Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-Feira, 12 de Fevereiro de 2007 - Nº 1705 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
-

Caraguatatuba
Litoral cai no ritmo do Carnaval
Projeto Letras de Luz capacita atores para dramatização de contos
Prefeito de Caraguá recebe atletas da Seleção Paulista de Beach Soccer
Piloto de Caraguá participa da Prova Internacional Bicicross America's 2007
Caraguá previne doenças no Carnaval
Prefeitura paga horas extras a servidores que trabalharam entre 1998 e 2002
Prefeito de Caraguá recebe atletas da Seleção Paulista de Beach Soccer
Maratonista de Caraguá participa do Brasileiro de Cross Country
Crianças se divertem na praia com projeto “Mar Mulengando”
Caraguá sedia encontro do Pró-Letramento e recebe participantes de 150 municípios

Ilhabela
-

São Sebastião
Travessia de balsa ganha esquema extra
São Francisco ganha projeto para preservação de prédios
Escolas promovem resgate cultural
Pacotão social: projetos de lei beneficiam população de baixa renda em São Sebastião
Prefeitura de São Sebastião aperta o cerco contra bicicletas em passeio público
Saúde valorizada: prefeito concede aumento da GPS e plantão à distância de médicos
São Sebastião elege a Corte do Carnaval 2007
Seduc realiza integração de professores com apostilas do Sistema Objetivo
Seduc convoca 93 candidatos do processo seletivo de professores
Fiscais da Prefeitura vistoriam ligação de esgoto na Estrada do Cascalho
Sectur recebe aproximadamente 50 inscrições para o grupo de dança Corpus
Instituto apresenta projeto sócio-ambiental para Ilha das Couves
PAT pede a construtoras que só divulguem vagas cadastradas no órgão


Ubatuba
Carnaval 2007 começa na próxima sexta, 16, em Ubatuba
Projeto do Presidente da Câmara institui Programa de Prevenção e Tratamento da Hepatite C em Ubatuba
Escola Maestro Pedrinho é inaugurada com festa
Prefeitura convoca população para combate ao mosquito da dengue

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral Norte -

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Litoral cai no ritmo do Carnaval
Prefeituras esperam 1,5 milhão de turistas; coleta de lixo e serviços médicos são reforçados

Caraguatatuba - O feriado de carnaval, que fecha a temporada de verão no Litoral Norte, terá uma infra-estrutura reforçada por parte do Estado, prefeitura e concessionárias de água e energia elétrica.
Segundo estimativas feitas pelas prefeituras, as quatro cidades da região devem receber o mesmo número de turistas registrado no Réveillon, ou seja, cerca de 1,5 milhão de pessoas.
O secretário de Turismo de Caraguatatuba, Ricardo de Lima Ribeiro, disse acreditar que cerca de 600 mil pessoas devem passar o feriado na cidade.
Para o secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Felipe Azevedo, a crise no setor aéreo continua atraindo turistas para a região.
Segundo as prefeituras, no Réveillon deste ano, o Litoral Norte recebeu 30% a mais de turistas que o mesmo período no ano passado, beneficiado pela decisão de milhares de pessoas que trocaram as viagens aéreas pelas praias da região.
As maiores preocupações se referem à segurança pública, à coleta do lixo e à limpeza das praias, ao consumo de água e energia elétrica e ao trânsito. Em Ilhabela, a travessia de balsa terá esquema especial para o feriado(leia texto nesta página).
Nas estradas, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) reforçará a fiscalização e o número de equipes de apoio aos usuários, nas rodovias Tamoios e Osvaldo Cruz, a partir de quinta-feira.
LIXO - A Prefeitura de Caraguatatuba reforçará o sistema de coleta de lixo. Um total de 18 caminhões fará a coleta de lixo nas residências, comércios e praias. O diretor de Coleta Pública, Gilberto dos Santos, estima que serão recolhidas 2.000 toneladas de lixo no período.
Em Ubatuba, segundo o coordenador de Serviços Públicos, Ibiapara Nunes Romero, deverão ser coletadas 240 toneladas de lixo por dia. Em dias comuns, a prefeitura coleta 55 toneladas.
O superintendente da Sabesp, José Ricardo Amadeí, informou que, a produção atual de água de 70 milhões de litros por dia deverá atender a demanda no feriado. A empresa colocará onze caminhões tanques para atender possível casos de falta de água na região.
SAUDE - Os hospitais da região também estão se preparando para o Carnaval, quando cresce cerca de 20% o movimento nos prontos-socorros, principalmente, devido aos casos de acidentes de trânsito e de embriaguez.
A administradora dos prontos-socorros municipais de São Sebastião, Darlete da Cruz Souza, informou que oito médicos atenderão no pronto-socorro do centro e outros cinco no de Boissucanga.
Em Maresias, o posto de saúde será transformado em um pronto-atendimento 24 horas no Carnaval.
POLICIA - O coronel Milton Pousa Júnior, comandante da Polícia Militar na região disse que cada cidade receberá um reforço de 100 homens durante o Carnaval. Além do reforço, serão suspensas as folgas e as férias dos policiais da região, para garantir a segurança da população. A PM concentrará o policiamento nos locais de grande concentração de pessoas.
 (Fonte: ValeParaibano)

Projeto Letras de Luz capacita atores para dramatização de contos
O Projeto de incentivo à leitura, da Fundação Victor Civita e Bandeirante Energia, capacitou 15 atores de Caraguá, para trabalho de dramatização de contos. O workshop durou 4 dias, e foi finalizado nesta quinta-feira, 8 de fevereiro

Caraguatatuba - O projeto de incentivo à leitura "Letras de Luz", uma iniciativa da Fundação Victor Civita e da Bandeirante Energia, já foi iniciado em Caraguatatuba, por meio da FUNDACC(Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba).
A escolha das cidades participantes deste projeto cultural foi da Bandeirante Energia, que realiza ações sócio-culturais no município. A formalização desta parceria entre as empresas que viabilizam o programa de incentivo à leitura e a Prefeitura de Caraguatatuba, deve acontecer ainda no mês de fevereiro, no entanto, como o projeto propõe oficinas literárias no início de março, antes mesmo da oficialização do Letras de Luz, foi necessária a realização do treinamento de atores, que em março já terão montado o mesmo conto que será trabalhado por educadores, nas oficinas. Este projeto prevê ainda a doação de um acervo literário para as bibliotecas da cidade.
Caraguatatuba está entre as 51 cidades de todo o Brasil que participarão do Letras de Luz. No Estado de São Paulo existem somente 6 Pólos(cidade-sede), inlcuindo Caraguá.
Na área teatral, durante 4 dias, entre 5 e 8 de fevereiro, 15 atores da cidade, pertencentes a diferentes grupos, companhias, oficinas culturais da além de alunos do Curso Técnico em Artes Cênicas do CEPROLIN, participaram de um treinamento, oferecido pela Fundação Victor Civita, com o objetivo de dar base para o trabalho de dramatização dos contos que serão utilizados durante o ano todo, pelos educadores que participarão do "Letras da Luz", o qual deverá ser replicado nas escolas e comunidades em geral.
As atrizes e diretoras Dedé Pacheco e Cátia Pires trabalharam desde a última segunda-feira (dia 5), com os atores do município mostrando a proposta do projeto, e como um conto pode ser dramatizado sem que haja necessidade de adaptação para a linguagem teatral. "O projeto tem como objetivo transmitir ao público o conto da maneira que foi escrito, e para isso, os atores podem arriscar qualquer tipo de linguagem cênica, inclusive uma interpretação fora do palco, em lugares inusitados. A idéia é que o público, ao assistir a encenação do conto, tenha vontade de ler a história", explicou Cátia Pires.
O primeiro conto trabalhado com o elenco foi "A Cartomante", de Machado de Assis, e este, será montado durante este mês, para apresentação em meados de março, em Caraguatatuba. A cidade de São Sebastião, que é um município-satélite, ou seja, é beneficiado pelo projeto podendo participar das oficinas literárias em Caraguá, que é a cidade-sede do Letras de Luz.
Para colocar em prática o que os atores aprenderam nesses 4 dias de workshop, foi feita uma pré-apresentação do conto, no auditório da FUNDACC, nesta quinta-feira 8. A encenação foi aberta ao público, que depois participou de um debate sobre o projeto.
Conheça o projeto "Letras de Luz" - O Letras de Luz é um projeto de incentivo à leitura, que acontecerá por meio de oficinas de leitura com o objetivo de fomentar este hábito. A idéia é estimular e orientar os gestores culturais, coordenadores escolares e bibliotecários - principais agentes multiplicadores deste trabalho.
No que se refere à capacitação e às atividades teatrais, que terão o acompanhamento do diretor teatral Naum de Souza, (pela Secretaria de Estado da Cultura), grupos locais compostos por atores, receberão capacitação para apresentarem-se em diversos lugares, com peças teatrais, textos literários, leituras dramáticas, sarau e outras atividades culturais, sempre com textos iguais àqueles trabalhados com os gestores culturais.
Além do incentivo à leitura, pela capacitação de atores e gestores culturais, as cidades escolhidas para receber o projeto receberão doações de livros e outros materiais para bibliotecas municipais, escolas, etc. (Fonte: PMC)

Prefeito de Caraguá recebe atletas da Seleção Paulista de Beach Soccer
Dois dos atletas de caraguá estão confirmados para a Seleção Brasileira. A expectativa da SECER é que pelo menos 4 competidores sejam convocados

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, recebeu na quinta-feira, 08, em seu gabinete, a equipe de Beach Soccer do município - 4ª colocada no Campeonato Paulista da modalidade. Entre os atletas de Caraguá, seis fazem parte da Seleção Paulista e são campeões do Desafio Rio/São Paulo de Beach Soccer, e pelo menos quatro deles serão convocados para a Seleção Brasileira.
Na ocasião, Aguilar agradeceu aos atletas por levarem o nome de Caraguá para o Estado de forma positiva, que é pelo profissionalismo esportivo. "Caraguá está ganhando com vocês em ter vocês entre os melhores do Estado e, futuramente, do país, pois alguns estarão integrando a Seleção Brasileira e vamos ver vocês dizendo que são de Caraguá por onde for. Isso é motivo de muito orgulho para nós", disse o prefeito.
Durante o encontro, o técnico da equipe, Vitor Manoel da Fonseca Neto, mais conhecido como Vitor Gaúcho, explicou ao prefeito, que dos 10 atletas que compõem a Seleção Paulista, seis são da equipe caraguatatubense. "O Campeonato Paulista contou com 8 times e na convocação para a seleção, Caraguá foi o único município a disponibilizar seis competidores, que coincidentemente o Luid, foi o goleador do jogo Desafio Cariocas contra Paulistas, realizado no dia 4, em Santos. Dos 8 gols feitos, 5 foram dos atletas de Caraguá. Na categoria Sub-23, esta é a primeira vez em 14 anos que São Paulo vence o Rio de Janeiro", concluiu Vitor Gaúcho.
O diretor de Recreação da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação, Renato Leite Carrijo de Aguilar, explicou ao prefeito que o time presente é composto de competidores que disputariam os Jogos Regionais 2006 na modalidade de futebol de campo. "Decidimos levar uma segunda equipe de Beach Soccer para os regionais, já que por um erro, o nosso futebol ficou de fora da competição de Lorena, e a maioria deles se destacou e tivemos esse resultado positivo", disse o diretor.
Aguilar disse aos atletas que a Secretaria de Esportes está autorizada a dar todo o apoio necessário para os treinos e competições e acrescentou que Caraguá se tornará a Capital Paulista de Beach Soccer. "No aniversário da cidade, em abril, iremos inaugurar mais duas quadras de futebol de areia, sendo uma na praça do bairro Jetuba e outra no Jardim Gaivota, para estas inaugurações faço questão de fazer um grande evento, e vocês podem convidar seus famílias e seus amigos, quero que pelo menos 10 mil pessoas possam prestigiar o evento. Autorizo a SECER a trazer um atleta de grande nome da modalidade para fazer a festa com vocês". Disse.
Aguilar pediu ao Vitor Gaúcho que traga mais pessoas a praticar o Beach Soccer para que seja renovada a equipe e os atletas agradeceram ao prefeito pelo apoio dado à equipe e a SECER, por dar todo o apoio necessário para que eles pudessem mostrar seus potenciais.
Caraguatatuba teve um crescimento nos últimos anos no Beach Soccer. Em 2005 o município tinha 16 equipes, em 2006 22 e em 2007 já foram registradas na SECER 27 times masculino e 9 feminino, um total de 36 equipes. (Fonte: PMC)

Piloto de Caraguá participa da Prova Internacional Bicicross America's 2007
A prova principal começa às 9h30 de domingo, com transmissão ao vivo pela Rede Globo, dentro do Esporte Espetacular

Caraguatatuba - A equipe do Caraguá BMX Clube terá um representante na prova Internacional Bicicross America's 2007, que acontece no domingo, dia 11, na pista do Conjunto Monte Verde em Paulínia. O biker Marcos Santos "Chokito" (Mônaco / HS / Cash Bingo SJC / Circuit) irá competir com mais 82 pilotos de 4 paises ( Brasil, E.U.A., Colômbia e Argentina).
Com 35 anos de idade, o atleta promete dar trabalho para os pilotos mais novos, e para isso utilizará toda sua experiência adquirida nos 20 anos de pratica do esporte.
A programação oficial começa na sexta-feira, das 13 às 16h30, quando os participantes deverão retirar seus números e terão acesso à pista para os treinos livres. O sistema de disputa prevê uma seletiva no sábado, a partir das 13 horas, para definir os 56 primeiros.
Os primeiros colocados da seletiva se juntarão com os s quatro melhores brasileiros do ano passado e os quatro estrangeiros convidados, totalizando 64 competidores para as disputas de domingo. A competição terá oito baterias eliminatórias até a definição do campeão de 2007. (Fonte: PMC)

Caraguá previne doenças no Carnaval
Campanha orienta foliões com distribuição de preservativos e folhetos educativos no Carnaval no Terminal Rodoviário, na Praça de Eventos e praças do Travessão e Porto Novo.

Caraguatatuba - "Com camisinha, a alegria continua durante e depois da festa" e "Vivendo com Aids ou não, use camisinha e fique tranqüilo" são os dois temas para a campanha contra a Aids neste Carnaval em Caraguá.
A prevenção à AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis é uma das preocupações da Prefeitura de Caraguá neste Carnaval. Por isso a Secretaria de Saúde, com o apoio do Ministério da Saúde promoverá uma campanha de conscientização e orientação nos dias 15, 16 e 17, no Terminal Rodoviário do município, das 17 às 21 horas.
No local, a equipe da UAMI-Unidade de Atendimento de Molésticas Infecto-Contagiosas, estará abordando os visitantes que chegarem à cidade, com orientações e distribuição de preservativos e folhetos com informação sobre prevenção a DST e AIDS.
A partir desta quarta-feira, a Secretaria de Saúde abastecerá as Casas Noturnas com preservativos e folhetos educativos. De acordo com a coordenadora de Especialidades, Gláucia Marcondes, seis pessoas da equipe do Programa de Redução de Danos serão responsáveis pela campanha de prevenção, que também atuará no domingo e na segunda-feira de Carnaval, em três pontos da cidade: Praça de Eventos, no centro; praça do Travessão e praça do Porto Novo, com distribuição de preservativos e orientação aos foliões, a partir das 20 horas.
O Ministério da Saúde este ano visa conscientizar quem já é soro-positivo para a necessidade de usar preservativos, com a campanha que leva o tema "Vivendo com Aids ou não, use camisinha e fique tranqüilo"; e ainda a todos que precisam se prevenir: "Com camisinha, a alegria continua durante e depois da festa". (Fonte: PMC)

Prefeitura paga horas extras a servidores que trabalharam entre 1998 e 2002
Após detectar em 2005 um erro no pagamento dos servidores que trabalharam horas extras, a prefeitura incluiu o valor devido na LDO de 2006, e a partir começou a pagar esta diferença, referente ao período entre 1998 e 2002

Caraguatatuba - Funcionários públicos que têm horas extras para receber, referente ao período de 1998 a 2002, já começaram a receber o pagamento, desde o último hollerit, conforme informou o Secretário da Administração da Prefeitura de Caraguá, Pedro Ivo de Sousa Tau.
Essa falha no pagamento de horas trabalhadas por funcionários(e não recebidas na ocasião), foi detectada no final de 2005, e só comprometeu servidores que trabalharam a mais entre 1998 e 2002. Apesar desta diferença de pagamentos não ter relação com a atual Administração, o prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, achou justo acertar esses valores, uma vez que trata-se de um direito do servidor, que trabalhou muito além de sua jornada diária e acabou prejudicado de alguma forma.
Segundo o Secretário da Administração, "essa diferença salarial de servidores que fizeram horas extras e não foram pagos, foi apurada pelo setor de Recursos Humanos em 2005. Imediatamente o prefeito Aguilar quis incluir o valor total na LDO de 2006, para o orçamento de 2007, e assim, já iniciamos o pagamento, que vem junto ao salário. Com essa medida, o prefeito mostra mais uma vez preocupação e valorização do servidor público", disse Pedro Ivo.
Ao ser incluso na Lei de Diretrizes Orçamentárias em 2006, para a vigência de 2007, o valor referente às horas extras começou a ser pago ao funcionariado. De acordo com a SECAD, o total a ser repassado aos funcionários que trabalharam entre 1998 e 2002 é de R$ 500 mil. "Como são mais de 200 servidores, dividimos este pagamento de forma a contemplar a todos. Assim, quem tinha até R$ 1.000 reais para receber, ganhou a quantia integralmente. Já o servidor que tem mais dinheiro a receber, terá o benefício dividido em pagamentos iguais, todo mês, junto com o pagamento, até que seja quitada a dívida da prefeitura para com o funcionário", enfatizou o prefeito Aguilar, completando que, "nós não estamos fazendo isso para agradar os servidores, e sim, porque trata-se de um dever da prefeitura e direito do funcionário e temos o compromisso de valorizar aqueles que trabalham pela Administração Municipal", finalizou José Pereira de Aguilar. (Fonte: PMC)

Prefeito de Caraguá recebe atletas da Seleção Paulista de Beach Soccer
Dois dos atletas de caraguá estão confirmados para a Seleção Brasileira. A expectativa da SECER é que pelo menos 4 competidores sejam convocados

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, recebeu na quinta-feira, 08, em seu gabinete, a equipe de Beach Soccer do município - 4ª colocada no Campeonato Paulista da modalidade. Entre os atletas de Caraguá, seis fazem parte da Seleção Paulista e são campeões do Desafio Rio/São Paulo de Beach Soccer, e pelo menos quatro deles serão convocados para a Seleção Brasileira.
Na ocasião, Aguilar agradeceu aos atletas por levarem o nome de Caraguá para o Estado de forma positiva, que é pelo profissionalismo esportivo. "Caraguá está ganhando com vocês em ter vocês entre os melhores do Estado e, futuramente, do país, pois alguns estarão integrando a Seleção Brasileira e vamos ver vocês dizendo que são de Caraguá por onde for. Isso é motivo de muito orgulho para nós", disse o prefeito.
Durante o encontro, o técnico da equipe, Vitor Manoel da Fonseca Neto, mais conhecido como Vitor Gaúcho, explicou ao prefeito, que dos 10 atletas que compõem a Seleção Paulista, seis são da equipe caraguatatubense. "O Campeonato Paulista contou com 8 times e na convocação para a seleção, Caraguá foi o único município a disponibilizar seis competidores, que coincidentemente o Luid, foi o goleador do jogo Desafio Cariocas contra Paulistas, realizado no dia 4, em Santos. Dos 8 gols feitos, 5 foram dos atletas de Caraguá. Na categoria Sub-23, esta é a primeira vez em 14 anos que São Paulo vence o Rio de Janeiro", concluiu Vitor Gaúcho.
O diretor de Recreação da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação, Renato Leite Carrijo de Aguilar, explicou ao prefeito que o time presente é composto de competidores que disputariam os Jogos Regionais 2006 na modalidade de futebol de campo. "Decidimos levar uma segunda equipe de Beach Soccer para os regionais, já que por um erro, o nosso futebol ficou de fora da competição de Lorena, e a maioria deles se destacou e tivemos esse resultado positivo", disse o diretor.
Aguilar disse aos atletas que a Secretaria de Esportes está autorizada a dar todo o apoio necessário para os treinos e competições e acrescentou que Caraguá se tornará a Capital Paulista de Beach Soccer. "No aniversário da cidade, em abril, iremos inaugurar mais duas quadras de futebol de areia, sendo uma na praça do bairro Jetuba e outra no Jardim Gaivota, para estas inaugurações faço questão de fazer um grande evento, e vocês podem convidar seus famílias e seus amigos, quero que pelo menos 10 mil pessoas possam prestigiar o evento. Autorizo a SECER a trazer um atleta de grande nome da modalidade para fazer a festa com vocês". Disse.
Aguilar pediu ao Vitor Gaúcho que traga mais pessoas a praticar o Beach Soccer para que seja renovada a equipe e os atletas agradeceram ao prefeito pelo apoio dado à equipe e a SECER, por dar todo o apoio necessário para que eles pudessem mostrar seus potenciais.
Caraguatatuba teve um crescimento nos últimos anos no Beach Soccer. Em 2005 o município tinha 16 equipes, em 2006 22 e em 2007 já foram registradas na SECER 27 times masculino e 9 feminino, um total de 36 equipes. (Fonte: PMC)

Maratonista de Caraguá participa do Brasileiro de Cross Country
A atleta representou Caraguá em diversas cidades do estado e conseguiu se destacar

Caraguatatuba - A atleta caraguatatubense Roselaine de Souza Silva, que fez parte da equipe "Filhos do Vento" da SECER - (Secretaria de Esportes e Recreação), competirá no domingo, dia 11, no Campeonato Brasileiro de Cross Country no Rio de Janeiro. A atleta atualmente compete pelo Vasco da Gama e Reebok.
No dia 25, Roselaine participará do Campeonato Sul-Americano, no qual as três melhores conquistam índice para competir no Quênia. A atleta irá lutar para ficar entre as melhores e levar o nome de Caraguatatuba para fora do país. No dia 4, Rose como é conhecida, ficou em 3º lugar na primeira competição do Cross Country também na capital carioca.
Roselaine iniciou a carreira treinando com a equipe de base da SECER e se destacou nos Jogos Regionais de 2005, quando ficou com a 3ª colocação em sua categoria (25/29 anos). A atleta representou a cidade em diversos campeonatos no município e já conquistou quase 100 troféus, a maioria de 1º lugar. (Fonte: PMC)

Crianças se divertem na praia com projeto “Mar Mulengando”
Na terceira edição do Projeto Mar Mulengando, cem crianças participaram de diversas atividades de lazer e entretenimento, promovidas na praia do Indaiá, em Caraguatatuba

Caraguatatuba - A manhã de hoje, dia 9 de fevereiro, foi bem diferente para cem crianças que são atendidas pelos CEIs (Centros de Educação Infantil) de Caraguatatuba. É que eles participaram do Projeto Mar Mulengando, que proporcionou a eles bons momentos de lazer e entretenimento na praia.
Os CEIs são administrados pela Prefeitura de Caragutatuba, por meio de uma parceria entre a Secretaria da Educação e o Instituto Mamulengo Social. Para esse evento, também houve a colaboração do Quiosque Ancoradouro.
Esta foi a terceira edição do projeto, que beneficia crianças atendidas em todas as dez unidades em funcionamento na cidade. Desta vez, quem participou foi o grupo de crianças dos CEI Profª Célia Rocha Lobo, no bairro Perequê Mirim, CEI Profª Regina C. Chapira Launstein, no Travessão e, CEI Leonor Mendes de Barros, também no bairroTravessão.
Música, dança, brincadeiras diversas na areia e até um banho de mar estiveram na programação das crianças, no período das 9 às 11h. As crianças participantes do programa têm idades entre três e seis anos.
Eles também contaram com a participação de Gustavo Aimar, um profissional de recreação que foi responsável pela promoção das brincadeiras. Para ele, o contato com a praia e as diversas ações são bem importantes para as crianças. “Esse projeto é muito bom porque você vê o resultado de imediato. Elas se exercitam e obtém mais equilíbrio. Além de saírem da rotina, é a oportunidade para muitas que mesmo morando na praia, nem sempre têm a oportunidade de aproveitar isso”, completou.
A primeira edição do Mar Mulengando aconteceu no mês de janeiro e reuniu cerca de 70 crianças. As educadoras e coordenadoras são responsáveis pelas crianças e recebem apoio do Guarda Vidas durante as atividades na água. Ao final da recreação, elas recebem lanche e suco de frutas.
Conforme explicou Irlândia Ramos, coordenadora técnica do Instituto, a idéia desse projeto surgiu devido às diversas atividades que acontecem na cidade e podem ser praticadas por crianças acima dessa faixa etária. “Trabalhamos com crianças cujos pais trabalham e não tem tempo de levar seus filhos para passear, então estamos com essa ação diferenciada para atender essas crianças. A iniciativa também envolve a família e a comunidade, que são convidados a participar do Mar Mulengando”, finalizou. (Fonte: PMC)

Caraguá sedia encontro do Pró-Letramento e recebe participantes de 150 municípios
A cidade de Caraguatatuba sedia a partir de segunda-feira, a capacitação do Pró-Letramento, um programa do MEC criado para dar suporte pedagógico aos professores das séries iniciais em todo o país. Participantes de 150 municípios estarão no município durante esses dias.

Caraguatatuba - O município de Caraguatatuba novamente foi escolhido para sediar uma nova etapa da capacitação do Pró Letramento, um programa de formação continuada de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se do 3º Encontro de Capacitação de Tutores de matemática e, alfabetização e linguagem.
Representantes de mais de 150 cidades do estado de São Paulo chegarão à Caraguatatuba na próxima segunda-feira, dia 12, quando será iniciado o curso, que terá duração de três dias.
Toda a estrutura do evento é organizada na cidade pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Educação. O Centro Universitário Módulo – Unimódulo é parceiro na realização e ofereceu o espaço para a realização das atividades. A capacitação de matemática será realizada no Campus Centro e o curso de linguagem, na Casa Branca.
A cerimônia de abertura do encontro será realizada no Auditório Angelo Fonseca Nogueira e contará com a participação do prefeito José Pereira de Aguilar e da secretária da educação Silmara Selma Mattiazzo Bolognini. Todas as atividades serão realizadas nas salas de aula da instituição.
Um dos objetivos principais do Pró-Letramento é oferecer suporte pedagógico aos professores das séries iniciais do ensino fundamental, para elevar a qualidade do ensino da Língua Portuguesa e Matemática. Além disso, ele propõe situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente. Outro aspecto ressaltado por meio do programa é o desenvolvimento de conhecimentos para a compreensão da matemática e da linguagem e seus processos de ensino e aprendizagem, assim como a contribuição para que se desenvolva nas escolas uma cultura de formação continuada.
O Pró-Letramento é uma parceria entre o Ministério da Educação e universidades públicas e comunitárias que integram a Rede Nacional de Formação Continuada. As Universidades são responsáveis pelo desenvolvimento e produção de materiais para os cursos de formação e acompanhamento do professor tutor.
Ele ocorre em encontros presenciais com professor tutor e atividades individuais que totalizam 120 horas. A certificação também é emitida pelas universidades parcerias.
Caraguatatuba vem se destacando em ações na área educacional e devido a estrutura do município, vem sendo convidada para sediar tais encontros. No ano passado, a cidade recebeu uma etapa do Pró-Letramento, no qual participaram 131 municípios. Desta vez, o número de cidades participantes subiu para 153.
O prefeito José Pereira de Aguilar considera bastante importante o encontro e disse que a cidade estará sempre de portas abertas para sediar esse tipo de evento. A secretária da educação, Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, destaca a necessidade desse tipo de programa, para que a qualidade do ensino no país melhore e reflita para o alvo principal deste processo, que são os alunos.
Para oferecer uma melhor estrutura na acomodação dos visitantes, que devem ultrapassar 300 pessoas, já que cada município pode ter pelo menos um representante em cada encontro, a Secretaria da Educação realizou uma reunião com a Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba. Dessa forma, a rede hoteleira estará preparada para recepcionar os tutores que integrarão a capacitação durante os três dias. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Travessia de balsa ganha esquema extra

São Sebastião - Um total de 30 mil veículos devem utilizar a travessia da balsa entre São Sebastião e Ilhabela no Carnaval, segundo a Dersa (Departamento Rodoviário S/A). Cinco balsas vão operar 24 horas por dia na travessia, a maior delas com capacidade para 48 veículos.
Segundo a Dersa, a partir de uma parceria feita com a Associação Comercial de Ilhabela, os caminhões que fazem a entrega de produtos para as lojas não irão utilizar o serviço na sexta-feira, dia 16.
Durante o Carnaval, o tempo de espera na travessia deve variar entre 1h30 a 2h30. A Dersa e a prefeitura de Ilhabela definiram que os carros vão fazer o desembarque em fila dupla. Ficou decidido ainda que ambulâncias terão prioridade na travessia. (Fonte: ValeParaibano)

São Francisco ganha projeto para preservação de prédios
Bairro de São Sebastião tem casarões do século 19 que precisam de restauração

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião aprovou na última terça-feira o projeto de lei da prefeitura que cria o Programa de Revitalização do centro histórico e do bairro São Francisco.
Segundo a autora do projeto e diretora de Patrimônio Histórico da cidade, Fernanda Palumbo, 38 anos, o projeto foi pensado inicialmente para o centro da cidade, mas na sessão ordinária da Câmara foi apresentado um requerimento de urgência especial para incluir o bairro São Francisco.
Fernanda afirmou que o bairro é composto por casas e estabelecimentos comerciais com estruturas do século 19. Apenas o Convento Franciscano de Nossa Senhora do Amparo, de 1657, é tombado pelo governo do Estado.
"Essa lei já é estudada desde 1995, mas somente agora tivemos o apoio da prefeitura para concluí-lo. É a primeira lei que reconhece o patrimônio histórico do município sem o apoio financeiro do governo", disse Fernanda. Segundo ela, o objetivo é fazer com que moradores e comerciantes se envolvam e participem do projeto.
O interessado em restaurar sua propriedade deve entrar com um requerimento de conformidade na prefeitura e os técnicos do Patrimônio Histórico vão analisar o pedido baseados no planejamento do decreto. Aprovado, o morador ou comerciante não vai precisar pagar taxa de de aprovação do projeto que chega a custar R$ 5 por metro quadrado.
Quem aderir ao projeto vai obter isenções de IPTU, se for residência. Para comerciantes, a isenção será sobre a taxa de alvará, entre outros válidos por 5 anos.
FISCALIZAÇÃO - Fernanda disse também que as obras realizadas serão fiscalizadas pela Secretaria de Obras. "Essa é uma atitude concreta e cada um pode colaborar de um jeito para a melhoria da cidade", afirmou.
O Secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, disse que o projeto vai representar um incentivo à ocupação do centro histórico e do bairro São Francisco. "O diferencial do São Francisco é que ele é um bairro de atração turística".
Segundo o secretário, essa é uma antiga reivindicação da população. "Estamos trabalhando para isso. O importante é preservar o patrimônio com suas características", disse. O objetivo, segundo Buzi, é incentivar investimentos no município. (Fonte: ValeParaibano)

Escolas promovem resgate cultural

São Sebastião - A Secretaria de Educação da Prefeitura de São Sebastião firmou uma parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo da cidade com o objetivo de trabalhar nas escolas o resgate cultural.
Segundo a secretária de Educação, Marilene Ramachotti, a rede municipal tem 25 escolas de educação infantil e 24 escolas de ensino fundamental.
"O projeto da parceria desenvolve nas escolas o respeito à diversidade cultural no município", disse Marilene.
Ela informa que os professores passam por um trabalho de capacitação, com ajuda de professores do MEC (Ministério de Educação e Cultura) e de pessoas capacitadas, como historiadores e biólogos.
Após receberem uma carga de conhecimento, os professores estão preparados para ajudar os estudantes aentender a transformação da comunidade.
Marilene disse que as crianças aprendem a exercer o direito de cidadania respeitando a cultura.
Na escola municipal Chapeuzinho Vermelho, no bairro São Francisco, as crianças conhecem a história da cidade e do bairro e aprendem a valorizá-la e respeitá-la. "Um dos trabalhos realizados na escola conta a história de Dona Jandira, uma mulher pescadora que viveu no bairro. As crianças pesquisam sobre o assunto", disse a diretora da escola, Ana Paula Bertini de Souza. (Fonte: ValeParaibano)

Pacotão social: projetos de lei beneficiam população de baixa renda em São Sebastião
Propostas encontram-se em tramitação na Câmara e pode ser votadas já na próxima terça

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião aguarda a aprovação de três projetos de lei que beneficiam diretamente a população de baixa renda. O chamado "pacotão social" inclui a regularização fundiária por meio da criação de ZEIS (Zonas de Especial Interesse Social), concessão de plantas populares e a constituição do Fundo Municipal de Habitação. As três propostas apresentadas pelo prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, estão em tramitação na Câmara e poderão ser votadas já na próxima terça-feira (13/2).
O projeto de lei complementar 01/2007, que cria as Zonas de Especial Interesse Social (ZEIS), chegou a ser discutido no ano passado e volta ao Legislativo com objetivo de promover a regularização fundiária nos 42 núcleos congelados do município. As ZEIS são áreas destinadas exclusivamente à recuperação urbanística e ambiental, à regularização fundiária de assentamento irregular já existente e à produção de Habitação de Interesse Social (HIS), incluindo a recuperação de imóveis degradados, a provisão de equipamentos sociais e culturais, espaços públicos, serviço e comércio de caráter local. Todas são ocupadas por população de baixa renda, abrangendo favelas, loteamentos e parcelamentos irregulares. Só poderão ser implantadas com a demarcação no mapa das áreas de interesse social anexado à lei. As Zonas de Especial Interesse Social serão descritas e caracterizadas por decreto regulamentador, o qual deverá conter o levantamento planialtimétrico com respectivo memorial descritivo, cadastro sócio-econômico bem como plano de urbanização contendo medidas para garantir sustentabilidade urbanística, social e ambiental da área ocupada. Os representantes dos atuais ou futuros moradores pertencentes às ZEIS e seu entorno deverão participar de todas as etapas de elaboração do plano de urbanização.
Serão regularizadas as construções existentes localizadas e caracterizadas no levantamento planialtimétrico cadastral. Os terrenos e lotes não edificados respeitarão a taxa de ocupação de 80% e o coeficiente máximo de aproveitamento será o constante na Lei de Uso e Ocupação do Solo. A lei objetiva a regularização fundiária de construções irregulares já existentes nos núcleos de baixa renda, não alcançando eventuais direitos de titularidade ou possessórios aos ocupantes das áreas, respeitadas as legislações ambientais e urbanística no âmbito federal, estadual e municipal. "Será o maior projeto social da história de São Sebastião, pois vai regularizar as ocupações. Os moradores destas áreas não têm endereço e a aprovação do projeto os colocará como cidadãos. Mais de 22 mil pessoas serão beneficiadas", destaca o prefeito Dr. Juan Garcia.
Planta popular - Outro projeto direcionado à população de baixa renda é o que dispõe sobre prestação de serviços de concessão de plantas populares. Para viabilizar o programa, a Prefeitura solicita do Legislativo a autorização para firmar convênios com a União, Estado, Associações de Classe, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) e empresas municipais de economia mista. Desta forma, o município ou o órgão conveniado deverá promover a elaboração de projetos e prestar assistência na construção de moradia econômica, responsabilizando-se tecnicamente perante o CREA. A concessão de plantas será prestada às construções que sejam residências unifamiliares ou ampliações com área edificada de no máximo 70 metros quadrados. Somente serão prestados os serviços os interessados que possuírem o imóvel, objeto da planta popular, como o único no território nacional, que ainda não tenha gozado do benefício ou qualquer programa habitacional nos últimos cinco anos, além de a renda mensal não ultrapassar o valor de cinco salários mínimos. "Todo brasileiro tem direito à moradia digna. O programa de congelamento interrompeu o avanço da ocupação desordenada, mas agora precisa ter medidas para garantir a regularização urbanística e fundiária. Para promover essa regularização nas áreas de interesse social é necessária a aprovação da planta da construção e muitos deles não tem condições financeiras", ressalta o prefeito.
Fundo de Habitação - Também se encontra na Câmara o projeto de lei de autoria do prefeito Dr. Juan Garcia, que prevê a criação do Conselho e do Fundo Municipal de Habitação. O conselho terá caráter deliberativo e com a finalidade de assegurar a participação da comunidade na elaboração e implementação de programas, além de gerir o Fundo Municipal de Habitação, que será destinado a propiciar apoio político, técnico e suporte financeiro à implementação de programas de habitação voltados à população de baixa renda.
Os recursos do Fundo Municipal serão aplicados na construção de moradias; produção de lotes urbanizados; urbanização de favelas; construção e reforma de equipamentos comunitários e institucionais, vinculados a projetos habitacionais; regularização fundiária, aquisição de imóveis para locação social, serviços de apoio à organização comunitária em programas habitacionais e de saneamento básico, entre outras diretrizes. "A criação do Conselho e do Fundo Municipal é uma das exigências feitas ao município para fazer parte do chamado Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social, programa tem como característica principal viabilizar para a população de baixa renda o acesso a terra urbanizada e à habitação digna e sustentável", concluiu Dr. Juan. (Fonte: PMSS)

Prefeitura de São Sebastião aperta o cerco contra bicicletas em passeio público

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Divisão de Tráfego (Ditraf), da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), recolheu na manhã desta sexta-feira (9/02) três bicicletas estacionadas em calçadas na área central de São Sebastião. Outros cinco proprietários que apareceram no momento da ação foram notificados. Além de atender à lei federal da acessibilidade, a medida cumpre o que determina o Código de Trânsito Brasileiro.
A apreensão dos veículos ocorreu na calçada da rua Duque de Caixas, na agência do Banco Banespa. As bicicletas estavam amarradas à grade do banco, onde existe uma placa informando a proibição de se estacionar no local.
Segundo a gerência do banco, já foram feitas várias tentativas para conscientizar os usuários sobre a irregularidade, mas muitos ignoram. A agência possui dois bicicletários com capacidade para mais de 20 veículos cada.
De acordo com o chefe da Ditraf, Márcio Nonato, desde dezembro de 2006 a Prefeitura faz uma campanha de orientação junto aos ciclistas, e a partir a determinação é pela recolha das bicicletas. Atualmente há 28 bicicletários públicos e particulares instalados na região central e outros seis serão instalados.
Nonato ressalta que a calçada deve ser livre para a passagem do pedestre. Além de deixar encostada em paredes, muitos ciclistas amarram suas "magrelas" em postes de energia e de placa de trânsito. "Pelo Código de Transito Brasileiro, artigo 94, bicicleta também um veículo e assim não podem parar sobre o passeio e calçada", salientou Nonato.
"Pelo Código de Transito Brasileiro, artigo 94, bicicleta também um veículo e assim não podem parar sobre o passeio e calçada", salientou Nonato.
A vendedora Emília Mendes por pouco não ficou sem sua bicicleta que chegou a ser recolhido, mas foi entregue quando a jovem apareceu para retira-la e foi notificada. "Não sabia que não podia deixar lá", disse, mesmo com a placa informando a proibição.
Outra ação dos agentes de trânsito ocorreu na rua General Osório esquina com a rua Três Bandeirantes. Quatro bicicletas estavam amarradas na placa de sinalização, não deixando espaço para a passagem do pedestre. Como as proprietárias trabalhavam em uma loja nas imediações, retiram os veículos e também foram notificadas.
De acordo com o Márcio Nonato, todas as bicicletas recolhidas serão levadas para o pátio da Ditraf, localizado na rua Antônio Goulart Marmo, 300, no Centro. Elas serão registradas e os donos notificados. Não há multa para a retirada. (Fonte: PMSS)

Saúde valorizada: prefeito concede aumento da GPS e plantão à distância de médicos
Gratificação de todos funcionários do Pronto-Socorro sobe de 50% para 65%. Plantão à distância teve aumento de 35% para 50%

São Sebastião - Dentro da proposta de valorização dos servidores e também da saúde pública, o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, assinou no dia 1º de fevereiro dois decretos municipais que aumentam a gratificação dos funcionários do Pronto-Socorro (3691/2007) e o plantão à distância dos médicos e dentistas (3692/2007). A GPS subiu de 50% para 65% e abrange todos os servidores das duas unidades de Pronto-Socorro, no Centro e Boiçucanga.
Em maio de 2006, a Prefeitura já havia igualado as gratificações de médicos - até então com índice de 120% - em relação aos demais funcionários de Pronto-Socorro, que tinham apenas 25% de GPS. Também por meio de decreto, todos os profissionais passaram a receber 50% de gratificação, que agora aumenta para 65%.
Esta gratificação será calculada tendo por base o grau "A" da respectiva referência do servidor, incidindo somente sobre a carga horária efetivamente trabalhada nas atividades de Pronto-Socorro.
Ao todo, 37 médicos e 213 funcionários diversos foram beneficiados pelos aumentos das gratificações.
Plantão à distância - O decreto 3692/2007 elevou a gratificação do plantão à distância de médicos e dentistas de 35% para 50%. Isto vale para os profissionais que realizam o chamado plantão de cobertura além da jornada normal de trabalho. No ano passado, a Prefeitura regulamentou o plantão à distância e agora já estabelece aumento da gratificação. Todos estes benefícios foram apresentados em reuniões com o Sindicato dos Médicos.
"Isto significa a valorização da saúde e dos servidores no município", destaca o prefeito Dr. Juan Garcia. Desde 2005, a Prefeitura vem realizando uma série de inserções na saúde pública, como cursos de especialização para funcionários, reforma de postos, novo Programa de Saúde da Família, construção da maior unidade básica de saúde da região na Topolândia. Neste ano, o principal desafio é a municipalização do Hospital de Clinicas de São Sebastião. (Fonte: PMSS)

São Sebastião elege a Corte do Carnaval 2007
Secretária da Mocidade Independente da Topolândia e jornalista da Ki-Fogo conquistam simpatia dos jurados e do público

São Sebastião - Muito samba no pé, emoção e torcida. Foi assim a noite de quinta-feira (08/02) quando foi escolhida a Corte Momesca que vai representar o Carnaval 2007 em São Sebastião. Aproximadamente três mil pessoas acompanharam a premiação na Praça de Eventos da Rua da Praia, na região central.
A secretária Jemina de Oliveira Souza, 26 anos, representando a escola Mocidade Independente da Topolândia, conquistou o posto de Rainha do Carnaval sebastianense com uma diferença de 7,5 pontos sobre a segunda colocada e 1ª Princesa, Mariana Lopes, 19 anos, da mesma agremiação. Com 125,5 pontos, a animadora de festas Anaíldes Jesus da Silva, 22 anos, representando o Grêmio Recreativo Acadêmicos do São Francisco, foi eleita a 2ª Princesa.
Muito emocionada após ter seu nome confirmado como rainha, Jemina chorou e agradeceu aos jurados e à torcida. Foram oito anos de tentativa, dois deles como 1ª Princesa e agora a apoteose. "O nível estava forte, mas eu também estava confiante." Questionada sobre o momento em que achou que poderia conquistar a coroa, a nova rainha disse que dançou olhando nos olhos dos jurados, demonstrando que queria e merecia ser eleita.
Junto com Jemina, também foi escolhido o Rei Momo. Para o posto foi eleito o jornalista Paulo Henrique dos Santos, 28 anos, da Escola Ki-Fogo. Fugindo ao tradicional estereótipo de que rei Momo tem de ser muito gordo, com 1,80 metro e 97 quilos, Paulinho Popular, como é conhecido, conquistou os jurados com a animação que demonstrou no palco e recebeu 95 pontos. Mas a diferença para o segundo colocado, Celso Francisco de Lima, 43 anos, 1,70 metro e 169 quilos e cinco vezes rei Momo, teve 94,5 pontos.
Ele contou que esse ano entraria pela primeira vez na avenida na Harmonia da Ki-Fogo. "Mas agora vou representar todo o Carnaval da cidade." Como premiação, a rainha recebeu R$ 1,2 mil, o Rei Momo R$ 1 mil e as princesas R$ 600 cada uma.
Bateria - Para o diretor de Cultura, da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), Gleivison Gaspar, a eleição da Corte Momesca superou as expectativas. O nível das candidatas, indicadas pelas escolas de sambas, estava muito bom, e a participação da torcida trouxe novo brilho par aa Praça de Eventos da Rua da Praia..
Essa também é a opinião do presidente da Associação Sebastianense das Entidades Carnavalescas (Asec), Eli Roberto da Santana, que ressaltou a presença da maioria de moradores na festa. "Foi um evento que reuniu a comunidade sebastianense."
Além da coroação da Rainha e Rei Momo, a festa contou ainda com a presença Rainha do Carnaval de São Paulo em 2006, Beth Boyomo. Ela foi uma das juradas e após a apresentação das candidatas sambou no palco sob a bateria da Mocidade Independente da Topolândia e ao lado da Fabiana dos Santos Ramos, Rainha do Carnaval de São Sebastião em 2006.
Junto com Beth fizeram parte do corpo de jurado o Coreógrafo Marcelo Vitty e a estilista Sueli Marcondes, ambos de Caraguatatuba, e a professora de teatro Adriana Lira, de Ilhabela
Ainda na noite de quinta as baterias da cinco escolas que desfilam no Carnaval de Rua de São Sebastião - Acadêmicos do São Francisco, X-9 Canto do Mar, Topolândia, Ki-Fogo e Sol de Verão - fizeram apresentação especial de 15 minutos mostrando o que espera para o desfile do domingo (18/02).
A abertura do Carnaval 2007 acontece na próxima semana. Na sexta-feira (16/2), haverá o desfile do rei Momo, Rainha e Princesas, na Rua da Praia, a partir das 21h. Após a entrega da chave da cidade, o grande baile de Carnaval acontece com a apresentação do grupo "Aula Waga", seguida pelo músico baiano Cecéu Muniz, que agita as cinco noites do carnaval sebastianense. Informações pelo telefone (12) 3892-2620. (Fonte: PMSS)

Seduc realiza integração de professores com apostilas do Sistema Objetivo

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou nesta sexta-feira (9/02), no Teatro Municipal, um encontro com os professores, coordenadores e diretores das Escolas Municipais para o primeiro contato com o material apostilado do Sistema Objetivo Municipal de Ensino (Some).
O evento contou com a presença do prefeito de São Sebastião, Dr Juan Garcia, do presidente da Câmara Municipal, Marcos Leopoldino, da secretária de Educação, Marilene Ramachotti, secretários de Governo, Thirso Júnior, e da Fazenda, Amin Nossabein.
De acordo com o prefeito, o uso de apostilas para as escolas é mais uma realização da administração que sempre se preocupa em proporcionar o melhor ensino para as crianças. "As escolas são grandes redes de solidariedade, onde as famílias se encontram, queremos que todos os professores, diretores e coordenadores formem um grande time para melhorar ainda mais o ensino em São Sebastião", afirmou Garcia.
A diretora do Departamento Pedagógico da Seduc, Genoveva Pons Garcia, declarou que o material do Sistema Objetivo é equivalente em termos de desenvolvimento de habilidades ao utilizado no ano passado. "A apostila é mais um instrumento que professor e aluno têm em mãos para utilizar para a busca do conhecimento", disse.
A utilização do material didático reforça o compromisso da Seduc em proporcionar educação de qualidade a todos os estudantes de São Sebastião. O Sistema Objetivo será utilizado por dois anos em média.
De acordo com a secretária de Educação, Marilene Ramachotti Leite, a utilização do Some se deu em decorrência do processo de licitação e após a análise do Departamento Pedagógico. "Estamos compromissados com a educação de São Sebastião. Acreditamos na aceitação do material por parte dos profissionais que receberão capacitação buscando a qualidade do ensino, qualidade esta almejada por muitos de nós, enquanto pais", falou Marilene.
Segundo a assessora pedagógica do Sistema Objetivo, Cláudia Maria Costa Dias, os alunos e professores de São Sebastião terão em mãos um produto de extrema qualidade com mais de 40 anos de tradição. "A partir de 2000 iniciamos um trabalho específico com os municípios. A partir desse ano, contabilizamos 30 prefeituras que utilizarão nosso sistema nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro", destacou.
Segundo a Secretaria de Educação (Seduc), 5.554 alunos e 197 professores serão beneficiados com a medida. Informações pelo telefone (012) 3892-4717. (Fonte: PMSS)

Seduc convoca 93 candidatos do processo seletivo de professores

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou nessa semana a primeira atribuição de classes/aulas para os professores do processo seletivo 02/2006. Segundo a Seduc, 93 candidatos foram convocados e assinaram o contrato para iniciar sua jornada de trabalho a partir da próxima segunda-feira (12/02).
Entre os professores convocados, cinco foram chamados para o cargo de Professor de Educação Infantil, além de seis para Professor de Educação Fundamental (1ª a 4ª séries). Também foram convocados os professores para ocupar cargo de Professor III (5ª a 8ª) nas áreas de Língua Portuguesa (21), Matemática (18), História (5), Geografia (7), Ciências (8), Educação Artística (9), Inglês (4) e Professor de Educação Física (10).
Para mais informações sobre o processo seletivo, o interessado pode entrar no site oficial da Prefeitura (www.saosebastiao.sp.gov.br), no link Processo Seletivo, Educação/Professores. O edital do processo seletivo está disponível também no Paço Municipal, na sede da Seduc e no site www.ibamsp-concursos.org.br. A Seduc fica na rua José Agripino do Nascimento, 166, na Vila Amélia. O telefone é o (12) 3892-4717. (Fonte: PMSS)

Fiscais da Prefeitura vistoriam ligação de esgoto na Estrada do Cascalho

São Sebastião - Uma equipe de fiscais da Prefeitura de São Sebastião notificou nesta sexta-feira (09/02) cerca de 20 proprietários de imóveis na Estrada do Cascalho, em Boiçucanga, na Costa Sul, por não terem feito a ligação do esgoto na rede coletora da Sabesp.
O serviço vinha sendo realizado desde o ano passado e terminou nesta sexta-feira. Cerda de 60 casas foram vistoriadas.
A medida visa atender a lei municipal 848/92, em seu artigo 12, parágrafo 4º, que obriga a ligação das residências e estabelecimentos à rede publica de esgoto onde a mesma existir. Além disso, a fiscalização autuou os proprietários porque a referida via pública deve receber, em breve, nova pavimentação.
Os donos dos imóveis têm prazo de 10 dias para regularizar a situação. A multa para quem infringir a legislação varia de R$ 500 a R$ 5 mil, dependendo da infração.
A maioria das casas notificadas é de veraneio ou alugadas, o que, segundo os fiscais, prejudica o bom andamento dos trabalhos, pois as mesmas estavam fechadas ou o locatário estava ausente.
Outras ruas do bairro de Boiçucanga também serão vistoriadas pela fiscalização. (Fonte: PMSS)

Sectur recebe aproximadamente 50 inscrições para o grupo de dança Corpus

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) divulgou na tarde desta sexta-feira (9/02) que cerca de 50 pessoas se inscreveram para o Grupo Corpus, produto cultural do município que atuará ao lado do Coral Municipal, Grupo Infantil de Teatro e Banda Jovem Sectur.
O grupo de dança "Corpus" reunirá cerca de 40 integrantes divididos nas modalidades de jazz, sapateado, dança de rua e balé clássico. O Corpus terá a supervisão da coordenadora das Oficinas Culturais, Indiara Gomes. As aulas e ensaios serão ministrados pelos coreógrafos Gisleide Carmelo Winkler (Gigi), Júnior Rocha e Patrícia Apoliana. Segundo o diretor de Cultura, Gleivison Gaspar, o grupo dará seqüência ao trabalho de criação e resgate dos produtos culturais do município.
De acordo com a Sectur, está agendada para a próxima terça-feira (13/02), a partir das 14h, uma audição para escolher os dez melhores de cada modalidade. A Sectur ressalta que ainda está com inscrições abertas para os interessados que estejam com vontade e querem ter a oportunidade de estar em contato com a arte e a música. As inscrições poderão ser feitas na sede da Sectur, da Ambiental Litoral Norte (ALNorte), ou no dia da audição, no Teatro Municipal, até às 13h. Podem participar pessoas que tenham acima de 12 anos de idade.
Os participantes deverão levar um CD com uma música pré-selecionada por eles para executarem um número para os jurados em um tempo máximo de dois minutos. O público alvo, segundo os coreógrafos, são pessoas que estejam com vontade de entrar em contato com a arte da dança. A avaliação da audição será por ordem de chegada e os dançarinos deverão se apresentar com roupas adequadas.
Após a audição, a classificação final será divulgada no site da Prefeitura (www.saosebastiao.sp.gov.br), na Sectur e na sede da ALNorte, no dia 15 de fevereiro. O lançamento oficial contará com uma confraternização no pátio da Sectur, no dia 23 de fevereiro a partir das 20h.
A primeira apresentação do Corpus será na 3ª Mostra Livre de Dança que será realizada nos dias 20 e 21 de abril, em São Sebastião. Informações pelos telefones (12) 3892-2620 ou 3892-6700. (Fonte: PMSS)

Instituto apresenta projeto sócio-ambiental para Ilha das Couves

São Sebastião - Representantes do Instituto Guapuruvú se reuniram na manhã desta sexta-feira (9/02), com o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, e o secretário de Meio Ambiente, Teo Balieiro, para apresentar um projeto sócio-ambiental para ser desenvolvido na Ilha das Couves, localizada entre os bairros Barra do Sahy e Preta, Costa Sul da cidade.
A idéia é fazer uma ocupação sustentável na área de 50 hectares, que hoje é um local com direitos possessórios em face de Manoel Figueiredo Gonçalves. Ele mantinha atividades ligadas à agricultura e criação de animais exóticos.
Apesar do exercício da posse, o local sempre foi visitado por pescadores veranistas, que encontraram na região a possibilidade de fazer acampamentos, iniciando a depredação do local.
O projeto será protocolado na Secretaria Municipal de Meio Ambiente para apreciação e posterior análise jurídica. (Fonte: PMSS)

PAT pede a construtoras que só divulguem vagas cadastradas no órgão
Empresas estariam encaminhando desempregados ao PAT sem disponibilizar vagas

São Sebastião - A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), através do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) esclarece a população que só disponibiliza vagas para as construtoras Queiroz Galvão e Camargo Correa quando as empresas comunicam ao órgão que precisam de trabalhadores.
De acordo com a diretora do PAT, Elizete Nossabein, as empresas não são obrigadas a colocar as vagas no Posto. “Mas elas também não podem utilizar o nome do PAT sem colocar as
vagas em nossa unidade.”
Conforme Elizete, muitos desempregados procuram o posto depois de ir às empresas e serem informados que as vagas serão preenchidas pelo órgão, o que não condiz com a realidade. Dados do PAT apontam que em 2006 a Camargo Correa disponibilizou ao PAT 47 vagas, sendo 31 para Ajudante Geral e 30 pessoas foram admitidas. Para lixador, das quatro oferecidas, duas foram preenchidas. Para operador de escavadeira (3 vagas), operador de trator esteira (2), soldador (5), encanador industrial (2) não foram encontradas mão-de-obra qualificada na região, por isso houve necessidade da empresa trazer de fora do município por haver exigência de experiência em dutos.
A Construtora Queiróz Galvão não tem colocado vagas no PAT há um ano. Na semana passada a diretora do PAT se reuniu com representantes da empresa para esclarecer a utilização indevida do nome do PAT. Na ocasião, a empresa disse que iria admitir ex-funcionários, por isso não colocaria as vagas no PAT.
“As empresas foram orientadas a não encaminhar os trabalhadores para se cadastrar no PAT se não dispor as vagas à população em geral, evitando as expectativas a respeito das vagas”, disse Elizete Nossabein.
Ela ressalta que a situação do desemprego é preocupante na região, que o município está crescendo e por isso a administração está discutindo a falta de qualificação dos trabalhadores na área de dutos. “Queremos qualificar para evitar que essas empresas tragam mão-de-obra de fora. Dessa forma, evitaremos problemas como o fluxo migratório que traz problemas de saneamento,habitação, educação, saúde, entre outros.”
Ainda de acordo com a diretora do PAT a Prefeitura está fechando convênio com a Petrobras e Senai para iniciar entre março e abril o curso “Preparo para o Mercado de Trabalho, Carpinteiro de Formas, Introdução a Soldagem, Pedreiro, Montador de Andaime, Maçariqueiro, Montador/Encanador, Soldador Eclético e Pintor Industrial. Os cursos teóricos serão nas salas de aula. Em uma segunda fase
esses trabalhadores irão para a parte prática no galpão que está sendo construído ao lado do Centro Integrado Profissionalizante (CIP), no bairro da Topolândia.
Outro exemplo de parceria para qualificação será feito com a Ecobus que tem dificuldade para conseguir mão-de-obra qualificada na função de Motorista Profissional com Habilitação, categoria E. Através do PAT será oferecido o curso “Qualificação e Formação para Motoristas Profissionais”.
“Esperamos que através desse exemplo surjam novos parceiros”, disse Elizete.
Ainda de acordo com ela, na região do Litoral Paulista, que conta com oito PATS, foram ofertados no mês de janeiro 734 vagas sendo que dessas 151 foram de São Sebastião (20,57% ). Desse total, foram colocadas no mercado de trabalho 356 pessoas na região, sendo 11,51% no município.
Dados do PAT em janeiro de 207
1.851 atendimentos
567 atendimentos novos
1.284 retornos
151 vagas novas
430 encaminhados para disputar 151 vagas
129 pessoas convocadas – 29 não compareceram
41 pessoas apenas foram colocadas no mercado de trabalho
3.979 trabalhadores estão aguardando emprego no mercado formal
2.495 precisam de qualificação
Para 1.851 atendimentos realizados foram verificados 1.659 oportunidades de empregos

Vagas oferecidas conforme setor de economia:
Serviços - 54% das vagas,
Comércio - 28% das vagas,
Construção civil - 4% das vagas,
Indústrias de transformação - 5% das vagas,
Outros setores – 8% das vagas.

O que sustenta a economia local é o setor de serviços e comércio ou seja:
Garçons, barman, copeiros e sommeliers,
Costureiras
Salgadeira
Confeiteiro
Churrasqueiro
Operadores do comércio em geral em lojas e mercados
Cozinheiros
Mantenedores de edificações
Recepcionistas
Trabalhadores de manutenção em geral de edifícios
Cuidadores de idosos e crianças
Camareiros
Promotor de vendas
Vendedor do comércio varejista
Empregado doméstico em geral
(Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi


Carnaval 2007 começa na próxima sexta, 16, em Ubatuba
O Galo da Meia Noite de Ubatuba é um bloco de embalo que surgiu em 1996, quando alguns amigos resolveram inventar algo que abrisse o Carnaval na cidade. Desde então, o Galo da Meia-Noite se reúne no Perequê-Açu, às 24h da sexta-feira

Ubatuba - Foliões de todo o Brasil que virão festejar o carnaval em Ubatuba já poderão começar a brincadeira na sexta-feira, dia 16. O bloco de embalo Galo da Meia-Noite se reunirá no bairro do Perequê-Açu para dar início à grande festa do carnaval. Todos os anos, um trio elétrico que acompanha o bloco arrasta consigo uma pequena multidão, em torno de mil participantes. Para quem quiser participar, o abadá custa R$ 20 e dá direito a comprar cerveja a R$1,00. Ele pode ser adquirido no Bar do Leme, ou no Posto do Jija, no Perequê-Açu.
O Carnaval de Ubatuba, em 2007, promete ser uma grande festa que irá agradar foliões de todas as idades. A ênfase deste ano será para o carnaval tradicional, com o resgate dos blocos de samba-enredo, incentivo aos blocos de embalo e às marchinhas carnavalescas. Os eventos estão sendo promovidos pela prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Fundart, em parceria com Comtur.
Como acontece tradicionalmente, os blocos desfilarão na Av. Iperoig, sendo que a concentração será na área em frente ao estabelecimento "Rei da Batida".
Além dos blocos que desfilarão na Avenida Iperoig, o Baile Popular Carnavalesco, que acontece há cinco anos, com grande sucesso, na Praça Exaltação da Santa Cruz, será mais uma opção para quem gosta de comemorar o carnaval à moda antiga. Essa brincadeira, promovida pela prefeitura, por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), acontecerá de 18 a 20, a partir das 21h. As marchinhas serão tocadas por uma banda composta por dez músicos, que tocam: trompetes, sax, trombones, bombardino, violão, contrabaixo, percussão e voz.
Os blocos - No sábado, desfilam o bloco da terceira idade "Recordar é Viver", além da Turma do Funil e o divertido bloco da Caxorrada, em que homens se vestem de mulheres e vice-versa. No domingo, a festa fica por conta das Escolas de Samba do Itaguá, Perequê e Estufa. Na segunda, os blocos Recordar é Viver, Água Doce e Caxorrada desfilam novamente e na terça, as escolas de samba do Itaguá, Perequê e Estufa.
O Bloco D´o Guaruçá, grupo que incentiva o carnaval de marchinhas no município, terá trajeto próprio, partindo da praia do Cruzeiro com direção à Rua Esteves da Silva e dispersão no entorno da Igreja Matriz.
Só para as crianças - Durante os quatro dias de folia, 17,18,19 e 20, acontecerá a já consagrada Matinê no Tubão, resgatando o tradicional Carnaval de Salão, contando com a presença da Banda Tropical, animando a criançada das 15:00 as 18:00 horas.
O trânsito - A Prefeitura de Ubatuba realizará alterações no trânsito do centro da cidade durante os dias de carnaval, de 16 a 20 de fevereiro. Para não prejudicar moradores, turistas e comerciantes, a Avenida Iperoig será fechada somente meia hora antes dos desfiles. A previsão de término dos desfiles é por volta das 2h. Nesse período, a indicação para as pessoas que necessitam transitar no sentido Itaguá/Perequê-Açu é seguir pela Rua Dom João III e virar na Rua Cel Domiciano, seguir até a Rua Condessa de Vimieiro ou pela Rua Dr.Esteves da Silva.
A Avenida Iperoig será fechada na madrugada de sexta para sábado, somente a partir da 1h da manhã, para a passagem do Galo da Meia-Noite. No sábado e na segunda, o trânsito será interditado a partir das 21h, já que o desfile começa às 21h30. Já no domingo e na terça, a Avenida será fechada a partir das 22h e o desfile começa às 22h30.
A única mudança que ocorre no trânsito, além do fechamento da Avenida, é o trecho da Rua Esteves da Silva entre a Rua Jordão Homem da Costa e a Av. Iperoig. Normalmente, esse trecho é mão única, mas durante o carnaval ele se tornará mão dupla para atender àqueles que desejam seguir rumo ao Perequê-Açu.
Para quem mora ou está hospedado em bairros, é mais aconselhável utilizar a Rodovia BR-101, e evitar passar por dentro do bairro do Itaguá para chegar ao Centro. Quem fica no Itaguá tem diversas opções para se dirigir à pista. Alguns exemplos são as avenidas Capitão Felipe e Bernardino Querido e as ruas Robillard de Marigny e Taubaté.
Estacionamento - Quem quiser estacionar com mais conforto nas imediações do Centro de Ubatuba existem duas opções. Um bolsão funcionará dentro da Ilha dos Pescadores das 18h às 2h. A outra opção é a área situada ao lado do Aeroporto. A Comtur será responsável pela organização de ambos. Na primeira opção será cobrado um valor de R$ 2,00 por hora. Já no Aeroporto o valor será de R$ 5,00 por seis horas. Cada estacionamento contará com, aproximadamente, 200 vagas e maior segurança.
Dica: usar o bom senso - Para quem mora nas imediações do Centro, início do Bairro Itaguá e Perequê-Açu, a dica é deixar o carro em casa e sair passeando a pé. Segundo o Coordenador de Trânsito, Ronaldo Lopes, existem diversas vantagens nessa atitude. "Além de evitar uma possível lentidão no trânsito e dificuldade para estacionar, andar a pé propicia bem-estar e descontração. Uma vez que as pessoas vêm para Ubatuba para desacelerar o ritmo do dia-a-dia, caminhar combina com a situação." (Fonte: PMU)

Projeto do Presidente da Câmara institui Programa de Prevenção e Tratamento da Hepatite C em Ubatuba
A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei que institui o Programa Municipal de Prevenção e Tratamento da Hepatite C em Ubatuba

Ubatuba - O Programa, elaborado pelo presidente da Câmara, vereador Dr. Ricardo Cortes (PP), tem por finalidades facilitar e promover o acesso dos portadores às políticas públicas de tratamento e combate à doença; esclarecer a população sobre os perigos e riscos de infecção e formas de prevenção e tratamento, além de defender os direitos dos portadores de Hepatite C.
De acordo com o programa o sistema municipal de saúde deverá realizar exames laboratoriais e respectivos resultados visando agilizar um diagnóstico precoce da Hepatite C. Além disso serão realizadas campanhas para detectar pessoas infectadas e de esclarecimento junto a setores que lidam com tatuagens, piercings, instrumentos cirúrgicos e odontológicos, acupuntura, depilação, manicuro, pedicuro e também usuários de drogas injetáveis e pessoas que tenham feito transfusão de sangue antes de 1992.
O referido projeto de lei também institui o Dia Municipal de Luta Contra a Hepatite C, que será comemorado no dia 12 de agosto de cada ano.
Para os já portadores da doença e, após sancionado o projeto, a prefeitura deverá facilitar e agilizar o fornecimento de medicamentos e o transporte para tratamento fora do município, além de garantir vagas nos hospitais públicos ou conveniados ao SUS.
Segundo Dr. Ricardo a enfermidade é causada por um vírus, o HVC, que se aloja no fígado e destrói as células hepáticas e a principal via de transmissão é a transfusão de sangue. "A Hepatite C é um problema significativo de saúde pública devido ao grande número de casos que evoluem para a cronicidade, por isso elaboramos um projeto que prevê a agilização dos exames e de seus resultados, uma vez que a doença tem uma progressão muito lenta", explicou Dr. Ricardo. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Escola Maestro Pedrinho é inaugurada com festa
Nova escola atende mais de 200 alunos dos bairros do Horto, Figueira e Pé da Serra

Ubatuba - A comunidade da região oeste de Ubatuba recebeu na manhã desta sexta-feira, 9, a entrega da Escola Municipal Maestro Pedro Alves de Souza - Maestro Pedrinho. A escola, que fica às margens da Rodovia Oswaldo Cruz, na região mais populosa da cidade, tem oito salas de aula de ensino fundamental e uma sala de pré-escola, atendendo a mais de 200 alunos dos bairros do Horto, Figueira e Pé da Serra.
A festa de inauguração teve apresentações de música com a Escolata - grupo formado por crianças da comunidade, que antes estudavam nas dependências da escola Celestino Aranha, no bairro do Horto - e dança, trabalhos coordenados pelo monitor Elias Batista e pela professora Mariana Noronha.
O evento foi prestigiado por diversos diretores de escola, secretários municipais e líderes comunitários. Para Daniel Graça Pereira, o Sabiá, líder comunitário do bairro da Figueira, a escola inaugurada, antiga reivindicação da comunidade, é um sonho realizado. "Desde 92 pedimos a instalação de uma escola para atender as comunidades próximas e agora estamos vendo a conquista de um sonho".
O vereador Claudinho Gulli lembrou, durante seu discurso, que a escola era uma necessidade dos bairros daquela região. "Os moradores da região precisavam desta escola e como nenhum bairro tem sido esquecido nesta administração, pudemos acompanhar mais uma realização que beneficia muita gente", declarou o vereador.
O respeito ao cidadão foi a tônica da fala do secretário de Educação, Arnaldo da Silva Alves. "Com a inauguração desta obra passamos a oferecer o que há de melhor para a comunidade da região oeste, demonstrando respeito para com os alunos, pais e funcionários da escola", disse Arnaldo.
O prefeito Eduardo Cesar anunciou que a educação de Ubatuba não se faz apenas com inaugurações. "Fico feliz em poder trazer aos moradores da região oeste essa importante obra, que se fazia necessária, mas não é só de inaugurações que nosso trabalho é feito. Durante todo o ano temos equipes de manutenção visitando as 45 unidades escolares de norte a sul do município e isso faz diferença no atendimento aos alunos, mas principalmente, temos os olhos voltados para os professores e funcionários das escolas, que dão vida a essas construções", disse Eduardo Cesar.
Durante seu pronunciamento o prefeito anunciou outras obras na área de educação: "Estaremos entregando este ano as escolas do Ipiranguinha, a Emei do Centro e também daremos início, em breve, ao processo de implantação do Centro do Professorado Ubatubense, visando oferecer possibilidades de aperfeiçoamento profissional aos docentes de nossa rede municipal;", finalizou.
Patrono - A família do patrono da Escola estava presente à inauguração. Vanda Bello Barbosa, viúva do maestro, Gracita Souza, filha e Sol, a neta, acompanharam a cerimônia de inauguração em lugar de honra. Muito emocionada, Vanda recebeu uma homenagem e em seu pronunciamento falou como deseja que o maestro seja lembrado. "Espero que daqui há muito tempo, quando uma criança entrar nessa escola e perguntar quem foi Pedro Alves de Souza, alguém possa responder: Foi um homem de bem". (Fonte: PMU)

Prefeitura convoca população para combate ao mosquito da dengue

Ubatuba - Visto que os casos de dengue notificados no município vêm aumentando consideravelmente, a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde tem implementado suas ações, principalmente nas áreas mais atingidas, que são o Centro e a região Oeste. A responsabilidade da população também é grande, uma vez que a maior parte dos criadouros está em quintais particulares. Em janeiro, foram notificados 88 casos suspeitos, sendo que três já deles foram confirmados. Apenas neste início de fevereiro, foram notificados, até agora, 82 suspeitos.
Entre as ações que estão sendo realizadas nas áreas mais atingidas, estão a nebulização, para conter a incidência dos insetos alados e a busca por criadouros. Agentes de Controle de Vetores e de Saúde da Família foram mobilizados para agir junto à comunidade no bloqueio e controle de vetores. Estão sendo feitas vistorias nas casas, inclusive em calhas e caixas d’água.
Não confunda os sintomas - Apesar das evidências que apontam para um possível surto da doença, o superintendente de proteção à Saúde, Neiton Nogueira, afirma que os sintomas podem ser confundidos com outras viroses, típicas dessa época do ano, em que o calor é intenso. "As sintomatologias são parecidas, por isso, muita gente acaba por confundi-las. O paciente deve atentar para o principal sintoma, que é a febre alta. Outros indicativos são a dor-de-cabeça e no fundo dos olhos e indisposição geral."
Neiton explica ainda que é de extrema importância procurar um médico nesses casos e afirma que o exame solicitado pelo médico é apenas um indicativo e não comprova a infecção. "O paciente deve entender que hemograma não tem condições de diagnosticar, ele apenas dá parâmetros para suspeitar de dengue, pois confirmação é feita por meio de testes laboratoriais. O teste que confirma a dengue só pode ser feito seis dias após o início dos sintomas."
Mesmo que os sintomas já tenham passado após os seis dias, é importante que a sorologia seja feita, para confirmar ou descartar a suspeita de dengue. Somente por meio desses dados, será possível determinar com clareza qual é a realidade relativa à dengue no município.
Prevenir é a solução - A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é preciso acabar com os lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito, os chamados "criadouros". Para diminuir a incidência do mosquito, ou até mesmo, eliminá-lo, é importante não deixar água acumulada em nenhum recipiente. Até mesmo uma tampa de refrigerante pode servir de criadouro para o mosquito da dengue.
A população deve desempenhar um papel fundamental no controle dos vetores, limpando seus quintais e denunciando possíveis criadouros. O telefone para denúncia é: 3832-6810. (Fonte: PMU)




Semana de 09/02 à 15/02/2007

 

CINE PORTO (Ubatuba)
 

"Diamante de sangue"
ás 16:00 - 18:40 - 21:10 hs



CINE PASSEIO (Ubatuba)


"A grande familia"

ás 15:00 - 19:00 hs

"Uma noite no museu"
ás 17:00 - 21:10 hs


 

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

A luz da fé

E houve uma noite de breu
Em que as nuvens tormentosas
Esconderam a lua e as estrelas
E o chicote do vento
Açoitou o mar
E no oceano tão grande
Um barco de pesca tão pequeno
Das bandas lá do sul
Lutava para transpor com segurança
As montanhas de água
E o perigo dos parcéis
Até que a tripulação
Em trabalho e desespero
Vislumbraram um farol de salvação
Diante da baía de Ubatumirim
E lá se esconderam das procelas
Até repararem que existia
Somente a luz das velas
E das orações dos suplicantes
Na igrejinha
De Nossa Senhora dos Navegantes.

Félix Cabral

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Amanhecer no Perequê Açú ©Juliano Gregori

Amanhecer no Perequê Açú
©Juliano Gregori

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor