Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 08 de Fevereiro de 2007 - Nº 1703 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
-

Caraguatatuba
Prestação de Contas em clima de harmonia
Prefeito de Caraguá presta contas na Câmara Municipal
Ditran de Caraguá realiza ação educativa neste sábado
Ciclistas de Caraguá participam da etapa de abertura do Campeonato Valeparaibano
Caraguá BMX Clube estréia no Paulista com vitória
Campeonato de Supino é atração do sábado em Caraguá

Ilhabela
Candidatos aprovados na 1ª. fase do Processo Seletivo para o Programa de Estágio 2007
Obras da Escola Ana Leite, deverão ser entregues no prazo

São Sebastião
Cecéu Muniz compõe música para agitar o Carnaval de São Sebastião
Executivo apresenta projeto que cria Conselho e Fundo Municipal de Habitação
São Sebastião escolhe corte do Carnaval 2007 nesta quinta-feira
Moradores do Montão de Trigo, em São Sebastião, vão receber banheiro ecológico
Meio Ambiente reformula Divisão de Resíduos Sólidos para colocar PRESS em ação
Prefeitura apresenta projeto que concede plantas populares a população de baixa renda
Projetos prevêem reorganização do Comdurb e Comtur
SOS Samaritanos realiza curso de treinamento para novos voluntários
Prefeitura conclui a obra do novo local da feira de Maresias
Seduc realiza 2° Encontro de Alfabetização e Linguagem


Ubatuba
Campanha criativa de prevenção à Aids é mais uma opção de diversão em Ubatuba
Pedro Bismarck comemora "Neversário do Nerso" em Ubatuba
II Festival de Marchinhas Carnavalescas começa nesta sexta em Ubatuba
Cine Câmara continua em fevereiro
Dr. Ricardo Cortes institui projeto “Contando a História do Meu Bairro”
CONVITE À POPULAÇÃO
Atividades para a Melhor Idade de Ubatuba recomeçam em março
Alunos da Rede Municipal de Ubatuba voltam às aulas nesta quinta-feira
BMX freestyle radicaliza o verão em Ubatuba
Mesmo nas férias, Balcão de Empregos em Ubatuba tem grande procura

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral Norte -

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Prestação de Contas em clima de harmonia
Prefeitura exibe novela com benfeitorias realizadas desde 2005

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba abriu o 1º Semestre Legislativo de 2007 com a tradicional Sessão de Prestação de Contas na última terça-feira – 6 de fevereiro, para um público estimado em 140 pessoas. A novidade deste ano foi a apresentação de uma “novela”, narrando as obras e benfeitorias do Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB) desde 2005.
Os números mostram a grandiosidade e a importância da Sessão Especial de Prestação de Contas. Realizada desde 1990, quando foi promulgada a Lei Orgânica Municipal, 32 Prefeitos já visitaram o Parlamento Municipal, ao longo de 17 anos para prestar contas de seus trabalhos. Nesta sessão uma coincidência: É a quinta vez que Aguilar vai a Casa de Leis para falar de sua administração e pela quinta vez é recebido pelo Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), na função de Presidente do Legislativo.
A tradicionalidade da sessão abrange a ambos os lados. Anualmente a Prefeitura inova e já há tempos não apresenta mais o antiquado Relatório de trabalhos realizados. Desta vez foi preparada uma “novela”, com duração em torno de 60 minutos, que retrata uma família caiçara que se utiliza de todos os benefícios concedidos pelo Executivo Municipal e que no seu dia-a-dia comenta as ações realizadas pelo Prefeito e suas Secretarias Municipais. A “novela” tem intervalos comerciais, todos eles de órgãos, Secretarias, Departamentos, Fundações e correlatos do município, que fazem mensagens institucionais.
Após a exibição do filme, os Vereadores fizeram perguntas ao Prefeito Aguilar, num prazo de 5 (cinco) minutos, com respectivos 3 (três) minutos para a resposta do Chefe do Executivo ou algum Secretário destacado para tal. Dadas perguntas e respostas, o Vereador ainda tem 1 (hum) minuto para a tréplica.
Outra tradição desta Sessão Especial de Prestação de Contas são os Parlamentares que aproveitam o clima festivo e de congraçamento para reivindicar e solicitar melhorias para os diversos bairros da cidade ao longo do semestre ao prefeito, que os ouve atentamente, anota os pedidos e dentro do possível, promete colaborar.
A sessão terminou por volta das 23h30, com o discurso de encerramento do Prefeito Aguilar, anunciando planos e novas obras para os próximos meses. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Prefeito de Caraguá presta contas na Câmara Municipal

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba esteve lotada na última terça-feira, dia 6, quando o prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, prestou contas do ano de 2006 para vereadores, secretários municipais, funcionários da Prefeitura e público presente. Esta foi a primeira sessão ordinária do ano, e já presidida pelo novo presidente da Câmara Municipal, vereador Wilson Agnaldo Gobeti.
Os vereadores elogiaram as secretarias que mais se destacaram e as principais obras que atenderam à população, como a contrução e reforma de escolas, pavimentação, iluminação, ginásios esportivos em diversos bairros. A escolha pela pavimentação de ruas com bloquete ao invés de asfalto foi elogiada pelos vereadores, por ser mais duradouro e de fácil manutenação. Em seguida cada um fez suas reivindicações ao prefeito para o ano 2007.
Este ano, o prefeito inovou a prestação de contas com o vídeo que apresentou as ações da administração pública em 2006, em um capítulo de novela, interpretado por diversos atores da oficina de teatro da Fundacc e produzido pela assessoria de comunicação. O vídeo conta a história uma família caiçara que participa e se beneficia das ações da administração no ano de 2006, entre uma cena e outra, o público era informado sobre as realizações, os números e os benefícios oferecidos à população, com os novos serviços prestados em 2006.
Em 2006 a Prefeitura realizou reformas em todas as escolas, além de ampliações e construção de novas escolas, também construiu quadras esportivas e centros comunitários; iniciou a obra do Centro de Especialidades Médicas; comprou equipamentos fundamentais para a área da saúde; ampliou centros de atendimento social e projetos de capacitação profissional e geração de renda; ofereceu oportunidades de aperfeiçoamento profissional a educadores e servidores públicos de diversas áreas, entre inúmeras outras ações.
Importantes obras foram citadas, como a construção da Rede de Esgoto das Casas Populares do Pegorelli e a implantação da rede coletora de esgoto do Canta Galo, a construção da Galeria do Córrego Ipiranguinha, no Casa Branca e a ligação de água e esgoto na Fazendinha, no Jetuba.
Na Saúde, os destaques foram para a transformação do Haras do Rio do Ouro em Centro de Referencia, a construção de uma sala de cirurgia no Porto Novo, e da Sala Odontológica no bairro Olaria, além da compra de um arco-cirúrgico para a Santa Casa e de ultra-sonografia de eletro-encefalograma instalados da secretaria para atender toda a população.
Na área esportiva, também foram concretizadas importantes obras: a construção da quadra esportiva da EMEF do Massaguaçu e do Campo Society, no Pegorelli. A Construção de uma pista de skate no Travessão; de um Campo de Futebol Society de um Playground no Jaraguazinho; de um Campo no Olaria e do Campo Society no Ipiranga.
O prefeito ouviu os vereadores e suas reivindicações, esclarecendo dúvidas e noticiando algumas ações para 2007. De acordo com o prefeito Aguilar, a administração vem promovendo obras que atendam os eixos de cada bairro, como vias de acesso à escolas, creches, unidades de saúde e ginásios esportivos. (Fonte: PMC)

Ditran de Caraguá realiza ação educativa neste sábado

Caraguatatuba - A DITRAN-Divisão de Trânsito de Caraguatatuba realiza neste sábado, dia 10, das 9h às 12 horas, uma ação educativa e de conscientização com ciclistas na área central do município, em parceria com o Grupo Escoteiro 85 – CARAGUATÁ,
De acordo com o diretor da DITRAN, será dada atenção especial à Avenida da Praia, em 4 pontos de atuação. O objetivo é conscientizar o ciclista a utilizar a ciclovia e evitar o tráfego pelo calçadão. O alerta deve-se aos constantes acidentes envolvendo pedestres em suas caminhadas pela orla da praia.
Na área central os pontos de atuação serão a Praça Cândido Mota e na Avenida Altino Arantes, esquina com a Rua Mogi das Cruzes. A  ação consiste em abordagem do ciclista para as orientações sobre tráfego seguro e distribuição de panfletos educativos.
A ação educativa acorrerá em sete pontos da cidade, contando com a atuação de 36 escoteiros e 4 agentes de trânsito. A ação complementa o trabalho que a DITRAN desenvolve com ciclistas por meio de projetos educativos, como o Ciclista Seja Vivo, implantado há 4 anos no município.
“Com o engajamento dos escoteiros nesta ação educativa em conjunto com os agentes de trânsito esperamos que os condições de trânsito de bicicletas na área central sejam melhoradas e que possa garantir o comportamento seguro dos ciclistas”, disse o Rapaci, diretor da DITRAN. (Fonte: PMC)

Ciclistas de Caraguá participam da etapa de abertura do Campeonato Valeparaibano

Caraguatatuba - Quatorze ciclistas de Caraguá estiveram no domingo, dia 4, em São José dos Campos, onde participaram da etapa de abertura do Campeonato Valeparaibano da modalidade, válida também para o ranking do Campeonato Brasileiro.
Participaram do evento cerca de 650 atletas do Vale do Paraíba de diversos estados brasileiros competindo em um circuito de cerca de 4.600 metros com duas longas retas, onde muitos bikers abandonaram a prova. O calor e o forte ritmo castigaram os competidores e os mais preparados se destacaram.
Na categoria Máster 30 a 34 anos, João Carlos foi o segundo colocado, após uma disputa acirrada e perdendo para seu adversário por apenas meia roda; na Juvenil feminino, Thamires Porazza também conquistou o 2° lugar e Lívia Pegorin Ayres ficou em 8° lugar. Na categoria Veterano, Francisco Alves foi o 7°, também decidido na linha de chegada; na Feminino Elite Sandra Domiciano em 7º lugar e na categoria Máster 40 a 44 anos, Maurício Morilha foi 8° colocado em uma chegada muito disputada.
A próxima disputa da equipe Caraguá Ciclismo é Aqui acontece no dia 11 de março, às 9h, na Avenida da Praia em Caraguá e valerá pontos para o ranking Valeparaibano de Ciclismo.
Os atletas Caraguatatubenses contam com apoio da prefeitura, por meio da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação), ACC (Associação de Ciclistas de Caraguatatuba), Loja J-Bike, Geomater, Forma Atlética Academia, Loja Bit Company, Café Eletrônico, Linha Verde Informática e Radio Caraguá FM. (Fonte: PMC)

Caraguá BMX Clube estréia no Paulista com vitória

Caraguatatuba - A equipe do Caraguá BMX Clube de Bicicross estreou no Campeonato Paulista 2007 com 10 pilotos entre os melhores do estado de São Paulo. A competição aconteceu na cidade de Paulínia, no domingo, dia 4, e os atletas da equipe caiçara ficaram entre as melhores da competição.
O destaque foi para o biker Evandro Castilho,“Oreia”, que mostrou uma excelente forma física e técnica. O atleta competiu em duas categorias, na Cruiser 15 a 16 anos e na Boys 16 anos Experts. Na Cruiser, Evandro liderou com folga a fase classificatória, na final sagrou-se campeão da etapa e na 16 anos Experts também dominou a fase classificatória, largando na frente na final, mas perdeu o controle da biker no primeiro obstáculo, e terminou na 5ª colocação.
Outro destaque foi para Marcos Santos “Chokito” (Mônaco / HS / Cash Bingo SJC / Circuit), que ficou em 2º lugar na categoria Elite Máster. “Chokito” dominou a fase classificatória de ponta a ponta. Na fase final largou na raia 7 (externa), mesmo assim na primeira reta já ocupava a 4º colocação. O atleta teve que usar toda a sua experiência para fazer duas ultrapassagens e conquistar a 2ª colocação.
O atleta Matheus Camargo fez a sua estréia na categoria Boys 9 a 10 anos e conquistou o 2º lugar. Na prova, o atleta mostrou que veio para dar trabalho aos demais pilotos.
Dois pilotos de Caraguá ficaram na terceira colocação. Os irmãos Matheus Prazeres (Unimodulo / HEC / Rotary Poiares) e Lucas Prazeres. Matheus correu na categoria Boys 9 anos experts e Lucas na categoria Boys 7 anos experts.
A 2ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross acontece dia 04 de março, em Cosmópolis. A equipe do Caraguá BMX Clube tem o apoio da prefeitura, por meio da SECER (Secretária Municipal de Esportes e Recreação).
Confira o resultado de todos os pilotos de Caraguá:
Thiago da Matta - 4º colocado na categoria Cruiser 15 a 16 anos;
Paulo Carvalho,“Mineiro” - 4º colocado na categoria Cruiser 17 a 29 anos e parou na classificatória da categoria Boys 17 a 24 anos;
Fábio Almeida - 5ºcolocado na categoria Boys 9 anos experts;
Cláudio Silva, “CP” - 7º colocado na Cruiser 40 a 44 anos;
Tacciane Alves - 8ª colocada na categoria Girls 15 a 16 anos.
Participaram também da etapa e não obtiveram vaga na fase final os pilotos:
Na categoria Boys 17 a 24 anos - Rodrigo Sampaio, Jonatham Sagrilo, Ronay Ricardo e Ricardo Silveira; na Boys 14 experts Allan Marquês; Boys 16 anos experts, Neylor Felipe; Girls 11 à 12anos, Beatriz Almeida; Girls 15 a 16 anos, Jéssica Peres; Boys 7 a 8 anos novatos, Hector Wild; Boys 15 a 16 anos novatos, Luis Tadeu. (Fonte: PMC)

Campeonato de Supino é atração do sábado em Caraguá
O evento arrecadará alimentos que serão doados ao Fundo Social de Solidariedade de Caraguá.

Caraguatatuba - Quem visitar Caraguatatuba neste final de semana terá diversão garantida. A SECER – Secretaria de Esportes e Recreação está organizando diversos eventos esportivos e recreativos para todos os gostos.
No sábado, dia 10, acontece o Campeonato Caraguatatubense de Supino e Braço de Ferro na Praça Cândido Mota, com pesagem às 12h e início das competições às 13h.
Na modalidade de Supino, os atletas disputarão as categorias até 60, 75 85, 95 e acima de 95 quilos, Master livre, Júnior livre e Feminino livre. Já na modalidade de Braço de Ferro (braço direito) serão disputadas categorias até 60, 70, 80, 90 e acima de 90 quilos livre; braço esquerdo livre e Feminino e braço direito livre.
Para se inscrever, o competidor deverá levar dois quilos de alimentos não perecíveis e na dobra 3 quilos. Os alimentos arrecadados serão doados para o Fundo Social de Solidariedade de Caraguá.
Serão premiados com troféus os três primeiros colocados de cada categoria.
O Campeonato Caraguatatubense de Supino e Braço de Ferro é organizado pela SECER, professores B.A. Oliveira e Maurinho e conta com o apoio do Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO. Mais informações sobre o evento e inscrições pelo telefone 3888-4110 com Renato ou Leandro. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Candidatos aprovados na 1ª. fase do Processo Seletivo para o Programa de Estágio 2007

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal de Administração e o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), divulgam o resultado da 1ª. fase do Processo Seletivo do programa de Estágio 2007, afixando a lista dos nomes dos candidatos aprovados, no Quadro de Avisos do Paço Municipal e também no site da Prefeitura: www.ilhabela.sp.gov.br, nesta quinta-feira, 08.
A 2ª, fase do Processo Seletivo, entrevista aos candidatos aprovados na 1ª. fase, será realizada a partir do dia 20 de fevereiro, com local e data a serem definidos na próxima semana. (Fonte: PMI)

Obras da Escola Ana Leite, deverão ser entregues no prazo

Ilhabela - Na última quarta-feira 7, o secretário municipal de Educação, Antonio Cornélio de Moraes Filho juntamente com o secretário municipal de Administração, Luiz Antonio dos Santos, o Luiz Lobo, estiveram visitando as obras da escola Ana Leite Julião Torres, destinada ao Ensino médio e fundamental, no Bairro do Bexiga no Sul da Ilha.
Segundo o setor de licitação da prefeitura Municipal, 26 empresas retiraram o Edital sendo que 16 fizeram a visita técnica e 04 participaram do certame. A empresa ganhadora foi a Pré-Engenharia Construções e Comercio Ltda, por apresentar o menor preço global, no valor de R$ 1.524,679,32 (hum milhão, quinhentos e vinte e quatro mil, seiscentos e setenta e nove reais e trinta e dois centavos).
“Quando ainda vereador em 2004, fui o único a defender a mudança da Escola para outro local. Com a melhora das instalações os alunos poderão ser atendidos com mais dignidade e terão inclusive uma melhora no aprendizado. Eles só tem a ganhar com a construção destas novas instalações”, afirmou Luiz Lobo.
A obra está prevista para ser entregue a população no mês de junho próximo, demandará a construção de: 08 salas de aula; cozinha; despensa; refeitório; 03 banheiros para funcionários; secretaria; centro pedagógico; sala para o grêmio estudantil, informática, de reforço, centro de leitura, diretoria, para professores; cantina, 01 banheiro masculino e 01 feminino, para os alunos; depósito de objetos achados e perdidos; casa de máquinas; elevador; depósito para guardar ferramentas; galpão; almoxarifado; área de serviço e play ground.
Segundo o secretário de Educação, professor Cornélio, houve um grande empenho por parte do prefeito Manoel Marcos em manter o prédio da Escola Ana Leite no mesmo endereço dos dias atuais, mas, não foi possível mediante as normas de construção determinadas pela Secretaria de Educação do Estado, através do FDE (Fundação do Desenvolvimento da Educação). Neste endereço será instalado o Centro Cultural/Educacional, que de acordo com o prefeito Manoel Marcos, a população será ouvida na elaboração do Projeto.
Para o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, “esta é mais uma grande conquista para a comunidade do sul da Ilha, pois serão atendidos estudantes de vários bairros da região e não só os do Bexiga.” O prefeito ainda afirmou que “a educação de nossos jovens e crianças é prioridade de minha administração e é levada muito a sério”. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Cecéu Muniz compõe música para agitar o Carnaval de São Sebastião

São Sebastião - O músico Cecéu Muniz, que vai cantar nas cinco noites do carnaval sebastianense, fez uma música que será o grande hit dos bailes da Rua da Praia. A música “Tira o pé do chão” é composta por ele e Lucynha Cintra, da banda baiana Axé Blond. A realização do carnaval é da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
O objetivo da música é fazer uma referência ao município e colocar o público em contato com o melhor agito que vem da Bahia. A banda do intérprete promete que o novo sucesso fará a galera “quebrar tudo” e para isso, o grupo ensaia diariamente para fazer de São Sebastião o melhor carnaval do Litoral Norte. A música já está disponível em formato MP3 no site oficial da Prefeitura (www.saosebastiao.sp.gov.br) na seção “Destaques”.
Cecéu Muniz nasceu em São Paulo e com uma excelente bagagem musical, desde 1995, começou sua carreira mostrando todo o seu potencial e seu trabalho. Em 1997, participou do álbum "remix samba" e em 1999 deu inicio à sua carreira solo. Gravou o seu primeiro CD em 2000 e já em 2001, sua música “mexa a lomba lomba” já estava entre as mais tocadas do carnaval.
Cecéu recebeu em 2003 o disco de ouro pela vendagem de 120 mil CD’s “Sem perceber”, com a música "sem perceber" que foi um recorde de execução nas rádios do Brasil, principalmente em São Paulo, Minas Gerais, Brasília e Rio de Janeiro, chegando a tocar mais de 140 vezes por semana nas rádios populares.
Em 2004 lançou o álbum "Mais uma vez" que teve como música de trabalho "molem molem" que ficou na 27ª posição das músicas mais tocadas da América Latina
O novo CD do artista "a vez do amor", reúne vários estilos musicais, como o samba, pop e rap. Com seu 3° disco de carreira conta agora com um trabalho muito mais maduro e com a música "brilho das estrelas" entre as mais tocadas de todo o Brasil.

“Tira o pé do chão” (Cecéu Muniz / Lucynha Cintra)
A nossa festa começou
é o nosso som que vai rolar
chega pode chegar
em São Sebastião, o carnaval que é nota mil
vamos dar a volta no trio

A galera é só alto astral
pulando na batida do timbal
libere um grito da garganta
a voz do povo é quem manda
é só festa é só curtição
balance o corpo sem parar
girando em volta do trio
ciranda, vamos cirandar
agora tira, tira, tira, tira, tira
agora tira, tira, tira ae

tira o pé do chão tira o pé do chão
tira o pé do chão é carnaval eu sou povão
tira o pé do chão tira o pé do chão
tira o pé do chão é carnaval eu sou povão
(Fonte: PMSS)

Executivo apresenta projeto que cria Conselho e Fundo Municipal de Habitação

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião apresentou na Câmara Municipal um projeto de lei para criar o Conselho e o Fundo Municipal de Habitação.
De acordo com a proposta, o Conselho Municipal terá caráter deliberativo e com a finalidade de assegurar a participação da comunidade na elaboração e implementação de programas, além de gerir o Fundo Municipal de Habitação. Este segundo será destinado a propiciar apoio político, técnico e suporte financeiro à implementação de programas de habitação voltados à população de baixa renda.
Os recursos do Fundo Municipal serão aplicados na construção de moradias; produção de lotes urbanizados; urbanização de favelas; construção e reforma de equipamentos comunitários e institucionais, vinculados a projetos habitacionais; regularização fundiária, aquisição de imóveis para locação social, serviços de apoio à organização comunitária em programas habitacionais e de saneamento básico, entre outras diretrizes.
Pelo projeto, o Conselho Municipal de Habitação será constituído por 10 membros: quatro do Poder Executivo, dois representantes de Associações de Bairro (um do Sul e outro do Norte), dois representantes de Associações de Classe, um do Sindicato dos Trabalhadores e um do segmento empresarial.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, esteve na sessão ordinária da Câmara para explicar aos vereadores e ao público presente a intenção do projeto apresentado pelo Executivo.
“A criação do Conselho e do Fundo Municipal é uma das exigências feitas ao Município para fazer parte do chamado Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social, programa tem como característica principal viabilizar para a população de baixa renda o acesso a terra urbanizada e à habitação digna e sustentável”, explica.
Ainda segundo o prefeito, o Sistema Nacional serve para implementar políticas, promovendo a articulação de programas habitacionais nos três níveis de governo: federal, estadual e municipal.
O projeto foi lido na sessão de terça-feira (6/02) e foi encaminhado para as Comissões Legislativas para parecer e posterior votação. (Fonte: PMSS)

São Sebastião escolhe corte do Carnaval 2007 nesta quinta-feira

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), realiza nesta quinta-feira (8/02), a partir das 22h, na Praça de Eventos da Rua da Praia, na região central, a escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval 2007, que farão parte da corte momesca e comandarão os cinco dias de folia na cidade.
Para isso, a avaliação será feita por cinco jurados vindos das cidades de São Paulo e Caraguatatuba, sem nenhuma ligação com as escolas de samba de São Sebastião. Segundo o presidente da Associação Sebastianense das Entidades Carnavalescas (Asec), Eli Roberto da Santana, haverá 11 candidatas indicadas pelas agremiações para as vagas de rainha e princesas. As Escolas de Samba Sol de Verão, Ki-Fogo, Acadêmicos de São Francisco e X-9 do Canto do Mar indicaram duas candidatas cada uma, enquanto que a Mocidade Independente da Topolândia indicou três.
As candidatas desfilam primeiramente de maiô e logo após mostram todo o samba no pé vestindo fantasias das Escolas de Samba que representam. Enquanto os jurados avaliam a nota final, haverá a apresentação da bateria de cada escola de samba que poderá levar o casal de mestre-sala e porta-bandeira para apresentar suas evoluções no tempo máximo de 15 minutos.
“A expectativa é que muitas pessoas venham se divertir na escolha da corte, apreciem e torçam pelas candidatas do bairro que têm entre 19 e 26 anos”, disse o presidente da Asec. Paralelamente haverá também a eleição do Rei Momo. Três candidatos disputam a vaga.
A abertura do Carnaval 2007 acontece na semana seguinte. Na sexta-feira (16/2), haverá o desfile do Rei Momo, Rainha e Princesas, na Rua da Praia, a partir das 21h. Após a entrega da chave da cidade, o grande baile de Carnaval inicia com a apresentação do grupo “Aula Waga”, seguida pelo músico Cecéu Muniz. Informações pelo telefone (12) 3892-2620. (Fonte: PMSS)

Moradores do Montão de Trigo, em São Sebastião, vão receber banheiro ecológico

São Sebastião - As 14 famílias, cerca de 50 moradores, que residem na Ilha Montão de Trigo, na Costa Sul de São Sebastião, serão beneficiadas com a implantação de um programa pioneiro na região. Elas terão banheiros ecológicos e água filtrada em suas casas. Na última sexta-feira (02/02), uma equipe da Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), esteve no local para conversar com os ilhéus e receber autorização para a implantação do programa.
Segundo o assessor da Semam, André Cabral, cada imóvel vai receber um banheiro seco para recebimento de efluentes líquidos e secos. Esse material vai para um depósito, uma espécie de fossa seca, onde pode ficar armazenado por cerca de um ano ou mais. Posteriormente, o produto pode ser usado como compostagem. Hoje, os moradores fazem suas necessidades fisiológicas nas costeiras.
Além do problema dos efluentes, as famílias também serão beneficiadas com um sistema para a filtragem da água que consomem. “Não há nenhum tratamento nessa água e há uma preocupação da Prefeitura para com a saúde dessas famílias.” Junto com a filtragem será feito um levantamento topográfico das nascentes existentes na ilhas.
Para a implantação do projeto, a Semam e os ilhéus discutem alternativas há cerca de dois anos. “Eles estão ansiosos para o que trabalho seja executado”, disse Cabral.
Com a anuência das famílias, a Semam aguarda agora a liberação de um recurso de R$ 123 mil pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). A Prefeitura entrará com contrapartida de R$ 65 mil. Pelo projeto, cada moradia receberá um cômodo com módulo de banheiro pronto.
De acordo com o assessor da Semam, tão logo seja liberada a verba, começam as obras.
 (Fonte: PMSS)

Meio Ambiente reformula Divisão de Resíduos Sólidos para colocar PRESS em ação

São Sebastião - Com o objetivo de acelerar a implementação do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos (PRESS), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), reforçou a Divisão de Resíduos Sólidos. Para isso, assume a chefia da Divisão a historiadora Letícia Tavares Theotonio, assessorada por Luís Filipe Rodrigues.
O secretário da Semam, Teo Balieiro, ressaltou que a reformulação na Divisão de Resíduos Sólidos visa dar uma atenção a mais para esse setor. “Antes, os assuntos eram divididos dentro da Secretaria e até mesmo com outras secretarias com Subprefeitura, Administração e Fazenda. A partir de agora teremos uma pessoa que vai agregar essas questões que vão desde o transbordo até mesmo reclamações geradas pela população. Vamos consolidar um sistema de informação dentro da prefeitura”, disse Balieiro.
Entres as prioridades da nova chefia está o processo de remediação do Aterro da Baleia e a implantação do Parque de Valorização de Resíduos Urbanos. Esse último, em fase final de documentação para receber a licença de instalação da Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb). “Vamos atender as exigências solicitadas pelo órgão ambiental, no caso a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, para receber a licença definitiva para a instalação do Parque”, explicou Letícia.
Segundo ela, além de dar um destino para os resíduos produzidos no município, o Parque também oferecerá melhores condições de trabalho aos membros da Cooperativa de Triagem de Sucata União de São Sebastião (Coopersuss) que atuam na região central e na Costa Sul.
Caberá ainda à Divisão efetivar a comissão interna que ficará responsável pelo PRESS. Cada secretaria tem dois ou mais representantes na comissão que tem como objetivo traçar as ações para a problemática do resíduo produzido no município. “Já realizamos um workshop com esses membros e agora é colocar o Plano em prática.”
Aterro - À frente da Divisão de Resíduos Sólidos, Letícia Theotonio ressaltou ainda o Plano de Controle Ambiental para o Aterro da Baleia. De acordo com ela, já foi feita a investigação confirmatória de que o local precisa de tratamento. A chefe de Divisão estima que nos próximos dias será definido o cronograma junto à Cetesb para a investigação detalhada do passivo do aterro.
Por meio dessa investigação a Semam quer saber como está a atual situação e de que foram pode ser feita a recuperação da área. Esse estudo deve demorar cerca de 12 meses. (Fonte: PMSS)

Prefeitura apresenta projeto que concede plantas populares a população de baixa renda

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião apresentou esta semana um projeto de lei que dispõe sobre prestação de serviços de concessão de plantas populares à população de baixa renda.
Para viabilizar o programa, a Prefeitura solicita do Legislativo a autorização para firmar convênios com a União, Estado, Associações de Classe, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) e empresas municipais de economia mista.
Segundo o projeto, a Prefeitura ou o órgão conveniado deverá promover a elaboração de projetos e prestar assistência na construção de moradia econômica, responsabilizando-se tecnicamente perante o CREA.
A concessão de plantas será prestada às construções que sejam residências unifamiliares ou ampliações com área edificada de no máximo 70 metros quadrados. Somente serão prestados os serviços os interessados que possuírem o imóvel, objeto da planta popular, como o único no território nacional, que ainda não tenha gozado do benefício ou qualquer programa habitacional nos últimos cinco anos, além de a renda mensal não ultrapassar o valor de cinco salários mínimos.
“Todo brasileiro tem direito à moradia digna. O programa de congelamento interrompeu o avanço da ocupação desordenada, mas agora precisa ter medidas para garantir a regularização urbanística e fundiária. Para promover essa regularização nas áreas de interesse social é necessária a aprovação da planta da construção e muitos deles não tem condições financeiras”, justifica o prefeito no projeto. (Fonte: PMSS)

Projetos prevêem reorganização do Comdurb e Comtur

São Sebastião - Dois projetos de lei criados pelo Executivo e que tramitam no Legislativo sebastianense prevêem a reorganização de dois Conselhos Municipais.
O primeiro, o de nº 03/07, altera o artigo 8º da Lei 1761/2005, determinando que o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) é órgão integrante do Poder Executivo, vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo.
Já o de nº 04/07, revoga a Lei 1335/99 e cria a nova formação do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Comdurb), que passa a ser presidido pelo secretário de Meio Ambiente.
O Comdurb será composto de 16 membros, sendo 50% do Poder Público e os outros 50% da sociedade civil. Os oito membros da sociedade civil deverão ser: um representante de Ong ambientalista, um representante de instituição de ensino ou pesquisa, um representante de instituição dos setores de comércio, indústria ou serviços, dois representantes de Associações de Classe ou profissionais, dois representantes de Federações de Associações de Bairro e um representante do Sindicato dos Trabalhadores.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, na justificativa do projeto explica que a idéia é democratizar o Comdurb. “Não podemos deixar vagas cativas e sim as eleitas democraticamente. A idéia é a garantia de igualdade de oportunidade de participação às entidades da sociedade civil organizada”, explica.
Os dois projetos foram encaminhados às comissões do Legislativo sebastianense para emissão de pareceres. (Fonte: PMSS)

SOS Samaritanos realiza curso de treinamento para novos voluntários

São Sebastião - O SOS Samaritanos de São Sebastião realiza nos dias 25 e 26 de fevereiro, na sede da Associação Comercial de São Sebastião (ACISS), das 14 às 19h, um curso de plantonistas para novos voluntários do projeto. A intenção é aumentar o quadro de voluntários e prepará-los para o atendimento.
Serão dois dias de curso, com técnicas de como ouvir e acompanhar o desabafo das pessoas, aliviando o sofrimento sem interferir na decisão, desvinculado de religião e política.
Dados do SOS Samaritanos mostram que a entidade recebe cerca de 80 ligações semanais, totalizando 560 chamadas mensais. Atualmente, a faixa etária das pessoas que mais procuram o projeto é de adolescentes.
A entidade, através do telefone 0800-7700641, presta um valioso serviço de prevenção contra o suicídio. O SOS Samaritanos proporciona assistência emocional e espiritual para pessoas que, sozinhas, não conseguem resolver ou suavizar os seus problemas.
Em quase três anos de existência, plantando sementes de alegria e otimismo, espalhando paz e esperança, o SOS Samaritanos de São Sebastião vem realizando, além dos atendimentos telefônicos, atendimentos pessoais na sua sede, localizada na rua Auta Pinder, 218, no Centro. Os interessados podem se informar pelo telefone (012) 3893-1441.
Doação do 0800 - O SOS Samaritanos de São Sebastião recebeu a doação inédita do número 0800-7700641 da Prefeitura de São Sebastião em 2005. A unidade sebastianense é a primeira a ter uma linha de atendimento gratuito. Com a linha convencional a entidade tinha gastos mensais de até R$ 200, não podendo atender ligações à cobrar. O valor era rateado entre os voluntários.
O SOS Samaritanos é uma ONG (Organização Não Governamental) fundada em São Sebastião em 2003, seguindo a filosofia do Centro de Valorização da Vida (CVV), entidade que desde 1962 atende o território nacional, possuindo mais de 50 postos e 2,5 mil voluntários. (Fonte: PMSS)

Prefeitura conclui a obra do novo local da feira de Maresias

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião por meio da Secretaria da Subprefeitura da Costa Sul, concluiu a obra que visa a mudança da feira de Maresias para rua da Cesp, no Sertão de Maresias, entre as ruas Olímpio Romão César e Porto Seguro. O novo local escolhido foi de comum acordo entre a comunidade, através da Somar e Prefeitura.
De acordo com a Sesub, a necessidade de mudar a feira do local, que hoje funciona na avenida Água Branca é devido à intensa movimentação de veículos pesados que passam no local para as obras da troca dos tubos de oleoduto da Petrobras.
A firma Camargo Correa/GDK, empreiteira da Petrobras, forneceu 500,00m3 de bica corrida, além de emprestar uma máquina para nivelar a rua.
Além disso, a nova mudança irá beneficiar mais pessoas, uma vez que a maior movimentação da feira é de moradores do Sertão de Maresias, onde ela será instalada.
A feira passa a funcionar no local a partir desta quinta-feira (8/02) das 6 as 12h. Atualmente ela é composta com aproximadamente 20 barracas que vendem diversos produtos como frutas, verduras e artigos em geral. (Fonte: PMSS)

Seduc realiza 2° Encontro de Alfabetização e Linguagem

São Sebastião - Será realizado nesta quarta-feira (7/01), a partir das 18h, na Escola Municipal Henrique Botelho, o 2° Encontro de Alfabetização e Linguagem promovido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc). O evento tem por objetivo desenvolver junto com os professores do Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries), as capacidades lingüísticas como ler, escrever, falar e ouvir em diversas situações.
O encontro faz parte do programa Pró-Letramento oferecido pelo Ministério da Educação em parceria com o município. A professora responsável pela execução do curso é Marília Romeiro Ramos de Mello que atende a primeira turma de 40 professores nesta quarta-feira (7/01) e outros 40 no sábado (10/02).
Entre fevereiro e junho acontecerão encontros semanais com os professores das áreas envolvidas, totalizando 120 horas de atividades. Os 80 participantes da área de matemática ficarão sob supervisão do professor Franklin Roberto Vieira Diniz.
Segundo a Seduc, o programa envolvendo a matemática, que será realizado no sábado (10/02), tem o objetivo de desenvolver habilidades que permitam resolver problemas e situações, opinando sobre temas diversos.
De acordo com a professora Marília Romeiro, o Pró-Letramento tem o objetivo de ajudar no trabalho pedagógico do professor na sala de aula visando a melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e também de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental.
Pró-Letramento - Os objetivos do programa são: oferecer suporte à ação pedagógica dos professores das séries iniciais do ensino fundamental, contribuindo para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática; propor situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente; desenvolver conhecimentos que possibilitem a compreensão da matemática e da linguagem e seus processos de ensino e aprendizagem; contribuir para que se desenvolva nas escolas uma cultura de formação continuada e desencadear ações de formação continuada em rede, envolvendo universidades, secretarias de Educação e escolas públicas dos Sistemas de Ensino. Informações pelo telefone da Seduc (12) 3892-4717. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi


Campanha criativa de prevenção à Aids é mais uma opção de diversão em Ubatuba
Projeto "Folia com Saúde" levará para os bairros de Ubatuba “barco elétrico” e “pinto-bumbá”

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Ministério de Saúde, realizará, durante todos os dias de carnaval, de 17 a 20, uma campanha criativa de prevenção ao vírus da Aids. Trata-se do Projeto "Folia com Saúde", que levará performances musicais nos bairros mais movimentados da cidade. O projeto incentivará a utilização da camisinha, através da divertida linguagem das marchinhas carnavalescas e elementos cênicos característicos da festa.
Para realizar a "folia", um grupo formado por músicos e atores levará às ruas um "barco elétrico", fazendo alusão a um trio elétrico. Nesse barco, artistas executarão marchinhas de carnaval, mesclando canções antigas e composições específicas para o projeto. Aproveitando a idéia folclórica do boi-bumbá, a trupe criou o pinto-bumbá, que dançará ao encontro de uma camisinha gigante.
O coordenador da Equipe de Prevenção e Atenção à Aids (Epaa) de Ubatuba, Tom Blasques afirma que o projeto "Folia com Saúde" está sendo realizado pelo segundo ano consecutivo, devido ao grande sucesso da edição anterior e dá um recado importante. "A campanha de carnaval ajuda bastante a lembrar da camisinha, mas o trabalho deve ser desenvolvido durante todo o ano e as pessoas não podem nunca se descuidar."
Campanha nacional - A campanha nacional deste ano tem o slogan "Com camisinha, a alegria continua durante e depois da festa". A idéia é fazer com que os foliões descubram a tranqüilidade que eles podem ter depois da festa, quando usam camisinha, prolongando assim, a alegria e o prazer. Neste ano, a campanha terá um diferencial importante, que tem o objetivo de atingir e incluir as pessoas portadoras de HIV nas campanhas oficiais. A mensagem, nesse sentido é: "Vivendo com AIDS ou não, use camisinha e fique tranqüilo."

Programação
Sábado 17/02 – a partir das 17 horas
Ipiranguinha
Monte Valério
Centro da cidade

Domingo 18/02 - a partir das 17 horas
Av. Leovigildo – Itaguá
Av. Guarani – Itaguá
Av. Iperoig – centro da cidade

segunda-feira - a partir das 17 horas
Praia da Maranduba
Praia do Lázaro
Praia Grande

terça-feira - a partir das 17 horas
Praia do Ubatumirim
Praia do Perequê-Açu
Avenida Iperoig – centro da cidade
(Fonte: PMU)

Pedro Bismarck comemora "Neversário do Nerso" em Ubatuba

Ubatuba - A peça "Neversário do Nerso" é, na verdade, uma comemoração dos 20 anos de carreira do ator Pedro Bismarck, que deu vida ao ingênuo e simpático caipira, Nerso da Capitinga e ficou famoso no programa "Escolinha do Professor Raimundo"
Com o objetivo de reconstruir o hábito de freqüentar o teatro em Ubatuba, a Produtora Flor de Nan, em parceria com a iniciativa privada e a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundart inicia, no próximo mês, uma série de apresentações teatrais de renome nacional. O primeiro espetáculo será o "Nerversário do Nerso", comandado por Pedro Bismark.
O evento acontecerá nos dias 2 e 3 de março no "Salão Paroquial da Igreja São Francisco" que fica na Rua Thomaz Galhardo. Os pontos de venda de ingresso serão no Posto do Jija no Pereque-Açú, nos Supermercados Paulista do Centro e do Lázaro e no Aquário de Ubatuba, no Itaguá. Os ingressos estarão à venda a partir do próximo dia 12.
Cativando a platéia ubatubense - Segundo o responsável pela vinda do artista à cidade, Fernando Moreno, que é também coordenador do Grupo Setorial de Artes Cênicas e Dança da Fundart, a intenção é trazer um grande evento a cada mês. "Com isso, nós conseguiremos recriar a platéia de Ubatuba e preparar a cidade para que quando o nosso teatro estiver pronto, o hábito de ir ao teatro já esteja na mente das pessoas".
Moreno afirma ainda que esse é o caminho para colocar Ubatuba na rota dos grandes espetáculos e produções de teatro nacionais. "Caraguatatuba é exemplo de um trabalho árduo de formação de platéia que foi feito e surtiu resultados. Lá, o público já teve a oportunidade de ver de perto artistas como Lucinha Lins e Otávio Augusto, com a peça "Intimidade Indecente", além de Fafi Siqueira e Cininha de Paula na hilariante peça "Monólogos da Vagina", entre muitos outros. Aqui, nós estamos iniciando esse trabalho e esperamos atingir o mesmo sucesso."
Sobre a peça e o ator - A peça "Neversário do Nerso" é, na verdade, uma comemoração dos 20 anos de carreira do ator Pedro Bismarck, que deu vida ao ingênuo e simpático caipira, chamado Nerso da Capitinga e ficou famoso no programa "Escolinha do Professor Raimundo". Nesses 20 anos, o mineiro de Muriaé criou muitos personagens, como o travesti irreverente ‘Neiva Zelina’, o bêbado ‘Pudim de Cachaça’ e sua eterna implicância com as sogras, a lavadeira Marieta e sua simplicidade de mulher do povo e o romântico conquistador Astolfo.
Alguns desses personagens participaram de todos os shows de Pedro Bismarck, outros fizeram parte apenas de alguns deles. Mas todos estarão dividindo o palco com o Nerso, para que as novas platéias tenham a oportunidade de conhecê-los e para que o público fiel, que já o acompanha desde o início da carreira nos bares de Juiz de Fora, possa relembrar.
A concepção do show, com a garimpagem dos novos “causos” e a seleção das melhores piadas de sua carreira, ficou a cargo do próprio Pedro e da diretora Lúcia Martins. O show conta ainda com trilha sonora de Sérgio Leite e figurino de Lúcia Sobreira. A produção e supervisão geral ficaram a cargo de Geraldo Magela Lauro.
Nos intervalos do espetáculo, enquanto o artista se prepara para dar vida a cada um dos personagens, o público terá a oportunidade de assistir num telão de vídeo às confusões e trapalhadas em que Nerso e o primo Gervásio se metem na tentativa de fazer um bolo de aniversário. O vídeo conta com as participações especiais de Tarcísio Santos, como o primo Gervásio e de Toninho Dutra como o dono do Armazém da Capitinga. Para sua realização, foram criados especialmente cenários e locações que envolveram vários profissionais, do projeto à execução.
Só uma coisa não mudou ao longo desses 20 anos: o carisma e a extraordinária capacidade de fazer rir deste mineiro hoje querido pelo Brasil inteiro. Para quem procura diversão, nada melhor do que se juntar a Pedro Bismarck para soprar as 20 velinhas. (Fonte: PMU)

II Festival de Marchinhas Carnavalescas começa nesta sexta em Ubatuba
Numa homenagem ao já tradicional carnaval de São Luiz do Paraitinga, a Banda Confrete, que puxa o famoso Bloco Juca Teles, fará a abertura do nosso Festival

Ubatuba - Fazendo uma prévia do carnaval que vem por aí, a segunda edição do Festival de Marchinhas Carnavalescas começa nesta sexta, 9, em Ubatuba, com muita animação. O evento acontecerá no Terminal Turístico da cidade, na Praia do Perequê-Açu, até o dia 11. Foram inscritas 24 marchinhas, das quais 12 serão apresentadas no primeiro dia, 12 no segundo e a grande final acontece no terceiro dia do evento, no domingo. Numa homenagem ao já tradicional carnaval de São Luiz do Paraitinga, a Banda Confrete, que puxa o famoso Bloco Juca Teles, fará a abertura do nosso Festival, juntamente com o grupo vencedor do Festival de lá.
Promovido pela prefeitura, por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), o Festival pretende valorizar essa manifestação cultural, que é predominante no carnaval do interior paulista, além de revelar novos talentos da cidade. Serão premiados os cinco primeiros colocados. Serão distribuídos troféus e prêmios em dinheiro, num valor total de R$ 1.150,00.
Primeira edição - Na primeira edição do festival, realizado no ano passado, foram inscritas 30 marchinhas, em que os temas satirizavam, caracteristicamente, fatos da atualidade mundial, nacional e municipal. Predominaram as críticas ao escândalo do governo Lula, mas também houve críticas bem humoradas sobre o terrorismo e sobre os acontecimentos da política regional.
O primeiro lugar foi para "Cadê?", composição de Mariza Taguada. A música "Confete e Serpentina", de Ricardo Benetti, foi escolhida como a de melhor letra. Dona Ophélia Lopes, a já consagrada seresteira da cidade, interpretou duas músicas de sua autoria e ficou em 3º lugar na competição, com o tema "Bloco dos Pinantes". O 4º lugar ficou para o cartunista, pintor e compositor Capop, com a música “Sou deputado e deputada”. A 5ª colocação foi conquistada pela marchinha intitulada “Mensalinho”, composta por Eliana Campora e interpretada por Sandra Regina. (Fonte: PMU)

Cine Câmara continua em fevereiro

Ubatuba - Devido ao grande sucesso de público no mês de janeiro, a Câmara Municipal de Ubatuba, através de seu presidente, Dr. Ricardo Cortes, estará dando continuidade à programação do Cine Câmara, com excelentes filmes para toda família, todas as sextas, sábados e domingos, às 20h00.
Dia 09 – Irmão Urso 2
Dia 10 – Zathura, Uma Aventura Espacial
Dia 11 – Os Seus, os Meus & os Nossos
Dia 16 – Valiant, Um Herói que Vale a Pena
Dia 17 – Resgate Abaixo de Zero
Dia 18 – Vovó...Zona 2
Dia 23 – A Pantera Cor de Rosa
Dia 24 – Se Eu Fosse Você
Dia 25 – Missão Impossível III

Os convites podem ser retirados gratuitamente e antecipadamente na Câmara Municipal, Hollywood In House, Fundart, Setur, que apóiam esta inicitaiva. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Dr. Ricardo Cortes institui projeto “Contando a História do Meu Bairro”

Ubatuba - Na última terça-feira, dia 6, o Legislativo aprovou, por unanimidade, o projeto de lei de autoria do presidente da Câmara, vereador Dr. Ricardo Cortes (PP), que institui o projeto “Contando a História do Meu Bairro”.
O projeto será promovido junto às escolas da rede pública e privada, comunidades religiosas, associações e agentes representativos dos bairros. Os interessados deverão elaborar redações ou poesia que retratem a memória e cultura do bairro em que residem.
O período de inscrição dos trabalhos será de 30 dias a partir do dia 2 de abril de cada ano.
De acordo com o projeto, cada bairro poderá formar uma comissão para julgar os trabalhos e o vencedor de cada bairro terá sua redação publicada nos meios de comunicação de Ubatuba.
Segundo Dr. Ricardo este projeto visa estimular os estudantes a escrever histórias interessantes do bairro, “contando a história do meu bairro é um projeto de idéias que incentiva os educadores, a família, os representantes de cada bairro, para fazer com que os filhos estudantes gostem de escrever. Cada um que faz a sua parte em uma comunidade já está contribuindo para melhorar a nossa sociedade”, disse Dr. Ricardo. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

CONVITE À POPULAÇÃO

Ubatuba - A Associação dos Amigos do Bairro do Taquaral convida todos os moradores do bairro, autoridades do Executivo e do Legislativo para uma reunião, no próximo dia 12 de fevereiro, às sete e meia da noite, na Escola Municipal “Richard Juarez Gobbi”, no Taquaral. As principais reivindicações da comunidade estão na pauta da reunião. Não percam. A participação popular é muito importante. (Fonte: adpc.ubatuba)

Atividades para a Melhor Idade de Ubatuba recomeçam em março

Ubatuba - As atividades do Projeto Atividade Física e Cidadania, destinado à melhor idade de Ubatuba, retornam no próximo dia 5 de março. As pessoas que participavam do programa em 2006 e têm interesse em renovar a matrícula devem comparecer ao bairro onde realizam suas atividades, no primeiro dia de aula, munidos de atestado médico. Para quem irá participar pela primeira vez é necessário apresentar documentos pessoais e uma foto 3x4, além de atestado médico. Para esses iniciantes as aulas também começarão no dia 5. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3833-3818.
Confira os locais onde acontecem as aulas:
Centro – Salão da Igreja São Francisco e Praça BIP
Perequê-Açu – Terminal Turístico
Maranduba – Capela
Lagoinha – sede da Salga
Lázaro – Quadra do Centro Comunitário
Perequê Mirim - sede da Associação
Itaguá - Quadra da Escola de Samba
Estufa I – Igreja São Benedito
Estufa 2 – SABE
Taquaral - Escola José Simeão
Horto – local a ser definido
Ipiranguinha - Escola Mário Covas
Marafunda - Igreja
Mais de 700 pessoas atendidas - O projeto, que atendeu em 2006, mais de 700 pessoas com mais de 40 anos, é uma parceria do Fundo Social de Solidariedade com a Secretaria de Esportes e Lazer. Tem por objetivo a reintegração das pessoas da terceira idade ao meio social, buscando sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre esta iniciativa. Entre as atividades desenvolvidas estão alongamento, caminhada, vôlei adaptado, natação e hidroginástica, além de passeios e encontros durante todo o ano.
Na área de competição, a equipe participa dos Jogos da Melhor Idade, em Ubatuba, que servem como seletiva para os Jogos Regionais do Idoso (Jori), evento classificatório para os Jogos Estaduais do Idoso (JEI). Os ubatubenses participam também dos concursos Miss e Mister Melhor Idade do Estado de São Paulo. (Fonte: PMU)

Alunos da Rede Municipal de Ubatuba voltam às aulas nesta quinta-feira

Ubatuba - Aproximadamente 12 mil alunos devem retornar às aulas nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba nesta quinta-feira, 8. São mais de 700 professores em 45 unidades escolares que disponibilizam 445 salas de aula (entre creches e ensino médio).
Durante toda a semana aconteceram atividades para marcar o retorno às aulas. Na última segunda-feira, 5, aconteceu a aula inaugural do ano letivo; na quarta-feira, 7, foi o “Dia dos pais na escola” e na próxima sexta-feira, 9 acontecerá a inauguração da Escola Municipal Maestro Pedrinho, às 9 horas. A escola, que fica às margens da Rodovia Oswaldo Cruz, na região mais populosa da cidade, tem oito salas de aula de ensino fundamental e uma sala de pré-escola, atendendo a mais de 200 alunos dos bairros do Horto, Figueira e Pé da Serra. (Fonte: PMU)

BMX freestyle radicaliza o verão em Ubatuba
Evento ciclístico promete manobras ousadas na Pista de skate, que fica próxima ao aeroporto, na praia do Cruzeiro

Ubatuba - Grandes feras do BMX (Bicicross) estarão em Ubatuba no próximo domingo, 11, para a disputa do BMX Freestyle Ubatuba, na pista de skate da praça Trópico de Capricórnio, a partir das 9 horas. O evento, disputado na modalidade Street Park, consiste em uma prova com obstáculos, como rampas, degraus e muretas, onde, com criatividade, o ciclista desenvolve performances de saltos e manobras técnicas no tempo de um minuto (fase eliminatória). Na fase final, os 10 melhores classificados têm direito a duas voltas de um minuto valendo a melhor nota.
As manobras são julgadas por dificuldade, perfeição, criatividade, estilo e conjunto e geralmente tem nomes complicados, como lookdown to X-up, look sweet back, spins, whips, mas todas garantem um grande espetáculo.
O BMX Freestyle Ubatuba será disputado nas categorias amador e profissional, sendo que a premiação da Pró é de R$ 3 mil, divididos entre os seis melhores classificados na final.
Para os amadores estão destinados troféus e kits.
Detalhes da pista
A pista de Ubatuba tem aproximadamente 1500 metros quadrados e conta com mini ramp, 45’s, mureta, escada e corrimão, obstáculos para fazer a alegria de atletas e público.Os quarters altos garantem os vôos e a velocidade na sessão.
Destaques
Entre os participantes da categoria profissional destacam-se os bmxers Leandro Moreira "Overall", campeão de 2006 pela ABBMX, Daniel Azevedo "Dandan" vindo do Piauí, o Maike Moura, campeão dos Jogos Mundiais de Verão Dirt Jump da TV Globo em 2004, Henrique Castro conhecido pelos seus aéreos gigantes, Rafael "BMXato" atleta que subiu de categoria e que promete nessa temporada.
História
O BMX surgiu no final dos anos 60, nos EUA, com o sucesso estrondoso do motocross, que influenciou diretamente a criação deste esporte. Surgia então o Bicicross (em inglês, BMX, sigla de Bicycle Motocross). O BMX Freestyle veio em seguida, pela fissura dos praticantes que usavam tudo ao seu redor como obstáculo.
Entre os ícones do esporte aparece o nome de Bob Haro, considerado o "Pai do freestyle”. Bob foi o primeiro a andar em bowls e parks de skate, e criador da primeira bicicleta de BMX freestyle.
O BMX Freestyle de Ubatuba tem a realização da Associação Brasileira de BMX, Confederação Brasileira de Esportes Radicais e Cia Radical, com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba e patrocínio de Masterbikes, BMXpress, Overall BMX, VZAN, BMX For You, Impact Bike, Refactor, Dream Bike Special, ESZE, Bike Zone, BMX 20 e Doctorbike.
 (Fonte: PMU)

Mesmo nas férias, Balcão de Empregos em Ubatuba tem grande procura

Ubatuba - O Balcão de Empregos da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Ubatuba mostrou que mesmo nas férias consegue atender a expectativa de empregadores e candidatos à vagas de emprego. No mês de janeiro, o Balcão atendeu 474 pessoas, encaminhando 388 para entrevistas, visando o preenchimento de 138 vagas disponíveis. Todas foram preenchidas.
Em 2006, foram 5.358 atendimentos, 3.143 pessoas encaminhadas para entrevistas, sendo que destas, 1.342 foram incluídas no mercado de trabalho, preenchendo todas as vagas disponíveis. Uma média de quase 112 pessoas empregadas por mês.
Já o setor de documentação da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social providenciou o preenchimento de 87 planilhas de RG (1ª e 2ª vias) e 48 pedidos de certidões. (Fonte: PMU)




Semana de 09/02 à 15/02/2007

 

CINE PORTO (Ubatuba)
 

"Diamante de sangue"
ás 16:00 - 18:40 - 21:10 hs



CINE PASSEIO (Ubatuba)


"A grande familia"

ás 15:00 - 19:00 hs

"Uma noite no museu"
ás 17:00 - 21:10 hs


 

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Por aqui
Passou índio
Passou pero
Passou negro
E ficou o caiçara;
Passou assombração
Passou caipora
Passou a escravidão
Mas minha'alma está em cadeias
Ou será que ainda não?

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

“CONVITES AO SR. SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO”
Prestando a maior atenção possível e a curiosidade própria, de quem dedicou toda sua vida profissional à educação, sendo mais de trinta anos à Educação Municipal de Ubatuba, li a entrevista, do ilustre Professor-Secretário, Arnaldo da Silva Alves, publicada, à página 12 do jornal “A CIDADE”, de 03-02-07.
A entrevista impressiona pela timidez. Aparenta estar sendo dirigida. Ambos qualificativos devem ser impressões deste “melhor idade” experiente, desconfiado e receoso.
Na entrevista o digno Professor-Secretário afirma referindo-se à Merenda Escolar:
“Conseguimos diminuir custos e oferecer uma refeição mais completa e diversificada aos nossos alunos”.
Convido-o a analisar as contas da Merenda Escolar dos quatro anos, 2001-2004. Examinando-as, com espírito de contador e analista de balanços, verificará que nos quatro anos os gastos totais, da Merenda Escolar, foram inferiores aos praticados no exercício de 2006. Só no exercício de 2006.É questão matemática. A matemática não aceita opiniões ou tergiversações políticas.
Lembrando-se da merenda servida aos alunos e também, a Vs. Sria. e seus colegas de magistério, não poderá deixar de reconhecer que era melhor, mais variada, mais abundante, mais generosa e mais liberal que a servida pela empresa Verdurama. Isso sendo infinitamente mais barata.
Educador, que se aprecia como tal, não se contamina com mentiras de lobistas do tipo do Sr. Olavo Egídio Ozzetti e com as calúnias de políticos irresponsáveis e corruptos a procura de interesses escusos. Deve pensar nisso. A EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE UBATUBA o exige.
A seguir afirma:
“As obras encontram-se dentro do cronograma previsto devendo ser concluídas ainda no primeiro semestre de 2007”.
A afirmativa acima não sintoniza com a realidade verificada nos canteiros de obras de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação. Para não posar de mal informado sugiro um passeio de observação das obras de sua Secretaria. Poderá ficar vermelho de vergonha, ao verificar que, todas, sem exceção, encontram-se com os contratos vencidos ou vencendo, nos próximos dias e, longe, muito longe de serem concluídas. Esse problema parece ser crônico na administração da qual participa. Dele e de outros já consumados ou consolidados não pode ser responsabilizado. Por enquanto. O cargo lhe exigirá cuidados. Muitos cuidados.
Com o intuito de facilitar suas observações e motiva-lo a realizar o roteiro, registramos a seguir:
O contrato do Ginásio-Piscina da EM. Marina S. N. do Amaral (Perequê-Açu) vence dia 16-02-07. Só está construído o equivalente a 20% (vinte por cento) da obra.
O Ginásio-Piscina da EM. Nativa Fernándes Faria (Sertão da Quina) vence no dia 20-02-07. A obra está mais atrasada que a anterior.
O contrato da obra da Creche, da rua da Educação S/N (Parque dos Ministérios) venceu em 31-12-06 e está longe de ser concluída. Exige visita urgente, com as normas exigidas, pelo FDE, para ambientes escolares, em mãos.( Ver de Olho em Ubatuba de 07-02-07).
A EM do Ipiranguinha tem como data de vencimento do contrato o dia 10-02-07 e está longe, muito longe de ser concluída.
A EMEI CENTRO teve seu contrato encerrado em 28-10-06 e não está totalmente coberta.
O cronograma previsto, em obras, é estabelecido pelos contratos. Conseqüentemente estando os contratos vencidos também está seu cronograma. Frente a esse quadro afirmar que as obras estão “dentro do cronograma previsto” equivale a dizer que, todos os cidadãos, somos otários.
Sobre os outros pontos da entrevista nada comentarei. Desejo-lhe sucesso e forte controle das verbas da EDUCAÇÃO.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba 08-02-07

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Amanhecer no Perequê Açú ©Juliano Gregori

Amanhecer no Perequê Açú
©Juliano Gregori

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor