Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 15 de Março de 2007 - Nº 1726 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
UNITAU promove evento científico em Ubatuba
Alunos da UNITAU participam de campeonato de Baja


Caraguatatuba
UNIVAP promove aprimoramento técnico com Maricultores do LN
Prefeito de Caraguá e secretários acompanham trabalhos da Petrobras no município
Caraguá BMX Clube trouxe quatro títulos de Jacareí
Apenas um projeto da pauta não é votado
PDT quer mobilização no Encontro Regional
Prefeito de Caraguá recebe título de Cidadão Sebastianense
CAR visita Quiosqueiros na próxima sexta-feira

Ilhabela
1ª. Faculdade de Tecnologia com aulas à distância em Ilhabela já é realidade


São Sebastião
São Sebastião comemora aniversário com show do cantor Zé Ramalho
Ditraf reforça sinalização no bairro São Francisco
NOTA FERIADO MUNICIPAL
Alunos das Oficinas Culturais deixam mensagens para São Sebastião
Araketu agita o fim de semana em São Sebastião
Ciclo de orientações sobre desemprego e mercado de trabalho prossegue no PAT de Boiçucanga
Teatro Municipal lota com apresentação de “Memórias de um Sargento de Milícias”


Ubatuba
Prefeitura notifica empresa para proceder reparos na Avenida Iperoig
Beach soccer feminino de Ubatuba confirma classificação com goleada
Casos de dengue crescem em todo o Brasil
Praia da Almada sedia etapa de abertura do Circuito Ubatuba de Águas Abertas
Informática pedagógica é tema de capacitação para professores em Ubatuba
Evento Top Tuning agita a cidade de Ubatuba
Prefeitura cria Comissão de Desenvolvimento do Plano Municipal de Mobilidade

Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

UNITAU promove evento científico em Ubatuba
Encontro realizado em parceria com USP, Unesp, CNPq e Capes discutirá as principais descobertas sobre os crustáceos existentes no Estado de S.Paulo

Litoral Norte - A Universidade de Taubaté (UNITAU) realiza nesta semana, de 14 a 16 de março, no Campus de Ubatuba, o I Workshop sobre Crustáceos Decápodos (camarões, caranguejos e lagostas) de áreas estuarinas (onde há o encontro de rios e mares) do Estado de São Paulo. O encontro é realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Carcinologia (ramo da zoologia que estuda os crustáceos), com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e com a Universidade de São Paulo (USP), e tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Os objetivos do workshop são apresentar os estudos já realizados sobre a biologia desses crustáceos, levantar as perspectivas para futuros estudos sobre o tema e incentivar outros pesquisadores a desenvolverem pesquisas sobre essas espécies. “Esses animais contribuem para o equilíbrio biológico nos ecossistemas aquáticos. Por isso, os estudos sobre os crustáceos são extremamente importantes”, explica o Prof. Dr. Valter José Cobo, chefe do Departamento de Biologia e um dos coordenadores do evento.
As regiões estuarinas são consideradas “berçários” naturais por serem espaços em que grande parte da fauna marinha se reproduz e se alimenta. Devido à poluição de muitas áreas estuarinas, torna-se mais importante à pesquisa saber as conseqüências da degradação ambiental no desenvolvimento das espécies. “Por meio do workshop, poderemos realizar um mapeamento das áreas no litoral paulista e realizar atividades de monitoramento ambiental”, afirma o professor.
O público-alvo do evento é formado por biólogos, zootécnicos e engenheiros ambientais, que pesquisam ou se interessam por estudos sobre o tema, além de profissionais que trabalham em prol da preservação do ecossistema, como gestores ambientais, e graduandos em Biologia e em Engenharia Ambiental.
Os estudos expostos durante o evento serão apresentados em forma de painel e de comunicação oral. Os melhores estudos serão selecionados pela comissão organizadora para serem publicados na Nauplius, revista especializada da Sociedade Brasileira de Carcinologia. (Fonte: UNITAU)

Alunos da UNITAU participam de campeonato de Baja
Equipe Bajeca desenvolveu novo protótipo para se adequar ao regulamento e para disputar o enduro de quatro horas em meio a obstáculos

Litoral Norte - A equipe Bajeca, formada por alunos dos cursos de Engenharia da UNITAU, irá participar da competição pedagógica Baja SAE Brasil Petrobrás (Sociedade de Engenheiros de Mobilidade, sigla em inglês) nesta semana em Piracicaba (SP). O campeonato, que ocorre de 15 a 18 de março, contará com a participação de 70 equipes de 53 faculdades de 13 estados, além do Distrito Federal.
Os bajas são protótipos de veículos, construídos exclusivamente por alunos, com estrutura tubular em aço, de quatro ou mais rodas, para uso fora de estrada. Os veículos são avaliados considerando o conforto do operador, a possibilidade de produção em massa, a integridade estrutural e a originalidade. Os protótipos também passam por provas de tração, de manobrabilidade, de rampa, de aceleração, de velocidade máxima e de frenagem. O grande teste da competição ocorre no último dia, quando os carros enfrentam um enduro, de quatro horas, cheio de obstáculos.
As três equipes que obtiverem as melhores pontuações terão a chance de representar o Brasil na SAE Baja RIT, competição realizada pela SAE Internacional que ocorrerá em junho, na cidade de Rochester, Nova York, EUA.
Para a competição, a Bajeca (nome dado em homenagem ao personagem Jeca Tatu) desenvolveu uma série de mudanças no protótipo, adequadas ao novo regulamento da SAE Brasil, organização que coordena as competições. “O regulamento da comissão organizadora está mais rigoroso este ano. Para competirmos, tivemos de atender a todas as exigências técnicas e de realizar várias modificações no projeto do novo carro”, explica o coordenador da equipe, Prof. Ms. Milton Koiti Akiyama.
Desde setembro do ano passado, a equipe estuda as modificações a serem introduzidas no protótipo. Dentre as principais mudanças, estão a alteração do design do carro, que ganhou linhas mais arrojadas para atender ao critério de originalidade da competição, e a frente do veículo, que tem nova forma para evitar a projeção de barro sobre o piloto. Também foi reduzida a distância entre os eixos e a posição de pilotagem sofreu melhorias, beneficiando o piloto. “Com as alterações, o carro está equipado para participar da competição e para enfrentar o enduro de quatro horas”, ressalta Akiyama.
Integração - O grupo Bajeca é formado por 12 alunos, do 1º ao 5º ano, dos cursos de Engenharia Mecânica, de Engenharia de Produção Mecânica, de Engenharia Elétrica e de Mecatrônica da Universidade de Taubaté.
O projeto do Baja Cross engloba todas as áreas e os universitários atuam diretamente na construção do veículo, desde sua concepção, cálculos e desenhos, até o planejamento de compras e a importação de peças. Nesse processo, a equipe faz uso de todos os laboratórios do complexo das Engenharias e os alunos têm a oportunidade de aprender a usar ferramentas informatizadas, como o Autocad.
Em 2006, a equipe Bajeca participou do 10º Baja Cross São Carlos, competição realizada no campus da Universidade de São Paulo (USP) São Carlos. No campeonato, a equipe da UNITAU conquistou a 6ª colocação no enduro e a 9ª colocação na classificação geral.
 (Fonte: UNITAU)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

UNIVAP promove aprimoramento técnico com Maricultores do LN
A Associação de Maricultores de Caraguatatuba participou neste fim-de-semana do projeto "Maricultura", que está sendo implantado no Litoral Norte por meio de uma parceria com a UNIVAP, Sebrae, Governo do Estado, entre outros

Caraguatatuba - A Associação de maricultores da praia da Cocanha tem motivos para comemorar, com o novo projeto que está sendo implantado na região. Um trabalho pioneiro sobre "Maricultura" - fruto de uma parceria entre a UNIVAP, SEBRAE SP pelo programa SAI - Sistema Agroindustrial Integrado, SEPEA - Sociedade de Estudos e Pesquisas em Ecossistemas Aquáticos, CEN - Centro de Estudos da Natureza, MAPEC - Associação dos Maricultores e Pescadores da Cocanha, AMESP - Associação de Maricultores do Estado de São Paulo, além das Prefeituras de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba.
Entre os principais objetivos deste trabalho com maricultura o projeto quer agregar valor de mercado ao produto final, como por exemplo mexilhões em conserva, desenvolvimento de técnicas alternativas na coleta do marisco, entre outros.
Além deste trabalho com os maricultores fortalecer o cultivo de mexilhão na cidade, a comunidade de Caraguá saiu ganhando com esta parceria com a UNIVAP, já que dois cultivadores de marisco foram beneficiados com bolsa de estudo na UNIVAP, em São José dos Campos, nas áreas de Biologia e Técnico em Aquicultura. Os encontros e capacitações, que acontecerão durante o ano todo, entre os pescadores da Cocanha e de outras cidades do Litoral Norte, estão previstos para acontecer a cada 15 dias.
De acordo com a avaliação da UNIVAP, que é a grande idealizadora deste trabalho, Caraguatatuba será favorecida, porque existem muitos criadores de mexilhão ao longo de todo o LN, mas trata-se de uma atividade solitária, pela distância entre as costeiras, de comunidade para comunidade. Por Caraguá ter um trecho mais curto de encosta, os maricultores acabaram se unindo e têm hoje uma associação bastante ativa e organizada.
O projeto "Maricultura" teve a primeira grande reunião em Caraguá, neste sábado 10 e domingo 11, e conforme explicou a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Caraguá, ele será desenvolvido com os maricultores da região até março de 2008.
Para a UNIVAP, a implantação deste trabalho com os maricultores é de grande importância porque a maricultura está em fase de crescimento, e prova disso é o aumento no consumo deste crustáceo. "O cultivo vem abrindo espaço não somente no ramo culinário - ele tem ampliado os horizontes das comunidades pesqueiras para redescobrir a importância de se trabalhar em parceria com a natureza".
A UNIVAP acredita que, no que se refere à maricultura, a sociedade vem de alguma maneira tentando ampliar os conhecimentos nos setores sócio-culturais e ambientais - o que prova que ainda é possível potencializar a interação entre ecossistema e seres humanos, com compromisso social e responsabilidade com a natureza(sem impactos ambientais). (Fonte: PMC)

Prefeito de Caraguá e secretários acompanham trabalhos da Petrobras no município

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba José Pereira de Aguilar, acompanhado dos secretários de Meio Ambiente, Auracy Mansano; de Urbanismo, Leandro Borella Barbosa; da Assessora de Comunicação Maria Luíza Baracat Vieira; do Chefe de Gabinete, José Pereira de Aguilar Júnior e do presidente interventor da FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), César Vieira Bisetto, esteve com técnicos da Petrobras, no dia 8, na Estrada do Rio Pardo, região sul do município, para conhecer a Estação Intermediária da empresa.
Na visita, Aguilar e os secretários puderam conhecer o local, onde uma bomba dá força ao Petróleo enviado para a REVAP em São José dos Campos e a REPLAN em Paulínia, região de Campinas.
O objetivo do prefeito é que todo o seu secretariado conheça, de perto, todos os trabalhos, passo a passo, que a Petrobras desenvolve na região, para que a população seja informada de tudo que acontecerá até que a instalação da UTGC - Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba, esteja concluída e em funcionamento.
O Prefeito está viabilizando, junto com a Petrobras, uma nova viagem à cidade de Urucu, região amazônica, para que outros secretários possam conhecer de perto a realidade de uma cidade, onde a Petrobras fez um grande investimento, semelhante ao que será desenvolvido no município. (Fonte: PMC)

Caraguá BMX Clube trouxe quatro títulos de Jacareí

Caraguatatuba - Após o bom resultado na 2ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross, a equipe do Caraguá BMX Clube trouxe quatro títulos do 21º Campeonato Jacareiense/Refactor de Bicicross, que aconteceu dia 11, domingo, na Pista Luciano Bruni.
Participaram da prova cerca de 250 pilotos das cidades de Santa Branca, Mogi das Cruzes, Atibaia, Lorena, São Paulo (Capital), Igaratá, São José dos Campos, Jarinú, São Bento do Sapucaí, Paulínia, Sapucaí Mirim, Campos do Jordão, Americana, Indaiatuba, Caraguatatuba e Cosmópolis e disputaram 19 categorias. Mesmo com o forte sol no dia da competição, os atletas mostraram força e habilidade.
O biker Marcos Santos "Chokito" (Mônaco/HS/Cash Bingo SJC/Circuit) que competiu na categoria boys 19 anos Mais conquistou o 1º lugar. O atleta mostrou que a idade não é problema (Chokito corre na Elite Máster) e deixou os pilotos mais novos para trás. Na Boys 9 à 10 anos, Matheus Prazeres, atleta com apoio do UniMódulo, HEC e TVPedivela, deixou para trás o atual Campeão Brasileiro, Yago Almendra, de Atibaia. Matheus corre na categoria 9 anos, inferior a que competiu, tanto no Paulista como no Brasileiro. O terceiro titulo foi conquistado pelo piloto Thiago da Matta, na categoria Cruiser até 15 anos, que dominou a prova até a chegada. A biker Beatriz Almeida foi a representante feminina da equipe e demonstrou toda sua evolução sagrando-se campeã na categoria girls 10 a 12anos.
A próxima disputa da equipe de Caraguá será no dia 22 de abril, em Caraguá. O evento fará parte das comemorações dos 150 anos de Emancipação Político-administrativa da cidade. A equipe caraguatatubense conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação.
Outros Pilotos de Caraguá também participaram da prova e conquistaram bons resultados:
Paulo "Mineiro" Carvalho - 2º lugar na categoria Cruiser 17 à 29 anos mais;
Rodolfo Correa - 2º lugar na categoria boys 13 a 14 anos;
Ruy Marcondes "Tubarão" - 3º Lugar na categoria Cruiser 17 à 29 anos;
Fábio Almeida - 3º lugar na categoria boys 9 à 10 anos;
Danilo Dias "kabelo" - 3º lugar na categoria Junior Man;
Lucas Prazeres (Tvpedivela) - 6º lugar na categoria boys 7 à 8 anos;
Rodrigo Sampaio - 8º lugar na categoria Junior Man;
Jéssica Peres - 6º lugar na categoria Girls 15 a 16 anos;
Alan Marquês, Luis Tadeu e Nathan Pereira (categoria 15 à 16 anos) e Evandro Castilho "Oreia" (Elite Man), não chegaram as finais.
(Fonte: PMC)

Apenas um projeto da pauta não é votado
Sessão teve Regime de Urgência rejeitado pelos Vereadores

Caraguatatuba - Após 3 (três) semanas a Câmara Municipal de Caraguatatuba votou os projetos constantes na sua Ordem do Dia durante a sua 6ª Sessão Ordinária semanal, transcorrida nesta terça-feira - 13 de março. Dos projetos agendados previamente apenas um não foi a votação. A Sessão Ordinária semanal teve ainda um projeto em Regime de Urgência, que foi rejeitado pelos Vereadores.
A pauta figurava a mesma há 3 semanas, devido ao grande número de projetos em Regime de Urgência que tem preferência para discussão e votação na sessão, baseado no Regimento Interno do Parlamento Municipal.
O único projeto em Regime de Urgência apresentado na sessão tem a autoria do Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT) e foi rejeitado por seus pares com 7 votos contrários e apenas 2 favoráveis. A propositura versa sobre a instalação de cercas energizadas para proteção de perímetro.
Da Ordem do Dia, foram aprovados os projetos dos Vereadores Aurimar Mansano (PP), que substitui os quadros negros por quadros brancos nas escolas da rede de ensino do município e do Vereador Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (PSC), que autoriza o Executivo a criar concurso para a escolha do Logotipo Oficial do município.
Durante o Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 1 Projeto de Lei, bem como foram discutidos e votados 2 Requerimentos e 6 Moções. No intervalo foram lidas 36 Indicações. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

PDT quer mobilização no Encontro Regional
Diretório de Caraguatatuba trará Deputados Federal, Estadual e Prefeitos

O Diretório Municipal do PDT (Partido Democrático Trabalhista) em Caraguatatuba promove no dia 23 de março, a partir das 10 horas no plenário da Câmara Municipal o seu 1º Encontro Regional, com a presença do Deputado Federal Paulinho da Força (PDT/SP). O objetivo é o mobilizar lideranças e realizar ações que visem mobilização do partido. O anfitrião do evento é o Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia, juntamente com o Presidente do Diretório Municipal, Ricardo Batista.
O PDT em Caraguatatuba quer mostrar sua força, angariando filiados e mobilizando lideranças, tanto na cidade como em todo Litoral Norte e para isso, faz realizar este 1º Encontro Regional.
O início dos trabalhos será às 10 horas, com a apresentação e discursos das autoridades presentes, finalizando com uma Coletiva com os principais destaques do partido para às 11h30.
Além do Deputado Federal Paulinho da Força, estão confirmadas as presenças do Presidente Estadual em exercício do partido, José Gaspar, o Prefeito Madi, do Guarujá, a Deputada Estadual Haifa Madi, bem como o Vice-prefeito de São Sebastião, Paulo Henrique, o Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, Paulo Bijos e da Presidente do Sindicato do Comércio na cidade, Ana Célia.
Por Caraguatatuba estão confirmadas as presenças do Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB), do Presidente da Câmara, Wilson Agnaldo Gobetti (PPS) e do Vereador anfitrião, Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia, bem como lideranças e presidentes dos Diretórios Municipais de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela e Caraguatatuba, através de Ricardo Batista.
Tanto o Vereador como o Presidente do Diretório local são categóricos em afirmar que esta é a hora de mostrar a força da legenda. "Vamos mostrar o que somos, quem somos e a que viemos. A presença das lideranças regionais retrata o nosso tamanho, o nosso poder e qual será a nossa força para 2008, onde esperamos fazer as melhores composições políticas, voltadas ao Executivo e Legislativo", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Prefeito de Caraguá recebe título de Cidadão Sebastianense

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, receberá no dia 16 de março, sexta-feira, às 18h, o título de Cidadão Sebastianense. A Cerimônia acontecerá no Teatro Municipal da cidade e reunirá diversas autoridades. O evento acontece dentro das comemorações do aniversário de 371 anos de São Sebastião.
De acordo com a justificativa do vereador Marcos Aurélio Leopoldino dos Santos, autor do projeto, a homenagem prestada ao prefeito de Caraguá deve-se aos relevantes serviços prestados no município, e principalmente, à maneira como tem dedicado trabalho em benefício de todos.
Aguilar, mineiro de Itinga, casado e pai de dois filhos, em 1968 escolheu São Sebastião para viver, por ter que ir estudar no município, onde concluiu o 2º grau e por ter sido admitido no Hotel Club Praia das Cigarras como ajudante de cozinha, iniciando no município sua vida profissional. No hotel passou por todos os setores de administração e chegou a gerenciar o local por 9 anos.
No período em que trabalhou no hotel, teve oportunidade de conhecer muitas personalidades políticas e tornou-se amigo de líderes do primeiro escalão como André Franco Montouro, Dr. José Yunes, Dr. Ulisses Guimarães, Dr. Fernando Cardoso e o senador Orestes Quércia.
Em 1993 Aguilar ingressou na SUDELPA - Superintendência de Desenvolvimento do Litoral Paulista; em 1988 foi eleito vereador de Caraguá, sendo o mais votado de toda a história do município. A partir daí teve uma vida política de muito sucesso e em 2004 foi eleito prefeito do município. (Fonte: PMC)

CAR visita Quiosqueiros na próxima sexta-feira
Decisão foi tomada após a primeira reunião dos membros da comissão

Caraguatatuba - A CAR (Comissão de Assuntos Relevantes) dos Quiosques, da Câmara Municipal de Caraguatatuba fará uma visita aos quiosqueiros que tiveram suas licenças de funcionamento suspensas na próxima sexta e sábado, no período da manhã. A decisão foi tomada no dia 9 de março - sexta-feira, no período da tarde, após a primeira reunião entre seus integrantes.
A Comissão de Assuntos Relevantes dos Quiosques da Câmara Municipal de Caraguatatuba é formada pelos Vereadores Celso Pereira - Celsinho (PSDB), Presidente; Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT), Relator e Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (PSC), membro.
A razão da criação desta CAR vem da recente suspensão das atividades dos Quiosqueiros nas praias de Massaguaçu, Tabatinga e Mocóca, por ordem da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por falta de infra-estrutura de atendimento ao público, como a falta de água potável e esgoto, além de local adequado para a manipulação de alimentos.
Após a suspensão, os Quiosqueiros pediram a intervenção da Câmara, que criou a CAR através do Vereador Celso Pereira. Ao mesmo tempo a Prefeitura liberou o retorno ao trabalho, mas com prazo de 90 (noventa) dias para solução dos problemas.
Os integrantes da CAR vão visitar os Quiosques para analisar a situação e dar uma solução urgente para o problema.
Para o Vereador Presidente a questão poderá ser resolvida a curto prazo. "Já temos um consenso entre Quiosqueiros e a Prefeitura. Agora vamos analisar a questão para ver quais medidas e resoluções deverão ser tomadas, para o bem dos mais de 500 empregos e do Turismo nas praias da região norte de Caraguatatuba", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

1ª. Faculdade de Tecnologia com aulas à distância em Ilhabela já é realidade

Ilhabela - O grupo Internacional UNINTER, responsável pela implantação da 1ª. Faculdade de Tecnologia com aulas à distância em Ilhabela, representado por Denise Paranhos, esteve no Paço Municipal na tarde desta quarta-feira, 14,em reunião com o secretário municipal de Administração, Luiz Lobo, para confirmar que já está firmado o convênio UNINTER – ACEI , garantindo o vestibular para o dia 1 de abril, com o início das aulas previsto para dia 24 de abril, dos seguintes cursos: certificados pela FATEC Internacional de Curitiba: Marketing, Gestão de Negócios de pequeno porte, Gestão de Produção Industrial, Logística, Comércio Exterior, Gestão Pública, Secretariado Executivo, Gestão Financeira e Gestão Comercial e, do curso certificado pela Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER o de Licenciatura Plena em Pedagogia.
Para o secretário Luiz Lobo “esta é mais uma conquista da Administração do prefeito Manoel Marcos na área da Educação, que em muito irá facilitar a vida dos estudantes, que não precisarão se deslocarem para outros municípios para cursarem uma Faculdade”.
As inscrições poderão ser feitas na Escola ACEI, Rua do Quilombo, 28 – Bairro do Perequê, em horário comercial; pelo site: www.vestibularnacional.com.br ou pelo tel.: 0800-7020500. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião comemora aniversário com show do cantor Zé Ramalho

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) presenteia a população caiçara que ajuda a cidade crescer a cada dia com o show do cantor Zé Ramalho, que se apresentará no palco montado na Praça de Eventos da Rua da Praia, na Região Central. A apresentação está marcada para iniciar nesta sexta-feira (16/03) a partir das 22h.
O cantor paraibano promete apresentar o CD “Zé Ramalho ao vivo”, primeiro disco ao vivo do artista. Ainda que o projeto “Zé Ramalho canta Raul Seixas” tenha rendido um registro da turnê em DVD em 2001, este novo trabalho é o primeiro registro de um show somente com as canções do repertório de Zé Ramalho.
Zé Ramalho interpretará em São Sebastião músicas como “Admirável Gado Novo”, “Frevo Mulher”, “Mistérios da Meia-Noite”, “Chão de Giz”, “Vila do Sossego”, “Avôhai”, “Eternas Ondas”, “Batendo na Porta do Céu” e “Sinônimos”.
A banda que acompanha Zé Ramalho é formada pelos músicos Zé (violão/guitarra), Chico Guedes (baixo), Sandro Moreno (bateria), Dodô de Moraes (teclados), Toti Cavalcanti (sopros), Rick Ferreira (guitarras) e pelos percussionistas Zé Gomes e Marcos Amma. “O show que temos levado a todo país está muito bom e a nossa agenda está sempre cheia”, explica o cantor.
No sábado (17/03), a grande atração fica com a banda baiana Araketu no mesmo horário e local. Informações pelo telefone (12) 3892-2620. (Fonte: PMSS)

Ditraf reforça sinalização no bairro São Francisco

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, está reforçando a sinalização a avenida Manoel Hipolyto do Rego, no Bairro São Francisco, para evitar que motoristas façam a conversão errada até a escola particular na rua Santo Antônio.
De acordo com o diretor da Divisão de Tráfego (Ditraf), Márcio Nonato, muitos motoristas evitam fazer o contorno o que aumenta o risco de acidente no local. “Essas sinalização é para reforçar a proibição, mas quem for pego cometendo irregularidade será multado.” (Fonte: PMSS)

NOTA FERIADO MUNICIPAL

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da assessoria de imprensa, informa que em razão do feriado municipal do aniversário da cidade, que comemora 371 anos de emancipação político-administrativa, não haverá expediente nas repartições públicas nesta sexta-feira, 16 de março. Os serviços essenciais, como coleta de lixo, pronto-socorro e trânsito, funcionarão normalmente. O feriado está previsto na lei municipal 1742/2005.
Neste dia 16 de março, às 8h, haverá cerimônia cívico-militar na Rua da Praia, às 8h, seguida pelo lançamento de obras e entrega oficial de melhorias à comunidade. (Fonte: PMSS)

Alunos das Oficinas Culturais deixam mensagens para São Sebastião

São Sebastião - Os alunos das Oficinas Culturais mantidas pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), em parceria com a Ambiental Litoral Norte (ALNorte) realizaram nesta quarta-feira, (14/03) a pintura e grafitagem dos tapumes localizados ao lado do Parque Infantil, localizado na Rua da Praia.
Após o desenho realizado no último final de semana pelos professores Cristiano Gonçalves, Maria Éster Quintanilha, Alvamir Nascimento, Alexandre Borges e Daniela Cristina de Oliveira foi a vez dos alunos deixarem mensagens para São Sebastião.
O objetivo, de acordo com a coordenadora das Oficinas Culturais, Indiara Gomes, é que os alunos da Costa Norte, Centro e Costa Sul façam a pintura utilizando as várias linguagens da arte. “Estamos integrando os alunos das três regiões de São Sebastião em homenagem à cidade”, explicou Indiara.
A aluna de Boiçucanga, Amanda Teodoro da Silva, 12 anos, deseja que os moradores de São Sebastião preservem a natureza e não levem animais para a praia. “Eu acho muito legal essa iniciativa de integração entre os alunos e que todos deixem uma mensagem da comunidade onde mora aqui na Rua da Praia”, disse.
Informações pelos telefones (12) 3892-2620 ou 3892-6700. (Fonte: PMSS)

Araketu agita o fim de semana em São Sebastião

São Sebastião - Integrando a agenda do aniversário de emancipação político-administrativa de São Sebastião, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), traz para a Praça de Eventos da Rua da Praia, o show do grupo Araketu, diretamente da Bahia. A apresentação será no sábado (17/03) e terá início a partir das 22h.
A banda teve sua formação em 1989, com uma ênfase ligada à prática percussiva. Estando diretamente associada ao Bloco Ara Ketu, em paralelo, a Banda realizava um trabalho baseado na pesquisa da música africana tradicional, readaptada musicalmente para a temática brasileira.
A partir deste período começaram as viagens internacionais, levando para países da Europa, América Latina e a cidades dos Estados Unidos a música que se produzia na Bahia. Em 1997, “Ara Ketu prá lá de bom” firma a banda como uma das mais importantes do cenário musical baiano. Em 1998, “Ara Ketu ao Vivo” atingiu a meta de 2 milhões de cópias vendidas, recebendo disco de Ouro, Platina, Platina Dupla e Diamante.
O AraKetu levará músicas como "Pergunte Pro Seu Coração". O romantismo está presente ainda em canções como "Meu Tudo", "Se Liga" e "Até de Manhã". O Ara Ketu promete colocar a "pipoca" pra pular com as contagiantes "Novo Fã", e "Trilha Sonora", de Alexandre Peixe, Beto Garrido e Dito Martins, além do grande sucesso “Araketu é bom demais”.
O grupo traz como integrantes Tatau (vocal), Bentes (saxofone), Alexandre (teclado), Marão (percussão), Birro Pacheco (guitarras) e Zéu Gomes (baixo). Informações pelo telefone (12) 3892-2620. (Fonte: PMSS)

Ciclo de orientações sobre desemprego e mercado de trabalho prossegue no PAT de Boiçucanga

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), realizou nesta quarta-feira (14/03), das 10 às 12h, no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Boiçucanga, na Costa Sul, a segunda palestra do 3º Ciclo de Orientações sobre o Desemprego e o Mercado de Trabalho aos desempregados da região.
Em relação à semana passada, quando foi abordado o tema ‘Desenvolvimento do Currículo’, o número de participantes aumentou de seis para 10, sendo que dois deles compareceram à primeira palestra.
Nesta quarta-feira, o assunto debatido pelo palestrante e administrador de empresas, Cláudio Milito, foi relacionado ao ‘Mercado de Trabalho, Técnicas para a Procura de Emprego, a Solicitação de Emprego e a Entrevista e os Testes Aplicados pelos Empregadores’.
“Achei a palestra muito boa porque prepara a pessoa desempregada para o mercado de trabalho, deixando-a mais segura na procura do emprego. A possibilidade em ser aceita é grande”, disse a desempregada Renata Serrat Salvador, moradora em Cambury.
“O ciclo é interessante porque recebemos várias dicas importantes para ingressar no mercado de trabalho”, declarou Ezenice Maria de Jesus da Silva, 28 anos, que também reside em Cambury e participou da iniciativa pela segunda vez.
Aqueles que freqüentarem 75% das conferências ministradas no local receberão o certificado de participação da Setradh.
Segundo a diretora do PAT, Elizete Nossabein, o ciclo é realizado mensalmente porque há muitas pessoas precisando. “Elas não conseguem emprego porque não estão preparadas desde a maneira como se vestem e se comportam”, disse na semana passada.
A partir do mês de abril, o programa será desenvolvido em Boiçucanga todas as quartas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde. Em uma segunda fase, os cadastrados de cada profissão serão convidados para participar de orientação semelhante. No próximo dia 21, o tema é voltado ao planejamento financeiro.
O modelo utilizado pela administração municipal, de acordo com Elizete, está sendo copiado por diversos postos de atendimento ao trabalhador do Estado de São Paulo.
Na Costa Sul, existe cerca de 1,2 mil pessoas cadastradas no PAT entre auxiliar de serviços gerais, pedreiro, recepcionista, balconista de loja, dentre outras funções.
Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (12) 3865.3656 ou no endereço: avenida Walkir Vergani, 79, em Boiçucanga. (Fonte: PMSS)

Teatro Municipal lota com apresentação de “Memórias de um Sargento de Milícias”

São Sebastião - O Teatro Municipal de São Sebastião recebeu nesta quarta-feira (14/03), em duas sessões, a peça “Memórias de um Sargento de Milícias”, obra literária de Manuel Antônio de Almeida, que levou estudantes e amantes da literatura ao local para conferir a atuação dos atores em cena. Centenas de pessoas compareceram ao local.
O romance tem início no começo do século 19. Em uma viagem de navio, Leonardo Pataca conhece Maria das Hortaliças. Em meio a "piscadelas" e "beliscões", os dois se apaixonam e, chegando no Brasil, se casam. Desse relacionamento nasce um filho: Leonardo. Porém, anos depois, Leonardo descobre que Maria está lhe traindo. Eles brigam e Maria foge de casa com o capitão de um navio.
Com a separação, Leonardo sai de casa e leva seu filho para ser criado pelo padrinho. O padrinho de Leonardo era um barbeiro, que queria que Leonardo fosse padre, mas o menino não tinha a menor vocação, ao contrário, ele era muito travesso.
Para a estudante Amanda Françoso, a peça misturou humor com a realidade do século 19. “Os personagens não mudam suas atitudes, são iguais do começo ao fim. Assistir esse teatro após ler a obra foi muito importante para que eu pudesse ilustrar a história em minha mente”, disse Amanda. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi


Prefeitura notifica empresa para proceder reparos na Avenida Iperoig
Os serviços estão sendo realizados pela empresa que venceu a licitação para a execução da obra; sem nenhum custo para a prefeitura

Ubatuba - A empresa FBS Engenharia e Construção, vencedora da licitação para realizar as obras de reurbanização da Avenida Iperoig, está realizando reparos no calçamento e na pavimentação asfáltica da avenida. Os reparos se mostraram necessários quando, após a conclusão dos serviços de pavimentação na Avenida Iperoig, em meados de dezembro, a equipe da Prefeitura de Ubatuba, em vistoria à obra, identificou alguns pontos que apresentavam problemas.
No início de janeiro, a prefeitura notificou a empresa para que esta procedesse com os reparos nos referidos pontos. Para não haver transtornos aos comerciantes e turistas durante a temporada, a prefeitura tomou a precaução de esperar passar o feriado de carnaval para iniciar os serviços. Aproveitando o bom tempo dos últimos dias, a empresa está executando os reparos durante toda esta semana, sem nenhum custo para a Prefeitura de Ubatuba.
De acordo com o engenheiro da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Virgilio José Guatura, o asfalto utilizado na Avenida Iperoig é de ótima qualidade e o que gerou a necessidade de reparos foi o excesso de umidade na base no dia em que foi feita a cobertura asfáltica.
A prefeitura esclarece que este tipo de problema é comum, podendo ocorrer em qualquer obra, mesmo nas grandes pavimentações em rodovias. O processo de pavimentação na Avenida Iperoig está respeitando todas as normas e a prefeitura está tomando todas as providências para que este problema técnico seja corrigido rapidamente. A prefeitura lembra, também, que as obras de reurbanização da Avenida Iperoig ainda estão em andamento, em sua segunda etapa, quando serão implantados novo mobiliário urbano, nova iluminação, jardinagem e ciclovia. Apesar de a obra ser executada pela empresa vencedora da licitação, a prefeitura está trabalhando com afinco, fiscalizando e exigindo o cumprimento do contrato.
A prefeitura lamenta que alguns oportunistas utilizem inverdades, aproveitando-se da situação por motivos meramente políticos e visando, tão somente, a promoção pessoal. (Fonte: PMU)

Beach soccer feminino de Ubatuba confirma classificação com goleada
Meire é destaque do ataque, que já marcou 17 gols

Ubatuba - A equipe de beach soccer feminino de Ubatuba se classificou para a semifinal do Campeonato Municipal de Caraguá, ao vencer o time Lorena I pelo placar de 5 a 2, na última terça-feira, 13. Os gols de Ubatuba foram marcados por Meire (2), Tati, Viviane e Juliana. Com o resultado, o time se classificou em primeiro lugar no grupo “A” da competição.
A equipe de Ubatuba já marcou 17 gols e a jogadora Meire é a artilheira da equipe, tendo marcado 8 gols; logo em seguida vem Tati, que balançou as redes adversárias 4 vezes.
Agora a equipe de Ubatuba aguarda a definição da segunda colocada do grupo “B”, para a disputa da semifinal, que acontecerá no dia 23, na arena de Beach Soccer da Praia do Indaiá, às 20h. (Fonte: PMU)

Casos de dengue crescem em todo o Brasil
Ubatuba continua, até o dia 14, com 74 casos confirmados e 1.236 suspeitos e a prefeitura está tomando todas as medidas no sentido de bloquear o vírus

Ubatuba - Ubatuba não está sozinha na luta contra a dengue. Os números da doença aumentam a cada dia, em todo o país. Segundo o Jornal Bom Dia Brasil, na edição desta quarta-feira,14, o número de casos na região sul triplicou em relação ao mesmo período do ano passado. Na região norte, só no Pará foram 7 mil notificações. No estado de São Paulo, os casos de dengue cresceram 25,6% nos dois primeiros meses de 2007, segundo informações do Jornal da Tarde do último dia 9.
O site de notícias do UOL traz também informações nesta quarta-feira, 14, que o número de casos confirmados no estado de São Paulo aumento 82% nos dez últimos dias. Segundo o presidente do Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue, Affonso Viviani Junior, "os dados permitem supor que o número de casos pode chegar a 100 mil."Esse número superaria as últimas epidemias do Estado, que aconteceram em 2001 e 2006, com 51 mil e 52 mil casos, respectivamente.
Números no Estado - Seis municípios do estado de São Paulo foram declarados em situação de surto epidêmico pela Secretaria de Saúde do Estado. Até o presente momento, Ubatuba não está entre eles. Em Birigui, o número de casos aumentou de 239 para 521 e há duas mortes suspeitas. No ambulatório do único hospital da cidade, quase 70% dos pacientes que chegam têm os sintomas da doença.
Segundo o Jornal da Tarde, os números ainda devem aumentar consideravelmente. Apenas em Ilha Solteira o número de doentes saltou de 251 para 1.218. A região de Araçatuba registra 925 dos 2.921 casos confirmados da doença no estado.
Em Ubatuba - Ubatuba continua, até o dia 14, com 74 casos confirmados e 1.236 suspeitos e a prefeitura está tomando todas as medidas no sentido de bloquear o vírus. Um grande mutirão contra a dengue na região central foi realizado na semana passada, atingindo 2.375 imóveis, em 174 quarteirões. Nesta semana, o mutirão continua em algumas ruas do centro e também no bairro Ipiranguinha e depois, acontecerá no Perequê-Açu. Até o momento, apenas a região central foi atingida e a intenção da Vigilância Epidemiológica é bloquear o vírus antes que ele se espalhe. (Fonte: PMU)

Praia da Almada sedia etapa de abertura do Circuito Ubatuba de Águas Abertas
Inscrições estarão abertas a partir do dia 26 de março

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba promove no próximo dia 1º de abril a primeira etapa do “11º Circuito Ubatuba de Águas Abertas”. A prova, que acontecerá na praia da Almada, terá percursos de 250, 500, mil e 3 mil metros. As inscrições poderão ser feitas a partir do próximo dia 26, na piscina municipal.
As demais provas do 11º Circuito Ubatuba de Águas Abertas acontecerão no segundo semestre, nas seguintes datas: 7 de agosto, na Maranduba, 14 de outubro, no Lázaro e a etapa final, em 27 de novembro, na Praia do Cruzeiro.
Promoção no Campeonato Paulista - A segunda etapa do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas acontecerá no próximo dia 24, no parque aquático Wet´n´Wild, na cidade de Vinhedo. Os nadadores que disputarem a etapa do Campeonato Paulista de Águas Abertas receberão um ingresso para aproveitar o parque após a prova. Além disso, cada atleta poderá comprar, no dia do evento, até quatro ingressos para acompanhantes no valor promocional de R$ 25,00. Os ingressos para acompanhantes serão válidos apenas para o dia da prova.
(Fonte: PMU)

Informática pedagógica é tema de capacitação para professores em Ubatuba


Ubatuba - Os professores de 5ª a 8ª séries da E.M. Tancredo Neves receberão, na próxima segunda-feira, 19, uma capacitação sobre informática pedagógica. Ministrada pelo pesquisador sênior e professor da Escola do Futuro, Dr. César Augusto Amaral Nunes, que é físico e coordenador do Laboratório Didático Virtual da USP, a capacitação tem como principal objetivo o desenvolvimento de projetos pedagógicos usando a informática, através do ambiente Think.com. Em virtude da capacitação, não haverá aulas para as turmas de 5ª a 8ª séries da E.M. Tancredo Neves nos períodos da manhã e da tarde, no dia 19.
Think.com - O Projeto Educacional Think.com é uma iniciativa da Oracle Education Fountation, fundação norte-americana, sem fins lucrativos, financiada pela Oracle Corporation, empresa líder mundial na área de banco de dados.
O Think.com é uma comunidade de aprendizagem online, direcionada a alunos do ensino fundamental e médio e que reúne 300 mil estudantes e professores de todo o mundo. O projeto é realizado num ambiente virtual totalmente gratuito, onde apenas alunos e professores de escolas participantes podem entrar. O projeto fornece instrumentos gratuitos e atraentes para aprendizagem online.
Através do acesso, os membros utilizam websites e ferramentas interativas para publicar suas idéias, colaborar em projetos e aprender juntos, com professores propondo idéias para serem realizadas pelos alunos de forma colaborativa, dentro desta comunidade, que se encontra presente em 48 países. (Fonte: PMU)

Evento Top Tuning agita a cidade de Ubatuba
A festa começou no sábado, numa balada de sons automotivos e continuou durante todo o domingo, com exposição de carros personalizados e competições diversas

Ubatuba - O Evento Automotivo Top Tuning, que aconteceu este final de semana em Ubatuba, realizado pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio de sua Secretaria de Turismo, em parceria com a 101% Eventos, foi um sucesso atingindo um bom número de competidores. Ao todo, foram inscritos 75 veículos e o público presente também superou as expectativas. O evento aconteceu na Praça Capricórnio, mais conhecida como Praça do Skate.
A festa começou no sábado, numa balada de sons automotivos em que o público dançou ao som de duas Pick-ups linkadas, com características de trio elétrico, que tocavam músicas que variaram entre o axé, o dance e outros sucessos. O domingo amanheceu com sol intenso, ressaltando toda a beleza de Ubatuba. Os competidores participando de diversas modalidades de competição, como os campeonatos de tuning, de som automotivo, de rebaixados, e de Néon (iluminação interna e externa).
Um grande número de veículos personalizados esteve competindo na categoria tuning, atraindo os olhares dos visitantes do evento. Como as competições deste ano estão apenas no início, a maioria das marcas entrou no ranking.
O destaque foi para Faber Bezerra, de Guarulhos, que colocou uma marca maior que a do ranking passado, na categoria som. O competidor conquistou a marca de 154,9 decibéis com equipamentos Stetsom e Shocker, na categoria profissional 1 sub de 15, acompanhado por Marcio Arakaki, também de Guarulhos com a marca de 152,7 decibéis. (Fonte: PMU)

Prefeitura cria Comissão de Desenvolvimento do Plano Municipal de Mobilidade

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba criou na última semana, através do decreto número 4681, a Comissão de Desenvolvimento do Plano Municipal de Mobilidade. A comissão tem como objetivo planejar e elaborar o Plano, no qual serão projetadas as vias estruturais e conectoras desejáveis para a excelência da mobilidade e acessibilidade urbana em Ubatuba.
A comissão, composta por seis membros, deverá seguir algumas diretrizes na elaboração do Plano, tais como integrar a política de mobilidade urbana com a de uso do solo e de desenvolvimento urbano; priorizar projetos de transporte coletivo e os meios de transporte não motorizados, diminuindo os custos ambientais, sociais e econômicos dos deslocamentos das pessoas na cidade, além de incentivar o desenvolvimento e o uso de energias renováveis e não poluentes.
A comissão realizou sua primeira reunião oficial nesta quarta-feira, 14, quando foi discutida a implantação de “bikeline” nas avenidas Rio Grande do Sul e Liberdade, em parceria com o Ministério das Cidades. Outro assunto avaliado foi o novo anel viário que deve ser implantado na Rua da Cascata, no Ipiranguinha, local de grande circulação de pedestre, ciclistas e automóveis.
O Plano Municipal de Mobilidade deve ser concluído até dezembro e será parte integrante da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo. Compõem a Comissão de Desenvolvimento do Plano Municipal de Mobilidade o engenheiro Roberto de Carvalho Rezende (presidente da comissão); os arquitetos Ivan Carlos Amado e Daniel Correa (Instituto dos Arquitetos do Brasil); os engenheiros Mauricio Costa e Mauro Bezerra (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba) e o coordenador municipal de Trânsito, Marlon Lopes de Moraes.
“A intenção é criar um plano que priorize medidas de mobilidade e acessibilidade, ou seja, que proporcionem condições cada vez melhores para o deslocamento do cidadão em Ubatuba, inclusive os portadores de necessidades especiais”, explicou o coordenador municipal de Trânsito. (Fonte: PMU)

 

 

SEMANA DE 16/03 A 22/03/2007

CINE PORTO

Fone:3833-2066 ( 012 )

"Dreamgirls - Em Busca do Sonho"
Ás 16:00 hs - 18:30 hs - 21:00 hs


CINE PASSEIO

Fone :3832-2843 ( 012 )

"A Conquista da Honra"
Às 16:00 hs - 18:30 hs - 21:00 hs.

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

Ação Litoral
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Dengue
Estou estranhando que aqui no jornal não se comenta nada sobre a dengue, que está acometendo diversos moradores da cidade.
Porque a falta de informação a respeito?
Aguardo

Magaly Zingaro
Bairro da Lagoa - Itaguá

A VER NAVIOS...
A observação das frases em negrito da notícia abaixo traz a luz. É preciso ( e é muito fácil) perceber que água e óleo não se misturam. Isto posto, a forma que vem sendo tratado ( trasloucadamente) e, a opção pelo turismo de massa, são totalmente incompatíveis com o público que se pretende com os navios. Dos discursos a ação, tem chão! Além do que, sem infra-estrutura e um detalhado planejamento... teremos mais esta ação ( agora com repercussão internacional) a acrescentar a nossa coleção de fiascos. É muita responsabilidade para se brincar (de sabido ou, se achar um "owner" ) com o futuro dos filhos desta terra. Com tanto fubá, não vai faltar angú.

Ronaldo Dias

Manoel Marcos vai a Miami e traz de volta para Ilhabela o Speldnour of the Seas

Ilhabela - Na manhã de ontem, 13, teve inicio a maior feira de navios de cruzeiros do mundo, a Seatrade Cruise - 2007, no Centro de Convenções da cidade de Miami, estado da Florida nos Estados Unidos.
Este ano o Litoral Norte do estado de São Paulo está sendo representando através de uma parceria firmada entre as cidades de Ilhabela e Ubatuba.
Sendo a maior feira do setor, abriga 5.000 expositores e 50.000 visitantes onde os consumidores se resumem a 264 companhias de cruzeiro, tornando-se assim uma feira extremamente técnica e dinâmica.
O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, e o prefeito de Ubatuba, Eduardo César foram acompanhados de seus respectivos secretários de turismo, Ricardo Fazzini Dias e Luiz Felipe Azevedo.
O objetivo da viagem é a divulgação dos dois municípios como portos de escalas de navios de cruzeiro no Brasil, tendo em vista que as sedes de todas as companhias que operam navios no Brasil estão localizadas nos Estados Unidos.
Durante o primeiro dia de feira, a comitiva esteve presente na abertura oficial, onde os principais palestrantes foram os presidentes de companhias de cruzeiros como a Royal Caribbean International, Holland America Cruise Line e Norwegian Cruise Line e, em seguida participaram de uma reunião com o Diretor de Operações da Companhia de Cruzeiro Seadream, Claudius Docekal, onde foram discutidos os resultados do navio Seadream durante o último ano quando esteve em Ilhabela por oito vezes.
Docekal confirmou que Ilhabela foi o melhor porto no Brasil em termos de estrutura e organização, mas lamentou os vários impedimentos que a companhia enfrentou com as autoridades Brasileiras evolvidas no tramite de documentação para navios que aportam no Brasil. Docekal ainda elogiou o material apresentado por Ubatuba, e agendou uma visita de reconhecimento para estudar a viabilidade de incluir a cidade em futuros roteiros.
Os prefeitos e secretários ainda estiveram reunidos com o Vice-Presidente de Relações Governamentais da empresa Royal Caribbean Cruise Lines, Michael Ronan, que estará operando em portos brasileiros na próxima temporada, com dois navios, o Speldnour of the Seas e o Celebrity Journeys, que já confirmaram escalas em Ilhabela. Ronan aceitou o convite do Eduardo César para conhecer Ubatuba e se comprometeu a estudar a viabilidade de se incluir Ubatuba nos roteiros dos dois navios para futuras temporadas, pois para a próxima temporada o itinerário foi realizado no ano passado, o que é de praxe, de qualquer forma tanto a empresa Royal Caribbean quanto a Seadream elogiaram a iniciativa de Ubatuba em participar de feiras interacionais, "do contrario seria impossível para as companhias de cruzeiros descobrirem que o município existe", afirmou Michael Ronan, Vice Presidente de Relações Governamentais da empresa Royal Caribbean Cruise Lines.
Para o secretário de Turismo de Ilhabela, Ricardo Fazzini Dias, "Ilhabela já esta consagrada no mercado, precisamos agora manter o número de navios com o cuidado para não acertamos mais escalas do que a ilha comporta. O importante é manter a qualidade dos navios e passageiros que aportam em nosso município".
Ilhabela já conta com 50 escalas agendadas para a temporada 2007/2008 e, com o recorde de 110 mil turistas, superando assim a marca de 100.000 da última temporada de 2006/2007.
"Me sinto honrado por estar no maior evento do mundo neste segmento na companhia de pessoas do quilate do prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos e de seu secretário de Turismo, Ricardo Fazzini, pessoas com experiência de longa data e acima de tudo com sucesso. Precisamos pensar no Litoral Norte como uma região, sem esquecer características de cada cidade. Temos sim que aproveitar as experiências de nossos vizinhos e por isso a importância de participar desta feira na promoção do município como porto de escala para navios de Cruzeiro. Fiquei muito feliz em confirmar que a participação neste evento é fundamental neste segmento, pois do contrário seria impossível trazer navios para Ubatuba. Ilhabela é um exemplo que deu certo, não somente sonhamos mas estamos trabalhando duro para alcançar um objetivo extremamente importante no desenvolvimento do turismo em nosso município", afirmou o prefeito de Ubatuba, Eduardo César.
Para o prefeito de Ilhabela Manoel Marcos de Jesus Ferreira
, a parceria com Ubatuba é muito importante no processo de regionalização do Litoral Norte. "Ilhabela não comporta mais do que 3 navios simultâneos e com o aumento das companhias operando no Brasil, a simultaneidade fatalmente atingirá também o nosso porto. Já temos três dias com três paradas simultâneas na próxima temporada, e com a preservação ambiental em mente, o número excessivo de turistas pode comprometer a qualidade do serviço prestado em nosso receptivo, por isto a importância de ter Ubatuba como parceira". (Fonte: PMI - Litoral Virtual)

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Dia chuvoso na praia da Almada ©Luciano Cancelier

Dia chuvoso na praia da Almada
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor