Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 21 de Fevereiro de 2007 - Nº 1710 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
-


Caraguatatuba
Prova de Biathlon acontece em Caraguá
Professores da Educação Infantil participam de capacitação em Caraguá

Ilhabela
-

São Sebastião
Prefeitura de São Sebastião se prepara para recolher mil toneladas de lixo no Carnaval
Comusss e Saúde abrem inscrições para formação do Conselho Gestor de Unidades
Berçário “Amigos da Criança” promove escolha do logotipo oficial da entidade
CCZ de São Sebastião vai leiloar cavalos apreendidos
Fiscalização da Prefeitura derruba barraco em Juquehy
Prefeitura de São Sebastião realiza operação tapa-buraco na Estrada do Cascalho
17º Carnamar bate recorde de participantes: 400 barcos no Canal de São Sebastião
Baile popular agrada moradores e turistas em Boiçucanga
Banho da Dorotéia atrai cerca de 3 mil foliões em Boiçucanga
Topolândia é a campeã do Carnaval de Rua de São Sebastião
Matinê anima a criançada na Praça do Coreto em São Sebastião


Ubatuba
Escolinha de Natação da Prefeitura tem 2,8 candidatos por vaga
Rede municipal de ensino de Ubatuba retorna as aulas no dia 26
Ingressos para "Neversário do Nerso" estão à venda em diversos pontos da cidade
Regional Norte convida presidentes de associações de bairro para atuação conjunta
Prefeitura realiza curso de "Agregação de Valor ao Pescado"
Prefeitura de Ubatuba divulga novos números da dengue no município
Prefeitura de Ubatuba negocia transporte escolar com o Estado
Prefeitura Municipal atende os moradores do Sertão do Perequê-Mirim através de solicitações do Vereador Mico
Prefeitura de Ubatuba promove encontro das escolas municipais da região oeste

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral Norte -

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Prova de Biathlon acontece em Caraguá

Caraguatatuba - Os amantes de esportes terão, após o Carnaval, diversão garantida em Caraguá. No dia 24, sábado, a partir das 8h, na Praia Martim de Sá, a SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, da Prefeitura Municipal promoverá a Prova de Biathlon.
Os interessados terão até o dia 23, sexta-feira, para fazer sua inscrição. Basta retirar a ficha na secretaria, preencher e devolver na Divisão de Recreação.
Serão disputadas as categorias Mirim (12 a 14 anos, ano base 1993/1995); Infantil (15 a 17 anos, ano base 1990/1992); Juvenil (18 a 20 anos, ano base 1987/1989); Adulto (21 a 29 anos, ano base 1978/1986); Master (30 a 39 anos, ano base 1968/1977); Veterano (40 a 49 anos, ano base 1958/1967) e Veteraníssimo (acima de 50 anos, ano base abaixo de 57) e Revezamento, masculino e feminino.
O percurso será de 200 metros para natação e 1,5 quilômetros de corrida para a categoria Mirim. As demais disputarão 500 metros de natação e 3 quilômetros de corrida.
De acordo com a organização do evento, fica proibido o uso de qualquer equipamento para nadar, exceto óculos e roupa de borracha; todo atleta que estiver inscrito para a prova terá de sair da água cinco minutos antes do início da competição. Também será obrigatório contornar as marcas ou bóias delimitadas pela organização. “O regulamento já está disponível e pode ser retirado na SECER para que todos os atletas estejam cientes do regulamento, e caso algum item não seja cumprido o competidor será desclassificado da prova”, disse Renato Leite Carrijo de Aguilar, diretor de Recreação da SECER.
Todos os atletas que completarem a prova receberão medalhas “Finish” de participação. Serão premiados com troféus e medalhas os três primeiros colocados de cada categoria.
A SECER fica na Avenida José Herculano, 50, Jardim Britânia. Mais informações pelos telefones 3888-4110/3887-1165 com o professor Renato. (Fonte: PMC)

Professores da Educação Infantil participam de capacitação em Caraguá
Mais de 200 professores que atuam na Educação Infantil do município participaram de cinco dias de curso. A capacitação, promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba em parceria com a Unesp de Bauru, foi finalizada hoje.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Educação, promoveu esta semana um curso de capacitação para todos os professores que atuam na educação infantil do município. O programa foi realizado na EMEF Profª Antonia Ribeiro da Silva, no Jardim Califórnia, em parceria com a Faculdade de Ciências da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Bauru.
Na segunda-feira, o prefeito José Pereira de Aguilar e a secretária da educação Silmara Selma Mattiazzo Bolognini participaram da abertura do encontro e ressaltaram a importância dessa realização, que refletirá na qualidade do ensino oferecido às crianças do município.
Durante toda a semana, foram abordados assuntos diversos, divididos em cinco eixos centrais: matemática, ciências naturais, educação inclusiva, sexualidade e infância e inclusão digital.
A proposta do curso foi capacitar professores e auxiliares da Educação Infantil para um melhor relacionamento psicopedagógico com as crianças e a introdução de novas metodologias de ensino e aprendizagem, utilizando toda a energia e capacidade das crianças.
A carga horária total do treinamento foi de 40h, além de contar com 10h de estudo individualizado do caderno da Ciência e Tecnologia, fornecido a todos os participantes. Também estão previstas mais 20h de intervenção, distribuídas em 12h para as atividades com as crianças e 8h para a elaboração de um projeto.
Esse curso integra o Programa de Aperfeiçoamento Profissional Continuado, promovido pela Secretaria da Educação para a educação infantil. Nesta edição, a proposta foi realizada por um departamento da Unesp, chamado CECEMCA (Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental).
Segundo Mara Sueli Simões Morais, da Unesp de Bauru, esse curso é diferente porque os professores são incentivados a levarem tudo o que aprenderam para a prática em sala de aula. Ela ainda considera o livro que os professores receberam como um eixo do curso, com várias possibilidades de desenvolvimento.
Para Nelson Pirolla, também representante da Universidade Estadual Paulista, as atividades não foram encerradas de fato. “Apenas uma parte do curso terminou, mas estamos falando do programa de aperfeiçoamento continuada, ou seja, algo que tem que acontecer sempre”, destacou.
Ele diz agora os professores devem promover as atividades em sala de aula e contar com o apoio de uma equipe de profissionais da Unesp, que foram selecionados para dar suporte aos professores de Caraguatatuba. Além de levarem os novos conceitos para sala de aula, todos os professores deverão realizar um projeto de aplicação com os alunos, para remeter a coordenação da capacitação.
Em Caraguatatuba, o curso contou com o empenho na organização e realização, das supervisoras de ensino Regina Espíndola, Rosana Albuquerque, Maria Wânia Martins de Carvalho e Márcia Regina Paiva Silva.
Na próxima semana, nos dias 22 e 23 de fevereiro, período após o carnaval, não haverá aulas para todos os estudantes do Sistema Municipal de Ensino. Na ocasião, os professores estarão em planejamento. Na segunda-feira dia 26 de fevereiro, haverá aulas normalmente para todos os estudantes e o inicio das atividades para os alunos da Educação Infantil. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Prefeitura de São Sebastião se prepara para recolher mil toneladas de lixo no Carnaval

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Administração (Secad), calcula que deve recolher em torno de mil toneladas de lixo e sucata nos cinco dias de Carnaval. Para isso, reforçou o número de caminhões que vão trabalhar nas Costas Norte e Sul e deve aumentar para duas vezes ao dia a coleta em pontos onde ocorrerem a folia como Praça de Eventos da Rua da Praia e Praça do Pôr-do-Sol, em Boiçucanga.
Na Costa Norte, desde o Guaecá até o Canto do Mar, passando pela região central, serão disponibilizados cinco caminhões para a coleta de lixo orgânico e outros três para o recolhimento de sucata. Na região Sul, de Toque Toque Grande até Boracéia, serão seis veículos para lixo e outros quatro para a sucata. Diariamente será feito o transbordo e, posteriormente, o lixo é enviado para o aterro sanitário de Tremembé.
A quantidade de lixo prevista para ser recolhido em São Sebastião é cerca de 30% maior que o gerado nos cinco dias da festa de final de ano quando foram retirados da cidade 752,4 toneladas de lixo e 57,5 toneladas de sucata.
O assessor de departamento Nelsino da Conceição Silva, da Secad, disse que para garantir a limpeza na cidade, a coleta nas áreas de maior concentração de público, como Rua da Praia, Centro Histórico e Praça do Pôr-do-Sol, em Boiçucanga, será intensificada para duas vezes ao dia. “Estudamos passar com o veículo no final da tarde.”
Varrição - Junto com a coleta, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria das Subprefeituras (Sesub) vai manter equipes de plantão para varrição das ruas e praias da cidade nesse período de folia. De acordo com o secretário da Sesub, José Carlos Moreno, novas lixeiras também serão colocadas em locais de grande público para manter a limpeza na cidade. (Fonte: PMSS)

Comusss e Saúde abrem inscrições para formação do Conselho Gestor de Unidades

São Sebastião - O Conselho Municipal da Saúde de São Sebastião, juntamente com a Secretaria da Saúde, abrirá as inscrições entre 26 de fevereiro a 12 de março, para as eleições para composição dos CGU’s (Conselhos Gestores de Unidades de Saúde).
O CGU é uma instância composta por representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde, trabalhadores da saúde e do Poder Público ou prestadores de privados de serviços de saúde. Tem como objetivo buscar alternativas para resolução das questões levantadas pela comunidade usuária das unidades de saúde, com relação ao seu atendimento e funcionamento.
Entre as tarefas, caberá ao Conselho tomar conhecimento dos problemas de saúde dos bairros, mobilizar a população para que sejam atingidas melhores condições de saúde, proporcionar meios de informação de interesse coletivo e atividades desenvolvidas pelo Sistema Único de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde de São Sebastião, discutir sobre a necessidade de recursos humanos e materiais para o bom andamento do serviço das Unidades, entre outras ações.
As eleições ocorrerão no dia 27 de março de 2007. A comunidade local está convidada a participar ativamente deste evento, na busca do aumento da qualidade dos serviços de saúde prestados no Município.
Antes das eleições, o Conselho Municipal da Saúde e a Secretaria da Saúde realizarão palestras em vários locais, com o objetivo de informar detalhadamente o funcionamento dos Conselhos Gestores de Unidades de Saúde.

Confira as datas e locais das palestras:

Dia 26/02
13h: Boracéia e Barra do Sahy
15h: Barra do Una e Juquehy

Dia 28/02
13h: Cambury
15h: Boiçucanga

Dia 01/03
13h: Maresias
15h: Barequeçaba

Dia 02/03
13h: Topolândia
15h: Itatinga

Dia 05/03
13h: Canto do Mar e Jaraguá
15h: Enseada e Centro de Controle de Zoonoses

Dia 06/03
13h: Centro de Especialidades Odontológicas
15h: Pontal da Cruz e Hospital de Clínicas

Dia 07/03
13h: Morro do Abrigo e Pronto Socorro
15h: Centro de Saúde e Centro Municipal de Infectologia

Dia 08/03
13h: Unidade de Saúde da Família do Centro e Centro de Reabilitação
15h: Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno e Centro de Apoio Psicossocial
(Fonte: PMSS)

Berçário “Amigos da Criança” promove escolha do logotipo oficial da entidade

São Sebastião - O Berçário Amigos da Criança, localizado no bairro de São Francisco, está com inscrições abertas para um concurso que escolherá o logotipo oficial da entidade. Qualquer pessoa poderá participar. Para isso, basta levar o material para a coordenadora do berçário, Maria Barbosa, até o dia 8 de março, das 7h30 às 17h.
De acordo com a presidente da entidade, Regina Célia Cristino Barbosa, o logotipo vai compor documentos como ofícios e memorandos. O concurso é gratuito e não terá prêmio. O berçário atende 30 crianças e funciona na Rua Antônio Bernardino Tavares, número 219. O telefone para informações é o (012) 3862-3084. (Fonte: PMSS)

CCZ de São Sebastião vai leiloar cavalos apreendidos

São Sebastião - O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São Sebastião vai leiloar, no dia 5 de março, cerca de 15 cavalos de diversas raças. O lance mínimo previsto é de R$ 200.
Os animais ficarão expostos para o público do dia 27 de fevereiro a 2 de março, das 9 às 17 horas, na rua José de Vasconcelos, 1.600, no bairro do Jaraguá, local onde também será realizado o leilão, às 10h.
Os cavalos foram capturados nas ruas e os proprietários não se interessaram em resgatá-los. (Fonte: PMSS)

Fiscalização da Prefeitura derruba barraco em Juquehy

São Sebastião - A fiscalização da Prefeitura de São Sebastião derrubou nesta sexta-feira (16/02), no bairro de Juquehy, Costa Sul de São Sebastião, um barraco construído na rua da Sabesp, em área congelada.
Segundo a chefe de Divisão Ambiental e Obras, Eloísa Conceição de Souza, o local não era habitado e não possuía projeto algum. Além disso, a construção estava em desacordo com a Lei de Uso e Ocupação do Solo. O auto de demolição foi expedido em 5 de fevereiro de 2007.
Participaram da ação demolitória os fiscais da Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), funcionários da Subprefeitura da Costa Sul e Policiais Militares do Pelotão de Boiçucanga.
 (Fonte: PMSS)

Prefeitura de São Sebastião realiza operação tapa-buraco na Estrada do Cascalho

São Sebastião - A Subprefeitura da Costa Sul de São Sebastião realizou nesta sexta-feira (16/02), na Estrada do Cascalho, em Boiçucanga, mais uma vez a operação tapa-buraco devido à intensa chuva que caiu recentemente na região. Os funcionários também efetuaram o reparo em um vazamento de esgoto.
Após o feriado de Carnaval, a Prefeitura iniciará, através da Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), a drenagem de trecho já pavimentado e a pavimentação do restante da via pública até a ponte do Cascalho sobre o rio Boiçucanga. A ponte em questão, segundo a chefia da Regional de Boiçucanga, também passará por reformas para permitir o tráfego de
caminhões de até 15 toneladas.
Em uma segunda etapa, a divisão fará o calçamento da Estrada Beira-Rio. (Fonte: PMSS)

17º Carnamar bate recorde de participantes: 400 barcos no Canal de São Sebastião

São Sebastião - O 17º Carnamar bateu todos os recordes. Cerca de 400 barcos coloriram o Canal de São Sebastião, no último domingo (18/2), segundo a Associação Comercial e Industrial de São Sebastião (Aciss) - organizadora do evento em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
A concentração foi na praia do Arrastão desde às 10h. Aulas de aeróbica e distribuição de brindes animaram o público de mais de 1,5 mil pessoas na areia.
Por volta das 13h, as embarcações seguiram rumo ao Canal de São Sebastião, num grande desfile pelo mar. O ponto principal é o encontro com os barcos de Ilhabela e banho proporcionado pelos rebocadores da Petrobras.
As duas balsas da Associação Comercial ficaram lotadas, reunindo cerca de 600 pessoas. O sucesso desta novidade do evento, segundo o presidente da Aciss, Fábio Aranha, já proporcionara um crescimento no próximo ano. “Estaremos com três balsas em 2008”, adiantou.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, acompanhado da primeira-dama Rosa Mota, também participou da festa na praia do Arrastão. “Este é o único Carnaval no mar do Estado de São Paulo e já virou tradição em São Sebastião”, destacou o prefeito. O secretário de Cultura e Turismo, Julio Buzi, ressaltou que o Carnamar reflete no turismo da cidade, pois tem grande divulgação.
A lancha Regina, que estava caracterizada como “Penélope Charmosa”, venceu no quesito mais enfeitada. “Valeu a pena, pois somos de Jundiaí (SP) e há quatro anos não vínhamos no Carnamar. Toda a família veio e ainda saímos com a vitória”, comemorou Débora Regina de Azevedo, 17 anos, que levou o prêmio de R$ 1 mil e um kit churrasco.
Já a lancha Faluki ganhou como mais animada. “Com uma fantasia de diabinhos, mostramos que do mal pode surgir o bem”, frisou Fábio Ferraz, 34 anos. Na categoria jet ski, o vencedor foi o que exibiu o tema “O Hawaí é Aqui”.
O turista Ronaldo Vilaça é um apaixonado pelo Carnamar. “Vim para o Ano Novo achando que o Carnamar era na virada do ano. Voltei agora para participar e valeu muito a pena”.
 (Fonte: PMSS)

Baile popular agrada moradores e turistas em Boiçucanga

São Sebastião - O baile popular que está acontecendo em Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, está agradando moradores e turistas da região. No último sábado (17/02), quando o evento foi oficialmente aberto com a entrega da chave da cidade ao Rei Momo, mais de 5 mil pessoas estiveram no local.
“Cheguei aqui hoje e estou gostando. A banda é animada e a recepção foi muito boa”, declarou o designer Flávio Racy, de Ribeirão Preto. “Já passei vários carnavais em Boiçucanga, mas este ano está melhor em relação ao ano passado. O governo do atual prefeito está ótimo”, disse Célia Regina Colaço, 53 anos, moradora em Santos.
Para a ambulante, Sueli Jesus Pinto, moradora há 20 anos no bairro, o que está melhor é a banda. “No ano passado foi muito ruim”.
“A folia está caminhando bem. Não sei como vai ser até o final do evento. O que manda é a banda, se ela agita, os foliões curtem. Tem tudo para dar certo”, acredita a ambulante Marina Ferro de Souza.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, a Prefeitura tem procurado melhorar a estrutura do carnaval e procurando incrementar o “Banho da Dorotéia”, que aconteceu no domingo (18/02), também em Boiçucanga, com a presença de aproximadamente três mil pessoas.
Segundo ele, a administração centralizou a diversão em três lugares: nas regiões sul e norte e centro da cidade. “Para realizar evento em todos os bairros acaba ficando inviável devido ao custo. Enquanto isso, a Prefeitura tenta, na medida do possível, ajudar os
bairros oferecendo apoio”, enfatiza.
“No carnaval deste ano a novidade é que temos o patrocínio da Sol. Isso é uma ajuda importante. Se houver um retorno esperado pela empresa, poderemos ter mais recursos para investir no próximo carnaval com apoio, inclusive, de outras marcas que se interessarem em patrocinar”, informa.
O público está sendo animado pela banda Viena, de Taubaté. Segundo a Polícia Militar, não houve registro de ocorrências durante o evento. (Fonte: PMSS)

Banho da Dorotéia atrai cerca de 3 mil foliões em Boiçucanga

São Sebastião - O 'Banho da Dorotéia', que aconteceu no último domingo (18/02) em Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, reuniu cerca de três mil participantes para desfilar no bloco 'Vai quem quer'. Em um clima de descontração, alegria, e muito calor, os foliões trajados de
mulher animaram o público que assistia.
O bloco percorreu cerca de quatro quilômetros pelas ruas de Boiçucanga até chegar à praia,
onde todos tomam banho de mar. Antes da dispersão, porém, alguns foliões foram premiados quanto à originalidade, criatividade e luxo.
Um dos vencedores, Plínio Ricardo Bruno, funcionário público e morador de Maresias, ganhou no quesito criatividade. Sua fantasia trazia mensagem sobre a dengue. “É a terceira vez que participo e fui premiado nas duas primeiras. Venho mais para brincar. Este ano resolvi mostrar à comunidade local e aos turistas que é preciso se conscientizar sobre a questão da dengue e atuar na prevenção, pois a situação é alarmante”, afirma.
Para o dentista e veranista Carlos Taricano Neto, o bloco está ficando melhor a cada ano. “É uma manifestação boa porque é popular e as pessoas se divertem”.
”Freqüento Boiçucanga há 25 anos e nunca vi uma briga. Todos procuram participar e isso é legal”, declarou a secretária Isabel Cristina Ramos. “É uma festa legal porque anima o pessoal e o bairro tem algo diferente”, completaram o casal Heber Lopes, analista de sistema, e Graça Lopes, administradora, ambos moradores em São Paulo.
Para o marinheiro Rogério Fonseca, que participou do bloco, o banho da Dorotéia realizado neste ano foi bem melhor. “É uma cultura do bairro que precisa ser mantida. A cada ano tem gente nova participando e o desfile está cada vez melhor. O carnaval de rua está sendo ressuscitado e isso é importante”. (Fonte: PMSS)

Topolândia é a campeã do Carnaval de Rua de São Sebastião

São Sebastião - Com o samba enredo nota 10 “Tebar: Uma História de Sucesso”, a Mocidade Independente da Topolândia é a grande campeã do Carnaval de Rua 2007 de São Sebastião. O desfile aconteceu na noite de domingo (18/02). Dos 10 quesitos avaliados pelos jurados, a agremiação conquistou três notas 10 em 60% e para cada uma vai receber um troféu a mais. Foram 199,6 pontos, 0,4 a mais que a segunda colocada Ki-Fogo. Em terceiro lugar ficou a escola Sol de Verão, que havia conquistado os dois últimos títulos, com 194,8 pontos.
“É um sonho que se realizou”, resumiu o presidente do grêmio, Francisco Paulo Alves Silva, o Chicão. Após a confirmação do resultado, ele foi ovacionado pelos foliões, que há anos esperavam pelo título.
A Mocidade Independente da Topolândia subiu ao grupo especial em 2006 após conquistar o título do Grupo 1. Fundada há 15 anos, sua participação na elite contou com o apoio da comunidade que, conforme explica o integrante da bateria nota 10, Válber Pimenta Rafael, 37 anos, estava com o título engasgado. “A escola deu tudo de si para entrar na avenida e conquistar esse título.”
As três escolas cumpriram o tempo estipular para a apresentar o desfile a um público de mais de 50 mil pessoas na Rua da Praia. A Sol de Verão entrou com um recurso contra a Mocidade alegando uso de propaganda nas fantasias, mas a argumentação não foi aceita pela Associação Sebastianense das Entidades Carnavalescas (Asec) que entendeu que foi usada uma logomarca que representa a entidade homenageada, no caso, o Tebar.
O presidente Chicão disse que há 10 anos tinha o enredo na cabeça e que tudo foi muito estudado. “Entramos na avenida consciente que queríamos o título.”
O presidente da Sol de Verão, José Ramos, avaliou que a escola fez um bom carnaval e que o resultado fortalece o Carnaval com outras escolas na disputada pelo título. “Conquistamos os dois últimos carnavais e em quase 25 anos de história a escola tem 12 títulos.” Ele adianta ainda que as bodas de prata serão o enredo para o próximo ano.
Grupo 1 - Pelo grupo de acesso, a Acadêmicos do São Francisco conquistou o título com 192 pontos, 0,2 a mais que a X-9 que obteve 191,8 pontos. O presidente da agremiação Luiz Fernando Fortunato, disse que o rebaixamento da Acadêmicos, em 2006, deu novo ânimo ao grupo que agora já pensa no carnaval de 2008. “Vamos brigar pelo primeiro lugar .”
A análise das cinco escolas que desfilaram na noite de domingo foi feita por três jurados para verificaram os quesitos – conjunto, mestre-sala e porta bandeira, enredo, samba enredo, comissão de frente, alegorias, harmonia, evolução, fantasia e bateria. A nota mais baixa de cada item foi excluída.
Nesta terça-feira, a partir das 21h, as escolas campeãs dos dois grupos – Acadêmicos do Francisco e Mocidade Independente da Topolândia, fazem o desfile da Apoteose na Rua da Praia e recebem os troféus pela vitória.
O presidente da Asec, Eli Roberto de Santana, avaliou que o desfile das Escolas de Samba superou as expectativas. “O nível técnico foi muito bom o que explica a pequena diferença de ponto entre as agremiações.”
Para o próximo ano, de acordo com Santana, haverá um só grupo. As escolas entram na passarela do samba de conforme o resultado do Carnaval 2007, cabendo a abertura à X-9, seguida pela Sol de Verão, Acadêmicos, Ki-Fogo e Mocidade da Topolândia.
“Com um grupo só o repasse de verba será equalitário entre as agremiações que terão de ser criativas para conquistar o título.” (Fonte: PMSS)

Matinê anima a criançada na Praça do Coreto em São Sebastião

São Sebastião - Foi realizado na tarde do último domingo (18/02), na Praça Major João Fernandes (Praça do Coreto), o primeiro dia das matinês de Carnaval, promovidas pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur). Centenas de pessoas brincaram e se divertiram no local.
A animação musical ficou com a Banda Tradição, formada por nove integrantes sebastianenses que proporcionaram uma tarde de muitas lembranças com a execução de diversas marchinhas de Carnaval, que fazem sucesso entre crianças e idosos, público que compareceu em peso para aproveitar o evento. Entre as músicas, estavam “Cabeleira do Zezé”, “Mamãe eu quero”, “Mulata Bossa nova”, “Coração de Jacaré”, “Cidade Maravilhosa” e “O teu cabelo não nega”.
Para o turista de São Bernardo do Campo (SP), Tiago Santos, que trouxe seu filho Ricardo, 12 anos, a matinê é o melhor lugar para trazer as crianças para se divertir durante o Carnaval. “Aqui as famílias brincam com segurança em um evento preparado especialmente para trazermos nossas crianças”, declarou Tiago.
Ricardo, que estava fantasiado de “Batman”, disse que adorou brincar na Matinê. “Quero vir novamente. Acho muito legal”.
E o Carnaval para as crianças em São Sebastião ainda não acabou. Está prevista para terça-feira (20/02) a partir das 16h a última matinê comandada pela Banda Tradição. A Praça do Coreto fica ao lado da Igreja Matriz de São Sebastião, localizada no Centro Histórico. Para informações, o interessado pode entrar em contato com o Centro de Informações Turísticas, pelo telefone (012) 3892-2620 ou consultar o site www.saosebastiao.sp.gov.br. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi


Escolinha de Natação da Prefeitura tem 2,8 candidatos por vaga
Sorteio será no próximo dia 23, na Piscina Municipal

Ubatuba - O departamento de natação da secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba divulgou a proporção candidato/vaga para as vagas remanescentes nas aulas da escolinha. Dos 790 inscritos, 646 crianças passaram pela avaliação e concorrem às 230 vagas, o que dá uma disputa de 2,8 crianças por vaga.
O sorteio acontecerá no próximo dia 23, às 14 horas, na Piscina Municipal. Foi divulgado também, o número de alunos que permanecem na escolinha, 211, perfazendo um total de 441 crianças que serão atendidas nas aulas da escolinha municipal de natação de Ubatuba.
“Nossa meta é trabalhar com no máximo sete crianças nas aulas de adaptação I e II. Nas turmas de iniciação I e II, o número também fica próximo, pois os professores precisam dedicar atenção total às crianças”, disse Lenir Rezende, secretária da piscina.
Inscrições para 2008
As inscrições para as aulas da escolinha municipal de natação em 2008 já têm data marcada para acontecer. Os nascidos entre 1997 a 2001 (6 a 10 anos) devem se inscrever de 22 a 26 de outubro; quem tem mais de 11 anos e os adultos se inscrevem entre os dias 5 e 9 de novembro. (Fonte: PMU)

Rede municipal de ensino de Ubatuba retorna as aulas no dia 26

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba informa que as escolas da rede municipal de ensino não funcionarão na quarta-feira, 21, devido ao ponto facultativo. Na quinta e sexta (22 e 23) não haverá aula, pois a data está reservada para planejamento de atividades. O atendimento nas secretarias das unidades escolares funcionará normalmente nestes dois dias. Os alunos retornam às aulas na segunda-feira, 26. (Fonte: PMU)

Ingressos para "Neversário do Nerso" estão à venda em diversos pontos da cidade
Peça representa o início de um projeto que trará um espetáculo por mês para Ubatuba. Depois, está programado show de Juca Chaves, além de clássicos do teatro brasileiro, como “O Analista de Bagé” e “Trair e Coçar é só Começar”

Ubatuba - Os ingressos para participar dessa festa teatral que será a peça "Neversário do Nerso", já estão à venda em diversos pontos da cidade. Os fãs do ator Pedro Bismarck poderão comemorar com ele seus 20 anos de carreira por um preço especial, se o ingresso for adquirido antecipadamente. Os pontos de venda são o Posto do Jija, no Pereque-Açu, nos Supermercados Paulista do Centro e do Lázaro e no Aquário de Ubatuba, no Itaguá. O evento acontecerá nos dias 2 e 3 de março no "Salão de Eventos da Igreja São Francisco" que fica à Rua Prof. Thomaz Galhardo.
Numa iniciativa pioneira na cidade, a produtora “Flor de Nan”, em parceria com a iniciativa privada e a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundart, inicia, com essa peça, um projeto que pretende trazer para Ubatuba um espetáculo por mês. Depois do Neversário do Nerso, existe a programação para shows como o de Juca Chaves e José Vasconcelos, além de clássicos do teatro brasileiro, como “O Analista de Bagé” e “Trair e Coçar é só Começar”, entre muitas outras.
O valor do ingresso para o Neversário do Nerso é de R$ 30,00, mas comprando antecipadamente até o dia 1º de março, o valor fica em R$ 20,00. Para estudantes, professores e aposentados o preço é R$ 15,00 (meia-entrada). Segurados da Porto Seguro Seguros têm descontos especiais. A Flor de Nan oferece também o serviço de Disk-Ingresso pelo telefone (12) 8154-1952.
O início de um sonho - A "Flor de Nan" é um coletivo de arte formado pelo casal Fernando Moreno e Maria Rita Zahra. Segundo Rita, a iniciativa de trazer um espetáculo por mês para Ubatuba só será possível se houver um interesse da população e a continuidade do apoio que foi recebido para esse primeiro espetáculo. "Se continuarmos com os apoios que encontramos para essa nossa primeira peça, e se o público comparecer de forma maciça, outros espetáculos e artistas saberão que em Ubatuba existe uma platéia ávida por teatro de qualidade e, certamente, num curto espaço de tempo, a cidade pode ser referência de bons espetáculos teatrais”.
Fernando Moreno, coordenador do grupo setorial da Fundart de Artes Cênicas e Dança, afirma saber que o salão que foi escolhido para os primeiros eventos ainda não é o ideal para a prática teatral, mas é perfeitamente adaptável a eventos que não precisem de recursos avançados de iluminação e sonoplastia, como é o caso de Pedro Bismarck, Juca Chaves e José Vasconcelos. "Neste primeiro momento, nosso ideal é formar uma platéia que ame as artes cênicas, para podermos encher o teatro que será implantado pela prefeitura em breve."
Os produtores dizem que o apoio do empresariado local e a acessibilidade da prefeitura em apoio ao projeto foi uma grande e agradável surpresa. "Sem dúvida alguma, esse aval é imprescindível, já que a vinda dos artistas estaria comprometida, devido aos custos de transporte, alimentação, hospedagem e divulgação para esse tipo de evento, que são muito caros. Todos os envolvidos nessa primeira empreitada declararam seu imenso desejo em trazer a arte para a cidade, inserindo Ubatuba na rota dos grandes espetáculos nacionais, como já ocorre em Caraguatatuba”. (Fonte: PMU)

Regional Norte convida presidentes de associações de bairro para atuação conjunta

Ubatuba - No aniversário de formação da Administração Regional Norte, que coincide com as novas diretorias das associações de bairro da região, o momento é ideal para estreitar as relações institucionais. Por essa razão, a Administração da Regional convida aos novos presidentes para comparecer à sua sede, situada no bairro do Puruba.
Segundo o administrador da Regional, José Roberto Junior, o objetivo dessa aproximação é a realização de trabalhos em conjunto. "Se conseguirmos nos unir e traçar diretrizes de trabalhos para a nossa região, conseguiremos melhores resultados no atendimento aos munícipes. Assim, gostaríamos de contar com a participação efetiva dos presidentes de associação de todos os bairros desta região, para que possamos juntos programar, agendar e executar o maior número possível de obras, bem como atender às demais solicitações.” (Fonte: PMU)

Prefeitura realiza curso de "Agregação de Valor ao Pescado"

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por intermédio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, realizará, no próximo dia 27, um curso de "Agregação de Valor ao Pescado", gratuitamente. O evento faz parte do Programa de Manejo Sustentável da Pesca, Agricultura e Maricultura e será ministrado pela pesquisadora científica do Instituto de Pesca de Santos, Cristiane Neiva.
O curso será realizado em duas etapas. A primeira delas, teórica, acontecerá na Fundart, das 8h às 12h. A parte prática será no Mercado Municipal de Peixes, das 13h30 às 17h30. Para mais informações, os interessados devem ligar para a Smapa, 3833-3500, falar com Otávia ou no Mercado Municipal de Peixes, 3832-4136, falar com Maria Isabel.

Confira a programação e participe:

8h Assinatura da lista de Presença
9h Palestra: Definição de Agregação de Valor ao Pescado - Cristiane Neiva
10h Possibilidades de Processamento do Pescado – Cristiane Neiva
11h Controle de Qualidade do Camarão - Erika Fabiane Furlan
12h Almoço
13h Visita técnica ao Mercado Municipal de Peixes
14h Cadeia de Produção do Pescado - Rubia Yuri Tomita
15h Relato e Estudos de Casos
17h Encerramento
(Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba divulga novos números da dengue no município
A demora para a entrega dos resultados justifica-se nas reestruturações pelas quais as regionais de saúde do Estado e os Núcleos Regionais estão passando

Ubatuba - Reiterando as informações dadas anteriormente, a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Superintendência de Proteção à Saúde, informa que o número de casos notificados de dengue no município é de cerca de 290 suspeitos. Destes, até agora, foram confirmados oito, dos quais a sorologia foi colhida no mês de janeiro. A demora para a entrega dos resultados justifica-se nas reestruturações pelas quais as regionais de saúde do Estado e os Núcleos Regionais estão passando entre os meses de janeiro e fevereiro, por parte do governo estadual. Vale ressaltar que as ações de bloqueio do vírus não dependem da positivação dos exames.
O Superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira explica que o núcleo regional de Caraguatatuba, por meio do Laboratório de Saúde Pública é quem encaminha as sorologias para o Instituto Adolpho Lutz, em São Paulo. "Como o núcleo regional também está passando por mudanças administrativas, o atraso no encaminhamento dos exames foi inevitável".
Neilton explica ainda que a situação já foi normalizada e as sorologias realizadas até o presente momento, já foram encaminhadas para São Paulo. "Esses resultados são importantes para a conclusão de diagnóstico epidemiológico no município. Não descartamos a possibilidade de estar havendo um surto de dengue no centro da cidade, porém há necessidade de comprovação dessa situação através dos resultados das sorologias."
Em situações normais, os resultados de sorologia positivos são encaminhados aos municípios por meio de fax, no prazo de uma semana, aproximadamente. Por questões burocráticas, o resultado por escrito chega cerca de um mês depois. O paciente poderá ter ciência do resultado por intermédio das equipes de PSF atuantes no bairro onde mora.
Sintomas e posologia - Os principais sintomas da dengue são: febre alta, em torno de 38 a 39º por, no máximo sete dias, dores no corpo, dor na região ocular e de cabeça, podendo ser acompanhadas de manchas avermelhadas no corpo e coceira. No caso de suspeita, evitar ingerir medicamentos à base de Ácido Acetilsalicílico (AAS), dando preferência para dipirona ou paracetamol. Não há tratamento específico para a dengue, apenas sintomático.
A importância de fazer o exame - A Secretaria de Saúde orienta à população a procurar as equipes de Saúde da Família em seus próprios bairros, caso haja sintomas como esses, tomando cuidado para não confundir a dengue com gripe e outras viroses, que têm sintomas parecidos, cabendo a um médico a suspeita e encaminhamento para a realização de sorologia.
Outra dica importante é que o hemograma não tem a competência de confirmar a doença. A sorologia somente deverá ser colhida após o sexto dia do início dos sintomas, nos postos de coleta nas Unidades do Centro, Ipiranguinha, Maranduba e Poruba, de segunda a sexta, no período da manhã.
Informação técnica - Ao todo, existem quatro sorotipos do vírus da dengue, sendo que três circulam no Brasil atualmente. Na região do Litoral Norte, pegando o caso de São Sebastião, como exemplo, houve circulação dos três sorotipos, nos últimos sete anos, contaminando uma grande parcela da população. Quando uma pessoa contrai dengue de um determinado sorotipo, fica imunizada a ele.
Em Ubatuba, no ano passado, pela primeira vez, tivemos a ocorrência de contaminação autóctone pelo sorotipo três. Isso significa que a maior parte da população está susceptível à doença no município, enquanto a população de São Sebastião encontra-se, em boa parte, imunizada.
Prevenir é a solução - A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é preciso acabar com os lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito, os chamados "criadouros". Para diminuir a incidência do mosquito, ou até mesmo, eliminá-lo, é importante não deixar água acumulada em nenhum recipiente. Até mesmo uma tampa de refrigerante pode servir de criadouro para o mosquito da dengue.
A população deve desempenhar um papel fundamental no controle dos vetores, limpando seus quintais e denunciando possíveis criadouros. O telefone para denúncia é: 3832-6810.
O trabalho da Vigilância - Com a missão de coibir a incidência do mosquito da dengue no município, diversas ações são realizadas pela Prefeitura, por meio da Superintendência de Proteção à Saúde (Vigilância Sanitária) e seu setor de Controle de Vetores e Endemias. Cada uma dessas ações tem um objetivo específico.
Diariamente, são realizados combates à procriação do mosquito, eliminando seus criadouros; bloqueios da circulação viral, para matar os mosquitos alados por meio da nebulização; monitoramento de pontos estratégicos, como ferros-velhos, usinas de reciclagem e outros, além da busca ativa de novos casos de dengue na cidade, orientações aos munícipes. Quando há suspeita de dengue em determinada área e essa região estiver comprovadamente infestada pelo mosquito, é feita a nebulização.
Neste momento, a equipe está concentrando seus esforços nas áreas mais atingidas, que são a região central e oeste. "Nós realizamos buscas, de casa em casa, eliminando criadouros existentes. Os mutirões e arrastões também são atividades importantes, no sentido de incentivar e ensinar à comunidade a fazer a limpeza por si mesma e não para dar a impressão de que essas atividades não sejam responsabilidade de cada um." (Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba negocia transporte escolar com o Estado

Ubatuba - O Secretário Municipal de Educação da Prefeitura de Ubatuba, Arnaldo da Silva Alves esteve reunido nesta semana com diretores das escolas da rede estadual do município para prestar esclarecimentos quanto ao fornecimento de passes escolares para os alunos que cursam a rede estadual. Arnaldo informou que procurou a Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba objetivando iniciar o ano letivo já com o convênio de transporte escolar assinado. "Estivemos com a Dirigente Regional de Ensino, em Caraguatatuba, e mostramos nossa disposição em atender os alunos da rede estadual. Vamos agora fazer um levantamento do número de alunos que receberão o benefício e providenciar o necessário para que em março estejamos renovando o convênio para a compra dos passes escolares", adiantou o Secretário. (Fonte: PMU)

Prefeitura Municipal atende os moradores do Sertão do Perequê-Mirim através de solicitações do Vereador Mico
Estrada do Palhal

Ubatuba - No último dia 09, a Prefeitura Municipal realizou Operação tapa buracos com massa asfáltica em toda extensão da Estrada do Palhal.
Em visita à localidade na semana retrasada, o Vereador Mico mostrou ao Prefeito Eduardo César a necessidade emergencial de se realizar o trabalho, pois segundo o Vereador, a estrada é o único acesso ao bairro e devido as constantes chuvas se encontrava bastante esburacada.
O Vereador Mico na ocasião da visita, apontou ao Prefeito Municipal outras necessidades da comunidade e que segundo ele, enviou inúmeras indicações ao Srº. Prefeito para que a Secretaria de Obras realizasse tais benfeitorias ao bairro.
“O Bairro do Perequê-Mirim tem crescido em uma velocidade gigantesca e é sabido por todos que também são grandes suas necessidades de investimentos públicos”, comenta o Vereador.
Outros trabalhos foram realizados no final da Estrada do Palhal. Um trecho da estrada onde a água de uma nascente passava pela pista, recebeu tubos para frear a erosão do asfalto como vinha acontecendo.
Em frente ao ponto final de ônibus, a Prefeitura realizou asfaltamento da área, que irá proporcionar aos moradores um pátio mais adequado para a espera do transporte coletivo, bem como, irá facilitar em muito as manobras dos carros.
“Quero agradecer ao Prefeito Eduardo César em ter atendido as solicitações desta comunidade, onde a cada dia tenho me empenhado em buscar soluções e melhorias às suas necessidades e dizer que fico muito feliz e satisfeito em ver o Poder Executivo atento aos anseios de cada bairro”, fala Mico.
Final da Estrada do Palhal ganha lixeira - Outro trabalho que está sendo realizado na Estrada do Palhal é a construção de uma lixeira. Tal benfeitoria é uma antiga reivindicação dos moradores ao Vereador Mico, que também aproveitou sua visita com o Prefeito Municipal e solicitou material para que a lixeira fosse construída em sistema de mutirão.
“Tenho afirmado sempre, que o apoio das comunidades na realização dos trabalhos ao seu bairro tem sido o melhor caminho em levar uma melhor infra-estrutura às suas necessidades, e o bairro do Perequê-Mirim está de parabéns nestas iniciativas”, diz Mico.
Segundo o Vereador, a lixeira está sendo construída com a ajuda de alguns moradores da vizinhança, tendo a frente dos trabalhos o Srº. Marcelo Gonçalves, diretor da SDPM – Sociedade em Defesa do Perequê-Mirim.
“Quero agradecer ao Marcelo pelo trabalho dedicado dentro do bairro e salientar que ele tem sido um grande parceiro em minhas iniciativas e enaltecer o total apoio da Sociedade Amigos de Bairro na busca de dias melhores a toda comunidade do Perequê-Mirim, e dizer aos moradores da Rua Mangueira que logo após o feriado de carnaval irei concretizar a construção da lixeira para os moradores desta localidade”, lembra o Vereador Mico.
Estrada do Palhal ganha novo ponto de ônibus - Segundo Mico, a Estrada do Palhal só conta com 03 pontos de ônibus coberto, sendo que um deles, feito de madeira, está no local há mais de dez anos e já apresentava um estado avançado de deterioração.
“Há tempo mostrei a situação do ponto ao Secretário de Obras João Paulo, justificando a ele que ter um ponto de ônibus naquela situação era melhor derrubá-lo, pois a comunidade constantemente corria perigo ou ficava a espera do ônibus na chuva”, fala Mico.
Para o Vereador, pequenas obras como esta tem um grande valor para o cidadão e um pequeno esforço do Poder público, que devem ser agilizadas para melhorar o dia-a-dia de todos os usuários.
O ponto de ônibus foi construído com recursos públicos e a mão de obra ficou por conta da comunidade.
“Fico feliz por mais esta conquista que consegui levar ao bairro e agradeço ao Secretário João Paulo pelo empenho em concretizar a obra que tem um papel relevante à comunidade. Agradeço aos moradores do Sertão do Perequê-Mirim que foram parceiros na construção deste bem público e ao Marcelo que mais uma vez se fez presente neste trabalho”, finaliza Mico. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Prefeitura de Ubatuba promove encontro das escolas municipais da região oeste

Ubatuba - Os professores das escolas municipais da região oeste de Ubatuba estarão reunidos na próxima quinta-feira, 22, à partir das 8 horas na escola Prefeito Silvino Teixeira Leite, para o “1º Encontro das Escolas da Região Oeste de Ubatuba”. O tema da primeira reunião é a discussão de como implementar a Agenda 21 na escola.
A supervisora de ensino, Izabel Roseli de Souza Leite, diz que os professores estão animados para o encontro. “A pauta para esse primeiro encontro veio em boa hora. Vamos discutir a implantação da Agenda 21 nas escolas da região, pois por terem as mesmas características todas enfrentam os mesmos problemas, e juntos, fica mais fácil buscarmos soluções. Os professores receberam a notícia desse encontro com entusiasmo”, diz a supervisora. Participam da reunião professores das escolas Prefeito Silvino, Maestro Pedrinho, Madre Glória, Mario Covas, Helena Maria e Joaquim Luis Barbosa.
O que é a agenda 21 e sua ação nas escolas - "Agenda 21" é um programa de ação para viabilizar a adoção do desenvolvimento sustentável e ambientalmente racional em todos os países. Nesta agenda estão marcados os compromissos da humanidade para o século 21. Alem do compromisso global, os diversos países que participaram da Rio 92, decidiram criar as agendas 21 nacionais e as locais (que são compromisso de cada grupo social, inclusive as escolas).
A Agenda 21 sugere métodos, estratégias e ações que serão desenvolvidos, elaborados e postos em pratica por aqueles que se engajarem na sua construção. O sucesso do planejamento, da implementação e do monitoramento das ações identificadas na agenda 21 escolar dependerá, em grande parte, da colaboração dos diferentes parceiros comprometidos com a agenda.
A escola em si é como um ecossistema onde o aluno e todos os envolvidos no processo educativo fazem parte e no qual são afetados pelos seus valores culturais como das comunidades do entorno. As escolas que estão neste movimento se vêem como comunidades de aprendizagem que funcionam em redes de relações. (Fonte: PMU)


Semana de 16/02 à 22/02/2007

CINE PASSEIO (Ubatuba)

"O Mar Não Está Pra Peixe"
Às 15:30 hs -17:20 hs.

"A Procura da Felicidade"
Ás 19:10 hs -21:30 hs.
 


CINE PASSEIO (Ubatuba)

"Diamante de Sangue"
Às 14:50 hs - 19:40 hs.

"'Déjá Vu"
Às 17:10 hs - 22:00 hs.

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

O PALCO
I
O palco é o lugar do artista.
O artista mora num mundo.
Mundo este, onde tudo é palco.
Palco este, onde abriga o mundo.

Fantasias invadem a realidade.
Leve silêncio de exaltação.
A realidade invade as fantasias.
O espaço vira um novo mundo.

O mundo abriga a briga.
Vence quem tem sorte!
Vence quem tem ouro!
Lutam até a morte.
As personagens sem construção.

A coxia é dona do brilho.
O veludo negro acalenta os sentimentos.
O belo concentra-se.
No mundo que vira palco.

Os caminhos são atalhos.
O artista escolhe um palco.
O palco acolhe vidas.
Num certo mundo,
Os sonhos são as palmas.

II

O mundo está cheio de realidades.
Quem sabe a fantasia faça mudar o instante de quem precisa.
Quem sabe a arte faça mudar os corações que borbulham sangue.
Quem sabe o artista desperte a paixão daquele que nunca amou.
Quem sabe o palco, seja qual for, desperte a vontade de alguém lutar para ser melhor ou mais feliz.
Quem sabe a vida transforme alguém em artista para transformar o mundo ou a vida de um outro alguém.
Quem sabe tudo que vimos seja fantasia e a realidade esteja no palco.
Quem sabe um dia, todos entendam que o mundo é o que pensamos dele.

Vanessa Moisseiff

 

Viagem no tempo

No começo do século XXI
Saí da cidade
dos arranha-céus,
percorri a rodovia
onde a morte
disputa corrida
com os automóveis
e, quatro horas depois,
cheguei ao começo
do século passado,
no Sertão da Picinguaba
em tempo de tomar
café com garapa
acompanhado
de biju de mandioca
e peixe com farinha.
Um dia eu crio juízo
e, em definitivo,
retorno ao paraíso.
 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

A boa polêmica, um dos produtos afins da feira de artesanato
Interessante a polêmica gerada em torno dos comentários da senhora Gulli rebatendo as colocações do Senhor Carlos Alberto (Bacural), a respeito da “Fêrinha Ripi”. Alguns conhecidos observadores do nosso cotidiano escreveram sobre o tema e aproveitaram para fazer comentários sobre as pessoas que dele trataram. Muitos outros observadores não tão conhecidos, também deveriam se manifestar, não só sobre a dita Fêrinha, mas sobre qualquer outro assunto de interesse coletivo que envolvesse as coisas da cidade onde vivemos. Se o assunto é de interesse coletivo, é lógico esperar-se que todos tenham algum tipo de opinião sobre as coisas da qual fazem parte.
Sairíamos todos ganhando se a cada situação urbana decorrente de promessas políticas, atos administrativos, interesses pessoais ou de grupos, surgisse uma montanha de opiniões da comunidade diretamente atingida pela medida proposta.
Em primeiro lugar isso seria ótimo para balizar a opinião dos vereadores, que como se sabe, são uma caixa de ressonância dos anseios do eleitorado. Não há o que criticar, isso está na essência da democracia. Quanto maior o número de manifestações sobre determinado assunto, mais claramente ficará exposta a tendência da comunidade sobre a solução desejada, condição básica para o posicionamento do vereador.
Em segundo lugar, seria ótimo para promover a imprensa local. Sabemos o quanto lutam nossos jornalistas para manterem seus veículos de informação abertos e úteis. Entretanto, por seus comentários ou de seus leitores ganham inimigos, recebem ameaças e são olhados com desconfiança quando aparecem em algum ato público. Muita gente não emite suas opiniões imaginando que poderão ser alcançados pelas mesmas conseqüências sofridas por eles. É uma pena, nossos informativos deveriam ser prestigiados, pois são a ferramenta de expressão da opinião da população.
Por fim, a manifestação maciça e diversificada da comunidade sobre temas polêmicos seria um ótimo meio para remover o centro da questão do perigoso terreno pessoal, que não leva a lugar nenhum, e fazer aflorar a verdadeira condição urbana, social e econômica do assunto, confrontando as propostas com o interesse coletivo e o futuro da cidade.
O privilegiado espaço de interesse turístico fronteiro ao mar na Avenida Iperoig, bem como a impropriedade do bloqueio gigante que caracteriza a vasta zona de estacionamento defendida com unhas e dentes pelas lideranças dos comerciantes de praia da Praia Grande, são exemplos de temas que caíram na discussão falsa de que qualquer alteração de uso lançaria algumas famílias à miséria.
Esse não é o ponto central. Milhares de famílias igualmente sofrem com o desemprego porque Ubatuba não tem um plano de desenvolvimento econômico apoiado no uso adequado de suas áreas naturais, sejam elas fronteiras às praias ou nos sertões. Um plano capaz de gerar emprego e renda o ano todo, como se faz em qualquer parte do mundo nas regiões de alto interesse turístico como a nossa. Para que a falsa discussão não prevaleça é necessário que as pessoas opinem. Nossos jornais eletrônicos são ágeis e instantâneos. Nossa imprensa escrita é semanal, porém registra e documenta as opiniões sob a forma de arquivo permanente.
Sugiro que sobre os assuntos de interesse coletivo as pessoas escrevam e opinem, escrevam e opinem, e acima de tudo, escrevam e opinem.

Renato Nunes

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Amanhecer no Perequê Açú ©Juliano Gregori

Amanhecer no Perequê Açú
©Juliano Gregori

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor