Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 14 de Fevereiro de 2007 - Nº 1707 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Atletas UNIMÓDULO são destaque em competições regionais

Caraguatatuba
Caraguá promove Mutirão de Prevenção do Câncer de Próstata
1ª etapa do Paulista de Hapkido Olímpico atraiu 200 atletas para Caraguá

Ilhabela
Sebrae na Praia agita Ilhabela
Ilhabela quer limitar entrada de carros para preservar natureza

São Sebastião
Rua da Praia terá estacionamento alternativo no Carnaval
Projeto Bem Te Vi é apresentado em reunião do Comusss
Moradores de Maresias ficaram sem sinal de TV após queda de raio
Montadas arquibancadas para desfile das escolas de samba de São Sebastião
Prefeitura realiza o 1o Prêmio de Educação Fiscal
Secretaria da Saúde intensifica ações durante o Carnaval
Polícia Militar faz aula inaugural do Proerd para alunos da Apae


Ubatuba
-

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Atletas UNIMÓDULO são destaque em competições regionais

Litoral Norte - Os atletas Bolsa Esporte UNIMÓDULO estão cada vez mais conquistando novos títulos. O último final de semana foi repleto de conquistas na 10ª Copa Verão de Jiu Jitsu, em Ubatuba.
Venceram pelo UNIMÓDULO os atletas André Medeiros, Osieo Hecher, Trajano Medrado e Wladimir Andrés Rojo Veja, o Chileno.
A Copa Verão, realizada dias 10 e 11 no ginásio Benedito Pinto Filho - TUBÃO, foi o primeiro evento de abrangência nacional do calendário da FESP - Federação do Estado de São Paulo de Jiu Jitsu. Ao todo participaram cerca de 600 atletas brasileiros de diversos estados.
André Medeiros conquistou o 2º lugar na categoria Especial Pluma e o 1º na categoria Pluma (faixa marrom). Osieo venceu na categoria Pesadíssimo, Chileno foi campeão na categoria 91 a 98 kg, faixa roxa, e Trajano Medrado foi campeão na categoria Leve e 5º colocado na categoria Absoluto, faixa preta.
Além do UNIMÓDULO, apóiam os atletas as empresas: Terra Academia de Musculação, Casas Fernandes Magazine, Samesp, Fundarte, Box Amazonas e Ilha Vidros, além das secretarias municipais de esportes de Caraguá, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguá promove Mutirão de Prevenção do Câncer de Próstata
Os exames em que forem detectadas algumas alterações, o paciente será encaminhado para o tratamento

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá de 15 de fevereiro a 15 de março, um mutirão de Exame de PSA (Prevenção de Câncer de Próstata).
De acordo com o Secretário de Saúde, Olegário Alves dos Santos, existe no município uma demanda reprimida do exame de pelo menos 3 anos. “O prefeito José Pereira de Aguilar havia solicitado empenho nessa demanda, por isso resolvemos promover o mutirão e assim acabar com a espera dessas pessoas. Essa ação visa melhorar a saúde da população do município”, disse o secretário.
Para realizar o exame, os homens com idade entre 50 e 70 anos ou de 40 a 50, que já tiveram caso da doença na família, poderão procurar as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos bairros Massaguaçu, Centro, Jaraguazinho, Tinga, Morro do Algodão, Porto Novo e Perequê-Mirim. O material para exame será coletado de segunda a sexta-feira, às 7 horas.
Caso seja detectada alguma alteração no material coletado, o paciente será encaminhado ao tratamento pela secretaria.
O que é o Câncer de Próstata:
O Câncer de Próstata representa um sério problema de saúde pública no Brasil, em função de suas taxas de incidência e mortalidade. Ele é o segundo mais comum nos homens, só sendo superado pelo câncer de pele não melanoma.
A mortalidade alta é causada pelo retardo do diagnóstico, que favorece a ocorrência de tumores de alta capacidade biológica e invasão local e de disseminação para outros órgãos. Tais tumores são incuráveis e tratados de fase metastásica.
O Câncer de Próstata atinge principalmente os homens acima de 50 anos. O aumento de sua incidência na população é também uma decorrência do aumento da expectativa de vida do brasileiro, verificada ao longo do século, cuja tendência é ultrapassar os 70 anos em 2020.
Sintomas e Diagnóstico Precoce:
Os principais sintomas do Câncer de Próstata são o hábito de levantar várias vezes à noite para urinar; dificuldades no ato de urinar; dor na micção; jato fino e/ou fraco e a sensação de não esvaziar completamente a bexiga após urinar.
A detecção do câncer é feita pelo exame clínico (toque retal) e da dosagem de substâncias produzidas pela próstata: a fração prostática da fosfatase ácida (FAP) e o antígeno prostático específico (PSA – Sigla em inglês), que podem sugerir a existência da doença e indicarem a realização de ultra-sonografia pélvica, que poderá mostrar a necessidade de se realizar a biópsia prostática transretal.
O toque retal permite detectar nódulos pequenos, menores que 1,5 centímetros cúbicos e avaliar a extensão local da doença. Sua realização periódica é a melhor forma de reduzir a mortalidade por câncer de próstata.
Tratamento:
A cirurgia é o tratamento indicado para tumores localizados; ela apresenta risco de causa de impotência ou incontinência urinária. A hormonioterapia e a radioterapia reduzem o câncer, mas ele geralmente volta em alguns anos, verificando-se também o risco de impotência com estes tratamentos.
Para os homens que apresentarem alteração prostática ao toque retal, dosagem da FAP três vezes maior que o normal e a dosagem do PSA de 10mg/ml, indica-se a ultra-sonografia prostática trans-retal ou pélvica e a biópsia prostática. (Fonte: PMC)

1ª etapa do Paulista de Hapkido Olímpico atraiu 200 atletas para Caraguá

Caraguatatuba - Caraguatatuba foi sede da 1ª etapa do Campeonato Paulista de Hapkido Olímpico, no domingo, 11, e o evento atraiu 200 competidores das cidades Jacareí, São José dos Campos, São Sebastião, Caçapava, Taubaté, Lorena, Guaratinguetá, Aparecida, Campinas, Atibaia, Bragança Paulista, Itatiba, Porongaba, Sertãozinho, Osasco e São Paulo Capital, além dos atletas da casa.
Na modalidade de Luta, e na categoria Adulto Faixa Preta 100 kg, Alexandre Luiz Abranches conquistou o 1° lugar; em 2° ficou Rodrigo Vieira. Na Adulto Faixa Colorida 79 kg, Paulo Eduardo foi o 3°; na Adulto 62 kg, Rafael do Amparo também conquistou o 1º lugar e Edson Augusto ficou em 3°. Na Adulto 53 kg, Jefferson Gonçalves sagrou-se campeão. Na categoria Adulto Faixa Branca 83 kg, Mateus Matias foi o 1º colocado. Na Adulto Faixa Colorida 72 kg, Reginaldo de Paula foi o 1º; na Adulto Faixa Colorida Máster Sidnei Ribeiro também foi campeão. Na Feminino Faixa Colorida 48 kg, Maria Elisabethe sagrou-se campeã.
Na modalidade de Kiopa (quebramento), Faixa Colorida, Altair Dias conquistou o 1º lugar e na Faixa Preta, Célio Calderam sagrou-se campeão. Napo (rolamento) 1° lugar ficou com Sidnei Ribeiro, na Máster e Mateus Matias, na Juvenil e na Armamento, Faixa Colorida 1° ficou com Leonardo Liazi.
Na classificação geral, a equipe Naja de Taubaté ficou com o 1º lugar e a equipe Garra’s de Caraguá ficou com a 2ª posição. O 3º 4º, e 5º lugares ficaram com as equipes Dragão de Itatiba, Cláudio Moreno de São Paulo e New Fight respectivamente.
O evento foi organizado pela Associação Garras Hapkido, Taekwondo com o apoio da prefeitura, por meio da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação e sob a supervisão da Federação Paulista de Hapkido Olímpico, que tem como presidente Oficial o Mestre Luiz César Grotti dos Santos, 5° Dan, mais conhecido como Luizão.(Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Sebrae na Praia agita Ilhabela

Ilhabela - Ilhabela recebeu estações de atendimento do Sebrae-SP com orientação empresarial para os turistas, acesso à internet, exposição de artesanato e atrações turísticas
Nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, Ilhabela recebeu o programa “Sebrae na Praia”. O evento aconteceu na praça Cel. Julião de Moura Negrão, na Vila, sempre das 13h às 22h .
Mauro Medeiros, gerente do Escritório de São José dos Campos, destaca o projeto como uma grande ferramenta para a integração dos municípios em uma região turística e de consolidação dos trabalhos que têm sido feitos para o desenvolvimento da atividade.
O Sebrae-SP esteve presente com trailers de atendimento com consultores para tirar as dúvidas dos empresários e candidatos a empreendedores sobre o processo de abertura de uma empresa, elaboração do plano de negócios, gestão empresarial, entre outros assuntos relacionados à administração de um negócio.
Houve também exposição de produtos de grupos de artesanatos locais apoiados pela instituição, e de outros trabalhos realizados para o desenvolvimento do turismo local. "Em cada cidade foram distribuídos folderes com informações turísticas e de gestão empresarial", acrescenta Fábio Gimenez. Além disso, estarão disponíveis estações digitais com acesso à internet e ao portal de produtos e serviços do Sebrae-SP.
As crianças também puderam participar com atividades de pintura e recreação, sempre voltadas para o intuito do empreendedorismo.
“O SEBRAE é uma instituição que, assim como minha administração, tem compromisso com Ilhabela. A realização do “SEBRAE NA PRAIA” é mais uma prova disso”, afirmou o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira. (Fonte: PMI)

Ilhabela quer limitar entrada de carros para preservar natureza

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, acaba de enviar à Câmara Municipal um projeto que visa limitar a entrada de veículos na ilha durante feriados prolongados e na temporada de verão. O objetivo do prefeito é combater o chamado “turismo de um dia” que tem causado grandes prejuízos econômicos e para o meio ambiente do município. O projeto faz parte do Plano Diretor do município e foi inspirado em medidas semelhantes adotadas na Ilha do Mel (PR) e na ilha de Paquetá (RJ). “Todos os verões vivemos um caos na ilha”, explica o prefeito. Hoje, cerca de 30 mil pessoas vivem no município. Alguns são proprietários de casas de praia e vão apenas nos finais de semana e nas férias. Segundo o prefeito, o projeto não é contrário ao direito de “ir e vir” das pessoas, uma vez que é possível atravessar o canal pela balsa e depois usar a linha de ônibus municipal que atendem os bairros da cidade ou até mesmo o serviço de táxi.
A ilha tem hoje uma frota com cerca de 5 mil carros. A prefeitura pretende autorizar que esse número atinja no máximo 15 mil, ou seja, mais 10 mil carros de visitantes. No verão, a ilha já registrou a presença de 30 mil veículos, o que gerou a paralisação do trânsito. A idéia do prefeito é permitir que os carros com chapas de Ilhabela possam ter prioridade em filas separadas. Os proprietários de casas de veraneio e as pessoas que tiverem reservas em hotéis e pousadas também serão autorizadas.
O Plano Diretor de Ilhabela, que foi concebido com a assessoria de geógrafos da Universidade de São Paulo (USP), traz ainda outras medidas que têm o objetivo de preservar a natureza da ilha. Ao contrário do município vizinho de São Sebastião, onde a prefeitura quer autorizar a construção de prédios, o projeto da ilha aumenta drasticamente a restrição a novas construções. Caso ele seja aprovado, a área das novas construções será de apenas 10% do terreno. Atualmente, essa área poderia atingir até 33%. “A medida diminui o impacto das construções e impede um grande fracionamento dos terrenos, comuns em alguns condomínios do litoral norte”, diz o prefeito. As novas construções, como já ocorre atualmente, poderão ter apenas dois pavimentos, incluindo o térreo. A medida ainda combate a especulação imobiliária.
Além das idéias do novo plano diretor, o prefeito Manoel Marcos tem implantado outras medidas visando a preservação do município. Para evitar o crescimento da população local, que já está praticamente no seu limite, a prefeitura criou a “carteira de identificação do trabalhador de Ilhabela”. Para consegui-la, o interessado precisa comprovar que mora na ilha há pelo menos três anos. A carteira é necessária para conseguir um trabalho na ilha. Para os moradores, está sendo oferecido curso de capacitação profissional. Essas medidas têm melhorado muito a qualidade de vida do município que, hoje, é o único da região onde não existem favelas e poucos desempregados. O prefeito ainda fechou o único lixão do município, que existia há 30 anos. Hoje, todo o lixo de Ilhabela é transportado para o continente e enterrado em um aterro sanitário.
A proposta de restringir a entrada de veículos foi muito bem recebida pela população de Ilhabela, onde a gestão do prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira é aprovada por 63% da população. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Rua da Praia terá estacionamento alternativo no Carnaval

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião vai explorar nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro uma área localizada próximo à saída da balsa, que servirá de estacionamento nos dias de folia. A área, de 23 mil metros quadrados, era utilizada pela empresa Queiróz Galvão e agora se encontra desocupada.
O local tem capacidade para receber até 300 veículos e motos. O horário de funcionamento será das 20h às 3h, sob orientação dos funcionários da Secretaria de Segurança Urbana e Fundo Social.
Para utilizar o estacionamento o motorista deverá pagar R$ 5 para carros e R$ 2 para motos.
Segundo a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Maria Mota, todo o dinheiro arrecadado servirá para compra de materiais para atendimento às famílias carentes do município. (Fonte: PMSS)

Projeto Bem Te Vi é apresentado em reunião do Comusss

São Sebastião - Representantes da Associação de Profissionais de Saúde de São Sebastião (APS) apresentaram aos conselheiros do Comusss (Conselho Municipal de Saúde de São Sebastião) nesta terça-feira (13/02), o Projeto Bem Te Vi, uma espécie de convênio de cooperação técnica para aprimoramento das cirurgias odontológicas.
A idéia seria uma parceria entre a APS e a Prefeitura de São Sebastião dividida em duas etapas: a primeira promoveria um curso de aperfeiçoamento na área de ortopedia funcional dos maxilares e ortodontia com conteúdo de especialização e que seria voltado aos profissionais de saúde.
Já a segunda etapa seria voltada ao atendimento à população, ou seja, crianças carentes entre 7 e 14 anos. O convênio estipula o atendimento a 100 crianças.
Segundo o projeto apresentado, o valor do convênio, pelo prazo de três anos, seria de R$ 62 mil. A Prefeitura arcaria com R$ 56 mil e a APS R$ 6 mil.
O documento será apreciado pelos membros do Comusss, antes de ser encaminhado definitivamente à Secretaria de Saúde de São Sebastião.
Ainda na reunião ordinária do Conselho, foi apresentada uma planilha para aumento de salários dos funcionários do Programa de Saúde da Família. Antes de ser votada, a planilha deverá passar pelo Conselho Financeiro do Comusss. (Fonte: PMSS)

Moradores de Maresias ficaram sem sinal de TV após queda de raio

São Sebastião - O sinal de algumas emissoras de TV, veiculado em Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, ficou prejudicado desde a última sexta-feira (9/02), em função de um raio que atingiu a torre situada no local. A descarga elétrica danificou o medidor de energia e cerca de 600 metros de fio. Apenas os moradores que têm antena parabólica ou por assinatura, como SKY + Directv, não foram prejudicados.
Uma das emissoras afetadas, a TV Vanguarda, restabeleceu o sinal no mesmo dia da ocorrência. Entretanto, no domingo, a veiculação das imagens foi novamente suspensa em decorrência dos danos causados na rede elétrica. O reparo foi possível pelo fato da Subprefeitura da Costa Sul, em Boiçucanga, ter cedido um cabo para regularizar a situação.
“A Subprefeitura emprestou provisoriamente, mas a responsabilidade pela manutenção é das redes de TV”, declarou o secretário da Secretaria das Subprefeituras (Sesub), José Carlos Moreno.
Na segunda-feira (12/02), o sinal voltou a sair do ar devido a um problema no receptor reserva. No entanto, segundo o supervisor técnico da TV Vanguarda, José Roberto Pinto, a equipe providenciou imediatamente a troca do aparelho e a situação foi normalizada. “A demora ocorreu devido à gravidade do problema, mas procuramos restabelecer o sinal o mais rápido possível”, afirma.
Segundo o motorista Cláudio Lourenço Moreira, 39 anos, que reside em Maresias, o estouro provocado pelo raio foi muito forte. “As crianças da escola ficaram assustadas com a explosão”, conta.
No local, também há uma estação meteorológica da Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (Funcate), cuja finalidade é realizar o mapeamento e a caracterização sócio-ambiental das ilhas ocupadas do Litoral Norte do Estado de São Paulo.
Entretanto, de acordo com o técnico de manutenção da Funcate, Arnaldo José Garcia, o trabalho que é efetuado na estação de Maresias não sofreu danos. “O raio atingiu apenas a distribuição de energia elétrica. O local possui duas baterias que estavam carregadas e alimentou a unidade”, conta.
O projeto é financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e coordenado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Os levantamentos dos dados são desenvolvidos em cinco pontos do Litoral Norte. (Fonte: PMSS)

Montadas arquibancadas para desfile das escolas de samba de São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura da São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), concluiu nesta terça-feira (13/02), a montagem das arquibancadas instaladas na Rua da Praia e que serão usadas pela população que vai acompanhar o desfile das escolas de samba e blocos durante o Carnaval 2007.
A capacidade das arquibancadas será de 2.50 lugares, por isso, a orientação é para que as pessoas que quiserem sentar cheguem mais cedo. O desfile das escolas acontece no domingo, dia 18, a partir das 21 horas. A primeira escola a entrar na avenida será a X-9 do Canto do Mar, seguida pela Acadêmicos de São Francisco pelo Grupo 1. Logo após entram na passarela do samba a Mocidade Independente da Topolândia, Ki-Fogo (Pontal da Cruz) e Sol de Verão (Vila Amélia) pelo Grupo Especial. A primeira colocada do Grupo 1 garante o acesso em 2008, enquanto que a última colocada do Grupo Especial é rebaixada.
A concentração das agremiações será próximo à Marinha e a dispersão ao lado da Biblioteca Municipal.
Além do desfile das escolas, no sábado acontece o tradicional desfile do Bloco dos Sujos, com homens travestidos de mulher e vice-versa, que invadem a Rua da Praia a partir das 21h. A segunda-feira, 19 de fevereiro, está reservada para os blocos carnavalescos e a ala show da escola Gaviões da Fiel, enquanto que na terça-feira, 20 de fevereiro, acontece o desfile da Apoteose com as escolas campeãs. (Fonte: PMSS)

Prefeitura realiza o 1o Prêmio de Educação Fiscal

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) e o Grupo de Educação Fiscal do Litoral Norte (GEF), realizam o 1o Prêmio de Educação Fiscal do Litoral Norte.
O objetivo do concurso é estimular a criatividade e a capacidade de implantação de projetos relativos à cidadania fiscal, mediante ações que envolvam a comunidade, além de possibilitar e incentivar a aplicação dos conhecimentos relativos à temática de Educação Fiscal por alunos, educadores e demais segmentos da sociedade.
Serão premiadas duas categorias: Educadores e Escola que desenvolverão projetos inéditos de Educação Fiscal. Só será aceito um projeto por unidade escolar.
As escolas interessadas devem realizar suas inscrições junto a Seduc no período de 20 a 30 de março. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com câmeras digitais e DVD players.
O edital contendo todo o regulamento e as fichas de inscrição podem ser adquiridas no site da prefeitura pelo endereço www.saosebastiao.sp.gov.br. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2644.
Educação Fiscal - O Programa de Educação Fiscal é um programa nacional, entendido como prática educacional com o objetivo de desenvolver valores e atitudes, habilidades e competências para o exercício de direitos e deveres na relação entre o Estado e cidadão; a partir do entendimento do funcionamento da Administração Pública, da função sócio-econômica dos tributos, da aplicação dos recursos públicos e de estratégias para o exercício do controle social. (Fonte: PMSS)

Secretaria da Saúde intensifica ações durante o Carnaval

São Sebastião - Curtir o Carnaval em São Sebastião é muito bom, mas com saúde é melhor ainda. Pensando em promover o melhor Carnaval do Litoral Norte, a Prefeitura de São Sebastião se prepara para receber turistas e moradores que vêm aproveitar a maior festa popular do Brasil com responsabilidade e segurança.
A Secretaria de Saúde (Sesau) do município montará na Rua da Praia uma barraca para o atendimento com médico, enfermeiro e auxiliar de enfermagem. Além disso, o local contará com uma ambulância móvel para casos de emergência. Segundo a Sesau, estarão disponíveis ainda ambulâncias para o pronto-socorro central e bairros da Enseada, Maresias, Juquehy e Boiçucanga.
Em casos de emergência, o morador ou turista pode ligar para o telefone 192 e solicitar a ambulância mais próxima de sua casa para o pronto-atendimento. Outro telefone do Pronto-Socorro Central é o (12) 3892-2525.
Pintou aquele clima? Não se preocupe. Na calçada em frente à Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), o Centro Municipal de Infectologia (Cemin) promoverá durante o Carnaval a conscientização sobre os perigos da Aids para a população sebastianense. Segundo o Cemin, serão distribuídos 25 mil preservativos nos cinco dias de folia.
O Ministério da Saúde irá abordar a questão do preconceito na campanha de 2007. Com o tema "Vista-se", o objetivo é de que "Vivendo com Aids ou não, use camisinha e fique sabendo". Serão destinados 10 mil preservativos para a Costa Sul e 15 mil para a região central. Informações pelo telefone (12) 3892-1744. (Fonte: PMSS)

Polícia Militar faz aula inaugural do Proerd para alunos da Apae

São Sebastião - Pela primeira vez no Estado de São Paulo, a Polícia Militar em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, lança nesta quinta-feira (15/02), com os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e autoridades do município, a aula inaugural do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O lançamento será a partir das 9h30 para os alunos da manhã e 14h30 para o período da tarde.
Seguindo o lema “Prevenir é o melhor remédio”, a Polícia Militar do Estado realiza o Proerd visando a prevenção das drogas para crianças de 9 a 14 anos. Os pais também recebem orientações em reuniões e palestras. Através deste magnetismo, o policial apresenta-se amigo, orientador e próximo, mostrando a verdadeira Polícia, resgatando a imagem das instituições de forma geral e angariando com isso a confiança necessária que todas as organizações devem ter.
O diretor administrativo da Apae, Douglas Martins Souza, explica que como muitos alunos moram em regiões com problema de tráfico de drogas e já havia uma intenção de fazer um programa preventivo com os jovens, o Proerd surgiu como uma boa iniciativa.
Um dos objetivos principais do Proerd é ensinar as noções de cidadania, bem como prevenir o abuso de drogas entre escolares e auxiliá-los a desenvolverem técnicas eficazes de resistência à violência. O policial fardado, por exemplo, exerce um impacto positivo trabalhando em sala de aula, servindo como modelo aos estudantes.
Baseado no programa americano chamado Dare (Drug Abuse Resistance Education), o Proerd já é desenvolvido em mais de 50 países. Em São Sebastião, as aulas serão ministradas após o Carnaval, todas as sextas-feiras, pelo soldado Egberto Jacinto dos Santos. O curso tem duração de três meses e envolverá duas turmas com 30 alunos cada. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi


Ubatuba -



Semana de 09/02 à 15/02/2007

 

CINE PORTO (Ubatuba)
 

"Diamante de sangue"
ás 16:00 - 18:40 - 21:10 hs



CINE PASSEIO (Ubatuba)


"A grande familia"

ás 15:00 - 19:00 hs

"Uma noite no museu"
ás 17:00 - 21:10 hs


 

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

A luz da fé

E houve uma noite de breu
Em que as nuvens tormentosas
Esconderam a lua e as estrelas
E o chicote do vento
Açoitou o mar
E no oceano tão grande
Um barco de pesca tão pequeno
Das bandas lá do sul
Lutava para transpor com segurança
As montanhas de água
E o perigo dos parcéis
Até que a tripulação
Em trabalho e desespero
Vislumbraram um farol de salvação
Diante da baía de Ubatumirim
E lá se esconderam das procelas
Até repararem que existia
Somente a luz das velas
E das orações dos suplicantes
Na igrejinha
De Nossa Senhora dos Navegantes.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Águias, patos e galinhas II
São poucas e raras as águias. Bicho intrigante e selvagem! Sua população é reduzidíssima. Poucos indivíduos usufruem de muito espaço. Vivem na fartura. Ermitãs, procriam ( pouco) em locais de difícil acesso. São discretas. Sem vizinhos ( há muito espaço nas alturas) e sem cultivar qualquer amizade, bastam-se. Tem no vôo alto e repleto de manobras radicais, seu passatempo preferido. Passatempo que lhes permitem incisões cirúrgicas nas investidas contra suas presas. São felizes! Não sofrem estresses nem tem aflições. Os humanos também são bichos (racionais?) muito mais intrigantes do que elas. São estressados e, não conseguem solução ( inteligente e funcional) para qualquer dos os assuntos que afligem sua sociedade em seus aglomerados: segurança, saúde, educação, distribuição de renda, trabalho, aquecimento global, poluição, moradia, sem terras, sem tetos, violência etc. Quanto mais "apertados" mais agravam seus problemas. Uma progressão geométrica! Talvez na observação do comportamento social das águias se possa concluir que há solução simples e comum a todos estes males humanos. A solução, não requer nada que tenha complexidade de entendimento ou dificuldade de aplicação. Trata-se do controle do crescimento da população (leia-se planejamento familiar). Porque será este assunto nunca vem a pauta? Tabu? O crescimento demográfico é o veneno letal das populações confinadas. O planeta terra mostra e transpira seus limites. O resultado dos amontoados humanos assistimos, diariamente, nos noticiários. Plin! Plin! A O "barco" está muito cheio e é preciso adequar o número de passageiros a sua capacidade física de flutuação. O resto todo é coisa de galinhas. Ciscos. Ciscam daqui, ciscam dali... Quando alguma galinha parte para ação, vira pato. Cada passo...

Ronaldo Dias

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Amanhecer no Perequê Açú ©Juliano Gregori

Amanhecer no Perequê Açú
©Juliano Gregori

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor