time Projeto Futuro ficou com o 2º lugar e o Colégio Módulo garantiu a 3ª colocação do campeonato. A artilharia ficou com o atleta Rodrigo (Projeto Integração), que marcou 9 gols, e o prêmio de goleiro menos vazado foi para os competidores Ricardo (Projeto Futuro) e Paulo (Unidos do Ponte Seca) ambos com 11 gols.
Nesta quarta-feira, 7, no campo de Beach Soccer ao lado da Pista de Bicicross, no bairro Indaiá, acontece o congresso técnico do Campeonato Municipal de Beach Soccer na categoria Adulto Livre masculino e feminino, às 19h. As competições iniciarão após o carnaval. O campeonato deve atrair mais de 30 equipes. Estarão participando na categoria feminino os municípios de Ubatuba, Lorena, São Sebastião e Ilhabela. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Prefeito de Ilhabela recebe verba do governo do Estado para execução do empreendimento para despoluição e recuperação das cachoeiras

Ilhabela - Nesta quinta-feira, 01, o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, assinou o convênio com a FEHIDRO, para execução do empreendimento denominado "Despoluição e Recuperação das Cachoeiras de Ilhabela-fase 1", em São Paulo, na Coordenadoria de Assuntos Hídricos, na presença do assistente de Planejamento e Controle, Antonio Tavares Simas e do diretor do Grupo Econômico Financeiro, Renato Idas Leoni.
A verba destinada pelo governo do Estado é de R$ 227.300,00 (duzentos e vinte e sete mil e trezentos reais), com a contrapartida da Prefeitura Municipal no valor de 20% do montante.
O projeto consiste no estudo de alternativas técnicas de tratamento de esgoto para as localidades que hoje não constam do cronograma da SABESP, principalmente as regiões localizadas no norte e sul da Ilha.
Além do estudo, deverá também ser produzido o projeto Executivo de tratamento de esgoto, projeto de recuperação de áreas degradadas e plano de monitoramento para as cachoeiras. A Prefeitura de Ilhabela fará a capacitação de funcionários municipais, bem como orientação à população para uso do novo sistema. Este projeto conta com a cooperação técnica da SABESP.
De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Maria Inês Fazzini Biondi, esse projeto é de suma importância para o município, pois vem alavancar a proposta de saneamento básico para toda a população de Ilhabela.
Para o prefeito Manoel Marcos, esta ação virá de encontro com as medidas exigidas para o obtenção do Selo Verde, que sem o qual os prefeitos encontrarão muita dificuldade em obter verbas do estado, segundo informou o secretário Estadual do Meio Ambiente, Francisco Graziano, em sua recente visita às cidades do Litoral Norte. (Fonte: PMI)

Carnaval 2007

Ilhabela - O Carnaval 2007 em Ilhabela terá tema livre e todos os desfiles acontecerão na Rua Dr. Carvalho - Vila

Dia 16 de fevereiro (Sexta-feira)
22 horas - Prefeito Manoel Marcos entregará a chave da cidade para a corte do Rei Momo abrindo oficialmente o Carnaval de Ilhabela.
DESFILES DOS BLOCOS DE EMBALO - (Sem Julgamento)
22h30 - Bloco Projeto Semear
22h50 - Bloco da Saúde
23h10 - Bloco Norteando Ilhabela
23h30 - Bloco Gandaia
Das 23h30 às 04h - carnaval de rua c/ Dj Ivair

Dia 17 de fevereiro (Sábado)
22h30 - Bloco Carnavalesco Unidos do Pequeá
23h30 - Bloco Carnavalesco Segurando o Bagre
24h30 - Bloco Carnavalesco Banda das Bonitas
Das 1h30 às 4h - Carnaval de rua c/ Dj Ivair

Dia 18 de fevereiro (Domingo)
22h30 - Bloco Carnavalesco Unidos do Morro
23h30 - Bloco Carnavalesco Unidos da Folia
24h30 - Bloco Carnavalesco Azul e Branco
1h30 - Bloco Carnavalesco do Ditinho
Das 2h10 às 4h - Carnaval de rua c/ DJ Ivair

19 de fevereiro (Segunda-feira)
22h30 - Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Água na Boca
23h50 - Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Unidos do Garrafão
1h10 - Escola de Samba Unidos de Padre Anchieta
2h30 - Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mocidade Sul da Ilha
3h50 -Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mocidade Independente da Ilha

20 de fevereiro (Terça- feira)
11h - Apuração dos Blocos Carnavalescos e Escolas de Samba
14h - Banho da Dorotéia
22h - Apoteose
Das 2h às 4horas - Carnaval de Rua c/ DJ Ivair.
(Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Teatro de São Sebastião recebe Orquestra Sinfônica da USP

São Sebastião - A Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp) se apresenta neste sábado (10/02) no Teatro Municipal de São Sebastião. Será a primeira apresentação dos músicos na cidade. A regência é do maestro Ronaldo Bologna. A entrada é gratuita, mas os interessados devem retirar os convites na bilheteria a partir desta quarta-feira (7/02).
Com um repertório bem variado, que vai de Mozart a Astor Piazzolla, passando por Camargo Guarnieri, durante cerca de uma hora os amantes da música erudita poderão apreciar o que há de melhor em concertos.
De acordo com Augusto Francisco Paulo, relações institucionais da Osusp, a USP leva as apresentações para todas as suas unidades com a missão de oferecer produtos culturais de excelências. Em São Sebastião está instalado o Centro de Biologia Marinha (Cebimar).
Em 2006, a Sinfônica da USP recebeu o Prêmio Carlos Gomes como melhor orquestra do ano. A apresentação da orquestra é uma realização do Cebimar e da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Arte e Cultura (Sectur), com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e Sebastião Restaurante.
História - A Osusp foi fundada em 1975, pelo então reitor Orlando de Paiva, que confiou sua direção ao maestro e compositor Camargo Guarnieri. Com o falecimento do maestro Camargo Guarnieri em 1993, foi conduzido ao cargo de diretor artístico e regente titular o maestro Ronaldo Bologna.
Em 1996 foi realizada uma série de gravações que resultou na edição de um CD exclusivamente com obras de Camargo Guarnieri.
Em junho de 2000, a Orquestra Sinfônica da USP excursionou pela Alemanha.
A Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo vive nesse momento o processo de sua própria reinvenção. O objetivo é a excelência da execução musical por meio dos programas de concertos de música erudita. Tem, por outro lado, um potencial de crescimento proporcional às possibilidades de pluralização de sua atuação. Novas idéias, novas abordagens, novos espaços de apresentação, novos programas, associações inesperadas, novas leituras, passeios pela música erudita contemporânea, música popular etc. O diferencial expressa-se na busca pela inclusão no mundo da música de outras faixas de público e consolidando as já conquistadas.
Maestro - Ronaldo Bologna é natural de São Paul e realizou seus estudos musicais com H. J. Koellreutter, R. Schnorrenberg e A. Richter. Como bolsista da República Federal da Alemanha, estudou nas escolas superiores de música de Freiburg e Berlim, com Carl Ueter e H. Ahlendorf, respectivamente.
Em Buenos Aires, trabalhou durante um mês com Hans Swarowsky. Iniciou sua carreira de regente com a Orquestra de Câmara de São Paulo a partir de 1957. Em 1963/64 foi regente titular da Orquestra da Universidade de Freiburg, Alemanha.
A partir de 1965, tem se apresentado como regente convidado à frente das principais orquestras brasileiras. Em 1962, fundou o "Collegium Musicum de São Paulo"; em 1968, "Os Metais de São Paulo" e, em 1976, deu-se a primeira audição por um grupo brasileiro do Pierrot Lunaire, de A. Schoenberg.
Premiado por duas vezes como Melhor Regente, conferido pela Associação dos Críticos de Música, desenvolve também intensa atividade didática. De 1971 a 1986 foi professor do Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e, de 1991 a 1993, foi professor da Faculdade Santa Marcelina.
Entre 1993 e 2000, foi Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica da USP, da qual foi Regente Assistente desde a sua fundação.
Programa
Astor Piazzolla
Fuga e Mistério - 3'
La muerte Del Fingel - 3'
Homenagem à Córdoba - 3'

César Guerra Peixe
Mourão - 4'

Camargo Guarnieri
Dança Brasileira - 4'

Alberto Nepomuceno
Serenata - 5'

Wolfgang Amadeus Mozart
Eine Kleine Nachtmusik - 1º movimento - 5'

Serviço
Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo
Local: Teatro Municipal - Avenida Altino Arantes, 2, Centro
Data - 10/02
Horário - 20h
Informações: (012) 3862.7149
(Fonte: PMSS)

Projeto Guri continua com vagas para formação cultural

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), informou quer ainda existem vagas para jovens entre 8 e 18 anos interessados e, se inscrever no Projeto Guri, viabilizado em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. O Guri oferece cursos de canto coral, percussão, violão e viola caipira.
As aulas começaram na segunda-feira (5/02) têm o objetivo de oferecer as mais diversas atividades de entretenimento e aprendizado para crianças e jovens da cidade. O secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, acredita que muitos alunos podem vir a ser profissionais da música. "Representa um ganho muito grande para São Sebastião no sentido do desenvolvimento cultural e social dos jovens, que no futuro podem até se profissionalizar", disse Buzi.
Segundo a coordenadora do projeto, Rosana Aparecida Veneziani, os interessados podem procurar o Pólo do Projeto Guri em São Sebastião, de segunda à sexta-feira na rua Expedicionários Brasileiros, localizada no Centro Histórico. Existem 30 vagas para violão, 30 para canto coral, 30 para viola caipira e 18 para percussão.
O Projeto Guri é um programa que nasceu na Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, mas conquistou apoio de vários setores da sociedade e, em 1997, foi criada a Associação Amigos do Projeto Guri, organização social na área da cultura, sem fins lucrativos, que colabora técnica e financeiramente para o desenvolvimento do projeto. A Prefeitura de São Sebastião viabilizou a vinda do Projeto Guri em junho do ano passado. Informações pelo (12) 3892-2620. (Fonte: PMSS)

Dr. Juan levará reivindicação à Casa Civil e Sabesp

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, vai se reunir nesta quarta-feira (7/02), em São Paulo, com o chefe de gabinete da Casa Civil, Rubens Curi, para levar algumas reivindicações da cidade.
Antes das eleições para governo do Estado, no segundo semestre do ano passado, o prefeito entregou pessoalmente os pedidos ao então candidato José Serra, posteriormente vencedor do pleito.
Entre as reivindicações estão a ampliação do Porto, o novo acesso ao município, por meio de um contorno ao núcleo urbano, a duplicação da Rodovia dos Tamoios (SP-99), incluindo o trecho da serra de Caraguatatuba, o contorno rodoviário do norte do município (interligação com a Rodovia dos Tamoios), a cessão ao município do acrescido de Marinha localizado na área frontal ao Centro Histórico, para preservação de seu entorno, a construção do entreposto de pesca no bairro de São Francisco, a pavimentação da Estrada do Cascalho, em Boiçucanga, e da Avenida Dario Leite Carrijo, no Jaraguá, e ainda instalação de uma Faculdade de Tecnologia no município.
Já na quinta-feira, o prefeito vai se reunir com o presidente da Sabesp, Dalmo Nogueira, para cobrar maior investimento da concessionária na cidade, como por exemplo, a liberação das obras de construção das Estações de Tratamento de Esgoto de Maresias e outra em Paúba/Engenho, e também a do Perequê-Mirim, que beneficiaria os moradores da Costa Norte da cidade. (Fonte: PMSS)

Alunos da Escola de Velas aprendem como consertar embarcações

São Sebastião - Os alunos da Escola da Vela de São Sebastião passaram da teoria à pratica no quesito conserto de embarcação. Eles aprenderam como utilizar os produtos adequados para a laminação de uma prancha.
De acordo com o coordenador do curso, Fernando Freitas, essa etapa é importante para o aprendizado dos alunos que conhecem todo o processo para quem vai ao mar para velejar. "Caso ocorra algum incidente eles sabem como proceder."
Na aula específica de laminação o instrutor explicou qual o efeito da resina na manta. O aluno João Pedro Silva, 12 anos, achou a aula interessante. "Cada dia aprendo um pouco mais sobre a vela." (Fonte: PMSS)

Carnaval terá barraca do Cemin para conscientização do vírus HIV/Aids

São Sebastião - A Secretaria de Saúde de São Sebastião, por meio do Centro Municipal de Infectologia (Cemin), promoverá durante o Carnaval 2007 a conscientização sobre os perigos da Aids para a população sebastianense. Segundo o Cemin, serão distribuídos 25 mil preservativos nos cinco dias de folia. Serão destinadas 10 mil para a Costa Sul e 15 mil para a região central.
Segundo a coordenadora do Cemin, Leda Nicolau Correa, mais difícil do que a pessoa infectada pelo vírus se submeter ao uso crônico de medicação para o resto da vida é o paciente ter que conviver com o segredo de sua doença. "O isolamento emocional e muitas vezes físico daqueles que não têm informação excluem o portador do vírus HIV de uma convivência normal em sociedade", destacou a coordenadora.
Para isso, o Ministério da Saúde irá abordar novamente a questão do preconceito na campanha de 2007. Com o tema "Vista-se", o objetivo é de que "Vivendo com Aids ou não, use camisinha e fique sabendo".
Leda afirma que as pessoas que pegam a camisinha na barraca geralmente não jogam em vias públicas. Pelo contrário, se não forem utilizar no mesmo dia, guardam no bolso, na carteira ou na bolsa para outra ocasião. "Damos a camisinha para sensibilizar e conscientizar a pessoa sobre os perigos da Aids e das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's)", disse a coordenadora.
Ela alerta ainda que todas as pessoas estão no chamado "grupo de risco". "Todos são vulneráveis à doença, inclusive as pessoas casadas".
Cemin - O Cemin é um serviço especializado em DST/Aids da Prefeitura de São Sebastião que recebe um repasse de verba do Ministério da Saúde para a realização de programas educativos e de prevenção e acompanhamento de pacientes.
Atualmente, cerca de 280 pessoas de São Sebastião e Ilhabela estão em tratamento regular no Cemin. No ano passado foram diagnosticados 25 novos casos.
O Cemin conta ainda com uma equipe multidisciplinar contendo médico infectologista, pediatra, dentista, ginecologista, serviço social e assistência psicológica. Em 2006, seis gestantes soropositivas tiveram sete filhos sem incidência do vírus HIV, graças ao acompanhamento do pré-natal e exames regulares. No mesmo ano foram constatados nove óbitos, sendo três que abandonaram o tratamento do Cemin, três sem diagnóstico e três pacientes regulares. Desde 1996 não há indícios de crianças soropositivas através da transmissão vertical (gestante para o filho), já que as portadoras levam uma vida normal com o acompanhamento do Cemin.
Além disso, o Cemin é um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) que realiza todos os dias o exame de "Porta Aberta" para verificar a incidência ou não de doenças como Hepatite "B" e "C", Sífilis e HIV sempre das 7h às 16h. Não é necessário agendar e nem estar em jejum.
Informações podem ser obtidas na Sesau através do telefone (12) 3892-1744 ou no Cemin pelo 3892-1060 ou na rua Benjamin Constant, 92, no Centro. (Fonte: PMSS)

Prefeitura de São Sebastião apreende mercadorias pirateadas na área central

São Sebastião - Fiscais de Postura da Prefeitura de São Sebastião apreenderam na tarde desta terça-feira (06/02), na região central da cidade, dezenas de óculos, guardas-chuva, redes, carteiras, Cds e DVDs comercializados de forma irregular no município. A mercadoria estava com três ambulantes. A ação teve o acompanhamento de policiais militares.
De acordo com a Secretaria da Fazenda, a fiscalização foi de rotina. Os camelôs não apresentaram nota fiscal de toda mercadoria apreendida. Para retirá-las, eles devem comprovar a origem e pagar uma taxa de liberação de R$ 271.
Segundo a fiscalização, todos as mercadorias foram aprendidas na avenida Guarda Mor Lobo Viana, onde havia uma maior atuação dos camelôs. Os produtos foram colocados em sacos e lacrados.
Produtos pirateados como CDS e DVDS serão inutilizados após o fim do processo. Mercadorias não perecíveis serão todas para o Fundo Social de Solidariedade. (Fonte: PMSS)

Emenda de regularização fundiária pode beneficiar famílias de São Sebastião

São Sebastião - Uma emenda constitucional promulgada pela Assembléia Legislativa do Estado no início do mês de fevereiro permitirá a desafetação de áreas de uso público ocupadas por moradias de interesse social, possibilitando aos proprietários obter suas escrituras definitivas.
A medida vai favorecer diretamente a população de baixa renda e moradores de áreas irregulares, localizados em áreas verdes ou institucionais e estabelecidos até 2004.
Segundo levantamento da Divisão de Habitação da Prefeitura de São Sebastião, a medida vai beneficiar mais de 300 imóveis no município, ou seja, mais de 600 pessoas. Entre as áreas previstas para regularização neste caso estaria Balneário São Marcos e Balneário Turístico da Enseada, Loteamento de Juquehy, além de uma área no bairro do Itatinga.
De acordo com o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, a proposta da emenda vai de encontro com o que a administração defende em relação à criação das Zonas de Especial Interesse Social (ZEIS.
"Já discutimos o problema há muito tempo com o projeto das ZEIS, mas por questões políticas a proposta não foi votada no Legislativo. Sempre entendemos a importância da regularização fundiária", esclarece.
O benefício proporcionado pela medida é grande: além da regularização, os projetos urbanísticos poderão ser adaptados à realidade da região, levando em conta o crescimento desordenado que já ocorreu.
O secretário de Habitação do Estado, Lair Krahenbul, deverá visitar a cidade de São Sebastião, logo após o Carnaval, para conhecer a realidade dos núcleos congelados. (Fonte: PMSS)

São Sebastião realiza neste fim de semana "1a Regata Ventos e Velas"

São Sebastião - Bons Ventos prometem agitar a orla marítima de São Sebastião neste final de semana (10 e 11/02), a partir das 11h, em frente à Casa da Vela, na Praia Deserta. É o "1o Troféu Ventos e Velas", realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp).
O evento tem a parceria da Federação de Vela do Estado de São Paulo (Fevesp) e será constituído de regatas nas classes Optimist, Holder e Dingue, com formatos variados, como competições em equipes e raias próximas à praia. Segundo o chefe de divisão de Esportes Náuticos, Rafael Mendes, o intuito da regata é proporcionar a integração entre os atletas do núcleo do projeto Navega São Paulo. "Essa é uma forma de aproximar velejadores e comunidade, além de fazer com que as pessoas acompanhem as provas."
Ainda segundo Mendes, a competição será um incentivo para os 40 alunos do Projeto "Ventos e Velas". Além disso, a Seesp oferece aos atletas diversas atividades paralelas ao campeonato, como palestra e uma mini-arena com rede de vôlei na Praia Deserta.
A cerimônia de premiação acontece no domingo, a partir das 13h, na Casa da Vela, com troféus para as categorias iniciante, feminino, veterano e projeto. Participarão da regata alunos dos projetos "Navega São Paulo" das cidades de Praia Grande, Mariporã, Ilhabela e Santos. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2106. (Fonte: PMSS)

1º Campeonato Beach Tuning deve reunir 200 veículos personalizados em São Sebastião

São Sebastião - O 1º Campeonato Beach Tuning, que será realizado no próximo fim de semana, deve atrair cerca de 200 veículos personalizados, na Praça de Eventos da Rua da Praia, no Centro de São Sebastião. Esta é a estimativa da organização para sábado e domingo (10 e 11/2).
A competição acontece das 10h às 17h. À noite haverá o Rock na Praia, com várias bandas da região.
Em 2006, a cidade promoveu o 1º Encontro de Tuning e agora realiza seu primeiro campeonato. Entre as pessoas que aderiram à moda tuning na época estava o empresário Ariovaldo Lima, que apresentou um modelo Logus totalmente personalisado, com destaque para as portas com abertura para cima. “Esta empresa que promoverá o campeonato é uma das maiores do ramo tuning no Brasil, pioneira em competições. É maravilhoso ter um encontro como este em São Sebastião”, disse o empresário, que vendeu o Logus para um morador de Caraguatatuba e hoje deverá expor uma BMW com pintura e rodas personalizadas.
Além de tuning e rebaixados, também haverá competição nas categorias néon e sonorização. A personalização de veículos ganhou força no Brasil após o lançamento da série de filmes americanos “Velozes e Furiosos”. Entretanto, a moda de modificar o visual dos carros se mantém há décadas nos Estados Unidos. A tradução aproximada da palavra tuning seria afinação ou otimização. Neste caso, e aplicado aos automóveis, o tuning é a arte de modificar o carro, tornando-o mais seguro, mais bonito, diferente do original e único. O tuning é aplicável a praticamente todos os componentes de um carro: pneus, suspensão, motor, interior, carroçaria, sistema de escape, instalação áudio, entre outros.
Desde o carro mais barato até um “super carro” pode ser objeto de alterações e haverá sempre acessórios e empresas dedicadas à transformação e comercialização de equipamentos para modifica-lo. A organização é da empresa “Ponto? Eventos”, com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e da MTM Brasil. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 8153-0499 (Rodrigo), 9175-8816 (Careca) e 3892-2620 (Secretaria de Cultura e Turismo). (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi


Aula inaugural reúne docentes da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba

Ubatuba - A Secretaria de Educação de Ubatuba promoveu na última segunda-feira, 5, a aula inaugural do ano letivo de 2007. O evento, que foi realizado na E.M. Tancredo Neves, reuniu professores e diretores da Rede Municipal de Ensino e serviu também para empossar os 28 novos professores de educação básica (PEB) I e II e apresentar os 12 professores adjuntos de educação básica (PAEB) I e II, aprovados em recente concurso público.
De acordo com o secretário de Educação, Arnaldo da Silva Alves, a chegada dos novos professores é motivo de grande alegria. "Ubatuba merece uma educação melhor a cada dia e a contratação destes novos professores faz parte deste projeto de melhoria constante da nossa rede de ensino", disse.
Creches - O secretário disse em seu pronunciamento, que a atual administração deverá criar, até o fim de 2008, 911 novas vagas em creches municipais. "Precisamos atender a grande demanda que existe em Ubatuba, e acredito que com trabalho e dedicação conseguiremos chegar a essa marca", disse o secretário.
Diretrizes - Arnaldo apresentou ainda as diretrizes para a Rede Municipal de Ensino de Ubatuba.
O trabalho é fruto de uma pesquisa com os professores da rede, levou cinco meses para ser concluído e é um diagnóstico atual da situação do ensino em Ubatuba. "A pesquisa foi respondida por mais de 89% dos professores de Ubatuba e servirá para embasar nosso trabalho nos próximos dois anos", disse o secretário.
Pais na escola e volta às aulas - Nesta quarta-feira, 7, é o dia dos pais de alunos da rede municipal de ensino irem à escola.
A secretaria de Educação programou o "Pais na Escola", evento para que os pais de alunos das Emeis e Ensino Fundamental compareçam à unidade escolar onde seu filho está matriculado e conversem com os professores sobre a metodologia de trabalho que será desenvolvida durante o ano.
Os pais de alunos devem comparecer à unidade escolar no período de aula em que a criança está matriculada: pela manhã, os professores estarão atendendo à partir das 7 horas e a tarde, à partir das 13h. As crianças voltam às aulas no dia seguinte, 8, nos mesmos horários.(Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba informa mudanças no trânsito durante carnaval

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba realizará alterações no trânsito do centro da cidade durante os dias de carnaval, de 16 a 20 de fevereiro. Para não prejudicar moradores, turistas e comerciantes, a Avenida Iperoig será fechada somente meia hora antes dos desfiles. A previsão é que o término dos desfiles acontece por volta das 2 horas da madrugada. Nesse período, a indicação para as pessoas que necessitam transitar no sentido Itaguá/Perequê-Açu é seguir pela Rua Dom João III e virar na Rua Cel Domiciano, seguir até a Rua Condessa de Vimieiro ou pela Rua Dr.Esteves da Silva.
A Avenida Iperoig será fechada na madrugada de sexta para sábado, somente a partir da 1h da manhã, para a passagem do Galo da Meia-Noite. No sábado e na segunda, o trânsito será interditado a partir das 21h, já que o desfile começa às 21h30. Já no domingo e na terça, a Avenida será fechada a partir das 22h e o desfile começa às 22h30.
A única mudança que ocorre no trânsito, além do fechamento da Avenida, é o trecho da Rua Esteves da Silva entre a Rua Jordão Homem da Costa e a Av. Iperoig. Normalmente, esse trecho é mão única, mas durante o carnaval ele se tornará mão dupla para atender àqueles que desejam seguir rumo ao Perequê-Açu.
Para quem mora ou está hospedado em bairros, é mais aconselhável utilizar a Rodovia BR-101, e evitar passar por dentro do bairro do Itaguá para chegar ao Centro. Quem fica no Itaguá tem diversas opções para se dirigir à pista. Alguns exemplos são as avenidas Capitão Felipe e Bernardino Querido e as ruas Robillard de Marigny e Taubaté.
Estacionamento - Quem quiser estacionar com mais conforto nas imediações do Centro de Ubatuba existem duas opções. Um bolsão funcionará dentro da Ilha dos Pescadores das 18h às 2h. A outra opção é a área situada ao lado do Aeroporto. A Comtur será responsável pela organização de ambos. Na primeira opção será cobrado um valor de R$ 2,00 por hora. Já no Aeroporto o valor será de R$ 5,00 por seis horas. Cada estacionamento contará com, aproximadamente, 200 vagas e maior segurança.
Dica: usar o bom senso - Para quem mora nas imediações do Centro, início do Bairro Itaguá e Perequê-Açu, a dica é deixar o carro em casa e sair passeando a pé. Segundo o Coordenador de Trânsito, Ronaldo Lopes, existem diversas vantagens nessa atitude. "Além de evitar uma possível lentidão no trânsito e dificuldade para estacionar, andar a pé propicia bem-estar e descontração. Uma vez que as pessoas vêm para Ubatuba para desacelerar o ritmo do dia-a-dia, caminhar combina com a situação." (Fonte: PMU)

Informes á Comunidade de Ubatuba

Ubatuba - A Câmara Municipal de Ubatuba, através do Ato da Presidência 01/07 constituiu “Comissão Especial para realizar estudos, tomada de posição e propor soluções aos problemas enfrentados pela Santa Casa de Ubatuba, bem como pelo PSF a ela vinculado”. Para que os trabalhos realmente reflitam os desejos de nossa comunidade, o Presidente da Comissão Especial Vereador Charles Medeiros solicita sua importante participação. Opinião critica e sugestões a respeito do Sistema de Saúde Municipal devem ser apresentadas através dos contatos abaixo relacionados:
Fone: 38341518 – Gab. Vereador Charles Medeiros
Fone: 38341500 – Recepção da Câmara Municipal
Fone: 38341510 – Assessoria de Imprensa
Imail: Ver.charlesmedeiros@camaraubatuba.sp.gov.br
Correspondencia: Av. Iperoig, 218 – Centro Ubatuba, cep 11.680.000

A Câmara Municipal de Ubatuba, através do Ato da Presidência 01/07 constituiu “Comissão Especial para realizar estudos, tomada de posição e propor soluções aos problemas enfrentados pela Santa Casa de Ubatuba, bem como pelo PSF a ela vinculado”. Para que os trabalhos realmente reflitam os desejos de nossa comunidade, o Presidente da Comissão Especial Vereador Charles Medeiros solicita sua importante participação. Opinião critica e sugestões a respeito do Sistema de Saúde Municipal devem ser apresentadas através dos contatos abaixo relacionados:
Fone: 38341518 – Gab. Vereador Charles Medeiros
Fone: 38341500 – Recepção da Câmara Municipal
Fone: 38341510 – Assessoria de Imprensa
Imail: Ver.charlesmedeiros@camaraubatuba.sp.gov.br
Correspondencia: Av. Iperoig, 218 – Centro Ubatuba, cep 11.680.000
(Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Renovações de matrículas para escolinhas de esportes vão até 15 de fevereiro
Para as novas matrículas, o período é de 16 a 28

Ubatuba - O período para renovação de matrículas das escolinhas de esportes da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba que começou na segunda-feira, 5, prossegue até o dia 15. Os alunos que freqüentaram as escolinhas em 2006 devem procurar a secretaria das 9h às 11h e das 14h às 17h30. Já as matrículas para 2007 podem ser efetuadas entre os dias 16 e 28. É necessário levar duas fotos 3X4 e cópia da certidão de nascimento.
Natação - As renovações para as aulas de natação devem ser feitas na piscina municipal até a próxima sexta-feira, 9. As inscrições para as vagas remanescentes foram efetuadas em 2006 e nos dias 13 e 14 acontece uma avaliação. Os inscritos devem comparecer no horário indicado no comprovante de inscrição, trajando sunga ou maiô. O sorteio das vagas remanescentes acontecerá no dia 23, às 9h para os adultos e às 14h para as crianças. As aulas da natação começam no dia 5 de março.
Cursos - A Secretaria oferece atualmente cursos de surfe (Praia Grande, Perequê-Açu e Maranduba), futebol (quadra da piscina, Taquaral e Silop-Elektro), futsal, natação, vôlei, skate, atletismo e basquete. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3833-3818. (Fonte: PMU)

Conselho Tutelar de Ubatuba realiza reunião visando eleição do dia 25

Ubatuba - Os candidatos à conselheiro tutelar em Ubatuba estiveram reunidos na última segunda-feira, 5, com a comissão de eleição, para um tira-dúvidas sobre o processo eleitoral. Vinte e oito candidatos estão aptos a participar, no dia 25 (domingo após o carnaval), da eleição para o preenchimento de cinco vagas de conselheiro tutelar no município.
Mais de 100 pessoas se inscreveram e 61 fizeram uma prova sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Destes, apenas 28 candidatos irão participar da eleição. “Queremos que os conselheiros eleitos estejam bem informados sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e assim, possam aplicá-lo na íntegra quando do exercício da função”, disse Luciana Valério, presidente da comissão de eleição. “Precisamos também fortalecer as parcerias do Conselho com as entidades que defendem os interesses da criança e do adolescente em Ubatuba”, reforçou Luciana.
A eleição acontece no dia 25 próximo, das 8h às 17h, no Ginásio de Esportes Tubão e podem votar todos os cidadãos moradores que têm título de eleitor de Ubatuba, que aliás, deve ser apresentado, acompanhado de documento com foto.
Função do Conselho - O Conselho Tutelar é um órgão público municipal de caráter autônomo e permanente, cuja função é zelar pelos direitos da infância e juventude, conforme os princípios estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente. O papel do conselheiro é fiscalizar e orientar a situação dos direitos das crianças e dos adolescentes na região onde atuará, além de enfrentar as situações de violações do ECA, atuando junto ao Ministério Público. (Fonte: PMU)

SENSACIONAL NO UBATUBA BLUES!

Ubatuba - Banda Eucalíptus - O Swing do Pará
Dia 10 /02/07
A partir das 23h
Realização: ValShow
Ingressos antecipados R$ 7,00 no Restaurante e Pizzaria Alberto's
Rod. Rod. Oswaldo Cruz, 1.756 - Info: 3832 5493 ou 9714 6716
Ubatuba Blues - Rod. Oswaldo Cruz, 1.300





Semana de 09/02 à 15/02/2007

 

CINE PORTO (Ubatuba)
 

"Diamante de sangue"
ás 16:00 - 18:40 - 21:10 hs



CINE PASSEIO (Ubatuba)


"A grande familia"

ás 15:00 - 19:00 hs

"Uma noite no museu"
ás 17:00 - 21:10 hs


 

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Sinais do dia de ontem

Caxinguelês catando
Coquinhos de jerivá;
Orquestra matinal
Conduzida pelo maestro
Sabiá;
Mocinha fiando
Sementes de capiá.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Grita geral
Há uma grita geral contra a Administração em razão do tratamento rigoroso dado aos quiosques, parque, ambulantes, músicos etc., súplicas que se materializaram em matéria publicada ontem [5/2/07] sob o título "Nós queremos trabalhar", onde um grupo de políticos e empresários desancam o atual prefeito.
Em que pese a idoneidade de cada um, dá para observar tratar-se de críticas na maioria das vezes infundadas, mesmo porque combatem atos praticados pelo Ministério Público, ou até mesmo pela própria sociedade através de ações propostas no Judiciário. É o caso dos quiosques, sofrendo intervenção da Justiça por meio de ação proposta pelo MDU "Movimento em Defesa de Ubatuba", da música nos quiosques e casas noturnas, também motivado pelo judiciário através do Ministério Público do Meio Ambiente, do parque, em razão de interesse da Municipalidade na ocupação e destino da área ora ocupada pela empresa que ali explora a diversão.
Para que possamos fazer uma crítica ao Poder Público Municipal com isenção de ânimo, é necessário o exato conhecimento das prerrogativas deste poder, principalmente no que diz respeito aos espaços públicos. A Municipalidade tem o poder de conceder os espaços públicos mediante concorrência, para fins de exploração comercial, desde que atendam os interesses da coletividade e sempre em caráter precário. Melhor dizendo, ela, como detentora do poder de administrar aquilo que nos pertence, tem o dever de zelar pelo nosso patrimônio, sendo-lhe facultado, na forma da lei, dar a melhor destinação.
O mesmo diga-se com relação as intervenções do Poder Judiciário via concessão de medidas liminares. A Justiça concede liminar a um pedido quando nele está contido grande conteúdo de ameaça à sociedade. Prosseguindo a ação e provando-se ser mera suspeita sem fundamento, a liminar é revogada, voltando ao statu quo ante aquilo que foi impedido por força da Justiça. É a regra do jogo. É a norma que garante à sociedade o convívio em paz. Se há perda de emprego, fechamento de postos de trabalho etc., paciência. O que mais interessa para os poderes constituídos é o equilíbrio social onde todos tenham suas oportunidades e a garantias individuais.
A temporada de verão em Ubatuba é um curto período de tempo onde todos procuram tirar seu sustento para o resto do ano, custe o que custar. Daí a razão pela qual os entrevistados da matéria acima referida dão as mais diversas soluções, todas paliativas e clientelistas, sem a menor contribuição para a administração pública, mesmo que seja a título de crítica.

Herbert José de Luna Marques
advogado militante em Ubatuba, SP

Resposta à matéria intitulada "Grita geral"
Considero de fundamental importância e relevância que os cidadãos e principalmente o autor (Herbert Marques) da matéria em epígrafe avaliem as atitudes e ou omissões do Prefeito Municipal com mais seriedade e, principalmente, levando em consideração as obrigações inerentes à função de todo e qualquer Prefeito Municipal, secretários e ou outros que possuam função pública.
Podemos mas não devemos, caso tenhamos um compromisso sério com a democracia e cidadania, desqualificar as diversas críticas formuladas, por qualquer cidadão, em função do erro de formulação. Nossa sociedade possui, advogados, promotores, conselhos de ética, associações de proteção ao consumidor, entre outros que possuem formação adequada (ou deveriam possuir) para que, quando necessário, o rito processual adequado seja levado a termo.
Minimizar as críticas dos cidadãos, da forma que a matéria pretendeu, parece-me muito mais um total desrespeito ao princípio do contraditório e um total desconhecimento da realidade de Ubatuba. A "grita geral" se dá quando o Prefeito utiliza recursos indevidamente, quando desvia verbas federais, quando promete pagar os servidores da saúde com verbas do IPTU. A queda do atual Prefeito está, a cada dia, se concretizando como fato na cabeça do eleitor. Já entramos na contagem regressiva e todos que possuem ambições políticas e atualmente fingem desconhecer os desmandos da atual administração serão cobrados nas urnas. Haja vista a reformulação da Câmara dos deputados.
Fazer campanha política em bairros humildes, atrair votos de eleitores de outras regiões com promessas que não serão cumpridas será uma atitude sem resultados práticos. A fatia da sociedade que possui moradia em Ubatuba e em outros municípios já percebeu que seu voto vale mais em Ubatuba (em função da proporção voto x quantidade de eleitores). Essa camada da sociedade também percebeu que possui, em Ubatuba, um investimento que tende a desvalorizar caso à mesma não se mobilize para que sejam eleitos representantes que levem Ubatuba a sério. Laranjeiras não possui belezas naturais melhores ou maiores que Ubatuba. Há 30 anos um lote em Laranjeiras podia ser adquirido por um valor semelhante a qualquer terreno "pé na areia" de Ubatuba.
Ter dinheiro não é crime o importante é o destino que é dado ao mesmo.
Não há necessidade de conforme palavras do autor da matéria "desancar" o atual Prefeito. Ele próprio, com seu desconhecimento das Leis vigentes ou em função de seu desrespeito às mesmas já se desqualifica para a função ocupada.
É necessário observar contra quem são tomadas medidas na atual administração. É importante perguntar quantos comércios existem no município funcionando de acordo com a Lei. Por que somente os desafetos da atual administração sofrem sanções?
O autor da matéria deveria utilizar seus conhecimentos jurídicos para fazer um papel de cunho social e democrático, ou seja, indicar aos cidadãos a forma devida de questionar seus supostos direitos. Isso é ser cidadão, isso é possibilitar o direito a informação e isso é construir um país melhor. Fala-se muito em distribuição de renda e no meu entender o fundamental é o livre acesso às informações.

Marcos Leopoldo Guerra
ac.tributaria@uol.com.br

Reportagens dos informativos do último final de semana
É triste observar no meio empresarial da nossa cidade, trabalhos jornalisticos que somente ouvem um lado do problema que aflige a todos. Questiona-se sempre se o poder público está certo ou está errado, esquecendo que este só existe para defender o direito coletivo e aplicar as obrigações aos cidadãos que se esquecem de pensar na comunidade. Não trata-se aqui de perseguições, pois o poder público busca a aplicação da lei e em detrimento de alguma pendência a esta, ninguém ou nenhuma empresa, pode se considerar imuni, seja qual for a razão.
Tendo acompanhado as declarações, gostaria de saber se todos os que se manifestaram conseguem se sustentar através do seu próprio trabalho, ou se, viciados nas benécies conquistadas com conversas em bares, abririam mão dos proventos ou mesmo das vantagens adquiridas ao longo das suas vidas, através de movimentações políticas e acordos convenientemente firmados em proveito próprio, não tendo em nenhum momento pensado em melhorar a cidade onde vivem e assim devolver com o trabalho honesto, algum resultado para a comunidade que trabalha e paga seus impostos para os sustentar! Pois então senhores, mostrem suas folhas de pagamento e os recolhimentos de impostos devidos a suas atividades e briguem por seus direitos com a autoridade que compete ao cidadão consul de seus deveres cívicos, e se assim não o puderem proseguir, por algum motivo, seja ele falta de capital para manter a sua atividade; falta de documentos que regularizem a atividade; incompetência e ou outras deficiências, queiram fazer o favor de liberar o mercado para aqueles que se capacitaram em suas profissões e suas atividades comerciais, aliviando assim da concorrência desleal e predatória todos os que trabalham com dignidade, profissionalismo e respeito às leis e sofrem com as mazelas que todos voces nos afligem!
São anos e anos sem fim, onde sofremos com a prostituição das atividades comerciais em nossa cidade e quando há alguma ação e iniciada com a intenção de melhorarmos nosso destino, muitos se veem obrigados a deixar de roer o osso - ou será que não é osso? - e só por isto é que se tornam contrários a tudo que lhes possam tirar da condição de roer o osso. Será que tantos empresários arvorados em direitos falsamente adquiridos, ou melhor dizendo, oportunisticamente adquiridos, e sendo eles tão produtivos, não conseguiriam sucesso movimentando-se à localidades melhor situadas e assim contribuir realmente com ações afirmativas para o progresso da cidade e o crescimento da renda dos seus funcionários e dependentes, nos livrando dos encargos que assumimos todas as vezes que eles se esquivam de suas obrigações? Enfim, o que falta é mesmo vergonha na cara e mais orgulho a população, para que arbitrariedades não aconteção!

Wagner Aparecido Nogueira
 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Amanhecer no Perequê Açú ©Juliano Gregori

Amanhecer no Perequê Açú
©Juliano Gregori

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor