Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 13 de Fevereiro de 2007 - Nº 1706 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
UNIMÓDULO recepciona alunos com aula e orientação
UNITAU empossa chefes das clínicas
Atleta UNIMÓDULO vence Copa Verão de Jiu Jitsu

Caraguatatuba
Chuvas deixam família desabrigada em Caraguá
Eventos esportivos de Caraguá atraem atletas de toda a região
Grupo de Auxílio Civil de Caraguá realiza treinamento pela “Trilha do Gasoduto”
Abertas as inscrições para campeonatos de Futebol em Caraguá
Reiniciam as Sessões Ordinárias em Caraguá
Caraguá é bem representada em Campeonato de Jiu Jitsu em Ubatuba

Ilhabela
-

São Sebastião
Praia Deserta recebe I Troféu Ventos e Velas
Rock na Praia agita fim de semana em São Sebastião
Moradores de núcleos congelados vão acompanhar votação das ZEIS
Prefeitura quer desafetar terreno para remoção de famílias de área de mangue
Nova diretoria da Sociedade Amigos do Itatinga quer sede e projetos culturais
Decretado ponto facultativo em São sebastião durante o Carnaval
Subprefeitura da Costa Sul divulga serviços realizados em janeiro de 2007
Orquestra da USP reúne amantes da música erudita no Teatro Municipal
Instituto Ideia apresenta resultados de avaliação dos alunos
Skatistas detonam em manobras no 1º Circuito Sebastianense
São Sebastião registra maior quantidade de chuva este ano
Professores participam do 2° Encontro de Alfabetização e Linguagem
Após sucesso em São Sebastião, Teatro Mágico retorna ao Municipal
Alunas do projeto “Atividade” recebem tratamento estético


Ubatuba
Novos temas entram na pauta dos estudos sobre a Lei de Uso e Ocupação do Solo
Começam as inscrições para triatlo em Ubatuba
Candidatos a Conselheiros Tutelares de Ubatuba apresentarão candidaturas à comunidade
Campeonato de BMX em Ubatuba foi adiado devido às chuvas
Sebrae na Praia orienta empreendedores em Ubatuba

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

UNIMÓDULO recepciona alunos com aula e orientação

Litoral Norte - Os estudantes do Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO foram recepcionados nos primeiros dias de aula com um ritmo intenso de aulas. Quase que não houve tempo para os tradicionais trotes, embora alguns calouros não tenham escapado das brincadeiras dos veteranos mais atentos, que usaram tintas coloridas para dar as boas vindas aos novos alunos.
Os três novos cursos oferecidos pela Instituição foram bem sucedidos e iniciados com salas cheias. O secretário geral do UNIMÓDULO, João Evangelista, conta que Matemática, Gestão Pública e Gestão Comercial atenderam a demanda. "A procura pelos novos cursos superou nossas expectativas", disse. Gestão Pública foi a opção mais procurada.
Para alguns cursos, já tradicionais na Instituição, ainda há vagas. Os interessados devem buscar informações na Unidade Centro para fazer uma prova agendada.
Já no primeiro dia de aula os estudantes foram informados sobre os novos projetos pedagógicos a serem desenvolvidos pela instituição, baseados em estratégias inovadoras de ensino. A reitoria do UNIMÓDULO explica que professores e coordenadores estão preocupados em cumprir o cronograma de aulas. "A idéia é não perder tempo", disse o pró-reitor acadêmico da instituição, Maurício Ribeiro da Silva.
Segundo ele, os alunos procuram o UNIMÓDULO para ter aulas. "E nós fazemos isso", garante. "Os coordenadores visitaram todas as salas para informar aos alunos sobre as inovações pedagógicas, sobre os cursos e o funcionamento da Instituição. É preciso manter a disciplina para atender a meta de oferecer conhecimento".
Trotes - Justamente para manter esse foco e disciplina citados por Maurício que os trotes foram inibidos dentro da instituição. O pró-reitor diz que, existem alunos que não ficam satisfeitos com o trote. "Alguns chegam a reclamar por nosso serviço de ouvidoria", contou. "Eles se sentem humilhados e maltratados com a ação intempestiva de alguns veteranos", continuou. "Embora importantes, temos o registro de somente dois casos que, considerando o número de alunos da Instituição, indica que os fatos são ações isoladas que não refletem o clima de tranqüilidade no qual se deu a recepção dos calouros."
O professor Carlos Focesi concorda. "Em primeiro lugar porque os trotes violentos e expositivos são proibidos por Lei e, em segundo, porque a história tem nos mostrado que as pessoas têm perdido os limites, o respeito à dignidade e idoneidade física, como já vimos nas Universidades de Mogi e São Paulo, onde já se chegou ao óbito de calouros".
A nova estudante do curso de História, Adriana Coutinho, chegou mais cedo e evitou ser recepcionada por um veterano. "Já fui logo procurando a minha sala e o meu cantinho, assim ninguém reparou em mim", contou.
Outros acham que os trotes são interessantes. "Os trotes são válidos desde que saibam fazer", disse Anderson Liqui. Para a nova aluna de Letras, Monique Baborbosa, o trote é uma maneira divertida de fazer amizade. "Acho legal desde que não seja pesado". (Fonte: Módulo)

UNITAU empossa chefes das clínicas

Litoral Norte - A Reitora da Universidade de Taubaté, Profa. Dra. Maria Lucila Junqueira Barbosa, empossou na manhã desta segunda-feira, dia 12, os chefes das clínicas de Psicologia, de Odontologia e de Fisioterapia. Assumiram os cargos a Profa. Ms. Lenita de Azeredo Freitas, o Prof. Dr. Nivaldo André Zöllner e o Prof. Ms. Renato José Soares, respectivamente.
Na ocasião, a Reitora cumprimentou os professores e ressaltou a importância do trabalho que cada um deve desenvolver nas clínicas da UNITAU. “Conheço a história dos três dentro da Universidade e tenho certeza que todos farão um bom trabalho”.
Os professores Nivaldo André Zöllner e Renato Soares já ocupavam as chefias de suas clínicas como comissionados. A Profa. Lenita Freitas, por sua vez, substitui a Profa. Dra. Maria de Fátima Camargo Dias Ferreira. (Fonte: UNITAU)

Atleta UNIMÓDULO vence Copa Verão de Jiu Jitsu

Litoral Norte - Osieo Hecher, atleta Bolsa Esporte UNIMÓDULO, conquistou o título de campeão da 10ª Copa Verão de Jiu Jitsu, em Ubatuba. Ele compete na catagoria pesadíssimo.
A Copa Verão, realizada dias 10 e 11 no ginásio Benedito Pinto Filho – TUBÃO, foi o primeiro evento de abrangência nacional do calendário da FESP - Federação do Estado de São Paulo de Jiu Jitsu. Ao todo participaram cerca de 600 atletas brasileiros de diversos estados.
 (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Chuvas deixam família desabrigada em Caraguá
Três dias de chuvas constantes deixaram cerca de 15 bairros alagados em Caraguatatuba, nas regiões Centro e Sul.

Caraguatatuba - A forte chuva castigou as regiões Centro e Sul de Caraguatatuba. De acordo com o setor de Defesa Civil, da Prefeitura Municipal, mais de 15 bairros tiveram pontos de alagamento, entre eles o Pegorelly, Perequê-Mirim, Porto Novo, Jardim Porto Novo, Praia das Palmeiras, Jardim das Palmeiras, Morro do Algodão, Pontal Santa Marina, Poiares, Jardim Gaivotas, Indaiá, Centro e Casa Branca.
Segundo a diretora da Defesa Cilvil, Cláudia Prado Ruiz, “na região do Pegorelly as famílias ficaram numa situação bastante difícil, mas apenas uma aceitou deixar sua casa.
Os demais moradores se recusaram a sair. Próximo do Pegorelly, no Perequê-Mirim e Jaraguá, houve transbordo do rio, e cerca de 80% das casas construídas perto do local foram atingidas”, disse. Conforme o relatório da Defesa Civil, entre 11 e 12 de fevereiro (domingo e manhã de segunda-feira), foram atendidos 10 chamados e vistoriadas mais de 30 ruas com pontos de alagamento.
A chuva constante durou 3 dias e atingiu um índice pluviométrico de 83,5 milímetros. A família desabrigada foi removida pela equipe da Defesa Civil e encontra-se abrigada no CEMUG – Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves.
As residências alagadas, segundo a explicação do CONDEC, em sua grande maioria foram construídas no nível da rua ou um pouco abaixo. É importante destacar que algumas ruas foram alagadas por entupimento de valas, devido à grande quantidade de mato e de lixo acumulado.
A Defesa Cicil de Caraguá continua em estado de alerta, para atender às chamadas de emergência, pelo 193(ligação gratuita), caso a chuva persista nos próximos dias. (Fonte: PMC)

Eventos esportivos de Caraguá atraem atletas de toda a região

Caraguatatuba - Caraguatatuba está se destacando cada vez mais por realizar diversas atividades esportivas, que estão atraindo atletas de toda a região. No sábado, dia 10, e domingo, dia 11, as atrações das praias Martim de Sá e Camaroeiro foram a 2ª etapa de Vôlei de Praia e a 1ª etapa do Campeonato de Futvôlei, respectivamente.
Para a disputa de Vôlei de Praia participaram cinco duplas de Caraguá e São José dos Campos. O primeiro lugar ficou com a dupla visitante Henrique e Sidnei, a vice-liderança foi conquistada por Erik e Barão de Caraguá, e em 3º ficou a dupla Matheus e Léo, também de Caraguá.
O campeonato de Futvôlei atraiu 11 duplas, que contou com a participação do secretário de Esportes de Ubatuba, José Luis Bittencourt Júnior, que veio à competição para prestigiar os eventos esportivos do município.
Participaram da disputa atletas de Ubatuba, São José dos Campos, São Sebastião, além dos atletas da casa. Os competidores Linguinha e Carioca, de Caraguá, foram os campeões; em segundo lugar ficou a dupla Thiago e Evandro de São José dos Campos. Quem levou o troféu de 3º colocado foi a dupla sebastianense Marquinhos e Adri. Os três primeiros colocados de cada campeonato foram premiados com troféus. (Fonte: PMC)

Grupo de Auxílio Civil de Caraguá realiza treinamento pela “Trilha do Gasoduto”
Esta foi a segunda vez que membros do GAC Albatroz passaram pela “Trilha do Gasoduto” – num percuso de descida do alto da serra até Caraguá, pela mata. O percurso de cerca de 13km visou destacar os trechos com passagem mais difícil, já que a trilha poderá ser usada por técnicos que participarão da construção da base de Gás

Caraguatatuba - Integrantes do GAC – Grupo de Auxílio Civil Albatroz, de Caraguatatuba, participaram neste fim-de-semana de um treinamento, que consistiu em passar pela “Trilha do Gasoduto”, aberta recentemente pelo GAC no meio da mata, no trecho que começa no alto da Serra e termina em Caraguá, nas proximidades da Fazenda Serramar.
Sob a orientação do Comandante Lucenir Camilo Braga, 9 membros do GACC iniciaram a caminhada pelo trecho no sábado, às 22h, e terminaram o percurso no domingo, por volta das 13h. O principal objetivo deste treinamento foi estudar os níveis de dificuldade do trajeto, entre outras coisas. Segundo destacou o Comandante Braga, “nesse percurso pudemos avaliar os trechos onde há sinal para celular, já que as cachoeiras às vezes atrapalham a transmissão, e ainda, medir a dificuldade de alguns trechos. Têm locais em que é possível caminhar normalmente, mas há trechos em que é necessário utilizar também as mãos. Fora isso, em algumas partes da trilha, só é possível passar utilizando cordas”, explicou Braga.
Essa vistoria, conforme informou o GAC Albatroz, se faz necessária em razão da construção da Base de Gás, porque o caminho poderá ser bastante utilizado pelos técnicos durante o processo de instalação do gasoduto, e foi especialmente para essa finalidade que o Grupo de Auxílio Civil abriu essa trilha na mata. (Fonte: PMC)

Abertas as inscrições para campeonatos de Futebol em Caraguá

Caraguatatuba - A LICAF – Liga Caraguatatubense de Futebol e a SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, abriram inscrições para dois campeonatos de futebol de campo no município.
Para as competições do tradicional Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo e Campeonato de Futebol Hipermaster, acima de 50 anos (ano base 1957), já podem ser retiradas as fichas na SECER ou na LICAF, por clubes e responsáveis por equipes de futebol filiados à Liga.
O congresso técnico para o campeonato em homenagem ao aniversário da cidade acontece no dia 27, terça-feira, às 19h na SECER.
A SECER fica na Avenida José Herculano, 50, Jardim Britânia. Para mais informações, falar com Leandro ou procurar a sala da LICAF, que fica abrigada na Secretaria de Esportes.
(Fonte: PMC)


Reiniciam as Sessões Ordinárias em Caraguá
Esta será a primeira sessão após a Prestação de Contas

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba reinicia suas Sessões Ordinárias semanais após o Recesso de Ano Novo e dos Vereadores, bem como as Férias Coletivas dos Funcionários e Assessores e a Prestação de Contas do Prefeito que abre tradicionalmente o semestre Legislativo.
A primeira Sessão Ordinária semanal após a Prestação de Contas do Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB), que tradicionalmente abre o semestre Legislativo, na verdade é a segunda pela ordem, terá um projeto do Executivo e dois de autoria dos Vereadores.
Do Executivo, Projeto de Lei introduz alterações na Lei 1001, de março de 2003, sobre o Perímetro Escolar. Esta lei diz respeito a proibição de venda de bebidas alcoólicas e cigarros num raio de 100 metros das unidades escolares no município.
De autoria do Vereador Aurimar Mansano (PTB), proposta que troca os quadros negros por quadros brancos na rede municipal de ensino. O objetivo é evitar os inconvenientes causados pelo pó de giz.
Finalizando do Vereador Aureliano Gonçalves Pereira (PSC), propositura proíbe a queima de pneus, lixos, vegetação rasteira, restos de poda e demais detritos na zona urbana de Caraguatatuba. A medida visa a preservação do Meio Ambiente e acaba com o mal cheiro das queimadas urbanas.
A Sessão Ordinária semanal acontece toda terça-feira a partir das 19h30, com entrada franca a população, sendo transmitida ao vivo pela rádio Caraguá FM – 89,5 Mhz ou pelo site da própria emissora na Internet. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá é bem representada em Campeonato de Jiu Jitsu em Ubatuba

Caraguatatuba - Uma equipe com 13 alunos da escolinha de Jiu Jitsu da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá esteve em Ubatuba, sob o comando do professor André Medeiros, nos dias 10 e 11, sábado e domingo, onde participou do Festival de Verão 2007 de Jiu Jitsu e Submission. Os competidores fizeram bonito e conquistaram uma boa posição na competição.
Medeiros lutou na categoria sem kimono, especial pluma, e conquistou a 2ª colocação. Na final, o atleta caraguatatubense perdeu para o atual campeão mundial, Jean Fileto, de Ubatuba. “Infelizmente perdi a final, mas ao mesmo tempo, fiquei feliz pelos meus alunos, por representar bem o Jiu Jitsu de Caraguá e por lutar nesse evento que participo desde 2.001 e, onde sempre subi no podium”, disse.
No dia 11 (domingo) André Medeiros foi campeão na faixa marrom pluma e seus alunos conquistaram boas colocações. Os atletas Juliana Barbosa, Thiago Ferreira, Celso Aparecido, Flavio Ribeiro e René de Oliveira conquistaram a 1ª colocação e os alunos, Heitor Barbosa, Ademir de Souza, Walter Fernando ficaram em 2ª lugar.
O professor disse que os atletas da escolinha de Caraguá têm potencial para conquistar títulos para o município. “Nossos atletas têm capacidade suficiente para conquistar títulos importantes. Estamos focados agora no Campeonato Paulista, que será realizado em abril, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Caraguá será representada por 15 competidores” afirmou o professor.
Para participar da escolinha de Jiu Jitsu da prefeitura de Caraguá, as inscrições podem ser feitas no núcleo esportivo da CIEFI Benedito Inácio Soares, no Massaguaçu, de segunda a sexta-feira, a partir das 13h. A idade mínima para fazer as aulas é de 6 anos.
Medeiros agradece o apoio da Secretaria de Esporte de Recreação, Unimódulo, Box Amazonas, Ilha Vidros. (Fonte: PMC)

Grupo de Auxílio Civil de Caraguá realiza treinamento pela “Trilha do Gasoduto”
Esta foi a segunda vez que membros do GAC Albatroz passaram pela “Trilha do Gasoduto” – num percuso de descida do alto da serra até Caraguá, pela mata. O percurso de cerca de 13km visou destacar os trechos com passagem mais difícil, já que a trilha poderá ser usada por técnicos que participarão da construção da base de Gás

Caraguatatuba - Integrantes do GAC – Grupo de Auxílio Civil Albatroz, de Caraguatatuba, participaram neste fim-de-semana de um treinamento, que consistiu em passar pela “Trilha do Gasoduto”, aberta recentemente pelo GAC no meio da mata, no trecho que começa no alto da Serra e termina em Caraguá, nas proximidades da Fazenda Serramar.
Sob a orientação do Comandante Lucenir Camilo Braga, 9 membros do GACC iniciaram a caminhada pelo trecho no sábado, às 22h, e terminaram o percurso no domingo, por volta das 13h. O principal objetivo deste treinamento foi estudar os níveis de dificuldade do trajeto, entre outras coisas. Segundo destacou o Comandante Braga, “nesse percurso pudemos avaliar os trechos onde há sinal para celular, já que as cachoeiras às vezes atrapalham a transmissão, e ainda, medir a dificuldade de alguns trechos. Têm locais em que é possível caminhar normalmente, mas há trechos em que é necessário utilizar também as mãos. Fora isso, em algumas partes da trilha, só é possível passar utilizando cordas”, explicou Braga.
Essa vistoria, conforme informou o GAC Albatroz, se faz necessária em razão da construção da Base de Gás, porque o caminho poderá ser bastante utilizado pelos técnicos durante o processo de instalação do gasoduto, e foi especialmente para essa finalidade que o Grupo de Auxílio Civil abriu essa trilha na mata. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Praia Deserta recebe I Troféu Ventos e Velas

São Sebastião - Sol forte, ventos que variaram entre cinco e nove nós e a participação de aproximadamente 50 velejadores das cidades de Ilhabela, Praia Grande, Mairiporã e São Sebastião. Essas foram as principais características do 1º Troféu Ventos e Velas, iniciativa da Secretaria de Esportes de São Sebastião, em parceria com a Federação de Vela do Estado de São Paulo.
O evento contou com cinco regatas ao longo de todo o último sábado (10/02), e reuniu os velejadores do Navega São Paulo, projeto social criado pelo Governo do Estado. As disputas foram nas classes optmist, holder e dingue.
As cidades de Ilhabela e Praia Grande se destacaram na competição. Os atletas do arquipélago venceram nas categorias optmist feminino e veterano masculino, holder B e na Regata das Cidades. Já a cidade da Baixada Santista venceu nas categorias optmist iniciante, holder iniciante, holder feminino, dingue iniciante e dingue veterano. São Sebastião foi destaque na categoria holder A, com Johny Atallah e Pedro Paulo, respectivamente primeiro e segundo. A cidade ficou em quarto lugar na Regata das Cidades.
O chefe de divisão de esportes náuticos da Secretaria de Esportes, Rafael Mendes, disse que a competição foi diferenciada, como forma de promover a integração entre os velejadores do Projeto Navega São Paulo.
Já a árbitra da Fevesp, Sibylle Buckup, destacou mais uma vez a qualidade do canal de São Sebastião, o que dá uma maior segurança para realização de regatas dos chamados barcos monotipos.
No calendário da vela em São Sebastião, nos meses de maio e junho a cidade recebe o Troféu Brasil-Centro, que serve como Seletiva para o Mundial de Optmist, que ocorre no segundo semestre na Itália.
“Estamos virando a cidade com muito esporte. Centenas de crianças na pista de skate e as regatas que dão oportunidade aos iniciantes da vela. Vamos fazer com que o Estado e o País enxergue São Sebastião como um lugar que investe no esporte”, esclarece o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia.

Confira os vencedores:

Optmist Iniciante
Luís Caio (Praia Grande)
Wilson Gomes (Ilhabela)
João Pedro (Ilhabela)

Optmist Feminino
Júlia Pessini (Ilhabela)
Maura Tassone (Ilhabela)

Optmist Veterano
Amauri Jesus (Ilhabela)
Nicolas Souza (Ilhabela)
Geovane Mariano (Ilhabela)

Optmist Projeto
Janderson Walter (Mairiporã)
Carlos Rafael (Mairiporã)
José de Jesus (Praia Grande)

Holder A
Johny Atallah (São Sebastião)
Pedro Paulo (São Sebastião)
Max Henrique (Praia Grande)

Holder B
Ronyon Silva (Ilhabela)
Marcos Vinícius (São Sebastião)
Raphael Seoya (Praia Grande)

Holder Iniciante
Gilson Tadeu (Praia Grande)

Holder Feminino
Daniela Dias (Praia Grande)
Lourdes Santos (Praia Grande)

Dingue Iniciante
Rafael Silva (Praia Grande)
José Carlos (Praia Grande)

Dingue Veterano
Sílvio Bello (Praia Grande)

Dingue Projeto
Rodrigo Paraíso (Mairiporã)
Igor Carvalho (Praia Grande)

Holder Dupla
Ronyon Silva/Eliab
Rafael/Willian
Daniela/David

Dingue Trio
Rafael/Machado/Danilo
Aline/Zé Carlos/Igor
Diego/Éder/Jeferson

Regata das Cidades
Ronyon/Maura (Ilhabela)
Rafael/Lenadro (Praia Grande)
Rodrigo/Yago (Mairiporã)
Pedro Paulo/Cristiane (São Sebastião)
Max/Valéria (Praia Grande)
(Fonte: PMSS)

Rock na Praia agita fim de semana em São Sebastião

São Sebastião - Um rodízio de bandas de rock do Litoral Norte agitou o fim de semana em São Sebastião, com a segunda edição Rock na Praia, evento criado pela Secretaria de Cultura e Turismo.
Na sexta-feira, 9 de fevereiro, passou pelo palco da nova Praça de Eventos da Rua da Praia as bandas “Sem Paritura” e “Necessary Evil”. No sábado, 10 de fevereiro, foi a vez das bandas “Código de Barra” e “Imperium”. No último dia de evento, mesmo com a chuva, houve o encerramento da segunda edição com a Banda Sabugo Seco, da Costa Sul de São Sebastião.
Esta foi a segunda edição do Rock na Praia. “A idéia é proporcionar a apresentação de bandas de diferentes estilos. Proporcionamos uma programação eclética e valorizamos as bandas locais”, esclarece o diretor de Cultura, Gleivison Gaspar. (Fonte: PMSS)

Moradores de núcleos congelados vão acompanhar votação das ZEIS

São Sebastião - Cerca de 100 moradores dos chamados núcleos congelados de São Sebastião vão acompanhar de perto a votação em regime de urgência especial do projeto de lei do Executivo que cria as ZEIS (Zonas de Especial Interesse Social)
A proposta, que chegou a ser discutida no ano passado, volta ao Legislativo com objetivo de promover a regularização fundiária nos 42 núcleos congelados do município sem a elevação de gabarito.
Na sessão ordinária da Câmara de São Sebastião desta terça-feira (13/02), deverão comparecer à sala vereador Zino Militão dos Santos, moradores da Vila Baiana, de Barra do Sahy, e Vila Tropicanga, de Boiçucanga.
As ZEIS são as áreas ocupadas por população de baixa renda, abrangendo favelas, loteamentos e parcelamentos irregulares.
Os moradores da Tropicanga têm um motivo especial para apoiar a aprovação da lei, pois a área é alvo de uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado, publicada no final do ano passado, que determina a remoção de 695 pessoas de 258 casas. A aprovação das ZEIS, além da regularização fundiária, significa o fim da ação judicial em relação a 218 famílias. As outras 40, que se encontram em área de risco ou dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, terão de deixar o local. Mas a Prefeitura, em parceira com o Governo do Estado, já iniciou a construção de 30 casas populares no bairro, o que resolveria pelo menos 70% dos problemas.
De acordo com o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, a aprovação das ZEIS será o maior projeto social da história da cidade, pois regulariza as ocupações.
“Os moradores destas áreas não têm endereço e a aprovação do projeto os colocará como cidadãos. Serão mais de 22 mil pessoas beneficiadas”, avalia. (Fonte: PMSS)

Prefeitura quer desafetar terreno para remoção de famílias de área de mangue

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião encaminhou na última semana ao Legislativo um projeto de lei que dispõe sobre a desafetação e a doação de bem público, em face da Secretaria Estadual de Habitação, através da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), para construção de conjunto habitacional.
O terreno, com área de 3.953 metros quadrados, está situado no sistema de recreio do Loteamento Balneário Turístico Enseada, localizado no bairro do Canto do Mar. O valor venal do terreno é de R$ 53,4 mil.
“A idéia de desafetação do local e doação da área é minimizar o déficit habitacional e assegurar a possibilidade de acesso à moradia nas camadas menos favorecidas”, explicou o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, em sua justificativa.
Segundo explicou a chefe de Divisão de Habitação, Cláudia Lima, a idéia é fazer um acordo com a CDHU para remoção das famílias que possuem casas em uma área de mangue, localizadas na Avenida Nereidas, no Canto do Mar.
“Essas pessoas estão sofrendo com o avanço do mar e a administração precisa dar uma solução. A área do terreno seria suficiente para construir 30 casas”, avalia. (Fonte: PMSS)

Nova diretoria da Sociedade Amigos do Itatinga quer sede e projetos culturais

São Sebastião - Com a posse da nova diretoria da Sociedade Amigos do Itatinga (Saita), na última sexta-feira (09/02), a construção de uma sede própria é uma das prioridades para o biênio 2007/2008. O investimento no social, também está na pauta do presidente André Luís Oliveira, o Dedé, que quer que o bairro tenha uma maior representatividade.
“Sei que teremos uma boa parceria com a Prefeitura e com a Câmara para que nosso bairro seja bem atendido”, disse Dedé.
Ele ressaltou ainda que, além de trabalhar pela limpeza do bairro, quer trabalhar em projetos culturais como bate-lata e artes plásticas. Também levar assistência social e investir no esporte como incentivo para as crianças e jovens.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, esteve presente na posse e ressaltou o processo eleitoral, e também que a diretoria trabalhe cobrando do Executivo, mas também do Legislativo. “A Prefeitura propõe os projetos, mas quem aprova é a Câmara.” Ele disse ainda que a Prefeitura quer regularizar a situação de casas no bairro, por meio do projeto das Zeis, que beneficiária cerca de 20 mil pessoas.
Presente também na posse, o vereador Robson Ceará, representante do bairro, disse que “Não é mérito algum fazermos nossa parte. É nossa obrigação saber quais são os anseios da comunidade e lutar por eles.”
O assessor de Relações Comunitárias da Prefeitura, Lucelmo Lacerda, ressaltou a faixa etária da nova diretoria, inferior a 25 anos, que além de ser jovem, tem idéias inovadores para a melhoria do Itatinga.
Fazem parte da nova diretoria, além de Dedé, o vice-presidente Alessandro da Silva Lopes, o Negó, o primeiro tesoureiro Paulo Vitor, o segundo tesoureiro Thiago, o primeiro secretário Raimundo, a segunda secretária Iara, o diretor Esportivo Tom e o diretor Social Robson.
 (Fonte: PMSS)

Decretado ponto facultativo em São sebastião durante o Carnaval

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, assinou na última o decreto 3696/2007, determinando como ponto facultativo os dias 19, 20 e 21 de fevereiro, respectivamente, segunda, terça e quarta-feira de Carnaval.
O decreto informa que o ponto facultativo não trará prejuízos aos serviços essenciais, como Pronto Socorro, coleta de lixo, limpeza urbana e fiscalização de trânsito. Estes serviços funcionarão normalmente nos dias de Carnaval. (Fonte: PMSS)

Subprefeitura da Costa Sul divulga serviços realizados em janeiro de 2007

São Sebastião - A Subprefeitura da Costa Sul de São Sebastião, responsável pelas administrações regionais de Maresias, Boiçucanga e Juquehy, divulgou nesta semana a relação de todos os serviços executados na região em janeiro de 2007.
Diversas áreas passaram por reformas ou receberam benfeitorias. Os funcionários efetuaram, dentre uma série de atividades, limpeza das praias; operação tapa-buracos na Estrada do Cascalho, no bairro de Boiçucanga, que deve ser totalmente recuperada em breve; colocação de refletores em locais públicos; nivelamento de ruas e avenidas que não são pavimentadas; reforma de pontes; retirada de sucata ao longo da SP-55 em determinados trechos; instalação e a troca de ventiladores em algumas unidades escolares; fixação de placas informando onde são os núcleos congelados, uma vez que várias delas foram danificadas ou retiradas.
Também foram feitos o assentamento de bloquetes e tubos; pintura de lombadas; desassoreamento de valas; concretagem de sarjetas; manutenção elétrica nos prédios onde funcionam o Programa Saúde da Família (PSF); varrição e capina de vias públicas e em áreas pertencentes às escolas; recolhimento de podas; desobstrução de tubulações; colocação de asfalto frio em determinadas ruas dos bairros de Paúba e Toque Toque Pequeno; e pintura das salas de aula de alguns colégios.
Em Maresias foram desenvolvidas algumas obras como a recuperação da escola Dulce César Tavares, aterramento de terreno aonde a feira livre vem funcionando, e instalação da parte elétrica na futura instalação da regional do bairro, entre outras que estão em andamento.
Já para outros serviços solicitados pelos moradores da Costa Sul como, por exemplo, a drenagem de via pública, o secretário da Secretaria das Subprefeituras (Sesub), José Carlos Moreno, disse que dependem de uma análise técnica para serem executados. “As obras de manutenção não exigem muito estudo.”
O expediente das regionais é feito de segunda à sexta-feira, das 7 às 17horas. Em Boiçucanga, a população pode contar ainda com o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e os serviços das divisões ligadas a Secretaria da Educação (Seduc) e a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh). O atendimento é realizado no prédio onde funcionava a antiga ‘Padaria da Ponte’, na avenida Walkir Vergani, em frente à Polícia Militar.
Em breve, o Correio e o Banco do Povo também devem ser instalados no local. (Fonte: PMSS)

Orquestra da USP reúne amantes da música erudita no Teatro Municipal

São Sebastião - Com lotação máxima, o Teatro Municipal de São Sebastião recebeu na noite do último sábado (10/02), a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp), que promoveu uma apresentação excelente nos quesitos de musicalidade e emoção. A cada música, o maestro Ronaldo Bologna comentava a vida e obra dos autores.
A apresentação lembrou clássicos como Mozart, Guerra Peixe e Astor Piazzolla. Além deles, Bologna lembrou uma música de Camargo Guarnieri, primeiro regente da Osusp. O evento teve a presença do secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buz, e de representantes da Universidade de São Paulo (USP), como o diretor do Cebimar, professor Dr. Álvaro Esteves Migotto.
O sucesso com o público foi tão grande que os músicos se despediram duas vezes, mas voltavam para apresentar mais uma música. “Podemos ver que não é só a cidade que é calorosa na temperatura, mas o povo que nos acolhe”, disse o maestro Ronaldo Bologna.
Para a moradora de São Sebastião, Paula Sampel, 47 anos, a apresentação foi excelente, principalmente porque a maioria dos habitantes da cidade não tem acesso à cultura erudita, e esse evento foi gratuito. “Sempre gostei das músicas das grandes orquestras, essa iniciativa é excelente para nós que não temos tanto acesso e hábito de ir a esses eventos”, ressaltou.
História - A Osusp foi fundada em 1975, pelo então reitor Orlando de Paiva, que confiou sua direção ao maestro e compositor Camargo Guarnieri. Com o falecimento do maestro Camargo Guarnieri em 1993, foi conduzido ao cargo de diretor artístico e regente titular o maestro Ronaldo Bologna.
Em 1996 foi realizada uma série de gravações que resultou na edição de um CD exclusivamente com obras de Camargo Guarnieri.
Em junho de 2000, a Orquestra Sinfônica da USP excursionou pela Alemanha.
A Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo vive nesse momento o processo de sua própria reinvenção. O objetivo é a excelência da execução musical por meio dos programas de concertos de música erudita. Tem, por outro lado, um potencial de crescimento proporcional às possibilidades de pluralização de sua atuação. Novas idéias, novas abordagens, novos espaços de apresentação, novos programas, associações inesperadas, novas leituras, passeios pela música erudita contemporânea, música popular etc. O diferencial expressa-se na busca pela inclusão no mundo da música de outras faixas de público e consolidando as já conquistadas. (Fonte: PMSS)

Instituto Ideia apresenta resultados de avaliação dos alunos

São Sebastião - O Instituto para o Desenvolvimento, Investigação e Avaliação Educacional (Ideia) apresentou na manhã desta segunda-feira (12/02), no Teatro Municipal de São Sebastião, aos diretores e coordenadores de 23 Escolas Municipais, os resultados obtidos pelas unidades, na avaliação realizada pelo Ideia entre os dias 6 e 8 de dezembro de 2006 com os alunos de 3ª e 5ª séries.
Estiveram presentes a diretora geral do Instituto, Myriam Tricate, a diretora do Departamento Pedagógico, Genoveva Pons Garcia, e a secretária de Educação, Marilene Ramachotti Leite. A avaliação do Ideia para os alunos versou nas áreas de língua portuguesa, matemática, habilitação meta-cognitiva, contexto sócio-cultural e auto-avaliação das estratégias de linguagem em 23 escolas municipais de São Sebastião.
De acordo com Marilene, a avaliação do Instituto na rede municipal foi muito positiva, pois teve grande participação dos professores nos dias de avaliação. “Hoje é o dia de rever conceitos e promover a devolutiva dos resultados com comentários do Instituto”, explicou a secretária.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), esta avaliação externa é necessária porque proporciona instrumentos aos professores para planejar, replanejar e desfazer os entraves da aprendizagem, dando a eles um perfil de sua sala de aula, contribuindo para a melhoria da prática educacional. Cada diretor recebeu os resultados contendo dados estatísticos e notas individuais.
A diretora do Instituto Ideia afirmou que foi muito gratificante fazer a avaliação em São Sebastião pois o Instituto foi bem recebido e teve o envolvimento de todos os professores e diretores. “É importante ressaltar que no estudo realizado a ausência de alunos nas escolas foi baixa, o que mostra um fator muito positivo para a rede municipal”, ressaltou Myriam.
 (Fonte: PMSS)

Skatistas detonam em manobras no 1º Circuito Sebastianense

São Sebastião - Mais de 100 skatistas das cidades de São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba, São José dos Campos, Jacareí, Lorena e São Paulo participaram do 1º Circuito Sebastianense de Skate, disputado no último sábado (10/02), na pista da nova Praça de Eventos de São Sebastião. A pista, com 7 mil metros quadrados, é considerada pelos esportivas como uma das melhores do Brasil. Os atletas, com idades entre 6 e 30 anos, disputaram baterias nas categorias mirim, iniciante, amador e feminino.
Pela categoria mirim, com idade até 12 anos, o vencedor foi Iago Cosmos, de São José dos Campos, seguido pelo sebastianense Felipe Leite. O terceiro colocado foi Gabriel Machado, de São Bernardo do Campo. Na iniciante, Felipe Belinetti, de São Paulo, foi o grande vencedor, seguido por Mateus Carrasco, de São Sebastião, e Willian Severino de Freitas, de São Sebastião.
Já na categoria amador, Filipe Ferreira de Souza, de São Paulo, foi o vencedor. Lucas Silva, de Jacareí, ficou em segundo, enquanto Rafael Levi, de Jacareí, terminou em terceiro. A categoria feminino foi dominada pelas caraguatatubenses. A classificação final ficou Taíne Vieira Valente em primeiro, Luciana Braga em segundo e Thaís Mione, em terceiro.
O diretor de Eventos da Prefeitura de São Sebastião, José Reis, disse que o evento superou as expectativas. “Realizamos o 1º Circuito para termos uma idéia do retorno. E não poderia ser melhor: muitos inscritos e um nível técnico bom. Novos campeonatos serão realizados ainda este ano”.
A organização do evento foi da Secretaria de Esportes, com apoio dos monitores do “Bom na escola, bom no skate”, projeto criado no bairro de Maresias.
A dona de casa Enilda Mariano, mãe dos pequenos André Vinícius e Luís Francisco, de três e seis anos respectivamente, soube do campeonato pela internet e fez questão de viajar mais de 150 Km entre Lorena e São Sebastião para ver os filhos competirem.
“A iniciativa da Prefeitura de São Sebastião é muito boa. Fiz questão de vir e trazer meus filhos, já que ouvimos que a cidade tem a melhor pista do Brasil. Como não temos uma dessa em Lorena, venho para cá”.
André Vinicíus, com apenas três anos, ainda não pôde competir, mas arriscou algumas manobras. Já o irmão, Luís Francisco, de seis anos, competiu na categoria mirim. Entre os 20 inscritos, terminou em sexto lugar, com atletas que tinham até 12 anos. Pela dedicação e exemplo demonstrado na pista, o pequeno ainda foi agraciado com um prêmio de participação.
Já a comerciante Solange Kajimoto trouxe a pequena Gabriele, de três anos, para acompanhar o evento. “Ela adora o skate e já arrisca umas manobras. É importante esse incentivo, pois tira muitas crianças e jovens das drogas e da criminalidade”.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, foi conferir de perto a competição e já avisou que pelo menos cinco novas pistas serão construídas ainda este ano na cidade.
“Depois da temporada vamos iniciar as obras das pistas do Itatinga, Praia Grande e Barequeçaba. Além disso, no segundo semestre teremos a construção de mais duas, uma em Boiçucanga e outra no Pontal da Cruz”, explica. (Fonte: PMSS)

São Sebastião registra maior quantidade de chuva este ano

São Sebastião - São Sebastião registrou no domingo (11/02) a maior quantidade de chuva do ano. Durante todo o dia choveu 113,5 milímetros cúbicos, o equivalente a 113,5 litros de água por metro quadrado. O município está em estado de atenção. Foram abertos 18 boletins de chamadas envolvendo alagamentos em ruas, queda de árvores em rodovia e transbordamento de rio. Não houve desabrigados.
De acordo com o chefe da Defesa Civil, Paulo Galeano, o maior volume de água foi registrado no bairro São Francisco, onde foi feita a medição do índice pluviométrico. Nessa região também foi formado um buraco no acostamento e pista da rodovia Rio -Santos, no trecho sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagens (DER).
Na altura da Praia Preta, na área central, a queda de uma árvore sobre a rodovia provocou a interdição da pista por aproximadamente uma hora para a retirada dos galhos e tronco. Na Costa Norte foram registradas inundações em ruas do loteamento São Marcos, no bairro Canto do Mar, devido ao transbordamento do rio Perequê-Mirim.
Ocorrências também na Costa Sul com alagamento de residências e queda de barrancos. Em Boiçucanga, uma equipe da Defesa Civil vistoriou na manhã desta segunda-feira (12/02) o deslizamento de terra no início da rua Beira Rio. A terra caiu ao lado da residência do motorista Agnaldo Aparecido Maccari, 29 anos, que agora está preocupado e quer construir um muro de arrimo.
Na mesma via, cerca de um quilômetro acima, um pouco terra caiu sobre a rua e uma equipe da Subprefeitura foi encaminhada ao local para fazer a desobstrução da área.
Em Maresias, foram registros três boletins de chamadas, sendo um por risco de queda de residência e dois de alagamento nas casas. Em um dos imóveis, de acordo com Paulo Galeano, a entrada da casa foi construída abaixo do nível da rua. Já em Paúba também houve alagamento de imóvel.
A Defesa Civil informa que não houve desabrigados, mas as famílias foram orientadas para que se houvesse necessidade procurassem casa de parentes ou amigos para permanecerem até que as águas retornassem ao nível normal. (Fonte: PMSS)

Professores participam do 2° Encontro de Alfabetização e Linguagem

São Sebastião - Os professores do ensino fundamental de São Sebastião participaram no último sábado (10/02), na Escola Municipal Henrique Botelho, do 2° Encontro de Alfabetização e Linguagem, promovido pela Secretaria de Educação (Seduc), realizado na Escola Municipal Henrique Botelho.
Os 80 professores foram divididos em duas turmas: uma que realizou o curso na última quarta e a segunda no sábado. O evento tem por objetivo desenvolver junto com os professores do Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries), as capacidades lingüísticas como ler, escrever, falar e ouvir em diversas situações. O tema de sábado foi à matemática
O encontro faz parte do programa Pró-Letramento oferecido pelo Ministério da Educação em parceria com o município. Entre fevereiro e junho acontecerão encontros semanais com os professores das áreas envolvidas, totalizando 120 horas de atividades. (Fonte: PMSS)

Após sucesso em São Sebastião, Teatro Mágico retorna ao Municipal

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) promove nesta quinta-feira (15/02), no Teatro Municipal, a apresentação do “Teatro Mágico”, um projeto multi-artístico, fenômeno independente de São Paulo, que fez sucesso de público e de crítica na cidade no início de janeiro deste ano.
A Trupe mistura música, poesia, teatro e artes circenses. O Municipal ficou lotado na primeira apresentação do ano e com tanta procura a trupe foi convidada para fazer duas sessões no mesmo dia. De acordo com a produção do Teatro Mágico, mais de 80% das pessoas nunca tinham ouvido falar de Teatro Mágico e saíram de lá encantados com a apresentação.
O idealizador do projeto, vocalista e compositor das canções que envolvem a apresentação do grupo, Fernando Aniteli, diz que a expectativa é repetir o sucesso e conquistar ainda mais o público. “Contamos com a presença de todos os raros do Litoral Norte para mais uma noite mágica em São Sebastião”, disse o criador do Teatro Mágico.
Além do primeiro trabalho “O Teatro Mágico: entrada para raros”, o público de São Sebastião poderá conferir músicas inéditas do próximo CD que será lançado ainda nesse ano. Os principais sucessos do grupo são “Zazulejo”, “Ana e o mar”, “Pratododia”, “Realejo”, “O anjo mais velho” e “Camarada d’água”.
A banda não tem apenas músicos, mas uma grande equipe muito organizada com pintura no rosto e roupas coloridas. Atores que às vezes surgem no meio da platéia ou mesmo preparam um número no trapézio.
A diversidade oferecida a cada espetáculo foi idealizada há mais de dois anos, quando Fernando Anitelli, imaginou um espetáculo que pudesse juntar música, poesia, teatro e circo. “Eu ia a saraus da região de Pinheiros, em São Paulo, viajei para outros Estados, e sempre via artistas apresentarem diferentes trabalhos. O sarau foi a célula para juntar várias vertentes dentro de um mesmo plano”, conta ele.
Em três anos de história "O Teatro Mágico: Entrada para raros" realizou mais de 500 shows com uma média de mil pessoas por espetáculo. O site oficial (www.oteatromagico.mus.br) recebe oito mil visitas por mês, além de um blog virtual (com mais de 700 acessos por dia), mais de 120 comunidades relacionadas no Orkut, que somam cerca de 25 mil pessoas, sendo a oficial com mais de 17 mil membros. No site de download Palco MP3, a banda sempre aparece nas primeiras colocações do ranking nacional das mais baixadas e ouvidas. O boca a boca e a Internet foram fundamentais na divulgação do trabalho, cada vez mais conhecido e respeitado, se consolidando como uma das bandas mais importantes da cena independente do País.
A boa música que conduz o espetáculo é composta por vários estilos da cultura brasileira, como o forró, samba, bossa nova e maracatu utilizando instrumentos como violões, violino, guitarra, baixo, percussão, flauta, gaita, bateria e piano.
O objetivo do espetáculo é falar dos personagens que as pessoas precisam assumir nas diversas situações do cotidiano. As letras das canções se questionam verso a verso e o roteiro do espetáculo vai sendo escrito em cada gesto, em cada música, em cada encenação. Os integrantes da trupe se apresentam maquiados e vestidos de clown (palhaço) que trazem a idéia do "personagem interno" escondido em cada um de nós. Apesar de envolver várias expressões artísticas, a linguagem musical e cênica é popular e acessível para todo tipo de público.
Serviço
Teatro Mágico em São Sebastião
Dia 15 de fevereiro
Local: Teatro Municipal - Rua Altino Arantes, 2 - Centro
Quanto: R$ 17 (preço único)
Horário: 19h (primeira sessão) e 21h (segunda sessão)
Onde comprar: Pet Shop O rato que ri, Sorveteria Rocha I, Imagem Visual (Ilhabela), Loja Bolha Adventure (Caraguatatuba) e Teatro Municipal, no dia 15, a partir das 10h.
(Fonte: PMSS)

Alunas do projeto “Atividade” recebem tratamento estético

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade em parceria com a esteticista Maria Auxiliadora, do Centro de estética “Esthetques”, localizado na região central de São Sebastião, realizou na manhã desta segunda-feira (12/02), o tratamento estético a alunas do projeto “Atividade”.
De acordo com a esteticista o trabalho é voluntário e visa atender as alunas de baixa renda que freqüentam o projeto regularmente para “sessões de beleza” a cada 15 dias.
Nas sessões são avaliados os tipos de pele e o tratamento necessário a cada paciente. “Na minha clínica todas são minhas clientes e recebem o carinho e cuidado necessários para cada tipo de problema”, afirma a esteticista.
Segundo a aluna do projeto, Inês de Oliveira, 68 anos, “é a primeira vez que realizo esse tipo de tratamento e estou muito feliz com o carinho que fui recebida aqui”.
A esteticista, que é natural de São Paulo e acumula o prêmio "Mãos de ouro" em seus 32 anos de profissão e a participação no ranking das 100 melhores do país, também desenvolve atividades voluntárias no Centro Intensivo de Aleitamento Materno (Ciama). “Meu trabalho voluntário com a comunidade é um agradecimento ao que a cidade me oferece todos os dias", afirmou Maria Auxiliadora. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi


Novos temas entram na pauta dos estudos sobre a Lei de Uso e Ocupação do Solo
A L.U.O.S. é um instrumento fundamental dentro do Plano Diretor para organizar o processo de desenvolvimento de Ubatuba, disciplinando entre outros, a construção de imóveis, a localização das áreas agrícolas, áreas de proteção e áreas de interesse turístico

Ubatuba - Dando continuidade aos estudos para a elaboração da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo (L.U.O.S), o núcleo gestor formado por diversos segmentos da prefeitura, além de órgãos externos diretamente envolvidos nas questões sobre as quais dispõe a lei, realizou, nesta semana, mais uma série de reuniões. Foram discutidos temas como a inclusão das Zonas de Amortecimento do entorno do Parque Estadual da Serra do Mar e dos Planos de Manejo Tradicionais, a Mobilidade Urbana que inclui o sistema viário, a criação de Zonas Histórico-Culturais e a discussão da proposta de uso do solo da Região Sul.
Zona de Amortecimento - Na primeira reunião da semana, realizada no último dia 6, as discussões foram sobre a inclusão na L.U.O.S. da Zona de Amortecimento, que tem o objetivo de evitar o desenvolvimento de atividades que comprometam a integridade do Parque Estadual da Serra do Mar. Para tanto, o coordenador dos parques estaduais do Litoral Norte, Humberto Gallo, foi convidado a participar da reunião e propor o formato mais adequado para a sua inclusão. O coordenador comprometeu-se a estudar a questão com as responsáveis pelo Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Picinguaba, Eliane Simões e Viviane Buchianeri do Parque Estadual da Ilha Anchieta.
Durante a reunião, Humberto lembrou que um dos maiores problemas do Parque Estadual da Serra do Mar hoje são as vias de acesso que o cortam e, a elaboração da L.U.O.S., é uma ótima oportunidade para a definição de estratégias conjuntas para minimizar o problema. Será agendada uma nova reunião até o próximo dia 28.
De acordo com a Lei Federal n° 9.985/2000 Art. 2o inciso XVIII, é considerada zona de amortecimento o entorno de uma unidade de conservação, onde as atividades humanas estão sujeitas às normas e restrições específicas, com o propósito de minimizar os impactos negativos sobre a unidade. O Art. 25 preconiza que as unidades de conservação, incluindo os Parques Estaduais, devem possuir Zona de Amortecimento.
Zonas Histórico-Culturais - A proposta de criar zonas históricas e culturais em Ubatuba foi discutida com o presidente da Fundação de Arte e Cultura, Pedro Paulo Teixeira Pinto, com a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valeria Gelli e com o representante da Secretaria de Turismo, Geraldo Zanotto.
Foi destacada a necessidade da preservação dos prédios históricos e das ruínas mais importantes do município. Discutiu-se quais seriam as ferramentas legais para a gestão dessas Zonas Históricas e Culturais, bem como a identificação das vocações turísticas de cada área. Outra questão levantada foi a necessidade de se encontrar a melhor maneira de se utilizar a Lei de Incentivo à Cultura, para a captação de recursos.
Valéria Gelli, da Smapa, solicitou um estudo para melhorias na qualidade de vida dos moradores e usuários da Ilha dos Pescadores. Essa área entra na discussão histórica por estar situada no entorno do Casarão do Porto e também pelo fato da atividade pesqueira ser praticada ali há mais de 70 anos. Por essa razão, busca-se uma integração histórico-cultural-antropológica.
Em relação às comunidades tradicionais, a secretária Valéria Gelli afirma que existe um grupo específico para as discussões e seus representantes estão sempre presentes. "A participação da comunidade é importante para que haja integração de interesses, no sentido de minimizar os conflitos, pois as leis anteriores sempre foram elaboradas apenas por engenheiros e técnicos."
Até o próximo dia 28, a Fundart, representada por seu presidente, Pedro Paulo Teixeira, deve apresentar ao núcleo gestor as resoluções deliberadas pelo seu Conselho.
Mobilidade Urbana, Sistema Viário e Trânsito - Sob a coordenação de Ronaldo Lopes, responsável pelo Setor de Trânsito da Prefeitura de Ubatuba, foram discutidos os dispositivos da Lei 711, que é a atual Lei de Uso e Ocupação do Solo do município e também a proposta do PL 106. A consulta ao Código Brasileiro de Trânsito revelou que ambas necessitam de adequação, ou seja, a nova L.U.O.S. deverá obedecer a terminologia e o que determina a lei federal.
Foi lembrado também que será necessário incluir, na nova lei, o Programa Cicloviário desenvolvido em Ubatuba, além de aprofundar a discussão sobre a necessidade de se priorizar o transporte coletivo, o uso da bicicleta e o pedestre.
Também serão estudadas as formas de se atender aos novos dispositivos federais que tratam da mobilidade urbana. No próximo dia 14 os trabalhos serão retomados.
Região Sul - Na última terça-feira, 6, foi feita uma avaliação da proposta da Região Sul de uso e ocupação do solo elaborada durante os trabalhos do Plano Diretor Participativo. Estiveram presentes o representante da ABAMVITUR (Associação da Baía do Mar Virado para o Turismo da Região Sul), Eduardo Blessa Ramos, o representante da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba, engenheiro Ailson Luiz da Cruz e do conselheiro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo, o engenheiro e advogado Eduardo Barbosa Macedo.
Ao analisarem a proposta da Abamvitur, os presentes concordaram sobre a necessidade de identificação e delimitação das áreas ocupadas, não ocupadas e áreas agrícolas e também de um estudo para um novo zoneamento destas áreas. Houve consenso ainda sobre a necessidade de se identificar e delimitar as futuras áreas de expansão, incluindo-se o sistema de tráfego e anéis viários.
Foi ainda sugerido um estudo para redução do número de “Zonas” dentro de cada Distrito Municipal e a elaboração de um mapa georreferenciado com todos os marcos físicos da região (avenidas, ruas, praças, corpos d’água, etc). Na próxima reunião serão delimitadas as áreas do Distrito Sul.
Como participar - O site da Prefeitura está recebendo contribuições da comunidade para a nova L.U.O.S. Na página da web, o usuário encontrará dois tipos de formulário, sendo um voltado especificamente para técnicos e outro para a comunidade em geral. Também estão disponíveis a Lei 711 e o Projeto de Lei 106, o novo Plano Diretor e diversos mapas. O site da Prefeitura é www.ubatuba.sp.gov.br.
Saiba mais sobre Uso e Ocupação do Solo
Para mais informações acesse: http://www.polis.org.br/publicacoes/dicas/dicas_interna.asp?codigo=127 http://www.polis.org.br/publicacoes/dicas/dicas_interna.asp?codigo=128 http://www.polis.org.br/publicacoes/dicas/dicas_interna.asp?codigo=58;
(Fonte: PMU)

Começam as inscrições para triatlo em Ubatuba
A prova acontece em abril, mas as inscrições efetuadas até 1º de março têm preço especial

Ubatuba recebe no dia 29 de abril, as grandes estrelas do triatlo para a segunda etapa do RBK Premier Long Distance. A prova também conta pontos para o Campeonato Paulista de triatlo. A abertura do circuito, que neste ano terá quatro etapas, acontece no dia 18 de março, no Rio de Janeiro. Após a prova de Ubatuba, os atletas só voltam ao circuito em agosto, na prova de Caiobá (PR) e a grande final acontecerá dia 25 de novembro, em Pirassununga.
Circuito seletivo - A prova de Ubatuba tem um dos mais difíceis percursos da modalidade no país, com 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 10 km de corrida. Os atletas consideram o ciclismo (disputado na Rod. Gov. Mário Covas–sentido Paraty), com trechos de subida íngremes, geralmente disputado sob intenso calor, a parte mais difícil do percurso.
No mesmo dia acontece também a prova de Short Distance (750m natação / 20km ciclismo / 5km corrida). A organização disponibilizou 300 vagas para essa prova.
Inscrições - As inscrições podem ser feitas no site oficial, www.ciadeeventos.com.br. Os preços até o dia 1º de março são: Long Distance - R$ 380,00 (Elite), R$ 300,00 (amador) e R$ 350,00 (revezamento) - Short Distance R$ 120,00. Após essa data os valores serão reajustados.
Premiação - Os melhores da categoria Elite, no masculino e feminino dividirão mais de R$ 14 mil em premiação, sendo que os campeões recebem R$ 2.600 cada; no masculino a premiação vai até o décimo lugar, enquanto no feminino vai até o terceiro.
Retrospectiva - Em 2006 o vencedor do Long Distance masculino foi o brasileiro Fábio Carvalho (04h22s) enquanto a canadense Natasha Filiol venceu entre as mulheres (04h46m28s). O Short Distance teve as vitórias de Eduardo Bley (54m38s) e Letícia Vorcaro (01h02m34s).
Em 2005 o argentino Oscar Galindez venceu a prova masculina (03h50m13s), tendo a brasileira Carla Moreno (04h55m25s) conquistado a vitória no feminino. Na versão short distance, os vencedores foram Guto Antunes (56m58s) e Rosana Merino (1h05m51s)
O RBK Premier Long Distance 2007 de Ubatuba é uma realização da Cia. de Eventos, com patrocínio de Reebok e apoio da Prefeitura de Ubatuba, Gatorade e PowerBar. (Fonte: PMU)

Candidatos a Conselheiros Tutelares de Ubatuba apresentarão candidaturas à comunidade

Ubatuba - O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente promoverá na próxima quinta-feira, 15, às 20 horas, no salão da Igreja São Francisco a apresentação dos 28 candidatos a Conselheiro Tutelar. Na ocasião todos terão cinco minutos para apresentar seus currículos e suas propostas de trabalho à comunidade. Os candidatos deverão comparecer ao local às 19h30 para orientação junto à comissão especial para eleição do Conselho Tutelar.
Eleição - A eleição para o Conselho Tutelar se dá a cada três anos e neste ano será realizada no próximo dia 25, das 8 às 17 horas, no Ginásio de Esportes Tubão e podem votar todos os cidadãos moradores que têm título de eleitor de Ubatuba, que deve ser apresentado, acompanhado de documento com foto.
Função do Conselho - O Conselho Tutelar é um órgão público municipal de caráter autônomo e permanente, cuja função é zelar pelos direitos da infância e juventude, conforme os princípios estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O papel do conselheiro é fiscalizar e orientar a situação dos direitos das crianças e dos adolescentes na região onde atuará, além de enfrentar as situações de violações do ECA, atuando junto ao Ministério Público. (Fonte: PMU)

Campeonato de BMX em Ubatuba foi adiado devido às chuvas

Ubatuba - A chuva incessante que caiu em Ubatuba no último domingo, 11, fez com que o BMX Freestyle Ubatuba fosse adiado. A competição, que reuniria alguns dos grandes nomes nacionais do Bicicross Freestyle, na modalidade Street Park, deverá acontecer em outra data, ainda a ser definida.
Show no reconhecimento - Quem esteve no sábado, 10, à noite, durante o treino de reconhecimento da pista, pôde acompanhar um pouco do que seria apresentado na competição. Alguns “bmxers” (pilotos) realizavam manobras onde as bikes voavam a mais de dois metros das rampas, arrancando aplausos dos presentes.
Domingo de chuva - O domingo amanheceu nublado e enquanto os “bmxers” finalizavam a preparação de seus equipamentos, começou a chover. A organização ainda tentou atrasar o início das baterias por mais de duas horas, na esperança de melhoria nas condições climáticas, mas o evento teve que ser cancelado.
Paulo Charaba, da Associação Brasileira de BMX (ABBMX) ficou chateado com o cancelamento, mas garantiu que Ubatuba não ficará sem ver o show dos pilotos. “Fizemos de tudo, até tentamos secar a pista com rodos, mas foi impossível realizar a prova. Os pilotos e patrocinadores gostaram da pista e da receptividade, tanto que pretendemos trazer até uma infra-estrutura maior quando voltarmos”, disse.
Segundo Charaba, a ABBMX já havia sondado Ubatuba para realização de eventos, mas só agora foi possível. “Gostaria de agradecer à prefeitura, que finalmente tornou possível a organização de uma prova em Ubatuba, um antigo desejo nosso.”
Para essa competição vieram pilotos de São Paulo (capital, grande SP e Interior), Paraná (Londrina e Curitiba) e Minas Gerais (Camanducaia e Monte Verde), mas os atletas do Vale do Paraíba surpreenderam os organizadores. “Pudemos ver, durante os treinos, um estilo diferente de pilotagem no pessoal de Lorena, Taubaté e Guará, uma técnica própria, que pode influenciar os outros que estiveram aqui esse fim de semana. O BMX acaba sendo um grande intercâmbio. Alguém vê uma técnica diferente e tenta adaptar ao seu estilo de pilotagem”, conta Charaba.
Dez mil praticantes - O BMX tem aproximadamente dez mil praticantes no Brasil, e o esporte é dividido em cinco modalidades: Street, Vertical, Flatland, Dirt Jump e Mini Ramp, sempre utilizando bicicletas aro 20.“Uma bicicleta nacional, para competição profissional, pode ser montada por aproximadamente R$1.300, mas com uma mais em conta, também é possível realizar boas manobras”, conta Charaba.
O BMX Freestyle de Ubatuba foi organizado pela Associação Brasileira de BMX, Confederação Brasileira de Esportes Radicais e Cia. Radical, com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba e patrocínio de Masterbikes, BMXpress, Overall BMX, VZAN, BMX For You, Impact Bike, Refactor, Dream Bike Special, ESZE, Bike Zone, BMX 20 e Doctorbike. (Fonte: PMU)

Sebrae na Praia orienta empreendedores em Ubatuba

Ubatuba - Aconteceu de 8 a 10 de fevereiro, na Avenida Iperoig, em Ubatuba, o Sebrae na Praia, evento organizado para os empreendedores que visitam o litoral durante o verão. “O projeto é uma grande ferramenta para a integração dos municípios em uma região turística, e de consolidação dos trabalhos que têm sido feitos para o desenvolvimento da atividade”, destaca Mauro Medeiros, gerente do Escritório do Sebrae de São José dos Campos.
O Sebrae-SP esteve presente com trailers de atendimento com consultores para tirar as dúvidas dos empresários e candidatos a empreendedores sobre o processo de abertura de uma empresa, elaboração do plano de negócios, gestão empresarial, entre outros assuntos relacionados à administração de um negócio.
"Queremos estar cada vez mais perto dos empreendedores, e garantir a eles a melhor orientação para a abertura de um negócio", destaca o gerente de Marketing do Sebrae-SP, Fábio Gimenez. Segundo ele, o começo do ano é um momento muito propício para essa aproximação por conta do fluxo de pessoas nas praias e dos planos para o ano novo. "E muitas vezes esses planos passam pelo sonho de abrir uma empresa", completa.
Durante todo dia aconteceu recreação para crianças, sempre com atividades onde a cooperação era a palavra chave. Além disso, os empreendedores tiveram a disposição estações digitais com acesso à internet e ao portal de produtos e serviços do Sebrae-SP.
O Sebrae na Praia foi realizado por meio de uma parceria entre o Sebrae-SP, a Prefeitura Municipal de Ubatuba e a Associação Comercial e Industrial de Ubatuba. (Fonte: PMU)



Semana de 09/02 à 15/02/2007

 

CINE PORTO (Ubatuba)
 

"Diamante de sangue"
ás 16:00 - 18:40 - 21:10 hs



CINE PASSEIO (Ubatuba)


"A grande familia"

ás 15:00 - 19:00 hs

"Uma noite no museu"
ás 17:00 - 21:10 hs


 

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

A luz da fé

E houve uma noite de breu
Em que as nuvens tormentosas
Esconderam a lua e as estrelas
E o chicote do vento
Açoitou o mar
E no oceano tão grande
Um barco de pesca tão pequeno
Das bandas lá do sul
Lutava para transpor com segurança
As montanhas de água
E o perigo dos parcéis
Até que a tripulação
Em trabalho e desespero
Vislumbraram um farol de salvação
Diante da baía de Ubatumirim
E lá se esconderam das procelas
Até repararem que existia
Somente a luz das velas
E das orações dos suplicantes
Na igrejinha
De Nossa Senhora dos Navegantes.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

“ALERTA DOS CIENTISTAS”
A Folha de São Paulo publicou matéria sobre as praias do Litoral Paulista. (Folha C-4 – Cotidiano de 04-02-07).
No estudo, elaborado por cientistas e ambientalistas, consta que, 18 (dezoito) praias, do Litoral Paulista, são classificadas de “ALTO RISCO” de desaparecimento. Cinco ou 26,6% são do município de Ubatuba. O Litoral possui 13 (treze) municípios. Ubatuba está sendo premiada com mais esse Record. Por que será?. São elas:
1 – Barra Seca;
2 – Praia Grande;
3 – Toninhas;
4 – Fortaleza;
5 – Tabatinga.
O estudo nada fala das que já desapareceram, parcial e totalmente, como: Itaguá, Perequê Mirim, Saco da Ribeira, etc.
Uma frase é reveladora: “Quando o nível do mar sobe, as águas empurram a praia para o continente. Se ela encontra uma mureta, entra em desequilíbrio, acaba sumindo”. (Célia Regina de Gouveia Souza).
A frase aplica-se à: Praia Grande, Iperoig, Toninhas, Enseada, etc... Agora, a Prefeitura, está colocando, nessa relação, a Praia do Perequê Açu. (ver : “De olho em Ubatuba”. Guaruçá 08-02-07).
Os crimes ecológicos e econômicos praticados, na Praia Grande, contra a Praia e o Município de Ubatuba, iniciaram-se, em 1984-1985. Em menos de 25 anos a praia foi levada para a UTI da sobrevivência. Até quando sobreviverá se não forem removidos os obstáculos que a levaram à situação em que se encontra?.
O processo seguido, na Praia Grande, está sendo copiado no Perequê Açu e em outras praias, de modo inaceitável e contrário a todos os interesses da comunidade e da cidadania. Na propalada reforma da Av. Abreu Sodré, a PREFEITURA, comandada pelo Sr. Eduardo de Souza César, estreitou, em três pontos, o leito carroçável da Avenida para desviar dos quiosques que se encontram sobre a areia da praia. Na qualidade de cidadão qualifico, como improbidade administrativa, absurdo, desrespeito à sociedade, o ato praticada pela Prefeitura. Os interesses particulares não podem prevalecer sobre os públicos. Os quiosques não podem atrapalhar a praia e o transito.Cabe à sociedade reagir contra esses desmandos para que em vinte anos, a Praia do Perequê Açu, não se encontre em situação pior que a sofrida pela Praia Grande.
Outras praias do município estão sofrendo invasão, na sua área de marina, sob olhar complacente e omisso dos poderes constituídos. Supostamente, em alguns casos, parece existir cumplicidade desses poderes. Nesses absurdos não podemos esquecer a remoção da AMENDOEIRA, a favela criada na Av. Iperoig, com FEIRA HIPPE, carrinhos de lanches, vendedores de produtos diversos etc. etc. Que podemos esperar de quem tentou impor o mostrengo da cobertura, da Feira Hippe, pela força, em área de marina?.
O alerta que aqui estamos registrando é dado por cientistas de fama renomada. O mundo está em pânico com o aquecimento global e o aumento dos níveis da água do mar. Não podemos ter comportamento de avestruz. É necessário que o poder público cumpra com seu dever e, o interesse público, prevaleça sobre interesses particulares, muitas vezes, egoístas, mesquinhos e escusos.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba 12-02-07.

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Amanhecer no Perequê Açú ©Juliano Gregori

Amanhecer no Perequê Açú
©Juliano Gregori

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor