Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 06 de Março de 2007 - Nº 1719 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
UNITAU tem programação especial na Semana da Mulher


Caraguatatuba
Atletas da escolinha de Jiu Jitsu de caraguá sagram-se campeões em São José dos Campos
Atletas de Caraguá participam do amistoso de Beach Soccer em preparação para o Mudialito
CAR da Saúde constata problemas no Tinga
Câmara repete pauta da sessão anterior
Futebol em comemoração ao aniversário de Caraguá já começou
Goleada marcou competição de Beach Soccer em Caraguá

Ilhabela
Manoel Marcos é eleito pelo 3º Biênio, presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte
Ilhabela terá representante na "World Police and Fire Games"


São Sebastião
Teatro Municipal recebe “Chá de Setembro” no fim de semana
Prefeitura inicia processo de oficialização de ruas em núcleos congelados
Salva-vidas de São Sebastião vai participar de competição na Austrália
Prefeitura de São Sebastião retoma Ciclo de Orientações no PAT
“Só Alegria” vence jogo de abertura do Campeonato Municipal de Futebol dos Veteranos


Ubatuba
Problemas na Saúde de Ubatuba
Verão Fundac 2007 chega ao fim com muita festa
Fundart homenageia a mulher de Ubatuba
Balcão de empregos divulga balanço de fevereiro
Beach Soccer feminino de Ubatuba goleia e está na semifinal

Seções
Poesia
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

UNITAU tem programação especial na Semana da Mulher

Litoral Norte - A Universidade de Taubaté realiza esta semana programação especial para o Dia Internacional da Mulher, comemorado oficialmente no dia 8 de março.
Com uma série de atividades abertas à população por grupos de docentes dos cursos de Fisioterapia e de Nutrição, o Dia da Mulher na UNITAU terá como destaque palestras e vivências especialmente dedicadas a temas que vão desde violência até a alimentação mais adequada durante a Gestação. Haverá, também, palestra sobre Direito da Mulher, Prevenção de Dores na Gestação, Incontinência Urinária Feminina, além de oficinas de relaxamento.
“Essa é uma oportunidade que damos às mulheres de conhecerem um pouco mais sobre saúde. Com dicas simples, pode-se prevenir uma série de problemas que afetam diretamente a mulher”, afirma uma das coordenadoras do evento, Profa. Ms. Ana Carolina Basso Schmitt.
Todas as atividades são gratuitas. Os interessados em participar devem fazer inscrição pessoalmente, na Avenida Marechal Artur da Costa ou pelo telefone (12) 3625-4134, pelo menos com algumas horas de antecedência da atividade escolhida (confira lista). A programação será iniciada às 8h e se encerra às 18h.
Ações – Durante o ano inteiro, as mulheres interessadas em fazer algum tipo de avaliação e tratamento na área de fisioterapia podem procurar atendimento na Clínica do Departamento, que fica na Avenida Marechal Artur da Costa. Ainda neste semestre, o curso de Nutrição também terá atendimento aberto à população, com orientação alimentar gratuita.

PROGRAMAÇÃO – DIA DA MULHER

DIA 08/03/2007 - QUINTA-FEIRA

MANHÃ
08h30 – Palestra: Prevenção da Incontinência Urinária Feminina
09h10 – Alimentação Saudável
10h00 – Violência Contra a Mulher
11h00 – Vivência de Relaxamento

TARDE
14h00 – Nutrição na Gestação
14h45 – Prevenção de Dores na Gestação
15h30 – Direitos da Mulher
16h30 – Vivência de Relaxamento

CURIOSIDADES

Pela primeira vez na história, a Universidade de Taubaté tem uma mulher como reitora: a Profa. Dra. Maria Lucila Junqueira Barbosa, eleita em 2006.
Duas mulheres estão à frente de duas das mais importantes pró-reitorias da UNITAU. São elas: a Profa. Dra. Ana Aparecida da Silva Almeida (Pró-Reitora de Extensão e Relações Comunitárias) e a Profa. Ms. Mara Cristina Bicudo de Souza (Pró-Reitora de Graduação).
Na última edição do Vestibular da UNITAU, as mulheres ultrapassaram os homens na disputa pelas vagas nos cursos de graduação. Foram 53% de mulheres (3 mil candidatas) contra 47% de homens (2.640). (Fonte: UNITAU)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Atletas da escolinha de Jiu Jitsu de caraguá sagram-se campeões em São José dos Campos

Caraguatatuba - Oito atletas da escolinha de Jiu Jitsu da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá e o professor da equipe, André Medeiros, participaram da 1ª etapa do Circuito Liva de Jiu Jitsu, que aconteceu no domingo, 4, em São José dos Campos. Seis deles e o professor da equipe sagraram-se campeões. O evento reuniu atletas de todo o Litoral Norte e Vale do Paraíba.
Na categoria faixa roxa pluma, André Medeiros sagrou-se campeão. Subiram no lugar mais alto do pódio os atletas Flávio Ribeiro, categoria Juvenil, faixa branca; René de Oliveira, Adulto, faixa azul; Israel Brandão, Adulto, faixa branca; Thiago Ferreira, Infanto-Juvenil, faixa branca; Ademir de Souza, Infanto-Juvenil, faixa branca e Celso Aparecida também Infanto-Juvenil, faixa branca. Também subiram ao pódio, os atletas Mateus Andrade, categoria Infanto-Juvenil, faixa amarela e Walter Fernando Infanto-Juvenil, faixa branca, que conquistaram o 2º lugar da competição.
“Fico feliz com a conquista do primeiro lugar nesta etapa, em 2006 fui o campeão do circuito e este ano quero também conquistar o título. Agora o meu objetivo é treinar duro, como os meus alunos, para a eliminatória do Campeonato Paulista, que será realizada no dia 18, também em São José dos Campos”, disse André Medeiros.
O professor acrescentou a importância do apoio que recebe para participar das competições. “Quero agradecer a SECER por acreditar no meu trabalho e no potencial dos alunos da escolinha e também aos nossos apoiadores Ideal Esquadrias, Ilha Vidros e o UNIMÓDULO, onde faço parte do projeto de Bolsa Esporte”, finalizou o professor. (Fonte: PMC)

Atletas de Caraguá participam do amistoso de Beach Soccer em preparação para o Mudialito

Caraguatatuba - Os seis competidores de Caraguá, que fazem parte da Seleção Paulista de Beach Soccer, foram convocados para mais um amistoso. Desta vez os atletas enfrentarão, no dia 10, sábado, o time do Guarujá, Campeão Paulista. O objetivo do evento é a preparação da equipe para a disputa do Mundialito, que reunirá times sul-americanos e um país convidado da Europa.
Compõem a equipe da Seleção Paulista, os atletas Alexandre Coelho, Daniel Alves Faria, Felipe André Ribeiro, Marcos Henrique da Silva, Wanderson Luid Antônio, de Caraguá; Allamm Francis Freitas e Thiago de Almeida, de Jacareí; Alan Gonçalves da Silva, Luis Augusto Calderaro Malerba e Wallace Gonçalves da Silva, de Lorena e o competidor Vinicius Risso da Silva, de Santo André.
De todos os oito municípios que participaram do Campeonato Paulista da modalidade, no mês de janeiro, Caraguatatuba (4º lugar) foi a única cidade que disponibilizou seis competidores para representar a seleção.
Como integrante da Seleção Paulista, os atletas de Beach Soccer de Caraguá participaram do Desafio Carioca X Paulista na categoria Sub 23 e sagraram-se campeões. Dos oito gols marcados, cinco foram dos atletas caraguatatubenses. O atleta Luid foi o artilheiro da competição.
A Administração Municipal tem investido muito no esporte. Atualmente, Caraguá conta com 6 campos de Beach Soccer e em abril, durante as comemorações do aniversário de 150 anos da cidade, serão inaugurados mais três arenas. De acordo com o prefeito José Pereira de Aguilar o objetivo é incentivar mais pessoas a praticar a modalidade.
O prefeito acrescentou que para a inauguração das praças esportivas, a SECER – Secretaria de Esportes e Recreação está autorizada a trazer um grande nome da modalidade como forma de incentivo ao esporte.
Para praticar a modalidade, os interessados devem entrar em contato pelos telefones 3888-4110 ou 3887-1165 e falar com Vitor Manoel, mais conhecido como Vitor Gaúcho, técnico da modalidade e de futebol de campo. (Fonte: PMC)

CAR da Saúde constata problemas no Tinga
UBS sofre com demora nas consultas e manutenção

Caraguatatuba - A Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Caraguatatuba visitou na manhã desta sexta-feira – 2 de Março a UBS do bairro do Tinga, na zona sul da cidade. Esta foi a segunda visita da CAR e a primeira de 2007. Coincidentemente o Secretário de Saúde, Olegário Santos estava no local e foi entrevistado.
A CAR da Saúde tem como Presidente o Vereador Aurimar Mansano (PTB) e como membros os Vereadores Francisco Carlos Marcelino – Carlinhos da Farmácia (PDT) e Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB), além dos funcionários legislativos que dão apoio a comissão. As visitas são escolhidas aleatoriamente e no momento de saída da comissão. Na primeira visita a CAR solicitou um novo prédio para a UBS do Getuba, o que foi aceito pelo Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB).
A segunda visita da CAR desde a sua criação em 2006 e a primeira de 2007 foi desta vez para a UBS do bairro do Tinga, na zona sul da cidade.
Os Vereadores foram surpreendidos com a presença do Secretário Municipal de Saúde no local, o dentista Olegário dos Santos e aproveitando a oportunidade foi entrevistado pelos Vereadores, respondendo a várias perguntas sobre a pasta.
Dentre as questões abordadas o Secretário relatou que o Centro de Especialidades estará pronto em setembro deste ano e que a Radiologia estará instalada nos próximos 45 dias, bem como o atendimento até às 21 horas nas UBS do Porto Novo e Massaguaçu está paralisado para reavaliação. Sobre os problemas encontrados na UBS do Tinga o Secretário afirmou que estarão solucionadas o mais breve possível.
Os problemas na UBS do Tinga, detectados pela CAR da Saúde foram o da falta de um bebedouro, de ventilador, mato alto ao redor e dentro da área da UBS, a falta de protetor solar para os agentes do PSF (Programa de Saúde da Família) e o parcial funcionamento do telefone da unidade, além da falta de médicos e a demora nas consultas.
Mesmo suavizado pelo Secretário as críticas foram mantidas pelos usuários da UBS, entrevistados pelos Vereadores durante a visita. Os relatos falam na demora em até 1 ano para consultas em ginecologia e 90 dias para pediatria. A situação ficou mais problemática quando os Parlamentares observaram a entrega de senhas para consultas no Pronto-Atendimento, quando mais de 10 pessoas ficariam aguardando atendimento por mais de 2 horas.
Para o Vereador Presidente, medidas urgentes precisam ser feitas de imediato. “Constatamos sérios problemas na UBS do Tinga e faremos ofícios cobrando ações e resultados para que os prejuízos à população não continuem e aumentem. Esta é a função da CAR da Saúde, verificar a situação da mais complicada pasta municipal, que lida com a vida dos contribuintes”, disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara repete pauta da sessão anterior
Projetos não foram votados devido a Regime de Urgência

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta terça-feira – 6 de março, a partir das 19h30 no seu plenário a 5ª Sessão Ordinária semanal. Na pauta os projetos constantes na semana anterior, que não foram votados devido as proposituras em Regime de Urgência que foram apresentadas.
Apenas 3 (três) projetos constam na pauta e todos têm a autoria de Vereadores. Outros projetos podem ser apresentados e não estarem incluídos na pauta, de autoria do Executivo ou do Legislativo, sendo votados em Regime de Urgência e para que isso seja feito, é necessária a assinatura da maioria dos Vereadores presentes.
Do Vereador Aurimar Mansano (PTB), projeto dispõe sobre a troca de quadros negros por quadros brancos nas escolas da rede de ensino municipal.
O Vereador Aureliano Gonçalves Pereira – AG Pereira (PSC) apresenta para votação projeto que autoriza o Executivo a criar concurso para a escolha do Logotipo Oficial do município de Caraguatatuba.
Finalizando a Ordem do Dia, o Vereador Francisco Carlos Marcelino – Carlinhos da Farmácia (PDT) discute a proibição de circulação de veículos de transportes de produtos perigosos e containeres nas vias públicas localizadas em zona residenciais e comerciais da cidade.
A Sessão Ordinária semanal da Câmara de Caraguatatuba é pública, sendo assim, aberta a população; Tem início às 19h30 e pode ser ouvida ao vivo pela rádio Caraguá FM – 89,5 Mhz. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Futebol em comemoração ao aniversário de Caraguá já começou

Caraguatatuba - As comemorações dos 150 anos de Caraguatatuba já iniciaram na área esportiva. Teve início no domingo, dia 4, o Torneio de Futebol de Campo Aniversário da Cidade. As disputas aconteceram nos campos do E. C. Brasília e E. C. Indaiá.
No campo do Brasília, o Tabajara F. C. goleou o E. C. Pegorelli de 6 a zero, com gols de Eduardo, Wellington(2), Pita, Naldo e Joaci. O Pedrinho F. C. venceu de 4 a 2 o E. C. Barranco Alto. Os gols do Pedrinho foram marcados pelos atletas Edinho, Lipe, Isaias e Jackson. Marcaram para o Barranco Alto, os competidores Luciano e Ivan.
O E. C. Indaiá recebeu duas partidas. O E. C. Tourinhos enfrentou o Juventus E. C. e venceu de 2 a zero, com gols de Rafael e Mengo e o E. C Primavera também venceu o E.C. Casa Branca de 2 a zero. Os gols foram marcados pelos atletas Lúcio Cacique e João Marcelo.
No dia 11, domingo, acontecerão mais seis disputas. No campo do Brasília, o E. C. Águia Dourada enfrenta o A.F. Santa Cruz, e, A.E. Gaivotas entram em campo com o E.C. Cruz de Malta. No campo do Poiares, o E.C. Barcelona enfrenta o G.R. Jaraguazinho e o E.C. São José disputa com o Jetuba F.C. O campo do Indaiá recebe o A. A. Riza que disputa com o Beira Mar e o A. A. Corinthians disputa com o E.C Indaiá. Todas as competições têm entrada gratuita.
Mais informações pelos telefones 3888-4110 ou 3887-1165 com Leandro ou Renato.
 (Fonte: PMC)

Goleada marcou competição de Beach Soccer em Caraguá

Caraguatatuba - O final de semana foi de muita adrenalina na área esportiva em Caraguá. Na sexta-feira, 2, e no sábado, 3, aconteceram seis disputas pela 7ª e 8ª rodadas do Campeonato Municipal de Beach Soccer. Os times lutaram pela melhor pontuação na primeira fase e conquistar uma vaga na segunda fase da competição.
No sábado, pela sétima rodada, o Rosa Dourada B enfrentou o Britânia e venceu de 6 a 4, em seguida o Tabashow empatou com o Patos de 3 a 3. A competição foi para a prorrogação e o atleta Magrão fez o gol da vitória para o Tabashow. A última disputa foi entre o Sportinga e o Performa. Na luta pela vitória, o Performa não deu chance para o seu adversário e venceu de 5 a 3. Todos os jogos no masculino.
No domingo, pela 8ª rodada, as disputas foram marcadas pelas goleadas. No masculino, o Bayer de Munich foi goleado pelo Acalino, 1 a 17, já no feminino, a equipe Seleção de Ubatuba goleou de 7 a zero o time Projeto Integração e o PSV venceu o Força Jovem de 3 a 2, no masculino.
Nesta segunda-feira, 5, a partir das 19h acontece mais 3 disputas. O Rosa Dourada A enfrenta o MH Marcenaria, em seguida o São Paulo disputa com o A.A. Corinthians e a última partida será entre o União do Olaria e Lion Zeladoria.
Na terça-feira, 6, às 19h, o Tabajara enfrenta o União das Palmeiras, o E. C Primavera entra em campo com o Cruz das Almas e o Jardim América disputa com o Projeto Integração.
As disputas acontecem na arena de Beach Soccer pra praia do Indaiá, ao lado da pista de Bicicross. Todas as competições terão entrada gratuita. Prestigie o esporte de sua cidade.
 (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Manoel Marcos é eleito pelo 3º Biênio, presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte

Ilhabela - O Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte se reuniu na última sexta-feira, 02, na Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, para empossar seus novos membros e eleger a coordenação (presidência, vice-presidência e secretaria executiva) para o biênio 2007-2009.
O CBH é um colegiado formado por 36 membros titulares e 36 suplentes, representantes de órgãos estaduais, prefeitura e sociedade civil – cada destes segmentos com 12 titulares e 12 suplentes.
A presidência do Comitê é ocupada pelos prefeitos da região, em sistema de rodízio. Há duas gestões (quatro anos), quem está no cargo é o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, novamente empossado para o biênio 2007-2009.
O Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte foi instalado em 1997, como desdobramento do Comitê do Paraíba do Sul. Sua área de atuação abrange os quatro municípios do Litoral Norte, ou seja: Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, com 34 sub-bacias. É formado por 12 representantes de cada segmento, e conta com três Câmaras Técnicas - Planejamento e Assuntos Institucionais; Saneamento; Turismo e Educação Ambiental.
O CBH-LN coordenou a elaboração de um Diagnóstico - Relatório Zero - da região e conta com um Plano de Bacias que foi elaborado de forma participativa, através da realização de reuniões e audiências públicas e calcado na realidade das bacias, uma vez que foram realizados trabalhos de campo dos quais participaram todos os órgãos que desenvolvem atuação na região, como Polícia Ambiental, Instituto Florestal, Fundação Florestal, DEPRN, CETESB, SABESP, Prefeituras, sociedade civil. Essa equipe fez um levantamento dos principais problemas nas bacias visitadas como subsídio para o Plano. Além disso, a cada fase de elaboração, o projeto era discutido pelos membros do Comitê.
Em 2001 iniciou a organização do Fórum de Integração do Litoral Norte, com a proposta de discutir os planos e estudos já desenvolvidos para a região, tais como o Plano de Bacias, Gerenciamento Costeiro ou Zoneamento Econômico Ecológico do Litoral Norte - GERCO, Planos Diretores Municipais e Legislação sobre Uso e Ocupação do Solo, Plano Diretor de Resíduos Sólidos e respectivo Estudo Ambiental do Litoral Norte, Plano de Gestão dos Parques. O objetivo era discutir os problemas, que são recorrentes, e construir uma agenda comum. Já aconteceram quatro encontros e está sendo organizado o próximo que deverá ocorrer em breve.
O CBH-LN recebe anualmente verbas para custeio e investimento da ordem de R$600mil, que são utilizados para manutenção da Secretaria Executiva e para financiamento de projetos voltados para recuperação, conservação e preservação dos recursos hídricos. Desde sua criação, já investiu aproximadamente R$ 8 milhões em iniciativas na região.
Com o objetivo de auxiliar na elaboração de projetos e melhorar a qualidade dos mesmos, foi organizado o Curso de Elaboração de Projetos com Ênfase em Recursos Hídricos, realizado no início da gestão do prefeito Manoel Marcos, à frente da presidência do CBH-LN, em 2003.
A avaliação foi positiva e os resultados já podem ser observados nos projetos financiados a partir de 2003. Trata-se, portanto de um espaço de atuação organizada de todos os segmentos atuantes na região e vem cumprindo o papel de aglutinador de idéias e ações voltadas para a solução dos problemas e conflitos relativos aos recursos hídricos e meio ambiente no Litoral Norte.
Na ocasião, o prefeito Manoel Marcos também foi indicado para representar os Comitês de Bacias Hidrográficas da Serra da Mantiqueira e do Paraíba do Sul, no Conselho Estadual de Recursos Hídricos.
“O Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo é um órgão ligado a Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Sua principal finalidade é a valorização dos corpos d’água de domínio estadual, fico lisonjeado em ter sido indicado para representar os comitês da Serra da Mantiqueira e do Paraíba do Sul junto ao Estado”, afirmou o prefeito de Ilhabela e presidente do CBH-LN, Manoel Marcos de Jesus Ferreira. (Fonte: PMI)

Ilhabela terá representante na "World Police and Fire Games"

Ilhabela - Na tarde da última segunda-feira, 05, o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, recebeu em seu gabinete a visita do Bombeiro Cláudio Paes de Barros, o famoso bombeiro “Toddy”, que estará participando da “World Police and Fire Games”, olimpíada para bombeiros e policiais, que acontece de 17 a 31 de março na cidade de Adelaide, na Austrália.
A delegação brasileira conta com 48 integrantes e Toddy será o representante de Ilhabela, e único integrante do LN, nas modalidades de Cross Country e Super Life Saving. A “World Police and Fire Games”, terá a participação de mais de 10.000 bombeiros e policiais de todo o mundo. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Teatro Municipal recebe “Chá de Setembro” no fim de semana

São Sebastião - O Teatro Municipal de São Sebastião receberá nesta sexta-feira e sábado (9 e 10/03) a comédia “Chá de Setembro”, escrita pelo psicanalista Julio Conte, que faz um mergulho no universo feminino, contando a trajetória de três "amigas para sempre" que se encontram periodicamente para tomar chá. O evento tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).
Durante o chá as três amigas discutem suas relações pessoais e profissionais, encontros e desencontros amorosos e familiares. Com o passar dos anos, a vida vai se encarregando de conduzi-las por caminhos diferentes dos que imaginavam, impossibilitando-as de cumprir seus planos de “amizade eterna”.
A peça tem a direção de Marcus Cardelíquio e traz no elenco os atores Fernando Vieira, Eliete Cigarini, Lulu Pavarin e Mara Faustino. Segundo Mara, a peça “Chá de Setembro” foi selecionada, entre mais de 300 espetáculos inscritos, no edital do Programa de Ação Cultural (PAC), da Secretaria de Estado da Cultura para circulação de espetáculos.
“A idéia do projeto é levar espetáculos que estiveram em cartaz em São Paulo a cidades do interior e litoral paulista, por isso os ingressos terão preços populares”, disse a atriz. “É um espetáculo que emociona e faz rir, criando uma forte identificação com a platéia feminina, principalmente nas freqüentes cenas de embates com o sexo oposto”, completou.
Na sexta-feira (9/03) o espetáculo terá a entrada solidária de um quilo de alimento não perecível. Já no sábado (10/03), a entrada custará R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). A meia entrada vale para idosos, estudantes e servidores públicos. As sessões iniciam a partir das 21h. Informações pelos telefones (12) 3892-2620 ou 3892-4489. (Fonte: PMSS)

Prefeitura inicia processo de oficialização de ruas em núcleos congelados

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, assina ainda esta semana os decretos de oficialização e denominação de ruas nas Vilas Sahy (antiga Vila Baiana e Mosquito), Barreira, Tropicanga e Débora, todas na Costa Sul do Município. Serão mais de 50 ruas oficializadas, assim como o nome das comunidades.
Além disso, a Prefeitura já oficiou as concessionárias Sabesp e Bandeirante para ligação das redes de água, esgoto e iluminação pública.
Nessa segunda-feira, 5 de março, a comissão criada para a implantação das ZEIS (Zonas de Especial de Interesse Social) se reuniu com o prefeito para traçar o cronograma de ações.
A próxima reunião com a comunidade será na Vila Barreira, na próxima quinta-feira, 8 de março, às 18h. O encontro será na casa de um morador do bairro, ainda a ser definido.
 (Fonte: PMSS)

Salva-vidas de São Sebastião vai participar de competição na Austrália

São Sebastião - O cabo PM Cláudio Paes de Barros, 34 anos, do 2ª PB do 17º Grupamento de Bombeiros, situado em Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, vai participar de uma competição mundial que acontece na cidade de Adelaide, na Austrália.
Barros é o único representante do Litoral Norte do Estado de São Paulo, que contará com uma delegação de 50 pessoas. Esta é a primeira vez que o policial participa de uma disputa fora do país.
Os jogos começam no próximo dia 17 de março e deve contar com a presença de aproximadamente 10 mil atletas. Para cada modalidade, o competidor deve desembolsar, em média, US$ 20.
Segundo o cabo, o torneio é organizado pela ‘World Police and Federation Fire Games’, com sede em San Diego, na Califórnia (EUA), e reúne diversas modalidades esportivas. Dentre as provas profissionais, ou seja, aquelas específicas disputadas por oficiais do Corpo de Bombeiros, o PM vai disputar do salvamento de vítimas com long board (pranchão) e com flutuador, além do super life saving, que consiste em uma prova de salvamento realizado em piscina, onde é exigida muita resistência.
Paes também concorrerá das modalidades vôlei de praia, com outro bombeiro, e da Cross Country, uma prova de pedestrianismo, com cerca de 10km, em que o atleta passa por inúmeros obstáculos como areia da praia, montanha e asfalto. “Minha expectativa é boa, embora grande parte dos atletas tenha nível olímpico. Mas na parte técnica profissional eu acredito que possa obter uma boa colocação”, declara o cabo.
O oficial já participou de várias competições no Estado de São Paulo. Recentemente, ele ficou em 5º lugar em um campeonato sul americano realizado no Guarujá, de velocidade (corrida de 50 metros). Em todo o Estado são 19 Grupamentos do Corpo de Bombeiros e cada um, explica Barros, tem direito a nomear dois representantes a critério do comando de cada unidade. “A escolha é baseada por merecimento. O policial tem que ser esportista e ter participado de algumas provas”, conta.
Barros embarca para Austrália no próximo dia 13. As passagens e parte da estadia estão sendo pagas pela Fundação Conrado Wessel, com sede em São Paulo, que financia áreas esportivas e culturais. (Fonte: PMSS)

Prefeitura de São Sebastião retoma Ciclo de Orientações no PAT

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador, órgão ligado à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), promove nesta quarta-feira (7/03), a partir das 10h no PAT de Boiçucanga, a palestra sobre “Desenvolvimento do currículo”, dentro do programa “Ciclo de Orientações”.
As palestras são realizadas sempre pelos funcionários do PAT. O programa "Ciclo de Orientações" tem como objetivo oferecer aos cidadãos sebastianenses, informações a respeito do mercado de trabalho e sobre as formas necessárias de quando procurar um emprego.
A diretora do PAT, Elizete Nossabein, ressalta a importância de orientar a população para a procura de emprego. "As orientações serão sobre o perfil adequado às exigências do mercado de trabalho e como se apresentar em uma empresa. Damos dicas também para as pessoas melhorarem as chances de conseguir um emprego e para que elas invistam no seu próprio negócio", declarou.
Ainda neste mês, os interessados em ingressar preparados para o mercado de trabalho, poderão conferir palestras como “O mercado de Trabalho e técnicas de procura de emprego”, “A solicitação de empregos e entrevistas” e “Testes aplicados pelos empregadores”.
Os interessados no Ciclo de Orientações podem se inscrever por telefone ou no Posto de Atendimento nos dias das palestras. O PAT fica localizado na rua João Cupertino dos Santos, 245, ao lado da Prefeitura. O PAT de Boiçucanga fica localizado na Avenida Walkir Vergani, n° 79. Mais informações pelo telefone (12) 3892-4606. (Fonte: PMSS)

“Só Alegria” vence jogo de abertura do Campeonato Municipal de Futebol dos Veteranos

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), realizou no último domingo (4/03), a primeira partida do Campeonato Municipal de Futebol dos Veteranos.
O jogo foi disputado entre o Só Alegria (Topolândia) e o Caiçara (Centro) no Estádio Municipal ‘Otoniel Santos’, localizado no Varadouro. O time Só Alegria foi o vencedor por um placar de 4 a 1.
No próximo final de semana, a Seesp realiza mais jogos no Centro e na Costa Sul do município. Em Juquehy, no domingo (11/03), disputam a partir das 10h o time da Barra do Sahy e o Gaivota, de Boracéia, e às 11h40 se enfrentem as equipes de Juquehy e da Vila Sahy (ex-Vila Baiana), situada na Barra do Sahy.
Já no campo da Barra do Una, também na mesma data, com início às 10h, jogam os times Cachoeira, de Maresias, e Cambury. Logo depois, às 11h40, a partida é entre o Barra do Una e o Pau Brasil, de Cambury. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi


Problemas na Saúde de Ubatuba

Ubatuba - Atendendo á pedidos da comunidade, o vereador Charles Medeiros compareceu no ultimo dia 05/03 a Santa Casa de Ubatuba onde deparou com mais de 70 pessoas indignadas pela demora no atendimento. Era aproximadamente 12h10min, e o Vereador foi informando que alguns cidadãos, ali se encontravam desde as 07h00 da manhã. Após procurar o Administrador da Santa Casa, e ser informado que o mesmo não se encontrava em Ubatuba, entrou em contato com o Secretario de Saúde do Município, solicitando maior presteza no atendimento da comunidade, depois ligou para o Gabinete do Srº Prefeito Eduardo César, mas segundo Medeiros, o mesmo não se encontrava no local. O vereador informa que a população de Ubatuba merece e deve ser respeitada pelos Poderes Constituídos, “já temos uma crise de Dengue de grandes proporções, é necessário que se informe e atenda melhor nosso Munícipe, pois do jeito que está não pode ficar afinal saúde é um direito constitucional”.
 (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Verão Fundac 2007 chega ao fim com muita festa

Ubatuba - A Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba (Fundac) encerrou, no último sábado, 4, o Projeto Verão FUNDAC 2007 – “Nosso Papel é Reciclar”. Desde o dia 22 de janeiro, o Projeto proporcionou ações motivacionais a cerca de 60 crianças e adolescentes, encaminhados pelo Conselho Tutelar e Voluntários do Juízo. Como resultado, o projeto poderá ser implantando em caráter efetivo, funcionando em qualquer época do ano.
A presidente da Fundac, Josiane Grunvald afirma que este é um marco para o futuro sadio da população infanto-juvenil, com a possibilidade de capacitação profissional. “Tivemos muitas atividades recreativas, esportivas, culturais, ecológicas e de educação de base, mas nosso propósito não foi apenas proporcionar lazer. O objetivo real foi promover uma sensibilização de todos para implantação do “Projeto Nosso Papel é Reciclar”, conta.
No sábado, 4, as crianças realizaram uma grande confraternização de encerramento, com brincadeiras, jogos, demonstração de funcionamento da oficina de reciclagem de papel, almoço, apresentação de capoeira, entre outras atividades.
Reciclagem - A Oficina de Reciclagem de Papel do projeto foi montada nas instalações do Projeto Arco-Íris. O projeto, que visa o aproveitamento de resíduos de papel e papelão, transformando-os em objetos úteis, teve uma equipe com monitores e uma assistente social, que incentivaram cerca de 40 crianças e adolescentes, entre 12 e 17 anos, à aprendizagem técnica de reciclagem de papel. “Estamos no começo, mas pudemos ver que, em pouco tempo, as crianças pegaram gosto pela coisa e a cada dia o produto final tem saído com mais qualidade”, conta o monitor Og Abate.
A presidente da entidade lembra que a oficina de reciclagem de papel não termina, com o fim das atividades de verão. “Nossa função é continuar aprimorando as técnicas, para que no futuro as crianças e adolescentes possam fazer disso uma fonte de renda”, completa Josiane.
O projeto teve como parceiros o CMDCA, as Secretarias de Cidadania e Desenvolvimento Social, Educação e apoio da Secretaria de Esportes e Lazer e Seleta Agencia Fornecedora de Profissionais.(Fonte: PMU)

Fundart homenageia a mulher de Ubatuba

Ubatuba - A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) promove, no próximo dia 10, um programa Lítero-Musical em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que é celebrado na quinta-feira, 8. Poetisas, cantoras e instrumentistas e dançarinas estarão, com toda sua sensibilidade, prestando homenagem à mulher ubatubense. A homenagem acontecerá no Salão Térreo do Casarão do Porto, à partir das 20 horas e é uma realização do Grupo Setorial de Musica da FUNDART
Na programação, Heloísa Leite fará a leitura das poesias “Ubatuba” e “Alegria na Tristeza”. As intérpretes Marisa Taguada e Aninha Fernandes, Regina Porto de Nogueira, Isabel Prado e Ofélia Prado e Grupo Canoa interpretarão clássicos da MPB, como “Valsinha” e “Meu Guri”, de Chico Buarque; “Xote das Meninas”, de Luiz Gonzaga e Dantas e muito mais. A dança ficará por conta de um grupo de Hip-Hop. E para completar a noite, haverá apresentação dos grupos instrumentais Saia Justa e Solstício Maior. (Fonte: PMU)

Balcão de empregos divulga balanço de fevereiro

Ubatuba - O Balcão de Empregos da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Ubatuba divulgou o balanço de suas atividades no mês de fevereiro. No período entre os dias 1º e 28, foram atendidas 378 pessoas. Dessas, 342 foram encaminhadas para entrevista. Os empresários disponibilizaram 70 vagas no período e todas foram preenchidas.
O setor de documentação realizou, no mesmo período, o preenchimento de 56 planilhas de RG (1ª e 2ª vias) e 57 pedidos de certidões (casamento, nascimento e óbito). (Fonte: PMU)

Beach Soccer feminino de Ubatuba goleia e está na semifinal

A equipe de Beach Soccer feminino de Ubatuba continua arrasadora no Campeonato Municipal de Caraguá. No último sábado, 3, obteve sua segunda vitória no torneio, ao golear o Projeto Integração por 7 a 0, com cinco gols de Meire e dois de Tati.
Com o resultado, o time de Ubatuba garantiu vaga na fase semifinal do torneio, e decide a liderança do grupo “A” da competição, nesta terça, 6, contra a equipe Lorena I. A partida acontece na arena de Beach Soccer, da Praia do Indaiá às 20h30. (Fonte: PMU)


Semana de 02/03 à 08/03/2007

CINE PORTO (Ubatuba)


"Rocky Balboa"
Ás 16:50 hs - 19:00 hs - 21:10 hs.


CINE PASSEIO (Ubatuba)

"Apocalypto"
Às 16:30 hs - 19:00 hs - 21:30 hs.


Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Nos tempos dos candeeiros

Após o canto do galo
Que assinalava o fim
Do domínio das trevas,
Após um café forte
Feito por Tia Maria
No fogão a lenha,
Tio Genésio rolava a canoa
E enfrentava o mar
Em quatro horas
De remo e vela traquete
Até à Ilha Vitória,
Para pescar caçoa,
Da caçoa tirar o fígado
E do fígado extrair o óleo,
Que depois era transformado,
Milagre da medicina,
Em óleo de fígado de bacalhau
Fonte de muita vitamina
E cura pra todo mal.
 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Ilhabela vai barrar acesso de veículos para conter turismo de um dia
Câmara deve aprovar projeto do Executivo que limita em 10 mil o número de carros na ilha durante a temporada
Carlos Marchi ( no Estado de hoje)

Ilhabela vai se tornar um paraíso restrito, fechando suas portas ao excesso de turistas. Um projeto que tramita na Câmara local - e deverá ser aprovado - prevê que na alta temporada e nos feriados o ingresso na ilha será limitado a 10 mil veículos. O número é menor que os 16 mil carros recebidos no carnaval e menos da metade dos 23 mil que entraram entre o Natal e o ano-novo. A medida a colocará entre as ilhas brasileiras protegidas, como Fernando de Noronha e Ilha Grande, no Rio.

Autor do projeto, o prefeito Manoel Marcos (PTB) diz que Ilhabela não suporta mais o peso do turismo desenfreado, os terríveis engarrafamentos e o acúmulo de lixo deixado pelos visitantes, sem falar na bandeira vermelha permanentemente hasteada em três praias - sinal de água imprópria para banho - numa ilha que abriga um parque estadual e tem 88% de sua área ocupada por mata atlântica. Consultado pelo prefeito, o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, estimulou a adoção da restrição, mesmo antevendo o risco de polêmicas judiciais.

Graziano prometeu apadrinhar um convênio do município com a Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa) para peneirar o transporte de veículos na balsa São Sebastião-Ilhabela. Terão livre trânsito carros licenciados em Ilhabela, veículos de quem tem casa na ilha e de turistas com reserva em hotéis, pousadas ou campings, veículos oficiais e de transporte de gêneros e combustíveis. Mas os turistas de um dia (que chegam de manhã e vão embora à noite) só entrarão se o limite de 10 mil veículos não for esgotado.

LIMITES DA NATUREZA

O prefeito admite que a medida vai redundar na valorização dos terrenos da ilha, mas diz que seu objetivo é aplicar um freio na desordem turística do litoral norte. O ambientalista Mário Mantovani, da SOS Mata Atlântica, que em passado recente foi ácido crítico do prefeito, apoiou a restrição: 'Ilhabela tem limites e o carro é o primeiro a esgarçar esses limites. A fórmula é bem bacana.'

A idéia de blindar a ilha tem antecedentes. Há alguns anos o município passou a cobrar uma taxa diária de R$ 375 a ônibus e vans de turistas que não têm reserva em hotéis e vão a Ilhabela somente para passar o dia. Esse turista, dizem os ilhéus, atravanca as ruas, gasta quase nada no comércio local e deixa montanhas de lixo nas praias.

Os ilhéus confessam que fizeram uma clara opção pelos turistas mais abonados, como os passageiros de navios de cruzeiro, cujas escalas em Ilhabela têm aumentado ano a ano. De novembro a março, serão 64 transatlânticos (eram apenas 15 em 2000/2001) que desovarão turistas de um dia bem diferentes: mais de 100 mil pessoas que chegam sem carro, ficam em torno de oito horas e, nesse curto período, na atual temporada, gastarão R$ 14 milhões nos restaurantes, lojas e táxis de Ilhabela.

'É polêmico', admite o vereador Márcio Garcia (PR). 'Mas quem dá emprego a nossa gente é o turista que fica nos hotéis, come nos restaurantes e compra nas lojas.' O presidente da Câmara, Joadir Capucho (PPS), faz dueto: 'Numa casa para 5 não cabem 20. Ilhabela passou do limite.' O ambientalista Nivaldo Simões, estudioso da história da região, concorda: 'É inevitável disciplinar a entrada de veículos e pessoas para dar qualidade ao turismo.'

A promotora do Meio Ambiente no litoral norte, Elaine Taborda, diz desconhecer o projeto, mas opina que, em tese, a idéia de controlar o número de veículos é eticamente correta e juridicamente sustentável. 'As prefeituras do litoral norte não têm fiscalização adequada e os movimentos de ocupação de áreas são intensos', afirma. 'E Ilhabela é de uma fragilidade ambiental muito grande.'

À distância, Graziano diz que Ilhabela não terá novos empreendimentos imobiliários depois de concluído o condomínio Yacamin, da Odebrecht, com 150 casas. 'Lá não se derruba nem mais uma árvore', diz, repetindo a promessa que o antecessor, José Goldenberg, fez em 2005 e não cumpriu: vai demarcar o Parque Estadual de Ilhabela para não haver mais controvérsias sobre seus limites, até aqui medidos por altímetro, já que a linha demarcatória fica na cota 200 (200 metros acima do nível do mar).

Enviado por Ronaldo Dias

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Vila da Almada ©Marcio Naves

Vila da Almada
©Marcio Naves

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor