Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 16 de Fevereiro de 2007 - Nº 1709 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Atleta UNIMÓDULO é vice no Campeonato Municipal de Canoagem


Caraguatatuba
Estagiários do CIEE participam de encontro em Caraguá
PAT de Caraguá tem novas vagas de emprego em diversas áreas
SESEP inicia trabalhos de limpeza nos bairros Casa Branca e Olaria
Campeonato Municipal de Beach Soccer de Caraguá atrai de 36 equipes

Ilhabela
Prefeitura de Ilhabela toma providências para garantir o atendimento aos usuários do Sistema Municipal de Saúde no Carnaval
Alunos de Ilhabela contarão com cursos ministrados à distância
Manoel Marcos quer implantar cusos de idiomas em Ilhabela

São Sebastião
Prefeitura e Saita promovem mutirão de limpeza no Itatinga
Prefeitura divulga edital para contratação de estagiários
Prefeitura de São Sebastião intensifica fiscalização contra comércio irregular no Carnaval
Casa em núcleo congelado de Barra do Una é demolida pela Prefeitura
João Hermann visita São Sebastião
Escolas de samba entram na reta final para o carnaval 2007
Carnamar tem últimos abadás para balsa de domingo
Prefeitura realiza baile popular durante o Carnaval em Boiçucanga
Cemin fecha parceria com Ecobus e Motel Bangalô para conscientização contra a Aids
Sectur divulga classificados do Grupo Corpus
São Sebastião espera 500 mil pessoas e hotéis já registram 90% de ocupação
Professor de Educação Física de São Sebastião recebe visita de representante da Revista Nova Escola
Prefeitura vai monitorar trilhas para evitar camping selvagem no Carnaval


Ubatuba
Vereador Marcos Demo homenageia diretor da MTV
Bloco "Cuca Legal" leva alegria para as ruas de Ubatuba
Ubatuba aguarda a visita de 250 mil turistas no Carnaval

Seções
Poesia
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Atleta UNIMÓDULO é vice no Campeonato Municipal de Canoagem

Litoral Norte - O caraguatatubense Edmar Soares, do programa Bolsa Esporte UNIMÓDULO, foi vice-campeão no municipal de Canoagem de Caraguá. O evento reuniu 52 competidores em Caraguá no dia 4 de fevereiro, na Prainha, inclusive equipes de Boituva, Rio de Janeiro, Santos e Caraguá - Associação de Canoagem do Litoral Norte, ACALINO, - em uma disputa acirrada.
A equipe ACALINO foi a campeã na classificação geral. Edmar Soares foi um dos destaques da equipe, ficando com o título de vice-campeão na classe I Oceânica. Da equipe, 10 atletas foram campeões, nove foram vice e quatro deles garantiram a terceira colocação. A equipe vice-campeã foi a ECOAR, de Angra dos Reis, e a 3ª colocada foi a equipe de BOITUVA.
Os competidores disputaram as categorias Mirim, Infantil, Sênior, Máster e Super Máster; nas classes I, II e III. Os três primeiros atletas de cada categoria e a associação com o maior número de atletas vencedores foram premiados com troféus.
Confira a lista dos três primeiros colocados de cada categoria:
Categoria Sênior
1º José Antonio da Silva ACALINO
2º Paulo César Júnior ACOAR
3º Edvan Vieira ACALINO

Categoria Máster
1º Cláudio Moreira ACOAR
2º Edvaldo Fernandes Soares ACALINO
3º Antônio Agripino BOITUVA
Categoria Feminino
1º Bárbara S. Barbosa ACALINO
2º Bianca Sarzi ACALINO
3º Eliana Fernandes ACALINO

Classe Surfinho
Categoria Iniciantes
1º Alexandre Miranda ACALINO
2º Everton Erick ACALINO
3º Vadim Gomes Avulso

Categoria Infantil
1º Ranielli Fernandes ACALINO
2º Carlos Henrique ACALINO

Categoria Mirim Masculino
1º João Pedro Schiabinato ACALINO
2º Leonardo Vieira ACALINO 3º João Pedro de Carvalho ACALINO

Categoria Mirim Feminino
1º Ingrid Barbosa ACALINO
2º Bárbara Fernandes ACALINO

Campeã Equipe
Campeão 2° Lugar 3° Lugar
1º ACALINO (Caraguatatuba) 10 9 4
2º ACOAR (Angra dos Reis) 1 1 13º BOITUVA 1
(Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Estagiários do CIEE participam de encontro em Caraguá
O “Dia do estagiário” reuniu dezenas de estudantes que realizam estágio na Secretaria da Educação e em empresas de Caraguatatuba, para um encontro de integração. Eles participaram de palestra e dinâmicas com profissionais da Prefeitura e do CIEE.

Caraguatatuba - Com o objetivo desenvolver e capacitar os estagiários que atuam na Seduc (Secretaria da Educação de Caraguatatuba) e também os que atuam em empresas da cidade, foi realizado ontem, dia 14 de fevereiro, o “Dia do Estagiário”. O encontro, promovido por meio da Divisão de Informática, ocorreu na sede da Seduc e reuniu 68 pessoas nos períodos da manhã e tarde.
A supervisora de informática educativa Márcia Regina Paiva Silva, a agente administrativa Maria Amanda de Oliveira e a assistente de informática pedagógica Kaylla Prado participaram da organização do encontro. Para Amanda, é muito importante promover esse tipo de atividade, pois além de transmitir novos conhecimentos aos estagiários, é possível realizar uma integração entre eles, que atuam em diversos setores. “O Dia do Estagiário possibilitou que eles trocassem informações e experiências”, destacou.
Dois representantes do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) estiveram em Caraguatatuba para desenvolver as dinâmicas com os estagiários: o assistente de relações externas do CIEE de São Sebastião, Marcelo Muniz e, a assistente técnica de estágio, Vanderléia Ronconi.
Na ocasião os participantes também puderam realizar uma avaliação do estágio que estão realizando, apresentando sugestões e apontando a qualidade do programa de estágio desenvolvido. “Tomada de decisão” foi o tema da oficina trabalhada com os alunos, com discussões individuais e em grupo.
Houve a participação dos estagiários das empresas Pão de Açúcar, Samesp, Caraguá Negócios Imobiliários, Kasual Magazine, Redon Tecnologia e treinamento, Setor Litoral Norte Corretora de Seguros e Transcopa.
“Esperamos que com esta iniciativa e outras que ainda serão realizadas, possamos enriquecer o conhecimento profissional de nossos estagiários, para que estejam preparados e sejam competentes para enfrentar a concorrência no mercado de trabalho”, finalizou a equipe da divisão de informática da Seduc. (Fonte: PMC)

PAT de Caraguá tem novas vagas de emprego em diversas áreas
O Posto de Atendimento ao Trabalhador(PAT) de Caraguá está com novas vagas de empregos em diferentes áreas. Para concorrer às vagas, basta comparecer ao PAT levando carteira de trabalho e documentação e realizar um cadastro, para que o sistema possa fazer o encaminhamento do candidadto à empresa contratante

Caraguatatuba - O PAT/SINE – Posto de Atendimento ao Trabalhador/Sistema Nacional de Empregos, que atua em Caraguá por meio de uma parceria com a Prefeitura Municipal, a cada ano tem inserido mais pessoas no mercado de trabalho.
O ano de 2007 começou muito bem para o trabalhador de Caraguá que está desempregado, e prova disso é que o PAT já colocou à disposição, no site oficial da Prefeitura de Caraguatatuba, novas vagas de empregos em áreas bastante diversificadas, com diferentes quesitos de instrução escolar, experiência, profissional, idade, entre outros.
A última publicação de novas oportunidades de recolocação profissional do Posto de Atendimento ao Trabalhador aconteceu nesta quarta-feira, 14 de fevereiro, o que dá ao munícipe a chance de chegar em tempo de conseguir um novo emprego antes mesmo de acabar o mês de fevereiro.
Entre os trabalhos oferecidos, todos com apenas uma vaga cada um, estão os seguintes cargos: Instrutor de Informática, Jardineiro, Mecânico Eletricista de Automóveis, Montador de Móveis, Pizzaiolo, Repositor de Mercadorias, Servente de Pedreiro, Soldador, Vendedor Ambulante, Vendedor Interno, Ajudante de Cozinha, Atendente de Balcão, Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Vendas, Balconista de Padaria, Cozinheira, Empacotador, Empregada Doméstica, Entregador de Gás, Faxineira, e Garçom.
Os interessados nessas novas oportunidades de emprego podem comparecer ao PAT munidos de documentos, comprovante de residência e carteira de trabalho. O Posto de Atendimento ao Trabalhador fica na Rua Taubaté nº 450, no bairro Sumaré, próximo ao ponto final da empresa Praiamar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3882-5211. (Fonte: PMC)

SESEP inicia trabalhos de limpeza nos bairros Casa Branca e Olaria
Os bairros Casa Branca e Olaria serão os primeiros do ano a receber o serviço de limpeza, com roçada e capina, da SESEP, no ano de 2007. Cerca de 30 funcionários trabalharão a partir do dia 26, fazendo inclusive a pintura de guias, para deixar o bairro mais limpo e bem sinalizado nas vias públicas

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da SESEP – Secretaria de Serviços Públicos, vai iniciar os serviços de melhoria nos bairros no dia 26 de fevereiro (segunda-feira). O mutirão terá início no Casa Branca e Olaria, com serviços de limpeza como roçada, capina e carreção.
Segundo explicou o Secretário de Serviços Municipais, Roberti Costa, “Estes são os primeiros bairros a receber essa benfeitoria. Mas estaremos ao longo dos próximos meses contemplando igualmente as demais regiões do município. Nosso principal objetivo é melhorar os bairros, deixando-os mais limpos e com as guias sinalizadas, para começar muito bem o ano de 2007”, explicou.
O serviço, que começa no dia 26, poderá durar até seis dias úteis, conforme afirmou Roberti Costa, mas esse prazo só poderá ser cumprido se a chuva der uma trégua para a região.
Serão utilizados 30 funcionários para a limpeza do Casa Branca e do Olaria, além de equipamentos como roçadeira costal, enxada e vassoura. Junto ao trabalho de limpeza será realizada também a pintura de guias. (Fonte: PMC)

Campeonato Municipal de Beach Soccer de Caraguá atrai de 36 equipes

Caraguatatuba - Trinta e seis equipes de Caraguá, Ilhabela, Lorena e Ubatuba estão inscritas para participarem do Campeonato Municipal de Beach Soccer, categoria Livre, que inicia no dia 22, quinta-feira. As competições acontecem na arena de Beach Soccer, na Praia do Indaiá, ao lado da pista de Bicicross.
O campeonato foi dividido em grupos. Pelo A, categoria masculino, estão as equipes Projeto Integração, Jardim América e Amigos; o B é composto pelos times, Patos, Britânia, Tabashow e Rosa Dourada B. Pelo grupo C competem os times Tabajara, União das Palmeiras, E.C. Primavera e Cruz das Almas. No grupo D lutarão pela vitória os times Lion, União do Olaria e Corotti; pelo grupo E estão as equipes São Paulo, Adil Car e A.A. Corinthians; no grupo F estão os times MH Marcenaria, Rosa Dourada A e Grêmio. Disputam no grupo G, as equipes Performa Academia, Sportinga e Europeus e pelo grupo H estão os times PSV, Acalino, Força Jovem e Bayer Munich.
A categoria feminino foi dividida em dois grupos. No A estão Sel. Lorena 1, Sel Ubatuba, Sel Lorena 2 e Projeto Integração e o B é composto pelas equipes Ancoras Bar, Geração Independente, C.A. Poiares, E.C. Barra Velha e Colinas.
No dia 22, as equipes entram em campo para o primeiro dia de disputa. Às 18h30 as equipes Sel Lorena 1 enfrenta o Sel Lorena 2, no feminino. Já no masculino, as competições iniciam às 19h com disputas entre os times Performa Academia e Europeus, em seguida entra em campo as equipes Tabajara e Cruz das Almas e a última partida do dia será entre União das Palmeiras e E.C Primavera.
Na sexta-feira, dia 23, as competições também iniciam às 18h30 com a disputa entre os times femininos Ancoras bar e C.A. Poiares; às 19h, os times masculinos entram em campo. A disputa inicia com o confronto entre Patos e Rosa Dourada B, em seguida o Britânia e o Tabashow é que fazem a disputa. O último jogo será entre MH Marcenaria e Grêmio.
A previsão é que o campeonato, organizado pela prefeitura, por meio da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, chegue na final no dia 30 de março, os finalistas irão brigar pelo título de Campeão do ano na modalidade.
Mais informações pelos telefones 3888-4110 ou 3887-1165 com Renato ou Leandro.
 (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Prefeitura de Ilhabela toma providências para garantir o atendimento aos usuários do Sistema Municipal de Saúde no Carnaval

Ilhabela - Para o período de Carnaval, visto o fluxo de turistas que deverão visitar Ilhabela, juntando-se aos moradores do município, a Prefeitura de Ilhabela está tomando as devidas providências no sentido de garantir o atendimento necessário para os usuários do Sistema Municipal de Saúde, com equipe médica de plantão, serviço de ambulância com equipe de enfermagem para a remoção de pacientes quando necessário e, neste ano, com a atuação da ambulancha, que ficará ancorada próxima ao píer da Vila.
Na próxima sexta-feira, 16, a Prefeitura estará dando início a festa do Carnaval, e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde estará presente, nas cinco noites de folia, para garantir o atendimento aos foliões. Outra ação da Secretaria é a campanha de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), que consistirá na distribuição de preservativos e folheto informativo, com o intuito de conscientizar a população sobre a importância do uso da camisinha. Além da distribuição na avenida do samba, os agentes também estarão distribuindo os preservativos num estande que será montado ao lado da passarela do samba, na Praça da Bandeira, na Vila.
De acordo a Secretaria da Saúde serão distribuídos cerca de 50 mil preservativos, adquiridos pelo município, e espera-se que este número chegue a 70 mil com a contrapartida do Governo do Estado. Cerca de 50 agentes estarão fazendo a distribuição dos preservativos e do material informativo.
Segundo o diretor Márcio Tenório, no Pronto Socorro do Hospital Mário Covas Jr. haverá reforço nas equipes de plantão, e a Unidade Básica de Saúde da Praia do Curral estará funcionando de sábado à terça-feira, das 09h às 18h, com uma equipe de profissionais de enfermagem e uma unidade móvel, para atendimento à população da região sul.
O serviço de transporte de urgência e emergência por ambulância é acionado através de contato telefônico no Pronto Socorro do Hospital Municipal. “Basta ligar 192, a ligação é gratuita e pode ser feita inclusive do orelhão. Para ligar do celular, disque 3895 8789”, explica Tenório.
Bloco da Saúde - A abertura do Carnaval contará ainda com o desfile do Bloco da Saúde, com a participação dos funcionários que estarão trabalhando na campanha, cujo tema será “A vida é bela para quem sabe amar; use camisinha quando for transar”, escolhido através de votação popular, durante a campanha do dia mundial na luta contra a AIDS. Confira a letra do samba, cujo interpretes são os funcionários Roni de Paula e Marilda Batista. (Fonte: PMI)

Alunos de Ilhabela contarão com cursos ministrados à distância

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal de Administração firmou parceria com o Grupo Educacional UNINTER, no sentido de incentivar a implantação no município, da primeira faculdade particular de tecnologia, com aulas a distância.
Conforme a representante do Grupo, Denise Paranhos, só foi possível a viabilização desta implantação, através do contato com o secretário municipal Luiz Lobo, que possibilitou a aproximação do Grupo com o conceituado Colégio ACEI, mantido pela Associação Cultural e Educacional de Ilhabela, que foi credenciado pelo Grupo, como centro Associado da Região, e já está concluindo os detalhes operacionais.
O Grupo UNINTER é uma sólida instituição de Curitiba, mantenedor da Facinter, fatec Internacional, IPBX, CBED e é nacionalmente reconhecido pelos cursos superiores à distância que oferece autorizado pelo MEC, tais como: Cursos superiores de Tecnologia em: Comércio exterior; Logística; Gestão Empreendedora de Negócios; Gestão Pública; Gestão da Produção Industrial; Gestão Financeira; Marketing; Secretariado; Gestão Comercial e Pedagogia e curso superior de Licenciatura em Pedagogia.
De acordo com o secretário Luiz Lobo, esta ação proporcionará aos alunos de Ilhabela participarem de cursos ministrados por professores doutores e pós doutores,com um custo mais acessível do que os custos dos cursos presenciáveis, com igual ou melhor qualidade, pois dará oportunidade aos alunos, de estarem em contato com professores doutores e pós doutores, ministrando suas aulas. “Em 1966, na época de campanha eleitoral, falou-se muito na possibilidade de implantar cursos à distância, 04 anos se passaram e nada foi feito neste sentido, o que houve foi a retirada de transporte escolar e bolsa de estudo, fico muito feliz com o apoio que o nosso prefeito vem dando, aos assuntos relacionados aos estudantes de Ilhabela”, ressaltou ainda.
Para o prefeito municipal, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, a vinda do Grupo UNINTER à Ilhabela irá atender ao estímulo da Prefeitura em permitir o acesso dos moradores a cursos superiores e a pós graduação de qualidade, que hoje é carente em nosso município. (Fonte: PMI)

Manoel Marcos quer implantar cusos de idiomas em Ilhabela

Ilhabela - Na tarde da última terça-feira, 13, o secretário municipal de Educação, professor Antonio Cornélio de Morais Filho, recebeu em seu gabinete o secretário municipal de Turismo, Ricardo Fazzini Dias, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, Marcelo Carlos de Freitas, a representante da Associação Ilhabela, Rosangela Capela e o representante do projeto “Um Mundo Melhor”, Fernando Acero.
O encontro serviu para tratar de um projeto educacional, de formação e inclusão laboral, que consistente na criação de bibliotecas populares de literatura na língua espanhola, onde são ministradas aulas de idiomas para todo o trade turístico e para os jovens estudantes da rede municipal da cidade que, posteriormente, poderão ser encaminhados para o mercado de trabalho.
Segundo o secretário Cornélio, “o projeto tem como principal objetivo a difusão da língua e da cultura educacional espanhola no município, possibilitando ainda um possível intercambio cultural e educacional entre alunos da rede de ensino brasileira e espanhola”.
Para o secretário Ricardo Fazzini, o projeto é um instrumento que vem aumentar as possibilidades de conhecimento e, conseqüentemente, de trabalho para todo o trade turístico de Ilhabela.
Com professores nativos da Espanha para ministrar as aulas de Castelhano, o curso também contará com monitoramento semanal das aulas por parte da diretoria da escola, boletins mensais para avaliação do desempenho dos alunos, distribuição mensal e gratuita de livros e revistas aos estudantes, para que possam praticar o estudo em casa, além de assessoramento de Programação Neurolingüística, para eliminar bloqueios e dificuldades da aprendizagem.
A biblioteca de espanhol será implantada em um espaço pré-determinado pela Prefeitura, onde também serão ministradas aulas de inglês. Serão oferecidas 325 vagas, divididas entre alunos da rede pública de ensino e pessoas ligadas ao que atuam junto aos trade turístico. O curso é composto por cinco módulos e o primeiro terá duração de um ano.
O programa tem o apoio do governo da Espanha através da Câmara de Comércio Brasil Espanha e da prefeitura de Ilhabela.
Em relação a reunião o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, acrecentou: “O projeto vem de encontro com as ações de minha administração. Com o aumento das escalas de navios de cruzeiro e, principalmente, do elevado numero de turistas estrangeiros que o município vem recebendo, é cada vez mais importante estar aperfeiçoando e qualificando nossa mão-de-obra, para podermos atender bem estas pessoas que vem nos visitar e injetar capital na economia de nossa cidade”. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Prefeitura e Saita promovem mutirão de limpeza no Itatinga

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria das Subprefeituras (Sesub) - Centro, em parceria com a Sociedade Amigos do Itatinga (Saita) e a ONG Associação das Ruas do Itatinga (Ascrit) realiza neste sábado (17/02) um mutirão de limpeza no bairro.
Das 7h às 17h cerca de 60 pessoas, 4 máquinas, 3 caminhões e a patrol estarão nas principais vias do Itatinga para retirar lixo, entulho, poda de árvore, além de limpar valas e o córrego Mãe Isabel que passa na avenida Itatinga.
De acordo com diretor da Sesub Centro, Antônio Carlos Dias Medeiros, essa é a primeira de várias ações que serão realizadas nos bairros de São Sebastião. Ele adianta que o próximo será o São Francisco, logo após o Carnaval.
Para o presidente da Associação Amigos do Itatinga, André Luís de Oliveira, o Dedé, esse mutirão é importante para dar um novo visual ao bairro. “Estamos convocando a comunidade para que participe da ação no sábado para deixar nosso bairro mais bonito.” (Fonte: PMSS)

Prefeitura divulga edital para contratação de estagiários

São Sebastião - A Secretaria de Educação de São Sebastião publicou nesta quinta-feira (15/02), o edital 01/2007 para abertura de processo seletivo de contratação de estagiários em diversas áreas.
O período de inscrição para o preenchimento de aproximadamente 140 vagas será entre os dias 26 de fevereiro e 5 de março, das 9h às 16h, no CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), situado na Rua Duque de Caxias, 188, piso 2, loja 17, no Shopping Fama, Centro de São Sebastião.
O candidato terá de levar ao posto de inscrição original e cópia da cédula de identidade, original e cópia do CPF, original e cópia do comprovante de residência de 2005 e atual, além de uma foto 3x4.
Há necessidade de que o candidato seja brasileiro, tenha no mínimo 16 anos de idade, resida em São Sebastião há dois anos, tenha cadastro no CIEE e que não tenha sido exonerado de serviço público.
Serão selecionados estagiários do ensino superior e técnico nas áreas de enfermagem, farmácia, secretariado, informática e contabilidade, administração em sistema de informação, administração, ciências da computação, ciências biológicas, ciências contábeis, computação aplicada, direito, educação física, engenharia civil, engenharia ambiental, engenharia elétrica, jornalismo, web design, serviço social, comunicação, marketing, letras, matemática, pedagogia, sistema de informação, história, geografia, educação artística, licenciatura da computação, gestão ambiental, gestão comercial, gestão de recursos humanos e farmácia.
O valor da bolsa-auxílio para técnicos é de R$ 415,80 e para o ensino superior R$ 554,40, ambos com carga horária de 8h/dia.
Já o processo seletivo está inicialmente agendado para ocorrer no dia 10 de março, às 9h, na Escola Municipal Henrique Botelho. Os inscritos devem comparecer ao local 30 minutos antes do horário previsto, munidos de documento de identidade com foto e protocolo de inscrições.
Os candidatos farão uma prova escrita que será composta por 20 questões, sendo 10 de conhecimentos básicos (português e matemática) e 10 sobre conhecimentos gerais e históricos, versando sobre fatos gerais de São Sebastião.
O resultado final com os selecionados deve sair no dia 26 de março e o início dos trabalhos dos estagiários será dia 2 de abril, com um evento no Teatro Municipal. (Fonte: PMSS)

Prefeitura de São Sebastião intensifica fiscalização contra comércio irregular no Carnaval

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Fazenda, vai intensificar a fiscalização contra o comércio ambulantes irregular nas praias e locais onde acontecem os desfiles e bailes de Carnaval. Haverá uma atuação maior contra a venda do spray de espuminha.
A partir desta sexta-feira (16/02) fiscais da Divisão de Posturas percorrerão as praias durante o dia e os locais de eventos à noite. De acordo com Cristiane Maria Silva, chefe da Fiscalização de Postura, a determinação é para recolher todo material encontrado com ambulante sem licença.
Ela alerta ainda que mesmo o ambulante licenciado que estiver com espuminhas terá a mercadoria apreendida. “Não há autorização para nenhum ambulante comercializar esse tipo de produto no município.” (Fonte: PMSS)

Casa em núcleo congelado de Barra do Una é demolida pela Prefeitura
A fiscalização da Prefeitura de São Sebastião demoliu ontem (14/02), em Barra do Una, na Costa Sul, uma casa de alvenaria com aproximadamente 70 metros quadrados de área construída, localizada em área congelada.

São Sebastião - A ação demolitória foi acompanhada pelo pelotão da Polícia Militar, com sede no bairro de Boiçucanga, visando à integridade física dos servidores municipais no cumprimento da lei.
Além da PM, oito braçais munidos com ferramentas e equipamentos de segurança foram deslocados ao local para realizar, manualmente, a operação. O imóvel demolido fica na rua José Farias, 305, no Sítio Velho, onde nenhum tipo de máquina tem acesso.
Segundo a chefe de Divisão de Fiscalização Ambiental e Obras, Eloísa Conceição de Souza, a casa não era habitada, mas a ação sofreu resistência por parte do infrator, que reside ao lado da obra. Ela informou ainda que há outras denúncias de construções em locais irregulares. “A fiscalização já constatou e se as pessoas continuarem construindo em desacordo com a legislação, há o risco de demolição”, avisa.
O auto de demolição foi expedido em 8 de fevereiro de 2007, uma vez que a obra estava em núcleo congelado e sem nenhuma autorização dos órgãos competentes. A construção também estava em desacordo com a Lei de Uso e Ocupação do Solo (561/87) e alterações da lei 848/92, que dispõe sobre a questão ambiental no município.
A ordem da ação foi emitida pelo Procurador Ambiental e Obras, José Mauro Botelho, que determinou a demolição imediata a fim de cumprir a legislação e evitar novo assentamento irregular.
A situação das pessoas que residem em áreas irregulares, e que estão congeladas, só poderá ser sanadas com a aprovação do projeto que cria as Zonas de Especial Interesse Social (ZEIS), cuja finalidade é a regularização urbanística e fundiária dos locais.
O município tem 42 núcleos congelados que ficam na Costa Norte, nos bairros Canto do Mar e Enseada; na região Central, nos bairros Morro do Abrigo e Topolândia; e na Costa Sul, nos bairros de Toque Toque Pequeno, Paúba, Maresias, Boiçucanga, Cambury, Baleia, Barra do Sahy, Juquehy, Barra do Una e Boracéia. (Fonte: PMSS)

João Hermann visita São Sebastião

São Sebastião - O membro do Parlamento do Mercosul e ex-deputado federal João Hermann Neto fez uma visita ao Município de São Sebastião. Ele se encontrou com o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia.
Entre os assuntos em pauta estava a ampliação do Porto de São Sebastião e a instalação da base de gás natural no Litoral Norte.
Hermann ocupa hoje uma das 18 cadeiras do Parlamento do Mercosul, câmara instalada oficialmente com representantes de cada um dos cinco países que compõem o bloco: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
A Câmara, entre outras funções, debate os rumos da integração continental, como o gás natural. A criação do Parlamento do Mercosul serviu por fim às pretensões de criação da ALCA (Área de Livre Comércio das Américas). O órgão, com sede em Montevidéu, no Uruguai, se reúne mensalmente. (Fonte: PMSS)

Escolas de samba entram na reta final para o carnaval 2007

São Sebastião - A poucos dias do desfile de Carnaval, as escolas de samba de São Sebastião entram na reta final para os últimos preparativos dos carros alegóricos e fantasias e também da afinação da bateria e samba-enredo.
As cinco escolas que entram na Passarela do Samba no domingo (18/02) estão trabalhando a todo o vapor em seus barracões para acertar os detalhes finais que farão a diferença na avenida.
A atual bicampeã do Carnaval sebastianense, a escola Sol de Verão, traz o enredo “Roma, a cidade Imperial (Veni, Vide, Vice)”, que contará a história do império de Roma. Ela vai para a avenida com cerca de 400 componentes que desfilam em quatro carros alegóricos e oito alas. Nos barracões da escola aproximadamente 30 pessoas trabalham dia e noite para garantir um desfile de muita qualidade. De acordo com a escola Nesta sexta-feira (16/02) acontece o último ensaio a partir das 21h30.
Já a Ki-Fogo, vice-campeã em 2006, entra na avenida com o enredo “Faça-se a Luz”, que conta a origem do universo. Serão três carros alegóricos, cinco alas e aproximadamente 380 componentes. De acordo com o presidente da escola, Willer Frederico, o ritmo do barracão é de trabalho intenso. “Temos a colaboração de 25 pessoas que acertam detalhes dos carros e confeccionam as fantasias.” A escola realiza seu último ensaio na sexta partir das 20h30.
A Mocidade Independente da Topolândia, campeã do Grupo 1 no ano passado, promete embalar a avenida com o enredo “TEBAR: Uma história de Sucesso”, contando a história da Petrobras em São Sebastião.
A escola também traz para a passarela três carros alegóricos e 450 componentes que prometem agitar a avenida. Segundo o presidente da escola, Francisco Alves, o Chicão, cerca de 40 pessoas trabalharam meses para confeccionar as fantasias. “Hoje, no barracão, concentram-se apenas oito pessoas que finalizam os carros alegóricos. A Mocidade realiza na noite desta quinta-feira (15/02), na Rua da Praia, seu último ensaio para o desfile.
Quem promete um belo espetáculo é a Acadêmicos de São Francisco, que após ficar em 3o lugar no Grupo Especial, acabou rebaixada para o grupo de acesso. Para conquistar o título a escola canta o enredo “Sou pescador, o aventureiro do mar”, que vem com intuito de resgatar elemento fundamental de sua cultura caiçara homenageando o pescador. Cerca de 20 pessoas estão trabalhando na escola em um ritmo acelerado para garantir que os 350 componentes entrem na avenida para levar o título de campeã. A escola também realiza seu último ensaio nesta sexta-feira (16/02) a partir das 22h30h, na Praça da Figueira.
A X-9 do Canto do Mar, em seu terceiro ano como escola de samba, traz o enredo “Nas ondas da Comunicação”, que conta esse caminho desde a escrita na pedra até a era da internet. Cerca de 30 pessoas trabalham no barracão da escola para deixar tudo pronto até domingo.
De acordo com a presidente da escola, Nanci Ruicem, este será o grande ano da escola que conta com 350 componentes, 8 alas e 3 carros alegóricos. A escola também realiza seu último ensaio técnico nesta sexta-feira (16/02), na praia do Canto do Mar.
De acordo com o presidente da Associação Sebastianense das Entidades Carnavalescas (Asec), Eli Roberto de Santana, este ano as escolas investiram muito na qualidade de seus carros e fantasias. “A disputa promete ser acirrada e quem ganha com isso é o público que verá na avenida um belo espetáculo.”
Ainda segundo Santana, a novidade para este ano é a apuração que acontecerá em lugar fechado com a participação apenas de dois diretores de cada escola e a presença da imprensa.
O desfile acontece no domingo (18/02), a partir das 21 horas, e terá a seguinte seqüência: X-9 Canto do Mar e Acadêmicos de São Francisco pelo grupo 1, seguidas por Mocidade Independente da Topolândia, Ki-Fogo (Pontal da Cruz) e Sol de Verão (Vila Amélia) pelo Grupo Especial. A apuração acontece na segunda-feira (19/02), em horário e local a serem definidos. (Fonte: PMSS)

Carnamar tem últimos abadás para balsa de domingo

São Sebastião - Uma das mais tradicionais festas do Carnaval sebastianense, a 17ª edição do Carnamar – Desfile de embarcações – está com poucos abadás para serem comercializados e que dão direito à folia em uma as duas balsas que acompanharão a folia. As marinas também fazem a pré-inscrição das embarcações que prometem colorir o Canal de São Sebastião, a partir das 9h de domingo, na Praia do Arrastão.
O desfile está previsto para sair às 10h, por isso a dica é que os participantes cheguem mais cedo para se preparar para a festa. Serão premiados os barcos mais enfeitados e mais animados, marina com maior número de inscritos, jet ski mais animado e folião mais animado na areia. A inscrição custa R$ 20 por embarcação. Também será eleita a Miss Carnamar 2007. As interessadas ainda podem se inscrever na Associação Comercial e Industrial de São Sebastião (Aciss).
O evento é promovido pela Prefeitura de São Sebastião e parceria com a Aciss. Até às 17h desta sexta-feira (16/02) os interessados em ir à sede da associação, no Centro, local onde também podem ser adquiridos os abadás para as duas balsas que devem levar 400 pessoas, no total.
Segundo o gerente comercial da Aciss, Luiz Augusto de Brito, associados pagam R$ 60 e não-sócio R$ 80 com direito a bebidas como cerveja, refrigerante e água, além de frutas, ducha e jatos dos rebocadores da Petrobras. Salgados e lanches serão vendidos à parte na balsa a R$ 2,50.
Para esquentar a folia, cada balsa terá a participação de uma escola de samba – Mocidade Independente da Topolândia e Ki-Fogo, do Pontal da Cruz – e um DJ tocando apenas músicas de ligadas ao Carnaval.
Quem for acompanhar a folia nas balsas deve embarcar no píer do Pontal, às 9h. Haverá estacionamento no posto de combustível fechado próximo ao píer.
Para quem ficar na praia do Arrastão haverá diversas atividades aeróbicas, DJ, recreação infantil, shows musicais e sorteio de brindes. “A expectativa é que a participação seja superior ao ano passado, visto que a cidade tem recebido um número maior de turistas, graças a urbanização da nova Rua da Praia”, concluiu o secretário de Cultura e Turismo, Julio Buzi.
O evento terá o apoio da Marinha do Brasil, Defesa Civil de São Sebastião, Divisão de Tráfego, Ambulância UTI Móvel com paramédicos e Sabesp. No mar, terá ainda apoio da Ambulancha de Ilhabela.
Para mais informações, ligar no telefone (12). 3892.2897. A Aciss fica na rua Sebastião Silvestre Neves, 168, salas 15 e 16, no Centro de São Sebastião. (Fonte: PMSS)

Prefeitura realiza baile popular durante o Carnaval em Boiçucanga

São Sebastião - Entre os dias 17 e 20 de fevereiro, durante o Carnaval, a Prefeitura de São Sebastião estará realizando, no bairro de Boiçucanga, na Costa Sul, o baile popular a partir das 23 horas.
A folia será animada todos os dias, segundo a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), pela banda ‘Viena’ sem horário previsto para terminar.
No sábado (17/02), quando acontece a abertura da festa, o prefeito Dr. Juan Garcia estará presente para entregar a chave da cidade ao Rei Momo.
A realização do baile popular conta o apoio da Polícia Militar para inibir ou evitar ocorrências dos foliões que possam comprometer o evento. Além disso, a Divisão de Tráfego (Ditraf) também auxiliará o trânsito no local para que não ocorra congestionamento.
O Carnaval em Boiçucanga acontece em uma área situada em frente ao mar, próximo ao shopping Beira Praia.
Informações complementares podem ser obtidas na Sectur pelo telefone (12) 3892.2620
 (Fonte: PMSS)

Cemin fecha parceria com Ecobus e Motel Bangalô para conscientização contra a Aids

São Sebastião - A Secretaria de Saúde (Sesau) de São Sebastião, por meio do Centro Municipal de Infectologia (Cemin), fechou nesta quinta-feira (15/02) uma parceria com a empresa concessionária de transporte coletivo Ecobus e o Motel Bangalô Flat, localizado na Praia Deserta, para conscientizar os foliões quanto ao uso do preservativo nas relações sexuais nesse Carnaval.
O Cemin distribuirá 25 mil preservativos gratuitamente e folders explicativos, a partir desta sexta-feira (16/02), sendo que 15 mil na Região Central, na barraca montada em frente à Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), na Rua da Praia, e 10 mil na Costa Sul. Os próprios funcionários da unidade estarão à disposição para esclarecer dúvidas sobre DST/Aids e entregar os preservativos.
A Ecobus distribuirá juntamente com os folders do Cemin e o informativo mensal da empresa, aproximadamente três mil camisinhas para os usuários do transporte coletivo. Ainda segundo a empresa, já foi realizado um trabalho de conscientização e prevenção com os funcionários. Já o Motel Bangalô fará a distribuição de aproximadamente 450 camisinhas aos visitantes no ato de entrega da chave dos quartos.
Campanha “Vista-se” - O Ministério da Saúde irá abordar novamente a questão do preconceito na campanha Carnaval 2007. Com o tema "Vista-se", o objetivo é de que "Vivendo com Aids ou não, use camisinha e fique sabendo".
Segundo a coordenadora do Cemin, Leda Nicolau Correa, as pessoas que pegam a camisinha na barraca do Cemin geralmente não jogam em vias públicas. Pelo contrário, se não forem utilizar no mesmo dia, guardam no bolso, na carteira ou na bolsa para outra ocasião. “Damos a camisinha para sensibilizar e conscientizar a pessoa sobre os perigos da Aids e das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's)”, disse a coordenadora.
Ela alerta ainda que todas as pessoas estão no chamado "grupo de risco". “Todos são vulneráveis à doença, inclusive as pessoas casadas”, afirmou.
Informações podem ser obtidas na Sesau através do telefone (12) 3892-1744 ou no Cemin, localizado na rua Benjamin Constant, 92, no Centro pelo 3892-1060. (Fonte: PMSS)

Sectur divulga classificados do Grupo Corpus

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), divulgou nesta quinta-feira (15/02), o resultado final da audição realizada nesta semana para a escolha dos integrantes do Grupo de Dança “Corpus”. Segundo a Sectur, participaram 47 pessoas e 31 foram selecionadas.
De acordo com a coordenadora do Corpus, Indiara Gomes, a audição foi um sucesso, pois mesmo os alunos que não foram selecionados tiveram a oportunidade de vivenciar um processo de escolha que é comum para quem quer participar de companhias de dança. “Agora com o grupo formado, temos dançarinos entre 12 e 48 anos. O objetivo é promover a dança e suas infinitas possibilidades de expressão”, destacou Indiara.
A Sectur informa que no dia 26 de fevereiro, a partir das 20h, haverá no Pátio da Secretaria de Cultura e Turismo, o lançamento oficial do grupo, com a presença dos selecionados, familiares e autoridades. As aulas e ensaios serão ministrados pelos coreógrafos Gisleide Carmelo Winkler (Gigi), Júnior Rocha e Patrícia Apoliana.
Segundo o diretor de Cultura, Gleivison Gaspar, o grupo dará seqüência ao trabalho de criação e resgate dos produtos culturais do município. A primeira apresentação do grupo Corpus será na III Mostra Livre de Dança com uma coreografia que se movimenta pelo ballet, dança de rua, jazz e sapateado. Informações pelo telefone (012) 3892-2620.
Classificados
Volnei D. Júnior
Luana dos Santos
Felipe Martins de Oliveira
Rafaela Jorge de Oliveira
Anderson da Silva
Giselle Matos
Leonardo Augusto B. da Silva
Ana Carolina Jorge de Oliveira
Fernanda dos Santos Dantas
José Alves dos Santos Neto
Jéssica Rocha de Godói
Lívia Aparecida Oliveira da Silva
Andressa C. de Melo
Nicoly Giovana de Freitas Cavinati
Everton Cássio da Silva
Ana Clara Conte de Souza Silva
Irislei da Silva
Daniela Barreto Costa
Fabiana Aparecida Ferreira
Ingrid Silva Setubal
Camila dos Santos Rodrigues
Pamela Lais Silva
Petra Faria Monteiro Almeida
Vitória Rego
Dóris Tavares Puertas
Elcia Maria Pestana
Kaiky Cunha Martins
Débora Souza Ferreira da Silva
Jéssica Taine de Jesus
Daniela Ribeiro Viola Siqueira
Júlia de Souza Borba Gonçalves
(Fonte: PMSS)

São Sebastião espera 500 mil pessoas e hotéis já registram 90% de ocupação

São Sebastião - O município de São Sebastião espera receber nos cinco dias de Carnaval cerca de 500 mil pessoas. A estimativa é da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), que já registra 90% de ocupação nos hotéis e pousadas da cidade.
O movimento já deverá ser intenso a partir desta sexta-feira (16/2), quando haverá a abertura oficial do Carnaval de São Sebastião, às 21h, na Rua da Praia. O prefeito Dr. Juan Garcia fará a entrega da chave da cidade ao Rei Momo, Paulinho Popular, que estará acompanhado da Rainha do Carnaval, Gemima Oliveira, e das princesas Mariana Lopes e Anaildes Silva. Também haverá a apresentação da Banda Aula Waga e o primeiro baile popular deste Carnaval, com Cecéu Muniz e banda.
De acordo com o diretor de Turismo, Rogério Barroso, a expectativa para o Carnaval é grande por ser o principal feriado para as cidades do litoral depois do Réveillon. “E este ano tem um diferencial. Desde o Natal, em razão da crise aérea, muitos turistas já fizeram reservas para o Carnaval. Em São Sebastião, muitos procuram o agito dos eventos, mas também a tranqüilidade na Costa Sul”, destacou o diretor de Turismo.
A programação do Carnaval 2007 continua no sábado (17/2), quando haverá o desfile do tradicional Bloco dos Sujos, com homens travestidos de mulher e vice-versa, a partir das 21h. No domingo (18/2), a Rua da Praia recebe o desfile das escolas de samba do Grupo 1 e Grupo Especial. A seqüência é a seguinte: X-9 do Canto do Mar e Acadêmicos de São Francisco pelo Grupo 1, seguidas por Mocidade Independente da Topolândia, Ki-Fogo (Pontal da Cruz) e Sol de Verão (Vila Amélia) pelo Grupo Especial.
A segunda-feira (19/2) está reservada para o desfile dos blocos carnavalescos e a Ala Show da Gaviões da Fiel, enquanto que na terça-feira de Carnaval (20/2) haverá a Apoteose com as escolas campeãs.
A Prefeitura também oferece arquibancadas e bailes populares todas as noites na Praça de Eventos da Rua da Praia. Também haverá baile popular em Boiçucanga, na Costa Sul, de sábado a terça de Carnaval. Na Praça do Coreto, no Centro Histórico, a Sectur preparou de sábado a terça o tradicional “Carnaval de Marchinhas”, das 22h às 2h, com a Banda Tradição. Outra atração é o Carnamar, no domingo (18/2), na praia do Arrastão. (Fonte: PMSS)

Professor de Educação Física de São Sebastião recebe visita de representante da Revista Nova Escola

São Sebastião - O professor de Educação Física, José Carlos dos Santos, que ficou entre os quatro melhores colocados do Brasil, no prêmio “Educador Nota 10”, promovido pela Fundação Victor Civita (FVC) em 2006, recebeu na manhã desta quinta-feira (15/02), na Escola Municipal Professor João Gabriel de Sant’ana, no bairro Toque Toque Pequeno, a visita do jornalista Thiago Amaral Minami.
O professor concedeu uma entrevista que será publicada na revista Nova Escola, voltada ao apoio didático e pedagógico a professores de todo o Brasil. A reportagem mostrará o projeto “Redescobrindo e brincando um novo atletismo”, que foi realizado com os alunos da 3ª série da escola em 2006.
Alguns dos objetivos traçados pelo professor é oferecer aos alunos uma modalidade diferente da qual estão acostumados, resgatando brincadeiras populares e educativas com base no atletismo. “Todos os alunos fizeram em sala de aula um livro ilustrado para criar um vínculo com o esporte e também para registrar os ensinamentos que foram passados”, afirmou o professor.
De acordo com a diretora da Escola João Gabriel, Maria Cecília Mariano de Oliveira, o livro mostra que a Educação Física não é uma disciplina para ser realizada apenas na quadra de esportes. “O livro mostra toda a parte pedagógica do trabalho realizado com os alunos no ano passado”, disse Maria Cecília. A diretora também é formada em Educação Física e no ano passado lançou o livro “Atletismo Escolar”, pela Editora Sprint, que tem como proposta analisar a pedagogia e as metodologias utilizadas no ensino da modalidade atletismo dentro do contexto escolar.
Para o aluno Paulo Roberto da Silva Júnior, 11 anos, as aulas com o professor foram boas, porque além das aulas práticas foi construído um livro onde ele desenvolveu seus trabalhos teóricos. “Gosto muito de Educação Física e o livro que a gente fez foi muito legal”, disse o aluno.
O prêmio "Educador nota 10", promovido pela Fundação Victor Civita tinha por objetivo identificar, valorizar e divulgar experiências educativas de qualidade, planejadas e executadas por professores em escolas de ensino regular. No ano passado, José Carlos que foi professor contratado, dava aulas nas E.M’s. Professor João Gabriel de Sant'ana, Professor Walfrido Maciel Monteiro e EMEI Bolinha de Sabão.
José Carlos avalia que os alunos compreenderam dentro dos conceitos que são necessárias várias decisões. “Às vezes, o que é individual pode ficar mais fácil se realizado em conjunto”, completou o professor que agradeceu o apoio da Secretaria de Educação (Seduc) e à equipe das escolas municipais Walfrido Maciel Monteiro, João Gabriel e EMEI Bolinha de Sabão. (Fonte: PMSS)

Prefeitura vai monitorar trilhas para evitar camping selvagem no Carnaval

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através da Fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente, vai monitorar os acessos e praias utilizadas para camping selvagem a partir deste final de semana.
O objetivo da “Operação Carnaval” é coibir o acampamento em áreas consideradas inadequadas, o acúmulo de lixo nestes locais, bem como garantir a segurança dos banhistas.
As operações terão o apoio da Polícia Militar e Ambiental, além do Instituto Florestal. Entre as prioridades do município estão a preservação da trilha que leva à Praia Brava de Boiçucanga, uma das preferidas dos campistas, e a trilha do Ribeirão do Itu, ambas na Costa Sul.
O secretário do Meio Ambiente, Teo Balieiro, ressaltou que a utilização dessas áreas como camping é nociva ao meio ambiente porque não existe nenhuma estrutura de proteção.
“Muitos usuários costumam deixar lixo na praia, na mata, usam sabonete e xampu para tomar banho nas cachoeiras, sem contar que não há banheiros nessas áreas. Tudo isso contribui para a degradação ambiental”, avalia. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi


Vereador Marcos Demo homenageia diretor da MTV

Ubatuba - O vereador Marcos Demo homenageou, através de uma Moção de Congratulações, o diretor da MTV, Lallo Amaral e toda sua equipe pelos programas gravados em Ubatuba, na praia Vermelha do Norte, neste verão.
Pelo terceiro ano consecutivo a MTV escolhe Ubatuba como cenário para a gravação da grade especial de verão. Este ano o programa contou com a participação dos Detonautas, Fala Mansa, Dado Villa Lobos, do cantor Samuel Rosa, do Skank, entre outras atrações que agradaram o público local e da telinha. Além dessas feras do pop rock, a MTV ainda trouxe Marcos Mion nas gravações dos programas “Covernation” e na edição especial do “Lual”, com Nando Reis.
O vereador Marcos Demo agradeceu o diretor Lallo Amaral pela escolha de Ubatuba, “para nós é uma grande honra receber a MTV aqui em Ubatuba, não só por divulgar a nossa cidade a nível nacional, mas também por divertir a nossa comunidade com qualidade. Por isso concedo essa merecida moção ao diretor Lallo Amaral, que vem prestigiado e privilegiando Ubatuba há três anos”, disse o vereador.
Lallo Amaral agradeceu a homenagem enfatizando a sua satisfação de realizar o programa em Ubatuba, “o melhor resultado de nosso trabalho podemos ver no público e Ubatuba além de oferecer um público animado ainda oferece um cenário natural espetacular para esse tipo de programação”.
A Moção, aprovada por unanimidade, foi entregue na última terça-feira, dia 13, na Câmara Municipal. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Bloco "Cuca Legal" leva alegria para as ruas de Ubatuba
Pacientes, familiares e funcionários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Saúde mental e Apae anteciparam o clima de carnaval numa grande festa

Ubatuba - Para comemorar a chegada do Carnaval, as turmas do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Saúde mental e Apae, formaram o Bloco Cuca Legal e saíram pelas ruas do Centro, na tarde desta quarta-feira, 14, cantando marchinhas e animando as pessoas dos comércios e das casas. O grupo seguiu rumo ao Lar Vicentino, onde pacientes e idosos interagiram numa cantoria carnavalesca alegre e descontraída. Rostos pintados, sorrisos abertos, máscaras e instrumentos produzidos pelos próprios pacientes deram um colorido especial ao desfile, que terminou numa grande festa na Associação dos Aposentados.
Segundo o psicólogo Luiz Henrique Aparício, essa atividade, aparentemente simples, tem objetivos sérios, que fazem parte do tratamento das pessoas que freqüentam o Caps, Saúde Mental. "Geralmente, a pessoa que sofre algum tipo de transtorno mental, tem uma percepção distorcida sobre si mesma e sobre o mundo ao seu redor. Aos poucos, com o tratamento, ela vai redescobrindo o sentido da existência e o valor da vida. O contato com a sociedade, então, tem o objetivo de restaurar a ligação dos pacientes com o mundo exterior, mostrar a eles o quanto podem ser úteis para a sociedade. Ao visitarmos o Lar Vicentino, estamos dando atenção aos idosos e isso reflete na auto-estima dos nossos pacientes."
Quebrando preconceitos - O outro lado dessas atividades desenvolvidas junto à sociedade é a mudança do pensamento e a busca pela eliminação do preconceito. A psicóloga Denise Janinni explica que ações como o Bloco Cuca Legal fazem parte de um tratamento que cuida para que o paciente não seja excluído da sociedade por suas limitações. “Nós queremos sensibilizar e estimular a reflexão dos indivíduos ditos “normais”. A única forma de quebrar o preconceito é mostrar que as pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental são ainda pessoas produtivas e atuantes. Ser aceito pelas pela sociedade contribui sensivelmente para a melhora dos pacientes.”
Saúde Mental, direito de todos - As ações desenvolvidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) estão de acordo com a reforma psiquiátrica e possibilitam a desospitalização no caso de pacientes graves e severos. Esses trabalhos são promovidos pela Prefeitura, por meio Secretaria de Saúde.
Atualmente, as equipes que atuam no Caps e na Saúde Mental estão criando um movimento de interação com outras entidades, como é o caso da Apae e do Lar Vicentino neste evento de carnaval. A intenção é criar um vínculo maior também com o Programa de Saúde da Família (PSF) e as comunidades, por meio das escolas e associações de bairro, com o objetivo de promover, não só o tratamento, mas também a prevenção. (Fonte: PMU)

Ubatuba aguarda a visita de 250 mil turistas no Carnaval
Foram realizadas entrevistas em hotéis, pousadas e campings do município, concluindo que a média de ocupação nesses estabelecimentos é de 82%

Ubatuba - O Carnaval de Ubatuba, em 2007, promete ser uma grande festa que irá receber cerca de 250 mil foliões de todo o Brasil. A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por intermédio da Secretaria de Turismo realizou uma pesquisa por amostragem referente ao índice de ocupação no período do Carnaval, nos estabelecimentos cadastrados. Foram realizadas entrevistas em hotéis, pousadas e campings do município, concluindo que a média de ocupação nesses estabelecimentos é de 82% e deve aumentar nos próximos dias.
A programação para a festa deste ano terá ênfase no carnaval tradicional, com o resgate dos blocos de samba-enredo, incentivo aos blocos de embalo e às marchinhas carnavalescas.
Os eventos estão sendo promovidos pela prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Fundart, em parceria com Comtur. Na Avenida, acontecem os desfiles de blocos de embalo, de marchinhas ou de enredo. Na praça Exaltação da Santa Cruz, acontece o Baile Popular de Carnaval, com ênfase também no carnaval antigo, apropriado para famílias e amantes das marchinhas, interpretadas por banda ao vivo, composta por dez músicos, que tocam trompetes, sax, trombones, bombardino, violão, contrabaixo, percussão e voz.
Para quem gosta de trio elétrico, ele abrirá o carnaval na avenida, com o Bloco do Galo da Meia Noite de Ubatuba, na sexta-feira e depois seguirá rumo à Praia da Maranduba, onde ficará durante as quatro noites de carnaval, com a presença de uma banda.
Durante os quatro dias de folia, 17,18,19 e 20, acontecerá a já consagrada Matinê no Tubão, resgatando o tradicional Carnaval de Salão, contando com a presença da Banda Tropical, animando a criançada das 15 as 18 horas.
Artes, cores, memória e cultura - A decoração do carnaval ubatubense, neste ano, faz uma homenagem à "Paz de Iperoig", um fato acontecido em Ubatuba, que faz parte da própria história do Brasil. Trata-se do primeiro tratado de paz ibero-americano, feito entre índios e colonizadores. Esses personagens figurarão na Avenida Iperoig em máscaras de 2,5 metros, feitas em papel machê, pela artista Natasha Ferretti. Além disso, grandes bandeiras, de 14x04m, retratarão as belezas naturais da nossa cidade. O coreto da Praça Exaltação da Santa Cruz, onde tradicionalmente se realiza o Baile Popular de Carnaval, também terá uma decoração especial.
Trânsito - A Avenida Iperoig será fechada na sexta-feira, 16, somente a partir da 1h da manhã, para a passagem do Galo da Meia-Noite. No sábado e na segunda, o trânsito será interditado a partir das 21h, já que o desfile começa às 21h30. Já no domingo e na terça, a Avenida será fechada a partir das 22h e o desfile começa às 22h30. A previsão de término dos desfiles é às 2 horas da madrugada. Nesse período, a indicação para as pessoas que necessitam transitar no sentido Itaguá/Perequê-Açu é seguir pela Rua Dom João III e virar na Rua Cel Domiciano.
Os turistas que quiserem curtir a noite nas imediações do Centro de Ubatuba terão uma duas opções de estacionamento. Um bolsão de estacionamento funcionará dentro da Ilha dos Pescadores, das 18 às 2h, com uma taxa de R$ 2,00 a hora. A outra opção é a área situada ao lado do Aeroporto, por um valor de R$ 5,00 por seis horas. A Comtur será responsável pela organização dos estacionamentos. Cada estacionamento contará com aproximadamente, 200 vagas e maior segurança. Para quem mora nas imediações do Centro, a dica é deixar o carro em casa e sair passeando a pé.
Confira a programação dos desfiles e participe!

Sexta – 1 hora da manhã
Galo da Meia Noite sai do Perequê-Açu, rumo à Avenida Iperoig

Sábado – 21h30
Bloco Recordar é Viver e Bloco da Caxorrada

Domingo – 22h30
Desfile de Blocos de Enredo do Perequê-Açu, Itagua e Estufa,
Bloco Cultural O Guaruçá desfila pelas ruas centrais

Segunda-feira – 21h30
Bloco Recordar é Viver e Bloco da Caxorrada e Bloco da Água Doce

Terça-feira – 22h30
Desfile de Blocos de Enredo do Perequê-Açu, Itagua e Estufa e a Turma do Funil
Bloco Cultural O Guaruçá desfila pelas ruas centrais (Fonte: PMU)

Convite a Eleição dos Novos Membros do Conselho Tutelar

Ubatuba -O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA - tem a honra de convidar toda a comunidade para participar das duas etapas finais do processo de eleição dos novos membros do Conselho Tutelar:
- Apresentação dos candidatos, no dia 15 de fevereiro, quinta-feira, às 20 horas, no salão da Igreja São Francisco
- Eleição, no dia 25 de fevereiro, domingo, das 08 às 17 horas, no Ginásio de Esportes Benedito Pinho Filho (Tubão)
A eleição para o Conselho Tutelar acontece a cada três anos e dá a cada cidadão o direito de exercer sua cidadania em defesa de nossas crianças e adolescentes.
VOTE! PARTICIPE DESSA FESTA!





Semana de 16/02 à 22/02/2007

CINE PASSEIO (Ubatuba)

"O Mar Não Está Pra Peixe"
Às 15:30 hs -17:20 hs.

"A Procura da Felicidade"
Ás 19:10 hs -21:30 hs.
 


CINE PASSEIO (Ubatuba)

"Diamante de Sangue"
Às 14:50 hs - 19:40 hs.

"'Déjá Vu"
Às 17:10 hs - 22:00 hs.






Semana de 09/02 à 15/02/2007

 

CINE PORTO (Ubatuba)
 

"Diamante de sangue"
ás 16:00 - 18:40 - 21:10 hs



CINE PASSEIO (Ubatuba)


"A grande familia"

ás 15:00 - 19:00 hs

"Uma noite no museu"
ás 17:00 - 21:10 hs


 

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

O PALCO
I
O palco é o lugar do artista.
O artista mora num mundo.
Mundo este, onde tudo é palco.
Palco este, onde abriga o mundo.

Fantasias invadem a realidade.
Leve silêncio de exaltação.
A realidade invade as fantasias.
O espaço vira um novo mundo.

O mundo abriga a briga.
Vence quem tem sorte!
Vence quem tem ouro!
Lutam até a morte.
As personagens sem construção.

A coxia é dona do brilho.
O veludo negro acalenta os sentimentos.
O belo concentra-se.
No mundo que vira palco.

Os caminhos são atalhos.
O artista escolhe um palco.
O palco acolhe vidas.
Num certo mundo,
Os sonhos são as palmas.

II

O mundo está cheio de realidades.
Quem sabe a fantasia faça mudar o instante de quem precisa.
Quem sabe a arte faça mudar os corações que borbulham sangue.
Quem sabe o artista desperte a paixão daquele que nunca amou.
Quem sabe o palco, seja qual for, desperte a vontade de alguém lutar para ser melhor ou mais feliz.
Quem sabe a vida transforme alguém em artista para transformar o mundo ou a vida de um outro alguém.
Quem sabe tudo que vimos seja fantasia e a realidade esteja no palco.
Quem sabe um dia, todos entendam que o mundo é o que pensamos dele.

Vanessa Moisseiff

 

Viagem no tempo

No começo do século XXI
Saí da cidade
dos arranha-céus,
percorri a rodovia
onde a morte
disputa corrida
com os automóveis
e, quatro horas depois,
cheguei ao começo
do século passado,
no Sertão da Picinguaba
em tempo de tomar
café com garapa
acompanhado
de biju de mandioca
e peixe com farinha.
Um dia eu crio juízo
e, em definitivo,
retorno ao paraíso.
 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Caro Ronaldo Dias
Não só concordo como vou além para salvar a terra. Deveriamos exterminar com o mal que assola o bicho homem.
Assim realmente dariamos vez ao planeta que só apanha do bicho racional.
Como????? Matando todos?????? Não isso é polemico demais.
A solução é a simples castração.
Viveriamos nossas vidas, não gerariamos outras e mais.
Não teriamos as nossas megalomanias.
Acumulo de riquezas.
Fazer, fazer, fazer para deixar o nome na historia.
Viver sua vida em função de outros.
Seria mais simples viveriamos pelo prazer de viver.
Sei que muitos não aguentariam mas é a vida ou melhor o fim da vida racional que por suas atitudes só é irracional.

Alexandre Di Monaco

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Amanhecer no Perequê Açú ©Juliano Gregori

Amanhecer no Perequê Açú
©Juliano Gregori

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor