Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 22 de Fevereiro de 2007 - Nº 1711 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Temporada atraiu mais de 3 milhões de turistas


Caraguatatuba
Inscrição para prova de Biathlon acontece até sexta-feira em Caraguá
Campeonato Municipal de Beach Soccer de Caraguá inicia com disputa de 8 times
Serviços de limpeza começam na próxima segunda-feira 26 no Casa Branca
Carnaval 2007 com índices positivos na economia e na segurança em Caraguá
Turistas são atropelados em Caraguá

Ilhabela
Tradicional Banho da Dorotéia reúne mais de 2.000 foliões em Ilhabela
Garrafão vence o Carnaval de Ilhabela

São Sebastião
-


Ubatuba
Dois homens morrem afogados no litoral
Advertência Placa barra uso de droga na Almada

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Temporada atraiu mais de 3 milhões de turistas

Litoral Norte - A temporada de verão deste ano foi considerada uma das melhores dos últimos anos, beneficiada pela crise ocorrida nos aeroportos do país, que fez com muitos turistas trocassem as viagens aéreas pelo Norte e Nordeste pelas praias do Litoral Norte do Estado. Segundo as prefeituras, mais de 3 milhões de turistas circularam pelas cidades da região durante a temporada, que tem como ponto alto o Réveillon e o Carnaval. O movimento turístico foi 30% maior que o registrado no ano passado, de acordo com as prefeituras. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Inscrição para prova de Biathlon acontece até sexta-feira em Caraguá

Caraguatatuba - As inscrições para a prova de Biatlhon, que acontece no sábado, dia 24, a partir das 8h, na praia Martim de Sá, em Caraguá, estão abertas até sexta-feira, 23.
Para se inscrever, os interessados devem retirar a ficha na SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, organizadora do evento, preencher e devolver na Divisão de Recreação.
Serão disputadas as categorias Mirim (12 a 14 anos, ano base 1993/1995); Infantil (15 a 17 anos, ano base 1990/1992); Juvenil (18 a 20 anos, ano base 1987/1989); Adulto (21 a 29 anos, ano base 1978/1986); Master (30 a 39 anos, ano base 1968/1977); Veterano (40 a 49 anos, ano base 1958/1967) e Veteraníssimo (acima de 50 anos, ano base abaixo de 57) e Revezamento, masculino e feminino.
O percurso será de 200 metros para natação e 1,5 quilômetros de corrida para a categoria Mirim. As demais disputarão 500 metros de natação e 3 quilômetros de corrida.
De acordo com a organização do evento, fica proibido o uso de qualquer equipamento para nadar, exceto óculos e roupa de borracha; todo atleta que estiver inscrito para a prova terá de sair da água cinco minutos antes do início da competição. Também será obrigatório contornar as marcas ou bóias delimitadas pela organização. “O regulamento já está disponível e pode ser retirado na SECER para que todos os atletas estejam cientes do regulamento, e caso algum item não seja cumprido o competidor será desclassificado da prova”, disse Renato Leite Carrijo de Aguilar, diretor de Recreação da SECER.
Todos os atletas que completarem a prova receberão medalhas “Finish” de participação. Serão premiados com troféus e medalhas os três primeiros colocados de cada categoria.
A SECER fica na Avenida José Herculano, 50, Jardim Britânia. Mais informações pelos telefones 3888-4110/3887-1165 com o professor Renato. (Fonte: PMC)

Campeonato Municipal de Beach Soccer de Caraguá inicia com disputa de 8 times

Caraguatatuba - A bola vai rolar na arena de Beach Soccer no bairro Indaiá, em Caraguá. Das trinta e seis equipes inscritas (Caraguá, Ilhabela, Lorena e Ubatuba) para participarem do campeonato, na categoria Livre, oito delas inicia a disputa nesta quinta-feira, dia 22.
O campeonato foi dividido em grupos. Pelo A, categoria masculino, estão as equipes Projeto Integração, Jardim América e Amigos; o B é composto pelos times, Patos, Britânia, Tabashow e Rosa Dourada B. Pelo grupo C competem os times Tabajara, União das Palmeiras, E.C. Primavera e Cruz das Almas. No grupo D lutarão pela vitória os times Lion, União do Olaria e Corotti; pelo grupo E estão as equipes São Paulo, Adil Car e A.A. Corinthians; no grupo F estão os times MH Marcenaria, Rosa Dourada A e Grêmio. Disputam no grupo G, as equipes Performa Academia, Sportinga e Europeus e pelo grupo H estão os times PSV, Acalino, Força Jovem e Bayer Munich.
A categoria feminino foi dividida em dois grupos. No A estão Sel. Lorena 1, Sel Ubatuba, Sel Lorena 2 e Projeto Integração e o B é composto pelas equipes Ancoras Bar, Geração Independente, C.A. Poiares, E.C. Barra Velha e Colinas.
As equipes que iniciam jogando, entram em campo às 18h30. A equipes Sel Lorena 1 enfrenta o Sel Lorena 2, no feminino. Já no masculino, as competições iniciam às 19h com disputas entre os times Performa Academia e Europeus, em seguida entra em campo as equipes Tabajara e Cruz das Almas e a última partida do dia será entre União das Palmeiras e E.C Primavera.
Na sexta-feira, dia 23, as competições também iniciam às 18h30 com a disputa entre os times femininos Ancoras bar e C.A. Poiares; às 19h, os times masculinos entram em campo. A disputa inicia com o confronto entre Patos e Rosa Dourada B, em seguida o Britânia e o Tabashow é que fazem a disputa. O último jogo será entre MH Marcenaria e Grêmio.
A previsão é que o campeonato, organizado pela prefeitura, por meio da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, chegue na final no dia 30 de março, os finalistas irão brigar pelo título de Campeão do ano na modalidade.
Mais informações pelos telefones 3888-4110 ou 3887-1165 com Renato ou Leandro.
 (Fonte: PMC)

Serviços de limpeza começam na próxima segunda-feira 26 no Casa Branca
Na próxima Segunda-feira, dia 26 de fevereiro, a Secretaria de Serviços Públicos(SESEP), da Prefeitura de Caraguá, inicia os trabalhos de limpeza dos bairros da cidade. Entre os principais serviços estão a capina e limpeza de valas. Os bairros Casa Branca e Olaria serão os primeiros contemplados com este serviço, no ano de 2007

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da SESEP – Secretaria de Serviços Públicos, começa na próxima semana os serviços de melhoria para os bairros da cidade. A partir de segunda-feira, dia 26. O mutirão terá início no Casa Branca e Olaria, com trabalhos de limpeza como roçada, capina e varreção.
Conforme declarou o Secretário de Serviços Municipais, Roberti Costa, “ao longo do ano, todos os bairros serão contemplados com esta melhoria, que acontece primeiro na região do Casa Branca e Olaria. Nosso principal objetivo é melhorar os bairros, deixando-os mais limpos e com as guias sinalizadas, para começar muito bem o ano de 2007”, explicou.
O serviço poderá durar até seis dias úteis, mas esse prazo só poderá ser cumprido se o tempo continuar bom, ou seja, se não não chover constantemente, como estava acontecendo, há cerca de duas semanas.
Serão utilizados 30 funcionários para a limpeza do Casa Branca e do Olaria, além de equipamentos como roçadeira costal, enxada e vassoura. Junto ao trabalho de limpeza será realizada também a pintura de guias. (Fonte: PMC)

Carnaval 2007 com índices positivos na economia e na segurança em Caraguá

Caraguatatuba - O Carnaval Folia á Aqui, da Prefeitura de Caraguatatuba garantiu diversão e segurança a moradores e turistas. A estimativa da Secretaria de Turismo é de que 400 mil pessoas estiveram na cidade. Os foliões estiveram por toda a parte da cidade durante o feriado prolongado, prestigiando os eventos das regiões centro, sul e norte e curtindo as atividades garantidas pela Prefeitura e Fundação Cultural.
O Carnaval Popular na Praça de Eventos, animado pela Banda Palace, atraiu mais de 50 mil pessoas, cerca de 12 mil pessoas por noite; no domingo, o movimento foi ainda maior, com cerca de 20 mil pessoas no local. No Massaguaçu, o Carnaval Popular com a Banda E-Brasil agitou em torno de 20 mil foliões, cerca de 5 mil por noite. Já o Carnaval de Antigamente divertiu aproximadamente 26 mil foliões durante todo o Carnaval, cerca 12 mil no centro, 8 mil no Porto Novo, 4 mil no Travessão e 2 mil no Massaguaçu.
As escolas de samba, com aproximadamente 150 componentes cada uma, atraíram centenas de pessoas para a avenida. O Bloco das Piranhas saiu com 3 mil pessoas, sem registro de confusão. Segundo o coordenador João Égua, as “piranhas” atenderam a ordem para um Carnaval de Paz. O Bloco do Urso agitou 700 foliões e o Bloco Devotos da Cheirosa animou a festa no Massaguaçu com centenas participantes.
Para o secretário de Turismo, Ricardo Ribeiro, o mais importante é que não houve registro de brigas ou confusões graves em todos os locais de evento. “Conseguimos realizar um Carnaval tranqüilo e sem confusões, garantindo um ambiente familiar e a segurança de todos”, disse. Os comerciantes estão muito satisfeitos com o movimento do Carnaval, segundo Ribeiro.
A presidente da Associação de Hotéis e Pousadas, Miriam Patituchi, disse que a lotação foi excelente. “Os hoteleiros ficaram muito satisfeitos com o movimento e os turistas, com o atendimento oferecido pelo comércio. Não registramos nenhuma reclamação por parte dos visitantes, pelo contrário, saíram todos contentes com o feriado na cidade”, declarou.
A Polícia Militar afirmou que este Carnaval foi tranqüilo, com índices de furtos e roubos, agressões físicas e lesões mais baixos do que em 2006. Segundo o Capitão Marcos Marcondes, a Polícia Militar intensificou a fiscalização este ano em todos as regiões da cidade, principalmente nos locais de eventos, e veículos com som excessivo. “Fizemos operações de bloqueio e fiscalização que garantiram um feriado mais tranqüilo, com índices bem menores. Proibimos o som alto em veículos e conseguimos controlar as confusões, especialmente na avenida da praia”. Marcondes contou ainda que dois elementos que efetuaram furto a um turista e um comércio foram presos.
A Ditran apoiou as Polícias Militar e Rodoviária nas Operações subida e decida, ao Corpo de Bombeiro e em todos os locais de eventos de carnaval, praças e desfile de blocos. De acordo com o diretor da Divisão de Trânsito de Caraguatatuba, Celso Rapacci, a circulação de veículos foi controlada pela atuação de todo o efetivo, com 40 agentes de trânsito trabalhando em sistema de plantão, das 8h às quatro da manhã, durante todo o feriado.
No sábado, a Ditran atendeu a um acidente de trânsito no Camaroeiro, no domingo apoiou o Corpo de Bombeiros em uma ocorrência de atropelamento na avenida Frei Pacífico Wagner e outro na avenida Arthur Costa filho. Apoiou o Corpo de Bombeiro no dia 19, no Barranco Alto, Rua Ismael Iglesias com o isolamento de vias para viaturas em atendimento ao um caso de afogamento no Rio Juqueriquerê. No dia 20 atendeu denúncias de som alto em veículos e estacionamento em guia rebaixada, além de acidentes de trânsito na Av. Arthur Costa Filho, Frei Pacífico Wagner, Rua São Benedito, e até de uma moto que invadiu a área fechada da Praça Cândido Motta.
A Secretaria de Saúde também trabalhou para atender os foliões durante o carnaval. Três ambulâncias fizeram plantão nos locais de eventos. Durante todos os dias foram distribuídos cerca de mais de 41 mil preservativos e entregues 4 mil folders com orientação sobre prevenção à AIDS e doenças sexualmente transmissíveis, na rodoviária e locais de eventos. (Fonte: PMC)

Turistas são atropelados em Caraguá

Caraguatatuba - Um motorista atropelou quatro pessoas que estavam na calçada ontem de manhã em Caraguatatuba. De acordo com a polícia, o veículo, um Fusca ano 79, estaria em velocidade superior aos 50 km/h permitidos na avenida Geraldo Nogueira da Silva, no bairro do Indaiá, uma das mais movimentadas da cidade.
O atropelamento ocorreu às 11h. O acidente poderia ter feito mais vítimas, que estavam em um quiosque e outras que caminhavam pela orla, caso o veículo não colidisse antes com uma árvore.
O carro, dirigido por Rodrigo Alves Pereira, atingiu quatro pessoas que estavam sentadas um banco na orla.
O acidente paralisou o trânsito na avenida no horário em que centenas de turistas se movimentavam em direção às praias da cidade.
Duas viaturas do corpo de Bombeiros foram acionadas para atendimento às vítimas. O motorista ficou preso nas ferragens do veículo. Ele foi encaminhado em estado grave para a Santa Casa.
As vítimas do atropelamento foram José Gadioli, 42 anos, Rosa Maria Costa Gadioli, 48, Lilian Martins Barreto, 22, e Loise Gadioli Bandeira de Souza, 4 anos, todos de São José dos Campos.
Gadioli, Rosa Maria e Loise sofreram escoriações. Lilian teve fratura em um dos braços. Todos foram medicados e liberados.
INVESTIGAÇÃO- O delegado Fernando Patto Xavier disse que o motorista deverá ser indiciado por lesão corporal culposa --crime que prevê de seis meses a dois anos de reclusão. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Tradicional Banho da Dorotéia reúne mais de 2.000 foliões em Ilhabela
Após desfilar pela orla da Vila, integrantes de cinco blocos caíram na água

Ilhabela - Mais de 2.000 pessoas se reuniram na tarde de ontem para brincar o tradicional Banho da Dorotéia, em Ilhabela. No banho, blocos carnavalescos desfilam na passarela do samba, montada na orla marítima, em trajes feitos de papel crepom e em seguida se jogam no píer do bairro.
Este ano participaram da folia cinco blocos --Velhos Marinheiros, Pé na Jaca, Água Viva, Bloco do Tatu e Pinto.
A entrada na passarela já era uma festa à parte, mas que estava sendo avaliada por uma comissão. De acordo com a jurada Leninha Viana estavam sendo julgados os quesitos animação e empolgação. "O bloco tem que ser animado, todas as pessoas precisam estar alegres e haver cadência", disse Leninha.
Os blocos carnavalescos, segundo os participantes, têm um "dono", que é o responsável pela organização. Não são apenas moradores da ilha que prestigiam uma das festas mais tradicionais da cidade, turistas vindo principalmente da capital também caem no Banho da Dorotéia.
A família Martin, com nove pessoas, entre tios e sobrinhos, veio de São Paulo para desfilar no bloco da Água Viva pela primeria vez.
"Eu estava com vergonha de sair, mas como toda família sairia eu acabei vindo e achei muito legal", disse a empresária Doralice Martin Toste.
No Banho da Dorotéia, alguns homens saem vestidos com roupas de mulher. Como todo desfile carnavalesco, há bateria e puxadores. O primeiro bloco a entrar na avenida foi o Água Viva, com quase cem componentes.
O Água Viva existe há mais de 16 anos e foi criado na casa do médico Eurico Trevisani, no bairro Tesouro da Colina. "Juntamos uns amigos e vamos nos divertir. Nós começamos com 15 componentes", contou o médico.
O segundo a entrar na passarela foi o Bloco do Tatu. Para participar do grupo é necessário ter uma tatuagem. "É muito bom. Ele é o mais legal e animado", disse o folião Ivan Misael.
O terceiro bloco foi o do Pinto, estreante no Banho da Dorotéia. Três políticos da cidade tiveram a idéia enquanto voltavam da faculdade. "Foi em cima da hora, super improvisado. Mas muito legal", disse Luis Lobo, o dono do bloco e secretário de administração do município.
O penúltimo bloco a desfilar foi o Pé na Jaca. "Eu adorei desfilar. Foi maravilhoso", disse Suzane Carneiro, foliã de 70 anos.
O último a entrar na passarela foi o 'Velhos Marinheiros', que existe há seis anos. Todos os foliões estavam vestidos com roupas cor-de-rosa. "O nosso é o melhor. Eu adorei. A gente sai para se divertir", disse a dona do bloco Neli Marche.
O troféu de campeão do Banho da Dorotéia ficou com os Velhos Marinheiros. O vice-campeonato foi para o Pé na Jaca, e em terceiro lugar ficou o Água Viva. (Fonte: ValeParaibano)

Garrafão vence o Carnaval de Ilhabela

Ilhabela - A Escola de Samba Unidos do Garrafão foi a campeã do Carnaval 2007, em Ilhabela. Em segundo lugar ficou a Unidos de Padre Anchieta. O terceiro lugar ficou com a Mocidade Independente da llha.
A disputa foi acirrada entre as escolas. A diferença da vencedora para a vice foi de apenas meio ponto. A Garrafão, como é mais conhecida, fez 77,5 pontos e a vice pontuou 77. Já o terceiro lugar fez 76,5 pontos.
A Unidos do Garrafão, uma das mais antigas da cidade, levou para a avenida 300 componentes e 10 alas no desfile da última segunda-feira. O samba enredo "Da cana de açúcar à capital da vela" é uma reedição do samba de 1993, quando a escola desfilou em São Sebastião e sagrou-se campeã.
"Esta é uma escola de raiz, que vem de periferia, do bairro Água Branca. Nós superamos todas as dificuldades", disse o presidente Cleber Luiz dos Santos. A escola foi a única a receber nota 10 no quesito bateria.
A Garrafão surgiu de um time de várzea, cujo troféu para o vencedor do campeonato era um garrafão de vinho. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião -

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi


Dois homens morrem afogados no litoral
Ubatuba - O Corpo de Bombeiros do Litoral Norte resgatou ontem os corpos de duas vítimas de afogamento na região durante o feriado de Carnaval. Na praia de Ubatumirim, em Ubatuba, foi localizado por volta de 10h o corpo do professor Márcio José da Silva, de 40 anos, natural de Caraguatatuba. Silva desapareceu no mar quando nadava com amigos na noite de segunda-feira. Em Caraguatatuba, os soldados do Corpo de Bombeiros retiraram ontem do rio Juqueriquerê, o corpo de Adilson Clementino de Assis, 43 anos. Segundo o bombeiros, Assis morreu afogado no final da tarde de segunda-feira, quando tentava atravessar a nado o rio.
(Fonte: ValeParaibano)

Advertência Placa barra uso de droga na Almada

Ubatuba - A Saba (Sociedade Amigos do Bairro da Almada), em Ubatuba, voltou a instalar placas de advertência na praia da Almada, proibindo as pessoas de fumarem maconha no local.
As duas placas, cada uma medindo 60 x 80 centímetros, custaram R$ 130 e foram instaladas no sábado de Carnaval. A placa possui o desenho de uma folha de maconha, com o tradicional sinal de proibido e os dizeres "Respeite a Almada".
Fernando Florindo, diretor da Saba, disse que as placas foram recolocadas para que os usuários respeitem as famílias que frequentam o local. "As placas afugentam os usuários de droga", disse.
Em janeiro de 2005, foram instaladas três placas com a mesma advertência na praia. Uma foi furtada; outra, danificada pela ação do tempo; e, a terceira, retirada recentemente pela entidade.
"Isso aqui é um lugar para família. A comunidade está certa de afugentar os usuários de drogas, caso contrário, os turistas podem deixar de frequentar a praia", disse o comerciante Élcio Miller, de São Paulo.
Taís Ferreira, também de São Paulo, elogiou a iniciativa dos moradores. Segundo ela, os usuários de droga evitam o local após verem as placas de advertência.
Almada fica a 40 quilômetros do centro de Ubatuba. A praia, com cerca de 400 metros de extensão, recebe em média 1.500 turistas nos feriados.
No Carnaval, os três bares e seis restaurantes instalados na praia ficaram lotados de turistas. Os 200 moradores da Almada vivem da pesca e do turismo. (Fonte: ValeParaibano)

 



Semana de 21/02 à 01/03/2007

CINE PORTO (Ubatuba)

"DÉJÀ VU"
Às 18:40 hs.

"A Procura da Felicidade"
Ás 16:20 hs -21:00 hs.
 


CINE PASSEIO (Ubatuba)

"O Mar Não Está Pra Peixe"
Ás 16:30 hs

"Diamante de Sangue"
Ás 18:30 hs - 21:00 hs.

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

O PALCO
I
O palco é o lugar do artista.
O artista mora num mundo.
Mundo este, onde tudo é palco.
Palco este, onde abriga o mundo.

Fantasias invadem a realidade.
Leve silêncio de exaltação.
A realidade invade as fantasias.
O espaço vira um novo mundo.

O mundo abriga a briga.
Vence quem tem sorte!
Vence quem tem ouro!
Lutam até a morte.
As personagens sem construção.

A coxia é dona do brilho.
O veludo negro acalenta os sentimentos.
O belo concentra-se.
No mundo que vira palco.

Os caminhos são atalhos.
O artista escolhe um palco.
O palco acolhe vidas.
Num certo mundo,
Os sonhos são as palmas.

II

O mundo está cheio de realidades.
Quem sabe a fantasia faça mudar o instante de quem precisa.
Quem sabe a arte faça mudar os corações que borbulham sangue.
Quem sabe o artista desperte a paixão daquele que nunca amou.
Quem sabe o palco, seja qual for, desperte a vontade de alguém lutar para ser melhor ou mais feliz.
Quem sabe a vida transforme alguém em artista para transformar o mundo ou a vida de um outro alguém.
Quem sabe tudo que vimos seja fantasia e a realidade esteja no palco.
Quem sabe um dia, todos entendam que o mundo é o que pensamos dele.

Vanessa Moisseiff

 

Viagem no tempo

No começo do século XXI
Saí da cidade
dos arranha-céus,
percorri a rodovia
onde a morte
disputa corrida
com os automóveis
e, quatro horas depois,
cheguei ao começo
do século passado,
no Sertão da Picinguaba
em tempo de tomar
café com garapa
acompanhado
de biju de mandioca
e peixe com farinha.
Um dia eu crio juízo
e, em definitivo,
retorno ao paraíso.
 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Escolinha de natação 2,8 candidatos/vagas
Esgoto a céu aberto na estufa II, saúde falida, ruas sem asfalto, coleta de lixo irregular, vigilância sanitária ineficiente, ruas esburacadas, limpeza de ruas inexistente, transito caótico, etc...
Deparo-me com a notícia "escolinha de natação da Prefeitura: 2,8 candidato por vaga". O ideal seria 1/1, ridículo, o que a Prefeitura faz com o imposto pago pelo cidadão???
Jorge Roberto Valente
Estufa II, Ubatuba

“CONSULTAS”
Consultas, sobre educação e aplicação das verbas a ela destinadas, tem sido freqüentes nos últimos tempos. Supostas causas, dessas consultas, indicam a existência de uma certa ansiedade, nas escolas, pela falta de materiais pedagógicos, limitações da merenda escolar e suposto desvio das verbas da educação para outras secretarias e para funções não pertinentes à Secretaria de Educação.
Educadores questionam a legalidade de manter a “CASA DE BRINQUEDOS” com verbas do ensino. Outros programas são também criticados e questionados: Aluguel de piscinas, projeto EROI, cessão de veículo para a FUNDAC, Casa Verde ou de Educação Ambiental, utilização dos veículos da EDUCAÇÃO por outras secretarias e por particulares, etc.
Professores e diretores, mais conscientes, atribuem, alegação constante da falta de recursos para atender as necessidades das escolas, a esses supostos desvios, à fraqueza do Conselho Municipal de Educação –CME - e a falta de vigilância do Conselho de Acompanhamento e Controle Social dos Recursos do FUNDEF – CACS -.
Responderei a esses questionamentos com parecer do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, distribuído no Congresso dos Conselhos Municipais de Educação, realizado em BEBEDOURO, em 2002.

“Certo município conta com projeto denominado “EU NO SITIO”, através do qual, no período oposto ao turno das aulas, e para evitar o ócio e as dificuldades financeiras que conduzem as crianças e adolescentes a serem meninos/meninas de rua, os alunos recebem aulas teóricas e práticas de atividade de cultivo de horta, criação de codornas, galinhas, viveiro de mudas, cultivo de cereais, e outras atividades relacionadas com a agricultura e a produção obtida, ainda que pequena, é empregada nos estabelecimentos escolares do município. QUESTÃO: tais despesas são pertinentes ao 25% do ensino?. Este Tribunal entende que referidos gastos não entram no cômputo dos 25% da Manutenção e Desenvolvimento do Ensino, uma vez que tais gastos possuem uma natureza de assistência social, incidindo assim, na regra proibitiva do citado art. 71, Inc. IV, in fine, da LDB, onde se lê: “...e outras formas de assistência social”.

Projeto da seriedade de “EU NO SITIO” não pode ser financiado com os 25% do ensino. O que pensar de “CASA DE BRINQUEDOS” e dos outros programas assistenciais, esportivos e culturais acima relacionados? A destinação das verbas da educação está determinada, no $ 1° do Art. 1°, da LDB. Parágrafo 1°: Esta lei disciplina a EDUCAÇÃO ESCOLAR, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias”.
Como já temos escrito e orientado, tantas vezes, a EDUCAÇÃO ESCOLAR, se processa no âmbito do espaço da escola. Programas recreativos, esportivos e culturais, são importante fonte de formação, quando integrados na vida da escola, desenvolvidos por profissionais preparados, com liberdade e autonomia, sob a orientação dos diretores, de suas equipes escolares e sem a interferência de pessoas estranhas. Para isso já existem, nas escolas, professores de Educação Física e Educação Artística.
Desvios de verbas e a dispersão de atividades, são alguns dos principais motivos da crise que vive a educação brasileira. Não é a falta de recursos. É o desvio desses recursos. Em Ubatuba não é diferente. O que é prioritário deve ser tratado como prioritário. Os discursos mentirosos e enganadores não resolvem.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba 22-02-07

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Praia de Itamambuca ©Márcio Naves

Praia de Itamambuca
©Márcio Naves

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor