Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2007 - Nº 1712 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Gestão Pública supera expectativas do UNIMÓDULO


Caraguatatuba
Associação de Moradores do Morro do Algodão realiza limpeza no Juqueriquerê
Pilotos de Caraguá estréiam Brasileiro de Bicicross e buscam vagas no Pan

Ilhabela
-


São Sebastião
Professores da Rede Municipal participam de treinamento do Some
Prefeitura recolhe mais de 880 toneladas de lixo e sucata durante o feriado de Carnaval
Fiscalização aborda proprietários de cães nas praias de São Sebastião
Apoteose tem desfile e entrega de troféus para escolas campeãs
Duas câmeras de monitoramento passam por manutenção


Ubatuba
Técnicos do Estado dão aval para construção de Pista de Atletismo em Ubatuba
Parceria entre comerciantes e prefeitura leva pavimentação a ruas do Bairro Itaguá
Prefeitura de Ubatuba sorteia 500 vagas remanescentes para aulas de natação
Beach Soccer feminino de Ubatuba estréia no Campeonato Municipal de Caraguá
Eleição para conselheiros tutelares acontece neste domingo em Ubatuba

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Gestão Pública supera expectativas do UNIMÓDULO
Autoridades municipais aprimoram conhecimentos em novo curso da instituição

Litoral Norte - A procura pelos novos cursos oferecidos pelo Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO, em Caraguá, ultrapassou as expectativas da reitoria. Porém, o de Gestão Pública bateu recorde e deixou interessados na fila de espera.
O secretário geral do UNIMÓDULO, João Evangelista, explica que para todos os outros novos cursos da Instituição (Gestão de Turismo, Comercial, Matemática, Design de Interiores e Produção Multimídia) a demanda foi completamente atendida. “No entanto, para o de Gestão Pública, tivemos que deixar candidatos na fila, pois faltaram vagas”.
Perfil - Grande parte dos alunos de Gestão Pública já atua no setor e procurou o curso para aprimorar seus conhecimentos. Na grade curricular estão disciplinas como conhecimentos sobre controle de finanças, planejamento, orçamento público, legislação aplicada e até mesmo o atendimento ao cidadão.
O profissional graduado nesta área é habilitado a trabalhar em instituições públicas, nas esferas federal, estadual e municipal, com atividades voltadas para o planejamento, implantação e gerenciamento de programas e projetos de políticas públicas.
O gestor público, por ter vastos conhecimentos sobre as regulamentações legais, deve aprender a otimizar os recursos para garantir o resultado positivo de ações destinadas ao benefício do povo. Além do trabalho em prol da melhoria da realidade da população, outras habilidades desenvolvidas por este profissional são o trato com as pessoas, a visão ampla da gestão pública, a capacidade de comunicação, trabalho em equipe e liderança.
Alunos - Gislaine Silva, que há 10 anos está na carreira pública, foi uma das que decidiu aprofundar seus conhecimentos. Ela já foi chefe de gabinete do ex-prefeito Antonio Carlos da Silva e agora é assessora do prefeito Aguilar Pereira. “Sinto-me totalmente integrada à área pública e trabalhando direto com o executivo quero aperfeiçoar meu trabalho no atendimento”, disse.
O assessor do presidente da Câmara Municipal de Caraguá, Márcio Marques Domiciano, busca conhecimentos técnicos para aplicar na prática. “Estou achando o curso excelente”, garantiu. “A primeira semana de aula foi intensa, os professores mostraram que têm conhecimento sobre as disciplinas do curso e as matérias parecem que vão esclarecer como funciona toda a máquina pública que envolve os três poderes”.
Já Antonio Carlos Júnior, outro aluno do curso Gestão Pública, está gostando de encontrar pessoas que também já trabalham na área porque acredita que será uma grande oportunidade para trocar experiências. “Conheço um pouco de política pública, mas preciso saber mais sobre todas as áreas existentes no setor”, explicou. “Quero entender a essência da política porque pretendo trabalhar com meu pai, que hoje é deputado estadual”. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Associação de Moradores do Morro do Algodão realiza limpeza no Juqueriquerê
A AMA – Associação de Moradores do Bairro Morro do Algodão, realizou nesta quinta-feira 22, durante todo o dia, um mutirão de limpeza do rio Juqueriquerê. O trabalho voluntário reuniu vários moradores locais.

Caraguatatuba - A Associação de Moradores do Bairro Morro do Algodão(AMA), realizou nesta Quinta-feira, 22 de fevereiro, uma ação ambiental, que envolveu voluntários, para a limpeza do rio Juqueriquerê. Diversos moradores, acompanhados pela presidente da entidade, Carolina Vianna dos Santos passaram o dia todo fazendo a limpeza dos aguapés que ficam na superfície do rio, e que podem atrapalhar o deslocamento de barcos próximo à região do Clube Ilha Morena.
Mais conhecida como uma planta vegetal-água, os aguapés são assim chamados pelo fato de 95% da vegetação corresponder à água, com raízes longas por baixo da água, e folhagem que pode atingir até 1 metro de altura, acima da superfície.
Em Caraguá, o período de chuvas chega a preocupar a população em geral, principalmente as famílias que moram nas proximidades do Juqueriquerê. Isso acontece porque de acordo com o índice pluviométrico, o nível do rio pode ficar elevado, a ponto de atingir as residências da região.
A AMA, pensando na melhoria da qualidade de vida dos moradores, realizou essa ação de limpeza dos aguapés para que o rio não transborde no período de chuvas, e para que as plantas não segurem em suas raízes pedaços de tronco, mato, entre outros, que vêm com as chuvas, trazidos pela correnteza.
Diversos moradores ajudaram no mutirão que beneficiará toda a região, já que o rio contorna a ilha(onde está localizado o Clube Ilha Morena), e passa também pelos bairros Porto Novo e Barranco Alto. (Fonte: PMC)

Pilotos de Caraguá estréiam Brasileiro de Bicicross e buscam vagas no Pan

Caraguatatuba - A equipe do Caraguá BMX Clube estréia no Campeonato Brasileiro de Bicicross 2007, no próximo domingo, dia 25. A competição acontece em Paulínia e são esperados cerca de 400 pilotos de todo o Brasil. Os atletas caraguatatubenses entrarão na luta para conquistar uma vaga nos jogos Pan-Americanos, que serão disputados no mês de julho, no Rio de Janeiro.
A principal disputa da competição será na categoria Elite Man, prova que valerá como seletiva nacional para dos jogos Pan-americanos. Os quatro melhores pilotos na categoria, representarão o Brasil na competição. Para representar o Litoral Norte será envida uma equipe com 15 pilotos, aumentando assim as chances de bons resultados.
Os destaques da equipe caiçara ficam por conta dos bikers Evandro Castilho “Oreia” (categorias boys 16 anos e Cruiser 15/16 anos), Marcos Santos “Chokito” (Mônaco/HS/Cash Bingo SJC/Circuit (categoria Elite Máster), Matheus Prazeres (Unimodulo) e Fábio Almeida (categoria Boys 9 anos) e Lucas Prazeres (categoria boys 7 anos).
A participação da equipe do Caraguá BMX Clube conta com o apoio da prefeitura, por meio da SECER (Secretária Municipal de Esportes e Recreação). (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Professores da Rede Municipal participam de treinamento do Some

São Sebastião - Foi realizado nesta quinta-feira (22/02) na Emei “Reino da Alegria”, localizada no bairro da Topolândia, um treinamento com os professores de Educação Infantil e 1ª série do Ensino Fundamental com o objetivo de capacitá-los a trabalhar com o material didático do Sistema Objetivo Municipal de Ensino (Some).
O treinamento continua nesta sexta-feira (23/02) com oficinas e atividades preparadas especialmente para capacitar os professores a terem uma proposta de trabalho entre teoria e prática.
O treinamento, coordenado pela assessora pedagógica do Some, Cláudia Maria Costa Dias, aborda conteúdos e dinâmicas e tem a iniciativa de atender as necessidades dos profissionais do município de São Sebastião. “Hoje fazemos um encontro de apresentação das disciplinas por nível de desenvolvimento dos alunos”, disse Cláudia.
Para a professora de Educação Infantil da Emei Branca de Neve, Benedita Efigênia da Silva, o evento é uma oportunidade de rever os conceitos e a postura do professor na sala de aula. “Com a capacitação podemos complementar ainda mais os conhecimentos”, disse Benedita.
Nesta sexta-feira (23/02), o evento prossegue com as oficinas de capacitação dos professores participantes. Além disso, o Objetivo realizará com aproximadamente 20 professores de Educação Física, uma capacitação especial na quadra de esportes da Escola.
A utilização do material didático do Some reforça o compromisso da Seduc em proporcionar educação de qualidade a todos os estudantes de São Sebastião desde os mais novos. O Some será utilizado por dois anos em média e tanto os alunos quanto os professores terão um produto com mais de 40 anos de tradição.
A partir de 2000 o Objetivo iniciou um trabalho específico com os municípios. Nesse ano foram contabilizadas 30 prefeituras que utilizarão o Sistema nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Segundo a Seduc, 5.554 alunos e 197 professores serão beneficiados com a medida. Informações pelo telefone (012) 3892-4717. (Fonte: PMSS)

Prefeitura recolhe mais de 880 toneladas de lixo e sucata durante o feriado de Carnaval

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Administração (Secad), divulgou na tarde desta quinta-feira (22/02) um balanço total do lixo orgânico e sucata recolhidos durante o feriado de Carnaval e quarta-feira de Cinzas, envolvendo as regiões Norte e Sul.
De acordo com o balanço da Secad, foram recolhidos em torno de 839 toneladas de lixo orgânico e 39 toneladas de sucata no período de sábado (17/02) à quarta-feira de cinzas (21/02). Para isso, foi reforçado o número de caminhões na Costa Norte e Sul e intensificado para duas vezes ao dia a coleta em pontos onde ocorreram a folia, como Praça de Eventos da Rua da Praia e Praça do Pôr-do-Sol, em Boiçucanga.
Na Costa Norte, desde o Guaecá até o Canto do Mar, passando pela região central, foram disponibilizados cinco caminhões para a coleta de lixo orgânico e outros três para o recolhimento de sucata. Na região Sul, de Toque Toque Grande até Boracéia, foram seis veículos para lixo e outros quatro para a sucata. Diariamente foi feito o transbordo e, posteriormente, o lixo foi encaminhado para o aterro sanitário de Tremembé. (Fonte: PMSS)

Fiscalização aborda proprietários de cães nas praias de São Sebastião

São Sebastião - A fiscalização da Prefeitura abordou, no último fim de semana, vários proprietários de cães nas praias de São Sebastião.A operação foi realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com apoio dos fiscais da Secretaria do Meio Ambiente.
No sábado (17/02), o serviço aconteceu nas praias de Toque Toque Grande, Barequeçaba, Arrastão, Cigarras e São Francisco. Já no domingo (18/02), os fiscais estiveram em Boracéia e Baleia, na Costa Sul do município.
Segundo a veterinária e chefe de Divisão do CCZ, Carolina Capitani, o maior número de abordagens ocorreu nas praias de Toque Toque Grande e Cigarras. Porém, de acordo com ela, não houve notificação porque os donos retiraram os animais.
“As pessoas estão acatando com mais facilidade. No início, elas retrucavam muito e não respeitavam os fiscais, que lavraram inúmeras notificações. Isso mostra mais civilidade dos proprietários”, comenta.
Na praia de Boracéia, explica Carolina, o problema constatado pela equipe foi em relação à quantidade de cães de rua. “Vamos providenciar o recolhimento deles até porque muitos donos, na maioria das vezes, evitam retirar o seu animal em função disso”, alega a veterinária.
 (Fonte: PMSS)

Apoteose tem desfile e entrega de troféus para escolas campeãs

São Sebastião - O encerramento do Carnaval de Rua de São Sebastião foi marcado pelo desfile das escolas campeãs do Grupo 1 – Acadêmicos do São Francisco – e Grupo Especial – Mocidade Independente da Topolândia e entrega de troféus para os destaques na Passarela do Samba
No quesito Conjunto, o troféu foi para Ki-Fogo, nota 10 de todos os jurados. Na categoria Mestre-Sala e Porta-Bandeira, o destaque foi para o casal da X9-Canto do Mar.
Além de levar o título de campeão, a Mocidade ainda levou troféu em cinco quesitos com nota 10 dos três jurados: enredo, samba-enredo, evolução, bateria e comissão de frente, que dividiu com a Ki-Fogo e a Sol de Verão.
Representantes dos blocos Polvo - da Terceira Idades, e dos Sujos, também foram agraciados com troféu pela participação no carnaval da cidade
Para o prefeito Dr. Juan Garcia, este ano o nível do desfile surpreendeu. As escolas estão de parabéns pelo que demonstraram na avenida.”
A festa de encerramento levou novamente uma multidão à avenida para ver as escolas desfilarem e, posteriormente ao quinto e último dia do show do cantor baiano Cecéu Muniz. (Fonte: PMSS)

Duas câmeras de monitoramento passam por manutenção

São Sebastião - Em função dos picos de energia registrados na última semana na cidade, a Prefeitura de São Sebastião, através do Departamento de Informática, teve de retirar para manutenção duas câmeras do Sistema Integrado de Monitoramento, uma localizada no bairro do Topovaradouro e outra próxima a nova Unidade Básica de Saúde da Topolândia. Os reparos serão feitos sem custo nenhum a administração, pois a manutenção faz parte do contrato. As duas câmeras estarão funcionando novamente a partir da semana que vem.
(Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi


Técnicos do Estado dão aval para construção de Pista de Atletismo em Ubatuba
Instalações serão usadas para os Jogos Regionais e pela Escolinha Municipal de Atletismo

Ubatuba - Uma equipe de técnicos da Secretaria Estadual da Agricultura esteve em Ubatuba, no final da semana passada, vistoriando a área em volta do campo do Horto, onde deverá ser construída uma pista de atletismo. O local será utilizado para a disputa dos 51º Jogos Regionais, que acontece na cidade na primeira quinzena de julho. A pista, que será construída em volta do campo do Horto, terá piso de saibro e medidas oficiais, com caixa para saltos, áreas de lançamentos e arremessos. Um vestiário também faz parte das obras. O gramado do campo também será reformado, pois será utilizado para as disputas do torneio de futebol dos Jogos Regionais.
A equipe, composta por Paulo Rogério Palma de Oliveira, diretor regional da Secretaria de Estado de Agricultura e Wilson Tivelli, Pesquisador Científico do IAC e Carlos Castro, da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Ubatuba deu o aval para a obra. Agora, falta apenas a assinatura do secretário estadual de Agricultura, João de Almeida Sampaio Filho, para concessão da área.
O secretário municipal de Obras, João Paulo Rolim, afirma que o processo licitatório para dar início às obras será aberto assim que o acordo for assinado. "Demorou um pouco para conseguirmos a liberação, pois a área pertence ao Estado, mas conseguimos acertar os ponteiros nesta reunião,” disse.
Para o secretário de Esportes de Ubatuba, Bittencurt Jr, essa é mais uma conquista para o esporte em Ubatuba. "No estado de São Paulo existem 16 pistas oficiais, sendo sete de piso sintético e nove pistas em piso natural e destas, apenas três com oito raias. Ubatuba será a quarta cidade a ter uma pista com essas características e isso mostra a qualidade do investimento que está sendo feito aqui."
O prefeito Eduardo Cesar ressalta que cidade ganhará uma pista em condições de receber, não apenas os Jogos Regionais, mas qualquer evento oficial de atletismo. "Além disso, os alunos da Escolinha Municipal de Atletismo ganharão um lugar específico para treinamentos, podendo assim, revelar novos talentos em mais uma modalidade esportiva. E os amantes do futebol também receberão um novo espaço, com a revitalização do campo já existente”, disse o prefeito Eduardo Cesar.
Participaram também da reunião os secretários municipais de Arquitetura e Urbanismo, Rafael Ricardi Irineu, Meio Ambiente, Cristiane Gil e Agricultura, Valéria Gelli. (Fonte: PMU)

Parceria entre comerciantes e prefeitura leva pavimentação a ruas do Bairro Itaguá
Esse benefício vinha sendo solicitado pela comunidade local há mais de sete anos

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, em parceria com comerciantes está realizando a pavimentação de três importantes ruas do Bairro Itaguá. São elas: Arlete, Valdelice e Iara. O nivelamento da rua, bem como a construção de guias e sarjetas já foram realizados. Agora, a etapa final é a de pavimentação asfáltica das ruas.
Segundo o comerciante Tony Araújo, um dos organizadores da parceria, essa pavimentação era um pedido que vinha sendo feito há mais de sete anos. "O prefeito Eduardo Cesar viu que o nosso pedido era viável e benéfico para a comunidade. Foi uma grande conquista para nós e o mérito é da união entre comerciantes, moradores e prefeitura."
O dono de uma padaria situada nas redondezas das ruas beneficiadas, Joaquim Ferreira de Matos, afirma que está muito contente com a melhoria da rua. "Durante muitos anos, passamos por dificuldades, porque em dias de calor, a poeira era intensa e em dias de chuva, o barro chegava a atolar os caminhões dos nossos fornecedores. Agora, com essa pavimentação, todos saem ganhando, sejam moradores, comerciantes ou turistas."
O prefeito Eduardo Cesar afirma que parcerias como essa são sempre bem-vindas. "O trabalho conjunto tem trazido muitos resultados positivos para a cidade. Necessidades antigas estão sendo sanadas com união e boa vontade. Fico feliz por ver que estamos evoluindo com a ajuda das comunidades." (Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba sorteia 500 vagas remanescentes para aulas de natação

Ubatuba - Acontece nesta sexta-feira, 23, o sorteio para as vagas remanescentes para aulas de natação na Piscina Municipal. A Secretaria de Esportes e Lazer tem 258 vagas disponíveis para adultos e 242 para crianças. O sorteio das vagas acontecerá às 9h e será direcionado para jovens acima de 11 anos e adultos no período da tarde, à partir das 14 horas, o sorteio é das vagas para crianças entre 6 e 10 anos. Os candidatos às vagas não precisam estar presentes. As aulas da natação começam no dia 5 março.
Os candidatos sorteados devem procurar a secretaria da piscina entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março para verificar o horário das aulas. A secretaria de Esportes e Lazer disponibilizará um médico, nos dias 26 e 27 para efetuar os exames nos alunos, mas quem preferir pode levar o exame realizado por outro médico, até o dia 30. A não apresentação do exame médico implicará na perda da vaga.
O coordenador da Piscina Municipal, Cristiano Eusébio, afirma que o número de vagas para crianças aumentou um pouco. “Conseguimos, na última hora, disponibilizar mais 12 vagas para as crianças entre 6 e 10 anos, aumentando um pouco mais as chances dos candidatos”, disse.
Inscrições para 2008 - As inscrições para as aulas da escolinha municipal de natação em 2008 já têm data marcada para acontecer. Os nascidos entre 1997 a 2001 (6 a 10 anos) devem se inscrever de 22 a 26 de outubro; quem tem mais de 11 anos e os adultos se inscrevem entre os dias 5 e 9 de novembro. (Fonte: PMU)

Beach Soccer feminino de Ubatuba estréia no Campeonato Municipal de Caraguá

Ubatuba - A equipe de Beach Soccer feminino de Ubatuba inicia sua campanha no Campeonato Municipal de Caraguá no próximo domingo, 25, enfrentando a equipe Lorena II. A partida acontecerá na arena de Beach Soccer, da Praia do Indaiá, às 17h40. A previsão é que o campeonato, organizado pela prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação (Secer), tenha sua final realizada no dia 30 de março.
Ubatuba está no grupo “A” da competição, ao lado de Lorena 1, Projeto Integração e Lorena 2; o grupo “B” é composto pelas equipes Ancora’s Bar, Geração Independente, Poiares, Barra Velha e Colinas. As duas equipes melhores classificadas na primeira fase, classificam-se para a semifinal.
Em busca do tri - As meninas de Ubatuba estão na luta pelo tricampeonato da competição. Em 2005, a vitória foi sobre a equipe de São Sebastião por 6 a 4 e Ubatuba teve a artilheira da competição, Meire, com 21 gols e a goleira menos vazada, Carol. Já em 2006, o bi-campeonato veio com a vitória por 5 a 4 sobre a Adil Car/CAPF. Além do título, Meire repetiu a artilharia, marcando 14 gols. A goleira Maria Helena também garantiu a melhor defesa pela segunda vez para Ubatuba (ao lado de Leandra de Ilhabela), sofrendo apenas 11 gols.
Para a disputa, o técnico Damião Celestino contará com as jogadoras Maria Helena, Carol, Nice, Juliana, Tati, Meire, Gracilene, Ludmila, Carol Santino, Patrícia e Angélica. (Fonte: PMU)

Eleição para conselheiros tutelares acontece neste domingo em Ubatuba

Ubatuba - O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Ubatuba realiza neste domingo, 25, no Ginásio de Esportes Tubão, a eleição para a escolha de cinco novos conselheiros tutelares. Todos os moradores de Ubatuba, maiores de dezesseis anos, podem participar da escolha. A votação acontecerá das 8h às 17h, e para ter direito a voto os eleitores devem ser apresentar o título de eleitor, acompanhado de documento com foto.
O Conselho Tutelar é um órgão autônomo, que tem a missão de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente e contribuir para mudanças profundas no atendimento à infância e adolescência, desenvolvendo uma ação contínua e ininterrupta.
Funções do conselho - O Conselho pode e deve encaminhar ao Ministério Público, notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou do adolescente; fiscalizar as entidades de atendimento; iniciar os procedimentos de apuração de irregularidades em entidades de atendimento, através de representação e iniciar os procedimentos de apuração de infração administrativa às normas de proteção à criança e ao adolescente.
O papel do conselheiro é fiscalizar e orientar a situação dos direitos das crianças e dos adolescentes na região onde atuará, além de enfrentar as situações de violações do ECA, atuando junto ao Ministério Público. Cada conselheiro recebe salário de R$ 1.205,88, e o mandato é de três anos, com direito a uma reeleição.
Confira a lista dos 28 candidatos que concorrem ao Conselho Tutelar de Ubatuba e seus respectivos números:

2 – Ednéia Renata de Souza
4 – Amauri Vicente Ferreira Filho
6 – Ângela Maria Rodrigues Gonçalves
7 – Mario Mazzei
8 – Viviane Brandão da Silva
9 - Fernanda Cristina dos Santos
11 – Selma Hecher
16 – Tatiana Zwiebelberg
22 – Aparecida Rejane de Amorim Oliveira
27 – Claudia Alexandrina de Alvarenga
31 – Solange Teixeira da Silva Ribeiro
34 – Telma Maria de Sá Lopes da Rocha
47 – Elizabete de Matos Guimarães
49 – Alberto Felix Guimarães
52 – Paula Costa Santos
55 – Maria da Conceição Macedo Vidal
58 – Almir Ramos Corrêa
68 – Rovânia Elza Bottino Quicoli
81 – Guaracira Santos
(Fonte: PMU)

 



Semana de 21/02 à 01/03/2007

CINE PORTO (Ubatuba)

"DÉJÀ VU"
Às 18:40 hs.

"A Procura da Felicidade"
Ás 16:20 hs -21:00 hs.
 


CINE PASSEIO (Ubatuba)

"O Mar Não Está Pra Peixe"
Ás 16:30 hs

"Diamante de Sangue"
Ás 18:30 hs - 21:00 hs.

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Dia que parece noite

Abri minha janela,
O dia até então, não falava.
O dia, que parece noite,
Que parece que não acaba
Dentro do meu quarto trancado.

Foi quando lembrei,
O que sempre esqueci,
Somente abri a janela.
E vi na claridade dos olhos
A presença do calor e do frio.

E de trás da casa da frente
Iluminava todo o céu,
Cheio de claridade branca
E um leve toque cinza
Azul da cor do mel.

E o dia se passou.
Quando olhei pela janela.
Vi aquele sol que não aparecia.
Aquela chuva que se escondia.
E que caíram sobre mim
Quando abri a porta.

Vanessa Moisseiff
vanessa_hmo@hotmail.com

 

Viagem no tempo

No começo do século XXI
Saí da cidade
dos arranha-céus,
percorri a rodovia
onde a morte
disputa corrida
com os automóveis
e, quatro horas depois,
cheguei ao começo
do século passado,
no Sertão da Picinguaba
em tempo de tomar
café com garapa
acompanhado
de biju de mandioca
e peixe com farinha.
Um dia eu crio juízo
e, em definitivo,
retorno ao paraíso.
 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Recolocação da Iluminação dos Postes da Praia Massaguaçu
Caros Senhores,
O nosso digno Prefeito garantiu para condôminos do Edifício Solarium I e II que estará recolocando urgentemente os postes de iluminação que foram retirados da praia de de frente ao edifício.
Acatando a sugestão de um dos condôminos o Prefeito garantiu que colocará a iluminação do outro lado da pista para iluminar a praia.
Acreditando na responsabilidade e seriedade desse governo aguardo providencias o mais rápido possível.
Solicito informar a previsão da recolocação dos postes de iluminação.
Atenciosamente.

Eduardo Henrique Debiagi
Edifício Solarium Bloco II, Ap 71 Avenida Marginal 175, Massaguaçu, Caraguatatuba

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Praia de Itamambuca ©Márcio Naves

Praia de Itamambuca
©Márcio Naves

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor