Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-Feira, 05 de Março de 2007 - Nº 1718 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Colégio UNITAU recebe número histórico de transferências
UNITAU firma convênio com empresa de Taubaté


Caraguatatuba
Caraguá sedia Campeonato Valeparaibano de Ciclismo
Caraguá se prepara para o Campeonato de Supino e Braço de Ferro
A Câmara e os números de Fevereiro
Obras de drenagem e pavimentação do Morro Santo Antônio iniciam em março

Ilhabela
Presidente da Câmara recebe Jovens da Quadrangular
Cerimônia de Posse do Conselho Municipal de Saúde de Ilhabela


São Sebastião
Comissão das ZEIS inicia atividades em núcleos congelados
Sectur organiza 2ª Feira do Migrante na Vila Sahy
São Sebastião ganha Sala Verde para preservação ambiental


Ubatuba
Justiça não acata três ações sobre saúde movidas contra o prefeito Eduardo Cesar
Comércio comemora sucesso da temporada 2006/2007
Escolas municipais da região oeste discutem agenda 21
Brinquedistas de Pindamonhangaba visitam Casa do Brinquedo de Ubatuba
Eleição define cinco novos conselheiros tutelares de Ubatuba
Unidade Móvel de Esterilização de Cães e Gatos inicia suas atividades dia 5, na Maranduba
Pedro Bismarck passeia pela cidade e visita prefeito Eduardo Cesar

Seções
Poesia
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Colégio UNITAU recebe número histórico de transferências
Quantidade de alunos provenientes de outras instituições é 10 vezes maior que no ano passado

Litoral Norte - O Colégio UNITAU (Escola Dr. Alfredo José Balbi) recebeu, até o mês de fevereiro, cerca de 600 pedidos de transferências de alunos de outras escolas para os seus cursos de Ensino Médio e Técnico. A procura, neste ano, supera em mais de 10 vezes a do ano de 2006, o que levou a Escola a reorganizar sua estrutura e ampliar o número de salas de primeiro ano do Ensino Médio para um total de seis.
Os cursos mais procurados foram os de Ensino Médio convencional, com 214 novos alunos oriundos de outras escolas da cidade, e os técnicos em Mecatrônica: Auxiliar Técnico em Mecatrônica, Técnico em Mecatrônica (duração de três anos) e Técnico de Mecatrônica (duração de dois anos), que receberam 155 novos alunos.
Para a diretora do Colégio UNITAU, Profa. Marlene da Silva Machado, as medidas tomadas pela Administração Superior da Universidade, no sentido de beneficiar os estudantes, foram o principal motivo do aumento da procura por vagas. “Os diversos convênios culminaram em benefícios que atenderam às necessidades da maioria dos pais, o que atraiu um grande contingente de interessados”, afirma.
Marlene destacou, também, o leque de vantagens e incentivos que os alunos têm por estudar no Colégio. “Oferecemos uma completa infra-estrutura dos laboratórios da UNITAU, além da tradição e do reconhecimento de uma Instituição respeitada em todo o país”, explica. “Nossos alunos se sentem orgulhosos e conscientes de que estudam no Colégio da Universidade de Taubaté”, completa.
No pacote de incentivos concedido pela Universidade estão o congelamento dos preços das mensalidades, o desconto de pontualidade (que concede 5% de desconto nas mensalidades para os alunos que pagarem até o dia 5 de cada mês) e o desconto familiar de 20% para cada um dos irmãos que estudam na UNITAU. Para os alunos do Colégio, há também a garantia de 25% de desconto nos cursos de graduação oferecidos pela Instituição.
A Universidade firmou, ainda, convênios com entidades como o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e o Comando da Aviação do Exército (CAvEX), que abrangem descontos de 25% para associados e dependentes desses órgãos, tanto no Colégio quanto na Universidade.
Estrutura – O Colégio UNITAU oferece os cursos técnicos de Eletrônica, Enfermagem, Informática, Mecatrônica (com 2 ou 3 anos de duração), Meio Ambiente, Nutrição e Dietética, Patologia Clínica e Prótese Dentária. O aluno pode cursar concomitantemente a educação profissional e o ensino médio, e, ao concluir a 3ª série, recebe o Certificado de Auxiliar Técnico ou Técnico (dependendo do curso) correspondente à habilitação escolhida.
Atualmente, o Colégio tem 140 alunos matriculados no Ensino Fundamental, 436 no Ensino Médio e 521 no Ensino Profissional (técnico). As transferências para os cursos do Colégio UNITAU, com exceção do técnico, podem ser feitas até o 3º bimestre (agosto/setembro).
 (Fonte: UNITAU)

UNITAU firma convênio com empresa de Taubaté
Acordo prevê descontos de 25% nas mensalidades para funcionários da Sagem Orga do Brasil

Litoral Norte - A Universidade de Taubaté (UNITAU) firmou, na última quinta-feira, 1º de março, um convênio com a empresa Sagem Orga do Brasil S/A (antiga Daruma), para concessão de descontos de 25% nas mensalidades de funcionários da empresa e seus dependentes diretos (filhos e cônjuges). O convênio contemplará, diretamente, a mais de 400 pessoas.
O benefício vale para todos os funcionários da Sagem Orga e dependentes matriculados nos cursos de graduação da UNITAU a partir de janeiro de 2007. O convênio tem duração de dois anos, mas pode ser renovado anualmente, de acordo com o interesse das partes envolvidas.
Além do desconto, o convênio prevê a abertura de campo de estágio na empresa para alunos da Universidade. A Sagem Orga do Brasil é uma das líderes mundiais no mercado de cartões, com tecnologia smart cards. Com o convênio firmado com a UNITAU, ambas as partes pretendem estabelecer relações mútuas e desenvolver atividades de interesse comum.
Após a assinatura do convênio, a Reitora da UNITAU, Profa. Dra. Maria Lucila Junqueira Barbosa, fez uma visita às dependências da fábrica e acompanhou como é feita a produção dos cartões. O Diretor Geral da Sagem Orga, Paolo Villasco, acompanhou-a durante a visita.
(Fonte: UNITAU)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguá sedia Campeonato Valeparaibano de Ciclismo

Caraguatatuba - A Liga Valeparaibana de Ciclismo e a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, realizarão no município, a 1ª etapa do Campeonato Valeparaibano de Ciclismo e 1ª etapa do Campeonato de Resistência, válida para o ranking Paulista da modalidade. As competições terão início às 8h, com saída da primeira bateria.
O evento acontece no dia 11 de março, domingo, e reunirá competidores de todo o Litoral Norte e Vale do Paraíba, que disputarão as categorias Pró-Elite, Elite e Júnior feminino, Fraldinha, Dente de Leite, Infantil, Infanto-Juvenil e Juvenil no masculino e feminino. Júnior, Sub-23, Sub-30, Sênior A, Sênior B, Master A, Master B, Master C, Estreantes, MTB Feminina e MTB Elite, categorias oficiais para a temporada de 2007.
Para se inscrever o atleta terá que pagar uma taxa de R$ 10,00(dez reais) e doar um quilo de alimento não-perecível(arroz feijão ou óleo) exceto as categorias Fraldinha e Dente de Leite, que doarão somente o alimento. O atleta que não doar o alimento deverão pagar R$ 15,00(quinze reais) da inscrição e poderão ser feitas antes da competição.
Poderão se inscrever todos os atletas federados ou filiados. Os atletas avulsos(sem equipe) poderão se inscrever desde que realizem suas filiações junto à Liga. O atleta que realizar a filiação na Liga ficará automaticamente filiado à Federação e Confederação da modalidade, com validade para todo o Território Nacional.
A premiação acontecerá meia hora após o final da última bateria. Serão premiados com medalhões personalizados do 1º ao 5º colocados.
Esta etapa contará com o apaio da Secretaria de Saúde de Caraguá e patrocínio da Construtora Marcondes César.

Confira a largada de todas as baterias:
1ª Bateria – saída 8h
1º - Fraldinha masculino e feminino – meia volta
2º - Dente de Leite masculino e feminino – 1 volta
3º - Mirim masculino e feminino – 2 voltas

2ª Bateria – saída 9h
1º - Pró-Elite
2º - Sub-30
3º - Master B
4º - Master C
5º - Elite feminino

3ª Bateria - saída 10h
1º - Master A
2º - Feminino Júnior
3º - Júnior
4º - MTB Feminino
5º - Sênior B
Categoria Paraolimpica (tempo a ser definida pelo diretor da prova)

4ª Bateria – saída 12h
1º - Juvenil
2º - Sênior A
3º - Sub-30
4º - MTB Elite
5º - Estreante
(Fonte: PMC)

Caraguá se prepara para o Campeonato de Supino e Braço de Ferro
O evento arrecadará alimentos que serão doados ao Fundo Social de Solidariedade de Caraguá.

Caraguatatuba - Esportistas de Caraguá e região se preparam para o Campeonato Caraguatatubense de Supino e Braço de Ferro, que acontecerá no dia 10 de março na Praça Cândido Mota, com pesagem às 12h e início das competições às 13h, e reunirá diversos competidores.
O Campeonato é organizado pela SECER, professores B.A. Oliveira e Maurinho e conta com o apoio do Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO
Na modalidade de Supino, os atletas disputarão as categorias até 60, 75 85, 95 e acima de 95 quilos, Master livre, Júnior livre e Feminino livre. Já na modalidade de Braço de Ferro (braço direito) serão disputadas categorias até 60, 70, 80, 90 e acima de 90 quilos livre; braço esquerdo livre e Feminino e braço direito livre.
Para participar do evento, os atletas contribuirão com um quilo de alimento não perecível, que será revertido para o Fundo Social de Solidariedade. Serão premiados com troféus os três primeiros colocados de cada categoria.
Mais informações e inscrições pelo telefone 3888-4110 com Renato ou Leandro. (Fonte: PMC)

A Câmara e os números de Fevereiro
Produção Legislativa inicia a todo vapor

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba, através de sua Assessoria de Imprensa, divulga os números da produção legislativa no mês de Fevereiro. Os totais mostram que o Parlamento Municipal iniciou o ano a pleno vapor.
Foram protocolados no total em Fevereiro 131 proposituras, sendo 4 Projetos de Resolução, 18 Projetos de Lei, 1 Projeto de Decreto Legislativo, 2 Projetos de Lei Complementar, 33 Requerimentos, 4 Moções e 67 Indicações.
Das 5 sessões em Fevereiro, o total de presenças foi de 195 pessoas, divididas em 1 Sessão Especial (Prestação de Contas), 2 Extraordinárias e 2 Ordinárias. A média foi de 39 pessoas/sessão e o maior número foi computado em 6 de Fevereiro, quando da Prestação de Contas do Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB).
No atendimento aos contribuintes o número chegou a 1398 pessoas, que distribuídas por 23 dias úteis do mês anterior, perfaz uma média de 60,78 pessoas/dia ou 139,8 pessoas/Vereador.
Estes números mostram o retorno dos trabalhos legislativos a todo vapor após o recesso de final de ano e as férias coletivas em janeiro e sua posterior manutenção nos meses a seguir.
 (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Obras de drenagem e pavimentação do Morro Santo Antônio iniciam em março
O Morro Santo Antônio, considerado o mais famoso mirante de Caraguatatuba, de onde é possível visualizar toda a orla marítima, terá seu caminho pavimentado. As obras começam a partir de 5 de março

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba inicia neste mês as obras de drenagem e pavimentação do Morro Santo Antônio. O projeto de pavimentação deste ponto turístico, onde existe uma rampa para Vôo Livre, e o mirante de onde se pode ver toda a orla de Caraguá, será executado pela Secretaria de Obras, sob a orientação das Secretarias de Urbanismo e Meio Ambiente, que acompanham o projeto desde seu planejamento.
De acordo com o Secretário de Obras, Raul Pesci Jr, neste primeiro momento a drenagem e pavimentação serão correspondentes a um trecho de 850 metros. “O projeto visa pavimentar uma área total de 2.122 metros, a qual dividimos em duas partes. A meta é concluir esta primeira fase em 8 meses”, disse.
Segundo o Secretário de Urbanismo, Habitação e Trânsito, Leandro Borella Barbosa, a parte de urbanização do trecho que será pavimentado poderá ser feita tanto no meio do processo, quanto ao final da pavimentação. “Não temos previsão de quando iniciaremos a urbanização porque nós temos um licenciamento para drenar e pavimentar, e a idéia inicial da Prefeitura é facilitar o acesso ao mirante, já que, em dias de chuva, a passagem pelo local fica bastante difícil, nos trechos de subida mais íngreme”, explicou o engenheiro.
As obras começam na próxima segunda-feira, dia 5 de março, com a construção de muros de conteção para evitar a erosão do solo, e a pavimentação será feita com blocos de concreto hexagonal. A empreiteira contratada foi Oliveira e Filho, e o valor do contrato para a conclusão desta primeira fase ficou em R$594.696,29. O trabalho será iniciado no topo do morro, e a primeira fase termina antes do acesso ao bairro Serraria, ou seja, apenas no trecho para a subida ao mirante – o que equivale a cerca de 850 metros. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Presidente da Câmara recebe Jovens da Quadrangular

Ilhabela - O grupo de jovens da Igreja Quadrangular de Ilhabela, coordenados por Michele Souza Garcêz, participou do “Acampa 2007” durante os dias de feriado do Carnaval. O retiro que reuniu cerca de 400 jovens da Igreja Quadrangular, do Litoral Norte e Vale do Paraíba.
O evento aconteceu em Jacareí-SP, na Chácara Recanto Verde, e dentre as diversas atividades da programação foram realizados campeonatos de dança e futebol.
As equipes de Ilhabela conquistaram os primeiros lugares nas duas categorias. O grupo de dança formado por 15 garotas conquistaram o troféu de primeiro lugar, competindo com a música “Jesus é o Caminho”, de autoria de Eloísa Rosa, coreografada especialmente para o evento.
O presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, o vereador Joadir Capucho (PPS), recebeu as campeãs do Retiro na categoria de dança parabenizando todo o grupo pela vitória.
 (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Cerimônia de Posse do Conselho Municipal de Saúde de Ilhabela

Ilhabela - Na tarde desta quinta-feira, 01, no anfiteatro do Paço Municipal, o secretário de Administração da Prefeitura de Ilhabela, Luiz Lobo, representando o prefeito municipal Manoel Marcos de Jesus Ferreira, realizou a cerimônia de posse dos conselheiros substitutos do COMUS - Conselho Municipal de Saúde.
O COMUS é um órgão com funções deliberativas, normativas, fiscalizadoras e consultivas, que tem por objetivo o estabelecimento, acompanhamento, controle e avaliação da política municipal de Saúde, de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde – SUS.
O Conselho Municipal de Ilhabela está assim representado: Governo Municipal: Secretaria Municipal de Saúde: titular: dr. Arquimedes Hyppólito, suplente: Marcio Tenório; Secretaria Municipal de Assistência Social, titular: Rosangela Ascenio de Oliveira, suplente: Shirley N. Cunha Leite; Secretaria Municipal de Educação, titular: João Paulo de Souza, suplente: Lígia Emília do Prado Jesus; dos Prestadores de Serviços Públçicos e Privados: Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, titular: Derci de Fátima Andolfo, suplente: Rose Meire Cestari Toia; Santa Casa de Misericórdia de Ilhabela, titular James Abud, suplente: Maria Regina M. de Oliveira Jesus; dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde, titular: Sandra Maria Macedo Santana Pinheiro; suplente: Isaura Cristina Oliveira dos Santos Garcia; dos Usuários, Associação de Amigos de Bairro, titular: Ivan G. Moura, suplente: Rosangela de Campos; das Associações Assistenciais do Município, titular: Lea Márcia de Souza Lopes (grupo Vick), suplente: Sidney dos Santos Mellegatte (APAE), titular: Renata Shiraishi Rego (APAE), suplente, Simone Emídio dos Santos Moura; Pesca, Artísticas e Atesãos, titular: (a definir), suplente: Wolf Rudiger Lindmayer; Sindicato dos Empregados – SINDSERV, titular: Paulo Afonso Cruz, suplente: Roberto Batista de Oliveira Neto e do Sindicato ou Associação de Empregadores – ACI, titular: Janete Martinez Perez, suplente: Rita Janete de Oliveira Gomes.
Na oportunidade, o presidente da Câmara, vereador Joadir, em seu pronunciamento, falou da importante missão do Conselho de Saúde esclarecendo que este órgão vem consolidar a democracia participativa, fortalecendo a participação da população, no sentido de fazer valer a co-gestão, bem como na elaboração e fiscalização dos trabalhos da Saúde.
O secretário Luiz Lobo enfatizou que a colaboração e serviços prestados pelos membros do Conselho são inteiramente gratuitos aos cofres públicos, e considerados de mérito relevante aos interesses do município. “Os Conselhos, quando bem conduzidos, são de extrema importância para a qualidade de vida dos moradores da cidade, e jamais poderão ser manipulados por quem quer que seja”, completou Lobo.
Para prestigiar a cerimônia estiveram presentes: os vereadores José Roberto de Campos, Nanci Peres de Araújo Zanato, José Jorge Pereira e o presidente da Câmara Joadir Capucho; o secretário municipal de Finanças, Oswaldo Julião; funcionários da Secretaria de Saúde e pessoas da sociedade. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Comissão das ZEIS inicia atividades em núcleos congelados

São Sebastião - Depois de realizar a primeira reunião em um núcleo congelado, na última semana na Vila Baiana, em Barra do Sahy, a comissão criada pela Prefeitura de São Sebastião para implantação das Zonas de Especial Interesse Social já vai iniciar o processo de oficialização de ruas e o lançamento de IPTU dos imóveis do local.
Além disso, a comissão já notificou as empresas concessionárias Bandeirante Energia e Sabesp para que iniciem as instalações da rede elétrica, de água e de esgoto na comunidade. A Vila Baiana é o maior núcleo congelado de São Sebastião, com 544 imóveis e 1.581 pessoas.
A Prefeitura já solicitou também a instalação de iluminação pública na Vila Mosquito, em Juquehy, e na Vila Barreira, em Cambury.
A comissão, criada através de portaria, conta com técnicos das Secretarias de Obras e Planejamento, Meio Ambiente, Trabalho e Desenvolvimento, além do Governo. Membros de cada núcleo também são convidados para atuarem na comissão.
A próxima reunião da comissão com a comunidade será na Vila Barreira, no próximo dia 8 de março, às 18h, ainda em local a ser definido.
O projeto de lei complementar 01/2007, que cria as Zonas de Especial Interesse Social (ZEIS), de autoria da Prefeitura de São Sebastião, foi aprovado por unanimidade no dia 22 de fevereiro, em sessão ordinária da Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito nesta semana. (Fonte: PMSS)

Sectur organiza 2ª Feira do Migrante na Vila Sahy
Festa que integra comemorações do aniversário da cidade atraiu mais de cinco mil pessoas no ano passado

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), promove entre os dias 16 e 18 de março, na Vila Sahy, localizada na Barra do Sahy, na Costa Sul, a segunda edição da Feira do Migrante, sucesso de público no ano passado e que promete embalar o final de semana de aniversário da cidade.
A festa promete comidas deliciosas com o tempero nordestino e mineiro, além de muita música para ninguém ficar parado. Shows como Geração do Forró (16/03), Peixelétrico (17/02) e “Novo Astral” (18/02) já estão confirmados. Os ritmos variam entre forró e sertanejo em todas as noites do evento.
De acordo com o diretor de Cultura, Gleivison Gaspar, a idéia é aproveitar a semana da cultura caiçara e homenagear também essas manifestações tão presentes no município. “Esta festa é especialmente preparada para os povos mineiro e nordestino”, declarou Gaspar. A feira terá início sempre às 20h e os shows estão agendados para iniciar a partir das 22h.
Segundo o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, é importante preservar as manifestações de todas as culturas presentes na cidade. “Essa festa é um espaço para outras culturas que vieram se juntar a nossa se manifestarem. Queremos resgatar e preservar não só o que é nosso”, disse o prefeito.
A Prefeitura de São Sebastião promoverá além da Feira do Migrante, comemorações em todo o município que preencherão com diferentes atividades, o mês de março. Atividades culturais, lançamento de obras e shows na Rua da Praia fazem parte da agenda. Para saber mais basta acessar o site oficial da Prefeitura www.saosebastiao.sp.gov.br ou ligar para o Centro de Informações Turísticas no (012) 3892-2620. (Fonte: PMSS)

São Sebastião ganha Sala Verde para preservação ambiental

São Sebastião - São Sebastião recebe a partir da próxima segunda-feira (5/03) a 46ª Sala Verde do Estado de São Paulo. Ela foi montada com recursos do Ministério do Meio Ambiente após aprovação de projeto enviado pela Promur, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), sem fins lucrativos, e contou com parceria da Secretaria do Meio Ambiente (Semam). A inauguração faz parte das comemorações dos 371 anos de emancipação político-administrativa do município.
A Sala Verde é composta por uma biblioteca como um farto acervo de fitas e DVDs relacionados com o meio ambiente e que podem ser utilizados pela população. Para isso, basta se dirigir à rua Caraguatatuba, 216, na Vila Amélia, em horário comercial. Também foi montado um auditório com capacidade para 50 pessoas que podem participar de seminários e palestras ministrados no local.
De acordo com a chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semam. Christiane Cruz Silva de Morais, a idéia é discutir e difundir cada vez mais a questão ambiental na cidade e até no país.
Ainda na Sala Verde haverá um espaço que onde vai funcionar o Telecentro, que recebeu apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento de cursos gratuitos para a comunidade. A área terá computadores e de acordo com a coordenadora da Promur Silvana Rolla, nesse espaço serão oferecidos cursos para capacitação de agentes ambientais, de trabalhador para coleta do caramujo africano, em parceria com o Ibama, entre outros que serão agendados.
Ainda conforme Silvana, os membros da Cooperativa de Sucata de São Sebastião (Coopersuss) também poderão ter curso quando da implantação do Parque de Valorização de Resíduos Urbanos. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi


Justiça não acata três ações sobre saúde movidas contra o prefeito Eduardo Cesar
De autores diferentes, as três ações pediam sanções e até o afastamento do prefeito de Ubatuba e de alguns secretários por supostas irregularidades na área da saúde; Justiça não acolheu nenhum dos pedidos

Ubatuba - O mandado de segurança movido pelo Comus contra o prefeito Eduardo Cesar, em função da Oscip/Ciap, a ação civil pública contra o prefeito e alguns secretários também com relação ao processo da Oscip movido pelo PMN (que tem como presidente Robson da Chagas, assessor de Rogério Frediani) e também a ação popular proposta por Rogério Frediani, versando sobre assuntos da área da Saúde no Município (Prefeitura e Santa Casa), não foram acolhidas pela Justiça de Ubatuba.
Segundo o Secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, Marcelo Mourão, em cada uma das ações, a Justiça entendeu que não houve ilegalidade nem tampouco dilapidação do patrimônio público.
Com relação ao mandado de segurança impetrado pelo Comus contra o prefeito, a Justiça reconheceu a ilegitimidade do Comus para mover tal ação, já que a entidade não tem caráter representativo dos agentes comunitários da saúde, nem personalidade ou capacidade jurídica, sendo apenas um órgão interno do Poder Executivo local. “Em razão disto, o mandado de segurança perdeu seu objeto e foi julgado extinto”, explica Marcelo Mourão.
A ação civil pública movida pelo PMN – Partido da Mobilização Nacional – contra o prefeito de Ubatuba e alguns secretários municipais teve seu pedido de liminar rejeitado pela Justiça. Na decisão é ressaltado que não houve demonstração inequívoca de existência de risco concreto para a administração em razão da permanência dos requeridos em suas funções, até porque ocorreu a revogação dos atos administrativos referentes a Oscip/Ciap noticiada no mandado de segurança.
Já a ação popular proposta por Rogério Frediani, que manisfestava-se contra as atividades administrativas na área da saúde, recebeu parecer contrário do Ministério Público para concessão da liminar pleiteada. “Foi determinado pelo Poder Judiciário a apreciação da mesma após a formação da relação jurídica processual”, explica o secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a decisão da Justiça demonstra que, mais uma vez, os políticos de oposição não conseguiram atingir o objetivo de prejudicar a administração e conseqüentemente, o município de Ubatuba. (Fonte: PMU)

Comércio comemora sucesso da temporada 2006/2007
Tempo bom, investimento em divulgação e infra-estrutura e crise nos aeroportos foram alguns dos motivos desse crescimento

Ubatuba - A temporada de verão deste ano terminou com saldo positivo para os comerciantes de Ubatuba. Diversos fatores influenciaram para esse resultado, desde o bom tempo, até a crise dos aeroportos e as reestruturações na infra-estrutura do município. Segundo pesquisas feitas a partir da quantidade de lixo produzida ao longo do mês de janeiro, uma média de 150 mil pessoas – entre turistas e veranistas - esteve na cidade, por dia, durante esta temporada. Durante o feriado do Reveillon, foi registrada uma média de 400 mil pessoas em Ubatuba. Este mesmo número foi registrado durante o feriado de carnaval, entre sábado,18 e quinta-feira, 23.
Diversas entrevistas com comerciantes da cidade foram realizadas, no sentido de fazer um diagnóstico desta temporada. Muitos deles afirmaram que o movimento começou mais cedo, logo após o Natal e terminou mais tarde, estendendo-se até o fim de janeiro.
O gerente executivo do Hotel Itamambuca Eco Resort, Denis Dreux, por exemplo, afirma que no final de janeiro as reservas para o carnaval já estavam todas fechadas.
Divulgação da cidade - Para Fábio Lucchesi, responsável pelas relações públicas e marketing do Hotel Recanto das Toninhas, foi uma das melhores temporadas, desde que o hotel foi inaugurado. "O problema dos controladores de vôo nos favoreceu, logicamente, mas não foi só isso".
Lucchesi afirma que o investimento em divulgação, tanto do hotel quanto da cidade, em feiras de turismo no Brasil e no exterior está sendo decisivo na atração de um novo público para a cidade. "Sabemos também que o prefeito Eduardo Cesar está empenhado em melhorar a estrutura da cidade, que estava sucateada quando ele assumiu a administração. Os resultados já podem ser notados e nós estamos botando muita fé no futuro".
A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo, também tem investido bastante na divulgação de Ubatuba, nas mais diversas mídias, por meio de matérias jornalísticas e informes publicitários, além de feiras e eventos de turismo. No final do ano passado, um vídeo institucional sobre o turismo em Ubatuba foi lançado e distribuído para empresários, operadoras de turismo e agências de viagem, dentro e fora da cidade.
O prefeito Eduardo Cesar afirma que um grande esforço está sendo feito, no sentido de otimizar cada vez mais o turismo na cidade. "Partindo do princípio que a nossa indústria é o turismo e a nossa principal característica é a natureza, estamos investindo para que cada vez mais pessoas conheçam e gostem da cidade. Tendo turistas, tem trabalho para todo mundo", finaliza.
Investimento em infra-estrutura - Na Praia Grande, uma das mais freqüentadas de Ubatuba, o movimento foi 20% maior que do ano passado, segundo Jurandiau Lovizaro, proprietário do Restaurante Oásis e do Rei do Peixe, no Centro. "Nós tivemos um movimento intenso, até o final de janeiro e, apesar do aumento considerável de estabelecimentos na cidade, conseguimos manter o nosso público. No Rei do Peixe, pude notar que o trânsito fluiu bem, tanto do Centro para o Bairro do Itaguá, quanto do bairro para o Centro e a nova avenida foi bastante elogiada pelos clientes."
Na opinião da presidente da Associação dos Comerciantes da Avenida Iperoig, Patrícia Brauer, a reurbanização da Avenida contribuiu para resgatar um tipo de temporada que existiu há 15 anos. Nessa temporada, nós pudemos presenciar o retorno das famílias para a Avenida. O público que estava freqüentando Itaguá está voltando para cá. Nossa Avenida está se tornando um boulevard novamente, com segurança, iluminação e beleza. Os comerciantes também estão se sentindo mais seguros para manter os estabelecimentos abertos até mais tarde. Quando a orla estiver totalmente reestruturada, não tem pra ninguém. A próxima temporada será ainda melhor se todos trabalharem em conjunto." (Fonte: PMU)

Escolas municipais da região oeste discutem agenda 21

Ubatuba - Os professores das escolas municipais Maestro Pedrinho (Figueira), Mário Covas Jr, Madre Glória e Helena Maria (Ipiranguinha), Joaquim Luis Barbosa (Bela Vista) e Prefeito Silvino (Marafunda) estiveram reunidos no “1º Encontro das Escolas da Região Oeste de Ubatuba” para refletir sobre a Agenda 21 nas escolas.
Durante o encontro, mais de cem professores puderam acompanhar uma palestra proferida pela professora Juliana Bussolloti e depois discutir como o trabalho pode ser levado às escolas. A iniciativa do encontro foi das diretoras das escolas e a intenção, além da implantação da Agenda 21 em cada escola, é ter um perfil da região oeste e detectar pontos comuns para que sejam trabalhados em conjunto.
Para Solange Barros, diretora da EM Prefeito Silvino, que sediou o evento, o encontro foi agradável e proveitoso. “Tivemos a integração e congraçamento entre os professores, que puderam conhecer um pouco das diversas realidades das escolas da região oeste e socializar importantes informações.”
O que é a Agenda 21 e sua ação nas escolas - "Agenda 21" é um programa de ação para viabilizar a adoção do desenvolvimento sustentável e ambientalmente racional em todos os países. Nesta agenda estão marcados os compromissos da humanidade para o século 21. Alem do compromisso global, os diversos países que participaram da Rio 92 decidiram criar as agendas 21 nacionais e as locais (que são compromisso de cada grupo social, inclusive as escolas).
A Agenda 21 sugere métodos, estratégias e ações que serão desenvolvidos, elaborados e postos em prática por aqueles que se engajarem na sua construção. O sucesso do planejamento, da implementação e do monitoramento das ações identificadas na Agenda 21 escolar dependerá, em grande parte, da colaboração dos diferentes parceiros comprometidos com a agenda.
A escola em si, é como um ecossistema onde o aluno e todos os envolvidos no processo educativo fazem parte e no qual são afetados pelos seus valores culturais, como das comunidades do entorno. As escolas que estão neste movimento se vêem como comunidades de aprendizagem que funcionam em redes de relações. (Fonte: PMU)

Brinquedistas de Pindamonhangaba visitam Casa do Brinquedo de Ubatuba
A Casa do Brinquedo de Ubatuba é referência para a região

Ubatuba - A Casa do Brinquedo de Ubatuba recebeu na última sexta-feira, 2, a visita de uma equipe de brinquedistas de Pindamonhangaba que veio observar o funcionamento do local para a implantação de um espaço semelhante naquela cidade.
Coordenadas por Elizabeth Alckmin, as assessoras lúdicas pedagógicas Maria do Carmo, Lívia, Elisabety Lúcio e Sandra, puderam conhecer a sede, na Rua Salvador Correa, a unidade materno-infantil, no Centro de Saúde e a Casa do Brinquedo da Santa Casa. Todas ficaram encantadas com o que viram. “Ubatuba está de parabéns pelo espaço que tem, pudemos ver que as crianças se divertem aproveitando tudo que o espaço oferece. Tentaremos criar algo assim em Pinda e muito do que vimos aqui será útil para nosso projeto”, disse Elizabeth Alckmin.
Elizabeth afirmou que a Prefeitura de Pinda tem colaborado bastante para o sucesso da iniciativa. “Temos recebido o apoio de diversas secretarias municipais e estamos animadas,”completou. Renata Ramos Martins, coordenadora da Casa do Brinquedo de Ubatuba, acredita no sucesso da iniciativa de Pinda. “Nós tivemos muitos desafios, mas as conquistas foram grandes e vieram gradativamente. Ainda temos um longo caminho a percorrer. Torço para que o projeto dê certo em Pinda, que já teve essa experiência e agora vai retomá-la, com muito sucesso”, disse Renata.
No final da tarde a equipe teve um encontro com a presidente do Fundo Social de Ubatuba, Denise Cesar, que esclareceu diversas questões sobre a implantação da Casa do Brinquedo às visitantes. “Fico feliz ao ver que a Casa do Brinquedo de Ubatuba começa a ser referência para a região. Estamos de portas abertas a qualquer cidade que pretende conhecer nosso projeto e, desde já desejo boa sorte às meninas de Pinda na implantação do projeto”, afirmou Denise.
Parceria - Desenvolvida por meio de uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Educação, a Casa do Brinquedo possui centenas de brinquedos, jogos de mesa e tabuleiro, divididos por faixas etárias, para crianças de até 12 anos. As atividades são sempre controladas por monitores e o amplo espaço garante a diversão.
Em pouco mais de um ano e meio do início do projeto e dez meses da inauguração da atual sede, a Casa do Brinquedo de Ubatuba já recebeu mais de dez mil visitantes (seis mil só na sede). Nas férias de verão foram 1400 visitas, sendo que destas, 242 de diversos locais do Brasil e até do exterior.
Para quem visita a Casa pela primeira vez, é necessária a apresentação de um documento, que pode ser a certidão de nascimento, carteirinha escolar ou identidade. A Casa do Brinquedo de Ubatuba fica na Rua Salvador Correa, 276 e o atendimento ao público acontece toda segunda-feira das 9h às 11h30 e das 14h às 16h; às terças a diversão vai aos bairros de Ubatuba, com a Casa do Brinquedo Itinerante; quarta-feira é dia de manutenção e às quintas e sextas acontece os atendimentos às escolas, devidamente agendados.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3832-1608. (Fonte: PMU)

Eleição define cinco novos conselheiros tutelares de Ubatuba

Ubatuba - O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promoveu no último domingo, 25, a eleição para escolha dos cinco novos conselheiros tutelares de Ubatuba. Durante todo o dia, mais de três mil e quinhentas pessoas compareceram ao Ginásio de Esportes Tubão para exercer seu direito de voto.
Algumas urnas apresentaram pequenas filas, mas em menos de cinco minutos era possível concluir todo o processo. “Tudo transcorreu na mais perfeita ordem. Alguns candidatos impetraram recursos, que foram enviados à comissão para avaliação”, disse a presidente da Comissão Especial de Eleição, Luciana Valério.
Suspense na apuração - Logo após a abertura das primeiras urnas, quatro nomes se destacavam: Elizabete de Matos Guimarães, Telma Rocha, Ednéia Renata de Souza e Selma Hecher. Outras três candidatas disputavam voto a voto a última vaga restante: Viviane Brandão da Silva, Cláudia Alexandrina de Alvarenga e Solange Teixeira da Silva Ribeiro.
Após quatro horas e meia de apuração, as urnas apontaram o seguinte resultado:
Elizabete de Matos Guimarães (402 votos); Telma Rocha (307 votos); Selma Hecher (296 votos); Ednéia Renata de Souza (292 votos) e Viviane Brandão da Silva (259 votos).
Os cinco suplentes, pela ordem de votação foram: Claudia Alexandrina de Alvarenga (259 votos), Solange Teixeira da Silva Ribeiro (243 votos), Amauri Vicente Ferreira Filho - “Branco” (209 votos), Moacir José dos Santos (186 votos) e Ana Lúcia Rodrigues (179 votos).(Fonte: PMU)

Unidade Móvel de Esterilização de Cães e Gatos inicia suas atividades dia 5, na Maranduba
A prioridade é para as pessoas que não têm condições financeiras de arcar com cirurgia de esterilização em seus animais de estimação

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, iniciará oficialmente as atividades Unidade Móvel de Esterilização de Cães e Gatos nesta segunda-feira, 5, no Bairro da Maranduba. As castrações serão realizadas por profissionais do Centro de Controle de Zoonoses. Em média, serão feitas três cirurgias por dia e a Unidade ficará no Camping São Francisco, situado no centro comercial do bairro, durante três semanas. O próximo bairro a ser visitado pela Unidade será o Sertão da Quina.
As famílias a serem beneficiadas já estão sendo cadastradas em suas próprias casas, pelos agentes de saúde da família, de acordo com a situação sócio-econômica e a necessidade desse serviço. A idéia é dar prioridade para as pessoas que têm pouca ou nenhuma condição de submeter seus animais de estimação à cirurgias de forma particular.
Questão de saúde coletiva - O prefeito Eduardo Cesar afirma que a Unidade Móvel é uma solução interessante para atender àquelas comunidades que têm dificuldade em transportar os animais e pagar para que a castração seja feita. "Nós estamos pensando em resolver um problema que não diz respeito apenas à saúde dos animais, mas também dos munícipes. Quando há um equilíbrio da população animal na cidade, a sujeira nas ruas diminui, bem como a incidência de doenças de pele contraídas nas areias das praias e até mesmo os acidentes envolvendo automóveis. Paralelamente, os donos devem fazer sua parte, não permitindo que os animais circulem livremente pelas ruas."
Posse responsável - Outra função importante da Unidade será o trabalho de orientação relativa à posse responsável dos animais de estimação. A veterinária do CCZ, Cláudia Ferraz explica que, apesar da castração ser um bom método de controle da população animal, a educação dos donos é fundamental. “As pessoas precisam ter consciência da posse responsável, de não deixar os animais sozinhos nas ruas e não jogar fora os filhotes. Por essas razões, é preciso pensar muito bem antes de tomar a decisão de ter um animal de estimação. Um bichinho abandonado, além de sofrer, pode causar grandes transtornos à população. (Fonte: PMU)

Pedro Bismarck passeia pela cidade e visita prefeito Eduardo Cesar
Num passeio descontraído pela cidade, Pedro Bismarck brincou com as pessoas, distribuiu autógrafos e afirmou que vai levar um "barde de água sargada" para a Capitinga

Ubatuba - O ator Pedro Bismarck, que dá vida ao personagem Nerso da Capitinga esteve no gabinete do Prefeito Eduardo Cesar na manhã desta sexta-feira, 2. O encontro reuniu também o presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira e os produtores Fernando Moreno e Rita Zahra. Como não poderia deixar de ser, a conversa transcorreu descontraída, percorrendo diversos assuntos da atualidade. O ator veio a Ubatuba para apresentar a peça "Neversário do Nerso", nos dias 2 e 3. O evento acontece no Salão de Eventos da Igreja São Francisco, a partir das 21h.
Depois da visita ao prefeito, Pedro Bismarck conheceu o Casarão da Fundart, passeou pelo calçadão da Maria Alves, cumprimentando pessoas, tirando fotos, dando autógrafos e esbanjando simpatia. Ele afirma gostar desse contato com o público e não ter nenhum problema em caminhar entre as pessoas. "Faço isso espontaneamente, o público sempre me recebe bem, seja criança, adulto ou idoso, não tem nenhum momento que não seja bom."
Abrindo com chave de ouro - O prefeito Eduardo Cesar afirmou que esse é um momento cultural muito importante na história de Ubatuba, uma vez que o projeto para a implantação da Casa da Cultura no antigo Fórum está em andamento, além da desapropriação do Cinema, que se transformará no Centro do Professorado e abrigará um teatro. "O Nerso vem abrir com chave de ouro esse novo ciclo da cultura em nosso município. Ele é uma figura extremamente carismática e popular, capaz de atrair um grande público e nos ajudar na formação de uma platéia fiel ao teatro."
Falando sério - Numa entrevista um pouco mais séria, Pedro Bismarck falou sobre o seu trabalho ao longo desses 20 anos e sobre a importância da arte na formação do indivíduo. "As artes, de um modo geral, servem de alimento para a alma do ser humano, mantém a sensibilidade e fazem com que o indivíduo deixe um pouco de lado o materialismo. Conhecendo melhor a sua cultura, a pessoa passa a se valorizar mais e, consequentemente, a respeitar mais ao seu próximo."
Nesse sentido, Pedro afirma que o incentivo à educação e a promoção de eventos culturais é indispensável. "A iniciativa de formar platéia em Ubatuba é louvável e deve continuar acontecendo. As pessoas precisam primeiro aprender e conhecer, para depois entender o valor das artes em suas vidas. Uma criança que faz curso de teatro, vira consumidora de teatro e leva consigo outras pessoas."
O Neversário do Nerso - A peça "Neversário do Nerso" é, na verdade, uma comemoração dos 20 anos de carreira do ator Pedro Bismarck, que deu vida ao ingênuo e simpático caipira, chamado Nerso da Capitinga e ficou famoso no programa "Escolinha do Professor Raimundo". Nesses 20 anos, o mineiro de Muriaé criou muitos personagens, como o travesti irreverente ‘Neiva Zelina’, o bêbado ‘Pudim de Cachaça’ e sua eterna implicância com as sogras, a lavadeira Marieta e sua simplicidade de mulher do povo e o romântico conquistador Astolfo.
Alguns desses personagens participaram de todos os shows de Pedro Bismarck, outros fizeram parte apenas de alguns deles. Mas todos estarão dividindo o palco com o Nerso, para que as novas platéias tenham a oportunidade de conhecê-los e para que o público fiel, que já o acompanha desde o início da carreira nos bares de Juiz de Fora, possa relembrar.(Fonte: PMU)


Semana de 02/03 à 08/03/2007

CINE PORTO (Ubatuba)


"Rocky Balboa"
Ás 16:50 hs - 19:00 hs - 21:10 hs.


CINE PASSEIO (Ubatuba)

"Apocalypto"
Às 16:30 hs - 19:00 hs - 21:30 hs.


Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

protesto caiçara

vós com tanta riqueza
porque quereis o que basta
para manter minha pobreza?
vós da eterna insatisfação
porque quereis tirar
minha paz e minha certeza?
vós do reino da tristeza
porque quereis furtar
a alegria e a beleza?
vós com tantas terras
porque quereis meu pedacinho de céu
meu ranchinho à beira-mar
as terras do meu avô
minha escola e meu diploma
do ofício de pescador?
 

Félix Cabral

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Saco da Raposa  ©Luciano Cancelier

Saco da Raposa
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor