Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 02 de Março de 2007 - Nº 1717 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Gestão Pública supera expectativas do UNIMÓDULO
Palestra apresenta novas oportunidades de pós-graduação no UNIMÓDULO
Em Resende, melhor jogadora de vôlei de praia é atleta Bolsa Esporte UNIMÓDULO


Caraguatatuba
Técnico e atletas de Caratê de Caraguá participam de capacitação em São Paulo
Continuam as competições de Beach Soccer em Caraguá
Projeto “Saúde na Praia” atende mais de mil pessoas em Caraguá
Caraguá recebe equipe de Vôlei do Banespa para treinamento
Abertas as inscrições para o 2º Torneio de Tênis em Caraguá

Ilhabela
-


São Sebastião
Litoral Norte se reúne para criar Convention & Visitors Bureau
Moradores da Vila Baiana, na Barra do Sahy, recebem explicações sobre regularização de núcleos congelados
São Sebastião terá aula de tênis para jovens carentes
São Sebastião realiza a 1a Prova Natatória de Águas Abertas
Sectur divulga programação especial de aniversário da cidade
Prefeitura de São Sebastião firma convênio para atender crianças em Maresias
Representantes da Prefeitura de Peruíbe conhecem trabalho de São Sebastião em relação aos royalties
Prefeitura e Paróquia Nossa Senhora do Amparo fecham parceria para Festa de Santa Cruz
Empresários do Litoral Norte apóiam criação do Convention Bureau
Raiz Coral é a grande atração do 1º Canta Gospel em São Sebastião


Ubatuba
Curso de Agregação de Valor ao Pescado traz informações importantes aos pescadores
Ubatuba se prepara para receber delegações para os Jogos Regionais
Defeso do camarão rosa teve início neste dia 1º de março
Prova de Triatlo em Ubatuba tem data alterada
Prefeitura de Ubatuba oferece vagas nos cursos de geração de renda
Reconhecimento de Culturas Tradicionais
Procuradoria Itinerante

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Gestão Pública supera expectativas do UNIMÓDULO
Autoridades municipais aprimoram conhecimentos em novo curso da instituição

Litoral Norte - A procura pelos novos cursos oferecidos pelo Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO, em Caraguá, ultrapassou as expectativas da reitoria. Porém, o de Gestão Pública bateu recorde e deixou interessados na fila de espera.
O secretário geral do UNIMÓDULO, João Evangelista, explica que para todos os outros novos cursos da Instituição (Gestão de Turismo, Comercial, Matemática, Design de Interiores e Produção Multimídia) a demanda foi completamente atendida. “No entanto, para o de Gestão Pública, tivemos que deixar candidatos na fila, pois faltaram vagas”.
Perfil - Grande parte dos alunos de Gestão Pública já atua no setor e procurou o curso para aprimorar seus conhecimentos. Na grade curricular estão disciplinas como conhecimentos sobre controle de finanças, planejamento, orçamento público, legislação aplicada e até mesmo o atendimento ao cidadão.
O profissional graduado nesta área é habilitado a trabalhar em instituições públicas, nas esferas federal, estadual e municipal, com atividades voltadas para o planejamento, implantação e gerenciamento de programas e projetos de políticas públicas.
O gestor público, por ter vastos conhecimentos sobre as regulamentações legais, deve aprender a otimizar os recursos para garantir o resultado positivo de ações destinadas ao benefício do povo. Além do trabalho em prol da melhoria da realidade da população, outras habilidades desenvolvidas por este profissional são o trato com as pessoas, a visão ampla da gestão pública, a capacidade de comunicação, trabalho em equipe e liderança.
Alunos - Gislaine Silva, que há 10 anos está na carreira pública, foi uma das que decidiu aprofundar seus conhecimentos. Ela já foi chefe de gabinete do ex-prefeito Antonio Carlos da Silva e agora é assessora do prefeito Aguilar Pereira. “Sinto-me totalmente integrada à área pública e trabalhando direto com o executivo quero aperfeiçoar meu trabalho no atendimento”, disse.
O assessor do presidente da Câmara Municipal de Caraguá, Márcio Marques Domiciano, busca conhecimentos técnicos para aplicar na prática. “Estou achando o curso excelente”, garantiu. “A primeira semana de aula foi intensa, os professores mostraram que têm conhecimento sobre as disciplinas do curso e as matérias parecem que vão esclarecer como funciona toda a máquina pública que envolve os três poderes”.
Já Antonio Carlos Júnior, outro aluno do curso Gestão Pública, está gostando de encontrar pessoas que também já trabalham na área porque acredita que será uma grande oportunidade para trocar experiências. “Conheço um pouco de política pública, mas preciso saber mais sobre todas as áreas existentes no setor”, explicou. “Quero entender a essência da política porque pretendo trabalhar com meu pai, que hoje é deputado estadual”. (Fonte: Módulo)

Palestra apresenta novas oportunidades de pós-graduação no UNIMÓDULO
Com novos cursos e descontos especiais para ex-alunos e colegas, a Instituição quer iniciar os novos cursos em março

Litoral Norte - Com quatro novas opções em pós-graduação: Gestão de Negócios, Gestão Educacional, Direito Empresarial e Fisiologia Humana e do Exercício, o Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO, em parceria com a ATCO Assessoria, esclareceu dúvidas de estudantes e interessados nos cursos com palestra do professor Joaquim Ribeiro. O evento aconteceu ontem, 28/02, no Auditório do UNIMÓDULO.
Ribeiro falou das vantagens da pós-graduação no mundo corporativo. Segundo ele, no mercado de trabalho moderno não há espaço para quem quer ficar na zona de conforto, mas sim para aqueles que buscam desafios, novas conquistas e crescimento pessoal. “É preciso ter coragem para se ajustar às mudanças, aperfeiçoar-se e saber usar conhecimentos”, disse.
Ele informou ainda que as pesquisas revelam que 87% das organizações demitem funcionários por causa de atitudes individuais como temperamento, maneiras de se relacionar e incapacidade de liderar. “Quando um funcionário é promovido, não basta o seu conhecimento profissional”, explicou. “Ele tem que comandar pessoas, saber dizer não, contornar situações, ser objetivo, ter visão, foco e influenciar pessoas e os profissionais que cursam pós-graduação saem na frente nesses e outros quesitos”.
Para ele, o estudante passa a pensar estrategicamente, a viver uma vida mais intencional. “Aumentamos nossa capacidade de tomar decisões e, ainda por cima, temos mais oportunidades porque convivemos com pessoas bem colocadas no mercado”, afirmou.
Descontos - O UNIMÓDULO e a ATCO também apresentaram a política de descontos adotada para viabilizar a realização dos cursos a partir de março. “Temos muitos interessados e por isso queremos que o curso comece logo, mas queremos dar oportunidade a todos, com descontos de 20 a 30% para ex-alunos e colegas”, frisou o pró-reitor de relações comunitárias e extensão do UNIMÓDULO, Leo Reis Leite Junior.
Parceria - A parceria UNIMÓDULO- ATCO está trazendo à população do Litoral Norte a oportunidade de fazer cursos MBA em Gestão de Negócios a preços mais acessíveis que nas capitais. “A qualidade é a mesma, mas os preços bem menores, graças ao UNIMÓDULO, que escolheu a política adequada à realidade local, preferindo atender a muitos por um custo menor”, garantiu o professor Ribeiro.
As inscrições podem ser feitas até terça-feira da semana que vem, na Central de Atendimento do UNIMÓDULO, unidade do centro. Mais informações pelo telefone 3897-2000, no site www.modulo.br ou pessoalmente na Central de Atendimento. (Fonte: Módulo)

Em Resende, melhor jogadora de vôlei de praia é atleta Bolsa Esporte UNIMÓDULO

Litoral Norte - A estudante de Educação Física do Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO, Shirlei Arantes, recebeu o troféu de melhor jogadora na final do Torneio TV Rio Sul de Vôlei de Areia. O campeonato foi realizado em Resende (RJ), no último final de semana. Shirlei fez dupla com a jogadora de vôlei de quadra Vitória Alicia, de Caraguá, que nesta data fez sua estréia no vôlei de areia. Elas conquistaram o terceiro lugar.
Ambas jogaram com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes. A dupla de Caraguá, a única representando o estado de São Paulo, conseguiu pontuação para disputar a final com as 16 melhores duplas do campeonato, atletas de cidades como Rio de Janeiro, Volta Redonda, Resende, Paraty, Angra dos Reis, Barra Mansa, Itatiaia e Vassouras. As vencedoras levam título de campeãs cariocas.
A atleta UNIMÓDULO, que está acostumada a ficar entre as finalistas em campeonatos brasileiros, ficou feliz com o título de melhor jogadora do campeonato. “Fomos avaliadas por árbitros, técnicos e o secretário de esportes de Resende”, relata. “A escolha por mim foi unânime, fiquei feliz por saber que eles analisaram os fundamentos do vôlei de praia e por ser escolhida entre tantas outras boas jogadoras”.
Shirlei confessou que esperava uma posição melhor, mas considerou válida a participação, principalmente porque a sua dupla Vitória se identificou com a modalidade já em sua estréia. “O nosso objetivo foi atingido. Vitória, que é jogadora de quadra, estreou na areia e foi bem, apesar das diferenças entre as duas modalidades, como o fator vento, piso (areia) que não é plano como uma quadra, ela se saiu muito bem, agora só falta a adaptação”, comentou Shirlei. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Técnico e atletas de Caratê de Caraguá participam de capacitação em São Paulo

Caraguatatuba - Dois atletas e o técnico da equipe de Caratê da SECER – Secretaria de Esporte e Recreação de Caraguá, estiveram no último final de semana (24 e 25 sábado e domingo) na Vila Olímpia Mário Covas, em São Paulo, onde participaram de uma capacitação de técnicos, delegados, staff.
O evento também teve como objetivo prepará-los para a prova de graduação faixa preta, que será realizada no mês de maio também na Capital paulista. Estiveram presentes os competidores Ângelo Augusto e Tiago Gomes, além do técnico da equipe caraguatatubense Edson Mendes do Amaral.
Para os representantes do município, o encontro foi muito importante para o desempenho dos atletas da equipe de Caraguá. (Fonte: PMC)

Continuam as competições de Beach Soccer em Caraguá

Caraguatatuba - As acirradas disputas do Campeonato Municipal de Beach Soccer continuam em Caraguá. Nesta quinta-feira, dia 1º de março, seis equipes entram em campo na busca de classificação para a segunda fase da competição.
A partir das 19h, o campo de Beach Soccer, que fica ao lado da pista de Bicicross, no bairro Indaiá, receberá as equipes Lion Zeladoria e Corotti. Em seguida enfrentam-se os times Tabajara e E.C. Primavera e a última disputa fica por conta das equipes Cruz de Malta e União das Palmeiras,todas no masculino.
Na sexta-feira, 2 de março, mais seis equipes se enfrentam. O Rosa Dourada B entra em campo com o Britânia; o Patos disputa com o Tabashow e Sportinga enfrenta o Performa.
Na segunda-feira, 26, seis times entraram em campo. O Adil Car venceu o São Paulo por 6 a 2; o PSV venceu o Bayer de Munich com placar de 5 a 4 e o Acalino perdeu para o Força Jovem de 1 a 3.
Todas as disputas têm entrada gratuita. Prestigie o esporte em sua cidade! (Fonte: PMC)

Projeto “Saúde na Praia” atende mais de mil pessoas em Caraguá

Caraguatatuba - O projeto “Saúde na Praia” idealizado pela prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Saúde atendeu 1.170 pessoas de 19 de janeiro a 24 de fevereiro. O projeto contou com uma tenda instalada na avenida da praia, onde profissionais da Saúde prestavam atendimento em aferição de pressão, além de conferir peso e altura de moradores e turistas que praticavam caminhada na orla da praia.
O atendimento aconteceu de quinta a sábado e teve como objetivo detectar picos de hipertensos em pessoas que praticam atividades físicas sem orientação médica.
De acordo com a secretaria, durante a realização do projeto, duas pessoas apresentaram o quadro de PA (pressão arterial) elevado e foram encaminhadas para avaliação médica.
O projeto atendeu pessoas de todas as idades. Segundo relatório da secretaria, a maior parte dos atendidos tinha idade acima de 40 anos. Essa foi a primeira vez que a secretaria realizou esse trabalho, e com sucesso. Para o próximo ano, a vontade da prefeitura é buscar parceria para levar outros atendimentos aos munícipes e turistas. (Fonte: PMC)

Caraguá recebe equipe de Vôlei do Banespa para treinamento

Caraguatatuba - O município de Caraguatatuba receberá no dia 4 de março, domingo, a equipe Juvenil de Vôlei Banespa, que irá realizar um pré-treinamento em preparação para os campeonatos Paulista e Brasileiro da modalidade. A equipe permanecerá no município até o dia 10, sábado.
De acordo com a SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, os atletas percorrerão todas as escolas do município divulgando o esporte às crianças e informando sobre o que é necessário para ser um bom atleta.
A secretaria irá realizar uma peneira da modalidade para competidores nascidos a partir de 1989, para selecionar atletas que representarão o município nas competições que acontecerão durante todo o ano de 2007.
A data da peneira e horários em que a equipe de profissional de Vôlei visitará as escolas ainda serão definidos. (Fonte: PMC)

Abertas as inscrições para o 2º Torneio de Tênis em Caraguá

Caraguatatuba - A SECER – Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá abriu inscrições para o 2º Torneio Municipal de Tênis. Para se inscrever, o interessado deverá comparecer na secretaria, na divisão de Recreação até o dia 9 de março. As competições começam no dia 10.
A SECER espera repetir o sucesso da primeira edição da competição (2006) que contou com a participação de 97 atletas de todo o Litoral Norte. “A previsão é que o torneio chegue na final no mês de abril, durante as comemorações dos 150 anos de Caraguá. Estamos abrindo o evento a qualquer tenista que queira competir”, disse Renato Leite Carrijo de Aguilar, diretor de Recreação da SECER.
Serão disputadas as categorias A, B e C Masculino e Iniciantes e Infantil Misto. Os jogos acontecerão nas quadras do CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves). “Esperamos atingir um número maior de competidores, já que o tênis era tido como elitizado e agora com a construção das quadras na cidade, muitas pessoas estão tendo a oportunidade de praticar a modalidade”, acrescentou o diretor.
Este ano o torneio terá uma inovação. Os jogos terão tabelas definidas. O competidor que faltar no dia de sua disputa perderá a partida por WO. “Geralmente na competição de tênis de campo não há tabela, os organizadores são quem definirão como serão as partidas, por isso resolvemos fazer diferente. Para que todos possam participar das disputas, os jogos acontecerão somente nos finais de semana, sábado e domingo”, finalizou Renato Aguilar.
A SECER fica abrigada no CEMUG na Avenida José Herculano, 55, Jardim Britânia. Informações pelo telefone 3888-4110. Inscrições com Leandro, Dedé e Marquinhos, das 8h as 12h e das 14h às 18h. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Litoral Norte se reúne para criar Convention & Visitors Bureau

São Sebastião - Secretários de Turismo dos quatro municípios do Litoral Norte – São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba – se reúnem nesta quinta-feira (1º/03), no hotel Porto Grande, em São Sebastião, com cerca de 40 empresários do setor para discutir a implantação do Convention & Visitors Bureau na região.
Hoje, a quatro cidades são representadas pelo Circuito Litoral Norte que levou os produtos da região para feiras e eventos voltados para o turismo. A idéia, com a efetivação do Convention, é ter uma participação mais ativa dos empresários, que vão levar seu produto nesses eventos.
São proprietários de pousadas, hotéis, restaurantes, comércio, agências de turismo que investem no setor. De acordo com o diretor de Turismo de São Sebastião, Rogério Barroso, com a eleição da diretoria do Convention & Visitors Bureau, a integração entre as quatro cidades serve para o fortalecimento do produto “Litoral Norte”.
A reunião acontece a partir das 10 horas, no Porto Grande Hotel, no bairro Porto Grande, região central de São Sebastião. (Fonte: PMSS)

Moradores da Vila Baiana, na Barra do Sahy, recebem explicações sobre regularização de núcleos congelados

São Sebastião - Em reunião realizada na noite da última terça-feira (27/02) com os moradores da Vila Baiana, em Barra do Sahy, na Costa Sul de São Sebastião, o secretário de Meio Ambiente, Téo Balieiro, disse que o próximo passo para a regularização dos núcleos congelados é a implementação do plano de urbanização.
“Estamos iniciando mais um processo após a aprovação do projeto que cria as ZEIS. Agora é preciso atender as leis para que o Ministério Público não interfira no que já foi realizado e no que será implantado nas áreas irregulares. Isso é uma exigência da esfera federal”, explica Balieiro.
Cerca de 150 pessoas participaram do encontro, que ocorreu na sede da Associação dos Moradores da Vila Baiana (Amovila). Segundo o secretário, o plano de urbanização será discutido entre técnicos da Prefeitura e representantes da comunidade, em reuniões com menor número de participantes, para definir quais serão as prioridades da coletividade.
“O congelamento continua enquanto o plano não definir o que os moradores querem”, avisa.
Na próxima semana, uma nova reunião acontecerá no local com a presença de uma equipe da administração municipal munida de mapas e de todos os levantamentos já realizados na Vila Baiana. O grupo será formado por advogados, arquitetos, assistente social, entre outros técnicos.
Balieiro acredita que em dois meses a discussão seja concluída. A partir daí, o prefeito Dr. Juan Garcia poderá editar o decreto-lei para a regularização da área. Após a edição do decreto, os moradores que já têm imóveis construídos no local e aqueles que desejam construir terão que apresentar um projeto à Prefeitura mediante o pagamento de uma taxa, que será diferenciada, e, após análise e aprovação do mesmo, a reforma e/ou
construção do imóvel é autorizada.
Balieiro informou ainda que o cidadão que recebe até cinco salários mínimos e queira construir uma casa de até 70 metros quadrados poderá ser beneficiado por meio de um projeto de lei que autoriza a Prefeitura, em parceria com o Conselho Regional dos Engenheiros e Arquitetos (Crea) e Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Sebastião, a disponibilizar técnicos para fazer a Planta Popular.
O benefício também é valido para os que já têm casa de até 70 metros quadrados e queiram reformá-la. A proposta, entretanto, tramita na Câmara e depende da aprovação dos vereadores.
“A Vila Baiana é o primeiro núcleo a ser atendido pela Prefeitura por conta da organização comunitária. Peço confiança e um pouco mais de paciência a todos vocês porque a administração está alinhada em procurar resolver os problemas. Mas é preciso lembrar que, muitas vezes, as coisas não acontecem na expectativa que se tem”, disse o secretário.
Para a presidente da Amovila, Ângela Maria da Silva, o prefeito está cumprindo com o que tem afirmado durante os encontros. “Ele disse que assim que o projeto das Zeis fosse aprovado a Prefeitura já iniciaria os trabalhos nos núcleos, e é o que está acontecendo”, declarou.
A lei que cria as Zeis deve ser sancionada ainda nesta semana. (Fonte: PMSS)

São Sebastião terá aula de tênis para jovens carentes

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), promove neste sábado (3/03), a partir das 8h30, uma Clínica de Tênis, no complexo esportivo da Rua da Praia. A atividade é voltada para crianças e jovens com idade entre 8 e 14 anos. A inscrição pode ser feita no local. Posteriormente, serão dadas aulas de tênis para os participantes.
O diretor de Esportes da Seesp, Alexandre dos Santos Chagas, disse que o objetivo é difundir a modalidade esportiva de forma que possa chegar às pessoas que não têm condições de praticá-la. “É uma forma de incentivar e popularizar o tênis.”
Para isso, a Prefeitura fez uma parceria com o instrutor Décio Salu e vai fornecer todo o material como raquete e bolinhas para os alunos. No dia da clínica Salu vai explicar aos participantes da aula os fundamentos básicos do esporte.
Após a clínica, a partir da próxima segunda-feira (5/03) começam as aulas de tênis para os inscritos. Serão formadas oito turmas para as aulas que acontecerão às segundas e quartas feiras, sendo duas turmas pela manhã, das 9 às 10h e das 10 às 11h, e à tarde, das 14 às 15h e das 15 às 16h. (Fonte: PMSS)

São Sebastião realiza a 1a Prova Natatória de Águas Abertas

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), realiza no sábado (17/03), em comemoração ao aniversário de emancipação político-administrativa da cidade, a 1a Prova Natatória de Águas Abertas. O evento começa a partir das 9h, na praia do Arrastão, em frente ao shopping Vila Mares.
De acordo com a Seesp, o intuito da competição é incentivar a modalidade na cidade, que tem características propícias ao esporte aquático. A expectativa é que cerca de 200 atletas participem da competição que será realizada nas categorias: Pré-Mirim, Mirim, Petiz, Infantil, Juvenil, Junior, Sênior, Máster A, B,C,D, E,F,G,H, I,J,K,L e M.
Além disso, as provas serão divididas em quatro distâncias: 250m para a pré-mirim, 500m para a Mirim e Petiz, 750m para a Infantil e Máster F e 1500m para as demais categorias.
Receberão medalhas de participação os primeiros que completarem a prova, além de medalhas para o 1o, 2o e 3o colocados de cada categoria.
Para as pessoas interessadas as inscrições podem ser realizadas pela internet no site www.saosebastiao.sp.gov.br ou na Secretaria de Esportes até o dia 15/03. A taxa de inscrição será um pacote de macarrão, que será revertido ao Fundo Social de Solidariedade.
As inscrições que forem feitas pela internet deverão ser confirmadas no dia do evento uma hora antes do início da prova. Mais informações pelo telefone (12) 3892-6257. (Fonte: PMSS)

Sectur divulga programação especial de aniversário da cidade

São Sebastião - Para comemorar os 371 anos de emancipação político-administrativa com muita festa e cultura, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), leva para todos os cantos da cidade uma programação de aniversário recheada de atrações.
Além do lançamento de obras para beneficiar a população sebastianense e de shows musicais na Rua da Praia, a arte entra em festa no Teatro Municipal. Uma grande agenda foi montada para entreter os caiçaras. No Pátio da Sectur acontecerá o sarau e jantar “Do chão caiçara”, no dia 15 de março, em comemoração ao Dia do Caiçara. Os ingressos custam R$ 10. Na Barra do Sahy, na Costa Sul, devido ao grande sucesso do ano passado, será realizada a segunda edição da “Feira do Migrante”, entre os dias 16 e 18 de março.
A programação do Teatro Municipal ganha destaque a partir desta sexta-feira (2/03), a partir das 21h, para abrir com chave de ouro, o espetáculo adulto “Velhos Tempos” que terá entrada solidária de um quilo de alimento não perecível. No sábado (3/03), no mesmo horário, a equipe do teatro realizará uma Oficina de Interpretação a partir das 14h com inscrições gratuitas. A peça será reapresentada no mesmo dia, às 21h, com ingressos custando R$ 5.
No domingo (4/03), a criançada assiste a um grande clássico do escritor Ziraldo, “Uma professora muito maluquinha”. Os ingressos custam R$ 8 e iniciará a partir das 17h.
No dia 8, o espetáculo infanto-juvenil “A Herdeira”, do grupo de oficinas culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) se apresenta em dose dupla. A primeira sessão será às 10h com entrada franca e a segunda a partir das 19h, com ingressos a R$ 3.
Já no dia 9, às 21h, o teatro recebe, com a entrada solidária de um quilo de alimento não perecível, o espetáculo adulto “Chá de Setembro”. No dia 10, no mesmo horário, a peça será reapresentada com ingressos a R$ 10.
Uma grande oportunidade para os estudantes que desejam entrar nas melhores universidades do país são as obras de Manuel Antônio de Almeida, “Memórias de um sargento de milícias”, que promove a antecipação do Modernismo, no dia 14, e também o romance de Graciliano Ramos, “Vidas Secas”, no dia 23. Os espetáculos terão sessões às 10h e 20h com preço único de R$ 20.
No dia 14, a partir das 16h, haverá o espetáculo infantil “Nóis na Xita”, na Praça da Bíblia, no bairro da Topolândia. Já no dia 15, no mesmo horário, o Municipal reprisa a peça teatral com ingressos a R$ 5.
Nos dias 17 e 18, às 19h e 20h respectivamente, o Teatro recebe o Festival de Dança organizado pela RV Promoções “V Dança Verão”. Os ingressos custam R$ 10. O clássico “O auto da compadecida” se apresentará com ingressos a R$ 2 no dia 22, às 10h e 20h. Na Escola Municipal Henrique Botelho, “Zé Jacuné” será apresentado no dia 23, a partir das 15h.
Haverá também no dia 24, no Teatro Municipal, a partir das 11h, um workshop de técnica vocal com os integrantes do musical “Ser tão paulista” que se apresenta no mesmo dia, às 21h. Tanto o workshop quanto o show terão inscrições e entrada gratuitas.
Fechando a programação, a dupla musical “Ursula Frank e Pedro Barrios” leva o som do piano e da flauta para o Municipal.
Para informações sobre os eventos do aniversário da cidade, o interessado pode entrar em contato com a Sectur pelo telefone (12) 3892-2620 ou visitar o site www.saosebastiao.sp.gov.br. (Fonte: PMSS)

Prefeitura de São Sebastião firma convênio para atender crianças em Maresias

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), firmou convênio com a entidade “Primeiras Letras” com o objetivo de atender, em caráter provisório, crianças de um ano e seis meses a três anos de idade do bairro de Maresias, na Costa Sul.
O prefeito Dr. Juan Garcia deve fazer a entrega do prédio na semana em que é comemorada a emancipação político-administrativa da cidade, em 16 de março.
Segundo a secretária da Educação, Marilene Ramachotti Leite, a creche é uma antiga reivindicação da comunidade e se tornou um compromisso da atual administração municipal. O local irá disponibilizar cerca de 200 vagas e está situada na rua Nova Iguaçu, 291.
O projeto de construção do prédio onde vai funcionar a creche de Maresias, ao lado da Escola Municipal Profª Edileuza Brasil Soares de Souza, já está em andamento, sendo que a previsão para o início das obras é no final deste corrente.
Após a conclusão da unidade educacional em questão, todas as crianças que estiverem sendo atendidas pela associação serão transferidas para o novo prédio da Prefeitura, que deve atender o mesmo número de alunos. (Fonte: PMSS)

Representantes da Prefeitura de Peruíbe conhecem trabalho de São Sebastião em relação aos royalties

São Sebastião - Representantes da Prefeitura de Peruíbe estiveram na última semana em São Sebastião para conhecer os trabalhos feitos pela atual administração em relação ao dinheiro arrecadado no Orçamento municipal oriundos dos royalties.
Todo o trabalho é feito pela Secretaria da Fazenda, que recebe cerca de R$ 50 milhões/ano referente à movimentação de petróleo, fora a verba relativa ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
Além disso, os técnicos da cidade do Litoral Sul se inteiraram sobre a as ações desenvolvidas pela Abramt (Associação Brasileira de Municípios com Terminais de Embarque e Desembarque de Petróleo ou Gás Natural).
A comitiva veio colher informações, pois na cidade pretendem montar uma comissão para discutir tais assuntos, já que a Petrobras anunciou a instalação de bases de gás e petróleo, tanto no Campo de Mexilhão, na região de Ilhabela, Caraguatatuba e São Sebastião, como no Campo de Merluza, na região de Santos, o que provocaria uma interferência de estrutura em Peruíbe.
“É muito importante colhermos informações com cidades que são avançadas na discussão dos royalties. Queremos nos preparar e oferecer nossa cidade para os projetos da Petrobras”, avaliou o diretor de imprensa de Peruíbe, Sílvio Siqueira Júnior.
A recepção dos representantes da cidade de Peruíbe foi feita pelo secretário da Fazenda, Amin Nossabein, além da assessora responsável pelos royalties, Cristina Acciaris. (Fonte: PMSS)

Prefeitura e Paróquia Nossa Senhora do Amparo fecham parceria para Festa de Santa Cruz

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, se reuniu na manhã desta quinta-feira, 1º de março, com o pároco Sérgio Pagan e representantes da Capela Santa Cruz, localizada no Pontal da Cruz, para formalizar parceria para a realização da Festa de Santa Cruz, que acontece entre os dias 27 de abril a 6 de maio.
A festa terá venda de comidas típicas, show de prêmios, apresentações de banda locais, entre outros atrativos.
Toda a infra-estrutura da festa será cedida pela Prefeitura de São Sebastião, como palco, iluminação, barracas, divulgação, além da contratação dos artistas que vão se apresentar no evento.
Casamento comunitário - O pároco Sérgio Pagan aproveitou a oportunidade para apresentar uma proposta ao prefeito de realizar um casamento comunitário para os moradores da Costa Norte.
A idéia foi bem vista pelo prefeito, que deverá colaborar com o pagamento do casamento civil dos casais, através do Fundo Social de Solidariedade. (Fonte: PMSS)

Empresários do Litoral Norte apóiam criação do Convention Bureau

São Sebastião - Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (1º/03), no Porto Grande Hotel, em São Sebastião, secretários de Turismo da cidade, de Ilhabela e Caraguatatuba, junto com empresários do setor dos três municípios discutiram a implantação do Litoral Norte de São Paulo Convention & Visitors Bureau. A aprovação pela associação, que deve substituir o Circuito Litoral Norte, foi unânime.
O estatuto da nova entidade foi apresentado ontem aos participantes da reunião e uma cópia entregue de forma simbólica ao prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia. Na ocasião, ela aproveitou para parabenizar a iniciativa e ressaltar a importância da participação do empresariado no desenvolvimento do turismo. “Faltava a presença da iniciativa privada. Para o município, é difícil fazer turismo, mas com essa parceria com os empresários, podemos nos responsabilizar pela infra-estrutura de eventos que servem para alavancar ainda mais o setor.”
Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ilhabela (ACII), Marcelo Antônio de Freitas Carlos, a implantação do Convention Bureau traz mais segurança para o empresariado. Ele ressaltou ainda que os municípios podem se unir para realizar eventos conjuntos para a região como Festival do Camarão e o Gastronômico.
Nessa mesma linha, o secretário de Turismo de Ilhabela, Ricardo Fazzini, observou que as paradas dos transatlânticos no município podem ser feitas nas outras cidades e os turistas conhecer um pouco de cada uma. “Essa é uma ação que pode ser desenvolvida pelo Convention”, exemplificou.
Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de São Sebastião (Aciss), Fábio Aranha, a realização do Carnamar é uma atração que também pode ser estendida às três cidades, a exemplo do que ocorreu este ano com a participação de turistas que estavam em Ilhabela.
O secretário de Turismo de São Sebastião, Júlio Buzi, observou que há dois anos foi criado o Circuito Litoral Norte que teve uma atuação fundamental dos municípios no sentido de divulgar a região em feiras e congressos. “Mas a iniciativa privada pode fomentar ainda mais o setor e até conseguir recursos junto a órgãos e entidades com mais facilidade.”
Na avaliação da presidente da Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba, Mirian Patitucci, a implantação do Convention regional dará mais força para as cidades no sentido de ser uma instituição forte como já ocorre em outras regiões. “Um exemplo é o Convention de Santos que está resgatando o turismo na Baixada Santista e Litoral Sul.”
O secretário de Turismo de Caraguá, Ricardo Ribeiro, ressaltou que da parte do governo há um interesse em fortalecer o setor na região. “Mas quem trabalha diretamente com o turismo são os empresários, por isso é fundamental a participação deles na entidade.”
De acordo com o estatuto apresentado, o Convention será formado por um Conselho Deliberativo composto por 15 membros, um conselho fiscal e um conselho direto com três componentes cada um e suplentes em todos. Representantes das prefeituras só poderão ter representantes nos conselhos deliberativos.
A proposta apresentada é que participem do Convention micros, pequenas, médias e grandes empresa, além de associações representativas e prefeituras. Cada setor contribuiria mensalmente com valores de R$ 50, R$ 75, R$ 10, R$ 150, e R$ 300, respectivamente. A contribuição dos municípios seria diferenciada.
Uma nova reunião, para detalhar o estatuto e formar um conselho temporário para a implantação do Convention & Visitors Bureau foi agendada para o próximo dia 19, a partir das 9h, no Porto Grande Hotel, em São Sebastião. (Fonte: PMSS)

Raiz Coral é a grande atração do 1º Canta Gospel em São Sebastião
Festival de música evangélica será realizado nesta sexta e sábado na Praça de Eventos da Rua da Praia

São Sebastião - O conjunto musical “Raiz Coral” é a grande atração do 1º Canta Gospel neste sábado (3/3), na Praça de Eventos da Rua da Praia, no Centro de São Sebastião. O festival de música evangélica será aberto nesta sexta-feira (2/3), a partir das 19h30, com a apresentação de dez bandas locais.
A organização é da Equipe IDE, com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. No sábado, o festival também abre espaço para os cantores (solo).
Contudo, a grande atração é o show do grupo Raiz Coral, de São Paulo. Formada por jovens do Capão Redondo, a banda explora ritmos característicos dos corais afro-americanos. Seu repertório é extremamente versátil, composto de músicas tradicionais e contemporâneas,na interpretação de Rhythm & Blues e Spiritual.
Esse coral paulistano tem contribuído para a história da black music gospel no Brasil. Seu primeiro CD foi intitulado “Pra Louvar” e o segundo “Ministério de Louvor Raiz Coral”.
Nos dois dias do 1º Canta Gospel haverá a apresentação da Orquestra Junção, formada por músicos evangélicos da cidade. A expectativa é que cerca de 10 mil pessoas prestigiem a festa evangélica na Rua da Praia. “Igrejas de toda a região foram convidadas para o 1º Canta Gospel. Nossa proposta é aproveitar esta oportunidade para mostrar as bandas locais, que a maioria da população não conhece”, concluiu Ribeiro. Outras informações pelo telefone 9141-0742.
 (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi


Curso de Agregação de Valor ao Pescado traz informações importantes aos pescadores
O principal objetivo da capacitação foi oferecer aos profissionais da pesca subsídios que permitam a venda de um produto com a máxima qualidade, eliminando os riscos à saúde

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por intermédio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), realizou, no último dia 27, um curso de "Agregação de Valor ao Pescado", gratuitamente. O evento faz parte do Programa de Manejo Sustentável da Pesca, Agricultura e Maricultura e foi ministrado pelas pesquisadoras científicas do Instituto de Pesca de Santos, Cristiane Neiva e Erica Furlan. Participaram da capacitação, 30 pessoas, entre pescadores e manipuladores do camarão.
O principal objetivo da capacitação foi oferecer aos profissionais da pesca subsídios que permitam a venda de um produto com a máxima qualidade, eliminando assim os riscos à saúde. Ao todo, foram oito horas de curso, entre aulas práticas e teóricas, realizadas no auditório da Fundart e na Barra dos Pescadores.
Durante o curso, foram abordadas questões fundamentais de conservação do pescado, desde a captura, até a comercialização. Pescadores e manipuladores puderam perceber que o principal elemento que agrega valor ao pescado é o seu frescor. Além das normas de higiene, manipulação e conservação por meio do gelo, foram ensinadas técnicas de salga e mistura da polpa da carne do peixe (mixed). Os próximos cursos oferecidos pela prefeitura serão mais específicos e trarão novas técnicas.
Economia dos recursos naturais - A secretária da Smapa, Valéria Gelli, afirma que a Prefeitura de Ubatuba tem uma grande preocupação, tanto com a qualidade do pescado, quanto com a capacitação dos profissionais. "O nosso Programa de Manejo Sustentável abrange todas as etapas da pesca, desde o momento em que o pescador está na água, as questões ambientais, até o desembarque e a comercialização. Nossa principal preocupação é saber que os estoques pesqueiros estão se exaurindo no mundo inteiro e, por essa razão, há necessidade de racionalizar a utilização desse recurso. Se esse pescado for mais bem conservado e aproveitado por meio da agregação de valores, o pescador não precisará recorrer ao mar com tanta freqüência”, explica Valéria.
Dicas para identificar o frescor do pescado - Para os apreciadores da culinária à base de frutos do mar, diversos fatores devem ser observados na hora da compra. O principal deles é o aroma. Segundo Valéria, o pescado fresco possui um odor semelhante ao de algas, ou de maresia. Visualmente, no caso dos peixes, é preciso que estejam com a guelra vermelha, os olhos brilhantes, as escamas fixas e a carne firme. O camarão fresco, geralmente, tem uma coloração transparente e carne firme, além do cheiro suave de maresia. (Fonte: PMU)

Ubatuba se prepara para receber delegações para os Jogos Regionais

Ubatuba - O secretário de Esportes e Lazer de Ubatuba, Bittencurt Jr, tem se reunido com representantes das delegacias e inspetorias esportivas da região, além de membros dos municípios participantes, para acertar detalhes sobre a organização dos 51º Jogos Regionais, que aconteçam na cidade a partir de 3 de julho.
“Em todas as cidades da região existe uma grande expectativa em relação à realização dos Regionais em Ubatuba e esperamos corresponder, tanto com as instalações esportivas e alojamentos, quanto com a receptividade de nossa população”, conta o secretário. “Nesta semana foram três reuniões, uma em Jacareí, outra em Mogi das Cruzes e outra em Ubatuba, nas quais o tema exclusivo foram os Jogos Regionais, além disso, temos reuniões diárias com nosso comitê organizador”, disse Bittencurt.
Cidades visitam instalações - Ubatuba tem recebido os chefes de delegações para escolha dos alojamentos. “Estamos recebendo a visita dos representantes das cidades para conhecer as escolas que servirão de alojamento e temos ouvido elogios quanto às instalações”, completa o secretário de Esportes.
Em recente visita a Ubatuba, o secretário de Esportes de Mogi, Pedro Giannotti Neto, teceu elogios às instalações do alojamento. “A escola é espaçosa, tem salas grandes e capacidade para abrigar com conforto os cerca de 450 integrantes que a equipe mogiana deverá trazer para o Litoral Norte. A cozinha também está muito bem estruturada. Gostei do que vi”, frisou Giannotti.
A delegação de Mogi ficará alojada na Escola Aurelina Ferreira, no bairro da Estufa 2.
Modalidades - Bittencurt Jr. também vem mantendo reuniões com os técnicos e representantes de modalidades que representarão Ubatuba nos jogos. “Algumas modalidades já vem treinando firme com o intuito de fazer bonito jogando em casa.”
O fator “casa” é uma das coisas que podem ajudar na melhora do desempenho de Ubatuba nos jogos. “Precisamos do apoio de nossa torcida. Diversas vezes estivemos perto de bons resultados e faltou o apoio na reta final, na hora da decisão. Acredito que com a torcida do nosso lado poderemos ter boas surpresas”, disse Bittencurt.
Mascote - O mascote dos Jogos não foi esquecido nas reuniões. “Em breve teremos a definição do mascote. Vários estudos foram apresentados e estamos chegando a um consenso. Os alunos do município escolherão o nome dele, através de concurso”, informa o secretário. (Fonte: PMU)

Defeso do camarão rosa teve início neste dia 1º de março
Os pescadores devem ficar atentos, pois a desobediência ao período de defeso pode acarretar em multa e apreensão, tanto da mercadoria quanto de equipamentos

Ubatuba - Teve início neste 1º de março e permanece até o dia 31 de maio, o período de defeso do camarão rosa, de acordo com a Instrução Normativa do Ibama 92/2006. Durante esse período é proibida a captura desta espécie. Os pescadores que tiverem estoque de camarão rosa congelado terão até o próximo dia 8 para declarar a quantidade armazenada ao Ibama, em Caraguatatuba. É importante salientar que a frota de camarão rosa não pode pescar nenhuma outra espécie de pescado, sob risco de ter barcos e equipamentos apreendidos.
O defeso é um período de paralisação obrigatória da pesca de determinado recurso pesqueiro, em águas marítimas ou águas interiores, visando a proteção da espécie na época da desova ou piracema. Existe também o período de recrutamento, que é um defeso de proteção à fase juvenil dos peixes. Para mais esclarecimentos sobre o defeso, consulte o site do Ibama (www.ibama.gov.br) ou ligue para (12)3883-7520. (Fonte: PMU)

Prova de Triatlo em Ubatuba tem data alterada

Ubatuba - A segunda etapa do RBK Premier Long Distance, que acontecerá em Ubatuba, foi transferida para o dia 22 de abril. Marcada anteriormente para o dia 29 de abril, a prova foi antecipada para não coincidir com o feriado prolongado de 1º de maio
A abertura do circuito, que neste ano terá quatro etapas, acontece no dia 18 de março, no Rio de Janeiro. Após a prova de Ubatuba, os atletas só voltam ao circuito em agosto, na prova de Caiobá (PR) e a grande final acontecerá dia 25 de novembro, em Pirassununga.
Circuito seletivo - A prova de Ubatuba tem um dos mais difíceis percursos da modalidade no país, com 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 10 km de corrida. Os atletas consideram o ciclismo (disputado na Rod. Gov. Mário Covas–sentido Paraty), com trechos de subida íngremes, geralmente disputado sob intenso calor, a parte mais difícil do percurso.
No mesmo dia acontece também a prova de Short Distance (750m natação / 20km ciclismo / 5km corrida). A organização disponibilizou 300 vagas para essa prova.
Inscrições - As inscrições podem ser feitas no site oficial da empresa organizadora do evento (www.ciadeeventos.com.br), sendo que os preços sofreram modificações neste dia 1º de março. Os novos valores, definidos pela empresa organizadora do evento são: Long Distance - R$ 390,00 (Elite), R$ 330,00 (amador) e R$ 380,00 (revezamento) - Short Distance R$ 140,00. Esses valores serão reajustados em 31 de março.
Premiação - Os melhores da categoria Elite, no masculino e feminino dividirão mais de R$ 14 mil em premiação, sendo que os campeões recebem R$ 2.600 cada; no masculino a premiação vai até o décimo lugar, enquanto no feminino vai até o terceiro.
O RBK Premier Long Distance 2007 de Ubatuba é uma realização da Cia. de Eventos, com patrocínio de Reebok e apoio da Prefeitura de Ubatuba, Gatorade e PowerBar. (Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba oferece vagas nos cursos de geração de renda

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social abriu inscrições para os cursos de Geração de Renda em 2007. Todos podem se inscrever até o próximo dia 12, porém a prioridade nas vagas é para pessoas que verdadeiramente precisem de uma renda complementar para auxiliar no orçamento doméstico.
Os interessados devem comparecer à sede da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, na rua Paraná, 375, no centro e efetuar as inscrições para os cursos de culinária e artesanato. As aulas, nas quais os alunos recebem técnicas de produção e, posteriormente, comercialização de seus produtos, acontecem na sede da Secretaria em dois períodos e em diversos bairros da cidade.
Em 2006, alunas participaram de cursos de artesanato como cestas de jornal, decoupage em madeira e tecido, customização de bolsas, tapetes de sacolinhas plásticas, crochê, bordado, pintura em tecido, bijuteria e texturas. Já na área da culinária os cursos foram de salgados, biscoitos caseiros, panificação, derivados de soja, macarrão, bolo confeitado e biomassa de banana. Em dois anos, os cursos de geração de renda já beneficiaram cerca de 1.500 pessoas. (Fonte: PMU)

Reconhecimento de Culturas Tradicionais

Ubatuba - Preocupado com as adversidades enfrentadas pelas comunidades tradicionais de Ubatuba, o Vereador Charles Medeiros encaminhou a Presidência da República documento solicitando a criação de estudos para a elaboração de um programa de reconhecimento das culturas tradicionais brasileiras.
Para o vereador, muitas oportunidades são perdidas por conta do não reconhecimento de comunidades tradicionais, um exemplo em Ubatuba é a questão do parque e outros locais que ainda não receberam benefícios por conta de não serem reconhecidos, como acontece na Praia do Perez em relação à implantação do programa federal de extensão de rede elétrica.
No estado do Rio de Janeiro, segundo Charles Medeiros, existe uma lei que mais se aproxima das necessidades das comunidades tradicionais, ela dispõe sobre a permanência de populações nativas residentes em unidades de conservação. Lá o executivo estadual, para minimizar os conflitos dentro de áreas de parques e reconhecer a tradicionalidade do povo criou em abril de 95 uma lei que resguarda e reconhece a população nativa.
A lei assegura aos nativos o direito real de uso das áreas em unidades de conservação, desde que dependam dela para sua sobrevivência, garante ainda a transferência apenas aos descendentes diretos. Como contrapartida eles participam de recuperação, preservação, defesa e manutenção do local. Os mecanismos de proteção não só protegem as unidades de conservação como as populações nativas, utilizando-se ferramentas que possam compatibilizar a melhoria da qualidade devida da população beneficiada.
Existem várias Comunidades de Culturas Tradicionais no Brasil, em havendo reconhecimento destas comunidades, existe a possibilidade real da mudança, para melhor, da qualidade de vida destes cidadãos, assim como acontece com as comunidades quilombolas e indígenas, comenta o vereador.
“Solicitamos urgência na elaboração deste programa, pois cada localidade tem sua particularidade, e tem que ser respeitada, nossas comunidades poderão ser amplamente beneficiadas, queremos realmente a valorização de Ubatuba como ente federado”, afirma Charles Medeiros. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Procuradoria Itinerante

Ubatuba - Por solicitação do Presidente da Câmara, Dr. Ricardo Cortez, o vereador Charles Medeiros e o Assessor Jurídico, Luiz Gustavo, compareceram neste último dia 28 a Procuradoria de Justiça Itinerante, que se encontrava no Fórum de São Sebastião.
O convite foi formulado á Câmara Municipal de Ubatuba, através do Excelentíssimo Sr. Drº Procurador de Justiça Luiz Roque Lombardo Barbosa.
O evento contou com a presença de membros do Setor de Crimes de Prefeitos da Assessoria do Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo, compareceram membros da sociedade civil, outras autoridades e convidados da Região. Os membros estiveram à disposição para atendimentos de interessados e esclarecimentos relativos à matéria sobre assuntos relacionados ao tema no Litoral Norte. No período da tarde a equipe compareceu a Delegacia Seccional de Polícia para os devidos atendimentos á população.
 (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)



Semana de 02/03 à 08/03/2007

CINE PORTO (Ubatuba)


"Rocky Balboa"
Ás 16:50 hs - 19:00 hs - 21:10 hs.


CINE PASSEIO (Ubatuba)

"Apocalypto"
Às 16:30 hs - 19:00 hs - 21:30 hs.


Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

protesto caiçara

vós com tanta riqueza
porque quereis o que basta
para manter minha pobreza?
vós da eterna insatisfação
porque quereis tirar
minha paz e minha certeza?
vós do reino da tristeza
porque quereis furtar
a alegria e a beleza?
vós com tantas terras
porque quereis meu pedacinho de céu
meu ranchinho à beira-mar
as terras do meu avô
minha escola e meu diploma
do ofício de pescador?
 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Duas caras, a mesma face
Gerson Florindo de Souza

Comparar os governos Eduardo César e Paulo Ramos não custa nada e se faz necessário para que possamos refletir sobre o passado, tendo em vista que estes personagens, sempre vem à tona. Quando se aproximam as eleições a memória curta da população deixa de funcionar e aflora o sentimento da troca do pior pelo menos pior.
Não encontrei razão para tantos contra-sensos do vereador Eduardo César com o prefeito Eduardo César. O Prefeito em tempos recentes de vereador fazia oposição ferrenha e mesquinha. Hoje reclama da oposição. Também é preciso lembrar aos que andam falando por aí que Paulo Ramos não perseguia. Perseguia sim, igualzinho ao que acontece hoje. Eduardo César não é original, só sabe copiar. E copia mal.
O prefeito de Ubatuba faz a política do violino praticada por Perón na década de 1970 na Argentina, do "pega com a esquerda e toca com direita" enquanto que Paulo, sabendo do desgaste da direita, que ao lado dele atrasou a vida de Ubatuba ao longo dos anos e o Brasil há 500 anos, busca formas intrusas e oportunistas de se aproximar da esquerda. Não é por menos que ele hoje está filiado ao PDT.
Eduardo César se recusa a receber representantes da comunidade, vereadores combativos e lideres comunitários. Ele teme aqueles que fortalecem a democracia com mobilização popular. Paulo Ramos também se recusou a receber o ex-vereador Domingos dos Santos.
Paulo, em sua avarenta administração fechava a cidade, espantava o turista e baixava a estima da população, que se sentia envergonhada em ter votado em um colecionador de processos. O prefeito Eduardo César, que só sabe copiar, começa também a colecionar processos. Um atrás do outro. Além disso, da mesma forma que seu antecessor, continua assustando a população com a imobilidade das obras e a exploração do turista, fonte de renda de Ubatuba. A extinção da cobrança da COMTUR (Companhia Municipal de Turismo de Ubatuba) era só fachada para enrolar o povo e a imprensa. Esta tudo ai, igualzinho ao governo Paulo Ramos.
César faz uma política de pesca mesquinha e cheia de intrigas com vários representantes da pesca e da agricultura. Paulo jogou R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) na Boca da Barra dos Pescadores com a proposta de desassoreamento e não resolveu nada. Em seu governo a pesca também só andou para trás.
No governo do Paulo a Santa Casa e a Saúde estavam doentes. No governo de César a saúde é o caos. Irregularidades administrativas, Dengue etc.
No governo do Paulo as obras de asfalto duravam seis meses, no governo do Eduardo chegam a levar 20 dias para esburacar, enquanto os homens públicos ao fazer uma obra deveriam pensar nos próximos 30 a 50 anos.
Paulo Ramos utilizava-se do mesmo discurso conservador, que por não ter argumentos para sair de suas encalacradas dizia que tudo não passava de política, como se o seu cargo fosse jurídico ou técnico. Eduardo César, que nada cria e tudo copia, também faz a mesma coisa. "Direitinho". Renega o cargo que exerce embora seja o titular de um dos três poderes. Age de forma preguiçosa e acomodada a se esconder dos problemas.
Paulo Ramos nos seus primeiros seis meses de gestão, entrava e saia escondido pela porta dos fundos da Prefeitura. Ele temia os traídos, correligionários que ansiavam pelo emprego prometido em campanha. Eduardo César traiu o partido ao qual se filiou, traiu o PT e o eleitorado. Faz exatamente o contrário do que havia prometido em campanha.
Paulo Ramos não pensava em conseqüências ao promover a gastança do dinheiro público. Comprou um Passat importado para suas viagens. Eduardo César não tem mais dinheiro para suprir as demandas sociais do governo e fala em tom de baixaria, acusando a oposição, a quem culpa por sua própria falta de capacidade gerencial.
Não existiriam dois lados se não tivesse um, porém tanto Paulo, quanto César se completam. O desgoverno atual é de continuidade. Representa aquilo que temos de pior na política de Ubatuba. Parece coincidência, mas até mesmo na história do Império Romano o CÉSAR perseguia quem se opunha à sua política e por isso Herodes quase sacrificou Jesus Cristo. Aqui é o Ramos quem ainda manda, pois seu time está bem armado e estão todos lá com suas atribuições cumprindo o papel da política da "farinha do mesmo saco".
Nota do Editor: Gerson Florindo de Souza é Vice-Presidente do PT de Ubatuba, Diretor do Sindicato dos Bancários de Taubaté e Região, membro do Núcleo Municipal do Plano Diretor Participativo de Ubatuba. (Fonte: Ubatuba Víbora)
 

“AS POÇÕES DA CORTE”

POÇÃO: “Hidrólio que contém medicamento dissolvido ou em suspensão e administrado por via oral”. (Aurélio)
CORTE: “Conjunto de aduladores”. “Assembléia legislativa”. “Participantes da administração do palácio real”. (Aurélio, entre outras dezenas de significados”.


Nossos cortesãos ubatubenses, nem sempre corteses nas atitudes, mesmo que o sejam no nome, cada pouco, nos brindam com novo capítulo de folclore político ubatubense. Pode ser a troca das “lentilhas do título de cidadão ubatubense” pela “primogenitura da presidência da Câmara de Vereadores”, o disfarce e a ocultação da problemática da Santa Casa, leis inconstitucionais e prejudiciais a toda a sociedade ubatubense, ou atentado à saúde pública com “a poção milagrosa” a título de vacina contra a dengue. Haja folclore!.
Qualificamos a “poção” de “milagrosa” porque em conversa descontraída, carinhosa e amiga recebemos o testemunho de fiel devoto. A seguir: “O apostolo (.......) recomendou a vacina no culto da 5ª feira. No culto da 6ª feira pediu perdão, após a Vigilância Sanitária ter autuado os promotores do atentado contra a saúde pública e lacrado a Clínica Ubaclin. Pediu desculpas por ter sido levado a erro por uma autoridade. Não disse quem era a autoridade”.
Essa informação pode indicar o envolvimento de outras forças no rumoroso, indecente, vergonhoso atentado contra a fé pública de uma população sofrida e desprotegida, ministrado como “VACINA CONTRA A DENGUE”. São hipóteses que podem ajudar a entender o momento político que o município está vivendo.
Vislumbra-se, neste e noutros acontecimentos, processos e ações, preocupante conluio, dos poderes, com forças ocultas que estão levando, nosso município, ao estado falimentar: no respeito à Constituição, à ética política, à moral administrativa e à economia.
As “poções” que, à comunidade ubatubense, está recebendo da “CORTE”, assemelham-se, às servidas pelos “cortesãos porcos”, aos outros bichos, enquanto eles (cortesãos porcos) se refocilavam em banquetes, na “REVOLUÇÃO DOS BICHOS”, de George Orwell.
Vacinemo-nos contra as poções da “CORTE” e dos “CORTESÃOS”. Corteses ou não.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, 01-03-07.

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Saco da Raposa  ©Luciano Cancelier

Saco da Raposa
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor