Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2007 - Nº 1708 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
-

Caraguatatuba
Caraguá coroa Rei Momo e Rainha do Carnaval
Piloto de Caraguá fica nas oitavas de final na prova de Bicicross América's 2007
Prefeito envia à Câmara projeto de lei concedendo benefícios fiscais
Árbitros de Caraguá farão avaliação técnica
ACE lança Curso de Comunicação para Empresários
Ditran realiza Operação Carnaval em Caraguá a partir de sexta-feira 16

Ilhabela
-

São Sebastião
São Sebastião fecha o cerco contra indesejáveis espuminhas de Carnaval
Ditraf adota esquema especial no Carnaval
Sectur realiza audição do grupo Corpus no Teatro Municipal
Carnaval terá segurança reforçada em São Sebastião
Teatro Mágico retorna ao Teatro Municipal de São Sebastião
Empresários procuram o PAT para empregos temporários no Carnaval
Diretoria do Boiçucanga busca parceria para manter estrutura
Moradores de Barra do Una terão pavimentação de principais ruas


Ubatuba
Hoje a partir da 13 horas o prefeito Eduardo Cesar vai estar no programa conexao gaivota
Escolinha de natação de Ubatuba faz avaliação para vagas remanescentes
Surfistas de Ubatuba não competirão em Natal
Prazo para renovações de matrículas nas escolinhas de esporte encerra-se nesta quinta
Prefeito Eduardo Cesar e Luiza Mell inauguram Unidade Móvel de Esterilização de Cães e Gatos
Prefeitura participa de reunião com comunidade do Taquaral
II Festival de Marchinhas antecipa alegria do carnaval em Ubatuba
Reconhecimento de Culturas Tradicionais
Prefeito Eduardo Cesar reúne-se com médicos da Santa Casa
Feras do BMX voltam a Ubatuba em junho
Projeto "Folia com Saúde" faz mudanças no roteiro de apresentações
Candidatos aguardam sorteio de vagas na natação
Prefeitura reforça busca de criadouros de Aedes Aegypti em áreas públicas
Convite a Eleição dos Novos Membros do Conselho Tutelar

Seções
Poesia
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral Norte -

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguá coroa Rei Momo e Rainha do Carnaval

Caraguatatuba - O Grito de Carnaval em Caraguá aconteceu no último Sábado 10, na Praça Cândido Motta, com a presença do secretário de Turismo de Caraguá, Ricardo Ribeiro e sua equipe, da presidente da Liga de Escolas de Samba de Caraguá, Erzuíla de Araújo Souza e outros carnavalescos.
Ricardo Ribeiro, representando o prefeito Aguilar, entregou a chave da cidade a Manoel Fernandes, o Rei Momo de Caraguá; e coroou toda a corte, inclusive a Rainha do Carnaval, Leandra Cristina, do Tinga; e à Princesa, Joice Alessandra, do Poiares. A bateria do Bloco Unidos do Samba agitou a cerimônia com o ritmo de carnaval.
Carnaval com segurança - O Carnaval 2007 "Folia é Aqui!" da Prefeitura-Secretaria de Turismo, Fundacc e Liga das Entidades Carnavalescas de Caraguatatuba, promete levar alegria e diversão para foliões dos quatro cantos da cidade, de 17 a 20 de fevereiro.
A Prefeitura pensou na segurança e proibiu a entrada de objetos cortantes e espuminhas, principalmente na Praça de Eventos, onde o público esperado é de 15 mil pessoas. O local será fechado e haverá revista, mas com entrada franca.
Folia para todas as idades - Na região central, a folia ficará por conta do Carnaval Popular, na Praça de Eventos e Carnaval de Antigamente, na Praça do Coreto. Na Avenida da praia, a alegria e o samba das escolas de samba contagiarão os foliões. De acordo com a presidente da Liga das Entidades Carnavalescas de Caraguatatuba, Erzuíla de Araújo Souza, a dona Zú, os carnavalescos poderão reviver a história do Carnaval este ano. "Vamos mostrar a evolução do Carnaval, de Chiquinha Gonzaga aos blocos de arrastão", conta.
Este ano desfilam na avenida a Escola de Samba Império do Litoral Norte, Bloco Escola de Samba Independente de Caraguá e Bloco Unidos do Samba, Unidos do Pé da Serra e do Urso
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba promete agitar os coretos da cidade com o Carnaval de Antigamente, garantindo diversão para toda a família com as marchinhas e músicas tradicionais e folclóricas do carnaval brasileiro, além de bonecões, matinê e concursos de fantasias e blocos mais animados, fazem parte deste saudoso carnaval.
Programação resumida

Dia 11
Pré-carnaval/grito, no coreto da praça Cândido Motta, às 21h.

De 17 a 20
Carnaval Popular, na Praça de Eventos, às 22h, show Banda Palace.
Carnaval Popular, no coreto do Massaguaçu, às 23h, show banda "E Brasil" .
Carnaval de Antigamente, das 21h às 24h, no centro.
Carnaval de Antigamente - Matinê, Praça Cândido Motta, 16h às 18h, concurso de fantasia.
Carnaval de Antigamente nos bairros - das 21 às 24h,
Cândido Motta (centro) - New Band
Coreto do Travessão - Fator RH
Porto Novo - Feira Livre
Massaguaçu - Sacarolha

Dia 17
Saída do Bloco das Piranhas, concentração 18h, na Ponte do Rio Santo Antônio.
Dia 8
Bloco do Urso, concentração às 18h do Bar do Hélio.
Dia 19
Saída das escolas de samba, às 18h, na Avenida da Praia (altura Av. Prestes Maia).
(Fonte: PMC)

Piloto de Caraguá fica nas oitavas de final na prova de Bicicross América's 2007
Os patrocinadores do vencedor da prova dará uma clínica para novos pilotos do município, em abril

Caraguatatuba - O representante do Litoral Norte na prova Internacional Bicicross America's 2007, Marcos Santos, mais conhecido como Chokito, da equipe Caraguá BMX Clube, ficou nas oitavas de final da competição. Mesmo com uma fina garoa, até as semifinais, os 64 pilotos de quatro países deram um show de habilidade e técnica na pista do Conjunto Monte Verde, na cidade de Paulinia-SP, no domingo, dia 11.
Marcos Santos "Chokito", de 35 anos, tentou uma melhor posição, porém a pista escorregadia e a garoa fina impediram que o experiente piloto avançasse para as finais. "Na largada, devido à pintura do piso, minha bike derrapou, o que me deixou sem tração. A busca dos pilotos mais novos ficou muito difícil, pelo menos valeu a participação e a vitória do Devlim Baltazar "Turbo", que foi justa, pois ele estava muito concentrado e bem preparado, melhor que isto, com a vitória do "Turbo", surge uma grande perspectiva de medalha para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos do Rio de janeiro", disse o piloto.
De acordo com o representante do Caraguá BMX, Marcus Prazeres, foi acertado com os patrocinadores do Devlim Turbo, vencedor da corrida, uma clínica para jovens pilotos do município. "Realizaremos o evento no dia 20 de abril, antes da 3ª etapa do Campeonato Paulista, em Caraguá, evento comemorativo ao aniversário de 150 anos do município", finalizou Marcus. (Fonte: PMC)

Prefeito envia à Câmara projeto de lei concedendo benefícios fiscais
O projeto de lei que propõe a concessão de benefícios na quitação de débitos tributários foi enviado na manhã desta quarta-feira, 14 de fevereiro à Câmara Municipal.

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, enviou nesta quarta-feira, 14 de fevereiro, à Câmara Municipal, o projeto de lei que dispõe sobre créditos tributários, propiciando a quitação com concessão de benefícios fiscais.
Conforme o documento, a proposta é dar ao contribuinte a oportunidade de liquidar seus débitos tributários, sem juros ou multas, vencidos até 31 de dezembro de 2006, inscritos ou não em dívida ativa, inclusive os ajuizados.
O benefício de que trata o presente artigo também será extensivo aos contribuintes com parcelamentos pendentes e ainda não liquidados, desde que efetuem o pagamento do saldo devedor.
De acordo com o projeto, o contribuinte que quitar sua dívida em parcela única no mês de março deste ano poderá ter 100% de desconto no valor dos juros e multas. Para aqueles que preferirem pagar no mês de abril, o desconto será de 80%, e em maio, o contribuinte terá a última chance de pagar dívidas anteriores, com desconto de 60%. A oportunidade de quitação dos tributos será válida apenas até 31 de maio, podendo ou não haver prorrogação do prazo, de acordo com a decisão do Executivo.
Segundo o prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, "esta medida está sendo proposta com o objetivo de oferecer aos contribuintes a oportunidade de regularização de sua situação tributária, e ao mesmo tempo, uma forma de incrementar a arrecadação municipal, como meio de dinamizar os programas e serviços públicos", finalizou Aguilar. (Fonte: PMC)

Árbitros de Caraguá farão avaliação técnica

Caraguatatuba - Os vinte e seis árbitros e um mesário, que fazem parte do quadro de profissionais da LICAF - Liga Caraguatatubense de Futebol, farão uma avaliação de composição corporal (percentual de gordura, exames biométrico e médico e o TAF - Teste de Aptidão Física) no dia 1º de março.
De acordo com a SECER - que apóia a realização da avaliação, o objetivo da verificação do condicionamento físico dos árbitros, é dar início ao calendário 2007 de futebol de campo.
Os profissionais serão avaliados por Dr. Maurício Mansur, médico da prefeitura, que cuida dos atletas e técnicos do município. (Fonte: PMC)

ACE lança Curso de Comunicação para Empresários
Entidade inova mostrando os benefícios da Comunicação no comércio

Caraguatatuba - A ACEC (Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba) lança para o mês de Março, no período noturno e em dias de semana, o curso "A Comunicação e o Empresário". A ação é inovadora e pioneira no Litoral Norte e região e tem por objetivo mostrar os benefícios que a Comunicação pode trazer ao comerciante ou prestador de serviço nos dias de hoje.
O desenvolvimento da Comunicação e como ela pode ser direcionada para os comerciantes, empresários ou prestadores de serviço de Caraguatatuba é o objetivo do curso que a ACE lançou para o mês de Março. Com o curso, os associados da ACE poderão reverter o aprendizado em melhores condições de trabalho e maiores lucros.
A Comunicação é a melhor maneira para o empresário poder desenvolver seu trabalho. Com o curso o associado saberá o que é o Mercado e seus segmentos, como melhor atendê-lo e mantê-lo como cliente fiel. As promoções e campanhas, o uso da tecnologia, o treinamento de seus funcionários, a publicidade e o marketing, além dos conceitos básicos da comunicação e o conhecimento de como pensa a imprensa também serão repassados, juntamente com imagens e planilhas.
As matrículas estão abertas e para se inscrever basta ligar para a ACE. O investimento é de R$ 100,00 (Cem Reais) para associados e de R$ 150,00 para os não associados, pagos da seguinte maneira; 50% no ato da matrícula e o restante com cheque para 30 (trinta) dias, com fornecimento de certificado. A previsão é do curso ser iniciado em março, no período noturno e às segundas, quartas e quintas-feiras, das 19h30 às 22h30, com intervalo para um coffee-break.
As aulas serão ministradas pelo Jornalista Pedro Monte-Mór, profissional há 21 anos Graduado e Pós-Graduado pela Universidade de Taubaté, com especialização em Assessoria de Imprensa, Gestão da Comunicação e Marketing. O jornalista que já trabalhou em jornais como Expressão Caiçara, O Noroeste, Noroeste News e Imprensa Livre, atualmente é o Assessor de Imprensa da Câmara Municipal de Caraguatatuba.
O jornalista fala da importância do curso. "Todo aquele que tem acesso a Comunicação e a usa em seu trabalho tem lucro certo, desenvolvimento e coloca-se na modernidade do mundo atual. Atualmente o acesso é fácil e este curso, bem explicativo, desvendará dúvidas e mostrará o quanto fácil é enfrentar o mercado e a concorrência", disse. cmc

Ditran realiza Operação Carnaval em Caraguá a partir de sexta-feira 16
Visando melhorar o fluxo de veículos na entrada de cidade e na região central, a Ditran de Caraguá realizará a Operação Carnaval a partir de sexta-feira, 16 de fevereiro, com rotas alternativas e melhores opções de acesso tanto para os turistas como para os moradores, numa ação conjunta com a Polícia Rodoviária Estadual

Caraguatatuba - A DITRAN - Divisão de Trânsito de Caraguatatuba realiza a partir desta sexta-feira, dia 16 de fevereiro, a Operação Carnaval, em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual. O trabalho terá início às 14h e o principal objetivo desta ação é facilitar a atuação dos policiais rodoviários, principalmente no trevo de entrada da cidade. A divisão apoiará os policiais rodoviários no trevo da entrada do município.
Segundo explicou o diretor da Divisão de Trânsito(Ditran), Coronel Celso Rapaci, assim como no Ano Novo, será implantado o sistema de rotas alternativas. Desta forma, o turista que viaja para o Litoral Norte tem três opções de rota: em direção ao norte do município e para Ubatuba, logo após o posto da Polícia Rodoviária, o trecho que atravessa o bairro Rio do Ouro(ao final da serra do mar, na entrada de Caraguá) atingindo a rodovia após o Centro, e o Fórum da cidade.
Para a rota alternativa via Praia, chegando no trevo do município, o motorista terá que seguir em frente pela Av. Goiás, que dá acesso à Avenida da Praia, que termina na rodovia SP-55 (após passar pelo centro da cidade), sentido Ubatuba.
De acordo com a Ditran, ambas estão devidamente sinalizadas com placas indicativas, mostrando ao motorista que chega ao Litoral o caminho a seguir.
Em direção à região sul do município (bairros Porto Novo, Travessão, etc), a São Sebastião e Ilhabela, existe uma opção de acesso que facilita a vida do motorista, evitando o trânsito pelo trevo da cidade. Trata-se da rota alternativa via Avenida Brasília (em frente ao terminal rodoviário, à direita da rodovia), onde se desvia da rotatória, à cerca de 150 metros antes do trevo. Por este caminho, é possível retornar à rodovia SP-55, sentido São Sebastião, na altura da Padaria Estrela, no Poiares. No trecho da Avenida Brasília o trânsito possui maior fluidez - o que evitará maiores congestionamentos e trânsito moroso.
Para a Operação Carnaval - subida - estão previstas duas rotas alternativas para o acesso à Rodovia dos Tamoios, sendo uma pelo bairro Rio do Ouro (que termina no início da serra, antes do Posto de Guardas) e a outra via praia, vindo de Ubatuba na entrada da cidade. Neste trecho o motorista deve seguir a sinalização para chegar à rodovia, sentido Capital.
Trânsito e Folia...
A Ditran preparou um esquema de alterações no trânsito de Caraguá para favorecer o desfile dos blocos de enredo, escolas de samba e bailes populares, tanto na Avenida da Praia como na Praça cândido Motta, onde acontece o tradicional "Carnaval de Antigamente"
PRAÇA Cândido Mota - interdição todos os dias a partir das 20h até 01h
PRAÇA Jorge de Castro - Travessão - interdição todos os dias a partir das 20h até 01h
Na Avenida Artur Costa Filho (Av. da Praia):
Dia 17 (sábado) interdição parcial das 18h até às 20h - Bloco das Piranhas
Dia 18 (domingo) interdição parcial das 18h até às 20h - Bloco do Urso
Dia 19 (segunda-feira) - interdição total a partir da R. Guarulhos sentido Norte (Martim de Sá), a partir das 18h, com desvio do trânsito para a Avenida Anchieta até o seu final.
Em razão dos eventos carnavalescos, a rota dos ônibus será alterada de 17 a 20 de fevereiro com o seguinte esquema de itinerários:
Sentido Terminal do Fórum - Av. Miguel Varlez, entra na Rua Pernambuco, Av. Presciliana de Castilho, Av. Frei Pacífico Wagner, Rua Sebastião Mariano Nepomuceno (desembarque próximo a Bandeirantes energia Elétrica), Rua Teotino Tibiriçá Pimenta, R. Eng. João Fonseca e Terminal
Sentido Zona Sul e Terminal da Rodoviária Rua Eng. João Fonseca, Av. Frei Pacífico Wagner, R. Presiciliana de Castilho, Av. Bahia, Av. Miguel Varlez, trevo da cidade e Terminal Rodoviário. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião fecha o cerco contra indesejáveis espuminhas de Carnaval

São Sebastião - Folia com confete e serpentina. Mas é o spray de espuma o que mais azeda o humor de boa parte dos foliões.
Apesar de não possuir uma legislação que proíba a comercialização do produto, a Prefeitura de São Sebastião promete fazer uma intensa fiscalização nos cinco dias de folia.
A Fiscalização de Posturas da Secretaria da Fazenda fará operações especiais durantes o Carnaval. Se for constatada a venda do produto, ele será automaticamente apreendido, já que o comércio ambulante não tem licença para tal atividade, apenas venda de lanches e bebidas.
Além disso, as populares espumas em aerosol, que já começam a invadir as prateleiras das lojas com a proximidade do Carnaval, carregam um perigo nem sempre explícito na embalagem.
"Apesar de toda a farra proporcionada aos foliões, os produtos podem render graves alergias e irritações na pele e nos olhos. Além disso, se for usado de cima para baixo pode acarretar intoxicação e até a inflamação do recipiente por conta do gás liberado", explica a diretora do Departamento em Vigilância em Saúde, Márcia Saavedra.
A Prefeitura de São Sebastião já iniciou estudos jurídicos para criar uma lei que proíba o uso e venda do material. Até lá, não pode proibir a venda nos comércios locais, apenas com ambulantes. (Fonte: PMSS)

Ditraf adota esquema especial no Carnaval

São Sebastião - A Divisão de Tráfego de São Sebastião vai adotar um esquema especial para os dias de folia, época em que o movimento de veículos na região triplica.
Os esquemas serão adotados, tanto na região central, como nos pontos críticos da Costa Sul, como Boiçucanga, Maresias, Juquehy e Baleia. Orientações e controle do trânsito serão feitos pelos 28 agentes que trabalham em todo o Município. Além disso, os funcionários das câmeras de monitoramento estarão em contato com os agentes, no caso de ocorrências.
O acesso à balsa para a travessia São Sebastião/Ilhabela terá o mesmo esquema. O turista segue pela Avenida Guarda Mor Lobo Viana, contorna pela Vila Amélia, passando pelas ruas Remo Correia, do Outeiro e segue pela Rua do Cais no sentido balsa.
Já a ciclo-faixa experimental sairá de circulação na sexta-feira, por conta da movimentação de veículos. O sistema voltará a funcionar após o Carnaval.
Segundo o chefe da Ditraf, Márcio Nonato, a Avenida Dr. Altino Arantes (Rua da Praia), assim como seus acessos, serão fechados a partir da sexta-feira à tarde.
"É importante que os motoristas tenham paciência ao dirigir, pois o movimento será grande. Os agentes e as câmeras de monitoramento estarão fiscalizando os imprudentes", avalia.
Lombadas eletrônicas - Em função de uma autorização do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), as quatro lombadas eletrônicas previstas para o trecho urbano da Rodovia Manoel Hyppolito do Rego (SP-55), entre o Bairro de São Francisco e a Praia Deserta, deverão ser instaladas somente após o Carnaval.
As lombadas eletrônicas serão instaladas nos seguintes locais: Praia Deserta (próximo à Casa da Vela - "Projeto Ventos e Velas"), Pontal da Cruz (próximo à Key Marine no sentido Bairro-Centro e em frente à Padaria Nova Pontal no sentido Centro-Bairro), Arrastão (em frente ao Shopping Villa Mares) e no Portal da Olaria/Bairro de São Francisco (próximo ao Cemitério no sentido Centro-Bairro e em frente à borracharia, sentido Bairro-Centro). O investimento da Prefeitura é de R$ 28 mil.
Os motoristas e motociclistas deverão respeitar os 60km/h permitidos neste trecho da rodovia. A multa para quem ultrapassar em até 20% o limite é de R$ 85. Já para quem passar acima deste índice a multa será de R$ 191,54. (Fonte: PMSS)

Sectur realiza audição do grupo Corpus no Teatro Municipal

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), realizou na tarde desta terça-feira (13/02) a audição para escolha de integrantes do grupo Corpus, que será mais um produto cultural ao lado do Coral Municipal, Grupo Infantil de Teatro e Banda Jovem Sectur.
Aproximadamente 50 pessoas participaram da audição. Os resultados serão divulgados nesta quinta-feira (15/02) no site da Prefeitura (www.saosebastiao.sp.gov.br), na Sectur e na sede da ALNorte. O grupo de dança "Corpus" reunirá cerca de 40 integrantes divididos nas modalidades de jazz, sapateado, dança de rua e balé clássico.
A pontuação dos participantes obedecerá critérios dentro dos quesitos "Desenvoltura", "Elasticidade", "Carisma", "Interpretação" e "Criatividade". O Corpus terá a supervisão da coordenadora das Oficinas Culturais, Indiara Gomes. As aulas e ensaios serão ministrados pelos coreógrafos Gisleide Carmelo Winkler (Gigi), Júnior Rocha e Patrícia Apoliana. Segundo o diretor de Cultura, Gleivison Gaspar, o grupo dará seqüência ao trabalho de criação e resgate dos produtos culturais do município.
A participante Jéssica Taíme, 15 anos, disse que a expectativa de integrar o grupo Corpus é muito boa, pois ama música. "Sempre tive o interesse principalmente pelo jazz, modalidade que já participo na ALNorte e agora quero mostrar pra cidade o que sei fazer", disse Jéssica.
O lançamento oficial contará com uma confraternização no pátio da Sectur, no dia 23 de fevereiro a partir das 20h. A primeira apresentação do Corpus será na 3ª Mostra Livre de Dança que será realizada nos dias 20 e 21 de abril, em São Sebastião. Informações pelos telefones (12) 3892-2620 ou 3892-6700. (Fonte: PMSS)

Carnaval terá segurança reforçada em São Sebastião

São Sebastião - A Polícia Militar (PM) e a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), preparam para o município um Carnaval seguro para crianças, jovens e adultos curtirem com responsabilidade todas as atrações da maior festa popular do Brasil. A parceria entre Segur e PM é essencial para o bom andamento dos eventos.
A Operação Carnaval 2007 prevê o policiamento ostensivo nos locais de maior concentração de pessoas, além de esquemas especiais de segurança adotados na Rua da Praia, no centro da cidade, e em Boiçucanga, ao lado da Praça Pôr do Sol, onde haverá as folias.
De acordo com o secretário de Segurança Urbana, capitão Erwin Edson Aparecido da Mota, o Carnaval 2007 será tranqüilo em São Sebastião, já que a cidade contará com o aumento do efetivo policial, uma grande área para o evento na nova Rua da Praia e também as 20 câmeras 24 horas do Sistema Integrado de Monitoramento (SIM). As câmeras de monitoramento estarão sendo operadas por guarda patrimoniais, que vão auxiliar a polícia em eventuais flagras.
"Pedimos para que as pessoas que forem de carro para as folias na Costa Sul ou na Rua da Praia não deixem nos veículos objetos de valor como toca-cd's, por exemplo. Nos bailes e desfiles, as pessoas devem usar roupas leves, andar sem carteira e não ostentar jóias", explicou o secretário.
A Segur também alerta para que o folião não abuse do álcool e que saiba brincar com responsabilidade. A Divisão de Tráfego (Ditraf) interditará a Rua da Praia a partir das 18h já na sexta-feira (16/02).
Segundo o capitão da Polícia Militar de São Sebastião, César Eduardo, a região central contará com o reforço de 35 policiais vindos de São José dos Campos, além de uma escala extra do efetivo da cidade para a Costa Sul. A cidade contará com o policiamento por bicicleta, a pé, Força Tática e a Base Comunitária instalada na Praça de Eventos. "Garantimos que o efetivo é suficiente para garantir a segurança de São Sebastião durante o carnaval. Em caso de problemas, o cidadão pode ligar para o número 190 da Polícia Militar", disse o capitão.
 (Fonte: PMSS)

Teatro Mágico retorna ao Teatro Municipal de São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) promove nesta quinta-feira (15/02), no Teatro Municipal, a apresentação do "Teatro Mágico", um projeto multi-artístico, fenômeno independente de São Paulo, que fez sucesso de público e de crítica na cidade no início de janeiro deste ano.
A Trupe mistura música, poesia, teatro e artes circenses. O Municipal ficou lotado na primeira apresentação do ano e com tanta procura a trupe foi convidada para fazer duas sessões no mesmo dia. De acordo com a produção do Teatro Mágico, mais de 80% das pessoas nunca tinham ouvido falar de Teatro Mágico e saíram de lá encantados com a apresentação.
O idealizador do projeto, vocalista e compositor das canções que envolvem a apresentação do grupo, Fernando Aniteli, diz que a expectativa é repetir o sucesso e conquistar ainda mais o público. "Contamos com a presença de todos os raros do Litoral Norte para mais uma noite mágica em São Sebastião", disse o criador do Teatro Mágico.
Além do primeiro trabalho "O Teatro Mágico: entrada para raros", o público de São Sebastião poderá conferir músicas inéditas do próximo CD que será lançado ainda nesse ano. Os principais sucessos do grupo são "Zazulejo", "Ana e o mar", "Pratododia", "Realejo", "O anjo mais velho" e "Camarada d'água".
A banda não tem apenas músicos, mas uma grande equipe muito organizada com pintura no rosto e roupas coloridas. Atores que às vezes surgem no meio da platéia ou mesmo preparam um número no trapézio.
A diversidade oferecida a cada espetáculo foi idealizada há mais de dois anos, quando Fernando Anitelli, imaginou um espetáculo que pudesse juntar música, poesia, teatro e circo. "Eu ia a saraus da região de Pinheiros, em São Paulo, viajei para outros Estados, e sempre via artistas apresentarem diferentes trabalhos. O sarau foi a célula para juntar várias vertentes dentro de um mesmo plano", conta ele.
Em três anos de história "O Teatro Mágico: Entrada para raros" realizou mais de 500 shows com uma média de mil pessoas por espetáculo. O site oficial (www.oteatromagico.mus.br) recebe oito mil visitas por mês, além de um blog virtual (com mais de 700 acessos por dia), mais de 120 comunidades relacionadas no Orkut, que somam cerca de 25 mil pessoas, sendo a oficial com mais de 17 mil membros. No site de download Palco MP3, a banda sempre aparece nas primeiras colocações do ranking nacional das mais baixadas e ouvidas. O boca a boca e a Internet foram fundamentais na divulgação do trabalho, cada vez mais conhecido e respeitado, se consolidando como uma das bandas mais importantes da cena independente do País.
A boa música que conduz o espetáculo é composta por vários estilos da cultura brasileira, como o forró, samba, bossa nova e maracatu utilizando instrumentos como violões, violino, guitarra, baixo, percussão, flauta, gaita, bateria e piano.
O objetivo do espetáculo é falar dos personagens que as pessoas precisam assumir nas diversas situações do cotidiano. As letras das canções se questionam verso a verso e o roteiro do espetáculo vai sendo escrito em cada gesto, em cada música, em cada encenação. Os integrantes da trupe se apresentam maquiados e vestidos de clown (palhaço) que trazem a idéia do "personagem interno" escondido em cada um de nós. Apesar de envolver várias expressões artísticas, a linguagem musical e cênica é popular e acessível para todo tipo de público.

Serviço
Teatro Mágico em São Sebastião
Dia 15 de fevereiro
Local: Teatro Municipal - Rua Altino Arantes, 2 - Centro
Quanto: R$ 17 (preço único)
Horário: 19h (primeira sessão) e 21h (segunda sessão)
Onde comprar: Pet Shop O rato que ri, Sorveteria Rocha I, Imagem Visual (Ilhabela), Loja Bolha Adventure (Caraguatatuba) e Teatro Municipal, no dia 15, a partir das 10h.
(Fonte: PMSS)

Empresários procuram o PAT para empregos temporários no Carnaval

São Sebastião - O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de São Sebastião registrou durante a semana, até o meio-dia desta quarta-feira (14/02), 50 vagas de emprego temporário para o Carnaval em estabelecimentos comerciais para diversas áreas. O aumento se deve também ao Sistema de Gestão das Ações de Emprego (Sigae), onde o trabalhador tem que comparecer ao posto para verificar as oportunidades de trabalho.
De acordo com a diretora do PAT, Elizete Nossabein, as vagas oferecidas pelos empregadores foram para promotora de vendas, balconista de supermercado e lanchonete, operador de caixa, garçom com inglês intermediário, ajudante de cozinha e sorveteiro. "As empresas nos procuram porque temos um banco de dados com o perfil que cada empresa necessita para empregar a pessoa", disse Elizete.
Segundo o PAT, as vagas aumentam a cada minuto, devido ao sistema implantado pelo PAT no ano passado. O sistema é interligado on-line com todo o Litoral Paulista e as vagas mudam simultaneamente a cada minuto. O cadastro é único em todo o Estado de São Paulo, ou seja, o número do cadastro vale em qualquer PAT da região.
Serviço - Para informações, o PAT de São Sebastião fica localizado na rua João Cupertino dos Santos, 245, na região central. O telefone é o (12) 3892-4606. O horário de funcionamento é das 8h às 17h de segunda à sexta-feira. Em Boiçucanga, na Costa Sul, o PAT funciona na avenida Walquir Vergani, 70, e o telefone de contato é o (12) 3865-4340, com horário de atendimento das 8h às 16h. Se preferir, o interessado pode enviar um e-mail para pat@saosebastiao.sp.gov.br. (Fonte: PMSS)

Diretoria do Boiçucanga busca parceria para manter estrutura

São Sebastião - Representantes do Boiçucanga Futebol Clube se reuniram na terça-feira (13/02) com o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, para pedir apoio para a manutenção do clube. Uma parceria esportiva deve ser firmada entre a entidade e a Secretaria de Esportes (Seesp) para utilizar as dependências do clube para escolinhas esportivas.
O prefeito ressaltou o interesse em para que o Boiçucanga continue suas atividades e ao mesmo tempo sirva de base para novos esportistas.
De acordo com o presidente da associação desportiva, José Teixeira Filho, o clube precisa de apoio para continuar sua existência. "Um trabalho com a comunidade é de interesse da entidade".
O encontro contou com a presença do vereador Guto Senatore, representante da Costa Sul. (Fonte: PMSS)

Moradores de Barra do Una terão pavimentação de principais ruas

São Sebastião - Uma comitiva de moradores de Barra do Una, Costa Sul de São Sebastião, se reuniu nesta terça-feira (13/02) com o prefeito Dr. Juan Garcia para sugeridas propostas de melhorias para o bairro. Durante cerca de duas horas os representantes do bairro falaram e ouviram sobre as benfeitorias realizadas pela Prefeitura. Eles foram acompanhados pela vereadora Solange Ramos.
Uma das reivindicações é a pavimentação das ruas por onde passam as crianças que vão para a escola. O prefeito Dr. Juan informou que todo o trajeto do transporte escolar até a escola do bairro será pavimentado. “Mais de 600 crianças serão beneficiadas, bem como moradores que utilizam o transporte coletivo.”
Ele também antecipou que a ponte que liga Barra do Una a Juquehy será reformada dentro do programa “Caminho das Praias”. A comunidade solicitou ainda a retirada de uma lixeira que fica próximo à igreja, pedido este atendido, solução para o saneamento básico e para o cemitério.
De acordo com Dr. Juan Garcia, os antigos cemitérios do município não podem ser ampliados em função das legislações e licenciamentos ambientais da Cetesb. Em contrapartida, anunciou a meta de construir um cemitério na Costa Sul e outro na Costa Norte, seguindo todas as determinações sanitárias.
Quando ao saneamento básico, a prefeito explicou que se reuniu com representantes da Sabesp na semana anterior para cobrar as obras reivindicadas pelo município que deve atender uma boa parte da Costa Sul.
Com relação ao problema das ocupações irregulares e cobrança de IPTU por gleba, Juan Garcia observou que tenta aprovar na Câmara o projeto das Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS), hoje travado pelo Ministério Público e Justiça. “Tão logo o projeto seja aprovado poderemos rever a situação de 22 mil pessoas que moram nos 42 Núcleos Congelados.”
Ainda durante a reunião, os moradores aproveitaram para elogiar as melhorias executadas na Escola Municipal bem como o compromisso assumido com o bairro. “Só tenho a agradecer quando nossas reivindicações são atendidas”, disse João Amâncio dos Santos, presidente da Sociedade Amigos de Barra do Una.
O representante do bairro, Sandro Rogério de Oliveira, aproveitou a oportunidade para apresentar ao prefeito Dr. Juan Garcia o projeto “Solo Vivo” que tem por objetivo dar um destino para podas e lixo orgânico produzido pelos moradores. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi


Hoje a partir da 13 horas o prefeito Eduardo César vai estar no programa conexão gaivota

Ubatuba -Hoje a partir da 13 horas o prefeito Eduardo César vai estar no programa conexão Gaivota falando das coisas pertinentes a administração em seu terceiro anos de mandato. Os ouvintes podem participar pelo tel 38335550.
Gaivota fm 104,9 Conexão Gaivota com Elísio Russo.

Escolinha de natação de Ubatuba faz avaliação para vagas remanescentes

Ubatuba -A escolinha municipal de natação da Prefeitura de Ubatuba promove nesta quarta-feira a última avaliação para crianças de 6 a 10 anos, inscritas para o sorteio das vagas remanescentes para as aulas em 2007. Cerca de 800 crianças se inscreveram em outubro de 2006 e foram encaminhadas para a avaliação, que define qual estágio ela irá cursar.
Na avaliação, os professores verificam se o aluno tem alguma experiência no esporte. "Cada criança tem alguns minutos para ser avaliada. Vale lembrar que a avaliação não é um teste, por isso ninguém precisa ficar nervoso", diz Cristiano Eusébio, coordenador de natação da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba.
O sorteio das vagas remanescentes acontecerá no dia 23, às 9h para os adultos e às 14h para as crianças. As aulas da natação começam no dia 5 março.  (Fonte: PMU)

Surfistas de Ubatuba não competirão em Natal

Ubatuba -Os surfistas de Ubatuba não disputarão a segunda etapa do 8º Rip Curl Grom Search, que acontece nos dias 24 e 25 na praia da Ponta Negra, em Natal (RN). Como para o resultado final do campeonato contam os dois melhores resultados de cada atleta, os surfistas de Ubatuba optaram por descartar a etapa de Natal. Entre as alegações dos surfistas para o descarte está, principalmente, a longa distância.
De todos os que participaram da primeira etapa, Filipe Toledo é o que apresenta situação mais confortável: ele foi o campeão da categoria Grommets na primeira etapa, disputada na Guarda do Embaú, no litoral catarinense e agora depende de um bom resultado na última etapa, que acontece nos dias 24 e 25 de março na Praia de Itamambuca, em Ubatuba.
Outras categorias - Filipe também ficou em quinto lugar na categoria iniciantes, e soma 656 pontos no ranking; Lucas Santos terminou a primeira etapa em sétimo e acumulou 531 pontos. No feminino, Carol Araújo aparece na sétima posição (531 pontos), enquanto Letícia Freitas que terminou em décimo lugar tem 387.
Na categoria mirim, Giovanni Ferreira ficou na décima terceira posição e tem 282 pontos; Lucas Santos e Mateus Toledo estão em décimo nono, com 150 pontos.  (Fonte: PMU)

Prazo para renovações de matrículas nas escolinhas de esporte encerra-se nesta quinta

Ubatuba -A Prefeitura de Ubatuba informa aos alunos das escolinhas de esportes da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que o período para renovação de matrículas termina nesta quinta-feira, 15. Os alunos que freqüentaram as escolinhas em 2006 devem procurar a Secretaria das 9h às 11h e das 14h às 17h30.
Os exames médicos para os alunos acontecem nos dias 14 e 15, no Ginásio de Esportes Tubão, no mesmo horário.
Novas matrículas - Já as matrículas para 2007 podem ser efetuadas entre os dias 16 e 28. É necessário levar duas fotos 3X4 e cópia da certidão de nascimento. A Secretaria oferece atualmente cursos de surfe (Praia Grande, Perequê-Açu e Maranduba), futebol (quadra da piscina, Taquaral e Silop-Elektro), futsal, vôlei, atletismo e basquete. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3833-3818. (Fonte: PMU)

Prefeito Eduardo Cesar e Luiza Mell inauguram Unidade Móvel de Esterilização de Cães e Gatos
A apresentadora Luiza Mell, que comanda o Programa Late Show, na RedeTV, é madrinha da Campanha de Esterilização de Cães e Gatos no município

Ubatuba -O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar em companhia da apresentadora, Luiza Mell, que comanda o programa Late Show, na RedeTV!, inaugurou, simbolicamente, a Unidade Móvel de Esterilização de Cães e Gatos, no último domingo, 11. Luiza Mell veio a Ubatuba especialmente para a inauguração da Unidade, pois há um mês, quando veio fazer uma série de reportagens sobre Ubatuba, comprometeu-se a ser madrinha da Campanha de Esterilização, por apoiar esse tipo de ação no município. A Unidade Móvel começa a funcionar regularmente, nos bairros, no próximo dia 6. O primeiro bairro a receber a Unidade será a Maranduba.
A idéia do programa, segundo o superintendente de Saúde Coletiva, Neilton Nogueira, é atuar durante 15 dias em cada bairro, três dias por semana. Para tanto, os agentes de saúde da família farão um trabalho antecipado de cadastramento e triagem com a comunidade. As famílias mais necessitadas terão prioridade no programa. Outra função da Unidade será o trabalho de orientação relativa à posse responsável dos animais de estimação.
O prefeito Eduardo Cesar afirma que a Unidade Móvel é uma solução interessante para atender àquelas comunidades que têm dificuldade em transportar os animais e pagar para que a castração seja feita. "Nós estamos pensando em resolver um problema que não diz respeito apenas à saúde dos animais, mas também dos munícipes. Quando há um equilíbrio da população animal na cidade, a sujeira nas ruas diminui, bem como a incidência de doenças de pele contraídas nas areias das praias e até mesmo os acidentes envolvendo automóveis. Paralelamente, os donos devem fazer sua parte, não permitindo que os animais circulem livremente pelas ruas."
Late Show em Ubatuba - A equipe Late Show esteve em Ubatuba, no mês de janeiro, gravando uma série de reportagens sobre a cidade. Os programas especiais sobre Ubatuba estão sendo apresentados aos domingos, às 17h, na RedeTV!, canal 21.
Segundo a apresentadora, Luiza Mell, a repercussão das reportagens sobre pontos turísticos, projetos sociais e ecológicos desenvolvidos no município está sendo grande. "Recebemos milhares de e-mails e ligações dos telespectadores que estão encantados com a beleza de Ubatuba. Eu fiquei muito contente de ver a preocupação que existe em preservar essa cidade tão linda e também com trabalhos como esse, da Unidade Móvel, que leva um serviço tão importante quanto esse à porta das pessoas."  (Fonte: PMU)

Prefeitura participa de reunião com comunidade do Taquaral

Ubatuba -Atendendo a uma solicitação da Sociedade Amigos do Taquaral, a Prefeitura de Ubatuba, representada pela assessora de Assuntos Comunitários, Silvana Niel, participou de um encontro com a comunidade, na última segunda-feira, 12. O encontro aconteceu na E.M. Richard Juarez Gobbi e nem mesmo a forte chuva impediu o comparecimento dos moradores, interessados em tomar conhecimento dos trabalhos desenvolvidos pela prefeitura no bairro.
Durante a reunião, foram apresentadas novas reivindicações, que foram devidamente anotadas e serão encaminhadas às secretarias competentes. O presidente da Sociedade Amigos do Taquaral, Wilson Antônio Alves afirmou que "é preciso definir as prioridades, buscando o melhor para o bairro, trabalhando sempre em parceria com a administração."
Para Silvana Niel, assessora de Assuntos Comunitários de Prefeitura de Ubatuba é sempre importante estar em contato com as comunidades, para saber exatamente quais são as necessidades do bairro. "A prefeitura tem ouvido a voz das comunidades. Estivemos aqui no Taquaral há alguns dias e fizemos um mapa de ação. Agora, conforme disponibilidade de pessoal e equipamento, atenderemos às demandas. Em alguns casos, a ação foi imediata e alguns moradores já desfrutam dos benefícios", disse Silvana.
A assessora lembra ainda que as reuniões continuarão acontecendo. "Continuaremos visitando as comunidades de Ubatuba, na intenção de atender às reivindicações que estejam ao nosso alcance. Ubatuba é uma cidade extensa, mas o prefeito Eduardo Cesar faz questão de que todos os bairros recebam a mesma atenção", finalizou Silvana.
A enfermeira Kátia Werneck, responsável pelo posto de saúde do bairro disse que o combate a dengue é a principal luta da comunidade neste momento. "Temos feito visitas, trabalhando em parceria com a comunidade, para combater a chegada da dengue ao bairro, mas como tem chovido nos últimos dias, precisamos do apoio de todos, para que não haja criadouros no bairro", disse a enfermeira.
Entre as melhorias previstas para o bairro, está o alambrado, que protegerá a Unidade de Saúde da ação de vândalos. Outra boa notícia para os moradores é que os cursos de geração de renda devem ser ministrados para a comunidade este ano.
A reunião no bairro do Taquaral contou também com a presença dos vereadores Claudinho Gulli e Jairo dos Santos. O vereador Edílson Felix enviou representante.  (Fonte: PMU)

II Festival de Marchinhas antecipa alegria do carnaval em Ubatuba

Ubatuba -O II Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba animou o público durante as noites do último final de semana, dias 9, 10 e 11. O evento, que aconteceu no Terminal Turístico, na Praia do Perequê-Açu, reuniu centenas de pessoas e dezenas de músicos de renome no cenário regional, que com muita criatividade e animação, anteciparam o carnaval em Ubatuba. Ao todo, concorreram 24 composições, das quais cinco delas foram premiadas.
Promovido pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura, com o apoio da Companhia Municipal de Turismo (Comtur), o II Festival de Marchinhas Carnavalescas contou com a presença ilustre da Banda Confrete, que puxa o famoso Bloco do Juca Teles em São Luis do Paraitinga. A banda apresentou a marchinha que ganhou em primeiro lugar no festival luisense. Para prestigiar o nosso evento, esteve presente também, o Juca Teles "em pessoa", ou seja, o folião que deu vida ao personagem, Benito Campos.
Benito afirmou estar muito feliz com esse intercâmbio entre o carnaval de Ubatuba e de São Luis. Ele lembra que a cidade, pelas suas próprias características, pelas belezas naturais, tem potencial para desenvolver um grande carnaval e torná-lo famoso, como o de São Luis. "Ubatuba tem tradição no carnaval. Antigamente, o pessoal de São Luis vinha brincar o carnaval aqui. Agora, um belíssimo trabalho de reconquista dessa tradição está sendo feito. O segredo é envolver os jovens e os artistas da cidade."
Para o prefeito Eduardo Cesar, o Festival é uma boa oportunidade para revelar novos talentos e lançar, uma semana antes do carnaval, marchinhas que vão embalar a festa da cidade. "Estou muito contente com o sucesso do Festival e espero que ele cresça a cada ano, tornando-se mais um atrativo cultural da nossa cidade."
Os vencedores - O primeiríssimo lugar ficou para a musicista Leda Piranda, com a composição "Só falta você". Ela afirma que foi uma grande e agradável surpresa e que gostou bastante de ter participado. "Eu não esperava mesmo esse primeiro lugar. Tive uma inspiração no último momento. Gosto muito da brincadeira, da música e do carnaval e meu marido já é mais reservado, por isso, a música diz: preparei minha fantasia, comprei confete e serpentina, agora só falta você".
A intérprete Sandra Santos, que conquistou, juntamente com a compositora Eliana Campora, o segundo e o quinto lugar, afirma que é muito interessante poder cantar marchinhas inéditas, de artistas locais. "Existem dois lados bons nessa história. Pessoas que não têm nada a ver com o meio musical podem participar com suas composições e para os músicos, abrem-se novas oportunidades. Ubatuba tem muitos músicos com o maior potencial, que ninguém mais ouve falar. Nessas oportunidades, o compositor vai atrás do intérprete e, então, acontecem boas parcerias."
Confira abaixo os vencedores do II Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba:

1ª Lugar
SÓ FALTA VOCÊ
Composição: Leda Piranda Cardoso Intérprete: Leda Piranda Cardoso e "amigos"


2ª Lugar
O SIRIZINHO
Composição: Eliana Campora Intérprete: Sandra Santos

3ª Lugar
BRAGUINHA
Composição: Wilhan Eduardo A. França Intérprete: Wagnão de Bom Sucesso

4ª Lugar
LINDA MORENA
Composição: Wilhan Eduardo A. França Intérprete: Wagnão de Bom Sucesso

5ª Lugar
A FOFOQUEIRA
Composição: Eliana Campora Intérprete: Sandra Santos

MELHOR LETRA: Braguinha
MELHOR INTÉRPRETE: Wagnão de Bom Sucesso
 (Fonte: PMU)

Reconhecimento de Culturas Tradicionais

Ubatuba -Preocupado com as adversidades enfrentadas pelas comunidades tradicionais de Ubatuba, o Vereador Charles Medeiros encaminhou ao Executivo Federal documento solicitando a criação de estudos para a elaboração de um programa de reconhecimento das culturas tradicionais brasileiras.
Para o vereador, muitas oportunidades são perdidas por conta do não reconhecimento de comunidades tradicionais, um exemplo em Ubatuba é a questão do parque e outros locais que ainda não receberam benefícios por conta de não serem reconhecidos, como acontece na Praia do Perez em relação à implantação do programa federal de extensão de rede elétrica.
No estado do Rio de Janeiro, segundo Charles Medeiros, existe uma lei que mais se aproxima das necessidades das comunidades tradicionais, ela dispõe sobre a permanência de populações nativas residentes em unidades de conservação. Lá o executivo estadual, para minimizar os conflitos dentro de áreas de parques e reconhecer a tradicionalidade do povo criou em abril de 95 uma lei que resguarda e reconhece a população nativa.
A lei assegura aos nativos o direito real de uso das áreas em unidades de conservação, desde que dependam dela para sua sobrevivência, garante ainda a transferência apenas aos descendentes diretos. Como contrapartida eles participam de recuperação, preservação, defesa e manutenção do local. Os mecanismos de proteção não só protegem as unidades de conservação como as populações nativas, utilizando-se ferramentas que possam compatibilizar a melhoria da qualidade devida da população beneficiada.
Existem várias Comunidades de Culturas Tradicionais no Brasil, em havendo reconhecimento destas comunidades, existe a possibilidade real da mudança, para melhor, da qualidade de vida destes cidadãos, assim como acontece com as comunidades quilombolas e indígenas, comenta o vereador.
"Solicitamos urgência na elaboração deste programa, pois cada localidade tem sua particularidade, e tem que ser respeitada, nossas comunidades poderão ser amplamente beneficiadas, queremos realmente a valorização de Ubatuba como ente federado", afirma Charles Medeiros. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Prefeito Eduardo Cesar reúne-se com médicos da Santa Casa

Ubatuba -O prefeito Eduardo Cesar esteve reunido no final da tarde de ontem, 13, com o corpo clínico da Santa Casa discutindo as novas medidas anunciadas na semana passada pelo gestor Álvaro Spinola, para enfrentar a grave crise da instituição. Durante mais de três horas, os médicos puderam tirar suas dúvidas e discutir com o prefeito os detalhes das novas ações que já estão sendo implementadas na Santa Casa.
Diante da ameaça de paralisação de uma parte dos médicos, o prefeito Eduardo Cesar voltou a insistir que não teme a greve e que não irá voltar atrás das demissões dos dois médicos. "Eles foram demitidos porque não cumpriram suas obrigações de médico contratado pelo hospital de atender bem a população", reafirmou o prefeito aos médicos presentes, ressaltando que se novamente for registrado algum caso de mau atendimento, os profissionais envolvidos serão também demitidos. "Existem bons médicos na Santa Casa e estes estão entendendo o momento pelo qual passa o nosso único hospital e estão dispostos a ajudar na solução da crise", enfatizou Eduardo Cesar.
Além da discussão dos problemas atuais e das novas medidas para saneá-las, algumas outras sugestões foram feitas visando a melhoria no atendimento. Uma nova reunião foi agendada para a finalização das negociações. (Fonte: PMU)

Feras do BMX voltam a Ubatuba em junho

Ubatuba -A organização do BMX Free Style de Ubatuba, definiu o mês de junho para a realização do evento que aconteceria no último domingo, 11 e fteve que ser adiado devido às fortes chuvas.
Os bikers Leandro Moreira "Overall", campeão de 2006 pela ABBMX, Daniel Azevedo "Dandan", Maike Moura - campeão dos Jogos Mundiais de Verão Dirt Jump da TV Globo em 2004-, Henrique Castro, conhecido pelos seus aéreos gigantes, Rafael "BMXato", entre outros, que fazem parte da elite do BMX nacional estiveram em Ubatuba no último final de semana e aprovaram a pista. Todos eles garantiram presença em junho para apresentar manobras como Lookdown to X-up, Look Sweet back, Spins e Whips e realizar aéreos de mais de 2 metros de altura, como os apresentados durante o reconhecimento da pista.
O evento BMX Free Style de Ubatuba, vale como etapa do Brasileiro da modalidade e tem a realização da Associação Brasileira de BMX, Confederação Brasileira de Esportes Radicais e Cia. Radical, com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba e patrocínio de Adams, Masterbikes, BMXpress, Overall BMX, VZAN, BMX For You, Impact Bike, Refactor, Dream Bike Special, ESZE, Bike Zone, BMX 20 e Doctorbike. (Fonte: PMU)

Projeto "Folia com Saúde" faz mudanças no roteiro de apresentações
Projeto Folia com Saúde levará para os bairros de Ubatuba “barco elétrico” e “pinto-bumbá”

Ubatuba -O Projeto "Folia com Saúde", que levará performances musicais nos bairros mais movimentados da cidade durante os dias de carnaval está realizando alterações no roteiro, devido ao grande fluxo de carros que estarão circulando nas estradas durante esse período. Como as apresentações contam com a utilização de um "barco-elétrico", ficará inviável conduzi-los aos extremos da cidade, como a praia da Maranduba e Ubatumirim. Ao invés disso, serão visitados os bairros Estufa I e Perequê-Açu.
"Folia com Saúde" é um projeto promovido pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Ministério de Saúde. Durante todos os dias de carnaval, de 17 a 20, um grupo de artistas levará às ruas da cidade, uma campanha criativa de prevenção ao vírus da Aids. O projeto incentivará a utilização da camisinha, através da divertida linguagem das marchinhas carnavalescas e elementos cênicos característicos da festa. Aproveitando a idéia folclórica do boi-bumbá, a trupe criou o pinto-bumbá, que dançará ao encontro de uma camisinha gigante.
O coordenador da Equipe de Prevenção e Atenção à Aids (Epaa) de Ubatuba, Tom Blasques afirma que o projeto "Folia com Saúde" é realizado em Ubatuba pelo segundo ano consecutivo, devido ao grande sucesso da edição anterior e dá um recado importante. "A campanha de carnaval ajuda bastante a lembrar da camisinha, mas o trabalho deve ser desenvolvido durante todo o ano e as pessoas não podem nunca se descuidar."
Campanha nacional - A campanha nacional deste ano tem o slogan "Com camisinha, a alegria continua durante e depois da festa". A idéia é fazer com que os foliões descubram a tranqüilidade que eles podem ter depois da festa, quando usam camisinha, prolongando assim, a alegria e o prazer. Neste ano, a campanha terá um diferencial importante, que tem o objetivo de atingir e incluir as pessoas portadoras de HIV nas campanhas oficiais. A mensagem, nesse sentido é: "Vivendo com AIDS ou não, use camisinha e fique tranqüilo."

Programação
Sábado 17/02 – a partir das 17 horas
Ipiranguinha
Monte Valério
Centro da cidade

Domingo 18/02 - a partir das 17 horas
Av. Leovigildo – Itaguá
Av. Guarani – Itaguá
Av. Iperoig – centro da cidade

segunda-feira - a partir das 17 horas
Praia Grande
Estufa I
A. Iperoig

terça-feira - a partir das 17 horas
Praia do Perequê-Açu
Centro (Conceição e Thomaz Galhardo)
Avenida Iperoig – centro da cidade
(Fonte: PMU)

Candidatos aguardam sorteio de vagas na natação

Ubatuba -A Secretaria de Esportes e Lazer divulgou o número de vagas remanescentes para a Escolinha Municipal de Natação: 230. Nesta quinta-feira, 15 será divulgado o número de crianças de 6 a 10 anos que participaram da avaliação para concorrer a essas vagas (no total eram 790 inscritos). “O sorteio se faz necessário para que não haja nenhum tipo de favorecimento. Ubatuba ainda tem apenas uma piscina para atender a população” disse Cristiano Eusébio, coordenador de natação da Secretaria de Esporte e Lazer.
O sorteio das vagas acontecerá no dia 23, às 9h para os adultos e às 14h para as crianças. Os candidatos sorteados, tanto para escolinha, quanto para a natação adulto, devem procurar a secretaria da piscina entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março para verificar o horário das aulas.
A secretaria de Esportes e Lazer disponibilizará um médico, nos dias 26 e 27 para efetuar os exames nos alunos, mas quem preferir pode levar o exame realizado por outro médico, até o dia 30. A não apresentação do exame médico implicará na perda da vaga.
As aulas da natação começam no dia 5 março. (Fonte: PMU)

Prefeitura reforça busca de criadouros de Aedes Aegypti em áreas públicas
Todos devem fazer a sua parte, pois o mosquito que se desenvolve na casa do vizinho pode contaminar alguém da sua família e vice-versa

Ubatuba -Dando continuidade à serie de ações relativas à prevenção da dengue no município, a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Vigilância Sanitária, em parceria com a Secretaria de Obras, está realizando uma busca de criadouros em prédios e locais públicos. Nesta terça-feira, 13, o superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira e o secretário de Obras, João Paulo Rolim, vistoriaram pessoalmente o Cemitério Municipal.
A Praça Treze de Maio, que está sendo reurbanizada, também passou por vistoria. Os dois locais foram apontados por moradores das redondezas como possíveis focos de proliferação do mosquito da dengue. No entanto, as vistorias comprovaram que o problema não se concentra nesses locais. Em ambos os casos, não foram encontrados recipientes que pudessem acumular água.
Mudança de hábitos - Neilton explica que, no caso do Cemitério, um trabalho sério de prevenção vem sendo desenvolvido há bastante tempo e que a própria população já se acostumou a não deixar vasos e pratinhos que acumulam água em cima dos túmulos. "No começo, foi difícil, as pessoas não queriam que os recipientes fossem retirados, mas aos poucos, nós conseguimos mudar os hábitos nesse sentido. Fora isso, a equipe de Controle de Vetores da Vigilância vistoria o Cemitério semanalmente, para garantir que a ordem seja mantida no local."
Na opinião de Neilton, assim como aconteceu no Cemitério, a população ubatubense precisa passar por um processo de mudança de hábitos em relação à dengue. "Enquanto a comunidade não tomar para si a responsabilidade de retirar os criadouros de mosquito de suas casas, nós estaremos sempre correndo o risco de enfrentar uma epidemia na cidade."
Vizinhança descuidada - No caso da Praça Treze de Maio, foram feitas denúncias de que a população estaria jogando lixo por cima dos tapumes que cercam a obra. A coordenadora do Controle de Vetores e Endemias da Vigilância, Carolina Pannuti, afirma que foi à praça, com uma equipe e caminhão para recolher os criadouros e não encontrou nada no local. "Em compensação, visitei casas no entorno da praça, inclusive de moradores que já haviam recusado nossa visita, que tinham calhas e vasos de plantas infestados de larvas."
Segundo o prefeito Eduardo Cesar, a prefeitura está trabalhando para combater a dengue, mas cada família deve cuidar do quintal, da calha e da caixa d'agua. "Todos devem fazer a sua parte, pois o mosquito que se desenvolve na casa do vizinho pode contaminar alguém da nossa família e vice-versa. Então, além de cuidadores do nosso espaço, precisamos ser também fiscalizadores e denunciar a negligência das outras pessoas, para que atitudes enérgicas sejam tomadas, no sentido de bloquear o vírus na nossa cidade."
Para fazer denúncias de criadouros, o telefone é: 3832-6810.
O trabalho da Vigilância - Com a missão de coibir a incidência do mosquito da dengue no município, diversas ações são realizadas pela Prefeitura, por meio da Superintendência de Proteção à Saúde (Vigilância Sanitária) e seu setor de Controle de Vetores e Endemias. Cada uma dessas ações tem um objetivo específico. Diariamente, são realizados combates à procriação do mosquito, eliminando seus criadouros; bloqueios da circulação viral, para matar os mosquitos alados por meio da nebulização; monitoramento de pontos estratégicos, como ferros-velhos, usinas de reciclagem e outros, além da busca ativa de novos casos de dengue na cidade, orientações aos munícipes e colocação de armadilhas em locais onde ainda não foi detectada a presença do mosquito, como é o caso da região sul e norte.
Para realizar todos esses trabalhos, a Secretaria de Saúde possui uma equipe formada por 19 agentes de controle de endemias municipais. Com a chegada do calor e do período de chuvas, um reforço foi pedido à Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), órgão estadual, que enviou para Ubatuba mais cinco agentes e uma caminhonete que serve para carregar os produtos e bombas utilizados na nebulização. A equipe conta ainda com quatro veículos em atividade e mais três que foram adquiridos recentemente e estão sendo licenciados no momento.
Neilton Nogueira explica que as ações acontecem independente da positivação de casos. Quando há suspeita de dengue em determinada área e essa região estiver comprovadamente infestada pelo mosquito, é feita a nebulização. Neste momento, a equipe está concentrando seus esforços nas áreas mais atingidas, que são a região central e oeste. "Nós realizamos buscas, de casa em casa, eliminando criadouros existentes. Os mutirões e arrastões também são atividades importantes, no sentido de incentivar e ensinar à comunidade a fazer a limpeza por si mesma e não para dar a impressão de que essas atividades não sejam responsabilidade de cada um." (Fonte: PMU)

Convite a Eleição dos Novos Membros do Conselho Tutelar

Ubatuba -O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA - tem a honra de convidar toda a comunidade para participar das duas etapas finais do processo de eleição dos novos membros do Conselho Tutelar:
- Apresentação dos candidatos, no dia 15 de fevereiro, quinta-feira, às 20 horas, no salão da Igreja São Francisco
- Eleição, no dia 25 de fevereiro, domingo, das 08 às 17 horas, no Ginásio de Esportes Benedito Pinho Filho (Tubão)
A eleição para o Conselho Tutelar acontece a cada três anos e dá a cada cidadão o direito de exercer sua cidadania em defesa de nossas crianças e adolescentes.
VOTE! PARTICIPE DESSA FESTA!





Semana de 16/02 à 22/02/2007

CINE PASSEIO (Ubatuba)

"O Mar Não Está Pra Peixe"
Às 15:30 hs -17:20 hs.

"A Procura da Felicidade"
Ás 19:10 hs -21:30 hs.
 


CINE PASSEIO (Ubatuba)

"Diamante de Sangue"
Às 14:50 hs - 19:40 hs.

"'Déjá Vu"
Às 17:10 hs - 22:00 hs.






Semana de 09/02 à 15/02/2007

 

CINE PORTO (Ubatuba)
 

"Diamante de sangue"
ás 16:00 - 18:40 - 21:10 hs



CINE PASSEIO (Ubatuba)


"A grande familia"

ás 15:00 - 19:00 hs

"Uma noite no museu"
ás 17:00 - 21:10 hs


 

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

A luz da fé

E houve uma noite de breu
Em que as nuvens tormentosas
Esconderam a lua e as estrelas
E o chicote do vento
Açoitou o mar
E no oceano tão grande
Um barco de pesca tão pequeno
Das bandas lá do sul
Lutava para transpor com segurança
As montanhas de água
E o perigo dos parcéis
Até que a tripulação
Em trabalho e desespero
Vislumbraram um farol de salvação
Diante da baía de Ubatumirim
E lá se esconderam das procelas
Até repararem que existia
Somente a luz das velas
E das orações dos suplicantes
Na igrejinha
De Nossa Senhora dos Navegantes.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Águias, patos e galinhas II
São poucas e raras as águias. Bicho intrigante e selvagem! Sua população é reduzidíssima. Poucos indivíduos usufruem de muito espaço. Vivem na fartura. Ermitãs, procriam ( pouco) em locais de difícil acesso. São discretas. Sem vizinhos ( há muito espaço nas alturas) e sem cultivar qualquer amizade, bastam-se. Tem no vôo alto e repleto de manobras radicais, seu passatempo preferido. Passatempo que lhes permitem incisões cirúrgicas nas investidas contra suas presas. São felizes! Não sofrem estresses nem tem aflições. Os humanos também são bichos (racionais?) muito mais intrigantes do que elas. São estressados e, não conseguem solução ( inteligente e funcional) para qualquer dos os assuntos que afligem sua sociedade em seus aglomerados: segurança, saúde, educação, distribuição de renda, trabalho, aquecimento global, poluição, moradia, sem terras, sem tetos, violência etc. Quanto mais "apertados" mais agravam seus problemas. Uma progressão geométrica! Talvez na observação do comportamento social das águias se possa concluir que há solução simples e comum a todos estes males humanos. A solução, não requer nada que tenha complexidade de entendimento ou dificuldade de aplicação. Trata-se do controle do crescimento da população (leia-se planejamento familiar). Porque será este assunto nunca vem a pauta? Tabu? O crescimento demográfico é o veneno letal das populações confinadas. O planeta terra mostra e transpira seus limites. O resultado dos amontoados humanos assistimos, diariamente, nos noticiários. Plin! Plin! A O "barco" está muito cheio e é preciso adequar o número de passageiros a sua capacidade física de flutuação. O resto todo é coisa de galinhas. Ciscos. Ciscam daqui, ciscam dali... Quando alguma galinha parte para ação, vira pato. Cada passo...

Ronaldo Dias

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Amanhecer no Perequê Açú ©Juliano Gregori

Amanhecer no Perequê Açú
©Juliano Gregori

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor