Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2007 - Nº 1704 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Mestrados e Doutorado da UNITAU atraem profissionais de todo o Brasil
UNITAU realiza curso de Aplicação de Agrotóxico com Pulverizador

Caraguatatuba
Caraguá recebe curso básico de equoterapia e é filiada pela ANDE
Fundacc relança a campanha “Doe História”
Caraguá sedia 1ª etapa de Vela Oceânica no fim-de-semana
Caraguá terá competições de Vôlei de Praia e Futvôlei no fim-de- semana
Segunda reunião sobre caramujo em Caraguá define ações
Grito de Carnaval deve animar foliões
Terceira edição do Projeto “Mar Mulengando” acontece amanhã em Caraguá

Ilhabela
Prefeito de Ilhabela dá posse aos novos membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente

São Sebastião
Servidores municipais de São Sebastião vão receber proteção contra o sol
Setradh inicia capacitação para educadores de São Sebastião
Rock na Praia agita o fim de semana em São Sebastião
Centro Comunitário do Jaraguá ganhará horta de alimentos
Rua da Praia recebe Circuito Sebastianense de Skate em fevereiro
São Sebastião realiza neste fim de semana “1a Regata Ventos e Velas”
Baile Pré-Carnamar agita Carnaval em São Sebastião


Ubatuba
Prefeito de Ubatuba recebe representantes do Programa Luz para Todos
Parceria ACIU,Sebrae e Prefeitura Municipal traz Posto Volante do Sebrae
POUSADA BEM VIVER ONODERA
Novo gestor da Santa Casa anuncia medidas para enfrentar crise

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Mestrados e Doutorado da UNITAU atraem profissionais de todo o Brasil

Litoral Norte - Os cursos de mestrado – Engenharia Mecânica, Gestão e Desenvolvimento Regional, Lingüística Aplicada, Ciências Ambientais e Odontologia – e o programa de doutorado – em Odontologia – oferecidos pela Universidade de Taubaté têm atraído alunos de várias partes do Brasil. Recomendados pela Capes, os cursos abrangem as três áreas do conhecimento e são reconhecidos em todo o Brasil pelo padrão de qualidade.
Exemplo desse interesse é o dentista Edmárcio Maffacioli, do Rio Grande do Sul. Residente nas Serras Gaúchas, onde atua como profissional liberal, ele concluiu seu mestrado em Odontologia, viajando semanalmente para Taubaté.
O know-how obtido nessa área estimulou a UNITAU a criar o doutorado em Odontologia. O curso foi recomendado pela Capes no final do ano passado. Dos 14 programas na área, enviados para a Capes por instituições de Ensino Superior de todo o país, apenas dois foram credenciados, entre eles o da UNITAU.
A primeira turma do doutorado começa a ser organizada neste ano. “Nosso curso está apto para absorver alunos de todo o Brasil e da América do Sul”, enfatiza o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, prof. Dr. José Roberto Cortelli, que também integra o corpo docente do curso.
As pesquisas realizadas pelo grupo de professores que integram o corpo docente da pós-graduação vêm obtendo destaque nacional e internacional.
Em outubro de 2006, o professor e pesquisador José Roberto Cortelli recebeu a Medalha “Dr. Luiz César Pannain”, uma homenagem aos profissionais de Odontologia que mais se destacaram em 2005. A homenagem foi organizada pelo Sindicato dos Odontologistas do Estado de São Paulo e pelo Colegiado das Entidades Odontológi-cas da Outorga Pannain
Cortelli recebeu a outorga na área de Periodontia (especialidade odontoló-gica que estuda os tecidos de sustentação dos dentes), pela elaboração do Glossário Brasileiro de Periodon-tia, publicação de termos e definições da área.
O Glossário foi organizado por Cortelli e contou com a co-autoria de 60 pesquisadores de 14 estados do Brasil, sendo apresentado para a comunidade odontológica no Congresso Internacional de Odontologia, no início de 2006. “Houve um reconhecimento nacional desta publicação, pois se tornou um livro-referência para muitas universidades”, conta Cortelli.
 (Fonte: UNITAU)

UNITAU realiza curso de Aplicação de Agrotóxico com Pulverizador

Litoral Norte - O Departamento de Ciências Agrárias da Universidade de Taubaté (UNITAU) promove de 9 a 11 de fevereiro, das 9h às 17h, o curso de Aplicação de Agrotóxico com Pulverizador. A capacitação é realizada em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e tem como público alvo os empregadores e os trabalhadores rurais da região do Vale do Paraíba.
O curso será ministrado pelo Dr. Armando José Cardoso de Melo, representante do Senar, e atende à exigência do Ministério da Agricultura, que prevê a capacitação prática e teórica dos profissionais que trabalham com agrotóxico. “No curso, os trabalhadores rurais aprenderão a aplicar os agrotóxicos de maneira eficiente e segura, sem contaminar o produto ou degradar o meio ambiente”, explica o Prof. Ms. Antônio Cortez, coordenador do curso na UNITAU.
Na capacitação, os trabalhadores rurais também receberão orientações sobre as obrigações do trabalhador e do empregador rural, previstas na Norma Regulamentadora 31 (NR 31), e sobre os riscos de intoxicação por agrotóxicos. “Os profissionais serão orientados, ainda, quanto à importância da utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI), quanto à manutenção e regulagem dos equipamentos de aplicação de agrotóxicos e, também, quanto ao armazenamento e o destino das embalagens vazias”, finaliza o professor Cortez. (Fonte: UNITAU)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguá recebe curso básico de equoterapia e é filiada pela ANDE
O município recebe até o próximo sábado, o 1º curso básico de Equoterapia, que também conta com a participação de outras cidades do estado de São Paulo. Caraguatatuba foi filiada pela Agência Nacional de Equoterapia e iniciará o atendimento nesse setor logo após o treinamento.

Caraguatatuba - Foi iniciado na última terça-feira, dia 6 de fevereiro, o 1º curso básico de equoterapia em Caraguatatuba. Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Educação, que firmou uma parceria com o GATI (Grupo de Abordagem Terapêutica Integrada) para trazer o benefício à cidade.
O encontro está reunindo profissionais de nível superior das áreas de educação e saúde não só de Caraguatatuba, mas também de outros municípios que poderão atuar com a equoterapia após o treinamento. Em Caraguá, por exemplo, será iniciado o atendimento a pelo menos 150 estudantes do Sistema Municipal de Ensino, com algum tipo de necessidade especial, numa estrutura preparada especificamente para isto.
Ao todo participam 45 pessoas, que terão aulas com 12 palestrantes, incluindo a teoria e a prática. Quatro desses palestrantes vieram de Brasília para este encontro. São Paulo, Bertioga, Indaiatuba, Cesário Lange, são as cidades que têm representantes realizando o curso.
Além do início do curso esta semana, também houve o reconhecimento da filiação de Caraguatatuba pela ANDE (Associação Nacional de Equoterapia). O prefeito José Pereira de Aguilar assinou o convênio com o Assessor da Presidência da ANDE, o coronel Glycério Proença. A partir da assinatura desse termo e a certificação de funcionários no curso, a cidade estará habilitada para oferecer esse sistema de terapia.
A solenidade de abertura contou com a participação da secretária da educação Silmara Selma Mattiazzo Bolognini e o presidente da Ong Onda Verde, Paulo André. Esta Ong será uma das parceiras para o desenvolvimento do projeto na cidade.
Aguilar comentou que essa ação reforça o principal objetivo da administração, que é priorizar o atendimento às pessoas que mais precisam. “A atenção dada pelos profissionais a essas crianças deverá ocorrer com dedicação, carinho e técnicas corretas. Eu acredito que com a equoterapia as crianças portadoras de necessidades poderão viver com melhores condições e a Prefeitura vai se empenhar para que isso realmente ocorra”, destacou.
Silmara reafirmou a necessidade do desenvolvimento de ações que priorizem a qualidade de vida e disse que foi a partir disso que buscou esse atendimento diferencial, que é a equoterapia. Ela apontou o trabalho que o setor de inclusão vem desenvolvendo na Seduc e disse que a nova atividade só vem a somar. “Buscamos apoios de pessoas que podia ajudar nesse processo e agora é uma realidade. Espero que possamos ser até exemplo para outros municípios, que poderão utilizar a equoterapia como mais um recurso para pessoas portadoras de necessidades especiais”, completou.
A supervisora de ensino Isabel Dória disse que foi com grande satisfação que Caraguatatuba recebeu todos os participantes do curso e que a nova atividade no município vai reforçar o trabalho já desenvolvido pelo setor de inclusão. Liane Pires Santos, que representa o GATI, afirmou que foi bastante positivo inaugurar mais esse centro e que a partir da capacitação será iniciada uma nova busca, já que serão formados multiplicadores constantes.
Para Paulo André a iniciativa é muito importante e o curso vai contribuir bastante com a proposta inicial. “Temos muito que fazer e será muito bom colocar tudo isso em prática com as crianças do município”, completou.
O coronel Glycério Proença afirmou que a equoterapia é um somatório de esforços, onde cada um tem a sua parcela de contribuição. Ele divide em três ‘atores’ principais nesse processo: a pessoa com necessidades especiais, o cavalo e um elemento fundamental, que é o mediador. “Os benefícios são quase que imediatos, mas nosso maior pagamento é o sorriso da criança e de seus familiares”, finalizou. (Fonte: PMC)

Fundacc relança a campanha “Doe História”

Caraguatatuba - Visando ampliar cada vez mais o acervo histórico de Caraguatatuba à disposição da população no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba – Fundacc – e a Prefeitura Municipal relançam a campanha “Doe História”.
Podem ser doados documentos, fotografias e objetos que façam parte da história da cidade. As pessoas que não queiram se desfazer de suas fotografias podem emprestá-las para que sejam feitas cópias e devolvidas posteriormente.
O relançamento da campanha tem por objetivos ampliar e disponibilizar material sobre a cidade para estudantes, pesquisadores e público em geral, aproveitando a comemoração do sesquicentenário de Caraguatatuba.
“Caraguá completa em abril 150 anos e queremos que a comunidade se envolva com as questões históricas e participe dessa campanha para que o acervo histórico seja ampliado. Para isso, é necessário que as famílias antigas e tradicionais participem, doando peças para o museu. Sabemos que, às vezes, as peças têm um valor sentimental para as pessoas, mas devem lembrar que fazem parte de um período histórico e que tem um imenso valor para a cidade" finaliza Eloiza Antunes, presidente da Fundacc.
Famílias antigas e pessoas guardaram esse material durante anos e agora podem ajudar a contar a história da cidade e de como vivia sua gente - móveis, utilitários, peças decorativas, obras de arte, ferramentas, instrumentos de pesca artesanal, entre outros objetos.
Muito material já foi doado, nessa mesma campanha, durante a montagem do MACC e a Fundacc espera novamente a contribuição da população.
É importante lembrar que as doações ficarão sendo de domínio público, para visitação e pesquisa. Mensalmente, o MACC expõe peças e objetos doados pela comunidade no “Destaque do Mês”, onde toda a população fica conhecendo o acervo doado.
Os interessados em participar dessa campanha e doar algum material devem entrar em contato com a Fundacc — Rua Santa Cruz, 396, centro - telefones (12) 3883 7555/ 3883 3737/ 38833727 ou no próprio MACC – Praça Dr. Cândido Motta, 72, centro – tel 3883 9980 ou 3883 9188. (Fonte: Fundacc)

Caraguá sedia 1ª etapa de Vela Oceânica no fim-de-semana

Caraguatatuba - A praia da Tabatinga em Caraguatatuba será palco da primeira etapa do 4º Circuito de Vela Oceânica do Litoral Norte, nos dias 10 e 11, sábado e domingo. O circuito é composto por seis etapas. As largadas tanto no sábado como no domingo estão previstas para às 12 horas e, no domingo, o público ainda poderá acompanhar a premiação no quiosque do Chileno a partir das 15h30.
Este evento, que tem apoio da prefeitura, por meio da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação), é uma seqüência do planejamento iniciado em 2004 para incluir o município no calendário e roteiro de regatas de veleiros oceânicos. De acordo com a organização do evento, até 2006, as etapas eram todas realizadas em Ubatuba e pela primeira vez Caraguá recebe o evento.
“Esperamos repetir o sucesso do ano passado, quando tivemos a inscrição de 14 barcos, com a participação de mais de 60 velejadores de São Paulo e Litoral Norte”, disse o presidente do Grêmio Caravela, que organiza o evento, Cláudio Ramirez.
Segundo Ramirez a seqüência do planejamento iniciado no ano de 2004 deverá ser concluída em 2008, com a realização em Caraguatatuba de uma etapa do Campeonato Paulista, válida para todas as classes. “O grande diferencial desta regata é que dentre as cidades do Litoral Norte que sediam regatas, o município, além da excelente raia e ventos propícios à prática da vela, e o único que permite que o público acompanhe a competição direto da praia”, disse.
Este ano as regatas serão realizadas na Praia da Tabatinga. “Esta é uma das mais belas praias do Brasil, com sua arquitetura e hotéis ao pé da areia, que forma uma arquibancada natural. Nas demais cidades do Litoral Norte há necessidade de ir buscar condições de mar e vento propício, e por isso realizam suas regatas longe da visão do publico”, finalizou o presidente.
Mais informações, detalhes de regatas anteriores e fotos estão disponíveis no site do grêmio www.gremiocaravela.com.br(Fonte: PMC)

Caraguá terá competições de Vôlei de Praia e Futvôlei no fim-de- semana

Caraguatatuba - Munícipes, turistas e veranistas terão duas opções esportivas em Caraguatatuba. A SECER – Secretaria de Esportes e Recreação preparou para sábado e domingo, 10 e 11, competições de Vôlei de Praia e Futvôlei.
No sábado, na praia Martim de Sá, acontece a 2ª etapa do Campeonato Municipal de Vôlei de Praia, a partir das 11 horas. A inscrição é gratuita e pode ser feita no local, antes do início das partidas.
Na praia do Camaroeiro, no domingo, os amantes do Futvôlei poderão se inscrever para a competição, que terá início às 11h. A inscrição também será feita no local e gratuitamenteeeeeee.
Toda a população está convidada para participar das disputas e prestigiar os eventos. (Fonte: PMC)

Segunda reunião sobre caramujo em Caraguá define ações
A capacitação dos multiplicadores acontece no dia 28 de março. Jornalistas da região também receberão o treinamento

Caraguatatuba - A Comissão Municipal de Controle do Caramujo Africano, composta por representantes das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Educação, Serviços Públicos, Assessoria de Comunicação e setor de Zoonoses, em parceria com o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) se reuniu nesta quinta-feira, 8, para definir ações no controle do molúsculo.
Na primeira reunião ficou decidido que haverá um treinamento para cerca de 40 pessoas, que serão multiplicadoras; também foi discutida a possibilidade de incineração dos caramujos coletados. Neste segundo encontro, foram marcadas as datas de duas capacitações, uma no dia 27 de março para a comissão e outra no dia 28 para os multiplicadores, após 10 dias, será oferecida uma capacitação para jornalistas da região.
De acordo com o diretor de Limpeza Urbana, Gilberto Silva, cada quilo do molusco incinerado custará cerca de R$ 2,55 (dois reais e cinqüenta e cinco centavos) para o município, a expectativa da comissão é de coletar 500 quilos por bairro. O produto será levado para uma empresa que já faz a incineração do lixo hospitalar do município. A comissão irá buscar parcerias de instituições como Sabesp, GAC-Albatroz (Grupo de Apoio Civil), Defesa Civil, Escoteiros entre outros para colaborarem com a realização do mutirão de catação, que beneficiará um bairro por mês, após capacitados os multiplicadores.
A próxima reunião da comissão está marcada para o dia 8 de março, quando a comissão indicará os multiplicadores, que receberão a capacitação. (Fonte: PMC)

Grito de Carnaval deve animar foliões

Caraguatatuba - Caraguá entra em clima de Carnaval neste sábado dia 11, quando o prefeito José Pereira de Aguilar, participa da cerimônia do Grito de Carnaval, coroando o Rei Momo, a Rainha e as Princesas, e entregando a chave da cidade ao Rei Momo, às 21 horas, na Praça Cândido Motta. A realização é Prefeitura-Secretaria de Turismo e Liga das Entidades Carnavalescas de Caraguatatuba.
“Folia é Aqui!” é o tema do Carnaval de Caraguá, que promete agitar foliões dos quatro cantos da cidade, de 17 a 20 de fevereiro. A Prefeitura pensou na segurança e proibiu a entrada de objetos cortantes e espuminhas, principalmente na Praça de Eventos, onde o público esperado é de 15 mil pessoas. O local será fechado e haverá revista, mas com entrada franca.
Na região central, a folia ficará por conta do Carnaval Popular, na Praça de Eventos e Carnaval de Antigamente, na Praça do Coreto. Na Avenida da praia, a alegria e o samba das escolas de samba contagiarão os foliões. De acordo com a presidente da Liga das Entidades Carnavalescas de Caraguatatuba, Erzuíla de Araújo Souza, a dona Zú, os carnavalescos poderão reviver a história do Carnaval este ano. “Vamos mostrar a evolução do Carnaval, de Chiquinha Gonzaga aos blocos de arrastão”, conta.
Dona Zu disse que as escolas pesquisaram muito para poder mostrar tudo o que já fez e ainda faz parte desta grande festa popular, que tem origem na cultura de Portugal e não da África como muitos pensam. “Será o Carnaval passo a passo, desde o congo até os dias atuais, com o axé e tudo o que a nossa festa tem direito”, conta a Dona Zú.
A Fundação Cultural de Caraguatatuba promete agitar os coretos da cidade com o Carnaval de Antigamente, garantindo diversão para toda a família, de 17 a 20 e fevereiro. Marchinhas e músicas tradicionais e folclóricas do carnaval brasileiro, além de bonecões, matinês e concursos de fantasias e blocos mais animados, fazem parte deste saudoso carnaval.
Na Praça Cândido Motta, no centro, a animação será da New Band. No coreto da Praça do Travessão a animação será da banda fator RH; no coreto da Praça do Porto Novo, quem fará a festa dos foliões é a banda Feira Livre; e no coreto do Massaguaçu, a banda Sacarolha.
Programação resumida

Dia 11
Pré-carnaval/grito, no coreto da praça Cândido Motta, às 21h.

De 17 a 20
Carnaval Popular, na Praça de Eventos, às 22h, show Banda Palace.
Carnaval Popular, no coreto do Massaguaçu, às 23h, show banda "E Brasil" .
Carnaval de Antigamente, das 21h às 24h, no centro.
Carnaval de Antigamente – Matinê, Praça Cândido Motta, 16h às 18h, concurso de fantasia.
Carnaval de Antigamente nos bairros - das 21 às 24h, no coreto do Travessão, Porto Novo e Massaguaçu,

Dia 17
Saída do Bloco das Piranhas, concentração 18h do Bar do Hélio, sentido Praça de Eventos.
Dia 18
Bloco do Urso, concentração às 18h do Bar do Hélio, sentido Praça de Eventos.
Dia 19
Saída das escolas de samba, às 18h, na Avenida da Praia, altura Av. Prestes Maia.
(Fonte: PMC)

Terceira edição do Projeto “Mar Mulengando” acontece amanhã em Caraguá
Na terceira edição do Projeto Mar Mulengando, cem crianças participarão de diversas atividades de lazer e entretenimento, promovidas na praia do Indaiá, em Caraguatatuba. O evento acontece a partir das 9h.

Caraguatatuba - Cem crianças que são atendidas pelos CEIS (Centros de Educação Infantil) de Caraguatatuba, administrados pela Prefeitura Municipal pela parceria entre a Secretaria da Educação e o Instituto Mamulengo Social, terão bons momentos de lazer e entretenimento na manhã desta sexta-feira, dia 9 de fevereiro. Elas participarão do Projeto Mar Mulengando, que semanalmente vem levando grupos de crianças para atividades na praia.
As crianças participantes do programa têm idades entre três e seis anos e são atendidos em uma das dez unidades de Centros de Educação Infantil da cidade. A primeira edição aconteceu no mês de janeiro e reuniu cerca de 70 crianças. Desta vez o número de participantes foi ampliado, para que mais crianças tivessem a oportunidade de participar de recreação na praia. O ponto de encontro para a atividade é o Quiosque Ancoradouro.
Durante o evento serão oferecidas aos alunos atividades de lambaeróbica, gincana e exercícios físicos com um profissional de recreação para a faixa etária. As educadoras e coordenadoras serão responsáveis pelas crianças, que receberão lanche e suco de frutas no período em que estiveram na atividade. Além disso, os pais poderão ficar tranqüilos, pois a praia escolhida tem sombra, além de mesas e cadeiras para o lanche.
Conforme explicou Irlândia Ramos, coordenadora técnica do Instituto, a idéia desse projeto surgiu devido às diversas atividades que acontecem na cidade e podem ser praticadas por crianças acima dessa faixa etária. “Trabalhamos com crianças cujos pais trabalham e não tem tempo de levar seus filhos para passear, então estamos com essa ação diferenciada para atender essas crianças. A iniciativa também envolve a família e a comunidade, que são convidados a participar do Mar Mulengando”, finalizou. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Prefeito de Ilhabela dá posse aos novos membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, na tarde desta quinta-feira, 08, no Anfiteatro do Paço Municipal, realizou a cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Ilhabela, para o biênio 2007/2009, assim constituído:
Representantes do Órgão Público
- Secretaria Municipal de Assistência Social
Titular: Rosangela A. de Oliveira Cardeal Dulcinéia Pinheiro de Jesus (Secretaria
Suplente: Neide de Oliveira.
- Secretaria Municipal de Saúde
Titular: Dulcinéia pinheiro de Jesus
Suplente: Regina Celli de Souza Galvão
- Secretaria Municipal de Finanças
Titular: Adilson Amaral Pereira
Suplente: Edílson César dos Santos
- Secretaria Municipal de Educação
Titular: Maria Terezinha Dias de Souza
Suplente: Stella Maria Salinas Santos Abreu

Representantes da Sociedade Civil
Titulares:
Dr. Daniel Mariozzi Rocha – OAB – Ordem dos Advogados do Brasil; Mônica Kurachina – APAE; Ofélia de Souza Correa – ACRI e Aguinaldo Batista de Souza – Espaço Cultural Pés no Chão.

Suplentes:
Silvana Maria de Luca – Rotary Club; Elza Maria César Vasconcelos da Silva – Grupo VIC; Juliana Rafael Domingues – ACRI e Karen C. Aguiar dos Santos – Obra São Vicente de Paulo.

Na ocasião, o prefeito desejou aos Conselheiros, muito sucesso nesta tarefa, aconselhando que exijam dos governantes e das pessoas da iniciativa privada, o cumprimento de todos os direitos das crianças e dos adolescentes de Ilhabela. O prefeito lembrou ainda, que desde seu primeiro mandato prioriza os assuntos que dizem respeito às crianças e aos adolescentes, haja visto que a verba destinada para a Educação no município, é bem superior aos 25% exigidos por lei, chegando a alcançar perto de 37%.
Presentes na ocasião o vereador Roberto Timbada; a secretária Municipal de Assistência Social, Célia H. Reale Ferreira; o secretário municipal da Educação, professor Antonio Cornélio de Moraes Filho; o secretário Municipal de Finanças, Oswaldo Julião e o diretor de Saúde, Marcio Tenório. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Servidores municipais de São Sebastião vão receber proteção contra o sol
Prefeitura adquiriu 36 quilos de bloqueador solar para uso dos funcionários expostos aos efeitos dos raios solares

São Sebastião - Todos os servidores municipais de São Sebastião que trabalham na rua ou estão expostos ao sol vão receber bloqueador solar. Em uma primeira remessa a Prefeitura comprou 36 quilos do protetor fator 60 que já foram entregues para os departamentos. A ação foi motivada pela Divisão da Segurança no Trabalho, da Secretaria da Administração (Secad).
De acordo com o chefe da divisão, Sebastião Silveira Passarelli, foi feito um estudo que durou aproximadamente três meses com o objetivo de identificar os profissionais mais sujeitos à ação do sol e até mesmo ao risco de doenças como câncer de pele.
“Como base nesse levantamento a Administração concordou em adquirir os bloqueadores solar para proteção dos servidores.” Estão na categoria de grupo de risco funcionários braçais, agentes de trânsito, professores de educação física, agentes ambientais e de postura, entre outros.
Com a iniciativa, antes de ir para a rua ou exercer atividades ao sol, os servidores devem passar o protetor. Segundo Passarelli, a opção foi pelo fator 60 porque a proteção é mais duradoura. Ainda de acordo com ele, devido à quantidade de produto a ser adquirido pela Prefeitura, cerca de 900 quilos até o final do ano, houve uma redução no custo do investimento em relação a produtos comerciais vendidos no país, cujos preços variam de R$ 60 a 68 e para o município chegam a R$ 13.
O secretário das Subprefeituras, José Carlos Moreno, responsável pela maioria dos braçais da Prefeitura, ressaltou a importância da medida, principalmente quando São Sebastião tem registrado uma média de 35 graus por dia. “Conversamos com os trabalhadores e todos concordaram que o uso de bloqueador solar é importante para a saúde deles.”
Precaução - Para quem vai usar o bloqueador, a medida adotada pela Prefeitura é benéfica. O braçal Francisco Valdecir de Paula 39 anos, disse que o sol é forte e fica mais quente quando reflete na pavimentação. “Acho que vai ajudar muito”.
José Lima, 39 anos, diz que tem histórico de câncer de pele na família, por isso já se protege contra o sol. “Essa ação vai proteger todos os funcionários.” Aos 63 anos, a maior parte deles trabalhando na rua, Apolinário Pinheiro Cardoso disse que pela primeira vez vai usar o protetor. “É bom porque também posso proteger minha cabeça.”
Conforme Passarelli, na próxima semana devem chegar chapéus para serem usados por grupos de risco ao câncer de pele, visando proteger , além da pele, orelhas e couro cabeludo.
 (Fonte: PMSS)

Setradh inicia capacitação para educadores de São Sebastião

São Sebastião - Teve início nesta quinta-feira (8/02), no salão social do Tebar Praia Clube, com a participação de 54 pessoas, o primeiro encontro de capacitação para educadores, que se estende até sexta-feira (9/02) das 8h às 17h. A realização é da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh).
O curso é voltado aos monitores dos projetos sociais da Setradh e das entidades assistenciais do município. Dentro da programação da Prefeitura está a identificação da relação dos educadores com os espaços de trabalho e com o público atendido, construção de uma cartografia das relações dos educadores com as crianças e adolescentes, debate sobre o papel do educador, legislação e aplicações práticas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a construção de uma agenda de ações para o desenvolvimento das atividades de atendimento direto dos educadores.
A coordenação do evento está sob responsabilidade da assistente social da Setradh, Irma Carretoni Puertas Tavares, além de Izabel Brunsizian e Ioni Garcia, coordenadoras do Projeto Anima - Instituto de Meio Ambiente, Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Sustentável e serem membros do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
Segundo Ioni, o encontro está sendo muito proveitoso para todos os monitores dos projetos sociais de São Sebastião. “O número de participantes superou nossas expectativas e percebemos o entusiasmo e interesse de todos”, destacou.
Já para a representante da Creche Dona Laurinda, Izabel Cristina Cipriano Peres, a apresentação dos temas está muito interessante até pelas dinâmicas de grupo. “Fizemos um mapa da cidade para mostrar de onde saímos, para onde vamos trabalhar e de onde as crianças vêm para os projetos assistenciais. A iniciativa é muito interessante para que também possamos trocar experiências”, disse Izabel. (Fonte: PMSS)

Rock na Praia agita o fim de semana em São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), realiza entre os dias 9 e 11 de fevereiro (sexta-feira a domingo) a partir das 22h na Praça de Eventos da Rua da Praia, a segunda edição do “Rock na Praia” com a presença de cinco bandas que se apresentarão gratuitamente para o público sebastianense.
A estrutura do evento é a mesma utilizada na Festa do Padroeiro, realizada em janeiro deste ano. No palco de 16 metros em área livre, por onde já passaram grandes nomes da música brasileira, o local tem capacidade para receber até 100 mil pessoas e a família pode passear com segurança devido às câmeras de monitoramento 24 horas por dia.
De acordo com o diretor de Cultura de São Sebastião, Gleivison Gaspar, o evento é um espaço que a Prefeitura criou para valorizar as bandas locais de rock. “Para este ano o evento promete ser ótimo e esperamos um bom público para conferir a apresentação dos grupos”, destacou Gaspar.
Passarão pela Rua da Praia as bandas “Sem Partitura” e Necessary Evil no dia 9 (sexta-feira), Código de Barra e Imperiun no sábado (10/01) e Sabugo Seco no domingo (11/01). Informações pelo telefone (12) 3892-2620.
“Necessary Evil” gravará CD Demo - A banda Necessary Evil, formada por sete integrantes (dois vocalistas, dois guitarristas, um baixista e um baterista) e existente há dois anos, promete levar suas influências do rock estilo Heavy Metal e Hard Rock para a Rua da Praia.
Com nova formação há quatro meses o grupo promete gravar o áudio do seu primeiro CD Demo durante o show em São Sebastião. De acordo com o vocalista Marcos Borges Campos, a banda está animada para a apresentação. “A nossa expectativa é muito positiva porque queremos arrebentar no show. É muito positivo aproveitar a mesma estrutura que se apresentaram grandes artistas durante os shows de janeiro”, disse Campos.
Entre as melhorias da banda apontadas pelo também vocalista Odirley Christiano Grando estão a ampliação do repertório e a execução das músicas mais executadas pelas rádios brasileiras. “Nossas influências são Iron Maiden, Bon Jovi e Gun’s Roses, por exemplo”, disse Grando.
“Sem Partitura” apresenta repertório variado - A banda “Sem Partitura”, natural de Caraguatatuba, formada por três integrantes com quatro anos de estrada e dois anos de nova formação, promete levar para o evento as melhores músicas do Pop/Rock nacional e internacional que sempre são apreciadas pelo público jovem e mais velho.
Segundo o guitarrista Evandro Itamar Prado Ferreira, o grupo iniciou suas apresentações em colégios, mas sempre com intenção de tocar em barzinhos. Entre os principais grupos lembrados durante o show, estão nomes como Jota Quest, O Rappa, Capital Inicial, Detonautas, U2 e Red Hot Chilli Peppers.
Evandro destaca que a banda está animada e será um prazer se apresentar em São Sebastião pela segunda vez. O grupo fez seu primeiro show na cidade no Festival Estudantil da Canção, do Colégio Objetivo.
“Temos um repertório para tocar em aproximadamente quatro horas, mas como vamos dividir o palco com outras bandas, vamos executar as melhores músicas em um show de uma hora, em média. Nossa expectativa é muito boa”, destacou Ferreira.
“Código de Barra” traz o Pop/Rock dos anos 70 - A banda Código de Barra é formada por quatro integrantes, sendo dois guitarristas e vocalistas, um baixista e um baterista e promete trazer o melhor do rock brasileiro com um estilo mais Pop para a Rua da Praia.
O grupo existe há seis anos e todos os integrantes têm profissões ligadas à música com um CD Demo contendo quatro músicas de composições próprias. “Tocamos músicas compostas desde os anos 70 de cantores como Rita Lee, Raul Seixas e grupos como Paralamas do Sucesso e Engenheiros do Havaí. Sempre temos o objetivo de proporcionar música e diversão para o público jovem, mas também agradamos os mais velhos”, destacou o baixista Danilo Pedro Zuliano.
Danilo também afirma que será um prazer tocar na segunda edição do Rock na Praia já que no ano passado ele e seus parceiros sugeriram para a Prefeitura a realização do evento. “Estamos muito contentes de novamente se apresentar na Rua da Praia. Nossa expectativa é de fazer uma ótima apresentação para o público sebastianense”, destacou o baixista.
“Imperiun” levará o melhor do Heavy Metal - A banda Imperiun, que comemora quatro anos no próximo mês, promete levar os melhores sucessos do rock estilo Heavy Metal para a Rua da Praia.
Segundo o vocalista Conrado Otávio Nonato, a expectativa da apresentação é das melhores, pois o evento está bem organizado e será em um grande palco. “Estamos contentes em ter esse espaço exclusivo para o rock. Com certeza o público gostará muito do nosso show”, disse Nonato.
Os cinco integrantes ensaiam duas horas por dia e ainda trabalham com a voz e instrumentos por aproximadamente uma hora. A banda dispõe de um guitarrista, tecladista, vocalista, baixista e baterista.
“Sabugo Seco” apresenta repertório tipicamente brasileiro - A banda “Sabugo Seco”, de Barra do Una, é composta por quatro integrantes que tocam instrumentos como guitarra, bateria e contrabaixo. Existente há 10 anos, a principal influência da banda é o eterno Raul Seixas que é lembrado nos trinta minutos finais da apresentação, quando entram os músicos Toninho e Daniel, também moradores do bairro.
A base da apresentação são músicas dos anos 80 e músicas próprias. Há quatro anos o grupo lançou um CD Demo com três músicas de trabalho. A banda se reuniu entre os anos de 95 e 96 quando participavam do Festwalk, promovido pela Escola Estadual Walkir Wergani, localizada em Boiçucanga.
Segundo o produtor da banda, Sílvio dos Santos Braz, a expectativa da apresentação no Centro de São Sebastião é muito positiva, pois a banda tem um bom repertório e também já se apresentaram em cidades do interior como em Ribeirão Preto, em 2004. (Fonte: PMSS)

Centro Comunitário do Jaraguá ganhará horta de alimentos

São Sebastião - O Projeto Valorizando a Pessoa I,dosa do bairro do Jaraguá, realizou na manhã desta quinta-feira (8/02), uma reunião com os participantes para falar sobre a futura horta de alimentos no novo espaço do Centro Comunitário do Jaraguá, que foi reformado e entregue aos moradores em dezembro do ano passado.
A reunião contou com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Maria Mota e também da chefe de Divisão de Agricultura e Abastecimento, Joyce Michelucci, que passou aos idosos, técnicas de plantio e sobrevivência das plantas. “Para que as plantas fiquem saudáveis elas precisam sempre de água, terra, luz e nutrientes”, explicou Joyce.
Na ocasião, os participantes poderão plantar as sementes de acordo com a preferência. Aproximadamente cinco canteiros de horta, protegidos contra a forte radiação do sol, mas com grande luminosidade, estarão disponíveis para o plantio de sementes como cebolinha, alface, salsinha, cenoura, chicória e rúcula. O objetivo é conscientizar os idosos da idéia de ter uma horta em casa.
Para o participante Antônio Luiz dos Santos, 59 anos, a iniciativa da horta é muito boa. “Será montado um cronograma para saber os dias em que cada colega virá cuidar da horta e estou disposto a vir sempre que precisar. Já planto salsinha, cebolinha, manjericão e hortelã na minha casa. Estou muito contente”, destacou o participante.
Todas as quintas-feiras acontecem as reuniões do projeto “Valorizando a Pessoa Idosa” no Centro Comunitário do Jaraguá. A iniciativa é da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) com o apoio do Fundo Social de Solidariedade. Informações pelo telefone (012) 3892-2644. (Fonte: PMSS)

Rua da Praia recebe Circuito Sebastianense de Skate em fevereiro

São Sebastião - A pista de skate da Rua da Praia receberá no dia 10 de fevereiro, a partir das 10h, a primeira grande competição do local, o “I Circuito Sebastianense de Skate” nas categorias open, mirim e iniciante. O objetivo é buscar talentos no município e mostrar que a pista tem condições de receber grandes campeonatos, já que é considerada a maior do Estado de São Paulo.
As inscrições serão realizadas uma hora antes do evento. Segundo o diretor de eventos da Secretaria de Esportes (Seesp), José Reis de Jesus, a iniciativa da Prefeitura é reunir os amantes de skate no município, bem como ver quantos esportistas desta área existem em São Sebastião. “A expectativa é reunir cerca de 100 skatistas na Rua da Praia e promover o evento em clima de confraternização e inauguração oficial da pista”, afirmou Reis.
De acordo com a Seesp, o evento terá a presença de alunos do projeto “Bom na Escola, bom no Skate”, do bairro de Maresias, na Costa Sul. O projeto é realizado pela Prefeitura em parceria com a Sociedade Amigos de Maresias (Somar). O skate é considerado o “surf” sobre rodinhas.
“A partir deste primeiro passo, queremos que a cidade passe a receber campeonatos de grande porte como etapas de estaduais e brasileiros de skate”, completou Reis.
Informações pelo telefone (12) 3892-6257. (Fonte: PMSS)

São Sebastião realiza neste fim de semana “1a Regata Ventos e Velas”

São Sebastião - Bons Ventos prometem agitar a orla marítima de São Sebastião neste final de semana (10 e 11/02), a partir das 11h, em frente à Casa da Vela, na Praia Deserta. É o “1o Troféu Ventos e Velas”, realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp).
O evento tem a parceria da Federação de Vela do Estado de São Paulo (Fevesp) e será constituído de regatas nas classes Optimist, Holder e Dingue, com formatos variados, como competições em equipes e raias próximas à praia. Segundo o chefe de divisão de Esportes Náuticos, Rafael Mendes, o intuito da regata é proporcionar a integração entre os atletas do núcleo do projeto Navega São Paulo. “Essa é uma forma de aproximar velejadores e comunidade, além de fazer com que as pessoas acompanhem as provas.”
Ainda segundo Mendes, a competição será um incentivo para os 40 alunos do Projeto “Ventos e Velas”. Além disso, a Seesp oferece aos atletas diversas atividades paralelas ao campeonato, como palestra e uma mini-arena com rede de vôlei na Praia Deserta.
A cerimônia de premiação acontece no domingo, a partir das 13h, na Casa da Vela, com troféus para as categorias iniciante, feminino, veterano e projeto. Participarão da regata alunos dos projetos “Navega São Paulo” das cidades de Praia Grande, Mariporã, Ilhabela e Santos. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2106. (Fonte: PMSS)

Baile Pré-Carnamar agita Carnaval em São Sebastião

São Sebastião - Para relembrar a tradição dos antigos bailes de salão a Associação Comercial e Industrial da São Sebastião (Aciss) realiza neste sábado (10/02), no Terrinos Hotel, na Praia das Cigarras, o primeiro Pré-Carnamar, carnaval que também servirá para divulgar o desfile de barcos e outras embarcações que acontece no domingo (18/02), na Praia do Arrastão.
A expectativa é que cerca de 600 pessoas compareçam ao evento que terá som da banda Lu Brasil e participação da bateria da escola de samba X-9 Canto do Mar que se apresentará durante duas horas. Também haverá distribuição de brindes aos presentes.
O baile está marcado para as 22 horas e até meia-noite a bebida será livre. A festa conta ainda com estacionamento e seguranças. Os convites custam R$ 30 por pessoa ou R$ 160 a mesa para quatro pessoas.
O presidente da Aciss, Fábio Aranha, disse que o Pré-Carnamar é uma forma de criar cultura de carnaval de salão. “O Carnaval de Rua de São Sebastião é tradicional, mas havia um clamor pelo baile de salão.”
O Pré-Carnamar tem apoio da Prefeitura e patrocínio da Cerveja Sol. Os ingressos estão à venda na sede da Aciss, na rua Sebastião Silvestre, 168 - salas 15 e 16. No sábado com plantão até Às 18 horas e na Praça de Eventos da Rua da Praia. Também podem ser encontrados no Posto Ecobrasil, na Praia das Cigarras, e na Blue Marlin, no Fama Shopping. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi


Prefeito de Ubatuba recebe representantes do Programa Luz para Todos
Técnicos informaram que obra para instalação de energia elétrica nos bairros Fazenda, Camburi e Cabeçuda deve começar em breve

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, recebeu no último dia 2, representantes do Programa Luz Para Todos, que apresentaram a segunda fase do Programa para o município. O programa para Ubatuba em 2007, foca prioritariamente as comunidades tradicionais caiçaras, quilombolas e indígenas existentes no município, sem prejuízo de atendimento às outras comunidades. Segundo os técnicos, o atendimento à comunidade Quilombola da Caçandoca, teve início no final do mês de janeiro e hoje a área de engenharia da Elektro está estudando as alternativas técnicas para atender a parte alta de Caçandoca, cujos projetos, estão em fase de orçamento.
“Sentimos que a parceria com a Prefeitura de Ubatuba tem tudo para dar certo. Vamos agora, entre outras coisas, auxiliar a prefeitura na busca de recursos para viabilizar outros projetos que visam a melhoria da qualidade de vida daquelas comunidades”, disse Shinji Yoshino, agente do Programa Luz para Todos. “Vale lembrar que a chegada da energia elétrica facilita a integração de outros programas sociais, como o acesso a serviços de saúde e educação, entre outros”, completou o agente.
Aproximadamente duas mil pessoas foram beneficiadas com o Programa Luz Para Todos no município e as comunidades da Fazenda, Cabeçuda e Camburi deverão ser as próximas a serem atendidas e as providências para o início das obras estão em sua fase final.
Para o Administrador da Regional Norte, José Roberto Junior, os moradores podem se preparar para boas notícias. “Os agentes trouxeram novidades, com relação a algumas pendências que fizeram o programa estacionar, mas, agora, temos boas notícias para dar às comunidades da Região Norte que receberão em breve os benefícios”, disse José Roberto. O administrador esteve reunido com a comunidade, na última terça-feira, 6, onde apresentou um resumo do que foi discutido durante a reunião.
Para o prefeito Eduardo Cesar, as informações trazidas pelos agentes do Programa Luz para Todos chegam em boa hora. “Além da notícia que falta muito pouco para o início das obras que levarão a energia às comunidades da Fazenda, Cabeçuda e Camburi, fomos informados também da vontade da equipe em auxiliar a prefeitura na obtenção de recursos para projetos bastante interessantes para as comunidades envolvidas”, afirmou.
O Programa - No Brasil, até o ano de 2003, 12 milhões de pessoas não tinham acesso à energia elétrica.
Para acelerar o processo de inclusão social deste contingente de brasileiros, o Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia, está desenvolvendo desde aquele ano, o Programa Luz Para Todos. A proposta do Programa é antecipar o cronograma de universalização do acesso à energia elétrica que antes estava previsto para 2015.
A ligação da energia elétrica é gratuita para todos os beneficiados, incluindo-se a instalação do padrão de entrada e, em alguns casos a instalação elétrica interna, com um kit composto de caixa de distribuição, conduítes, fiação, três lâmpadas e duas tomadas.
Gestão do Programa - O andamento das obras e o cumprimento das metas do Programa são acompanhados em cada Estado por um Comitê Gestor Estadual, que no Estado de São Paulo, tem a coordenação do Fernando Selles Ribeiro, com a participação do Ministério de Minas e Energia, de agências reguladoras estaduais, de governos estaduais, de prefeituras e de representantes da sociedade civil. (Fonte: PMU)

Parceria ACIU,Sebrae e Prefeitura Municipal traz Posto Volante do Sebrae
O SEBRAE NA PRAIA estará em ubatuba nos dias 08, 09 e 10/02/2007. O local escolhido é a Pista de Skate na Av. iperoig.

Ubatuba - O SEBRAE NA PRAIA contará com 01 trailer para atendimento ao publico e um trailer-plataforma digital com 08 computadores equipados com word, excel e internet para inclusão digital,no trailer haverá um professor que poderá orientar aqueles que tiverem mais dificuldade com informática.
No trailer de atendimento, será levado ao conhecimento dos turistas, veranista e munícipes, os produtos do SEBRAE-SP, assim como de acordo com o interesse de cada empreendedor, será distribuido gratuitamente cartilhas " Comece Certo" e "Saiba Mais".
O evento irá contar tambem, com uma tenda de recreação infantil onde as crianças que estão com seus pais possam buscar entretenimento enquantos os pais buscam informações. (Fonte: ACIU)

POUSADA BEM VIVER ONODERA


Ubatuba - Local ideal para festas, confraternizações, casamentos, retiros, churrascos ou almoços.
Não é necessário ser hospede, venha passar um dia na pousada, apenas R$10,00 por pessoa!
Piscina semi-olímpica com TOBOAGUA, piscina infantil, salão de festas/jogos com cozinha, campo de futebol gramado e vôlei, playground, churrasqueiras, forno e fogão à lenha, estacionamento, rio piscoso.
Ampla área verde 30 mil m2!
A pousada fica no TREVO da rodovia Rio Santos com a rodovia Oswaldo Cruz (perímetro urbano), na entrada principal de Ubatuba, a 30 metros da Estátua do Caiçara.
Pousada Bem Viver Onodera
Rua Manoel Correia Leite, 80, Bairro Mato Dentro, Ubatuba-SP
Fones: (12) 38321981 / 97792593
www.pousadabemviver.com.br
(Chalé Bem Viver)

Novo gestor da Santa Casa anuncia medidas para enfrentar crise
Entre as medidas, está a demissão de médicos visando a diminuição dos gastos com folha de pagamento

Ubatuba - A Santa Casa de Ubatuba anunciou nesta quinta-feira, 7, uma série de medidas para enfrentar a grave crise financeira pela qual passa a instituição. De acordo com o novo gestor da Santa Casa, Alvaro de Mesquita Spinola, que foi contratado há um mês pelo prefeito Eduardo Cesar para buscar soluções para a crise, a principal alternativa é reduzir os custos com a folha de pagamento, que representa hoje 75% de todo o gasto do hospital. “Após várias tentativas infrutíferas de negociações junto aos médicos com o objetivo de encontrar soluções para a grave crise, a única alternativa que nos restou foi adotar posição mais austera, demitindo profissionais da área médica, modificando a forma da relação trabalhista e um redimensionamento da escala de plantões médicos” explica o novo gestor.
Outras medidas para sanear a crise - Além do redimensionamento da escala de plantões e da mudança no vínculo empregatício, que irá diminuir em 50 por cento os gastos com a folha de pagamento dos médicos, o novo gestor da Santa Casa anunciou uma série de medidas visando a redução de gastos com materiais e medicamentos. Além disto, ainda segundo o novo administrador, houve uma redução de cargos na área administrativa e iniciou-se um controle rigoroso nos gastos com telefonia e energia elétrica e uma busca por recursos externos para aumentar a receita.
Atendimento mais humano - A qualidade do atendimento feito pelos médicos e pelos funcionários também sofreu mudanças. Houve um aumento na exigência sobre o todo o pessoal que atende a população. “É fundamental que os médicos, enfermeiros, atendentes e recepcionistas façam um boa acolhida do paciente. É inadmissível que a população não seja bem atendida”, fala o prefeito Eduardo Cesar que determinou ao novo gestor da Santa Casa atenção especial a este item. Segundo o prefeito, os médicos são muito bem pagos e em troca, alguns deles, continuam tratando mal a população. “Isto não vamos admitir em hipótese alguma”, reforçou o prefeito.
Ameaça de greve - Ao tomarem conhecimento das novas medidas, um grupo de médicos da Santa Casa realizou na manhã desta quinta-feira, uma assembléia e decidiu entrar em greve a partir desta sexta-feira, 9, caso as demissões já ocorridas não sejam suspensas. Segundo o prefeito Eduardo Cesar, o grupo dos que não aceitam a negociação de seus privilégios financeiros não pode continuar prejudicando a saúde do município. “Fui eleito prometendo resolver a grave crise da saúde de Ubatuba que se arrasta há muitos anos principalmente pela má gestão do nosso único hospital e estas ameaças de paralisação não nos farão recuar. Contratamos um profissional altamente qualificado para encontrar soluções definitivas para a nossa Santa Casa e as medidas necessárias terão todo o meu apoio”, enfatiza o prefeito.
Atendimento digno garantido - O prefeito Eduardo Cesar , o gestor da Santa Casa, Álvaro Spinola e o novo secretário de saúde, Maurício Oliveira Silva tranqüilizam a população de que, caso sejam necessárias, medidas serão tomadas para garantir um bom atendimento da população.. “Já fizemos uma nova escala para garantir a plena assistência à população que necessitar de atendimento médico”, afirma Álvaro.
Números da crise - Atualmente a Santa Casa tem uma receita mensal de R$ 580 mil. Cinqüenta por cento deste valor é repassado pela Prefeitura e 30 por cento é verba do governo federal, através do SUS. Cerca de R$ 90 mil, ou seja, 16 por cento vem através de convênios e o 4 por cento restantes tem origem em outras fontes. Já as despesas são da ordem de R$ 1,5 milhão, sendo que 76% (ou seja, R$ 879 mil) é destinado a folha de pagamento que conta hoje com 300 funcionários e 36 médicos. Só o pagamento com os médicos consome R$ 555 mil. Com as primeiras medidas administrativas de adequação, o valor da folha de pagamento dos médicos teria uma redução de 50%. (Fonte: PMU)




Semana de 09/02 à 15/02/2007

 

CINE PORTO (Ubatuba)
 

"Diamante de sangue"
ás 16:00 - 18:40 - 21:10 hs



CINE PASSEIO (Ubatuba)


"A grande familia"

ás 15:00 - 19:00 hs

"Uma noite no museu"
ás 17:00 - 21:10 hs


 

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Por aqui
Passou índio
Passou pero
Passou negro
E ficou o caiçara;
Passou assombração
Passou caipora
Passou a escravidão
Mas minha'alma está em cadeias
Ou será que ainda não?

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

A CIDADE E SUAS LEIS, PARA ONDE VAMOS? (I)
Após a longa batalha que culminou com a aprovação do Plano Diretor, os moradores de Ubatuba agora tem que se preocupar com sua Lei de Uso do Solo. Se no Plano Diretor, documento que traça as diretrizes da participação conjunta do poder público e da comunidade na definição dos eixos econômicos, sociais e de qualidade de vida do município já tivemos um processo penoso de desgastes entre grupos e interesses, imagine-se as dificuldades que a cidade terá que superar para disciplinar o uso e a ocupação de simples terrenos, o patrimônio do cidadão e de sua familia. É o mesmo que pôr a mão no bolso dos outros justificando que isso é necessário para o bem comum.
Mas, bem comum, o que é isso? O individuo abrir mão da possibilidade de implantar um negócio na sua casa ou no seu lote ou mesmo na calçada à sua frente, de construir um edifício, de ocupar a maior parte de um terreno e tantas outras limitações, tudo em nome do bem comum? De que adianta aceitar um zoneamento restritivo se a fiscalização oficial ou os interesses eleitorais não controlam as ocupações e usos irregulares?
Privilégio, tem sido esse, historicamente, o nome do planejamento urbano de Ubatuba. Portanto, discutir essa questão está na base dos estudos da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo e trata-se, acima de tudo, de uma questão de consciência individual e coletiva.
Para tratar de consciência individual e coletiva será necessário desmistificar logo de início valores que são descaradamente utilizados para confundir as opiniões das representações populares, cujas conclusões são apresentadas como desejo do povo e participação democrática. Por exemplo, a população que tem sido chamada a opinar em “reuniões técnicas” é reconhecidamente heterogênea cultural e economicamente. Possuem boa visão pessoal das carências pontuais de seus bairros, entretanto, votam com frequência em questões conceituais e de fundo movidas pela bandeira de alguma liderança política esperta, ainda que tal voto seja um desastre coletivo para a cidade. Já vimos esse filme muitas vezes.
Outro exemplo, a magia das afirmações genéricas e sonoras de grande efeito intelectual, que anestesiam o raciocínio de plenários importantes onde os presentes não querem passar por idiotas se contestarem tão elevadas considerações.
Como um dos autores do Plano Diretor e do projeto de lei existente na Câmara Municipal sobre o uso do solo, e tendo vivenciado pacientemente esses cenários e contradições, sinto-me na obrigação de expor algumas reflexões que levaram a equipe de técnicos a formular uma lei moderna sobre a ocupação do solo urbano, renovadora na abordagem de problemas clássicos de zoneamento, de valorização das peculiaridades geográficas, sociais e de meio ambiente e ainda, de responsabilização civil e ética relativamente aos profissionais técnicamente responsáveis pela construção das edificações que compõem o espaço urbano deste município.
O PL 106, o projeto de lei acima referido, está hoje no pelourinho das maquinações sobre o futuro do uso do solo, uma vez que a extensão e profundidade de seu estudo serviram de base para o Plano Diretor. Como houve muitas discussões públicas durante sua elaboração é importante refrescar a memória quanto a conceitos e esclarecer posições que ali foram tomadas. Sendo assunto amplo e básico para os destinos de Ubatuba, para não cansar os leitores farei os comentários em artigos separados, publicados com a regularidade que me for possivel, e dentro do seguinte enfoque geral:
o objeto central da ação é o município, sua economia, saúde, transportes, a integralidade de seu desenvolvimento e qualidade de vida, sendo, portanto, o cidadão ubatubense a prioridade e não o Estado ou a União, a quem estão afetas, segundo a Constituição em vigor, apenas as diretrizes gerais no sentido de resguardar princípios e o patrimônio ambiental e natural de interesse nacional.
Lei de Uso do Solo – A proposta existente visa assegurar e materializar no território o objeto central da ação proposto no plano diretor. Para tanto:
Identifica e classifica os vetores econômicos característicos do município;
Submete a eles a administração municipal, proprietários de terra e áreas privilegiadas de interesse turístico;
Toma do Estado e da União a jurisdição sobre os trechos das rodovias absorvidos pela malha viária urbana;
Questiona o congelamento do Parque e os processos de licenciamento distantes do interesse econômico do município;
Introduz parâmetros de volumetria para nortear as edificações, diferentemente dos tradicionais índices de ocupação e aproveitamento do terreno, visando com isso assegurar a transparência, ventilação, a paisagem e a redução do adensamento ocupacional;
Interpreta o território segundo quatro grandes áreas – Penínsulas, Orla, Sertões e Sede Municipal, e através do zoneamento localiza pontualmente os usos em função de suas peculiaridades.
Introduz parâmetros de Responsabilidade do Exercício Profissional visando simplificar procedimentos de aprovação de projetos, de fiscalização das obras, atribuindo ao profissional que obrigatoriamente assina as plantas, nos termos da lei federal, a responsabilidade civil sobre as trangressões às normas de ocupação, de segurança e de saneamento da edificação.
Segundo a Constituição Federal, cabem à União ou ao Estado o domínio de amplas áreas municipais, porém seu uso cabe ao município definir. Nesse sentido, nos termos da lei estadual de Gerenciamento Costeiro e demais dispositivos legais, Estatuto da Cidade inclusive, os planos e ações do Estado e da União subordinam-se aos Planos Diretores e Leis de Uso do Solo dos Municípios. Como não se trata de promover confrontos entre instâncias administrativas, jurídicas ou técnicas, criou-se na lei do Plano Diretor a instância da Gestão Compartilhada que envolverá o Estado, a União e a Cidade, destinada a definir os critérios de licenciamento e usos nas áreas situadas no território municipal, visando assim preservar-se o atual ordenamento jurídico sem prejudicar os interesses econômicos e sociais do município.
Essa tarefa, sem dúvida, requer o amadurecimento da consciência individual e coletiva dos representantes do poder público e da nossa população.

Renato Nunes
Arquiteto
renatonunesarq@terra.com.br

Bomba!
Este foi o título que o Sr. Sidney Borges colocou no seu artigo de ontem, a respeito de uma Ação Popular movida pelo Dr. Vicente de Malta Pagliuso x Câmara Municipal de Ubatuba e outros, li a sentença, onde foram condenados quatro vereadores, inclusive a Vereadora Luciana Machado que está realizando junto a região sul de Ubatuba um trabalho maravilhoso com eventos atraindo assim a atenção de turistas.
Fiquei um tanto sem entender e gostaria de uma explicação, se possivel, pois o autor da Ação Popular contra a Câmara, hoje é funcionario da mesma, a Dra. Maridete não está mais prestando serviços a Câmara, então quem fez a defesa dos vereadores condenados ?
Outro questionamento tambem ficou, pelas informações que obtive, os vereadores Jairo dos Santos e Ricardo Cortez não utilizaram de nenhum desses nove cargos, então quem utilizou estes cargos ? quais vereadores e quantos cargos para cada um ? gostaria mesmo que isso fosse aberto a comunidade, pois sei que outros vereadores, que não estão entre os quatro foram beneficiados então que seja amplamente divulgado a todos, por favor Sr. Sidney Borges, se puder coloque essas informações para nós, ou então quem sabe o Presidente da Camara possa nos informar. Agradeço.

Bel Romão
Sertão da Quina, Ubatuba

Ponte Maranduba/Sertão da Quina
Sra. Maria da Cruz, Presidente da AMMA - Assoc. de Moradores da Maranduba quando li no jornal a notícia da ponte da Maranduba no Sertão da Quina logo pensei que isso seria questionado, realmente foi cometido um erro na descrição do local, mas nunca pensei que esse questionamento fosse vir de sua parte, pois a senhora é uma pessoa muito bem informada e pensei que tivesse tido conhecimento do estrago feito pelas chuvas de dezembro, aqui na ponte do Sertão da Quina, quando estiveram presentes a Secretaria de Obras e Defesa Civil constatando a fragilidade em que a mesma se encontra.
Quanto a senhora ter comentado que a vereadora Luciana Machado solicitou no ano passado a ponte do Sertão da Quina, posso lhe assegurar como participante da diretoria da SUSQ- Soc. Unidos do Sertão da Quina, desde 2002, quando então a, hoje vereadora era presidente da associação que, desde lá vínhamos enviando ofícios pedindo tanto a ponte da Maranduba como a do Sertão da Quina.
Sra. Maria da Cruz, sei que também é de seu conhecimento que a população residente no Sertão da Quina que se utilizam desta ponte é muito superior a população da Maranduba, principalmente por ter o Escola Áurea com aproximadamente 1000 (mil) alunos e as duas escolas municipais que, de bicicleta, ônibus ou mesmo como pedestres se utilizam da mesma, entenda bem; não estou dizendo que a Maranduba não necessite da ponte, é evidente que sim, o quanto antes mas, o Sertão da Quina pararia sem ela, mas estou certa de que a vereadora Luciana continuará lutando pela ponte da Maranduba, pois saiba também que aquela ponte reformada que está lá, foi com muita luta e ofícios da vereadora e está sendo útil para todos os moradores e veranistas.

Bel Romão
Sertão da Quina, Ubatuba

Luz no fim da Trilha (Desabafo)
Faz 25 anos que nossa Comunidade (Praia do Perez, ao Sul de Ubatuba) aguarda por luz elétrica em nossas casas, tem sido para nós uma luta constante, desistimos da estrada, mas aguardamos a chagada luz.
Somos uma comunidade tradicional, que viveu exclusivamente da pesca e agricultura, nossa vida depende do mar e da interação com a natureza. O tempo passou e hoje para sobreviver dependemos da instalação de energia em nossa comunidade. Não vamos construir condomínio, nem piscinas sobre a costeira, muito menos atracadouros que avançam mar adentro. Apenas queremos ligar um freezer ou uma geladeira, desta forma podemos guardar nossos pescados, as frutas, tomar uma água gelada, infelizmente não temos este privilégio.
Lamentamos a forma como somos tratados por alguns, por mais que a Lei nos garanta direitos iguais, infelizmente por não sermos ricos, poderosos ou influentes temos tratamento diferenciado, isto é somos deixados para depois. No caso específico da rede de energia, nosso processo encontra-se parado no DEPRN, sabemos que não há problemas pelos executivos federal, estadual e municipal, o Serviço de Patrimônio da União e a Marinha, o dinheiro para a instalação da rede encontra-se disponível, mas infelizmente tememos que a autorização saia depois que o prazo do programa federal vencer, assim como foi com o programa passado. Sabemos que esta é a única chance real de nós sermos atendidos, também sabemos que pelo andar da carruagem, infelizmente poderemos mais uma vez ficar de fora.
Não somos reconhecidos como Comunidade Tradicional, assim como nossos irmãos da região norte de Ubatuba, na atualidade nem como comunidade, pois não temos como ter endereço, não temos conta de luz, água ou telefone, por isso creio que não existimos. Nossa Comunidade agradece as gerências da Elektro, ao pessoal de Furnas, o Sr. Shinji Yoshino e à equipe do vereador Charles Medeiros pelo empenho e respeito a qual nos assistem. O que mais nos entristece como comunidade tradicional, é saber que somos tratados como forasteiros em nossa própria terra.

Luciano Lopes
morador e cidadão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Amanhecer no Perequê Açú ©Juliano Gregori

Amanhecer no Perequê Açú
©Juliano Gregori

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor