Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 27 de Fevereiro de 2007 - Nº 1714 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
UNITAU encerra inscrições para pós-graduação no sábado
UNIMÓDULO oferece aulas extras de Português e Matemática


Caraguatatuba
Caraguá vai bem em campeonato de Supino com atleta UNIMÓDULO no pódio

Ilhabela
-


São Sebastião
Seduc forma primeira turma de alunos de cursos profissionalizantes da Costa Sul
Maresias sedia 1ª etapa do 2º Circuito de Vôlei de Praia e Futvôlei de São Sebastião
São Sebastião terá Festival de Música Evangélica no próximo fim de semana
PAT de São Sebastião faz curso para qualificar motoristas


Ubatuba
-

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

UNITAU encerra inscrições para pós-graduação no sábado

Litoral Norte - As inscrições para os cursos de pós-graduação lato sensu da Universidade de Taubaté terminam no próximo sábado, dia 3 de março. Até lá, os interessados em se especializar em suas áreas de atuação poderão se inscrever em quase 70 programas nas áreas de Biociências, Humanas e Exatas.
Com mensalidades que variam de R$ 217 a R$ 1.000, os cursos contam com professores qualificados da própria UNITAU e também com professores convidados de outras instituições, como USP, Unicamp e Unesp. Geralmente, cada docente é responsável por um dos módulos ou dos seminários que compõem a grade curricular.
Para manter o padrão, os conteúdos ministrados em sala de aula são sempre voltados para expectativas do mercado de trabalho e da sociedade. "Periodicamente, fazemos uma avaliação de demanda de mercado, para proceder à elaboração dos cursos para que supram as necessidades regionais e contribuam para o seu desenvolvimento nas esferas econômica e social", explica o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, prof. Dr. José Roberto Cortelli.
Outro diferencial do programa de pós-graduação da UNITAU é a infra-estrutura disponível, que conta com recursos multimídia, modernos laboratórios e bibliotecas com acervos atualizados.
NOVIDADES - Dos 66 cursos com matrículas abertas, nove são novidade este ano. São eles: "Terapias de Reabilitação nos Distúrbios Neurológicos da Criança e do Adolescente", "Radiologia Odontológica e Imaginologia", ambos de Biociências; "Pedagogia para Empresas e Organizações Sociais", "Educação: Saberes Pedagógicos e Prática Docente", "Educação de Jovens e Adultos", "Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental", "Docência no Ensino Superior", da área de Humanas; e "Inteligência Computacional e Sistemas Inteligentes", da área de Exatas.
Além deles, também será oferecido pela primeira vez o MBA em Gerência de Tecnologia da Informação, voltado para empresários, executivos e profissionais graduados em Administração ou em áreas afins.
As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 22h. Sábado, o horário é das 8h ao meio-dia. Mais informações também podem ser obtidas pelo site www.unitau.br/prppg.
SERVIÇO:
Secretaria dos Cursos de Pós-Graduação - Rua Visconde do Rio Branco, 210, centro,
Taubaté. CEP: 12020-040. Tel.: (0xx12) 3625-4151. E-mail: secpos@prppg.unitau.br
(Fonte: UNITAU)

UNIMÓDULO oferece aulas extras de Português e Matemática
Nivelamento para alunos UNIMÓDULO começa dia 27 de fevereiro

Litoral Norte - Estudantes de todos os cursos do Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO poderão aprender um pouco mais de Língua Portuguesa e Matemática participando das aulas extras oferecidas pela instituição. Elas começam dia 27 de fevereiro e tem a supervisão do CAD, Centro de Apoio ao Dicente. Ao todo serão oito encontros de quatro aulas, em semanas alternadas, durante o primeiro semestre. Não há custo adicional para os alunos.
Alguns deles já foram orientados por seus professores a fazerem o curso. A psicopedagoga Regina Pompeu explica que a freqüência a estas aulas é extremamente importante para aqueles que encontram alguma dificuldade nessas duas disciplinas. "As aulas destinam-se àqueles que apresentam dificuldades desde a hora do vestibular, que devem ser sanadas para que não prejudiquem o desempenho no curso".
Além da oportunidade de aprender mais, as aulas valem como Atividades Complementares para aqueles que participarem, de acordo com a grade horária de cada curso.
CAD - A proposta do Centro de Apoio ao Dicente, que foi implantado em janeiro de 2006, é orientar e apoiar o aluno que encontrar dificuldade de relacionamento, adaptação ou aprendizagem.
A psicóloga e professora do UNIMÓDULO Laucidéa Sampaio conta que o CAD objetiva contribuir com o pleno desenvolvimento da vida pessoal e acadêmica do aluno. "É bastante comum para quem ingressa em um curso de nível superior enfrentar situações emocionais desconhecidas até então, por isso nem sempre ele sabe como superá-las", explica. "Com o apoio do CAD, o aluno encontrará soluções para problemas que possam atrapalhar o seu rendimento no curso". (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguá vai bem em campeonato de Supino com atleta UNIMÓDULO no pódio
B.A Oliveira vence mais uma vez e recebe troféu de melhor atleta de sua categoria

Caraguatatuba - Mais um final de semana de vitórias para o atleta Bolsa Esporte UNIMÓDULO. B.A Oliveira. Competindo na VI Copa Verão de Supino, ele pegou o 1º lugar na categoria até 82,5Kg levantando 172,5Kg. O evento foi realizado em Leme, no interior de São Paulo.
Participaram do campeonato cerca de 60 atletas de 14 cidades diferentes. Caraguatatuba pegou o 2º lugar geral por equipe. Ela foi representada por 10 atletas. Além de B.A, fazem parte da equipe de Carauguá Josivaldo da Conceição, Silvano Souza, Lucas Delgado, Luciano Quirino, Antônio Mauro, Ronan Alves, Honório Muniz e o assistente técnico Paulo Benedito.
Além de vencer em sua categoria, B.A, ganhou o troféu de melhor atleta. "Agradeço à secretaria de Esportes de Caraguá, ao UNIMÓDULO E à Superforma". (Fonte: Módulo)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Seduc forma primeira turma de alunos de cursos profissionalizantes da Costa Sul

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) em parceria com o Centro Paula Souza, certifica na próxima quarta-feira (7/03), a partir das 19h, na Praça Pôr-do-sol, em Boiçucanga, 40 alunos dos cursos profissionalizantes de "Monitor de Turismo Ecológico" e "Monitor de Recreação".
Segundo a Seduc, existem 19 alunos promovidos no curso de "Monitor de Turismo Ecológico" e 21 no curso de "Monitor de Recreação" que tiveram 160 horas no total, sendo realizados na Escola Municipal Guiomar Aparecida, em Boiçucanga, e E.M Edileuza Brasil Soares, em Maresias, respectivamente.
Será a primeira turma formada pela parceria da Prefeitura de São Sebastião e Centro Paula Souza. Atualmente, está em andamento o curso de Logística, no Centro Integrado Profissionalizante (CIP), localizado no bairro da Topolândia. Informações podem ser obtidas na Seduc, pelo telefone (12) 3892-4717 ou 3892-2279.
O Centro Paula Souza administra 129 Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) e 29 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) no Estado de São Paulo. As ETEs atendem mais de 90 mil estudantes nos níveis de ensino médio e técnico, para os setores industrial, agropecuário e de serviços, em cerca de 50 habilitações. Nas Fatecs, mais de 19 mil alunos estão distribuídos em 32 cursos superiores de graduação. pmss

Maresias sedia 1ª etapa do 2º Circuito de Vôlei de Praia e Futvôlei de São Sebastião

São Sebastião - A praia de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, sediou no domingo (25/02) a 1ª etapa do 2º Circuito de Vôlei de Praia e Futvôlei. O torneio, que também acontecerá em Boiçucanga, Juquehy e Praia Preta (Centro) em data a ser definida, contou com a participação de 12 duplas inscritas no vôlei e 10 duplas para jogar futvôlei. Nenhuma atleta
feminina se interessou pela competição, que contou ainda com a participação de jogadores vindos de Caraguatatuba e São José dos Campos.
Os campeões serão os atletas que somarem mais pontos nas quatro etapas, com direito a representar a cidade nos Jogos Regionais, que neste ano acontecem em Ubatuba.
Na modalidade vôlei de praia, venceu a dupla Christian Abendroth e Valdecio Gondin. Os dois são de São Sebastião e pretendem participar de todas as etapas. "O circuito foi maravilhoso. Estamos treinando para tentar ir para os Regionais e representar bem a cidade", declarou Abendroth.
Já na modalidade futvôlei, os vencedores foram os irmãos Josenildo Leite da Silva e José Wilton Leite da Silva, de Maresias, mais conhecidos como 'Guariba e Guaribinha'. A dupla joga desde 1994 e já disputou vários campeonatos paulistas.
Para eles, a realização do torneio é vista com bons olhos porque incentiva a prática por parte de outras pessoas, principalmente as crianças. "O circuito foi muito bom pelo fato dos atletas terem bom nível técnico.
A cidade estará bem representada nos Jogos Regionais", disse o diretor de Eventos da Secretaria de Esportes (Seesp), José Reis de Jesus Silva.
A competição é uma realização da Seesp, com apoio da corretora de seguros Vertcom.
 (Fonte: PMSS)

São Sebastião terá Festival de Música Evangélica no próximo fim de semana
1º Canta Gospel será realizado sexta e sábado na Praça de Eventos da Rua da Praia

São Sebastião - São Sebastião será palco do 1º Canta Gospel - Festival de Música Evangélica no próximo fim de semana. O evento acontece nesta sexta e sábado (2 e 3 de março), na Praça de Eventos da Rua da Praia, no Centro.
A organização é da Equipe IDE, com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. Segundo o produtor Josué Ribeiro, dez bandas se apresentarão na abertura do Canta Gospel, na sexta-feira, a partir das 19h30.
No sábado, o festival abre espaço para os cantores (solo). Contudo, a grande atração será o show do grupo Raiz Coral, de São Paulo. Nos dois dias haverá a apresentação da Orquestra Junção, formada por músicos evangélicos da cidade.
De acordo com os organizadores, a expectativa é que cerca de 10 mil pessoas prestigiem a festa evangélica na Rua da Praia. "Igrejas de toda a região foram convidadas para o 1º Canta Gospel. Nossa proposta é aproveitar esta oportunidade para mostrar as bandas locais, que a maioria da população não conhece", concluiu Ribeiro. Outras informações pelo telefone 9141-0742. (Fonte: PMSS)

PAT de São Sebastião faz curso para qualificar motoristas

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), órgão ligado à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), recebe a partir de segunda-feira (26/02) as inscrições para curso de qualificação de motorista. O objetivo é capacitar o profissional para poder atuar nas empresas que operam na cidade. O curso será em conjunto com a Ecobus, empresa responsável pelo transporte coletivo no município.
Estarão aptos a participar do curso motoristas de ambos os sexos com habilitação nas categorias B,C e D, experiências de dois anos, faixa etária entre 25 e 45 anos, com ensino fundamental completo e morador em São Sebastião. Posteriormente, haverá processo de seleção com os inscritos no PAT onde serão aplicados testes de aptidão e habilidades específicas - pré-teste, avaliação de audiometria, avaliação clínica e psicológica pela empresa.
De acordo com a diretora do PAT, Elizete Duarte Nossabein, a iniciativa pioneira vem de encontro aos objetivos de reduzir o número de trabalhadores na informalidade do mercado de trabalho, qualificando profissionais do município e melhorando a qualidade de mão-de-obra prestadora de serviços na área de transporte local.
“Com essa parceria de formação e qualificação de motoristas profissionais nas categorias B,C e D em E, esperamos dar oportunidade de emprego para essa mão-de-obra local, evitando que as empresas tragam profissionais de outras cidades.”
Elizete ressalta que espera que essa iniciativa seja o pontapé inicial para que outras
parcerias apareçam. “A Setradh, através do PAT, vem discutindo a possibilidade de parcerias com o comércio e empresas locais para juntos resolverem o problema de qualificação profissional na região.”
As inscrições para a qualificação podem ser feitas no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), na rua João Cupertino dos Santos, 245, no Centro de São Sebastião, das 9 Às 17 horas. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi


Ubatuba -

 



Semana de 21/02 à 01/03/2007

CINE PORTO (Ubatuba)

"DÉJÀ VU"
Às 18:40 hs.

"A Procura da Felicidade"
Ás 16:20 hs -21:00 hs.
 


CINE PASSEIO (Ubatuba)

"O Mar Não Está Pra Peixe"
Ás 16:30 hs

"Diamante de Sangue"
Ás 18:30 hs - 21:00 hs.

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Dia que parece noite

Abri minha janela,
O dia até então, não falava.
O dia, que parece noite,
Que parece que não acaba
Dentro do meu quarto trancado.

Foi quando lembrei,
O que sempre esqueci,
Somente abri a janela.
E vi na claridade dos olhos
A presença do calor e do frio.

E de trás da casa da frente
Iluminava todo o céu,
Cheio de claridade branca
E um leve toque cinza
Azul da cor do mel.

E o dia se passou.
Quando olhei pela janela.
Vi aquele sol que não aparecia.
Aquela chuva que se escondia.
E que caíram sobre mim
Quando abri a porta.

Vanessa Moisseiff
vanessa_hmo@hotmail.com

 

Viagem no tempo

No começo do século XXI
Saí da cidade
dos arranha-céus,
percorri a rodovia
onde a morte
disputa corrida
com os automóveis
e, quatro horas depois,
cheguei ao começo
do século passado,
no Sertão da Picinguaba
em tempo de tomar
café com garapa
acompanhado
de biju de mandioca
e peixe com farinha.
Um dia eu crio juízo
e, em definitivo,
retorno ao paraíso.
 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

AUTORIDADES DESEDUCAM O POVO DE UBATUBA!!!
Uma verdadeira aula de deseducação foi proporcionada pela prefeitura através de sua secretaria de turismo na praia do Perequê -Açu nesta temporada.
Esta secretaria patrocinou a instalação de um horroroso quiosque de propagranda do guararná piracaia na frente do terminal turístico situado nessa linda praia. Como "ATRAÇÃO TURÍSTICA" essa excrescência passou a infernizar os moradores e os frequentadores com o pior tipo de música existente no mercado!
- A assim chamada eletronic music, que é uma batida monótona e constante acompanhado de quatro ou cinco notas que se repetem na mesma sequência e ruidos semelhantes a dobradiças enferrujadas, que a rigor não pode ser considerada música.
- Como música brasileira a seleção fornecida por esses especialistas em lixo musical, era coisas do tipo as poderosa, as atoladinha, vou dá porrada, e outras pérolas semelhantes da MPB.
Somente pela qualidade musical, já seria um absurdo as autoridades patrocinarem uma coisa dessas, uma vez que é dever (faço questão de insistir que é dever) de uma autoridade pública melhorar o nível, social, econômico e cultural da sociedade, e não partir do princípio cruel, mentirososo e irresponsável de que o povo só gosta mesmo de porcaria.
Repito, é uma crueldade o que se faz com o público ubatubense, principalmente os jovens, ao lhes impingir a pior música possível, num país que tem música popular riquíssima (que sobrevive apesar de tudo).
Mas o pior de tudo é que esse pessoal de Piracaia insistiu em colocar essa porcaria a um volume absolutamente insuportávwel, empesteando o bairro com sua exibição de profundo mau gosto. Reclamei dezenas de vezes, à guarda municipal, à fiscalização da prefeitura, à promotoria da prefeitura municipal, à secretaria de turismo, mas o Guaraná Piracaia triunfou despejando orgulhosamente decibeis de lixo sonoro, num atentado a todas as leis vigentes, com uma atitude violenta e arrogante de impunidade.
Agora eu pergunto se isso é papel digno de uma autoridade, incentivar a cultura anti-musical, o desrespeito às leis, a violência, e a brutalidade.
Que tipo de juventude essas autoridades querem formar aqui em Ubatuba??
Educar não é facil!!! É necessário dar bons exemplos, é necessário fornecer boas informaçoes, é necessário elevar as pessoas...
Por que não promover um divertimento mais digno, menos agressivo, de melhor qualidade??!!
A atividade que a secretaria de turismo proporcionou serve para divertir meia dúzia de garotos que podem encontrar esse tipo de diversão em vários lugares de frequência duvidosa, na nossa região. E todos sabemos que esse som, vem sempre associado à violência, ao desrespeio, ao consumo de excitantes e à ilegalidade.
E sobre o tal guaraná piracaia só posso dizer que se tiver a mesma qualidade do som que nos obrigou a ouvir nessa temporada deve ser uma bebida absolutamente intragável.

Dario Eduardo Chiaverini

"DOIS MUNDOS, EM UBATUBA".
Ouvindo o busgomestre e a publicidade ou propaganda oficial, os cidadãos conscientes, os críticos da mediocridade administrativa e os cidadãos medianamente informados, sentem que, para o alcáide e seus áulicos, todos merecemos os pejorativos de otários, simplórios e bobos. Freqüentemente o atual titular da Prefeitura brinda cidadãos honestos e merecedores de respeito com qualificativos mais pesados.
O PODER não deixa, seus ocupantes, enxergarem que, a maior parte dos cidadãos, já identificou a existência de dois mundos, em Ubatuba. Dois mundos distintos, diferentes, em oposição um ao outro e mostrando as graves contradições, as mazelas internas existentes no município e os, por essas mazelas, responsáveis, neste momento. São ELES:
O MUNDO FALSEADO DO PODER;
O MUNDO REAL VIVIDO PELO CIDADÃO.
O mundo falseado do poder é constituído por mentiras, ocultações, disfarces, promessas nunca realizadas e frases como: "nunca antes", "estamos providenciando", "vamos fazer", "estaremos realizando", "estamos planejando", "o município vai lucrar" e outros discurso-promessa intempestivos, fora de contexto e pretensamente escamoteáveis da realidade.
O mundo real vivido pelo cidadão é o da realidade nua e crua. Mundo verificado nos tapumes da Praça 13 de Maio; fotografado nas obras com contratos vencidos e no início de sua construção; visitando as invasões de áreas públicas por particulares, sem que providências sejam tomadas; sofrido nas dores e agruras da dengue; endividado nos atrasos salariais e do fornecimento das cestas básicas; amargurado nas perseguições, calúnias, difamações e processos abertos pelo "MUNDO FALSEADO DO PODER" para tentar ocultar supostos superfaturamento de obras públicas, merenda escolar cara, limitada e de qualidade duvidosa, esquecimento do fracasso da cobertura da "FEIRA HIPPIE" e a truculência, desrespeito e insensatez que acompanhou aquele processo, o caos na SAÚDE, na Santa Casa, no PSF, etc. etc.
A confrontação entre esses dois mundos levou ao descrédito a administração do Sr. Eduardo de Souza César. A sociedade já tomou conhecimento desse descrédito e das falácias do "MUNDO FALSEADO DO PODER". Essa sociedade, mesmo acabrunhada e temerosa por causa das perseguições, procura defender-se, proteger-se e, se possível, dar o troco com os meios legais ao seu alcance.
Nestes dias, constatando as perseguições e os processos abertos contra o Sr. Presidente do COMUS, Dr. Maurício Moromizato e também presidente do PT. está comentando: "Mais um tiro que o Sr. Secretário de Assuntos Jurídicos está dando no pé do Sr. Eduardo de Souza César. Alguns até perguntam: "será que esses assessores são parentes ou discípulos diretos de Torquemada?.
Até o mais ingênuo cidadão já percebeu que as investidas contra o Sr. Presidente do COMUS e do PT são fogo de encontro por ele ter cumprido, junto com seus colegas de CONSELHO, com o seu dever de defender a legalidade e a transparência nos processos administrativos, denunciado o caos existente na SAÚDE DO MUNICÍPIO, ter conseguido liminar sustando procedimentos inconstitucionais e acabado com a coligação "Resgate Ubatuba". Esperamos que a Justiça também entenda assim.
Esses procedimentos deverão se traduzir, em 2008, nos mesmos resultados obtidos pelo candidato à reeleição, em 2000. Os promotores possuem a mesma identidade.

Corsino Aliste Mezquita.
Ubatuba 25-02-07

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Amanhecer na Praia Massaguaçu ©Luciano Cancelier

Amanhecer na Praia Massaguaçu
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor