Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 01 de Março de 2007 - Nº 1716 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
-


Caraguatatuba
Atletas de Caraguá vencem Copa de Supino do Leme e colocam equipe em 2º lugar
Caraguá terá nova escala na coleta de lixo a partir de março
Restaurante da ASCAFF recebe visita de membros da Associação de Servidores de Ubatuba
Celsinho aprova CAR dos Quiosques da zona norte
CREAS apresenta programa de atenção à criança e ao adolescente em Caraguá
Caraguá terá nova escala na coleta de lixo a partir de março
Definida equipe que representará Caraguá na 9ª Copa Vanguarda de Futsal

Ilhabela
-


São Sebastião
Prefeitura de São Sebastião inicia serviço de recuperação na Estrada do Cascalho
Prefeitura continua com inscrições abertas para letra e hino de São Sebastião
Emei da Topolândia comemora 19 anos de fundação
Especialistas ambientais da Alemanha e Senai analisam aterro da Baleia, em São Sebastião


Ubatuba
Prefeitura realiza novo mutirão contra dengue
Sertão da Quina recebe atividades para a Melhor Idade a partir de 5 de março
Atletas de Ubatuba se destacam em Biathlon de Caraguá
Unidade de Saúde da Família da Estufa I tem novo médico
Ubatuba recebe Regata do Inverso neste sábado

Seções
Poesia
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral Norte -

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Atletas de Caraguá vencem Copa de Supino do Leme e colocam equipe em 2º lugar

Caraguatatuba - Os atletas caraguatatubenses estão dando show em eventos que participam. Vários competidores de diversas modalidades esportivas estão levando o nome de Caraguá ao lugar mais alto do pódio. Exemplo disso é que no inal de semana, domingo, 25, o município foi representado por 10 atletas na 6ª Copa Verão de Supino de Leme e alguns dos competidores sagraram-se campeões em suas categorias. O competidor B.A Oliveira, que é atleta Bolsa-Esporte UNIMÓDULO, foi premiado como o melhor atleta em sua categoria.
Cerca de 60 atletas das cidades de Itu, Conchal, Bauru, São Sebastião, Caraguatatuba, Monte Alto, Cabo Verde, Rio Claro, Aguaí, Patrocínio Paulista, Araras, Itirapira, Porto Ferreira, Leme e Minas Gerais, num total de 14 cidades, compareceram ao evento.
Sagraram-se campeões Silvano Souza na categoria até 75 kg master, marca 80 kg; B.A Oliveira, categoria até 82.5 kg Sub master, marca, 172.5 kg; Honório Muniz categoria acima de 125 kg master II, marca 180 kg; Antônio Mauro categoria até 90 kg master, marca 160 kg.
Os atletas Lucas Delgado, categoria até 82.5 kg S. Júnior, marca 135 kg; Luciano Quirino categoria até 82.5 kg Super Master, marca 95 kg e Ronan Alves categoria até 82.5 kg Júnior, marca 130 kg conquistaram o 2º lugar e em 3º ficou o atleta Josivaldo da Conceição, na categoria até 60 kg adulto, marca 90 kg, com esse resultado a equipe caraguatatubense conquistou o 2º lugar na classificação geral. Os atletas tiveram assistência técnica de Paulo Benedito.
Dos participantes do Litoral Norte, dois deles fizeram dobra, na categoria adulto, e também conquistaram um lugar ao pódio. B.A Oliveira (de Caraguá) foi o 2º colocado em sua categoria e Honório Muniz sagrou-se campeão.
A equipe de Caraguá teve o apoio da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação. Mais informações no site www.superforma.com.br  (Fonte: PMC)

Caraguá terá nova escala na coleta de lixo a partir de março
A Prefeitura de Caraguá, por meio da SESEP está retornando às atividades normais, após o período de Alta Temporada. A Coleta de Lixo, que teve uma rotina diferente durante as férias, terá uma nova escala, de maço a novembro deste ano

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da SESEP – Secretaria de Serviços Públicos/Divisão de Limpeza Urbana (DILURB), estará implantando, a partir de 1º de março, uma nova escala de coleta de resíduos sólidos, que será válida por toda a baixa temporada, ou seja, até o mês de novembro.
Conforme a programação da SESEP/DILURB, a coleta de lixo será realizada nas regiões Centro, Sul e Norte, e dividida por setores. Desta forma, os caminhões alternam o dia de coleta nos bairros, ficando apenas a região central com a atuação diária da Divisão de Limpeza Urbana.
Na região do Centro, os bairros estão divididos em três setores, sendo que, o setor I, tem a coleta diária, que passa das 4h da manhã às 12h (meio dia) no Centro (peixarias), Estrela D’Alva, Jardim Califórnia, Caputera, Benfica, Jardim Francis, e nas ruas principais da cidade como Engenheiro João Fonseca, Frei Pacífico Wagner, Guarulhos e Arthur Costa Filho. Ainda na região central, acontece o repasse (2º turno), das 14h às 22h, novamente nas ruas Engenheiro João Fonseca, Frei Pacífico Wagner, Guarulhos e Arthur Costa Filho e também no bairro Martim de Sá, nas avenidas Paulo Ferraz da Silva Porto, Adaly Coelho Passos e Aldino Schiavi.
No setor II da Regional Centro, a coleta de lixo acontecerá sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, entre 5h e 13h, nos bairos Aruan, Indaiá, Martim de Sá, Prainha, Balneário Camburi, Ponte Seca, Jaraguazinho, Rio do Ouro, Poiares e Jardim Gaivotas.
Já no setor III do Centro, os resíduos sólidos serão recolhidos sempre aos sábados, terças e quintas-feiras, das 5h às 13h, no Jardim Samambaia, Jaqueira, Sumaré, Ipiranga, Jardim Primavera, Cidade Jardim, Terralão, Cantagalo, Jardim Forest, Jardim Guaxinduba, Casa Branca, Olaria, Tinga e Itaúna(Fazenda Serramar).
Para os moradores da região Sul, o esquema de coleta de lixo ficará da seguinte forma: segundas, quartas e sextas-feiras, entre 5h e 13h os caminhões passarão nos bairros Jardim Parnazzo (com divisa na avenida 1º de maio), Porto Novo, Praia das Palmeiras, Jardim Britânia, Travessão, Jaraguá e Pegorelli.
Os demais bairros atendidos pela Regional Sul terão coleta no mesmo horário, entre 5h e 13h, aos sábados, terças e quintas-feiras. Entre eles estão o Vapapesca, Perequê-Mirim, Barranco Alto, Morro do Algodão, Recanto do Sol, Balneário Golfinho e Pontal Santa Marina.
Para os moradores da região Norte de Caraguá haverá coleta de lixo nos bairros Getuba, Portal da Fazendinha, Portal da Cachoeira, Jardim Caraguatatuba, Recanto Verde Mar, Sertão dos Tourinhos, Jardim Massaguaçú (morro), Jardim Gardemar, Jardim do Sol, Jardim Havai, Jardim Mariela e Village Verde Mare, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 5h às 13h.
No mesmo horário(entre 5h e 13h), aos sábados, terças e quintas-feiras, a coleta de lixo será realizada nos bairros Capricórnio I, II e III, Delfim Verde, Jardim Santa Rosa, Tabatinga, Condomínio Gaivotas, Condomínio Verde Mar, Roteiro do Sol, Cocanha, Mococa, Massaguaçu(praia), Park Imperial e Portal Patrimônio.
De acordo com a SESEP, é importante que os moradores colaborem com a limpeza da cidade colocando o lixo conforme a escala de seu bairro. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (12)3882-5859 e 3882-1567(SESEP), ou na Coletora Pioneira, pelo número (12) 3883-3349. (Fonte: PMC)

Restaurante da ASCAFF recebe visita de membros da Associação de Servidores de Ubatuba
Representantes da Associação de Servidores Públicos de Ubatuba(ASPEM) estiveram em Caraguá nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, para conhecer a infra-estrutura do restaurante da ASCAFF, que serve aos funcionários de Caraguá pelo valor de R$ 1,99

Caraguatatuba - A diretoria da ASCAFF – Associação dos Funcionários Públicos Municipais, Autarquias e Fundações de Caraguatatuba, representada pelos integrantes da entidade, Marcus da Costa Nunes Gomes, Márcio Jorge Pereira da Silva, Islando Ramos Pessoa e Gilson de Souza Cassiano, recebeu nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a visita de membros da ASPEM – Associação dos Servidores Públicos e Municipais de Ubatuba.
A visita teve como objetivo mostrar à Associação de Ubatuba a infra-estrutura montada para atender os servidores de Caraguá, com refeições de boa qualidade a um preço acessível: R$ 1,99.
Segundo explicou o presidente da ASCAFF, Marcus Gomes, a idéia da ASCAFF é poder dividir com as demais prefeituras as experiências que têm dado certo em Caraguá. “No ano passado, recebemos um grupo de servidores de Ubatuba, que queriam montar uma Associação como a ASCAFF. Nós repassamos a eles todo o procedimento e hoje eles já têm a ASPEM há pelo menos 8 meses. Por isso, é uma grande satisfação receber novamente esse pessoal, que agora quer fazer um restaurante, para atender os servidores de Ubatuba. Isso mostra que estamos no caminho certo, porque as boas idéias devem ser passadas adiante”, disse Gomes.
Na visita ao restaurante ASCAFF Grill, que funciona no pátio da SESEP(Secretaria de Serviços Públicos), estiveram presentes o presidente Clélio Coutinho, acompanhado do diretor de Relações com o Servidor.
O cardápio do dia, composto de arroz, feijão, salada e bife enrolado, foi apreciado pelos representantes da ASPEM, que aproveitaram a oportunidade para elogiar a qualidade da comida, e constatar as principais medidas necessárias para a montagem de um restaurante, que assim como o da ASCAFF, sirva refeições a baixo custo, apenas para servidores públicos municipais.
De acordo com o presidente da Associação de Caraguá, as refeições são preparadas por cinco funcionárias, que servem em média 400 refeições por dia. “Nós estamos tocando este projeto há quase quatro meses, e só temos recebido elogios dos funcionários da Prefeitura. Além disso, ficamos felizes por incentivar o pessoal de Ubatuba a montar a ASPEM, e de certa forma até apadrinhamos a instituição, tentando conseguir os mesmos convênios que temos aqui para os associados de lá. Estamos muito satisfeitos porque nosso trabalho é reconhecido e tem dado certo. Prova disso é que recentemente recebemos representantes de São Sebastião e Ilhabela, interessados em criar associações como a ASCAFF em benefício do servidor público”, finalizou. (Fonte: PMC)

Celsinho aprova CAR dos Quiosques da zona norte
Intervenção da Vigilância Sanitária gerou ação política

Caraguatatuba - O Vereador Celso Pereira – Celsinho (PSDB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou na Sessão Ordinária semanal desta terça-feira – 27 de fevereiro, Projeto de Resolução que cria CAR (Comissão de Assuntos Relevantes) para discutir sobre os quiosques da região norte que foram fechados pela Prefeitura. No total 32 quiosques deixaram de funcionar na última segunda-feira.
Esta é a 4ª CAR da Câmara e a 7ª da atual gestão de Vereadores. Os 32 quiosques fechados estão localizados nas praias de Massaguaçu (6), Mocóca (14) e Tabatinga (12). A interdição, feita pela Prefeitura, seguiu os padrões determinados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e tiveram como base a falta de esgoto, saneamento básico e condições de higiene para o comércio de alimentos nos locais em questão.
O Vereador quer analisar e discutir a questão, pois entende como exagerada a decisão tomada pela Prefeitura, que pode prejudicar o emprego de até 500 pessoas na cidade. A decisão da Prefeitura foi tomada também devido a cobranças feitas pela Promotoria do Meio Ambiente, através da Promotora de Justiça Elaine Taborda de Ávila.
Por ser o autor do Projeto de Resolução, automaticamente o Parlamentar será o Presidente da CAR e por sorteio, definidos os nomes dos membros restantes, para os postos de Relator e Membro, definidos posteriormente e respectivamente os Vereadores Francisco Carlos Marcelino – Carlinhos da Farmácia (PDT) e Aureliano Gonçalves Pereira (PSC). O projeto foi aprovado em Regime de Urgência por unanimidade durante a última sessão.
Para o Vereador a questão poderá ser resolvida, havendo um bom senso entre os poderes. “O Prefeito se manifestou favorável a uma discussão sobre o assunto, pois não poderia se omitir quanto às cobranças da Promotoria do Meio Ambiente. Entendo que de forma pacífica, quiosqueiros, promotoria e Prefeitura chegarão a um denominador comum onde quem ganha com isso é a população”, disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

CREAS apresenta programa de atenção à criança e ao adolescente em Caraguá
O CREAS de Caraguá realiza nesta quinta-feira, 1º de março, uma apresentação de seu programa, a monitores culturais, estágiários do esporte e oficineiros da Assistência Social que atuarão na área de lazer e recreação com crianças e adolescentes

Caraguatatuba - O CREAS-Centro de Referência Especializado de Assistência Social, administrado pela Prefeitura de Caraguá, por meio da SECAS – Secretaria Municipal de Assistência Social, está iniciando o ano letivo com uma apresentação do Programa de Atenção à Criança e ao Adolescente de Caraguatatuba a monitores culturais, estágiários do esporte, oficineiros de cursos da Assistência Social e outros, que trabalham com esta faixa etária em várias atividades de lazer e recreação no município.
Segundo a psicóloga coordenadora do CREAS, Rejane Galvão de Carvalho, a apresentação do programa será composta por um ciclo de palestras, as quais serão ministradas por profissionais que atuam na área de proteção à criança e adolescente. “O objetivo é integrar o pessoal que vai atuar com crianças e adolescentes, para que eles entendem e participem deste trabalho de atenção conosco”, enfatizou Rejane.
A reunião acontecerá no auditório da FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, nesta quinta-feira, 1º de março, a partir das 14h30, com a participação de integrantes das Secretarias que atuarão junto ao CREAS, entre elas a Secretaria de Educação, a Secretaria de Esportes e a FUNDACC, além da Assistência Social, que é responsável pelo Centro de Referência.
São esperados cerca de 60 participantes, que integrarão ao longo do ano, o trabalho de atenção à criança e ao adolescente do município. (Fonte: PMC)

Caraguá terá nova escala na coleta de lixo a partir de março
A Prefeitura de Caraguá, por meio da SESEP está retornando às atividades normais, após o período de Alta Temporada. A Coleta de Lixo, que teve uma rotina diferente durante as férias, terá uma nova escala, de maço a novembro deste ano

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da SESEP – Secretaria de Serviços Públicos/Divisão de Limpeza Urbana (DILURB), estará implantando, a partir de 1º de março, uma nova escala de coleta de resíduos sólidos, que será válida por toda a baixa temporada, ou seja, até o mês de novembro.
Conforme a programação da SESEP/DILURB, a coleta de lixo será realizada nas regiões Centro, Sul e Norte, e dividida por setores. Desta forma, os caminhões alternam o dia de coleta nos bairros, ficando apenas a região central com a atuação diária da Divisão de Limpeza Urbana.
Na região do Centro, os bairros estão divididos em três setores, sendo que, o setor I, tem a coleta diária, que passa das 4h da manhã às 12h (meio dia) no Centro (peixarias), Estrela D’Alva, Jardim Califórnia, Caputera, Benfica, Jardim Francis, e nas ruas principais da cidade como Engenheiro João Fonseca, Frei Pacífico Wagner, Guarulhos e Arthur Costa Filho. Ainda na região central, acontece o repasse (2º turno), das 14h às 22h, novamente nas ruas Engenheiro João Fonseca, Frei Pacífico Wagner, Guarulhos e Arthur Costa Filho e também no bairro Martim de Sá, nas avenidas Paulo Ferraz da Silva Porto, Adaly Coelho Passos e Aldino Schiavi.
No setor II da Regional Centro, a coleta de lixo acontecerá sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, entre 5h e 13h, nos bairos Aruan, Indaiá, Martim de Sá, Prainha, Balneário Camburi, Ponte Seca, Jaraguazinho, Rio do Ouro, Poiares e Jardim Gaivotas.
Já no setor III do Centro, os resíduos sólidos serão recolhidos sempre aos sábados, terças e quintas-feiras, das 5h às 13h, no Jardim Samambaia, Jaqueira, Sumaré, Ipiranga, Jardim Primavera, Cidade Jardim, Terralão, Cantagalo, Jardim Forest, Jardim Guaxinduba, Casa Branca, Olaria, Tinga e Itaúna(Fazenda Serramar).
Para os moradores da região Sul, o esquema de coleta de lixo ficará da seguinte forma: segundas, quartas e sextas-feiras, entre 5h e 13h os caminhões passarão nos bairros Jardim Parnazzo (com divisa na avenida 1º de maio), Porto Novo, Praia das Palmeiras, Jardim Britânia, Travessão, Jaraguá e Pegorelli.
Os demais bairros atendidos pela Regional Sul terão coleta no mesmo horário, entre 5h e 13h, aos sábados, terças e quintas-feiras. Entre eles estão o Vapapesca, Perequê-Mirim, Barranco Alto, Morro do Algodão, Recanto do Sol, Balneário Golfinho e Pontal Santa Marina.
Para os moradores da região Norte de Caraguá haverá coleta de lixo nos bairros Getuba, Portal da Fazendinha, Portal da Cachoeira, Jardim Caraguatatuba, Recanto Verde Mar, Sertão dos Tourinhos, Jardim Massaguaçú (morro), Jardim Gardemar, Jardim do Sol, Jardim Havai, Jardim Mariela e Village Verde Mare, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 5h às 13h.
No mesmo horário(entre 5h e 13h), aos sábados, terças e quintas-feiras, a coleta de lixo será realizada nos bairros Capricórnio I, II e III, Delfim Verde, Jardim Santa Rosa, Tabatinga, Condomínio Gaivotas, Condomínio Verde Mar, Roteiro do Sol, Cocanha, Mococa, Massaguaçu(praia), Park Imperial e Portal Patrimônio.
De acordo com a SESEP, é importante que os moradores colaborem com a limpeza da cidade colocando o lixo conforme a escala de seu bairro. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (12)3882-5859 e 3882-1567(SESEP), ou na Coletora Pioneira, pelo número (12) 3883-3349. (Fonte: PMC)

Definida equipe que representará Caraguá na 9ª Copa Vanguarda de Futsal

Caraguatatuba - As cidades do Litoral Norte, Vale do Paraíba, Vale Histórico, Serra da Mantiqueira e Região Bragantina estão se preparando para a 9ª Copa Vanguarda de Futsal. A Prefeitura de Caraguá, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação já selecionou a equipe que representará a cidade nesta competição. Em 2006 o evento reuniu 46 municípios, que disputaram 65 jogos em 3 meses e foi assistido por mais de 60 mil espectadores.
Este ano quem representará o município na competição será a equipe Adil Car, vencedora do Campeonato Municipal de Futsal de Núcleos (representante do núcleo do Tinga) e campeã do Campeonato Regional, que reuniu os vencedores de todos os núcleos. “Essa foi uma maneira que encontramos de valorizar os atletas vencedores da competição final, que foi o time Adil Car. Eles lutaram muito para vencer os dois campeonatos. Estamos dando à equipe a oportunidade de representar todo o município, valorizando assim os atletas e incentivando-os a continuar praticando o esporte”, disse Renato Leite Carrijo de Aguilar, diretor de Recreação.
Os atletas terão como técnico Adilson Aparecido Figueiredo, que já trabalha com a equipe e Leandro Domingues, professor da SECER. “É uma satisfação muito grande, não só para mim, mas para todos os atletas da equipe participar da competição. Todo competidor almeja representar sua cidade, principalmente em uma competição tão importante como essa. Já estamos há três anos participando de quase todas os campeonatos da cidade, inclusive o Beach Soccer, e pela primeira vez estamos tendo o nosso reconhecimento”, disse Figueiredo.
O técnico acrescentou que o time irá treinar muito para conquistar uma melhor posição que nos anos anteriores. “Ainda iremos definir os dias e horários de treinamentos, pois na equipe tem atletas que trabalham e estudam. Será difícil vencer o campeonato, pois têm cidades que contam com atletas que disputam grandes campeonatos, mas pretendemos treinar e chegar um pouco mais longe”, enfatizou.
O congresso técnico da Copa Vanguarda de Futsal acontece no dia 20 de março. Em virtude do grande sucesso a final da competição, em 2007, será transmitida, ao vivo, na íntegra, pela TV Vanguarda, organizadora do evento, com exibição para mais de 2,5 milhões de telespectadores na Rede Vanguarda. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Prefeitura de São Sebastião inicia serviço de recuperação na Estrada do Cascalho

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião iniciou nesta terça-feira (27/02) o serviço de recuperação da Estrada do Cascalho, em Boiçucanga, na Costa Sul do município. O trecho que receberá a benfeitoria é de quase dois quilômetros, vai até a ponte onde os ônibus da Ecobus, empresa responsável pelo transporte coletivo na cidade, fazem as manobras de retorno.
A área total a ser recuperada, segundo o diretor de Obras Públicas, César Roberto Gomes, fica em torno de 13 mil metros quadrados. Serão feitos 1.289 metros de recapeamento e 700 metros de pavimentação.
A máquina está retirando o asfalto velho das laterais da via pública para que o novo material possa se fixar melhor na guia e/ou meio fio. Todo o produto extraído será depositado no pátio do DER para ser utilizado em outras ruas de terra da região. O valor da obra foi orçado em aproximadamente R$ 1,2 mi e a empreiteira responsável é a Soebe.
Segundo o engenheiro da firma, Leandro Menquini, o prazo de conclusão é de três meses.
Antes de iniciar a recuperação da estrada, uma equipe de fiscais da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) esteve vistoriando os imóveis que não estão conectados na rede coletora de esgoto para que os donos regularizem a situação de modo que a pavimentação não seja danificada posteriormente.
“Existem casas de veraneio que não foram notificadas porque os proprietários não foram localizados. A equipe irá fiscalizá-las novamente para que o problema seja resolvido”, garante o chefe de Divisão de Fiscalização de Agressões Ambientais, Jehovan Maria de Jesus. Os donos de casas que não se enquadrarem na lei estão sujeitos à multa.
Segundo o gerente da Sabesp de São Sebastião, José de Oliveira Paulo, a agência está com uma frente de trabalho no local para implantar ramais nas calçadas em frente às casas onde ainda não existe. A medida tem por objetivo impedir a quebra do asfalto na hipótese de algum proprietário de imóvel solicitar a ligação na rede do esgoto depois que o trabalho for
concluído.
“Acertamos isso com o prefeito (Dr. Juan Garcia) e é uma oportunidade para que o cliente
faça a sua ligação de forma gratuita, já que a empreiteira está atuando no local”, frisa o gerente. (Fonte: PMSS)

Prefeitura continua com inscrições abertas para letra e hino de São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião está com inscrições abertas até o dia 15 de março para o concurso que irá escolher a letra e o hino do município. Qualquer pessoa da cidade poderá participar. O edital está disponível da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), localizada na Rua da Praia, ou na Secretaria de Administração (Secad), que fica no Paço Municipal.
Os interessados deverão entregar dois envelopes para a Sectur ou na Divisão de Contratação de Serviços da Secad. Um envelope deverá conter os dados pessoais do candidato como informações do RG e CPF. No outro envelope, o interessado entregará um CD contendo a melodia, a partitura da música e o pseudômino do autor.
Os resultados serão divulgados no dia 22 de março (quinta-feira). Para informações, o interessado pode ligar para (12) 3892-2620 ou www.saosebastiao.sp.gov.br, no link “Licitações”. A Divisão de Contratação de Serviços fica na Rua Sebastião Silvestre Neves, 214 e o telefone é o (12) 3891-2062. (Fonte: PMSS)

Emei da Topolândia comemora 19 anos de fundação

São Sebastião - Os 350 alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Tereza Mota Santos - "Reino da Alegria", acompanhados dos pais, da diretora Silvana Ramos Barros, professores, secretária da Educação Marilene Ramachotti e o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, comemoraram nesta terça-feira (27/02) o aniversário de 19 anos da unidade escolar, uma das mais antigas do bairro Topolândia.
Além de cantar o hino da escola as presentes, os alunos participaram da festa que teve direito a bexiga e bolo aos aniversariantes do mês.
Na ocasião, o prefeito Dr. Juan Garcia aproveitou para apresentar aos pais a apostila do Sistema Objetivo Municipal de Ensino (Some) que será utilizado este ano para a Educação Infantil e 1ª série do Ensino Fundamental da Rede Municipal de São Sebastião.
A escola atende alunos dos bairros da Topolândia, Itatinga, Olaria e do Topovaradouro. Ela fica localizada na Rua Onofre Santos, número 770, na Topolândia. Os telefones para informações são o (12) 3892-5493 ou 3893-0475. (Fonte: PMSS)

Especialistas ambientais da Alemanha e Senai analisam aterro da Baleia, em São Sebastião

São Sebastião - Especialistas ambientais da Alemanha e Senai realizaram nesta terça-feira (27/02), no aterro sanitário da Baleia, Costa Sul de São Sebastião, um trabalho de amostragem e monitoramento de águas subterrâneas e superficiais do local e em seu entorno.
O objetivo, segundo o engenheiro químico, consultor ambiental e especialista na área de passivo ambiental de cooperação entre Brasil e Alemanha, Luciano Ávila, é avaliar o impacto ambiental causado pelo lixo que foi depositado na área anos atrás.
Uma parte dos serviços, a que envolve a físico-química e parâmetros orgânicos, por exemplo, foi realizada por técnicos do Senai de Curitiba (PR), através do Centro Tecnológico de Saneamento e Meio Ambiente (Cetsam), que foram contratados pela Faber Serviços Ltda, empresa responsável pelo controle ambiental da área, e está atuando em parceria com a Universidade de Stuttgart, da Alemanha.
Um dos diretores, inclusive, o professor Uwe Menzel, veio diretamente da Alemanha para acompanhar os serviços. O resultado da análise deve ficar pronto dentro de 15 dias.
De acordo com a engenheira da Faber, Cristiane Pereira, o serviço em questão já foi desenvolvido no aterro em 2002, 2003 e 2005. “Desta vez buscamos envolver um especialista na área e a ação está sendo realizada para reavaliar a proposta do plano de controle ambiental”, conta.
Segundo ela, o trabalho de investigação detalhado também serve para identificar o potencial da área para utilização futura. “Mas ainda é cedo para falar sobre isso”.
Além da análise, que será feita a cada três meses, o local está passando por uma atualização topográfica.
A divisão de Resíduos Sólidos da Prefeitura, criada recentemente junto à Secretaria de Meio Ambiente (Semam), também se fez presente visando à implementação do Plano de Resíduos Sólidos Urbanos de São Sebastião (PRESS). “Um dos objetivos da administração é fazer esse trabalho no passivo”, disse o assessor Luís Felipe. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi


Prefeitura realiza novo mutirão contra dengue
Uma ação de combate à dengue, com visitação casa-a-casa já foi realizada em janeiro

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba realizará um novo mutirão contra a dengue durante essa semana, entre os dias 28, 1 e 2. A ação abrangerá toda a região central e envolverá, ao todo, 42 pessoas, entre agentes de controle de endemias e agentes de saúde da família dos bairros Estufa I, Perequê-Açu, Centro e Jardim Carolina. Nas próximas semanas, os Bairros Perequê-Açu e Ipiranguinha também serão alvos do mutirão.
Os agentes entrarão novamente nas casas, recolhendo criadouros, vistoriando calhas e informando a população sobre medidas preventivas. Para combater os mosquitos alados, a nebulização será aplicada nas áreas de maior infestação.
O superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira explica que a medida de mutirão é uma ação emergencial, mas cada família deve dar continuidade à eliminação dos criadouros. "Se não houver a colaboração de todas as pessoas do município, nós dificilmente conseguiremos combater o mosquito da dengue."
Medidas futuras - Complementando as ações corriqueiras de prevenção, a Prefeitura de Ubatuba está estudando diversas ações, no sentido de eliminar os focos de dengue no município. São medidas, como o recolhimento e encaminhamento de pneus velhos em casas e borracharias para usinas de reciclagem fora do município, medidas legais para autuações de proprietários de imóveis fechados e terrenos baldios, além de reuniões com donos de imobiliárias locais, para que eles atuem como parceiros na luta contra a dengue. (Fonte: PMU)

Sertão da Quina recebe atividades para a Melhor Idade a partir de 5 de março

Ubatuba - O bairro do Sertão da Quina receberá uma unidade do Projeto Atividade Física e Cidadania, destinado à melhor idade de Ubatuba. As aulas começam na próxima segunda-feira, dia 5. “Tínhamos uma grande procura por moradores daquela região e agora poderemos atendê-los com carinho”, conta Diva do Prado, uma das coordenadoras do projeto. As aulas acontecerão na Sede da Sociedade Unida do Sertão da Quina.
O projeto Atividade Física e Cidadania, que atendeu em 2006, mais de 700 pessoas com mais de 40 anos, é uma parceria do Fundo Social de Solidariedade com a Secretaria de Esportes e Lazer. Tem por objetivo a reintegração das pessoas da terceira idade ao meio social, buscando sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre esta iniciativa. Entre as atividades desenvolvidas estão aulas de alongamento, caminhada, vôlei adaptado, natação e hidroginástica, além de passeios e encontros durante todo o ano.
Inscrições - A Prefeitura de Ubatuba abriu inscrições para quem pretende participar do Projeto Atividade Física e Cidadania. “Muita gente estava procurando a secretaria, então decidimos antecipar as inscrições, mas não precisa de correria, pois todos terão as vagas garantidas”, afirma Diva.
As pessoas que participavam do programa em 2006 e têm interesse em renovar a matrícula devem comparecer a Secretaria de Esportes e Lazer munidos de atestado médico. Quem preferir pode apresentar o atestado na primeira aula, que acontece no próximo dia 5 de março, no bairro onde realizam suas atividades. Para quem participará pela primeira vez é necessário apresentar documentos pessoais e uma foto 3x4, além de atestado médico.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3833-3818.
Confira os locais onde acontecem as aulas:
Centro – Salão da Igreja São Francisco e Praça BIP
Perequê-Açu – Terminal Turístico
Sertão da Quina – sede da SUSQ
Maranduba – antiga Capela (Sapê)
Lagoinha – sede da Salga
Lázaro – Quadra do Centro Comunitário
Perequê Mirim - sede da Associação de bairro
Itaguá - Quadra da Escola de Samba
Estufa I – Igreja São Benedito
Estufa 2 – SABE
Taquaral - Escola José Simeão
Horto –Salão do Park Hills
Ipiranguinha - Escola Mário Covas
Marafunda - Igreja
(Fonte: PMU)

Atletas de Ubatuba se destacam em Biathlon de Caraguá

Ubatuba - Atletas de Ubatuba brilharam na prova de Biathlon, organizada pela Secretaria de Esporte e recreação de Caraguá, no último dia 24. A prova, que foi disputada na praia Martim de Sá, teve percurso de 500 metros de natação e 3 quilômetros de corrida e contou com a participação de 70 atletas.
Na categoria adulto masculino, o atleta de Ubatuba Ronaldo Teodoro da Silva foi o campeão, enquanto Ramadan Mohamed, também de Ubatuba, subiu ao pódio na terceira posição. Na master houve dobradinha de ubatubenses Luiz Cláudio Gonçalves e Ricardo Oliveira concluindo a prova em primeiro e segundo lugar respectivamente.
A atleta Beatriz Frisanco, ficou em segundo na juvenil feminino e a dupla masculina Joaquim e Caio também concluíram o revezamento na segunda posição. A equipe de Ubatuba, treinada por Jarrão, e que teve o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, ficou com o vice campeonato da prova. (Fonte: PMU)

Unidade de Saúde da Família da Estufa I tem novo médico

Ubatuba - A Unidade de Saúde da Família do Bairro Estufa I, em Ubatuba, tem um novo médico, Dr. Fernando Canizares iniciou seu trabalho no PSF nesta segunda-feira, 26, e atenderá todos os dias, das 8 às 17h. Neste primeiro momento, a prioridade será dada às pessoas que têm mais necessidade de atendimento.
A equipe de enfermeiras e auxiliares da Unidade está realizando uma triagem nos cadastros já preenchidos dos pacientes e agendamento das consultas. As datas determinadas para os atendimentos serão informadas aos pacientes, por meio de telefone ou dos agentes de saúde da família. As pessoas que tiverem menos urgência para ser atendidas devem procurar a Unidade para agendar um horário.
O PSF - O Programa de Saúde da Família (PSF) é um tipo de atendimento que prioriza as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde dos munícipes, de forma integral e contínua. São beneficiados todos os membros da família, desde o bebê até o idoso, estejam sadios ou doentes. O objetivo do Programa é reorganizar a prática assistencial, utilizando critérios diferentes, com ênfase na prevenção e na descentralização do atendimento. Além dos atendimentos médicos e encaminhamentos para especialidades, o PSF realiza programas especiais para hipertensos, diabéticos, gestantes e adolescentes.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a existência e manutenção das equipes de PSF refletem a preocupação com o bem estar e o atendimento digno à população. “Estamos priorizando as ações que fazem com que o munícipe tenha melhor e mais fácil acesso aos atendimentos, aliviando o movimento na Santa Casa e levando o médico para perto do paciente”, explica o prefeito. (Fonte: PMU)

Ubatuba recebe Regata do Inverso neste sábado

Ubatuba - O Ubatuba Iate Clube realiza neste sábado, 3, a “3ª Regata do Inverso”. A prova é dedicada a todos os veleiros oceânicos, independentemente de modelo, tamanho ou classe em uma única competição.
Cada embarcação recebe um handicap baseado em medições ou em similaridade com outros barcos, estabelecido pela comissão de regata junto com a comissão organizadora e divulgados antes da largada da regata.
Os barcos com menores handicap´s largam primeiro e os de maiores handicap´s largam por último. Cada barco recebe um horário de largada a ser contado a partir do tiro de largada, no qual partirá somente o barco de menor handicap. Na chegada há um grande número de barcos chegando ‘’juntos” e o primeiro a cruzar a linha é o vencedor da prova.
A largada está prevista para as 11h30 na sede do Ubatuba Iate Clube, no Saco da Ribeira e
a partir das 17 h ou após o término de regata, haverá canoa de cerveja e entrega de prêmios para os cinco primeiros colocados.
A ficha de inscrição pode ser obtida no site do UIC: www.ubatubaic.com.br. A “3ª Regata do Inverso” tem o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba. (Fonte: PMU)

 



Semana de 21/02 à 01/03/2007

CINE PORTO (Ubatuba)

"DÉJÀ VU"
Às 18:40 hs.

"A Procura da Felicidade"
Ás 16:20 hs -21:00 hs.
 


CINE PASSEIO (Ubatuba)

"O Mar Não Está Pra Peixe"
Ás 16:30 hs

"Diamante de Sangue"
Ás 18:30 hs - 21:00 hs.

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Arrelá

Tia Isolina
Foi morar além da serra
E por lá fez sua família
Mas todo ano voltava
Na época do guaiá gordo
Pra mariscar
Na costeira da Maranduba
E matar a saudade
Do gosto do mar
Arrelá.
 

Félix Cabral

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Guaruçá na Praia da Lagoa ©Luciano Cancelier

Guaruçá na Praia da Lagoa
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor